INCIDÊNCIA DO CÂNCER DE PELE NO BRASIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INCIDÊNCIA DO CÂNCER DE PELE NO BRASIL"

Transcrição

1 INCIDÊNCIA DO CÂNCER DE PELE NO BRASIL ARAÚJO, B. A¹; PEREIRA, C. M² 1 Discente do Curso de Ciências Biológicas FAP ² Professora Especialista docente da Faculdade de Apucarana RESUMO O câncer é uma doença que está aumentando cada vez mais sua incidência no mundo. O câncer é resultado do descontrole no processo de divisão celular. O objetivo é levantar dados sobre a incidência do câncer de pele, levando em consideração os fatores de risco e apresentar quais indivíduos estão mais expostos a doença. O câncer de pele atinge pessoas mais idosas, devido a uma maior exposição aos raios solares e está entre as três principais causas de morte nas nações industrializadas. Palavras-chave: câncer, incidência, descontrole. ABSTRACT Cancer is a disease that is continually increasing its impact on the world. Cancer is the result of uncontrolled cell division. The goal is to collect data on the incidence of skin cancer, taking into account the risk factors present and which individuals are more susceptible to disease. Skin cancer affects older people, due to increased exposure to sunlight and is among the three leading causes of death in industrialized nations. Keywords: cancer incidence, decontrol. INTRODUÇÃO O câncer é uma doença que está aumentando cada vez mais sua incidência no mundo (VILLARROEL, et al. 2015). O câncer é resultado do

2 descontrole no processo de divisão celular. Através dessa falha, as células sofrem várias mutações que, a cada nova divisão, origina cada vez mais células anormais. É através de uma única célula mutante que ocorre a formação de tumores (ROITT, et al. 2013). As mutações ocorrem em todos os organismos, algumas espontaneamente, outras por influência do ambiente (GRIFFITHS, et al. 2013). As células que sofrem mutações que provocam o câncer podem ou não espalhar para outros tecidos. Quando as células descontrolam e invadem outros tecidos em diferentes regiões do corpo, ocorre à formação de tumores secundários (metástases) e são chamados de malignos (ARAÚJO, SÁ, ATTY, 2016). Já quando as células não conseguem invadir outros tecidos, permanecendo apenas no órgão onde se originaram, os cânceres são chamados de benignos (FOX, 2007). O surgimento de um câncer pode ocorrer em quase todos os tecidos do corpo. Porém o que mais se destaca é o câncer de pele, devido ao fato de ser o maior órgão do corpo humano e apresentar maior área de contato com os carcinógenos (ROITT, et al, 2013). Por isso, o objetivo desse trabalho é levantar dados sobre a incidência do câncer de pele, identificando os fatores de risco e o grupo de indivíduos que apresentam maior probabilidade de desenvolver esse tipo de câncer, a fim de mostrar a importância da prevenção e sua incidência relacionada a esse tipo de câncer. REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS As mutações ocorrem em todos os organismos, algumas espontaneamente, outras por influência do ambiente. É um processo de grande importância para evolução porque surgem novos alelos, garantindo a variabilidade dos indivíduos. Porém, as mutações podem causar grandes catástrofes em um organismo celular, considerando que as mesmas trocam pares de bases ou até mesmo desaparecem com um aminoácido inteiro. Essas mutações podem ser controladas e reparadas por sistemas sofisticados desenvolvidos pelas células, mas nem sempre isso acontece (GRIFFITHS, et al. 2013).

3 A apoptose celular pode ser citado como exemplo de sistema de reparo. Esse sistema é bastante eficiente e é responsável pela morte de células maduras ou defeituosas (GRIVICICH, REGNER, ROCHA. 2007). Outro mecanismo de controle é chamado de ponto de restrição, que consegue reconhecer alterações no tamanho e nos processos fisiológicos das células. Ainda é encontrado outro ponto de controle do ciclo celular denominado de ponto de controle de lesão do DNA na fase G1, onde é monitorada a integridade do DNA recém-replicado (ROSS, PAWLINA, 2012). Quando qualquer um desses pontos de controle não funciona adequadamente ocorre uma catástrofe mitótica. Essa catástrofe mitótica resulta em uma segregação cromossômica desordenada (GIACOMINI, MENEZES, 2012). O surgimento de um câncer pode ocorrer em quase todos os tecidos do corpo. Porém o que mais se destaca é o câncer de pele, devido ao fato de ser o maior órgão do corpo humano e apresentar maior área de contato com os carcinógenos (ROITT, et al. 2013). O câncer de pele é dividido em dois tipos: o melanoma e o não melanoma (carcinoma). Caracterizado como maligno, o melanoma vem aumentando cada vez mais sua incidência no mundo. Origina-se nos melanócitos da pele ou em uma lesão pré-existente, e devido ao seu alto grau de letalidade deve ser diagnosticado o mais rápido possível. O não melanoma pode apresentar-se de duas formas: o carcinoma de células escamosas e o carcinoma basocelular. Esse tipo de câncer apresenta menor letalidade, porém sua incidência é vinte vezes a mais do que a do melanoma. Os carcinomas apresentam uma destruição local extensa, mas de forma mais lenta e com baixo risco de desenvolvimento de metástases (SGARBI, CARMO, ROSA. 2007). Para evitar o surgimento do câncer o sistema imune pode reagir de algumas maneiras. A primeira reação pode ocorrer contra os antígenos específicos dos tumores, através de moléculas únicas para células do câncer e, uma outra reação que pode ocorrer é contra os antígenos associados aos tumores (FINN, 2008).

4 Porém, as células cancerosas criam várias formas de escapar do sistema imune. Uma delas é por meio da produção de citosinas imunossupressoras, onde o fator de crescimento transformante β (TGF- β) inibe as respostas das células T e da imunidade celular, conseguindo desenvolver o descontrole celular. Tumores de diversos tecidos utilizam-se desse sistema inibidor de células T, como os melanomas, os carcinomas de ovário e o linfoma de células β (MURPHY, TRAVERS, WALPORT. 2010). CONCLUSÃO Cada vez mais, o câncer de pele vem aumentando sua incidência no Brasil e no mundo (SGARBI, CARMO, ROSA. 2007). Os tipos de cânceres de pele mais comuns encontrados são os carcinomas de células basais (CCB), o carcinoma de células escamosas (CCE), que constituem o grupo de câncer de pele não melanoma (CPNM) e o melanoma cutâneo (MC). O que apresenta maior incidência é o CCB representando cerca de 70%, seguido pelo CCE (25%) e pelo MC (5%). Apesar do MC apresentar menor incidência, é o mais agressivo e representa 75% de todas as mortes causadas pelo câncer de pele (SOUZA, et al. 2009). Em 2008, a estimativa nacional do câncer não-melanoma foi de 115 mil novos casos. Já para o melanoma a estimativa é mais baixa e apresenta crescimento elevado na população de pele branca (CASTILHO, SOUZA, LEITE. 2010). O câncer de pele apresenta maior incidência no sexo masculino, com mais de 40 anos, de pele branca e com alta exposição solar repetitiva (MANTESE, et al. 2006). Em 2013, o número de mortes devido ao câncer melanoma atingiu mais homens do que mulheres, totalizando mortes. Já o tipo não melanoma atingiu um número ainda maior, onde homens e 769 mulheres morreram com esse tipo de câncer (INCA, 2013). Para 2030, a International Agency for Research Cancer (IARC) estima que haverá novos casos de câncer, excetuando-se o de pele não melanoma.

5 Essa estimativa representa um aumento de aproximadamente 54% em relação ao ano de 2015 (ARAÚJO, SÁ, ATTY, 2016). REFERÊNCIAS ROITT, I. M.; DELVES, P. J.; MARTIN, S. J.; BURTON, D. R. Fundamentos de Imunologia. 12ª ed. Rio de Janeiro: GUANABARA KOOGAN, FOX, S. I. Fisiologia Humana. 7ªed. São Paulo: Manole, GRIFFITHS, A. J. F., et al. Introdução à genética. 10ª ed. Rio de Janeiro: GUANABARA KOOGAN, VILLARROEL, R. U., et al. Tratamento quimioterápico para carcinoma de células escamosas de pele localmente avançado. Revista Brasileira de Oncologia Clínica. Rio Grande do Sul, v.11, n. 40, ROSS, M. H.; PAWLINA, W. Histologia: texto e atlas. Em relação com biologia celular e molecular. 6ª ed. Rio de Janeiro: GUANABARA KOOGAN, GIACOMINI, G.; MENEZES, H. TÉCNICAS E PERSPECTIVAS EM IMUNOTERAPIA DO CÂNCER. Revista Saúde e Pesquisa. São Paulo, v. 5, n. 3, FINN, O. J. Cancer Immunology. The New England journal of Medicine, v. 358, n. 25, SGARBI, F. C.; CARMO, E. D. do; ROSA, L. E. B. RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA E CARCINOGÊNESE. Revista Ciência Médica. Campinas, CASTILHO, I. G.; SOUSA, M. A. A.; LEITE, R. M. S. Fotoexposição e fatores de risco para câncer da pele: uma avaliação de hábitos e conhecimentos entre estudantes universitários. An Bras Dermatol. 2010; 85(2):173-8.

6 MANTESE, S. A. O.; BERBERT, A. L. C. V.; GOMIDES, M. D. A.; Rocha, A. Carcinoma basocelular - Análise de 300 casos observados em Uberlândia - MG. An Bras Dermatol. 2006;81(2): GRIVICICH, I.; REGNER, A.; ROCHA, A. B. Morte Celular por Apoptose. Revista Brasileira de Cancerologia. Canoas, MURPHY, K.; TRAVERS, P.; WALPORT, M. Imunobiologia de Janeway. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Pele melanoma e não-melanoma. Inca, ARAÚJO, L. P.; SÁ, N. M.; ATTY, A. T. M. Necessidades Atuais de Radioterapia no SUS e Estimativas para o Ano de Revista Brasileira de Cancerologia. v. 62. Rio de Janeiro, SOUZA, R. J. S. A. P., et al. Estimativa do custo do tratamento de câncer de pele tipo melanoma no Estado de São Paulo Brasil. Revista An Bras Dermatol. Ribeirão Preto, 2009;84(3):

TÍTULO: EXPOSIÇÃO SOLAR OCUPACIONAL EM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS

TÍTULO: EXPOSIÇÃO SOLAR OCUPACIONAL EM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS TÍTULO: EXPOSIÇÃO SOLAR OCUPACIONAL EM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Inteligência artificial é usada em exames mais precisos contra o câncer no interior de São Paulo

Inteligência artificial é usada em exames mais precisos contra o câncer no interior de São Paulo Inteligência artificial é usada em exames mais precisos contra o câncer no interior de São Paulo g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/inteligencia-artificial-e-usada-em-exames-mais-precisos-contra-o-cancerno-interior-de-sao-paulo.ghtml

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS PROFESSOR: MÁRIO PAULO AMANTE PENATTI PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS PROFESSOR: MÁRIO PAULO AMANTE PENATTI PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS PROFESSOR: MÁRIO PAULO AMANTE PENATTI PLANO DE ENSINO FUNÇÃO: Apoio ao Diagnóstico SUBFUNÇÃO: Imunologia I

Leia mais

CÂNCER DE BEXIGA: MECANISMOS DE DESENVOLVIMENTO

CÂNCER DE BEXIGA: MECANISMOS DE DESENVOLVIMENTO CÂNCER DE BEXIGA: MECANISMOS DE DESENVOLVIMENTO BURIM, Bianca Sofia Andrade 1 ; BATISTA, Giselle Angela 1 ; FERREIRA, Renan Douglas da Silva 1 ; VICENTE, Isabella Regina 1 ; MIKALOUSKI, Udson. 2 RESUMO

Leia mais

A Genética do Câncer

A Genética do Câncer A Genética do Câncer 2 Câncer O câncer é considerado uma doença genética por ser desencadeado por uma série de alterações no DNA da célula Esporádico - alterações de origem somática resultantes da interação

Leia mais

ANEXO I Informar e/ou local para inscrição:

ANEXO I Informar  e/ou local para inscrição: ANEXO I Informar e-mail e/ou local para inscrição: amandabbona@gmail.com/ amandinhabona@hotmail.com TEMA: Fundamentos básicos do Câncer Hereditário e novas tecnologias utilizadas na investigação de alterações

Leia mais

CURSO DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA ONCOLOGIA CUTÂNEA

CURSO DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA ONCOLOGIA CUTÂNEA CURSO DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA ONCOLOGIA CUTÂNEA Período de Seleção 31 de outubro a 04 de dezembro de 2016 Taxa de Inscrição R$ 250,00 Taxa de Matrícula R$ 450,00 Mensalidade R$ 950,00 Forma(s)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS PROFESSOR: MÁRIO PAULO AMANTE PENATTI PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS PROFESSOR: MÁRIO PAULO AMANTE PENATTI PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS PROFESSOR: MÁRIO PAULO AMANTE PENATTI PLANO DE ENSINO FUNÇÃO: Apoio ao Diagnóstico SUBFUNÇÃO: Imunologia II

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 Altera a Lei nº 11.664, de 29 de abril de 2008, para incluir a pesquisa de biomarcadores entre as ações destinadas à detecção precoce das neoplasias malignas de mama

Leia mais

A RELAÇÃO ENTRE O DIAGNÓSTICO PRECOCE E A MELHORIA NO PROGNÓSTICO DE CRIANÇAS COM CÂNCER

A RELAÇÃO ENTRE O DIAGNÓSTICO PRECOCE E A MELHORIA NO PROGNÓSTICO DE CRIANÇAS COM CÂNCER A RELAÇÃO ENTRE O DIAGNÓSTICO PRECOCE E A MELHORIA NO PROGNÓSTICO DE CRIANÇAS COM CÂNCER Débora V M A Duarte 1 ; Maine V A Confessor 2 1- Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande 2- DOCENTE/ ORIENTADOR

Leia mais

Rua s/n - Setor Universitário - CEP: Goiânia - Goiás - Brasil Telefones: (62) FAX: (62)

Rua s/n - Setor Universitário - CEP: Goiânia - Goiás - Brasil Telefones: (62) FAX: (62) INSTITUTO DE TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA DISCIPLINA: IMUNOLOGIA BÁSICA SEMESTRE: 1 o Semestre ANO: 2016 MATRIZ CURRICULAR: BACHARELADO E LICENCIATURA CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 h CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 30 h

Leia mais

05/01/2016. Letícia Coutinho Lopes 1. Definição Fibroma Ossificante Epidemiologia Oncogênese

05/01/2016. Letícia Coutinho Lopes 1. Definição Fibroma Ossificante Epidemiologia Oncogênese Neoplasias Tópicos da Aula A. Neoplasia B. Carcinogênese C. Tipos de Neoplasia D. Características das Neoplasias E. Invasão e Metástase 2 Definição Fibroma Ossificante Epidemiologia Oncogênese A. Neoplasia

Leia mais

ÚV DEFENSE L BEL. Protetor solar FPS 50

ÚV DEFENSE L BEL. Protetor solar FPS 50 ÚV DEFENSE L BEL Protetor solar FPS 50 DEFINIÇÃO O filtro solar ou protetor solar é uma loção, spray ou produto tópico Ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras

Leia mais

Noções de Oncologia. EO Karin Bienemann

Noções de Oncologia. EO Karin Bienemann Noções de Oncologia EO Karin Bienemann O Câncer representa uma causa importante de morbidez e mortalidade, gerador de efeitos que não se limitam apenas aos pacientes oncológicos, mas que se estendem principalmente

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CLÍNICO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS, CABEÇA E PESCOÇO, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE NO PERÍODO DE 2005 A 2015.

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CLÍNICO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS, CABEÇA E PESCOÇO, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE NO PERÍODO DE 2005 A 2015. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CLÍNICO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS, CABEÇA E PESCOÇO, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE NO PERÍODO DE 2005 A 2015. Ulysses Mendes de Lima; Guilherme Zacarias de Alencar Centro Universitário

Leia mais

Sobre o câncer de pulmão

Sobre o câncer de pulmão Sobre o câncer de pulmão Sobre o câncer de pulmão Câncer de pulmão É um dos mais comuns de todos os tumores malignos, apresentando aumento de 2% ao ano na incidência mundial. Em 90% dos casos diagnosticados,

Leia mais

IMPLICAÇÕES DOS COMPOSTOS BIOTIVOS NA DIETOTERAPIA DO CÂNCER

IMPLICAÇÕES DOS COMPOSTOS BIOTIVOS NA DIETOTERAPIA DO CÂNCER IMPLICAÇÕES DOS COMPOSTOS BIOTIVOS NA DIETOTERAPIA DO CÂNCER Caroline Vilalon Pereira Nutricionista Faculdades Integradas de Três Lagoas (FITL/AEMS) Isabela Carvalho Pereira Neves Nutricionista Faculdades

Leia mais

AVALIAÇÃO DO AUTOCONHECIMENTO SOBRE O CÂNCER DE BOCA DOS IDOSOS NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ: PROJETO DE PESQUISA

AVALIAÇÃO DO AUTOCONHECIMENTO SOBRE O CÂNCER DE BOCA DOS IDOSOS NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ: PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DO AUTOCONHECIMENTO SOBRE O CÂNCER DE BOCA DOS IDOSOS NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ: PROJETO DE PESQUISA Nayanne Barros Queiroz¹; Ruan Carlos de Oliveira Magalhães¹; Natiane do Nascimento Colares¹;

Leia mais

A pesquisa que chegou a essa conclusão tem o objetivo de explicar a razão de alguns. tecidos do corpo serem mais vulneráveis ao câncer do que outros.

A pesquisa que chegou a essa conclusão tem o objetivo de explicar a razão de alguns. tecidos do corpo serem mais vulneráveis ao câncer do que outros. Pesquisa diz que \'má sorte\' é causa da maioria dos tipos de câncer A ocorrência da maior parte dos tipos de câncer pode ser atribuída mais à \"má sorte\" do que a fatores de risco conhecidos, como o

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 14. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 14. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 14 Profª. Lívia Bahia Controle do câncer do colo do útero e de mama na Atenção Básica Controle do câncer da mama O câncer de mama é o mais incidente em

Leia mais

PELE. Informe-se. Previna-se.

PELE. Informe-se. Previna-se. PELE Informe-se. Previna-se. Sobre o câncer de pele Tumores de pele são os mais frequentes na população brasileira e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados no Brasil mais de 180

Leia mais

CÂNCER. Prof. Ernani Castilho

CÂNCER. Prof. Ernani Castilho CÂNCER Prof. Ernani Castilho ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS ÁTOMOS (Carbono, Oxigênio, Nitrogênio, Hidrogênio) MOLÉCULAS (água, oxigênio, carbono, açúcares, lipídeos, proteínas, ácidos nucleicos, nucleotídeos,

Leia mais

Tópicos de Imunologia Celular e Molecular (Parte 2)

Tópicos de Imunologia Celular e Molecular (Parte 2) IMUNOLOGIA BÁSICA Tópicos de Imunologia Celular e Molecular (Parte 2) Prof. M. Sc. Paulo Galdino Os três outros tipos de hipersensibilidade ( II, III e IV) têm em comum uma reação exagerada do sistema

Leia mais

Departamento de Microbiologia e Imunologia PLANO DE ENSINO I - IDENTIFICAÇÃO. Semestre Letivo: ( ) Primeiro (x ) Segundo

Departamento de Microbiologia e Imunologia PLANO DE ENSINO I - IDENTIFICAÇÃO. Semestre Letivo: ( ) Primeiro (x ) Segundo PLANO DE ENSINO I - IDENTIFICAÇÃO CURSO: Ciências Biológicas MODALIDADE: Médica DISCIPLINA: Imunologia Aplicada DEPARTAMENTO : Microbiologia e Imunologia ( X) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DOCENTE RESPONSÁVEL

Leia mais

ALERTA A SAÚDE DA PELE - FOTOENVELHECIMENTO E MELANOMA 1 SKIN HEALTH ALERT - SKIN PHOTOAGING AND MELANOMA. Patricia Rodrigues Perkoski 2

ALERTA A SAÚDE DA PELE - FOTOENVELHECIMENTO E MELANOMA 1 SKIN HEALTH ALERT - SKIN PHOTOAGING AND MELANOMA. Patricia Rodrigues Perkoski 2 ALERTA A SAÚDE DA PELE - FOTOENVELHECIMENTO E MELANOMA 1 SKIN HEALTH ALERT - SKIN PHOTOAGING AND MELANOMA Patricia Rodrigues Perkoski 2 1 Projeto de pesquisa realizado no curso de estética e cosmética

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: Farmácia Disciplina: Imunologia Básica Código da Disciplina 02014890 Professor(es) Yoshimi Imoto Yamamoto Etapa 4ª. Carga horária:

Leia mais

AO SEU LADO. A sua proteção deve ser contra o sol. Dezembro Laranja

AO SEU LADO. A sua proteção deve ser contra o sol. Dezembro Laranja AO SEU LADO A sua proteção deve ser contra o sol. Dezembro Laranja Referências: Dr Bruno Aquino de Souza CRM 55560 Oncologista Clinico O sol é importante para a saúde, mas nada que é em excesso é saudável.

Leia mais

ANÁLISE DA MORTALIDADE E DISTRIBUIÇÃO DE NEOPLASIA CUTÂNEA EM SERGIPE NO PERIODO DE 2010 A 2015 RESUMO

ANÁLISE DA MORTALIDADE E DISTRIBUIÇÃO DE NEOPLASIA CUTÂNEA EM SERGIPE NO PERIODO DE 2010 A 2015 RESUMO ANÁLISE DA MORTALIDADE E DISTRIBUIÇÃO DE NEOPLASIA CUTÂNEA EM SERGIPE NO PERIODO DE 2010 A 2015 Milena Katrine Andrade Santos (Acadêmica de Enfermagem, Universidade Tiradentes) Emily Santos Costa (Acadêmica

Leia mais

TÍTULO: CONHECIMENTO DE DESCENTES DO GÊNERO MASCULINO DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DA ZONA SUL DE SÃO PAULO SOBRE O CÂNCER DE PÊNIS.

TÍTULO: CONHECIMENTO DE DESCENTES DO GÊNERO MASCULINO DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DA ZONA SUL DE SÃO PAULO SOBRE O CÂNCER DE PÊNIS. TÍTULO: CONHECIMENTO DE DESCENTES DO GÊNERO MASCULINO DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DA ZONA SUL DE SÃO PAULO SOBRE O CÂNCER DE PÊNIS. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM NEOPLASIA DE MAMA EM TRATAMENTO COM TRANSTUZUMABE EM HOSPITAL NO INTERIOR DE ALAGOAS

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM NEOPLASIA DE MAMA EM TRATAMENTO COM TRANSTUZUMABE EM HOSPITAL NO INTERIOR DE ALAGOAS PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM NEOPLASIA DE MAMA EM TRATAMENTO COM TRANSTUZUMABE EM HOSPITAL NO INTERIOR DE ALAGOAS Andreia Herculano da Silva Casa de Saúde e Maternidade Afra Barbosa Andreiah.silva@hotmail.com

Leia mais

MORTALIDADE POR CÂNCER DE COLO DE ÚTERO, CARACTERÍSTICAS SÓCIODEMOGRÁFICAS E COBERTURA DO EXAME PAPANICOLAU NA PARAÍBA,

MORTALIDADE POR CÂNCER DE COLO DE ÚTERO, CARACTERÍSTICAS SÓCIODEMOGRÁFICAS E COBERTURA DO EXAME PAPANICOLAU NA PARAÍBA, MORTALIDADE POR CÂNCER DE COLO DE ÚTERO, CARACTERÍSTICAS SÓCIODEMOGRÁFICAS E COBERTURA DO EXAME PAPANICOLAU NA PARAÍBA, 2010-2014 Milena de Cassia Alves Monteiro da Silva¹; Wedja Marcelino da Silva²; Yonara

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO CARGA HORÁRIA: 60 HORAS SEMESTRE: 2º NOTURNO 2016/2 2. EMENTA

PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO CARGA HORÁRIA: 60 HORAS SEMESTRE: 2º NOTURNO 2016/2 2. EMENTA PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO CURSO: NUTRIÇÃO CARGA HORÁRIA: 60 HORAS SEMESTRE: 2º NOTURNO 2016/2 NOME DA DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA e IMUNOLOGIA PROFESSOR : GILCELE DE CAMPOS MARTIN BERBER 2. EMENTA

Leia mais

BIOLOGIA. Hereditariedade e Diversidade da Vida Câncer. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Hereditariedade e Diversidade da Vida Câncer. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Hereditariedade e Diversidade da Vida Câncer Prof. Daniele Duó A palavra câncer é um termo amplo que abrange mais de 200 doenças que possuem duas características em comum: - Um crescimento celular

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Imunologia Básica

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Imunologia Básica PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Imunologia Básica Professor: Vanessa Simões Sandes email: vanessa@saludlaboratorio.com.br Código: Carga Horária: 40h

Leia mais

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Componente Curricular: Imunologia e Microbiologia Professora: Leiliane Cristine de Souza Turma: 2016 Período Letivo: 2018 Semestre:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ NÚCLEO DE DISCIPLINAS INTEGRADAS DISCIPLINA DE CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS IV

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ NÚCLEO DE DISCIPLINAS INTEGRADAS DISCIPLINA DE CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS IV UNIVERSIDADE DE CUIABÁ NÚCLEO DE DISCIPLINAS INTEGRADAS DISCIPLINA DE CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS IV NEOPLASIAS Definições O neoplasma é uma massa anormal de tecido, cujo crescimento é excessivo e não coordenado

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Componente Curricular: Imunologia e Microbiologia Professora: Leiliane Cristine de Souza Turma: 2015 Período Letivo: 2017 Semestre:

Leia mais

Inclusão do Cirurgião Dentista na Equipe Multiprofissional no Tratamento de Pacientes de Álcool e Drogas

Inclusão do Cirurgião Dentista na Equipe Multiprofissional no Tratamento de Pacientes de Álcool e Drogas Inclusão do Cirurgião Dentista na Equipe Multiprofissional no Tratamento de Pacientes de Álcool e Drogas Dr. Luiz Carlos de Souza Drª Elisabete Rodrigues Soares Câncer Bucal Alta Incidência na População

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Imunologia Curso: Biomedicina Período Letivo: 2017 Série: 2 Obrigatória (X) Optativa ( ) CH Teórica: 80h CH Prática: CH Total: 80h Obs: Objetivos: Saber diferenciar as respostas

Leia mais

AULA 1: Introdução à Quimioterapia Antineoplásica

AULA 1: Introdução à Quimioterapia Antineoplásica FARMACOLOGIA DOS QUIMIOTERÁPICOS AULA 1: Introdução à Quimioterapia Antineoplásica Profª. MsC Daniele Cavalheiro Oliveira Zampar Farmacêutica Especialista em Oncologia - Sobrafo Campo Grande, 29/09/2012

Leia mais

a) T2 e T3. b) T1 e T3. c) T3 e T4. d) T1 e T4.

a) T2 e T3. b) T1 e T3. c) T3 e T4. d) T1 e T4. Lista de Exercícios (BIO-LEO) 1. (Faculdade Albert Einstein 2016) O gráfico abaixo refere-se ao processo de divisão celular que ocorre durante a espermatogênese humana: Nesse processo de divisão ocorre:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: IMUNOLOGIA BÁSICA GRADE: RESOLUÇÃO CEPEC Nº 831 MATRIZ

Leia mais

Plano de Ensino de Imunologia

Plano de Ensino de Imunologia 04/02/17 Plano de Ensino de Imunologia Curso: Biomedicina Carga horaria: 80h Prof. Patrícia Costa Fernandes 1º Sem 2017 EMENTA ì Visão geral do sistema imune. ì Geração da resposta imune inata e adquirida

Leia mais

O que é e para que serve a Próstata

O que é e para que serve a Próstata O que é e para que serve a Próstata A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho genital masculino. Está localizada abaixo da bexiga, atravessada pela uretra. Seu tamanho e forma correspondem a

Leia mais

EFEITOS BIOLÓGICOS DAS RADIAÇÕES IONIZANTES

EFEITOS BIOLÓGICOS DAS RADIAÇÕES IONIZANTES A radiação perde energia para o meio provocando ionizações Os átomos ionizados podem gerar: Alterações moleculares Danos em órgãos ou tecidos Manifestação de efeitos biológicos 1 MECANISMOS DE AÇÃO Possibilidades

Leia mais

IMUNOLOGIA CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

IMUNOLOGIA CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM IMUNOLOGIA 2016.1 CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM Professora Mayra Caires Pires IMUNOLOGIA 2016.1 CONCEITOS IMPORTANTES E BREVE HISTÓRICO Professora Mayra Caires Pires Conceituando Origem e signicado da palavra:

Leia mais

CÂNCER PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO

CÂNCER PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO CÂNCER PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO Drª Cléria Santiago de Ávila O QUE É O CÂNCER? Câncer é o nome dado a doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que se dividem rapidamente são agressivas

Leia mais

CÂNCER DE PELE: Melanoma

CÂNCER DE PELE: Melanoma CÂNCER DE PELE: Melanoma Aline Vieira Alves Graduanda em Tecnologia Estética e Cosmética, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Luciana Cristina Garcia da Silva Fisioterapeuta FITL/AEMS; Esp.

Leia mais

Atualmente, câncer é o nome geral dado a um conjunto de mais de 100 doenças, que têm em comum o crescimento desordenado de células.

Atualmente, câncer é o nome geral dado a um conjunto de mais de 100 doenças, que têm em comum o crescimento desordenado de células. Noções de Oncologia Atualmente, câncer é o nome geral dado a um conjunto de mais de 100 doenças, que têm em comum o crescimento desordenado de células. No crescimento controlado, tem-se um aumento localizado

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino DISCIPLINA: Imunologia Curso: Biomedicina Período letivo: 2018 Série: 2ª Obrigatória ( X ) Optativa ( ) CH Teórica: 60h CH Prática: 20h CH Total: 80 horas Obs: I - Objetivos Saber diferenciar

Leia mais

Fatores de risco: O histórico familiar é um importante fator de risco não modificável para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau

Fatores de risco: O histórico familiar é um importante fator de risco não modificável para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau Câncer O que é câncer? Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase)

Leia mais

ONCOLOGIA. Aula I Profª.Enfª: Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br)

ONCOLOGIA. Aula I Profª.Enfª: Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br) ONCOLOGIA Aula I Profª.Enfª: Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br) CLASSIFICAÇÃO DAS CÉLULAS Lábeis Estáveis Perenes CLASSIFICAÇÃO DAS CÉLULAS Células lábeis: São aquelas em constante renovação

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM. Professor(a) Mayra Caires Pires

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM. Professor(a) Mayra Caires Pires CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM Professor(a) Mayra Caires Pires IMUNOLOGIA 2016.1 O SISTEMA IMUNOLÓGICO Profa Mayra Caires Pires Histórico O que é? Sistema responsável pelo reconhecimento e pela resposta

Leia mais

Dia Mundial de Combate ao Câncer: desmistifique os mitos e verdades da doença

Dia Mundial de Combate ao Câncer: desmistifique os mitos e verdades da doença Dia Mundial de Combate ao Câncer: desmistifique os mitos e verdades da doença Enviado por Link Comunicação 03-Abr-2014 PQN - O Portal da Comunicação Link Comunicação É mito ou verdade? Câncer tem cura?

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Ciclo celular. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Ciclo celular. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem I Conceitos fundamentais II Estágios do ciclo celular III Visão geral da regulação do ciclo celular IV Importância do ciclo

Leia mais

Agentes físicos, químicos e biológicos podem induzir agressão ao. genoma e ocasionar alterações fenotípicas configurando uma

Agentes físicos, químicos e biológicos podem induzir agressão ao. genoma e ocasionar alterações fenotípicas configurando uma .Carcinogênese: Agentes físicos, químicos e biológicos podem induzir agressão ao genoma e ocasionar alterações fenotípicas configurando uma neoplasia. O processo pelo qual se desenvolvem as neoplasias

Leia mais

Estudo Epidemiológico de Casos de Câncer no Estado de Mato Grosso do Sul - MS

Estudo Epidemiológico de Casos de Câncer no Estado de Mato Grosso do Sul - MS Estudo Epidemiológico de Casos de Câncer no Estado de Mato Grosso do Sul - MS Study Cancer Epidemiology Case in Mato Grosso do Sul - MS TRENKEL, Fernanda Adriéli 1 ; MAIA, Sebastião Gabriel Chaves 2 1

Leia mais

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS

CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS A radiação perde energia para o meio provocando ionizações Os átomos ionizados podem gerar: Alterações moleculares

Leia mais

Alterações do material genético

Alterações do material genético Alterações do material genético Alterações do material genético Agentes internos ou externos causam alterações nos genes ou nos cromossomas MUTAÇÕES (ex: anemia falciforme, trissomia 21) Tecnologia permite

Leia mais

Imunologia C. Semestral CRÉDITO DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA TEÓRICA EXERCÍCIO LABORATÓRIO OUTRA ,5

Imunologia C. Semestral CRÉDITO DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA TEÓRICA EXERCÍCIO LABORATÓRIO OUTRA ,5 Imunologia C CAMPUS: CURSO: ENFERMAGEM E OBSTRETÍCIA HABILITAÇÃO: BACHARELADO OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: ENFERMAGEM IDENTIFICAÇÃO: 26 CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO PERIODIZAÇÃO IDEAL PAT05033 Imunologia

Leia mais

Atividades de Mitose

Atividades de Mitose DISCIPLINA: Biologia I DATA: 21/06/2017 Atividades de Mitose 01 - (Fuvest 2012) Considere os eventos abaixo, que podem ocorrer na mitose ou na meiose: I - Emparelhamento dos cromossomos homólogos duplicados.

Leia mais

CARACTERIZAÇAO SOCIODEMOGRÁFICA DE IDOSOS COM NEOPLASIA DE PULMAO EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA EM ONCOLOGIA DO CEARA

CARACTERIZAÇAO SOCIODEMOGRÁFICA DE IDOSOS COM NEOPLASIA DE PULMAO EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA EM ONCOLOGIA DO CEARA CARACTERIZAÇAO SOCIODEMOGRÁFICA DE IDOSOS COM NEOPLASIA DE PULMAO EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA EM ONCOLOGIA DO CEARA Autor (Bhárbara Luiza de Araújo Pontes); Co-autor (Natureza Nathana Torres Gadelha);

Leia mais

PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO:

PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO: PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO: ERO - ENDODÔNTIA E REABILITAÇÃO ORAL: RECONSTRUÇÃO DE PROJETO DE VIDA DO PACIENTE COM NEOPLASIA DE CABEÇA E PESCOÇO *Aluno bolsista; ** Aluno Voluntário;

Leia mais

O que é câncer de pele? Incidência. Fatores de Risco

O que é câncer de pele? Incidência. Fatores de Risco Câncer de Pele O que é câncer de pele? Como a pele é um órgão heterogêneo, esse tipo de câncer pode apresentar neoplasias de diferentes linhagens. As mais frequentes são o carcinoma basocelular, o carcinoma

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Faculdade de Medicina Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal Disciplina de Imunologia MED 194

Universidade Federal da Bahia Faculdade de Medicina Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal Disciplina de Imunologia MED 194 Universidade Federal da Bahia Faculdade de Medicina Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal Disciplina de Imunologia MED 194 Imunologia das Viroses Monitor: Daniel Valente 1.Introdução...

Leia mais

Imunidade a Tumores. Prof Vanessa Carregaro Departamento de Bioquímica e Imunologia FMRP-USP

Imunidade a Tumores. Prof Vanessa Carregaro Departamento de Bioquímica e Imunologia FMRP-USP Imunidade a Tumores Prof Vanessa Carregaro Departamento de Bioquímica e Imunologia FMRP-USP Ribeirão Preto Abril, 2018 Câncer Hipócrates, por volta do ano 400 a.c Câncer: As veias que irradiam a partir

Leia mais

A Cyrela Plano&Plano tem 50 dicas preciosas para a. prevenção do Câncer de Mama. É importante falar sem

A Cyrela Plano&Plano tem 50 dicas preciosas para a. prevenção do Câncer de Mama. É importante falar sem A Cyrela Plano&Plano tem 50 dicas preciosas para a prevenção do Câncer de Mama. É importante falar sem medo sobre o assunto com amigas, colegas de trabalho e familiares para que todas possam ter a oportunidade

Leia mais

CÂNCER EM HOMENS MANUTENÇÃO DA SAÚDE MASCULINA

CÂNCER EM HOMENS MANUTENÇÃO DA SAÚDE MASCULINA CÂNCER EM HOMENS MANUTENÇÃO DA SAÚDE MASCULINA NOVEMBRO 2018 O câncer de próstata é o segundo mais prevalente entre os homens e as campanhas de conscientização são fundamentais para discutir o problema

Leia mais

Aplicação do modelo de Quase-Verossimilhança

Aplicação do modelo de Quase-Verossimilhança Aplicação do modelo de Quase-Verossimilhança Fábio Hideto Oki 1 1 Introdução O câncer é uma doença de proporção mundial, atingindo só no Brasil cerca de 350 mil pessoas por ano e é caracterizado pela mutação

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: CH Total: 40h Créditos: 02 Pré-requisito(s): Período: IV Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: CH Total: 40h Créditos: 02 Pré-requisito(s): Período: IV Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: IMUNOLOGIA Código: - Professor: Vanessa Simões Sandes Walois E-mail: vanessa.sandes@fasete.edu.br CH Teórica:

Leia mais

Responda às perguntas seguintes usando exclusivamente o glossário.

Responda às perguntas seguintes usando exclusivamente o glossário. Responda às perguntas seguintes usando exclusivamente o glossário. 1 - Um homem de 50 anos com queixas de fadiga muito acentuada fez um exame médico completo que incluiu RX do tórax. Identificaram-se lesões

Leia mais

Bloco I - Apresentação da disciplina. Prática 2 h/a. Total 5 h/a. N o. de Créditos 4

Bloco I - Apresentação da disciplina. Prática 2 h/a. Total 5 h/a. N o. de Créditos 4 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO 1 PROGRAMA DE DISCIPLINA Bloco I - Apresentação da disciplina Disciplina PATOLOGIA GERAL Código CBI 162 Departamento DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - DECBI Unidade ICEB Carga

Leia mais

COMER OU NÃO COMER? EIS A QUESTÃO! O PAPEL DA AUTOFAGIA A BIOLOGIA TUMORAL

COMER OU NÃO COMER? EIS A QUESTÃO! O PAPEL DA AUTOFAGIA A BIOLOGIA TUMORAL Universidade Federal do Rio Grande do Sul Laboratório de Sinalização e Plasticidade Celular COMER OU NÃO COMER? EIS A QUESTÃO! O PAPEL DA AUTOFAGIA A BIOLOGIA TUMORAL Msc. Eduardo Cremonese Filippi Chiela

Leia mais

TUMORES DE PELE E TECIDO SUBCUTÂNEO EM CÃES E GATOS

TUMORES DE PELE E TECIDO SUBCUTÂNEO EM CÃES E GATOS TUMORES DE PELE E TECIDO SUBCUTÂNEO EM CÃES E GATOS Rafael Fighera Laboratório de Patologia Veterinária Hospital Veterinário Universitário Universidade Federal de Santa Maria INTRODUÇÃO AOS TUMORES DE

Leia mais

Biologia da célula neoplásica e interacção com o hospedeiro (I)

Biologia da célula neoplásica e interacção com o hospedeiro (I) Biologia da célula neoplásica e interacção com o hospedeiro (I) Rui Henrique Departamento de Patologia e Imunologia Molecular Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar Universidade do Porto & Serviço

Leia mais

Iniciação e progressão neoplásica

Iniciação e progressão neoplásica Biopatologia Iniciação e progressão neoplásica Diana Santos Ana Isabel Teixeira Doenças degenerativas -Nos indivíduos novos - a etiologia é hereditária: são sobretudo doenças catabólicas que ocorrem em

Leia mais

CÂNCER: EPIDEMIOLOGIA E CARCINOGÊSENE

CÂNCER: EPIDEMIOLOGIA E CARCINOGÊSENE CÂNCER: EPIDEMIOLOGIA E CARCINOGÊSENE P R O F. D R A. S I L V I A R E G I N A S E C O L I P R O F. D R A. M A R I N A S A L V E T T I Escola de Enfermagem da USP Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica

Leia mais

PROGRAMA DE PREVENÇÃO CONTÍNUA DO MELANOMA: DADOS ESTATÍSTICOS APÓS QUATRO ANOS DE IMPLANTAÇÃO EM JAÚ - SP - BRASIL

PROGRAMA DE PREVENÇÃO CONTÍNUA DO MELANOMA: DADOS ESTATÍSTICOS APÓS QUATRO ANOS DE IMPLANTAÇÃO EM JAÚ - SP - BRASIL Vol.19,n.3,pp.20-24 (Jul - Set 2014) Revista UNINGÁ Review PROGRAMA DE PREVENÇÃO CONTÍNUA DO MELANOMA: DADOS ESTATÍSTICOS APÓS QUATRO ANOS DE IMPLANTAÇÃO EM JAÚ - SP - BRASIL MELANOMA PREVENTION CONTINUOUS

Leia mais

Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: Professor: Isabel Celeste Caires Pereira Gusmão Titulação: Mestre PLANO DE CURSO

Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: Professor: Isabel Celeste Caires Pereira Gusmão Titulação: Mestre PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Microbiologia e Imunologia Código: Fisio 109 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo:

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL

EMENTA OBJETIVO GERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚLICA DEPARTAMENTO DE MICROIOLOGIA, IMUNOLOGIA, PARASITOLOGIA E PATOLOGIA Tel (62) 3209 6106 FAX 3521 1839 Curso: FARMÁCIA Ano letivo:

Leia mais

RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA E CÂNCER DE PELE

RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA E CÂNCER DE PELE UNIFESP UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIRURGIA PLÁSTICA REPARADORA Coordenadora e Professora Titular: Profa.Dra.Lydia Masako Ferreira RADIAÇÃO

Leia mais

Vida Você Mulher. O que é. Proteção. Público Alvo

Vida Você Mulher. O que é. Proteção. Público Alvo VIDA VOCÊ MULHER Vida Você Mulher O que é É um Seguro de Vida desenvolvido especialmente para o público feminino, com coberturas e serviços diferenciados. Proteção A segurada conta com coberturas diferenciadas,

Leia mais

Pré-requisito: --- Período Letivo: PLANO DE CURSO

Pré-requisito: --- Período Letivo: PLANO DE CURSO CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: Microbiologia e Imunologia Código: - Pré-requisito: --- Período

Leia mais

CONHECIMENTO DE CARTEIROS SOBRE AS MEDIDAS PREVENTIVAS ACERCA DO CÂNCER DE PELE POSTMAN KNOWLEDGE ON PREVENTIVE MEASURES ABOUT SKIN CANCER

CONHECIMENTO DE CARTEIROS SOBRE AS MEDIDAS PREVENTIVAS ACERCA DO CÂNCER DE PELE POSTMAN KNOWLEDGE ON PREVENTIVE MEASURES ABOUT SKIN CANCER Conhecimento de carteiros sobre as medidas preventivas acerca do câncer de pele 78 CONHECIMENTO DE CARTEIROS SOBRE AS MEDIDAS PREVENTIVAS ACERCA DO CÂNCER DE PELE POSTMAN KNOWLEDGE ON PREVENTIVE MEASURES

Leia mais

ESTUDO ECOLÓGICO DAS INTERNAÇÕES POR NEOPLASIAS MALIGNAS DA PELE NA REGIÃO NORTE NO PERÍODO DE 2000 A 2014

ESTUDO ECOLÓGICO DAS INTERNAÇÕES POR NEOPLASIAS MALIGNAS DA PELE NA REGIÃO NORTE NO PERÍODO DE 2000 A 2014 DOI: 10.18605/2175-7275/cereus.v8n2p23-40. ESTUDO ECOLÓGICO DAS INTERNAÇÕES POR NEOPLASIAS MALIGNAS DA PELE NA REGIÃO NORTE NO PERÍODO DE 2000 A 2014 DANTAS, Maira Moura 1 PIRES, Danyelle Amorim de Lima

Leia mais

PRINCÍPIOS GERAIS DA RECOMBINAÇÃO DO DNA

PRINCÍPIOS GERAIS DA RECOMBINAÇÃO DO DNA PRINCÍPIOS GERAIS DA RECOMBINAÇÃO DO DNA ÍNDICE Introdução Evolução: mutação e recombinação do DNA Erros de Recombinação: Câncer? Engenharia Genética e Transgênicos Recombinação homóloga - Modelo Holliday

Leia mais

1º ANO TURNO TARDE 2

1º ANO TURNO TARDE 2 1º ANO TURNO TARDE 2 a) É a ação de brincar, de entreter, de distrair. b) São os esportes adaptados em diferentes modalidades a pessoas com deficiência física. c) São apenas as atividades que o participante

Leia mais

Ricardo Dias da Silva 1 Meyre Aparecida Inácio Dias 2

Ricardo Dias da Silva 1 Meyre Aparecida Inácio Dias 2 ISSN: 318-8413 DOI: 10.18554/refacs.v5i.1681 Incidência do carcinoma basocelular e espinocelular em usuários atendidos em um hospital de câncer Incidence of basal cell and squamous cell carcinomas among

Leia mais

VIVER BEM ÂNGELA HELENA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER NEOPLASIAS

VIVER BEM ÂNGELA HELENA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER NEOPLASIAS 1 VIVER BEM ÂNGELA HELENA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER NEOPLASIAS 2 3 Como muitas mulheres, Ângela Helena tem uma vida corrida. Ela trabalha, cuida da família, faz cursos e também reserva um tempo para cuidar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA PLANO DE ENSINO DE FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR I.IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA CELULAR

Leia mais

Com relação à fotossíntese marque a alternativa CORRETA:

Com relação à fotossíntese marque a alternativa CORRETA: Questão 01) A fonte primária de energia da biosfera no nosso planeta é a luz, que é convertida em energia química via fotossíntese. As substâncias orgânicas que nutrem uma planta são produzidas por meio

Leia mais

CURSO DE ODOONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14

CURSO DE ODOONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 CURSO DE ODOONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: Microbiologia e Imunologia Código: ODO-011 Pré-requisito:

Leia mais

'Em 15 ou 20 anos, o câncer deverá ser uma doença controlada, como a Aids', diz pesquisador do Inca

'Em 15 ou 20 anos, o câncer deverá ser uma doença controlada, como a Aids', diz pesquisador do Inca 'Em 15 ou 20 anos, o câncer deverá ser uma doença controlada, como a Aids', diz pesquisador do Inca g1.globo.com/bemestar/noticia/em-15-ou-20-anos-o-cancer-devera-ser-uma-doenca-controlada-como-a-aids-dizpesquisador-do-inca.ghtml

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CBI240 Genética

Programa Analítico de Disciplina CBI240 Genética 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos - oferecimento: I e II

Leia mais

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença.

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença. CÂNCER DE MAMA O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Também acomete homens,

Leia mais

01. (Unicamp 2017) Considerando o esquema a seguir como uma representação simplificada da meiose, indique a alternativa correta.

01. (Unicamp 2017) Considerando o esquema a seguir como uma representação simplificada da meiose, indique a alternativa correta. 01. (Unicamp 2017) Considerando o esquema a seguir como uma representação simplificada da meiose, indique a alternativa correta. a) A, B, D e F são diploides. b) B, C, D e E são formados na telófase I.

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO OU DIFERENCIAÇÃO CELULAR. Moisés Araújo

ESPECIALIZAÇÃO OU DIFERENCIAÇÃO CELULAR. Moisés Araújo ESPECIALIZAÇÃO OU DIFERENCIAÇÃO CELULAR O QUE É ESPECIALIZAÇÃO CELULAR? CONJUNTO DAS MODIFICAÇÕES QUIMICAS, FÍSICAS OU ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DAS CÉLULAS EMBRIONÁRIAS, INICIALMENTE SIMPLES E INDIFERENCIADAS,

Leia mais

Conceito: qualquer modificação súbita e hereditária no conjunto gênico de um organismo, que não é explicada pela recombinação da variabilidade

Conceito: qualquer modificação súbita e hereditária no conjunto gênico de um organismo, que não é explicada pela recombinação da variabilidade MUTAÇÃO Conceito: qualquer modificação súbita e hereditária no conjunto gênico de um organismo, que não é explicada pela recombinação da variabilidade genética pré-existente. Organismo mutante: é aquele

Leia mais

A QUÍMICA INORGÂNICA NA TERAPIA DO CÂNCER

A QUÍMICA INORGÂNICA NA TERAPIA DO CÂNCER UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL A QUÍMICA INORGÂNICA NA TERAPIA DO CÂNCER Cris Uyara Narciso 1 ; Daniel Mendes Nunes 2 1 Estudande do Curso de Química (Licenciatura) da UEMS, Unidade Universitária

Leia mais