Manual de Montagem Protuino FTDi

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Montagem Protuino FTDi"

Transcrição

1 Manual de Montagem Protuino FTDi

2 Componentes do Kit Protuino FTDi 1x FTDi Basic 1x ATMega328p com Bootloader do Arduino UNO 1x Protoboard de 170 furos 5x Jumpers de 10cm macho/macho 4x Jumpers de 5cm macho/macho 1x LED Difuso Verde 5mm 1x LED Difuso Vermelho 5mm 1x Cristal 16Mhz 1x Resistor 10K ohms 2x Resitores 470 ohms 1x Capacitor Cerâmico 100nF/63V

3 Convenções utilizadas nesse documento ATMega328p se refere ao modelo do microcontrolador que acompanha com o Protuino FTDi. FTDi Basic é a placa de comunicação USB com o computador. Pinos se referem as pernas do microcontrolador ATMega328p. Vide a imagem abaixo para conhecer o mapa de pinos e Portas do Arduino Portas são representações das Portas do Arduino, que por sua vez são convenções utilizadas para definir Pinos do ATMega328p. Ou seja, por convenção, dizer Porta 13 do Arduino significa o mesmo que dizer Pino 19 do ATMega328p, e assim por diante. Os nomes em vermelho da imagem acima são Portas do Arduino e as descrições em preto são os Pinos do ATMega328p. Trilhas são sequências de furos da protoboard, agrupados pela mesma canaleta de conexão. Por baixo da capa plástica da protoboard existem canaletas metálicas que ligam os pontos entre si, formando linhas. Na protoboard, dizer conectar na trilha do pino 1 do ATMega328p, significa ligar em qualquer furo da mesma linha Pino 1 do em que a perna 1 do ATMega328p se encontra ligada. ATMega328p Exemplo de Linhas de furos conectados por canaletas. As linhas não estão conectadas entre si, apenas os furos dentro da mesma linha.

4 Montagem Passo-A-Passo Chanfro Passo 1 Insira o microcontrolador ATMega328p no centro da protoboard, conforme mostra a foto. Repare que sobra uma fileira de furos acima do chanfro do chip e duas fileiras abaixo. Porta 13 do Arduino (pino 19 do chip) Trilha vazia abaixo do chip Chanfro Passo 2 Conecte o resistor de 470 ohms entre a porta 13 (pino 19 do ATMega328p) e uma trilha vazia abaixo do chip.

5 Anodo do LED (perna mais comprida) Catodo do LED (perna mais curta) Passo 3 Na mesma trilha do resistor de 470 ohms, conecte o LED vermelho, respeitando o sentido de ligação, sendo o anodo (positivo) na trilha do resistor e o catodo (negativo) na trilha vizinha. Catodo do LED (perna mais curta) Anodo do LED (perna mais comprida) Passo 4 Do outro lado da protoboard, conecte o LED verde nas duas trilhas vazias abaixo do microcontrolador, mas forma invertida em relação ao LED vermelho, ou seja, o catodo (negativo) do LED verde vai na trilha mais próxima ao chip e o anodo (positivo) na trilha mais perto da borda da protoboard.

6 Trilha do pino 8 do microcontrolador, onde também será ligado o negativo da alimentação. Passo 5 Vamos conectar o segundo resistor de 470 ohms, sendo uma perna na mesma trilha do catodo (negativo) do LED verde e a outra perna no negativo da alimentação, ou seja, no pino 8 do ATMega328p. Trilhas dos pinos 9 e 10 do chip, onde deve ser conectado o cristal. Passo 6 O próximo passo é conectar o Cristal de 16Mhz, que não tem sentido correto de ligação. Basta ligar as pernas do cristal nas trilhas dos pinos 9 e 10 do ATMega328p.

7 Trilha do pino de reset Pino 7 do ATMega328p, onde será ligado o positivo da alimentação Passo 7 Conecte então o resistor de 10K ohms entre os pinos 1 e 7 do ATMega328p. Desse modo você estará ligando o resistor de elevação (pull-up) entre o reset (pino 1) e o positivo da alimentação (pino 7). Capacitor do reset, conectado na trilha do pino 1 do chip e na trilha vizinha Passo 8 Aproveite a trilha do reset (pino 1 do chip) para conectar uma perna do Capacitor Cerâmico de 100nF; a outra perna conecte na trilha vazia logo acima do ATMega328p.

8 Jumper vermelho de 5cm na trilha do pino 7 do chip Passo 9 Utilize um dos jumpers pequenos, de cor vermelha, para conectar na trilha do pino 7 do ATMega328p. Jumper azul de 5cm na trilha do pino 8 do chip Passo 10 Utilize outro dos jumpers pequenos, agora de cor azul, para conectar na trilha do pino 8 do ATMega328p.

9 Trilha do pino 22 do chip, onde a outra ponta do jumper azul deve ser conectada Passo 11 Conecte a outra ponta do jumper da cor azul do outro lado do ATMega328p, na trilha do pino 22. Trilha do pino 20 do chip, onde a outra ponta do jumper azul deve ser conectada Passo 12 Conecte a outra ponta do jumper da cor vermelha do outro lado do ATMega328p, na trilha do pino 20.

10 Jumper do catodo (negativo) do LED vermelho, da porta 13 do Arduino. Passo 13 Conecte outro jumper da cor azul na trilha do catodo do LED vermelho. Passo 14 Este jumper do LED vermelho da porta 13 deve ter sua outra ponta ligada na mesma trilha do pino 22 do ATMega, que será posteriormente ligada ao negativo da fonte de alimentação.

11 Passo 15 Outro jumper vermelho deve ter uma ponta conectada na mesma trilha do pino 7 do ATMega328p. Passo 16 A outra ponta do jumper vermelho deve ser conectada na trilha do anodo (positivo) do LED verde. Este pino 7 do ATMega328p está conectado ao pino 20 através de um jumper vermelho que posteriormente terá sua trilha ligada ao positivo da fonte de alimentação.

12 RXO TXD 5V/3,3V depende do jumper DTR Jumper de configuração da voltagem de saída: 5V ou 3,3V GND Módulo FTDi Basic, responsável pela alimentação e comunicação USB entre o Protuino FTDi e o Computador. Veja os nomes dos pinos na imagem acima. A partir do próximo passo vamos ligar os jumpers neste módulo virado ao contrário, então lembre-se que a ordem dos pinos estará invertida. DTR Fio branco Passo 17 Para completar a montagem, precisamos ligar o módulo FTDi Basic ao Protuino para fornecer alimentação e comunicação com o computador via USB. No ângulo da foto acima, podemos ver o pino DTR como sendo o primeiro, da direita para a esquerda. Vamos conectar um jumper de 10cm, da cor branca nesse pino.

13 RXO Pino Receptor da Serial (fio amarelo) Passo 18 Outro fio, agora amarelo deve ser ligado no próximo alojamento do conector MODU, que é o pino RXD da comunicação Serial. TXD Transmissor da Serial (fio verde) Passo 19 O próximo alojamento do conector recebe um jumper verde, que é o pino do TXD da comunicação Serial.

14 VCC Pino do Positivo da Saída de Alimentação 5/3,3V (fio vermelho) Passo 20 Na sequência ligamos o jumper vermelho no quarto alojamento da direita para esquerda, que é o pino de alimentação de 5V (configurável por jumper, consulte o Manual Técnico do Protuino FTDi). GND Pino do Negativo da Saída de Alimentação 5V/3,3V (fio preto) Passo 21 Agora atenção! O jumper preto vai no último alojamento da esquerda, pulando um espaço entre o jumper vermelho. Esse pino mais da esquerda é o negativo da fonte de 5V, ou GND.

15 DTR Passo 22 Vamos agora conectar os jumpers do FTDi Basic no Protuino, começando pelo jumper branco na trilha do capacitor de reset, conforme a foto acima. TXD Passo 23 O jumper verde ligamos na trilha do pino 2 do ATMega328p.

16 RXO Passo 24 Conecte então o jumper amarelo no pino 3 do ATMega328p. Positivo da Alimenação Passo 25 Finalmente conecte os jumpers de alimentação, começando pelo vermelho na trilha do pino 20 do ATMega328p.

17 Negativo da Alimentação Passo 26 Finalmente conecte o jumper preto na trilha do pino 22 do ATMega328p. O resultado da montagem deve se parecer com este da foto acima. Revise todas as ligações e conecte o módulo FTDi Basic na USB do computador e comece o processo de instalação do driver. Veja maiores detalhes sobre a instalação do driver no Manual de Instalação do Driver do FTDi Basic.

Manual Técnico Protuino FTDi

Manual Técnico Protuino FTDi Manual Técnico Protuino FTDi Introdução Protuino é uma palavra derivada de Protoboard e Arduino, ou seja, um Arduino montado em uma Protoboard. É uma plataforma educacional que visa ensinar os fundamentos

Leia mais

Manual Técnico FTDi Basic por seriallink.com.br

Manual Técnico FTDi Basic por seriallink.com.br Manual Técnico FTDi Basic por seriallink.com.br Introdução FTDi Basic é um módulo que permite uma conexão entre microcontroladores do Arduino com computadores. Este módulo é utilizado em versões especiais

Leia mais

PROTOTIPAGEM ELETRÔNICA DO IMD PENTATRONIX

PROTOTIPAGEM ELETRÔNICA DO IMD PENTATRONIX PROTOTIPAGEM ELETRÔNICA DO IMD PENTATRONIX 1) CONCEITO DE PROTOBOARD Fonte: Fritzing http://fritzing.org/home/ adaptado por Fátima Rosas. Protoboard ou matriz de contato é uma placa com diversos furos

Leia mais

Projeto No. 15 Sensor Óptico Reflexivo

Projeto No. 15 Sensor Óptico Reflexivo Projeto No. 15 Sensor Óptico Reflexivo Neste projeto vamos utilizar um Sensor Óptico Reflexivo TCRT5000 para implementar um interruptor de proximidade. Desta forma, não será necessário que a pessoa toque

Leia mais

Manual Técnico Arduino Supervisório RTC (Real Time Clock)

Manual Técnico Arduino Supervisório RTC (Real Time Clock) Manual Técnico Arduino Supervisório RTC (Real Time Clock) 2014 Todos os direitos reservados Página 1 de 17 Sumário Manual Técnico...1 Introdução...3 Características...4 Módulos Integrados...5 Arduino Supervisório

Leia mais

Arquitetura do Microcontrolador Atmega 328

Arquitetura do Microcontrolador Atmega 328 Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Secretaria Executiva de Educação Profissional Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães ETEPAM Arquitetura do Microcontrolador Atmega

Leia mais

SICILIANO TECNOLOGIA

SICILIANO TECNOLOGIA SICILIANO TECNOLOGIA Desenvolvimento de Projetos e Soluções www.sicilianotecnologia.com.br Manual da Placa Gravador AT89C51ED2-LP-RE2 - VER 1.0 Características: - Totalmente compatível com 8051; - Fácil

Leia mais

Documentação da Eletrônica do Time Caboclinhos

Documentação da Eletrônica do Time Caboclinhos Documentação da Eletrônica do Time Caboclinhos 1. Placas de Circuito Impresso do Robô em Tamanho Real Figura 1. Placa do jogador com rádio com uma barra de pinos simples 1x8. Figura 2. Distribuição dos

Leia mais

Placa DMX 108 canais LED (versão 2)

Placa DMX 108 canais LED (versão 2) Placa DMX 108 canais LED (versão 2) Após ler o manual veja também o exemplo de ligação da placa de 108 canais (este exemplo se refere a versão antiga desta placa, mas as ligações são idênticas). Introdução

Leia mais

APÊNDICE: Sensores e Componentes

APÊNDICE: Sensores e Componentes APÊNDICE: Sensores e Componentes LED's (vermelho, verde, amarelo) LED é um diodo emissor de luz que, quando alimentado corretamente, permite o fluxo de energia apenas em um sentido. É um componente polarizado

Leia mais

Manual Montagem RX/TX Ararinha 4b Parte 1 PY2MG Versão Mutirão Rev. 0

Manual Montagem RX/TX Ararinha 4b Parte 1 PY2MG Versão Mutirão Rev. 0 Manual Montagem RX/TX Ararinha 4b Parte 1 PY2MG Versão Mutirão Rev. 0 1 Siga corretamente as instruções e encontrando alguma coisa diferente do informado no manual, não prossiga a montagem, procure primeiro

Leia mais

Leitor MaxProx-PC. O leitor de cartões de proximidade MaxProx-PC é destinado aos Integradores de Controle de Acesso.

Leitor MaxProx-PC. O leitor de cartões de proximidade MaxProx-PC é destinado aos Integradores de Controle de Acesso. Leitor MaxProx-PC O leitor de cartões de proximidade MaxProx-PC é destinado aos Integradores de Controle de Acesso. Ele foi especialmente projetado para controle de acesso, para ser usado no modo de operação

Leia mais

- Clique aqui e veja o video deste curso - Clique aqui para ver as imagens deste curso

- Clique aqui e veja o video deste curso - Clique aqui para ver as imagens deste curso Preço R$ 129.00 Compre aqui Entre para o fascinante mundo do Arduino, são mais de 80 videoaulas e mais de 8 gigabyte em arquivos. Veja abaixo o cronograma e imagens desse curso de, você irá aprender muito:

Leia mais

Manual Técnico Driver Chopper 5A Para Motor de Passo

Manual Técnico Driver Chopper 5A Para Motor de Passo Manual Técnico Driver Chopper 5A Para Motor de Passo Introdução Compatível com motores de passo de até 5 amperes por fase, com tensão de alimentação até 48V, bipolares e unipolares. Este driver possui

Leia mais

Controle remoto de 4 canais utilizando módulo de RF 433 Mhz

Controle remoto de 4 canais utilizando módulo de RF 433 Mhz Controle remoto de 4 canais utilizando módulo de RF 433 Mhz O objetivo principal deste artigo é mostrar a funcionalidade do módulo de transmissão RF (FS1000A transmissor) + recepção de RF. Para demonstrar

Leia mais

LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DIGITAL Experiência 1: Medidas Elétricas. Realização de medidas elétricas de tensão e corrente em circuitos resistivos.

LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DIGITAL Experiência 1: Medidas Elétricas. Realização de medidas elétricas de tensão e corrente em circuitos resistivos. 1 1. Objetivos Realização de medidas elétricas de tensão e corrente em circuitos resistivos. 2. Conceito 2.1 Matriz de contatos Uma grande parte dos circuitos eletrônicos, especialmente os digitais, quando

Leia mais

AVISO DE RETIFICAÇÃO I

AVISO DE RETIFICAÇÃO I AVISO DE RETIFICAÇÃO I EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº. 629/2013 O SENAI-PR, através de sua Comissão de Licitação, torna pública RETIFICAÇÃO referente ao edital de licitação acima relacionado, conforme

Leia mais

O jeito fácil de aprender!

O jeito fácil de aprender! O jeito fácil de aprender! ETS - Educational Training Shield Manual do Usuário Versão 1.1 www.ezduino.com info@ezduino.com PREFÁCIO A partir de uma detalhada pesquisa o "EZduino Team" elaborou o ETS -

Leia mais

Manual Técnico Arduino Supervisório 64

Manual Técnico Arduino Supervisório 64 Manual Técnico Arduino Supervisório 64 2014 Todos os direitos reservados Página 1 de 19 Sumário Manual Técnico...1 Introdução...3 Características...3 Programação...3 Comparação Entre Arduino Supervisório

Leia mais

Projeto No. 19 Contador Binário com Chave Rotativa

Projeto No. 19 Contador Binário com Chave Rotativa Projeto No. 19 Contador Binário com Chave Rotativa O objetivo deste projeto é utilizar três LEDs para mostrar os números entre 0 e 7 no sistema de numeração binário, ou seja 0 (Desligado - LOW) ou 1 (Ligado

Leia mais

Usando 123D: Led e Protoboard

Usando 123D: Led e Protoboard Prática Arduino Roteiro de Aula Prática Nome: Matric.: Usando 123D: Led e Protoboard O que é? E o por quê de usá-lo? 123D é uma página online que permite você simular placas e circuitos de maneira fácil,

Leia mais

Manual Placa Expansão PE v1.0 Copyright VW Soluções

Manual Placa Expansão PE v1.0  Copyright VW Soluções Apresentação A placa de expansão PE.v1.0 tem como objetivo aumentar as I/O do CLP PIC40 ou CLP PIC28 de acordo com a necessidade do cliente. A placa de expansão pode ter no máximo 8 I/O, ou seja, até 8

Leia mais

GERENCIE SEUS VEÍCULOS E REDUZA CUSTOS

GERENCIE SEUS VEÍCULOS E REDUZA CUSTOS 1 CONTEÚDO POR VEÍCULO A B C D E F G 1 Módulo Rastreador 1 Antena GPS 1 Antena GSM 1 Chicote elétrico com botão de pânico 1 Leitor de Chave do Motorista (opcional) Chaves do motorista (opcional) Relê de

Leia mais

MONTAGEM DE CIRCUITOS

MONTAGEM DE CIRCUITOS EXPERIÊNCIA MONTAGEM DE CIRCUITOS OBJETIVOS: - Conhecer as definições de circuito elétrico; - Manusear os componentes fisicamente; - Aprender os processos de montagem de circuitos; - Aprender montar circuitos

Leia mais

Manual Montagem Analisador Transistores TESTRANS PY2MG

Manual Montagem Analisador Transistores TESTRANS PY2MG 1 PY2MG Manual Montagem Analisador Transistores TESTRANS PY2MG Foto Kit montado pelo Paulo Cesar 2 PY2MG Este analisador de transistores pode ser alimentado tanto por bateria de nove volts, bem como por

Leia mais

Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0

Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0 Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0 O Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0 foi desenvolvido tendo em vista a integração de vários periféricos numa só placa, evitando o uso de protoboards e facilitando

Leia mais

Arduino. Introdução aos Componentes Básicos. Leonardo Mauro P. Moraes. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Arduino. Introdução aos Componentes Básicos. Leonardo Mauro P. Moraes. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Arduino Introdução aos Básicos Leonardo Mauro P. Moraes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Ponta Porã - MS 2016 1 Introdução 2 Arduino 3 4 Encerramento Introdução Arduino 1 Introdução Arduino

Leia mais

Manual Montagem EQMIC PY2MG

Manual Montagem EQMIC PY2MG 1 Manual Montagem EQMIC PY2MG 2 Atenção= Antes de iniciar a montagem, lembre-se de usar ferro de solda de 30W para soldagem dos componentes. Use solda de boa qualidade, liga tipo 60/40. Siga as instruções

Leia mais

DK105 GROVE. Sonar. Radiuino

DK105 GROVE. Sonar. Radiuino DK105 GROVE Sonar Radiuino O presente projeto visa mostrar uma básica aplicação com o Kit DK 105 Grove. Utilizamos um sonar ultrassônico Grove juntamente ao nó sensor para medir distância de obstáculos.

Leia mais

Data Sheet FBEE Kit V05

Data Sheet FBEE Kit V05 Data Sheet FBEE Kit V05 IEEE 802.15.4 SUPORTA PROTOCOLOS ZIGBEE E MIWI REV 02 1 Rev02 1. INTRODUÇÃO Este capítulo faz uma introdução às características do kit de demonstração FBee Kit. Este capítulo discute:

Leia mais

Application Note FBEE Controle de Placas com entradas Analógicas REV01. 1 Rev01

Application Note FBEE Controle de Placas com entradas Analógicas REV01. 1 Rev01 Application Note FBEE Controle de Placas com entradas Analógicas REV01 1 Rev01 1. INTRODUÇÃO Este capítulo faz uma introdução às características do kit de demonstração FBee Kit. Este capítulo discute:

Leia mais

TEMPORIZADOR MICROCONTROLADO PARA BACKLIGHT DO RÁDIO TURNIGY 9X

TEMPORIZADOR MICROCONTROLADO PARA BACKLIGHT DO RÁDIO TURNIGY 9X TEMPORIZADOR MICROCONTROLADO PARA BACKLIGHT DO RÁDIO TURNIGY 9X Por: José Carlos Santa Cruz Engenheiro de Computação - dezembro de 2016 cientistaespacial@gmail.com A fim de evitar o consumo excessivo de

Leia mais

Filtros Passa alta e passa baixa

Filtros Passa alta e passa baixa Filtros Passa alta e passa baixa Objetivo: Medir a corrente elétrica sobre o indutor e o capacitor em um circuito em paralelo de corrente alternada (AC). Materiais: (a) Dois resistores de igual resistência

Leia mais

Geodigitus Pág. 1. INCLINÔMETRO DIGITAL Ver. 1.02

Geodigitus Pág. 1. INCLINÔMETRO DIGITAL Ver. 1.02 GEODIGITUS - Equip. Eletrônicos - Fone: (31) 3498-4585 www.geodigitus.com.br - geodigitus@geodigitus.com.br Franmar Eletrônica do Brasil Ltda. Av. Nossa Sra. do Carmo 1650 lj43 Bairro São Pedro 30330-000

Leia mais

Manual Placa DMX 4 pixels RGB para pista/piso de LED

Manual Placa DMX 4 pixels RGB para pista/piso de LED Manual Placa DMX 4 pixels RGB para pista/piso de LED 2016 Lumikit Sistemas para Iluminação rev.3 06/07/2017 Lumikit Sistemas para Iluminação www.lumikit.com.br 1 SUMÁRIO 1. Introdução 3 2. Conexões da

Leia mais

DK105 GROVE. Temperatura e Umidade. Radiuino

DK105 GROVE. Temperatura e Umidade. Radiuino DK105 GROVE Temperatura e Umidade Radiuino O presente projeto visa mostrar uma básica aplicação com o Kit DK 105 Grove. Utilizamos um sensor de umidade e temperatura Grove juntamente ao nó sensor para

Leia mais

Gravadora USB para Microcontroladores AVR Atmel

Gravadora USB para Microcontroladores AVR Atmel Gravadora USB para Microcontroladores AVR Atmel Luis Felipe da Cruz Figueredo, Felipe Brandão Cavalcanti Adaptado do projeto original de Thomas Fischl Abril xx, 2009 Resumo Esta nota técnica descreve os

Leia mais

Versão Mutirão, Rev. 0

Versão Mutirão, Rev. 0 Página 1 de 1 Manual Montagem PA Ararinha 4b Versão Mutirão, Rev. 0 Foto PA protótipo Página 2 de 2 Siga corretamente as instruções e encontrando alguma coisa diferente do informado no manual, não prossiga

Leia mais

Manual Técnico Módulo de Relê 4 Canais

Manual Técnico Módulo de Relê 4 Canais Manual Técnico Módulo de Relê 4 Canais Introdução Módulo de relês de contato para acionamento de cargas através de microcontroladores Arduino/PIC/8051 com 4 saídas. Acionamento através de sinal lógico

Leia mais

Título: MANUAL TÉCNICO DO CARTÃO PWAC III. Página: Página 1 de 6

Título: MANUAL TÉCNICO DO CARTÃO PWAC III. Página: Página 1 de 6 Página 1 de 6 1) Introdução: O cartão PWAC III é uma interface entre catracas, torniquetes ou baias ópticas e quaisquer sistemas de validadores, ou similares, convenientemente configurados para transmitir

Leia mais

Educação Profissional Técnico em Eletroeletrônica. Prática 4 Arduino. Alunos: Nota:

Educação Profissional Técnico em Eletroeletrônica. Prática 4 Arduino. Alunos: Nota: SENAI Arcos CFP Eliezer Vitorino Costa Educação Profissional Técnico em Eletroeletrônica Turma: TET04T-3 Prática 4 Arduino. Alunos: Nota: Instrutor: Raphael Roberto Ribeiro Silva 08/03/2017 Valor: 2,5

Leia mais

Manual Montagem Lcmeter4

Manual Montagem Lcmeter4 Página 1 de 8 Manual Montagem Lcmeter4 Rev. 0 LCmeter4 colocado em um gabinete O gabinete não faz parte do Kit Página 2 de 8 Antes de iniciar a montagem, leia o manual até o final, pois muitas perguntas

Leia mais

Fonte Regulável 0 30 Volts 2 Ampéres Com Voltimetro Digital. LM723 e ICL7107

Fonte Regulável 0 30 Volts 2 Ampéres Com Voltimetro Digital. LM723 e ICL7107 Fonte Regulável 0 30 Volts 2 Ampéres Com Voltimetro Digital. LM723 e ICL7107 \\ D1 a D4 sao retificadores bem como C1 e C2 tornando a tensão VDC, o LM723 é o regulador de tensão de precisão, e funciona

Leia mais

Manual Placa Expansão PE v2.0 Copyright 2011 VW Soluções

Manual Placa Expansão PE v2.0  Copyright 2011 VW Soluções Apresentação A placa de expansão PE.v2.0 tem como objetivo aumentar as I/Os do CLP PIC40 ou CLP PIC28 de acordo com a necessidade do cliente. A placa de expansão pode ter no máximo 8 I/O, ou seja, até

Leia mais

Seqüencial de Leds utilizando o microcontrolador PIC16F628A Vitor Amadeu

Seqüencial de Leds utilizando o microcontrolador PIC16F628A Vitor Amadeu Seqüencial de Leds utilizando o microcontrolador PIC16F628A Vitor Amadeu A Cerne Tecnologia e Treinamento, estará neste mês de agosto, abrindo várias seções mostrando o que é, para que servem e onde são

Leia mais

Manual Montagem CWDecoder. Parte1

Manual Montagem CWDecoder. Parte1 1/ 10 PY2MG Manual Montagem CWDecoder Software de IK3OIL Parte1 2/ 10 PY2MG Siga as instruções passo a passo para ter sucesso na montagem. Não tenha pressa e ao colocar os componentes, seja cuidadoso.

Leia mais

Use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware

Use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware Aprenda a montar seu computador Recomendações: Use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware Colocação da Placa Mãe no Gabinete. Vamos pegar a placa-mãe sem nenhum periférico adicional

Leia mais

Manual Montagem FMRX1

Manual Montagem FMRX1 1 PY2MG Manual Montagem FMRX1 Receptor Superheteródino FM 1,5 a 110MHz 2 PY2MG Siga as instruções passo a passo para ter sucesso na montagem. Não tenha pressa e ao colocar os componentes, seja cuidadoso.

Leia mais

A c t i o n B u s i n e s s w w w. a c t i o n b u s i n e s s. c o m. b r Página 1

A c t i o n B u s i n e s s w w w. a c t i o n b u s i n e s s. c o m. b r Página 1 SISTEMA DE DETEÇÃO DE DESARME DE DR (DIFERENCIAL RESIDUAL) ACTION SMART DR I DESCRIÇÃO Sistema automatizado com dispositivo de coleta de dados baseado em sensor de variação de tensão 5,01V DC que detecta

Leia mais

ETAPAS PARA A CONSTRUÇÃO DA SONDA

ETAPAS PARA A CONSTRUÇÃO DA SONDA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Física Meninas na Ciência Ensino de Robótica Construção da Sonda Desenvolvido por Bruno Mateus Schmidt. Orientadores: Carolina Brito e Maria Inês

Leia mais

Manutenção de Computadores. Aula básica e prática

Manutenção de Computadores. Aula básica e prática Manutenção de Computadores Aula básica e prática Gabinete Alguns cuidados a serem tomados Devemos ter cuidado com alguns tópicos importantes antes de abrir o gabinete do computador. Desligue o computador

Leia mais

MINICURSO DE ARDUINO AULA 01. Gabriel de Melo Souza Lucas Nunes de Carvalho Max Rodrigues Marques Victor Paiva de Oliveira

MINICURSO DE ARDUINO AULA 01. Gabriel de Melo Souza Lucas Nunes de Carvalho Max Rodrigues Marques Victor Paiva de Oliveira Gabriel de Melo Souza Lucas Nunes de Carvalho Max Rodrigues Marques Victor Paiva de Oliveira PET Engenharia Elétrica UFRN ufrnpetee@gmail.com facebook.com/ufrnpetee MINICURSO DE ARDUINO AULA 01 SUMÁRIO

Leia mais

Manual Montagem Lcmeter II

Manual Montagem Lcmeter II Página 1 de 1 Manual Montagem Lcmeter II Rev. 0 Página 2 de 2 Antes de iniciar a montagem, leia o manual até o final, pois muitas perguntas serão respondidas no seu devido lugar. A placa que está recebendo,

Leia mais

Brasil. Manual do usuário BT-03i

Brasil. Manual do usuário BT-03i Manual do usuário BT-03i 1 Aspectos Gerais Índice Iniciando Como atender o telefone Especificações 2 1. Aspectos Gerais A P E D F 1-1 Teclas de Função: C A P Gancho de Silicone tecla Power C Controle de

Leia mais

IO1000. Designação do tipo. Módulo I/O. Descrição do produto TRADUÇÃO DE INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO ORIGINAIS

IO1000. Designação do tipo. Módulo I/O. Descrição do produto TRADUÇÃO DE INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO ORIGINAIS TRADUÇÃO DE INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO ORIGINAIS IO1000 Designação do tipo Descrição do produto Módulo I/O Nº do catálogo a partir da versão do software Nº do documento 560-310 Módulo I/O 1.11 jiqc10pt1-c

Leia mais

Simulador de sonda lambda inteligente

Simulador de sonda lambda inteligente t65 Simulador de sonda lambda inteligente APRESENTAÇÃO E CARACTERÍSTICAS O Simulador de sonda lambda inteligente T65 é um módulo eletrônico desenvolvido para efetuar a simulação do sinal do sensor de sonda

Leia mais

Básico de esquemas elétricos

Básico de esquemas elétricos Básico de esquemas elétricos Ciclo de Desenvolvimento de Hardware Definição dos Requisitos Revisão dos requisitos Definição dos Blocos (arquitetura) Escolha de Fornecedores e Novos componentes Projeto

Leia mais

Placa de desenvolvimento USB AFSmartBoard utiliza PIC18F4550 da Microchip, microcontrolador com o Flash 32kb, 2048 bytes de memória RAM

Placa de desenvolvimento USB AFSmartBoard utiliza PIC18F4550 da Microchip, microcontrolador com o Flash 32kb, 2048 bytes de memória RAM Guia rápido AFSmart Board PIC18F4550-I/P Placa de desenvolvimento USB AFSmartBoard utiliza PIC18F4550 da Microchip, microcontrolador com o Flash 32kb, 2048 bytes de memória RAM Características Placa para

Leia mais

SP173 Bluetooth SoundBar sistema de som multifuncional

SP173 Bluetooth SoundBar sistema de som multifuncional SP173 Bluetooth SoundBar sistema de som multifuncional Painel frontal do subwoofer 1. Ligar e desligar 2. Aumentar volume 3. Diminuir volume 4. Menu de funções Painel traseiro do subwoofer 1. Entrada auxiliar

Leia mais

FICHA TECNICA DE MONTAGEM E TESTE

FICHA TECNICA DE MONTAGEM E TESTE FICHA TECNICA DE MONTAGEM E TESTE Nome: MOVE - 0 Data Início: 03/Outubro/0 Responsável: Anderson C. Versão: Data Revisão Item Descrição 03/Out/ 000 Todos Edição Status: Situação http://www.addtechcomandos.com.br/interno/fmt/fmt9r0pdf

Leia mais

ARDUINO. Profº. Engº. Robson Dias Ramalho

ARDUINO. Profº. Engº. Robson Dias Ramalho ARDUINO Profº. Engº. Robson Dias Ramalho 3. Microprocessador (E/S) 4. Memória RAM (E/S) 5. Placa de vídeo (E/S) 8. Disco Rígido (E/S) 9. Mouse (Saída) 10. Teclado (E/S) 2. Placa mãe (barramento de dados)

Leia mais

Laboratório de Processadores I

Laboratório de Processadores I Laboratório de Processadores I A placa de Laboratório de Processadores I (2010/I) possui componentes tanto SMD quanto THRUHOLE e alguns cuidados devem ser tomados para montagem da mesma. As dicas compiladas

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO 07S RQC. Quadro de Comando

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO 07S RQC. Quadro de Comando MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO RQC 07S Quadro de Comando www.compatec.com.br 1. Apresentação... 3 2. Características Gerais... 3 3. Conhecendo o seu produto... 4 4. Diagrama de Ligação... 4 5. Como resetar

Leia mais

// Arduino {? } Mais o que é?..

// Arduino {? } Mais o que é?.. // Arduino {? } Mais o que é?.. // Arduino {? } A origem.. // Arduino {? } A equipe. Dave Mellis Tom Igoe Aluno Programador Gianluca Martino Fabricante de CI's Professor ITP David Cuartielle Engenheiro

Leia mais

Concentradora ATC34C

Concentradora ATC34C Concentradora ATC34C A concentradora ATC34C foi desenvolvida para atender projetos de controle de acesso de pequeno e médio porte Possui entrada para 4 leitores com interface Wiegand e 4 relés para acionamento

Leia mais

Laboratório de Circuitos Digitais 1

Laboratório de Circuitos Digitais 1 Universidade Estadual Paulista Campus de Sorocaba Laboratório de Circuitos Digitais 1 Experimento 02: Montando circuitos combinacionais em protoboard Prof. Alexandre da Silva Simões 2005. Laboratório de

Leia mais

DK105 GROVE. Temperatura Termistor. Radiuino

DK105 GROVE. Temperatura Termistor. Radiuino DK105 GROVE Temperatura Termistor Radiuino O presente projeto visa mostrar uma básica aplicação com o Kit DK 105 Grove. Utilizamos um sensor de temperatura Grove juntamente ao nó sensor para medir a temperatura

Leia mais

Commbox. CENTRAL MAP10 Manual descritivo.

Commbox. CENTRAL MAP10 Manual descritivo. Commbox CENTRAL MAP10 Manual descritivo www.commbox.com.br SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 4 1.0 - CONHECENDO A CENTRAL MAP10... 5 1.1 - VISTA EXTERNA CENTRAL MAP10... 5 1.2 - VISTA INTERNA CENTRAL MAP10... 6 Características...

Leia mais

Painel de Monitoramento e Controle PASE Manual de Instalação Características:

Painel de Monitoramento e Controle PASE Manual de Instalação Características: Painel de Monitoramento e Controle PASE Manual de Instalação Características: Entrada para sensor de nível 4 20mA Entrada para sensor de condutividade RS485 Comando e monitoramento remoto da bomba Fácil

Leia mais

Arduino. Prof. Jener Toscano Lins e Silva

Arduino. Prof. Jener Toscano Lins e Silva Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Secretaria Executiva de Educação Profissional Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães ETEPAM Introdução ao Arduino Prof. Jener Toscano

Leia mais

Arduino. Prof. Maurício Dias

Arduino. Prof. Maurício Dias Arduino Prof. Maurício Dias Percepção e Ação Sistemas embarcados Atuação: Sensores: percebem o que acontece com o mundo externo Atuadores: atuam no mundo externo Arduino Hardware livre Software livre Diferentes

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO TÉCNICA GPS MD-1052

MANUAL DE INSTALAÇÃO TÉCNICA GPS MD-1052 Manual de Instalação Técnica _Rev-GPS_MD-1052 ECIL INFORMÁTICA IND. E COM. LTDA Av. Tamboré, 973 - CEP: 06460-000 Alphaville Centro industrial e empresarial Barueri SP Tel.:+55(11) 4133-1440 Fax:+55(11)

Leia mais

Introdução à Plataforma ARDUINO

Introdução à Plataforma ARDUINO MINICURSO Introdução à Plataforma ARDUINO PET Mecatrônica/BSI Geruza M. Bressan O que é um microcontrolador (MCU)? É um computador em um chip Processador Memória Entrada/Saída Controla ações e funções

Leia mais

Associação de Resistores

Associação de Resistores Associação de Resistores Objetivo: Medir a corrente elétrica e a diferença de potencial em vários ramos e pontos de um circuito elétrico resistivo. Materiais: (a) Três resistências nominadas R 1, R 2 e

Leia mais

TUTORIAL DE MONTAGEM. IMPRESSORA 3D GRABER i3 GTMax3D FASE 2: MONTAGEM DA ELETRÔNICA. GTMax3D Tecnologia

TUTORIAL DE MONTAGEM. IMPRESSORA 3D GRABER i3 GTMax3D FASE 2: MONTAGEM DA ELETRÔNICA. GTMax3D Tecnologia TUTORIAL DE MONTAGEM IMPRESSORA 3D GRABER i3 GTMax3D FASE 2: MONTAGEM DA ELETRÔNICA GTMax3D Tecnologia Fase 2: Montagem da Eletrônica: Preparação da Mesa Aquecida (MK2A / MK2B): 1 Termistor 100k 1% com

Leia mais

QSPAVR40 Manual do usuário Ver 1.0

QSPAVR40 Manual do usuário Ver 1.0 QSPAVR40 Manual do usuário Ver 1.0 Introdução: É um excelente kit de microcontrolador da família Mega AVR da Atmel. O kit QSPAVR40 é um kit de desenvolvimento e aprendizagem utilizando microcontroladores

Leia mais

Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2

Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2 Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2 Display de LCD 16 2 Neste Lab, iremos descrever como conectar o sensor BH1750FVI, já citado no Lab 01, ao Arduino Micro e à um display. A indicação

Leia mais

ARDUINO BÁSICO E T A P A 1 O QUE É ARDUINO? Prof. Amadeu Zanon Neto

ARDUINO BÁSICO E T A P A 1 O QUE É ARDUINO? Prof. Amadeu Zanon Neto E T A P A 1 O QUE É ARDUINO? Segundo o site WIKIPEDIA, Arduino é: É um microcontrolador de placa única e um conjunto de software para programá lo. O hardware consiste em um projeto simples de hardware

Leia mais

RECEPTOR RF TX - 4 CANAIS 223-RECHCSMINI-RV10

RECEPTOR RF TX - 4 CANAIS 223-RECHCSMINI-RV10 RECEPTOR RF TX - CANAIS 3-RECHCSMINI-RV0 - PLACA DE CIRCUITO INTERNO DO RECEPTOR TX- (P.C.I.) 3 0 9. - DESCRIÇÃO DA PLACA DE CIRCUITO INTERNO (P.C.I.). - Jumpers - JP E JP para de ajuste do baudrate CAN;

Leia mais

Tutorial Gravador de AT89S52

Tutorial Gravador de AT89S52 Tutorial Gravador de AT89S52 Introdução Neste tutorial o intuito é mostrar a montagem e funcionamento de um gravador de E2PROM. Este gravador permite o programador transferir seus códigos compilados para

Leia mais

Manual Técnico Módulo Ponte H 5A

Manual Técnico Módulo Ponte H 5A Manual Técnico Módulo Ponte H 5A Introdução Módulo de Ponte H 5A para controlar um motores DC de grande porte. Com este módulo é possível controlar o sentido de rotação de motores DC de 5 a 8 Ampères.

Leia mais

EXPERIMENTO 3: CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA

EXPERIMENTO 3: CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA EXPERIMENTO 3: CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA 3.1 OBJETIVOS Verificar experimentalmente as Leis de Kirchhoff 3.2 INTRODUÇÃO Para a resolução de um circuito de corrente contínua (cc), com várias malhas,

Leia mais

Firmware para utilização de comandos AT no módulo ESP

Firmware para utilização de comandos AT no módulo ESP Firmware para utilização de comandos AT no módulo ESP8266-01 1. Utilizando o Arduino como adaptador USB TTL Atualmente, não existe método específico para realizar a gravação de firmwares nos módulos wifi

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE PLACAS ARDUINO

GUIA RÁPIDO DE PLACAS ARDUINO GUIA RÁPIDO DE PLACAS ARDUINO Introdução Existem várias placas Arduino, cada uma tem suas características, prós, contras e recomendações. Escrevemos esse guia rápido para te mostrar de maneira mais clara

Leia mais

Parte 3 Montagem Final e Ajustes

Parte 3 Montagem Final e Ajustes 1/ 11 PY2MG Manual Montagem Maritaca Parte 3 Montagem Final e Ajustes 2/ 11 PY2MG 1- Escolha o gabinete que vai alojar o transceptor. Caso queira, oriente-se pela foto abaixo em que informamos os controles

Leia mais

DR-ISOL4XM3-CS. CNC Control Board Manual

DR-ISOL4XM3-CS. CNC Control Board Manual DR-ISOL4XM3-CS CNC Control Board Manual Por favor, leia com atenção este manual antes de usar utilizar o produto. Por favor, mantenha este manual para futuras referências. Notas de segurança: A placa de

Leia mais

Guia de Instalação Kit de Captura

Guia de Instalação Kit de Captura Guia de Instalação Kit de Captura 1. Conectando o kit no seu equipamento de exames O Divisor possui um total de seis entradas: MIC com 4 pinos, para a entrada de imagem usando o cabo Composite/RCA; MIC

Leia mais

IBRX Sistemas Eletrônicos. Manual técnico. Configuração: IBRX Módulo portão Rev 020216 2. O IBRX Portão funciona em 4 tipos de conexão:

IBRX Sistemas Eletrônicos. Manual técnico. Configuração: IBRX Módulo portão Rev 020216 2. O IBRX Portão funciona em 4 tipos de conexão: IBRX Portão IBRX Módulo portão Rev 020216 2 Manual técnico O IBRX Portão funciona em 4 tipos de conexão: Servidor Cliente Online DHCP Cliente Online Cliente Offline Modo Servidor: Neste modo o módulo cria

Leia mais

Manual Placa DMX 10 pixels RGB

Manual Placa DMX 10 pixels RGB Manual Placa DMX 10 pixels RGB 2011 Lumikit Sistemas para Iluminação rev.0 26/08/2011 Lumikit Sistemas para Iluminação www.lumikit.com.br 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONEXÕES DA PLACA... 4 3. DIMENSÕES

Leia mais

Leitor MaxProx-Lista

Leitor MaxProx-Lista Leitor MaxProx-Lista O leitor de cartões de proximidade MaxProx-Lista é destinado aos Integradores de Controle de Acesso. Ele foi especialmente projetado para controle de acesso, para ser usado Stand Alone

Leia mais

LEGO Lista de Componentes 45544

LEGO Lista de Componentes 45544 Bucha, de ½ módulo, amarela 4239601 Bucha, de 1 módulo, 4211622 60x Pino conector com fricção, de 2 módulos, 4121715 Pino conector, de 2 módulos, 4211807 Eixo com rebite, de 3 módulos, bege escuro 6031821

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO. Rack. Organizador para CFTV 32 Canais ROH32 ROL32 ROU32

MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO. Rack. Organizador para CFTV 32 Canais ROH32 ROL32 ROU32 MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO Rack Organizador para CFTV 32 Canais ROH32 ROL32 ROU32 www.compatec.com.br Índice 1. Apresentação... 4 2. Sistema Híbrido... 4 3. Fonte de Alimentação... 5 4. Diagramação

Leia mais

SP173 Bluetooth SoundBar sistema de som multifuncional

SP173 Bluetooth SoundBar sistema de som multifuncional SP173 Bluetooth SoundBar sistema de som multifuncional Painel frontal do subwoofer 1. Ligar e desligar 2. Aumentar volume 3. Diminuir volume 4. Menu de funções Painel traseiro do subwoofer 1. Entrada auxiliar

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM

GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM Para poder utilizar o Curumim pela primeira vez, é necessário ter instalado no computador os seguintes arquivos: 1. Java JRE - máquina virtual java 2. Driver do Rádio

Leia mais

Manual de cabeamento para console e portas AUX

Manual de cabeamento para console e portas AUX Manual de cabeamento para console e portas AUX Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Tabela de roteadores com console e portas AUX Configurações das portas do console

Leia mais

Gradual Tecnologia Ltda

Gradual Tecnologia Ltda Gradual Tecnologia Ltda Geral:... 2 Conhecendo o produto:... 3 Montagem do Dualtech CPU RS-485/TCP-IP... 5 Montagem Dualtech em MODO TCP-IP (Prisma)... 7 Montagem Dualtech em MODO RS-485 (Las Vegas)...

Leia mais

SKYTEF. Base Recarregadora. Estação base VX 680 e Vx 670 1/6/2012

SKYTEF. Base Recarregadora. Estação base VX 680 e Vx 670 1/6/2012 SKYTEF Base Recarregadora Estação base VX 680 e Vx 670 1/6/2012 As informações podem ser alteradas sem prévio aviso. Fonte: VeriFone, Inc.2099 Gateway Place, Suite 600San Jose, CA, 95110 USA1-800-VERIFONE-

Leia mais

AC-7000 Terminal de Reconhecimento Facial

AC-7000 Terminal de Reconhecimento Facial Guia de Instalação AC-7000 Terminal de Reconhecimento Facial Data Nome Alterações Versão 29/06/2015 Paulo Pio da Silva Versão Inicial 1.00 suporte@virdi.com.br Avenida Paulista, 37, 4º Andar - Bela Vista

Leia mais

SÉRIE 55 Série 94 - Sumário bases para relé Série 55

SÉRIE 55 Série 94 - Sumário bases para relé Série 55 SÉRIE 55 Série 94 - Sumário bases para relé Série 55 94.04 Vide página 7 Módulo Base Relé Descrição Montagem 99.02 94.02 55.32 Base com conexão a parafuso Em painel ou trilho - Módulos de sinalização e

Leia mais