MIGUEL CARDOSO CONSTRUÇÃO DA EQUIPA: CRIAÇÃO DE UM PADRÃO DEFENSIVO. Convenção da NSCAA 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MIGUEL CARDOSO CONSTRUÇÃO DA EQUIPA: CRIAÇÃO DE UM PADRÃO DEFENSIVO. Convenção da NSCAA 2014"

Transcrição

1 MIGUEL CARDOSO CONSTRUÇÃO DA EQUIPA: CRIAÇÃO DE UM PADRÃO DEFENSIVO Convenção da NSCAA 2014

2 Miguel Cardoso Data de Nascimento: ; Nacionalidade: Portuguesa; Cargo Atual: Coordenador Técnico da Formação do Shakhtar Donetsk - Treinador da Equipa B; Clubes onde já trabalhou: FC Porto; Sp. Espinho; Belenenses; Sp. Braga; Académica; Sporting CP e Deportivo de la Coruña.

3 Uma IDEIA sobre a Organização Defensiva Devemos sempre definir aquilo que queremos que a nossa equipa faça em todos os momentos do jogo - para guiar o nosso processo; A Organização Defensiva é muito importante porque gostámos de ter uma equipa organizada; Aspetos importantes quando defendemos: 1. A base de uma boa defesa é o comportamento individual em termos de ação defensiva; 2. Princípios Defensivos: Contenção; Cobertura Defensiva; Equilíbrio e Concentração.

4 Uma IDEIA sobre a Organização Defensiva Utilização de uma DEFESA Á ZONA PRESSIONANTE; Pressionámos mas os jogadores mantêm-se nas suas zonas (não trocam de posições); Nas três situações de treino mostradas em seguida (2x2; 3x2 e 3x3), há especificidade nos comportamentos defensivos, mas não nas posições que os jogadores normalmente atuam no campo de jogo (11x11).

5 Situação de Treino nº1 2x2 COBERTURA DEFENSIVA: Dar cobertura. Proteger sempre o colega. CONTENÇÃO: Fechar espaços interiores (direcionar adversário para a linha lateral). Posição Defensiva.

6 Situação de Treino nº1 2x2 IMPORTANTE: Os defesas não trocarem de e s p a ç o s defensivos; C o m u n i c a ç ã o entre os defesas; Manter a posição defensiva; P r e s s i o n a r sempre a bola. Quando a bola é passada para o outro lado, os defesas trocam de funções (mas mantêm-se no seu lado respetivo em relação ao colega).

7 Situação de Treino nº2 3x2 S i t u a ç ã o r e s o l v i d a d e forma semelhante à anterior (2x2); Quando a bola v a i d e u m corredor lateral para o centro, quem estava a p r e s s i o n a r n o corredor é que vai pressionar no corredor central; A organização é a base da defesa, para isso há que comunicar muito.

8 Situação de Treino nº3 3x3 2º Defesa - jogador mais próximo do 1º Defesa joga na cobertura. 3º Defesa - jogador ao lado do 2º Defesa dá equilíbrio. 1º Defesa - jogador do lado da bola pressiona a bola (aproxima - fecha espaços).

9 Situação de Treino nº3 3x3 2ª Linha Defensiva - Marcada e controlada s e m p r e p e l o 2 º Defesa ; - 3º Defesa deve estar sempre na 2ª Linha - controlando a posição do 2º Defesa. 1ª Linha Defensiva - M a r c a d a e controlada pelo defesa que vai pressionar o portador da bola.

10 Situação de Treino nº3 3x3 A distância da 2ª para a 1ª Linha D e f e n s i v a depende de vários f a t o r e s, p o r exemplo, se houver um Médio D e f e n s i v o p r ó x i m o d o d e f e s a q u e pressiona a bola, pode haver mais espaço entre as duas linhas; Caso contrário, a distância entre as duas linhas tem de ser menor. 2ª Linha Defensiva 1ª Linha Defensiva Podemos definir mais ou menos 6 metros entre as duas linhas, mas isto é Futebol, não Matemática

11 Situação de Treino nº3 3x3 Se a bola vai de u m c o r r e d o r l a t e r a l p a r a o central, o defesa mais ao meio sai na pressão (1ª Linha Defensiva) e os outros dois d e f e s a s d ã o c o b e r t u r a n a mesma linha (2ª Linha Defensiva). 2ª Linha Defensiva 1ª Linha Defensiva

12 Uma IDEIA sobre a Organização Defensiva Nas situações de treino mostradas em seguida, passa a haver especificidade nas posições que os jogadores normalmente atuam no campo de jogo (11x11); Passam então a treinar nas suas posições específicas e sobre os espaços específicos em que atuam no jogo; Neste trabalho queremos que o portador da bola adversário não jogue só contra o seu adversário direto, queremos que ele sinta que joga contra toda a nossa EQUIPA.

13 Situação de Treino nº4 Trabalho da Linha Defensiva Coloca-se a linha defensiva de 4 jogadores (2 Laterais e 2 Centrais) e à indicação do treinador (cor e número dos cones a ir), os jogadores comportam-se de acordo com o que é pretendido Treinador Adjunto controla a linha defensiva - importante haver esta ajuda no treino.

14 Situação de Treino nº4 Trabalho da Linha Defensiva O Lateral Direito vai à bola (forma a 1ª Linha Defensiva), os outros 3 defesas formam a 2ª Linha Defensiva (cobertura defensiva a 3). Quem marca a 2ª Linha Defensiva é o Central Direito (mais próximo do Lateral Direito), os outros 2 defesas ficam dependentes das movimentações deste. 1ª Linha Defensiva 2ª Linha Defensiva

15 Situação de Treino nº4 Trabalho da Linha Defensiva O Central Direito vai à bola (forma a 1ª Linha Defensiva), os outros 3 defesas formam a 2ª Linha Defensiva (cobertura defensiva a 3).

16 Situação de Treino nº4 Trabalho da Linha Defensiva O Central Esquerdo vai à bola (forma a 1ª Linha Defensiva), os outros 3 defesas formam a 2ª Linha Defensiva (cobertura defensiva a 3).

17 Situação de Treino nº4 Trabalho da Linha Defensiva O Lateral Esquerdo vai à bola (forma a 1ª Linha Defensiva), os outros 3 defesas formam a 2ª Linha Defensiva (cobertura defensiva a 3).

18 Situação de Treino nº4 Trabalho da Linha Defensiva Indicadores de Pressão (para a linha defensiva subir no terreno jogo): O Lateral de Esquerdo vai à 1. bola Sempre(forma que há um a para trás dos 1ªpasse Linha adversários; Defensiva), os 2. Sempre que algum outros 3 defesas adversário conduz a formam a 2ª bola virado para a sua baliza. Linha Defensiva (cobertura Importante para defensiva a 3). fechar espaços entre linhas, equipa compacta e próxima.

19 Situação de Treino nº5 4x4+GR Exercício para a linha defensiva habituar-se a pressionar nos corredores laterais (Lateral pressiona Extremo adversário com bola - 1ª Linha Defensiva - e restantes 3 defesas dão cobertura formando a 2ª Linha Defensiva). Importante em todos os exercícios trabalharmos as transições (quando defesas recuperam a bola devem ter um objetivo - relacionado com o nosso jogo).

20 Situação de Treino nº6 5x4+GR Exercício para a linha defensiva habituar-se a pressionar em todos os corredores (central e laterais) - consoante o local onde está o portador da bola, o defesa mais próximo aproxima e pressiona (1ª Linha Defensiva) e os restantes dão cobertura defensiva a três (2ª Linha Defensiva).

21 Situação de Treino nº7 4x4+GR Quando a bola está sobre a Grande Área (dentro ou fora), a linha defensiva deve formar uma Linha Defensiva Única e não duas (como quando a bola está fora da Grande Área). Esta Linha Defensiva Única é marcada pelo jogador que vai à bola.

22 Situação de Treino nº8 Trabalho da Linha de Meio-Campo Quando a bola está num Médio Centro adversário, o Médio Centro mais próximo pressiona (1ª Linha Defensiva) e os outros 3 Médios dão cobertura (2ª Linha Defensiva); Os 4 Defesas tentam aproximar-se o mais possível dos médios, formando uma única linha defensiva. 1ª Linha Defensiva 2ª Linha Defensiva

23 Situação de Treino nº8 Trabalho da Linha de Meio-Campo Quando a bola está num Lateral adversário, o Médio Ala mais próximo pressiona (1ª Linha Defensiva), o Médio Centro mais próximo e o Médio Ala oposto dão cobertura (2ª Linha Defensiva) e o Médio Centro mais afastado da bola fecha o espaço entre linhas (3ª Linha Defensiva).

24 Comentários: Muito Bom Top do Top Excelente Livro Assuntos: Periodização Tática Modelo de Jogo Treino de Futebol

JORGE CASTELO EXERCÍCIOS PARA TREINAR A MANUTENÇÃO DA POSSE DA BOLA. Fórum dos Treinadores Portugueses de Futebol 2013

JORGE CASTELO EXERCÍCIOS PARA TREINAR A MANUTENÇÃO DA POSSE DA BOLA. Fórum dos Treinadores Portugueses de Futebol 2013 JORGE CASTELO! EXERCÍCIOS PARA TREINAR A MANUTENÇÃO DA POSSE DA BOLA Fórum dos Treinadores Portugueses de Futebol 2013 Jorge Castelo Data de Nascimento: 26-01-1957; Nacionalidade: Portuguesa; Profissões:

Leia mais

Modelo de Jogo de MARCO SILVA e sua Operacionalização. Treinador do Sporting CP (14/15)

Modelo de Jogo de MARCO SILVA e sua Operacionalização. Treinador do Sporting CP (14/15) Modelo de Jogo de MARCO SILVA e sua Operacionalização Treinador do Sporting CP (14/15)! Modelo de Jogo baseado no! Relatório de Estágio de:! Pereira, G. (2013) - FMH! Estoril 2011/2012 Contextos de Exercitação!

Leia mais

Exercícios de Treino dos Melhores Treinadores de

Exercícios de Treino dos Melhores Treinadores de Exercícios de Treino dos Melhores Treinadores de Futebol do Mundo em 2013 Carlo ANCELOTTI; Rafael BENITEZ; Antonio CONTE; Vicente DEL BOSQUE; Alex FERGUSON; Jupp HEYNCKES; Jürgen KLOPP; José MOURINHO;

Leia mais

Resumo das posições dos jogadores

Resumo das posições dos jogadores Valter Donaciano Correia Tudo sobre Futebol, os métodos, os conceitos, os princípios, os processos e a teoria tática Resumo das posições dos jogadores teoriadofutebol.webs.com; nembriss@hotmail.com Porque

Leia mais

Ação de Formação para Treinadores organizada pela Associação de Basquetebol do Porto. Guifões 21/05/2012. Conceitos defensivos a desenvolver nos S14

Ação de Formação para Treinadores organizada pela Associação de Basquetebol do Porto. Guifões 21/05/2012. Conceitos defensivos a desenvolver nos S14 Ação de Formação para Treinadores organizada pela Associação de Basquetebol do Porto Guifões 21/05/2012 Introdução: Os jogadores Conceitos defensivos a desenvolver nos S14 Os nossos jogadores sabem cada

Leia mais

Recuperação Defensiva

Recuperação Defensiva Recuperação Defensiva - - - Moncho Lopez e Rui Alves Clinic da Festa do Basquetebol Juvenil Abril 2009 Introdução: Num desporto como o basquetebol, a utilização das habilidades específicas não se faz de

Leia mais

Ricardo Alves Análise de Jogo SL Benfica

Ricardo Alves Análise de Jogo SL Benfica Informação retirada do site: zerozero.pt 11 Inicial e Suplentes 1ª Fase, Construção de Jogo: Processo Ofensivo Quando a bola é jogada pelo guarda-redes, os defesas centrais procuram abrir (largura) e receber

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS

CADERNO DE EXERCÍCIOS Abril/Maio/Junho 2010 I V C U R S O D E T R E I N A D O R E S D E F U T S A L N Í V E L I ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE CASTELO BRANCO CADERNO DE EXERCÍCIOS TÉCNICO-TÁCTICA ESTRUTURAÇÃO DOS CONTEÚDOS A ABORDAR

Leia mais

Madrid, Junio Todos los derechos reservados PROGRESSÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA 3.1 EM EQUIPAS DE FORMAÇÃO.

Madrid, Junio Todos los derechos reservados PROGRESSÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA 3.1 EM EQUIPAS DE FORMAÇÃO. futsalcoach.com la web para el técnico de fútbol sala C Copyright 2005, F U T S A L C O A C H, Spain Todos los derechos reservados Autor: Rui Miguel Gama Ferreira Entrenador de fútbol sala Madrid, Junio

Leia mais

O Treinador e o Treino de Hóquei em

O Treinador e o Treino de Hóquei em O Treinador e o Treino de Hóquei em Patins Formação de Treinadores de Hóquei em Patins 14, 15, 28e 29 de setembro 2018 Hélder Antunes Hélder Antunes - Treinador Grau III Hóquei em Patins. - Mestre em Investigação

Leia mais

Torneio das Habilidades

Torneio das Habilidades Torneio das Habilidades de maio de 2016 10:45 h Regulamento Torneio das Habilidades O torneio das habilidades decorrerá no Complexo Desportivo de Amarante, no dia a partir das 10:15h. Este torneio é destinado

Leia mais

Análise ao Cova da Piedade

Análise ao Cova da Piedade Ledman LigaPro Análise ao Cova da Piedade 2016/2017 João Pedro Colaço Araújo União vs COVA DA PIEDADE RESULTADO 0-1 TITULARES 1 Pedro Alves EQUIPA SUPLENTES UTILIZADOS 13 Chico Gomes Esquema Tático 1-4-2-3-1

Leia mais

Fase Preparatória. Tempo P T 5. Objectivos comportamentais / Componentes críticas. Chamada e instrução sobre os exercícios a realizar na aula.

Fase Preparatória. Tempo P T 5. Objectivos comportamentais / Componentes críticas. Chamada e instrução sobre os exercícios a realizar na aula. Professor: César Silva / Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 55 e 56 Aula U.D. Nº: 6 e 7 Instalações: Pavilhão Data: 2-03-2010 Hora: 10h20 Duração: 90 minutos Unidade

Leia mais

Princípios Táticos. Aprofundamento em Futebol

Princípios Táticos. Aprofundamento em Futebol Princípios Táticos Aprofundamento em Futebol DEFENSIVO Linha Bola Gol Equilíbrio homem-bola e Numérico Acompanhamento Cobertura Desarme Linhas de Marcação Tipos de Marcação Princípios Táticos OFENSIVO

Leia mais

Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras.

Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras. CONCEITOS TÁTICOS E SISTEMAS Conceitos Sistemas: Distribuição ordenada dos componentes de uma equipe em quadra, visando facilitar a aplicação das diferentes manobras. Tipos de sistemas: Sistemas defensivos:

Leia mais

Ricardo Alves Análise de Jogo Manchester City. Informação retirada do site: zerozero.pt

Ricardo Alves Análise de Jogo Manchester City. Informação retirada do site: zerozero.pt Informação retirada do site: zerozero.pt 11 Inicial e Suplentes 1ª Fase, Construção de Jogo: Processo Ofensivo Quando a bola é jogada pelo guarda-redes, a tendência neste jogo foi procurar jogar longo.

Leia mais

CURSO: Metodologia de Treino e Preparação Física

CURSO: Metodologia de Treino e Preparação Física CURSO: Metodologia de Treino e Preparação Física MÓDULO 03: Alto Rendimento 961923009 / 228331303 www.altorendimento.net info@altorendimento.net 1. Planeamento- Introdução 2. Unidade de Treino 1) Objetivos

Leia mais

Colégio Adventista de Rio Preto. Futsal. 9º ano. Prof. Daniel Prandi. Prof. Sheila Molina

Colégio Adventista de Rio Preto. Futsal. 9º ano. Prof. Daniel Prandi. Prof. Sheila Molina Colégio Adventista de Rio Preto Futsal 9º ano Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina FUTEBOL DE SALÃO - FUTSAL Caracterização: É um jogo coletivo desportivo, entre duas equipes, sendo cada uma constituída

Leia mais

CHAMPIONS LEAGUE 2008/09 FINAL ROMA

CHAMPIONS LEAGUE 2008/09 FINAL ROMA CHAMPIONS LEAGUE 2008/09 FINAL ROMA BARCELONA 02 VS 00 MANCHESTER 02 00 UNITED Relatório Versão α Os Modelos de Jogo Fernando Rossini Leandro Zago Rodrigo Azevedo Leitão Plataforma: 1-4-3-3 Plataforma:

Leia mais

HANDEBOL. Profesores: Daniel / Sheila. Colégio Adventista de Rio Preto

HANDEBOL. Profesores: Daniel / Sheila. Colégio Adventista de Rio Preto HANDEBOL Profesores: Daniel / Sheila Colégio Adventista de Rio Preto Técnicas Defensivas Handebol 1. Posição básica defensiva: É a postura que deve adotar os jogadores, posicionando-se para intervir na

Leia mais

Processo Ofensivo Neste jogo, na 1ª fase de construção de jogo, procuram jogar de forma curta com os dois defesas centrais a receberem a bola do guard

Processo Ofensivo Neste jogo, na 1ª fase de construção de jogo, procuram jogar de forma curta com os dois defesas centrais a receberem a bola do guard Processo Ofensivo Neste jogo, na 1ª fase de construção de jogo, procuram jogar de forma curta com os dois defesas centrais a receberem a bola do guarda-redes enquanto que os laterais lateralizam procuram

Leia mais

O TREINO DOS GUARDA- REDES

O TREINO DOS GUARDA- REDES O TREINO DOS GUARDA- REDES Antes de mais deve ter-se em conta que os guarda-redes (GR) têm uma influência decisiva no jogo. No entanto, a maioria dos treinadores acaba por dedicar uma pequena percentagem

Leia mais

Disposição Tática. Processo Ofensivo

Disposição Tática. Processo Ofensivo Disposição Tática A equipa do Manchester United apresentou-se taticamente para este jogo num 1-4-2-3-1. Os jogadores estavam nas seguintes posições: GR: De Gea, DD: Young, DE: Darmian (Borthwick- Jackson),

Leia mais

Anexo 1- Planeamento Iniciados C, Época

Anexo 1- Planeamento Iniciados C, Época Anexos 85 Exercícios Fundamentais Aquecimen to Compo rtament os Táticos Conteúdos Táti co Técn icos Físicos Competências a Desenvolver Anexo 1- Planeamento Iniciados C, Época 2015-2016 Macrociclo Nº.1

Leia mais

O TREINO. O treino deve ser dividido em: Treinos de especialização: Manejamento da cadeira de rodas eléctrica Condução e controle de bola

O TREINO. O treino deve ser dividido em: Treinos de especialização: Manejamento da cadeira de rodas eléctrica Condução e controle de bola O Treino O TREINO O treino é um processo pedagógico que visa desenvolver as capacidades técnicas, tácticas, psicológicas e de condução da cadeira de rodas dos praticantes e das equipas no quadro especifico

Leia mais

A organização defensiva no modelo de jogo

A organização defensiva no modelo de jogo Valter Donaciano Correia Tudo sobre Futebol, os métodos, os conceitos, os princípios, os processos e a teoria tática A organização defensiva no modelo de jogo www. teoriadofutebol.com; nembriss@hotmail.com

Leia mais

FUTSAL NAS CATEGORIAS DE BASE. CONSTRUÇÃO DO JOGO DEFENSIVO: Conceitos e atividade práticas

FUTSAL NAS CATEGORIAS DE BASE. CONSTRUÇÃO DO JOGO DEFENSIVO: Conceitos e atividade práticas FUTSAL NAS CATEGORIAS DE BASE CONSTRUÇÃO DO JOGO DEFENSIVO: Conceitos e atividade práticas INTRODUÇÃO O futsal é uma modalidade em que ações apresentam grande imprevisibilidade e variabilidade, exigindo

Leia mais

REPORT MANCHESTER UNITED

REPORT MANCHESTER UNITED REPORT MANCHESTER UNITED Newcastle Vs. Man. UTD 3-3 Premier League Equipa Inicial Manchester United Nomes Nº Posição David De Gea 1 GR Ashley Young 18 DD 1-4-2-3-1 Chris Smalling 12 DC Daley Blind 17 DC

Leia mais

Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem

Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem Exercícios para Aperfeiçoamento da Defesa Individual Homem-a-Homem Pressionar a bola torna o drible e o passe mais difíceis, e aumenta as chances de ocorrer um erro do ataque. O objectivo principal é impedir

Leia mais

Análise ao Manchester United

Análise ao Manchester United Análise ao Manchester United O Manchester United na presente época ocupa o 2.ºlugar da Premier League com 6 vitórias e 2 empates, marcou 21 golos e apenas sofreu 2. Na atual edição da Liga dos Campeões

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE BEJA

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE BEJA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE BEJA Fundada em 30-03-1925 www.afbeja.com Traquinas Petizes REGULAMENTO DE ENCONTRO DE ESCOLAS DE FORMAÇÃO FUTEBOL/FUTSAL ENCONTRO DE ESCOLAS DE FORMAÇÃO 1. OBJETIVOS GERAIS 1.01.

Leia mais

HANDBALL. Táticas defensivas

HANDBALL. Táticas defensivas HANDBALL Táticas defensivas No handebol são usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado é o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na

Leia mais

Unidades de Formação e Cargas Horárias Andebol - Grau III

Unidades de Formação e Cargas Horárias Andebol - Grau III Unidades de Formação e Cargas Horárias Andebol - Grau III UNIDADES DE FORMAÇÃO HORAS 1. CARACTERIZAÇÃO DO JOGO 6 2. REGRAS DO JOGO E REGULAMENTOS ESPECÍFICOS 4 3. MEIOS DE ENSINO DO JOGO 20 4. COMPONENTES

Leia mais

Análise ao Villarreal Club de Fútbol

Análise ao Villarreal Club de Fútbol Análise ao Villarreal Club de Fútbol João Pedro Colaço Araújo Atletico Vs. Villarreal CF Pontos Fortes 11 mais utilizado da época/ Rating Contra Ataque FORTE Bolas Paradas Defensivas Proteção da Baliza

Leia mais

Alternativas táticas para ser vantajoso na subfase de finalização do jogo.

Alternativas táticas para ser vantajoso na subfase de finalização do jogo. Alternativas táticas para ser vantajoso na subfase de finalização do jogo. Pra quem não sabe para onde vai. Qualquer caminho serve Ao acompanhar as equipes da série A do Campeonato Brasileiro de 2018,

Leia mais

9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 9 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA FABRÍCIO RAMALHO DA COSTA GERSON APARECIDO DE SOUZA JUNIOR ISMAEL FRANCO DE SOUZA MARCOS PAULO DA SILVA COSTA RUBENS VAZ COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS POLIVALENTE

Leia mais

João Pedro Colaço Araújo. Varzim SC vs. Futebol Clube do Porto

João Pedro Colaço Araújo. Varzim SC vs. Futebol Clube do Porto Varzim SC vs. Futebol Clube do Porto Tello e André André Stanley Osvaldo Coentrão Elísio Tello Varela Nelsinho Bueno Dantas Sá Imbula Evandro João Pereira Cunha Adilson Cissokho Indi Igor L. Layún Silva

Leia mais

Um projecto de formação em futebol. Prof. Frederico Ricardo Rodrigues

Um projecto de formação em futebol. Prof. Frederico Ricardo Rodrigues Um projecto de formação em futebol Prof. Frederico Ricardo Rodrigues Apresentação oa Escola de Futebol A.C.R. Fornelos destina-se a crianças de ambos os sexos dos 4 aos 15 anos; o Filiada na Associação

Leia mais

ÍNDICE Capítulo I - Momento de transição ofensiva 102 Capítulo II - Momento de transição ofensiva

ÍNDICE Capítulo I - Momento de transição ofensiva 102 Capítulo II - Momento de transição ofensiva ÍNDICE Índice Índice de esquemas e símbolos Introdução Acerca da escolha do tema A estrutura da publicação Capítulo I - Momento de transição ofensiva Parte I Momento de Transição Ofensiva Esquema Resumo

Leia mais

PEP GUARDIOLA. Construção no último terço do campo: criação de oportunidades de golo

PEP GUARDIOLA. Construção no último terço do campo: criação de oportunidades de golo PEP GUARDIOLA Construção no último terço do campo: criação de oportunidades de golo SubPrincípio: Equipa muito Subida : Equipa bem subida, para que os Extremos iniciem a jogada perto da baliza adversária

Leia mais

[OBSERVAÇÃO E ANÁLISE NO FUTEBOL PROFISSIONAL] Protocolo Treinador Adjunto/Observador e Analista

[OBSERVAÇÃO E ANÁLISE NO FUTEBOL PROFISSIONAL] Protocolo Treinador Adjunto/Observador e Analista 2016 Pedro Monteiro [OBSERVAÇÃO E ANÁLISE NO FUTEBOL PROFISSIONAL] Protocolo Treinador Adjunto/Observador e Analista Índice Objetivos da Observação e Análise no Futebol... 3 Enquadramento na equipa técnica...

Leia mais

Colégio Adventista de Rio Preto. Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina

Colégio Adventista de Rio Preto. Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina Colégio Adventista de Rio Preto Prof. Daniel Prandi Prof. Sheila Molina Futebol de Salão - Futsal Caracterização: É um jogo coletivo desportivo, entre duas equipes, sendo cada uma constituída por doze

Leia mais

CURSO DE TREINADORES GRAU 1 CARATERIZAÇÃO DO JOGO

CURSO DE TREINADORES GRAU 1 CARATERIZAÇÃO DO JOGO Curso de Treinadores Grau 1 16 Dezembro 2017 CURSO DE TREINADORES GRAU 1 CARATERIZAÇÃO DO JOGO SIMBOLOGIA E TERMINOLOGIA Curso de Treinadores Grau 1 - Setúbal 2017.18 SIMBOLOGIA E TERMINOLOGIA Ofensiva...

Leia mais

DEFESA À ZONA: ROUBAR SEM CORRER, A GESTÃO DO ESPAÇO COMO ESTRATÉGIA RESUMO

DEFESA À ZONA: ROUBAR SEM CORRER, A GESTÃO DO ESPAÇO COMO ESTRATÉGIA RESUMO DEFESA À ZONA: ROUBAR SEM CORRER, A GESTÃO DO ESPAÇO COMO ESTRATÉGIA RESUMO A fim de desejar uma organização defensiva estruturada e coesa, os treinadores geralmente pensam em milhões formas de treinar

Leia mais

Análise ao Sport Lisboa e Benfica. Liga Nos

Análise ao Sport Lisboa e Benfica. Liga Nos Análise ao Sport Lisboa e Benfica Liga Nos 2015.2016 João Pedro Colaço Araújo Belenenses vs Benfica 1-4-4-2 17 11 Onze Inicial Banco de Suplentes Principais Ausências 12 Júlio César 34 André Almeida 1

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso DESPORTO Ano letivo 2015-16 Unidade Curricular PRÁTICA DE DESPORTOS I - FUTEBOL ECTS 3 Regime Obrigatório Ano 1 Semestre 1º Horas de trabalho globais Docente (s) Carlos Nuno Pires Lourenço Sacadura

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 207/208.º Período DISCIPLINA: Educação Física ANO: 8.º CURSO: Básico Total de aulas Previstas: 25 Mês set out nov dez Unidades Temáticas Conteúdos Condição Física Geral Ginástica no solo Competências /

Leia mais

Referenciais de FORMAÇÃO

Referenciais de FORMAÇÃO Versão 1.00 Referenciais de FORMAÇÃO HÓQUEI PATINS Grau II Versão 1.00 Referenciais de FORMAÇÃO HÓQUEI PATINS Grau II Edição: Conteúdos: Data: Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. Federação

Leia mais

Report SC Internacional

Report SC Internacional BRASILEIRÃO Report SC Internacional 2016/2017 João Pedro Colaço Araújo INTERNACIONAL vs Coritiba DATA DO JOGO 1-0 TITULARES 1 Danilo Fernandes EQUIPA SUPLENTES UTILIZADOS 19 Marquinhos Esquema Tático 1-4-2-3-1

Leia mais

ISP Gaya, 28 de Setembro

ISP Gaya, 28 de Setembro ISP Gaya, 28 de Setembro Seleções Regionais - Estrutura Diretor Dirigente Feminina & Masculina Treinadores Fisioterapeuta Seleções Regionais - Estrutura João Moreira Altino Moreira Feminina João Paulo

Leia mais

A Constante mutação do papel de guarda-redes tanto no aspetos técnico, como no tático, fez com que se tornasse necessária a especialização da

A Constante mutação do papel de guarda-redes tanto no aspetos técnico, como no tático, fez com que se tornasse necessária a especialização da Esforço e Dedicação A Constante mutação do papel de guarda-redes tanto no aspetos técnico, como no tático, fez com que se tornasse necessária a especialização da posição. A verdade é que ser defensor

Leia mais

Intervenção nos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão. Pontos comuns entre o Basquetebol, Andebol e Futebol

Intervenção nos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão. Pontos comuns entre o Basquetebol, Andebol e Futebol Faculdade de Motricidade Humana Escola Secundária Fernando Namora Intervenção nos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão Pontos comuns entre o Basquetebol, Andebol e Futebol Orientadores: Professores Estagiários:

Leia mais

Atividade 1. Espaço : 35X 35m Jogadores: 5 X 3. Equipeamarelapontuaquando: Passar a bola entre os cones

Atividade 1. Espaço : 35X 35m Jogadores: 5 X 3. Equipeamarelapontuaquando: Passar a bola entre os cones 1 Atividade 1 Espaço : 35X 35m Jogadores: 5 X 3 Equipeamarelapontuaquando: Passar a bola entre os cones Equipevermelhapontuaquando: A bola sair do espaço de jogo Recuperar a bola Atividade 3 Espaço : 25X

Leia mais

Duração da Prova: 60 minutos com 30 minutos de tolerância. EXEMPLO

Duração da Prova: 60 minutos com 30 minutos de tolerância. EXEMPLO Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 2017 Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril Guião da Prova Duração da Prova: 60 minutos com 30 minutos de tolerância. 8 Páginas

Leia mais

COMUNICADO OFICIAL N.º 033/16-17

COMUNICADO OFICIAL N.º 033/16-17 PARA CONHECIMENTO DE TODOS OS CLUBES FILIADOS, DELEGADOS DA AFVR, CONSELHO DE ARBITRAGEM E DEMAIS INTERESSADOS, SE COMUNICA QUE: Considerando a importância estratégica para a FPF e para a AFVR da criação

Leia mais

Etapas de Desenvolvimento do Jogador de futebol p níveis de desempenho

Etapas de Desenvolvimento do Jogador de futebol p níveis de desempenho FORMAÇÃO DESPORTIVA Etapas de Desenvolvimento do Jogador de futebol p ESTRUTURA TÉCNICA NACIONAL DA FORMAÇÃO S15-S20 Todos mantemos as cores dos olhos desde que nascemos mas o tempo e as experiências podem

Leia mais

CURSO DE TREINADORES DE FUTEBOL UEFA C GRAU I Nome: Nº Data: / /

CURSO DE TREINADORES DE FUTEBOL UEFA C GRAU I Nome: Nº Data: / / CURSO DE TREINADORES DE FUTEBOL UEFA C GRAU I - 207 Nome: Nº Data: / /» Elabora e Operacionaliza Exercício de Treino que habitualmente utilizas nos teus treinos. Componentes e Condicionantes Descrição

Leia mais

2) A imagem da figura a seguir obtida por reflexão no espelho plano E é mais bem representada por:

2) A imagem da figura a seguir obtida por reflexão no espelho plano E é mais bem representada por: 1) A figura adiante representa um objeto A colocado a uma distância de 2,0 m de um espelho plano S, e uma lâmpada L colocada à distância de 6,0 m do espelho. a) Desenhe o raio emitido por L e refletido

Leia mais

Chuta como os profissionais. Com o Campo de Futebol da PLAYMOBIL podes fazer passes curtos, passes longos e, até, rematar para o alto.

Chuta como os profissionais. Com o Campo de Futebol da PLAYMOBIL podes fazer passes curtos, passes longos e, até, rematar para o alto. Chuta como os profissionais. Com o Campo de Futebol da PLAYMOBIL podes fazer passes curtos, passes longos e, até, rematar para o alto. O novo guarda-redes da PLAYMOBIL também pode sair da baliza, deslocar-se

Leia mais

Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken

Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken TÉCNICO CBV SAQUE POR CIMA - Sem SALTO Saque sem salto 1 a ensinar; Técnica geral será utilizada, nos saques com salto TRANSFERÊNCIA. POSTURA

Leia mais

Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol

Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol 126 Recursos do Professor Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol Cooperar com os companheiros no alcance do objetivo do Andebol, desempenhando com oportunidade e correção as ações solicitadas

Leia mais

Este documento foi elaborado com a observação da selecção do Brasil, durante a Taça das. Confederações, entre 15 de Junho e 30 de Junho.

Este documento foi elaborado com a observação da selecção do Brasil, durante a Taça das. Confederações, entre 15 de Junho e 30 de Junho. Este documento foi elaborado com a observação da selecção do Brasil, durante a Taça das Confederações, entre 15 de Junho e 30 de Junho. Observação do Brasil na Taça das Confederações Plantel Nº Nome Posição

Leia mais

JOGO (MAR 2017) - PORTO

JOGO (MAR 2017) - PORTO OBSERVAçãO, ANáLISE E INTERPRETAçãO DO JOGO (MAR 2017) - PORTO Neste curso completo de 26 horas, perceba como observar, analisar e interpretar o jogo e o jogador de futebol, assim como identificar talentos,

Leia mais

Anexo 14. Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Anexo 14. Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 15 e 16 Aula U.D. Nº: 1 e 2 de 5 Instalações: Exterior. Data: 27-10-2009 Hora: 10h20min Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

Versão Referenciais de FORMAÇÃO HÓQUEI

Versão Referenciais de FORMAÇÃO HÓQUEI Versão 1.00 Referenciais de FORMAÇÃO HÓQUEI Grau II Versão 1.00 Referenciais de FORMAÇÃO HÓQUEI Grau II Edição: Conteúdos: Data: Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. Federação Portuguesa de

Leia mais

Formação Desportiva. Etapas de Desenvolvimento do Jogador (níveis de desempenho) Estrutura Técnica Nacional da Formação S15-S20

Formação Desportiva. Etapas de Desenvolvimento do Jogador (níveis de desempenho) Estrutura Técnica Nacional da Formação S15-S20 Formação Desportiva Etapas de Desenvolvimento do Jogador (níveis de desempenho) Estrutura Técnica Nacional da Formação S15-S20 Todos mantemos as cores dos olhos desde que nascemos mas o tempo e as experiências

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA GUARDA

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA GUARDA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA GUARDA Carlos Sacadura Outubro de 2011 Possibilitar a todas as crianças do nosso distrito a oportunidade de praticar futebol como um desporto de recreação, tempo livre e formação;

Leia mais

APOSTILA JOGADORES CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES

APOSTILA JOGADORES CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES APOSTILA JOGADORES CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES O JOGADOR PADRÃO APOSTILA PÁGINA 6 As onze PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM BOM JOGADOR 1 - Sendo um jogo de conjunto, procurar sempre, e o mais rápido possível

Leia mais

Fase Preparatória. Tempo P T 5. Objectivos comportamentais / Componentes críticas. Chamada e instrução sobre os exercícios a realizar na aula.

Fase Preparatória. Tempo P T 5. Objectivos comportamentais / Componentes críticas. Chamada e instrução sobre os exercícios a realizar na aula. Professor: César Silva Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 52 e 53 Aula U.D. Nº: 3 e 4 Instalações: Pavilhão Data: 23-02-2010 Hora: 10h20 Duração: 90 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

Diversos estudos e análises incluindo os realizados no âmbito do European Legends comprovam impactos positivos em vários indicadores a nível:

Diversos estudos e análises incluindo os realizados no âmbito do European Legends comprovam impactos positivos em vários indicadores a nível: Walking Football Enquadramento Walking Football é simples! Futebol a andar. Promover o envelhecimento ativo através da atividade desportiva em adultos com idade superior a 50 anos é o nosso objetivo! Histórico:

Leia mais

Fase Preparatória. Alunos sentados na bancada do pavilhão.

Fase Preparatória. Alunos sentados na bancada do pavilhão. Professor: César Silva Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 27 e 28 Aula U.D. Nº 8 e 9 Instalações: Pavilhão Data: 24-11-2009 Hora: 10h20 Duração: 90 (75 pavilhão 15 equipar/banho)

Leia mais

Análise ao AS Monaco FC

Análise ao AS Monaco FC Análise ao AS Monaco FC Ligue 1 2015.2016 João Pedro Colaço Araújo PSG Vs. Monaco PONTOS FORTES PONTOS FRACOS Livres Diretos MUITO FORTE Fora da Jogo Quebra da Linha Defensiva FRACO Ataque pelos Corredores

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE BEJA

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE BEJA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE BEJA Fundada em 30-03-1925 www.afbeja.com FUTEBOL/FUTSAL ENCONTRO DE ESCOLAS DE FORMAÇÃO 1. OBJETIVOS GERAIS 1.01. Possibilitar a todas as crianças da nossa Associação praticar

Leia mais

2012 / Programa Nestum Rugby nas Escolas. Nível 2 Tag-Rugby e Bitoque

2012 / Programa Nestum Rugby nas Escolas. Nível 2 Tag-Rugby e Bitoque 2012 / 2013 Programa Nestum Rugby nas Escolas Nível 2 Tag-Rugby e Bitoque Introdução O que é o TAG RUGBY? O Tag Rugby é usado como uma alternativa de ensino do rugby de XV nas escolas, ou como um jogo

Leia mais

Santa Cruz do Bispo, 13 de Junho 2009 I CONGRESSO DE FUTSAL DE FORMAÇÃO. Guarda-redes. Posturas de Prontidão Desportiva.

Santa Cruz do Bispo, 13 de Junho 2009 I CONGRESSO DE FUTSAL DE FORMAÇÃO. Guarda-redes. Posturas de Prontidão Desportiva. Santa Cruz do Bispo, 13 de Junho 2009 I CONGRESSO DE FUTSAL DE FORMAÇÃO Guarda-redes Posturas de Prontidão Desportiva Posturas de Prontidão Desportiva no Guarda-redes de Futsal Posturas de prontidão desportiva

Leia mais

Sistema de Ataque Triângulo Lateral

Sistema de Ataque Triângulo Lateral Sistema de Ataque Triângulo Lateral Pensar e Agir Rápida e Coletivamente 2/Junho/2010 Treinador Rogério Werneck Sete princípios do ataque eficaz Equilíbrio entre penetração e chute de três Máxima velocidade

Leia mais

PROJETO DE FUTEBOL DE FORMAÇÃO

PROJETO DE FUTEBOL DE FORMAÇÃO PROJETO DE FUTEBOL DE FORMAÇÃO Época - 2015/16 PAULO SANTOS Modelo de Jogo Futebol 7 Época - 2015/16 PAULO SANTOS I Introdução Os modelos de jogo utilizados pelos diversos escalões, na época 2014/15, assim

Leia mais

REGULAMENTO CONCENTRAÇÕES MINIBASQUETE

REGULAMENTO CONCENTRAÇÕES MINIBASQUETE REGULAMENTO CONCENTRAÇÕES 2015 / 2016 1 Concentrações de Minibasquete da ABB Regulamento Nota: Os intervenientes, não devem esquecer que estamos a promover uma actividade para jovens praticantes, a qual

Leia mais

Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Francisco Pinto

Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Francisco Pinto Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto Caraterização O que é o? O andebol é um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas, cada uma delas com 7 jogadores em

Leia mais

Andebol. Andebol. Andebol. Andebol. Andebol Caraterização. O que é o Andebol? O Campo. Os Jogadores

Andebol. Andebol. Andebol. Andebol. Andebol Caraterização. O que é o Andebol? O Campo. Os Jogadores Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto O que é o? O andebol é um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas, cada uma delas com 7 jogadores em

Leia mais

UNIDADE DIDÁCTICA DE FUTSAL

UNIDADE DIDÁCTICA DE FUTSAL ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS MARQUÊS DE POMBAL EDUCAÇÃO FÍSICA UNIDADE DIDÁCTICA DE FUTSAL DOCUMENTO DE APOIO 7º ANO BREVE HISTÓRIA DA MODALIDADE O Futsal surge no final do século XX, na década de 90,

Leia mais

Versão Referenciais de FORMAÇÃO. Basquetebol

Versão Referenciais de FORMAÇÃO. Basquetebol Versão 1.00 Referenciais de FORMAÇÃO Basquetebol Grau II Referenciais de FORMAÇÃO Basquetebol Grau II Edição: Conteúdos: Data: Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. Federação Portuguesa de

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 9º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: Aula U.D. Nº: 1 e 2 de 3 Instalações: Pavilhão Data: 13-04-2010 Hora: 10h20m Duração: 75 minutos Unidade Didáctica: Futsal

Leia mais

U N I V E R S I D A D E C A N D I D O M E N D E S P Ó S G R A D U A Ç Ã O L A T O S E N S U I N S T I T U T O A V E Z D O M E S T R E

U N I V E R S I D A D E C A N D I D O M E N D E S P Ó S G R A D U A Ç Ã O L A T O S E N S U I N S T I T U T O A V E Z D O M E S T R E U N I V E R S I D A D E C A N D I D O M E N D E S P Ó S G R A D U A Ç Ã O L A T O S E N S U I N S T I T U T O A V E Z D O M E S T R E E S T U D O D O S P R O B L E M A S D A E C O N O M I A B R A S I L

Leia mais

REGRAS DO FooBaSKILL Março 2017

REGRAS DO FooBaSKILL Março 2017 REGRAS DO FooBaSKILL Março 2017 1 INTRODUÇÃO O FooBaSKILL é uma nova disciplina que foi desenvolvida por três professores suíços de educação física e desportiva. Ela põe em prática os atributos do futebol

Leia mais

Para conhecimento dos Clubes filiados e demais entidades interessadas, se comunica: 8º ENCONTRO DISTRITAL TRAQUINAS FUTSAL 2015/2016

Para conhecimento dos Clubes filiados e demais entidades interessadas, se comunica: 8º ENCONTRO DISTRITAL TRAQUINAS FUTSAL 2015/2016 ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE LEIRIA COMUNICADO OFICIAL N.º 317 Data: 08-04-2016 Para conhecimento dos Clubes filiados e demais entidades interessadas, se comunica: 8º ENCONTRO DISTRITAL TRAQUINAS FUTSAL 2015/2016

Leia mais

carlosmartinho7@gmail.com LINCENCIATURA EDUCAÇÃO FISICA E DESPORTO ESCOLAR FMH PÓS-GRADUAÇÃO EM TREINO ALTO RENDIMENTO FMH TREINADOR PRINCIPAL E ADJUNTO SUB-10 E SUB12 CAC 2004/2007 TREINADOR ESTAGIÁRIO

Leia mais

A C T A N. º I V /

A C T A N. º I V / 1 A C T A N. º I V / 2 0 0 9 - - - - - - A o s d e z a s s e t e d i a s d o m ê s d e F e v e r e i r o d o a n o d e d o i s m i l e n o v e, n e s t a V i l a d e M o n c h i q u e, n o e d i f í c

Leia mais

Periodização Táctica

Periodização Táctica Periodização Táctica Do Paradigma da simplicidade ao da complexidade A.N.T.F Carlos Carvalhal Fevereiro de 2006 Edgar Morin Conhecer, cientificamente falando, até metade deste séc., fazia-se (e faz-se?!!)

Leia mais

M a n h ã... p r e s e n t e! L u g a r... p r e s e n t e! Q u e m... p r e s e n t e! N e n h u m... p r e s e n t e! C u í c a... p r e s e n t e!

M a n h ã... p r e s e n t e! L u g a r... p r e s e n t e! Q u e m... p r e s e n t e! N e n h u m... p r e s e n t e! C u í c a... p r e s e n t e! C a r o l i n a M a n h ã......................................................................... p r e s e n t e! L u g a r.......................................................................... p

Leia mais

INICIAÇÃO AO FUTEBOL. Concepções metodológicas do treinamento INTRODUÇÃO:

INICIAÇÃO AO FUTEBOL. Concepções metodológicas do treinamento INTRODUÇÃO: INICIAÇÃO AO FUTEBOL Concepções metodológicas do treinamento INTRODUÇÃO: O jogo de futebol não é feito apenas de fundamentos (movimentos técnicos), a relação com a bola é uma das competências essênciais

Leia mais

Relatório de Jogo SD EIBAR VS CELTA DE VIGO 1-1. Liga BBVA

Relatório de Jogo SD EIBAR VS CELTA DE VIGO 1-1. Liga BBVA Relatório de Jogo SD EIBAR VS CELTA DE VIGO 1-1 Liga BBVA 2015.2016 joao.araujo.efd@gmail.com Equipa Inicial Celta de Vigo 1-4-2-3-1 Nomes Nº Posição Sergio Álvarez 1 GR Jonny Otto 19 DD 8 Sergi Gómez

Leia mais

Escola Secundária De São Pedro Da Cova. Voleibol Ano lectivo 2010/2011 1

Escola Secundária De São Pedro Da Cova. Voleibol Ano lectivo 2010/2011 1 Escola Secundária De São Pedro Da Cova Voleibol 25-01-2011 Ano lectivo 2010/2011 1 índice Serviço Recepção Passe de costas Remates Manchete Situação de jogo Vídeo Objectivo do jogo Terreno de jogo Toques

Leia mais

BOCCIA COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS CARACTERIZAÇÃO

BOCCIA COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS CARACTERIZAÇÃO ATIVIDADES FÍSICAS ADAPTADAS /// BOCCIA BOCCIA CARACTERIZAÇÃO O boccia é uma modalidade paralímpica que pode ser desenvolvida em quatro áreas de intervenção: terapêutica, recreativa, educativa e competitiva.

Leia mais

Bloqueando Chutes e Punts Chuck Amato e Jim Gladden

Bloqueando Chutes e Punts Chuck Amato e Jim Gladden Bloqueando Chutes e Punts Chuck Amato e Jim Gladden O kicking game tem se tornado a diferença em mais e mais jogos. Nós queremos que nossos jogadores tenham uma atitude e fé que a execução correta no kicking

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA HORTA Benjamins (Futebol) Época Organização Competitiva e Regulamento Específico

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA HORTA Benjamins (Futebol) Época Organização Competitiva e Regulamento Específico DE Benjamins (Futebol) Época 2015-2016 Organização Competitiva e Regulamento Específico CLUBES PARTICIPANTES ILHA DO FAIAL ANGÚSTIAS ATLÉTICO CLUBE FAYAL SPORT CLUB CLUBE FLAMENGOS GRUPO DESPORTIVO CEDRENSE

Leia mais

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP 1. Diferenças entre as Leis de Jogo do Futsal e as regras aplicadas na TAGUSCUP Não há faltas

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL

NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS... 3 3. DIMENSÕES DO CAMPO E VARIAÇÕES DO JOGO POR ESCALÃO... 3 4. CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA... 3 5. FORMA DE INSCRIÇÃO... 4 6. REGRAS

Leia mais

A FORMAÇÃO DE ATLETAS EM PORTUGAL

A FORMAÇÃO DE ATLETAS EM PORTUGAL Workshop de Andebol - ATAP A FORMAÇÃO DE ATLETAS EM PORTUGAL Rolando Freitas Junho de 2017 Um modelo de formação ou uma escola de formação é algo que se constrói, não por decreto, mas sim por ideias, por

Leia mais