Destinatários. Alunos do 3 ciclo do Ensino Básico.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Destinatários. Alunos do 3 ciclo do Ensino Básico."

Transcrição

1

2 Destinatários Alunos do 3 ciclo do Ensino Básico.

3 Visão Geral Com esta atividade os alunos são desafiados a explorar o tema da alimentação, a nível cultural e fisiológico, tanto nas disciplinas de língua estrangeira (Inglês e Francês) como de Ciências Naturais, através de um trabalho colaborativo de pesquisa orientada na web. Convida-se os alunos a refletirem, em inglês e em francês, de forma crítica, construtiva, responsável e criativa sobre os princípios de uma alimentação equilibrada.

4 I Atividade Esta é uma atividade a propor aos alunos no âmbito do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro). Tem como objetivo geral explorar diferentes aspetos do tema da alimentação nas disciplinas de Ciências Naturais e línguas estrangeiras, através de distintas tarefas a realizar com as tecnologias digitais. É apresentado um netpaper dividido em quatro etapas, o qual procura estimular os alunos a trilharem percursos guiados pela internet para a construção do conhecimento. Tal como num peddypaper, são dadas pistas para a exploração de diferentes itinerários criativos pelo universo da alimentação. Os alunos realizam a pesquisa das diferentes fontes de informação e as tarefas sugeridas em grupos de dois a três elementos.

5 II Atividade Numa primeira fase, são disponibilizados materiais autênticos na língua inglesa: receitas típicas das diferentes culturas anglófonas (países onde o inglês é o idioma oficial), tanto em texto como em vídeo. Com base nos materiais de roteiro propostos para leitura ou audição, os alunos terão de realizar uma pequena tarefa: a construção de um glossário em inglês com o vocabulário descoberto sobre a alimentação, usando a ferramenta Babylon Glossary Builder ( O objetivo desta tarefa é, por um lado, sensibilizar os alunos para a diversidade linguística e cultural e, por outro, desenvolver competências linguístico-comunicativas específicas através da exploração do campo lexical sobre a alimentação com recurso às tecnologias digitais.

6 III Atividade A segunda etapa deste itinerário interdisciplinar estimula os alunos à pesquisa e reflexão em língua francesa dos diferentes grupos de nutrientes e quais as suas funções no organismo, a partir de algumas hiperligações que vão encontrando no netpaper. Depois de (re)visitarem e analisarem os diferentes nutrientes e a sua importância vital, os alunos terão de construir um mapa conceptual através de uma ferramenta colaborativa: o Lucidchart ( O objetivo desta tarefa é, por um lado, identificar os diferentes grupos de nutrientes, conhecendo as suas funções no organismo e, por outro, fomentar este pensamento crítico através da utilização de tecnologias que potenciam aprendizagens.

7 IV Atividade Na terceira etapa deste roteiro propõe-se a cada grupo um trabalho final com base no que aprenderam. A ideia é elaborarem uma breve narrativa digital numa das duas línguas exercitadas (inglês ou francês, sendo que cada grupo seleciona a língua que prefere) em que contam a aventura de um nutriente, desde a colheita (ainda inserido num alimento), passando pela sua viagem no supermercado até ao interior do corpo humano. A ferramenta sugerida para a realização desta digital storyteeling é o Storybird ( O objetivo desta tarefa é fomentar nos alunos a construção de significados interpretativos da realidade, de forma criativa e consciente da potencialidade do recurso digital para a elaboração de conteúdos.

8 V Atividade Na quarta e última etapa, os alunos deverão partilhar todos os produtos realizados em grupo no eblogue da turma, tecendo igualmente reflexões pessoais sobre as atividades desenvolvidas com este netpaper: dificuldades sentidas, desafios superados e aprendizagens conseguidas, nomeadamente sugerir à turma uma ementa equilibrada.

9 Recursos necessários o Computadores com acesso à internet; o Sítio na web para publicação da atividade - eblogue da turma; o Conta de ; o Programa de edição de texto; o Programa de desenho e edição de imagem; o Pré requisitos: exploração prévia e conhecimento das ferramentas propostas; o Contas individuais dos alunos nas seguintes ferramentas: Babylon Glossary Builder; Lucidchart; Storybird; Blogger.

10 I Mais valias da aprendizagem Atualmente, os alunos, nativos digitais, gostam de aprender de forma lúdica, através de jogos e têm necessidade de ter respostas imediatas aos desafios propostos. A tarefa proposta permite que tenham essa retribuição. Esta atividade interdisciplinar propicia nos alunos o desenvolvimento da competência plurilingue e do diálogo entre culturas, bem como a vivência de experiências significativas, através da exploração de diferentes fontes de informação e da construção de conteúdos digitais sobre uma alimentação saudável.

11 II Mais valias da aprendizagem Ao serem elaborados conteúdos concretos nas duas línguas estrangeiras que fazem parte do currículo dos alunos, com esta atividade procura-se promover formas de interação linguística e cultural em contextos autênticos de comunicação em âmbito científico. A abordagem do tema da alimentação insere-se nas metas curriculares para a disciplina de Ciências Naturais. Deste modo, com esta atividade, os alunos poderão, com recurso às tecnologias digitais, trabalhar conteúdos relacionados com os diversos tipos nutrientes e a alimentação saudável/equilibrada.

12 III Mais valias da aprendizagem A dinâmica do netpaper possibilitará que os alunos explorem, de forma mais ou menos orientada, a diversa informação disponível acerca desta temática, fomentando a reflexão, a análise de dados, o trabalho colaborativo e o pensamento crítico. Com a utilização das ferramentas propostas para a realização destas atividades, os alunos adquirem competências de comunicação, digitais e tecnológicas, desenvolvendo a criatividade e a produção de conteúdos para a web.

13 Outras observações Esta atividade também pode ser realizada com o apoio e colaboração das disciplinas de: Matemática Ao nível da disciplina de Matemática, os alunos podem realizar o cálculo da quantidade de calorias e percentagem de cada tipo de nutriente da ementa elaborada e respetivas tabelas informativas. Para a elaboração desta tarefa podem recorrer ao Microsoft Excel. História Relativamente à disciplina de História, sugere-se uma revisão da literatura sobre a história da alimentação no tempo e ao longo das diferentes gerações que compõem a família de cada aluno. Nesta tarefa pretende fomentar-se a pesquisa autónoma e a capacidade de seleção da informação disponível online. Educação Visual No que respeita a disciplina de Educação Visual, os alunos podem explorar obras de diferentes pintores que fizeram uma abordagem, de forma implícita ou explícita, sobre este tema, usando as seguintes ferramentas/tecnologias pedagógico-didáticas: Second Life para uma visita a uma exposição de pintura virtual, Google Earth para localizar e marcar locais específicos e os programas Microsoft Publisher ou Easy Flyer Creator para a criação de um desdobrável com o intuito de, posteriormente, partilhar a informação recolhida com a restante comunidade escolar.

14 Autoras Amélia Tavares Ana Santos Carla Rentes Graça Augusto Sofia Cavaco

Roteiros Digitais de Leitura com Ferramentas Google

Roteiros Digitais de Leitura com Ferramentas Google Roteiros Digitais de Leitura com Ferramentas Google https://www.somanyceramics.com/wp-content/uploads/2014/03/map.png Oficina - Teresa Pombo Programa: Roteiros Digitais de Leitura, flexibilidade, inovação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS (TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) 8º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 ESCOLA EB

Leia mais

Descrição do Perfil de Aprendizagem

Descrição do Perfil de Aprendizagem Critérios de Avaliação das Disciplinas de Tecnologias de Informação e Comunicação e de Oficinas de Multimédia 3º ciclo do Ensino Básico Departamento de Matemática e Informática Grupo 550-Informática Descrição

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O 3 º C I C L O

P L A N I F I C A Ç Ã O 3 º C I C L O P L A N I F I C A Ç Ã O 3 º C I C L O 2016-2017 T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O - 8º ANO GESTÃO DO TEMPO 1º Semestre 15 Set a 27 Jan 2º Semestre 30 Jan a 23 Jun Nº

Leia mais

Domínio Conteúdos Objetivos / Descritores Aulas

Domínio Conteúdos Objetivos / Descritores Aulas Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Ano Letivo 06/07 Tecnologias de Informação e Comunicação 8º Ano SUBDOMÍNIO CC8.. CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Planificação Geral 2017/2018 TIC 5.º ano Suportada pelo documento Aprendizagens Essenciais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Planificação Geral 2017/2018 TIC 5.º ano Suportada pelo documento Aprendizagens Essenciais Agrupamento de Escolas de Azeitão - 171049 Escola Básica de Azeitão Escola Básica de Brejos do Clérigo Escola Básica do Casal de Bolinhos Escola Básica de Vila Nogueira de Azeitão Escola Básica de Vila

Leia mais

Planificação Anual. Professor: João Mourato Disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação Ano: 8.º Turma: A Ano letivo:

Planificação Anual. Professor: João Mourato Disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação Ano: 8.º Turma: A Ano letivo: Planificação Anual Professor: João Mourato Disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação Ano: 8.º Turma: A Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias

Leia mais

O USO DAS TECNOLOGIAS COMO MEIO DE APRENDIZAGEM. Curricular, (ACC) apensar nas tecnologias no processo de ensino aprendizagem,

O USO DAS TECNOLOGIAS COMO MEIO DE APRENDIZAGEM. Curricular, (ACC) apensar nas tecnologias no processo de ensino aprendizagem, DO TRADICIONAL AO DIGITAL O USO DAS TECNOLOGIAS COMO MEIO DE APRENDIZAGEM O Colégio comtempla no seu Projeto Educativo, Atividades de Complemento Curricular, (ACC) apensar nas tecnologias no processo de

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO (A PREENCHER PELA COMISSÃO DO PAA) Atividade Nº AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO Projeto do Clube etwinning Professora Dinamizadora: Carla Alexandra F. A Alves Ano letivo 2016/2017 Índice 1.

Leia mais

Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º Ano

Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º Ano Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º Ano Planificação Semestral de médio prazo (3 tempos de 5m) Conteúdos e avaliação diagnóstica 2 do programa da disciplina; apresentação das regras e normas da

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Atividade de Enriquecimento Curricular TIC. Pré-Escolar Nenúfares

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Atividade de Enriquecimento Curricular TIC. Pré-Escolar Nenúfares Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré Atividade de Enriquecimento Curricular TIC Pré-Escolar Nenúfares Docente: Telma Sá Ano Letivo: 2015/2016 1 O saber é um processo, não é um produto. Jerome

Leia mais

Desenho e cálculo do perímetro de polígonos utilizando o Scratch

Desenho e cálculo do perímetro de polígonos utilizando o Scratch Desenho e cálculo do perímetro de polígonos utilizando o Scratch 1.º ciclo /4.º ano Pedro Silva dezembro de 2011 Planificação das atividades Designação: Desenho e cálculo do perímetro de polígonos utilizando

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS SETOR DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA ANO LETIVO DE 2016/2017

Leia mais

Disciplina: Programação e Robótica. Turma: 7º G. Autor: Rui Rodrigues. Tendência(s) Relevante(s)

Disciplina: Programação e Robótica. Turma: 7º G. Autor: Rui Rodrigues. Tendência(s) Relevante(s) Modelo de Cenário de Aprendizagem Este modelo pode ser usado em conjunto com as ferramentas disponibilizadas no toolset 3.1 do Kit de Ferramentas do Future classroom Lab. Disciplina: Programação e Robótica

Leia mais

MODELO PEDAGÓGICO. (Niza, 1989).

MODELO PEDAGÓGICO. (Niza, 1989). MODELO PEDAGÓGICO O modelo pedagógico do MEM afirma que o desenvolvimento da criança vai para além das atividades individuais de compreensão do mundo. A criança também se desenvolve a partir de contatos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO SETOR DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LETIVO DE 2017/2018 PORTUGUÊS Leitura, Escrita, Educação Literária, Gramática 70% Oralidade 10% Cumprimento

Leia mais

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades

Externato Cantinho Escolar. Plano Anual de Atividades Externato Cantinho Escolar Plano Anual de Atividades Ano letivo 2016 / 2017 Pré-escolar e 1º Ciclo Receção dos Fomentar a integração da criança no meio escolar. Promover a socialização dos alunos. Receção

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

ENCONTRO FAMÍLIA x ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL

ENCONTRO FAMÍLIA x ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL ENCONTRO FAMÍLIA x ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL O MUNDO MUDOU? O mundo mudou. As gerações de crianças mudaram com o mundo. Comparados as gerações adultas, são decididamente digitais e tecnológicas. Relacionam-se

Leia mais

OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: Tecnologias da Informação e Comunicação ANO DE ESCOLARIDADE: 8º PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 METAS CURRICULARES DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO/ TEMAS Edição de textos Comunicação e Colaboração CC8 1. Conhecimento

Leia mais

ESCOLA E.B. 2,3/S DE VILA FLOR. 6 Comunicação e colaboração. Ferramentas e ambientes de Comunicação

ESCOLA E.B. 2,3/S DE VILA FLOR. 6 Comunicação e colaboração. Ferramentas e ambientes de Comunicação ESCOLA E.B. 2,3/S DE VILA FLOR Disciplina TIC - PLANIFICAÇÃO DAS UNIDADES DIDÁTICAS (8.º ano) Turmas A,B,C DOMÍNIO: Comunicação e colaboração CC8 SUBDOMÍNIOS: Conhecimento e utilização adequada e segura

Leia mais

NUTRINDO O CONHECIMENTO SOBRE A ALIMENTAÇÃO NO 4º ANO 1

NUTRINDO O CONHECIMENTO SOBRE A ALIMENTAÇÃO NO 4º ANO 1 NUTRINDO O CONHECIMENTO SOBRE A ALIMENTAÇÃO NO 4º ANO 1 1 Projeto realizado com turmas do 4º ano em escolas municipais. 2 Egressa do curso de Pedagogia da Unijuí. 3 Egresso do curso de Pedagogia da Unijuí.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. ALBERTO IRIA PLANO DE FORMAÇÃO 2016/2018

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. ALBERTO IRIA PLANO DE FORMAÇÃO 2016/2018 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. ALBERTO IRIA PLANO DE FORMAÇÃO 2016/2018 A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida. Séneca Índice Introdução... 3 Objetivos... 4 Necessidades de formação

Leia mais

PLANO TIC E D U C A Ç Ã O P RÉ- E S C O L A R E 1 º C I C L O

PLANO TIC E D U C A Ç Ã O P RÉ- E S C O L A R E 1 º C I C L O PLANO TIC E D U C A Ç Ã O P RÉ- E S C O L A R E 1 º C I C L O D O E N S I N O B Á S I C O 2011-2012 O Coordenador TIC José Ricardo Carvalho Barbosa [ 1] CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR

Leia mais

Ciências Naturais 6º ano

Ciências Naturais 6º ano Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Escola E.B. 2,3 Dr. António Chora Barroso Ciências Naturais 6º ano Planificação a Longo Prazo 2013/2014 Planificação, finalidades e avaliação Grupo Disciplinar

Leia mais

Plano TIC 2 º E 3 º C I C L O S D O E N S I N O B Á S I C O PLANO DE TIC

Plano TIC 2 º E 3 º C I C L O S D O E N S I N O B Á S I C O PLANO DE TIC Plano TIC 2 º E 3 º C I C L O S D O E N S I N O B Á S I C O SEÇÃO A IDENTIFICAÇÃO Identificação da Escola Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia E-mail: ebdhbgouveia@madeira-edu.pt

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

TIC 5.º ANO: 2018/2019

TIC 5.º ANO: 2018/2019 344357 - EB PLANIFICAÇÃO ANUAL SEGURANÇA, RESPONSABILIDADE E RESPEITO EM AMBIENTES DIGITAIS O aluno adota uma atitude crítica, refletida e responsável no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais,

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO (A PREENCHER PELA COMISSÃO DO PAA) Atividade Nº AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO Projeto do Clube etwinning Professora Dinamizadora: Carla Alexandra F. A Alves Ano letivo 2017/2018 Índice 1.

Leia mais

WORKSHOP 3CEB TESTEMUNHO DE PRÁTICAS

WORKSHOP 3CEB TESTEMUNHO DE PRÁTICAS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E GEOLOGIA AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR, APRENDIZAGENS ESSENCIAIS E PERFIL DOS ALUNOS DESAFIOS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS/BIOLOGIA E GEOLOGIA

Leia mais

Programa Novo Mais Educação. Formadores: Ana Carolina Naca Ferreira Rogério Marques Ribeiro. 08 de março

Programa Novo Mais Educação. Formadores: Ana Carolina Naca Ferreira Rogério Marques Ribeiro. 08 de março Programa Novo Mais Educação Formadores: Ana Carolina Naca Ferreira Rogério Marques Ribeiro 08 de março Atividade Motivacional: Apresentação do vídeo A menina que odiava livros https://goo.gl/aqgatv Formar

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016 / 17

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2016 / 17 ACTIVIDADE Receção aos alunos do 1º ano e Pré-escolar (Reunião de Pais e Enc. De Educação do JI e 1º ano) EIXO DE INTERVENÇÃO * escola/ família/comunid ade. - Gestão e organização. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DE ENSINO BÁSICO

GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DE ENSINO BÁSICO GESTÃO DO CURRÍCULO: ENSINO DO INGLÊS NO 1.º e 2.º CICLOS DE ENSINO BÁSICO RELATÓRIO Agrupamento de Escolas Daniel Faria Distrito do Porto Concelho de Paredes Data da intervenção: de 15-05-2018 a 22-05-2018

Leia mais

Calendarização Tema Objectivos Actividades Intervenientes Recursos Avaliação Custo Previsível

Calendarização Tema Objectivos Actividades Intervenientes Recursos Avaliação Custo Previsível 1º Período Calendarização Tema Objectivos Actividades Intervenientes Recursos Avaliação Custo Previsível Setembro Início das Actividad es Lectivas Integrar das crianças no ambiente escolar Promover as

Leia mais

5.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

5.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 5.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTRODUÇÃO Estabelecem-se neste documento as Aprendizagens Essenciais (AE)

Leia mais

ENTREVISTA AO EDUCADOR

ENTREVISTA AO EDUCADOR ENTREVISTA AO EDUCADOR I Caracterização do Educador Nome: Sandra Isabel G. Lopes M. Cordeiro Idade: 41 Formação Académica: Licenciada Escola onde se formou: Escola Superior de E. Inf. Maria Ulrich Outras

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO 2013/2015

PLANO DE FORMAÇÃO 2013/2015 PLANO DE FORMAÇÃO 2013/2015 ÍNDICE 1. 2. 3. 4. Introdução Caracterização do contexto geral de desenvolvimento do plano Caracterização do contexto específico de desenvolvimento do plano Guião operacional

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2015/2016 DOMÍNIOS DE AVALIAÇÃO. Assiduidade/Pontualidade (2%) Comportamento / Relação com os outros (6%)

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2015/2016 DOMÍNIOS DE AVALIAÇÃO. Assiduidade/Pontualidade (2%) Comportamento / Relação com os outros (6%) PORTUGUÊS DOMÍNIOS DE Leitura / Educação literária (25) Escrita (25) Gramática (15) Oralidade (15) 80 Assiduidade/Pontualidade (2) Comportamento / Relação com os outros (6) Organização do material (2)

Leia mais

e-manual Premium Manual (2 volumes) 4 Mapas Desdobráveis (oferta ao aluno)

e-manual Premium Manual (2 volumes) 4 Mapas Desdobráveis (oferta ao aluno) zona de cola GEOGRAFIA 8.o ANO Manual ( volumes) 4 Mapas Desdobráveis (oferta ao aluno) Caderno de Atividades Caderno do Aluno (oferta ao aluno) Guia do Professor (na banda lateral do manual) Guia do Professor

Leia mais

Externato Sol Nascente Porto

Externato Sol Nascente Porto Breve descrição: O Plano Anual de Atividades (PAA) constitui um dos instrumentos de autonomia previstos na alínea c) do nº 1 do Artigo 9º do Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de Abril. Assumindo-se como um

Leia mais

Planificação de atividade TIC

Planificação de atividade TIC Planificação de atividade TIC Ano(s) de escolaridade Disciplina(s) Previsão de duração 4º Matemática 240 minutos Autoria Paulo Torcato e Miguel Veladas Descrição da atividade Tema: Geometria - Iniciação

Leia mais

INTRODUÇÃO 5.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS

INTRODUÇÃO 5.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 5.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTRODUÇÃO Estabelecem-se neste documento as aprendizagens essenciais a

Leia mais

ESCOLA BÁSICA PADRE FRANCISCO SOARES Ano Letivo 2018/2019. Plano Anual de Atividades - BECRE

ESCOLA BÁSICA PADRE FRANCISCO SOARES Ano Letivo 2018/2019. Plano Anual de Atividades - BECRE ESCOLA BÁSICA PADRE FRANCISCO SOARES Ano Letivo 2018/2019 Pl Anual de Atividades - BECRE CÓDIGO DA ATIVIDADE B-D-G 651 B-F 652 ATIVIDADE A DESENVOLVER OBJETIVOS DESCRIÇÃO RESPONSÁVEIS DESTINATÁRIOS DATA

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

Registo nº CCPFC/ACC-85073/15 Validade: dom,

Registo nº CCPFC/ACC-85073/15 Validade: dom, Promoção de Competências Psicossociais e de Hábitos de Vida Saudáveis no 3ºciclo Destinatários: Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico Registo nº CCPFC/ACC-88231/16 Validade: qui, 2019-10-10 PASSE-Programa

Leia mais

Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza. O uso das tecnologias no contexto da escola:

Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza. O uso das tecnologias no contexto da escola: Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza O uso das tecnologias no contexto da escola: refletindo sobre algumas implicações Maria Elisabette Brisola Brito Prado Modalidade

Leia mais

Aprendizagens Essenciais Disciplina TIC 5º Ano

Aprendizagens Essenciais Disciplina TIC 5º Ano Aprendizagens Essenciais Disciplina TIC 5º Ano AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes O aluno adota uma atitude crítica, refletida e responsável no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais,

Leia mais

EB1/PE DA NAZARÉ Docente: Sandra do Rosário Gouveia Martins

EB1/PE DA NAZARÉ Docente: Sandra do Rosário Gouveia Martins EB1/PE DA NAZARÉ Docente: Sandra do Rosário Gouveia Martins Fundamentos A planificação que se segue foi realizada de acordo com os Projetos Curriculares de cada turma e respeitando as linhas do Projeto

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Abelheira Escola EB 2, 3 de Viana do Castelo Ano letivo: 2016/2017

Agrupamento de Escolas da Abelheira Escola EB 2, 3 de Viana do Castelo Ano letivo: 2016/2017 SUB Comunicação e Colaboração Conhecimento e utilização adequada e segura de diferentes tipos de ferramentas de comunicação, de acordo com as situações de comunicação e as regras de conduta e de funcionamento

Leia mais

Manual de Nutrição. construir

Manual de Nutrição. construir Manual de Nutrição construir ÍNDICE Introdução Apresentação 1.ª parte: Apetece-me... construir um projecto A construção da equipa A identificação das necessidades A articulação do projecto com os programas

Leia mais

Planificação de uma Unidade de Aprendizagem

Planificação de uma Unidade de Aprendizagem Planificação de uma Unidade de Aprendizagem 1 Contexto Área curricular: Língua Portuguesa Tema: Texto lúdico-poético Nível: 1º Ciclo (4º Ano) Escola: Os alunos que frequentam esta escola, e particularmente

Leia mais

Planificação ANUAL - Tecnologias de Informação e Comunicação - 3 º Ciclo 7º Ano

Planificação ANUAL - Tecnologias de Informação e Comunicação - 3 º Ciclo 7º Ano Planificação ANUAL - Tecnologias de Informação e Comunicação - 3 º Ciclo 7º Ano 07-08 º Período Domínio: Informação Conteúdos Objetivos /Descritores Estratégias/ Recursos Avaliação diagnóstica à disciplina

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 07/08 º Semestre ( fevereiro a 5 junho) PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO DISCIPLINA: Tecnologias de Informação e Comunicação ANO: 8º CURSO: 3º Ciclo Total de aulas Previstas: 36 Fev. diagnóstica A disciplina

Leia mais

Olimpíadas da Geografia

Olimpíadas da Geografia Projeto: Olimpíadas da Geografia TRABALHO COLABORATIVO DE LITERACIA DA INFORMAÇÃO 7º ANO DE ESCOLARIDADE [Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar] A-MAR-LER - Encontro Bibliotecas Escolares de Matosinhos

Leia mais

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História UNIVERSOS HISTÓRIA Por que escolher a coleção Universos História 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º Ciclo do Ensino Básico

Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º Ciclo do Ensino Básico Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º Ciclo do Ensino Básico 2007/2008 (doc.1) Ao longo do ano lectivo transacto (2006/2007), as actividades desenvolvidas no âmbito do PNEP consistiram fundamentalmente

Leia mais

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática UNIVERSOS MATEMÁTICA Por que escolher a coleção Universos Matemática 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

Caracterização da sala Pré II 1

Caracterização da sala Pré II 1 1 Caracterização da sala Pré II 1 Projeto Curricular de Grupo O Projeto Curricular Grupo desenvolvido para a Pré II surge no âmbito do projeto Educativo de Escola Crescer a Aprender. Não está definida

Leia mais

Cursos Extras Página 1 de 5

Cursos Extras Página 1 de 5 Nossos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 têm acesso a várias atividades que estimulam o desenvolvimento físico, mental e sociocultural, e que criam vivências para a vida toda. Nossos

Leia mais

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017

Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 Planificações 1º PERÍODO - 3/4 anos Educação Pré-escolar Ano lectivo 2016/2017 ÁREAS COMPONENTES OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS ÁREA DA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIA Construção da identidade e da auto estima

Leia mais

Ano Lectivo 2007/08. Agrupº. Escolas Padre Vítor Melícias

Ano Lectivo 2007/08. Agrupº. Escolas Padre Vítor Melícias Ano Lectivo 2007/08 Agrupº. Escolas Padre Vítor Melícias FR: Luísa Chedas Competências De acordo com os princípios do Decreto lei 6/2001, o Ministério da Educação define um conjunto de competências que

Leia mais

Como crescem as cidades? Como é que a arquitectura reflecte esse crescimento? Será sustentável crescer sempre mais?

Como crescem as cidades? Como é que a arquitectura reflecte esse crescimento? Será sustentável crescer sempre mais? Como crescem as cidades? Como é que a arquitectura reflecte esse crescimento? Será sustentável crescer sempre mais? Susana Bicho Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide A abordagem ao livro POPVILLE

Leia mais

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70%

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70% O presente documento define os critérios de avaliação de cada área curricular do 3.º ciclo do Externato de Santa Joana que, após ratificação pelo Conselho Pedagógico e tendo em conta a legislação em vigor,

Leia mais

TIC e Inovação Curricular História de algumas práticas

TIC e Inovação Curricular História de algumas práticas TIC e Inovação Curricular História de algumas práticas Era uma vez um processo de investigação Agora vão a www.pensamentocritico.com e clicam em Respostas!!! AVALIAÇÃO FORMATIVA E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA

Leia mais

Critérios de Avaliação Jardim de Infância

Critérios de Avaliação Jardim de Infância CASA DE INFÂNCIA DE SANTO ANTÓNIO Departamento Curricular de Creche e Jardim de Infância Critérios de Avaliação Jardim de Infância Horta 2016/2017 2 Critérios de Avaliação Jardim de Infância A avaliação

Leia mais

Plano de Formação /17

Plano de Formação /17 Plano de - 2016/17 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANTÓNIO As razões s temáticas do nosso Plano de : A popula escolar que frequenta o Agrupamento é heterogénea seja qual for a vertente considera: social,

Leia mais

INTRODUÇÃO 6.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS

INTRODUÇÃO 6.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 6.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTRODUÇÃO Estabelecem-se neste documento as Aprendizagens Essenciais (AE)

Leia mais

Título do Cenário: Trabalho Colaborativo -

Título do Cenário: Trabalho Colaborativo - Título do Cenário: Trabalho Colaborativo - Atividades de Tempo (Horas\semanas) Normalmente 2 Normal 3/4 Normal 1/2 Normal 3/4 Normal 1 Normal 1 Normal 1 Objetivo (Resultados de, correspondem às especificações)

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2018/2019 INGLÊS PORTUGUÊS CRITÉRIOS GERAIS DE ANO LETIVO 18/19 Leitura/Educação Literária Assiduidade/Pontualidade Teste Comportamento/Relação com os outros Organização do material Fichas de: - leitura; Gramática

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. Araribá Geografia Araribá Geografia Material do Professor

Leia mais

Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender

Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender VEJA AQUI TODO O CONTEÚDO QUE SERÁ APRESENTADO NO CURSO! ead.f undacaotele fonica.org. br/escolasconec t adas O projeto Escolas

Leia mais

P R O J E T O E U R O P E U P R O M O V I D O P O R :

P R O J E T O E U R O P E U P R O M O V I D O P O R : 1 2 P R O J E T O E U R O P E U P R O M O V I D O P O R : P R O J E T O N Ú M E R O : 2015-1 - P T 0 1 - K A 2 0 1-013121 W W W. J U N I O R C O D E A C A D E M Y. E U P R O J E T O J U N I O R C O D E

Leia mais

PROJETO CURRICULAR. Desenvolvimento do Planeamento Curricular

PROJETO CURRICULAR. Desenvolvimento do Planeamento Curricular PROJETO CURRICULAR Desenvolvimento do Planeamento Curricular A ESQM consolidará o seu projeto visando a promoção de um ensino de qualidade que permita uma sólida formação teórica dirigida para um ensino

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO. Ano Letivo 2018 / º ano de escolaridade

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO. Ano Letivo 2018 / º ano de escolaridade CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO Ano Letivo 2018 / 2019 1º ano de escolaridade Áreas de competência (Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória) A - Linguagens e Textos C - Raciocínio e Resolução

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 2 / 3 DE MARTIM DE FREITAS TIC Tecnologias de informação e comunicação - Ano lectivo de 2013 / 2014

ESCOLA BÁSICA 2 / 3 DE MARTIM DE FREITAS TIC Tecnologias de informação e comunicação - Ano lectivo de 2013 / 2014 Objetivos Conteúdos Sugestões metodológicas / Situações de aprendizagem N.º de aulas (50min) Noções introdutórias de TIC: Diagnosticar o estádio de desenvolvimento das - O professor deverá proceder a uma

Leia mais

Grupo: Anita Duarte Fernanda Ladeira Gracinda Henriques Maria de Lurdes Falcão Margarida Carrington Maria Hortense Sousa

Grupo: Anita Duarte Fernanda Ladeira Gracinda Henriques Maria de Lurdes Falcão Margarida Carrington Maria Hortense Sousa Grupo: Anita Duarte Fernanda Ladeira Gracinda Henriques Maria de Lurdes Falcão Margarida Carrington Maria Hortense Sousa Objetivos: Promover o convívio entre os elementos da comunidade escolar; Desenvolver

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. ANTÓNIO FERREIRA GOMES. Escola Básica 2,3 D. António Ferreira Gomes. AÇÃO 1 A Matemática no 1º Ciclo Resolução de problemas

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. ANTÓNIO FERREIRA GOMES. Escola Básica 2,3 D. António Ferreira Gomes. AÇÃO 1 A Matemática no 1º Ciclo Resolução de problemas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. ANTÓNIO FERREIRA GOMES Escola Básica 2,3 D. António Ferreira Gomes AÇÃO 1 A Matemática no 1º Ciclo Resolução de problemas ENQUADRAMENTO TEÓRICO Segundo o Currículo Nacional do

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação 7.º Ano

Tecnologias da Informação e Comunicação 7.º Ano ESCOLA SECUNDÁRIA/3 DA RAÍNHA SANTA ISABEL, ESTREMOZ Tecnologias da Informação e Comunicação 7.º Ano Planificação Anual Ano letivo 2018/2019 Professora: Ana Barreto Segurança, responsabilidade e respeito

Leia mais

MABE Domínio A Currículo, literacias e aprendizagem

MABE Domínio A Currículo, literacias e aprendizagem A.1 Apoio ao currículo e formação para as literacias da informação e dos média A.2 Uso das tecnologias e da internet como ferramentas de acesso, produção e comunicação de informação e como recurso de aprendizagem

Leia mais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Grupo 550 Informática Ano Letivo 2018/19 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Grupo 550 Informática Ano Letivo 2018/19 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Ano Letivo 2018/19 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A avaliação é uma componente essencial do processo de ensino-aprendizagem e deve ser sistemática e cuidadosa

Leia mais

7º, 8º e 9º anos Via A º, 8º e 9º anos Via B Objetivos Curriculares Prioridades de ação dos Planos Curriculares...

7º, 8º e 9º anos Via A º, 8º e 9º anos Via B Objetivos Curriculares Prioridades de ação dos Planos Curriculares... ÍNDICE 1. Matrizes Curriculares 7º, 8º e 9º anos Via A... 4 7º, 8º e 9º anos Via B... 5 2. Objetivos Curriculares... 6. Prioridades de ação dos Planos Curriculares... 7 4. Horário Letivo... 10 ENSINO BÁSICO

Leia mais

PRODECO Projeto Curricular de CATL CATL. Educadora de Infância: Clara Mota. Auxiliares de Educação: Ana Neto. Violeta Alfaiate. Ano Letivo 2016/2017

PRODECO Projeto Curricular de CATL CATL. Educadora de Infância: Clara Mota. Auxiliares de Educação: Ana Neto. Violeta Alfaiate. Ano Letivo 2016/2017 CATL Educadora de Infância: Clara Mota de Educação: Ana Neto Violeta Alfaiate 1 ÍNDICE Conteúdo 1 INTRODUÇÃO... 3 2 HORÁRIO DO CATL... 3 3 - OBJETIVOS DO CATL... 4 4 ATIVIDADES GERAIS... 4 5 - CONCLUSÃO...

Leia mais

Oficinas de Férias na CiberCode

Oficinas de Férias na CiberCode Oficinas de Férias na CiberCode Oficinas de Férias na CiberCode As oficinas serão realizadas durante as férias de janeiro, entre os dias 16 e 27, das 14:00 às 17:00, com 20 min. de intervalo, no qual será

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS JULHO DE 2018 6.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTRODUÇÃO Estabelecem-se neste documento as Aprendizagens

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7ºANO 7ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR TIC INFORMAÇÃO I7 Conhecer os grandes marcos da história das TIC; Reconhecer a importância do papel das tecnologias na

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017.2 5º. PERÍODO Diálogos com a Escola-Campo I / Prática Pedagógica V Observação do Campo de Estágio (com

Leia mais

COMPETÊNCIAS DA DISCIPLINA

COMPETÊNCIAS DA DISCIPLINA ESCOLA ALEMÃ CORCOVADO DEUTSCHE SCHULE ASSOCIAÇÃO ESCOLAR E BENEFICENTE CORCOVADO PLANEJAMENTO CURRICULAR 2016 Área: Linguagens Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura Ciclo: 9º / 10º anos COMPETÊNCIAS

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS JULHO DE º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS JULHO DE º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS JULHO DE 2018 5.º ANO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTRODUÇÃO Estabelecem-se neste documento as Aprendizagens

Leia mais

Relatório de avaliação. Contexto e caracterização 1. Contexto. 1.1 Escola/agrupamento Escola Básica de Solum, Coimbra

Relatório de avaliação. Contexto e caracterização 1. Contexto. 1.1 Escola/agrupamento Escola Básica de Solum, Coimbra Contexto e caracterização 1. Contexto 1.1 Escola/agrupamento 1.2 Endereço Rua Infanta D. Maria 3030-330 Coimbra 1.3 Oferta Curricular Currículo: Português, Estudo do Meio, Matemática, Expressões, Área

Leia mais

Voltar. Público: 5º ao 8º ano. Público: 3º ao 5º ano

Voltar. Público: 5º ao 8º ano. Público: 3º ao 5º ano Cientista Mirim No curso Cientista Mirim, os alunos têm a oportunidade de conhecer o método científico, participando ativamente de todas as fases envolvidas nesse processo. O curso é composto por dois

Leia mais

AGENDA DA BE SETEMBRO 2017/2018 BEM-VINDOS À BE

AGENDA DA BE SETEMBRO 2017/2018 BEM-VINDOS À BE AGENDA DA BE SETEMBRO 2017/2018 BEM-VINDOS À BE OBJETIVOS A BE procura agir nos domínios do currículo, literacias e aprendizagens e da formação para as literacias digitais, dos media e da informação; da

Leia mais

APRESENTAÇÃO: Abordagens literárias sobre espaços geográficos e metaficcionais e diferentes práticas no ensino de língua inglesa

APRESENTAÇÃO: Abordagens literárias sobre espaços geográficos e metaficcionais e diferentes práticas no ensino de língua inglesa 5 APRESENTAÇÃO: Abordagens literárias sobre espaços geográficos e metaficcionais e diferentes práticas no ensino de língua inglesa Celso Henrique Soufen Tumolo PPGI/UFSC Magali Sperling Beck PPGI/UFSC

Leia mais

6.º ano Inglês Flash 6.º ano Leirilivro ANEXO 1 CRITÉRIOS DE APRECIAÇÃO, SELEÇÃO E ADOÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES NÃO CERTIFICADOS

6.º ano Inglês Flash 6.º ano Leirilivro ANEXO 1 CRITÉRIOS DE APRECIAÇÃO, SELEÇÃO E ADOÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES NÃO CERTIFICADOS Ano de escolaridade: Disciplina: Título do manual: Editora: 6.º ano Inglês Flash 6.º ano Leirilivro ANEXO 1 CRITÉRIOS DE APRECIAÇÃO, SELEÇÃO E ADOÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES NÃO CERTIFICADOS CRITÉRIOS DE

Leia mais

STEM e o ensino de ciências por investigação

STEM e o ensino de ciências por investigação Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/12583/stem-e-oensino-de-ciencias-por-investigacao Publicado em NOVA ESCOLA 21 de Setembro 2018 Análise do especialista STEM e o ensino de ciências

Leia mais