SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS. Apresentação : Ailton Barboni

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS. Apresentação : Ailton Barboni"

Transcrição

1 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS Apresentação : Ailton Barboni

2 Contribuinte x Responsável Tributário Contribuinte do imposto é qualquer pessoa física ou jurídica que realize, com habitualidade ou em volume que caracterize intuito comercial, operações de circulação de mercadorias ou prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação. Responsável tributário é aquele que a lei tributária obriga ao pagamento do tributo, em nome do contribuinte de fato (Sujeição passiva indireta).

3 Substituição Tributária (ST) - Conceito Pode ser conceituada como sendo o regime pelo qual a responsabilidade pelo ICMS devido em relação às operações ou prestações de serviços (antecedentes, concomitantes ou subsequentes) é atribuída a outro contribuinte, ou seja, a Lei altera a responsabilidade pelo cumprimento da obrigação tributária, conferindo a terceiro, que não àquele que praticou o fato gerador diretamente, mas que possui vinculação indireta com aquele que deu causa ao fato gerador do imposto.

4 Fundamento Legal A emenda constitucional nº. 03/1993 insere da Constituição Federal a possibilidade de Substituição Tributária de operações subseqüentes. O parágrafo 7º. do artigo 150 da Constituição Federal diz: 7º. A Lei poderá atribuir a sujeito passivo da obrigação tributária a condição de responsável pelo pagamento de imposto ou contribuição, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente, assegurando a imediata e preferencial restituição da quantia paga, caso não se realize o fato gerador presumido

5 Modalidades de Substituição Tributária no ICMS 1 Operações Antecedentes 2 Operações Concomitantes 3 Operações Subsequentes 3.1 Operações Subsequentes-Substit. Tributária 3.2 Operações Subsequentes-Dif. de Alíquotas

6 Modalidades de Substituição Tributária no ICMS 1 Operações Antecedentes Conhecida também como substituição para trás ou regressiva, essa modalidade ocorre quando o imposto a ser recolhido é proveniente da operação ou prestação de serviço já ocorrida. Nesta hipótese de substituição tributária, a legislação atribui a determinado contribuinte a responsabilidade pelo pagamento do ICMS em relação às operações anteriores. Nesta espécie se encontra o diferimento do lançamento do imposto. Apenas a última pessoa que participa da cadeia de circulação da mercadoria é que paga o tributo, de maneira integral, inclusive relativamente às operações anteriormente praticadas e/ou seus resultados.

7 Modalidades de Substituição Tributária no ICMS 2 Operações concomitantes Esta espécie de Substituição Tributária caracteriza-se pela atribuição da responsabilidade pelo pagamento do imposto a outro contribuinte, e não àquele que esteja realizando a operação ou prestação de serviço, concomitantemente à ocorrência do fato gerador. Nesta espécie se encontra a Substituição Tributária dos serviços de transportes de cargas.

8 Modalidades de Substituição Tributária no ICMS 3 Operações subseqüentes A ST em relação às operações subseqüentes ou progressiva caracteriza-se pela atribuição a determinado contribuinte (normalmente o primeiro na cadeia de comercialização, o fabricante ou importador) pelo pagamento do valor do ICMS incidente nas subseqüentes operações com a mesma mercadoria, até sua saída destinada a consumidor ou usuário final. (Art. 6º, parágrafo 1º, da Lei Complementar nº 87/96) Nessa hipótese o contribuinte eleito como responsável, a quem chamamos de Substituto Tributário, além de recolher o ICMS da chamada operação própria reterá dos demais contribuintes o ICMS devido pelos fatos geradores que vierem a ocorrer.

9

10 Como Funciona a S.Tributária Operações Realizadas Dentro do Estado

11 Contribuinte Substituto a) Fabricante; b) Importador (paga o ICMS da importação, no desembaraço, se credita e, ao vender, paga o ICMS da sua operação e retém o ICMS das operações subseqüentes); c) Arrematante de mercadoria importada apreendida ou abandonada; d) Estabelecimento Atacadista que receber em transferência de sua filial que fabricou.

12 Contribuinte Substituído a) Comerciante revendedor (atacadista intermediário e varejista);

13 Convenio ICMS nº. 92/2015 Alterado pelo Convênio ICMS nº. 52/2017 SEGMENTOS DE MERCADORIAS 01. Autopeças 02. Bebidas alcoólicas, exceto cerveja e chope 03. Cervejas, chopes, refrigerantes, águas e outras bebidas 04. Cigarros e outros produtos derivados do fumo 05. Cimentos 06. Combustíveis e lubrificantes 07. Energia elétrica 08. Ferramentas 09. Lâmpadas, reatores e starter 10. Materiais de construção e congêneres 11. Materiais de limpeza

14 Convenio ICMS nº. 92/2015 Alterado pelo Convênio ICMS nº. 52/2017 SEGMENTOS DE MERCADORIAS 12. Materiais elétricos 13. Medicamentos de uso humano e outros produtos farmacêuticos para uso humano ou veterinário 14. Papéis, plásticos, produtos cerâmicos e vidros 15. Pneumáticos, câmaras de ar e protetores de borracha 16. Produtos alimentícios 17. Produtos de papelaria 18. Produtos de perfumaria e de higiene pessoal e cosméticos 19. Produtos eletrônicos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos

15 Convenio ICMS nº. 92/2015 Alterado pelo Convênio ICMS nº. 52/2017 SEGMENTOS DE MERCADORIAS 20. Rações para animais domésticos 21. Sorvetes e preparados para fabricação de sorvetes em máquinas 22. Tintas e vernizes 23. Veículos automotores 24. Veículos de duas e três rodas motorizados 25. Venda de mercadorias pelo sistema porta a porta

16 Como Consultar o Convênio ICMS 52/2017? Acesso para pesquisa:

17 Lembre-se: Produtos sujeitos a Substituição Tributária com retenção antecipada no Estado de São Paulo estão divididos por grupos (cada um em um artigo) e estão listados nos artigos 289 até 313-Z20 do Regulamento do ICMS (Decreto /2000) Para o produto estar enquadrado na Substituição Tributária de São Paulo deve estar nominalmente citado no seu artigo de referência junto ao respectivo NCM (Classificação Fiscal) (Decisão Normativa CAT nº. 12/2009.

18 CEST Código Especificador da Substituição Tributária Por meio do Convênio ICMS nº. 92/2015 foi instituído o Código Especificador da Substituição Tributária (CEST). O convênio ICMS nº. 92/2015 foi consolidado pelo convênio ICMS nº. 52/2017. O código CEST tem a finalidade de identificar as mercadorias sujeitas aos regimes de substituição tributária ou de antecipação do recolhimento do ICMS. O código CEST será o mesmo no país inteiro.

19 CEST Código Especificador da Substituição Tributária O código CEST é composto por 7 (sete) dígitos, sendo que: I - o primeiro e o segundo correspondem ao segmento da mercadoria ou bem; II - o terceiro ao quinto correspondem ao item de um segmento de mercadoria ou bem; III - o sexto e o sétimo correspondem à especificação do item.

20 CEST Código Especificador da Substituição Tributária O Confaz, com base no Convênio ICMS nº. 60/2017, alterou as regras de exigência do código CEST e estabeleceu cronograma com novos prazos que varia de acordo com a atividade do contribuinte. Cronograma de exigência do CEST A indicação do código CEST será obrigatória a partir de: a) 1º de julho de 2017, para a indústria e o importador; b) 1º de outubro de 2017, para o atacadista; e c) 1º de abril de 2018, para os demais segmentos econômicos.

21 CEST Código Especificador da Substituição Tributária ANEXO II AUTOPEÇAS ITEM CEST NCM/SH DESCRIÇÃO Catalisadores em colmeia cerâmica ou metálica para conversão catalítica de gases de escape de veículos e outros catalisadores

22 CEST Código Especificador da Substituição Tributária O código CEST deverá ser informado, individualmente por produto, quando do preenchimento da nota fiscal eletrônica (NF-e), da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e), ou ainda do cupom fiscal eletrônico (CF-e-SAT) independentemente de a operação, a mercadoria estarem sujeitos ao regime de substituição tributária.

23 NÃO SE APLICA A S.TRIBUTÁRIA SITUAÇÕES QUE NÃO SE APLICA A SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA O art. 264 do RICMS/2000 nos traz situações em que, apesar da mercadoria estar sujeita a substituição tributária, não se aplicará a mesma.

24 Não haverá retenção na fonte (ICMS-ST) quando o Fabricante/Importador vender para: (artigo 264 do RICMS-SP) a) Consumidor Final; b) Adquirente utilizará para integração ou consumo em processo de industrialização; c) Outro fabricante do mesmo produto (mm modalidade e mm artigo); d) Transferência para Filial Atacadista (esta fará a substituição tributária quando vender); e) Estabelecimento paulista, quando a operação subsequente estiver aparada por isenção ou não incidência. f) Estabelecimento ao qual for atribuída, por regime especial, a condição de sujeito passivo por substituição tributária (substituto) Portaria CAT nº. 53/2013. g) Estabelecimento situado em outro Estado.

25 Pontos Importantes Fique Atento Sugestões de observações na NF e Pedido Para as situações em que a operação esteja contida no artigo 264 sugerimos fazer constar declaração quanto as situações tanto no pedido de vendas, bem como no campo de informações complementares da nota fiscal. Exemplo de declaração: O adquirente declara : Mercadoria destinada a integração em processo de industrialização. Não aplicada a ST nos termos do artigo 264 Inc.I do RICMS- SP/2000

26 Base de Cálculo da S. Tributária Operações Antecedentes e Concomitantes: Valor da Operação. Operações Subsequentes: Mercadoria com preço final a consumidor autorizado ou fixado por autoridade competente.(produtos tabelados por órgão do governo. Preço sugerido pelo fabricante ou importador (tabela de fábrica ex: veículos, cigarros, sorvetes); Média ponderada dos preços a consumidor final (Fazenda e fabricante chegam a um consenso, sendo editada uma portaria CAT com a lista de preço dos produtos ex: Port.CAT 63/2013-bebidas alcoólicas;

27 Base de Cálculo da S. Tributária Operações Subsequentes: Preço praticado pelo sujeito passivo incluídos os valores correspondentes a frete, carreto, seguro, impostos e outros encargos transferíveis ao adquirente acrescido da margem de valor agregado ou índice de valor adicionado setorial

28 Base de Cálculo da S. Tributária IVA-ST-Índice de Valor Adicionado Setorial MVA-ST-Margem de Valor Adicionado Setorial Margem de valor agregado obtida em pesquisas de mercado que estima o acréscimo de valor que a mercadoria terá até a venda ao consumidor final. Para os produtos sujeitos a ST a partir de 2008 o IVA- ST será fixado por portaria CAT.

29 Exemplo de Cálculo da S. Tributária Substituto do R.P.A. A título de exemplo temos a seguinte situação: Venda realizada por um fabricante de autopeças (Substituto) do R.P.A. a um comerciante revendedor (Substituído) dentro do território paulista. Valor dos produtos = R$ ,00 IPI de 20% = R$ 2.000,00 Frete (FOB) = R$ 1.000,00 IVA-ST estimado para Autopeças = 40% Alíquota interna do ICMS = 18%

30 Exemplo de Cálculo Autopeças Valor dos Produtos (Preço de fábrica) ,00 + IPI ,00 + Frete ( inclusive frete FOB) ,00 = Valor da Operação ,00 + Margem de lucro IVA-ST(40%) ,00 = Preço Varejo (Base Cálculo da S.T.) ,00 Vlr ICMS Apurado na Operação (18% sobre ) ,00 - ICMS da Operação própria (18% x )... (1.800,00) = ICMS Retido por S.Tributária ,00

31 Exemplo de Cálculo da S. Tributária Substituto do Simples Nacional A título de exemplo temos a seguinte situação: Venda realizada por um fabricante de autopeças (Substituto) do Simples Nacional a um comerciante revendedor (Subtituído) dentro do território paulista. Valor dos produtos = R$ 9.000,00 IPI =????? Frete (FOB) = R$ 1.000,00 IVA-ST estimado para Autopeças = 40% Alíquota Interna do ICMS = 18%

32 Exemplo de Cálculo Autopeças SN a partir Ago/2009 Valor dos Produtos (Preço de fábrica) ,00 + IPI...(SN recolhe o IPI no Das) 0,00 + Frete ( inclusive frete FOB) ,00 = Valor da Operação ,00 + Margem de lucro IVA-ST(40%) ,00 = Preço Varejo (Base Cálculo da S.T.) ,00 Vlr ICMS apurado na operação (18% sobre ) ,00 -ICMS da operação própria (18% sobre 9.000)...(1.620,00) - = ICMS Retido por S.Tributária...900,00 Substituto do SN a partir de Ago/2009 retém o ICMS-ST e repassa ao Estado. Compensa a alíquota ref. a aplicação da carga tributária sobre a Op.Própria. No recolhimento do DAS recolhe a parcela relativa ao ICMS da Op.Própria.

33 OPERAÇÕES INTERESTADUAIS CONVÊNIOS E PROTOCOLOS Nas operações interestaduais, para que haja a aplicação da substituição tributária, é necessário que o Estado remetente e o Estado destinatário sejam signatários de acordo firmado através de Convênio ou Protocolo.

34 OPERAÇÕES INTERESTADUAIS CONVÊNIO São atos assinados por todos os representantes dos Estados e do Distrito Federal, que deliberam sobre a concessão de benefícios, incentivos fiscais e regimes de tributação que terão aplicação no âmbito interno de cada ente federativo e também no âmbito interestadual. Se a operação de Substituição Tributária é definida por convênio sabemos que o tratamento será igual para todo o território nacional.

35 OPERAÇÕES INTERESTADUAIS PROTOCOLO São atos assinados apenas por alguns Estados, para determinar a aplicação de benefícios, incentivos fiscais e regimes de tributação nas operações e prestações internas e interestaduais. Sendo assim, para cada operação Interestadual, haverá a necessidade de se pesquisar a existência ou não de protocolo. Existindo protocolo deveremos analisar com detalhe o acordo firmado entre os Estados.

36 Responsabilidade pelo Recolhimento Convênio ICMS nº. 52/2017 A cláusula oitava do Convênio ICMS 52/2017, estabelece que o contribuinte remetente que promover operações interestaduais com bens e mercadorias especificadas em convênio ou protocolo que disponha sobre o regime de substituição tributária será o responsável, na condição de sujeito passivo por substituição (substituto tributário), pela retenção e recolhimento do ICMS relativo às operações subsequentes devido à Unidade Federada de destino, mesmo que o imposto tenha sido retido anteriormente. A cláusula também faz referência à atribuição da responsabilidade pelo recolhimento do valor correspondente ao diferencial de alíquotas, tratando-se de mercadorias ou bens destinados ao uso, consumo ou ativo imobilizado do destinatário..

37 Responsabilidade pelo Recolhimento Convênio ICMS nº. 52/2017 O 2 da cláusula oitava estabelece que a responsabilidade é atribuída ao destinatário de bens e mercadorias submetidas ao regime de substituição tributária, inclusive o varejista, quando o remetente, sujeito passivo por substituição, não efetuar a retenção ou efetuar retenção a menor do imposto (salvo disposição em contrário prevista na legislação da unidade destinatária).

38 OPERAÇÕES INTERESTADUAIS Normas Aplicáveis a Substituição Tributária O contribuinte substituto (Remetente) observará as normas da legislação da unidade de destino da mercadoria para o cálculo e recolhimento do ICMS-ST. Exemplo: O contribuinte paulista, ao remeter mercadorias sujeitas à substituição tributária para o Estado do Paraná, deverá observar as disposições da legislação paranaense, no que se refere à alíquota interna do produto, base de cálculo, margem de valor agregado e demais normas aplicáveis ao recolhimento do ICMS-ST.

39 OPERAÇÕES INTERESTADUAIS Normas Aplicáveis a Substituição Tributária - MVA-Ajustada Na saída de mercadoria sujeita a substituição tributária, destinada a outra unidade da federação, cuja saída interna seja tributada com alíquota superior a alíquota interestadual, o contribuinte paulista (RPA) deverá utilizar para cálculo da substituição tributária a MVA- Ajustada.

40 Como Calcular a MVA-Ajustada Na saída de mercadoria destinada a outra unidade da federação, cuja saída interna seja tributada com alíquota superior a alíquota interestadual, o estabelecimento paulista (RPA) deverá utilizar para cálculo da substituição tributária a MVA-Ajustada, calculada pela seguinte fórmula: MVA-ST Ajustada = [(1+MVA-ST original)x(1 ALQ Inter)/(1 ALQ intra)]-1 Onde: a) MVA-ST Original é a margem de valor agregado aplicável na operação; b) ALQ inter é a alíquota interestadual aplicável à operação; c) ALQ intra é a alíquota interna ou carga tributária efetiva aplicável à mercadoria no estado de destino; Nota: Se o remetente for do Simples Nacional o cálculo será realizado considerando a MVA original Fonte : Convênio ICMS nº. 35/2011

41 SAÍDAS PARA OUTROS ESTADOS COM PROTOCOLO OU CONVÊNIO UTILIZAÇÃO DA MVA ORIGINAL PARA REMETENTE DO SIMPLES NACIONAL O contribuinte paulista, optante pelo Simples Nacional que, na condição de substituto, realizar operações sujeitas ao regime de substituição tributária para outro Estado que mantenha convênio ou protocolo com o Estado de São Paulo, passam a adotar, para efeito de determinação da base de cálculo da ST, os percentuais de MVA-ST Original estabelecidos em Convênio ou Protocolo ou na legislação da unidade federada destinatária da mercadoria. Base legal: Convênio ICMS nº. 35/2011, consolidado pelo Convênio ICMS nº. 52/2017.

42 Forma de Recolhimento do ICMS-ST Substituto Inscrito na UF de Destino Poderá ser concedida inscrição do contribuinte substituto no cadastro da SEFAZ do Estado destinatário. Concedida a inscrição, o seu número deverá ser informado em campo específico da NF-e. O imposto retido pelo substituto deverá ser recolhido por meio de apuração mensal e recolhido nos prazos estabelecidos no protocolo/convênio.

43 Recolhimento Prazos Convênio ICMS nº. 52/2017 A cláusula décima quinta do Convênio ICMS 52/2017, definiu os prazos para recolhimento do ICMS devido por substituição tributária, nas operações interestaduais em que o remetente esteja inscrito como substituto tributário na Unidade da Federação de destino. CONTRIBUINTES INSCRITOS NA UF DE DESTINO DA OPERAÇÃO O vencimento do imposto devido por substituição tributária será, conforme o regime de tributação do sujeito passivo por substituição quando este for inscrito no cadastro de contribuinte do ICMS da Unidade Federada de destino, nos seguintes prazos: Regime de tributação Normal de Apuração Simples Nacional Prazo dia 9 do mês subsequente dia 2 do segundo mês subsequente

44 Forma de Recolhimento do ICMS-ST Substituto não Inscrito na UF de Destino O imposto retido pelo contribuinte substituto deverá ser recolhido por meio de Guia Nacional de Recolhimentos de Tributos Estaduais-GNRE em favor do Estado destinatário, em relação a cada operação, por ocasião da saída da mercadoria, devendo uma via acompanhar o transporte da mercadoria. Deverá ser utilizada GNRE específica para cada convênio ou protocolo sempre que o contribuinte substituto operar com mercadorias sujeitas ao regime de ST regido por normas diversas.

45 OPERAÇÕES INTERESTADUAIS Mercadorias destinadas a Uso Consumo ou Imobilizado Diferencial de Alíquotas do ICMS Todos os contribuintes do ICMS são obrigados a recolher o ICMS relativo à diferença existente entre a alíquota interna (praticada no Estado destinatário) e a alíquota interestadual nas seguintes operações e prestações: a) Entrada de mercadorias de outra UF destinadas a uso e consumo; b) Entrada de mercadorias de outra UF destinadas ao ativo imobilizado; c) Entrada de prestação de serviço de transporte interestadual cuja prestação tenha iniciado em outra UF referente à aquisição de materiais para uso e consumo ou para o ativo imobilizado; Somente existirá diferencial de alíquotas a ser recolhido caso o percentual da alíquota interna seja superior ao da alíquota interestadual.

46 OPERAÇÕES INTERESTADUAIS Retenção do Diferencial de Alíquotas do ICMS Quando a mercadoria está sujeita a substituição tributária e o substituto (remetente) faz uma operação interestadual destinada a contribuinte de outro Estado que irá utilizar a mercadoria para uso e consumo ou imobilizado(usuário final), havendo acordo entre os Estados (Protocolo ou Convênio), o remetente deverá reter e recolher o Diferencial de Alíquotas a que estaria sujeito o contribuinte destinatário.

47 Novas Regras para o Cálculo do Diferencial de Alíquotas estabelecidas a partir de 2016

48 Retenção do Diferencial de Alíquotas do ICMS Conforme disposto nas legislações internas de diversos Estados (ex: Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pará, Goiás), o ICMS devido a título de diferencial de alíquotas será calculado segundo as normas estabelecidas na legislação de cada Estado. Estas legislações determinam que o diferencial de alíquotas seja apurado por meio de uma fórmula em que o ICMS deva compor a base de cálculo do DIFAL.

49 Retenção do Diferencial de Alíquotas do ICMS Operações com o Estado do Rio Grande do Sul Conforme disposto na legislação interna do Estado do Rio Grande do Sul o ICMS devido a título de diferencial de alíquotas será calculado de acordo com a seguinte fórmula: Valor da operação ICMS origem ICMS devido = { Alíquota Interna do ICMS x Alíquota Interna do ICMS } ICMS Origem Base Legal no Rio Grande do Sul : Artigo 37 Parágrafo único Alínea A do Livro III do RICMS-RS (Decreto /1997) que remete aos artigos 16 e 18 do livro I do RICMS-RS combinado com a Instrução Normativa RE nº 39/2016 com vigência a partir de 01 de agosto de 2016.

50 Nova Regra para o Cálculo do Diferencial de Alíquotas estabelecida pelo Convênio ICMS nº. 52/2017

51 Cálculo do DIFAL - Nova Regra Convênio ICMS nº. 52/2017 Uma das principais inovações estabelecidas pelo Convênio ICMS 52/2017 foi o regramento específico para o cálculo do valor devido a título de diferencial de alíquotas, tratando-se de operações com bens e mercadorias submetidos ao regime de substituição tributária, destinados a uso, consumo ou ativo imobilizado do contribuinte adquirente. O Convênio ICMS 52/2017 não só traz uma fórmula específica para o cálculo do ICMS devido a título de diferencial de alíquotas (cláusula décima quarta, inciso II), como também estabelece expressamente que o valor do diferencial de alíquotas compõe sua própria base de cálculo (cláusulas décima segunda e décima terceira).

52 Cálculo do DIFAL Fórmula de Cálculo Convênio ICMS nº. 52/2017 A cláusula décima quarta estipula, em seu inciso II, a fórmula para obtenção do valor a ser recolhido por substituição tributária, a título de diferencial de alíquotas (ICMS ST DIFAL): ICMS ST DIFAL = [(V oper - ICMS origem) / (1 - ALQ interna)] x ALQ interna - (V oper x ALQ interestadual) a) "ICMS ST DIFAL": valor do imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna a consumidor final estabelecida na unidade federada de destino para o bem ou a mercadoria e a alíquota interestadual; b) "V oper": valor da operação interestadual, acrescido dos valores correspondentes a frete, seguro, impostos, contribuições e outros encargos transferíveis ou cobrados do destinatário, ainda que por terceiros;

53 Cálculo do DIFAL Fórmula de Cálculo Convênio ICMS nº. 52/2017 c) "ICMS origem": valor do imposto correspondente à operação interestadual, destacado no documento fiscal de aquisição. Na hipótese em que o remetente for optante pelo Simples Nacional, deverá ser deduzido, a título de ICMS da operação própria, o resultado da aplicação da alíquota interestadual estabelecida pelo Senado Federal; d) "ALQ interna": alíquota interna estabelecida na Unidade Federada de destino para as operações com o bem e a mercadoria a consumidor final, inclusive o adicional de até dois pontos percentuais na alíquota de ICMS destinados ao Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza; e) "ALQ interestadual": alíquota estabelecida pelo Senado Federal para a operação.

54 Fundo de Combate a Pobreza Convênio ICMS nº. 52/2017 Em algumas Unidades da Federação, é cobrado um adicional de até dois pontos percentuais na alíquota de ICMS em relação a determinadas mercadorias, com destinação específica para o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, conforme autorizado pelo artigo 82, 1, do ADCT da Constituição Federal. Em tais casos, deverá ser somado à alíquota interna o adicional para fins do cálculo do imposto a recolher em favor da Unidade da Federação de destino.

55 Mercadorias já alcançadas pela Substituição Ressarcimento do Imposto Regra geral o contribuinte paulista (substituído) recebe as mercadorias com o imposto já retido e recolhido pelo contribuinte substituto. Caso esta mercadoria seja objeto de nova operação interestadual sujeita a substituição tributária, o remetente que der a nova saída deverá reter e recolher o imposto devido por ST. Com isso este estabelecimento será tributado duas vezes sobre a mesma operação. Para regularizar essa duplicidade de tributação, o contribuinte paulista que der nova saída interestadual de mercadoria já alcançada pela substituição tributária, terá direito ao ressarcimento do imposto retido na operação anterior.

56 Mercadorias já alcançadas pela Substituição Ressarcimento do Imposto Substituído do R.P.A. Se o contribuinte for do R.P.A terá direito ao ressarcimento do imposto retido da operação anterior (operação própria + substituição tributária). O ressarcimento não impedirá o aproveitamento do crédito, quando admitido, do imposto incidente sobre a operação própria, mediante lançamento no livro Registro de Apuração do ICMS, no quadro "Crédito do Imposto - Outros Créditos", com a expressão "Crédito relativo à operação própria do substituto".

57 Mercadorias já alcançadas pela Substituição Ressarcimento do Imposto Substituído do Simples Nacional Se o contribuinte for do Simples Nacional terá direito ao ressarcimento somente do imposto retido por ST. Base Legal: Portaria CAT nº.17/1999 e Portaria CAT nº 158/2015

58 ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA Nos termos do artigo 426-A do RICMS-SP, o contribuinte localizado neste Estado que receber mercadorias relacionadas nos artigos 313-A à 313-Z20 do RICMS-SP, destinadas a comercialização, diretamente de outro Estado sem a retenção antecipada do ICMS por inexistência de Protocolo ou Convênio, por ocasião da entrada no território paulista, deverá efetuar antecipadamente o recolhimento: a) do imposto devido pela própria operação de saída da mercadoria; b) em sendo o caso, o imposto devido pelas operações subsequentes, na condição de sujeito passivo por substituição. Base Legal art. 426-A do RICMS/2000

59 Como Funciona a Antecipação Tributária

60 Produtos Sujeitos à Antecipação A antecipação se aplica somente às mercadorias sujeitas à substituição tributária constantes nos artigos 313-A á 313-Z20 do RICMS-SP/2000. Fique Atento!!! A partir de 01/01/2016 foram incluídos e excluídos diversos produtos no regime de ST em cumprimento ao disposto na LC nº. 123/2006, LC nº. 147/2014 e no Convênio ICMS nº. 92/2015 consolidado pelo Convênio ICMS nº. 52/2017. Dentre as mercadorias excluídas temos: Bicicletas, Brinquedos, Produtos de colchoaria, Instrumentos Musicais, Produtos fonográficos.

61 Como Calcular o ICMS Antecipado O cálculo da antecipação a ser efetuado pelo contribuinte paulista é semelhante ao cálculo efetuado pelo contribuinte substituto. Deve ser aplicada a alíquota interna do produto sobre o preço varejo da mercadoria ou preço final de venda da mercadoria, deduzindo-se o valor do imposto da operação anterior constante no documento fiscal. Se a mercadoria tiver preço fixado pelo fabricante este deve ser a base de cálculo para o ICMS antecipado. Não havendo preço fixado, aplica-se o IVA-ST sobre o valor da operação (valor da NF + Frete + Seguro + Impostos + outros encargos suportados pelo contribuinte)

62 Como Calcular o IVA-Ajustado Na entrada de mercadoria proveniente de outra unidade da federação, cuja saída interna seja tributada com alíquota superior a alíquota interestadual, o estabelecimento paulista deverá utilizar para cálculo da antecipação o IVA-Ajustado, calculado pela seguinte fórmula: IVA-ST Ajustado = [(1+IVA-ST original)x(1 ALQ Inter)/(1 ALQ intra)]-1 Onde: a) IVA-ST Original é o IVA-ST aplicável na operação interna; b) ALQ inter é a alíquota interestadual aplicada pelo remetente; c) ALQ intra é a alíquota aplicável à mercadoria no estado de São Paulo; Nota: Se o remetente for do Simples Nacional o adquirente irá fazer o cálculo considerando o IVA original (Base Legal : Convênio ICMS nº. 35/2011 consolidado pelo Convênio ICMS nº. 52/2017)

63 ENTRADAS DE OUTROS ESTADOS SEM PROTOCOLO OU CONVÊNIO REMETENTE DO SIMPLES NACIONAL UTILIZAÇÃO DO IVA ORIGINAL Quando o Remetente for do Simples Nacional o contribuinte paulista adquirente de mercadoria, optante pelo Simples Nacional ou não, que for responsável pelo recolhimento do imposto devido por ST (antecipação), deverá efetuar o cálculo do ICMS a ser antecipado mediante a utilização do IVA-ST Original, sem a observância do IVA-Ajustado. Base legal Convênio ICMS 35/2011 com vigência a partir de 01/06/2011, consolidado pelo Convênio ICMS nº. 52/2017. Ato declaratório nº. 06/2011

64 Remetente Optante pelo Simples Nacional Quando o remetente localizado em outro estado for optante pelo Simples Nacional o imposto cobrado na operação será deduzido para fins de cálculo do imposto devido de acordo com o regime de tributação do contribuinte paulista: Contribuinte do R.P.A. a) O contribuinte paulista enquadrado no RPA poderá deduzir o valor do crédito do imposto, desde que indicado no campo de Informações Complementares ou no corpo do documento fiscal. Contribuinte do Simples Nacional b) No caso de adquirente optante pelo SN o valor do ICMS a ser deduzido será o valor resultante da aplicação da alíquota interestadual sobre o valor da operação. Base Legal : Artigo 426-A Parágrafo 3º, Convênio ICMS nº. 35/2011

65 Recolhimento Pelo Adquirente O valor do ICMS antecipado deve ser recolhido pelo comerciante paulista, seja ele do RPA ou do SN. O ICMS antecipado deve ser recolhido através de GARE-ICMS com o código (Outros recolhimentos especiais) A data do recolhimento (vencimento) para empresas do RPA será a data da entrada da mercadoria no território paulista. Para empresas do Simples Nacional a data do recolhimento (vencimento) será o último dia do segundo mês subsequente (Fund. Decr.59967/2013). Para cada nota fiscal, uma GARE-ICMS.

66 Recolhimento Pelo Remetente O recolhimento poderá ser efetuado pelo remetente da mercadoria, situado em outro Estado, por meio de Guia Nacional de Recolhimentos Especiais (GNRE), com a indicação do código de receita (Recolhimentos especiais). Neste caso será informado o CNPJ e demais dados cadastrais do contribuinte destinatário paulista. No campo relativo às Informações Complementares, deverão ser indicados o número da nota fiscal a que se refere o recolhimento e o CNPJ e dados cadastrais do estabelecimento remetente.

67 AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODOS

68 Praça Ramos de Azevedo, Centro CEP São Paulo/SP tel: (11) fax: (11) sindcontsp@sindcontsp.org.br

SEMANA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 2016

SEMANA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 2016 SEMANA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 2016 Alterações do ICMS: Substituição Tributária nos termos do Decreto n 36.509/2015 Alexandre Henrique Salema Ferreira Maio/2016 DECRETO N 36.509/2015 Fundamento Convênio

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS. Apresentação : Ailton Barboni

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS. Apresentação : Ailton Barboni SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS Apresentação : Ailton Barboni Conteúdo Programático -Definição -Regulamentação -Modalidades da Substituição Tributária -Substituição Tributária nas Operações Subsequentes

Leia mais

09/06/2014 SUBSTITUIÇÃO E ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA. Você bem preparado para o futuro da profissão.

09/06/2014 SUBSTITUIÇÃO E ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA. Você bem preparado para o futuro da profissão. SUBSTITUIÇÃO E ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA 1 2 Substituição tributaria-origem Embasada nos seguintes dispositivos legais: Emenda Constitucional nº 03/93 (art.1º); Convênio ICMS nº 81/93 (Íntegra); Lei Complementar

Leia mais

CONVÊNIO ICMS N 052/2017 SUSPENSÃO PARCIAL. AS CLAUSULAS 8ª a 14ª, 16ª, 24ª e 26ª do Convênio ICMS nº 52/2017

CONVÊNIO ICMS N 052/2017 SUSPENSÃO PARCIAL. AS CLAUSULAS 8ª a 14ª, 16ª, 24ª e 26ª do Convênio ICMS nº 52/2017 CONVÊNIO ICMS N 052/2017 SUSPENSÃO PARCIAL A SEGUIR CLAUSULAS QUE ESTÃO TEMPORARIAMENTE SUSPENSAS DE SUA APLICAÇÃO AS CLAUSULAS 8ª a 14ª, 16ª, 24ª e 26ª do Convênio ICMS nº 52/2017 Cláusula oitava O contribuinte

Leia mais

Pergunte à CPA. Substituição Tributária. Apresentação: Samyr Qbar 27/03/2014

Pergunte à CPA. Substituição Tributária. Apresentação: Samyr Qbar 27/03/2014 Pergunte à CPA Substituição Tributária Apresentação: Samyr Qbar 27/03/2014 Análise das condições necessárias para a aplicação da substituição tributária Artigo do RICMS + quem é o destinatário + qual a

Leia mais

21:24:15]

21:24:15] ICMS/SP - Antecipação tributária do imposto na entrada de mercadoria proveniente de outra Unidade da Federação 2 de Maio de 2012 Em face da publicação da 43/2012 - DOE SP de 14.04.2012; 47/2012 - DOE SP

Leia mais

Portaria CAT - 16, de

Portaria CAT - 16, de Page 1 of 5 Portaria CAT - 16, de 23-1-2009 (DOE 24-01-2009) Estabelece a base de cálculo na saída de produtos sujeitos à substituição tributária na hipótese que especifica Com as alterações das Portarias

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DE ICMS. MARÇO/2016 As palestras, ministradas pelos servidores Ricardo Oliveira e Denise Salazar, da Superintendência de Tributação

ATUALIZAÇÃO DE ICMS. MARÇO/2016 As palestras, ministradas pelos servidores Ricardo Oliveira e Denise Salazar, da Superintendência de Tributação ATUALIZAÇÃO DE ICMS MARÇO/2016 As palestras, ministradas pelos servidores Ricardo Oliveira e Denise Salazar, da Superintendência de Tributação CEST Código Especificador da Substituição Tributária SEGMENTOS

Leia mais

ATENÇÃO SEGUE ABAIXO A LEI CORRESPONDENE A ESSA COBRANÇA. Dispõe sobre a substituição tributária nas operações interestaduais com autopeças.

ATENÇÃO SEGUE ABAIXO A LEI CORRESPONDENE A ESSA COBRANÇA. Dispõe sobre a substituição tributária nas operações interestaduais com autopeças. ATENÇÃO Senhores clientes pessoa jurídica (REVENDEDORES), informamos que nas operações referente a venda de peças, componentes e acessórios para veículos automotores, o calculo dos impostos é diferenciado.

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Antecipação tributária do imposto - entrada de mercadoria proveniente de outra UF - SP

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Antecipação tributária do imposto - entrada de mercadoria proveniente de outra UF - SP Segmentos mercadoria proveniente de outra UF - SP 11/05/2016 Título do documento Sumário 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 3.1 Antecipação Tributária...

Leia mais

ALERTA GERENCIAL MODIFICAÇÕES NA SISTEMÁTICA DO ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

ALERTA GERENCIAL MODIFICAÇÕES NA SISTEMÁTICA DO ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA 000 Nº 17 14 de junho de 2017 ALERTA GERENCIAL MODIFICAÇÕES NA SISTEMÁTICA DO ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Inteiro Teor Recentemente o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) publicou Convênios

Leia mais

Base legal: artigo 423-A do RICMS/SP, Cláusula vigésima sexta do Convênio ICMS n 110/2007. Ato COTEPE/ICMS n 37/2015.

Base legal: artigo 423-A do RICMS/SP, Cláusula vigésima sexta do Convênio ICMS n 110/2007. Ato COTEPE/ICMS n 37/2015. AGENDA TRIBUTÁRIA ICMS/SP PARA O MÊS DE MARÇO 01/03 3 Feira Entrega, por transmissão eletrônica de dados, pelo Transportador Revendedor Retalhista TRR, das informações relativas às operações interestaduais

Leia mais

Anexos 4. 0 Substituição Tributária Anexos Substituição Tributária das Operações com Lâmpadas Elétricas

Anexos 4. 0 Substituição Tributária Anexos Substituição Tributária das Operações com Lâmpadas Elétricas Anexos 4. 0 Substituição Tributária Anexos 4. 13 Substituição Tributária das Operações com Lâmpadas Elétricas Protocolo ICMS 17/1985 Alterações: Protocolo 09/1986, 10/87, 51/91, 08/98, 26/01, 37/01, 42/08,

Leia mais

Base legal: artigo 423-A do RICMS/SP, Cláusula vigésima sexta do Convênio ICMS n 110/2007. Ato COTEPE/ICMS n 37/2015.

Base legal: artigo 423-A do RICMS/SP, Cláusula vigésima sexta do Convênio ICMS n 110/2007. Ato COTEPE/ICMS n 37/2015. AGENDA TRIBUTÁRIA ICMS/SP PARA O MÊS DE FEVEREIRO 02/02 3 Feira Principal COMBUSTÍVEIS Arquivo Magnético Entrega, por transmissão eletrônica de dados, pelo Transportador Revendedor Retalhista TRR, das

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Substituição Tributária é uma espécie de responsabilidade tributária, em que através de lei há a transferência da responsabilidade pelo recolhimento do imposto, bem como alteração do momento do recolhimento

Leia mais

Índice. Gustavo Prado Gerente de Consultoria ASIS Projetos

Índice. Gustavo Prado Gerente de Consultoria ASIS Projetos Índice O que é a Substituição Tributária? 3 Convênio ICMS nº 52/2017: Introdução 4 Convênios Revogados 5 Pontos de Atenção 6 Mercadorias 7 Responsabilidade 8 Cálculo 9 Exemplificando o Cálculo (MVA) 10

Leia mais

Agenda Mensal das Obrigações Fiscais ICMS São Paulo. Sumário 30/06/ NOTAS ECONET Gerado em: 01/06/2018 às 09:33:10

Agenda Mensal das Obrigações Fiscais ICMS São Paulo. Sumário 30/06/ NOTAS ECONET Gerado em: 01/06/2018 às 09:33:10 Sumário 01/06/2018... 1 04/06/2018... 1 05/06/2018... 2 10/06/2018... 3 11/06/2018... 4 12/06/2018... 6 13/06/2018... 6 14/06/2018... 7 15/06/2018... 7 16/06/2018... 9 17/06/2018... 9 18/06/2018... 10

Leia mais

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 1 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Definição: A substituição tributária pode ser definida como sendo o regime que atribui a responsabilidade pelo ICMS Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços

Leia mais

Comunicado CAT 14, de

Comunicado CAT 14, de Comunicado CAT 14, de 25 07 2016 (DOE 26 07 2016) O Coordenador da Administração Tributária declara que as datas fixadas para cumprimento das Obrigações Principais e Acessórias, do mês de AGOSTO de 2016,

Leia mais

2º Na hipótese do inciso I do parágrafo 1º, a substituição tributária caberá ao estabelecimento da empresa industrial ou ao contribuinte substituto

2º Na hipótese do inciso I do parágrafo 1º, a substituição tributária caberá ao estabelecimento da empresa industrial ou ao contribuinte substituto Anexos 4. 0 Substituição Tributária Anexos 4. 12 Substituição Tributária das Operações com Lâmina de Barbear, Aparelho de Barbear Descartável, Isqueiro. Protocolo ICMS 16/1985 Alterações: Protocolo 09/1986,10/87,50/91,07/98,14/00,

Leia mais

Pergunte à CPA. Regras da aplicação das ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de

Pergunte à CPA. Regras da aplicação das ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 27/11/2014 Pergunte à CPA Regras da aplicação das ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 27.11.2014 Apresentação: Helen Mattenhauer Convênio e Protocolos CONVÊNIO: Constitui

Leia mais

Agenda Mensal das Obrigações Fiscais ICMS São Paulo. Sumário 31/05/ NOTAS ECONET Gerado em: 02/05/2018 às 10:43:56

Agenda Mensal das Obrigações Fiscais ICMS São Paulo. Sumário 31/05/ NOTAS ECONET Gerado em: 02/05/2018 às 10:43:56 Sumário 02/05/2018... 1 03/05/2018... 1 04/05/2018... 1 09/05/2018... 3 10/05/2018... 3 11/05/2018... 5 12/05/2018... 5 13/05/2018... 5 14/05/2018... 6 15/05/2018... 7 16/05/2018... 8 17/05/2018... 9 18/05/2018...

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE. A substituição tributária no campo de incidência do ICMS

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE. A substituição tributária no campo de incidência do ICMS CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE FÓRUM DE CONTABILIDADE DA PARAÍBA A substituição tributária no campo de incidência do ICMS Alexandre Henrique Salema Ferreira Dezembro/2015 Características gerais caso

Leia mais

Auditoria Fiscal SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Auditoria Fiscal SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Auditoria Fiscal SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA ST - considerações iniciais Contribuinte substituto destaca o ICMS de todo o restante da cadeia até consumidor final O substituto deverá calcular o valor do ICMS

Leia mais

Pergunte à CPA. Substituição Tributária entre os Estados de SP e RJ

Pergunte à CPA. Substituição Tributária entre os Estados de SP e RJ 21/07/2014 Pergunte à CPA Substituição Tributária entre os Estados de SP e RJ Apresentação: Helen Mattenhauer Convênio e Protocolos CONVÊNIO: Constitui um acordo entre os Estados, cujo elaboração tem por

Leia mais

Pergunte à CPA. Regras da aplicação da ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de

Pergunte à CPA. Regras da aplicação da ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 30/10/2014 Pergunte à CPA Regras da aplicação da ST dos Novos Protocolos entre São Paulo e Rio de Janeiro a partir de 1.11.2014 Apresentação: Helen Mattenhauer Convênio e Protocolos CONVÊNIO: Constitui

Leia mais

Pontos Especiais IVA AJUSTADO CONVÊNIO ICMS 93/2015 E EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015

Pontos Especiais IVA AJUSTADO CONVÊNIO ICMS 93/2015 E EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015 Pontos Especiais IVA AJUSTADO CONVÊNIO ICMS 93/2015 E EMENDA CONSTITUCIONAL 87/2015 Substituição Tributária O regime de ST é uma obrigação tributária que transfere ao sujeito passivo a responsabilidade

Leia mais

Evento Especial Antecipação Tributária Art. 426 A do RICMS. Apresentação: Fábio Martins Lopes Helen Mattenhauer

Evento Especial Antecipação Tributária Art. 426 A do RICMS. Apresentação: Fábio Martins Lopes Helen Mattenhauer Evento Especial Antecipação Tributária Art. 426 A do RICMS Apresentação: Fábio Martins Lopes Helen Mattenhauer 27/07/2016 Substituição Tributária A substituição tributária do ICMS é um regime jurídico

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Obrigação Tributária. Substituição Tributária Parte 2. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Obrigação Tributária. Substituição Tributária Parte 2. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Obrigação Tributária Parte 2 Tributação Normal versus Tributação por ST Indústria Distribuidor Varejista Consumidor Final Tributação Normal versus Tributação por ST Tributação Normal

Leia mais

ESCLARECIMENTOS GERAIS SOBRE O REGIME DA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS. Alexandre Galhardo. Introdução

ESCLARECIMENTOS GERAIS SOBRE O REGIME DA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS. Alexandre Galhardo. Introdução ESCLARECIMENTOS GERAIS SOBRE O REGIME DA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS Alexandre Galhardo Introdução Substituição Tributária (ST) é um instituto criado e implementado pelas Unidades da Federação antes

Leia mais

ICMS - Substituição Tributária - Regras Gerais. Apresentação: Fábio Lopes José A. Fogaça Neto 29/06/2018

ICMS - Substituição Tributária - Regras Gerais. Apresentação: Fábio Lopes José A. Fogaça Neto 29/06/2018 ICMS - Substituição Tributária - Regras Gerais Apresentação: Fábio Lopes José A. Fogaça Neto 29/06/2018 1 A substituição tributária do ICMS é um regime jurídico em que a responsabilidade pelo ICMS devido

Leia mais

Portaria CAT - 108, de Portaria CAT - 109, de

Portaria CAT - 108, de Portaria CAT - 109, de Portaria CAT - 108, de 29-8-2008 Estabelece a base de cálculo na saída de bebida alcoólica, exceto cerveja e chope, a que se refere o artigo 313-D do Regulamento do ICMS. O Coordenador da Administração

Leia mais

Slide 1. Slide 2. Slide 3 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS

Slide 1. Slide 2. Slide 3 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS Slide 1 Slide 2 Slide 3 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO ICMS É o instituto jurídico previsto na Constituição da República que autoriza, desde de que prevista em lei, a possibilidade de atribuir a outrem, sujeito

Leia mais

Evento Especial Antecipação Tributária Art. 426 A do RICMS. Apresentação: Fábio Lopes José A. Fogaça Neto

Evento Especial Antecipação Tributária Art. 426 A do RICMS. Apresentação: Fábio Lopes José A. Fogaça Neto Evento Especial Antecipação Tributária Art. 426 A do RICMS Apresentação: Fábio Lopes José A. Fogaça Neto 27/07/2018 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA A substituição tributária do ICMS é um regime jurídico em que

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Recolhimento de ICMS ST sobre a operação de frete

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Recolhimento de ICMS ST sobre a operação de frete 09/02/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Alíquota prevista para a operação... 7 4. Conclusão... 10 5. Referências...

Leia mais

Agenda de Obrigações Estadual - São Paulo - Outubro/2016. Até: Segunda-feira, dia 3 ICMS - Scanc

Agenda de Obrigações Estadual - São Paulo - Outubro/2016. Até: Segunda-feira, dia 3 ICMS - Scanc Agenda de Obrigações Estadual - São Paulo - Outubro/2016 Até: Segunda-feira, dia 3 - Scanc Transportador revendedor retalhista (TRR) Entrega das informações relativas às operações interestaduais com combustíveis

Leia mais

ICMS "ST" Atualização

ICMS ST Atualização Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I SOBRE O REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - INFORMAÇÕES BÁSICAS 1. INTRODUÇÃO... 19

SUMÁRIO CAPÍTULO I SOBRE O REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - INFORMAÇÕES BÁSICAS 1. INTRODUÇÃO... 19 SUMÁRIO LIVRO I - PARTE TEÓRICA CAPÍTULO I SOBRE O REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - INFORMAÇÕES BÁSICAS 1. INTRODUÇÃO... 19 2. BASE LEGAL... 20 2.1. Substituição Tributária nas Operações Internas...

Leia mais

PALESTRA. ICMS - Atualização 'questões práticas' Felipe Roberto de Miranda. Elaborado por:

PALESTRA. ICMS - Atualização 'questões práticas' Felipe Roberto de Miranda. Elaborado por: PALESTRA ICMS - Atualização 'questões práticas' A reprodução total ou parcial, bem como a reprodução de apostilas a partir desta obra intelectual, de qualquer forma ou por qualquer meio eletrônico ou mecânico,

Leia mais

OBSERVÂNCIA AOS CRITÉRIOS DO ICMS BA

OBSERVÂNCIA AOS CRITÉRIOS DO ICMS BA OBSERVÂNCIA AOS CRITÉRIOS DO ICMS BA Aquisições efetuadas em operação interestadual (compras fora do Estado da Bahia) e-book AQUISIÇÕES PARA REVENDA compra interestadual critérios do ICMS Estou com dúvidas

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO DOS CONVÊNIOS ICMS Nº 52/2017 E 142/2018

QUADRO COMPARATIVO DOS CONVÊNIOS ICMS Nº 52/2017 E 142/2018 QUADRO COMPARATIVO DOS CONVÊNIOS ICMS Nº 52/2017 E 142/2018 CONVÊNIO Nº 52/2017 CONVÊNIO Nº 142/2018 CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Cláusula primeira. Os convênios e protocolos celebrados pelas unidades

Leia mais

Portaria nº 68, (DODF de 16/02/09)

Portaria nº 68, (DODF de 16/02/09) Portaria nº 68, (DODF de 16/02/09) Altera a Portaria nº 233, de 27/06/08, que dispõe sobre o regime de substituição tributária do ICMS nas operações com combustíveis e lubrificantes derivados ou não de

Leia mais

ICMS- ST REGRAS GERAIS INSTRUTORA: CLAUDETE VARGAS

ICMS- ST REGRAS GERAIS INSTRUTORA: CLAUDETE VARGAS ICMS- ST REGRAS GERAIS INSTRUTORA: CLAUDETE VARGAS 1 1. CONCEITOS - APOSTILA - PÁGINA 3 SUTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA OPERAÇÃO INTERNA É o regime pelo qual a responsabilidade pelo ICMS devido nas operações ou

Leia mais

AS TRÊS FACES DO DIFAL

AS TRÊS FACES DO DIFAL AS TRÊS FACES DO DIFAL Centro de Estudos e Debates Fisco Contábeis Josefina do Nascimento Pinto 23-11-2017 O ICMS ICMS Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA N 353

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA N 353 Comunicado CAT 16, de 26-12-2018 (DOE 27-12-2018) O Coordenador da Administração Tributária declara que as datas fixadas para cumprimento das OBRIGAÇÕES PRINCIPAIS E ACESSÓRIAS, do mês de JANEIRO de 2019,

Leia mais

expert PDF Trial Palestra Aspectos contábeis e gestão do processo da Escrituração Fiscal Digital com ênfase no ICMS Interestadual JANEIRO/2016

expert PDF Trial Palestra Aspectos contábeis e gestão do processo da Escrituração Fiscal Digital com ênfase no ICMS Interestadual JANEIRO/2016 Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

DECRETO Nº , DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013

DECRETO Nº , DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013 Página 1 de 5 DECRETO Nº 59.967, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013 (DOE 18-12-2013) Introduz alterações no Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços

Leia mais

Fundamento Legal: Convênio ICMS nº 110/2007, cláusula vigésima sexta, 1º, I e Ato Cotepe/ICMS nº 33/2014

Fundamento Legal: Convênio ICMS nº 110/2007, cláusula vigésima sexta, 1º, I e Ato Cotepe/ICMS nº 33/2014 Agenda de Obrigações Estadual - São Paulo - Abril/2015 Até: Quarta-feira, dia 1 - Scanc Transportador Revendedor Retalhista (TRR) Entrega das informações relativas às operações interestaduais com combustíveis

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Base de Cálculo Diferencial de Alíquota nas Aquisições de Ativos, Materiais de Uso e Consumo

Orientações Consultoria de Segmentos Base de Cálculo Diferencial de Alíquota nas Aquisições de Ativos, Materiais de Uso e Consumo Base de Cálculo Diferencial de Alíquota nas Aquisições de Ativos, Materiais de Uso e Consumo 29/06/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 5 3.1

Leia mais

MBA em Contabilidade Tributária e Fiscal. Impostos sobre Circulação de Mercadorias ICMS. Professor: Alexandre Henrique Salema Ferreira

MBA em Contabilidade Tributária e Fiscal. Impostos sobre Circulação de Mercadorias ICMS. Professor: Alexandre Henrique Salema Ferreira MBA em Contabilidade Tributária e Fiscal Impostos sobre Circulação de Mercadorias ICMS Professor: Alexandre Henrique Salema Ferreira Campina Grande Setembro/2016 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL Tributos dos

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa DECRETO Nº 46.429, DE 23 DE JUNHO DE 2009. (publicado no DOE nº 117, de 24 de junho de 2009) Modifica o Regulamento

Leia mais

BC = (Valor mercadoria + frete + IPI + outras despesas) x MVA. BC = (Valor mercadoria + frete + IPI + outras despesas) x MVA ajustada

BC = (Valor mercadoria + frete + IPI + outras despesas) x MVA. BC = (Valor mercadoria + frete + IPI + outras despesas) x MVA ajustada A Substituição Tributária (ST) é o regime pelo qual a responsabilidade pelo ICMS em relação às operações ou prestações de serviços é atribuída a outro contribuinte. As modalidades de substituição subdividem-se

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA C.F. / 1988 L.C. 87/1996 Leis 6.374/1989 Decreto 45.490/2000 Portarias, DN, Comunicados, etc. SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Transferência da responsabilidade de recolhimento do imposto

Leia mais

Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15.

Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15. Exclusão do Protocolo 21/11 Emenda Constitucional 87/15. ADIN Protocolo 21/11 O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4628

Leia mais

NOVAS REGRAS DO ICMS PARA 2016

NOVAS REGRAS DO ICMS PARA 2016 NOVAS REGRAS DO ICMS PARA 2016 Palestrante: Ana Cristina Martins Pereira www.mgtreinamento.com.br anacristina@mgtreinamento.com.br ASPECTOS LEGAIS DA EC 87 EC n 87/2015 A EC 87/2015 altera a sistemá5ca

Leia mais

Page 1 of 5 RICMS 2000 - Atualizado até o Decreto 55.438, de 17-02-2010. SEÇÃO II - DAS OPERAÇÕES COM ÁLCOOL CARBURANTE SUBSEÇÃO I - DAS OPERAÇÕES COM ÁLCOOL ETÍLICO HIDRATADO CARBURANTE Artigo 418 - Na

Leia mais

ICMS/NACIONAL SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS COM ENCERRAMENTO DE TRIBUTAÇÃO Normas Gerais Confaz divulga convênio.

ICMS/NACIONAL SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS COM ENCERRAMENTO DE TRIBUTAÇÃO Normas Gerais Confaz divulga convênio. ICMS/NACIONAL SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E ANTECIPAÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS COM ENCERRAMENTO DE TRIBUTAÇÃO Normas Gerais Confaz divulga convênio. MAPA ETECNICO FISCAL - www.etecnico.com.br - facebook/mapaetecnicofiscal

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA: FEVEREIRO DE COM. CAT Nº 2, DE 26/01/2017

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA: FEVEREIRO DE COM. CAT Nº 2, DE 26/01/2017 AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA: FEVEREIRO DE 2017 - COM. CAT Nº 2, DE 26/01/2017 Declara as datas fixadas para cumprimento das obrigações principais e acessórias do mês de fevereiro de 2017. O Coordenador

Leia mais

Convênio ICMS 138/01 C O N V Ê N I O

Convênio ICMS 138/01 C O N V Ê N I O Convênio ICMS 138/01 Altera dispositivos do Convênio ICMS 03/99, de 16.04.99 que dispõe sobre o regime de substituição tributária nas operações com combustíveis e lubrificantes, derivados ou não de petróleo,

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS Substituição Tributação por CNAE

Parecer Consultoria Tributária Segmentos ICMS Substituição Tributação por CNAE ICMS Substituição Tributação por CNAE 18/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 6 5. Informações

Leia mais

Pergunte à CPA. Substituição Tributária nas Operações Interestaduais. Apresentação: Helen Mattenhauer

Pergunte à CPA. Substituição Tributária nas Operações Interestaduais. Apresentação: Helen Mattenhauer Pergunte à CPA Substituição Tributária nas Operações Interestaduais Apresentação: Helen Mattenhauer 09/01/2015 Por que conhecer a legislação de Outro Estado? Por disposição Federal deverá ser observada

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - REDUÇÃO DA MVA EM 70% NAS SAÍDAS DESTINADAS A EMPRESAS DO SIMPLES NACIONAL SITUADAS EM SANTA CATARINA

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - REDUÇÃO DA MVA EM 70% NAS SAÍDAS DESTINADAS A EMPRESAS DO SIMPLES NACIONAL SITUADAS EM SANTA CATARINA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - REDUÇÃO DA MVA EM 70% NAS SAÍDAS DESTINADAS A EMPRESAS DO SIMPLES NACIONAL SITUADAS EM SANTA CATARINA Matéria elaborada com base na Legislação vigente em 29.08.2010. SUMÁRIO:

Leia mais

Pergunte à CPA. Substituição Tributária entre os Estados de SP e MG

Pergunte à CPA. Substituição Tributária entre os Estados de SP e MG 27/01/2015 Pergunte à CPA Substituição Tributária entre os Estados de SP e MG Apresentação: Helen Mattenhauer Convênio e Protocolos CONVÊNIO: Constitui um acordo entre os Estados, cujo elaboração tem por

Leia mais

SAIBA O QUE MUDOU E NINGUÉM TE CONTOU ICMS-ST

SAIBA O QUE MUDOU E NINGUÉM TE CONTOU ICMS-ST SAIBA O QUE MUDOU E NINGUÉM TE CONTOU ICMS-ST 1 bookeepers Sumário 04 O que mudou? 05 Como assim repercussão geral e e Modulação de efeitos? 06 Posso recuperar valores do ICMS-ST? 07 Como funciona a Substituição

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos ICMS ST para transportadoras de produtos da Petrobrás

Orientações Consultoria de Segmentos ICMS ST para transportadoras de produtos da Petrobrás 10/02/2014 Orientações Consultoria Tributária de Segmentos Título do documento Sumário 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 3.1 Decreto Nº 20.686, De 28

Leia mais

DECRETO Nº , DE 26 DE NOVEMBRO DE 2013.

DECRETO Nº , DE 26 DE NOVEMBRO DE 2013. DECRETO Nº 31.346, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2013. * Publicado no DOE em 27/11/2013 DISPÕE SOBRE O REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA COM CARGA LÍQUIDA DO ICMS NAS OPERAÇÕES PRATICADAS PELOS FABRICANTES DE VINHOS,

Leia mais

0 Facilitador: Rodrigo Dias Rosa;

0 Facilitador: Rodrigo Dias Rosa; 0 Facilitador: Rodrigo Dias Rosa; 0 Pós-graduado em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário; 0 Consultor e Instrutor SEBRAE/SE; 0 Instrutor SENAC/SE; 0 Professor de Graduação da FANESE; 0 Professor de

Leia mais

IBEF Grupo de Estudos Tributários Maio 2016

IBEF Grupo de Estudos Tributários Maio 2016 www.pwc.com.br IBEF Grupo de Estudos Tributários Maio 2016 Emenda Constitucional 87/2015 Alteração na forma de recolhimento do ICMS e o entendimento da Sefaz SP Alteração no art. 155 da Constituição Federal

Leia mais

Apresentação: Fábio Lopes - Fernanda Silva 30/06/2017

Apresentação: Fábio Lopes - Fernanda Silva 30/06/2017 Apresentação: Fábio Lopes - Fernanda Silva 30/06/2017 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Substituição Tributária é uma espécie de responsabilidade tributária, em que através de lei há a transferência da responsabilidade

Leia mais

Regulamentação da restituição e complementação do ICMS ST

Regulamentação da restituição e complementação do ICMS ST Regulamentação da restituição e complementação do ICMS ST 18 de dezembro de 2018 Ernany Müller PREVISÃO DA RESTITUIÇÃO DO ICMS ST NA CF E NA LEI 8.820/89 Art. 150... 7º A lei poderá atribuir a sujeito

Leia mais

Exibição documento completo. ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA (Este texto não substitui o publicado no DOE)

Exibição documento completo. ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA (Este texto não substitui o publicado no DOE) Page 1 of 5 ATUALIZADO EM: 07/05/2015 ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA (Este texto não substitui o publicado no DOE) DECRETO Nº 40745 DE 29 DE MAIO DE 2015 PUBLICADA NO DOE EM 01 DE JUNHO

Leia mais

DECRETO , DE (DO-AL DE SUPLEMENTO)

DECRETO , DE (DO-AL DE SUPLEMENTO) DECRETO 58.315, DE 28-3-2018 (DO-AL DE 2-4-2018 - SUPLEMENTO) O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, no uso das atribuições que lhe confere o inciso IV do art. 107 da Constituição Estadual, tendo em vista

Leia mais

Portaria CAT 53, de

Portaria CAT 53, de Publicado no D.O.E. (SP) de 25/05/2013 Portaria CAT 53, de 24-05-2013 Disciplina a atribuição, por regime especial, da condição de sujeito passivo por substituição tributária, conforme inciso VI do artigo

Leia mais

Substituição Tributária Santa Catarina

Substituição Tributária Santa Catarina Substituição Tributária Santa Catarina Protocolo ICMS 191/2009 Celebrado entre os Estados de Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais; Entrada em vigor: nas operações de MG/SC para PR, a partir de 1º de março;

Leia mais

Em nome da diretoria do CRCMG e demais parceiros, desejo a todos um ótimo curso. Rogério Marques Noé Presidente do CRCMG.

Em nome da diretoria do CRCMG e demais parceiros, desejo a todos um ótimo curso. Rogério Marques Noé Presidente do CRCMG. O CRCMG e seus parceiros sabem dos desafios impostos diariamente aos Profissionais da Contabilidade e, por isso, há uma preocupação permanente em levar a esse profissional, cursos de atualização e aprimoramento

Leia mais

Boletim de Economia Sindusfarma nº Data: 18/12/2013. Responsável: Luiz Antonio Diório Fone: (11)

Boletim de Economia Sindusfarma nº Data: 18/12/2013. Responsável: Luiz Antonio Diório Fone: (11) Boletim de Economia Sindusfarma nº 053-2013 Data: 18/12/2013 Responsável: Luiz Antonio Diório Fone: (11) 3897-9769 E-mail: diorio@sindusfarma.org.br Assunto: DECRETO Nº 59.967, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2013

Leia mais

Palestra. ICMS - Substituição Tributária - Atualização. Elaborado por:

Palestra. ICMS - Substituição Tributária - Atualização. Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3662-0035 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

https://www.iobonlineregulatorio.com.br/templates/coreonline/onlineho...

https://www.iobonlineregulatorio.com.br/templates/coreonline/onlineho... 1 de 16 07/02/2018 11:01 Agenda de Obrigações Estadual - São Paulo - Fevereiro/2018 Orientações IOB Esta agenda contém as principais obrigações a serem cumpridas nos prazos previstos na legislação em vigor.

Leia mais

CIRCULAR Nº 10/2009 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS: NOVOS PRODUTOS

CIRCULAR Nº 10/2009 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS: NOVOS PRODUTOS São Paulo, 27 de abril de 2009. Prezado Cliente, CIRCULAR Nº 10/2009 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA DO ICMS: NOVOS PRODUTOS Tem sido prática reiterada do governo estadual a publicação de Decreto elevando a lista

Leia mais

II ENCONTRO NACIONAL DA REDE DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO SEBRAE

II ENCONTRO NACIONAL DA REDE DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO SEBRAE II ENCONTRO NACIONAL DA REDE DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO SEBRAE ICMS SIMPLES NACIONAL 16/05/2012 Conceituação SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Consiste na alteração do momento do fato gerador, gerando uma antecipação

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 08 A 14 DE SETEMBRO DE 2016

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 08 A 14 DE SETEMBRO DE 2016 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 08 A 14 DE SETEMBRO DE 2016 Até: Sexta-feira, dia 9 Histórico: Substituição tributária Imposto devido por substituição tributária relativamente à seguinte mercadoria: - energia elétrica

Leia mais

ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON

ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON ICMS FRONTEIRA ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO ASPECTOS FISCAIS INSTRUTOR: MARCELO REOLON CONCEITOS ANTECIPAÇÃO E DIFERENCIAL DIFERENCIAL DE ALÍQUOTAS: Art. 4 - Nas operações com mercadorias ou bens considera-se

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 15 A 21 DE SETEMBRO DE 2016

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 15 A 21 DE SETEMBRO DE 2016 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 15 A 21 DE SETEMBRO DE 2016 Até: Quinta-feira, dia 15 Cide Histórico: Pagamento da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico cujos fatos geradores ocorreram no mês de agosto/2016

Leia mais

Adicional na alíquota do ICMS destinado ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Paraná - FECOP Versão 1.0

Adicional na alíquota do ICMS destinado ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Paraná - FECOP Versão 1.0 Perguntas & Respostas Adicional na alíquota do ICMS destinado ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Paraná - FECOP Versão 1.0 1. Qual a legislação aplicável ao adicional na alíquota do ICMS destinado

Leia mais

https://www.iobonlineregulatorio.com.br/templates/coreonline/onlineho...

https://www.iobonlineregulatorio.com.br/templates/coreonline/onlineho... 1 de 16 02/10/2017 17:25 Agenda de Obrigações Estadual - São Paulo - Outubro/2017 Orientações IOB Esta agenda contém as principais obrigações a serem cumpridas nos prazos previstos na legislação em vigor.

Leia mais

Pergunte à CPA. Transferência de Mercadorias e Bens. Apresentação: José A. Fogaça Neto

Pergunte à CPA. Transferência de Mercadorias e Bens. Apresentação: José A. Fogaça Neto Pergunte à CPA Transferência de Mercadorias e Bens Apresentação: José A. Fogaça Neto 04/12/2014 Conceito Para efeitos da aplicação da legislação considera-se transferência, a operação que decorra a saída

Leia mais

Agenda Tributária: de 14 a 20 de abril de 2016

Agenda Tributária: de 14 a 20 de abril de 2016 Agenda Tributária: de 14 a 20 de abril de 2016 Até: Quinta-feira, dia 14 EFD-Contribuições Histórico: Entrega da EFD-Contribuições relativa aos fatos geradores ocorridos no mês de fevereiro/2016 (Instrução

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 18 A 24 DE AGOSTO DE 2016

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 18 A 24 DE AGOSTO DE 2016 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 18 A 24 DE AGOSTO DE 2016 Até: Quinta-feira, dia 18 ICMS - GIA Histórico: GIA Eletrônica A GIA Eletrônica relativa ao mês anterior deverá ser apresentada por meio da Internet (www.pfe.fazenda.sp.gov.br),

Leia mais

TRIBUTOS INDIRETOS IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS ICMS

TRIBUTOS INDIRETOS IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS ICMS TRIBUTOS INDIRETOS IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS ICMS Competência:Estados e DF Observando a LC 87/96 (Lei Kandir) Observando os convênios entre os Estados (CONFAZ) CONTRIBUINTE E FATO

Leia mais

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações deste sem prévia autorização dos autores conforme legislação vigente. Setembro/2009

Leia mais

Troféu Transparência Comunicação Visual

Troféu Transparência Comunicação Visual Troféu Transparência 2015 Comunicação Visual Sobre a ANEFAC Entidade sem fins lucrativos fundada há quase 50 anos Cerca de 1600 associados Executivos de finanças, administração e contabilidade Missão Promover

Leia mais

ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E O CONVÊNIO ICMS 52/17 MARÇO 2018

ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E O CONVÊNIO ICMS 52/17 MARÇO 2018 ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA E O CONVÊNIO ICMS 52/17 MARÇO 2018 INTRODUÇÃO Resumidamente, o regime de Substituição Tributária do ICMS visa: Antecipar a arrecadação do ICMS Conferir eficiência à atividade

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA 1 2 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA C.F. / 1988 L.C. 87/1996 Leis 6.374/1989 Decreto 45.490/2000 Portarias, DN, Comunicados, etc. 3 Convênio e Protocolos CONVÊNIO: Constitui um acordo entre os Estados, cujo elaboração

Leia mais

Diário Oficial do Distrito Federal

Diário Oficial do Distrito Federal Nº 248, sexta-feira, 29 de dezembro de 2017 PÁGINA 9 DECRETO Nº 38.772, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2017 Altera o Decreto nº 18.955, de 22 de dezembro de 1997, que regulamenta o Imposto sobre Operações Relativas

Leia mais

Substituicao Tributaria

Substituicao Tributaria Substituicao Tributaria Apontamentos Juridicos e Administrativos Por Monique de Souza Pereira Email: m.pereira@diasdossantos.com.br Aspectos Juridicos Relevantes Nao-cumulatividade do ICMS Emenda Constitucional

Leia mais

LEGISLAÇÃO SESCON/RS FEVEREIRO 2016

LEGISLAÇÃO SESCON/RS FEVEREIRO 2016 ALTERAÇÕES EC 87/15 LEGISLAÇÃO SESCON/RS FEVEREIRO 2016 ROTEIRO - EC 87 E ALTERAÇÕES NA CF 88 - CONVÊNIO 93/15 - ASPECTOS GERAIS - OPERAÇÕES DE CONTRIBUINTE LOCALIZADO EM OUF AO RS (BASE CONVÊNIO 93/15)

Leia mais

DECRETO N.º , DE 08 DE JANEIRO DE 2018.

DECRETO N.º , DE 08 DE JANEIRO DE 2018. * Publicado no DOE em 09/01/2018. DECRETO N.º 32.489, DE 08 DE JANEIRO DE 2018. DISPÕE SOBRE A SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NAS OPERAÇÕES INTERNAS, INTERESTADUAIS E DE IMPORTAÇÃO COM MASSAS ALIMENTÍCIAS, BISCOITOS,

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Diferencial de Alíquota mercadoria com ICMS-ST/São Paulo

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Diferencial de Alíquota mercadoria com ICMS-ST/São Paulo Diferencial 26/12/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1. Mercadoria sujeita a Substituição Tributária... 4 3.2. ICMS

Leia mais

Pergunte à CPA. Transferência de Mercadorias e Bens. Apresentação: Helen Mattenhauer

Pergunte à CPA. Transferência de Mercadorias e Bens. Apresentação: Helen Mattenhauer Pergunte à CPA Transferência de Mercadorias e Bens Apresentação: Helen Mattenhauer 08/08/2013 Conceito Para efeitos da aplicação da legislação do imposto considera-se transferência, a operação que decorra

Leia mais