CRONOGRAMA DO I BIMESTRE/2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CRONOGRAMA DO I BIMESTRE/2017"

Transcrição

1 ESCOLA MONTEIRO LOBATO OBJETIVO Unidade 1 Barreiras Bahia, 1º de Fevereiro de SERVIÇO DE DIREÇÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA CRONOGRAMA DO I BIMESTRE/2017 JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO LEGENDA 1. Período do Bimestre: 1º/2 a 12/4/ Nº de dias letivos: 53 dias (foram adicionados três dias letivos para realização da culminância de Projetos Pedagógicos). 3. Sábados letivos: 2 dias 4/3 e 8/4/ Semanas letivas: 11 semanas 1ª semana: 1º a 3/2/2017 (3 dias) 2ª semana: 6 a 10/2/2017 (5 dias) 3ª semana: 13 a 17/2/2017 (5 dias) 4ª semana: 20 a 24/2/2017 (5 dias) VAP 5ª semana: 2 a 4/3/2017 (3 dias) VAP ver cronograma de datas x disciplinas 6ª semana: 6 a 10/3/2017 (5 dias) VAP 7ª semana: 13 a 17/3/2017 (5 dias) 8ª semana: 20 a 24/3/2017 (5 dias) 9ª semana: 27 a 31/3/2017 (5 dias) Encontro Literário 27 a 31/3/ ª semana: 3 a 8/4/2017 (6 dias) - VA2 6 a 12/4/ ª semana: 10 a 12/4/2017 (3 dias) - VA2 6 a 12/4/ Programação da aplicação de VAP s: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: As VAP s1, avaliação escrita, terão valor 5,0 e devem conter de 12 a 15 questões subjetivas e objetivas. Acontecerão nas 4ª, 5ª e 6ª semanas letivas, de acordo com o cronograma de avaliações. As demais VAP s (2 e 3) deverão ser determinadas no planejamento feito por cada professor, totalizando 5,0 pontos. 6. Período de VA2: 6 a 12/4/ ª chamada: * de VAP Às quintas-feiras após a realização da 1ª chamada. * de VA2 17, 18 e 19/4/ Conselho de Classe: Bimestral: 17 e 18/4/2017. Da Recuperação Paralela: 15 e 16/5/2017.

2 9. Entrega dos resultados aos pais: Bimestral: 20/4/2017. Da Recuperação Paralela: 18/5/ Recuperação bimestral: 24/4 a 9/5/ Feriados/Recessos: CARNAVAL 28/2/ RECESSO 25/2 a 1/3/2017. CINZAS 1/3/2017 QUINTA-FEIRA SANTA - 13/4/2017. PAIXÃO DE CRISTO 14/4/2017 PÁSCOA 16/4/2017 TIRADENTES 21/4/ Projetos Pedagógicos/2017: Macro Projeto Pedagógico: Conecte.com/ Objetivo SEMANA LITERÁRIA MONTEIRO LOBATO 27 a 31/3/2017. Páscoa

3 6º Ano Ensino Fundamental

4 Disciplina: Português 1º Trabalho: Produção de painel eletrônico de crônicas a partir da leitura da obra O golpe do aniversariante e outras crônicas, de Walcyr Carrasco. Apresentação da obra O golpe do aniversariante e outras crônicas de Walcyr Carrasco, através da leitura da primeira crônica em sala de aula para estimular a leitura e instigar a curiosidade acerca da obra. Leitura obra (em casa), obedecendo ao cronograma de estabelecido pela professora. Debate oral, em sala, a respeito das impressões e opiniões dos alunos sobre as crônicas que compõem a obra escolhida. Socialização da leitura com as inferências e esclarecimentos necessários para a realização da atividade. Oficina de estudo e análise do gênero crônica Discussão inicial para que os alunos levantem hipóteses do que seja o gênero textual crônica. Análise da crônica Ousadia, de Fernando Sabino, em que se iniciará o processo de caracterização do gênero a ser estudado. Observação: a leitura da crônica acontecerá primeiramente de forma individual e silenciosa. Depois, os alunos trabalharão em grupo, fazendo a leitura oral da mesma. A professora observará a fluência e o ritmo. Entrega aos alunos de questões escritas referentes à relação autor/leitor/texto, as quais devem abordar compreensão e interpretação do texto; análise linguística; estrutura composicional do gênero crônica. Correção coletiva da atividade. Produção das crônicas pelos alunos da seguinte forma: formação de duplas; seleção dos fatos mais interessantes do cotidiano para a produção de uma crônica; elaboração de uma crônica a partir do fato escolhido, observando as características estudadas e selecionando os recursos linguísticos adequados à situação comunicativa. Correção e revisão das crônicas. Exposição das crônicas produzidas pelos alunos durante a realização da Semana Literária. 2º Trabalho: Produção de podcast como forma de registro da leitura da obra O robô que virou gente, de Ivan Jaf. Apresentação do livro O robô que virou gente de Ivan Jaf. Contextualização histórico-literária da obra. Leitura (pelo aluno, em casa) da obra obedecendo ao calendário da disciplina. Leitura e discussão de fragmentos significativos da obra, associando-os a traços recorrentes na atualidade.

5 Discussão com levantamento de hipóteses sobre o gênero textual podcast. Oficina de estudo e análise do gênero podcast. Distribuição de cópias de uma história que foi transformada em podcast, a partir das quais será iniciado o processo de caracterização do gênero a ser estudado. Observação: a leitura do texto acontecerá primeiramente de forma individual e silenciosa; depois, os alunos trabalharão em duplas, fazendo a leitura oral da mesma. A professora observará a fluência e ritmo da leitura dos alunos. Exibição de podcast para que os alunos identifiquem as características específicas desse gênero textual. Formação de duplas de alunos para produção da atividade proposta conforme as orientações da professora. (Cada dupla irá produzir uma história baseada em elementos que compõem a obra). Reelaboração da atividade produzida conforme as orientações sinalizadas pela professora na correção, caso se faça necessário. Orientações para os ensaios e ajustes necessários para o bom andamento das atividades. Gravação dos podcast. Socialização do trabalho na Semana Literária.

6 Disciplina: Redação 1º Trabalho: Atividades referentes ao paradidático Quem conta um conto... e outros contos Leitura, em sala, dos contos que compõem a obra. Leitura e análise da obra Quem conta um conto... e outros contos, coordenada semanalmente pela professora em sala de aula. Resolução das atividades propostas para a exploração da obra, conforme leitura dos contos. Correções e esclarecimento das dúvidas. Considerações finais sobre a obra. 2º Trabalho: Portfólio de textos produzidos ao longo do bimestre Discussão sobre a importância da leitura e interpretação associadas à escrita. Orientações para elaboração dos textos. Correção dos textos produzidos e devolução dos mesmos aos alunos. Orientações prático-metodológicas para a reelaboração dos textos, analisando-se questões de estrutura, estética, adequação da linguagem, regras gramaticais e ortográficas; Reescrita dos textos. 3º Trabalho: Painel Eu inicio e você escreve o fim com contos produzidos a partir da leitura da obra Quem conta um conto... e outros contos Motivação por meio de relatos de histórias para a elaboração de textos que irão compor o painel Eu inicio e você escreve o fim. Elaboração de textos baseados em histórias reais ou fictícias do cotidiano dos alunos e de seus familiares. Elaboração de inícios de textos sob orientação e acompanhamento individual da professora. Desenvolvimento posterior dos textos iniciados, atividade a ser realizada por outra turma. Devolução e correção dos textos para que os alunos possam fazer as correções necessárias. Montagem do painel Eu inicio e você escreve o fim com os contos produzidos pelas turmas. Revisão final do painel e ajustes necessários. Exposição do painel na Semana Literária.

7 Disciplina: Matemática Oficina de Matemática com a utilização do Algeplan O trabalho será realizado em quatro etapas: 1ª etapa: Construção junto do algeplan individual, com auxílio da professora. 2ª etapa : Disponibilização de uma lista de expressões algébricas para serem resolvidas através do Algeplan; 3ª etapa: Lista de operações algébricas ( adição, subtração,multiplicação e divisão ) a serem resolvidas com o Algeplan. 4ª etapa: Utilização do Algeplan Virtual na resolução de problemas algébricos propostos pela professora. Observações: nessa etapa, os alunos usarão ferramentas tecnológicas em sala; após a realização de cada etapa, utilizando o Algeplan, a professora disponibilizará uma lista de exercícios com as operações algébricas a serem resolvidas em casa e entregues à professora em data indicada na agenda escolar dos alunos; todas as atividades propostas serão corrigidas em sala pelos alunos com a mediação da professora para a sistematização de conhecimento.

8 Disciplina: Ciências Aula prática de Anatomia e Fisiologia do Sistema Digestório e Órgãos anexos com aplicação e análise de ficha técnica. Apresentação e proposta do trabalho aos alunos. Orientação e mediação do professor sobre os meios de estudo e pesquisa referentes ao tema proposto. Divisão dos alunos em grupos para a atividade. Exposição das peças para estudo por bancas com etapas distintas, para que os alunos possam manipular e localizar as principais estruturas dos órgãos. Exposição e explicações ministradas pelo professor juntamente com outros professores convidados. Preenchimento da ficha avaliativa teórica e prática em sala de aula orientada pelo professor. Fixação de conteúdo através de resolução de questões comentadas, contemplando a anatomia e fisiologia das peças estudadas na aula prática.

9 Disciplina: Geografia Blog Interativo com alunos das unidade1 e 2 sobre O uso das tecnologias no mundo contemporâneo Estudo do tema em sala de aula. Criação (pela professora) de um blog especificamente para discussão temática. Blog: http//mundogeo2017.blogspot.com 1º momento - Cada aluno deverá postar no blog uma matéria sobre o uso de um tipo de tecnologia relevante para o desenvolvimento da sociedade. 2º momento cada aluno deverá comentar duas postagens de colegas, sendo uma da unidade de Barreiras e outra da unidade de LEM. A professora acompanhará todas as postagens fazendo as interferências necessárias.

10 Disciplina: História Mini Documentário Temático Iluminismo O trabalho será realizado em etapas: 1ª etapa: Estudo do tema o iluminismo e seus pensadores, mediado pelo professor através da exploração dos conteúdos contemplados no modulo do aluno. 2ª Etapa: Aula especial para planejamento da produção dos mini documentários e elaboração do roteiro Filmagem dos documentários com o auxílio do professor de história. As filmagens serão feitas na escola O aluno poderá utilizar o celular como ferramenta de apoio para produção dos minis documentários. Edição dos vídeos no laboratório de Informática com apoio do professor Renato. Ajustes necessários. Exibição dos documentários para a banca avaliadora formada pelos profissionais da área de história. Parecer do professor sobre a produção dos minis documentários temático. Exibição dos documentários na Semana Literária.

11 Disciplina: Filosofia Produção de vídeo de curta duração com o tema O que é filosofia? Para que serve filosofia? Exposição teórica sobre o tema. Divisão (sorteio) dos grupos. Orientações para produção dos vídeo com o apoio do professor de Informática. Produção de vídeos com duração entre 4 e 5 minutos. Socialização das produções. Exibição dos vídeos na Semana Literária. Observação: para a elaboração do vídeo, os alunos poderão contar com a orientação do professor na Escola, em turno vespertino.

12 Disciplina: Inglês Theatrical Sketches - Sketches teatrais. Teatralização dos diálogos e informações contidos no módulo. Orientação quanto ao procedimento inicial, escolha dos diálogos / textos. Sorteio das duplas e/ou equipes, socialização e análise dos textos escolhidos para dramatização. Estudo dos textos. Aula de prática auditiva, para treinar com os alunos o reconhecimento e a percepção de palavras, expressões e frases dos diálogos a serem apresentados. Ensaios com o professor Felipe (de Teatro) conforme cronograma a ser informado posteriormente. Culminância do trabalho com apresentações das cenas. Os esquetes poderão ser reapresentados na Semana Literária.

13 Disciplina: Informática Estudo e análise de Aplicativos que auxiliam a aprendizagem Divisão dos grupos de acordo o croqui do laboratório. Estudo do conteúdo referencial para produção do trabalho. Definição dos aplicativos que serão pesquisados. A pesquisa no laboratório de Informática. Socialização das pesquisas e planejamento para apresentação dos aplicativos estudados. Apresentação dos aplicativos estudados com as devidas considerações do professor.

14 Disciplina: Educação Física (Futsal e Basquete) Palestra com triatleta e seus relatos de experiências sobre como o esporte mudou a sua vida Aula especial sobre a importância do esporte para o desenvolvimento humano e social do indivíduo. Palestra com o triatleta. Aprofundamento do tema abordado na palestra através de entrevista via . Elaboração de 5 (cinco) questões a serem enviadas por ao palestrante. Socialização das questões enviadas e considerações finais feitas pelo professor.

2ª Série Ensino M édio

2ª Série Ensino M édio 2ª Série Ensino M édio Disciplina: Filosofia Professor: Ivanildo Júnior Debate sobre o filme: Matrix A Origem 1ª Etapa: 24/4 a 28/04 O professor apresentará a proposta aos alunos na sala e fará as orientações

Leia mais

PAUTA DE REUNIÃO DE PAIS

PAUTA DE REUNIÃO DE PAIS PAUTA DE REUNIÃO DE PAIS 6 ANO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO: ENCONTROS PRÉVIOS PARA ORIENTAÇÃO REUNIÃO NO 5 ANO E REUNIÃO INICIAL NO 6 ANO MUDANÇAS NA ROTINA: PROJETO BIMESTRAL TRABALHOS ORIENTADOS, MAS EXECUTADOS

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL AGENDA ANUAL 2017

ENSINO FUNDAMENTAL AGENDA ANUAL 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 8. o ano AGENDA ANUAL 20 FEVEREIRO 2 3 4 5 6 8 9 0 2 3 4 5 6 8 9 20 2 22 23 24 25 26 2 28 Carnaval MARÇO Cinzas 2 3 4 5 6 8 9 0 2 3 4 5 6 8 9 20 2 22 23 24 25 26 2 28 29 30 3 2 ABRIL

Leia mais

ATIVIDADES PARCIAIS I 16 A 27 DE MARÇO/2015. Manhã Atividade Parcial I Literatura 8,0 4,8. Manhã Atividade Parcial I Química 8,0 4,8

ATIVIDADES PARCIAIS I 16 A 27 DE MARÇO/2015. Manhã Atividade Parcial I Literatura 8,0 4,8. Manhã Atividade Parcial I Química 8,0 4,8 Prezado(a) aluno(a), Você está recebendo o Calendário de Provas da 1ª Etapa. Este instrumento será um guia para VOCÊ e sua família acompanharem seu desempenho escolar. ESTUDO, DISCIPLINA E ORGANIZAÇÃO

Leia mais

DICAS DE ESTUDO CONTEÚDOS PROVÁVEIS DA 1ª ETAPA/2012 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: JULIANA PEREIRA

DICAS DE ESTUDO CONTEÚDOS PROVÁVEIS DA 1ª ETAPA/2012 DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: JULIANA PEREIRA DICAS DE ESTUDO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: JULIANA PEREIRA 1) Faça seu dever de casa com qualidade e em sala de aula, participe da correção, aproveitando para tirar dúvidas. 2) Mantenha

Leia mais

GOIÂNIA- GO Superintendência dos Centros Ensino em Período Integral Programa Novo Futuro fone Goiânia-GO

GOIÂNIA- GO Superintendência dos Centros Ensino em Período Integral Programa Novo Futuro fone Goiânia-GO GOIÂNIA- GO 2013 ORIENTAÇÕES OPERACIONAIS PARA AS AVALIAÇÕES SEMANAIS E SIMULADOS O presente documento visa a orientar os Centros de Ensino em Período Integral da Rede Estadual de Ensino de Goiás em relação

Leia mais

PROGRAMAÇÃO SEMESTRAL 9º ANO ENSINO MÉDIO 1º SEMESTRE

PROGRAMAÇÃO SEMESTRAL 9º ANO ENSINO MÉDIO 1º SEMESTRE PROGRAMAÇÃO SEMESTRAL 9º ANO ENSINO MÉDIO 1º SEMESTRE 2017 PROGRAMAÇÃO 1º SEMESTRE - 2017 9º ANO E ENSINO MÉDIO Sujeito a pequenas alterações JANEIRO(2 dias letivos) 22 a 27 Semana Pedagógica. 26(4ªf)

Leia mais

PAUTA DA REUNIÃO DE PAIS DO 8º e 9º ANOS 15/02/2017

PAUTA DA REUNIÃO DE PAIS DO 8º e 9º ANOS 15/02/2017 COMUNICADO 13/2017 OBJETIVOS DA REUNIÃO PAUTA DA REUNIÃO DE PAIS DO 8º e 9º S 15/02/2017 Orientações sobre o trabalho pedagógico e a rotina escolar de 2017. Estabelecimento de parceria Escola-Família.

Leia mais

A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE:

A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE: A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE: Trabalhos/Verificações da disciplina para o 1º semestre de 2010 Valor Data V1 (Verificação I): 10 pontos 11 de abril V2 (Verificação II): - OFICINA DE PRÁTICAS

Leia mais

INSTRUMENTO AVALIATIVO

INSTRUMENTO AVALIATIVO INSTRUMENTO AVALIATIVO 7º ANO 3º BIMESTRE 2016 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AVALIAÇÃO ESPECÍFICA Avaliações Específicas 22/08 23/08 24/08 25/08 26/08 Ciências Geografia Português Filosofia Inglês Redação Arte

Leia mais

01 Dinâmica características pessoais ; Apresentação do Programa da disciplina;

01 Dinâmica características pessoais ; Apresentação do Programa da disciplina; FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA CURSO PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DISCIPLINAS PEDAGOGICAS. PFESSORA: GILVANIA QUEIZ MADEIRA DE AGUIAR VI PERÍODO NOTURNO CNOGRAMA DE ATIVIDADES MES

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 213 aprovado pela portaria Cetec nº 134 de 04/10/12 Etec Ermelinda Giannini Teixeira Código: 187 Município: SANTANA

Leia mais

Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO

Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO ATITUDES E VALORES (5%) CONHECIMENTOS E CAPACIDADES (95%) Direção Geral de Estabelecimentos Escolares - DSRN 2016/2017 Português Leitura/ Educação Literária Componente escrita: Compreensão de textos escritos

Leia mais

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 9º Ano / E.F

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 9º Ano / E.F Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 9º Ano / E.F. - 2017 Geografia Data da Pontuação Atividade Descrição Observação realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta. 25/05 3,0 Trabalho

Leia mais

DIAS FESTIVOS E FERIADOS

DIAS FESTIVOS E FERIADOS DIAS FESTIVOS E FERIADOS DATA 04/02 05/02 08, 09,10/02 19/03 24 e 25/03 21/04 01/05 26/05 07/09 12/09 13/09 12/10 15/10 02/11 14/11 15/11 20/11 30/11 08/12 FERIADO Fundação da cidade de Macapá Facultado

Leia mais

INSTRUMENTO AVALIATIVO 8º ANO 3º BIMESTRE

INSTRUMENTO AVALIATIVO 8º ANO 3º BIMESTRE INSTRUMENTO AVALIATIVO 8º ANO 3º BIMESTRE 2016 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AVALIAÇÃO ESPECÍFICA Avaliações Específicas 22/08 23/08 24/08 25/08 26/08 Física Matemática Biologia Geografia Filosofia Redação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em informática para Internet Integrado ao Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em informática para Internet Integrado ao Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Matemática Componente Curricular: Matemática Série: 1ª Eixo Tecnológico:

Leia mais

COLEGIO NOVO ATENEU 13/3

COLEGIO NOVO ATENEU 13/3 COLEGIO NOVO ATENEU 13/3 Srs. Pais ou Responsáveis, atenção às informações a seguir I. Orientações 1º Bimestre Iniciamos o ano letivo e já é possível identificarmos o perfil de cada turma, sendo assim

Leia mais

APROVADO *** RESOLUÇAO N.º /2017/CONSUP/IFTO º de março, quarta feira de cinzas (ponto facultativo até Às 14h)

APROVADO *** RESOLUÇAO N.º /2017/CONSUP/IFTO º de março, quarta feira de cinzas (ponto facultativo até Às 14h) CALENDÁRIO ESCOLAR/ACADÊMICO 27 Cursos Anuais Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio 27 MARÇO 27 APROVADO *** RESOLUÇAO N.º /27/CONSUP/IFTO 1 2 3 4 1º de março, quarta feira de cinzas (ponto facultativo

Leia mais

EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO. 9 o Ano

EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO. 9 o Ano EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO 9 o Ano Aluno(a): Ano: Turma: Turno: Caro(a) aluno(a), Encerramos o primeiro semestre com a certeza de que fizemos o melhor. Esperamos que você também esteja tranquilo

Leia mais

EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO. 9 o Ano

EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO. 9 o Ano EQUIPE PEDAGÓGICA DE 9 o AO 2 o ANO 9 o Ano Aluno(a): Ano: Turma: Turno: Caro(a) Aluno(a), As Verificações Bimestrais relativas ao 1º Bimestre acontecerão de 20 de março a 27 de março. As Verificações

Leia mais

Calendário Escolar Ensino Fundamental e Ensino Médio

Calendário Escolar Ensino Fundamental e Ensino Médio Calendário Escolar 2017 Ensino Fundamental e Ensino Médio Macapá - AP outubro/2016 1 APRESENTAÇÃO O Colégio Santa Bartolomea Capitanio apresenta o seu calendário escolar para o ano letivo de 2017. O Calendário

Leia mais

TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017

TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017 TRABALHOS DO 2º BIMESTRE/2017 1ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO DISCIPLINAS ATIVIDADE/TEMA DATA DE ENTREGA PONTUAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA ATIVIDADE 1: Simulado 1,2 pontos Simulado contendo 12 questões, sendo 10 objetivas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Médio Etec Código: Município: Área de conhecimento: Componente Curricular: Série: C. H. Semanal: Professor: I Competências e respectivas habilidades e valores 1 1

Leia mais

GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE PLANALTINA CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Plano de Ensino

GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE PLANALTINA CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Plano de Ensino Plano de Ensino 1. IDENTIFICAÇÃO: DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS Turma: C / D SÉRIE/ANO: 7ª / 8º Turno: MATUTINO Bimestral: 1º / 2º / 3º / 4º Anual: 2013 Professor: MÁRIO CÉSAR CASTRO E-mail: profmariocastro@gmail.com

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº aprovado pela portaria Cetec nº de / / Etec: Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Habilitação Profissional:

Leia mais

PIBID 2011 SUBPROJETO LETRAS

PIBID 2011 SUBPROJETO LETRAS PIBID 2011 SUBPROJETO LETRAS PLANOS DE AULAS BOLSISTAS: Jéssica Pereira, Denise Oliveira e Taiana Azevedo DATA DA AULA: 10 /09/2012 AULA No.: 1 PLANO DE AULA CONTEÚDOS: Dinâmica de grupo OBJETIVO GERAL:

Leia mais

CONTEÚDOS PROVÁVEIS DA 1ª ETAPA/2012 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO RELIGIOSA PROFESSOR: JOAQUIM BARBOSA 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS:

CONTEÚDOS PROVÁVEIS DA 1ª ETAPA/2012 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO RELIGIOSA PROFESSOR: JOAQUIM BARBOSA 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS: DISCIPLINA: EDUCAÇÃO RELIGIOSA PROFESSOR: JOAQUIM BARBOSA Religiosidade, religião e fé; O desejo de ser feliz; CF 2012 Fraternidade e Saúde Pública; Liberdade e responsabilidade; Os dois caminhos; O respeito

Leia mais

TCC DE LETRAS LICENCIATURA E BACHARELADO MANUAL DE ORIENTAÇÕES

TCC DE LETRAS LICENCIATURA E BACHARELADO MANUAL DE ORIENTAÇÕES TCC DE LETRAS LICENCIATURA E BACHARELADO MANUAL DE ORIENTAÇÕES 2014 TCC LETRAS BACHARELADO PORTUGUÊS/INGLÊS O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos que cursam o Bacharelado constituise como trabalho

Leia mais

PIC. Componentes da PIC 2. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo

PIC. Componentes da PIC 2. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo PIC Produção Integrada ao Conteúdo 7. o ano Ensino Fundamental Componentes da PIC 2. o bimestre Arte Ciências A nota do PIC é a média entre as atividades e as tarefas vinculadas ao caderno de Arte. 1.

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR MARTINHO MARQUES PROJETO SAUDOSA MALOCA

ESCOLA ESTADUAL DR MARTINHO MARQUES PROJETO SAUDOSA MALOCA ESCOLA ESTADUAL DR MARTINHO MARQUES PROJETO SAUDOSA MALOCA TAQUARUSSU/MS 2009 SALA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Projeto elaborado pela professora regente Marilza Nunes do Nascimento e professora da Sala de

Leia mais

COLÉGIO NOVO ATENEU 13/3

COLÉGIO NOVO ATENEU 13/3 COLÉGIO NOVO ATENEU 13/3 Srs. Pais ou Responsáveis, atenção às informações a seguir. I. Orientações 1º Bimestre Iniciamos o ano letivo e já é possível identificarmos o perfil de cada turma, sendo assim

Leia mais

1. Identificação Nome do projeto: Nome da Escola: Local: Série: Número de alunos: Professores envolvidos:

1. Identificação Nome do projeto: Nome da Escola: Local: Série: Número de alunos: Professores envolvidos: 1. Identificação Nome do A arte da produção e interpretação de texto em ambientes virtuais projeto: Nome da Escola: Angelina Jaime Tebet Local: Ivinhema/MS Série: 3º, 4º e 5º anos Número de alunos: 160

Leia mais

8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS: Unidad 1- Cómo celebras? Unidad 2- Es estupendo viajar!

8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS: Unidad 1- Cómo celebras? Unidad 2- Es estupendo viajar! DISCIPLINA: ESPANHOL PROFESSOR: ANDRÉA ALVIM ARAÚJO Unidad 1- Cómo celebras? Las fiestas y sus componentes. Participios regulares. Pretérito perfecto:verbos regulares. Acento diacrítico. Unidad 2- Es estupendo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em informática para Internet Integrado ao Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em informática para Internet Integrado ao Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Matemática Componente Curricular: Matemática Série: 2ª Eixo Tecnológico:

Leia mais

DOCENTE: MICAEL ALVES

DOCENTE: MICAEL ALVES Planificação anual Curso Vocacional de Ensino Básico Ano letivo 2015 / 2016 CURSO VOCACIONAL DE INFORMÁTICA E MULTIMÉDIA ANO: 9.º DISCIPLINA: APLICAÇÕES DE ESCRITÓRIO DOCENTE: MICAEL ALVES COMPETÊNCIAS

Leia mais

Calendário Escolar 2014

Calendário Escolar 2014 Calendário Escolar 2014 Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio JANEIRO 30- Reunião de Pais Novos no Bilíngue FEVEREIRO 28- Dia livre para alunos 04- Início das aulas 10- Início das atividades

Leia mais

INSTRUMENTO AVALIATIVO

INSTRUMENTO AVALIATIVO INSTRUMENTO AVALIATIVO 6º ANO 3º BIMESTRE 2016 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AVALIAÇÃO ESPECÍFICA Avaliações Específicas 22/08 23/08 24/08 25/08 26/08 Ciências Geografia Português Filosofia Inglês Redação Arte

Leia mais

INSTRUMENTO AVALIATIVO

INSTRUMENTO AVALIATIVO INSTRUMENTO AVALIATIVO 9º ANO 3º BIMESTRE 2016 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AVALIAÇÃO ESPECÍFICA Avaliações Específicas 22/08 23/08 24/08 25/08 26/08 Física Matemática Biologia Geografia Filosofia Redação

Leia mais

Processo de Rematrículas para 2017/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância

Processo de Rematrículas para 2017/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Processo de Rematrículas para 2017/01 Informativo para os cursos de graduação: Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Com base na Portaria 1134/2016 (DOU nº 196, terça-feira, 11 de outubro de

Leia mais

INFANTIL E FUNDAMENTAL I

INFANTIL E FUNDAMENTAL I 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 FEVEREIRO 1 INÍCIO DAS AULAS - 2016 3 REUNIÃO DE PAIS E PROFESSORES PERÍODO DA MANHÃ - 18h40 4 REUNIÃO DE PAIS E PROFESSORES

Leia mais

Escola Virgem de Lourdes Anos de Educação e Inovação para a Vida

Escola Virgem de Lourdes Anos de Educação e Inovação para a Vida Escola Virgem de Lourdes 2016 63 Anos de Educação e Inovação para a Vida DESEMPENHO DAS 3ª SÉRIES DO ENSINO MÉDIO NO 1º SEMESTRE PLANTÃO PEDAGÓGICO 29 DE AGOSTO DE 2016 Comparações dos resultados entre

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE RIBEIRÃO PIRES

FACULDADES INTEGRADAS DE RIBEIRÃO PIRES FACULDADES INTEGRADAS DE RIBEIRÃO PIRES CURSO DEMATEMÁTICA - LICENCIATURA Versão 2016.1 Manual de Estágio Supervisionado Ribeirão Pires Prezado acadêmico Este manual destina-se a orientar o aluno de Licenciatura

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL ORAÇÃO DO DIA: Ave Maria / CANÇÃO DO DIA: Deus é bom pra mim / HORA DAS NOVIDADES: Pingue-pongue de palavras iniciadas com as letras s,t / TÉCNICA

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2017

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2017 CALENDÁRIO ACADÊMICO Feriados e s JANEIRO dias letivos: 0 0 a ( dias) FEVEREIRO dias letivos: 0 a escolares (0 dias) Início das aulas Carnaval MARÇO dias letivos: 0 a ABRIL dias letivos: 0 Paixão de Cristo

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO DE 2012

CALENDÁRIO ACADÊMICO DE 2012 Legenda: Início e Término do Ano Letivo Feriados Férias e Recesso Acadêmico Início do período de aulas _ Bimestre Período de Avaliação Provas Substitutivas Semestrais Exames Finais CALENDÁRIO ACADÊMICO

Leia mais

Calendário o e 2 o Ensino Médio

Calendário o e 2 o Ensino Médio Calendário 2016-1 o e 2 o Ensino Médio Janeiro 28 - Reunião de formatura 1 E.M. 10h 29 - Reunião de apresentação - 2 e 3 E.M 10h Fevereiro 01 - Início das aulas 01 a 05 - Período de sondagem 05 - Último

Leia mais

PRIMEIRO DIA/ MATUTINO

PRIMEIRO DIA/ MATUTINO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO MEC / FNDE GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROVAS BIMESTRAIS, PROVAS SUBSTITUTIVAS, EXAMES E OUTRAS AVALIAÇÕES AOS ALUNOS

ELABORAÇÃO DE PROVAS BIMESTRAIS, PROVAS SUBSTITUTIVAS, EXAMES E OUTRAS AVALIAÇÕES AOS ALUNOS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO ELABORAÇÃO DE PROVAS BIMESTRAIS, PROVAS SUBSTITUTIVAS, EXAMES E OUTRAS AVALIAÇÕES AOS ALUNOS 1. OBJETIVOS Padronização do uso do impresso e dos critérios para elaboração

Leia mais

1º ANO ENSINO MÉDIO FEVEREIRO

1º ANO ENSINO MÉDIO FEVEREIRO FEVEREIRO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 1 INÍCIO DAS AULAS 2016 4 REUNIÃO INICIAL - 18h40 8 A 12 RECESSO MARÇO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA Iª UNIDADE PROCESSUAL 5º ANO

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA Iª UNIDADE PROCESSUAL 5º ANO ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA Iª UNIDADE PROCESSUAL 5º ANO ATIVIDADES DATAS ASPECTOS A SEREM AVALIADOS/ ENCAMINHAMENTOS Atividades de casa e de classe Durante a unidade Pontualidade; Participação; Interesse;

Leia mais

(03/09/12 A 07/12/12) Valor: 35 pontos Média: 21 pontos

(03/09/12 A 07/12/12) Valor: 35 pontos Média: 21 pontos (03/09/12 A 07/12/12) Valor: 35 pontos Média: 21 pontos Obs.: Os conteúdos programáticos previstos para a 2ª etapa poderão ser alterados para ajustes do planejamento escolar em relação ao desempenho das

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1 FACULDADE FAUC/AUM CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1 DEFINIÇÕES GERAIS 1.1 De acordo com o regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Projeto

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294 aprovado pela portaria Cetec nº 774 de 24 / 09 / 2015. ETEC de Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio DISCIPLINA:. Língua Portuguesa SÉRIE/ TURMA:. 9º ano A/B BIMESTRE: 4º 1 e 2 - Texto Perder, ganhar, viver. Pag.( 230, 231 e 232) Leitura do texto; discussão; atividade escrita. Pag. ( 232 e 233) - Atividade

Leia mais

PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO. 1. Objetivo e escopo do projeto-piloto

PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO. 1. Objetivo e escopo do projeto-piloto PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO 1. Objetivo e escopo do projeto-piloto O Tutor Universitário é um programa-piloto proposto pelo Fórum das Entidades Representantes do Ensino Superior, para desenvolver o conhecimento

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC O Trabalho de Conclusão de Curso está estruturado sob a forma de elaboração de artigo científico, sendo este resultado de um trabalho integrado entre as disciplinas de

Leia mais

PROCEDIMENTOS DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS EAD DE LICENCIATURA

PROCEDIMENTOS DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS EAD DE LICENCIATURA PROCEDIMENTOS DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS EAD DE LICENCIATURA (LETRAS, HISTÓRIA, MATEMÁTICA E PEDAGOGIA) 1 - Diretrizes Gerais As disciplinas de Estágio Supervisionado contemplam

Leia mais

Objetivo Penha. - Conteúdo Programatico. Ano Letivo Curso 2016 EF2 30/09/2016 6º ANO CIÊNCIAS A 3BIM ***- CORREÇÃO DAS TAREFAS - PRESSÃO

Objetivo Penha. - Conteúdo Programatico. Ano Letivo Curso 2016 EF2 30/09/2016 6º ANO CIÊNCIAS A 3BIM ***- CORREÇÃO DAS TAREFAS - PRESSÃO 30/09/2016 6º ANO CIÊNCIAS A 3BIM *** CORREÇÃO DAS TAREFAS - PRESSÃO ATMOSFÉRICA, CORRENTES DE CONVECÇÃO E EFEITO ESTUFA 30/09/2016 6º ANO CIÊNCIAS A 3BIM ***- CORREÇÃO DAS TAREFAS - PRESSÃO ATMOSFÉRICA,

Leia mais

estudo das cores e as formas formas geométricas.

estudo das cores e as formas formas geométricas. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CEDUC - CENTRO DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA COLÉGIO DE APLICAÇÃO PLANO BIMESTRAL 1º BIMESTRE DISCIPLINA SÉRIE (S) TURMA (S) Arte

Leia mais

ROTEIRO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES ARTE - 8.º ANO 2015 Profª.: Maycon Batista

ROTEIRO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES ARTE - 8.º ANO 2015 Profª.: Maycon Batista ROTEIRO TRIMESTRAL DE ATIVIDADES ARTE - 8.º ANO 2015 Profª.: Maycon Batista Temática da Etapa: Conceito sobre Arte Conceito sobre Artesanato Conceito sobre Releitura Elaboração de peça teatral Leitura

Leia mais

TURMA 151 DATA AVALIAÇÃO CONTEÚDO. 24/9/14 1ª Avaliação de Matemática Expressões numéricas + Potência

TURMA 151 DATA AVALIAÇÃO CONTEÚDO. 24/9/14 1ª Avaliação de Matemática Expressões numéricas + Potência TURMA 151 24/9/14 1ª Avaliação de Matemática Expressões numéricas + Potência 2/10/14 8/10/14 Avaliação de Ditado 15/10/14 2ª Avaliação de Matemática Capítulo 6 - Frações 16/10/14 1ª Avaliação de Inglês

Leia mais

EDITAL 005/2012 CPADC/ICED/UFOPA

EDITAL 005/2012 CPADC/ICED/UFOPA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CENTRO PEDAGÓGICO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO EDITAL 005/2012 CPADC/ICED/UFOPA O Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento

Leia mais

Calendário Escolar 2017 Legendas:

Calendário Escolar 2017 Legendas: Calendário Escolar 27 Legendas: Feriado Dia sem aula Provas(Regular e Geral) Boletim Provas da Dependência Recuperação Trabalho e Prova de Recuperação SSimulado EF Exame Final FEVEREIRO(17 dias letivos)

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA Iª UNIDADE PROCESSUAL 2º ANO PRÓ LÍVIA

ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA Iª UNIDADE PROCESSUAL 2º ANO PRÓ LÍVIA ROTEIRO DE AVALIAÇÕES DA Iª UNIDADE PROCESSUAL 2º ANO PRÓ LÍVIA ATIVIDADES DATAS ASPECTOS A SEREM AVALIADOS/ ENCAMINHAMENTOS Atividades de casa e de classe Durante a unidade Pontualidade; Participação;

Leia mais

PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. (terceiro semestre) COMUNICAÇÃO DIGITAL DESIGN GRÁFICO UNIVERSIDADE PAULISTA

PIM. Projeto Integrado Multidisciplinar. (terceiro semestre) COMUNICAÇÃO DIGITAL DESIGN GRÁFICO UNIVERSIDADE PAULISTA UNIVERSIDADE PAULISTA PIM Projeto Integrado Multidisciplinar (terceiro semestre) COMUNICAÇÃO DIGITAL DESIGN GRÁFICO 2013 1 1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO: O PIM, Projeto Integrado Multidisciplinar, é uma atividade

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO AMT CALENDÁRIO 2017

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO AMT CALENDÁRIO 2017 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO AMT CALENDÁRIO 2017 JANEIRO 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Dias Letivos: 7 dias 01 15 Recesso: Professores 12 Reunião de Diretores/Coordenadores

Leia mais

2016 9º Ano do Ensino Básico 11º Ano e 12º Ano do Ensino Secundário

2016 9º Ano do Ensino Básico 11º Ano e 12º Ano do Ensino Secundário Exames Nacionais Saber Compensa Programa de preparação de exames nacionais 2016 9º Ano do Ensino Básico 11º Ano e 12º Ano do Ensino Secundário Rua Maestro Frederico de Freitas, 5ª e B e 9C Loja Alto dos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº38 aprovado pela portaria Cetec nº 6 de 06/01/2009 Etec Paulino Botelho - EE Esterina Placo (Extensão) Código: 091-01 Município: São Carlos

Leia mais

Colégio Dom Quintino Uma Grande Escola Perto de Você

Colégio Dom Quintino Uma Grande Escola Perto de Você Colégio Dom Quintino Uma Grande Escola Perto de Você CALENDÁRIO DO 1º SEMESTRE DE 2011 M A I O SUPER MAIO MÃE DQ Programação em breve 01 domingo Dia do Trabalho Feriado Letivo 02 a 21 - Aulas de Campo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec: Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Comunicação e Informação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa

Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa 2014. 1 Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa FACULDADE POLIS DAS ARTES Professor: Tiago Silva de Oliveira E-mail: psicotigl@yahoo.com.br Noturno/2014.1 Carga Horária 80h 1 Dia da Semana

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA OS ORIENTADORES DE TCC DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

INSTRUÇÕES PARA OS ORIENTADORES DE TCC DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS INSTRUÇÕES PARA OS ORIENTADORES DE TCC DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Observação: além deste documento, é importante que o orientador fique atento às datas e prazos do TCC, definidas no Calendário do

Leia mais

Teoria da Contabilidade - 8º período

Teoria da Contabilidade - 8º período PLANO DE ENSINO UNIDADE CONTABILIDADE DISCIPLINA Teoria da Contabilidade - 8º período PROFESSOR Prof. Mestranda. Glória Castro gloriacastro7@gmail.com DEPARTAMENTO CÓDIGO CRÉDITOS CIÊNCIAS CONTÁBEIS CSA-1225

Leia mais

XVIII SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

XVIII SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO XVIII SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 1 APRESENTAÇÃO - A Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo promoverá, entre os dias 12 e 13 de julho de 2016, a XVIII

Leia mais

Prisma Escola de Educação Integral Movida por Amor e Qualidade

Prisma Escola de Educação Integral Movida por Amor e Qualidade PROPOSTA PEDAGÓGICA DE CIÊNCIAS 8º ANO A / 2017 1º Bimestre Profº Leoci PROPOSTA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA 8º ANO A / 2017 1º Bimestre Profº Hammy a) Como nosso organismo está organizado b) Os tecidos c)

Leia mais

EDITAL E REGULAMENTO NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI 2015/2016

EDITAL E REGULAMENTO NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI 2015/2016 EDITAL E REGULAMENTO NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI 2015/2016 O Serviço Social da Indústria SESI/RJ abre inscrições para o processo de seleção do Núcleo de Dramaturgia 2015/2016 com encontros semanais ministrados

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Calendário Escolar 2016 Educação Infantil e Ensino Fundamental

Calendário Escolar 2016 Educação Infantil e Ensino Fundamental Calendário Escolar 2016 Educação Infantil e Ensino Fundamental Janeiro 25 a 29 Planejamento com professores 29 Culto de Ações de Graças - Ano Novo Fevereiro 8,9 e 10 - Carnaval 18 Dias Letivos 01 Início

Leia mais

PLANO BIMESTRAL DE ENSINO: 3º BIMESTRE/2016

PLANO BIMESTRAL DE ENSINO: 3º BIMESTRE/2016 ESCOLA ESTADUAL FERNANDO NOBRE Endereço: Rua Riacho Grande nº 50 Jd. Guerreiro Cotia SP E mail: e010509a@see.sp.gov.br Blog : HTTP://oficinanobre.blogspot.com Fone: 4702 2326/4617 4305 Disciplina : Atividades

Leia mais

Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica

Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica Objetivos: - Discutir concepções da Educação Ambiental crítica em sala de aula; - Estimular a divulgação de

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOÃO DE LIMA PAES PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CONSTRUINDO GRÁFICOS DE SETORES E RECEITAS

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOÃO DE LIMA PAES PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CONSTRUINDO GRÁFICOS DE SETORES E RECEITAS ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOÃO DE LIMA PAES PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA CONSTRUINDO GRÁFICOS DE SETORES E RECEITAS NOVA ANDRADINA- MS 2014 INTRODUÇÃO É preciso que a educação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

BIBLIOTECA IRMÃ AGLAÉ Mostra Literária 29 e 30 de Abril de 2015

BIBLIOTECA IRMÃ AGLAÉ Mostra Literária 29 e 30 de Abril de 2015 BIBLIOTECA IRMÃ AGLAÉ Mostra Literária 29 e 30 de Abril de 2015 Infantil II Releitura dos livros: - Muitas Bolhas - Água Viva - A chuvarada Educação Infantil Infantil III Releitura dos livros: - O mistério

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DISCIPLINAS 1. Introdução à Pesquisa em Letras 2. Metodologia de ensino de línguas estrangeiras I: perspectivas teóricas e abordagens

Leia mais

CIRCULAR 169/09. Durante o bimestre Avaliação Bimestral Unidade 15 A Austrália - Um país continente. Unidade 16 Um arquipélago - Nova Zelândia

CIRCULAR 169/09. Durante o bimestre Avaliação Bimestral Unidade 15 A Austrália - Um país continente. Unidade 16 Um arquipélago - Nova Zelândia CIRCULAR 169/09 Cronograma 4 o Bimestre - 8º ANO TUPINAMBÁ - MATUTINO Produção de Texto - Prof. Luiz Fernando - 8º Ano/ Tupinambá NL1 (Simulado) Análise propagandas e Telenovelas. Valor 5,0 Dia 13/11 NL2

Leia mais

Obs.: As datas poderão ser alteradas a critério do comando do colégio ou do professor. Se isso ocorrer, os alunos serão avisados previamente.

Obs.: As datas poderão ser alteradas a critério do comando do colégio ou do professor. Se isso ocorrer, os alunos serão avisados previamente. DEPARTAMENTO DE ENSINO PESQUISA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE ENSINO CENTRO DE ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DO ENSINO ASSISTENCIAL EMENTA DE CIÊNCIAS - 4º BIMESTRE/2012 Desenvolvimento no decorrer do bimestre/

Leia mais

APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO E RADICAL

APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO E RADICAL ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA- MS APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO E RADICAL Ipezal/Angélica MS Abril 2012 ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES IPEZAL/ANGÉLICA- MS APRENDENDO COM O LUDO AÇÃO

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LETIVO 2012 / 2013

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LETIVO 2012 / 2013 09-10-2012 PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LETIVO 2012 / 2013 N.º ORDEM N.º DE HORAS CURSO DE TÉCNICO DE GESTÃO EQUINA DISCIPLINA: FRANCÊS CONTINUAÇÃO N.º TOTAL DE MÓDULOS: 3 DESIGNAÇÃO DO MÓDULO 1 27 PARCOURS

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE HORTOLÂNDIA

COLÉGIO ADVENTISTA DE HORTOLÂNDIA TURMA:7º TURMA: PROFESSOR(A): PRISCILA TURMA:7ºA SISTEMÁTICA DE ARTES 24/02 Nota para atividades do Livro 10 Cores e suas Pág.6/7/8 e 9 possibilidades. As cores e os sons. 09/03 TRABALHO 10 Comunicação

Leia mais

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André Objetivos Gerais: Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André # Promover as competências necessárias para as práticas de leitura e escrita autônomas

Leia mais

DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho de conclusão de curso (TCC) é uma exigência das IES ao final de um curso de graduação ou pós-graduação, como requisito para obtenção do diploma. A FEATI ofertará,

Leia mais

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS

Leia mais

MANUAL. SISTEMA WebTCC TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO. 1 P á g i n a

MANUAL. SISTEMA WebTCC TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO. 1 P á g i n a MANUAL SISTEMA WebTCC TCC 1 TCC 2 TCC ÚNICO 1 P á g i n a SUMÁRIO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO... 4 SISTEMA WebTCC... 4 CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO NO WebTCC... 4 CALENDÁRIO... 4 ORIENTAÇÕES... 4 FORMATAÇÃO

Leia mais

ROTEIRO DE ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE INTEGRADA DO 5º SEMESTRE

ROTEIRO DE ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE INTEGRADA DO 5º SEMESTRE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE FISIOTERAPIA E-book A SAÚDE NO CONTEXTO DO MOVIMENTO HUMANO Síndrome do Túnel do Carpo ORIENTAÇÃO: Prof.: Lorena Freire Prof.: Renata Amanajás Prof.: Iranete

Leia mais

6º ano do Ensino Fundamental

6º ano do Ensino Fundamental 6º ano do Ensino Fundamental 8/5/2015 08:33:31-Informativo-CIRMEN-6 2 I. TEMA GERADOR A questão da água e suas dimensões na contemporaneidade II. SUBTEMA A água como elemento fundamental à vida III. QUESTÕES

Leia mais

Calendário Escolar Educação Infantil

Calendário Escolar Educação Infantil Calendário Escolar 2017 Educação Infantil Macapá - AP Outubro/2016 1 APRESENTAÇÃO O Colégio Santa Bartolomea Capitanio apresenta o seu calendário escolar para o ano letivo de 2017. O Calendário Escolar

Leia mais

IV SEMANA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO EDITAL 2016

IV SEMANA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO EDITAL 2016 IV SEMANA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO EDITAL 2016 A Universidade Federal Fluminense realizará a Agenda Acadêmica UFF 2016, no período de 17 a 23 de outubro de 2016. Este evento anual tem como objetivo

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL Oralização de frases / LÍNGUA PORTUGUESA: 76 a 78 da Gramática / CIÊNCIAS: Estudo sobre Um bom cardápio através de conversa e observação de imagens/

Leia mais