Plano diocesano de pastoral na Paróquia de N.ª S.ra da Hora

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano diocesano de pastoral na Paróquia de N.ª S.ra da Hora"

Transcrição

1 Plano diocesano de pastoral na Paróquia de N.ª S.ra da Hora

2 Oração inicial [88]

3 Salve, Mãe do Senhor, Virgem Maria, Rainha do Rosário de Fátima! Bendita entre todas as mulheres, és a imagem da Igreja vestida da luz pascal, és a honra do nosso povo, és o triunfo sobre a marca do mal.

4 Profecia do Amor misericordioso do Pai, Mestra do anúncio da Boa-Nova do Filho, Sinal do fogo ardente do Espírito Santo, ensina-nos, neste vale de alegrias e dores, as verdades eternas que o Pai revela aos pequeninos.

5 Mostra-nos a força do teu manto protetor. No teu Imaculado Coração, sê o refúgio dos pecadores e o caminho que conduz até Deus. Unido/a aos meus irmãos, na Fé, na Esperança e no Amor, a Ti me entrego.

6 Unido/a aos meus irmãos, por Ti, a Deus me consagro, ó Virgem do Rosário de Fátima. E, enfim, envolvido/a na Luz que das tuas mãos nos vem, darei glória ao Senhor, pelos séculos dos séculos. Ámen.

7 Oração inicial [88]

8 Pórtico [4-9] A palavra introdutória dos nossos Bispos; Ligação entre o Plano Diocesano e o Plano quinquenal ; Os acontecimentos que balizam o plano: - A Visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima - Centenário das Aparições; No Plano deve manifestar-se com clareza o nosso amor pela Igreja.

9 A Visita da Imagem Peregrina: intuições e desafios para a missão [11-22] uma Igreja em saída e mais próxima das pessoas, das suas linguagens e expressões de fé; uma Igreja sem medo da ternura e promotora do papel e da corresponsabilidade organizada dos leigos; uma Igreja que cresce e se oferece como espaço aberto para a cultura do encontro; uma Igreja que se manifesta, na celebração e no testemunho, numa expressão de beleza e de alegria irradiante; uma Igreja que bebe a sua comunhão e renovação, nas verdadeiras fontes da alegria, propiciando o encontro pessoal com Cristo (na oração, na escuta da Palavra, na celebração dos sacramentos e na prática da caridade);

10 Visita da Imagem Peregrina: intuições e desafios para a missão uma igreja que faz da misericórdia o princípio da sua ação pastoral, indo muito além do Ano Jubilar; uma igreja que dá importância à religiosidade popular, como força de evangelização; Uma Igreja que fomenta a beleza e a eficácia de uma pastoral comunitária, de modo a valorizar a dimensão interparoquial, o trabalho colaborativo e subsidiário desenvolvido em vigararia, a sinergia de pessoas, grupos, paróquias, movimentos, comunidades religiosas, associações e instituições.

11 O Centenário das aparições: fonte de inspiração e renovação pastoral [25-41] Fátima não se pode entender nem viver, sem a descoberta da Eucaristia e da sua centralidade (PDP 2016/17, p.27), como é claro, desde logo, nas aparições do Anjo; O apelos à oração e à penitência, na Cova da Iria, estimulam o regresso a estas fontes indispensáveis para o encontro com Cristo, com a sua graça e a sua misericórdia, a qual deverá trinfar do juízo e alimentar a nossa esperança; O facto de este acontecimento mariano ter como protagonistas três crianças, ao jeito de uma típica revelação bíblica aos pequeninos, inspira ainda o Plano Diocesano a repropor a simplicidade evangélica e a promover a resposta vocacional, desde tenra idade;

12 O Centenário das aparições: fonte de inspiração e renovação pastoral O enquadramento natural das aparições e a sensibilidade ecológica dos pastorinhos podem ser aproveitados, em boa pedagogia pastoral, para redescobrir a alegria da criação e fomentar a aliança entre a humanidade e o ambiente, na linha da Encíclica Laudato Sí; Também a dignidade e a vocação e missão da mulher na Igreja e no mundo encontram luz na Senhora mais brilhante que o Sol.

13 Objetivos específicos [50-57] Recuperar a frescura do anúncio do evangelho pelo acesso às suas fontes na familiaridade com a Palavra de Deus; Reforçar a iniciação à vida espiritual dos agentes pastorais, de modo a reforçar o sentido eclesial da sua missão; Propor de modo criativo e ousado percursos diferenciados na formação e nos itinerários de preparação para os sacramentos, para que a todos seja dada resposta adequada, de acordo com as suas necessidades e possibilidades; Cuidar da beleza da liturgia, pela qual a Igreja evangeliza e se evangeliza; Irradiar a misericórdia, praticada com alegria; na criação ou fortalecimento dos instrumentos de comunhão e de corresponsabilidade pastoral, como por exemplo, o Conselho Paroquial (ou interparoquial) de Pastoral.

14 Meta Uma Igreja marcada pela alegria do evangelho, que nasce do encontro com Cristo e que se renova em missão, para irradiar a esperança e servir na caridade. No fundo, o que nos propomos é alcançar comunidades renovadas: pela frescura da Palavra (primeiro anúncio, catecumenato, lectio divina); pela beleza da Liturgia, na celebração das maravilhas de Deus (centralidade do domingo, iniciação mistagógica, devoção mariana); pela prática feliz da misericórdia (evangelizar os pobres e deixar-se evangelizar por eles); pela alegria da comunhão que irradia em missão; Pela alegria do amor, em família. E fá-lo-emos sempre sob a luz e guia de Maria, a Senhora mais brilhante do que o sol! (PDP 2016/2017, p.9).

15 Calendário diocesano [59-71] Encontro das Equipas de Pastoral vocacional: 1 outubro Formação diocesana de acólitos: 5 outubro Conclusão do ano da misericórdia: 21 novembro Formação MEC s em São Mamede: 19 outubro; 15 fevereiro Redescobrir o caminho da fé Casa da Juventude: 17 dezembro, 21 janeiro, 18 fevereiro, 18 março, 20 maio. Dia Diocesano da Juventude: 8 abril Dia de São Jorge: 29 abril Dia Diocesano da Família: 11 junho (Gondomar) Curso para novos MEC s: 27 maio e 3 junho. Recoleção espiritual: 30 setembro 2017 Encontro diocesano de cuidadores: 15 junho Acólitos ao encontro do seminário: 8 julho Ordenações na Sé: 9 julho Peregrinação diocesana a Fátima: 9 setembro

16 Calendário vicarial de Matosinhos Assembleia vicarial: 2 outubro: Padrão da Légua (com membros do C.P.P.); Visitas Pastorais a todas as paróquias da Vigararia; E.P.M.: (I) 4,5, 12 e 13 novembro; (II) 21,22,29 e 30 abril; (III) 24 e 25 junho, 1 e 2 julho; Formação aberta: «O meu encontro com Cristo» - 21 novembro [Fernando Santos /R. Quaresma] - Exponor - 06 fevereiro [Zita Seabra, Assunção Cristas] Terminal do Porto de Leixões Encontro vicarial de crismandos: 30 dezembro, S.ra da Hora Retiros vicariais: 22 de abril Festa Vicarial de adolescentes: 6 maio Festa Vicarial da Catequese da Infância: 17 junho

17 Calendário paroquial: Nossa Senhora da Hora C.P.P. (Plenário): 29 de outubro; Reuniões de grupo que ainda faltam fazer:

18 GRUPO DATA DA REUNIÃO Grupo de Jovens 01 de outubro, 17h00 (foi alterado) Catequese de Adultos 08 de outubro (Acolhimento) 14 de outubro, 21h30 (Reunião) Equipa Paroquial de Vocações Leitores Grupos Corais (Coralistas, organistas e diretores) Ministros Extraordinários da Comunhão Conferência de São Vicente de Paulo Movimento Fé e Luz (Coordenadores) Visitadores de Doentes 29 de setembro, 21h30 04 de outubro, 21h30 05 de outubro, 21h30 27 de setembro, 21h30 10 de outubro, 21h00 06 de outubro, 21h30 26 de setembro, 15h00 Grupo Mar Solidário Associação Festas Nossa Senhora Hora 09 de outubro, 20h00 15 de outubro, 10h30

19 Calendário paroquial: Nossa Senhora da Hora Visita Pastoral a concluir a 2 de abril; 99.º aniversário da paróquia: 25 abril; Festa em honra de Nossa Senhora, quinta-feira, 25 maio.

20 Instrumento de análise da prática pastoral [73-81] Cada grupo discute as questões propostas e elabora uma síntese das respostas. O representante de cada grupo terá em conta que essas respostas irão ser tema de reflexão pastoral, no encontro com o Bispo, no contexto da visita pastoral. As respostas devem ser apresentadas, até 15 de março. Podem ser feitas em três reuniões diferentes, conforme proposta no gráfico. Mas nada impede que um determinado grupo escolha um dia, uma manhã, uma tarde ou uma noite, para responder a estas ou a outras questões, que se revelem mais pertinentes, no âmbito do grupo ou da paróquia. A Comissão Permanente do CPP recolherá as respostas e elaborará um relatório, que será partilhado na Visita Pastoral.

21 REUNIÕES DOS GRUPOS PASTORAIS Outubro Novembro Janeiro Fevereiro Fevereiro Março Catequese da Infância e Adolescência I II VII Grupo de Jovens I IV VII Catequese de Adultos I V VII Equipa de Batismo III VI VII Agrupamento de Escuteiros II V VI Equipa Paroquial da Pastoral Familiar III V VI Equipa Paroquial de Vocações II V VII Leitores I II III Acólitos II III VI Grupos Corais I III VI Grupo Porta Aberta III V VI Ministros Extraordinários da Comunhão II III IV Conferência de São Vicente de Paulo / Visitadores de Doentes IV V VI Movimento Fé e Luz IV VI Movimento Esperança e Vida I II IV Grupo Mar Solidário Associação Festas Nossa Senhora Hora Conselho Económico IV VII Preparar centenário

22 Alguns acentos pastorais 1. Importância da formação espiritual dos agentes pastorais: valorizar os tempos de formação, de oração, da lectio divina, de adoração ao santíssimo, dos retiros vicariais Importância da corresponsabilidade na missão: chamar e convocar, acolher e integrar, caminhar e acompanhar. Crescer na beleza da comunhão que irradia em missão. 3. Valorizar a beleza e interioridade das celebrações e da celebração do domingo. Tirar ao sábado, para dar ao domingo ; 4. O acompanhamento e integração das famílias: casais novos, casais EPM, casais jubilados 5. A atenção aos pobres, missão de toda a Igreja 6. O Centenário das aparições: conhecer melhor o acontecimento e mensagem de Fátima em ordem ao propósito de renovação nas fontes da alegria; 7. Construção da Sede dos Escuteiros; 8. Enfrentar o problema económico da Paróquia: corresponsabilização, generosidade e envolvimento. 9. Que marca deixar no centenário? 10. Comissão de honra e comissão executiva para o centenário

23 8.º aniversário de paroquialidade

PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão

PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão Na linha da primeira urgência das DGAE, uma Igreja em estado permanente de missão, destacam-se as seguintes ações concretas: - Formação e missão;

Leia mais

Bem Vindo a Casa! Também tu és nossa família...

Bem Vindo a Casa! Também tu és nossa família... Bem Vindo a Casa! Também tu és nossa família... calendário paroquial 2014-2015 Anuário da Paróquia de Nossa Senhora da Graça Página 2 de 20 NOTA DE ABERTURA Bem vindo a casa... Nos 40 anos da restauração

Leia mais

3. FALAR SOBRE A VOCAÇÃO

3. FALAR SOBRE A VOCAÇÃO 1 CATEQUESE VOCACIONAL 1. ACOLHIMENTO 2. ORAÇÃO INICIAL: A catequese deve iniciar sempre com uma oração conjunta: Todos de pé rezamos pedindo ao Senhor que continue a chamar jovens para a vida sacerdotal

Leia mais

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE SUBSÍDIOS PASTORAIS CONFORME DMPB E EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PASTORES GREGIS NATUREZA E FINALIDADE Visita pastoral é a que

Leia mais

Plano Diocesano da Animação Bíblico-Catequética

Plano Diocesano da Animação Bíblico-Catequética Plano Diocesano da Animação Bíblico-Catequética 2 0 1 2-2 0 1 5 DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN - RS Queridos irmãos e irmãs, Com imensa alegria, apresento-lhes o PLANO DIOCESANO DE ANIMAÇÃO BÍBLICO -

Leia mais

CALENDARIO DE ATIVIDADES PAROQUIAIS SAGRADA FAMÍLIA - 2012

CALENDARIO DE ATIVIDADES PAROQUIAIS SAGRADA FAMÍLIA - 2012 FEVEREIRO 03 Missa do Apostolado da Oração 15h e Adoração das 16h às 18:45 04 Reunião com os Catequistas 14:30 horas 04 Curso de Batismo 19h às 21:30 horas 04 Noite do Cachorro Quente resp. Grupo de Jovens

Leia mais

PARÓQUIA SÃO MATEUS CALENDÁRIO 2014

PARÓQUIA SÃO MATEUS CALENDÁRIO 2014 Dia Dia da JANEIRO COM MARIA CONSTRUIR A PAZ 31 MISSA NA SÃO MATEUS 20H 01 Quarta SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS, MARIA/ MISSA NA CAPELA SANTO ANTONIO 10H 2 MISSA NA SÃO MATEUS 19H30 3 HORARIO NORMAL

Leia mais

PARÓQUIA SÃO JOSÉ - MATRIZ DE RIBEIRÃO PIRES CALENDÁRIO PAROQUIAL DE PASTORAL ANO 2014

PARÓQUIA SÃO JOSÉ - MATRIZ DE RIBEIRÃO PIRES CALENDÁRIO PAROQUIAL DE PASTORAL ANO 2014 PARÓQUIA SÃO JOSÉ - MATRIZ DE RIBEIRÃO PIRES CALENDÁRIO PAROQUIAL DE PASTORAL ANO 2014 Objetivo A partir das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do 7º Plano Diocesano de Pastoral (2013-20150,

Leia mais

-ASSEMBLEIA PAROQUIAL- ENCONTRO DE CONFIGURAÇÃO E PROGRAMAÇÃO PASTORAL 2013-2014

-ASSEMBLEIA PAROQUIAL- ENCONTRO DE CONFIGURAÇÃO E PROGRAMAÇÃO PASTORAL 2013-2014 JOÃO PAULO II [Catedral de Lisboa, 12 de Maio de 1982], aos LEIGOS COMPROMETIDOS NA IGREJA E NO MUNDO, disse: A vossa missão de leigos, portanto, fundamentalmente é a santificação do mundo, pela vossa

Leia mais

Chamados ao amor Deus ama-vos

Chamados ao amor Deus ama-vos Paróquia de São Luis Faro Programa e Calendário -2013 /2014 Ide e anunciai Evangelho (Mc 16,15) Chamados ao amor Deus ama-vos (JO 3,16) Amor celebrado na comunidade, vivido na família e testemunhado no

Leia mais

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS Apresentação A JUVENTUDE MERECE ATENÇÃO ESPECIAL A Igreja Católica no Brasil diz que é preciso: Evangelizar, a partir de Jesus Cristo,

Leia mais

PARÓQUIA SÃO JOSÉ MATRIZ DE RIBEIRÃO PIRES Diocese de Santo André

PARÓQUIA SÃO JOSÉ MATRIZ DE RIBEIRÃO PIRES Diocese de Santo André PARÓQUIA SÃO JOSÉ MATRIZ DE RIBEIRÃO PIRES Diocese de Santo André A força da evangelização virá a encontrar-se muito diminuída se aqueles que anunciam o Evangelho estiverem divididos entre si, por toda

Leia mais

CALENDÁRIO MENSAL DAS ATIVIDADES PASTORAIS

CALENDÁRIO MENSAL DAS ATIVIDADES PASTORAIS Abreviações utilizadas: P Paróquia. RP Região Pastoral A Arquidiocese. N Nacional CALENDÁRIO MENSAL DAS ATIVIDADES PASTORAIS FEVEREIRO 01 Dm P Catequese Formação para novos catequistas Auditório 01 Dm

Leia mais

PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL NORTE

PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL NORTE PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL NORTE Espiritualidade Apostólica Marista Ir. José Milson de Mélo Souza Ano de Deus Pai LADAINHA DE SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT (Ir. José Milson) V. Senhor, tende piedade de nós.

Leia mais

CRIANÇAS AJUDAM E EVANGELIZAM CRIANÇAS

CRIANÇAS AJUDAM E EVANGELIZAM CRIANÇAS CRIANÇAS AJUDAM E EVANGELIZAM CRIANÇAS Infância/Adolescencia MISSÃO MISSÃO. Palavra muito usada entre nós É encargo, incumbência Missão é todo apostolado da Igreja. Tudo o que a Igreja faz e qualquer campo.

Leia mais

ctü Öâ t wx fa _â á YtÜo

ctü Öâ t wx fa _â á YtÜo ctü Öâ t wx fa _â á YtÜo Programa e Calendário 2015 /2016 Em Cristo, a plenitude da vida Ide e anunciai o Evangelho Mc.16,15 Paróquia de São Luis Faro Ciclo Pastoral de 2012 2017 Ide e anunciai o Evangelho

Leia mais

PROGRAMA PAROQUIAL DE PASTORAL 2009/2010

PROGRAMA PAROQUIAL DE PASTORAL 2009/2010 PROGRAMA PAROQUIAL DE PASTORAL 2009/2010 Ao iniciar o novo ano de pastoral paroquial, aceitamos o desafio que nos é feito de continuarmos a nossa caminhada de cristãos atentos aos desafios de Deus e do

Leia mais

OLHAR PARÓQUIA DE ALJUBARROTA TESTEMUNHOS DE FÉ NA NOSSA PARÓQUIA

OLHAR PARÓQUIA DE ALJUBARROTA TESTEMUNHOS DE FÉ NA NOSSA PARÓQUIA Igreja de Ataíja de Cima PUBLICAÇÃO MENSAL #NOVEMBRO 2013 # Nº. 227 OLHAR PARÓQUIA DE ALJUBARROTA, «A Porta da Fé» Por Bento XVI * 11.10.2012 a 24.11.2013 A vida dos cristãos conhece a experiência da alegria

Leia mais

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família A transmissão da fé na Família Reunião de Pais Família Plano Pastoral Arquidiocesano Um triénio dedicado à Família Passar de uma pastoral sobre a Família para uma pastoral para a Família e com a Família

Leia mais

Dom José Manuel Garcia Cordeiro, por mercê de Deus e da Sé Apostólica, 44º Bispo de Bragança-Miranda

Dom José Manuel Garcia Cordeiro, por mercê de Deus e da Sé Apostólica, 44º Bispo de Bragança-Miranda Dom José Manuel Garcia Cordeiro, por mercê de Deus e da Sé Apostólica, 44º Bispo de Bragança-Miranda DECRETO Nº02/2014 Os Ministros Extraordinários da Comunhão Aos que este decreto virem, saúde e bênção.

Leia mais

A iniciação cristã como pedagogia de vida comunitária

A iniciação cristã como pedagogia de vida comunitária A iniciação cristã como pedagogia de vida comunitária A evangelização nos dá a alegria do encontro com a Boa Nova da Ressurreição de Cristo. A maioria das pessoas procura angustiada a razão de sua vida

Leia mais

SUGESTÃO PARA A REALIZAÇÃO DA ASSEMBLEIA PAROQUIAL ORAÇÃO INICIAL

SUGESTÃO PARA A REALIZAÇÃO DA ASSEMBLEIA PAROQUIAL ORAÇÃO INICIAL SUGESTÃO PARA A REALIZAÇÃO DA ASSEMBLEIA PAROQUIAL ORAÇÃO INICIAL 1 Ivocação ao Espirito Santo (oração ou canto) 2- Súplica inicial. (Em 2 coros: H- homens; M- mulheres) H - Procuramos para a Igreja/ cristãos

Leia mais

TEMA: O MANUAL DO MISSIONÁRIO. Formadora: Helena Gaia

TEMA: O MANUAL DO MISSIONÁRIO. Formadora: Helena Gaia TEMA: O MANUAL DO MISSIONÁRIO Formadora: Helena Gaia A VISITA MISSIONÁRIA O QUE É VISITAR? É sair de si e ir ao encontro do outro, reconhecendo que ele existe; É ser mensageiro de Deus, portadores da Boa

Leia mais

OS DESAFIOS DACOMUNICAÇÃO

OS DESAFIOS DACOMUNICAÇÃO OS DESAFIOS DACOMUNICAÇÃO A contribuição das mídias. Como parte constitutiva da atual ambiência comunicacional, elas tornam-se recursos e ambientes para o crescimento pessoal e social. Constituem-se no

Leia mais

OBLATOS ORIONITAS. linhas de vida espiritual e apostólica

OBLATOS ORIONITAS. linhas de vida espiritual e apostólica OBLATOS ORIONITAS linhas de vida espiritual e apostólica Motivos inspiradores da oblação orionita laical O "carisma" que o Senhor concede a um fundador, é um dom para o bem de toda a Igreja. O carisma

Leia mais

CALENDÁRIO DIOCESANO 2013 JANEIRO

CALENDÁRIO DIOCESANO 2013 JANEIRO CALENDÁRIO DIOCESANO 2013 JANEIRO 02 a 10 Escola Vocacional em João Pessoa/PB 10 a 20 Festa de São Sebastião em Jucurutu (Zonal IV) e Parelhas (Zonal V) 11 a 20 Festa de São Sebastião em Florânia (Zonal

Leia mais

Festa Sagrada Família

Festa Sagrada Família Festa Sagrada Família Homilia para a Família Salesiana (P. J. Rocha Monteiro) Sagrada Família de Jesus, Maria e José 1. No Domingo, dentro da oitava do Natal, celebra-se sempre a festa da Sagrada Família.

Leia mais

Calendário Paroquial 2014

Calendário Paroquial 2014 Calendário Paroquial 2014 JANEIRO 01/01 Santa Maria Mãe de Deus Dia Mundial da Paz 03/01 Reunião de avaliação e reflexão (Pastoral da Criança) 06/01 Epifania do Senhor 12/01 Batismo do Senhor 18/ 01 Assembléia

Leia mais

Sinal. a VIDA CONTEMPLATIVA

Sinal. a VIDA CONTEMPLATIVA Sinal Boletim do Sector de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa Série 2 nº 32 1º Trimestre de 2014 a VIDA CONTEMPLATIVA Neste novo formato trimestral do nosso SINAL temos como texto de fundo o

Leia mais

DISCÍPULOS E SERVIDORES DA PALAVRA DE DEUS NA MISSÃO DA IGREJA

DISCÍPULOS E SERVIDORES DA PALAVRA DE DEUS NA MISSÃO DA IGREJA DISCÍPULOS E SERVIDORES DA PALAVRA DE DEUS NA MISSÃO DA IGREJA DEUS SE REVELA Revelação é o diálogo entre Deus e seus filhos, cuja iniciativa vem de Deus (8). A Palavra de Deus não se revela somente para

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DO PARI 2014 ANO DO CENTENÁRIO

PLANEJAMENTO ANUAL PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DO PARI 2014 ANO DO CENTENÁRIO PLANEJAMENTO ANUAL 2014 ANO DO CENTENÁRIO JANEIRO 01 QUARTA 02 QUINTA 03 SEXTA 04 SÁBADO 05 DOMINGO 06 SEGUNDA 07 TERÇA 08 QUARTA 19h 09 QUINTA 15h 10 SEXTA 11 SÁBADO Gr.DE ORAÇÃO JOVEM EIS- ME AQUI 12

Leia mais

Evangelho de Lucas. O caminho aberto por Jesus: é o começo da Alegria em Deus Misericordioso.

Evangelho de Lucas. O caminho aberto por Jesus: é o começo da Alegria em Deus Misericordioso. Evangelho de Lucas O caminho aberto por Jesus: é o começo da Alegria em Deus Misericordioso. A Dimensão Bíblica da Missão Verbita Brasil Norte SVD Referente: Benjamin Eber Barrios (Gigio) SVD Material

Leia mais

CELEBRAÇÃO PARA O DIA DO CATEQUISTA 2014

CELEBRAÇÃO PARA O DIA DO CATEQUISTA 2014 CELEBRAÇÃO PARA O DIA DO CATEQUISTA 2014 NO CAMINHO DO DISCIPULADO MISSIONÁRIO, A EXPERIÊNCIA DO ENCONCONTRO: TU ÉS O MESSIAS, O FILHO DO DEUS VIVO INTRODUÇÃO Queridos/as Catequistas! Com nossos cumprimentos

Leia mais

Adoração Eucarística. André Batista. texto ser distribuído pela assembleia). Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo.

Adoração Eucarística. André Batista. texto ser distribuído pela assembleia). Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo. Adoração Eucarística Subsídios Pastorais www.fatima.pt/documentacao André Batista BATISTA, André Adoração Eucarística. Em VAZ, Carla Abreu, coord. Envolvidos no amor de Deus pelo mundo: Itinerário Temático

Leia mais

CALENDÁRIO PASTORAL 2014-2015

CALENDÁRIO PASTORAL 2014-2015 CALENDÁRIO PASTORAL 2014-2015 Setembro 2014 1 Seg 2 Ter 3 Qua 4 Qui 5 Sex 6 Sáb 7 Dom Domingo XXIII do T. C. 8 Seg 9 Ter 10 Qua 11 Qui 12 Sex 13 Sáb 14 Dom Domingo XXIV do T. C. 15 Seg 16 Ter 17 Qua 18

Leia mais

COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ PASTORAL EDUCATIVA REUNIÃO DE PAIS E CATEQUISTAS 09 DE FEVEREIRO DE 2010

COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ PASTORAL EDUCATIVA REUNIÃO DE PAIS E CATEQUISTAS 09 DE FEVEREIRO DE 2010 COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ PASTORAL EDUCATIVA REUNIÃO DE PAIS E CATEQUISTAS 09 DE FEVEREIRO DE 2010 ORAÇÃO DE ABERTURA CANTO (REPOUSAR EM TI) Música de Tânia Pelegrino baseada na obra Confissões, de

Leia mais

AGENDA PASTORAL PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

AGENDA PASTORAL PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS AGENDA PASTORAL PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS JANEIRO 01 Terça Santa Mãe de Deus Dia Mundial da Paz 02 Quarta Reunião dos Meces 03 Quinta Terço e Adoração / Encontro geral de liturgia e preparação

Leia mais

IV FÓRMULAS DE BÊNÇÃO PARA LAUDES E VÉSPERAS

IV FÓRMULAS DE BÊNÇÃO PARA LAUDES E VÉSPERAS IV FÓRMULAS DE BÊNÇÃO PARA LAUDES E VÉSPERAS I. Nas celebrações do Tempo Advento Deus omnipotente e misericordioso, que vos dá a graça de comemorar na fé a primeira vinda do seu Filho Unigénito e de esperar

Leia mais

Anuário da Paróquia de Nossa Senhora da Graça - 2015/2016 Página 2 de 24

Anuário da Paróquia de Nossa Senhora da Graça - 2015/2016 Página 2 de 24 Calendário Paroquial 2015/2016 Anuário da Paróquia de Nossa Senhora da Graça - 2015/2016 Página 2 de 24 NOTA DE ABERTURA O ano pastoral, que estamos prestes a começar, avizinha-se de muitas novidades e

Leia mais

Calendário Pastoral 2015/2016. O SONHO MISSIONÁRIO DE CHEGAR A TODOS Setembro 2015

Calendário Pastoral 2015/2016. O SONHO MISSIONÁRIO DE CHEGAR A TODOS Setembro 2015 1 Ter 2 Qua 3 Qui 4 Sex 5 Sáb DPSC-CDL - Dia da Caridade 6 Dom Domingo XXIII do T. C. 7 Seg 8 Ter Calendário Pastoral 2015/2016 O SONHO MISSIONÁRIO DE CHEGAR A TODOS Setembro 2015 9 Qua DPSC-SSVP - Festa

Leia mais

Informativo da Congregação Pobres Servos da Divina Providência Delegação Nossa Senhora Aparecida. Permanece conosco

Informativo da Congregação Pobres Servos da Divina Providência Delegação Nossa Senhora Aparecida. Permanece conosco Notícias de Família Informativo da Congregação Pobres Servos da Divina Providência Delegação Nossa Senhora Aparecida 06 JUNHO 2014 Permanece conosco Vivemos dias de graça, verdadeiro Kairós com a Celebração

Leia mais

Juventude Mariana Vicentina Recitação do Terço

Juventude Mariana Vicentina Recitação do Terço Juventude Mariana Vicentina Recitação do Terço S Maria, a Senhora Missionária... Outubro de 2010 Introdução: Ritos Iniciais: C/. Deus, vinde em nosso auxílio. A/. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. C/.,

Leia mais

PARA O MATRIMÓNIO. R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Abençoai, Senhor, o vosso povo.

PARA O MATRIMÓNIO. R. Ouvi-nos, Senhor. Ou: Abençoai, Senhor, o vosso povo. MATRMÓNO 321 rmãos e irmãs: Celebrando o especial dom da graça e da caridade, com que Deus Se dignou consagrar o amor dos nossos irmãos N. e N., confiemo-los ao Senhor, dizendo (ou: cantando): Ou: Abençoai,

Leia mais

DIA SETEMBRO 2015 1 2 3 4 5 6 DOMINGO (XXIII TC) 7 94º Aniv. Fundação Mundial da Legião de Maria 8 Natividade de Nossa Senhora Festa

DIA SETEMBRO 2015 1 2 3 4 5 6 DOMINGO (XXIII TC) 7 94º Aniv. Fundação Mundial da Legião de Maria 8 Natividade de Nossa Senhora Festa PARÓQUIA DE SANTA CRISTINA DA MEADELA Plano de Actividades Paroquiais e Diocesanas para o ano de 01/0 DIA SETEMBRO 01 1 3 4 6 DOMINGO (XXIII TC) 7 4º Aniv. Fundação Mundial da Legião de Maria 8 Natividade

Leia mais

O nosso cântico de júbilo: eu Te bendigo, ó Pai...

O nosso cântico de júbilo: eu Te bendigo, ó Pai... Homilia nos aniversários jubilares de ordenação sacerdotal O nosso cântico de júbilo: eu Te bendigo, ó Pai... António Marto Santuário de Fátima 25 de Setembro de 2008 É grande a alegria dos nossos corações

Leia mais

TEMA: MARIA, MÃE E MODELO DA IGREJA EM MISSÃO. LEMA: A Mãe Missionária convida a Igreja a ir... 16-Set-2011

TEMA: MARIA, MÃE E MODELO DA IGREJA EM MISSÃO. LEMA: A Mãe Missionária convida a Igreja a ir... 16-Set-2011 TEMA: MARIA, MÃE E MODELO DA IGREJA EM MISSÃO. LEMA: A Mãe Missionária convida a Igreja a ir... 16-Set-2011 TEMA: MARIA, MÃE E MODELO DA IGREJA EM MISSÃO. LEMA: A Mãe Missionária convida a Igreja a ir

Leia mais

O ITINERÁRIO DO CATECUMENATO segundo o Ritual da iniciação cristã dos adultos Pe. Domingos Ormonde, julho de 2007-2009

O ITINERÁRIO DO CATECUMENATO segundo o Ritual da iniciação cristã dos adultos Pe. Domingos Ormonde, julho de 2007-2009 O ITINERÁRIO DO CATECUMENATO segundo o Ritual da iniciação cristã dos adultos Pe. Domingos Ormonde, julho de 2007-2009 (A) Introdução ao estudo do Ritual da iniciação cristã dos adultos (RICA) 1. O enfoque

Leia mais

O CAMINHO DA VIDA ESPIRITUAL EM CASAL A ESPIRITUALIDADE CONJUGAL

O CAMINHO DA VIDA ESPIRITUAL EM CASAL A ESPIRITUALIDADE CONJUGAL O CAMINHO DA VIDA ESPIRITUAL EM CASAL A ESPIRITUALIDADE CONJUGAL 1 Porquê um Tema de Estudo na pedagogia das ENS 1.1 As três Atitudes Procura Assídua da Vontade de Deus Escritura Doutrina Cultura Razões

Leia mais

Diocese de Amparo - SP

Diocese de Amparo - SP Formação sobre o documento da V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe Diocese de Amparo - SP INTRODUÇÃO De 13 a 31 de maio de 2007, celebrou-se em Aparecida, Brasil, a V Conferência Geral

Leia mais

BÍBLIA NA FAMÍLIA E FAMILIARIDADE COM A BÍBLIA!

BÍBLIA NA FAMÍLIA E FAMILIARIDADE COM A BÍBLIA! Sexta-feira, 4 de maio de 2012 BÍBLIA NA FAMÍLIA E FAMILIARIDADE COM A BÍBLIA! FORMAÇÃO BÍBLICA DE LEITORES REUNIÃO DE PAIS - FESTA DA PALAVRA Bíblia na família e familiaridade com a Bíblia! Desde o Concílio

Leia mais

Diocese de Aveiro IGREJA DIOCESANA RENOVADA NA CARIDADE É ESPERANÇA NO MUNDO

Diocese de Aveiro IGREJA DIOCESANA RENOVADA NA CARIDADE É ESPERANÇA NO MUNDO Diocese de Aveiro IGREJA DIOCESANA RENOVADA NA CARIDADE É ESPERANÇA NO MUNDO Plano Diocesano de Pastoral para o quinquénio 2008-2013 A PALAVRA DO SR. BISPO PONTO DE PARTIDA 1. INICIAMOS UMA NOVA PERSPECTIVA

Leia mais

Instituição e Renovação de Ministérios Extraordinários na Diocese

Instituição e Renovação de Ministérios Extraordinários na Diocese Instituição e Renovação de Ministérios Extraordinários na Diocese 1. RITO DE INSTITUIÇÃO DOS MINISTROS(AS) DA COMUNHÃO Diácono: Queiram levantar-se os que receberão o mandato de Ministros Extraordinários

Leia mais

Vigília Jubilar. Vigília do dia 17 para 18. Abrir às 21 horas do dia 17/10 e encerrar às 6h da manhã do dia 18/10.

Vigília Jubilar. Vigília do dia 17 para 18. Abrir às 21 horas do dia 17/10 e encerrar às 6h da manhã do dia 18/10. Vigília Jubilar Vigília do dia 17 para 18. Abrir às 21 horas do dia 17/10 e encerrar às 6h da manhã do dia 18/10. Material: Uma Bíblia Vela da missão Velas para todas as pessoas ou pedir que cada pessoa

Leia mais

BIÊNIO 2012-2013. Tema Geral da Igreja Metodista "IGREJA: COMUNIDADE MISSIONÁRIA A SERVIÇO DO POVO ESPALHANDO A SANTIDADE BÍBLICA. Tema para o Biênio

BIÊNIO 2012-2013. Tema Geral da Igreja Metodista IGREJA: COMUNIDADE MISSIONÁRIA A SERVIÇO DO POVO ESPALHANDO A SANTIDADE BÍBLICA. Tema para o Biênio 1 IGREJA METODISTA PASTORAL IMED PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PLANO DE AÇÃO BIÊNIO 2012-2013 Tema Geral da Igreja Metodista "IGREJA: COMUNIDADE MISSIONÁRIA A SERVIÇO DO POVO ESPALHANDO A SANTIDADE BÍBLICA

Leia mais

Belo Horizonte/2013 Festa da Assunção de N. Senhora. Queridas Irmãs,

Belo Horizonte/2013 Festa da Assunção de N. Senhora. Queridas Irmãs, Belo Horizonte/2013 Festa da Assunção de N. Senhora Queridas Irmãs, Semeemos, na nossa fé, a alegria da caminhada de Emaús feita neste 16º Capítulo Provincial! Mais um passo demos juntas e é visível a

Leia mais

Calendário Paroquial 2015 Paróquia Santa Rita de Cássia Carapicuíba-SP

Calendário Paroquial 2015 Paróquia Santa Rita de Cássia Carapicuíba-SP Calendário Paroquial 2015 Paróquia Santa Rita de Cássia Carapicuíba-SP Janeiro 01 Q Solenidade Santa Maria, Mãe de Deus 02 S 03 S 15h00 Reunião de Coordenação da Catequese 04 D Solenidade Epifania do Senhor

Leia mais

Catecumenato Uma Experiência de Fé

Catecumenato Uma Experiência de Fé Catecumenato Uma Experiência de Fé APRESENTAÇÃO PARA A 45ª ASSEMBLÉIA DA CNBB (Regional Nordeste 2) www.catecumenato.com O que é Catecumenato? Catecumenato foi um método catequético da igreja dos primeiros

Leia mais

Capelania Hospitalar / Pastoral da Saúde

Capelania Hospitalar / Pastoral da Saúde CEPMTA / ISCAL Londrina 06/11/2012 Capelania Hospitalar / Pastoral da Saúde Assessor: Pe. Audinei Carreira da Silva PERFIL DO AGENTE DE PASTORAL DA SAÚDE Antes de tudo deve ser uma pessoa de profunda experiência

Leia mais

PROGRAMA PASTORAL DIOCESANO 2012/2017. "Ide e anunciai o Evangelho" (cf Mc 16,15) Na comunhão eclesial, testemunhar Cristo Vivo

PROGRAMA PASTORAL DIOCESANO 2012/2017. Ide e anunciai o Evangelho (cf Mc 16,15) Na comunhão eclesial, testemunhar Cristo Vivo PROGRAMA PASTORAL DIOCESANO 2012/2017 "Ide e anunciai o Evangelho" (cf Mc 16,15) Na comunhão eclesial, testemunhar Cristo Vivo OBJECTIVO GERAL: Responder ao chamamento que Cristo ressuscitado faz, hoje,

Leia mais

PLANO DIOCESANO DE PASTORAL 2015 2018 IGREJA DE AVEIRO, VIVE A ALEGRIA DA MISERICÓRDIA

PLANO DIOCESANO DE PASTORAL 2015 2018 IGREJA DE AVEIRO, VIVE A ALEGRIA DA MISERICÓRDIA IGREJA DE AVEIRO, VIVE A ALEGRIA DA MISERICÓRDIA O nosso Plano alicerça-se no símbolo do lava-pés (Jo 13, 11-17) O LAVA-PÉS Nele se inspira a espiritualidade de serviço que dá sen do a toda a ação pastoral

Leia mais

COM SÃO FRANCISCO, NA CARIDADE, BUSQUEMOS A ÉTICA EM PROL DO BEM COMUM

COM SÃO FRANCISCO, NA CARIDADE, BUSQUEMOS A ÉTICA EM PROL DO BEM COMUM CONVITE: A Paróquia de São Francisco de Assis tem a honra de lhes convidar para a Festa do Nosso Amado Padroeiro com o Tema: COM SÃO FRANCISCO, NA CARIDADE, BUSQUEMOS A ÉTICA EM PROL DO BEM COMUM Que realizar-se-á

Leia mais

Calendário Paroquial 2012. 29 Missa em Ação Graças pelo Grupo de Oração Providencia de Maria às 08:00 hs.

Calendário Paroquial 2012. 29 Missa em Ação Graças pelo Grupo de Oração Providencia de Maria às 08:00 hs. Calendário Paroquial 2012 Janeiro Inscrições Catequese 08 Celebrações do Batismo (Matriz) 09 a 26 Escola da Fé Paroquial das 19:00 às 21:30 hs. 15 Show de Prêmios São Marcelo 16 Missa Com São Marcelo às

Leia mais

QUARESMA TEMPO DE REFLEXÃO E AÇÃO

QUARESMA TEMPO DE REFLEXÃO E AÇÃO QUARESMA TEMPO DE REFLEXÃO E AÇÃO Disponível em: www.seminariomaiordebrasilia.com.br Acesso em 13/03/2014 A palavra Quaresma surge no século IV e tem um significado profundo e simbólico para os cristãos

Leia mais

O RITUAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS: UM INSTRUMENTO PARA A TRANSMISSÃO DA FÉ

O RITUAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS: UM INSTRUMENTO PARA A TRANSMISSÃO DA FÉ O RITUAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS: UM INSTRUMENTO PARA A TRANSMISSÃO DA FÉ Pe. Thiago Henrique Monteiro Muito adultos convertem-se a Cristo e à Igreja Católica. Por exemplo, neste ano, nas dioceses

Leia mais

MÍSTICA E CONSTRUÇÃO Por que pensar em Mística e Construção?

MÍSTICA E CONSTRUÇÃO Por que pensar em Mística e Construção? MÍSTICA E CONSTRUÇÃO Espiritualidade e profecia são duas palavras inseparáveis. Só os que se deixam possuir pelo espírito de Deus são capazes de plantar sementes do amanhã e renovar a face da terra. Todo

Leia mais

NOVENA DOS PAIS QUE ORAM PELOS FILHOS

NOVENA DOS PAIS QUE ORAM PELOS FILHOS Pe. Nilton César Boni, cmf NOVENA DOS PAIS QUE ORAM PELOS FILHOS EDITORA AVE-MARIA Apresentação Aos membros da família cristã podem aplicar-se de modo particular as palavras com que Cristo promete a sua

Leia mais

Mês. Mariano UM CRISTÃO SEM MARIA ESTÁ ÓRFÃO. TAMBÉM UM CRISTÃO SEM A IGREJA É UM ÓRFÃO. PAPA FRANCISCO

Mês. Mariano UM CRISTÃO SEM MARIA ESTÁ ÓRFÃO. TAMBÉM UM CRISTÃO SEM A IGREJA É UM ÓRFÃO. PAPA FRANCISCO Mariano PARÓQUIA SÃO PEDRO PESCADOR Mês UM CRISTÃO SEM MARIA ESTÁ ÓRFÃO. TAMBÉM UM CRISTÃO SEM A IGREJA É UM ÓRFÃO. UM CRISTÃO PRECISA DESTAS DUAS MULHERES, DUAS MULHERES MÃES, DUAS MULHERES VIRGENS: A

Leia mais

Programa e Calendário -2014

Programa e Calendário -2014 Paróquia de São Luis Faro Programa e Calendário -2014 2014 /2015 (Lv Ide e anuncia o Evangelho (Mc.16,15) Paróquia de São Luis Faro Ciclo Pastoral de 2012 2017 Ide e anunciai o Evangelho (Mc. 16,15) Na

Leia mais

DIRECTÓRIO GERAL DA CATEQUESE - SDCIA/ISCRA -2 Oração inicial Cântico - O Espírito do Senhor está sobre mim; Ele me enviou para anunciar aos pobres o Evangelho do Reino! Textos - Mc.16,15; Mt.28,19-20;

Leia mais

COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA. Estudo 104 CNBB

COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA. Estudo 104 CNBB COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA Estudo 104 CNBB ASPECTOS GERAIS DO DOCUMENTO PERSPECTIVAS PASTORAIS TEXTOS BASES DESAFIOS FUNÇÕES DA PARÓQUIA PERSPECTIVA TEOLÓGICA MÍSTICA DO DOCUMENTO PERSPECTIVA

Leia mais

FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É?

FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É? Escola de Maria: Escola da Fé FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É? Formação Litúrgica: Liturgia: conceito O que é Liturgia? Termo de origem grega. ERGON (OBRA, AÇÃO, EMPREENDIMEN TO) (PÚBLICO) LEITON

Leia mais

CAMINHADA DE QUARESMA 2015 DIOCESE DE AVEIRO. Jesus é o Filho de Deus: escuta-o!

CAMINHADA DE QUARESMA 2015 DIOCESE DE AVEIRO. Jesus é o Filho de Deus: escuta-o! INTRODUÇÃO GERAL Somos desafiados a aprofundar a escuta e a oração, assumindo um dos grandes obje vos que o nosso Bispo, D. António Moiteiro, traçou assim que chegou à Diocese: enquanto comunidade cristã

Leia mais

Batismo do Senhor. Homilia comentada para a Família Salesiana. Mc 1,7-11

Batismo do Senhor. Homilia comentada para a Família Salesiana. Mc 1,7-11 Batismo do Senhor Homilia comentada para a Família Salesiana P. J. Rocha Monteiro, sdb Mc 1,7-11 1. Introdução. Cenário. O tema do Batismo do Senhor poderia ser definido como construir uma igreja para

Leia mais

PROJETO DIOCESANO DE RENOVAÇÃO PAROQUIAL

PROJETO DIOCESANO DE RENOVAÇÃO PAROQUIAL PROJETO DIOCESANO DE RENOVAÇÃO PAROQUIAL Texto aprovado na Reunião do Conselho de Presbíteros de 22/05/2014 e ratificado no Conselho Diocesano de Pastoral de 26/05/2014. APRESENTAÇÃO A Assembleia de Revisão

Leia mais

proposta quaresmal para a Paróquia do Candal

proposta quaresmal para a Paróquia do Candal proposta quaresmal para a Paróquia do Candal Conhecer para viver, HOJE, as Obras de Misericórdia «As obras de misericórdia são acções caridosas em ajuda do próximo, nas suas necessidades corporais e espirituais.

Leia mais

Sumário Rosário de Nossa Senhora

Sumário Rosário de Nossa Senhora Sumário PRECES DIÁRIAS DO CRISTÃO... 13 1. Sinal da Cruz... 13 2. Pai-Nosso... 14 3. Ave-Maria... 15 4. Glória ao Pai... 16 5. Creio... 16 6. Invocação ao Espírito Santo... 17 7. Bênção contra a Tristeza...

Leia mais

INFORMATIVO DIOCESANO 24 a 30 de novembro Ano 2014 n.º 57 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

INFORMATIVO DIOCESANO 24 a 30 de novembro Ano 2014 n.º 57 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br ANO DA PAZ TERÁ INÍCIO NO DIA 30 A paz é fruto da justiça. É importante superarmos as diferenças sociais em nosso país, disse o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos

Leia mais

DIA DE ORAÇÃO PELA JMJ RIO2013

DIA DE ORAÇÃO PELA JMJ RIO2013 ROTEIRO PARA O DIA DE ORAÇÃO PELA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO2013 Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude - CNBB CANTO DE ENTRADA (Canto a escolha) (Este momento de oração pode ser associado

Leia mais

Programa Pastoral. Secretariado Diocesano da Evangelização e Catequese. Diocese de Coimbra 2011-2012

Programa Pastoral. Secretariado Diocesano da Evangelização e Catequese. Diocese de Coimbra 2011-2012 1 Programa Pastoral Secretariado Diocesano da Evangelização e Catequese Diocese de Coimbra 2011-2012 Ano Pastoral 2011-2012 2 Caridade: fonte, tarefa e meta da Catequese O Papa Bento XVI, na sua encíclica

Leia mais

Avisos. Domingo VI do Tempo Comum De 14 de Fevereiro de 2010 a 21-2-2010. AVISOS PAROQUIAIS sempre disponíveis em www.vidaparoquial.blogspot.

Avisos. Domingo VI do Tempo Comum De 14 de Fevereiro de 2010 a 21-2-2010. AVISOS PAROQUIAIS sempre disponíveis em www.vidaparoquial.blogspot. Quarta-Feira Quinta-Feira Quinta-Feira Avisos Domingo VI do Tempo Comum De 14 de Fevereiro de 2010 a 21-2-2010 Jagardo Para os cristãos começa na próxima quarta-feira o tempo mais importante da fé, o ciclo

Leia mais

ANO PASTORAL 2010/11

ANO PASTORAL 2010/11 ANO PASTORAL 2010/11 MISSÃO 2010 Continuar para reforçar EXPERIÊNCIA A VIVER» Corresponsabilidade para a NOVA EVANGELIZAÇÃO Paróquia de Carregosa Vigararia de Arouca/Vale de Cambra Proposta Pastoral para

Leia mais

Adoração ao Santíssimo Sacramento. Catequese Paroquial de Nossa Senhora da Lapa. 4 de Março de 2014

Adoração ao Santíssimo Sacramento. Catequese Paroquial de Nossa Senhora da Lapa. 4 de Março de 2014 Adoração ao Santíssimo Sacramento Catequese Paroquial de Nossa Senhora da Lapa 4 de Março de 2014 Leitor: Quando nós, cristãos, confessamos a Trindade de Deus, queremos afirmar que Deus não é um ser solitário,

Leia mais

DIA HORÁRIO ACONTECIMENTO

DIA HORÁRIO ACONTECIMENTO JUNHO DIA HORÁRIO ACONTECIMENTO 02 15 h Reunião dos padres da Forania Paróquia Nossa Senhora Medianeira e Santa Luzia 04 19 h Celebração solene de Corpus Christi 06 14 h Festival de pizza crisma 07 7 h

Leia mais

NORMATIVAS PASTORAIS PARA A CELEBRAÇÃO DO BATISMO

NORMATIVAS PASTORAIS PARA A CELEBRAÇÃO DO BATISMO DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA NORMATIVAS PASTORAIS PARA A CELEBRAÇÃO DO BATISMO Para os Párocos e respetivas comunidades Cristãs, especialmente para os Pais e para os Padrinhos 2012 1 A ESCLARECIMENTO PRÉVIO

Leia mais

Magistério profético na construção da Igreja do Porto

Magistério profético na construção da Igreja do Porto Magistério profético na construção da Igreja do Porto Excertos do pensamento de D. António Ferreira Gomes entre 1969-1982 A liberdade é sem dúvida um bem e um direito, inerente à pessoa humana, mas é antes

Leia mais

Paróquia São Luiz Gonzaga FEVEREIRO

Paróquia São Luiz Gonzaga FEVEREIRO Paróquia São Luiz Gonzaga Cronograma Paroquial 2015 Atualização: 30/03/15 FEVEREIRO 04 Estudo das Cartas - Catequistas 19h30 Matriz São Luiz Gonzaga 04 Reunião dos Coordenadores - Grupos de 19h30 Matriz

Leia mais

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA (CONT)

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA (CONT) JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA (CONT) 11-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Em que sentido toda a vida de Cristo é Mistério? Toda a vida

Leia mais

A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO DO PODER JUDICIÁRIO

A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO DO PODER JUDICIÁRIO A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO DO PODER JUDICIÁRIO Renatto Marcello de Araujo Pinto Comitê Gestor da PNRSJT Comissão de Responsabilidade Socioambiental DILEMAS DO DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO

Leia mais

DIOCESE DE COIMBRA PLANO DIOCESANO DE PASTORAL (2008-2011) ANO III PROGRAMA PARA 2010-2011

DIOCESE DE COIMBRA PLANO DIOCESANO DE PASTORAL (2008-2011) ANO III PROGRAMA PARA 2010-2011 04-08 - Retiro anual do Clero 2º turno 11 - Reunião do Conselho Episcopal Diocesano AGOSTO 11-21 - Jornada Mundial da Juventude, Madrid DIOCESE DE COIMBRA PLANO DIOCESANO DE PASTORAL (2008-2011) ANO III

Leia mais

Solenidade da Ascenção do Senhor

Solenidade da Ascenção do Senhor Solenidade da Ascenção do Senhor Homilias Meditadas Lectio Divina para a Família Salesiana P. J. Rocha Monteiro, sdb Solenidade da Ascensão do Senhor Mc 16,15-20 1. Breve síntese A Solenidade da Ascensão

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL PARÓQUIA SANTO ANTONIO DO PARI

PLANEJAMENTO ANUAL PARÓQUIA SANTO ANTONIO DO PARI PLANEJAMENTO ANUAL PARÓQUIA SANTO ANTONIO DO PARI MARÇO 01 SEXTA PERSEVERANÇA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA - 02 SÁBADO 13H30 Centro Pastoral CRISMA PASTORAL DA 04 SEGUNDA ESCOLA DA FÉ PARÓQUIA 05 06 QUARTA RENOVAÇÃO

Leia mais

Prelazia de São Felix do Araguaia

Prelazia de São Felix do Araguaia Prelazia de São Felix do Araguaia Calendário 2015 JANEIRO 01 Quinta Solenidade Santa Mãe de Deus 02 Sexta 03 Sábado 04 Domingo Solenidade da Epifania do Senhor Todas as Comunidades 05 Segunda Escola de

Leia mais

CALENDÁRIO DIOCESANO DIOCESE DO FUNCHAL

CALENDÁRIO DIOCESANO DIOCESE DO FUNCHAL CALENDÁRIO DIOCESANO DIOCESE DO FUNCHAL ANO PASTORAL 2015 2016 CALENDÁRIO DIOCESANO 2015-2016 SETEMBRO 2015 1 2 3 4 5 6 DOMINGO XXIII 7 8 9 10 11 12 13 DOMINGO XXIV 14 15 2 DIOCESE DO FUNCHAL 16 17 18

Leia mais

ADMA Manique Bicesse. Projeto pastoral Ano 2014-2015

ADMA Manique Bicesse. Projeto pastoral Ano 2014-2015 ADMA Manique Bicesse Projeto pastoral Ano 2014-2015 Conselho Animador espiritual: Pe. Luciano Miguel Presidente: Mª dos Anjos Branco Vice-presidente: Mª Ana Martins Secretária: Adelaide Martins Tesoureiro:

Leia mais

Ata da reunião Comunidade Central (05/08/2014)

Ata da reunião Comunidade Central (05/08/2014) Ata da reunião Comunidade Central (05/08/2014) No dia 05 de agosto, às 19h30min, foi realizada na Catedral a quinta reunião da Comunidade Central do ano de 2014. Esta reunião contou com a presença de 34

Leia mais

SEMANA DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA PARÓQUIA SANTO ANTONIO Itapira SP

SEMANA DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA PARÓQUIA SANTO ANTONIO Itapira SP SEMANA DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA PARÓQUIA SANTO ANTONIO Itapira SP CREIO (N)A SANTA IGREJA CATÓLICA I CRER DE MODO ECLESIAL NO CONTEÚDO DA FÉ CRISTÃ. A PROFISSÃO DE FÉ DA IGREJA A FÉ BATISMAL A PROFISSÃO DE

Leia mais