Cap. 7, 8 e 9 - Aprendizagem, Memória, Pensamento e Linguagem. Prof. Tatiana Volpato

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cap. 7, 8 e 9 - Aprendizagem, Memória, Pensamento e Linguagem. Prof. Tatiana Volpato"

Transcrição

1 + Cap. 7, 8 e 9 - Aprendizagem, Memória, Pensamento e Linguagem Prof. Tatiana Volpato

2 + Aprendizagem Aprendizagem: uma mudança relativamente permanente no comportamento de um organismo devda à experiência. Primórdios da Aprendizagem: Pavlov e Skiner

3 + Aprendizagem É necessário partir de outros comportamentos anteriores existentes no repertório do indivíduo. Supõem-se que a maior parte do comportamento é aprendida devido sua interação com o meio. Visão otimista do homem e de suas capacidades!

4 + Como aprendemos? Aprendizagem associativa: aprendemos a associar dois estímulos (condicionamento clássico) ou uma resposta de suas consequencias (condicionamento operante). O condicionamento é o processo de aprender a fazer associações. Aprendizagem por observação aprendemos assistindo as experiências e aos exemplos dos outros.

5 + Condicionamento Clássico Pavlov O condicionamento clássico é um tipo de aprendizagem no qual um organismo associa estímulos. Estudos de Pavlov com cães foram a base para o Behaviorismo. Criou ou termos Comportamento condicionado e comportamento respondente.

6 + Condicionamento Clássico Pavlov O comportamento Respondente é todo aquele comportamento que é involuntário, que acontece mediante as contingências. O Comportamento Respondente se dá através de uma mudança ambiental, ou seja, uma mudança ambiental que leva a um comportamento específico. Ex. Piscar os olhos na presença de alguma partícula de sujeira ou cisco nos olhos é um comportamento respondente, há um estimulo/resposta e é incondicionado (não aprendido).

7 + Condicionamento Clássico Pavlov O Comportamento Operante é um comportamento voluntário e que opera nas contingências. Podemos dizer que o Comportamento Operante é aquele comportamento que gera uma consequência e essa consequência reforça ou enfraquece o comportamento que o gerou. Ex. Som cão salivava

8 O comportamentalismo de Skinner Projetou as máquinas de ensinar e as caixas de Skinner

9 + O comportamentalismo de Skinner Segundo Skinner, o comportamento, especialmente o humano, tem múltiplas causas. Uma resposta não é causada por um único estímulo. E também os estímulos provocam respostas diferentes em indivíduos diferentes. Pelo contrário, qualquer resposta está relacionada com uma pluralidade de fatores.

10 + A noção de reforço As probabilidades de ocorrência futura de um determinado tipo de resposta aumentam. Isto é, os reforços fortalecem certas respostas. Tendência a reproduzir ações benéficas e gratificantes, em sentido amplo, e a evitar ações daninhas para o indivíduo. Não existem reforçadores per si. A noção de reforçador expressa uma relação funcional entre a atividade do indivíduo e seu meio.

11 + A noção de reforço reforço positivo: é uma alteração do meio através da adição de um estímulo. Por exemplo: elogio dado para um sujeito após responder com comportamento pretendido.

12 + A noção de reforço reforço negativo: é uma alteração através da remoção de um estímulo. Por exemplo: choques elétricos que cessam após o sujeito responder com um determinado comportamento pretendido. Desta forma, fortalece a resposta que o remove. É importante notarmos que não é o indivíduo que é recompensando, mas sim o comportamento!!

13 + O castigo Diminuição da ocorrência de um certo comportamento. Efeitos a médio e longo prazo. Prêmio é diferente de reforço, da mesma forma que castigo é diferente de vingança e punição. O castigo gera ansiedade que deixa marcas que podem intervir negativamente na aprendizagem futura.

14 + Extinção e esquecimento A extinção é um processo contrário ao reforço. É usada para desaprender um comportamento previamente condicionado. Consiste na suspensão de um reforço associado a uma dada resposta condicionada. É um processo gradual.

15 + Extinção e esquecimento Por exemplo: uma criança que sobe na carteira e ganha atenção por isso. Se o reforço (atenção) é retirado, a criança deixará de subir na carteira com o tempo. O esquecimento de um comportamento condicionado ocorre quando este não é emitido por muito tempo.

16 + Aprendizagem de comportamentos novos Discriminação Generalização Modelagem Atenuação

17 + Discriminação São processos de aprendizagem que vinculam a atividade, de forma diferenciada, a aspectos relevantes do meio (os estímulos). condicionam uma resposta na presença de um estímulo e a extingue na presença de outro. discriminar é aprender a estabelecer relações funcionais entre a própria atividade e parâmetros externos. Ex. Uma criança que de as mãos para os pais, mas não dá para desconhecidos.

18 + Generalização O fenômeno da generalização permite dar conta de aprendizagens complexas e múltiplas. Reconhecer contextos ou aspectos do contexto que possuem uma certa semelhança não evidente. Os processos de generalização permitem responder de forma similar a estímulos diferentes. Ex. Uma criança que tem pais loiros, ao ver pessoas loiras acredita ser uma pessoa confiável.

19 + Modelagem Modelagem é um processo pelo qual determinados comportamentos vão sendo incentivados (o chamado reforço positivo) até atingir o comportamento final desejado. Em outras palavras, moldar os comportamentos do sujeito.

20 + Memória A memória é a aprendizagem que persiste através do tempo, informações que foram armazenadas e podem ser recuperadas. Processo através do qual codificamos, armazenamos e recuperamos informação. Não há aprendizagem sem memória.

21 + Tipos de Memória MEMÓRIA SENSORIAL MEMÓRIA A CURTO PRAZO MEMÓRIA A LONGO PRAZO

22 + MEMÓRIA SENSORIAL Retenção de sensações que impressionaram o organismo. A informação desaparece fácil e rapidamente neste tipo de memória. Impressões sensoriais: som, sensação ou imagem que duram apenas uma fracção de segundo.

23 + MEMÓRIA A CURTO PRAZO Sistema de duração mediano entre a memória sensorial e a memória a longo prazo. Para que as informações passem da memória sensorial para a memória a curto prazo é preciso reter a atenção sobre elas momentaneamente e/ou interpretá-las. Não retém muita informação; Retenção temporária; Tem por função a transferência de experiências para a memória a longo prazo.

24 + MEMÓRIA A LONGO PRAZO Retém muita informação durante muito tempo. Para transferir informação para a memória a longo prazo pode ser suficiente a repetição em alguns casos, mas normalmente é necessário um processamento profundo.

25 + Processos da Memória Codificação: Processo automático: codificação inconsciente de infomaçoes incidentais, como espaço, tempo e frequencia, e de informações bem-aprendidas, como significados de palavras. Processamento empenhado: codificação que exige atenção e esforço. Reiteração: a repetição das informações para mantelas e, nível consciente ou para codofica-las para armazenamento.

26 + Processos da Memória Armazenamento: Potenciação de longo prazo: um aumento do potencial de disparos das sinapses após uma estimulação rápida e breve. Acredita-se que seja a base neural do aprendizado e da memória.

27 + Armazenamento de memórias Memória flash: uma memória clara de um momento ou evento emocionalmente significativo. Memória implicita: retenção independente de lembranças consicientes. Memória explícita: memórias de fatos e ecperiências de que a pessoa é capaz de lembrar cosncientemente e declarar.

28 + Armazenamento de memória A memória é processada temporariamente pelo Hipocampo, um centro neural que faz parte do sistema límbico.

29 + Armazenamento de memória O armazenamento da memória é processado pelo cerebelo.

30 + Hormônios do estresse e a memória Quando estamos estressados, os hormônios do estresse estimulados pelas emoções produzem mais energia da glicose para abastecer a atividade cerebral, sinalizando para o cerebro que algo importante aconteceu. Experiências emocionais mais fortes provocam memorias mais intensas. O estresse profundo fica armazenado na memória.

31 + Amnésia A amnésia é uma entidade patológica provocada por diversas causas em que o indivíduo perde a capacidade de reter informações novas (amnésia anterógrada) ou de evocar as antigas (amnésia retrógrada). As amnésias são sempre causadas por agressões ao cérebro e podem ter caráter transitório ou permanente, sendo algumas delas destacadas a seguir:

32 + Amnésia Síndrome de Korsakoff Doença descrita como decorrência do alcoolismo crônico. Amnésia traumática Mesmo que não percam a consciência, pessoas que sofrem um trauma de crânio de certa intensidade Amnésia global Esse tipo de amnésia está correlacionado com grave e difuso comprometimento cerebral. Amnésia global transitória Nessa situação, a amnésia dura algumas horas, não ultrapassando um dia, e a recuperação é completa. Amnésia pós-operatória

33 + Esquecimento Ao contrário da amnésia em que há perda de uma capacidade, o esquecimento é uma falha na retenção ou na evocação dos dados da memória. Trata-se de fenômeno muito comum que, em maior ou menor grau, ocorre com qualquer pessoa.

34 + Esquecimento Distração: a falta de atenção ao detalhes produz falhas na codificação. Transitoriedade: o armazenamento declina com o tempo Bloqueio: a inacessibilidade às informações armazenadas.

35 + Aprendizagem e Memória Aprendizagem e Memória estão muito interligadas já que, geralmente, um alto nível de aprendizagem favorece a retenção na memória.

36 + Pensamento e Linguagem Pensamento um processo mental que ocorre através da cognição. Cognição é o processo através dos qual o mundo de significados tem origem. À medida que o ser se situa no mundo, estabelece relações de significação.

37 + Pensamento e Linguagem O pensamento é fundamental no processo de aprendizagem. O principal veículo do processo de conscientização é o pensamento. Para Jung a Função Pensamento é a função que procura compreender o que são os objetos, que associa ideias, estabelece conceitos e busca soluções para problemas.

38 + Pensamento e Linguagem Linguagem: Qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc. A linguagem é uma função inata que permite ao indivíduo simbolizar o seu pensamento e decodificar o pensamento do outro. Através dela facilita-se a troca de experiências e conhecimentos, interferindo na percepção da realidade.

39 + Pensamento e Linguagem O que acontece primeiro: o pensamento ou a linguagem?

40 + Pensamento e Linguagem A origem da linguagem é resultado de um processo de socialização do ser humano, que é estimulado pelo meio em que se vive, no qual ocorre a adequação dele e a transformação, proporcionando associações das diferentes áreas sensitivas, perceptivas e motoras. É com a linguagem que pensamos e dela nasce à lógica com que deciframos o mundo. (VIGOTSKI, 2005, p.36)

41 + Pensamento e Linguagem O pensamento precede a linguagem, que também é considerada outra forma de pensamento. A etapa das imagens mentais precede a primeira palavra da criança. As imagens mentais, segundo estudiosos, são cópias ativas da realidade que é organizada pelo cérebro.

42 + Pensamento e Linguagem O que ocorre primeiro? Depende da situação.

43 + Pensamento e Linguagem A linguagem influencia o pensamento Determinismo linguístico: a linguagem determina a maneira como pensamentos. Ex. Pessoas que falam duas línguas, conseguem pensar nos idiomas diferentes e até relatam ter um sentido de si mesmo diferentes, devido aos significados daquela língua.

44 + Pensamento e Linguagem Mas se o pensamento não afeta a linguagem, as novas palavras jamais poderiam existir. Dessa forma podemos dizer, que um influencia o outro e um não existiria sem o outro e vice-versa.

45 + Bibliografia David G. Myers, Psicologia. Rio de Janeiro: LTC, Ana Maria Merces Bock. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

Instituto de Física de São Carlos USP Psicologia da Educação O COMPORTAMENTALISMO DE PAVLOV E SKINNER. Prof. Cibelle Celestino Silva

Instituto de Física de São Carlos USP Psicologia da Educação O COMPORTAMENTALISMO DE PAVLOV E SKINNER. Prof. Cibelle Celestino Silva Instituto de Física de São Carlos USP Psicologia da Educação O COMPORTAMENTALISMO DE PAVLOV E SKINNER Prof. Cibelle Celestino Silva Introdução Também conhecidas como teorias conexionistas, pois supõem

Leia mais

Tendências teóricas da psicologia. Psicologia da Educação I

Tendências teóricas da psicologia. Psicologia da Educação I Tendências teóricas da psicologia Psicologia da Educação I behaviorismo Significa comportamento Nasceu com John Watson 1913 (previsão e controle) Estudo do comportamento e sua relação que este mantém como

Leia mais

Memória. Dr. Fábio Agertt

Memória. Dr. Fábio Agertt Dr. Fábio Agertt O que é? Memória O termo memória tem sua origem etmológica no latim memoriam e significa a faculdade de reter e readquirir idéias, imagens, expressões e conhecimentos Função cerebral superior

Leia mais

Memória & Atenção. Profa. Norma M.Salgado Franco

Memória & Atenção. Profa. Norma M.Salgado Franco Memória & Atenção Profa. Norma M.Salgado Franco Definição: É a capacidade de acumular e adquirir informações. Localização: Córtex cerebral Hipocampo cerebelo Estágios: Codificação Armazenagem Recuperação

Leia mais

25/03/2013. Larus argentatus. Fonte: Ridley, M. Animal Behaviour Leucophaeus atricilla

25/03/2013. Larus argentatus. Fonte: Ridley, M. Animal Behaviour Leucophaeus atricilla Larus argentatus Fonte: Ridley, M. Animal Behaviour. 1995. Leucophaeus atricilla 1 Experiência x Maturação Fonte: Ridley, M. Animal Behaviour. 1995. Mudança no comportamento de um indivíduo como resultado

Leia mais

Aprendizagem e Memória

Aprendizagem e Memória Aprendizagem e Memória Todos nós temos uma história... As primeiras tentativas de explicação: Karl Lashley, década de 20: lei da ação das massas Donald Hebb, década de 30: integração entre regiões Wilder

Leia mais

Grupo I. 1. A aprendizagem pode ser definida de um modo geral e consensual pelos psicólogos como

Grupo I. 1. A aprendizagem pode ser definida de um modo geral e consensual pelos psicólogos como AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA Escola EB 2,3/Secundária de S. Sebastião, Mértola Ano Lectivo 2011/2012 Disciplina de Psicologia B 12º Ano Turma A Teste Formativo 4 90 minutos 2º Período Docente: Rui

Leia mais

Reflexão Pessoal A Memória

Reflexão Pessoal A Memória Reflexão Pessoal A Memória Depois de ter feito a reflexão sobre a aprendizagem, vou agora realizar esta que será a última reflexão deste 2º Período, sobre a memória. Como inúmeros outros termos (inteligência,

Leia mais

Behaviorismo. Prof. Daniel Abud Seabra Matos

Behaviorismo. Prof. Daniel Abud Seabra Matos Behaviorismo Prof. Daniel Abud Seabra Matos Algumas influências antecedentes Filosofia Empirismo todo conhecimento é derivado de uma única fonte: a experiência. Não existem idéias inatas. Psicologia Animal

Leia mais

31/05/2015. Utilizam conhecimentos advindos da Análise Experimental do Comportamento. Filosofia Behaviorista Radical de B. F.

31/05/2015. Utilizam conhecimentos advindos da Análise Experimental do Comportamento. Filosofia Behaviorista Radical de B. F. ROTEIRO MÓDULO ANÁLISE DO COMPORTAMENTO Larissa Botelho Gaça Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental/Neuropsicóloga Mestre e doutoranda em Ciências - UNIFESP Condicionamento Clássico Condicionamento Operante

Leia mais

Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem

Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem Comportamento animal Conceitos básicos Conceitos básicos Comportamento é uma reação exibida pelo indivíduo como resultado de estímulos internos

Leia mais

Aprendizado & Memória

Aprendizado & Memória Aprendizado & Memória Por que esta aula é importante para o curso de Medicina? Comum após concussão, alcoolismo crônico, encefalite, tumor cerebral e AVC. Demências: Doença de Alzheimer's Doença de Parkinson

Leia mais

Aprendizado & Memória

Aprendizado & Memória https://www.youtube.com/watch?v=iykqq0lc470 Aprendizado & Memória https://www.youtube.com/watch?v=j8svt1ojcmc Aprendizado: aquisição de novas informações ou novos conhecimentos Memória: retenção da informação

Leia mais

Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem

Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem Comportamento animal Conceitos básicos Conceitos básicos Comportamento é uma reação exibida pelo indivíduo como resultado de estímulos internos

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E NEUROCIÊNCIA

ALFABETIZAÇÃO E NEUROCIÊNCIA ALFABETIZAÇÃO E NEUROCIÊNCIA O QUE É NECESSÁRIO PARA O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA? - Desconstruir. - Compreender que existem estruturas neuronais que podem ser estimuladas para esta aquisição. - Compreender

Leia mais

MEMÓRIA. Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos. memórias da Riley

MEMÓRIA. Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos. memórias da Riley MEMÓRIA Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos memórias da Riley Diferentes subdivisões sistemas e estruturas cerebrais diferentes Pode ser subdividida em : Memória de curto prazo - acontecimentos recentes

Leia mais

Behaviorismo Radical e Educação: o Skinner que poucos conhecem

Behaviorismo Radical e Educação: o Skinner que poucos conhecem Behaviorismo Radical e Educação: o Skinner que poucos conhecem B.F. Skinner B. F. Skinner (1904-1990) Um dos maiores nomes da Psicologia no século XX (prêmio da APA 8 dias antes da sua morte por Destacada

Leia mais

CONDICIONAMENTO CLÁSSICO (PAVLOV) CONDICIONAMENTO OPERANTE (SKINNER) APRENDIZAGEM POR OBSERVAÇÃO DE MODELOS (BANDURA)

CONDICIONAMENTO CLÁSSICO (PAVLOV) CONDICIONAMENTO OPERANTE (SKINNER) APRENDIZAGEM POR OBSERVAÇÃO DE MODELOS (BANDURA) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Educação Social, 1º Ano, 1º Semestre CONDICIONAMENTO CLÁSSICO (PAVLOV) CONDICIONAMENTO OPERANTE (SKINNER) APRENDIZAGEM POR OBSERVAÇÃO DE MODELOS (BANDURA) Copyright,

Leia mais

Unidade: Memória. Unidade I:

Unidade: Memória. Unidade I: Unidade I: 0 Unidade: Memória Ó que saudades que eu tenho Da aurora da minha vida Da minha infância querida Que os anos não trazem mais (Casemiro de Abreu) O que é, afinal, MEMÓRIA? No dicionário encontramos

Leia mais

Temas da Aula de Hoje: A Natureza e o Cenário Escolar. A natureza da Aprendizagem e do Ensino. A natureza da Aprendizagem e do Ensino

Temas da Aula de Hoje: A Natureza e o Cenário Escolar. A natureza da Aprendizagem e do Ensino. A natureza da Aprendizagem e do Ensino Temas da Aula de Hoje: A Natureza e o Cenário Escolar Educação e Aprendizagem Tipos de Aprendizagem Psicologia da Educação I Profa. Elisabete Martins da Fonseca Aprendizagem e o Processamento de Informações

Leia mais

Behaviorismo. O termo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado Psicologia: como os behavioristas a vêem por John Broadus Watson.

Behaviorismo. O termo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado Psicologia: como os behavioristas a vêem por John Broadus Watson. Behaviorismo Behaviorismo O termo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado Psicologia: como os behavioristas a vêem por John Broadus Watson. Behavior significa comportamento, definido

Leia mais

CONDICIONAMENTO OPERANTE (SKINNER)

CONDICIONAMENTO OPERANTE (SKINNER) CONDICIONAMENTO OPERANTE (SKINNER) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Educação Social, 1º Ano, 1º Semestre Copyright, 2015 José Farinha, ESEC-UAlg APRENDIZAGEM HUMANA 1 Autores relevantes Burrhus

Leia mais

Psicologia da Comunicação Aulas do Tema 2 Behaviorismo e Gestalt. Profa. Dra. Cleusa Sakamoto FAPCOM

Psicologia da Comunicação Aulas do Tema 2 Behaviorismo e Gestalt. Profa. Dra. Cleusa Sakamoto FAPCOM Psicologia da Comunicação Aulas do Tema 2 Behaviorismo e Gestalt Profa. Dra. Cleusa Sakamoto FAPCOM - 2010 Behaviorismo principais fundamentos Início com John Watson (1913) que buscava uma Psicologia sem

Leia mais

Aprendizagem e Recompensa. Prof. Dr. Ana Raquel Karkow

Aprendizagem e Recompensa. Prof. Dr. Ana Raquel Karkow Aprendizagem e Recompensa Prof. Dr. Ana Raquel Karkow Aprendizagem é uma mudança relativamente duradoura resultante da experiência. Adapta comportamentos ao ambiente Behaviorismo: foco no comportamento

Leia mais

O Behaviorismo. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia

O Behaviorismo. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia O Behaviorismo Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia BEHAVIORISMO SKINNER Skinner nasceu em 1904, no estado da Pensilvânia, EUA. Graduou-se em Havard em Psicologia. Morreu

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES REALIDADE Realidade psíquica elaborada pelo indivíduo a partir dos conteúdos armazenados na mente As vezes, usamos nossa

Leia mais

MEMÓRIA. Drª Andressa Chodur - Terapeuta Ocupacional Mestre em comportamento Motor UFPR / Capacitada em Oficina da Memória

MEMÓRIA. Drª Andressa Chodur - Terapeuta Ocupacional Mestre em comportamento Motor UFPR / Capacitada em Oficina da Memória MEMÓRIA Drª Andressa Chodur - Terapeuta Ocupacional Mestre em comportamento Motor UFPR / Capacitada em Oficina da Memória Andressa Knetsiki, Jessica Fiais de Mello, Letícia D. V. de Alleluia Estagiárias

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Núcleo Temático: Fundamentos Téoricos Disciplina: Análise Experimental do Comportamento I Professor(es): Cassia Roberta

Leia mais

DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura

DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura O termo behaviorismo foi inaugurado por John B. Watson, publicado em artigo em 1913, que apresentava o título: "A psicologia

Leia mais

Grupo I. 1. «A memória é o suporte essencial dos processos de aprendizagem». Esta afirmação é

Grupo I. 1. «A memória é o suporte essencial dos processos de aprendizagem». Esta afirmação é AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA Escola EB 2,3/Secundária de S. Sebastião, Mértola Ano Lectivo 2011/2012 Disciplina de Psicologia B 12º Ano Turma A Ficha de Verificação de Conhecimentos 90 minutos 2º

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina ENSINO SECUNDÁRIO PSICOLOGIA B 12º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

de Psicologia B 12º Ano Turma B 25/03/2014 PROPOSTA DE CORREÇÃO Grupo I

de Psicologia B 12º Ano Turma B 25/03/2014 PROPOSTA DE CORREÇÃO Grupo I Teste de Avaliação Teste de de Filosofia Avaliação - de Psicologia B 12º Ano Turma B 25/03/2014 PROPOSTA DE CORREÇÃO Leia o teste com atenção antes de responder às questões. Grupo I 1- A perspetiva ecológica

Leia mais

Nossos cães são nossos espelhos. Você tem olhado para o seu?

Nossos cães são nossos espelhos. Você tem olhado para o seu? Nossos cães são nossos espelhos. Você tem olhado para o seu? Bem-estar de Cães e Gatos Conceitos Básicos II Senciência Senciência animal Um ser senciente - tem emoções, como medo e raiva Senciência animal

Leia mais

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es):

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es): FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa s Estudos

Leia mais

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: 2/2/2009 PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM AULA 1 (aulas 1 e 2 da apostila) NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: Cristina Vasques Cristina Vasques Rosana Tavares Vergiane Crepaldi colaborações

Leia mais

Desafios da inclusão escolar e

Desafios da inclusão escolar e Desafios da inclusão escolar e dificuldades de aprendizagens das pessoas com deficiência Profa. Dra Nadia Aparecida Bossa Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa Autora dos Livros: - Fracasso Escolar: um olhar

Leia mais

MEMÓRIA E IDENTIDADE OS OUTROS EM EU OU A CARNE DA CULTURA

MEMÓRIA E IDENTIDADE OS OUTROS EM EU OU A CARNE DA CULTURA MEMÓRIA E IDENTIDADE OS OUTROS EM EU OU A CARNE DA CULTURA MEMÓRIA Modo como os acontecimentos passados afetam o futuro. O passado determina o que e como aprendemos. Mesmo que não tenhamos

Leia mais

Comportamentalismo e Teoria da Aprendizagem Social. Psicologia da Educação II UAB Profa. Simone Paludo

Comportamentalismo e Teoria da Aprendizagem Social. Psicologia da Educação II UAB Profa. Simone Paludo Comportamentalismo e Teoria da Aprendizagem Social Psicologia da Educação II UAB Profa. Simone Paludo Comportamentalismo É possível modificar o indivíduo, condicionando seus comportamentos através de estímulos

Leia mais

Todos os animais têm direito a vida

Todos os animais têm direito a vida Todos os animais têm direito a vida Comportamento animal Conceito de comportamento Comportamento é uma reação exibida pelo indivíduo como resultado de um estímulo interno ou externo Conceito de etologia

Leia mais

1 Introdução ao Comportamento Organizacional, 3

1 Introdução ao Comportamento Organizacional, 3 Parte 1 Comportamento Organizacional, 1 1 Introdução ao Comportamento Organizacional, 3 1.1 Comportamento organizacional definição e principais temas, 4 1.2 Enfoque interdisciplinar, 7 1.3 Comportamento

Leia mais

Todos os animais têm direito a vida

Todos os animais têm direito a vida Todos os animais têm direito a vida Comportamento animal Conceito de comportamento Comportamento é uma reação exibida pelo indivíduo como resultado de um estímulo interno ou externo Conceito de etologia

Leia mais

Ciência do Comportamento e Aprendizado Através de Jogos Eletrônicos

Ciência do Comportamento e Aprendizado Através de Jogos Eletrônicos Ciência do Comportamento e Aprendizado Através de Jogos Eletrônicos Rodrigo Diniz Pinto Lívia Freire Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais Habilidades desenvolvidas pelos usuários de Jogos Eletrônicos:

Leia mais

Neurociência Aplicada à Educação

Neurociência Aplicada à Educação Neurociência Aplicada à Educação UCS Prof. Dr. Lucas F. de Oliveira Neurociências O estudo científico do sistema nervoso Aspectos: Anatômicos Bioquímicos Fisiológicos Embriológicos Farmacológicos Genéticos

Leia mais

Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações

Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações Objetivos Apontar a importância da definição precisa do comportamento Apresentar os conceitos básicos da Escola Behaviorista Descrever o condicionamento

Leia mais

O trabalho mental Fernando Gonçalves Amaral

O trabalho mental Fernando Gonçalves Amaral O trabalho mental Fernando Gonçalves Amaral Assuntos Atividade mental Processamento de informação Captação de informação Cognição IHC/IHM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS Atividade

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO

APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS O comportamento resulta de um processo de APRENDIZAGEM. Todo comportamento pode ser condicionado, por meio do controle e manipulação das variáveis ambientais.

Leia mais

2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO, Objetivos da Psicologia como ciência, Uso da Psicologia na Administração, 11

2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO, Objetivos da Psicologia como ciência, Uso da Psicologia na Administração, 11 Sumário 1 Introdução, 1 2 Conceitos, 5 2.1 PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE E PSICOLOGIA, 5 2.1.1 Psiquiatria, 5 2.1.2 Psicanálise e Psicoterapia, 6 2.1.3 Psicologia, 8 2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

Tema 2 EU: 2.1. A Cognição A perceção, aprendizagem e memória GRUPO I. Questões de escolha múltipla

Tema 2 EU: 2.1. A Cognição A perceção, aprendizagem e memória GRUPO I. Questões de escolha múltipla AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA Escola EB 2,3/Secundária de S. Sebastião, Mértola Ano Letivo 2012/2013 Disciplina de Psicologia B 12º Ano Turmas A e B Ficha de verificação de conhecimentos Docente: Rui

Leia mais

PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA

PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA 12 de Junho de 2013 Sala 23 Nome Completo: No do BI: Nº de aluno: Tempo

Leia mais

Aspectos introdutórios. rios

Aspectos introdutórios. rios Aspectos introdutórios rios Aspectos teóricos Copyright, 2005 José Farinha Aspectos gerais Os psicólogos sociais constroem e testam teorias acerca do comportamento social; Teoria psicossociológica o É

Leia mais

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II

Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II Disciplina: Processos Psicológicos Básicos II Agora vamos realizar um REVISÃO dos temas estudados na Disciplina Processos Psicológicos Básicos II É esperado, que ao final, você reconheça os conceitos centrais

Leia mais

As ideias são inatas?

As ideias são inatas? Controlo Motor e Aprendizagem Aula teórica 9/1 Controlo Motor e Aprendizagem Aula teórica 9/2 Objectivos Identificar os fundamentos e principais predições das teorias clássicas de aprendizagem. Identificar

Leia mais

PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2013/2014. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2013/2014. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2013/2014 Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Licenciatura em Psicologia Componente Específica de Psicologia

Leia mais

Análise do Comportamento

Análise do Comportamento Análise do Comportamento princípios básicos aplicados à Saúde Prof. Dr. Ricardo Gorayeb Depto. Neurociências e Ciências do Comportamento FMRPUSP Aspectos Preliminares Origem (Pavlov, Skinner) Características:

Leia mais

Psicologia - Prova institucional 2 3º Período NOTURNO 2018/2

Psicologia - Prova institucional 2 3º Período NOTURNO 2018/2 DISCIPLINA: ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO QUESTÃO 01 Considere as assertivas abaixo sobre o sistema límbico: I. O sistema límbico localiza-se na parte central do cérebro. II. Acredita-se que

Leia mais

Condicionamento reflexo

Condicionamento reflexo Condicionamento reflexo Prof. Ana Raquel Karkow Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1 Reflexo, estímulo e resposta Estímulo = parte ou mudança em uma parte do AMBIENTE Resposta = mudança no ORGANISMO

Leia mais

Psicofisiologia APRENDIZAGEM E MEMÓRIA

Psicofisiologia APRENDIZAGEM E MEMÓRIA Psicofisiologia APRENDIZAGEM E MEMÓRIA Aprendizagem e Memória Definições e classificações Aprendizagem: Indução de alterações neuronais induzidas pela experiência Memória: Manutenção e expressão daquelas

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Processos Psicológicos Básicos Professor(es) Paulo Sérgio Boggio DRT 112311-5 Claudio Bastidas Martinez

Leia mais

Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE. Julho de 2010

Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE. Julho de 2010 Projeto de Acessibilidade Virtual RENAPI/NAPNE Julho de 2010 Memória A memória é uma faculdade cognitiva extremamente importante porque ela forma a base para a aprendizagem. Se não houvesse uma forma de

Leia mais

PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL? / CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO / ANALISE DO COMPORTAMENTO / PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ANALISE DO COMPORTAMENTO.

PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL? / CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO / ANALISE DO COMPORTAMENTO / PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ANALISE DO COMPORTAMENTO. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO ICHI CURSO DE PSICOLOGIA FUNDAMENTOS PSIC COG COMP - AULA 01 (04.03.10) PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL? / CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO

Leia mais

CARGA HORÁRIA ESPAÇOS DIVERSIFICADOS 15H/a CONTEÚDO PREVISTO

CARGA HORÁRIA ESPAÇOS DIVERSIFICADOS 15H/a CONTEÚDO PREVISTO CRÉDITOS 5 Componente Curricular: AEC- Análise Experimental do Comportamento Professor: Willian Wenceslau de Oliveira Período: 3º - Ano: 2015.1 TOTAL DE AULAS(h/a) 90H/a CARGA HORÁRIA ESPAÇOS DIVERSIFICADOS

Leia mais

Cognição. A aprendizagem

Cognição. A aprendizagem Cognição A aprendizagem A aprendizagem A aprendizagem consiste numa mudança relativamente estável e duradoura do comportamento e das atitudes do indivíduo adquiridas como resultado da observação prática,

Leia mais

As ideias são inatas?

As ideias são inatas? Controlo e Aprendizagem Aula teórica 5/1 Objectivos?Identificar os fundamentos e principais predições das teorias clássicas de aprendizagem.?identificar as diferenças entre behaviorismo e cognitivismo.?conhecer

Leia mais

Dra Nadia Bossa PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Dra Nadia Bossa  PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Dra Nadia Bossa PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Dra Nadia Bossa O cérebro é constituído de vários circuitos neuronais, denominados sistemas funcionais. Esses sistemas são

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.7 - Abordagens Teóricas em IHC Psicologia Cognitiva Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/41 Conteúdo

Leia mais

Fundamentos de. Psicologia. Psicologias Comportamentais. Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em

Fundamentos de. Psicologia. Psicologias Comportamentais. Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em Fundamentos de Psicologia Psicologias Comportamentais Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em http://reeduc.com.br Principais Teóricos John Broadus Watson, Ivan Pavlov, Edward

Leia mais

Informação. Teoria da Informação. I = log 2 N. Estratégia Perceptiva

Informação. Teoria da Informação. I = log 2 N. Estratégia Perceptiva Processos Cognitivos e Aprendizagem Motora Aula 2/1 Processos Cognitivos e Aprendizagem Motora Aula 2/2 Teoria da Informação Shannon & Weaver (1949) Quantificar a informação que circula nos meios de comunicação

Leia mais

16/09/2010 CÓRTEX CEREBRAL

16/09/2010 CÓRTEX CEREBRAL CÓRTEX CEREBRAL CÓRTEX CEREBRAL córtex = casca composto por substância cinzenta (2 a 4mm) e substância branca adjacente (que une diferentes áreas) uma das mais importantes áreas do SN é a mais recente

Leia mais

AS HABILIDADES COGNITIVAS NAS AULAS DE HIDROGINÁSTICA DO PROGRAMA ATIVE-SE/UNATI UNICRUZ

AS HABILIDADES COGNITIVAS NAS AULAS DE HIDROGINÁSTICA DO PROGRAMA ATIVE-SE/UNATI UNICRUZ AS HABILIDADES COGNITIVAS NAS AULAS DE HIDROGINÁSTICA DO PROGRAMA ATIVE-SE/UNATI UNICRUZ ROSSATO 1, Vania Mari; SANTOS², Pablo Vieira dos; PEREIRA³, Jairana Cavalheiro Palavras chave: Envelhecimento, Cognição,

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE AVALIAÇÃO SUMATIVA INTERNA NA MODALIDADE DE FREQUÊNCIA NÃO PRESENCIAL. Ensino Secundário Recorrente por Módulos

MATRIZ DA PROVA DE AVALIAÇÃO SUMATIVA INTERNA NA MODALIDADE DE FREQUÊNCIA NÃO PRESENCIAL. Ensino Secundário Recorrente por Módulos OBJETIVOS/ COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS ESTRUTURA E ITENS DE AVALIAÇÃO COTAÇÃO (200 PONTOS) TOTAL 1. Compreender a especificidade do ser humano do ponto de vista dos fatores biológicos, cerebrais e culturais.

Leia mais

Raciocínio Lógico e Memória

Raciocínio Lógico e Memória Raciocínio Lógico e Memória 1 Memória Memória é a aquisição, o armazenamento (conservação) e a recuperação (evocação) de informações. A aquisição é também chamada de aprendizagem: só se grava aquilo que

Leia mais

De Profundis, Valsa Lenta

De Profundis, Valsa Lenta É preciso começar a perder a memória para perceber que é ela que faz a nossa vida. Uma vida sem memória não seria uma vida. Luis Buñuel De Profundis, Valsa Lenta 1.ª edição - Publicações Dom Quixote, Lisboa,

Leia mais

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ERGONOMIA ERGONOMIA COGNITIVA

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ERGONOMIA ERGONOMIA COGNITIVA CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ERGONOMIA ERGONOMIA COGNITIVA Profª. MSc. Marta Cristina Wachowicz Especialista em Psicologia do Trabalho Mestre em Engenharia de Produção-Ergonomia

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE BACHAREL EM PSICOLOGIA FORMAÇÃO PSICÓLOGO

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE BACHAREL EM PSICOLOGIA FORMAÇÃO PSICÓLOGO UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE BACHAREL EM PSICOLOGIA FORMAÇÃO PSICÓLOGO RELATÓRIO DO CONDICIONAMENTO OPERANTE REALIZADO COM O SOFTWARE: SNIFFY, O RATO VIRTUAL. Garanhuns - PE 2011 FRANCY LIMA RELATÓRIO

Leia mais

Principais Teorias da Aprendizagem

Principais Teorias da Aprendizagem INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Principais Teorias da Aprendizagem Prof. Nelson Luiz Reyes Marques www.nelsonreyes.com.br

Leia mais

Aula Gratuita (com questões para a Aeronáutica)

Aula Gratuita (com questões para a Aeronáutica) 1 Aula Gratuita (com questões para a Aeronáutica) 2 Olá, concurseiros(as)! Bem vindo(a) ao melhor Curso de Psicologia para Concursos do Brasil! Neste Ebook-Aula, trazemos questões comentadas alternativa

Leia mais

UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA (a especificidade do ser humano)

UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA (a especificidade do ser humano) ANO : 12º PSICOLOGIA B Curso Científico-Humanístico p.1/4 COMPETÊNCIAS A UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA (a humano) TEMA 1: ANTES DE MIM A genética, o cérebro e a cultura (12 aulas de 90`) ADN, genes e cromossomas.

Leia mais

GABARITO COMENTADO DO SIMULADO SOBRE PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS

GABARITO COMENTADO DO SIMULADO SOBRE PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS GABARITO COMENTADO DO SIMULADO SOBRE PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS Confira suas respostas com calma, em um lugar tranqüilo. Tente incorporar os comentários abaixo da melhor forma possível. Marque suas

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E PSICOLOGIA EDUCACIONAL E ESCOLAR: DE QUAL BEHAVIORISMO FALAMOS? Natália Pascon Cognetti* (Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá,

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR ROTEIRO DE AULA MÓDULO 8 O impacto da neurociência na sala de aula Neuroaprendizagem :as novas formas do conhecimento e cognição como elemento de transformação

Leia mais

O que é uma lesão neurológica???????

O que é uma lesão neurológica??????? PLASTICIDADE NEURAL O que é uma lesão neurológica??????? Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Estruturas cerebrais Recuperação funcional? Como ocorre? Quais são as bases fisiológicas?

Leia mais

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o NEUROPLASTICIDADE O cérebro é um sistema aberto, que está em constante interação com o meio e que transforma suas estruturas e mecanismos de funcionamento ao longo do processo de interação. Aprende atuando!

Leia mais

Medidas individuais de bem-estar

Medidas individuais de bem-estar Medidas individuais de bem-estar Educação Desenvolvimento da aprendizagem: cães* Fases de vida do cão - Filhote: do nascimento aos oito meses - Adolescente: dos oito meses aos três anos - Adulto * Segundo

Leia mais

Análise do comportamento. Interacionismo: Busca as causas dos fenômenos a partir das interações.

Análise do comportamento. Interacionismo: Busca as causas dos fenômenos a partir das interações. Análise do comportamento Características da filosofia Behaviorismo radical que dá fundamento à ciência da Análise do comportamento: Monismo: Crença em apenas uma natureza, sendo esta a física. OBS.: Os

Leia mais

Técnicas de Ensino em ABA ABA além da mesinha

Técnicas de Ensino em ABA ABA além da mesinha Técnicas de Ensino em ABA ABA além da mesinha 2 Motivação Hierarquia de Dicas; Modelagem; Apresentação dos Estímulos; Generalização 3 Ambiente e Material Para realizar a Terapia ABA, são necessárias as

Leia mais

Aprendizagem e Neurodiversidade. Por André Luiz de Sousa

Aprendizagem e Neurodiversidade. Por André Luiz de Sousa Aprendizagem e Neurodiversidade Por André Luiz de Sousa Você provavelmente já se perguntou: o que é a aprendizagem? Como aprendemos? Neste breve texto, falaremos um pouco sobre este assunto. A aprendizagem

Leia mais

Responde sinteticamente, às questões que se seguem.

Responde sinteticamente, às questões que se seguem. Responde sinteticamente, às questões que se seguem. 1 A mente é um conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos. Justifique. Durante muito tempo associou-se o conceito de mente à

Leia mais

Serão as emoções importantes? Sim

Serão as emoções importantes? Sim As emoções Emoções Uma reação complexa a estímulos externos (mais frequentemente) e também a estímulos internos, que se traduz em reações fisiológicas, comportamentais, cognitivas, afetivas, sentimentais

Leia mais

Sistema Nervoso Cap. 13. Prof. Tatiana Setembro / 2016

Sistema Nervoso Cap. 13. Prof. Tatiana Setembro / 2016 Sistema Nervoso Cap. 13 Prof. Tatiana Setembro / 2016 Função Responsável pela comunicação entre diferentes partes do corpo e pela coordenação de atividades voluntárias ou involuntárias. Neurônios A célula

Leia mais

Aula: Análise funcional aplicada em ambiente clínico e Contingências de Reforçamento em ambiente clínico. Contingência.

Aula: Análise funcional aplicada em ambiente clínico e Contingências de Reforçamento em ambiente clínico. Contingência. Aula: Análise funcional aplicada em ambiente clínico e Contingências de Reforçamento em ambiente clínico Profa. Dourtora: Letícia de Faria Santos Texto: Análise funcional aplicada em ambiente clínico Costa

Leia mais

Nota: Este enunciado tem 7 páginas. A cotação de cada pergunta encontra-se no início de cada grupo.

Nota: Este enunciado tem 7 páginas. A cotação de cada pergunta encontra-se no início de cada grupo. PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2016/2017 Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Licenciatura em Psicologia Componente Específica de Psicologia

Leia mais

Medo, Fobia, Vergonha e Estresse no Esporte

Medo, Fobia, Vergonha e Estresse no Esporte Medo, Fobia, Vergonha e Estresse no Esporte Curso de Ed. Física Prof. Ana Catarina Correia Mesquita Medo Estado emocional desencadeado no sistema nervoso central ante a um perigo iminente, que gera uma

Leia mais

ENSINO MÉDIO SISTEMA NERVOSO

ENSINO MÉDIO SISTEMA NERVOSO ENSINO MÉDIO SISTEMA NERVOSO O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes

Leia mais

O desenvolvimento neurológico é o processo cerebral básico necessário para a aprendizagem e a produtividade.

O desenvolvimento neurológico é o processo cerebral básico necessário para a aprendizagem e a produtividade. O desenvolvimento neurológico é o processo cerebral básico necessário para a aprendizagem e a produtividade. O processo evolutivo depende de três etapas distintas: 1. Desenvolvimento cerebral antes do

Leia mais

Coordenação Nervosa Cap. 10. Prof. Tatiana Outubro/ 2018

Coordenação Nervosa Cap. 10. Prof. Tatiana Outubro/ 2018 Coordenação Nervosa Cap. 10 Prof. Tatiana Outubro/ 2018 Função Responsável pela comunicação entre diferentes partes do corpo e pela coordenação de atividades voluntárias ou involuntárias. Neurônios A célula

Leia mais

COGNIÇÃO e DOR. Fabiana Goto. Neuropsicóloga Especialização em Dor HCFMUSP LINEU Laboratório de Investigações em Neurociências IPq HCFMUSP

COGNIÇÃO e DOR. Fabiana Goto. Neuropsicóloga Especialização em Dor HCFMUSP LINEU Laboratório de Investigações em Neurociências IPq HCFMUSP COGNIÇÃO e DOR Programa de Educação Continuada em Fisiopatologia e Terapêutica da Dor Equipe de Controle da Dor da Divisão de Anestesia do Instituto Central do Hospital das Clínicas FMUSP Fabiana Goto

Leia mais

Pensamento e linguagem

Pensamento e linguagem Pensamento e linguagem Função da linguagem Comunicar o pensamento É universal (há situações que nem todos sabem fazer), mas todos se comunicam Comunicação verbal Transmissão da informação Características

Leia mais

Prof. Fabio Azevedo om rtu al Desvendando os Mistérios da Memória.b 31/07/2015 rs o vi Esp. em Fisiologia do Exercício, Medidas e Avaliação cu Memória Definição 1: on Capacidade de reter e manipular informações

Leia mais

ANALGESIA & ANESTESIA EM ANIMAIS DE LABORATÓRIO

ANALGESIA & ANESTESIA EM ANIMAIS DE LABORATÓRIO - O sistema sensorial informa o cérebro sobre o estado dos meios interno e externo Dor Alarme cujo objetivo é proteger o organismo Comportamentos aversivos e de fuga ANALGESIA & ANESTESIA EM ANIMAIS DE

Leia mais