MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA RELAÇÃO DE DOCENTES E MÓDULOS 2017/2018

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA RELAÇÃO DE DOCENTES E MÓDULOS 2017/2018"

Transcrição

1 MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA RELAÇÃO DE DOCENTES E MÓDULOS 2017/2018 MÓDULO 02 PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA E PERÍCIA (26/08, 02 e 16/09) Docente Responsável: Prof. Esp. Moacir Ramos Filho Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Santos (1970), graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis do Litoral Santista (1981) e graduação em Administração pela Universidade Católica de Santos (1973). Atualmente é consultor - ISAVER CONSULTORIA E ASSESSORIA LTDA e professor auxiliar do Instituto de Ensino Superior de Bauru, das Faculdades Integradas de Bauru - FIB e Faculdade Origenes Lessa - FACOL Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. MÓDULO 11 SUSTENTABILIDADE E CONTABILIDADE AMBIENTAL (23; 30/09 e 07/10) Docente Responsável: Prof(a) Dra. Daniela A. Rodrigueiro Professora Universitária, advogada, graduada em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (1993). Mestre em Direito; Sistema Constitucional de Garantia de Direitos; - Instituição Toledo de Ensino (2001). Doutora em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (2011). Coordenadora do curso de Direito da Unidade Iteana de Botucatu/SP e de Ibitinga de 2006 a Coordenadora do Núcleo de Iniciação à Pesquisa Científica da Faculdade de Direito de Bauru de 2005 a Professora do Curso de Direito do Centro Universitário de Bauru mantido pela Instituição Toledo de Ensino e dos cursos de Pós Graduação Lato sensu também mantidos pela Instituição Toledo de Ensino. Professora do Centro de Pós-graduação da Instituição Toledo de Ensino Supervisora do Núcleo de Pesquisa do Centro Universitário de Bauru de 2013 a Professora do Curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. MÓDULO 04 FINANÇAS CORPORATIVAS (21; 28/10 e 04/11) Docente Responsável: Prof. Me. Marcel Henrique Bataiola Mestre em Engenharia de Produção pelo programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UNESP (Campus Bauru/SP - Julio de Mesquita Filho). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003). Pós graduado pela FGV em Finanças e Controladoria (2006). Docente de cursos de graduação e pós graduação desde Atualmente é professor executivo do Centro Hermes - Fundação Getúlio Vargas/SP (Pós Graduação em Administração de Empresas). Lecionou em várias instituições de ensino, tais como Faculdade Orígenes Lessa - FACOL (Graduação), FAAG (Graduação), SENAC (Pós- Graduação) e Faculdade Integradas de Bauru (Pós-Graduação). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Finanças e Controladoria. Assessor Administrativo-Financeiro do Banco Cooperativo SICREDI. É estudioso na área de Sustentabilidade Empresarial, atuando inclusive como auditor interno FSC (certificação internacional) durante 3 anos.

2 MÓDULO 07 GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS (18; 25/11 e 09/12) Docente Responsável: Prof. Me. Waldir Antônio Gobbi Augusto Graduado em Ciências Contábeis pela - Instituição Toledo de Ensino de Bauru (1975), graduado em Administração pela - Instituição Toledo de Ensino de Bauru (1979), pós-graduado em Contabilidade Avançada pela FGV-RJ/EMBRATEL, MBA em Gestão Empresarial pela FIA-USP e mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professor da UNIESP-IESB - Instituto de Ensino Superior de Bauru e professor em cursos de Pós-graduação na FGV-Bauru, FAAG-Agudos, UNIVEM-Marília, Faculdades Anhanguera-Bauru e Senac-Águas de São Pedro. Experiências profissionais na área de Administração, com ênfase em Administração Geral e Financeira e na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Gestão de Custos, Análise de Demonstrações Financeiras, Contabilidade Gerencial e Controladoria. Foi Coordenador de Cursos de Ciências Contábeis, Gerente Regional da Área de Economia e Finanças de Embratel - Bauru e Diretor Financeiro do Departamento de Água e Esgoto de Bauru. MÓDULO 12 COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS (02 e 16/12) Docente Responsável: Prof. Me. Cláudio Augusto Garbi Graduado em Ciências Econômicas pela Instituição Toledo de Ensino (ITE-Bauru) e em Administração (CEUCLAR). Cursou especializações em Economia na USP-ESALQ e na UFSCAR. É mestre em Administração pela Universidade São Francisco-USF/ Bragança Paulista (2003). Foi premiado em 2010 e 2012 como "Excelência em ensinar com qualidade Economia no FGV Management". Homenageado pela "Excelência na performance de professor e amigo do GRUPO empz, no estado de Goiás, 2015". Aprovado na ANPEC, iniciou o mestrado em Teoria Econômica na UNESP/Araraquara. Residiu e estudou na cidade de Hastings, ES, Inglaterra em Atualmente é professor, coordenador acadêmico de MBA e do MBA Internacional em Angola, bem como professor de pós-graduação presencial (FGV Management) da Fundação Getulio Vargas (RJ e SP). É editor-chefe da Revista Científica DICA: Dialogar, Conhecer e Aprender. Tem vasta experiência na área de Administração, Teoria Econômica, Projetos, Gestão e Docência no Ensino Superior, trabalhando principalmente com: Economia Geral, Macroeconomia para empresas e governo, Mercado de capitais, Estratégia, Gestão estratégica e empreendedora. É pesquisador e autor de artigos em vários canais científicos nas áreas que envolvem: Economia, Estratégias de empresas, Sustentabilidade, Meio ambiente, Novas teorias de gestão dentro da Administração, Docência e EAD. Atua no mercado corporativo, sendo proprietário e industrial no segmento calçadista há 10 anos no estado de São Paulo, Brasil. Como experiência internacional já esteve presente em 25 diferentes economias em todos os continentes.

3 MÓDULO 05 ECONOMIA EMPRESARIAL E NEGÓCIOS FINANCEIROS (13, 20 e 27/01/2018) Docente Responsável: Prof. Me. Carlos Roberto Sette Possui graduação em Ciências Econômicas - Faculdades Metropolitanas Unidas (1972) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é diretor - Crs Consultoria Negócios e Treinamento S C Ltda, professor - Faculdades Integradas de Bauru, professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e professor titular da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Qualidade na Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de recursos humanos, gestão do conhecimento, gestão da informação, contabilidade e gestão da qualidade. Registro CORECON nº Desde 2009 Diretor Executivo das Massas Mezzani na cidade de Bauru. MÓDULO 13 GESTÃO DA INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO (17 e 24 /02/2018) Docente Responsável: Prof. Me. Eliomar Borges Furquin Possui graduação em administração pelo Centro Universitário de Santo André (1981) e mestrado em Administração pela UNIP - Universidade Paulista (2006). Atualmente é sócio proprietário - Fenícia - Importação Exportação Comercio e Representação Ltda, professor adjunto da UNIP - Universidade Paulista e Faculdades Integradas de Jau da Fundação Raul Bauab. MÓDULO 1 ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA DAS ORGANIZACÕES (03, 10 e 17/03/2018) Docente Responsável: Prof. Me. Dércio Julio Terrabuio Junior Possui graduação em Ciências Econômicas - Instituição Toledo de Ensino (1993). Mestrado em Ciências - Área: Planejamento e Operações em Sistemas de Transportes, USP/São Carlos. MÓDULO 10 GESTÃO DE CONTROLADORIA (24/03; 07, 14 e 28/04/2018) Docente Responsável: Prof. Me. Rafael Moreira Antônio Doutorando, Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - USP (2012) e Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - USP (2009). Pesquisador de Mercado de Capitais, especialmente a acurácia das previsões dos analistas. Tem experiência na área de Contabilidade Societária, Contabilidade de Custos, Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor e Controladoria. Atualmente é revisor dos periódicos vinculados à IABE - International Academy of Business and Economics, do periódico International Journal of Emerging Markets, do periódico Contabilidade Vista & Revista, do periódico Revista de Administração da Unimep e do periódico Revista de Finanças e Contabilidade da Unimep. Atua como professor e coordenador do curso de especialização em Controladoria e Finanças do Senac Ribeirão Preto. Membro fundador e integrante do GPFin: Grupo de Pesquisas em Finanças da FEA-RP/USP.

4 MÓDULO 03 CONTABILIDADE AVANÇADA EMPRESARIAL (05, 12 e 19/05/2018) Docente Responsável: Prof. Me. Flávio Mangili Ferreira Graduação em Ciências Contábeis (Instituição Toledo de Ensino, 1998) e graduação em Tecnologia Mecânica (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 1992). Especialista em Gestão Empresarial (Instituição Toledo de Ensino, 2003). Mestre em Engenharia de Produção (Faculdade de Engenharia de Bauru da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2011). Professor em cursos de graduação e professor coordenador de cursos de Pós-graduação do Senac Bauru - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP. MÓDULO 06 GOVERNANÇA CORPORATIVA (26/05 e 09/06/2018) Docente Responsável: Prof. Me. Marcel Henrique Bataiola Mestre em Engenharia de Produção pelo programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UNESP (Campus Bauru/SP - Julio de Mesquita Filho).Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003). Pós graduado pela FGV em Finanças e Controladoria (2006). Docente de cursos de graduação e pós graduação desde Atualmente é professor executivo do Centro Hermes - Fundação Getúlio Vargas/SP (Pós Graduação em Administração de Empresas). Lecionou em várias instituições de ensino, tais como Faculdade Orígenes Lessa - FACOL (Graduação), FAAG (Graduação), SENAC (Pós- Graduação) e Faculdade Integradas de Bauru (Pós-Graduação). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Finanças e Controladoria. Assessor Administrativo-Financeiro do Banco Cooperativo SICREDI. É estudioso na área de Sustentabilidade Empresarial, atuando inclusive como auditor interno FSC (certificação internacional) durante 3 anos. MÓDULO 16 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO (16/06/2018) Docente Responsável: Prof. Dr. Paulo Fernando do Nascimento Afonso Doutor e Mestre em Agronomia (Energia na Agricultura), FCA / UNESP - Campus Botucatu, consultor em Gestão e Finanças, professor universitário nas disciplinas de Economia, Métodos e Técnicas de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Comunicação Social. Professor do curso de Pós Graduação em Direito, Contabilidade e Gestão nas disciplinas de economia e agronegócio; MBA em Agronegócios - ESALQ / USP; MBA em Agroenergia - ESALQ / USP; Pós-graduado em Auditoria, Controladoria e Finanças pelas Faculdades Integradas de Bauru - FIB; graduado em Ciências Econômicas pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru - ITE.. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Matemática Financeira, Análise Financeira, Gestão de Custos, Microeconomia, Macroeconomia, Economia Agrícola, Análise e Viabilidade de Projetos, Estatística e Administração Rural. Foi bolsita pela CAPES. MÓDULO 09 GSTÃO ESTRATÉGICA DE TRIBUTOS (23; 30/06 e 07/07/2018) Docente Responsável: Prof. Me. Bruno Henrique Lucon Possui graduação em Ciências Contábeis - Instituição Toledo de Ensino (2009), MBA em Gestão Tributária - FUNDACE - FEA/RP e Mestrando em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FECAP. Atualmente é sócio da Mathesis Assessoria e Consultoria Empresarial Ltda., professor da disciplina de Gestão Tributária no MBA em Controladoria e Finanças pelo Núcleo de Pós Graduação do Centro Universitário ITE, professor das disciplinas de ICMS e Contabilidade Tributária no MBA em Gestão Tributária nas Faculdades Integradas de Bauru e professor da graduação no Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário ITE. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis e Contabilidade Tributária.

5 MÓDULO 15 JOGOS DE NEGÓCIOS (14;21;28/07 e 04/08/2018) Docente Responsável: Prof. Me. Clerison José de Souza Bueno Graduação em Ciência da Computação - Licenciatura pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru no ano de 2010, especialista em Educação Empreendedor pela Universidade Federal de São João Del Rei e mestre em Mídia e Tecnologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho de Bauru. Atualmente atua como professor universitário dos cursos de Administração e Contabilidade nas Faculdades integradas de Jahu. MÓDULO 16 DERIVATIVOS FINANCEIROS E AGROPECUÁRIOS (11 e 18/08/2018) Docente Responsável: Prof. Dr. Paulo Fernando do Nascimento Afonso Doutor e Mestre em Agronomia (Energia na Agricultura), FCA / UNESP - Campus Botucatu, consultor em Gestão e Finanças, professor universitário nas disciplinas de Economia, Métodos e Técnicas de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Comunicação Social. Professor do curso de Pós Graduação em Direito, Contabilidade e Gestão nas disciplinas de economia e agronegócio; MBA em Agronegócios - ESALQ / USP; MBA em Agroenergia - ESALQ / USP; Pós-graduado em Auditoria, Controladoria e Finanças pelas Faculdades Integradas de Bauru - FIB; graduado em Ciências Econômicas pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru - ITE. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Matemática Financeira, Análise Financeira, Gestão de Custos, Microeconomia, Macroeconomia, Economia Agrícola, Análise e Viabilidade de Projetos, Estatística e Administração Rural. Foi bolsita pela CAPES. MÓDULO 14 AVALIAÇÃO DE EMPRESAS (25/08 e 01 e 15/09/2018) Docente Responsável: Prof. Me. Fábio José Esguicero Possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de Bauru ITE (2005). Mestrado em Engenharia de Produção na Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB) UNESP Bauru. Cursando Doutorado em Engenharia de Produção na UNESP Bauru. Servidor Público da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista. Diretor Operacional da Cooperativa de Crédito dos Servidores Públicos Municipais de Lençóis Paulista (COOPERSERV). Possui certificação CPA10 ANBIMA. Leciona disciplinas na área de Economia na Instituição Toledo de Ensino (ITE) Bauru no curso de Engenharia de Produção e na Faculdade Orígenes Lessa (FACOL) em Lençóis Paulista no curso de Administração de Empresas.

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA NAJA BRANDÃO SANTANA http://lattes.cnpq.br/4950197164940762 Possui graduação em Administração de Empresas pelo Instituto Federal da Bahia (2004), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal

Leia mais

MBA em Controladoria e Auditoria em Serviços de Saúde

MBA em Controladoria e Auditoria em Serviços de Saúde PÚBLICO-ALVO O curso é destinado a profissionais graduados em diversas áreas do conhecimento que atuam ou pretendem atuar nas áreas de controladoria ou auditoria de serviços em saúde. OBJETIVO Formação

Leia mais

Atualmente as variações da economia têm influenciado decisivamente nas decisões empresariais, provocando a adoção de novas posturas gerenciais. Uma gestão estruturada com base no planejamento e controle

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROVAS N2 1º PERÍODO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROVAS N2 1º PERÍODO CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1º PERÍODO 14/06/19 6ª feira - Matemática Aplicada - Comunicação Organizacional - Contabilidade I - Economia - Teoria Geral da Administração (TGA) - Língua Portuguesa

Leia mais

NÚCLEO COMUM 1 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): NÚCLEO COMUM 2 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.):

NÚCLEO COMUM 1 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): NÚCLEO COMUM 2 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): USCS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MATRIZ CURRICULAR A PARTIR DE 2018 NÚCLEO COMUM 1 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): 1º. SEMESTRE Introdução à Microeconomia 40 Introdução ao Comércio Exterior 40 Introdução

Leia mais

GRADE CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO: 9 SEMESTRES (NOTURNO) Horas

GRADE CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO: 9 SEMESTRES (NOTURNO) Horas GRADE CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO: 9 SEMESTRES (NOTURNO) MÓDULO 1 67-102 Teoria Geral da Administração I 81-101 Língua Portuguesa 10-105 Matemática Básica 73.227 Sociologia 30 0 30 2 60.582

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: GESTÃO CHAPA 1 PROPÓSITO: Movimento e Ação

PLANO DE TRABALHO: GESTÃO CHAPA 1 PROPÓSITO: Movimento e Ação PLANO DE TRABALHO: GESTÃO 2019-2021 CHAPA 1 PROPÓSITO: Movimento e Ação Propiciar a comunidade de gestão de recursos humanos a participação ativa em um movimento capaz de performar, transformar e gerar

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA VI SECAD

PROGRAMAÇÃO DA VI SECAD Mestre em Educação - Especialista em Didática do Ensino Superior - Graduado em Ciências André Alves de Souza Contábeis. Professor universitário, nas Faculdades AFARP Associação Faculdade de Ribeirão Preto

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE, CONTROLADORIA E FINANÇAS CEFIN

PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE, CONTROLADORIA E FINANÇAS CEFIN PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE, CONTROLADORIA E FINANÇAS CEFIN Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974.

Leia mais

CONSELHO DELIBERATIVO

CONSELHO DELIBERATIVO CONSELHO DELIBERATIVO Américo Antonio Cosentino Situação atual: Aposentado do Grupo C e PrevMais. Trabalhou no BNC de 1977 a 2010, como: Auxiliar Administrativo, Pesquisador de Cadastro, Analista de Balanço,

Leia mais

Eventos RPPS. Palestra de Investimentos com foco em Bolsa de Valores realizado no auditório do Hotel Brisamar.

Eventos RPPS. Palestra de Investimentos com foco em Bolsa de Valores realizado no auditório do Hotel Brisamar. 1 º Curso de Formação de Gestores RPPS realizado na FAMEM em janeiro de 2013, pela primeira vez na história do Maranhão os gestores dos RPPS se reúnem. I Seminário de Sustentabilidade da Previdência Social

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROVAS N º PERÍODO 19:00H 20:50H 2ª CHAMADA N2 19:00H 20:50H

CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROVAS N º PERÍODO 19:00H 20:50H 2ª CHAMADA N2 19:00H 20:50H CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2º PERÍODO 10/11/17 6ª feira - Contabilidade - Metodologia Científica - Fundamentos do Direito e Legislação - Estatística - Matemática Financeira - Teoria Geral

Leia mais

Integrantes da CHAPA 2 CHA - Competência, Habilidade e Ação

Integrantes da CHAPA 2 CHA - Competência, Habilidade e Ação Integrantes da CHAPA 2 CHA - Competência, Habilidade e Ação Economista Ana Claudia de Azevedo Monteiro - Registro CORECON nº. 1277. Graduada em Economia e Direito (CIESA), Especialista em Administração

Leia mais

CONSELHO DELIBERATIVO

CONSELHO DELIBERATIVO CONSELHO DELIBERATIVO AMÉRICO ANTONIO COSENTINO Situação atual: Aposentado do Grupo C e PrevMais. Trabalhou no BNC de 1977 a 2010, como: Auxiliar Administrativo, Pesquisador de Cadastro, Analista de Balanço,

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : CIÊNCIAS CONTÁBEIS. CRÉDITOS Obrigatórios: 136 Optativos: 16. 1º Semestre

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : CIÊNCIAS CONTÁBEIS. CRÉDITOS Obrigatórios: 136 Optativos: 16. 1º Semestre Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:28:06 Curso : CIÊNCIAS

Leia mais

A FAT - FACULDADE E ESCOLA OFERECE A VOCÊ 15 CURSOS EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO:

A FAT - FACULDADE E ESCOLA OFERECE A VOCÊ 15 CURSOS EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO: A FAT - FACULDADE E ESCOLA OFERECE A VOCÊ 15 CURSOS NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO: ESP. CONTABILIDADE E DIREITO TRIBUTÁRIO ESP. EDUCAÇÃO INFANTIL ESP. GESTÃO DA SALA DE AULA ESP. GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS

Leia mais

I SEMINÁRIO DESCOR DE PESQUISA Relatório e estatísticas Dias 07, 08 e 09 de 2016

I SEMINÁRIO DESCOR DE PESQUISA Relatório e estatísticas Dias 07, 08 e 09 de 2016 I SEMINÁRIO DESCOR DE PESQUISA Relatório e estatísticas Dias 07, 08 e 09 de 206 http://www.ufjf.br/descor/ I Seminário DESCOR de Pesquisa Nos dias 07, 08 e 09 de novembro de 206 foi realizado o I Seminário

Leia mais

Organização Social de Interesse Público nos termos da Lei 9790/99 PORTFÓLIO ANUAL

Organização Social de Interesse Público nos termos da Lei 9790/99 PORTFÓLIO ANUAL Organização Social de Interesse Público nos termos da Lei 9790/99 PORTFÓLIO ANUAL 2019 A ENTIDADE A Uni-ANPEX é uma organização sem fins econômicos, de interesse público, de conformidade com a Lei 9790/99,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL

ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL BUSINESS SCHOOL A Business School da Universidade Positivo reúne 12 cursos nas áreas de Gestão e Negócios e promove, por meio de metodologias inovadoras, a união da realidade

Leia mais

Conheça as chapas concorrentes

Conheça as chapas concorrentes ELEIÇÕES BASES Conheça as chapas concorrentes 6 e 7 março 2018 1 Por Conselho Deliberativo 1º VAGA CHAPA derterminação judicial proferida no Processo n.º 0579860-19.2016.8.05.0001 ANTONIO CARLOS FARIAS

Leia mais

CORPO TÉCNICO PROGRAMAS DE FORMAÇÃO: SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO, TECNOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL E GESTOR DA QUALIDADE

CORPO TÉCNICO PROGRAMAS DE FORMAÇÃO: SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO, TECNOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL E GESTOR DA QUALIDADE EDUARDO ANDRADE GESTOR TÉCNICO GESTÃO INTEGRADA Formado em tecnologia Mecânica especialidade em processos de produção. Pós graduado em Administração Industrial, Tecnologia Ambiental e Higiene Ocupacional.

Leia mais

Adriano Rodrigues Ana Paula Santana de Rezende Arruda Ana Rosa de Sousa

Adriano Rodrigues Ana Paula Santana de Rezende Arruda Ana Rosa de Sousa Adriano Rodrigues - Mestre em Matemática e Estatística e Doutor em Estatística Aplicada pela UFLA. Licenciado em Matemática pela UNINCOR e em Física pela UNIFOR. Pós-Graduado em Ensino de Matemática (UFJF)

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO G5. 1º A 2016 (2 sem) Noturno. Central. Teorias da Administração. Teorias da Administração

ADMINISTRAÇÃO G5. 1º A 2016 (2 sem) Noturno. Central. Teorias da Administração. Teorias da Administração ADMINISTRAÇÃO G5 1º A 2016 (2 sem) Noturno Língua Portuguesa Matemática Teorias da Sociologia e Política Psicologia Aplicada Língua Portuguesa Matemática Teorias da Sociologia e Política Psicologia Aplicada

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins

Leia mais

Sobre os Autores. Sobre os Autores SILVA MACHADO CASSIANO

Sobre os Autores. Sobre os Autores SILVA MACHADO CASSIANO Sobre os Autores CASSIANO MACHADO SILVA É Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Consultor Júnior da Fundação Instituto de Administração da Faculdade de Economia, Administração

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS. Perfil. Graduação em História ou Ciências Sociais ou Filosofia com Especialização, Mestrado ou Doutorado.

ANEXO I QUADRO DE VAGAS. Perfil. Graduação em História ou Ciências Sociais ou Filosofia com Especialização, Mestrado ou Doutorado. ANEXO I QUADRO DE VAGAS Código Curso Qtd. de vagas Perfil Regime de Trabalho Áreas de atuação CC400 Graduação em História ou Sociais ou Filosofia com Especialização, Mestrado ou Filosofia, Ética e Cidadania;

Leia mais

Matriz 1 - Ciências Contábeis (Modalidade a Distância)

Matriz 1 - Ciências Contábeis (Modalidade a Distância) Matriz 1 - Ciências Contábeis (Modalidade a Distância) Nivelamentos Total Créditos Teórica Prática Pré-requisito Familiarização com a Educação a Distância 20 - - - Matemática 20 - - - Carga Horária Total

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS / 2018 ATOS REGULATÓRIOS Curso Reconhecido

Leia mais

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO ESPECIALIZAÇÃO DIREITO PREVIDENCIÁRIO E DO TRABALHO OSÓRIO/ CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO - UNICNEC

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO ESPECIALIZAÇÃO DIREITO PREVIDENCIÁRIO E DO TRABALHO OSÓRIO/ CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO - UNICNEC CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO ESPECIALIZAÇÃO DIREITO PREVIDENCIÁRIO E DO TRABALHO OSÓRIO/ CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO - UNICNEC INSCRIÇÕES: 1/1 a 31/3 (051) 2161-0200 facos.cnec.br/presencial-2/

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 23 de junho de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da Presidência

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 23 de junho de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da Presidência RESOLUÇÃO CONSEPE 29/2009 APROVA O QUADRO DE EQUIVALÊNCIAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CURRÍCULOS 0002-B E 0003-B, DO CAMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Vice-Reitor da Universidade

Leia mais

CONTROLADORIA II MBA Estácio 25/07/2017

CONTROLADORIA II MBA Estácio 25/07/2017 CONTROLADORIA II MBA Estácio 25/07/2017 Prof. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA CONTROLADORIA II Aula 1 Boas Vindas e Introdução Aula 5 Análise das Demonstrações Contábeis Aula 2 Valor de Empresas: Conceitos

Leia mais

NOVIDADE. Análise de Custos e Preços de Venda Ênfase em aplicações e casos nacionais. Auditoria Contábil Enfoque teórico, normativo e prático

NOVIDADE. Análise de Custos e Preços de Venda Ênfase em aplicações e casos nacionais. Auditoria Contábil Enfoque teórico, normativo e prático Análise de Custos e Preços de Venda Ênfase em aplicações e casos nacionais Rodney Wernke 1ª edição / 17x24 cm / 216 p. / ISBN 978850205191-1 Auditoria Contábil Enfoque teórico, normativo e prático Inaldo

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS BUSINESS SCHOOL

CIÊNCIAS CONTÁBEIS BUSINESS SCHOOL CIÊNCIAS CONTÁBEIS BUSINESS SCHOOL BUSINESS SCHOOL A Business School da Universidade Positivo reúne 12 cursos nas áreas de Gestão e Negócios e promove, por meio de metodologias inovadoras, a união da realidade

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS BUSINESS SCHOOL

CIÊNCIAS CONTÁBEIS BUSINESS SCHOOL CIÊNCIAS CONTÁBEIS BUSINESS SCHOOL BUSINESS SCHOOL A Business School da Universidade Positivo reúne 12 cursos nas áreas de Gestão e Negócios e promove, por meio de metodologias inovadoras, a união da realidade

Leia mais

MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS DE SEGUROS E PREVIDÊNCIA

MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS DE SEGUROS E PREVIDÊNCIA MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS DE SEGUROS E PREVIDÊNCIA CARGA HORÁRIA: 600 horas DURAÇÃO: 24 meses COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa Prof. Dr. Carlos Eduardo de Mori Luporini Prof. Dr. Adelino De

Leia mais

Série Executiva. Finanças, Controladoria e Auditoria

Série Executiva. Finanças, Controladoria e Auditoria Série Executiva Finanças, Controladoria e Auditoria SÉRIE EXECUTIVA FINANÇAS, CONTROLADORIA E AUDITORIA Avenida Conselheiro Nébias, 159, Paquetá, Santos. - Fone:13-2127 0000 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof.

Leia mais

15 de agosto Quarta-feira 8h30 às 9h20 A gestão hoteleira além-mar: modelagem de tradições e culturas para a hospitalidade Professora Claudia Butuhy

15 de agosto Quarta-feira 8h30 às 9h20 A gestão hoteleira além-mar: modelagem de tradições e culturas para a hospitalidade Professora Claudia Butuhy Faculdade das Américas Semana de Ambientação Área de Turismo e Hospitalidade O FUTURIO NO TURISMO E NA HOSPITALIDADE De 14 a 17 de agosto de 2018 Das 8h30 às 10h30 e das 19h30 às 21h30 Local: Auditório

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV ADMINISTRAÇÃO. COORDENADOR Gilberto Venâncio Luiz

Currículos dos Cursos UFV ADMINISTRAÇÃO. COORDENADOR Gilberto Venâncio Luiz 46 Currículos dos Cursos UFV ADMINISTRAÇÃO COORDENADOR Gilberto Venâncio Luiz gilberto.luiz@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2014 47 Bacharelado ATUAÇÃO O Administrador é capacitado a gerir recursos de

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MATRIZ CURRICULAR CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2011.2 - CIÊNCIAS CONTÁBEIS * 1º PERÍODO* Leitura e Produção de Textos I -------- Matemática I -------- Sociologia -------- 30 Ética e Filosofia -------- Contabilidade Básica I -------- Psicologia --------

Leia mais

1 - Cálculos para Folha de Pagamento Administração Administração (EII) Administração - Ênfase em Análise de Sistemas Administração - Habilitação em

1 - Cálculos para Folha de Pagamento Administração Administração (EII) Administração - Ênfase em Análise de Sistemas Administração - Habilitação em 1 - Cálculos para Folha de Pagamento - Habilitação em de Negócios - Habilitação em Geral - Habilitação em Rural - Habilitação em Agronegócios - Habilitação em Empresas Rurais e Cooperativas - Habilitação

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL NOSSA ORIGEM Fundada em 2006 por consultores independentes, a Esteves & Esteves opera suportada por quatro pilares: foco no cliente; busca permanente de excelência em serviços;

Leia mais

C ENTRO U NIVERSITÁRIO C ATÓLICO S ALESIANO A UXILIUM MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA

C ENTRO U NIVERSITÁRIO C ATÓLICO S ALESIANO A UXILIUM MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA CORPO DOCENTE 2018 CIÊNCIAS CONTÁBEIS Nº NOME DO DOCENTE TITULAÇÃO QUAL. PROFISSIONAL REG. TRAB TEMPO CASA DISCIPLINAS 1. Ademir Aparecido Manoel E: Psicopedagogia Psicopedagogo Horista 23a Ética Geral

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS / 2018 ATOS REGULATÓRIOS Curso Reconhecido

Leia mais

Anexo Eletrônico Nº 5 Lista de capacitações recomendadas em horas para os departamentos da Unidade 1

Anexo Eletrônico Nº 5 Lista de capacitações recomendadas em horas para os departamentos da Unidade 1 Anexo Eletrônico Nº 5 Lista de capacitações recomendadas em horas para os departamentos da Unidade 1 Formação Conhecimentos Depto. A Depto. B Depto. C Depto. D Administração - - - - Administração Sociologia,

Leia mais

MBA EM INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA E GESTÃO

MBA EM INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA E GESTÃO INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA E GESTÃO Garanta a sua vaga e se destaque no mercado. A FPL Acreditamos na excelência, no aprimoramento e no desenvolvimento contínuo da sociedade e das pessoas. Trabalhamos para promover

Leia mais

Dia 15/05 Todos os cursos

Dia 15/05 Todos os cursos PROGRAMAÇÃO DO I SIMPÓSIO FATEC JALES Dia 15/05 Todos os cursos Local - Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo (Teatro Municipal) 19h Abertura oficial 19h30min - Palestra de abertura - "Criatividade, Inovação

Leia mais

1ª Rodada de Empreendedorismo & Inovação

1ª Rodada de Empreendedorismo & Inovação Dia 28 de novembro Convidados: Marcelo Sleiman - Secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Botucatu; Geysa Borini - Sócia proprietária da ASSOBIO SOLUÇÕES SOCIOAMBIENTAIS; Rafael Somera -

Leia mais

C ENTRO U NIVERSITÁRIO C ATÓLICO S ALESIANO A UXILIUM MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA

C ENTRO U NIVERSITÁRIO C ATÓLICO S ALESIANO A UXILIUM MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA CORPO DOCENTE 2019 Nº NOME DO DOCENTE TITULAÇÃO QUAL. PROFISSIONAL REG. TRAB TEMPO CASA DISCIPLINAS 1. André Luís Ornellas D: Ciência Jurídico Social Pró-Reitor Acadêmico com DE 33 a 1. Estágio Supervisionado

Leia mais

CORPO DOCENTE DE SECRETARIADO

CORPO DOCENTE DE SECRETARIADO CORPO DOCENTE DE SECRETARIADO PROFESSOR TITULAÇÃO DISCIPLINAS/ÁREAS DE ATUAÇÃO MINICURRÍCULO Andreia Cristiane Stamger Dr. Processo Decisório e Criatividade Possui graduação em Bacharelado Em Informática

Leia mais

Gestão na prá ca. O curso que faltava para a sua vida

Gestão na prá ca. O curso que faltava para a sua vida Gestão na prá ca O curso que faltava para a sua vida Gestão na Prática é o curso que se ENCAIXA PERFEITAMENTE às suas necessidades. Gestão na prática Curso dividido em 7 módulos Cada módulo tratará de

Leia mais

Gestão na prá ca. O curso que faltava para a sua vida

Gestão na prá ca. O curso que faltava para a sua vida Gestão na prá ca O curso que faltava para a sua vida Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho Gestão na Prática é o curso que se ENCAIXA PERFEITAMENTE às suas necessidades. Gestão

Leia mais

Ciências exatas e da terra. Erivelton de Oliveira Alves. PROFESSOR(A) TITULAÇÃO GRANDE ÁREA (CNPq) * EMENTA

Ciências exatas e da terra. Erivelton de Oliveira Alves. PROFESSOR(A) TITULAÇÃO GRANDE ÁREA (CNPq) * EMENTA Disciplinas, ementas e carga horaria DO CURSO DE Especialização Lato Sensu, Gestão Estratégica nos Agronegócios e suas tecnologias, do campus de Santa Helena de Goias. Matemática financeira 15 Nilcyneia

Leia mais

DIPLOMACIA CORPORATIVA CORPO DOCENTE. Carlos Pio

DIPLOMACIA CORPORATIVA CORPO DOCENTE. Carlos Pio DIPLOMACIA CORPORATIVA CORPO DOCENTE DISCIPLINA: Economia da Globalização e Comércio Internacional Carlos Pio Carlos Pio é acadêmico e consultor com mais de 20 anos de experiência no Brasil e no exterior.

Leia mais

núcleos de conteúdos básico, profissional e teórico-prático, distribuídas em dez períodos letivos.

núcleos de conteúdos básico, profissional e teórico-prático, distribuídas em dez períodos letivos. núcleos de conteúdos básico, profissional e teórico-prático, distribuídas em dez períodos letivos. 1º período FIN024 Básica I 4 60 ECO034 Economia 4 60 MAT108 Elementos de Cálculo I 4 60 DCC133 Introdução

Leia mais

Unidade de Articulação Acadêmica

Unidade de Articulação Acadêmica Unidade de Articulação Acadêmica Pressupostos, dimensões a serem consideradas e conceito Coordenação geral de Heitor Wensing Júnior. Participantes da equipe: Luciano Gonçalves Bitencourt, Márcia Fernandes

Leia mais

Catálogo de Requisitos de Titulação Habilitação: Administração

Catálogo de Requisitos de Titulação Habilitação: Administração Habilitação: Gerado em 20/09/2018 Aviso: Este catálogo é constantemente atualizado pelo Centro Paula Souza para obter informações atualizadas consulte o site: www.cpscetec.com.br/crt Cálculos Estatísticos

Leia mais

MBA FINANÇAS E RISCO

MBA FINANÇAS E RISCO MBA FINANÇAS E RISCO Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o cenário Contábil,

Leia mais

LIZANE SOARES FERREIRA. MBA em Gestão Empresarial - Fundação Getúlio Vargas (FGV)

LIZANE SOARES FERREIRA. MBA em Gestão Empresarial - Fundação Getúlio Vargas (FGV) Brasileira, solteira, 39 anos E-mail: lizaneferreira@hotmail.com LIZANE SOARES FERREIRA Formação: MBA em Gestão Empresarial - Fundação Getúlio Vargas (FGV) Especialista em Comércio Exterior com Ênfase

Leia mais

Conselho Executivo. Gestão de Recurso. Fiduciário. Risco e Complice. Distribuição Institucional Back Office Administração

Conselho Executivo. Gestão de Recurso. Fiduciário. Risco e Complice. Distribuição Institucional Back Office Administração Conselho Executivo Gestão de Recurso Administração Fiduciário Risco e Complice Distribuição Institucional Back Office Administração Curriculum: CLAUDENIR VIEIRA DA SILVA GESTOR DE RECURSOS Bacharel em

Leia mais

Paulo Wanderson Moreira Martins

Paulo Wanderson Moreira Martins TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Paulo Wanderson Moreira Martins Lotação completa: PROC-RML Matrícula: 10214-8 Sigla da unidade: PROC-RML Sigla do cargo: AUFC Função: Chefe de Gabinete Telefone: 61-3316-5109

Leia mais

COMISSÃO JULGADORA. Possui graduação (1973), mestrado (1979) e doutorado (1983) em Odontologia pela

COMISSÃO JULGADORA. Possui graduação (1973), mestrado (1979) e doutorado (1983) em Odontologia pela COMISSÃO JULGADORA PROF. DR. PAULO VILLELA SANTOS JUNIOR Unidade: Faculdade de Odontologia Campus: São José dos Campos Função: Assessor Técnico de Gabinete PRAd Fone: 11.5627.0550 Email: villela@reitoria.unesp.br

Leia mais

DIREITO. Regime de Trabalho. Ultima Titulação. Nº. Nome do docente Formação

DIREITO. Regime de Trabalho. Ultima Titulação. Nº. Nome do docente Formação DIREITO Nº. Nome do docente Formação 1 Alexandre Augusto Costa 2 3 Alexandre Levy Nogueira de Barros Alexandre Shimizu Clememte 4 Amauri José do Nascimento 5 Ana Paula Polacchini de Oliveira 6 André Barcelos

Leia mais

Sobre os Autores FLEURY AFONSO ALINE ANGST ANTÔNIO DOMINGOS PADULA. RAC, v.2, n.1, Jan./Abr

Sobre os Autores FLEURY AFONSO ALINE ANGST ANTÔNIO DOMINGOS PADULA. RAC, v.2, n.1, Jan./Abr AFONSO FLEURY É Professor Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Suas áreas de interesse em pesquisa são organização industrial e do trabalho, gestão de tecnologia e engenharia política,

Leia mais

3º Período MATRIZ 2010 ADMINISTRAÇÃO NOITE Horário 2ª. feira 3ª. feira 4ª. feira 5ª. feira 6ª. feira 18h50-19h30 Negócios Internacionais (EMP)

3º Período MATRIZ 2010 ADMINISTRAÇÃO NOITE Horário 2ª. feira 3ª. feira 4ª. feira 5ª. feira 6ª. feira 18h50-19h30 Negócios Internacionais (EMP) 2 º Período - Matriz Antiga 2010 ADMINISTRAÇÃO NOITE Matemática Financeira Gestão de Políticas e Téc. de Negociação Comunicação Sistema de Saúde Teoria da MAIOCCHI Comunicação Matemática Financeira Gestão

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação ADMINISTRAÇÃO. COORDENADOR Walter Luíz dos Santos Júnior

UFV Catálogo de Graduação ADMINISTRAÇÃO. COORDENADOR Walter Luíz dos Santos Júnior UFV Catálogo de Graduação 2015 47 ADMINISTRAÇÃO COORDENADOR Walter Luíz dos Santos Júnior walter.santos@ufv.br 48 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Administrador é capacitado a gerir quaisquer

Leia mais

PALESTRA RPPS. AS MELHORES PRÁTICAS EM GESTÃO DE EMPRESAS ADAPTADAS PARA RPPS.

PALESTRA RPPS. AS MELHORES PRÁTICAS EM GESTÃO DE EMPRESAS ADAPTADAS PARA RPPS. PALESTRA RPPS. AS MELHORES PRÁTICAS EM GESTÃO DE EMPRESAS ADAPTADAS PARA RPPS. A nasceu com o objetivo de tornar mais acessível técnicas, ferramentas e estratégias de alta gestão, realizando o trabalho

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins

Leia mais

APRESENTAÇÃO MERCADO DE TRABALHO

APRESENTAÇÃO MERCADO DE TRABALHO APRESENTAÇÃO O curso de Ciências Contáveis da FCE têm como característica preparar o aluno para assessorar e tomar decisões por meio da informação contábil; transformar ideias em projetos com o estímulo,

Leia mais

Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS Curriculo: 2019 DISCIPLINAS EM OFERTA 1 Semestre de NOT

Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS Curriculo: 2019 DISCIPLINAS EM OFERTA 1 Semestre de NOT GR03414 GR03385 ED00092 GR03420 GR03387 SEMESTRE 1 Carga Horária Docentes Administração: Princípios e Aplicações 72.00 João Victorino de Souza Desenvolvimento Pessoal e Organizacional 72.00 André Emílio

Leia mais

MBA FINANÇAS EMPRESARIAIS 1) OBJETIVO 4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

MBA FINANÇAS EMPRESARIAIS 1) OBJETIVO 4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA MBA FINANÇAS EMPRESARIAIS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é proporcionar ao participante os conhecimentos e as técnicas indispensáveis à Gestão Financeira da empresa. Nas últimas décadas, a atuação do executivo

Leia mais

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Prof. FERNANDO AUGUSTO F. PINTO MSc. - EBAPE - Fundação Getulio Vargas 2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Prof. FERNANDO AUGUSTO F. PINTO MSc. - EBAPE - Fundação Getulio Vargas 2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS MBA 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof. FERNANDO AUGUSTO F. PINTO MSc. - EBAPE - Fundação Getulio Vargas 2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS É uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 20 de

Leia mais

MBA em FINANÇAS EMPRESARIAIS

MBA em FINANÇAS EMPRESARIAIS MBA em FINANÇAS EMPRESARIAIS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é proporcionar ao participante os conhecimentos e as técnicas indispensáveis à Gestão Financeira da empresa. Nas últimas décadas, a atuação do

Leia mais

Docentes Nome Titulação Formação Regime Trabalho. Nome Antonio Aparecido Mendes Júnior Marcos Roberto Fernandes Corrêa Mauro Afonso Rizzo

Docentes Nome Titulação Formação Regime Trabalho. Nome Antonio Aparecido Mendes Júnior Marcos Roberto Fernandes Corrêa Mauro Afonso Rizzo Informações Acadêmicas Ato de Autorização expedido pelo MEC Curso Portaria Publicação D.O.U. Administração N 360, de 10 de Junho de 2014 Publicado em 11/06/2014 Engenharia Agronômica Nº 739, de 24 de Novembro

Leia mais

Sobre os Autores. Sobre os Autores MIGOTT BELLANI MARIA ANA

Sobre os Autores. Sobre os Autores MIGOTT BELLANI MARIA ANA Sobre os Autores ANA MARIA BELLANI MIGOTT É Mestre em Assistência de Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo,

Leia mais

Biografia dos Autores

Biografia dos Autores Capítulo 7 Biografia dos Autores Capítulo 1 Produção Tecnológica na IE: prospecção e propriedade intelectual em Informática na Educação Maria Augusta Silveira Netto Nunes Professor Adjunto II do DCOMP-UFS.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

Dirigentes da Instituição Cargo Coordenador de Engenharia de Computação. Docentes Nome Titulação Formação Regime Trabalho

Dirigentes da Instituição Cargo Coordenador de Engenharia de Computação. Docentes Nome Titulação Formação Regime Trabalho Informações Acadêmicas Ato de Autorização expedido pelo MEC Curso Portaria Publicação D.O.U. Administração N 360, de 10 de Junho de 2014 Publicado em 11/06/2014 Engenharia Agronômica Nº 739, de 24 de Novembro

Leia mais

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

C ENTRO U NIVERSITÁRIO C ATÓLICO S ALESIANO A UXILIUM MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA

C ENTRO U NIVERSITÁRIO C ATÓLICO S ALESIANO A UXILIUM MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO MANTENEDORA CORPO DOCENTE TITULARES 2019 ADMINISTRAÇÃO Nº NOME DO DOCENTE TITULAÇÃO QUAL. PROFISSIONAL REG. TRAB TEMPO CASA DISCIPLINAS 1. André Luís Ornellas D: Ciência Jurídico Social Pró-Reitor Acadêmico com DE

Leia mais

Matriz curricular do curso CC/ BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - NOTURNO na unidade CAMPUS FAROL

Matriz curricular do curso CC/ BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - NOTURNO na unidade CAMPUS FAROL Período 1 3111/2008 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 4 80 OBRIGATORIO (A) 3112/2008 CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I 4 80 OBRIGATORIO (A) 3113/2008 INFORMÁTICA BÁSICA 4 80 OBRIGATORIO (A) 3114/2008 PORTUGUÊS

Leia mais

FORMAÇÃO AVANÇADA hahaha

FORMAÇÃO AVANÇADA hahaha FORMAÇÃO AVANÇADA 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof. RONALDO RAEMY RANGEL Doutor em Economia - UNICAMP Mestre PUC de Campinas 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO AVANÇADA O Programa de Formação Avançada

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL TURMA 2016 53 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA TURMA 27 Vitória-ES APRESENTAÇÃO O curso de MBA em Gestão Financeira, Controladoria

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA. Código S1: TMBAGFCA15/21 Código S2: TMBAGFCA15_21 Currículo: TMBAGFCA15_21-1

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA. Código S1: TMBAGFCA15/21 Código S2: TMBAGFCA15_21 Currículo: TMBAGFCA15_21-1 MBA EM GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA Código S1: TMBAGFCA15/21 Código S2: TMBAGFCA15_21 Currículo: TMBAGFCA15_21-1 OBJETIVOS GERAIS Atualizar e aprofundar conceitos da área de finanças, utilizando

Leia mais

MBA EM FINANÇAS E CONTROLADORIA

MBA EM FINANÇAS E CONTROLADORIA MBA EM FINANÇAS Garanta a sua vaga e se destaque no mercado. A FPL Acreditamos na excelência, no aprimoramento e no desenvolvimento contínuo da sociedade e das pessoas. Por isso, trabalhamos para promover

Leia mais

BUSINESS SCHOOL COMÉRCIO EXTERIOR

BUSINESS SCHOOL COMÉRCIO EXTERIOR BUSINESS SCHOOL COMÉRCIO EXTERIOR BUSINESS SCHOOL A Business School da Universidade Positivo reúne 12 cursos nas áreas de Gestão e Negócios e promove, por meio de metodologias inovadoras, a união da realidade

Leia mais

EQUIPE DE PROFESSORES

EQUIPE DE PROFESSORES EQUIPE DE PROFESSORES 2º SEMESTRE - 2016 Parceria: CORPO DOCENTE EM GESTÃO DO VAREJO Adalberto Garcia Possui doutorado em administração de empresas pela UNISINOS. Foi executivo das áreas de finanças e

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando as disposições contrárias. Bragança Paulista, 14 de dezembro de 2017.

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando as disposições contrárias. Bragança Paulista, 14 de dezembro de 2017. RESOLUÇÃO CONSUN 11/2017 REFERENDA A PORTARIA GR 15/2017, QUE CRIA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS, TURNOS MATUTINO, VESPERTINO E NOTURNO, NO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF.

Leia mais

Equipe EQUIPE. Tulnê Vieira. Marina Vieira Fabro

Equipe EQUIPE. Tulnê Vieira. Marina Vieira Fabro Equipe EQUIPE Tulnê Vieira Diretor Comercial & Técnico. Administrador pela ESAG/UDESC, é ex-dirigente de fundo de pensão e consultor especialista em previdência. Atua há mais de 40 anos no setor, implantando

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MATRIZ 2012 Vigência a partir de

ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MATRIZ 2012 Vigência a partir de FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS Mantida pela Fundação Instituto de Administração ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MATRIZ 2012 Vigência a partir de 2012-01 1 Informática Básica 2 38 2 32 1 Pesquisa

Leia mais

GRADE HORÁRIA 2º SEMESTRE DE 2016

GRADE HORÁRIA 2º SEMESTRE DE 2016 ADMINISTRAÇÃO 1º PERÍODO # TURNO Noite # Metodologia do Matemática Matemática I Trabalho Científico I I Matemática Metodologia do Trabalho Científico Matemática I Economia Português Instrumental Projeto

Leia mais

EDITAL Nº 001/2019-CEPE O PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE),

EDITAL Nº 001/2019-CEPE O PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE), EDITAL Nº 001/2019-CEPE CONVOCA OS MEMBROS DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA A REUNIÃO ORDINÁRIA NA DATA DE 21 DE MARÇO DE 2019, ÀS 9h30MIN. O PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA EXTENSÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 298 de 01/12/ Consu

RESOLUÇÃO N o 298 de 01/12/ Consu RESOLUÇÃO N o 298 de 01/12/2017 - Consu Aditivo à Resolução n o 288, de 23/10/2017, que criou os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presenciais e à distância, para oferta no ano de 2018. O Conselho Universitário

Leia mais

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Prof. FERNANDO AUGUSTO F. PINTO MSc. - EBAPE - Fundação Getulio Vargas 2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Prof. FERNANDO AUGUSTO F. PINTO MSc. - EBAPE - Fundação Getulio Vargas 2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS MBA 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof. FERNANDO AUGUSTO F. PINTO MSc. - EBAPE - Fundação Getulio Vargas 2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS É uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 20 de

Leia mais

A BAIOCCHI, FERREIRA & GOMES SOCIEDADE DE ADVOGADOS foi idealizada por três advogados com atuação de mais de 10 (dez) anos em uma das maiores bancas

A BAIOCCHI, FERREIRA & GOMES SOCIEDADE DE ADVOGADOS foi idealizada por três advogados com atuação de mais de 10 (dez) anos em uma das maiores bancas Missão Atuar estrategicamente no negócio do cliente, mantendo um compromisso contínuo em gerar soluções jurídicas que atendam suas demandas, de forma ágil, competente e organizada, com foco no mercado

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA centrohermes.com.br MBA FGV REFERÊNCIA PARA SUA VIDA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover

Leia mais

Profa. Deise Machado Ferreira de Oliveira

Profa. Deise Machado Ferreira de Oliveira Profa. Deise Machado Ferreira de Oliveira Engenheira Agrônoma, Mestrado em Microbiologia Agrícola( Dissertação- "Avaliação da atividade de fosfatase alcalina em nódulos de rizóbios de soja e feijão"),

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR CIÊNCIAS CONTÁBEIS. * 1º PERÍODO* Cód. Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H CON 01

MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR CIÊNCIAS CONTÁBEIS. * 1º PERÍODO* Cód. Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H CON 01 CURSO DE CIÊNCIAS TÁBEIS 2011.2 - CIÊNCIAS TÁBEIS * 1º PERÍODO* 01 Matemática I -------- 60 02 Sociologia -------- 60 03 Ética e Filosofia -------- 30 04 Contabilidade Básica I -------- 60 05 Psicologia

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Ciências Contábeis

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Ciências Contábeis MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS GRADE 12 Currículo Pleno proposto no Conselho de Curso para o ano de 2018 Cód. Disc. DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 3205-1 Cultura

Leia mais

PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UCAM- Ipanema/ Porto Business School

PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UCAM- Ipanema/ Porto Business School PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL UCAM- Ipanema/ Porto Business School A Universidade Candido Mendes apresenta em convênio com a Porto Business School, o programa de Pós-Graduação

Leia mais