A INTERVENÇÃO DECISIONAL DO JOGADOR NA PARTICIPAÇÃO DE ELEVADOS DESEMPENHOS DEPORTIVOS: REALIDADE E... FUTURO?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A INTERVENÇÃO DECISIONAL DO JOGADOR NA PARTICIPAÇÃO DE ELEVADOS DESEMPENHOS DEPORTIVOS: REALIDADE E... FUTURO?"

Transcrição

1 37 A INTERVENÇÃO DECISIONAL DO JOGADOR NA PARTICIPAÇÃO DE ELEVADOS DESEMPENHOS DEPORTIVOS: REALIDADE E... FUTURO? Fernando Tavares*, Maickel Padilha* 1 e Filipe Casanova* *CIFI 2D CEJD Faculdade de Desporto Universidade do Porto 1 Bolsista do CNPq Brasil ftavares@fade.up.pt 1. A DIMENSÃO DECISIONAL DO JOGADOR NOS JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS A principal premissa nesta área é a importância que o desenvolvimento das habilidades percetivas e cognitivas têm demonstrado no quadro da excelência no Desporto (Greco, 1999, 2003; Tavares et al., 2006; William et al., 2012; Casanova et al., 2013). Vários autores (Thomas, 1994; Greco, 2003; Casanova et al., 2013; Tavares, 2013) entre outros, chegam mesmo a afirmar que o sucesso em jogos com predominância tática está intimamente ligado à relação entre o desenvolvimento das capacidades percetivas e intelectuais dos jogadores e outras componentes da prestação desportiva (i.e. físicas, técnicas, táticas e psicológicas). Apesar do processo da tomada de decisão (TD) ser multifacetado, é operacionalizado rápida (sem contratempos) e eficazmente, a partir do momento em que as faculdades cognitivas são adquiridas, por intermédio de uma prática extensa e de experiências competitivas. A estrutura de conhecimentos acumulada, ao longo de muitas horas de prática específica e concentrada, permite ao jogador o recurso a estratégias visuais, as quais realçam a antecipação de acontecimentos futuros. Uma capacidade antecipatória aumentada permite ao jogador a seleção da resposta atempadamente, enquanto mantém outras respostas em alerta para uma possível seleção, caso o envolvimento assim o exija (Tenenbaum, 2003; Casanova et al., 2013).

2 38 As diferentes modelações teóricas acerca dos mecanismos que medeiam a TD mencionadas na literatura indiciam, coincidentemente, a importância de uma prática deliberada, ou seja, contextualmente referenciada e claramente objetivada para a qualidade da TD e, consequentemente, da performance. Desta forma, o treino e a competição implicam processos dinâmicos e interativos de decisão, que conduzem a ações que, por sua vez, exigem novas decisões, sendo eles processos contínuos (Williams et al, 1999). Alguns estudos (Hambrick & Meinz, 2011; Casanova et al., 2013) comprovam que os jogadores experts, em situações reguladas, tanto interna como externamente, são mais rápidos, que os novatos, na identificação e deteção de pistas pertinentes, na forma como as relacionam, bem como na forma como antecipam as consequências dessas relações. Logo, tomam decisões mais eficazes e eficientes. O jogador expert não só obtém uma melhor seleção da informação, como, também, resultado dessa informação, desencadeia padrões familiares de respostas, automaticamente controlados. Produz a solução numa coordenação económica e eficiente, de forma ajustada às situações em mudança, em contextos dinâmicos (Casanova et al., 2013). Dodds e colaboradores (2003) referem que à medida que os jogadores vão aumentando o conhecimento específico acerca da modalidade praticada, mais facilmente serão capazes de aceder a ele durante a ação, para solucionar os problemas táticos, sendo que um número mais elevado de soluções com sucesso melhora o seu desempenho desportivo. Ou seja, existe uma estruturação recíproca entre o conhecimento e a ação na performance desportiva, pois, o jogador necessita de conhecimento para agir mas, ao mesmo tempo, essas ações aumentam esse nível de conhecimentos. Deste modo, as diferenças entre jogadores experts e principiantes estão associadas a estruturas cognitivas de conhecimento estratégico específico do desporto praticado, desenvolvidas por anos de prática deliberada e intencional (Ericsson, 1996). O expert tem uma base de conhecimento mais refinada e acessível que o principiante, como resultado de um processamento estratégico ampliado da informação relevante para a tarefa (Williams & Ward, 2003). 2. A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NO ÂMBITO DAS CAPACIDADES E HABILIDADES PERCETIVO-COGNITIVAS

3 39 Na literatura da especialidade, há unanimidade sobre a influência convincente que têm as habilidades percetivas e cognitivas no desempenho motor e associado à realização de desempenho de excelência no desporto de elite (Helsen & Starkes, 1999; Tenenbaum et al., 2003; Hodges et al., 2006; Williams & Ward, 2007; Casanova et al., 2013). A TD e a antecipação são entendidas como proeminentes capacidades ou habilidades percetivo-cognitivas, com a TD também considerada como uma seleção da resposta. O número de estudos focados na importância da TD, da antecipação e de diferentes aspetos associados com estas habilidades, servem para confirmar a sua importância no desporto (Hodges et al., 2006; Williams & Ward, 2007; Casanova et al., 2013). Starkes e colaboradores (2001) reviram exaustivamente estudos na área da perícia desportiva e que têm por premissa que a TD e o julgamento ( antecipação tal como é designada) são processos racionais constrangidos por estruturas de conhecimento armazenadas na memória. Os resultados da investigação convergem para a conclusão geral de que tem sido encontradas diferenças entre experts e novatos na quantidade e tipo de informação que eles possuem e na forma como ela é usada na antecipação e na TD (Williams et al. 1999). Os principais resultados da investigação em relação às vantagens percetivocognitivas que os atletas experts possuem em maior abundância em comparação com os atletas principiantes são apresentados segundo os diferentes tipos de habilidades percetivo-cognitivas, a saber: a) Recolha de informação, retenção e reconhecimento; b) Conhecimento específico do desporto; c) Rapidez e eficiência no processamento da informação; d) Probabilidades situacionais; e) Comportamento da procura visual; f) Utilização de pistas antecipatórias. Um grande número de estudos e textos têm revisto os métodos e técnicas comuns usadas para medir e analisar as habilidades percetivo-cognitivas e percetivo-motoras no desporto. No entanto, de acordo com Williams e Ericsson (2005) e Williams e Ward (2007) a forma mais comum de avaliar a performance das habilidades percetivo-cognitivas é através de: a) Técnicas de registo do movimento ocular e de oclusão visual; b) Análise dos relatos verbais (também usado durante ou na sequência ou subsequente em cenários de jogo ou tarefas ao vivo).

4 40 Que mostram o conjunto destes trabalhos? Eles evidenciam dois pontos essenciais. O primeiro é que a expertise pode afetar numerosos processos percetivo-motores (perceção, predição, orientação, TD, etc). O segundo ponto é que estas modificações são relativamente específicas a cada modalidade desportiva, i.e., a natureza de cada desporto influencia fortemente a forma como as habilidades percetivo-cognitivas diferenciam atletas experts e principiantes. 3. PERSPETIVAS DA INVESTIGAÇÃO NO FUTURO - DESAFIOS Á INVESTIGAÇÃO (FUTURO!) A investigação da TD tem sido feita geralmente a um sujeito numa tarefa. Acontece que nos JDC a decisão de um jogador deve estar em sintonia (coordenada) com as decisões dos restantes colegas da equipa. Como se realiza essa coordenação? Este é um dos problemas cruciais dos JDC e que diz respeito aos princípios de articulação entre a autonomia individual de decisão do jogador e a necessária coordenação das ações pessoais na ação coletiva. Bourbosson e colaboradores (2012) têm desenvolvido investigações no terreno em ciências do desporto centradas na análise da performance coletiva que têm permitido caraterizar a rede de relações entre os jogadores, os diferentes modos de coordenação entre dois jogadores e as diferentes formas de coordenação coletiva da equipa. Atualmente as investigações fundamentais mostram o efeito da prática dos JDC sobre as modificações dos processos cognitivos nos jogadores experts, o que não se tem verificado nos principiantes. Torna-se imperativo desenvolver a investigação aplicada ligada à análise do comportamento dos jogadores em situação real de jogo, no que diz respeito á avaliação dos mecanismos percetivos e cognitivos. 4. BIBLIOGRAFIA Bourbousson J., Poizat G., Saury J., & Sève, C. Temporal aspects of team cognition: a case study on concerns sharing within basketball. Journal of Applied Sport Psychology, 24, , 2012.

5 41 Casanova F., Garganta J., Silva G., Alves A., Oliveira J. & Williams, A. M. Effects of Prolonged Intermittent Exercise on Perceptual-Cognitive Processes. Medicine & Science in Sports & Exercise, 45, 8, , Dodds P., Henninger M., Patton K., Pagnano K., Griffin L. Exploring Novice players' Volleyball Knowledge in the Context Situation of Game Play. Research Quarterly for Exercise and Sport, Supplement, March: A-100, Ericsson K. A. The road to excellence: The acquisition of expert performance in the arts and sciences, sports and games. Lawrence Erlbaum. Associates, Publishers. Mahwah, New Jersey, Greco P. J. Cognição e ação. In: Novos conceitos em treinamento esportivo. Brasília: CENESP-UFMG e INDD. Brasil, Greco P. J. Processos Cognitivos: dependência e interação nos Jogos Esportivos Coletivos. In: Lemos, K.L.M. e Silami Garcia, E. (org). Temas atuais em educação física e esportes VIII. Escola de Educação Física. UFMG. Belo Horizonte. Minas Gerais, Hambrick D. Z., & Meinz E. J. Limits of the predictive power of domain-specific experience and knowledge in skilled performance. Current Directions in Psychological Science, 20, , Starkes J. L., Helsen W. F., & Jack R. Expert performance in sport and dance. In R. N. Singer, H. A. Hausenblas, & C. M. Janelle (Eds.), Handbook of research in sport psychology (pp ). New York: Wiley, Tavares F., Greco P., & Garganta J. Perceber, conhecer, decidir e agir nos Jogos Desportivos Colectivos. In, Go Tani, Jorge Bento, Ricardo Petersen (eds.), Pedagogia do Desporto (pp ). Guanabara Koogan, Tavares F. Jogos Desportivos Coletivos: a ação tática está na mente do jogador ou no contexto da situação? IN Juarez Nascimento; Valmor Ramos; Fernando Tavares (Orgs.). Jogos Desportivos: formação e investigação (pp ). Coleção Temas em Movimento, 4. Editora UDESC, Tenenbaum G. Expert athletes. An integrated approach to decision making. In J. L. Starkes, & K. A. Ericsson (Eds.), Expert performance in sports: Advances in research on sport expertise (pp ). Champaign, IL: Human Kinetics, Thomas K. The development of sport expertise: from leeds to MVP legend. Quest, 46, 2, , 1994.

6 42 Williams A. M., & Ward P. Perceptual expertise: Development in sport. In Starkes, JL & Ericsson, KA (Eds.). Expert Performance in Sports: advances in research on sport expertise (pp ). Champaign, III. Human Kinetics, Williams A. M., & Ericsson K. A. Perceptual-cognitive expertise in sport: some considerations when applying the expert performance approach. Human Movement Science, 24, 3, , Williams A. M., Davids K., & Williams J. G. Visual Perception and Action in Sport. London: E & FN Spon, Williams A. M., & Ward P. Anticipation and decision making: Exploring new horizons. In Tenenbaum, G. & Eklund, R.C. (Eds.). Handbook of Sport Psychology (Third Edition, pp ). John Wiley & Sons, Inc., Williams A. M., Ward P., Bell-Walker J., & Ford P. R. Perceptual-cognitive expertise, practice history profiles and recall performance in soccer. British Journal of Psychology, 103, 3, , 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO Mestrado/Doutorado PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO Mestrado/Doutorado PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO Mestrado/Doutorado PLANO DE ENSINO 1. Caracterização do Seminário Avançado Título: OBSERVAÇÃO E ANÁLISE

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Futebol; Pequenos Jogos; Comportamento Técnico

PALAVRAS-CHAVE: Futebol; Pequenos Jogos; Comportamento Técnico 1085 COMPARAÇÃO DAS AÇÕES TÉCNICAS AO LONGO DE REPETIDAS SÉRIES DE PEQUENOS JOGOS Victor Alberice de Oliveira Rodrigues/ CECA Pedro Emílio Drumond/ CECA Gibson Moreira Praça/ CECA Pablo Juan Greco/ CECA

Leia mais

A experiência esportiva e o desempenho de jovens atletas de voleibol

A experiência esportiva e o desempenho de jovens atletas de voleibol A experiência esportiva e o desempenho de jovens atletas de voleibol Prof. Ms. Michel Milistetd 1 Prof a. Ms. Carine Collet 2 Prof. Dr. Juarez Vieira do Nascimento 2 A expertise nos esportes 249 Ao longo

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA DO DESPORTO E DA ACTIVIDADE FÍSICA Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA DO DESPORTO E DA ACTIVIDADE FÍSICA Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA DO DESPORTO E DA ACTIVIDADE FÍSICA Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Motricidade Humana 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

TOMADA DE DECISÃO NO FUTEBOL: A INFLUÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE BUSCA VISUAL SOBRE O TEMPO DE DECISÃO

TOMADA DE DECISÃO NO FUTEBOL: A INFLUÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE BUSCA VISUAL SOBRE O TEMPO DE DECISÃO 180 TOMADA DE DECISÃO NO FUTEBOL: A INFLUÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE BUSCA VISUAL SOBRE O TEMPO DE DECISÃO João Vítor de Assis/ NUPEF-UFV Guilherme Machado/ NUPEF-UFV Felippe Cardoso/ NUPEF-UFV Israel Teoldo/

Leia mais

DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL EM JOGOS REDUZIDOS CONDICIONADOS: O EFEITO DO CURINGA EM APOIO INTERNO

DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL EM JOGOS REDUZIDOS CONDICIONADOS: O EFEITO DO CURINGA EM APOIO INTERNO 907 DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL EM JOGOS REDUZIDOS CONDICIONADOS: O EFEITO DO CURINGA EM APOIO INTERNO Felipe Moniz/NUPEF-UFV Davi Correia Silva/NUPEF-UFV Israel Teoldo/NUPEF-UFV fmcarvalho1@gmail.com

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL, FUTSAL E FUTEBOL DE 7.

CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL, FUTSAL E FUTEBOL DE 7. 482 CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL, FUTSAL E FUTEBOL DE 7. Pedro Emílio Drumond Moreira-UFMG Gibson Moreira Praça-UFVJM Pablo Juan Greco-UFMG pedrodrumondmoreira@hotmail.com

Leia mais

IMPULSIVIDADE E DESEMPENHO: ANÁLISE DA IMPULSIVIDADE POR NÃO PLANEJAMENTO E DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL

IMPULSIVIDADE E DESEMPENHO: ANÁLISE DA IMPULSIVIDADE POR NÃO PLANEJAMENTO E DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL 235 IMPULSIVIDADE E DESEMPENHO: ANÁLISE DA IMPULSIVIDADE POR NÃO PLANEJAMENTO E DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL Matheus Gomes de Campos / NUPEF - UFV Marcelo Odilon Cabral de Andrade / NUPEF

Leia mais

Caracterização da prática desportiva de voleibolistas portugueses em função do nível de expertise e do género

Caracterização da prática desportiva de voleibolistas portugueses em função do nível de expertise e do género Autores: Patrícia Coutinho 1 Carolina Hax 2 Isabel Mesquita 1 1 CIFI 2 D, Faculdade de Desporto Universidade do Porto, Portugal Caracterização da prática desportiva de voleibolistas portugueses em função

Leia mais

GERAÇÃO DE OPÇÕES NA TOMADA DE DECISÃO COM E SEM OCLUSÃO VISUAL NO VOLEIBOL

GERAÇÃO DE OPÇÕES NA TOMADA DE DECISÃO COM E SEM OCLUSÃO VISUAL NO VOLEIBOL 174 GERAÇÃO DE OPÇÕES NA TOMADA DE DECISÃO COM E SEM OCLUSÃO VISUAL NO VOLEIBOL Henrique de Oliveira Castro / CECA-UFMG Gibson Moreira Praça / CECA-UFMG Gustavo De Conti Teixeira Costa / CECA-UFMG Pablo

Leia mais

BIBLÍOGRAFIA. Cox, R. (1994). Sport Psychology: Concepts and Applications

BIBLÍOGRAFIA. Cox, R. (1994). Sport Psychology: Concepts and Applications BIBLÍOGRAFIA Almeida, P. (1996). A relação entre ansiedade e rendimento desportivo: estudo caso no futebol júnior. Dissertação de Mestrado não publicada. Universidade do Minho, Braga. Barbosa, L., e Cruz,

Leia mais

MODELO PARA ELABORAÇAO DE RESUMO EXPANDIDO

MODELO PARA ELABORAÇAO DE RESUMO EXPANDIDO MODELO PARA ELABORAÇAO DE RESUMO EXPANDIDO A REPRESENTAÇÃO DO ENSINO DO BASQUETEBOL EM CONTEXTO ESCOLAR: ESTUDOS DE CASOS NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA Valmor Ramos / CEFID-UDESC Amândio Graça

Leia mais

A Emergência da Tomada de Decisão no Futebol: da Decisão Individual para a Colectiva

A Emergência da Tomada de Decisão no Futebol: da Decisão Individual para a Colectiva 1829 A Emergência da Tomada de Decisão no Futebol: da Decisão Individual para a Colectiva Ricardo Duarte 1, Luís Freire 2, Vítor Gazimba 2 & Duarte Araújo 1 1 Faculdade de Motricidade Humana, Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO NÍCOLAS GRIGORIO DE MIRANDA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO NÍCOLAS GRIGORIO DE MIRANDA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO NÍCOLAS GRIGORIO DE MIRANDA ANÁLISE DESCRITIVA DO CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO DE ATLETAS JUNIORES DE FUTEBOL DO ESTADO

Leia mais

PROGRAMA DE TREINAMENTO DE VOLEIBOL DESTINADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

PROGRAMA DE TREINAMENTO DE VOLEIBOL DESTINADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA PROGRAMA DE TREINAMENTO DE VOLEIBOL DESTINADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA Vitor Hugo Fernando de Oliveira, Flávio da Rosa Júnior, Fábio Santos Mello Acadêmicos do Curso de Educação Física da UFSC Juarez

Leia mais

Ensino-Aprendizagem da Tomada Decisão no Futebol

Ensino-Aprendizagem da Tomada Decisão no Futebol Ensino-Aprendizagem da Tomada Decisão no Futebol - João Gomes Seminário Desporto e Ciência 2017 Ensino-Aprendizagem da Tomada Decisão no Futebol João Gomes, João Prudente Universidade da Madeira Resumo

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Desporto Ano letivo 2015/2016 Unidade Curricular PRÁTICA DE DESPORTOS II - FUTEBOL ECTS 3 Regime Obrigatório Ano 1º Semestre 2º Sem Horas de trabalho globais Artur César Ferreira Bezelga Lobão Docentes

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA DATA DE NASCIMENTO SOBRE O DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL DA CATEGORIA SUB-13

A INFLUÊNCIA DA DATA DE NASCIMENTO SOBRE O DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL DA CATEGORIA SUB-13 A INFLUÊNCIA DA DATA DE NASCIMENTO SOBRE O DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL DA CATEGORIA SUB-13 Elton Ribeiro Resende / UFV Israel Teoldo da Costa / UFV elton_rresende@hotmail.com ոո Palavras-chave:

Leia mais

NÍVEL DE DESEMPENHO TÉCNICO-TÁTICO E EXPERIÊNCIA ESPORTIVA DOS ATLETAS DE VOLEIBOL DAS CATEGORIAS DE FORMAÇÃO

NÍVEL DE DESEMPENHO TÉCNICO-TÁTICO E EXPERIÊNCIA ESPORTIVA DOS ATLETAS DE VOLEIBOL DAS CATEGORIAS DE FORMAÇÃO DOI: 10.4025/reveducfis.v23.4.16313 NÍVEL DE DESEMPENHO TÉCNICO-TÁTICO E EXPERIÊNCIA ESPORTIVA DOS ATLETAS DE VOLEIBOL DAS CATEGORIAS DE FORMAÇÃO LEVEL OF TECHNICAL-TACTICAL PERFORMANCE AND SPORTS EXPERIENCE

Leia mais

EFICIÊNCIA COGNITIVA E SUA RELAÇÃO COM O TEMPO DE DECISÃO DE JOGADORES DE FUTEBOL

EFICIÊNCIA COGNITIVA E SUA RELAÇÃO COM O TEMPO DE DECISÃO DE JOGADORES DE FUTEBOL 209 EFICIÊNCIA COGNITIVA E SUA RELAÇÃO COM O TEMPO DE DECISÃO DE JOGADORES DE FUTEBOL Felippe da Silva Leite Cardoso / NUPEF UFV João Vítor de Assis / NUPEF UFV Guilherme Figueiredo Machado / NUPEF UFV

Leia mais

O Futebolista Expert. 1.1 Características do Futebolista Expert

O Futebolista Expert. 1.1 Características do Futebolista Expert O Futebolista Expert 1.1 Características do Futebolista Expert Nas últimas décadas a literatura tem sido repleta de hipóteses similares e uma grande controvérsia surgiu sobre a distinção entre várias construções

Leia mais

A REALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO NO ENSINO DOS ESPORTES: UMA PESQUISA- AÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA 1

A REALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO NO ENSINO DOS ESPORTES: UMA PESQUISA- AÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA 1 A REALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO NO ENSINO DOS ESPORTES: UMA PESQUISA- AÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA 1 Robson Machado Borges 2, Fernando Jaime González 3, Adroaldo Cezar Araujo Gaya 4. 1 Recorte de uma dissertação

Leia mais

ANÁLISE DE CTD E CTP DE HANDEBOL EM ESCOLARES

ANÁLISE DE CTD E CTP DE HANDEBOL EM ESCOLARES RITHELLE BRENA RODRIGUES GOMES ANÁLISE DE CTD E CTP DE HANDEBOL EM ESCOLARES Belo Horizonte Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional /UFMG 2014 RITHELLE BRENA RODRIGUES GOMES ANÁLISE

Leia mais

ANÁLISE DO USO DO TEMPO EM UM MICROCICLO DE TREINAMENTO DE UMA EQUIPE INFANTOJUVENIL DE VOLEIBOL

ANÁLISE DO USO DO TEMPO EM UM MICROCICLO DE TREINAMENTO DE UMA EQUIPE INFANTOJUVENIL DE VOLEIBOL ANÁLISE DO USO DO TEMPO EM UM MICROCICLO DE TREINAMENTO DE UMA EQUIPE INFANTOJUVENIL DE VOLEIBOL Elton César dos Santos 1 Cleiton Pereira Reis 2 Márcia Cristina Custódia Ferreira 2 Leandro Vinhas de Paula

Leia mais

O ANO DE NASCIMENTO DETERMINA A ESCOLHA DO ESTATUTO POSICIONAL EM JOGADORES DE FUTEBOL NAS CATEGORIAS DE BASE?

O ANO DE NASCIMENTO DETERMINA A ESCOLHA DO ESTATUTO POSICIONAL EM JOGADORES DE FUTEBOL NAS CATEGORIAS DE BASE? 980 O ANO DE NASCIMENTO DETERMINA A ESCOLHA DO ESTATUTO POSICIONAL EM JOGADORES DE FUTEBOL NAS CATEGORIAS DE BASE? Felipe Ruy Dambroz - NUPEF/UFV João Vítor de Assis - NUPEF/UFV Israel Teoldo da Costa

Leia mais

ANÁLISE DA FLEXIBILIDADE COGNITIVA DE JOGADORES DE FUTEBOL DA CATEGORIA SUB-15 DE DIFERENTES POSIÇÕES

ANÁLISE DA FLEXIBILIDADE COGNITIVA DE JOGADORES DE FUTEBOL DA CATEGORIA SUB-15 DE DIFERENTES POSIÇÕES ANÁLISE DA FLEXIBILIDADE COGNITIVA DE JOGADORES DE FUTEBOL DA CATEGORIA SUB-15 DE DIFERENTES POSIÇÕES Adeilton dos Santos Gonzaga / NUPEF-UFV Maicon Rodrigues Albuquerque / NUPEF-UFV Leandro Fernandes

Leia mais

ANÁLISE DO CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL DE JOGADORES DE FUTEBOL SUB-13 E SUB-15. PALAVRAS CHAVE: Conhecimento Tático Processual; Avaliação; Futebol.

ANÁLISE DO CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL DE JOGADORES DE FUTEBOL SUB-13 E SUB-15. PALAVRAS CHAVE: Conhecimento Tático Processual; Avaliação; Futebol. ANÁLISE DO CONHECIMENTO TÁTICO PROCESSUAL DE JOGADORES DE FUTEBOL SUB-13 E SUB-15 Eder Gonçalves (NUPEF/UFV) Israel Teoldo da Costa (NUPEF/UFV) egoncalves.ef@hotmail.com PALAVRAS CHAVE: Conhecimento Tático

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS SUB-11 E SUB-13

COMPARAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS SUB-11 E SUB-13 COMPARAÇÃO ENTRE O COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS SUB-11 E SUB-13 Guilherme Figueiredo Machado - NUPEF/UFV Eder Gonçalves - NUPEF/UFV Israel Teoldo da Costa - NUPEF/UFV guilherme.machado19@hotmail.com.br

Leia mais

EFICIÊNCIA DO COMPORTAMENTO TÁTICO DOS JOGADORES DE FUTEBOL DE ACORDO COM O ESTATUTO POSICIONAL.

EFICIÊNCIA DO COMPORTAMENTO TÁTICO DOS JOGADORES DE FUTEBOL DE ACORDO COM O ESTATUTO POSICIONAL. 1117 EFICIÊNCIA DO COMPORTAMENTO TÁTICO DOS JOGADORES DE FUTEBOL DE ACORDO COM O ESTATUTO POSICIONAL. Elton Ribeiro Resende /NUPEF - UFV Fernanda Lobato/NUPEF - UFV Davi Correia da Silva/NUPEF UFV Israel

Leia mais

ANÁLISE DO JOGO EM FUNÇÃO DO LOCAL E DO NÚMERO DO SET NA PERFORMANCE EM JOGOS DE VOLEIBOL DE ALTO NÍVEL

ANÁLISE DO JOGO EM FUNÇÃO DO LOCAL E DO NÚMERO DO SET NA PERFORMANCE EM JOGOS DE VOLEIBOL DE ALTO NÍVEL ANÁLISE DO JOGO EM FUNÇÃO DO LOCAL E DO NÚMERO DO SET NA PERFORMANCE EM JOGOS DE VOLEIBOL DE ALTO NÍVEL Paulo Vicente João / UTAD-CIDESD Paulo Beça / UTAD Luis Vaz / UTAD-CIDESD pvicente@utad.pt Palavras-chave:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO PLANO DE ENSINO 1. Dados básicos da disciplina Código

Leia mais

A auto-organização da acção táctica: Comentário a Costa, Garganta, Fonseca e Botelho (2002)

A auto-organização da acção táctica: Comentário a Costa, Garganta, Fonseca e Botelho (2002) A auto-organização da acção táctica: Comentário a Costa, Garganta, Fonseca e Botelho (2002) Duarte Araújo Faculdade de Motricidade Humana Universidade Técnica de Lisboa, Portugal RESUMO Costa, Garganta,

Leia mais

Comportamento tático defensivo nas categorias formativas de basquete

Comportamento tático defensivo nas categorias formativas de basquete 24. Gregerson P, Kowalsky E, Kohn N (1999). Absolute pitch: Prevalence, ethnic variation and estimation of the genetic component. American Journal of Human Genetics 65: 911-913. 25. Hayman R, Polman R,

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso MESTRADO CIÊNCIAS DO DESPORTO Ano lectivo 2015-2016 Unidade Curricular ACONSELHAMENTO E TREINO PSICOLÓGICO ECTS 5 Regime OBRIGATORIO Ano 1 Semestre 1º Semestre Horas de trabalho globais Docente(s)

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO NO FUTEBOL: do treino ao jogo. Gibson Moreira Praça Departamento de Esportes EEFFTO/UFMG

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO NO FUTEBOL: do treino ao jogo. Gibson Moreira Praça Departamento de Esportes EEFFTO/UFMG AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO NO FUTEBOL: do treino ao jogo Gibson Moreira Praça Departamento de Esportes EEFFTO/UFMG Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Pequenos Jogos CECA Centro de Estudos em Cognição

Leia mais

UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar Braga. Atitudes Face ao Exercício (AFE) Rui Gomes

UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar Braga. Atitudes Face ao Exercício (AFE) Rui Gomes UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar 4710-057 Braga Atitudes Face ao Exercício (AFE) Rui Gomes (rgomes@psi.uminho.pt) (2011) Rui Gomes (rgomes@psi.uminho.pt). Universidade do Minho.

Leia mais

Palavras Chaves: Futebol, Comportamento Tático, Categorias de base

Palavras Chaves: Futebol, Comportamento Tático, Categorias de base 992 DIFERENÇA NA EFICIÊNCA DO COMPORTAMENTO TÁTICO ENTRE JOGADORES DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS SUB-11 E SUB-13 Pablo Vecchi/ NUPEF-UFV Israel Teoldo/ NUPEF-UFV Mariana Lopes/ NUPEF-UFV pablo_movec@yahoo.com.br

Leia mais

ARTICLE IN PRESS. Revista Brasileira de CIÊNCIAS DO ESPORTE.

ARTICLE IN PRESS. Revista Brasileira de CIÊNCIAS DO ESPORTE. 1 2 Rev Bras Ciênc Esporte. 2016;xxx(xx):xxx -xxx Revista Brasileira de CIÊNCIAS DO ESPORTE www.rbceonline.org.br 3 4 5 6 Q2 ARTIGO ORIGINAL Influência da eficiência do comportamento e da data de nascimento

Leia mais

AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÁTICO INDIViDUAL DE PRATICANTES DE FUTEBOL E FUTSAL

AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÁTICO INDIViDUAL DE PRATICANTES DE FUTEBOL E FUTSAL AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÁTICO INDIViDUAL DE PRATICANTES DE FUTEBOL E FUTSAL Gibson Moreira Praça / UFMG Juan Carlos Perez Morales / UFMG Pablo Juan Greco / UFMG gibson_mroeira@yahoo.com.br ոո Palavras-chave:

Leia mais

TOMADA DE DECISÃO DURANTE O JOGO DE HANDEBOL

TOMADA DE DECISÃO DURANTE O JOGO DE HANDEBOL Recebido em: 28/02/2009 Emitido parece em: 03/04/2009 Artigo original. TOMADA DE DECISÃO DURANTE O JOGO DE HANDEBOL José Walter Tolentino Castro 1, Ester Francisca Mendes Bôscolo 2. RESUMO A Tomada de

Leia mais

Grau I. Perfil Profissional. Grau I

Grau I. Perfil Profissional. Grau I Perfil Profissional O corresponde à base hierárquica de qualificação profissional do treinador de desporto. No âmbito das suas atribuições profissionais, compete ao Treinador de a orientação, sob supervisão,

Leia mais

METODOLOGIAS DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DO FUTSAL MÉTODO ANALÍTICO OU GLOBAL

METODOLOGIAS DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DO FUTSAL MÉTODO ANALÍTICO OU GLOBAL METODOLOGIAS DE ENSINO NA APRENDIZAGEM DO FUTSAL MÉTODO ANALÍTICO OU GLOBAL Artur Monteiro / UTAD Luís Vaz / UTAD / CIDESD lvaz@utad.pt ոո Palavras-chave: Educação Física, Ensino, Futsal. INTRODUÇÃO Como

Leia mais

1º) Onde se no Anexo I Quadro Geral de Cargos:

1º) Onde se no Anexo I Quadro Geral de Cargos: RETIFICAÇÃO Nº. 01 EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº. 001/2012 A Prefeitura Municipal de Cachoeira de Minas - MG, através da JCM - Consultoria Municipal Ltda., com sustentação no item 20.16 do Edital 001/2012,

Leia mais

6º Congresso de Treinadores "Formação de Atletas em Portugal" Aldina Sofia Oliveira da Silva

6º Congresso de Treinadores Formação de Atletas em Portugal Aldina Sofia Oliveira da Silva 6º Congresso de Treinadores "Formação de Atletas em Portugal" Aldina Sofia Oliveira da Silva Formação de treinadores/as Aldina Sofia Oliveira da Silva Planeamento desportivo a longo prazo Balyi & Hamilton

Leia mais

Investigação em expertise decisional em jogos desportivos: Paradigmas, métodos e desenhos experimentais.

Investigação em expertise decisional em jogos desportivos: Paradigmas, métodos e desenhos experimentais. Autores: José Afonso 1 Júlio Garganta 1 Mark Williams 2 Isabel Mesquita 1 1 CIFI 2 D, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal Investigação em expertise decisional em jogos desportivos:

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS AÇÕES TÉCNICAS EM SITUAÇÕES DE PEQUENOS JOGOS NO FUTEBOL COM SUPERIORIDADE NUMÉRICA

AVALIAÇÃO DAS AÇÕES TÉCNICAS EM SITUAÇÕES DE PEQUENOS JOGOS NO FUTEBOL COM SUPERIORIDADE NUMÉRICA 1052 AVALIAÇÃO DAS AÇÕES TÉCNICAS EM SITUAÇÕES DE PEQUENOS JOGOS NO FUTEBOL COM SUPERIORIDADE NUMÉRICA Raphael Brito e Sousa/ CECA Pedro Emilio Drumond Moreira/ CECA Gibson Moreira Praça/ CECA Pablo Juan

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Mestrado em Ciências do Desporto Ano letivo 2015-2016 Unidade Curricular Intervenção Pedagógica ECTS 5 Regime Obrigatório Ano 1 Semestre 1º Semestre Horas de trabalho globais Docente(s) Coordenador

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTOS PROGRAMA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTOS PROGRAMA DE ENSINO CAMPUS: Goiabeiras - CEFD CURSO: Educação Física UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE ENSINO 2016.2 HABILITAÇÃO: Licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular BIOMECÂNICA I Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular BIOMECÂNICA I Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular BIOMECÂNICA I Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Motricidade Humana 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular BIOMECÂNICA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTOS ANEXO I. Plano de ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTOS ANEXO I. Plano de ensino Universidade Federal do Espírito Santo Curso: Educação Física / Licenciatura UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO ANEXO I Plano de ensino Departamento responsável: Departamento de Desportos Data de Aprovação

Leia mais

FORMAÇÃO DE TREINADORES GRAU I METODOLOGIA DE TREINO

FORMAÇÃO DE TREINADORES GRAU I METODOLOGIA DE TREINO FORMAÇÃO DE TREINADORES GRAU I DEFINIÇÃO DE ADAPTAÇÃO ADAPTAÇÃO PROCESSO PROGRESSIVO PROCESSO REGRESSIVO Reorganização após estimulo TÉCNICOS TÁTICOS FÍSICOS PSICO-COGNITIVOS Específica Limitada DEFINIÇÃO

Leia mais

EFEITOS DE CONSTRANGIMENTOS ESPACIAIS E TEMPORAIS NA DINÂMICA DE TROCA DE PASSES EM DIFERENTES CATEGORIAS DO FUTEBOL

EFEITOS DE CONSTRANGIMENTOS ESPACIAIS E TEMPORAIS NA DINÂMICA DE TROCA DE PASSES EM DIFERENTES CATEGORIAS DO FUTEBOL 866 EFEITOS DE CONSTRANGIMENTOS ESPACIAIS E TEMPORAIS NA DINÂMICA DE TROCA DE PASSES EM DIFERENTES CATEGORIAS DO FUTEBOL Marcos Rodrigo Trindade Pinheiro Menuchi / DCSAU - UESC Umberto Cesar Correa / EEFE

Leia mais

ESTUDOS NO FUTEBOL 1º Congresso Brasileiro de Jogos Esportivos Coletivos. Gibson Moreira Praça Departamento de Esportes EEFFTO/UFMG

ESTUDOS NO FUTEBOL 1º Congresso Brasileiro de Jogos Esportivos Coletivos. Gibson Moreira Praça Departamento de Esportes EEFFTO/UFMG ESTUDOS NO FUTEBOL 1º Congresso Brasileiro de Jogos Esportivos Coletivos Gibson Moreira Praça Departamento de Esportes EEFFTO/UFMG Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Pequenos Jogos CECA Projetos

Leia mais

FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA. Mestrado em Treino Desportivo

FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA. Mestrado em Treino Desportivo Programa de Disciplina Treino e Avaliação das Qualidades Físicas FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA Mestrado em Treino Desportivo TREINO E AVALIAÇÃO DAS QUALIDADES FÍSICAS Programa da Disciplina Prof. Associado

Leia mais

FLEXIBILIDADE COGNITIVA E DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL

FLEXIBILIDADE COGNITIVA E DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL 252 FLEXIBILIDADE COGNITIVA E DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL Willer Afonso da Silva Peluso / NUPEF - UFV Marcelo Odilon Cabral de Andrade/ NUPEF - UFV Israel Teoldo da Costa/ NUPEF - UFV willer.peluso@ufv.br

Leia mais

INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO TÁTICO NAS DEMANDAS FÍSICAS DURANTE PEQUENOS JOGOS NO FUTEBOL

INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO TÁTICO NAS DEMANDAS FÍSICAS DURANTE PEQUENOS JOGOS NO FUTEBOL 859 INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO TÁTICO NAS DEMANDAS FÍSICAS DURANTE PEQUENOS JOGOS NO FUTEBOL Gibson Moreira Praça UFVJM Sarah Teles Bredt UFMG Mauro Heleno Chagas UFMG Pablo Juan Greco UFMG gibson_moreira@yahoo.com.br

Leia mais

Resumo. Abstract. Introduction: Cognition of particular sport leads the athlete to better understand their performance, and the

Resumo. Abstract. Introduction: Cognition of particular sport leads the athlete to better understand their performance, and the Rev Ed Física / J Phys Ed (2016) 85, 1, 39-44 39 Depois insira o Título Curto aqui. Artigo Original Original Article Nível de conhecimento tático declarativo de jogadores de futebol Declarative tactical

Leia mais

Análise das Atribuições Causais do Sucesso e do Insucesso na Competição, em Função do Nível Competitivo dos Futebolistas Portugueses

Análise das Atribuições Causais do Sucesso e do Insucesso na Competição, em Função do Nível Competitivo dos Futebolistas Portugueses disponível em www.scielo.br/prc Análise das Atribuições Causais do Sucesso e do Insucesso na Competição, em Função do Nível Competitivo dos Futebolistas Portugueses Analysis of Causal Attributions of Success

Leia mais

Fundada em 04 de setembro de 2000, tem desempenhado suas propostas desportivas e sociais de forma cada vez mais organizada e profissional.

Fundada em 04 de setembro de 2000, tem desempenhado suas propostas desportivas e sociais de forma cada vez mais organizada e profissional. INSTITUCIONAL A ASSOCIAÇÃO PARADESPORTIVA JR nasceu com a finalidade de contribuir com a integração da Pessoa com Deficiência na sociedade através do esporte. É pioneira neste tipo de projeto social, ou

Leia mais

FORMAÇÃO E FORMA DE ATUALIZAÇÃO DE TREINADORES DA 2ª DIVISÃO DO FUTEBOL GAÚCHO

FORMAÇÃO E FORMA DE ATUALIZAÇÃO DE TREINADORES DA 2ª DIVISÃO DO FUTEBOL GAÚCHO FORMAÇÃO E FORMA DE ATUALIZAÇÃO DE TREINADORES DA 2ª DIVISÃO DO FUTEBOL GAÚCHO RESUMO Antônio Evanhoé Pereira de Souza Sobrinho URCAMP/Bagé Fábio Bitencourt Leivas URCAMP/Bagé Luiz Fernando Framil Fernandes

Leia mais

FUNDAMENTOS DA INICIAÇÃO ESPORTIVA

FUNDAMENTOS DA INICIAÇÃO ESPORTIVA FUNDAMENTOS DA INICIAÇÃO ESPORTIVA INICIAÇÃO ESPORTIVA A iniciação esportiva é o primeiro contato do indivíduo com a prática esportiva de forma orientada, organizada e sistematizada. INICIAÇÃO ESPORTIVA

Leia mais

Justiça do treinador e satisfação desportiva:

Justiça do treinador e satisfação desportiva: Justiça do treinador e satisfação desportiva: O papel mediador das competências psicológicas desportivas ARTIGOS TÉCNICOS JUVENTUDE VIDIGALENSE 2015-2016 Mitos assocados à Psicologia do Desporto Crença

Leia mais

Dora Ferreira & Carla C. Borrego

Dora Ferreira & Carla C. Borrego Dora Ferreira & Carla C. Borrego Santarém, 9 de Fevereiro, 2012 No âmbito do futebol, as necessidades dos jogadores são muito variáveis. Ao longo da temporada, a conservação da motivação dos jogadores

Leia mais

CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO EM JOGADORES DE FUTEBOL SUB-14 E SUB-15

CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO EM JOGADORES DE FUTEBOL SUB-14 E SUB-15 CONHECIMENTO TÁTICO DECLARATIVO EM JOGADORES DE FUTEBOL SUB-14 E SUB-15 DOI 105902/0102830814693 Data de submissão: 04/08/2014 Data de aceite: 04/11/2014 Pedro Drumond Moreira Universidade Federal de Minas

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular BIOMECÂNICA I Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular BIOMECÂNICA I Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular BIOMECÂNICA I Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Motricidade Humana 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular BIOMECÂNICA

Leia mais

UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar Braga Telf

UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar Braga Telf UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar 7-57 Braga Telf. 5.6. Sport Emotion Questionnaire (SEQ) Questionário de Emoções no Desporto (QED) Rui Gomes (rgomes@psi.uminho.pt) (8) Grupo de

Leia mais

Estudos no Futsal: Avaliação do desempenho técnico-tático. Prof. Michel Saad Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Desportos

Estudos no Futsal: Avaliação do desempenho técnico-tático. Prof. Michel Saad Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Desportos : Avaliação do desempenho técnico-tático Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Desportos michel.saad@ufsc.br : : Avaliação da Condição Física e Motora Avaliação da Condição Técnica e Psicologica

Leia mais

Otimização da gestão de instalações desportivas nas empresas municipais: Aplicação de uma abordagem baseada na gestão por processos

Otimização da gestão de instalações desportivas nas empresas municipais: Aplicação de uma abordagem baseada na gestão por processos Otimização da gestão de instalações desportivas nas empresas municipais: Aplicação de uma abordagem baseada na gestão por processos Pedro Sobreiro, Rita Santos-Rocha e Rui Claudino Maia, 4 de Dezembro

Leia mais

PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL. A Preparação. Qual a Perspectiva? 3/27/2017

PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL. A Preparação. Qual a Perspectiva? 3/27/2017 PSICOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL CURSO DE TREINADORES DE FUTEBOL COMPONENTE ESPECÍFICA NÍVEL II UEFA B Joana Cerqueira joanacerqueira.cifi2d@gmail.com A Preparação If you're not prepared to be wrong, you'll

Leia mais

UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar Braga. Planeamento da Prática de Exercício Físico (PPEF)

UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar Braga. Planeamento da Prática de Exercício Físico (PPEF) UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar 4710-057 Braga Planeamento da Prática de Exercício Físico (PPEF) Rui Gomes (rgomes@psi.uminho.pt) (2011) Grupo de investigação www.ardh-gi.com

Leia mais

Introdução. Desta afirmação ressaltam dois conceitos que merecem ser explorados: o conceito de eficácia e o da competência.

Introdução. Desta afirmação ressaltam dois conceitos que merecem ser explorados: o conceito de eficácia e o da competência. Treinador Eficaz Resende, R., Fernández, J. J., Aranha, Á., & Albuquerque, A. (2011). Treinador eficaz. In J. Prudente & H. Lopes (Eds.), Seminário Internacional de Desporto e Ciência 2011 (pp. 7). Funchal:

Leia mais

A Avaliação nos Jogos Desportivos Coletivos: Um Estudo em Escolas do Concelho do Funchal

A Avaliação nos Jogos Desportivos Coletivos: Um Estudo em Escolas do Concelho do Funchal A Avaliação nos Jogos Desportivos Coletivos: Um Estudo em Escolas do Concelho do Funchal Marco Pereira¹, Nelson Jardim¹, João Carvalho², Élvio Gouveia 1, 3 ¹CCCS-DEFD, Universidade da Madeira; ² Escola

Leia mais

UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar Braga Telf

UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar Braga Telf UNIVERSIDADE MINHO Escola de Psicologia Campus de Gualtar 4710-057 Braga Telf. 253.604. 232 Sport Emotion Questionnaire (SEQ) Questionário de Emoções no Desporto (QED) Rui Gomes (rgomes@psi.uminho.pt)

Leia mais

DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL POR ESTATUTO POSICIONAL

DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL POR ESTATUTO POSICIONAL 1104 DESEMPENHO TÁTICO DE JOGADORES DE FUTEBOL POR ESTATUTO POSICIONAL Gustavo Caetano/NUPEF - UFV Fernanda Lobato/NUPEF - UFV Felipe Moniz/NUPEF UFV Israel Teoldo/NUPEF UFV gustavohlourenco@gmail.com

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DAS FINALIZAÇÕES RESULTADAS EM GOL NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL SUB

CARACTERIZAÇÃO DAS FINALIZAÇÕES RESULTADAS EM GOL NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL SUB CARACTERIZAÇÃO DAS FINALIZAÇÕES RESULTADAS EM GOL NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL SUB 20 Alessandro Júnior Mendes Fidelis / UNILEON José Vicente García-Tormo / UNILEON Juan Carlos Morante Rábago /

Leia mais

EXPERTISE E TOMADA DE DECISÃO NOS JOGOS DESPORTIVOS

EXPERTISE E TOMADA DE DECISÃO NOS JOGOS DESPORTIVOS EXPERTISE E TOMADA DE DECISÃO NOS JOGOS DESPORTIVOS AUTORES: Israel Teoldo 1 Felippe Cardoso 1 1 Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol da Universidade Federal de Viçosa Brazil Tomada de decisão no contexto

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO. (não preencher) Psicolinguística do Bilinguismo Segunda 09h-12h

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO. (não preencher) Psicolinguística do Bilinguismo Segunda 09h-12h CURSO DE GRADUAÇÃO: Todos SÉRIE: Todas SEMESTRE LETIVO DO ANO: ( x ) 1º SEMESTRE ( ) 2º SEMESTRE ( ) 1º e 2º SEMESTRES ANO: 2019 PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO Código da Disciplina:

Leia mais

Comparação do nível de conhecimento tático declarativo de duas equipes de futebol...

Comparação do nível de conhecimento tático declarativo de duas equipes de futebol... Página 1 de 6 Comparação do nível de conhecimento tático declarativo de duas equipes de futebol, relacionado ao tempo de prática do atleta e posição que atua em campo Comparación del nivel de conocimiento

Leia mais

Uma Abordagem Tática ao Jogo: O Ensino dos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão Tactical Games Approach: Teaching Collective Sports Invasion Games

Uma Abordagem Tática ao Jogo: O Ensino dos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão Tactical Games Approach: Teaching Collective Sports Invasion Games Uma Abordagem Tática ao Jogo: O Ensino dos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão - H. Malho, R. Oliveira, M. Gaspar, B. Freitas, E.R. Gouveia Uma Abordagem Tática ao Jogo: O Ensino dos Jogos Desportivos

Leia mais

Modelos de desenvolvimento de atletas a longo prazo

Modelos de desenvolvimento de atletas a longo prazo Modelos de desenvolvimento de atletas a longo prazo Sérgio Raimundo* Felipe Montes Roberto** O futebol, ao distinguir o essencial do acessório, deve incorporar, nas qualidades técnicas e na cultura tática

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA DO DESPORTO Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA DO DESPORTO Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA DO DESPORTO Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão das Organizações Desportivas 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

Listagem de ações de formação contínua acreditadas no CCPFC (2º ciclo; 3º ciclo e DSES)

Listagem de ações de formação contínua acreditadas no CCPFC (2º ciclo; 3º ciclo e DSES) Nº Registo CCPFC Valido : Valido até: A CRIANÇA, O JOGO E O DESPORTO 1 45 CCPFC/ACC 56808/09 13 03 2009 13 03 2012 Professores dos Grupos 260 e Professores dos Grupos 260 e ANÁLISE DA COMPETIÇÃO 1 45 CCPFC/ACC

Leia mais

ANÁLISE DAS FINALIZAÇÕES E POSSE DE BOLA EM RELAÇÃO AO RESULTADO DO JOGO DE FUTEBOL

ANÁLISE DAS FINALIZAÇÕES E POSSE DE BOLA EM RELAÇÃO AO RESULTADO DO JOGO DE FUTEBOL ANÁLISE DAS FINALIZAÇÕES E POSSE DE BOLA EM RELAÇÃO AO RESULTADO DO JOGO DE FUTEBOL José Cícero Moraes / UFRGS Daniel Perin / UFRGS Marcelo Francisco da Silva Cardoso Cardoso / UFRGS Alberto de Oliveira

Leia mais

APRENDIZAGEM PROFISSIONAL: histórias de vida de treinadores de futebol

APRENDIZAGEM PROFISSIONAL: histórias de vida de treinadores de futebol APRENDIZAGEM PROFISSIONAL: histórias de vida de treinadores de futebol Thais Emanuelli da Silva de Barros / CEFID-UDESC Luiz Eduardo Simas / CEFID-UDESC Vinicius Zeilmann Brasil / CEFID-UDESC Valmor Ramos

Leia mais

COACHING DESPORTIVO PREPARAÇÃO MENTAL PARA A COMPETIÇÃO MIGUEL LUCAS

COACHING DESPORTIVO PREPARAÇÃO MENTAL PARA A COMPETIÇÃO MIGUEL LUCAS COACHING DESPORTIVO PREPARAÇÃO MENTAL PARA A COMPETIÇÃO MIGUEL LUCAS O resultado é importante para mim. ANSIEDADE STRESS PRESSÃO O resultado é incerto. Eu sou responsável pelo que faço, serei julgado

Leia mais

Faculdade de Motricidade Humana Unidade Orgânica de Ciências do Desporto TREINO DA RESISTÊNCIA

Faculdade de Motricidade Humana Unidade Orgânica de Ciências do Desporto TREINO DA RESISTÊNCIA Faculdade de Motricidade Humana Unidade Orgânica de Ciências do Desporto TREINO DA RESISTÊNCIA A capacidade do organismo de resistir à fadiga numa actividade motora prolongada. Entende-se por fadiga a

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Desporto Ano letivo 2015/2016 Unidade Curricular Prática dos Desportos III - Andebol ECTS 3 Regime Obrigatório Ano 2º Semestre 1º Semestre Horas de trabalho globais Docente (s) Teresa Fonseca Total

Leia mais

O COMPORTAMENTO TÁTICO EM DIFERENTES CATEGORIAS NA EXECUÇÃO DO CONTRA-ATAQUE NO FUTSAL

O COMPORTAMENTO TÁTICO EM DIFERENTES CATEGORIAS NA EXECUÇÃO DO CONTRA-ATAQUE NO FUTSAL O COMPORTAMENTO TÁTICO EM DIFERENTES CATEGORIAS NA EXECUÇÃO DO CONTRA-ATAQUE NO FUTSAL Layla Maria Campos Aburachid 1 Schelyne Ribas da Silva 2 Vinícius de Oliveira Viana Soares 3 Humberto Felipe de Sousa

Leia mais

O EFEITO DA IDADE RELATIVA EM COPAS DO MUNDO DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO NAS CATEGORIAS SUB-20 E PROFISSIONAL

O EFEITO DA IDADE RELATIVA EM COPAS DO MUNDO DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO NAS CATEGORIAS SUB-20 E PROFISSIONAL DOI: 10.4025/reveducfis.v26i4.27070 O EFEITO DA IDADE RELATIVA EM COPAS DO MUNDO DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO NAS CATEGORIAS SUB-20 E PROFISSIONAL RELATIVE AGE EFFECT IN WORLD CUPS MALE AND FEMALE INSIDE

Leia mais

CONHECIMENTO TÁTICO NO VOLEIBOL: ESTUDOS E PESQUISAS NA ÁREA

CONHECIMENTO TÁTICO NO VOLEIBOL: ESTUDOS E PESQUISAS NA ÁREA Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte 2010, 9 (2): 13-20 CONHECIMENTO TÁTICO NO VOLEIBOL: ESTUDOS E PESQUISAS NA ÁREA Cláudio Olivio Vilela Lima 1 3 4 Gustavo De Conti Teixeira Costa 2 4 Pablo

Leia mais

Análise do perfil ideal do treinador de voleibol das seleções brasileiras juvenis

Análise do perfil ideal do treinador de voleibol das seleções brasileiras juvenis Análise do perfil ideal do treinador de voleibol das seleções brasileiras juvenis Ideal profile of the volleyball coach for young elite brazilian athletes Mariana Lopes ¹ Dietmar Samulski ¹ Franco Noce

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Código Unidade 040 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso Etapa Sem. / Ano EDUCAÇÃO FISICA 4ª. ETAPA

Leia mais

RELATÓRIO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL LIVRE PARA PROFESSORES SANTANDER UNIVERSIDADES

RELATÓRIO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL LIVRE PARA PROFESSORES SANTANDER UNIVERSIDADES UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação Física e Fisioterapia RELATÓRIO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL LIVRE PARA PROFESSORES SANTANDER UNIVERSIDADES Professor MSc. João

Leia mais

A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE TREINADORES DE FUTSAL

A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE TREINADORES DE FUTSAL A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE TREINADORES DE FUTSAL Vinicius Zeilmann Brasil / CDS-UFSC/ CEFID-UDESC Valmor Ramos / CEFID-UDESC Felipe Arthur da Silva / CEFID-UDESC Thais Emanuelli da Silva de Barros

Leia mais

A Contribuição dos Mecanismos Percetivo- Cognitivos na Tomada de Decisão dos Futebolistas

A Contribuição dos Mecanismos Percetivo- Cognitivos na Tomada de Decisão dos Futebolistas A Contribuição dos Mecanismos Percetivo- Cognitivos na Tomada de Decisão dos Futebolistas Filipe da Silva Martins 2014 A Contribuição dos Mecanismos Percetivo-Cognitivos na Tomada de Decisão dos Futebolistas

Leia mais

O modelo pendular para o Treinamento técnico tático nos esportes

O modelo pendular para o Treinamento técnico tático nos esportes O modelo pendular para o Treinamento técnico tático nos esportes Prof. Dr. Pablo Juan Greco Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Universidade Federal Minas Gerais Centro de estudos

Leia mais

DESEMPENHO TÉCNICO DE JOGADORES DE FUTEBOL NOS ESCALÕES SUB-14 E SUB-15

DESEMPENHO TÉCNICO DE JOGADORES DE FUTEBOL NOS ESCALÕES SUB-14 E SUB-15 DESEMPENHO TÉCNICO DE JOGADORES DE FUTEBOL NOS ESCALÕES SUB-14 E SUB-15 Vinicius de Oliveira Viana Soares Mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte,

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 122715 Sobre as provas de lançamento e arremesso no atletismo é correto afirmar que 1) a área de queda dos objetos após o lançamento é livre. 2) a área de lançamento utilizada no dardo, disco

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso 2º Ciclo em Ciências do Desporto Ano lectivo 2015/2016 Unidade Curricular Treino de Crianças e Jovens Atletas ECTS 5 Regime Obrigatório Ano 1º Semestre 2º Horas de trabalho globais Docente(s) Faber

Leia mais