Série Sabedoria #1 Sabedoria para enxergar Marcos 8:8-26

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Série Sabedoria #1 Sabedoria para enxergar Marcos 8:8-26"

Transcrição

1 1 Série Sabedoria #1 Sabedoria para enxergar Marcos 8: O povo comeu até se fartar. E ajuntaram sete cestos cheios de pedaços que sobraram. 9 Cerca de quatro mil homens estavam presentes. E, tendo- os despedido, 10 entrou no barco com seus discípulos e foi para a região de Dalmanuta. 11 Os fariseus vieram e começaram a interrogar Jesus. Para pô- lo à prova, pediram- lhe um sinal do céu. 12 Ele suspirou profundamente e disse: "Por que esta geração pede um sinal miraculoso? Eu lhes afirmo que nenhum sinal lhe será dado". 13 Então se afastou deles, voltou para o barco e atravessou para o outro lado. 14 Os discípulos haviam se esquecido de levar pão, a não ser um pão que tinham consigo no barco. 15 Advertiu- os Jesus: "Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes". 16 E eles discutiam entre si, dizendo: "É porque não temos pão". 17 Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: "Por que vocês estão discutindo sobre não terem pão? Ainda não compreendem nem percebem? Seus corações estão endurecidos? 18 Vocês têm olhos, mas não vêem? Têm ouvidos, mas não ouvem? Não se lembram? 19 Quando eu parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram? " "Doze", responderam eles. 20 "E quando eu parti os sete pães para os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram? " "Sete", responderam eles. 21 Ele lhes disse: "Vocês ainda não entendem? "

2 2 Introdução: 22 Eles foram para Betsaida, e algumas pessoas trouxeram um cego a Jesus, suplicando- lhe que tocasse nele. 23 Ele tomou o cego pela mão e o levou para fora do povoado. Depois de cuspir nos olhos do homem e impor- lhe as mãos, Jesus perguntou: "Você está vendo alguma coisa? " 24 Ele levantou os olhos e disse: "Vejo pessoas; elas parecem árvores andando". 25 Mais uma vez, Jesus colocou as mãos sobre os olhos do homem. Então seus olhos foram abertos, e sua vista lhe foi restaurada, e ele via tudo claramente. 26 Jesus mandou- o para casa, dizendo: "Não entre no povoado! " Muitos de nós tem uma visão cega para a vida. Isso acontece por causa das coisas que vamos acumulando dentro de nós. Enxergamos, mas é como se nada víssemos Jesus queixou- se dessa cegueira de seus discípulos: 18 Vocês têm olhos, mas não veem? Têm ouvidos, mas não ouvem? Um ponto importante do texto é que aquele homem não era cego de nascença. Ele tornou- se cego por causa de alguma enfermidade. Como sabemos disso? É que quando Jesus lhe perguntou: O que você está vendo? Ele respondeu: Vejo homens como se fossem árvores. Isso significa que ele já havia enxergado árvores e homens antes. Sem a experiência prévia do enxergar, jamais ele teria reconhecido sem tatear, aquelas figuras.

3 3 Esse é um episódio importantíssimo no evangelho de Marcos. Proposição Os estudiosos dizem que de acordo com o estilo de literatura judaica, esse texto enfatiza que na verdade Jesus estava ensinando sobre o quê e como enxergar a vida. Isso é importante porque, como aquele homem, é possível que nossa visão vá se perdendo: É possível que aos poucos percamos a visão de um mundo melhor, É possível que aos poucos percamos de vista nossos ideais e melhores sonhos. É possível que aos poucos percamos de vista a ideia de que a vida pode ser melhor. É possível que aos poucos percamos nossa visão de Deus. I Como perdemos nossa visão? 1. Através da visão cultural. Ela cega nossa visão espiritual Vemos as coisas pela lente da interpretação de nossos valores (Simão e a Pecadora) Isso faz com que nossos relacionamentos sejam baseados em nosso medo e em nossa zona de conforto, e não no amor. Por isso somos tão superficiais. Vemos as pessoas como vemos a nós mesmos. Isso faz de nós cegos relacionais. Estamos fechados para o novo e estamos congelando as pessoas em seus erros ou acertos do passado.

4 4 Este tipo de cegueira é influenciada pelas emoções e nos faz fechar o coração para o novo. Jesus não tinha este tipo de cegueira (e nenhuma outra). Quando Maria, a pecadora entrou na sala, Simão viu a Maria dos Bordéis, mas Jesus viu a Maria que estará no Céu. 2 Enxergar a vida pela lente de nossos medos e preconceitos torna- nos cegos. Naturalmente, agimos sempre pelas coisas lógicas. O problema é que a lógica de nosso mundo é o medo. Olhamos demais para as circunstâncias. Isso faz de nós cegos circunstanciais (conceituais) (Pedro afundando). 3 - Vemos as coisas pela lente da interpretação de nossos apegos. Temos medo de nos entregar completamente a Deus para a transição de nossa vida. Tememos deixar o que parece bom, por aquilo que ainda não conhecemos direito. Isso faz de nós cegos para o futuro (A esposa de Ló). 4. Nossa visão deste mundo é um perigo a nossa alma. Por isso a Bíblia nos diz: - Que precisamos desviar nossos olhos das coisas inúteis - Sl 119:37 37 Desvia os meus olhos das coisas inúteis; faze- me viver nos caminhos que traçaste. - Que nossa visão deve estar posta no bom caminho. - Pv 4:25

5 5 25 Olhe sempre para frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. 26 Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. - Que devemos nos esforçar ao máximo para ter uma boa visão da vida - Mt 5: Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque- o e lance- o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno. Precisamos reaprender a enxergar. Só quando reaprendemos a enxergar conseguiremos interpretar e valorizar as coisas certas. Do contrário estaremos presos a nossa carnalidade. O que é a carnalidade, senão uma visão distorcida das coisas; uma visão da vida baseada em nosso egoísmo? II - Às vezes nos recusamos a enxergar, porque enxergar significa sair de nosso comodismo Essa é a grande lição do texto. Os estudiosos afirmam que ao curar o cego, Jesus estava na verdade abrindo os olhos dos discípulos, porque eles estavam muito focados em sua própria forma de ver a vida. Veja os versos 11 Os fariseus vieram e começaram a interrogar Jesus. Para pô- lo à prova, pediram- lhe um sinal do céu.

6 6 12 Ele suspirou profundamente e disse: "Por que esta geração pede um sinal miraculoso? Eu lhes afirmo que nenhum sinal lhe será dado". 13 Então se afastou deles, voltou para o barco e atravessou para o outro lado. 14 Os discípulos haviam se esquecido de levar pão, a não ser um pão que tinham consigo no barco. Jesus fez uma referencia sobre a visão egocêntrica dos fariseus, chamando- a de fermento 15 Advertiu- os Jesus: "Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes". 16 E eles discutiam entre si, dizendo: "É porque não temos pão". 17 Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: "Por que vocês estão discutindo sobre não terem pão? Ainda não compreendem nem percebem? Seus corações estão endurecidos? A questão não é material, mas espiritual. Não é o pão que mata a fome física, mas o fermento que faz a alma inchar e morrer Esse é o fermento dos fariseus. Esse tipo de fermento é que nos torna cegos e surdos, porque deixamos de olhar a vida a partir de Deus, para olhar a partir dos homens 18 Vocês têm olhos, mas não vêem? Têm ouvidos, mas não ouvem? Não se lembram? 19 Quando eu parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram? " "Doze", responderam eles. 20 "E quando eu parti os sete pães para os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços vocês recolheram? " "Sete", responderam eles.

7 7 21 Ele lhes disse: "Vocês ainda não entendem? " A questão não era o pão físico, mas a falta de fome espiritual deles, para conhecer a Deus e ser alimentado por Ele. III. Jesus convidou o homem para fora do povoado, a fim de nos cura- lo. Assim também ele fez com os discípulos e faz conosco. 21 Ele lhes disse: "Vocês ainda não entendem? " 22 Eles foram para Betsaida, e algumas pessoas trouxeram um cego a Jesus, suplicando- lhe que tocasse nele. 1. Jesus levou o homem para fora do povoado 23 Ele tomou o cego pela mão e o levou para fora do povoado. 2. Jesus curou o homem com aquilo que não tinha lógica Depois de cuspir nos olhos do homem e impor- lhe as mãos, Jesus perguntou: "Você está vendo alguma coisa? " 3. A visão do homem era turva, assim como a nossa: 24 Ele levantou os olhos e disse: "Vejo pessoas; elas parecem árvores andando". 4. Jesus insistiu com ele, assim como está fazendo comigo e com você 25 Mais uma vez, Jesus colocou as mãos sobre os olhos do homem. Então seus olhos foram abertos, e sua vista lhe foi restaurada, e ele via tudo claramente.

8 8 5. Jesus orienta que o homem permaneça fora do povoado, o que por nós deve ser entendido como viver sem a lógica do povoado. 26 Jesus mandou- o para casa, dizendo: "Não entre no povoado! " IV. Para sermos curados por Deus precisamos abrir nossos corações ao que vem dele. 1. O que traz a cura de nossa visão carnal é a visão espiritual. É a mudança do eixo no qual nossa vida está fundamentada. O que muda este eixo? A mudança da nossa visão de vida, ou seja, a maneira como vemos as coisas. Isso acontece por meio da: 1 conversão (processo de Deus em nós) 2 devoção (por amor, aprendemos a desprezar o vil e a valorizar o que é de Deus). Essa deve ser nossa resposta à conversão de nossa alma. 3 Da humildade Quando mudamos nossa visão, mudamos a maneira como vemos as coisas e reagimos a elas. Mudamos também a maneira de ver a igreja: De organização para organismo. Isso faz com que reajamos de maneira diferente a ela. Com amor e não com direitos. Conclusão e apelo: Qual a visão que temos? A visão cega do mundo ou a visão de Deus?

9 9 Precisamos clamar a Deus para que tenhamos esta nova luz; esta nova maneira de ver o mundo.

Mc 8:2 Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm quê comer.

Mc 8:2 Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm quê comer. 1 Capítulo 8 A segunda multiplicação dos pães e peixes Mc 8:1 Naqueles dias, havendo uma grande multidão, e não tendo quê comer, Jesus chamou a si os seus discípulos, e disse-lhes: Mc 8:2 Tenho compaixão

Leia mais

CRENDO PLENAMENTE EM QUEM JESUS É

CRENDO PLENAMENTE EM QUEM JESUS É CRENDO PLENAMENTE EM QUEM JESUS É Afinal, Quem foi JESUS? psicólogo, líder, filósofo ou executivo? CRENDO PLENAMENTE EM QUEM JESUS É Talvez uma personagem CRENDO PLENAMENTE EM QUEM JESUS É Ou Tudo ou Nada

Leia mais

REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA (LECTIO DIVINA) Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm Reflexões e Ilustração de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM

REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA (LECTIO DIVINA) Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm Reflexões e Ilustração de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA (LECTIO DIVINA) Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm Reflexões e Ilustração de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM Quarta-feira da 6ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

3 FERMENTOS QUE INFLUENCIAM NOSSA MENTE

3 FERMENTOS QUE INFLUENCIAM NOSSA MENTE 3 FERMENTOS QUE INFLUENCIAM NOSSA MENTE ANY QUESTIONS? PARA QUE SERVE O FERMENTO? FERMENTO Fermento é aquilo que, mesmo aplicado em pequena quantidade, pela sua influência, impregna totalmente outra coisa,

Leia mais

...impossível ler o livro e não ver o retrato dos nossos dias: gente que se esbarra, mas não se toca; vê, mas não repara; pessoas que caminham num

...impossível ler o livro e não ver o retrato dos nossos dias: gente que se esbarra, mas não se toca; vê, mas não repara; pessoas que caminham num ...impossível ler o livro e não ver o retrato dos nossos dias: gente que se esbarra, mas não se toca; vê, mas não repara; pessoas que caminham num breu em plena luz do dia, preocupadas apenas com suas

Leia mais

QUEM É JESUS PARA VOCÊ?

QUEM É JESUS PARA VOCÊ? QUEM É JESUS PARA VOCÊ? Hoje é muito fácil saber quem é Jesus em nosso meio, embora não seja tão comum você encontrar pessoas que tenham uma revelação profunda de quem ele é realmente. Jesus tornou-se

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Sábado da 5ª Semana do Tempo Comum Velai, ó Deus, sobre a vossa família, com incansável amor;

Leia mais

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O MUNDO?

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O MUNDO? BIOÉTICA... O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O MUNDO? Destruição... Aquecimento global... FOME VIVEMOS UMA MUDANÇA DE ÉPOCA, E SEU NÍVEL MAIS PROFUNDO É O CULTURAL. (APARECIDA, 44) MUDANÇAS MUITO RÁPIDAS EM

Leia mais

ACOLHIMENTO Incentivamos nossas crianças, jovens e adultos à descoberta de novas amizades e ao desenvolvimento de relacionamentos sadios, duradouros

ACOLHIMENTO Incentivamos nossas crianças, jovens e adultos à descoberta de novas amizades e ao desenvolvimento de relacionamentos sadios, duradouros ACOLHIMENTO Incentivamos nossas crianças, jovens e adultos à descoberta de novas amizades e ao desenvolvimento de relacionamentos sadios, duradouros e de mútuo suporte. VIDA Comunicamos os ensinamentos

Leia mais

Discipulado Anos 70/80

Discipulado Anos 70/80 Discipulado Anos 70/80 Cultos dominicais Escola Bíblica Cultos doutrinários Foco na informação e não na formação Conteúdo sem sequência ou sinergia Discipulado Anos 70/80 Cultos dominicais Escola Bíblica

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Terça-feira da 6ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros

Leia mais

SEGUNDO TOQUE. 04 de Setembro de 2015 Ministério Loucura da Pregação

SEGUNDO TOQUE. 04 de Setembro de 2015 Ministério Loucura da Pregação SEGUNDO TOQUE 04 de Setembro de 2015 Ministério Loucura da Pregação "Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e o fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu a todos claramente." (Marcos

Leia mais

Encontros. Natal

Encontros. Natal 1 Encontros Constatou-se que a utilização das cores escuras, como a preta e a marrom, vão ser relacionadas pelos usuários com texturas rugosas ou até mesmo pontiagudas, podendo até desencadear uma sensação

Leia mais

Martin Luther King Jr.

Martin Luther King Jr. Martin Luther King Jr. Martin Luther King Jr. "Qualquer um pode ser grande, pois qualquer um pode servir." O maior entre vocês deverá ser servo. Jesus Cristo Mateus 23.11 COMO SER RELEVANTE Mateus 14.13-21

Leia mais

O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21

O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21 1 Direitos reservados Domingos Sávio Rodrigues Alves Uso gratuito, permitido sob a licença Creative Commons O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21 9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco:

Leia mais

CEGOS PARA DEUS. Jo.9:1-16; 35-41

CEGOS PARA DEUS. Jo.9:1-16; 35-41 CEGOS PARA DEUS Jo.9:1-16; 35-41 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram: Mestre, por que este homem nasceu cego? Foi por causa dos pecados dele

Leia mais

1ª Leitura - Hb 12,1-4

1ª Leitura - Hb 12,1-4 1ª Leitura - Hb 12,1-4 Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto. Leitura da Carta aos Hebreus 12,1-4 Irmãos: 1Rodeados como estamos por tamanha multidão de testemunhas, deixemos de

Leia mais

João 9:1-7, A CURA UM CEGO DE NASCENÇA

João 9:1-7, A CURA UM CEGO DE NASCENÇA João 9:1-7, 35-41 A CURA UM CEGO DE NASCENÇA Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? "Disse

Leia mais

Nº19A Domingo IV da Quaresma

Nº19A Domingo IV da Quaresma Nº19A Domingo IV da Quaresma-30.3.2014 Viver na luz! Abri os olhos! Imagina alguém a viver sempre numa casa de janelas fechadas: sem ar, sem luz, sem ver ninguém, fechado em si próprio, impermeável a tudo.

Leia mais

Desafios de Deus em meio as decepções

Desafios de Deus em meio as decepções Desafios de Deus em meio as decepções Evangelho de João Capítulo 21 Em algum momento entre 2006 e 2007 1 Depois disso Jesus apareceu novamente aos seus discípulos, à margem do mar de Tiberíades. Foi assim:

Leia mais

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores (Romanos 5:8)

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores (Romanos 5:8) MENSAGEM PREGADA PELO PASTOR GUILHERME DE AMORIM ÁVILLA GIMENEZ NA IGREJA BATISTA BETEL EM 07 DE OUTUBRO DE 2012 ÀS 18:00 HORAS. SÉRIE: CRISTÃO 100% TEMA: A IMPORTÂNCIA DA LIBERALIDADE INTRODUÇÃO Nossa

Leia mais

Mt 12:2 E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado.

Mt 12:2 E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado. 1 Capítulo 12 Jesus é Senhor do sábado Mt 12:1 Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer. Mt 12:2 E os fariseus, vendo

Leia mais

Conhecer Deus João 8: de junho de Dois problemas que nos confunde, no conhecimento da verdade.

Conhecer Deus João 8: de junho de Dois problemas que nos confunde, no conhecimento da verdade. 1 Introdução Conhecer Deus João 8: 32 21 de junho de 2015 32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". Um dos grandes debates de nossa época é: Existe verdade? Muitos duvidam que exista uma verdade

Leia mais

JESUS ALIMENTA PESSOAS

JESUS ALIMENTA PESSOAS Bíblia para crianças apresenta JESUS ALIMENTA 5.000 PESSOAS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

O que tenho eu com isso? 29/05/2011 Fabio Grigorio Igreja Batista Cidade Universitária

O que tenho eu com isso? 29/05/2011 Fabio Grigorio Igreja Batista Cidade Universitária O que tenho eu com isso? 29/05/2011 Fabio Grigorio Igreja Batista Cidade Universitária A maneira como olhamos ou mesmo deixamos de olhar para tais situações comunica algo... O auxílio aos

Leia mais

O Desafio de Manifestar Jesus num Mundo de Injustiças

O Desafio de Manifestar Jesus num Mundo de Injustiças O Desafio de Manifestar Jesus num Mundo de Injustiças Um mundo de injustiças possui muitas faces Qual o papel da igreja diante das inúmeras faces da injustiça? Movimento de Lausanne 1974 Lausanne I Final

Leia mais

Slide 1. Slide 2. Slide 3

Slide 1. Slide 2. Slide 3 Slide 1 Slide 2 Slide 3 Slide 3 e 4, 5, 6 - Já sabemos o que é ser testemunha. (visitar uma fazenda e ver animais... e chegar em casa contar o que viu) Slide 4 Slide 5 Slide 6 Slide 7 Slide 7- Nosso segundo

Leia mais

O ALIMENTO DA SERPENTE. 10 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Então o SENHOR DEUS disse à serpente:

O ALIMENTO DA SERPENTE. 10 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Então o SENHOR DEUS disse à serpente: O ALIMENTO DA SERPENTE 10 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Então o SENHOR DEUS disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, 1 / 5 e mais que todos os

Leia mais

1 ORA Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.

1 ORA Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava. Olhai! O Que você Vê, faz a diferença. CAPÍTULO 6 1 ORA Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava. 2 Então disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na

Leia mais

Reunindo os Doze, Jesus deu-lhes poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças, e os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar

Reunindo os Doze, Jesus deu-lhes poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças, e os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar Reunindo os Doze, Jesus deu-lhes poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças, e os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos. Lucas 9:1-2 Pois eu sou o SENHOR que os

Leia mais

DESCOBRINDO O ESSENCIAL

DESCOBRINDO O ESSENCIAL DESCOBRINDO O ESSENCIAL CSD_Advento_2016 O Advento é um tempo especial para preparar o Natal - a vinda de Jesus, o Emanuel, o Deus connosco. Descobrir o essencial é, para nós este ano, dar mais atenção

Leia mais

Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO SENHOR DE JUDEUS E. O Evangelho. Mateus

Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO SENHOR DE JUDEUS E. O Evangelho. Mateus Preparado por: Pr. Wellington Almeida GENTIOS07 LIÇÃO SENHOR DE JUDEUS E O Evangelho Mateus de LIÇÃO - II TRI 2016 07 INTRODUÇÃO esboço Israel não era o único povo com o qual Deus Se importava.seria por

Leia mais

O coração de um pastor

O coração de um pastor O coração de um pastor João 17:1-21 I. Um coração de submissão e obediência II. Um coração de intercessão e cuidado III. Um coração que glorifica a Deus Revisão de 09.04.2017 slide 1 João 20:1-9 1. No

Leia mais

Princípios cristãos para o princípio de 2011 Série de mensagens. Deus me ama tanto! IECC 02 de janeiro

Princípios cristãos para o princípio de 2011 Série de mensagens. Deus me ama tanto! IECC 02 de janeiro Princípios cristãos para o princípio de 2011 Série de mensagens Deus me ama tanto! IECC 02 de janeiro 1 Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. 2 Ele veio a Jesus, à noite,

Leia mais

1ª Leitura - Mq 7,

1ª Leitura - Mq 7, 1ª Leitura - Mq 7,14-15.18-20 Lançará ao fundo do mar todos os nossos pecados. Leitura da Profecia de Miquéias 7,14-15.18-20 14 Apascenta o teu povo com o cajado da autoridade, o rebanho de tua propriedade,

Leia mais

Lucas: Marcos: o salvador do mundo. o servo sofredor. Mateus: João. o rei prometido. segunda-feira, 10 de setembro de 12

Lucas: Marcos: o salvador do mundo. o servo sofredor. Mateus: João. o rei prometido. segunda-feira, 10 de setembro de 12 Lucas: o salvador do mundo Marcos: o servo sofredor João Mateus: o rei prometido Mateus Marcos Lucas Evangelhos Sinóticos João 90% de material exclusivo O que João omite e que aparece nos evangelhos sinóticos

Leia mais

Depressão espiritual. Quando a morbidez domina a alma. 1 Rs. 19

Depressão espiritual. Quando a morbidez domina a alma. 1 Rs. 19 Depressão espiritual Quando a morbidez domina a alma 1 Rs. 19 O rei Acabe contou à sua esposa Jezabel tudo o que Elias havia feito e como havia matado à espada todos os *profetas do deus *Baal. Aí ela

Leia mais

Juanribe Pagliarin explica mais uma passagem bíblica: A primeira multiplicação dos pães e dos peixes.

Juanribe Pagliarin explica mais uma passagem bíblica: A primeira multiplicação dos pães e dos peixes. Juanribe Pagliarin explica mais uma passagem bíblica: A primeira multiplicação dos pães e dos peixes. Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto de uma cidade chamada Betsaida,

Leia mais

2 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

2 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA * Roteiro 2 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo VI Aprendendo com Fatos Extraordinários * Interpretar, à luz do Espiritismo,

Leia mais

Título: CHAPTER A DAY (AGEU) Autor: NORMAN BERRY. Literaturas em formato digital:

Título: CHAPTER A DAY (AGEU) Autor: NORMAN BERRY. Literaturas em formato digital: Título: CHAPTER A DAY (AGEU) Autor: NORMAN BERRY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

6:66, O "PIOR" VERSÍCULO DA BÍBLIA. 29 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Desde então muitos dos Seus discípulos tornaram para trás,

6:66, O PIOR VERSÍCULO DA BÍBLIA. 29 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Desde então muitos dos Seus discípulos tornaram para trás, 6:66, O "PIOR" VERSÍCULO DA BÍBLIA 29 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Desde então muitos dos Seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ELE" 1 / 5 (João 6:66) Todas as

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS, O.CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Terça-feira depois da Epifania Ó Deus, cujo Filho

Leia mais

Mt 9:2 E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados.

Mt 9:2 E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados. 1 Capitulo 9 O paralítico de Cafarnaum Mt 9:1 E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama. Mt 9:2 E Jesus, vendo a fé

Leia mais

domingo, 26 de dezembro de 2010 A n é s i o R o d r i g u e s

domingo, 26 de dezembro de 2010 A n é s i o R o d r i g u e s A n é s i o R o d r i g u e s O Reino de Deus Mateus 3:1,2 Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia. Ele dizia: Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo. Mateus 4:17 Daí

Leia mais

O poder de Deus em Nós. Atos 3:1-20

O poder de Deus em Nós. Atos 3:1-20 O poder de Deus em Nós Atos 3:1-20 Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde. Estava sendo levado para a porta do templo chamada Formosa um aleijado de

Leia mais

Praticai o bem! Com os vossos olhos, olhai para os outros com ternura; com os vossos pés, ide ao encontro dos outros; com os vossos ouvidos, escutai

Praticai o bem! Com os vossos olhos, olhai para os outros com ternura; com os vossos pés, ide ao encontro dos outros; com os vossos ouvidos, escutai Praticai o bem! Com os vossos olhos, olhai para os outros com ternura; com os vossos pés, ide ao encontro dos outros; com os vossos ouvidos, escutai o que os outros têm para dizer; com a vossa boca, sorri

Leia mais

TEMOS QUE CRIAR ENRAIZAMENTO AOS PRINCÍPIOS.

TEMOS QUE CRIAR ENRAIZAMENTO AOS PRINCÍPIOS. Em João 6:66 vemos que um grupo de discípulos abandonam a Jesus. Todavia, o que me deixa curioso, é como alguém, sendo verdadeiramente convertido, consegue abandonar a Cristo? Ou pior; como aqueles discípulos

Leia mais

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM Perdão, Senhor. Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, ensinai-me as vossas veredas. Leitura da Profecia de Ezequiel Ez 18, 25-28 Eis o que diz o Senhor: «Vós dizeis: A maneira

Leia mais

Capítulo 9 A cura de um cego de nascença Jo 9:1 E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.

Capítulo 9 A cura de um cego de nascença Jo 9:1 E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. 1 Capítulo 9 A cura de um cego de nascença Jo 9:1 E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. Jo 9:2 E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse

Leia mais

2ª Mensagem A Insatisfação com o que somos e fazemos

2ª Mensagem A Insatisfação com o que somos e fazemos 2ª Mensagem A Insatisfação com o que somos e fazemos O mito nosso de cada dia Narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os fenômenos naturais,

Leia mais

Crendo em Deus, compartilhando a fé. Aula 26/04/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Crendo em Deus, compartilhando a fé. Aula 26/04/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Crendo em Deus, compartilhando a fé Aula 26/04/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Compartilhar a fé Se alguém chegar para você e perguntar porquê você é cristão, o que você responde? Se estiver

Leia mais

A TEOLOGIA DA MESA: A COMENSALIDADE DE JESUS. Lucas

A TEOLOGIA DA MESA: A COMENSALIDADE DE JESUS. Lucas A TEOLOGIA DA MESA: A COMENSALIDADE DE JESUS Lucas 24.28-35 DEFINIÇÃO Comensalidade - qualidade de comensal; Comensal - pessoa que come habitualmente com outros em mesa comum; cada uma das pessoas que

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 4 Família Espiritual Texto Básico: Romanos 8.1-17 O próprio Espírito testifica com nosso espírito, que somos filhos de Deus. Romanos 8.16 A partir desse ponto, Jesus passa

Leia mais

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

DISCÍPULO MIRIM O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS. (Princípios Elementares) IGREJA EM JI-PARANÁ - RO

DISCÍPULO MIRIM O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS. (Princípios Elementares) IGREJA EM JI-PARANÁ - RO DISCÍPULO MIRIM O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS (Princípios Elementares) IGREJA EM JI-PARANÁ - RO ÍNDICE INTRODUÇÃO...02 LIÇÃO 1 - Por que eu existo?...04 LIÇÃO 2 - Qual é o propósito eterno de Deus?...06 ATIVIDADES

Leia mais

Misericordiosos como o Pai Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso Lc 6,36

Misericordiosos como o Pai Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso Lc 6,36 Misericordiosos como o Pai Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso Lc 6,36 Vídeo: Parcialmente nublado Só mesmo com Deus! A bondade é uma qualidade do caracter, a misericórdia é

Leia mais

Portanto, vão e façam discípulos nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Portanto, vão e façam discípulos nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: Foime dada toda a autoridade nos céus e na terra. 19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito

Leia mais

Qual é o Evangelho Completo?

Qual é o Evangelho Completo? Qual é o Evangelho Completo? "Evangelho" significa boa notícia! Cristo é a Boa Nova de Deus para o homem. Assim, Cristo é o Evangelho. O anúncio de Cristo plenamente com todas as Suas bênçãos é mensagem

Leia mais

MINHA VIDA E A CABANA

MINHA VIDA E A CABANA Reflexões a partir de anseios do coração humano presentes no livro "A Cabana" IGREJA PRESBITERIANA DE BARÃO GERALDO Nos domingos de novembro e dezembro, 19 horas inesperado. Insuportável. Indescritível.

Leia mais

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem de Hoje 1998

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

A palavra παραβολη (parabole) = lançar ao lado de. É uma ilustração que usa uma verdade conhecida para explicar algo desconhecido.

A palavra παραβολη (parabole) = lançar ao lado de. É uma ilustração que usa uma verdade conhecida para explicar algo desconhecido. A palavra παραβολη (parabole) = lançar ao lado de. É uma ilustração que usa uma verdade conhecida para explicar algo desconhecido. A parábola é um excelente recurso pedagógico...... é uma história terrena

Leia mais

JESUS É O BOM PASTOR Texto. João

JESUS É O BOM PASTOR Texto. João JESUS É O BOM PASTOR Texto. João 10. 1-18. Umas das grandes perguntas que se fazia em relação a Jesus era: Quem é este? Se por um lado as pessoas sabiam muito bem quem ele era, por outro elas tinham muitos

Leia mais

João Assim como o Pai me enviou, eu também os envio. A missão de Jesus é o padrão para a missão dos discípulos

João Assim como o Pai me enviou, eu também os envio. A missão de Jesus é o padrão para a missão dos discípulos João 20.21 Assim como o Pai me enviou, eu também os envio. A missão de Jesus é o padrão para a missão dos discípulos Como o Pai enviou o Filho? 1)Jesus foi enviado AO MUNDO 2)Jesus foi enviado COMO UM

Leia mais

"por que este homem nasceu cego?... para que o poder de Deus se mostre nele ".

por que este homem nasceu cego?... para que o poder de Deus se mostre nele . 1 "por que este homem nasceu cego?... para que o poder de Deus se mostre nele ". João 9:2a, 3d Introdução: Muitas vezes em nossas vidas, passamos por situações intrigantes, não as entendemos, e no nosso

Leia mais

Não adulterarás Êxodo 20:14

Não adulterarás Êxodo 20:14 Não adulterarás Êxodo 20:14 11,96% das mulheres evangélicas já traíram seu marido (entre as mulheres da população geral: 11%) 24,68% dos homens evangélicos já traíram sua esposa (entre os homens da população

Leia mais

A VONTADE DE DEUS e o meu coração

A VONTADE DE DEUS e o meu coração A VONTADE DE DEUS e o meu coração 2 Grupos de Pessoas seguem a Jesus DISCÍPULOS: Querem aprender Querem obedecer Coração aberto Têm fé RELIGIOSOS: Querem provas e sinais Querem provar que estão certos

Leia mais

UMA VIDA QUE VALE A PENA SER VIVIDA. Eu vim para lhes dar vida, uma vida plena, que satisfaz. - João 10:10

UMA VIDA QUE VALE A PENA SER VIVIDA. Eu vim para lhes dar vida, uma vida plena, que satisfaz. - João 10:10 UMA VIDA QUE VALE A PENA SER VIVIDA Eu vim para lhes dar vida, uma vida plena, que satisfaz. - João 10:10 1 O QUE FALTA PARA VOCÊ TER UMA VIDA QUE VOCÊ GOSTARIA DE VIVER? 2 As pessoas que estão vivendo

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Segunda-feira da 8ª Semana do Tempo Comum Ó Deus,

Leia mais

Capítulo 15 A tradição dos anciaãos Mt 15:1 Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:

Capítulo 15 A tradição dos anciaãos Mt 15:1 Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: 1 Capítulo 15 A tradição dos anciaãos Mt 15:1 Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: Mt 15:2 Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não

Leia mais

Consolidação: Uma Responsabilidade da Igreja Local

Consolidação: Uma Responsabilidade da Igreja Local Consolidação: Uma Responsabilidade da Igreja Local SEJA DESAFIADO A CONSOLIDAR Mateus 4:18 a 22 18 Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS A LITERATURA DE PROTESTO A controvérsia a respeito da circuncisão obrigatória

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quarta-feira da 3ª Semana do Advento 1) Oração O Evangelho

Leia mais

LIÇÃO 3: Passo 2 da Esperança (Acreditar) DIA 02/04/19

LIÇÃO 3: Passo 2 da Esperança (Acreditar) DIA 02/04/19 LIÇÃO 3: Passo 2 da Esperança (Acreditar) DIA 02/04/19 89 Lição 3 Passo 2 - da Esperança - Acreditar Pense: o Passo dois é um passo de transição, ele nos coloca em uma nova direção, de onde estamos para

Leia mais

Lc 5:2 E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.

Lc 5:2 E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes. Capítulo 5 A pesca maravilhosa: Os primeiros discípulos Lc 5:1 E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; Lc 5:2 E viu estar dois barcos

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Objetivos Identificar os principais ensinos e orientações transmitidos

Leia mais

A tentação de Jesus Lc 4:1 E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;

A tentação de Jesus Lc 4:1 E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; 1 Capítulo 4 A tentação de Jesus Lc 4:1 E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; Lc 4:2 E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu

Leia mais

todos os povos; escutem, todos os que vivem neste mundo,

todos os povos; escutem, todos os que vivem neste mundo, INTRODUÇÃO Ouçam isto vocês, todos os povos; escutem, todos os que vivem neste mundo, Sl 49.1 gente do povo, homens importantes, ricos e pobres igualmente: Sl 49.2 A minha boca falará com sabedoria; a

Leia mais

O CEGO FOI, LAVOU-SE E VOLTOU ENXERGANDO - Comentário de Pe. Alberto Maggi OSM ao Evangelho.

O CEGO FOI, LAVOU-SE E VOLTOU ENXERGANDO - Comentário de Pe. Alberto Maggi OSM ao Evangelho. IV QUARESMA 3 abril 2011 O CEGO FOI, LAVOU-SE E VOLTOU ENXERGANDO - Comentário de Pe. Alberto Maggi OSM ao Evangelho. Jo 9,1-41 Naquele tempo, ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. Os discípulos

Leia mais

5ª FEIRA 13 de setembro (10º ano)

5ª FEIRA 13 de setembro (10º ano) 5ª FEIRA 13 de setembro (10º ano) INTRODUÇÃO Bom dia! Diz o povo que bem começado é meio acabado. A sementeira quando é feita bem, com paciência, com dedicação, normalmente faz com que os frutos sejam

Leia mais

domingo, 8 de setembro de 13

domingo, 8 de setembro de 13 A n é s i o R o d r i g u e s Filipenses 4:10-23 Mateus 6:19-24 Lucas 5:1-3 2 Coríntios 9:6-11 O que tem a ver o dinheiro com a minha espiritualidade? Filipenses 4:10-23 Filipenses 4:10-23 Alegro-me grandemente

Leia mais

Restaurando por Completo a Visão Espiritual. Marcos Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis

Restaurando por Completo a Visão Espiritual. Marcos Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis Restaurando por Completo a Visão Espiritual Marcos 8.22-26 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis Visão é ato ou efeito de ver. É a percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista, que envia ao cérebro

Leia mais

Não tenha medo, pequeno rebanho, porque o Pai de vocês tem prazer em dar-lhes o Reino. Vendam os seus bens e distribuam o dinheiro em esmola.

Não tenha medo, pequeno rebanho, porque o Pai de vocês tem prazer em dar-lhes o Reino. Vendam os seus bens e distribuam o dinheiro em esmola. Lucas 12, 32-34 Não tenha medo, pequeno rebanho, porque o Pai de vocês tem prazer em dar-lhes o Reino. Vendam os seus bens e distribuam o dinheiro em esmola. Façam para vocês bolsas que não gastam com

Leia mais

E se fulano for pro céu? Sigam-me. os bons!

E se fulano for pro céu? Sigam-me. os bons! E se fulano for pro céu? Sigam-me os bons! Jesus continuou: Um homem tinha dois filhos. LUCAS 15:11-32 O mais novo disse ao seu pai: Pai, quero a minha parte da herança. Assim, ele repartiu sua propriedade

Leia mais

Nº 14 B - Domingo VII do Tempo Comum Levanta-te e anda

Nº 14 B - Domingo VII do Tempo Comum Levanta-te e anda Nº 14 B - Domingo VII do Tempo Comum -19.2.2012 Levanta-te e anda No Evangelho de hoje ouvimos como os amigos de um paralítico tiveram que esforçar-se muito para pedir a Jesus que curasse o seu amigo,

Leia mais

XI Domingo do Tempo Comum

XI Domingo do Tempo Comum XI Domingo do Tempo Comum Perdão Senhor «O Senhor perdoou o teu pecado: Não morrerás» Leitura do Segundo Livro de Samuel 2 Sam 12, 7-10.13 Naqueles dias, disse Natã a David: «Assim fala o Senhor, Deus

Leia mais

Lições Bíblicas Infantis

Lições Bíblicas Infantis Lições Bíblicas Infantis Lições Bíblicas Infantis Sumário Lição 1 Poder sobre os mares 3 Para adquirir o livro todo entre em contato com a autora: contato.nicolyteixeira@gmail.com Memorizando: Que homem

Leia mais

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR Série A IGREJA QUE AGRADA A DEUS Tem FÉ ESPERANÇA AMOR Qual é a coisa mais importante? Muitos diriam Status, poder, sucesso (competição, egoísmo) Dinheiro (ambição, corrupção, roubo) Corpo (fisicultura,

Leia mais

Pressupostos da Série

Pressupostos da Série Pressupostos da Série Ao longo de nossa jornada, pressionados por inúmeras demandas e seduzidos por distrações, passamos a dedicar o melhor de nosso tempo e esforços àquilo que não é prioridade em nossas

Leia mais

PREFÁCIO. Agradeço a DEUS, a minha família, aos meus pastores e a todos que acreditam no nosso sucesso. TEMA: NATAL

PREFÁCIO. Agradeço a DEUS, a minha família, aos meus pastores e a todos que acreditam no nosso sucesso. TEMA: NATAL BOM NATAL PREFÁCIO Agradeço a DEUS, a minha família, aos meus pastores e a todos que acreditam no nosso sucesso. TEMA: NATAL Que essa mensagem venha ser de grande valia para você caro leitor.que possamos

Leia mais

QUEBRA GELO TEMA: O PARALÍTICO DE CAFARNAUM.

QUEBRA GELO TEMA: O PARALÍTICO DE CAFARNAUM. TEMA: O PARALÍTICO DE CAFARNAUM. Texto: Dias depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa. 2 Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam

Leia mais

DOMINGO XI. «O Senhor perdoou o teu pecado: Não morrerás»

DOMINGO XI. «O Senhor perdoou o teu pecado: Não morrerás» 308 TEMPO COMUM DOMINGO XI LEITURA I 2 Sam 12, 7-10.13 «O Senhor perdoou o teu pecado: Não morrerás» Leitura do Segundo Livro de Samuel Naqueles dias, disse Natã a David: «Assim fala o Senhor, Deus de

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

TUDO NOVO. Paschoal Piragine Jr 1 16/10/17

TUDO NOVO. Paschoal Piragine Jr 1 16/10/17 1 TUDO NOVO 2 Co 5: 11-6:-2 INTRODUÇÃO 1. Quando lemos o trecho de 2 Co 5:11-6:2 podemos quase escutar os ecos da história de conversão de Paulo. 2. Parece que ele reflete os fatos da sua história de uma

Leia mais

4º Domingo Quaresma. 1ª Leitura Js 5,9a Salmo Sl 33, (R.9a)

4º Domingo Quaresma. 1ª Leitura Js 5,9a Salmo Sl 33, (R.9a) 4º Domingo Quaresma 1ª Leitura Js 5,9a.10-12 Leitura do Livro de Josué 5,9a.10-12 Naqueles dias: 9ao Senhor disse a Josué: Hoje tirei de cima de vós o opróbrio do Egito. 10Os israelitas ficaram acampados

Leia mais

COISAS DOS MAIS QUE VENCEDORES. 26 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Mas em todas estas coisas. somos MAIS DO QUE VENCEDORES,

COISAS DOS MAIS QUE VENCEDORES. 26 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Mas em todas estas coisas. somos MAIS DO QUE VENCEDORES, COISAS DOS MAIS QUE VENCEDORES 26 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Mas em todas estas coisas somos MAIS DO QUE VENCEDORES, 1 / 6 por aquele que nos amou" (Romanos 8:37) É assim que devemos

Leia mais

Evangelho: Jo 20, 1-9 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Evangelho: Jo 20, 1-9 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João Vida para Todos Aleluia! Aleluia! Cristo ressuscitou! Aleluia! Hoje é um dia de grande alegria, porque Jesus tinha sido morto e ressuscitou. Estivemos toda a Quaresma a prepararmonos para esta grande festa,

Leia mais

Mensagem 21 Atos Fernando Leite

Mensagem 21 Atos Fernando Leite Mensagem 21 Atos 9.1-25 Fernando Leite 13 04 2008 1 Papel: Divino: Graça a. Estado de Paulo Enquanto isso, Saulo 1 ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo

Leia mais

O chamado de ESTEVÃO (Atos 6:3-5)

O chamado de ESTEVÃO (Atos 6:3-5) O chamado de ESTEVÃO (Atos 6:3-5) Introdução: Cemitério de Avião Você como um avião enferrujado Nós como juventude enfatizamos o seu chamado Se você estiver enferrujado, Deus pode te usar hoje para ser

Leia mais

EXPERIMENTANDO UMA VIDA QUE VALE A PENA SER VIVIDA. Eu vim para lhes dar vida, uma vida plena, que satisfaz. - João 10:10

EXPERIMENTANDO UMA VIDA QUE VALE A PENA SER VIVIDA. Eu vim para lhes dar vida, uma vida plena, que satisfaz. - João 10:10 EXPERIMENTANDO UMA VIDA QUE VALE A PENA SER VIVIDA Eu vim para lhes dar vida, uma vida plena, que satisfaz. - João 10:10 1 QUAL É O MAIOR DESEJO DE DEUS? 2 Habitarei e andarei no meio deles. Serei o seu

Leia mais