Iniciativas de Gestão do Conhecimento no ISC/UFBA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Iniciativas de Gestão do Conhecimento no ISC/UFBA"

Transcrição

1 II Seminário sobre tecnologia, gestão da informação e conhecimento em saúde pública: compartilhando experiências Iniciativas de Gestão do Conhecimento no ISC/UFBA Brasília, 08 e 10 de junho de 2010 Maria Ligia Rangel-S ISC/UFBA

2 Universidade Federal da Bahia Instituto de Saúde Coletiva Avanços e Perspectivas do Projeto Net Escola de Saúde Coletiva Uma experiência de gestão do conhecimento em saúde do ISC/UFBA

3 Breve Histórico Projeto Piloto para Implantação da Net-Escola de Saúde Coletiva: Cooperação técnica ISC/UFBA e SGTES/MS Pequisas: Desenvolvimento detecnologia de Informação e Comunicação via Web para a Promoção da Alimentação Saudável. Apoio do CNPQ. Parceria ENUT/UFBA Iniciativa de Fortalecimento do Projeto: Cooperação técnica ISC/UFBA e SGTES/MS, para realização do Curso de Especialização em Saúde Coletiva com concentração em Gestão Pública Municipal, modalidade EAD. Parcerias: EESP/SESAB e COSEMS/BA.

4

5

6 Características Gerais do Curso Modalidade presencial e a distância, através da plataforma Moodle de ensino. Carga horária: 360 horas. Período: fevereiro 2009 a março N o de vagas: 150 Público: prioridade a gestores de secretarias municipais de saúde do estado da Bahia e suas equipes. Gestão colegiada: ISC, EESP/SESAB e COSEMS/BA.

7 Organização Formação e seleção dos professores-tutores do curso em EAD 7 grupos de aprendizagem organizados por macrorregiões (compartilhar experiências em contextos similares). Um professor-tutor por grupo direcionava e orientava as discussões e estudos, acompanhando o grupo ao longo do curso: valorizando a articulação teoria e prática. enfatizando a dimensão do saber/fazer, considerando as condições concretas do trabalho nos sistemas e serviços de saúde onde os alunos/gestores atuavam, estimulando o envolvimento de suas equipes no processo formativo. Encontros presenciais em cada uma das 7 Unidades de Aprendizagem: aulões e trabalhos em grupo Aprofundamento das discussões e retorno à rede com o objetivo de estabelecer outras conexões.

8 Matriz de competências

9 Participantes Equipe de coordenação Coordenação geral Assistente de coordenação Coordenação de EAD Coordenação Pedagógica Professores coordenadores das 7 UA Professores tutores/mediadores (1 /20 cursistas) Participantes cursistas: 274 inscritos, 166 selecionados, 128 cursaram, 110 concluiram (91 aprovados; 19 reprovados) 18 evadiram (14%).

10 Participantes Situação ao final do curso Sexo N % Masculino Feminino Total Idade N % 20 a 30 anos 20 26,3 31 a 40 anos 42 55,3 41 a 50 anos 10 13,2 51 a 60 anos 4 5,3 Total ,0 Inserção no SUS Estadual N % Secretário Municipal de Saúde 14 18,4 Planejamento e Gestão 37 48,6 Ações programáticas 5 6,6 Ações de Vigilância 8 10,5 Ações na Atenção Básica 5 6,6 Ações de assistência 5 6,6 Outros 2 2,6 Total ,0

11

12

13 Modelo de EAD online Na concepção metodológica associa : Interatividade e comunicação Todos-Todos. Construção do conhecimento de forma colaborativa. Ênfase nos sujeitos aprendentes atentos ao seu processo de aprendizagem. Educação em rede: não existe um centro fixo, mas centros móveis que se alternam durante todo o processo de ensino-aprendizagem.

14 Desafios do SUS enfrentados no curso O processo de gestão do SUS se configurou como um grande desafio dentro do curso, quando a principal estratégia adotada para a re-orientação do sistema é a descentralização, enfrentado-se pontos de estrangulamento para a sua efetivação. Questões relevantes relacionadas ao tema foram debatidas nas 7 UA: financiamento; modelos de atenção; planejamento e programação em sistemas e serviços de saúde; tecnologias de gestão; temas especiais: violência; mídia e comunicação em saúde; saúde ambiental; sistemas de informação e saúde. Os gestores eram estimulados a, de modo interativo e colaborativo, construir soluções para enfrentar os problemas da gestão de seus municípios, tendo no foco os conteúdos das unidades.

15 Desafios da Educação enfrentados no Curso - Aproximar à EPS trabalho como referência da aprendizagem - Superar o modelo tradicional de EAD, condição para a circulação e construção colaborativa do conhecimento no ambiente virtual: Facilitar o acesso ao ambiente. Promover a participação interativa. Promover a comunicação TODOS-TODOS Estas favorecem a criação e fortalecimento de uma rede de múltiplas representações e interpretações, substituindo a lógica das representações singulares. Valorizar o desempenho colaborativo, mediante o permanente questionamento e reflexão sobre as mensagens postadas por tutores e cursistas/autores encorajando-os ao desenvolvimento do processo interativo e provocativo na construção do conhecimento. Estimular a autoria por parte dos cursistas, mediante a tarefas que estimulem a escrita de narrativas sobre sua realidade e a valorização de suas iniciativas textuais.

16 Recursos pedagógicos Planejamento: Oficinas pedagógicas com os tutores e coordenadores (ajustes, negociações). Estratégias pedagógicas: Aulas presenciais em UA (6 encontros presenciais) Narrativas de situações do cotidiano do trabalho da gestão Discussão de casos e busca de soluções (UAs: Planejamento, Tecnologias) Ferramentas: fóruns temáticos, integração e fóruns de atividades de grupo; fundamentai na interação e construção colaborativa do conhecimento, mediada pelo tutor. chats (opcional: integração ou dúvidas específicas), envio de arquivos, dentre outros recursos que foram utilizados em cada unidade de acordo com a necessidade e proposta pedagógica. Diário (elaboração da matriz de planejamento na UA e o TCC) Avaliação: Processual nas UA (participação; apropriação dos conteúdos) Prova final e TCC; enquete.

17 Limites e Desafios Interatividade O curso se deu em um movimento ininterrupto, fluido, integrado à interação e à participação, entre os tutores/coordenação /alunos/colegas na dinâmica de socialização e discussão, articulando a teoria e a prática com os problemas de gestão encontrados em cada município Interação professor/aluno Necessidade da fala ou direcionamento do professor-tutor para dialogarem. Aprendizagem dos tutores em EAD. Aprendizagem em Rede O processo de aprendizagem em Rede, ao descentrar o professor coloca o cursista em situação de menor estabilidade e previsibilidade o que condiz com a ação de gestores, que precisam tomar decisões, estar à frente de equipes e da política de saúde do seu município. Nesse sentido, a EAD se configura como uma estratégia de aprendizagem ótima ao que se pretende estimular entre os gestores.

18 Limites e Desafios Acessibilidade A acessibilidade ao ambiente é condição fundamental para o rendimento acadêmico dos alunos nas unidades de aprendizagem, em um curso estruturado em tópicos que valorizavam a participação. Necessidade de deslocamento a outros municípios com maior facilidade de conexão. Atraso na participação nas discussões dos fóruns.

19 Autorização da escrita Necessidade de enfrentar os medos e inseguranças de se expor, para romper a lógica em que o aluno é apenas um receptor de informações, e participar como autor de seus textos postados no ambiente. A participação implica na apropriação do contexto interno e externo ao curso, contextualizando localmente as demandas advindas do contexto do trabalho, na gestão da saúde em um município. Estratégia: nas primeiras unidades buscou-se a liberdade de conhecer e experimentar todas as possibilidades de diálogo, compartilhando coletivamente, através dos grupos, interagindo com os tutores e com os demais colegas, e construindo uma organização colaborativa que possibilitasse a multiplicação de idéias e a constituição de sentido, para articular os temas trabalhados na gestão municipal.

20 Formas de participação Heterogeneidade: muitos alunos estranharam o modelo de participação e não se sentiram a vontade para estudar através do ambiente virtual, demonstrando a necessidade da presença física do professor para auxiliá-lo. Outros tinham necessidade de intervenção dos tutores para motivar a interação dentro do grupo, pois ainda não demonstravam autonomia suficiente para ousar, criar, questionar, limitando-se a responder as questões do tutor. Envolvimento Houve grande envolvimento dentro do curso, com alunos/gestores questionando, trazendo as demandas de seus municípios, articulando sua gestão com os estudos, mostrando a repercussão do curso, estando mais seguros nas decisões da gestão, trazendo ferramentas adequadas para desenvolver ações. O envolvimento e a participação dos gestores na dinâmica do curso a distância trouxe, através do diálogo socializado no ambiente virtual, a possibilidade de trocas e socialização dos mais diferentes contextos, assim como a construção do conhecimento.

21 Construção do conhecimento Na dinâmica do curso que fluía na aproximação dos contextos interno do ambiente virtual de aprendizagem e externo, do municípios, a construção do conhecimento, a troca do saber-fazer se fez na diversidade de opiniões, a partir de uma ética do discurso pautada na argumentação, no diálogo, articulando-se teoria e prática. O desejo de aprender e a participação de cada aluno foram fundamentais para desencadear a tessitura da rede, em uma nova relação com o saber.

22 Modelo de EAD online O curso favoreceu a possibilidade de compreender e discutir as situações vivenciadas pelos gestores e suas equipes através de suas ações do cotidiano articuladas com as discussões teóricas, numa perspectiva de comunidades de aprendizagem em rede. A dimensão REDE foi estruturante na organização e desenvolvimento metodológico do curso, uma vez que as atividades a distância acontecem de forma integrada às atividade presenciais, em grupos de cursitas organizados por região do estado. O Moodle, através das estratégias pedagógicas propostas, constituiu-se num ambiente e espaço de interação direta entre os participantes, os professores e a equipe de coordenação, caracterizando-se por uma comunicação TODOS-TODOS.

23 Perspectiva de EAD na Net-Escola Avaliação do Curso de Especialização em Saúde Coletiva: concentração em Gestão Pública Municipal: Oficina de Avaliação interna com os professores-tutores Seminário de Avaliação e Perspectivas (EPS e EAD). Ampliação da oferta de EAD: o Graduação: EAD na graduação de S. Coletiva. o Pós-graduação: o Curso de Aperfeiçoamento TSV/PNI; o Curso de Especialização Direito Sanitário; o Curso de Atualização RENAST/CESAT. o Curso de Gestão Pública Municipal (UNASUS)?

24 Visite

FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES E EQUIPES TÉCNICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES E EQUIPES TÉCNICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES E EQUIPES TÉCNICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO SEMINÁRIO INTERNACIONAL CAMINHOS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA Secretaria de Educação Básica Diretoria de Formação e Desenvolvimento

Leia mais

Fundação Oswaldo Cruz

Fundação Oswaldo Cruz Fundação Oswaldo Cruz ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA ENSP Uma Escola para Saúde, Ciência e Cidadania Lucia Maria Dupret Vice-Diretora de Ensino Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca

Leia mais

OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE. Educação à Distância IAM - FIOCRUZ/PE Michelle Silva

OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE. Educação à Distância IAM - FIOCRUZ/PE Michelle Silva OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE Educação à Distância IAM - FIOCRUZ/PE Michelle Silva Objetivos Apresentar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Instituto Aggeu Magalhães FIOCRUZ/PE.

Leia mais

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DA UNCME. Prof. Darli de Amorim Zunino Diretora de Formação da UNCME Nacional Vice-Coordenadora da UNCME - SC

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DA UNCME. Prof. Darli de Amorim Zunino Diretora de Formação da UNCME Nacional Vice-Coordenadora da UNCME - SC XXVIII ENCONTRO NACIONAL DA UNCME Prof. Darli de Amorim Zunino Diretora de Formação da UNCME Nacional Vice-Coordenadora da UNCME - SC FINALIDADES DA UNCME Promover a união e estimular a cooperação entre

Leia mais

ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA Lorena Bárbara da R. Ribeiro [UNEB] Mary Valda Souza Sales [UNEB] Tarsis de Carvalho Santos [UNEB] O processo educativo cada

Leia mais

Diretriz Curricular. Projeto de Formação Continuada e Integrada para os Profissionais da Educação

Diretriz Curricular. Projeto de Formação Continuada e Integrada para os Profissionais da Educação Diretriz Curricular Projeto de Formação Continuada e Integrada para os Profissionais da Educação Expediente Aldo Nelson Bona Reitor da Unicentro Maria Aparecida Crissi Knüppel Coordenação Geral Manuela

Leia mais

Desenvolvimento. profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais

Desenvolvimento. profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais Desenvolvimento profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais AUTORAS: Ketiuce Ferreira Silva Pitágoras ketiuce@yahoo.com.br Martha Maria Prata-Linhares UFTM martha.prata@gmail.com

Leia mais

LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE /EDITAL DA 1ª EDIÇÃO

LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE /EDITAL DA 1ª EDIÇÃO LABORATÓRIO DE INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE /EDITAL DA 1ª EDIÇÃO Porque o Laboratório Os processos de educação em saúde constituem como um dos fundamentos das práticas

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE NA MODALIDADE PRESENCIAL

CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE NA MODALIDADE PRESENCIAL CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE NA MODALIDADE PRESENCIAL Parceria Institucional Coordenação: Luciano Medeiros de Toledo Jussara Rafael Angelo

Leia mais

Curso de Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde (EPS em Movimento) Modalidade Semipresencial

Curso de Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde (EPS em Movimento) Modalidade Semipresencial UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ESCOLA DE ENFERMAGEM EducaSaúde Projeto SUS Educador MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE DEPARTAMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE COMITÊ GESTOR INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE COMITÊ GESTOR INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES EAD DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA A Coordenação do Curso de Aperfeiçoamento

Leia mais

Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância

Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância Seminário de Educação a Distância na Administração Pública: Cursos Mistos e Redes Virtuais Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância

Leia mais

Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações Lisboa, 6 e 7 de Dezembro de 2013

Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações Lisboa, 6 e 7 de Dezembro de 2013 Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações Lisboa, 6 e 7 de Dezembro de 2013 AVALIAÇÃO EaD: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS AVALIATIVAS DO CURSO DE BIOLOGIA EaD UAB UNB Soraya Carvalho Pereira Rocha José Divino

Leia mais

Matriz Avaliativa AvaliaCaminhos Dimensões e descritores

Matriz Avaliativa AvaliaCaminhos Dimensões e descritores Matriz Avaliativa AvaliaCaminhos Dimensões e descritores Organização das informações avaliativas sobre planejamento e a criação e estabelecimento de fluxos. Comporta a interlocução entre atores e instituições

Leia mais

Aestudantes geograficamente distantes, e

Aestudantes geograficamente distantes, e TUTORIA EM EaD Sobre a tutoria a distância tutoria a distância atua a partir da instituição, mediando o processo pedagógico junto a Aestudantes geograficamente distantes, e referenciados aos pólos descentralizados

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSO GRADUAÇÃO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA FORMULÁRIO: DOCENTE

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSO GRADUAÇÃO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA FORMULÁRIO: DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSO GRADUAÇÃO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA FORMULÁRIO: DOCENTE 2016 CURSO EM AVALIAÇÃO: PROGRAMA AO QUAL O CURSO ESTÁ VINCULADO [VINCULAÇÃO AUTOMÁTICA]:

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing na modalidade EaD A presente pesquisa foi realizada em junho de 2016, no Polo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG UNIDADE UNIVERSITARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UnUEAD Edital Nº 002/2009

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG UNIDADE UNIVERSITARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UnUEAD Edital Nº 002/2009 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG UNIDADE UNIVERSITARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UnUEAD Edital Nº 002/2009 Estabelece as normas do Processo de Seleção de Tutores Presenciais e Tutores a Distância

Leia mais

A Experiência da FURG na Avaliação Institucional em Cursos de EaD

A Experiência da FURG na Avaliação Institucional em Cursos de EaD UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Secretaria de Educação a Distância A Experiência da FURG na Avaliação Institucional em Cursos de EaD Junho, 2008 Suzi Samá Pinto Tanise Paula Novello Débora Pereira Laurino

Leia mais

MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE RELATO DE EXPERIÊNCIA

MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE RELATO DE EXPERIÊNCIA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE RELATO DE EXPERIÊNCIA Gisele Cristina Tertuliano RESUMO Este artigo é um relato de experiência sobre o processo de aprendizagem de aprendizagem para

Leia mais

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas...

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas... SUMÁRIO Boas Vindas...02 A disciplina interativa...03 Objetivos...04 Organização da Disciplina...04 Atividades Avaliativas...06 Orientações sobre Avaliação...07 Papel do Tutor...09 Papel do Aluno...09

Leia mais

Atribuições do professor-tutor da Seed/PR

Atribuições do professor-tutor da Seed/PR GESTÃO EM FOCO Programa de Fortalecimento da Gestão Escolar Secretaria de Estado da Educação do Paraná Governo do Paraná Atribuições do professor-tutor da Seed/PR Pauta da Reunião a) Edital de seleção

Leia mais

Resumo. Palavras-chave: Colaboração em Rede, Aprendizagem colaborativa, Moodle.

Resumo. Palavras-chave: Colaboração em Rede, Aprendizagem colaborativa, Moodle. 1 Aprendizagem colaborativa mediada pelo Moodle como apoio ao ensino de Licenciatura em Computação: Relatos de experiência na disciplina Informática e Sociedade Ramásio Ferreira de Melo 1 Elena Maria Mallmann

Leia mais

CURSO AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA-A3P: CONHECENDO E APLICANDO NA PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE

CURSO AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA-A3P: CONHECENDO E APLICANDO NA PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação

Leia mais

O ENSINO À DISTÂNCIA NA UTFPR CAMPUS MEDIANEIRA. Palavras-chave: Ensino à distância. Atribuições da EAD. Moodle.

O ENSINO À DISTÂNCIA NA UTFPR CAMPUS MEDIANEIRA. Palavras-chave: Ensino à distância. Atribuições da EAD. Moodle. O ENSINO À DISTÂNCIA NA UTFPR CAMPUS MEDIANEIRA Kátia Cardoso Campos SIMONETTO 1 RESUMO Universidade Aberta do Brasil UAB é o nome dado ao projeto criado pelo Ministério da Educação, em 2005, no âmbito

Leia mais

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid.

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid. O SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA NO PIBID/ CAPES/UFAC COMO PRÁTICA FORMATIVA E SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: APROXIMAÇÕES INICIAIS Lúcia de Fátima Melo Universidade Federal

Leia mais

Parte 1 Código / Área Temática. Educação Especial

Parte 1 Código / Área Temática. Educação Especial NOME DO CURSO: O Ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos e/ou com deficiência auditiva Nível: Especialização Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código

Leia mais

EDITAL Nº 330/2017 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFAZENDO CAMINHOS NA REGIÃO DO PAMPA

EDITAL Nº 330/2017 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFAZENDO CAMINHOS NA REGIÃO DO PAMPA EDITAL Nº 330/2017 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFAZENDO CAMINHOS NA REGIÃO DO PAMPA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de

Leia mais

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas...

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas... SUMÁRIO Boas Vindas...02 A disciplina interativa...03 Objetivos...04 Organização da Disciplina...04 Atividades Avaliativas...06 Orientações sobre Avaliação...08 Papel do Tutor...08 Papel do Aluno...10

Leia mais

NOME DO CURSO:O uso do sistema de FM no ambiente escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO:O uso do sistema de FM no ambiente escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial NOME DO CURSO:O uso do sistema de FM no ambiente escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação Especial

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB ANEXO II Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS Comunicações orais LISTA DE TRABALHOS APROVADOS O USO DE PLANILHAS GOOGLE DOCS NO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO

Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO Ambiente Virtual de Aprendizagem MANUAL DO ALUNO Bem-vindo (a) ao curso de Ambiente Virtual de Aprendizagem! Parceria entre a Uaitec e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o curso Ambiente Virtual de

Leia mais

Educadores e educandos: tempos históricos

Educadores e educandos: tempos históricos GUIA DA DISCIPLINA EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS Educadores e educandos: tempos históricos Coordenação do Curso Curso Técnico em Infra estrutura Escolar - André Rodrigues Coimbra Curso Técnico

Leia mais

PROFUNCIONÁRIO: Entrelaçando práticas pedagógicas e saberes docentes

PROFUNCIONÁRIO: Entrelaçando práticas pedagógicas e saberes docentes PROFUNCIONÁRIO: Entrelaçando práticas pedagógicas e saberes docentes Daniela Cherobini Cargnelutti 1 Ana Lúcia dos Santos 2 Carla Cristiane Costa 3 Resumo: Este trabalho tem como propósito apresentar a

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações para Educação à Distância: O Ambiente Virtual de Aprendizagem SOLAR

Desenvolvimento de Aplicações para Educação à Distância: O Ambiente Virtual de Aprendizagem SOLAR Universidade Federal do Ceará (UFC) Desenvolvimento de Aplicações para Educação à Distância: O Ambiente Virtual de Aprendizagem SOLAR TRILHA DA INDÚSTRIA Emanuel Coutinho Antônio de Lisboa Coutinho Wellington

Leia mais

LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SALVADOR BA SETEMBRO de 2013

LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SALVADOR BA SETEMBRO de 2013 1 LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA SALVADOR BA SETEMBRO de 2013 Fabio Maia AVM Faculdade Integrada fabiomaia.di@gmail.com Métodos

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA

AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE) Charles Ielpo Mourão (UECE) Germana Costa Paixão (UECE) INTRODUÇÃO

Leia mais

REDAÇÃO PLANO DE CURSO

REDAÇÃO PLANO DE CURSO REDAÇÃO PLANO DE CURSO Sumário 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 2 2. EMENTA... 2 3. OBJETIVO... 3 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO... 3 5. PROPOSTA METODOLÓGICA... 4 6. PROPOSTA AVALIATIVA... 5 7. APROVAÇÃO E REQUISITO

Leia mais

Curso de Pós Graduação em Gestão Escolar Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica

Curso de Pós Graduação em Gestão Escolar Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Curso de Pós Graduação em Gestão Escolar Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Liane Tarouco Vera Peroni UFRGS Características do curso Formação de gestores da Educação Básica Pós-graduação

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Curso de Especialização em Saúde da Família, modalidade à distância, da Faculdade de Medicina/Instituto de Ciências da

Leia mais

PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA: UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA PROFISSÃO UM ESTÁGIO PARA A VIDA

PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA: UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA PROFISSÃO UM ESTÁGIO PARA A VIDA PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA: UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA PROFISSÃO UM ESTÁGIO PARA A VIDA Eixo Temático: Integração ensino-serviço-comunidade Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CHAMAMENTO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Curso de Especialização em Saúde da Família, modalidade à distância, da Faculdade de Medicina/Instituto de Ciências da

Leia mais

AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS DESAFIOS DOS NOVOS ESPAÇOS DE ENSINAR E APRENDER E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR

AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS DESAFIOS DOS NOVOS ESPAÇOS DE ENSINAR E APRENDER E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS DESAFIOS DOS NOVOS ESPAÇOS DE ENSINAR E APRENDER E

Leia mais

EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD

EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA COMPLEMENTAR DE CURSISTAS PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO POLO IBAITI A Universidade Federal do Paraná (UFPR),

Leia mais

CARTILHA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SAIBA COMO É ESTUDAR EAD NA UNINOVE.

CARTILHA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SAIBA COMO É ESTUDAR EAD NA UNINOVE. CARTILHA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SAIBA COMO É ESTUDAR EAD NA UNINOVE. A EAD (Educação a Distância), é especialmente para você, que por diversos motivos, não consegue frequentar um curso presencial. Estudando

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo

Leia mais

II Encontro Nacional das Licenciaturas na Modalidade a Distância UNIMES - ABED

II Encontro Nacional das Licenciaturas na Modalidade a Distância UNIMES - ABED Comunicamos a chamada de trabalhos para apresentação oral e pôsteres no II Encontro Nacional das Licenciaturas na Modalidade a Distância promovido pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e Associação

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES VIRTUAIS SABERES E ATRIBUIÇÕES DA TUTORIA NO PROCESSO AVALIATIVO

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES VIRTUAIS SABERES E ATRIBUIÇÕES DA TUTORIA NO PROCESSO AVALIATIVO ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES VIRTUAIS SABERES E ATRIBUIÇÕES DA TUTORIA NO PROCESSO AVALIATIVO Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD Prof.ª Dr.ª Narjara

Leia mais

1. Introdução A caminhada da relação com o objeto.

1. Introdução A caminhada da relação com o objeto. 14 1. Introdução A caminhada da relação com o objeto. Minha relação com a educação, cultura digital e formação de professores se iniciou na graduação do curso de pedagogia, quando comecei a participar

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Pitágoras de Uberlândia opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo

Leia mais

NOME DO CURSO: Acessibilidade na Atividade Física Escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância

NOME DO CURSO: Acessibilidade na Atividade Física Escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância NOME DO CURSO: Acessibilidade na Atividade Física Escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação

Leia mais

PLATAFORMA DE INTERAÇÃO APICE ON

PLATAFORMA DE INTERAÇÃO APICE ON PLATAFORMA DE INTERAÇÃO APICE ON A Plataforma de Interação APICE ON é a maior e mais complexa plataforma do projeto e abriga 1.150 usuários, dos quais 802 são ativos; 144 grupos, sendo 140 ativos. Desse

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação CPA

Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação CPA A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS SOBRAL PINTO opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação

Leia mais

REDAÇÃO OFICIAL PLANO DE CURSO

REDAÇÃO OFICIAL PLANO DE CURSO REDAÇÃO OFICIAL PLANO DE CURSO Sumário 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 2 2. EMENTA... 2 3. OBJETIVO... 3 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO... 3 5. PROPOSTA METODOLÓGICA... 4 6. PROPOSTA AVALIATIVA... 5 7. APROVAÇÃO E

Leia mais

FORMULÁRIO: ESTUDANTE

FORMULÁRIO: ESTUDANTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSO GRADUAÇÃO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA FORMULÁRIO: ESTUDANTE 2016 CURSO EM AVALIAÇÃO: PROGRAMA AO QUAL O CURSO ESTÁ VINCULADO [VINCULAÇÃO AUTOMÁTICA]:

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 7º Salão de Ensino da UFRGS. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social - FABICO UFRGS-

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 7º Salão de Ensino da UFRGS. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social - FABICO UFRGS- Universidade Federal do Rio Grande do Sul 7º Salão de Ensino da UFRGS Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social - FABICO UFRGS- Autores: Patrícia Kunrath Silva e André Iribure Rodrigues Laboratório

Leia mais

ESCOLA FIOCRUZ DE GOVERNO

ESCOLA FIOCRUZ DE GOVERNO ESCOLA FIOCRUZ DE GOVERNO 2017-2018 Escola em processo... NFE 2005 EFG (VII CI) 2015 EGS 2011 VII Congresso Interno valida a missão da Fiocruz Brasília no Estatuto da Fiocruz (2015) Art.17 À Diretoria

Leia mais

Formação docente interdisciplinar como espaço de reflexão coletiva acerca da prática docente

Formação docente interdisciplinar como espaço de reflexão coletiva acerca da prática docente Formação docente interdisciplinar como espaço de reflexão coletiva acerca da prática docente Rutz da Silva, Silvio Luiz 1 & Puglia Zanon, Denise 2 Categoría: Reflexões e experiências de inovação em sala

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL N 07/2010 PROCESSO SELETIVO DE TUTORES PARA O PÓLO SALVADOR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EAD: UMA PROPOSTA EM REDE PARA A QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Anhanguera de Valinhos opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde Pública

Curso de Especialização em Saúde Pública Curso de Especialização em Saúde Pública Escola Estadual de Saúde Pública Prof. Francisco Peixoto de Magalhães Netto Superintendência de Recursos Humanos Secretaria de Saúde do Estado da Bahia Parceria:

Leia mais

Progestão Online Edição 2012

Progestão Online Edição 2012 Sejam Bem Vindos! Progestão Online Edição 2012 Programa de capacitação continuada, em serviço, organizado na modalidade a distância para atender gestores das escolas públicas do país. Coordenadora RS:

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 2012 1. PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO - Desenvolver a excelência no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão nos

Leia mais

Nova chamada. Apresentação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NA

Nova chamada. Apresentação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO MATEM@TICA NA PR@TICA Nova chamada Com a aprovação final por parte dos orgãos governamentais da segunda chamada para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE PITÁGORAS DA SERRA opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo como

Leia mais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes das disciplinas Semipresenciais

Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes das disciplinas Semipresenciais Relatório da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Pesquisa com os Estudantes das disciplinas Semipresenciais A presente pesquisa foi realizada em dezembro de 2011, tendo como universo 11393 discentes.

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação CPA

Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação CPA A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unic Faculdade de Sorriso opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS GRUPO DE SELEÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS PROJETO

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS GRUPO DE SELEÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS PROJETO SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS GRUPO DE SELEÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS PROJETO CURSO DE QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO NAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE CURSO SEMIPRESENCIAL

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR A organização curricular foi feita para atender aos objetivos do curso, sendo dividida em dois eixos: Concentração e Dispersão. No Eixo Concentração serão ofertadas 9 (nove) disciplinas

Leia mais

Escola da Previdência Social. Data: outubro/2008

Escola da Previdência Social. Data: outubro/2008 Escola da Previdência Social Data: outubro/2008 Missão e Visão Missão Favorecer o desenvolvimento de competências corporativas e contribuir para a disseminação do conhecimento previdenciário por meio da

Leia mais

Tutorial para Alunos

Tutorial para Alunos Tutorial para Alunos Revisão 2.0 Suporte de Informática 21/03/2014 informatica@faccentronh.com.br Sumário O que é Moodle?... 3 Para que serve o Moodle?... 3 Como acessar o Moodle?... 4 Tela de Login...

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL DO TUTOR DE CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PERFIL PROFISSIONAL DO TUTOR DE CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PERFIL PROFISSIONAL DO TUTOR DE CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Área profissional: Educação Segmento tecnológico: Educação a Distância Qualificação profissional: Tutor de Cursos de Educação a Distância

Leia mais

XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015

XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 XV Encontro de Iniciação à Docência Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 Metodologia de Ensino e Aprendizagem utilizada em Formação Docente do Ensino Superior na modalidade semipresencial

Leia mais

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade.

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Manual do Aluno EaD Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Sumário 1. O que é educação a distância?... 4 2. Requisitos... 4 3. Dicas para seu estudo... 5 4. O que é Ambiente EaD?...

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA NATAL ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA NATAL ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA NATAL ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ALCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir INOVAÇÃO EDUCATIVA_ Escolhemos inventar o futuro por meio da Inovação Educativa Acreditamos na educação disruptiva, personalizada e em linha com os avanços tecnológicos Movidos por um sentimento voluntário,

Leia mais

Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA. Ilka Serra - UEMA!

Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA. Ilka Serra - UEMA! Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA Ilka Serra - UEMA Contexto Era Digital - Mediação do conhecimento - Aprendizado Na EaD Educação sem distância

Leia mais

O processo de criação de um Centro de Educação a Distância. Profa. Dra. Vani Moreira Kenski e Equipe NEAD/CEAD/UMESP

O processo de criação de um Centro de Educação a Distância. Profa. Dra. Vani Moreira Kenski e Equipe NEAD/CEAD/UMESP O processo de criação de um Centro de Educação a Distância Profa. Dra. Vani Moreira Kenski e Equipe NEAD/CEAD/UMESP Planejamento Integrado Gestão de mudança Suporte às Atividades Fim Instituição Vontade

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação CPA

Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação CPA A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIVERSIDADE DE CUIABÁ opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos

Leia mais

DESENVOLVIMENTO GERENCIAL PLANO DE CURSO

DESENVOLVIMENTO GERENCIAL PLANO DE CURSO DESENVOLVIMENTO GERENCIAL PLANO DE CURSO Sumário 1. INFORMAÇÕES GERAIS... 2 2. EMENTA... 2 3. OBJETIVO... 2 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO... 2 5. PROPOSTA METODOLÓGICA... 4 6. PROPOSTA AVALIATIVA... 6 7. APROVAÇÃO

Leia mais

NOS CAMINHOS DA PRÁXIS: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

NOS CAMINHOS DA PRÁXIS: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NOS CAMINHOS DA PRÁXIS: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA Chapecó-SC, Jun/2017 APRESENTAÇÃO Garantir a Extensão Universitária como um processo educativo, cultural e científico

Leia mais

Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE

Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE Novos papéis da Universidade; Nova compreensão do pilar ensino no projeto de formação

Leia mais

Guia do aluno. Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

Guia do aluno. Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino Guia do aluno Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino Faculdade de Letras da UFMG Janeiro de 2019 1 Índice 1. Boas vindas... 3 2. Introdução... 3 3. Perfil do aluno... 4 4. Avaliação...

Leia mais

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino Plano de Ensino Curso 1604L Licenciatura em Física Ênfase Identificação Disciplina 000xxxx Libras, Educação Especial e Inclusiva Docente(s) Rodolfo Langhi Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento

Leia mais

Edital 06/2011 UNASUS/UFCSPA Seleção de Tutores a Distância Curso de Especialização em Saúde da Família

Edital 06/2011 UNASUS/UFCSPA Seleção de Tutores a Distância Curso de Especialização em Saúde da Família Edital 06/2011 UNASUS/UFCSPA Seleção de Tutores a Distância Curso de Especialização em Saúde da Família O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Leia mais

Curso de Pedagogia São Camilo Uniceu Pólo Inácio Monteiro

Curso de Pedagogia São Camilo Uniceu Pólo Inácio Monteiro Curso de Pedagogia São Camilo Uniceu Pólo Inácio Monteiro Unidade Educacional: II Educação: Comunicação Científica e Usos Tecnológicos para o Conhecimento Tutor: Thais Blasio Nome: Simone da Costa Silva

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Arcos PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

PONTOS PARA O DEBATE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO FÒRUM DE SUPERVISORES DE SERVIÇO SOCIAL DO RS

PONTOS PARA O DEBATE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO FÒRUM DE SUPERVISORES DE SERVIÇO SOCIAL DO RS LOCAL: Ministério Público do Estado DATA: 14/05/2010 ORGANIZAÇÃO DO EVENTO: CRESS/ABEPSS SUL PONTOS PARA O DEBATE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO FÒRUM DE SUPERVISORES DE SERVIÇO SOCIAL DO RS - A orientação da

Leia mais

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO Vani Moreira Kenski SITE EDUCACIONAL CURSO DI 2006 Tecnologias TECNOLOGIAS: CONCEITOS BÁSICOS Construções (produtos, suportes, equipamentos...) realizadas pela

Leia mais

Estudo preliminar sobre Competências nas Redes Digitais como estratégia de fortalecimento da Rede Nacional de Escolas de Governo do Brasil

Estudo preliminar sobre Competências nas Redes Digitais como estratégia de fortalecimento da Rede Nacional de Escolas de Governo do Brasil Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Doutoramento em Ciências da Informação Estudo preliminar sobre Competências nas Redes Digitais como estratégia de fortalecimento da

Leia mais

Planejamento Integrado da Educação na Fiocruz PIEF: PROPOSTA DE DISCUSSÃO

Planejamento Integrado da Educação na Fiocruz PIEF: PROPOSTA DE DISCUSSÃO Planejamento Integrado da Educação na Fiocruz PIEF: PROPOSTA DE DISCUSSÃO Manoel Barral-Netto VP Educação, Informação e Comunicação Reunião da Câmara Técnica de Educação CTE Rio de Janeiro 16 de outubro

Leia mais

LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS

LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS iii LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS Capítulo I Tabela nº 1 Composição da amostragem: professores e alunos em relação às quantidades de questionários enviados/recebidos na pesquisa.. 6 Tabela

Leia mais

Débora Pereira Laurino Ivete Martins Pinto Universidade Federal do Rio Grande FURG

Débora Pereira Laurino Ivete Martins Pinto Universidade Federal do Rio Grande FURG Universidade Federal de Santa Catarina III Seminário de Pesquisa EAD: Experiências e reflexões sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e seus efeitos no ensino superior brasileiro Débora Pereira Laurino

Leia mais

O que são TICs? 1

O que são TICs?  1 O que são TICs? http://leonardobcampos.blogspot.com/ leonardobcampos@gmail.com 1 Sumário Introdução; Histórico das TIC no Brasil; Exemplos; Aplicações; Bibliografia; http://leonardobcampos.blogspot.com/

Leia mais

Maria Luzia Paiva de Andrade

Maria Luzia Paiva de Andrade Maria Luzia Paiva de Andrade DISCIPLINA: LINGUAGENS E PESQUISA AULA DE APRESENTAÇÃO 2019-1 Bem-vindos! APRESENTAÇÃO DA TUTORA Meu nome é Maria Luzia, sou formada em Letras, Especialista em Língua Portuguesa

Leia mais

ENFERMAGEM PROMOÇÃO DA SAÚDE. Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM PROMOÇÃO DA SAÚDE. Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Aula 6 Profª. Tatiane da Silva Campos PORTARIA Nº 2.446, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2014 Redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Art. 11. Compete às esferas federal, estaduais, do

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA No 05/2019 APERFEIÇOAMENTO EM SAÚDE E SEGURANÇA NA ESCOLA

CHAMADA PÚBLICA No 05/2019 APERFEIÇOAMENTO EM SAÚDE E SEGURANÇA NA ESCOLA Chamada pública para seleção de candidatos (as) para o Curso de Aperfeiçoamento em Saúde e Segurança na Escola da Escola Fiocruz de Governo da Gerência Regional de Brasília (EFG/Gereb/Fiocruz) em parceria

Leia mais