Próximo EDITAIS PROEX ORIENTAÇÕES PARA USO DOS RECURSOS. Departamento de Administração, Finanças e Contratos Pró-Reitoria de Extensão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Próximo EDITAIS PROEX ORIENTAÇÕES PARA USO DOS RECURSOS. Departamento de Administração, Finanças e Contratos Pró-Reitoria de Extensão"

Transcrição

1 Próximo EDITAIS PROEX ORIENTAÇÕES PARA USO DOS RECURSOS

2 Próximo Prezados(as) Coordenadores(as) de Atividades de Extensão Desenvolvemos este material com o intuito de apoiá-los com a execução dos recursos dos Editais ProEx EDITAIS PROEX Independentemente destas orientações, relembramos que a execução dos recursos deve respeitar as disposições dos Editais ProEx 2017, razão pela qual o mesmo deve ser sempre consultado no link Em caso de duvidas, estamos disponíveis nos seguintes canais: Edital de Eventos: ramal 8116 / caev@ufscar.br Demais Editais: ramal 6547 / deafcproex@ufscar.br

3 Parte 2 ANTES DE COMEÇAR! Solicitamos aos(às) coordenadores(as) de projetos e programas que sempre enviem os documentos para a PROEX com o devido registro no Sistema Trâmite (link). Orientações Gerais Regras de Ouro! Desde 2016, não é mais possível a contratação direta de serviços e produtos. Os(as) coordenadores(as) devem elaborar requisição de compras e entregá-la na ProEx. Notas Fiscais! Após receber o produto/serviço solicitado, o(a) coordenador(a) da atividade de extensão deve informar seu nome completo e o número da atividade de extensão no verso da Nota Fiscal e entregá-la na ProEx ou na CAEV (no caso do edital de eventos). Todos os documentos (solicitações de compra, solicitações de numerário, recibo de pessoa física, etc.) devem ser encaminhados em duas vias assinadas pelo(a) coordenador(a) da atividade de extensão e enviados para a Pró-Reitoria de Extensão ou para a Coordenadoria de Apoio a Eventos (no caso do Edital de Eventos). Qualquer mudança na execução orçamentária da atividade deve ser solicitada previamente através do Link Alterações no Sistema Proexweb, a qual será analisada pelos(as) Coordenadores de Área da ProEx. Os telefones de contato da PROEX para dúvidas são: (edital de eventos) e (demais editais).

4 Parte 1 Próximo ANTES DE COMEÇAR! Fundamental! Atente aosprazosdefinidos no edital: Orientações Gerais Até 04 de outubro de 2017 Prazo para que o(a) coordenador(a) de atividade de extensão apresente à Proex ou o Formulário de Solicitação de Compras / Termo de Referência para a aquisição de material de consumo, contratação de pessoa jurídica e compra de passagem aérea. As Solicitações devem ser enviadas com antecedência, pois a FAI.UFSCar demanda o mínimo de 15 dias úteis para processar as compras. Até 14 de novembro de 2017 Prazo para que o(a) coordenador(a) de atividade de extensão apresente à Proex o Formulário de Solicitação de Numerário de ressarcimento de despesas de passagens rodoviárias e de refeição para palestrantes, bem como o Recibo de Prestação de Serviços para pagamento de pessoa física (pró-labore). Apenas nos casos em que o cronograma da atividade previu despesas com os itens acima (passagens rodoviárias, refeição e pró-labore) após o prazo de 14 de novembro, será possível enviar os Formulários e Recibos após essa data. Excepcionalmente nesses casos, o(a) coordenador(a) terá até 5 (cinco) dias úteis para enviá-los à ProEx, contados após a realização da despesa. Observações: Os formulários devem ser enviados à ProEx observando o cronograma proposto pelo(a) coordenador(a) na atividade de extensão.

5 Próximo Editais ProEx 2017 Edital EDITAIS PROEX 2017 TIPOS DE APOIO Bolsas Recursos Financeiros Atividades de Extensão Artístico-Culturais Eventos Acadêmicos ACIEPES 2º Semestre Apesar dos editais cobrirem despesas financeiras e/ou com bolsas, é necessário verificar primeiramente se a atividade foi contemplada com recursos.

6 SELECIONE O ITEM PARA TER ACESSO ÀS ORIENTAÇÕES BÁSICAS Bolsas Editais ProEx 2017 Reserva de Veículo ITENS Material de Consumo e Pessoa Jurídica Refeição para Palestrante Pró-Labore (Pessoa Física) Passagens Aéreas e de Ônibus

7 Voltar Parte 2 O(A) Coordenador(a) cuja atividade tenha sido contemplada com bolsas de extensão para apoio ao seu desenvolvimento, deverá observar o prazo de 20 de junho de 2017 para concluir as seguintes etapas: O(A) coordenador(a) deverá abrir sua atividade de extensão e clicar no link Bolsistas ProEx. Em seguida, clicar em Inserir e selecionar o bolsista clicando no Link Buscar. Após essa etapa, o(a) coordenador(a) deve incorporar o plano de trabalho do bolsista e confirmar o termo de aceite do(a) orientador(a). Por fim, clicar em enviar! Bolsas de Extensão Quando o(a) coordenador(a) concluir sua etapa, deverá informar o(a) bolsista de extensão para que este acesso o Proexweb com seu RA e senha. No sistema, o(a) bolsista deverá informar seus dados bancários, confirmar o plano de trabalho e aceitar o termo de compromisso. Em seguida, clicar em enviar. O pagamento da bolsa de extensão de um mês específico é realizado no início do outro mês. Exemplo: a bolsa de extensão de junho é paga no início de julho. 1. Os dados da conta do(a) bolsista devem respeitar o seguinte: O(A) aluno(a) deve ser o(a) único(a) titular da conta. Não são aceitas conta salário e poupança, apenas conta corrente. 2. As bolsas somente podem ser pagas durante o período de vigência do projeto!

8 Voltar Parte 1 Em caso de inclusão do(a) bolsista (ou aceite do(a) mesmo(a)) após o prazo de 20 de junho de 2017, não será realizado o pagamento referente aquele mês. Exemplo: se o(a) Coordenador(a) indicar o(a) bolsista em 21 de junho, o(a) bolsista de extensão não receberá a bolsa de junho. Nesse caso, a primeira bolsa a ser paga ao mesmo será o do mês de julho. Bolsas de Extensão Recesso! Somente para as atividades que não obtiveram bolsa para o recesso acadêmico, não será realizado o pagamento referente ao mês de agosto de Uma vez cumpridos as etapas acima, o(a) aluno(a) irá receber a bolsa de extensão durante o período previsto no Proexweb, a menos que o(a) Coordenador(a) da Atividade opte pela suspensão da bolsa ou substituição do(a) bolsista. Nesses dois casos, o(a) Coordenador(a) também deverá acessar o campo Bolsistas ProEx da Atividade de Extensão. Nesses casos, também deve ser observado o prazo do dia 20 de cada mês. Exemplo: Se o(a) Coordenador(a) substituir um(a) bolsista no dia 21 de agosto, o(a) bolsista anterior ainda receberá a bolsa de agosto.

9 Passagens Aéreas Voltar Parte 2 Aquisição de Material de Consumo & Contratação de Serviços de Pessoa Jurídica A aquisição de materiais de consumo e a contratação de serviços de pessoa jurídica é realizada pela FAI. Para tanto, o(a) coordenador(a) deve preencher o Formulário Solicitação de Compras / Termo de Referência Editais ProEx, disponível no link e enviá-lo para a PROEX ou Coordenadoria de Apoio a Eventos (no caso do edital de eventos). Responsabilidades do(a) coordenador(a) Preencher a Solicitação de Compra de Material / Termo de Referência e enviá-lo para a PROEX ou CAEV (no caso de edital de eventos). Informar o local de entrega e indicar um contato da equipe da atividade para assessorar o processo (pode ser o próprio coordenador). Conferir os materiais/serviços e receber a Nota Fiscal. Atenção! Após receber os materiais/serviços, é necessário assinar e informar o número do processo da atividade no verso da Nota Fiscal e enviá-la para a PROEX ou CAEV (no caso de edital de eventos).

10 Passagens Aéreas Voltar Parte 1 Aquisição de Material de Consumo & Contratação de Serviços de Pessoa Jurídica Fundamental! O formulário deve ser acompanhado de ao menos um orçamento. As Solicitações de Compra devem ser enviadas à ProEx ou CAEV (no caso de edital de eventos) com antecedência, pois a FAI.UFSCar demanda o mínimo de 15 dias úteis para processar as compras. As Solicitações de Compras de Serviços e de Materiais devem ser apresentadas pelo(a) coordenador(a) de forma separada. Para que o material/serviço seja efetivamente aquele desejado para a execução do projeto ou programa, recomenda-se ao(à) coordenador(a) atenção especial para o preenchimento dos campos objeto e especificações. Observação Nos casos de impressão de banner ou outras contratações que dependam de elaboração de arte, a mesma deve ser enviada para o e- mail deafcproex@ufscar.br ou caev@ufscar.br (para eventos) na mesma data do envio da Solicitação de Compras.

11 Voltar Pagamento de Colaborador Pessoa Física O pagamento de serviços de pessoa física (pró-labore) é realizado por meio da FAI. Para tanto, o(a) coordenador(a) deve preencher e assinar o Recibo de Prestação de Serviços Editais ProEx disponível neste link e enviá-lo para a ProEx ou CAEV (no caso de edital de eventos). Caso queira, o(a) coordenador(a) pode enviar para deafcproex@ufscar.br ou caev@ufscar.br (para eventos), solicitando apoio da PROEX para o cálculo dos valores. Importante! A FAI realiza pagamentos para um(a) mesmo(a) prestador(a) de serviço somente a cada 04 meses. Portanto, se um(a) prestador(a) receber um valor de pessoa física em agosto, somente poderá ser pago novamente em dezembro. Reiteramos que incidem impostos (INSS, ISS, IRPF) sobre o valor do pagamento de pró-labore, de forma que o valor líquido a ser recebido é inferior ao valor bruto descontado da atividade de extensão.

12 Passagens de Ônibus Voltar A compra de passagens aéreas é realizada pela FAI. Para tanto, o(a) coordenador(a) deve preencher e assinar o Formulário de Solicitação de Compras / Termo de Referência - Editais ProEx, disponível neste link e enviá-lo para a ProEx ou CAEV (no caso de edital de eventos). Passagens Aéreas Considerando que a compra de passagens aéreas respeita as mesmas regras para a Compra de Produtos e Serviços, recomendamos que também sejam visualizadas as informações disponíveis neste link. No campo especificações do Formulário, o(a) coordenador(a) deve informar os seguintes dados: Nome do passageiro Data e horário do voo Número do voo e companhia aérea. Trecho Atenção! Informar estes dados para os voos de ida e de retorno, bem como para todos os trechos da viagem.

13 Passagens Aéreas Voltar Passagens de Ônibus Importante! As passagens de ônibus não são compradas diretamente pela FAI. É realizado apenas o ressarcimento de passagens de ônibus compradas no âmbito do projeto. Dessa forma, o passageiro deve sempre se lembrar de guardar a passagem de ônibus, caso contrário não poderá ser ressarcido. Juntamente com a passagem de ônibus, deve ser preenchido e entregue na PROEX ou CAEV (no caso de edital de eventos) o Formulário de Solicitação de Numerário Editais ProEx, disponível neste link. Não se esqueça de enviar junto com o Formulário a passagem de ônibus original.

14 Dados da FAI.UFSCar Voltar Refeição para Palestrantes Importante! A refeição para palestrante não é contratada diretamente pela FAI. Nesse caso, é realizado apenas o ressarcimento das despesas com refeição para a pessoa que ministrará a palestra ou membro da equipe que cobrir as despesas. Dessa forma, a equipe do projeto deve sempre se lembrar de guardar o comprovante de pagamento da refeição, caso contrário não poderá ser realizado o ressarcimento. A Nota Fiscal deverá estar em nome da FAI (ver dados da FAI). O ressarcimento não será realizado se houver qualquer identificação do(a) palestrante ou membro da equipe da atividade. Não há ressarcimento para bebida alcoólica. Para o ressarcimento, o(a) coordenador(a) deve preencher e entregar na PROEX ou CAEV (no caso de edital de eventos) o Formulário de Solicitação de Numerário Editais ProEx, disponível neste link. Não se esqueça de enviar junto com o Formulário a Nota Fiscal original.

15 Voltar Para realizar a reserva de veículo, o(a) coordenador(a) da atividade deverá enviar um para deafcproex@ufscar.br ou caev@ufscar.br (para eventos), informando os seguintes dados: Reserva de Veículo Número do Processo da Atividade de Extensão; Data da viagem; Tipo de solicitação (ou seja, se o pedido é para levar ou buscar o passageiro); Destino da viagem; Nome do passageiro; Local de embarque e desembarque; Horário de embarque; Telefone de contato do passageiro.

16 Refeição p/ Palestrante Voltar Dados da Fundação FAI.UFSCar: Razão Social: Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico FAI UFSCar CNPJ: / Inscrição Estadual: Endereço: Rodovia Washington Luís, km 235 São Carlos / SP

EDITAIS PROEX ORIENTAÇÕES PARA USO DOS RECURSOS. Departamento de Administração, Finanças e Contratos Pró-Reitoria de Extensão

EDITAIS PROEX ORIENTAÇÕES PARA USO DOS RECURSOS. Departamento de Administração, Finanças e Contratos Pró-Reitoria de Extensão EDITAIS PROEX ORIENTAÇÕES PARA USO DOS RECURSOS Prezados(as) Coordenadores(as) de Atividades de Extensão Desenvolvemos este material com o intuito de apoiá-los com a execução dos recursos dos Editais ProEx.

Leia mais

PROEXT 2016 ORIENTAÇÕES PARA USO DOS RECURSOS

PROEXT 2016 ORIENTAÇÕES PARA USO DOS RECURSOS PROEXT 2016 ORIENTAÇÕES PARA USO DOS RECURSOS Prezados Coordenadores de Projetos e Programas Desenvolvemos este material com o intuito de apoiar a execução dos recursos do Edital PROEXT/MEC, os quais são

Leia mais

EDITAL PARA APOIO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA UFSCAR NO ÂMBITO DO PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA NA UFSCAR (PQV) PARA 2016.

EDITAL PARA APOIO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA UFSCAR NO ÂMBITO DO PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA NA UFSCAR (PQV) PARA 2016. EDITAL PARA APOIO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA UFSCAR NO ÂMBITO DO PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA NA UFSCAR (PQV) PARA 2016. JUSTIFICATIVA O Programa Qualidade de Vida na UFSCar é destinado para

Leia mais

RESOLUÇÃO CD/FAI nº 03/2017. O Conselho Deliberativo da FAI UFSCar, no uso de suas atribuições legais e estatutárias;

RESOLUÇÃO CD/FAI nº 03/2017. O Conselho Deliberativo da FAI UFSCar, no uso de suas atribuições legais e estatutárias; RESOLUÇÃO CD/FAI nº 03/2017 Dispõe sobre as Regras para Adiantamento e Uso de Recursos Financeiros para Projetos Gerenciados pela FAI.UFSCar (Suprimento de Fundos e Viagens). O Conselho Deliberativo da

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 MEC/SESu

PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 MEC/SESu PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 MEC/SESu SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Contratação de Serviços de Terceiros, Pessoa Física ou Jurídica... 3 3. Compra de Material de Consumo ou Permanente...

Leia mais

EDITAL Nº 14/2016 AUXÍLIO FINANCEIRO PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

EDITAL Nº 14/2016 AUXÍLIO FINANCEIRO PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS EDITAL Nº 14/2016 AUXÍLIO FINANCEIRO PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS Este edital dispõe sobre as normas para solicitação, concessão e utilização de auxílio financeiro para participação em eventos extracurriculares,

Leia mais

EDITAL Nº 01/ PPGE

EDITAL Nº 01/ PPGE EDITAL Nº 01/2017 - PPGE PARTICIPAÇÃO DISCENTE EM EVENTOS CIENTÍFICOS E ATIVIDADES DE PESQUISA NACIONAIS O Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal de Juiz de Fora torna pública

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos Pró-Reitoria de Extensão EDITAL - ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Universidade Federal de São Carlos Pró-Reitoria de Extensão EDITAL - ATIVIDADES DE EXTENSÃO EDITAL - ATIVIDADES DE EXTENSÃO - 2019 EDITAL PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS, VISANDO CONCESSÃO DE APOIO A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA UFSCAR EM 2019. 1- JUSTIFICATIVA 1.1- O estatuto da

Leia mais

EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INCENTIVO À PESQUISA PROGRAMA DE APOIO A GRUPOS DE PESQUISA

EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INCENTIVO À PESQUISA PROGRAMA DE APOIO A GRUPOS DE PESQUISA EDITAL Nº 002/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INCENTIVO À PESQUISA PROGRAMA DE APOIO A GRUPOS DE PESQUISA A Diretoria do Campus, por intermédio da Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Federal

Leia mais

Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências da Saúde

Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências da Saúde Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências da Saúde 1 Importante! Observar antes da abertura do processo É servidor da UFPR SIM Abrir processo normalmente, conforme próximas orientações de abertura

Leia mais

Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências da Saúde

Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências da Saúde Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências da Saúde 1 Importante! Observar antes da abertura do processo É servidor da UFPR SIM Abrir processo normalmente, conforme próximas orientações de abertura

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR 2018 EDITAL

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR 2018 EDITAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR 2018 EDITAL A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação faz saber aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsa/Pesquisa

Leia mais

EDITAL Nº 04/ PPGE

EDITAL Nº 04/ PPGE EDITAL Nº 04/2017 - PPGE PARTICIPAÇÃO DOCENTE EM EVENTOS CIENTÍFICOS/VISITA TÉCNICA O Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), da Universidade Federal de Juiz de Fora, torna pública a abertura das

Leia mais

Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências da Saúde

Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências da Saúde Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências da Saúde 1 Importante! Observar antes da abertura do processo O Proposto é servidor da UFPR? SIM Abrir processo normalmente, conforme próximas orientações

Leia mais

Solicitação de Bolsas e Auxílios/Recebimento de Documentos

Solicitação de Bolsas e Auxílios/Recebimento de Documentos ADMINISTRATIVO - PROAE Solicitação de Bolsas e Auxílios/Recebimento de Documentos 1º: Acessar o SIGA 3 e clicar no ícone Apoio Estudantil para preencher o formulário socioeconômico. Obs.: Durante o preenchimento

Leia mais

Edital de Auxílio à Pesquisa Discente - Segundo ano de Doutorado

Edital de Auxílio à Pesquisa Discente - Segundo ano de Doutorado Edital de Auxílio à Pesquisa Discente - Segundo ano de Doutorado 1. Finalidade: Oferece apoio básico a alunos e alunas do segundo ano de doutorado regularmente matriculados no PPGAS, que não tenham obtido

Leia mais

EDITAL 01/2018 Auxílio Custeio de Itens Financiáveis PROEX CAPES

EDITAL 01/2018 Auxílio Custeio de Itens Financiáveis PROEX CAPES EDITAL 01/2018 Auxílio Custeio de Itens Financiáveis PROEX CAPES A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica PROMEC torna público, a seus docentes e alunos de pós-graduação, os itens

Leia mais

EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS NA UFSCAR QUE OCORRERÃO ENTRE JUNHO E DEZEMBRO DE 2017.

EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS NA UFSCAR QUE OCORRERÃO ENTRE JUNHO E DEZEMBRO DE 2017. EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS NA UFSCAR QUE OCORRERÃO ENTRE JUNHO E DEZEMBRO DE 2017. JUSTIFICATIVA O estatuto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Capítulo 1, artigo

Leia mais

MANUAL PARA USUÁRIO DO SISTEMA CUBO 1ª EDIÇÃO

MANUAL PARA USUÁRIO DO SISTEMA CUBO 1ª EDIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS MANUAL PARA USUÁRIO DO SISTEMA CUBO 1ª EDIÇÃO 2017 MANUAL DE USO SISTEMA CUBO 1. ACESSO DO USUÁRIO 1.1 Acesse o endereço https://sistemas.uft.edu.br/cubo/admin/login

Leia mais

CARTILHA DE RELACIONAMENTO

CARTILHA DE RELACIONAMENTO CARTILHA DE RELACIONAMENTO FUNDAÇÃO / POLO DE INOVAÇÃO Fortaleza Outubro, 2017 1 Capítulo 1 RH Seção 1 Bolsa 1.1 Definições e características A Bolsa de Pesquisa se constitui de doação civil a beneficiário

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos Pró-Reitoria de Extensão EDITAL - ACIEPE

Universidade Federal de São Carlos Pró-Reitoria de Extensão EDITAL - ACIEPE EDITAL - ACIEPE - 2019-2 EDITAL PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS, VISANDO CONCESSÃO DE APOIO A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES CURRICULARES DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (ACIEPE) NA UFSCAR EM 2019.

Leia mais

Memorando Circ. N. 004/2016 CAL/UFSM. Santa Maria, 31/03/2016. Da: Direção do Centro de Artes e Letras Para: Subunidades do CAL

Memorando Circ. N. 004/2016 CAL/UFSM. Santa Maria, 31/03/2016. Da: Direção do Centro de Artes e Letras Para: Subunidades do CAL Memorando Circ. N. 004/2016 CAL/UFSM Santa Maria, 31/03/2016. Da: de Artes e Letras Para: Subunidades do CAL A e Artes e Letras, no exercício de suas funções, promoverá, no ano de 2016, a continuidade

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Registro no sistema... 3 Login... 4 Criar e Alterar Demandas... 5 Inclusão de Itens nas demandas...

Leia mais

EDITAL Nº 03/ PPGE

EDITAL Nº 03/ PPGE EDITAL Nº 03/2017 - PPGE PARTICIPAÇÃO DISCENTE EM EVENTOS CIENTÍFICOS E ATIVIDADES DE PESQUISA O Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), da Universidade Federal de Juiz de Fora, torna pública a abertura

Leia mais

EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS NA UFSCAR QUE OCORRERÃO ENTRE AGOSTO E DEZEMBRO DE 2018.

EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS NA UFSCAR QUE OCORRERÃO ENTRE AGOSTO E DEZEMBRO DE 2018. EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS NA UFSCAR QUE OCORRERÃO ENTRE AGOSTO E DEZEMBRO DE 2018. JUSTIFICATIVA O estatuto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Capítulo 1, artigo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS EDITAL PRAC - AUXÍLIO PARA A PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS Nº 02/2018 A Universidade Federal de Campina Grande, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, de acordo com o Programa Nacional de Assistência

Leia mais

EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NO ÂMBITO DO PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA (PQV) NA UFSCAR PARA 2015.

EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NO ÂMBITO DO PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA (PQV) NA UFSCAR PARA 2015. EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NO ÂMBITO DO PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA (PQV) NA UFSCAR PARA 2015. JUSTIFICATIVA O Programa Qualidade de Vida na UFSCar é destinado para os servidores

Leia mais

Edital para auxílio individual CAPES-PROEX 2016 (PPG Zoologia, IB-USP)

Edital para auxílio individual CAPES-PROEX 2016 (PPG Zoologia, IB-USP) Edital para auxílio individual CAPES-PROEX 2016 (PPG Zoologia, IB-USP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) área Zoologia alocou R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para custeio de despesas com itens relacionados

Leia mais

SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas

SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Orientações para participação de discente em Processo Seletivo de Bolsas de Extensão e Cultura e Voluntariado SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas SUMÁRIO Quais documentos regem

Leia mais

SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas

SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Orientações para participação de discente em Processo Seletivo de Bolsas de Extensão e Cultura e Voluntariado SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas SUMÁRIO Quais documentos regem

Leia mais

Normativa COPPEX-PESQUISA Nº 02, de 16 de janeiro de 2016

Normativa COPPEX-PESQUISA Nº 02, de 16 de janeiro de 2016 FAHESP - Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí. IESVAP - Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba LTDA. Rodovia BR 343, Km 16 Bairro Sabiazal, CEP 64.212-790, Parnaíba-PI

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos Pró-Reitoria de Extensão. EDITAL UFSCar 50 ANOS

Universidade Federal de São Carlos Pró-Reitoria de Extensão. EDITAL UFSCar 50 ANOS EDITAL UFSCar 50 ANOS EDITAL ESPECIAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO COM TEMÁTICA ESPECÍFICA SOBRE A MEMÓRIA DA UNIVERSIDADE EM COMEMORAÇÃO AOS 50 ANOS DA UFSCAR 1- JUSTIFICATIVA 1.1-

Leia mais

EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS NA UFSCAR QUE OCORRERÃO ENTRE MAIO E DEZEMBRO DE 2016.

EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS NA UFSCAR QUE OCORRERÃO ENTRE MAIO E DEZEMBRO DE 2016. EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS NA UFSCAR QUE OCORRERÃO ENTRE MAIO E DEZEMBRO DE 2016. JUSTIFICATIVA O estatuto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Capítulo 1, artigo 3º

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos Pró-Reitoria de Extensão EDITAL AGENDA CULTURAL UFSCAR 2019

Universidade Federal de São Carlos Pró-Reitoria de Extensão EDITAL AGENDA CULTURAL UFSCAR 2019 EDITAL AGENDA CULTURAL UFSCAR 2019 EDITAL PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS VISANDO CONCESSÃO DE APOIO PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO DE CARÁTER ARTÍSTICO CULTURAL, QUE IRÃO COMPOR A AGENDA

Leia mais

Política de Viagem Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Viagem Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. OBJETIVO Política tem como finalidade informar as diretrizes na utilização dos serviços de viagem. 2. APLICAÇÃO Esta política aplica se á PC Sistemas. 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Não se

Leia mais

2. DOS VALORES DOS AUXÍLIOS

2. DOS VALORES DOS AUXÍLIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO, GESTÃO E AVALIAÇÃO EDITAL DE CONCESSÃO DE AJUDA DE CUSTO PARA VIAGEM ACADÊMICA - DO CAMPUS DE TUCURUÍ EDITAL

Leia mais

Recurso financeiro arrecadado via matrícula de aluno especial no PPgSI. Regras para uso (Versão de 13/09/2017)

Recurso financeiro arrecadado via matrícula de aluno especial no PPgSI. Regras para uso (Versão de 13/09/2017) Recurso financeiro arrecadado via matrícula de aluno especial no PPgSI Regras para uso (Versão de 13/09/2017) 1. Essas regras substituem a versão de 07/06/2017 e valem até que uma nova versão seja aprovada

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTO PARA COORDENADOR DE PROJETOS ÍNDICE

MANUAL DE PROCEDIMENTO PARA COORDENADOR DE PROJETOS ÍNDICE 1 ÍNDICE 1. ELABORAÇÃO, ANÁLISE E ENCAMINHAMENTO DE PROPOSTAS DE PROJETOS; 2. LIBERAÇÃO DE RECURSOS 2.1 FINANCIAMENTO COM RECURSOS PÚBLICOS 2.2 EMPRESAS 2.3 PROJETOS FINANCIADOS POR ORGANIZAÇÕES ESTRANGEIRAS

Leia mais

CRONOGRAMA DE EVENTOS:

CRONOGRAMA DE EVENTOS: ESCLARECIMENTO GERAIS PARA RESSARCIMENTO DE PASSAGENS Senhores Chefes de Cartórios, Disponibilizamos neste documento um roteiro para fins de ressarcimento das despesas de viagem para o Evento que irá ocorrer

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS

ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS SUMÁRIO I. DOCENTES p.1 1. Participação em eventos no país p.1 1.1 Da solicitação 1.2 Da prestação de contas 2. Participação

Leia mais

EDITAL 02/2016 Retificado (17/10/2016) Auxílio Custeio de Itens Financiáveis PROEX CAPES

EDITAL 02/2016 Retificado (17/10/2016) Auxílio Custeio de Itens Financiáveis PROEX CAPES EDITAL 02/2016 Retificado (17/10/2016) Auxílio Custeio de Itens Financiáveis PROEX CAPES A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica PROMEC torna público, a seus docentes e alunos

Leia mais

Auxílio financeiro a pesquisadores. Aplicação do auxílio financeiro. Atenção! Efetuar despesas dentro do período de vigência constante no Edital;

Auxílio financeiro a pesquisadores. Aplicação do auxílio financeiro. Atenção! Efetuar despesas dentro do período de vigência constante no Edital; Auxílio financeiro a pesquisadores Este guia tem como objetivo orientar os(as) coordenadores(as) dos projetos de pesquisa sobre os requisitos e normas para aplicação de recursos na rubrica de Auxílio Financeiro

Leia mais

SCDP. Solicitar diárias e passagens

SCDP. Solicitar diárias e passagens SCDP Solicitar diárias e passagens Nota 1: Diárias e passagens no SCDP são chamadas de PCDPs (Proposta de Concessão de Diárias e Passagens). Proposto é a pessoa que viaja. Confira os demais termos em https://www.scdp.gov.br/manual/glossario/fo_glossario.ht

Leia mais

PROEX Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários

PROEX Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários PROEX Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários Organograma Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - PROEX Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17 - Largo do Carmo Cep: 36.307-904 - São

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS ESTUDANTIS EDITAL N.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS ESTUDANTIS EDITAL N. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS ESTUDANTIS EDITAL N. 003/2014 DA SELEÇÃO PARA CONCESSÃO DE AUXÍLIO À PARTICIPAÇÃO DE

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS PRAEVENTOS (PROGRAMA DE APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS) EDITAL 03/2017 - SOLICITAÇÃO DE APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (PRAE), no uso de suas atribuições e em cumprimento

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 DE 27 DE OUTUBRO DE 2011 Assunto: Concessão de Diárias e Passagens Aéreas

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 DE 27 DE OUTUBRO DE 2011 Assunto: Concessão de Diárias e Passagens Aéreas SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Caxias do Sul INSTRUÇÃO

Leia mais

Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências Humanas

Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências Humanas Como solicitar Diárias e Passagens Setor de Ciências Humanas - 2019 Importante! Observar antes da abertura do processo É Servidor da UFPR? Sim- Abrir processo normalmente conforme orientações a seguir.

Leia mais

EDITAL nº 14/ DOS OBJETIVOS

EDITAL nº 14/ DOS OBJETIVOS EDITAL nº 14/2018 A DIRETORA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES, por intermédio da Diretoria de Ensino e Comissão de Avaliação e Gestão

Leia mais

Manual do PAAE versão estudantil.

Manual do PAAE versão estudantil. Manual do PAAE versão estudantil. Esse manual serve como uma síntese para esclarecer ao estudante os procedimentos básicos sobre o sistema. As dúvidas que surgirem deverão ser encaminhadas ao Serviço Social.

Leia mais

EDITAL 09/2013 PROPESP/FADESP

EDITAL 09/2013 PROPESP/FADESP EDITAL 09/2013 PROPESP/FADESP PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL A Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PROPESP) e a Fundação de Amparo e

Leia mais

Auxílio Financeiro a Estudante com Recurso CAPES-PROAP

Auxílio Financeiro a Estudante com Recurso CAPES-PROAP Auxílio Financeiro a Estudante com Recurso CAPES-PROAP O programa de Pós-Graduação em Engenharia - PPGEM-CP - proverá auxílio financeiro aos estudantes do curso, com recurso CAPES-PROAP ano base 2018.

Leia mais

ORIENTAÇÕES AO PESQUISADOR MANUAL PARA USO DOS RECURSOS FINANCEIROS

ORIENTAÇÕES AO PESQUISADOR MANUAL PARA USO DOS RECURSOS FINANCEIROS ORIENTAÇÕES AO PESQUISADOR MANUAL PARA USO DOS RECURSOS FINANCEIROS 1 AUXÍLIO FINANCEIRO AO PESQUISADOR Este guia tem como objetivo orientar os coordenadores dos projetos de pesquisa sobre os requisitos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS - PROACE DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL-DESS Fones: (16) 3351-8195 (16) 3351-8395 CEP: 13565.905 - São Carlos - SP

Leia mais

EDITAL 08/2017 PROPIT PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DE GRUPOS DE PESQUISA

EDITAL 08/2017 PROPIT PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DE GRUPOS DE PESQUISA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRO-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL 08/2017 PROPIT PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DE GRUPOS DE PESQUISA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS. Processo de pagamento de bolsas e pessoa física SEI!

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS. Processo de pagamento de bolsas e pessoa física SEI! MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Processo de pagamento de bolsas e pessoa física SEI! PROCESSO DE EMPENHO Passo 1: Autuar o processo de empenho

Leia mais

EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS NA UFSCar QUE OCORRERÃO ENTRE MARÇO E AGOSTO DE 2014.

EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS NA UFSCar QUE OCORRERÃO ENTRE MARÇO E AGOSTO DE 2014. EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS NA UFSCar QUE OCORRERÃO ENTRE MARÇO E AGOSTO DE 2014. JUSTIFICATIVA O estatuto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Capítulo 1, artigo 3

Leia mais

NORMAS E ROTINAS PARA SOLICITAÇÃO DE PASSAGEM E DIÁRIAS DE ALUNOS DO PROGRAMA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO EM EVENTOS CIENTÍFICOS NO PAÍS

NORMAS E ROTINAS PARA SOLICITAÇÃO DE PASSAGEM E DIÁRIAS DE ALUNOS DO PROGRAMA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO EM EVENTOS CIENTÍFICOS NO PAÍS NORMAS E ROTINAS PARA SOLICITAÇÃO DE PASSAGEM E DIÁRIAS DE ALUNOS DO PROGRAMA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO EM EVENTOS CIENTÍFICOS NO PAÍS PARA SOLICITAÇÕES, OBSERVAR OS ITENS ABAIXO: 1. Disponibilidade

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos Pró-Reitoria de Extensão EDITAL - EVENTOS

Universidade Federal de São Carlos Pró-Reitoria de Extensão EDITAL - EVENTOS EDITAL - EVENTOS - 2019 EDITAL PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS, VISANDO CONCESSÃO DE APOIO PARA A REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS NA UFSCAR EM 2019. 1- JUSTIFICATIVA 1.1- O estatuto da (UFSCar) no Capítulo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS BAURU

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS BAURU EDITAL DE PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSO CIENTÍFICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA N.º 001/2018 1. INTRODUÇÃO Considerando o grau de excelência do Programa de Pós-Graduação em Educação

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA SIPAC - INFRAESTRUTURA

MANUAL DE USO DO SISTEMA SIPAC - INFRAESTRUTURA SIG / UnB SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO SIG UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UnB PREFEITURA DA UnB SISTEMA SIPAC PORTAL ADMINISTRATIVO MANUAL DE USO DO SISTEMA SIPAC - INFRAESTRUTURA 1 Introdução Em setembro de

Leia mais

FUPAC Fundação Presidente Antônio Carlos Rodovia MG 338 Km 012 Colônia Rodrigo Silva - Barbacena / MG CEP:

FUPAC Fundação Presidente Antônio Carlos Rodovia MG 338 Km 012 Colônia Rodrigo Silva - Barbacena / MG CEP: Passo a Passo PRA VALER IDEAL INVEST CADASTRO O aluno deverá acessar o site www.creditouniversitario.com.br e clicar em CADASTRE-SE. O aluno deverá preencher todos os dados solicitados pelo PRAVALER. PRÉ-REQUISITOS

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE ESTÁGIOS, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, MONOGRAFIAS E CORRELATOS

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE ESTÁGIOS, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, MONOGRAFIAS E CORRELATOS UNIVERSIDADE SANTA CRUZ DO SUL UNISC PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO MANUAL DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE ESTÁGIOS, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, MONOGRAFIAS E CORRELATOS CATÁLOGO

Leia mais

EDITAL 07/2014 PROPESP/FADESP PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

EDITAL 07/2014 PROPESP/FADESP PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL 07/2014 PROPESP/FADESP PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL A Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PROPESP) e a Fundação de Amparo e

Leia mais

EDITAL PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ARTÍSTICO-CULTURAIS DA UFSCAR EM 2017.

EDITAL PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ARTÍSTICO-CULTURAIS DA UFSCAR EM 2017. EDITAL PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ARTÍSTICO-CULTURAIS DA UFSCAR EM 2017. JUSTIFICATIVA O estatuto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Capítulo 1, artigo 3 º define como finalidade da UFSCar

Leia mais

EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NO ÂMBITO DO PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA (PQV) NA UFSCar PARA 2014.

EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NO ÂMBITO DO PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA (PQV) NA UFSCar PARA 2014. EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NO ÂMBITO DO PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA (PQV) NA UFSCar PARA 2014. JUSTIFICATIVA O Programa Qualidade de Vida na UFSCar é destinado para os servidores

Leia mais

EDITAL 03/2014 EDITAL DE CONCESSÃO DO AUXÍLIO EVENTOS

EDITAL 03/2014 EDITAL DE CONCESSÃO DO AUXÍLIO EVENTOS EDITAL 03/2014 EDITAL DE CONCESSÃO DO AUXÍLIO EVENTOS A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), por meio da Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (PROSIS) torna público o presente EDITAL

Leia mais

Solicitar auxílio transporte:

Solicitar auxílio transporte: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS - PROGEP DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS - DIGEP COORDENAÇÃO DE CONCESSÕES E REGISTROS - CCR Av. Itália km 8

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE DEFESA PELO MESTRANDO (PRÉ-DEFESA)

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE DEFESA PELO MESTRANDO (PRÉ-DEFESA) PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO DO EXAME DE DEFESA PELO MESTRANDO (PRÉ-DEFESA) Este roteiro não dispensa a leitura da Norma Complementar Nº007 (05/09/2012) e do Regimento Interno do PPGEP-S 1. Sobre os

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS BAURU

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS BAURU EDITAL DE PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSO CIENTÍFICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA N.º 001/2018 1. INTRODUÇÃO Considerando o grau de excelência do Programa de Pós-Graduação em Educação

Leia mais

NORMA COMPLEMENTAR PPGEP-SO Nº 17 DE 07 DE FEVEREIRO DE 2018.

NORMA COMPLEMENTAR PPGEP-SO Nº 17 DE 07 DE FEVEREIRO DE 2018. NORMA COMPLEMENTAR PPGEP-SO Nº 17 DE 07 DE FEVEREIRO DE 2018. Regulamenta os procedimentos de exame de Qualificação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do campus Sorocaba da Universidade

Leia mais

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 01/2011 DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO OU DE TESE DE DOUTORADO

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 01/2011 DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO OU DE TESE DE DOUTORADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Pós-Graduação Coordenadoria Acadêmica Avenida dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

Leia mais

Orientações para a submissão do Relatório Parcial do Programa de Iniciação Científica PIC

Orientações para a submissão do Relatório Parcial do Programa de Iniciação Científica PIC Orientações para a submissão do Relatório Parcial do Programa de Iniciação Científica PIC 2018-2019 Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Janeiro de 2019 Informações gerais para

Leia mais

Passa a Passo de Solicitação de Viagem

Passa a Passo de Solicitação de Viagem Passa a Passo de Solicitação de Viagem 1) Iniciar Processo 2) Tipo de Processo: a) Se for nacional, Pessoal: Viagem no Brasil (com ou sem ônus) b) Se for internacional com ônus, Pessoal: Viagem no Exterior

Leia mais

EDITAL INTERNO DE DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS 002/2018

EDITAL INTERNO DE DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS 002/2018 EDITAL INTERNO DE DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS 002/2018 A Comissão de Pós-Graduação (COMPÓS), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no uso

Leia mais

Manual de Orientações e Procedimentos - Diretoria de EaD GESTÃO DE BOLSAS. Rede e-tec Brasil Bolsa-Formação Pronatec

Manual de Orientações e Procedimentos - Diretoria de EaD GESTÃO DE BOLSAS. Rede e-tec Brasil Bolsa-Formação Pronatec Manual de Orientações e Procedimentos - Diretoria de EaD GESTÃO DE BOLSAS Rede e-tec Brasil Bolsa-Formação Pronatec Versão 2 Atualizado em Outubro/2018 SUMÁRIO Introdução...5 1. Da Bolsa...6 1.1. Servidores

Leia mais

EDITAL Nº VI PROGRAMA DE MONITORIA 2019/2020

EDITAL Nº VI PROGRAMA DE MONITORIA 2019/2020 EDITAL Nº VI PROGRAMA DE MONITORIA 2019/2020 A COORDENADORA INSTITUCIONAL DO PROGRAMA DE MONITORIA DA PRÓ- REITORIA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP, Profa. Dra. Maria Liduina

Leia mais

Para a submissão das propostas deverá ser seguido as seguintes etapas: ETAPA 1 - PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS

Para a submissão das propostas deverá ser seguido as seguintes etapas: ETAPA 1 - PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretariado de Estado da Educação e Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROPEG Diretoria

Leia mais

GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS GUIA DO SOLICITANTE

GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS GUIA DO SOLICITANTE GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS GUIA DO SOLICITANTE Versão 1.0 BTMS Next Gen Atualizado em fevereiro de 2016 SOLICITAÇÃO DE PASSAGENS AÉREAS 03 1.Introdução Pensando em otimizar o serviço oferecido ao cliente,

Leia mais

EDITAL 07/2017 PROPESP/PROINTER PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

EDITAL 07/2017 PROPESP/PROINTER PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL 07/2017 PROPESP/PROINTER PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e a Pró-Reitoria de Relações

Leia mais

Orientações para Solicitação de Diárias e Passagens para os Apoiadores da SESAI/MS 2014

Orientações para Solicitação de Diárias e Passagens para os Apoiadores da SESAI/MS 2014 Orientações para Solicitação de Diárias e Passagens para os Apoiadores da SESAI/MS 2014 Prazos: A solicitação de passagens e diárias deve ser encaminhada para a OPAS com, no mínimo, 16 dias úteis de antecedência

Leia mais

EDITAL Nº 102/2015 Referente ao Aviso Nº 069/2015, publicado no D.O.E. de

EDITAL Nº 102/2015 Referente ao Aviso Nº 069/2015, publicado no D.O.E. de EDITAL Nº 102/2015 Referente ao Aviso Nº 069/2015, publicado no D.O.E. de 04.09.2015 O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público o

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS As propostas aprovadas serão financiadas com recursos da Pró- Reitoria de Extensão da UFSCar (ProEx), alocados com base nas

RECURSOS FINANCEIROS As propostas aprovadas serão financiadas com recursos da Pró- Reitoria de Extensão da UFSCar (ProEx), alocados com base nas EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES CURRICULARES DE INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (ACIEPEs) NA UFSCAR PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015. OBJETIVOS DESTE EDITAL Apoiar a realização de ACIEPEs

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br

Leia mais

Projeto Diálogos com o Ensino Médio Curso de Atualização Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador - JUBEMI

Projeto Diálogos com o Ensino Médio Curso de Atualização Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador - JUBEMI Projeto Diálogos com o Ensino Médio Curso de Atualização Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador - JUBEMI Prezad@ cursista, Nós já estamos nos últimos preparativos para o início do curso. E você,

Leia mais

1a. REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO TREINAMENTO PRÉ-ACADÊMICO TURMA 2005

1a. REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO TREINAMENTO PRÉ-ACADÊMICO TURMA 2005 1a. REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO TREINAMENTO PRÉ-ACADÊMICO TURMA 2005 AGENDA DE REUNIÃO ORIENTAÇÃO PRÉ-ACADÊMICA DIA 18 MANHÃ AVALIAÇÃO LINGÜÍSTICA (PORTUGUÊS, ESPANHOL E INGLÊS) TARDE INFORMAÇÕES ADMINISTRATIVAS

Leia mais

EDITAL PARA APOIO ÀS ATIVIDADES DE EXTENSÃO A SEREM REALIZADAS NA UFSCAR EM JUSTIFICATIVA

EDITAL PARA APOIO ÀS ATIVIDADES DE EXTENSÃO A SEREM REALIZADAS NA UFSCAR EM JUSTIFICATIVA EDITAL PARA APOIO ÀS ATIVIDADES DE EXTENSÃO A SEREM REALIZADAS NA UFSCAR EM 2017. JUSTIFICATIVA O estatuto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Capítulo 1, artigo 3 º define como finalidade

Leia mais

EDITAL Nº 8/2018 CAMPUS SÃO SEBASTIÃO/IFB, DE 05 DE ABRIL DE 2018 PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO DEMANDA ESPONTÂNEA

EDITAL Nº 8/2018 CAMPUS SÃO SEBASTIÃO/IFB, DE 05 DE ABRIL DE 2018 PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO DEMANDA ESPONTÂNEA EDITAL Nº 8/2018 CAMPUS SÃO SEBASTIÃO/IFB, DE 05 DE ABRIL DE 2018 PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO DEMANDA ESPONTÂNEA O DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA CAMPUS SÃO

Leia mais

Como os(as) alunos(as) de cinema podem solicitar a reserva de recursos audiovisuais

Como os(as) alunos(as) de cinema podem solicitar a reserva de recursos audiovisuais Como os(as) alunos(as) de cinema podem solicitar a reserva de recursos audiovisuais Passo1. Cadastro de usuário no sistema O(a) aluno(a) deverá se cadastrar como usuário do sistema do Departamento de Cinema

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Órgão Universidade Federal da Bahia Pró-reitoria de Extensão Processo Concessão de auxílio financeiro/bolsa ao Estudante Extensionista Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Leia mais

Universidade Estadual da Paraíba Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública ORIENTAÇÕES USO DE VERBA DE FONTE PRÓPRIA (FONTE 270)

Universidade Estadual da Paraíba Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública ORIENTAÇÕES USO DE VERBA DE FONTE PRÓPRIA (FONTE 270) ORIENTAÇÕES USO DE VERBA DE FONTE PRÓPRIA (FONTE 270) Estas orientações visam padronizar os procedimentos de solicitação/requisição de despesas com uso de verba de fonte própria, captada por meio do pagamento

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. EDITAL PROEXT 01/2011 Programa de Apoio a Ações de Formação Continuada

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. EDITAL PROEXT 01/2011 Programa de Apoio a Ações de Formação Continuada PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL PROEXT 01/2011 Programa de Apoio a Ações de Formação Continuada 1. Apresentação Este Edital trata-se de instrumento de apoio a ações visando à capacitação e formação inicial

Leia mais

EDITAL PARA APOIO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA UFSCar (aprovado na 14ª.R.O. do CoEx, realizada em 19/11/2009)

EDITAL PARA APOIO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA UFSCar (aprovado na 14ª.R.O. do CoEx, realizada em 19/11/2009) EDITAL PARA APOIO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA UFSCar (aprovado na 14ª.R.O. do CoEx, realizada em 19/11/2009) JUSTIFICATIVA O estatuto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Capítulo

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA SIPAC - INFRAESTRUTURA

MANUAL DE USO DO SISTEMA SIPAC - INFRAESTRUTURA SIG / UnB SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO SIG UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UnB PREFEITURA DA UnB SISTEMA SIPAC PORTAL ADMINISTRATIVO MANUAL DE USO DO SISTEMA SIPAC - INFRAESTRUTURA 1 Introdução Em setembro de

Leia mais

EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS NA UFSCAR QUE OCORRERÃO ENTRE MARÇO E AGOSTO DE 2015.

EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS NA UFSCAR QUE OCORRERÃO ENTRE MARÇO E AGOSTO DE 2015. EDITAL DE APOIO À REALIZAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS NA UFSCAR QUE OCORRERÃO ENTRE MARÇO E AGOSTO DE 2015. JUSTIFICATIVA O estatuto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Capítulo 1, artigo 3

Leia mais

Rotinas Administrativas para os Programas de Pós- Graduação Pagamentos (Congressos) TAXA DE INSCRIÇÃO

Rotinas Administrativas para os Programas de Pós- Graduação Pagamentos (Congressos) TAXA DE INSCRIÇÃO Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Pós-Graduação Pró-Reitoria de Administração Natal RN Junho/2016. Rotinas Administrativas para os Programas de Pós- Graduação Pagamentos (Congressos)

Leia mais