I. REQUISITOS AO PETICIONAMENTO ELETRÔNICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I. REQUISITOS AO PETICIONAMENTO ELETRÔNICO"

Transcrição

1

2

3 I. REQUISITOS AO PETICIONAMENTO ELETRÔNICO Computador (exclusivo para o trabalho) Monitores

4 I. REQUISITOS AO PETICIONAMENTO ELETRÔNICO Scanner

5 I. REQUISITOS AO PETICIONAMENTO ELETRÔNICO Internet (velocidade de upload) Certificado Digital A3

6

7

8 I. REQUISITOS AO PETICIONAMENTO ELETRÔNICO Navegador (Mozilla Firefox) Versão 41 ou anterior Java Versão 8 Update 77 ou anterior

9

10

11 I. REQUISITOS AO PETICIONAMENTO ELETRÔNICO Para descomplicar:

12

13 I. REQUISITOS AO PETICIONAMENTO ELETRÔNICO PDF ReDirect PDF Creator Outros

14 1. Todos os documentos e arquivos deverão ser apresentados por meio do sistema PJe-JT, e todos serão assinados digitalmente (art. 4.º, caput). Assinatura física?

15 2. Usuário é responsável pelas informações prestadas, assim como pela guarda, sigilo e utilização da assinatura digital, não sendo oponível, em qualquer hipótese, alegação de uso indevido (art. 4.º, 2.º).

16 3. Apresentação de peças e documentos físicos Art. 5.º, 2.º - A regra prevista no parágrafo anterior (apresentação de peças e documentos em papel) também pode ser estendida aos advogados e membros do Ministério Público do Trabalho, em casos urgentes, devidamente comprovados, em que não for possível a prática de atos diretamente pelo sistema, ou em qualquer outra hipótese de justo impedimento de acesso, a critério do magistrado.

17 4. Responsabilidade do usuário (art. 7.º): acesso à internet; certificado; e acompanhamento do regular recebimento das petições e documentos. 5. Órgãos da JT manterão equipamentos à disposição das partes, bem como auxílio técnico presencial às pessoas com deficiência ou com idade igual ou superior a 60 anos (art. 10, 1.º e 2.º)

18 6. Tempestividade (art. 33, caput): até às 24 horas do dia em que se encerra o prazo processual. 7. Prorrogação de prazos (art. 17): os prazos que vencerem no dia da ocorrência de indisponibilidade serão prorrogados para o dia útil seguinte à retomada de funcionamento, quando:

19 a indisponibilidade for superior a 60 minutos, ininterruptos ou não, se ocorrida entre 6h e 23h; ocorrer indisponibilidade entre 23h e 23h59.

20 OBS.: 1.º - As indisponibilidades ocorridas entre 0h e 6h dos dias de expediente forense e as ocorridas em feriados e finais de semana, a qualquer hora, não produzirão o efeito do caput.

21 OBS.: 2º Os prazos fixados em hora ou minuto serão prorrogados até às 24 horas do dia útil seguinte quando: ocorrer indisponibilidade superior a 60 (sessenta) minutos, ininterruptos ou não, nas últimas 24 (vinte e quatro) horas do prazo; ou ocorrer indisponibilidade nos 60 (sessenta) minutos anteriores ao término.

22 8. Arquivo (art. 18): O sistema receberá arquivos com tamanho máximo de 1,5 megabyte, com resolução máxima de 300 dpi e formatação A4. Formato do arquivo?

23 1º Faculta-se o peticionamento inicial e incidental mediante a utilização do editor de texto do sistema ou da juntada de arquivo eletrônico, tipo Portable Document Format (.pdf), de padrão PDF-A. 2º Os documentos juntados deverão ter o formato Portable Document Format (.pdf), podendo ou não ter o padrão PDF-A.

24 9. Quantidade de arquivos ( 5.º): quantos necessários. 10. Qualidade e legibilidade dos documentos (art. 19, 1.º): Incumbirá àquele que produzir o documento, digital ou digitalizado, e realizar a sua juntada aos autos zelar pela qualidade deste, especialmente quanto à sua legibilidade.

25 11. Guarda dos documentos (art. 19, 2.º): Os originais dos documentos digitalizados, mencionados no caput deste artigo, deverão ser preservados pelo seu detentor até o trânsito em julgado da sentença ou, quando admitida, até o final do prazo para propositura de ação rescisória.

26 12. Digitalização inviável (art. 19, 4.º): Os documentos cuja digitalização mostre-se tecnicamente inviável devido ao grande volume, tamanho/formato ou por motivo de ilegibilidade deverão ser apresentados em secretaria no prazo de 10 (dez) dias, contados do envio de petição eletrônica comunicando o fato.

27 13. Organização dos documentos (art. 19, 2.º e 3.º): O preenchimento dos campos Descrição e Tipo de Documento, exigido pelo sistema para anexação de arquivos à respectiva petição, deve guardar correspondência com a descrição conferida aos arquivos.

28 13. Organização dos documentos (art. 19, 2.º e 3.º): Quando a forma de apresentação dos documentos puder ensejar prejuízo ao exercício do contraditório e da ampla defesa, deverá o magistrado determinar nova apresentação e tornar indisponível os anteriormente juntados.

29 14. Envio da defesa(art. 29): Os advogados credenciados deverão encaminhar eletronicamente contestação, reconvenção ou exceção, e respectivos documentos, antes da realização da audiência designada para recebimento da defesa. Obs. (art. 29, 1.º): poderá a parte atribuir sigilo à peça e respectivos documentos, justificadamente.

30 Obs. (art. 29, 2.º): facultada defesa oral. 15. Recibo de Protocolo (art. 33, 2.º): o sistema fornecerá ao usuário externo recibo eletrônico da prática do ato processual, disponível permanentemente para guarda do peticionante [...].

31 III. PRÁTICA PJe- JT

32 OBRIGADO!!! Contato: (064) prof.reginaldoromualdo@gmail.com Facebook: Reginaldo Romualdo Pereira Instagram: reginaldoromualdo YouTube:

ROTEIRO Peticionamento eletrônico no 2º grau Cível TJ/RJ

ROTEIRO Peticionamento eletrônico no 2º grau Cível TJ/RJ ROTEIRO Peticionamento eletrônico no 2º grau Cível TJ/RJ O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro editou o Ato Normativo Conjunto 12/2013 estabelecendo as normas, orientações e procedimentos para o peticionamento

Leia mais

RESOLUÇÃO CSJT Nº 136, DE 30 DE ABRIL DE 2014

RESOLUÇÃO CSJT Nº 136, DE 30 DE ABRIL DE 2014 RESOLUÇÃO CSJT Nº 94, DE 23 DE MARÇO DE 2012 Institui o Sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho PJe-JT como sistema de processamento de informações e prática de atos processuais e estabelece

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RESOLUÇÃO N. 1 DE 10 DE FEVEREIRO DE 2010. Regulamenta o processo judicial eletrônico no âmbito do Superior Tribunal de Justiça. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, no uso das atribuições que

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça DIÁRIO DA JUSTIÇA ELETRÔNICO

Superior Tribunal de Justiça DIÁRIO DA JUSTIÇA ELETRÔNICO RESOLUÇÃO STJ N 14 DE 28 DE JUNHO DE 2013 Regulamenta o processo judicial eletrônico no Superior Tribunal de Justiça O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, usando da atribuição conferida pelo art

Leia mais

Processos judiciais eletrônicos

Processos judiciais eletrônicos Processos judiciais eletrônicos ROTEIRO Certificação Digital Lei do Processo Eletrônico Diversos Processos Eletrônicos Peticionamento CERTIFICAÇÃO DIGITAL A certificação digital equipara legalmente a nossa

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça DIÁRIO DA JUSTIÇA ELETRÔNICO

Superior Tribunal de Justiça DIÁRIO DA JUSTIÇA ELETRÔNICO Edição nº 1319 - Brasília, Disponibilização: Terça-feira, 02 de Publicação: Quarta-feira, 03 de RESOLUÇÃO STJ N. 14 DE 28 DE JUNHO DE 2013 Regulamenta o processo judicial eletrônico no Superior Tribunal

Leia mais

Conteúdo. Processo Eletrônico - Celeridade e Economia - 2

Conteúdo. Processo Eletrônico - Celeridade e Economia - 2 Conteúdo 1. Para distribuir uma ação nova... 3 2. Como protocolar uma petição nas varas digitais... 4 3. Dicas Úteis... 5 4. Materialização do processo digital... 7 5. Consulta do Processo... 7 6. Responsabilidade...

Leia mais

11/07/2013. Ana Amelia Menna Barreto REGULAMENTAÇÃO. Resolução 14/2013. Obrigatoriedade do peticionamentoeletrônico. Ana Amelia Menna Barreto

11/07/2013. Ana Amelia Menna Barreto REGULAMENTAÇÃO. Resolução 14/2013. Obrigatoriedade do peticionamentoeletrônico. Ana Amelia Menna Barreto SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA REGULAMENTAÇÃO Resolução 14/2013 Obrigatoriedade do peticionamentoeletrônico 1 1ª FASE -Outubro de 2013 Conflito de competência, mandado de segurança, reclamação, sentença

Leia mais

PORTARIA CONJUNTA N. 53 DE 23 DE JULHO DE 2014

PORTARIA CONJUNTA N. 53 DE 23 DE JULHO DE 2014 Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS GPR Gabinete da Presidência PORTARIA CONJUNTA N. 53 DE 23 DE JULHO DE 2014 Dispõe sobre a tramitação do processo judicial

Leia mais

4 o A parte desassistida de advogado que desejar utilizar o sistema do e DOC deverá se cadastrar, antes, nos termos desta Instrução Normativa.

4 o A parte desassistida de advogado que desejar utilizar o sistema do e DOC deverá se cadastrar, antes, nos termos desta Instrução Normativa. INSTRUÇÃO NORMATIVA DO TST N o 30, DE 13 DE SETEMBRO DE 2007 Regulamenta, no âmbito da Justiça do Trabalho, a Lei n o 11.419, de 19 de dezembro de 2006, que dispõe sobre a informatização do processo judicial.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 7/2016. Implanta o Processo Judicial Eletrônico (PJe) no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, regulamenta seu uso e funcionamento.

RESOLUÇÃO Nº 7/2016. Implanta o Processo Judicial Eletrônico (PJe) no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, regulamenta seu uso e funcionamento. PROCESSO: INSTRUÇÃO Nº 469-64.2016.6.15.0000 - Classe 19. PROCEDÊNCIA: João Pessoa-PB RELATOR:Excelentíssimo Desembargador José Aurélio da Cruz ASSUNTO: INSTRUÇÃO - MATÉRIA ADMINISTRATIVA - SEI N.º 0001132-69.2016.6.15.8000

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº. 11.419, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2006. Mensagem de veto Dispõe sobre a informatização do processo judicial; altera a Lei n o 5.869,

Leia mais

Imprimir para o formato PDF

Imprimir para o formato PDF Preparação dos documentos para o Processo Judicial Eletrônico PDFCreator Geração da petição em PDF Imprimir para o formato PDF Gera o(s) arquivo(s) PDF 42 LEI Nº 11.419, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2006. Preparação

Leia mais

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA ADVOGADOS

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA ADVOGADOS PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO SECRETARIA-GERAL JUDICIÁRIA NÚCLEO DE SUPORTE AO USUÁRIO DO PJe-JT MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA ADVOGADOS ACERCA DO USO DA FERRAMENTA

Leia mais

25/10/2012. Somente advoga com CERTIFICADO DIGITAL

25/10/2012. Somente advoga com CERTIFICADO DIGITAL Ana Amelia Menna Barreto ADVOGADO TRABALHISTA Somente advoga com CERTIFICADO DIGITAL 1 Exclusivamente nos postos da OAB/RJ 2 REQUISITOS DO SISTEMA V. 6.0 ou superior 3 ATUALIZE SEUS DADOS ERRO CADASTRO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RESOLUÇÃO STJ/GP N. 2 DE 1º DE FEVEREIRO DE 2017. Dispõe sobre o pagamento de custas judiciais e porte de remessa e retorno dos autos no âmbito do Superior Tribunal de Justiça. A PRESIDENTE DO SUPERIOR

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº CLASSE 26 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº CLASSE 26 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 648-20.2013.6.00.0000 CLASSE 26 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Relator: Ministro Dias Toffoli Interessado: Tribunal Superior Eleitoral EMENTA PROCESSO

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO

CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO RESOLUÇÃO CSJT Nº 94/2012, DE 23 DE MARÇO DE 2012 (Republicada em cumprimento ao art. 23 da Resolução CSJT nº 120/2013, de 21.2.2013) Institui o Sistema Processo

Leia mais

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RESPOSTAS DO RÉU CONTESTAÇÃO; EXCEÇÃO (Incompetência relativa, suspeição

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Seção de São Paulo SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA STJ. Atualizado em 09/11/2016

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Seção de São Paulo SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA STJ. Atualizado em 09/11/2016 SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA STJ Atualizado em 09/11/2016 RESOLUÇÃO STJ/GP N. 1 DE 18 DE FEVEREIRO DE 2016. Dispõe sobre o pagamento de custas judiciais e porte de remessa e retorno dos autos no âmbito

Leia mais

Apresentação e Treinamento do Portal dos Jurisdicionados

Apresentação e Treinamento do Portal dos Jurisdicionados Apresentação e Treinamento do Portal dos Jurisdicionados Portal dos Jurisdicionados Projeto de prestação de Contas Eletrônica via INTERNET. Processo Digital Fases do Projeto 1ª ) Licitações e Contratos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. PORTARIA Nº JFRJ-PGD-2014/00008 de 12 de dezembro de 2014

PODER JUDICIÁRIO. PORTARIA Nº JFRJ-PGD-2014/00008 de 12 de dezembro de 2014 PORTARIA Nº JFRJ-PGD-2014/00008 de 12 de dezembro de 2014 O JUIZ FEDERAL - DIRETOR DO FORO E CORREGEDOR PERMANENTE DOS SERVIÇOS AUXILIARES DA - SEÇÃO JUDICIÁRIA DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições

Leia mais

Nova regulamentação do PJe na Justiça Trabalhista. O quê mudou?

Nova regulamentação do PJe na Justiça Trabalhista. O quê mudou? Nova regulamentação do PJe na Justiça Trabalhista. O quê mudou? O Conselho Superior da Justiça do Trabalho editou a nova Resolução 136/2014, revogando a Resolução 94/2012 que regulamenta o sistema PJe-JT

Leia mais

Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT)

Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) 1) ATOS NORMATIVOS: 1º e 2º do art. 154 do CPC (com a redação que lhe deu a Lei n. 11.280, de 16 de fevereiro de 2006) Lei n. 11.419, de 19

Leia mais

PRÁTICA PROCESSUAL NOS TRIBUNAIS PAULISTAS

PRÁTICA PROCESSUAL NOS TRIBUNAIS PAULISTAS Processo Eletrônico na Prática PRÁTICA PROCESSUAL NOS TRIBUNAIS PAULISTAS Dra. GISELE TRUZZI www.truzzi.com.br gisele@truzzi.com.br gisele@truzzi.com.br @giseletruzzi truzziadvogados giseletruzzi WWW.TRUZZI.COM.BR

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE, DO CONSELHO PLENO DO CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE, DO CONSELHO PLENO DO CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE, DO CONSELHO PLENO DO CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL PROPOSIÇÃO n.º 49.0000.2015.002934-1/COP; ORIGEM: Conselheiro Federal Luiz Cláudio da Silva Allemand

Leia mais

Petição Inicial I. Professor Zulmar Duarte

Petição Inicial I. Professor Zulmar Duarte I Professor Zulmar Duarte Instaura a relação processual (linear) Apresenta a Demanda (causa de pedir e pedido) Litispendência (art. 312) Fixação da competência (art. 43) Requisitos Art. 319 Competência

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.419, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2006. Mensagem de veto Dispõe sobre a informatização do processo judicial; altera a Lei n o 5.869,

Leia mais

1. REDISTRIBUIÇÃO ENTRE VARAS

1. REDISTRIBUIÇÃO ENTRE VARAS Procedimento Operacional Padrão nº 4 REDISTRIBUIÇÃO DE PROCESSOS Este Procedimento Operacional Padrão descreve as ações que deverão ser adotadas pelos servidores para a redistribuição de processos entre

Leia mais

Estado da Bahia. A DESEMBARGADORA IVETE CALDAS FREITAS SILVA MUNIZ, CORREGEDORA-GERAL DA JUSTIÇA E O DESEMBARGADOR

Estado da Bahia. A DESEMBARGADORA IVETE CALDAS FREITAS SILVA MUNIZ, CORREGEDORA-GERAL DA JUSTIÇA E O DESEMBARGADOR PROVIMENTO CONJUNTO Nº CGJ/CCI-011/2013 Dispõe sobre o Serviço de Protocolo Postal no âmbito do Poder Judiciário do Estado da Bahia. A DESEMBARGADORA IVETE CALDAS FREITAS SILVA MUNIZ, CORREGEDORA-GERAL

Leia mais

Protocolização de documentos em formato eletrônico

Protocolização de documentos em formato eletrônico Gerência de Gestão Documental e Memória Corporativa - GEDOC Protocolização de documentos em formato eletrônico Novembro 2016 Contexto Institucional Premissas para Compreensão Informações Principais Principais

Leia mais

A Virtualização do. do Trabalho. Airton Cezar de Menezes Associação Catarinense de Advogados Trabalhistas

A Virtualização do. do Trabalho. Airton Cezar de Menezes Associação Catarinense de Advogados Trabalhistas A Virtualização do Processo na Justiça do Trabalho Airton Cezar de Menezes Associação Catarinense de Advogados Trabalhistas 1 No intervalo de tempo que vai do nascimento à mortedeumúnicoindivíduodenossotempo,as

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Honorários, gratuidade e prazos. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Honorários, gratuidade e prazos. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Honorários, gratuidade e prazos Prof. Luiz Dellore 1. Honorários Art. 85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor. 1 o São devidos honorários

Leia mais

TUTORIAL - CONSULTA DE PROCESSO E ENVIO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS

TUTORIAL - CONSULTA DE PROCESSO E ENVIO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS TUTORIAL - CONSULTA DE PROCESSO E ENVIO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS Considerando a implantação da ferramenta que possibilita a consulta virtual dos processos, bem como o envio eletrônico de manifestações

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002/2008

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002/2008 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA ADMINISTRATIVA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002/2008 O Pró-Reitor de Administração da Fundação Universidade Federal do Rio Grande,

Leia mais

ACESSO AO SISTEMA Por certificado digital Exceção - Ato urgente

ACESSO AO SISTEMA Por certificado digital Exceção - Ato urgente ACESSO AO SISTEMA Por certificado digital Art. 5º Para acesso ao PJe-JT é obrigatória a utilização de assinatura digital a que se refere o inciso II, alínea a, do artigo 3º desta resolução, nas seguintes

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO ANEXO I (Anexo ao Regulamento Portaria JFES-POR-2014/00073) LISTA DE VERIFICAÇÃO PARA BAIXA DEFINITIVA DE AUTOS Órgão Julgador/Vara Processo

Leia mais

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS CONCORRÊNCIA DAA Nº 6/2007 ANEXO I - ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS CONCORRÊNCIA DAA Nº 6/2007 ANEXO I - ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS 1 MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS CONCORRÊNCIA Nº 6/2007 ANEXO I - ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS 2 ÍNDICE I - INTRODUÇÃO...3 II - ESCOPO DOS SERVIÇOS...3 III

Leia mais

NOVO PETICIONAMENTO ELETRÔNICO. Perguntas e Respostas

NOVO PETICIONAMENTO ELETRÔNICO. Perguntas e Respostas O que é o Sistema de Peticionamento Eletrônico da Justiça do Trabalho/RS? O Sistema é o primeiro módulo do Projeto de Processo Eletrônico do TRT da 4ª Região e permite, nesta primeira etapa, o envio eletrônico

Leia mais

Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e)

Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e) SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO - SEA Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e) SUMÁRIO 1- Qual o objetivo

Leia mais

Por iniciativa das partes (art. 262 Regra Geral). Princípio da Inércia. Princípio Dispositivo. Desenvolvimento por impulso oficial.

Por iniciativa das partes (art. 262 Regra Geral). Princípio da Inércia. Princípio Dispositivo. Desenvolvimento por impulso oficial. Direito Processual Civil I EXERCÍCIOS - 2º BIMESTRE Professor: Francisco Henrique J. M. Bomfim 1. a) Explique como ocorre a formação da relação jurídica processual: R. Início do Processo: Por iniciativa

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso sétimo módulo. Falaremos da petição inicial, da(s) resposta(s) do réu e do fenômeno da revelia.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso sétimo módulo. Falaremos da petição inicial, da(s) resposta(s) do réu e do fenômeno da revelia. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 7 PETIÇÃO INICIAL. RESPOSTA DO RÉU. REVELIA. Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos

Leia mais

JOÃO MARTINS DIAS Reitor e Presidente do Conselho Superior do IFAM

JOÃO MARTINS DIAS Reitor e Presidente do Conselho Superior do IFAM RESOLUÇÃO Nº. 15 - CONSUP/IFAM, de 10 de junho de 2011. Estabelece normas para a entrega da declaração de bens e valores dos servidores efetivos ocupantes de cargos de direção ou funções gratificadas no

Leia mais

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA CONTESTAÇÃO)

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA CONTESTAÇÃO) NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA CONTESTAÇÃO) I DA CONTESTAÇÃO OS DISPOSITIVOS CLASSICOS DA CLT: O artigo 769 da CLT (SUBSIDIÁRIA), será aplicada no processo de fase conhecimento observando todas

Leia mais

QUESTÕES COMENTADAS DE PROCESSO DO TRABALHO PARTE 1 TEORIA GERAL DO PROCESSO.

QUESTÕES COMENTADAS DE PROCESSO DO TRABALHO PARTE 1 TEORIA GERAL DO PROCESSO. www.brunoklippel.com.br QUESTÕES COMENTADAS DE PROCESSO DO TRABALHO PARTE 1 TEORIA GERAL DO PROCESSO. 1. MEUS CURSOS NO ESTRATÉGIA CONCURSOS: Estão disponíveis no site do Estratégia Concursos (www.estrategiaconcursos.com.br),

Leia mais

Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico

Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Secretaria de Estado da Administração - SEA Gestão de Pessoas Sistemas administrativos Gestão de Materiais e Serviços Gestão Patrimonial Ouvidoria Gestão de Tecnologia

Leia mais

COLENDA 8ª TURMA DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO - RELATOR: DES. FED. JOÃO PEDRO GEBRAN NETO

COLENDA 8ª TURMA DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO - RELATOR: DES. FED. JOÃO PEDRO GEBRAN NETO COLENDA 8ª TURMA DO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO - RELATOR: DES. FED. JOÃO PEDRO GEBRAN NETO HABEAS CORPUS N.º 5023931-07.2014.404.0000 IMPTES: TICIANO FIGUEIREDO, ALVARO DA SILVA e CHRISTIAN

Leia mais

Manual do Advogado Credenciamento para acesso

Manual do Advogado Credenciamento para acesso PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE PERNMBUCO PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe Manual do Advogado Credenciamento para acesso Versão 1.11 Data Versão do Descrição Manual 31/03/2011 1.0 Criação do manual 19/04/2011

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Tutela provisória II. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Tutela provisória II. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Tutela provisória II Prof. Luiz Dellore Gênero Espécies Subespécies Tutela Provisória Tutela de urgência - Tutela cautelar - Tutela antecipada Tutela de evidência -- Art. 294.

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça de Pernambuco PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual 23/07/2014 Número: 0023150-12.2014.8.17.8201 Classe: PROCEDIMENTO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL Partes Tipo Nome DEMANDANTE

Leia mais

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS Prof. Renato Gama Classificação: Atos processuais Atos processuais postulatórios, de desenvolvimento, de instrução e de provimento. Atos da parte (art. 200

Leia mais

ROTEIRO DO PETICIONAMENTO E DICAS

ROTEIRO DO PETICIONAMENTO E DICAS 1 Tribunal Regional Eleitoral Rio de Janeiro ROTEIRO DO PETICIONAMENTO E DICAS A OAB/RJ confeccionou esse roteiro para facilitar o aprendizado do uso do sistema e traz dicas e informações que não constam

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 2ª Turma GMRLP/dl/jwa/jl

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 2ª Turma GMRLP/dl/jwa/jl A C Ó R D Ã O 2ª Turma GMRLP/dl/jwa/jl RECURSO DE REVISTA. RECURSO ORDINÁRIO NÃO CONHECIDO INTEMPESTIVIDADE SISTEMA DE PETICIONAMENTO ELETRÔNICO E-DOC INDISPONÍVEL NO ÚLTIMO DIA DO PRAZO RECURSAL PRORROGAÇÃO

Leia mais

PJE. Manual do Usuário no Gabinete de Magistrado -VERSÃO PRÉ IMPLANTAÇÃO. Perfil de Assessor 6/10/2015

PJE. Manual do Usuário no Gabinete de Magistrado -VERSÃO PRÉ IMPLANTAÇÃO. Perfil de Assessor 6/10/2015 6/10/2015 PJE Manual do Usuário no Gabinete de Magistrado -VERSÃO PRÉ IMPLANTAÇÃO Perfil de Assessor Seção de Atendimento e Treinamento de Usuários dos Sistemas Judiciais de 2º Grau TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014 O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA -

Leia mais

Processo Eletrônico. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Processo Eletrônico. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Processo Eletrônico Conceito de Processo Eletrônico Uso de meio eletrônico na tramitação de processos judiciais, comunicação de atos e transmissão de peças processuais. Processo Eletrônico refere-se basicamente

Leia mais

FORENSE PROCESSO CIVIL JOSEVAL MARTINS VIANA TEORIA E PRÁTICA

FORENSE PROCESSO CIVIL JOSEVAL MARTINS VIANA TEORIA E PRÁTICA JOSEVAL MARTINS VIANA FORENSE P R Á T I C A em PROCESSO TEORIA E PRÁTICA CIVIL Procuração ad judicia Substabelecimento Exceções de impedimento e suspeição do juiz Intervenção de terceiros Petição inicial

Leia mais

PROVIMENTO CONJUNTO Nº 03, DE 22 DE JUNHO DE 2015.

PROVIMENTO CONJUNTO Nº 03, DE 22 DE JUNHO DE 2015. PROVIMENTO CONJUNTO Nº 03, DE 22 DE JUNHO DE 2015. Regulamenta a utilização do módulo Cadastramento da Liquidação e Execução CLE, disponível no PJe-JT, no âmbito do primeiro grau da Justiça do Trabalho

Leia mais

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos Ações judiciais na locação de imóveis urbanos Ação revisional de aluguel Ação de consignação de aluguel e acessórios da locação Prof. Denis Donoso Denis Donoso blogspot.denisdonoso.com.br Apresentação

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Registro Digital

Manual do Usuário. Sistema Registro Digital Sistema Registro Digital Manual do Usuário Sistema Registro Digital Elaborado pela GTI - JUCEMG À Junta Comercial do Estado Belo Horizonte, MG NOVEMBRO/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 2. Pré-requisitos...

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ORIENTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ORIENTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Segundo o PPC da especialização lato sensu em Ciências Marinhas Aplicadas ao Ensino, o(a) aluno(a) deverá desenvolver um Trabalho de

Leia mais

Protocolo Eletrônico. Sistema Eletrônico de Informações. Ministério da Justiça e Cidadania

Protocolo Eletrônico. Sistema Eletrônico de Informações. Ministério da Justiça e Cidadania Protocolo Eletrônico Sistema Eletrônico de Informações Ministério da Justiça e Cidadania Sumário 1. Processo Eletrônico Nacional 2. Protocolo Eletrônico do Ministério da Justiça 3. Cadastro de Pessoa Física

Leia mais

Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado do Rio de Janeiro Procuradoria

Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado do Rio de Janeiro Procuradoria EXCELENTÍSSIMO SENHOR CONSELHEIRO-RELATOR EMMANOEL CAMPELO DE SOUZA PEREIRA CNJ Pedido de Providências: 0000543-76.2013.2.00.0000 A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SEÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, nos

Leia mais

SUMÁRIO. Como entrar no Portal de Serviços 02. Solicitar Autenticação do Livro 03. Editar solicitação 14. Assinar Solicitação 15

SUMÁRIO. Como entrar no Portal de Serviços 02. Solicitar Autenticação do Livro 03. Editar solicitação 14. Assinar Solicitação 15 Pré-Requisitos para utilização do Livro Digital: Java e Mozilla Firefox Atualizados; Certificado Digital e-cpf A3, previamente instalado e configurado no computador; Arquivo no formato PDF/A, com o tamanho

Leia mais

Aspectos Jurídicos do Arquivamento Eletrônico de Documentos. José Henrique Barbosa Moreira Lima Neto

Aspectos Jurídicos do Arquivamento Eletrônico de Documentos. José Henrique Barbosa Moreira Lima Neto Aspectos Jurídicos do Arquivamento Eletrônico de Documentos José Henrique Barbosa Moreira Lima Neto Lei 8.159/91 Art. 2º Consideram-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO DIÁRIO ELETRÔNICO DA JUSTIÇA FEDERAL DA 3ª REGIÃO Edição nº 20/0 São Paulo, segunda feira, 30 de janeiro de 2017 TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO PUBLICAÇÕES ADMINISTRATIVAS Presidência Resolução

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 548, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2015

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 548, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2015 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 548, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2015 O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA -

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 323, DE 3 DE ABRIL DE 2013

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 323, DE 3 DE ABRIL DE 2013 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 323, DE 3 DE ABRIL DE 2013 Dispõe sobre a instituição de unidade organizacional específica de ouvidoria pelas operadoras de planos privados de assistência saúde. [Correlações]

Leia mais

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MAGISTRADOS ESTADUAIS ANAMAGES ELEIÇÕES ANAMAGES 2017

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MAGISTRADOS ESTADUAIS ANAMAGES ELEIÇÕES ANAMAGES 2017 ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MAGISTRADOS ESTADUAIS ANAMAGES ELEIÇÕES ANAMAGES 2017 Regulamento das Eleições Diretas para a Diretoria Executiva e os Conselhos Deliberativo e Fiscal da Associação Nacional dos

Leia mais

GUIA RÁPIDO WEB SIGNER. Portal e-saj / TJSP V.4

GUIA RÁPIDO WEB SIGNER. Portal e-saj / TJSP V.4 GUIA RÁPIDO WEB SIGNER Portal e-saj / TJSP V.4 INTRODUÇÃO Com foco em melhorar a utilização, o portal e-saj foi atualizado com diversas melhorias para facilitar o seu cotidiano. Atualmente, o portal utiliza

Leia mais

COMUNICAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS

COMUNICAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS COMUNICAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS (I) Previsão jurídica: CPC, arts. 200 a 240. Para fins do presente estudo, adota-se o gênero comunicação dos atos processuais da qual temos como espécies as cartas (de

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão nº 21 CORREÇÃO NO CADASTRO DE PETIÇÕES

Procedimento Operacional Padrão nº 21 CORREÇÃO NO CADASTRO DE PETIÇÕES Procedimento Operacional Padrão nº 21 CORREÇÃO NO CADASTRO DE PETIÇÕES Conforme Comunicado CGJ n. 88, as peças processuais protocolizadas incorretamente, deverão ser corrigidas pela Distribuição, antes

Leia mais

ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA PORTARIA Nº 782/GC3, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2010.

ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA PORTARIA Nº 782/GC3, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2010. ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA PORTARIA Nº 782/GC3, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2010. Aprova a regulamentação da sistemática de apuração de transgressão disciplinar e da aplicação da punição disciplinar. O COMANDANTE

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS ADEP MG ANÁLISE PRELIMINAR DO ANTEPROJETO DE REFORMA DO CPC

ASSOCIAÇÃO DOS DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS ADEP MG ANÁLISE PRELIMINAR DO ANTEPROJETO DE REFORMA DO CPC Nº Aspectos Positivos 1 Capítulo IV, Seção III - Da Defensoria Pública (havia a previsão específica de uma seção para tratar apenas da Defensoria Pública) Há o reconhecimento da instituição como essencial

Leia mais

CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 5 COMUNICAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS. CONTAGEM DOS PRAZOS.

CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 5 COMUNICAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS. CONTAGEM DOS PRAZOS. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 5 COMUNICAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS. CONTAGEM DOS PRAZOS. Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal!

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA PROVIMENTO N. 23/2015-CM

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA PROVIMENTO N. 23/2015-CM PROVIMENTO N. 23/2015-CM Dispõe sobre o envio, por meio digital, pelo Portal Eletrônico do Advogado PEA, das petições iniciais e intermediárias de processos físicos que tramitam na Primeira e Segunda Instância

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA PROVIMENTO N. 26/2014/CM

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA PROVIMENTO N. 26/2014/CM PROVIMENTO N. 26/2014/CM Dispõe sobre o envio, por meio digital, pelo Portal Eletrônico do Advogado - PEA, das petições iniciais e intermediárias de processos físicos que tramitam na Primeira e Segunda

Leia mais

Petição Inicial II. Professor Zulmar Duarte

Petição Inicial II. Professor Zulmar Duarte Petição Inicial II Professor Zulmar Duarte Petição Inicial Controle de Admissibilidade pelo Juiz (arts. 321, 330, 332 e 334) Petição Inicial Emenda da Inicial Juízo de Admissibilidade Improcedência Liminar

Leia mais

A mudança de paradigma do Sistema Financeiro Nacional quanto aos documentos eletrônicos. Prof. Ms. Caio César Carvalho Lima

A mudança de paradigma do Sistema Financeiro Nacional quanto aos documentos eletrônicos. Prof. Ms. Caio César Carvalho Lima A mudança de paradigma do Sistema Financeiro Nacional quanto aos documentos eletrônicos Entendendo os impactos da recente Resolução nº 4.480 do C.M.N. Prof. Ms. Caio César Carvalho Lima Contratos: Princípio

Leia mais

TAREFAS(CAIXAS) GERAIS E SUAS ESPECIFICAÇÕES

TAREFAS(CAIXAS) GERAIS E SUAS ESPECIFICAÇÕES TAREFAS(CAIXAS) GERAIS E SUAS ESPECIFICAÇÕES Exec Liq Aguardando apreciação pela instância superior Aguardando ciência Aguardando ciência Liq Aguardando ciência Exec Aguardando ciência da decisão ConPra

Leia mais

COTAÇÃO Nº 007/2017 I. JUSTIFICATIVA

COTAÇÃO Nº 007/2017 I. JUSTIFICATIVA COTAÇÃO Nº 007/2017 A Associação Pinacoteca Arte e Cultura - APAC, associação civil sem fins lucrativos, com sede na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, na Praça da Luz, nº 2, Bom Retiro, CEP 01120-010,

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º Este regulamento rege as atividades de estágio no Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da Faculdade Cesmac do

Leia mais

AULA 11 AUDIÊNCIAS TRABALHSITAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 11 AUDIÊNCIAS TRABALHSITAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 11 AUDIÊNCIAS TRABALHSITAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AUDIÊNCIAS Públicas; Realizadas em dias úteis; Das 8 às 18h; Duração de no máximo 5 horas seguidas,

Leia mais

Indisponibilidade de Serviços On-line

Indisponibilidade de Serviços On-line Indisponibilidade de Serviços On-line Conforme Comunicado Conjunto nº 2.340/16 (DJE de 19/12/16), das 0 hora do dia 2 à 0 hora do dia 9 de janeiro de 2017 estarão indisponíveis: a) Os Sistemas de Automação

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PO - Procedimento Operacional

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PO - Procedimento Operacional 1. OBJETIVO Descrever as atividades e procedimentos para criação, identificação, organização, codificação, emissão e registros de documentos da empresa no âmbito do Sistema de Gestão. 2. RESPONSÁVEIS Diretoria;

Leia mais

DOS ÓRGÃOS AUXILIARES DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA:

DOS ÓRGÃOS AUXILIARES DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA: DOS ÓRGÃOS AUXILIARES DO PODER JUDICIÁRIO TRABALHISTA: São também denominados de órgãos auxiliares do juiz e servem para dar sustentação a todos os órgãos judiciais. Amauri Mascaro Nascimento conclui:

Leia mais

Decreto N de 31 de julho de Dra. Sonnia Carvalho Advogada especialista em Direito das Relações de Consumo. Dra.

Decreto N de 31 de julho de Dra. Sonnia Carvalho Advogada especialista em Direito das Relações de Consumo. Dra. Dra. Sonnia Carvalho Decreto N 0 6.523 de 31 de julho de 2008 Dra. Sonnia Carvalho Advogada especialista em Direito das Relações de Consumo Contatos: drasoniacarvalho@hotmail.com (21) 9974-6222 ACESSIBILIDADE

Leia mais

O entendimento sobre a digitalização de documentos no Judiciário. Alexandre Atheniense

O entendimento sobre a digitalização de documentos no Judiciário. Alexandre Atheniense O entendimento sobre a digitalização de documentos no Judiciário Alexandre Atheniense Documentos digitais no Brasil Marcos Regulatórios Resolução nº 4.474/16 Digitalização e gestão de documentos digitalizados

Leia mais

anexar documentos? Justiça Federal da 5ª Região Tribunal Regional Federal da 5ª Região

anexar documentos? Justiça Federal da 5ª Região Tribunal Regional Federal da 5ª Região Como peticionar e anexar documentos? Para anexar documentos,escolhao processo e clique em 2 O usuário será direcionado para a tela Processo 1. Observe que, do seu lado direito, há a aba Anexar Documentos

Leia mais

ATO PGJ N.º 160/2013 PLANTÃO DO SERVIÇO DE TRANSPORTE. DO AMAZONAS, por substituição legal, no desempenho de suas atribuições

ATO PGJ N.º 160/2013 PLANTÃO DO SERVIÇO DE TRANSPORTE. DO AMAZONAS, por substituição legal, no desempenho de suas atribuições ATO PGJ N.º 160/2013 ESTABELECE O NOVO REGULAMENTO DO PLANTÃO DO SERVIÇO DE TRANSPORTE. O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS, por substituição legal, no desempenho de suas atribuições legais

Leia mais

CENTRO DE APOIO DIGITAL AO ADVOGADO

CENTRO DE APOIO DIGITAL AO ADVOGADO C@D CENTRO DE APOIO DIGITAL AO ADVOGADO REGULAMENTO 1 FINALIDADE Disponibilizar um serviço para uso exclusivamente no exercício profissional dos Advogados e Estagiários, inscritos na OAB Santos, de forma

Leia mais

A citação por carta é o padrão exigido pelo legislador, quando o réu for pessoa natural, Me e empresa de pequeno porte.

A citação por carta é o padrão exigido pelo legislador, quando o réu for pessoa natural, Me e empresa de pequeno porte. Processo Civil de Conhecimento Aula III 02/03/17 A citação por carta é o padrão exigido pelo legislador, quando o réu for pessoa natural, Me e empresa de pequeno porte. Quando for empresas de grande porte

Leia mais

Roteiro - Peticionamento Judicial Eletrônico no Tribunal de Justiça de São Paulo doc

Roteiro - Peticionamento Judicial Eletrônico no Tribunal de Justiça de São Paulo doc Roteiro - Peticionamento Judicial Eletrônico no Tribunal de Justiça de São Paulo 01 10 2016.doc Comissão do Acadêmico de Direito Coordenadoria de Estudos e Prática em Peticionamento Judicial Eletrônico

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 6ª Turma GDCCAS/pvc

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O 6ª Turma GDCCAS/pvc A C Ó R D Ã O 6ª Turma GDCCAS/pvc RECURSO DE REVISTA. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. PJE. UTILIZAÇÃO INDEVIDA DA OPÇÃO SIGILO. A indevida utilização da opção sigilo em processo eletrônico, em demanda que não

Leia mais