Aula 07. Como as Casas Legislativas são integradas?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 07. Como as Casas Legislativas são integradas?"

Transcrição

1 Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Poder Legislativo I (Parte II) / Aula 07 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 07 Como as Casas Legislativas são integradas? Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Parágrafo único. Cada legislatura terá a duração de quatro anos. A Câmara de Deputados é composta por Deputados Federais, que são eleitos para uma Legislatura (4 anos). A Constituição não fixa o número de deputados, deixando essa matéria para ser disposta através de uma lei complementar. O que a Constituição define é que os deputados sejam eleitos no sistema proporcional, de acordo com o tamanho da população de cada Estado. Assim, os Estados que são mais populosos terão um número maior de representantes. O que a Constituição faz é estabelecer um limite mínimo e um limite máximo, que varia de 8 a 70. É mais fácil eleger deputado através de um estado menos populoso do que através de um estado mais populoso. Isso violaria a igualdade do voto? De alguma forma isso cria um desvio na representação democrática, mas é um desvio previsto pela própria Constituição na sua redação original, o que não enseja uma declaração de inconstitucionalidade, uma vez que no Brasil não se adota a tese da possibilidade de declaração de inconstitucionalidade de uma norma originária da Constituição. Em síntese, os deputados são eleitos para uma legislatura (4 anos), em um sistema proporcional. Esse sistema proporcional propicia a maior representatividade de minorias e favorece, também, o papel dos partidos políticos. A lei complementar fixa o número de 513 deputados federais. Art. 45. A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal. 1º O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados. 2º Cada Território elegerá quatro Deputados.

2 Se o Brasil tivesse territórios federais, a representação deste seria fixa de 4 deputados. O Senado é integrado por senadores, que são eleitos para 2 Legislaturas (8 anos). A renovação é feita a cada Legislatura na proporção de 1/3 e 2/3, alternadamente. A Constituição não define o número total de senadores. Como o senador é um representante do Estado da federação, mas não do povo, não há federação sem Senado, uma vez que o Senado é essencial para a existência da federação, pois o senador representa o Estado-membro. A Constituição não define um número total de senadores, mas define que cada Estado tenha 3 senadores. Consequentemente, como o Brasil tem 26 Estados da federação mais o Distrito Federal, existirão 81 senadores. O Senador já é eleito com seus dois suplentes. A chapa do senador já apresenta os nomes dos suplentes. A suplência na Câmara de Deputados é realizada de uma forma mais democrática do que no Senado, pois quando um deputado não exerce o seu mandato, ele é substituído por um candidato que foi para a eleição, não obteve o número suficiente de votos, mas teve um número de votos razoável. Art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. 1º Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos. 2º A representação de cada Estado e do Distrito Federal será renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços. 3º Cada Senador será eleito com dois suplentes. O princípio majoritário é aquele que prevê a formação de distritos eleitorais (vota somente quem está naquele distrito). O distrito do senador é o território de todo o estado da federação. O senador tem mandato de 8 anos e cada estado da federação elege 3 senadores. Em todos os estados da federação e no Distrito Federal, para uma legislatura há uma vaga e para a outra legislatura há duas vagas, ou seja, 1/3 e 2/3, alternadamente. Assim, o trabalho do Senado também respeita o princípio da Legislatura, mas o mandato é de 2 legislaturas (8 anos), e não de uma somente. Art. 47. Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações de cada Casa e de suas Comissões serão tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros. O princípio geral de votação é o princípio da maioria relativa, ou seja, presente a maioria absoluta, o projeto será considerado aprovado quando obtiver o primeiro número inteiro depois da metade dos presentes. Princípio geral de votação = maioria simples (é a presença da maioria absoluta e quando se atinge o primeiro número inteiro depois da metade dos presentes). No Senado são necessários, no mínimo, 41 senadores para abertura da votação.

3 A maioria absoluta vai ser exigida, por exemplo, para aprovação de lei complementar e ocorre quando se atinge o primeiro número inteiro após a metade dos integrantes da Casa (ex: O Senado é composto por 81 senadores e a metade é 40,5. Assim, a maioria absoluta corresponde a 41 senadores. A Câmara é composta por 513 deputados e a metade é 256,5. Assim, a maioria absoluta corresponde a 257 deputados). A votação também pode ocorrer por maioria de 2/3 dos integrantes (ex: impeachment). A votação também pode ocorrer por maioria de 3/5 (ex: emenda constitucional). SENADORES PRESENTES VOTOS APROVADO? Sim, pois o primeiro número inteiro após a metade é Não, poiso primeiro número inteiro após a metade é Sim, pois o primeiro número inteiro após a metade é Não, pois o primeiro número inteiro após a metade é 28 Casos Concretos: 1ª Questão Projeto de lei aprovado na Câmara é objeto de emenda substitutiva no Senado, volta à Câmara e, uma vez aprovada, é encaminhada para sanção. Inconstitucionalidade do procedimento? ADI (MC) Não há inconstitucionalidade no procedimento. Tem-se a Casa iniciadora, que no caso foi a Câmara dos Deputados, e a Casa revisora, que no caso foi o Senado. A Casa iniciadora aprovou o projeto e encaminhou para a Casa revisora, que apresentou uma emenda substitutiva, ou seja, substituiu o projeto inicial por outro e encaminhou para a Casa iniciadora, que aprovou o projeto e encaminhou para o Presidente da República. O procedimento está adequado e é constitucional. Foi isso que ficou decidido na ADI 2182 EMENTA: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. 1. QUESTÃO DE ORDEM: PEDIDO ÚNICO DE DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE FORMAL DE LEI. IMPOSSIBILIDADE DE EXAMINAR A CONSTITUCIONALIDADE MATERIAL. 2. MÉRITO: ART. 65 DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA. INCONSTITUCIONALIDADE FORMAL DA LEI 8.429/1992 (LEI DE IMPROBIDADE 1 Considerar para fins de maioria simples.

4 ADMINISTRATIVA): INEXISTÊNCIA. 1. Questão de ordem resolvida no sentido da impossibilidade de se examinar a constitucionalidade material dos dispositivos da Lei 8.429/1992 dada a circunstância de o pedido da ação direta de inconstitucionalidade se limitar única e exclusivamente à declaração de inconstitucionalidade formal da lei, sem qualquer argumentação relativa a eventuais vícios materiais de constitucionalidade da norma. 2. Iniciado o projeto de lei na Câmara de Deputados, cabia a esta o encaminhamento à sanção do Presidente da República depois de examinada a emenda apresentada pelo Senado da República. O substitutivo aprovado no Senado da República, atuando como Casa revisora, não caracterizou novo projeto de lei a exigir uma segunda revisão. 3. Ação direta de inconstitucionalidade improcedente. 2ª Questão Mandado de Segurança impetrado por deputado em face de abertura de sindicância que apura fato enquadrado como falta de decoro ocorrido em legislatura anterior. MS O ocorrido foi que no finalzinho de uma Legislatura o deputado começou a responder por uma sindicância de quebra de decoro. Diante disso, ele renunciou ao mandato no final da Legislatura em questão. Contudo, o mesmo foi eleito na Legislatura seguinte. No momento em que iniciou-se a nova Legislatura, abriu-se novamente a sindicância por quebra de decoro relativa ao fato ocorrido na Legislatura anterior, que também era objeto da sindicância anterior. Diante disso, o deputado impetrou um mandado de segurança no STF e invocou que (1) a nova Legislatura não podia investigar fato passado. Contudo, o STF disse que pode investigar sim porque a análise é política e os parlamentares podem decidir não querer conviver com o deputado que praticou um ato na vigência de uma Legislatura anterior, sobretudo com a renúncia que impediu a perda de mandato. Além disso, o impetrante também alegou que (2) haveria bis in idem, pois havia uma sindicância e foi aberta uma nova. O STF afirmou inexistir bis in idem, pois a sindicância anterior não foi levada a termo normal, uma vez que teve o termo antecipado pela renúncia do deputado. O PRINCÍPIO DA UNIDADE DE LEGISLATURA NÃO IMPEDE A INSTAURAÇÃO DE PROCEDIMENTO DE CASSAÇÃO DE MANDATO LEGISLATIVO, AINDA QUE POR ATOS ATENTATÓRIOS AO DECORO PARLAMENTAR COMETIDOS, POR TITULAR DE MANDATO LEGISLATIVO, NA LEGISLATURA ANTERIOR. O Ministro Celso de Mello ressalta que o princípio da unidade da Legislatura é um princípio relativo à atribuição legislativa, e não à atribuição disciplinar da própria Casa. Os seguintes trechos foram destacados pelo Prof.: Quando do julgamento do MS /DF, Rel. Min. NÉRI DA SILVEIRA, ocasião em que esta Suprema Corte, tendo presente situação virtualmente idêntica à que ora se registra neste processo, rejeitou a tese de que a Casa legislativa não pode decretar a cassaç("caso Talvane Neto")ão de mandato de qualquer de

5 seus membros, por falta de decoro parlamentar, se o fato motivador dessa deliberação houver ocorrido na legislatura anterior. Isso porque o princípio da unidade da Legislatura ege, essencialmente, o processo de elaboração legislativa, tanto que, encerrado o período quadrienal a que se refere o art. 44, parágrafo único, da Constituição Federal, dar-se-á, na Câmara dos Deputados, o arquivamento das proposições legislativas, havendo exceções nas Casas. o princípio da unidade de legislatura não se reveste de efeito preclusivo, em tema de cassação de mandato legislativo. Na realidade, o procedimento de apuração preliminar da conduta alegadamente indecorosa do ora impetrante, instaurado na legislatura anterior, não se concluiu, em decorrência de obstáculo exclusivamente criado pelo próprio impetrante, que renunciou ao seu mandato, impedindo, assim, ante a superveniente perda de objeto, a conclusão(fls. 46/49) da sindicância. Então, o parlamentar deu causa ao arquivamento prematuro da primeira sindicância, não podendo na nova Legislatura afirmar que houve bis in idem. Assim, a decisão do STF referente ao MS é uma decisão importante porque fixa que o princípio da unidade da Legislatura é mais afeto a questão relativa ao processo legislativo, e não a questão disciplinar de se analisar eventual processo de perda de mandato. O segundo ponto importante é que não houve bis in idem, uma vez que a sindicância aberta na primeira Legislatura teve seu encerramento prematuro por um ato exclusivamente imputável ao parlamentar, que renunciou ao seu mandato para fugir da investigação. Deste modo, ao ser eleito para nova Legislatura, esta pode iniciar o processo de investigação preliminar através de sindicância de um fato ocorrido na Legislatura anterior.

Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se. eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no

Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se. eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Parágrafo único. Cada legislatura terá a duração de quatro anos. Art. 45. A Câmara

Leia mais

Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho

Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho 01. Quanto ao Congresso Nacional, considere: I. O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal,

Leia mais

AULA 17: PROCESSO LEGISLATIVO

AULA 17: PROCESSO LEGISLATIVO AULA 17: PROCESSO LEGISLATIVO EMENTÁRIO DE TEMAS: Processo Legislativo: fase constitutiva; fase integrativa; lei complementar; emendas constitucionais; LEITURA OBRIGATÓRIA MORAES, Alexandre de. Direito

Leia mais

TEMA 16: PROCESSO LEGISLATIVO

TEMA 16: PROCESSO LEGISLATIVO TEMA 16: PROCESSO LEGISLATIVO EMENTÁRIO DE TEMAS: Processo Legislativo: fase constitutiva; fase integrativa; lei complementar; emendas constitucionais; LEITURA OBRIGATÓRIA MORAES, Alexandre de. Direito

Leia mais

Direito Constitucional Questões Aula 6 Prof. André Vieira

Direito Constitucional Questões Aula 6 Prof. André Vieira Escrivão de Polícia Direito Constitucional Questões Aula 6 Prof. André Vieira Direito Constitucional 1. O número de deputados a serem eleitos em cada estado ou território e no DF é estabelecido, proporcionalmente

Leia mais

CURSO DE DIREITO DIREITO ELEITORAL. Prof. Gilberto Kenji Futada SISTEMAS ELEITORAIS

CURSO DE DIREITO DIREITO ELEITORAL. Prof. Gilberto Kenji Futada SISTEMAS ELEITORAIS CURSO DE DIREITO Prof. A CF/88 prevê dois sistemas para a escolha dos representantes que, em nome do titular da soberania, o povo, exercerão o poder: Sistema Majoritário a) Presidência da República b)

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Sistemas Eleitorais Sistema Majoritário e Sistema Proporcional. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Sistemas Eleitorais Sistema Majoritário e Sistema Proporcional. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Sistemas Eleitorais Sistema Majoritário e Sistema Proporcional Prof. Roberto Moreira de Almeida SISTEMAS ELEITORAIS Conceito Sistema Majoritário e Sistema Proporcional O conjunto de técnicas

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015, DE Dá nova redação aos arts. 45 e 46 da Constituição Federal para reduzir o número de membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. As Mesas da Câmara

Leia mais

decisões definitivas de mérito Supremo Tribunal Federal

decisões definitivas de mérito Supremo Tribunal Federal Art.102... 2º As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade produzirão eficácia

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE Prof. Jean Pitter BANCA: IBFC INFORMAÇÕES GERAIS DO CONCURSO CARGOS: Técnico (60 vagas) e Analista (49 vagas) INSCRIÇÕES: 24 de julho a 24 de agosto. Valores:

Leia mais

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase Período 2015-2016 1) FCC Técnico Administrativo CNMP (2015) Com relação à organização do Poder Legislativo a Constituição Federal

Leia mais

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES ARGUMENTO 2017 1º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES República Federativa do Brasil ASPECTOS DA ESTRUTURA POLÍTICO- CONSTITUCIONAL DO ESTADO BRASILEIRO. REPÚBLICA - forma de governo em que o Chefe de Estado

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Congresso Nacional Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Perda do mandato: Art. 55, CF/88: Perderá o mandato o Deputado ou Senador: I - que infringir qualquer das proibições

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Vedações, Garantias e Imunidades Parlamentares Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Perda do mandato: Vedações, Garantias e Imunidades Parlamentares Art. 55, CF/88: Perderá

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Poder Legislativo: Funções Típicas e Atípicas / Congresso Nacional Professora Kerolinne Barboza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PODER LEGISLATIVO: FUNÇÕES TÍPICAS

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS)

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS) COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A DAR PARECER ÀS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO RELACIONADAS À REFORMA POLÍTICA (PEC 182, DE 2007, E APENSADAS) SUBSTITUTIVO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 14,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Art. 46. O compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. 1º - Cada Estado e o

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 41/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 41/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 41/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Aula 27 PROCESSO LEGISLATIVO. Tais atos normativos formalmente primários, que derivam diretamente da Constituição, estão previstos no art. 59.

Aula 27 PROCESSO LEGISLATIVO. Tais atos normativos formalmente primários, que derivam diretamente da Constituição, estão previstos no art. 59. Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Processo Legislativo: Introdução. Tipologia dos procedimentos. Procedimento legislativo comum ordinário 27 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. (TRF da 2ª Região/Técnico Judiciário/2007) Mirian exerce o cargo efetivo de professora de ensino médio da rede pública estadual de ensino, atividade esta que sempre desempenhou

Leia mais

Aula 05. COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se encontram no material disponibilizado pelo Professor.

Aula 05. COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se encontram no material disponibilizado pelo Professor. Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Poder Executivo Exercícios / Aula 05 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 05 COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2003 (Do Sr. Marcelo Castro e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2003 (Do Sr. Marcelo Castro e outros) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2003 (Do Sr. Marcelo Castro e outros) Suprime o 5º do art. 14 e dá nova redação ao 1º do art. 27, ao caput do art. 28, ao inciso I do art. 29, ao parágrafo único

Leia mais

PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO DIVISÃO DE FUNÇÕES ESTATAIS ORGANIZAÇÃO DOS PODERES ESTUDO DOS PODERES SEPARAÇÃO DE PODERES

PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO PODER LEGISLATIVO DIVISÃO DE FUNÇÕES ESTATAIS ORGANIZAÇÃO DOS PODERES ESTUDO DOS PODERES SEPARAÇÃO DE PODERES ORGANIZAÇÃO DOS PODERES SEPARAÇÃO DE PODERES ART. 2.º,, DA CF/88: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo,, o Executivo e o Judiciário rio. FUNÇÕES LEGISLATIVA EXECUTIVA

Leia mais

QUESTÕES OAB SEGUNDA FASE CONSTITUCIONAL BLOCO I CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

QUESTÕES OAB SEGUNDA FASE CONSTITUCIONAL BLOCO I CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE QUESTÕES OAB SEGUNDA FASE CONSTITUCIONAL BLOCO I CONTROLE DE Professora: Carolinne Brasil CONSTITUCIONALIDADE 1. O Conselho Federal da OAB ajuizou, junto ao STF, Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI),

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Dos Deputados e dos Senadores Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES Seção V DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO

SUBSTITUTIVO ADOTADO Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição nº 282-A, de 2016, do Senado Federal, que "altera a Constituição Federal para vedar as coligações nas eleições proporcionais,

Leia mais

FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL

FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL 1. (CONSULPLAN 2017 TJ/MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção) Sobre a competência legislativa, assinale a alternativa correta: a) À

Leia mais

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01

INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 INFORME ESPECIAL ASSESSORIA PARLAMENTAR Nº 01 Elaborado em 09 de julho de 2013 REFORMA POLÍTICA DEPUTADOS DESCARTAM REFORMA POLÍTICA VÁLIDA PARA 2014 O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL ESTÁCIO-CERS DIREITO CONSTITUCIONAL Prof. Edem Nápoli @edemnapoli www.edemnapoli.com.vc A República e a Responsabilidade dos Agentes Políticos # PRINCÍPIOS

Leia mais

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA ESTADO Conjunto de regras, pessoas e organizações que se separam da sociedade para organizá-la. - Só passa a existir quando o comando da comunidade

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS EXERCÍCIOS GABARITO 1. (CONSULPLAN 2017 TJ-MG Oficial de Apoio) Na elaboração do processo legislativo, os poderes nele envolvidos podem se

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 3ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 3ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Infidelidade Partidária. Coligações Partidárias. Cláusula de Desempenho. 3ª Parte. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Reforma Política PEC 36/16 Aprovada no Senado Encaminhada para a

Leia mais

Controle da Constitucionalidade

Controle da Constitucionalidade Controle da Constitucionalidade O controle difuso da constitucionalidade: Entre as partes, declarada incidentertantum ; Em regra, os efeitos da declaração são extunc juntamente com suas consequências;

Leia mais

Proposta de Emenda Constitucional

Proposta de Emenda Constitucional Proposta de Emenda Constitucional Proposta de Emenda Constitucional Quem pode apresentar a PEC Podem apresentar PEC um terço, no mínimo, dos Deputados Federais ou dos Senadores; o Presidente da República;

Leia mais

Cotas para mulheres?

Cotas para mulheres? Cotas para mulheres? Direito: PEC propõe alterar a Constituição Federal para que, nas eleições para Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas dos Estados, Câmara Legislativa do Distrito Federal e

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Câmara dos Deputados CEFOR/DRH Eleições de Deputados Federais e Senadores Pressupostos de Elegibilidade Requisitos para a candidatura dos Deputados Federais: Brasileiro nato ou naturalizado

Leia mais

Prof. Cristiano Lopes

Prof. Cristiano Lopes Prof. Cristiano Lopes Poder Legislativo Federal ü No Brasil vigora o bicameralismo federativo, no âmbito federal. Ou seja, o Poder Legislativo no Brasil, em âmbito federal, é bicameral, isto é, composto

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Alteração Constitucional Fim das coligações. Cláusula de desempenho. Fidelidade partidária. Federação de partidos. CF, art. 17 e 17-A Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Reforma Política

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, de 2006.

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, de 2006. PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, de 2006. Altera os artigos 46, 56 e 79 da Constituição Federal. As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do art. 60 da Constituição Federal,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Comissões permanentes e comissões temporárias Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Profª. Liz Rodrigues - : composto por representantes dos Estados (26) e do Distrito Federal, eleitos pelo sistema majoritário. Cada ente elege três senadores. -

Leia mais

Definição como se transformam votos em poder

Definição como se transformam votos em poder Definição. Sistema eleitoral é o conjunto de regras que define como, em uma determinada eleição, o eleitor pode fazer suas escolhas e como os votos são contabilizados para serem transformados em mandatos.

Leia mais

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador ROBERTO ROCHA PSB/MA PARECER Nº, DE 2016

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador ROBERTO ROCHA PSB/MA PARECER Nº, DE 2016 PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 10, de 2013, do Senador Alvaro Dias e outros, que altera os arts. 102, 105, 108 e 125

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL PEÇA PROFISSIONAL O presidente da República apresenta ao Congresso Nacional proposição legislativa que trata de criação, transformação em estado ou reintegração ao estado de origem

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Parte 5 Prof. Alexandre Demidoff Imunidade formal relativa a sustação do processo Art. 53. 4º O pedido de sustação será apreciado pela Casa respectiva no prazo

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Divisão de Poderes Poder Executivo O Poder Executivo é exercido pelo Chefe de Governo que, no Brasil, é o Presidente da República, sua

Leia mais

REFORMA POLÍTICA PEC 282/16 O texto enviado pelo Senado à Câmara dos Deputados estabelecia cláusula de barreira para o funcionamento parlamentar de

REFORMA POLÍTICA PEC 282/16 O texto enviado pelo Senado à Câmara dos Deputados estabelecia cláusula de barreira para o funcionamento parlamentar de REFORMA POLÍTICA PEC 282/16 O texto enviado pelo Senado à Câmara dos Deputados estabelecia cláusula de barreira para o funcionamento parlamentar de partidos, aplicável a partir das eleições de 2022 (aqueles

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 145, DE 2011

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 145, DE 2011 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 145, DE 2011 Altera a Lei n 4.737, de 15 de julho de 1965, (Código Eleitoral), e a Lei n 9.504, de 30 de setembro de 1997, para instituir o sistema eleitoral

Leia mais

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados:

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados: Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral - Exercícios 04 Professor : André Marinho Monitor : Virgilio Aula 04 EXERCÍCIOS 1. Questões. Comentários Questão 8 (correta - E) Nos termos do

Leia mais

Aula 31. Crime de responsabilidade impróprio equipara-se ao crime comum (STF julga). I - a existência da União;

Aula 31. Crime de responsabilidade impróprio equipara-se ao crime comum (STF julga). I - a existência da União; Curso/Disciplina: Constitucional Aula: Constitucional - 31 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Mônica Berçot El-Jaick Aula 31 PODER EXECUTIVO Crime de responsabilidade: Próprio: Infração político-

Leia mais

PROCURADORIA-GERAL ELEITORAL

PROCURADORIA-GERAL ELEITORAL PROCURADORIA-GERAL ELEITORAL Parecer nº 9687/2010 - SC Nº 67471/PGE Recurso Ordinário nº 645-80.2010.6.14.0000 Classe: 37 Procedência : Belém-PA Recorrente : Ministério Público Eleitoral Recorrido : Jader

Leia mais

Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas

Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas Comissão da reforma política aprova distritão e fundo de R$ 3,6 bilhões para campanhas Modelo foi aprovado após votação do texto-base da reforma. Distritão divide estados e municípios em distritos e põe

Leia mais

Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. De forma geral, as características da ação direta de inconstitucionalidade são:

Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. De forma geral, as características da ação direta de inconstitucionalidade são: Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Controle de Constitucionalidade Avançado - 07 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 1. Conceito

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Poder Constituinte PODER CONSTITUINTE - Poder responsável por criar e modificar uma constituição. - Sempre está latente. - O titular é o povo. PODER CONSTITUINTE PODER

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 1 - NOÇÕES GERAIS 31/08/2017

DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 1 - NOÇÕES GERAIS 31/08/2017 1 DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 1 - NOÇÕES GERAIS 31/08/2017 DIREITO CONSTITUCIONAL é o ramo do direito público interno que tem como objeto a forma e a estrutura do Estado, os sistemas de governo, a organização,

Leia mais

Bloco 1. CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior. Responda às questões:

Bloco 1. CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior. Responda às questões: CURSO DE PROCESSO LEGISLATIVO CONSTITUCIONAL E REGIMENTAL Prof. Gabriel Dezen Junior Bloco 1 Responda às questões: 1. Quanto ao processo legislativo relativo à medida provisória, julgue os itens: I Relator,

Leia mais

PODER LEGISLATIVO ESTATUTO DO CONGRESSISTA. Direito Constitucional II Profª Marianne Rios Martins

PODER LEGISLATIVO ESTATUTO DO CONGRESSISTA. Direito Constitucional II Profª Marianne Rios Martins ESTATUTO DO CONGRESSISTA Direito Constitucional II Profª Marianne Rios Martins Imunidades materiais consiste na subtração da responsabilidade penal, civil (não implica em qualquer responsabilização por

Leia mais

Polo ativo: uma das pessoas públicas ou privadas prevista no art. 103 da CF. Presidente da República. Mesa do Senado Federal

Polo ativo: uma das pessoas públicas ou privadas prevista no art. 103 da CF. Presidente da República. Mesa do Senado Federal Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Constitucional Aula 10 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Beatriz Moreira Souza 1. Fundamento da ADI (art. 102, I, a da CF c/c art.103

Leia mais

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA

Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE ESPECIAL COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA 1 DICAS DE CONSTITUCIONAL PARA O EXAME DE ORDEM Prof. ª Bruna Vieira ATENÇÃO!! * A doutrina constitucional majoritária e a

Leia mais

Porém, no caso de afastamento do Presidente, seriam convocadas eleições indiretas (apenas os parlamentares votariam).

Porém, no caso de afastamento do Presidente, seriam convocadas eleições indiretas (apenas os parlamentares votariam). Indiretas Já! Como assim? Indiretas Já? O texto está errado? Não, infelizmente não. Com as recentes descobertas da operação Lava Jato que apontam a realização de crime comum pelo Presidente da República,

Leia mais

PODER EXECUTIVO (art. 76 a 91, CRFB/88)

PODER EXECUTIVO (art. 76 a 91, CRFB/88) PODER EXECUTIVO PODER EXECUTIVO (art. 76 a 91, CRFB/88) Sistema de Governo Presidencialista Junção das funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo É exercido, no âmbito federal, desde 1891, pelo Presidente

Leia mais

PARECER VENCEDOR (VOTO EM SEPARADO)

PARECER VENCEDOR (VOTO EM SEPARADO) PARECER VENCEDOR (VOTO EM SEPARADO) Perante a COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Projeto de Decreto Legislativo nº 85, de 2013, do Senador Eduardo Lopes, que susta os efeitos da resolução

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Congresso Nacional Parte 3 Prof. Alexandre Demidoff Competência fiscalizatória do Congresso Nacional: convocação de Ministros e outras autoridades Art. 50. A Câmara

Leia mais

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase Período 2012-2016 1) FCC Técnico Judiciário TRF 5ª Região (2013) Considere as situações hipotéticas: I. Proposta de um terço dos membros

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL PEÇA PROFISSIONAL O governo brasileiro, preocupado com os índices crescentes de ataques terroristas no mundo, vinculou-se à Convenção sobre os Direitos Humanos das Vítimas de Atividades

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Congresso Nacional Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Congresso Nacional: composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, desenvolve suas atividades ao longo

Leia mais

Regimento Interno da Câmara dos Deputados. No que se refere ao recesso parlamentar, julgue C ou E.

Regimento Interno da Câmara dos Deputados. No que se refere ao recesso parlamentar, julgue C ou E. Listas 2A e 3A Encontro do dia 23 de março de 2015 No que se refere ao recesso parlamentar, julgue C ou E. 1) Durante o período de recesso parlamentar, o deputado deverá ser empossado perante a Mesa. 2)

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Do Presidente e Vice-Presidente da República (Art. 076 a 083) Professor André Vieira Direito Constitucional Aula XX FORO POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO Autoridade Comum Responsabilidade

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Responsabilidade do Presidente da República e Lei nº 1.079 de 1950 (Crimes de Responsabilidade) Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Responsabilidade do Presidente da

Leia mais

AULA 3 Métodos de interpretação constitucional 2; Questão de concurso

AULA 3 Métodos de interpretação constitucional 2; Questão de concurso SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 1 Constitucionalismo; Origem, conceito e objeto; Fontes do Direito Constitucional; Neoconstitucionalismo; Transconstitucionalismo; Questão de concurso CAPÍTULO

Leia mais

Pormenorizando a polêmica do mensalão e a Constituição Federal.

Pormenorizando a polêmica do mensalão e a Constituição Federal. Pormenorizando a polêmica do mensalão e a Constituição Federal. Devido às diversas dúvidas dos alunos sobre o tema, que com certeza será explorado nos concursos vindouros, este artigo tem o intuito de

Leia mais

TEMA 3: PODER LEGISLATIVO

TEMA 3: PODER LEGISLATIVO TEMA 3: PODER LEGISLATIVO EMENTÁRIO DE TEMAS: A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal (art.

Leia mais

Aula 09 MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL. Com organização simétrica ao Poder Judiciário, o Ministério Público foi concebido pela

Aula 09 MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL. Com organização simétrica ao Poder Judiciário, o Ministério Público foi concebido pela Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral. Aula: Ministério Público Eleitoral. Organização e atribuições. Organização do eleitorado. Divisão interna da Justiça Eleitoral. Professor (a): Bruno Gaspar

Leia mais

1. Trata-se de mandado de segurança, com pedido de medida liminar, impetrado pelo Deputado Federal Fernando DestitoFrancischini,

1. Trata-se de mandado de segurança, com pedido de medida liminar, impetrado pelo Deputado Federal Fernando DestitoFrancischini, Medida Cautelar Em Mandado de Segurança 34.767 Distrito Federal Relator Impte.(s) Adv.(a/s) Proc.(a/s)(es) Proc.(a/s)(es) Adv.(a/s) : Min. Roberto Barroso : Fernando DestitoFrancischini : Gustavo SwainKfouri

Leia mais

Processo Legislativo Constitucional Aula 1 (parte final) IGEPP Prof. Leo van Holthe

Processo Legislativo Constitucional Aula 1 (parte final) IGEPP Prof. Leo van Holthe Processo Legislativo Constitucional Aula 1 (parte final) IGEPP Prof. Leo van Holthe Fase constitutiva A fase constitutiva abrange a deliberação parlamentar (exame, discussão e votação); e deliberação executiva

Leia mais

TEMA 15: PROCESSO LEGISLATIVO

TEMA 15: PROCESSO LEGISLATIVO TEMA 15: PROCESSO LEGISLATIVO EMENTÁRIO DE TEMAS: Processo Legislativo: atos legislativos; fases de elaboração; iniciativa; LEITURA OBRIGATÓRIA MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo.

Leia mais

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES ELEIÇÕES 2018 PRESIDENTE (04 anos) 1 reeleição GOVERNADOR (04 anos) 1 reeleição SENADOR (08 anos) sem limite DEPUTADO FEDERAL (04 anos) sem limite DEPUTADO ESTADUAL/DISTRITAL (04 anos) sem limite PRINCIPAIS

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Deputados e dos Senadores (Art. 053 a 056) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção V DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES Art. 53. Os Deputados

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Comissões Parlamentares e Comissões Parlamentares de Inquérito Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Deliberações (art. 47, CF/88): Salvo disposição constitucional em

Leia mais

... 5º São inelegíveis para os mesmos cargos, no período imediatamente subsequente, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do

... 5º São inelegíveis para os mesmos cargos, no período imediatamente subsequente, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Reforma as instituições político-eleitorais, alterando os arts. 14, 17, 57 e 61 da Constituição Federal, e cria regras temporárias para vigorar no período de transição para o novo modelo, acrescentando

Leia mais

PROJETO DE PROPOSTA DE REGULAMENTO DE ESTATUINTE RESOLUÇÃO Nº X de xx de setembro de 2014

PROJETO DE PROPOSTA DE REGULAMENTO DE ESTATUINTE RESOLUÇÃO Nº X de xx de setembro de 2014 PROJETO DE PROPOSTA DE REGULAMENTO DE ESTATUINTE RESOLUÇÃO Nº X de xx de setembro de 2014 Regulamenta o processo de elaboração do Estatuto, do Regimento Geral, do Projeto Pedagógico Institucional e do

Leia mais

Constitucional. Informativos STF e STJ (julho/2017)

Constitucional. Informativos STF e STJ (julho/2017) Constitucional Informativos STF e STJ (julho/2017) Professor Marcelo Tavares www.masterjuris.com.br TEMA: PROCESSO LEGISLATIVO INFORMATIVO 870 PROCESSO : MS 27931/DF, rel. Min. Celso de Mello, julgamento

Leia mais

LEI Nº 6.534, DE 26 DE MAIO DE 1978.

LEI Nº 6.534, DE 26 DE MAIO DE 1978. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA LEI Nº 6.534, DE 26 DE MAIO DE 1978. Dispõe sobre a escolha e o registro, pelos Partidos Políticos, de candidatos às eleições de 1978, para Governadores e Vice- Governadores,

Leia mais

Aula nº. 26 EXERCÍCIOS PARTE II

Aula nº. 26 EXERCÍCIOS PARTE II Curso/Disciplina: Teoria Geral do Estado Aula: Exercícios Parte II - 26 Professor(a): Marcelo Leonardo Tavares Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 26 EXERCÍCIOS PARTE II SUIÇA QUESTÕES 1. COMO FOI A FORMAÇÃO

Leia mais

Reforma (Emendas e Revisão) e Mutação da Constituição

Reforma (Emendas e Revisão) e Mutação da Constituição 01 Q213351 Direito Constitucional Direitos Políticos BETA Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: TRT 11ª Região (AM)Prova: Analista Judiciário Execução de Mandados Willian, inglês, maior de trinta e cinco anos de

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático

Índice Geral. Índice Sistemático Índice Geral CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL... 17 LEI COMPLEMENTAR Nº 64, DE 18 DE MAIO DE 1990... 167 CÓDIGO ELEITORAL LEI Nº 4.737, DE 15 DE JULHO DE 1965... 307 LEI Nº 9.504, DE 30 DE

Leia mais

Luís Roberto Barroso

Luís Roberto Barroso Brasília, 17 de dezembro de 2008. Excelentíssimo Senhor Senador GARIBALDI ALVES FILHO M.D. Presidente do Senado Federal Senhor Presidente: Examinei, com a imparcialidade que se impunha e com a objetividade

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2012

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2012 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2012 Altera os arts. 102, 105, 108 e 125 da Constituição Federal para extinguir o foro especial por prerrogativa de função nos casos de crimes comuns. As Mesas

Leia mais

PEC 38/2016 Diminuição do número de deputados. Agora vai?

PEC 38/2016 Diminuição do número de deputados. Agora vai? PEC 38/2016 Diminuição do número de deputados. Agora vai? PEC 38/2016. Esse é um assunto que nunca sai de pauta. Entra ano sai ano e a discussão persiste acerca da quantidade de deputados federais no Congresso

Leia mais

Como pensa o examinador em provas para o Ministério Público-SC? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO -

Como pensa o examinador em provas para o Ministério Público-SC? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Curso Resultado Um novo conceito em preparação para concursos! Como pensa o examinador em provas para o Ministério Público-SC? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Trabalho finalizado em agosto/2015.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Presidente da República, Vice-Presidente da República e Ministros de Profª. Fabiana Coutinho - Poder Executivo Presidente da República, auxiliado por Ministros de

Leia mais

PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente 1. PODER CONSTITUINTE NATUREZA DO PODER CONSTITUINTE:...

PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente 1. PODER CONSTITUINTE NATUREZA DO PODER CONSTITUINTE:... 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente Precedentes: RExt 466.343 RExt 349.703 HC 87.585 1. PODER CONSTITUINTE Poder de elaborar

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003 COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 77, DE 2014 Suprime o 5º do art. 14 e dá nova redação ao 1º do

Leia mais

Partidos Políticos (continuação)

Partidos Políticos (continuação) Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Eleitoral - 07 Professor: André Marinho Monitor: Paula Ferreira Aula 07 Partidos Políticos (continuação) 6. Filiação Partidária (continuação) Em relação

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE (do Sr. Deputado Zé Geraldo e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE (do Sr. Deputado Zé Geraldo e outros) 1 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE 2013. (do Sr. Deputado Zé Geraldo e outros) Altera dispositivos constitucionais, instituindo mandato com duração de 10 anos, vedando a recondução para os Ministros

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 1.120, DE 2007

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 1.120, DE 2007 PROJETO DE LEI Nº 1.120, DE 2007 Autor: Deputado RODRIGO ROLLEMBERG : I RELATÓRIO Em exame o Projeto de Lei em epígrafe, de autoria do nobre Deputado RODRIGO ROLLEMBERG, que tem por objetivo dispor sobre

Leia mais

1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei

1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei 1. O processo legislativo compreende a elaboração, entre outros, de propostas de emenda à Constituição, projetos de lei complementar, projetos de lei ordinária e projetos de resolução. ERRADO, art. 59,

Leia mais

4 PODER LEGISLATIVO 4.1 PERDA DOS MANDATOS DOS PARLAMENTARES CONDENADOS CRIMINALMENTE 14, 3º, II,

4 PODER LEGISLATIVO 4.1 PERDA DOS MANDATOS DOS PARLAMENTARES CONDENADOS CRIMINALMENTE 14, 3º, II, 4 PODER LEGISLATIVO 4.1 PERDA DOS MANDATOS DOS PARLAMENTARES CONDENADOS CRIMINALMENTE Se uma pessoa perde ou tem suspensos seus direitos políticos, a consequência disso é que ela perderá o mandato eletivo

Leia mais