UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Campo Mourão Tecnologia em Alimentos. Andressa Fernanda Romano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Campo Mourão Tecnologia em Alimentos. Andressa Fernanda Romano"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Campo Mourão Tecnologia em Alimentos Andressa Fernanda Romano CONTROLE DE QUALIDADE NO LATICÍNIO COPROLEITE BENEFICIAMENTO E CARA CTERIZAÇÃO DE DA INDÚSTRIA DE NA RAGIÃO DE CORUMBATAÍ DO SUL: APROVEITAMENTO DA CASCA ESTÁGIO SUPERVISIONADO Campo Mourão Nov/2012

2

3 RESUMO Este relatório tem o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio obrigatório para a conclusão do Curso de Tecnologia em Alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. As atividades de estágio ocorreram na área de controle de qualidade da Cooperativa Regional dos Produtores de Leite - COPROLEITE, que está localizada na cidade de Campo Mourão. Durante o estágio foram realizadas atividades de controle de qualidade desde a matéria-prima até o produto acabado. Foram realizadas análises físicoquímicas e microbiológicas do leite cru, leite pasteurizado, bebida láctea e queijo mussarela, seguindo os padrões e limites estabelecidos pela Instrução Normativa Nº62 de 29 de dezembro de Neste período foi possível aplicar os conhecimentos adquiridos no período de graduação, assim como perceber a importância de um Tecnólogo de Alimentos dentro de uma indústria alimentícia.

4 1. INTRODUÇÃO O estágio curricular supervisionado é parte integrada do curso de graduação de Tecnologia em Alimentos, sendo uma etapa de grande importância para a consolidação dos conhecimentos adquiridos e para o direcionamento do acadêmico. A experiência que se adquire durante o período de estágio promove a percepção da realidade acadêmica com as necessidades do mercado de trabalho, mostrando ao aluno a realidade dos desafios que terá de enfrentar. O estágio foi realizado no laboratório de controle de qualidade da empresa Cooperativa Regional dos Produtores de Leite - COPROLEITE. O controle de qualidade em uma indústria alimentícia tem como objetivo garantir a segurança e qualidade dos alimentos, respeitando a saúde do consumidor, através de procedimentos adequados de liberação de matérias-primas e produtos acabados com base nos seus Padrões de Identidade e Qualidade. A higienização em indústrias alimentícias é primordial, pois garante a inocuidade do alimento. Para isso a empresa possui implantadas as Boas Praticas de Fabricação (BPF), Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). O presente relatório tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas entre os meses de novembro de 2011 a março de 2012, junto ao setor de Garantia de Qualidade da COPROLEITE.

5 2. DESCRIÇÃO DO LOCAL O Laticínio COPROLEITE, está localizado na rodovia PR 272, s/n, Km 01, Jardim Lar Paraná, CNPJ / e Inscrição Estadual , iniciou suas atividades em Campo Mourão em maio de O laticínio possui 29 funcionários que se distribuem pelo setor administrativo, controle de qualidade, responsável técnico, linha de produção (entre equipe da manutenção, operador de pasteurizador, auxiliares de produção, queijeiro e gerente de produção), veterinários, setor de manutenção (operador da caldeira, vigia, pátio, limpeza). A empresa é gerenciada pelo Sr. Leopoldo Villwock, tido como presidente desta cooperativa. A indústria possui capacidade de beneficiamento instalada de litros de leite por dia, porém atualmente, opera com a litros. Os fornecedores de leite são de Campo Mourão e outras cidades que integram a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM) como: Mamborê, Iretama, São Lourenço, Farol, Araruna, Quinta do Sol, Luiziana entre outros. Os produtos são comercializados em Campo Mourão e Região, Maringá e Londrina. O transporte da matéria-prima das fazendas até a Cooperativa é realizada por motoristas terceirizados que são treinados especificamente para tal atividade, onde os caminhões granelizados são constituídos com tanques isotérmicos divididos em dois ou três compartimentos. Para o beneficiamento do leite, a indústria conta uma centrífuga clarificadora e padronizadora, uma homogenizadora, um pasteurizador de placas, e duas máquinas de envase e três balões refrigerados com capacidade estática total de litros destinados a estocagem de leite cru e pasteurizado. Para a produção de queijo tipo mussarela conta com um equipamento chamado Queijomat, e para a produção de iogurte, a Iogurteira e o Tribland. A indústria ainda conta com quatro câmaras refrigeradas, para estocagem de seus produtos. A linha de produção da COPROLEITE é composta por: Leite Pasteurizado Integral Homogeneizado (Mourão e Ample), Leite das Crianças (para programa do Governo Estadual), Bebida Láctea fermentada sabor morango, coco e salada de fruta e queijo tipo Mussarela.

6 A empresa mantém a qualidade exigida pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), com laboratório para análises e controle de qualidade do produto. O laboratório está equipado adequadamente para a realização das análises microbiológicas e físico-química requeridas pela Instrução Normativa Nº62 de dezembro de 2011.

7 3. BENEFICIAMENTO DO LEITE O beneficiamento do leite visa à preservação das características físicas, químicas, bacteriologia e sensoriais. Garantindo assim ao consumidor uma constante qualidade e prazos de validade maiores. As etapas do processamento do leite ocorrem em um sistema fechado, o que impede contaminação cruzada. A seguir são descritas as etapas do processo de beneficiamento do leite realizado no laticínio. 3.1 Etapas do processo de beneficiamento do leite pasteurizado Coleta do leite: Na propriedade rural, o carreteiro devidamente treinado realiza a medição e o teste do alizarol. Se o leite for aprovado neste, o leite será transferido para o caminhão tanque e transportado para o laticínio. O carreteiro também é responsável por coletar em frasco de plástico devidamente identificado, uma amostra individual de cada produtor, que são analisadas no laboratório da indústria. Recepção do leite: O leite chega ao laticínio em caminhões tanques isotérmico, os quais passam por uma lavagem, para que sejam retiradas as incrustações de terra. A lavagem é feita em local apropriado para este fim, distante da área de recepção. O responsável pela recepção do leite na plataforma abre o tanque, agita o leite, verifica a temperatura, que deve estar entre 4-10ºC, e coleta uma amostra de 200mL de cada tanque do caminhão, para a avaliação de sua qualidade. Classificação e Análise: As amostras de leite retiradas dos tanques são analisadas pelo laboratório de controle de qualidade para verificar se atendem os padrões mínimos estabelecidos pela Instrução Normativa Nº62 de 29 de dezembro de 2011 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e, se aprovadas, o leite é liberado para a indústria. São realizadas análises de estabilidade térmica com alizarol a 75 GL, crioscopia (-0,530ºH a -0,550ºH -

8 equivalentes a -0,512ºC e a -0,531ºC), acidez titulável (14ºD a 18ºD), gordura (mínimo 3g/100g), densidade 15ºC (1,028-1,034g/mL), ESD (mínimo 8,4g/100g), proteína (mínimo 2,9g/100g), resíduos de antibióticos (negativo), pesquisa de fraudes e adulterantes para amido, açúcar, álcool, cloretos, urina, bicarbonato de sódio, soda, água oxigenada, cloro, formol (negativos). Os resultados são anotados em planilhas que seguem para o departamento técnico. Descarregamento e Pesagem: O carregamento e descarregamento do leite são feitos com mangueira de plástico transparente. O leite é pesado em balança de duplo prato, inoxidável, com capacidade de 250Kg por pesagem. Após o descarregamento, o caminhão é lavado. Primeiramente passando por um enxágüe depois lavagem manual com detergente neutro, em seguida, circulação com solução alcalina e o enxágüe é com água clorada até a total remoção da solução alcalina. Filtração: O processo de filtração serve para remover sujidades visíveis a olho nu encontradas no leite como pelôs, fibras vegetais, substâncias insolúveis que podem contribuir para o desgaste de peças envolvidas no processo, e também influenciar negativamente sobre a qualidade do leite. Pré-aquecimento: Nesta etapa do processo o leite é transportado para o trocador de placas, onde o leite refrigerado é aquecido a 38-50ºC por segundos. A baixa temperatura associada à rotação mecânica intensa do equipamento sobre os glóbulos de gordura favorece a junção e a fusão dos mesmos. Os glóbulos de gordura se rompem, ocorrendo a inversão de fases. Centrifugação: Esta operação é realizada com um equipamento especial chamado de centrífuga padronizadora, a qual clarifica o leite retirando as impurezas que passam no filtro de linha de tela fina. A centrífuga tem capacidade de 4.000L/h. A mesma possui várias funções: separação da gordura (desnate e padronização), separação de matérias estranhas (microorganismos e sujidades), separação de cristais (lactose e gordura) e obtenção do creme de leite. A centrifugação remove ainda as células somáticas do leite.

9 Pasteurização: O objetivo principal da pasteurização é a destruição total dos microrganismos patogênicos do leite e da maior parte da flora banal. O processo de pasteurização usado pela indústria e o de Pasteurização rápida HTST (High Temperature, Short Time) que utiliza os pasteurizadores de placas. O leite é aquecido a 75ºC pela troca de calor com água quente a contra fluxo, o leite permanece por 15 segundos nessa temperatura com o objetivo de garantir a destruição dos microrganismos patogênicos. O resfriamento é feito por troca de calor em placas, alimentadas pelo banco de gelo (4ºC aproximadamente). Homogeneização: O processo de homogeneização tem como objetivo prolongar a estabilidade da emulsão da gordura reduzindo mecanicamente o tamanho dos glóbulos evitando a floculação. Envase: O envase é realizado através de duas máquinas com capacidade de 2.000L/h cada uma, as duas devidamente lavadas e desinfetadas. O leite é acondicionado em sacos de polietileno, favorecendo o estoque e manuseio do produto. As máquinas contêm um sistema de irradiação ultravioleta que esteriliza a embalagem, evitando assim contaminação no produto final. Estocagem: O leite pasteurizado é estocado em câmaras frias a 4 C. A câmara é lavada antes da estocagem do leite, que permanecerá neste local até o momento do carregamento pra a distribuição. Distribuição: O leite pasteurizado é distribuído após o envase em veículos isotérmicos, assim chegando ao consumidor em plenas condições. A entrega do leite para os estabelecimentos comerciais é feita em veículos fechados, devidamente limpos e isotérmicos.

10 4. ANÁLISE DO LEITE CRU 4.1 Análises físico-químicas do leite cru As análises são realizadas seguindo a Instrução Normativa Nº68, de 12 de dezembro de 2006 (BRASIL, 2006) Alizarol O teste do alizarol baseia-se na ocorrência de coagulação por efeito da elevada acidez ou do desequilíbrio salino, quando se promove desestabilização das micelas pelo álcool e na mudança de coloração da mistura pela alizarina, como indicador de ph, auxiliando a diferenciação entre o desequilíbrio salino e a acidez excessiva. Trata-se de um método colorimétrico, cuja interpretação dos resultados baseia-se em três faixas de cores: lilás (quando o leite está com ph alcalino), marrom tijolo (ph normal) e marrom amarelado com grumos (ph ácido). Segundo Freire et. al (2006), o teste do alizarol pode indicar índices de mastite elevadas do rebanho, vacas próximas da secagem ou recém-paridas e desequilíbrio salino (excesso de cálcio e magnésio em relação a fosfato e citrato). O leite que coagula nessa prova não resiste ao calor, portanto, não pode ser misturado aos demais. Desta forma, o leite com ph baixo não resistiria aos tratamentos térmicos na indústria, sendo então uma importante característica a ser controlada Acidez Segundo Behmer (1999) e Moretto et al. (2008), o leite ao sair do úbere é ligeiramente ácido, apresentando valores normais entre D (Dornic). Sendo a acidez expressa em graus Dornic (ºD), onde 1ºD corresponde a 0,1g de ácido láctico/litro de leite. A acidez natural do leite é proveniente das proteínas (5ºD), fosfatos (3ºD), citratos (3ºD), CO 2 (2ºD) e lactose (3ºD). A acidez indica o estado de conservação do leite. Uma acidez elevada é resultado da acidificação através do consumo da lactose pela presença de bactérias no leite (BEHMER, 1999). A acidez, portanto, tende a aumentar à medida que o leite

11 vai se decompondo. E um leite alcalino é proveniente de desequilíbrio salino, devido animais doentes com mastite Densidade O leite que apresenta elevado teor de gordura terá menor densidade em relação a um que possui baixo teor de gordura. A densidade do leite a 15ºC deve estar entre 1,028 e 1,034g/mL. Na adição de água, os solutos estarão mais diluídos levando a uma redução da densidade, indicando que o leite foi fraudado por adição de água (ANDRADE, 2006). Já quando o resultado aponta um valor acima do limite estabelecido, indica que houve desnate ou ainda, que qualquer outro produto foi adicionado Gordura A avaliação do teor deste nutriente não só controla a qualidade do leite como também a utilização do mesmo para produção de manteiga e creme. O método de GERBER é o método padrão (ANDRADE, 2006). Baseia-se na separação e quantificação da gordura por meio do tratamento da amostra com ácido sulfúrico e álcool amílico. O ácido sulfúrico dissolve as proteínas que se encontram ligadas à gordura, diminuindo a viscosidade do meio, aumentando a densidade da fase aquosa e fundindo a gordura, devido à liberação de calor proveniente da reação, o que favorece a separação da gordura pelo extrator (álcool amílico) (SILVA, 1997) Determinação do Extrato Seco Desengordurado (ESD) Compreende todos os componentes, menos a gordura (leite desnatado). Por lei, o produtor não pode fazer a remessa dessa fração do leite para a indústria. Apenas as indústrias podem manejá-la, por meio de desnatadeiras, destinando-a a fabricação de leite em pó, leite condensado, doces, iogurtes e queijos magros (EMBRAPA, 2012) Determinação do ponto de congelamento (DPC)

12 A crioscopia tem por finalidade verificar se o leite não foi fraudado pela adição de água. O ponto de congelamento mede os sólidos solúveis do leite, onde a lactose e os cloretos são os que mais afetam o ponto de congelamento. A adição de água ao leite faz com que esse ponto altere, fazendo com que ele se aproxime de zero, que é o ponto de congelamento da água (TRONCO, 2010). No laticínio, a determinação é feita através do crioscópio eletrônico digital. O estado de conservação da amostra afeta o DPC. A degradação da lactose por ação de microrganismos faz com que a acidez do leite aumente, fazendo com que o ponto de congelamento distancie-se de zero (TRONCO, 2010) Resíduo de antibiótico Os antibióticos são substâncias indesejáveis no leite por dois aspectos fundamentais: causam problemas de saúde pública e problemas tecnológicos em produtos fermentados. O leite pode ser veículo de resíduo de substâncias antimicrobianas, em decorrência do uso dessas substâncias para prevenção e tratamento de doenças do gado leiteiro, principalmente mastites e infecções do trato reprodutivo (TRONCO, 2010). No laticínio COPROLEITE, para a pesquisa de antibiótico, usa se o Kit Snap, que é um método rápido e específico para antibióticos do grupo Beta lactâmicos ou tetracilinas Pesquisa de fraudes e adulterantes no leite cru As fraudes visam principalmente o aumento do lucro direto através do aumento do volume e o prolongamento da vida útil do produto, utilizando-se artifícios danosos à saúde e a economia popular (PIRES, 2011) Substâncias reconstituintes de Densidade: Amido, açúcar, álcool, cloretos, urina. São substâncias adicionadas com a finalidade de mascarar a adição de água ao leite (PIRES, 2011).

13 Substâncias redutoras de acidez: Bicarbonato de sódio, soda. São substâncias adicionadas com a finalidade de neutralizar a acidez proveniente da ação de microrganismos, que degradam a lactose, produzindo acido lático (PIRES, 2011) Substâncias conservadoras ou inibidoras: água oxigenada, cloro, formol. São substâncias adicionadas com a finalidade de impedir ou retardar as alterações no leite por ação dos microrganismos ou por enzimas (PIRES, 2011). O quadro 1 apresenta as pesquisas realizadas no laboratório de controle de qualidade para pesquisa de fraudes. 4.2 Análise microbiológica do leite Cru Contagem de Células somáticas e Contagem Bacteriana Total As células somáticas comumente presentes no leite são caracterizadas como leucócitos e células provenientes da esfoliação do epitélio galactófaro e das cisternas da glândula mamária, já a contagem bacteriana total está relacionada com a carga bacteriana inicial do leite e com a taxa de microrganismos (TRONCO, 2010). Mensalmente são enviadas para o laboratório da APCBRH Associação Paranaense de criadores de Bovinos da Raça Holandesa na cidade de Curitiba PR, uma amostra de leite de cada produtor, previamente cadastrado na empresa, para realizar a análise de contagem de células somáticas (CCS) e de contagem bacteriana total (CBT). O laboratório entrega ao laticínio um laudo com a relação das amostras que estão ou não dentro do padrão microbiológico. O veterinário do laticínio acompanha os resultados e orienta os produtores que apresentam amostras fora do padrão. O laticínio envia uma correspondência aos produtores para que eles tomem conhecimento do resultado das análises. Quadro 1: Pesquisa de fraudes e adulterantes no leite cru.

14 Pesquisa de: Leite Reagente Resultados Açúcar 1mL 1mL HCL Amido 10mL 5 gotas de Lugol Formol 5mL 2mL acido sulfúrico 1mL Percloreto Férrico Cloretos 2mL 2mL reagente A 2mL reagente B Urina 2mL 2mL de reagente U1, U2, U3 Cloro 5mL 0,5mL de Iodeto de Potássio Soda 5mL 4 gotas Azul Bromotimol Álcool 100mL 10mL antiespumante 2mL solução sulfocrômica Bicarbonato 5mL 10mL álcool absoluto 6 gotas acido rosolico 2% Água oxigenada 10mL 1mL de guaiacol 1% + cor roxa - cor amarela + cor azul - inalterado + anel róseo - inalterado + amarelo - marrom tijolo + rosa - inalterado + cor amarela - inalterado + cor esverdeado - cor amarela + cor verde - inalterado + cor vermelha - cor alaranjado + anel salmão - inalterado 5. ANÁLISE DO LEITE PASTEURIZADO 5.1 Análises físico-químicas do leite pasteurizado Após o leite passar pelo processo de centrifugação, homogeneização e pasteurização, o leite, em circuito fechado, vai para um balão de armazenamento de

15 leite pasteurizado. Antes de o leite ser liberado para o envase, é coletado amostra para análise de peroxidase, fosfatase alcalina, acidez e crioscopia Peroxidase A peroxidase é uma enzima utilizada na avaliação da eficiência do sistema de pasteurização por ser considerada termoresistente, ou seja, permanece ativa após o tratamento térmico. Trata-se de uma enzima oxidante capaz de liberar oxigênio do peróxido de hidrogênio (TRONCO, 2010). Se o teste for positivo, forma se um anel salmão, se negativo, o leite permanece inalterado. Se o resultado for negativo, significa que o leite foi superaquecido Fosfatase Alcalina A fosfatase alcalina é encontrada no leite cru e destruída pelo calor produzido no processo de pasteurização (72ºC/15 ). A presença desta enzima em uma amostra de leite pasteurizado indica que tratamento térmico não foi suficiente (TRONCO, 2010) Crioscopia Após o processo de pasteurização é feita novamente à análise de crioscopia, para verificar se o processo está sendo satisfatório, verificar se a sangria está sendo feito corretamente e que não está sendo incorporada água ao leite durante o processo. 5.2 Análises Microbiológicas do leite pasteurizado Após o processo de pasteurização do leite, são realizadas análises microbiológicas para garantir a qualidade do leite e do processo. As análises são realizadas seguindo a metodologia descrita pela Instrução Normativa Nº62 de 26 de agosto de 2003 (BRASIL, 2003). Com vidrarias esterilizadas, é realizada a coleta do bico do balão e retiradas amostras de cada máquina de envase.

16 É realizada a Contagem Padrão em Placas em Plate Count Agar (PCA) para bactérias mesófilas (UFC/mL), e o Número Mais Provável (NMP/mL) de Coliformes Totais (35ºC) e Coliformes Termotolerantes (45ºC). Para as análises microbiológicas, o produto final deverá apresentar-se dentro dos padrões estabelecidos pela Instrução Normativa Nº62 de 29 de dezembro de 2011, que estabelece limites para Contagem Padrão em Placas (n=5; c=2; m=4,0x10 4 ; M= 8,0x10 4 ), Coliformes 35ºC (n=5; c=2; m=2; M=4); Coliformes 45ºC (n=5; c=1; m=1; M=2). Todas as análises citadas anteriormente, mais Salmonella spp./25g são realizadas semestralmente em Laboratório credenciados pelo MAPA. Anualmente, também é realizada a comprovação da informação nutricional Contagem Padrão em Placas para bactérias mesófilas (PCA) A contagem de mesófilos é empregada para indicar a qualidade sanitária dos alimentos. Contagens totais de bactérias mesófilas elevadas podem indicar matériaprima muito contaminada, falta de higiene na produção, limpeza e desinfecção insuficiente (TRONCO, 2010). Mesmo que os patógenos estejam ausentes e que não tenham ocorrido alterações nas condições organolépticas do alimento, um número elevado indica que o alimento é insalubre. Todas as bactérias patogênicas de origem alimentar são mesófilas. Portanto, uma alta contagem de mesófilos, que cresce a mesma temperatura do corpo humano, significa que houve condições para que esses patógenos se multiplicassem (FRANCO; LANDGRAF, 2002) Contagem de Coliformes Totais No grupo dos coliformes totais estão apenas as enterobactérias capazes de fermentar a lactose com produção de gás, em 24 a 48 horas a 35ºC (SILVA et al, 1997). A determinação presuntiva é feita pelo método do Número Mais Provável usando o caldo Caldo Verde Brilhante (VBB) e para a contagem o método utilizado é o plaqueamento em profundidade em ágar Violeta Red Bile (VRB).

17 Coliforme indicam condições higiênicas insatisfatórias, contaminação pósprocessamento, limpezas e sanitizações deficientes, tratamento térmico ineficiente ou multiplicação durante a estocagem e o processamento (JAY, 2005) Contagem de Coliformes Termotolerantes O grupo dos coliformes termotolerantes é um subgrupo dos coliformes totais, que fermentam a lactose em 24 horas a 44,5-45,5ºC. A alta contagem de termotolerantes indica contaminação fecal, visto que essa população deste grupo é constituída de alta proporção de E. coli, que tem seu habitat no trato intestinal do homem e de outros animais (JAY, 2005). 6. ANÁLISE DO QUEIJO MUSSARELA As amostras dos lotes produzidos (dois dias após sua fabricação) são encaminhadas ao laboratório da empresa para realização das análises físicoquímicas: Matéria Gorda em Extrato Seco (g/100g) mínimo 35% e Umidade (g/100g) máximo 60% e análises microbiológicas: Coliformes 35 C (NMP/g) - n=5; c=2; m=5.000; M= e Coliformes 45 C (NMP/g) - n=5; c=1; m=1.000; M= A cada seis meses são realizadas análises microbiológicas e físico-químicas em Laboratório credenciado pelo MAPA, nesta ocasião são solicitadas além das provas anteriores, pesquisa de Salmonella spp/25g, Estafilococos coagulase positivo/g e Listeria monocytogenes/25g. Anualmente, é realizada em laboratório credenciado pelo MAPA a comprovação da Informação Nutricional declarada no rótulo, conforme a legislação vigente e os requisitos especificados no Regulamento de Identidade e Qualidade do Produto. 7. ANÁLISE DA BEBIDA LÁCTEA Para acompanhamento da qualidade dos lotes fabricados, são coletadas durante o envase dez amostras: uma para quarentena, que será avaliada após sete dias de incubação a 37ºC; cinco para análises microbiológicas (n=5), uma para físico-química e três amostras para avaliação no 15º, 30º e 46º dias do shelf life. Para as análises físico-químicas, a bebida láctea deve apresentar: Gordura (mínimo 2g/100g) e Proteína (mínimo 1,2g/100g). Para as análises microbiológicas, o produto

18 final deve apresentar se dentro dos padrões estabelecidos: Coliformes 30/35ºC (n=5; c=2; m=10; M=100); Coliformes 45ºC (n=5; c=2; m=3; M=10). Todas as análises citadas anteriormente, mais Salmonella spp./25g e Contagem de bactérias láctea viáveis (UFC/mL) são realizadas semestralmente em Laboratório credenciados pelo MAPA. Anualmente, também é realizada a comprovação da Informação Nutricional contida no rótulo. 8. BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (BPF), PROCEDIMENTO PADRÃO DE HIGIENE OPERACIONAL (PPHO) E ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE (APPCC). Para garantir a qualidade de um produto é necessário o emprego de alguns métodos, dentre eles as Boas Práticas de Fabricação BPF e os Procedimentos Padrões de Higiene Operacional PPHO. Estas ferramentas de qualidade constituem pré-requisitos para a implantação do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. As BPF abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos. A legislação sanitária federal regulamenta essas medidas em caráter geral, aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos e específico, voltadas às indústrias que processam determinadas categorias de alimentos. O laticínio COPROLEITE segue as normas de Boas Práticas de Fabricação estabelecidas pela RDC Nº275 de 21 de outubro de 2002 (BRASIL, 2002). O laticínio também está de acordo com a Resolução Nº10, de 22 de maio de 2003 (BRASIL, 2003), e possuiu o PPHO implantando, que estabelece uma forma rotineira pela qual o laticínio evitará a contaminação direta ou cruzada e a adulteração do produto, preservando sua qualidade e integridade por meio da higiene antes, durante e depois das operações industriais. 9. DEMAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 9.1 Análise da água

19 Para o monitoramento da água são efetuadas análises microbiológicas e físico-químicas. A análise microbiológica da água é feita quinzenalmente e inicia-se com a coleta da amostra de torneiras e tubulações, onde é feita a limpeza da área externa de saída com etanol 70%, flambada ao fogo, em seguida deixa-se a água fluir de dois a três minutos, antes da coleta. A análise da água é realizada com o Caldo Lauril Sulfato Triptose (LST) duplo. A Portaria Nº518 de 25 de março de 2004 (BRASIL, 2004), estabelece ausência em 100mL de água para Coliformes totais, Coliformes termotolerantes ou E. coli. Além das análises microbiológicas são realizadas as análises físico-químicas: determinação do teor de cloro, ph, realizadas cinco vezes ao dia e sensorial para a determinação da cor, sabor e odor da água, realiza-se uma vez ao dia. 9.2 Preparo de soluções, meios de cultura, limpeza de equipamentos e vidrarias. Diariamente são desempenhadas atividades de limpeza do ambiente de trabalho, equipamentos e vidrarias utilizadas no laboratório. Para a realização das análises microbiológicas, as vidrarias são lavadas, secas em estufa e embrulhadas com papel Kraft para posterior esterilização em autoclave ficando quinze minutos após ter atingido a temperatura ideal (121ºC). Para as análises microbiológicas são preparados os meios de cultura Plate Count Ágar (PCA), Caldo Verde Brilhante (VBB), ágar Violeta Red Bile (VRB), Caldo Lauril Sulfato Triptose (LST), Caldo Escherichia coli (EC) e água peptonada. 9.3 Controle de Temperatura A indústria possui quatro câmaras frias para acondicionar seus produtos: câmara de estocagem de leite, câmara salga, câmara de estoque de queijo tipo mussarela e câmara de estoque de bebida láctea. Durante o processo, é realizado um monitoramento diário, onde é controlada a temperatura três vezes ao dia e anotado em tabelas especificas. Além do monitoramento das câmaras frias, é efetuado o mesmo procedimento para as estufas microbiológicas, banho-maria, geladeiras e banco de gelo. Para

20 certificação do monitoramento efetivo, uma vez ao mês são aferidos todos os termômetros da indústria com um termômetro padrão calibrado.

21 10. CONCLUSÃO A melhoria da qualidade do leite é considerada um dos grandes desafios para o setor industrial que deseja oferecer este produto e seus derivados com qualidade ao consumidor. Com a concorrência e as fiscalizações, a melhoria da qualidade do leite é essencial para as indústrias que oferecem o leite e seus derivados com padrão seguro de qualidade. No decorrer do estágio foi possível associar a prática aos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de graduação em Tecnologia em Alimentos na UTFPR, englobando uma série de disciplinas como Microbiologia, Higiene Industrial, Análise de Alimentos, e principalmente vivenciar na prática a disciplina de Tecnologia de Leites e Derivados. Com a realização do estágio, foi possível colocar em prática os conhecimentos adquiridos, proporcionando uma troca de experiências e benefícios profissionais, além da importância de um bom relacionamento interpessoal dentro da empresa, exercitando o trabalho em equipe, responsabilidade e criatividade, garantindo que tudo funcione em harmonia e condições de organização e higiene. A COPROLEITE possui uma estrutura pequena, mas seus equipamentos e instalações são adequados para o beneficiamento do leite com garantia de qualidade. A empresa também conta com funcionários comprometidos com suas funções, mantendo o processo organizado e higiênico. A empresa atende as exigências requeridas pelo MAPA e Instrução Normativa Nº62 de 29 de dezembro de 2011, garantindo a qualidade e melhoria dos produtos e processo industrial.

22 11. REFERÊNCIAS ANDRADE, É. C. B. Análise de Alimentos: Uma visão química da nutrição. Varela, SP, BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária (Dispoa). Instrução Normativa nº 62, de 26 de agosto de 2003, que aprova os métodos analíticos para análises microbiológicas para controle de produtos de origem animal e água. BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária (Dispoa). Instrução Normativa nº 68, de 12 de dezembro de 2006, que aprova os métodos analíticos para análises físico-químicas para controle de produtos de origem animal e água. BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária (Dispoa). Instrução Normativa nº 62, de 29 de dezembro de 2011, que aprova os Regulamentos Técnicos de Produção, Identidade e Qualidade do Leite tipo A, do Leite tipo B, do Leite tipo C, do Leite Pasteurizado e do Leite Cru Refrigerado e o Regulamento Técnico da Coleta de Leite Cru Refrigerado e seu Transporte a Granel. BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária (Dispoa). Portaria nº 518 de 25 de março de 2004, que estabelece os procedimentos e responsabilidades ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária (Dispoa). Resolução nº 10 de 22 de maio de 2003, que institui o Programa Genérico de PROCEDIMENTOS PADRÃO DE HIGIENE OPERACIONAL - PPHO, a ser utilizado nos Estabelecimentos de Leite e Derivados que funcionam sob o regime de Inspeção Federal, como etapa preliminar e essencial dos Programas de Segurança Alimentar do tipo APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária (Dispoa). Resolução nº 275 de 21 de outubro de 2002, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos. BEHMER, M. L. A. Tecnologia do leite: leite, queijo, manteiga, caseína, iogurte, sorvetes e instalações: produção, industrialização, análise. 13. ed. rev. atual. São Paulo: Nobel, EMBRAPA, Criação de Gado Leiteiro na Zona Bragantina. Qualidade do leite. Disponível em: < ragantina/paginas/qualidade.htm>. Acessado em: 26 de fevereiro de 2012.

23 FRANCO, B. D. G. M.; LANGRAF, M. Microbiologia dos Alimentos. São Paulo: Ed. Atheneu, FREIRE, M. F.; CORTEZ, M. A. S.; SILVA, A. C. O; RISTOW, A. M.; KASNOWSKI, M. C.; CORTEZ, N. M. S. Características físico-químicas do leite cru refrigerado entregue a uma cooperativa no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Ciências Veterinárias, v. 13, JAY, J. M. Microbiologia de Alimentos. 6º ed. São Paulo: artmed, MORETTO, E.; TETT, R.; GONZAGA, L. V.; KUSKOSKI, E. M. Introdução à ciência de alimentos. 2. ed. ampl. rev. Florianópolis, SC: UFSC, PIRES, A. S. Fraudes em leites de consumo: limites de detecção. Disponível em:< Acesso em: 23 de set SILVA, N., JUNQUEIRA, V. C. A., SILVEIRA, N. F. A, Manual de Métodos de Análise Microbiológica de Alimentos. São Paulo: Livraria Varela, SILVA, P. H. F. da. Físico-química do leite e derivados: métodos analíticos. Juiz de Fora, TRONCO, Vania Maria. Manual para inspeção da qualidade do leite. 4. ed. Santa Maria: Editora da UFSM, 2010.

Instrução Normativa 51. Qualidade do leite. Contagem Bacteriana Total. Células Somáticas. Ordenhador ideal? Manejo de ordenha e conservação

Instrução Normativa 51. Qualidade do leite. Contagem Bacteriana Total. Células Somáticas. Ordenhador ideal? Manejo de ordenha e conservação 2 Ordenhador ideal? 3 Instrução Normativa 51 Qualidade do leite Sanidade da Glândula Mamária Manejo de ordenha e conservação Células Somáticas Contagem Bacteriana Total 5 6 1 LEITE Qualidade nutricional

Leia mais

Leite. Disciplina de Bromatologia Básica FBA0201. Prof. Eduardo Purgatto

Leite. Disciplina de Bromatologia Básica FBA0201. Prof. Eduardo Purgatto Faculdade de Ciências Farmacêuticas USP Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental Disciplina de Bromatologia Básica FBA0201 Leite Prof. Eduardo Purgatto Introdução O Leite é uma mistura complexa

Leia mais

Recepção. Beneficiamento do leite

Recepção. Beneficiamento do leite Recepção Beneficiamento do leite Seleção do leite Provas de plataforma Provas sensoriais: aspectos visuais e aroma Prova do alizarol: leite deve ser estável alizarol 72%v/v Características de um leite

Leia mais

Controle de qualidade do leite: análises físico-químicas

Controle de qualidade do leite: análises físico-químicas Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) Controle

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU E DO LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADOS NO OESTE DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU E DO LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADOS NO OESTE DE SANTA CATARINA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU E DO LEITE PASTEURIZADO COMERCIALIZADOS NO OESTE DE SANTA CATARINA Márcia T. K. Pegoraro 1, Andressa Gilioli 2 INTRODUÇÃO Há milênios,

Leia mais

Grupo: Andressa, Carla e Thalita. Sequência lógica de aplicação do sistemas de APPCC

Grupo: Andressa, Carla e Thalita. Sequência lógica de aplicação do sistemas de APPCC Grupo: Andressa, Carla e Thalita Sequência lógica de aplicação do sistemas de APPCC Equipe responsável: A equipe destinada a aplicação de Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle (APPCC) é composta

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU ADMITIDO EM LATICÍNIO DA REGIÃO DE VAZANTE-MG

ANÁLISE DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU ADMITIDO EM LATICÍNIO DA REGIÃO DE VAZANTE-MG ANÁLISE DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU ADMITIDO EM LATICÍNIO DA REGIÃO DE VAZANTE-MG K. P. RIBEIRO 1, H. R. L. VIEIRA 2 e G.C.S. POMPÊU 1 1 Universidade Federal de Uberlândia,

Leia mais

Qual o papel do leite na natureza????

Qual o papel do leite na natureza???? INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, Disciplina: Análise de Alimentos CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Análise de Leite Métodos qualitativos e quantitativos INTRODUÇÃO Qual o papel do leite na natureza????

Leia mais

INSPEÇÃO DE LEITE E DERIVADOS PROFª ME. TATIANE DA SILVA POLÓ

INSPEÇÃO DE LEITE E DERIVADOS PROFª ME. TATIANE DA SILVA POLÓ INSPEÇÃO DE LEITE E DERIVADOS PROFª ME. TATIANE DA SILVA POLÓ INTRODUÇÃO Início do século XX leite transportado em latões comercializado pelos escravos e vaqueiros consumido sem nenhum tipo de tratamento

Leia mais

Controle de qualidade na produção leiteira: Análises Microbiológicas

Controle de qualidade na produção leiteira: Análises Microbiológicas na produção leiteira: Análises Microbiológicas Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL lipoa.uel@gmail.com vbeloti@uel.br www.uel.br/laboratorios/inspecao Microbiologia Técnico preparado Cada passo pode significar

Leia mais

20/05/2011. Leite de Qualidade. Leite de qualidade

20/05/2011. Leite de Qualidade. Leite de qualidade Leite de Qualidade Leite de qualidade 1 2 3 4 5 6 1 7 8 Histórico LEGISLAÇÃO DO LEITE NO BRASIL Getúlio Vargas 29 de março de 1952 RIISPOA Decreto nº 30.691 Brasil Mercosul (Anos 90) Ministério da Agricultura

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM ALIMENTOS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM ALIMENTOS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM ALIMENTOS Relatório de Estágio Curricular Anderson Clayton da Silva Profª: Dra. Maria Josiane Sereia ESTÁGIO

Leia mais

Leite de qualidade LEGISLAÇÃO DO LEITE NO BRASIL. Leite de Qualidade. Histórico 30/06/ Portaria 56. Produção Identidade Qualidade

Leite de qualidade LEGISLAÇÃO DO LEITE NO BRASIL. Leite de Qualidade. Histórico 30/06/ Portaria 56. Produção Identidade Qualidade Leite de Qualidade Leite de qualidade Histórico LEGISLAÇÃO DO LEITE NO BRASIL Getúlio Vargas 29 de março de 1952 RIISPOA Decreto nº 30.691 Brasil Mercosul (Anos 90) Ministério da Agricultura 1998 Grupo

Leia mais

Processamento Tecnológico e Inspeção de Creme de Leite e Manteiga

Processamento Tecnológico e Inspeção de Creme de Leite e Manteiga Processamento Tecnológico e Inspeção de Creme de Leite e Manteiga 1. CREME DE LEITE 1.1 Conceito Produto lácteo relativamente rico em gordura retirada do leite por procedimento tecnologicamente adequado,

Leia mais

07/03/2016. Análise de Leite - Continuação. - Fraudes DETERMINAÇÃO DA CRIOSCOPIA DO LEITE

07/03/2016. Análise de Leite - Continuação. - Fraudes DETERMINAÇÃO DA CRIOSCOPIA DO LEITE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIOGRANDE DONORTE ÍNDICE CRIOSCÓPICO OU CRIOSCOPIA É a temperatura na qual o leite se congela; Disciplina: Análise de Alimentos Análise de Leite - Continuação

Leia mais

PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE NA PASTEURIZAÇÃO DO LEITE EM MICROUSINAS

PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE NA PASTEURIZAÇÃO DO LEITE EM MICROUSINAS PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE NA PASTEURIZAÇÃO DO LEITE EM MICROUSINAS Cláudio Dias Timm 1 Talita Bandeira Roos 2 Helenice de Lima Gonzalez 2 Daniela dos Santos de Oliveira 2 1. INTRODUÇÃO Atualmente, observa-se

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO DO LEITE PASTEURIZADO TIPO C, COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE UBERLANDIA-MG.

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO DO LEITE PASTEURIZADO TIPO C, COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE UBERLANDIA-MG. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA 4ª Semana do Servidor e 5ª Semana Acadêmica 2008 UFU 30 anos AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO DO LEITE PASTEURIZADO TIPO C, COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE

Leia mais

Controle de qualidade na produção leiteira: Análises Físico- Químicas

Controle de qualidade na produção leiteira: Análises Físico- Químicas Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL lipoa.uel@gmail.com vbeloti@uel.br 04 de Outubro de 2017 6PIV026 - Inspeção de Leite e Derivados Controle de qualidade na produção leiteira: Análises Físico- Químicas

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE IN NATURA UTILIZADO NO PROCESSO PRODUTIVO DE UM LATICÍNIO NA REGIÃO DO CURIMATAÚ PARAIBANO

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE IN NATURA UTILIZADO NO PROCESSO PRODUTIVO DE UM LATICÍNIO NA REGIÃO DO CURIMATAÚ PARAIBANO AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE IN NATURA UTILIZADO NO PROCESSO PRODUTIVO DE UM LATICÍNIO NA REGIÃO DO CURIMATAÚ PARAIBANO C. W. B. Melo 1, G. S. Macedo 2, F. R. Barbosa 3, 1-Mestranda em Ciências de Alimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS FELIPI LUIZ MANENTI RELATÓRIO DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS FELIPI LUIZ MANENTI RELATÓRIO DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS FELIPI LUIZ MANENTI RELATÓRIO DE ESTÁGIO FLORIANÓPOLIS 2013 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS APPCC Análise de Perigos e Pontos Críticos

Leia mais

6PIV026 - Inspeção de Leite e Derivados LEITE UHT. Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL

6PIV026 - Inspeção de Leite e Derivados LEITE UHT. Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL 6PIV026 - Inspeção de Leite e Derivados LEITE UHT Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL lipoa.uel@gmail.com vbeloti@uel.br 08 de Outubro de 2017 LEITE UHT HISTÓRIA NO BRASIL: 1972 Boom em 1998 hoje 76%

Leia mais

Controle de qualidade do leite: Análises físico-químicas

Controle de qualidade do leite: Análises físico-químicas Ministério da educação Universidade federal de pelotas Faculdade de agronomia eliseu maciel Disciplina de laticínios Controle de qualidade do leite: Análises físico-químicas Helena Reissig Soares Vitola

Leia mais

ELABORAÇÃO DE BEBIDA LÁCTEA ACIDIFICADA

ELABORAÇÃO DE BEBIDA LÁCTEA ACIDIFICADA ELABORAÇÃO DE BEBIDA LÁCTEA ACIDIFICADA DE CARLI, E. M. 1, TIRLONI, A. 1, PIETTA, G.M. 2. 1 Universidade do Oeste de Santa Catarina, Docentes do Curso de Engenharia de Alimentos. 2 Universidade do Oeste

Leia mais

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE QUEIJO MINAS FRESCAL PRODUZIDOS POR PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DO MUNICIPIO DE GUARAPUAVA E REGIÃO

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE QUEIJO MINAS FRESCAL PRODUZIDOS POR PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DO MUNICIPIO DE GUARAPUAVA E REGIÃO AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE QUEIJO MINAS FRESCAL PRODUZIDOS POR PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DO MUNICIPIO DE GUARAPUAVA E REGIÃO Mariele dos SANTOS, santos_mariele@yahoo.com.br, Tatiana Vanessa Silva, tatianavanessa@ibest.com.br

Leia mais

BOAS PRÁTICAS NA PECUÁRIA LEITEIRA ORDENHA, TRANSPORTE E PROCESSAMENTO

BOAS PRÁTICAS NA PECUÁRIA LEITEIRA ORDENHA, TRANSPORTE E PROCESSAMENTO BOAS PRÁTICAS NA PECUÁRIA LEITEIRA ORDENHA, TRANSPORTE E PROCESSAMENTO Gabriela Vicente de Oliveira 1 ; Michele Reche Nascimento 2 ; Stéfani Laureano da Silva 3 ; Ana Paula Zimbardi Lombardi 4 ; Geraldo

Leia mais

PRODUÇÃO E BENEFICIAMENTO DO LEITE IN62

PRODUÇÃO E BENEFICIAMENTO DO LEITE IN62 6PIV026 - Inspeção de Leite e Derivados PRODUÇÃO E BENEFICIAMENTO DO LEITE IN62 06 de Dezembro de 2016 Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL lipoa.uel@gmail.com vbeloti@uel.br www.uel.br/laboratorios/inspecao

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina TAL452 Processamento de Leite de Consumo

Programa Analítico de Disciplina TAL452 Processamento de Leite de Consumo 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Tecnologia de Alimentos - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

Sistemas de segurança na produção de alimentos

Sistemas de segurança na produção de alimentos 6PIV026 - Inspeção de Leite e Derivados Sistemas de segurança na produção de alimentos Profa. Dra.Vanerli Beloti Universidade Estadual de Londrina lipoa.uel@gmail.com www.uel.br/laboratorios/inspecao CONSUMO

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM ALIMENTOS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM ALIMENTOS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CAMPO MOURÃO CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM ALIMENTOS Relatório de Estágio Curricular Lincoln Malagutti dos Santos Profª: Dra. Maria Josiane Sereia ESTÁGIO

Leia mais

Instrução normativa 62/2003: Contagem de coliformes pela técnica do NMP e em placas

Instrução normativa 62/2003: Contagem de coliformes pela técnica do NMP e em placas Instrução normativa 62/2003: Contagem de coliformes pela técnica do NMP e em placas CAPÍTULO IX NÚMERO MAIS PROVÁVEL DE COLIFORMES TOTAIS E COLIFORMES TERMOTOLERANTES EM ÁGUA E GELO 1. OBJETIVOS E ALCANCE

Leia mais

Creme de leite e Manteiga

Creme de leite e Manteiga 6PIV026 - Inspeção de Leite e Derivados Creme de leite e Manteiga Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL lipoa.uel@gmail.com vbeloti@uel.br www.uel.br/laboratorios/inspecao 10 de Janeiro de 2017 Pasteurização

Leia mais

Tamara Righetti Tupini Cavalheiro

Tamara Righetti Tupini Cavalheiro Tamara Righetti Tupini Cavalheiro Líquido segregado das glândulas mamárias de fêmeas de mamíferos. Segundo a legislação, leite é o produto oriundo da ordenha completa e ininterrupta, em condições de higiene,

Leia mais

ENUMERAÇÃO DE MICRORGANISMOS INDICADORES DA QUALIDADE HIGIÊNICO-SANITÁRIA EM QUEIJO COLONIAL

ENUMERAÇÃO DE MICRORGANISMOS INDICADORES DA QUALIDADE HIGIÊNICO-SANITÁRIA EM QUEIJO COLONIAL ENUMERAÇÃO DE MICRORGANISMOS INDICADORES DA QUALIDADE HIGIÊNICO-SANITÁRIA EM QUEIJO COLONIAL Autores: Janaina SCHUH 1, Marina RIBEIROS 2, Mariane FERENZ 2, Cecília Alice MATTIELLO 3, André THALER NETO

Leia mais

Avaliação da qualidade microbiológica do leite pasteurizado tipo C produzido na região de Araguaína-TO

Avaliação da qualidade microbiológica do leite pasteurizado tipo C produzido na região de Araguaína-TO Avaliação da qualidade microbiológica do leite pasteurizado tipo C produzido na região de Araguaína-TO Iangla Araújo de Melo ¹, Maykon Jhuly Martins de Paiva 1, Ricardo Consigliero Guerra 2 ¹ Acadêmica

Leia mais

Controle de qualidade em leite: análises físico-químicas

Controle de qualidade em leite: análises físico-químicas Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) Controle

Leia mais

Produto oriundo da ordenha completa, ininterrupta, em condições de higiene, de. animais, bem alimentados e descansados

Produto oriundo da ordenha completa, ininterrupta, em condições de higiene, de. animais, bem alimentados e descansados Produto oriundo da ordenha completa, ininterrupta, em condições de higiene, de animais, bem alimentados e descansados Produção mundial de leite de diferentes espécies de animais vaca búfala cabra ovelha

Leia mais

ASPECTOS PARA QUALIDADE E HIGIENE DO LEITE CRU BOVINO (Bos taurus) PRODUZIDO EM BANANEIRAS-PB

ASPECTOS PARA QUALIDADE E HIGIENE DO LEITE CRU BOVINO (Bos taurus) PRODUZIDO EM BANANEIRAS-PB ASPECTOS PARA QUALIDADE E HIGIENE DO LEITE CRU BOVINO (Bos taurus) PRODUZIDO EM BANANEIRAS-PB ARAÚJO, Luiz Fernando da Silva¹ MENEZES, Marcos Paulo Carrera² SANTOS, Antonio Filho Coelho³ SANTOS, Jerônimo

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE SORO DE LEITE 1. Alcance

REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE SORO DE LEITE 1. Alcance REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE SORO DE LEITE 1. Alcance 1.1. Objetivo: Estabelecer a identidade e os requisitos mínimos de qualidade que deve atender o Soro de Leite, em suas diferentes

Leia mais

CONSERVAÇÃO DO LEITE

CONSERVAÇÃO DO LEITE CONSERVAÇÃO DO LEITE Origem dos micro-organismos no leite animal homem equipamentos e utensílios água, cama e forragem ambiente. PSICROTRÓFICOS: PRINCIPAIS FONTES DE PSICROTRÓFICOS: Pseudomonas spp. -

Leia mais

ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DE ACIDEZ DO LEITE EM DIFERENTES MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO. Nutr. Márcia Keller Alves Acad. Franciele Cechinato

ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DE ACIDEZ DO LEITE EM DIFERENTES MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO. Nutr. Márcia Keller Alves Acad. Franciele Cechinato ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DE ACIDEZ DO LEITE EM DIFERENTES MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO Nutr. Márcia Keller Alves Acad. Franciele Cechinato Fatores determinantes: - Raça - Período de lactação; - Alimentação; - Saúde

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 23, DE 30 DE AGOSTO DE 2012

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 23, DE 30 DE AGOSTO DE 2012 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 23, DE 30 DE AGOSTO DE 2012 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

CHAVES, Raliéli de Almeida 1 PENTEADO, Bruna Gonçalves 2 DOLINSKI, Juliana Gorte 3 ALMEIDA, Mareci Mendes de 4 CHIQUETTO, Nelci Catarina 5

CHAVES, Raliéli de Almeida 1 PENTEADO, Bruna Gonçalves 2 DOLINSKI, Juliana Gorte 3 ALMEIDA, Mareci Mendes de 4 CHIQUETTO, Nelci Catarina 5 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA PROENGEM

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 26, DE 12 DE JUNHO DE 2007 (*)

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 26, DE 12 DE JUNHO DE 2007 (*) MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 26, DE 12 DE JUNHO DE 2007 (*) O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

INSPEÇÃO DE LEITE E DERIVADOS PROFª ME. TATIANE DA SILVA POLÓ

INSPEÇÃO DE LEITE E DERIVADOS PROFª ME. TATIANE DA SILVA POLÓ INSPEÇÃO DE LEITE E DERIVADOS PROFª ME. TATIANE DA SILVA POLÓ Processamento do leite Seleção e recepção Pré-beneficiamento: forma isolada ou combinada filtração sob pressão Clarificação Bactofugação Microfiltração

Leia mais

AVALIAÇÃO EM ESTABELECIMENTOS - LEITE E DERIVADOS Check list

AVALIAÇÃO EM ESTABELECIMENTOS - LEITE E DERIVADOS Check list AVALIAÇÃO EM ESTABELECIMENTOS - LEITE E DERIVADOS Check list IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO Razão Social: SIE nº: CNPJ: Endereço: Município: Georreferenciamento: Categoria: Capacidade de produção diária:

Leia mais

Controle de qualidade na produção leiteira: Análises Microbiológicas

Controle de qualidade na produção leiteira: Análises Microbiológicas 6PIV026 - Inspeção de Leite e Derivados Controle de qualidade na produção leiteira: Análises Microbiológicas Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL lipoa.uel@gmail.com vbeloti@uel.br www.uel.br/laboratorios/inspecao

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ANIMAIS INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ANIMAIS INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ANIMAIS INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL Derivados lácteos Med. Vet. Karoline Mikaelle de Paiva Soares Leites Fermentados Padrões

Leia mais

Redução da contagem bacteriana na propriedade

Redução da contagem bacteriana na propriedade Redução da contagem bacteriana na propriedade Marcos Veiga dos Santos Agenda Fontes de contaminação do leite Redução da Contagem Bacteriana Total (CBT); Limpeza de equipamentos e utensílios Resfriamento

Leia mais

Controle de qualidade do leite: Análises físico-químicas

Controle de qualidade do leite: Análises físico-químicas Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel Disciplina TAG II Controle de qualidade do leite: Análises físico-químicas Camila W. Ames Bacharel em Química Industrial Mestranda em

Leia mais

CREME DE LEITE, MANTEIGA E REQUEIJÃO

CREME DE LEITE, MANTEIGA E REQUEIJÃO CREME DE LEITE, MANTEIGA E REQUEIJÃO Produto lácteo Produto obtido mediante qualquer elaboração do leite que pode conter aditivos alimentícios e ingredientes funcionalmente necessários para sua elaboração

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 14, DE 22 DE ABRIL DE 2013

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 14, DE 22 DE ABRIL DE 2013 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 14, DE 22 DE ABRIL DE 2013 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO DOU de

Leia mais

ANÁLISE DA VIDA DE PRATELEIRA DE DIFERENTES MARCAS DE LEITE UHT/UAT ENCONTRADAS NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA- RJ.

ANÁLISE DA VIDA DE PRATELEIRA DE DIFERENTES MARCAS DE LEITE UHT/UAT ENCONTRADAS NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA- RJ. ANÁLISE DA VIDA DE PRATELEIRA DE DIFERENTES MARCAS DE LEITE UHT/UAT ENCONTRADAS NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA- RJ. Rodrigo dos Santos NASCIMENTO 1, Jeferson Manoel TEIXEIRA 1, Lívia Nolasco Macedo MURUCI

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 51, DE 18 DE SETEMBRO DE 2002.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 51, DE 18 DE SETEMBRO DE 2002. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 51, DE 18 DE SETEMBRO DE 2002. O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, Parágrafo único, inciso II, da Constituição,

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Campo Mourão Curso Superior em Tecnologia em Alimentos EUCILENE EUZANE DOS SANTOS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Campo Mourão Curso Superior em Tecnologia em Alimentos EUCILENE EUZANE DOS SANTOS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Campo Mourão Curso Superior em Tecnologia em Alimentos EUCILENE EUZANE DOS SANTOS CONTROLE DE QUALIDADE DE LEITE E DERIVADOS NA EMPRESA COPROLEITE ESTÁGIO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ANIMAIS DISCIPLINA: Inspeção de Produtos de Origem Animal

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ANIMAIS DISCIPLINA: Inspeção de Produtos de Origem Animal UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ANIMAIS DISCIPLINA: Inspeção de Produtos de Origem Animal ANÁLISES DE LEITE M.Sc. Carolina de Gouveia Mendes INTRODUÇÃO LEITE Vaca x cabra

Leia mais

PÓS-COLHEITA E AGROINDUTRIALIZAÇÃO DO CUPUAÇU

PÓS-COLHEITA E AGROINDUTRIALIZAÇÃO DO CUPUAÇU PÓS-COLHEITA E AGROINDUTRIALIZAÇÃO DO CUPUAÇU Pós-Colheita e Agroindustrialização do Cupuaçu Maria Fernanda Berlingieri Durigan O formato e o tamanho do fruto de cupuaçu podem variar muito quanto ao comprimento

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Leite de Côco Desidratado

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Leite de Côco Desidratado na 1 de 5 1. DESCRIÇÃO Leite de côco Desidratado é um ingrediente alimentício que contém o leite do côco e maltodextrina, sem uso de outros aditivos ou conservantes. As matérias primas foram selecionadas

Leia mais

Gordura (g/100g) Mínimo de 3,0. Sólidos Não-Gordurosos (g/100g) Mínimo de 8,4. Acidez em ácido lático (g/100ml) 0,14 a 0,18

Gordura (g/100g) Mínimo de 3,0. Sólidos Não-Gordurosos (g/100g) Mínimo de 8,4. Acidez em ácido lático (g/100ml) 0,14 a 0,18 1. INTRODUÇÃO Atualmente se compreende como leite de qualidade os que seguem os parâmetros de composição química eigidos pela Instrução Normativa Nº62 (IN 62) do MAPA e que sejam seguidos procedimentos

Leia mais

LEITE E DERIVADOS. Nathânia

LEITE E DERIVADOS. Nathânia LEITE E DERIVADOS Nathânia LEITE Excelente alimento: valor nutritivo. Em saúde pública, ocupa lugar de destaque em nutrição humana. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação

Leia mais

QUALIDADE DO LEITE E DA ÁGUA APOIO TÉCNICO AOS PRODUTORES DE LEITE PR

QUALIDADE DO LEITE E DA ÁGUA APOIO TÉCNICO AOS PRODUTORES DE LEITE PR 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( X ) TECNOLOGIA QUALIDADE

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Tecnologia de Produtos de Origem Animal Código: VET226 Curso: Medicina Veterinária Semestre de oferta: 8 Faculdade responsável: Medicina Veterinária Programa em vigência

Leia mais

ANEXO REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE NATA

ANEXO REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE NATA ANEXO REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE NATA 1. ALCANCE 1.1 Objetivo O presente Regulamento fixa a identidade e os requisitos mínimos de qualidade que deverá ter a nata destinada ao consumo

Leia mais

Análise da qualidade no processo produtivo de leite pasteurizado do tipo C em um laticínio de pequeno porte

Análise da qualidade no processo produtivo de leite pasteurizado do tipo C em um laticínio de pequeno porte Análise da qualidade no processo produtivo de leite pasteurizado do tipo C em um laticínio de pequeno porte Alyne Resende Piassi ¹; Ana Carolina de Oliveira 1 ; Bianca Ribeiro de Moura¹; Bruna Beatriz

Leia mais

Controle de qualidade do leite: Análises físico-químicas

Controle de qualidade do leite: Análises físico-químicas Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel Disciplina TAG II Controle de qualidade do leite: Análises físico-químicas Camila W. Ames Bacharel em Química Industrial Mestranda em

Leia mais

Contagem de coliformes totais e coliformes termotolerantes em alimentos. Prof a Leila Larisa Medeiros Marques

Contagem de coliformes totais e coliformes termotolerantes em alimentos. Prof a Leila Larisa Medeiros Marques Contagem de coliformes totais e coliformes termotolerantes em alimentos Prof a Leila Larisa Medeiros Marques Definição COLIFORMES TOTAIS: grupo de bactérias constituído por bacilos gram-negativos, aeróbios

Leia mais

Avaliação das características químicas do leite pasteurizado e in natura comercializados na cidade de Anápolis

Avaliação das características químicas do leite pasteurizado e in natura comercializados na cidade de Anápolis Avaliação das características químicas do leite pasteurizado e in natura comercializados na cidade de Anápolis Érica Rodovalho 1 ;Tatiana de Oliveira Zuppa 2 1 Bolsista PBIC/UEG, graduando do Curso de

Leia mais

Disciplina: Controle de Qualidade Série: 2ª Turmas: L/N/M/O. Curso: Técnico em Agroindústria. Professora: Roberta M. D.

Disciplina: Controle de Qualidade Série: 2ª Turmas: L/N/M/O. Curso: Técnico em Agroindústria. Professora: Roberta M. D. Disciplina: Controle de Qualidade Série: 2ª Turmas: L/N/M/O Segurança Alimentar e Curso: Técnico em Agroindústria Professora: Roberta M. D. Cardozo Segurança Alimentar Grupos ou espécies de microrganismos

Leia mais

Introdução. Graduando do Curso de Nutrição FACISA/UNIVIÇOSA. 3

Introdução. Graduando do Curso de Nutrição FACISA/UNIVIÇOSA.   3 ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE PRESUNTOS FATIADOS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE VIÇOSA, MG Sofia Ferreira Macedo 1, Danielli Carvalho de Oliveira 2, Ana Paula Boroni Moreira 3, Cristiane Sampaio Fonseca 4, Érica

Leia mais

FRAUDE NO LEITE: Leite de qualidade x Qualidade de vida

FRAUDE NO LEITE: Leite de qualidade x Qualidade de vida 03 Marcello Casal Jr./ABr Marta Fonseca Martins Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite Alessa Siqueira de Oliveira dos Santos Bolsista de Pós-Doutorado - PNPD CAPES Vaneida Maria Meurer Aluna do Mestrado

Leia mais

INSPEÇÃO DE QUEIJO 22/06/2011 REGULAMENTO DA INSPEÇÃO INDUSTRIAL E SANITÁRIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL RIISPOA

INSPEÇÃO DE QUEIJO 22/06/2011 REGULAMENTO DA INSPEÇÃO INDUSTRIAL E SANITÁRIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL RIISPOA Universidade Federal Rural do Semi-Árido Disciplina: Inspeção de Produtos de Origem Animal Docente: Jean Berg Alves da Silva INSPEÇÃO DE QUEIJO HISTÓRIA DO QUEIJO Há 12.000 anos a.c Egito Leite coagulado

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROCESSAMENTO DE LEITE E DERIVADOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROCESSAMENTO DE LEITE E DERIVADOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROCESSAMENTO DE LEITE E DERIVADOS 21. A composição do leite varia em termos de qualidade e quantidade. Em relação a isso, marque a opção correta: A) Varia conforme a raça e a

Leia mais

INTRODUÇÃO. Leites Fermentados LEITES FERMENTADOS. Leites Fermentados. Leites Fermentados 30/07/2014

INTRODUÇÃO. Leites Fermentados LEITES FERMENTADOS. Leites Fermentados. Leites Fermentados 30/07/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ANIMAIS DISCIPLINA: Inspeção de Produtos de Origem Animal INTRODUÇÃO M.Sc. Carolina de Gouveia Mendes Leite qualidade Derivados Leites

Leia mais

MONITORAMENTO FÍSICO-QUÍMICO DA QUALIDADE DO LEITE PASTEURIZADO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE LINS/SP EM OUTUBRO DE 2010

MONITORAMENTO FÍSICO-QUÍMICO DA QUALIDADE DO LEITE PASTEURIZADO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE LINS/SP EM OUTUBRO DE 2010 MONITORAMENTO FÍSICO-QUÍMICO DA QUALIDADE DO LEITE PASTEURIZADO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE LINS/SP EM OUTUBRO DE 2010 Alex Fabiano de Oliveira 1, Ana Paula Hossotani Costa 2, Línica Marília Dantas Regiane

Leia mais

Influência da qualidade do leite in natura sobre as características físicoquímicas do leite pasteurizado na indústria de laticínios do CEFET-Bambui.

Influência da qualidade do leite in natura sobre as características físicoquímicas do leite pasteurizado na indústria de laticínios do CEFET-Bambui. Bambuí/MG - 2008 Influência da qualidade do leite in natura sobre as características físicoquímicas do leite pasteurizado na indústria de laticínios do CEFET-Bambui. Renato Nazaré ALVES (1); Sonia de Oliveira

Leia mais

3/5/2010. Prof. Jean Berg / UFERSA 9. Prof. Jean Berg 12 / UFERSA. IPOA/Veterinária. IPOA/Veterinária. IPOA/Veterinária.

3/5/2010. Prof. Jean Berg / UFERSA 9. Prof. Jean Berg 12 / UFERSA. IPOA/Veterinária. IPOA/Veterinária. IPOA/Veterinária. PROJETO PADRÃO DE HIGIENE OPERACIONAL - PPHO Regulamento MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO RESOLUÇÃO Nº 10, DE 22 DE MAIO DE 2003. Prof. Jean Berg / UFERSA Prof. Jean Berg / UFERSA 2

Leia mais

RESOLUÇÃO N 10, DE 22 DE MAIO DE 2003

RESOLUÇÃO N 10, DE 22 DE MAIO DE 2003 RESOLUÇÃO N 10, DE 22 DE MAIO DE 2003 Publicada no DOU de 28/05/2003, seção 1, págs 4 e 5. O DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL, DA SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA, DO MINISTÉRIO

Leia mais

Regulamento Técnico de Produção, Identidade e Qualidade do Leite Tipo C

Regulamento Técnico de Produção, Identidade e Qualidade do Leite Tipo C Regulamento Técnico de Produção, Identidade e Qualidade do Leite Tipo C 1. Alcance 1.1. Objetivo Fixar os requisitos mínimos que devem ser observados na identidade e na qualidade do Leite Cru tipo C, do

Leia mais

Considerando a Resolução MERCOSUL GMC, nº 83/96, que aprovou o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Queijo Prato;

Considerando a Resolução MERCOSUL GMC, nº 83/96, que aprovou o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Queijo Prato; MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO PORTARIA Nº 358, DE 04 DE SETEMBRO DE 1997 O Ministro de Estado da Agricultura e do Abastecimento, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo

Leia mais

LEITE 26/08/2015 CONCEITOS INICIAIS. A composição e a qualidade microbiológica do leite:

LEITE 26/08/2015 CONCEITOS INICIAIS. A composição e a qualidade microbiológica do leite: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS DCAA Tecnologia de Alimentos TECNOLOGIA DE FABRICAÇÃO DERIVADOS LÁCTEOS Por: MSc. Leonardo Rocha Maia Engenheiro

Leia mais

Agricultura familiar na atividade leiteira no Brasil: Pressupostos e proposta metodológica

Agricultura familiar na atividade leiteira no Brasil: Pressupostos e proposta metodológica Agricultura familiar na atividade leiteira no Brasil: Pressupostos e proposta metodológica Duarte Vilela Embrapa Gado de Leite vilela@cnpgl.embrapa.br O que é produção familiar (i) direção dos trabalhos

Leia mais

ATIVIDADE DAS ENZIMAS FOSFATASE E PEROXIDASE COMO INSTRUMENTO DE VERIFICAÇÃO DA EFICÁCIA DA PASTEURIZAÇÃO LENTA DE LEITE PREVIAMENTE ENVASADO

ATIVIDADE DAS ENZIMAS FOSFATASE E PEROXIDASE COMO INSTRUMENTO DE VERIFICAÇÃO DA EFICÁCIA DA PASTEURIZAÇÃO LENTA DE LEITE PREVIAMENTE ENVASADO ATIVIDADE DAS ENZIMAS FOSFATASE E PEROXIDASE COMO INSTRUMENTO DE VERIFICAÇÃO DA EFICÁCIA DA PASTEURIZAÇÃO LENTA DE LEITE PREVIAMENTE ENVASADO Cláudio Dias Timm 1 Juliano Buchle 2 Helenice de Lima Gonzalez

Leia mais

Contagem Padrão em Placas. Profa. Leila Larisa Medeiros Marques

Contagem Padrão em Placas. Profa. Leila Larisa Medeiros Marques Contagem Padrão em Placas Profa. Leila Larisa Medeiros Marques 1. OBJETIVOS E ALCANCE Estabelecer procedimento para a contagem padrão de microrganismos mesófilos aeróbios estritos e facultativos viáveis.

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS Todas os alimentos deverão seguir o critério geral de: 1) Características microscópicas: Isento de substâncias estranhas de qualquer natureza. 2) Rotulagem:

Leia mais

http://www.lebensmittelfotos.com/2008/02/17/kaese-schnittkaese/ http://sucesso.powerminas.com/wp-content/uploads/2009/05/texto-motivacional-objetivo-sucesso.jpg http://receitasemformadeblog.blogspot.com.br/201/07/queijo-coalho.html

Leia mais

MODELO AGRODEFESA. Revisão 00. Logomarca da empresa. Programa de Autocontrole PAC 04 Página 1 de 7 PAC 04. Ventilação

MODELO AGRODEFESA. Revisão 00. Logomarca da empresa. Programa de Autocontrole PAC 04 Página 1 de 7 PAC 04. Ventilação PAC 04 Página 1 de 7 PAC 04 Ventilação PAC 04 Página 2 de 7 1. Objetivo----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------03 2.

Leia mais

Art. 3º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE QUEIJO AZUL

Art. 3º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE QUEIJO AZUL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 45, DE 23 DE OUTUBRO DE 2007 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

APOIO TÉCNICO E TECNOLÓGICO À PRODUÇÃO QUEIJEIRA ARTESANAL: PRODUTOR DE CARAMBEÍ PARANÁ.

APOIO TÉCNICO E TECNOLÓGICO À PRODUÇÃO QUEIJEIRA ARTESANAL: PRODUTOR DE CARAMBEÍ PARANÁ. 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( X) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO APOIO TÉCNICO E TECNOLÓGICO À PRODUÇÃO QUEIJEIRA

Leia mais

BACTÉRIAS DE IMPORTÂNCIA HIGIÊNICO-SANITÁRIA 1

BACTÉRIAS DE IMPORTÂNCIA HIGIÊNICO-SANITÁRIA 1 BACTÉRIAS DE IMPORTÂNCIA HIGIÊNICO-SANITÁRIA 1 FLUXOGRAMA DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS: A b a t e d o u r o C o n s u m i d o r C o n s u m o Alterações da Microbiota Como Identificar estas Alterações? Análise

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE: ESTUDO DE CASO EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DE FERNANDES PINHEIRO E TEIXEIRA SOARES-PR

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE: ESTUDO DE CASO EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DE FERNANDES PINHEIRO E TEIXEIRA SOARES-PR 8. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: TECNOLOGIA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE: ESTUDO DE CASO EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DE FERNANDES PINHEIRO E TEIXEIRA SOARES-PR ALBERTON, Crislaine

Leia mais

Processamento artesanal do leite e seus derivados

Processamento artesanal do leite e seus derivados Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Engenharia Agronômica LINS/SP Processamento artesanal do leite e seus derivados Profa. MsC. Fernanda Paes de Oliveira Zootecnista e Médica Veterinária INTRODUÇÃO

Leia mais

QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE MANTEIGAS COMERCIALIZADAS EM VIÇOSA (MG) 1. Introdução

QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE MANTEIGAS COMERCIALIZADAS EM VIÇOSA (MG) 1. Introdução 531 QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE MANTEIGAS COMERCIALIZADAS EM VIÇOSA (MG) 1 Natália Mara dos Santos 2 ; Jéssica Pires Ávila Rasmini 2, Isabela de Castro Oliveira 2, Cíntia da Cunha Abreu 2, Eduardo Nogueira

Leia mais

ANÁLISE BROMÁTOLOGICA DO LEITE DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS RIO DO SUL

ANÁLISE BROMÁTOLOGICA DO LEITE DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS RIO DO SUL ANÁLISE BROMÁTOLOGICA DO LEITE DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS RIO DO SUL Alysson Cichoski Zator 1 ; Carolyne Madel de Medeiros 2 ; Ovídio Sebold Neto 3 ; Lauri João Marconatto 4 ; Marco Vinicius

Leia mais

BOAS PRÁTICAS DA PRODUÇÃO DE LEITE

BOAS PRÁTICAS DA PRODUÇÃO DE LEITE BOAS PRÁTICAS DA PRODUÇÃO DE LEITE INTRODUÇÃO A doença de maior relevância para o criador de bovino leiteiro é a mastite (figura 1), hoje considerada a doença de maior importância em todo o mundo quando

Leia mais

PARÂMETROS DE QUALIDADE DA POLPA DE LARANJA

PARÂMETROS DE QUALIDADE DA POLPA DE LARANJA PARÂMETROS DE QUALIDADE DA POLPA DE LARANJA Mônica Rocha de Sousa (1,2), Cíntia Cristina Aparecida de mendonça (1), Kênia Teixeira Manganelli (1), Fernanda Gonçalves Carlos (3), Gaby Patrícia Terán Ortiz

Leia mais

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017 ESTUDO DA CLARIFICAÇÃO DA LECITINA DE SOJA COM ADIÇÃO DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO CONTROLADO PELA ENZIMA CATALASE OLIVEIRA, Fernanda Luiza Mendonça 1 ; SANTOS, Romulo Antônio Silva² ; Orientador: SOUZA FILHO,

Leia mais

ANÁLISE DE AMIDO EM LEITE EM PÓ

ANÁLISE DE AMIDO EM LEITE EM PÓ ANÁLISE DE AMIDO EM LEITE EM PÓ Taís P. dos Santos 1, Igor P. T. Granja 2, Pablo H. M. Salles 3, Fernanda E. S da Cruz 4, Fabrício A. Nogueira 5, Matheus Mônaco 6, Bruno M. Dala Paula 7 1 taismuza@hotmail.com;

Leia mais

LEITE EM PÓ INTEGRAL

LEITE EM PÓ INTEGRAL ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO PRODUTO LEITE EM PÓ INTEGRAL 1. DESCRIÇÃO DO OBJETO Entende-se por leite em pó o produto obtido por desidratação do leite de vaca integral, desnatado ou parcialmente desnatado

Leia mais

Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4, DE 1 DE MARÇO DE 2004 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

LEITE UHT. Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL lipoa.uel@gmail.com vbeloti@uel.br www.uel.br/laboratorios/inspecao

LEITE UHT. Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL lipoa.uel@gmail.com vbeloti@uel.br www.uel.br/laboratorios/inspecao LEITE UHT Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL lipoa.uel@gmail.com vbeloti@uel.br www.uel.br/laboratorios/inspecao LEITE UHT HISTÓRIA NO BRASIL: 1972 Boom em 1998 hoje 78% do leite líquido consumido 5

Leia mais

ANEXO III - REGULAMENTO TÉCNICO DE PRODUÇÃO, IDENTIDADE E QUALIDADE DO LEITE TIPO C

ANEXO III - REGULAMENTO TÉCNICO DE PRODUÇÃO, IDENTIDADE E QUALIDADE DO LEITE TIPO C ANEXO III - REGULAMENTO TÉCNICO DE PRODUÇÃO, IDENTIDADE E QUALIDADE DO LEITE TIPO C 1. Alcance 1.1. Objetivo Fixar os requisitos mínimos que devem ser observados na identidade e na qualidade do Leite Cru

Leia mais