MICROSOFT EXCEL 2007

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MICROSOFT EXCEL 2007"

Transcrição

1 MICROSOFT EXCEL 2007 Paulo Jorge Alves dos Santos

2 ÍNDICE: Microsoft Excel 4 introdução 4 Vantagens do Microsoft Excel 4 Riqueza funcional 4 Personalização 4 Entrar no Microsoft Excel 5 A janela do Microsoft Excel O botão do Microsoft Office 6 A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido 7 O friso do Microsoft Excel 7 Barra de estado 9 Barras de deslocamento 9 Guardar um documento 10 Guardar automaticamente um documento 11 Imprimir um documento 11 Reduzir e ampliar 12 A folha de cálculo 12 Seleccionar uma célula 13 Seleccionar um grupo de células 13 Seleccionar uma linha ou coluna 13 Introduzir dados 14 Introduzir dados em linha 14 Introduzir dados em coluna 14 Anular dados 14 Inserir células, linhas, colunas ou folhas 15 Eliminar células, linhas colunas ou folhas 15 Esconder linhas, colunas ou folhas 15 Dimensionamento das colunas 15 Mudar o nome da folha 16 Fórmulas 16 Criação de fórmulas 16 Fórmulas com endereços relativos 17 Fórmulas com endereços absolutos 18 Utilização de funções 19 Soma automática 20 Funções estatísticas 20 Funções matemáticas 22 Séries 24 Construção de uma série 24 Tipos de série 24 Valor do incremento 25 Formatação dos dados nas células 25

3 Números 25 Alinhamentos 27 Tipo de letra 27 Limites 28 Cores 28 Gráficos 29 Tipos de gráficos 29 Estrutura de um gráfico 29 Como criar um gráfico 30 Formatar um gráfico 30 Alterar o tipo de gráfico 31 Esquema de gráfico 31 Adicionar séries de dados ao gráfico 32 Macros 33 O que é uma macro 33 Criar macros de comando 33 Executar a macro 34

4 MICROSOFT EXCEL INTRODUÇÃO O Excel é uma folha de cálculo integrada, com funções de base de dados e a possibilidade de criação de gráficos. Disponibiliza ainda, um conjunto de ferramentas de análise dirigidas às áreas de Estatística e Financeira. O Microsoft Excel, permite: Calcular e/ou simular (Fórmulas e Funções) Manipular bases de dados; Desenhar gráficos. Obter/analisar informação de tabelas e/ou bases de dados Analisar Dados (Ferramentas de Análise) Vantagens do Microsoft Excel Riqueza funcional O utilizador dispõe de linhas por colunas correspondendo a células por cada folha de cálculo. O Microsoft Excel é uma folha de cálculo muito potente e pode executar cálculos matriciais com extrema facilidade, reduzindo o número de fórmulas de cálculo. Personalização Uma vez realizada a sua folha de cálculo ou gráfico a sua apresentação também é importante. Assim o Microsoft Excel fornece ao utilizador: Uma extensa gama de fontes, de caracteres, de tamanhos e estilos diferentes (sublinhado, realce, itálico, cortado); Enquadramentos de células e zonas sombreadas; Largura de colunas e altura de linhas variáveis; Alinhamento de texto; Formatos de números definidos pelo utilizador; A possibilidade de utilização ou não dos números das linhas e colunas, e a gestão das cores no que diz respeito ao sombreado dos ecrãs, à cor das janelas, etc.; Inclusão de objectos provenientes de outros programas.

5 Entrar no Microsoft Excel 1. Clique no botão Iniciar na barra de tarefas. 2. Clique em Todos os programas. 3. Clique sobre a aplicação Microsoft Excel. A janela do Microsoft Excel 2007 A janela do Microsoft Word 2007 apresenta, na sua parte superior, o friso que agrupa diversos comandos organizados num conjunto de separadores. O botão Microsoft Office, localizado no canto superior esquerdo da janela do Word fornece acesso às funções mais básicas do processador de texto, como sejam abrir um documento, fechar um documento e imprimir, entre outras. A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido contém um conjunto de comandos aos quais podemos aceder, independentemente do separador que está activo no friso. Esta barra é personalizável através do botão. A seguir ao friso surge a barra de fórmulas, onde pode ver e inserir dados ou fórmulas. A partir da barra de fórmulas também pode aceder à biblioteca de funções, clicando em. Na parte inferior da janela do Excel são visíveis os separadores das várias folhas de cálculo do livro aberto (um ficheiro do Microsoft Excel é denominado Livro). A última linha da janela do Microsoft Excel consiste na Barra de Estado, que possibilita o acesso às diferentes vistas do documento e à personalização do zoom.

6 Botão do Office Barra de ferramentas de acesso rápido Nome do documento Minimizar a janela Restaurar a janela Fechar Friso Ajuda Barra de fórmulas Linha activa Coluna activa Inserir função Célula activa Barra de deslocamento vertical Barra de Estado Vistas do documento Menos zoom Mais zoom O botão do Microsoft Office O botão do Microsoft Office substitui o menu Ficheiro, existente na versão anterior do Microsoft Office. Localizase no canto superior esquerdo na janela do Excel, e ao clicar no botão do Office surgem os comandos mais básicos, como abrir, guardar, imprimir, preparar, enviar, publicar e fechar um documento. A partir do botão do Microsoft Office acede-se também à lista dos documentos recentemente utilizados, assim como às Opções do Excel.

7 A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido é uma barra de ferramentas personalizável, que contém um conjunto de comandos que são independentes do separador que está activo. É possível adicionar e remover comandos da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, assim como movê-la para outro local. Mover a barra A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido pode ter duas localizações possíveis: acima do friso ou abaixo do friso. 1. Clique no botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. 2. Seleccione a opção Mostrar Acima do Friso ou Mostrar Abaixo do Friso. Personalizar o conteúdo 1. Clique no botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. 2. Escolha um dos comandos apresentados na lista, para o incluir na barra de ferramentas. 3. Na opção Mais comandos encontrará todos os comandos que pode adicionar à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. O friso do Microsoft Excel O friso do Microsoft Word é constituído por diversos separadores que organizam os comandos disponíveis em função das funcionalidades que apresentam. Separadores do friso Base: contém comandos relacionados com a formatação de células (tipo de letra, alinhamento, formatos de dados), formatação de tabelas (estilos de tabelas, inserir e eliminar linhas/colunas), assim como ordenação e procura de dados.

8 Inserir: contém comandos relacionados com a inserção dos mais variados objectos numa folha de cálculo: tabelas dinâmicas, imagens, ClipArt, formas automáticas, gráficos, caixas de texto, cabeçalhos, rodapés, WordArt, entre outros. Esquema de Página: contém comandos relacionados com a configuração de páginas - temas de página, fundo de página, margens e tamanho de página, etc. Fórmulas: contém comandos relacionados com a inserção de funções e fórmulas de cálculo. Fornece acesso à biblioteca de funções pré-definidas e à auditoria de fórmulas, que permite analisar e avaliar as fórmulas introduzidas. Este separador possibilita ainda a definição de nomes de células e a especificação de opções de cálculo. Dados: contém comandos relacionados com a importação de dados a partir de outros ficheiros, a ligação a dados existentes noutros ficheiros, a criação de cenários de hipóteses, a validação de dados, entre outros.

9 Rever: contém comandos relacionados com a revisão de documentos, verificação ortográfica, gestão de comentários e protecção de dados. Ver: contém comandos relacionados com as vistas de um documento, o zoom, a visualização da régua e de linhas de grelha e ainda a divisão do ecrã em janelas para visualizar diferentes documentos ou partes de um mesmo documento. Para além destes separadores existem ainda outros separadores contextuais, que surgem apenas quando estamos a executar tarefas relacionadas com essas funcionalidades. Por exemplo, se estamos a formatar uma tabela, surgem os separadores Estrutura e Esquema, com comandos que permitem manipular e formatar a tabela. Barra de estado A Barra de Estado (barra horizontal que se encontra na parte inferior da janela do documento no Microsoft Excel) apresenta informações sobre o estado actual do que está a visualizar na janela e outras informações de contexto. Barras de deslocamento Nos bordos direito e inferior encontram-se zonas sombreadas, designadas de barras de deslocação. Estas barras contêm, cada uma, um rectângulo branco. Estes rectângulos brancos mostram-nos qual a zona da folha que estamos a trabalhar, isto é, em função da posição do rectângulo dentro da barra de deslocação, sabemos se a zona visível da folha de cálculo está no inicio, a meio, ou no fim do espaço disponível, seja na barra horizontal ou na vertical. Permitem a deslocação na folha, na vertical para a barra da direita e na horizontal para a barra a baixo. É mais fácil usar as barras de deslocação com o rato do que com o teclado.

10 Guardar um documento Uma das operações básicas em qualquer aplicação consiste em gravar/guardar um documento sob a forma de ficheiro. Assim, para guardarmos um documento devemos executar os passos seguintes: 1. Abrir o botão Microsoft Office e escolher a opção Guardar. Surgirá a seguinte caixa de diálogo: Em alternativa, podemos optar por dar um clique no botão disponível na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. 2. Escrevemos o nome do documento na caixa de texto Nome do ficheiro:. 3. Na lista identificada por Guardar em:, escolhemos a unidade de disco ou unidade de rede e pasta onde pretendemos guardar/gravar o documento. 4. Confirmamos no botão Guardar através de um clique. Subir um nível (sair da pasta actual) Criar uma nova pasta Recuar para a pasta utilizada anteriormente Eliminar ficheiro ou pasta Vistas (alterar o modo de visualizar os documentos)

11 Guardar automaticamente um documento A gravação e a actualização do documento que estamos a elaborar/construir são tarefas que devem ser executadas com regularidade. O Word disponibiliza uma opção que consiste em gravar periodicamente e de uma forma automática o documento, sem nos preocuparmos com essa tarefa que é tão simples mas de inegável importância. De modo a activar a gravação automática dos documentos deve executar os seguintes passos: 1. Clique no botão Microsoft Office e escolha a opção Opções do Word. 2. De seguida, seleccionamos a opção Guardar e activamos a opção Guardar informações de recuperação automática a cada: Definimos o intervalo de tempo da gravação do documento. 3. Confirmamos no botão OK. Imprimir um documento Para imprimir um documento ou parte dele proceda do seguinte modo: 1. Clique no botão Microsoft Office e escolha a opção Imprimir. 2. Na opção Intervalo de páginas seleccione: a. Todas, para imprimir todo o documento b. Página actual, para imprimir a página onde se encontra o cursor c. Páginas, para imprimir determinadas páginas ou um grupo de páginas. 3. Na caixa Número de cópias seleccione a quantidade de cópias que pretende. 4. Em Zoom, poderá ajustar o seu documento de modo a imprimir, por exemplo, 2 páginas numa só ou ajustar o documento relativamente ao papel onde será impresso. 5. Clique no botão Ok para imprimir.

12 Reduzir e ampliar Para reduzir ou ampliar o nosso documento fazemos o seguinte: 1. Vamos ao friso Ver e de seguida clicamos em Zoom que se encontra no grupo Zoom. 2. Em Ampliação escolhemos o tamanho pretendido. 3. Executamos um clique com o rato no botão Ok para confirmar a ampliação. A FOLHA DE CÁLCULO A janela da folha de cálculo apresenta-se da seguinte forma: O nome da folha de trabalho na barra de título. Números de linha na esquerda; Números de coluna na segunda linha do topo; As células (o seu endereço refere-se à intersecção da coluna com a linha onde está posicionada); Uma barra de deslocação horizontal à direita; Uma barra de deslocação vertical em baixo; Nome das Folhas de Cálculo - Folha 1, Folha 2, Folha 3, etc. no fundo da janela. A folha de cálculo é a área quadriculada, constituída por linhas e colunas, a intersecção de uma linha com uma coluna dá origem a uma célula. A identificação de uma célula é feita através de um sistema de coordenadas em relação á coluna e á linha, surgindo assim por exemplo A2, B3, D58 Deste modo: As colunas são identificadas por letras de A a Z, a seguir a esta passam a ser identificadas por duas letras (AA, BA, BX,...), e, finalmente por três letras (AAA, AAB,, ABA, ). As linhas são identificadas por números por ordem crescente. A célula que está envolvida por um rectângulo negro, diz-se célula activa, ou seja, célula onde se irá introduzir ou processar dados. Cada célula possui um endereço próprio, formado pela letra da coluna e pelo número da linha. Por exemplo: a figura ao lado mostra a célula activa no endereço A1 (coluna A, linha 1).

13 Seleccionar uma célula Uma célula corresponde à intercepção de uma linha com uma coluna, sendo o seu endereço (posição do endereço na folha de cálculo) indicado à esquerda, logo abaixo da barra de menu. Quando uma célula está seleccionada existe um rectângulo negro à sua volta. Para seleccionar uma célula deve apontar o cursor do rato (em forma de cruz) para a célula que pretende seleccionar e de seguida clicar com o botão do lado esquerdo do rato. Seleccionar um grupo de células Outra forma de introduzir os dados consiste em seleccionar o grupo de células onde estes vão ser digitados. Esta operação permite uma entrada mais rápida dos dados. Clique sobre a célula de partida. Posicionar o cursor no outro canto do grupo de células. Com a tecla Shift pressionada clique nesta célula. 2º Método de selecção: Clique sem largar sobre a célula de partida. Desloque o cursor até à célula no outro canto e largue o botão do rato. 3º Método de selecção: Pressione a tecla Ctrl. Clique com o rato para seleccionar células não contíguas. Seleccionar uma linha ou coluna Para seleccionar uma linha ou uma coluna, terá de colocar o cursor em cima do valor das células (número ou letra) e clicar, ou seja, clicar no número da linha a seleccionar ou na letra da coluna.

14 Introduzir dados A introdução de dados pode ser feita da seguinte forma: Seleccione uma célula. Digite os dados. Pressione a tecla Enter ou clique no botão da Barra de fórmula entrada de dados na célula., para validar a Introduzir dados em linha Este método torna-se mais rápido para introduzir texto em várias células pois não é necessário seleccionar a nova célula para introduzir os dados. Primeiro, terá de seleccionar o grupo de células onde irá introduzir novos dados. De seguida, introduza o texto na primeira célula da linha seleccionada. Pressione TAB para passar para a célula da direita ou SHIFT+TAB para passar a célula da esquerda. Introduza os dados. Continue a introduzir os dados até ao fim da linha de células seleccionadas. Não deve utilizar as teclas de direcção, ou clicar sobre outra célula, pois desta forma o grupo deixa de estar seleccionado. Introduzir dados em coluna Seleccione o grupo de células onde irá introduzir novos dados. Introduza o texto na primeira célula da coluna seleccionada. Pressione Enter para passar para a célula da direita ou SHIFT+Enter para passar a célula da esquerda. Introduza os dados. Continue a introduzir os dados até ao fim da linha de células seleccionadas. Não deve utilizar as teclas de direcção, ou clicar sobre outra célula, pois desta forma o grupo deixa de estar seleccionado. Anular dados Para apagar completamente o conteúdo de uma célula deve seleccionar a célula que deseja apagar e clicar na tecla Delete.

15 Inserir células, linhas, colunas ou folhas Por vezes há a necessidade de inserir linhas, colunas, células. Para isso, deve seleccionar a célula posterior ao local onde pretende inserir uma linha, uma coluna ou célula (no caso de querer introduzir uma folha deve seleccionar uma célula qualquer da folha posterior à nova folha que irá introduzir). Depois no friso Base, clique na seta do botão Inserir (no grupo Células) e seleccione a opção desejada (Inserir Células, Inserir Linhas na Folha, Inserir Colunas na Folha ou Inserir Folha). Eliminar células, linhas colunas ou folhas Para eliminar uma célula, linha, coluna ou folha, deve seleccionar a célula em causa (no caso de desejar eliminar uma célula) ou uma das células que constitui a linha, coluna ou folha a eliminar. Depois no friso Base, clique na seta do botão Eliminar (no grupo Células) e seleccione a opção desejada (Eliminar Células, Eliminar Linhas da Folha, Eliminar Colunas da Folha ou Eliminar Folha). Esconder linhas, colunas ou folhas Para ocultar linhas, colunas ou folhas deverá seleccionar a(s) linha(s), a(s) coluna(s) ou a folha que pretende ocultar. Depois no friso Base, clique na seta do botão Formatar (no grupo Células), seleccione a opção Ocultar e Mostrar e de seguida seleccione a opção desejada (Ocultar Linhas, Ocultar Colunas ou Ocultar Folha). Para mostrar linhas, colunas ou folhas ocultas, clique na seta do botão Formatar (no grupo Células), seleccione a opção Ocultar e Mostrar e de seguida seleccione a opção desejada (Mostrar Linhas, Mostrar Colunas ou Mostrar Folha). Dimensionamento das colunas Quando introduzir os valores numa coluna e verificar que o texto da primeira coluna aparece cortado é porque a célula seguinte já está ocupada. No entanto o conteúdo da primeira mantém-se. É necessário alargar a primeira coluna de forma que todo o texto possa ser visualizado. Posicione o cursor do rato entre duas colunas até que a sua aparência mude para uma barra vertical com uma seta para cada lado. Clique sem largar (aparece uma linha a tracejado). Com o botão premido desloque o rato para a direita ou esquerda até atingir a largura pretendida. Largue o botão do rato.

16 Mudar o nome da folha Após seleccionar a folha cujo nome pretende alterar, no friso Base, clique na seta do botão Formatar (no grupo Células) e seleccione a opção Mudar Nome da Folha. Pode também dar um duplo clique sobre a folha cujo nome pretende alterar, digitar o nome na folha e por fim clicar no botão OK. FÓRMULAS Criação de fórmulas As fórmulas de cálculo são necessárias à realização de operações aritméticas e actualização dos dados após modificação. Estes cálculos podem ser simples operações aritméticas ou complexas equações matemáticas. As fórmulas em Excel são sempre iniciadas pelo sinal de =. Os elementos mais usuais numa fórmula são os operadores, os endereços e os valores constantes. Tipos de Operadores Operador Exemplo Aritméticos + Adição - Subtracção / Divisão * Multiplicação % Percentagem ^ Potenciação =15000*16% =(C10*12)/B12 =B3*12+4^2 Comparação Endereço Texto = Igual > Maior < Menor >= Maior ou Igual <= Menor ou Igual <> Diferente : Área (Range) - conjunto de células compreendidas entre dois endereços. ; União entre um conjunto de células. & Concatenação - junção de dois ou mais conjuntos de texto. =D14>= (Devolve o valor Verdadeiro ou Falso, de acordo com a condição) B3:C8 D4;D9 =G10&G11 =C12& Horas

17 Fórmulas com endereços relativos A utilização de endereços nas fórmulas, em vez de valores constantes, permite que, sempre que exista alteração nos valores que influenciam a fórmula, o resultado apresentado seja automaticamente actualizado Exemplo: 1. Seleccione a célula onde pretende efectuar o cálculo (no exemplo seleccione a célula D3). 2. Digite o sinal de =. 1. Seleccione a célula onde 3. Faça um clique na célula B3. pretende efectuar o cálculo (no exemplo seleccione a célula D3). 2. Digite a fórmula. 3. Confirme. 4. Digite o operador Clique na célula C3. 6. Confirme.

18 Dizemos então que a fórmula possui endereços relativos, porque ao ser copiada para as linhas seguintes, os seus endereços alteram-se, adaptando-se às novas coordenadas e fazendo com que o utilizador não tenha de digitar várias fórmulas idênticas. Nota Para copiar a função de cálculo para as células adjacentes proceda do seguinte modo: 1. Seleccione a célula que contém a fórmula (função). 2. Com o rato em forma de cruz pequena no canto inferior direito da célula seleccionada, clique sem levantar a tecla do rato, e arraste para as células para onde pretende copiar a fórmula ou função. Fórmulas com endereços absolutos Nem sempre é possível utilizar a cópia das fórmulas e a sua consequente adaptação a novas coordenadas, de forma directa. A figura seguinte, na coluna E pretende-se calcular o valor total com 5% de desconto a pronto pagamento. Se tentar copiar esta fórmula para a linha seguinte irá verificar que o valor difere do que realmente deveria resultar do cálculo. Isto porque a adaptação feita á fórmula copiada para a célula E6 deu origem á fórmula =D6*(1- E3), quando na realidade deveria ser =D6*(1- E2). Pretende-se, então, que exista uma adaptação às novas linhas, mas a multiplicação seja sempre feita pela célula E2. Deve-se, para isso, indicá-la como um endereço absoluto, pelo que a fórmula correcta será: =D5*(1-$E$2). Com o símbolo $ entre a letra E, a célula E2 fica trancada e quando copiada a formula Para outra célula esta mantém exactamente igual.

19 O endereço absoluto difere do relativo, devido aos símbolos $. A colocação destes símbolos pode ser feita através da simples digitação entre a(s) letra(s) da respectiva célula. Utilização de funções Funções do Excel são fórmulas pré-concebidas com uma aplicação específica. As funções são vantajosas porque permitem diminuir o tempo gasto na elaboração de fórmulas, assim como os eventuais erros na sua elaboração. Podemos aceder à janela das funções através do botão da Soma Automática, que se encontra no friso Base e no grupo Edição. Caso neste botão não se encontre a função desejada podemos clicar em Mais funções e seleccionar a categoria onde pertence a função que desejamos usar (Ex: Lógica) ou optar por visualizar todas as funções por ordem alfabética (Todas) ou ainda aceder ao grupo das últimas funções utilizadas (Recémutilizadas). Podemos também criar as nossas próprias funções utilizando a opção Definidas pelo utilizador. As funções do Excel têm a seguinte sintaxe: =NomedaFunção(argumentos) Exemplos de algumas funções de Excel: Função Sintaxe Exemplo Matemática =Produto(10;2) Produto =Produto(num;num;...;num) =Produto(C2;D7;D9) Estatística Soma Média =Soma(área) =Média(área) =Soma(G10:G21) =Soma(B5;B9;C10) =Média(F3;F11) =Média(M2;M5:M8;M25) Contar =Contar(área) =Contar(A5;A26) Conta o número de células preenchidas com valores, na área definida.

20 Exemplo Para calcular o total da célula D4 (figura ao lado): 1. Digite o sinal de =, escreva o nome da função (Soma) e o primeiro parêntesis. 2. Com o rato seleccione a área de células que se pretende somar (B4 a B7). 3. Confirme no botão. Soma automática O Excel proporciona-lhe em modo automático de efectuar uma soma de um grupo de células. Para isso execute os seguintes passos: 1. Seleccione a área de células que pretende somar, mais uma, ou seja, o grupo de células onde se encontram os valores a somar, mais uma célula (em branco) onde irá ser colocada a soma das células anteriores. 2. Clique no botão Soma automática que se encontra no friso Base e no grupo Edição. Funções estatísticas Média Calcula a média aritmética de um conjunto de valores. Sintaxe da Função MÉDIA(núm1; núm2;...) Núm1; núm2;... Intervalos para os quais se pretende calcular a média. Deve ter-se em conta que células com o valor nulo serão consideradas.

21 Exemplo de utilização da função Média No caso da média dos km percorridos, podemos utilizar o método descrito na Soma Automática ou colocar o cursor na célula C7 e seleccionar, no botão Soma Automática, a opção Média. Nesta situação as células com valores juntos a C7 serão automaticamente seleccionadas bastando confirmar com a tecla Enter. Contar.se Conta o número de células, no intervalo indicado, segundo um critério. Sintaxe da Função CONTAR.SE (intervalo; critérios) Intervalo Área onde estão os dados que se pretendem analisar Critérios Condição que limita a contagem Exemplo Pretende-se saber quantos alunos tiveram nota superior ou igual a 10 e quantos tiveram nota inferior a 10. Para tal iremos aplicar duas funções Contar.Se respectivamente nas células B11 e B Para começar devemos estar situados na célula B Em seguida acedemos à janela da função. 3. Deveremos então seleccionar as células que desejamos contar (Intervalo) B22:B Em seguida especificamos exactamente que tipo de células pretendemos contar, na área previamente seleccionada, indicando o conteúdo que nos interessa (critério >=10). 5. Repetir os passos anteriores seleccionando em primeiro lugar a célula B12 e utilizando o critério <10. Máximo Devolve o maior valor de um conjunto de valores. Sintaxe da Função MÁXIMO(núm1; núm2;...) Núm1; núm2;... Intervalo de valores cujo valor máximo será devolvido. Exemplos Se A1:A5 contiver os números 10, 7, 9, 27 e 2, então: =MÁXIMO(A1:A5) é igual a 27 =MÁXIMO(A1:A5;30) é igual a 30

22 Mínimo Devolve o menor valor de um intervalo de valores Sintaxe da Função MÍNIMO(núm1; núm2;...) Núm1; núm2;... Intervalo de valores para os quais se pretende localizar o valor mínimo. Exemplos Se A1:A5 contiver os números 10, 7, 9, 27 e 2, então: =MÍNIMO(A1:A5) é igual a 2 =MÍNIMO(A1:A5; 0) é igual a 0 Funções matemáticas Arred Arredonda o valor indicado permitindo especificar a quantidade de dígitos pretendida para esse arredondamento. Sintaxe da Função ARRED(núm; núm_dígitos) Núm Número que será alvo de arredondamento. Núm_dígitos Número de dígitos em função do qual se pretende arredondar o valor. Se o parâmetro for omisso, a função arredonda para o inteiro mais próximo. Exemplos =ARRED(2,15; 1) é igual a 2,2 =ARRED(2,149; 1) é igual a 2,1 Int Arredonda o valor indicado até ao número inteiro mais próximo. Sintaxe da Função INT(núm) Núm Número que se pretende arredondar. Exemplos INT(8,9) é igual a 8 INT(-8,9) é igual a -9

23 Produto Multiplica os números dos argumentos e calcula o seu produto. Sintaxe da Função PRODUTO(núm1; núm2;...) Núm1, núm2,... Números entre 1 e 30 que deseja multiplicar. Exemplos Se a célula A2:C2 contiver 5, 15 e 30: =PRODUTO(A2:C2) OU =A2*B2*C2 é igual a =PRODUTO(A2:C2; 2) OU =A2*B2*C2*2 é igual a Raiz Calcula a raiz quadrada do valor indicado Sintaxe da Função RAIZ(núm) Núm Número para o qual se pretende achar a raiz quadrada. Soma.se Adiciona valores de acordo com o critério especificado. Sintaxe da Função SOMA.SE(intervalo; critérios; intervalo_soma) Intervalo Intervalo de células para a validação do critério. Este intervalo deve ter um comprimento de células igual ao intervalo_soma. Critérios Condição ou condições que irão limitar a soma. A condição será verificada no intervalo (primeiro argumento desta função). Intervalo_soma Intervalo de células que realmente serão somadas. Exemplo Suponha que A1:A4 contém os seguintes valores de propriedade para quatro casas: 50000, 75000, , , respectivamente. B1:B4 conterá as seguintes comissões de vendas em cada um dos valores de propriedade correspondentes: 2500, 5000, 7500, SOMA.SE(A1:A4;">60000";B1:B4) é igual a 22500

24 SÉRIES As séries são uma ferramenta muito útil em determinadas situações, como por exemplo quando precisamos de um conjunto de células preenchidas com valores ou datas sequenciais ou com um determinado intervalo. Na maior parte dos casos basta digitar os dois primeiros números da série, em células contíguas, seleccioná-los e utilizando o rato em forma de cruz pequena no canto inferior direito da área seleccionada, e arrastar na direcção pretendida, de forma a criar a série. Exemplo: Construção de uma série 1. Digite o primeiro valor ou data. 2. Seleccione a área de células onde pretende construir a série. 3. No friso Base, clique no botão Preenchimento (no grupo Edição) e seleccione Série. 4. Seleccione o comando 5. Série (Serie). 6. Escolha o tipo de série que pretende criar e clique no botão OK. Tipos de série Podemos obter séries em linha ou em coluna bastando para tal seleccionar um grupo de células em coluna. Em qualquer dos casos os tipos de série possíveis são: Linear - a segunda célula é igual à primeira acrescida do incremento Progressiva - a segunda célula é igual à primeira multiplicada pelo incremento Cronológica - sucessão de datas

25 Valor do incremento O incremento exprime a diferença entre dois números sucessivos numa série linear, o multiplicador entre dois números sucessivos numa série progressiva ou lapso de tempo duas datas numa série cronológica. O seu valor pode ser positivo ou negativo. FORMATAÇÃO DOS DADOS NAS CÉLULAS Um formato define a forma como deve aparecer o resultado de uma célula ou de um grupo de células, não provocando qualquer alteração ao seu conteúdo. Trata-se apenas duma escolha de apresentação no ecrã. Para formatar os dados de uma Célia ou de um grupo de célula, proceda do seguinte modo: 1. Seleccione a célula ou grupo de células a formatar. 2. No friso Base clique na seta do grupo Tipo de Letra. Em alternativa pode também clicar na seta do grupo Alinhamento ou na seta do grupo Número (no friso Base). Número - Permite formatar os números ou datas de uma célula. Alinhamento - Permite alinhar os dados na(s) célula(s). Tipo de Letra - Permite formatar os caracteres. Limite - Permite seleccionar a posição e tipos de limites. Padrões - Permite atribuir cores ás células. Protecção - Protege a célula ou oculta os cálculos de uma célula. Números No que diz respeito à formatação dos números, pode-se escolher um formato inteiro, ou com um número fixo de casas decimais, os valores monetários com o indicador monetário eventualmente a vermelho para as operações contabilísticas e a conversão em percentagens inteiras ou com várias casas decimais. As categorias de formatação numérica disponíveis em Excel são: Geral Número Data Percentagem Científico Moeda Contabilidade Hora Fracção Texto Especial Personalizado

26 Exemplo: Formatações Numéricas (partindo do número 10500) Categoria Resultado Descrição Geral Número normal Número 10500,00 Casas decimais = 2 Número Utilizar o. como separador de milhares; Casas decimais = 0 Moeda Com unidade monetária; Casas decimais = 0 Científico 10,5E+03 Casa decimais = 0 Pretende-se formatar todos os números com separador de milhares e nenhuma casa decimal. Desta formar execute os seguintes passos: 1. Seleccione a área de células a formatar. 2. No friso Base clique na seta do grupo Número. 3. Seleccione a categoria Número. 4. Clique na caixa Utilizar (.) como separador de milhares. 5. Coloque 0 (zero) na caixa Casas decimais. 6. Clique no botão OK.

27 Alinhamentos Os alinhamentos podem ser efectuados clicando na seta de Alinhamento friso Base). (no Define a quantidade de rotação do texto na célula seleccionada. Utilize um número positivo para rodar o texto do canto inferior esquerdo para o canto superior direito da célula. Utilize graus negativos para rodar o texto do canto superior esquerdo para o canto inferior direito da célula. Avança o conteúdo da célula relativamente ao lado esquerdo. Cada incremento na caixa Avanço é equivalente à largura de um carácter. Combina duas ou mais células seleccionadas numa só célula. A referência de célula para uma célula intercalada é a célula do canto superior esquerdo do intervalo seleccionado. Reduz o tamanho aparente dos caracteres do tipo de letra de modo a que todos os dados existentes numa célula seleccionada caibam na coluna. O tamanho dos caracteres é ajustado automaticamente se alterar a largura da coluna. O tamanho do tipo de letra aplicado não é alterado. Altera para vertical a orientação do conteúdo da célula. Tipo de letra No friso Base, no grupo Tipo de Letra, encontramos botões para controlo do tipo de letra, dimensão e atributos dos caracteres.

28 Ou então, pode também clicar na seta de Tipo de Letra (no friso Base). Limites Consiste na aplicação de traços verticais e horizontais nas células. 1. Seleccione a célula ou células a tratar. 2. No friso Base, clique na seta do botão Limites (no grupo Tipo de Letra) e seleccione a opção Mais Limites.Ou então pode clicar na seta de Tipo de Letra e seleccionar Limite. Cores Para aplicar cores às células deverá seleccioná-las. De seguida, no friso Base, clique na seta do botão e seleccione a cor para as células.

29 GRÁFICOS Tipos de gráficos Todos os valores introduzidos na folha de cálculo podem ser transferidos para um gráfico, possibilitando ao utilizador, uma maior facilidade na análise dos valores e suas conclusões. O Excel permite criar formatos diferentes de apresentação gráfica estando nestes incluídos os gráficos bidimensionais e tridimensionais. Para seleccionar um dos gráficos que o Excel tem a sua disposição, no friso Inserir clique na seta de Gráficos, seleccione o tipo de gráfico que pretende e clique em Ok. Estrutura de um gráfico Eixos: São linhas rectas, usadas no gráfico como linhas de referência. Quase todos os gráficos têm dois eixos; o eixo dos XX (a linha horizontal) e o eixo dos YY (a linha vertical). Legenda: Apresenta os símbolos usados para identificar os diferentes tipos de dados no gráfico. Título do gráfico: É o título do próprio gráfico. Linhas: São linhas verticais ou horizontais opcionais que ajudam à leitura do gráfico.

30 Como criar um gráfico Os gráficos são criados a partir de uma ou mais séries de dados. Após ter criado a folha de Cálculo com os valores apresentados, proceda da seguinte forma para criar um gráfico: 1. Seleccione na Folha de Cálculo as células que contém os dados para o gráfico. 2. No friso Inserir clique na seta de Gráficos, seleccione o tipo de gráfico que pretende e clique em Ok. Formatar um gráfico Depois de criar um gráfico, pode personalizá-lo ao seu gosto. Os separadores Estrutura Esquema e Formatar, existentes no friso do Microsoft Excel, contêm diversos comandos relacionados com a formatação e personalização de gráficos. Separador Estrutura Escolher tipo de gráfico Trocar dados dos dois eixos e seleccionar dados Selecciona r esquema do gráfico Seleccion ar estilo do gráfico Mover gráfico Separador Esquema Seleccionar a área do gráfico Inserir objecto Inserir rótulos ao gráfico Formatar eixos do gráfico Formatar fundo do gráfico Análise de dados Propriedades do gráfico

31 Separador Formatar Seleccionar área do gráfico Estilo e formatação do objecto seleccionado Formatar com um estilo WordArt Ordem e visibilidade dos objectos Tamanho do gráfico Alterar o tipo de gráfico 1. Clique sobre o gráfico para o seleccionar. 2. No separador Estrutura, grupo Tipo, clique em Alterar Tipo de Gráfico. 3. Escolha o tipo de gráfico que pretender e clique em Ok. Esquema de gráfico 1. Mantenha o gráfico seleccionado. 2. No separador Estrutura, clique na seta descendente existente no grupo Esquema de Gráficos. 3. Se por exemplo clicar no Esquema 9, irá incluir no seu gráfico: título do gráfico, legenda à esquerda, legenda em baixo e os dados do gráfico ficaram à direita.

32 Adicionar séries de dados ao gráfico Depois de criar o gráfico, é possível adicionar uma outra série de dados. Sendo assim: 1. Clique sobre o gráfico para o seleccionar. 2. No separador Estrutura, grupo Dados, clique em Seleccionar Dados. 3. Surge uma caixa de diálogo que mostra as séries de dados existentes no gráfico. Para adicionar uma nova série de dados, clique em. 4. Em Nome da série, seleccione a célula que contém o respectivo nome e, em Valores da série, seleccione a área de células que contêm os valores que quer introduzir. 5. Após clicar em Ok repare que a caixa de diálogo de origem de dados contém mais uma série. Para finalizar clique em Ok.

33 MACROS O que é uma macro Macros são programas que executam tarefas específicas, automatizando-as. Quando uma macro é activada, ela executa sequencialmente as instruções que a constituem. Apesar de haver dois tipos de macros, apenas abordaremos as macros de comando que consistem em simular acções executadas pelo utilizador (seleccionar, aplicar formatações, criar gráficos, inserir imagens ). Criar macros de comando Existem duas possibilidades de criação de macros: uma através da utilização do gravador de macros do Excel, e a outra digitando as instruções numa folha chamada Módulo. Vamos apenas mostrar como criar através da utilização do gravador de macros. A título de exemplo, vamos começar por criar uma macro simples, cujo objectivo é imprimir 2 cópias da folha activa. Para tal, execute os seguintes passos: 1. Abra uma folha de Microsoft Excel já existente e no friso Ver clique na seta de Macros e de seguida em Gravar Macro 2. Surgirá a seguinte caixa de diálogo, na qual vai indicar o nome da macro em Nome da macro e uma tecla de atalho de o desejar. 3. Relativamente ao local onde a macro é guardada existem três hipóteses: No livro pessoal de macros - a macro é armazenada no ficheiro Pessoal que está sempre aberto. Não é necessário gravá-lo pois o Excel executa essa tarefa. Se pretende macros sempre disponíveis é esta opção que deve seleccionar. Neste Livro - a macro fica armazenada no livro corrente (opção ligada por defeito) Num novo Livro - a macro é armazenada num novo livro 4. Em Descrição, pode descrever o tipo de operações que irá realizar esta macro. 5. Depois, dê um clique no botão OK; vai, assim, iniciar o processo de gravação.

34 6. Clique no botão do Microsoft e escolha Imprimir. Na caixa de diálogo da impressão, altere o nº de cópias para No friso Ver, após clicar na seta do botão Macros, pare a gravação da macro seleccionando a opção Terminar gravação. Executar a macro A macro pode ser executada de diversas formas. Quando foi criada, caso lhe tenha sido atribuída uma tecla de atalho (CTRL+ ), pode ser executada a partir dessa tecla de atalho. Caso contrário, poderá sempre dar ordem de execução clicando na seta de Macros, de seguida em Ver macros e clicando no botão Executar.

MANUAL DO EXCEL. Para formatar os dados de uma Célia ou de um grupo de célula, proceda do seguinte modo:

MANUAL DO EXCEL. Para formatar os dados de uma Célia ou de um grupo de célula, proceda do seguinte modo: MANUAL DO EXCEL FORMATAÇÃO DOS DADOS NAS CÉLULAS Um formato define a forma como deve aparecer o resultado de uma célula ou de um grupo de células, não provocando qualquer alteração ao seu conteúdo. Trata-se

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO...

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO... INTRODUÇÃO... 2 Noção de processador de texto... 2 O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 Área de trabalho... 3 Barra de menus... 3 Barras de ferramentas... 4 Réguas... 5 Botões de visualização... 5 Barra de estados...

Leia mais

Manual Prático. Elisabete Aguiar

Manual Prático. Elisabete Aguiar Manual Prático Elisabete Aguiar Índice A BARRA DE OPÇÕES... 4 Abrir um documento existente... 6 Guardar um documento Word... 7 Ambiente de Trabalho no Microsoft Word 2007... 9 Configuração de Páginas...

Leia mais

Microsoft Excel: # 1

Microsoft Excel: # 1 Microsoft Excel O que é? É um poderoso programa de folha de cálculo Para que serve? Serve para facilitar a gestão de vastos conjuntos de informação que envolvam principalmente o cálculo de dependências

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS

INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS Curso Educação e Formação de Adultos Nível Básico Microsoft Word UFCD 0754 Processador de Texto Formador FICHA TÉCNICA NOME DO MANUAL Microsoft Word AUTOR DESTINATÁRIOS Formandos do curso de Instalação

Leia mais

Domine o Word Professor: Rafael Henriques

Domine o Word Professor: Rafael Henriques Domine o Word 2010 Professor: 1 08-03-2016 Rafael Henriques Sumário Introdução aos Processadores de texto; Microsoft Word 2010 O ambiente de trabalho O Friso Os Tabuladores do Word 2010; Realização e correcção

Leia mais

Dispor e organizar folhas de cálculo

Dispor e organizar folhas de cálculo Dispor e organizar folhas de cálculo O Excel fornece várias funcionalidades para o ajudar a trabalhar e visualizar com as folhas de cálculo. Fixar linhas e colunas Pode fixar (ou bloquear) linhas e colunas

Leia mais

Desenho/Formas SmartArt

Desenho/Formas SmartArt Desenho/Formas SmartArt 1 WordArt Para criar textos com efeitos Gráficos Embora o Word 2007 seja um processador de texto, permite a criação de gráficos em tudo semelhantes à folha de cálculo Excel 2007.

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD 2007 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0754 Processador de Texto, com a duração de 50 horas Microsoft Word 2007 Para criar um

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Iniciação à Informática Dr. Manuel Monteiro Conteúdo 5 Folha de Cálculo Conceitos básicos Os programas denominados de folhas de cálculo permitem aos seus utilizadores elaborar documentos com cálculos,

Leia mais

TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD [André Coutinho]

TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD [André Coutinho] TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD 2010 [André Coutinho] O QUE É UM PROCESSADOR DE TEXTO? É uma ferramenta; permite produzir documentos diversos, utilizando diferentes

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 2 Processador de texto Microsoft Word 2007 2008 Unicenter. Todos os direitos reservados Sobre o Word 2007 O Microsoft Word é um programa que faz parte das

Leia mais

Microsoft Excel: # 1

Microsoft Excel: # 1 Microsoft Excel O que é? É um poderoso programa de folha de cálculo Para que serve? Serve para facilitar a gestão de vastos conjuntos de informação que envolvam principalmente o cálculo de dependências

Leia mais

1 o º ciclo. Índice TUTORIAL

1 o º ciclo. Índice TUTORIAL 1 o º ciclo Índice ABRIR O EXCEL 2 O ambiente de trabalho do Excel.3 O botão do Office 4 OPERAÇÕES COM FOLHAS DE CÁLCULO.. 4 Criar um documento novo 4 Colunas, linhas e células. 5 Inserir Fórmulas 6 TUTORIAL

Leia mais

Microsoft Excel

Microsoft Excel 1 O Microsoft Excel 2003, além de pertencer ao Microsoft Office 2003, tem a particularidade de ser o software desenvolvido para se trabalhar com cálculos, listas de dados, operações matemáticas entre muitas

Leia mais

ANO LECTIVO 2008/2009. Planificação Médio Prazo. 8º Ano Área de Projecto. Horário Semanal: 1 Bloco de 90 min

ANO LECTIVO 2008/2009. Planificação Médio Prazo. 8º Ano Área de Projecto. Horário Semanal: 1 Bloco de 90 min DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALENTEJO CENTRO DA ÁREA EDUCATIVA DO BAIXO ALENTEJO E ALENTEJO LITORAL ESCOLA SECUNDÁRIA DE MANUEL DA FONSECA SANTIAGO DO CACÉM ANO LECTIVO 2008/2009 Planificação Médio

Leia mais

MANUAL DE MICROSOFT EXCEL 2003 Sem bichos de sete cabeças

MANUAL DE MICROSOFT EXCEL 2003 Sem bichos de sete cabeças MANUAL DE MICROSOFT EXCEL 2003 Sem bichos de sete cabeças Trabalho realizado para Metodologia de Investigação I para a Professora M. Isabel Chagas por: Deolinda Canelo Dulce Mourato Sandra Gaspar Eugénia

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

MANUAL Formação: TIC (Word) Maio a Jul/2011

MANUAL Formação: TIC (Word) Maio a Jul/2011 AULA Nº 13 (29/06/2011) MANUAL Criar Tabela em Excel (folha de cálculo) 1ª Regra p/ utilizar o Excel: Por defeito em o Excel encosta à esquerda o texto e os números à direita Iniciar a tabela colocando

Leia mais

INICIAÇÃO AO EXCEL Renato Albuquerque abril de 2016

INICIAÇÃO AO EXCEL Renato Albuquerque abril de 2016 Noções básicas Vamos trabalhar com o Microsoft Office EXCEL 2010, software que está instalado em todos os computadores da escola. O EXCEL é uma folha de cálculo eletrónica, isto é, um programa que permite

Leia mais

Tabelas Dinâmicas Excel

Tabelas Dinâmicas Excel 1º Trim 2º Trim Jan Fev Mar Abr Mai Jun Marca A Família Marca B 1 Marca C Família Marca D 2 Marca E Viseu Aveiro Porto Centro-I Braga Norte-A Guimarães Excel 1 O que são? São tabelas interactivas que resumem

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

MANUAL Formação: TIC (Word) Maio/2011

MANUAL Formação: TIC (Word) Maio/2011 Formatar colunas (1, 2 ou 3 ) Limites à volta do texto: Pág. 1/21 Capitulares Maiúsculas / Minúsculas Seleccionar a opção pretendida: (não esquecer que tem de estar já seleccionado o texto ao qual se pretende

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest Backoffice... 3 1 4. Confirmar desenho de mesas...... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5.

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD 2007 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0754 Processador de Texto, com a duração de 50 horas Microsoft Word 2007 APRESENTAÇÃO:

Leia mais

777 Processador de Texto

777 Processador de Texto Word 2007 777 Processador de Texto Microsoft Office Word 2007 Microsoft Office 2007 Processador de texto Formadora: Sónia Rodrigues 1 Formadora: Sónia Rodrigues 2 Introdução Microsoft Office Word 2007,

Leia mais

Figura Formate os valores apresentados em euros, com o respectivo símbolo e zero casas

Figura Formate os valores apresentados em euros, com o respectivo símbolo e zero casas TIC Tecnologias de Informação e Comunicação Professor: Marcos Alvarães 1. Criar gráficos 1.1. O Microsoft Excel suporta inúmeros tipos de gráfico para o ajudar a apresentar os dados de forma relevante

Leia mais

Exercício 1. Quadro Formatar células. Separador Alinhamento. Cláusula Unir Células

Exercício 1. Quadro Formatar células. Separador Alinhamento. Cláusula Unir Células Exercício 1 1- Abra um novo Livro no Microsoft Excel. Com a ajuda do rato clique no botão Iniciar que se encontra no canto inferior esquerdo do seu ambiente de trabalho, aponte para Programas menu Microsoft

Leia mais

A Professora: Vanda Pereira. Ambiente de Trabalho. Estrutura de uma Folha de Cálculo. Microsoft Office Excel Módulo 1

A Professora: Vanda Pereira. Ambiente de Trabalho. Estrutura de uma Folha de Cálculo. Microsoft Office Excel Módulo 1 1 A Professora: Vanda Pereira Ambiente de Trabalho e Estrutura de uma Folha de Cálculo Módulo 1 Microsoft Office Excel 2010 Introdução à folha de cálculo O ambiente de trabalho do Microsoft Excel 2 O ambiente

Leia mais

Folha de Cálculo. Manual de Apoio. Fórmulas e Gráficos

Folha de Cálculo. Manual de Apoio. Fórmulas e Gráficos Folha de Cálculo Manual de Apoio Fórmulas e Gráficos Copyright Copyright 2006 Escola Secundária Artística de Soares dos Reis, Carla Mansilha, Alexandre Martins. É permitido copiar, distribuir e/ou modificar

Leia mais

Impressão de trabalhos

Impressão de trabalhos Impressão de trabalhos O comando Imprimir, no menu ficheiro ou botão da Barra de ferramentas padrão, permite imprimir um documento. Antes de mandar imprimir um trabalho no Excel, é recomendável começar

Leia mais

Interface. Movimentação na planilha

Interface. Movimentação na planilha EXCEL Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado. As planilhas eletrônicas são programas que se assemelham a uma folha de trabalho, na qual podemos colocar dados ou valores em forma de tabela

Leia mais

Praticar os princípios da ordenação, cópia de formatos, hifenização, trabalho com múltiplos documentos, modos de visualização e impressão.

Praticar os princípios da ordenação, cópia de formatos, hifenização, trabalho com múltiplos documentos, modos de visualização e impressão. Sessão nº 7 Mais opções de formatação e impressão Objectivos: Praticar os princípios da ordenação, cópia de formatos, hifenização, trabalho com múltiplos documentos, modos de visualização e impressão.

Leia mais

OpenOffice.org. tutorial apresentação

OpenOffice.org. tutorial apresentação tutorial apresentação Criar uma nova apresentação Assistente Apresentação Inserir diapositivos Seleccionar diapositivos Formatar uma página Formatar diapositivos Vistas do espaço de trabalho Iniciar apresentação

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Iniciação à Informática Dr. Manuel Monteiro Conteúdo 4 Processamento de Texto Conceitos básicos Os programas denominados de processador de texto oferecem um conjunto de meios que facilitam a elaboração

Leia mais

UFCD 778 Folha de Cálculo Formadora: Sónia Rodrigues

UFCD 778 Folha de Cálculo Formadora: Sónia Rodrigues UFCD 778 Formadora: Sónia Rodrigues UFCD 778 - - Operação e Programação Objectivos da UFCD: Utilizar e programar aplicações informáticas de folha de cálculo. UFCD 778 - - Operação e Programação 2 1 Folha

Leia mais

Modulo 2 Gestão de Base

Modulo 2 Gestão de Base Didáxis - Escola Cooperativa de Vale S. Cosme Modulo 2 Gestão de Base de Dados Aula Nº 55 / 56 09-01-2008 Sumário: Programa de gestão de bases de dados. Introdução ao estudo das tabelas. 2 Gestão de Base

Leia mais

Subdomínios de Desenvolvimento. Dados e estatísticas

Subdomínios de Desenvolvimento. Dados e estatísticas SD Subdomínios de Desenvolvimento Dados e estatísticas Dados e estatísticas (LibreOffice Calc) Vais agora aprender a utilizar uma excelente ferramenta para a realização de cálculos e que dispõe de inúmeras

Leia mais

Gestão de Base de dados Formulários

Gestão de Base de dados Formulários Gestão de Base de dados Formulários Ano Letivo 2014/2015 Professora: Vanda Pereira Formulários Os Formulários constituem uma outra forma de visualizar os dados armazenados nas tabela ou disponibilizados

Leia mais

Gestão de Base de dados Tabelas e Chaves

Gestão de Base de dados Tabelas e Chaves Gestão de Base de dados Tabelas e Chaves Ano Letivo 2014/2015 Professora: Vanda Pereira Criar tabelas Considerações importantes: Os nomes das tabelas deverão ter por base as entidades que representam.

Leia mais

Disciplina TIC Professor: Ano Letivo 2014/2015 7º/8ºAno. Microsoft Word 2010

Disciplina TIC Professor: Ano Letivo 2014/2015 7º/8ºAno. Microsoft Word 2010 Disciplina TIC Professor: Ano Letivo 2014/2015 7º/8ºAno Microsoft Word 2010 1. Ambiente de Trabalho 2. Utilização do Teclado 3. Configuração das Páginas 4. Formatação de um Documento Disciplina TIC 2 1.

Leia mais

EXCEL Atividade Prática

EXCEL Atividade Prática EXCEL Atividade Prática Construa a Planilha exatamente conforme a figura abaixo (o gráfico será feito posteriormente). Siga as instruções contidas nas observações abaixo e utilize os Comandos básicos apresentados

Leia mais

Apostila de Excel 2007

Apostila de Excel 2007 1 Apostila de Excel 2007 Índice 1-Guias do excel... 3 1.1 Início... 3 1.2 Inserir... 4 1.3 Layout de Página... 5 1.4 Formulas... 6 1.5 Dados... 7 1.6 Revisão... 8 1.7 Exibição... 9 2 Conceito de células...

Leia mais

Exercício 43. Página 51. Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros

Exercício 43. Página 51. Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros Exercício 43 Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros Siga os seguintes passos: 1. Crie um novo livro de nome Formulário 2. Altere o nome da 1ª. folha para Formulário 3. Altere o

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Microsoft Excel: # 1

Microsoft Excel: # 1 Microsoft Excel O que é? É um poderoso programa de folha de cálculo Para que serve? Serve para facilitar a gestão de vastos conjuntos de informação que envolvam principalmente o cálculo de dependências

Leia mais

Vantagens da Folha de Cálculo. UFCD 3776 Informática folha de cálculo e base de dados. Formadora: Sónia Rodrigues.

Vantagens da Folha de Cálculo. UFCD 3776 Informática folha de cálculo e base de dados. Formadora: Sónia Rodrigues. UFCD 776 Informática folha de cálculo e base de dados Objectivos da UFCD: Utilizar aplicações informáticas de folha de cálculo e de base de dados. UFCD 776 Informática folha de cálculo e base de dados

Leia mais

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / Atividade 2

Escola Secundária c/ 3º Ciclo de Ferreira Dias. CURSOS PROFISSIONAIS Ano Letivo 2012 / Atividade 2 Atividade 2 Nesta ficha deve executar um conjunto de instruções sobre uma folha de cálculo no computador do laboratório e submete-la no Moodle. 1. A primeira tarefa a efectuar depois de abrir um novo livro

Leia mais

Versão provisória. Folha de Cálculo: Microsoft Excel Instituto Politécnico de Tomar. Escola Superior de Gestão

Versão provisória. Folha de Cálculo: Microsoft Excel Instituto Politécnico de Tomar. Escola Superior de Gestão Instituto Politécnico de Tomar Folha de Cálculo: Microsoft Excel 2003 Escola Superior de Gestão Área Interdepartamental de Tecnologias de Informação e Comunicação Versão provisória Folha de cálculo c Conceito

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação 10º ano INTRODUÇÃO AO EXCEL. Basicamente uma folha de cálculo é uma enorme folha dividida em linhas e colunas.

Tecnologias da Informação e Comunicação 10º ano INTRODUÇÃO AO EXCEL. Basicamente uma folha de cálculo é uma enorme folha dividida em linhas e colunas. INTRODUÇÃO AO EXCEL Introdução A primeira folha de cálculo apareceu por volta de 1978/79 graças à ideia de um estudante da Universidade de Harvard, Dan Brickling que trabalhava com professores a fazerem

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Escola EB 2,3 de Amares

Escola EB 2,3 de Amares Manual da Acção de Formação INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Escola EB 2,3 de Amares 2006/2007 ÍNDICE 1. CORREIO ELECTRÓNICO... 3 1.1. INTRODUÇÃO AO CORREIO ELECTRÓNICO... 3 1.2. CRIAÇÃO

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 32 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Produtividade é resultado do esforço inteligente

Produtividade é resultado do esforço inteligente Produtividade é resultado do esforço inteligente Quem Somos Empresa especializada em melhoria de processos através de: Soluções em Office; Desenvolvimento de Sistemas; Treinamentos; Palestras e; Assessorias.

Leia mais

Tecnologias da informação e comunicação

Tecnologias da informação e comunicação TIC Excel Tecnologias da informação e comunicação Módulo n.º 1 (32 horas) Folha de cálculo MS Excel Módulo n.º 2 (32 horas) Gestão de bases de dados MS Access Módulo n.º 3 (36 horas) Páginas web Avaliação

Leia mais

Oficina: Planilha Eletrônica

Oficina: Planilha Eletrônica Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Curso de Formação O uso pedagógico do Excel

Curso de Formação O uso pedagógico do Excel Ficha 2 Curso de Formação O uso pedagógico do Excel Operações Básicas o Introdução e edição de dados; o Inserir uma folha de cálculo; Conteúdos o Inserir colunas e linhas; o Efetuar cálculos simples, utilizando

Leia mais

Folhas de Cálculo Utilização do Microsoft Excel

Folhas de Cálculo Utilização do Microsoft Excel Folhas de Cálculo Utilização do Microsoft Excel Apontamentos baseados em: Folhas de Cálculo Utilização do Microsoft Excel, António Tavares, 2001 Livro = Ficheiro 1 Estrutura da Apresentação Alguns Conceitos

Leia mais

CURSO: Descrição do Curso

CURSO: Descrição do Curso INFORMÁTICA PACOTE 3. OFFICE Carga horária WINDOWS, WORD, EXCEL E POWERPOINT NIVEL BÁSICO Destinatários CURSO: Objectivos do Curso O presente curso tem como objectivos dotar os formandos de conhecimentos

Leia mais

C.E.F. 2.º ano. Professora: Sónia Rodrigues AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ARISTIDES DE SOUSA MENDES Escola Básica Aristides de Sousa

C.E.F. 2.º ano. Professora: Sónia Rodrigues AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ARISTIDES DE SOUSA MENDES Escola Básica Aristides de Sousa AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ARISTIDES DE SOUSA MENDES 171529 Escola Básica Aristides de Sousa Mendes 340339 Póvoa de Santa Iria C.E.F. 2.º ano Módulo 5 Folha de Cálculo Tecnologias de Informação e Comunicação

Leia mais

777 Processador de Texto

777 Processador de Texto 777 Processador de Texto Microsoft Office Word 2007 Formadora: Sónia Rodrigues 1 Word 2007 Microsoft Office 2007 Processador de texto Formadora: Sónia Rodrigues 2 1 Introdução Microsoft Office Word 2007,

Leia mais

Propriedades/Formatos: Nome + Visibilidade +Fundo. Visibilidade + Altura. Visibilidade + Largura

Propriedades/Formatos: Nome + Visibilidade +Fundo. Visibilidade + Altura. Visibilidade + Largura Formatação de Folhas de Cálculo 1 Visão geral Formatação de Linhas, Colunas e Folhas Formatação de Células Alinhamento, Tipo de Letra, Limites e Padrões Formatos Numéricos Formatos Numéricos Incorporados

Leia mais

Criar e Apresentar Apresentações

Criar e Apresentar Apresentações Criar e Apresentar Apresentações Manuel Cabral Reis UTAD Departamento de Engenharias Curso de Ciências da Comunicação Disciplina de Introdução à Informática 1 Transição dos Slides Podem ser usadas várias

Leia mais

UFCD 786 Instalação e configuração de sistemas de bases de dados

UFCD 786 Instalação e configuração de sistemas de bases de dados Pág 2 UFCD 786 Instalação e configuração de sistemas de bases de dados Formadora Elsa Almeida Índice 1 Introdução... 3 2 Formulários... 4 2.1 Criar Formulários... 4 2.2 Inserção de Novos Registos e Manipulação

Leia mais

Folha de cálculo. Conceitos básicos. Criação de uma folha de cálculo. Formatação de uma folha de cálculo. Geração de gráficos

Folha de cálculo. Conceitos básicos. Criação de uma folha de cálculo. Formatação de uma folha de cálculo. Geração de gráficos Conceitos básicos Criação de uma folha de cálculo Formatação de uma folha de cálculo Geração de gráficos O Microsoft Excel é uma poderosa folha de cálculo electrónica usada por milhares de utilizadores

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO:

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: Monte Aprazível 2011 O Word 2007 é o processador de texto mais conhecido e utilizado

Leia mais

Gráficos. Utilização do Assistente de Gráficos Propriedades, opções globais e formatação de Gráficos

Gráficos. Utilização do Assistente de Gráficos Propriedades, opções globais e formatação de Gráficos Gráficos Conceitos fundamentais Séries, categorias e pontos de dados Os elementos de um gráfico 2D e 3D Tipos de Gráficos Construção de Gráficos Utilização do Assistente de Gráficos Propriedades, opções

Leia mais

Escola Sec. do Padrão da Légua OE: TIC Ano: 2008/2009

Escola Sec. do Padrão da Légua OE: TIC Ano: 2008/2009 Ficha de Trabalho: Aula 05 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Como já sabes o SOFTWARE pode ser de sistema ou de aplicação, conforme seja um conjunto de programas responsáveis pelo funcionamento do

Leia mais

Introdução ao Excel. Liliana OPI 2

Introdução ao Excel. Liliana OPI 2 Introdução ao Excel Liliana OPI 2 Índice 1. Introdução do Excel 4 1.1 Iniciação da folha de cálculo Excel 5 1.2 Estrutura geral de uma folha de cálculo 5 1.3 O Ambiente de trabalho da folha de cálculo

Leia mais

Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários.

Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários. BARRA DE FERRAMENTAS DE FORMULÁRIOS Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários. A Barra de Ferramentas de Formulário contém objectos gráficos

Leia mais

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra CURSOS PROFISSIONAIS. Atividade 23

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra CURSOS PROFISSIONAIS. Atividade 23 Atividade 23 Nesta ficha deve executar um conjunto de instruções sobre uma folha de cálculo no computador do laboratório e submete-la para o email tic.profissionais@gmail.com. 1. A primeira tarefa a efetuar

Leia mais

Windows 95/98/Me/2000

Windows 95/98/Me/2000 Windows 95/98/Me/2000 Mais que um Sistema Operativo, o MS-Windows é um ambiente de trabalho que simula no ecrã o trabalho diário sobre uma secretária. A ideia base do MS-Windows foi a de esconder a organização

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

Escola Profissional Agrícola de Lamego Ano Lectivo 2008 / 2009

Escola Profissional Agrícola de Lamego Ano Lectivo 2008 / 2009 OBJECTIVOS / COMPETÊNCIAS Elaborar e editar documentos Identificar os comandos e operações básicas Executar operações básicas de elaboração e edição do documento CONTEÚDOS PROCESSAMENTO DE TEXTO Introdução

Leia mais

É proibida a reprodução total ou parcial por quaisquer meios, sem autorização escrita da Angola2learn.

É proibida a reprodução total ou parcial por quaisquer meios, sem autorização escrita da Angola2learn. Título Autora Carla Gonçalves Todos os direitos desta edição são reservados à Angola2learn. É proibida a reprodução total ou parcial por quaisquer meios, sem autorização escrita da Angola2learn. Este livro

Leia mais

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t M a n u a l d e U t i l i z a d o r w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t Índice 1 INTRODUÇÃO... 1 1.1 REQUISITOS DO SISTEMA... 1 1.2 INSTALAÇÃO... 1 1.3 PRIMEIRA EXECUÇÃO... 1 1.3.1 Seleccionar

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR - Informática ANO: 10º TICP ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/6

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR - Informática ANO: 10º TICP ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/6 ANO: 10º TICP ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/6 Módulo 1 Folha de Cálculo Conceitos básicos o Introdução o O que podemos fazer com o Microsoft Excel o Estrutura geral de uma folha de cálculo o Iniciar o Microsoft

Leia mais

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR

BMLABEL MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Ao executar o programa abre-se uma janela com a lista das empresas registadas e 2 menus activos: Menu Seleccionar para seleccionar a empresa. Menu Sair para sair da aplicação. Para

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Operação com processadores de texto 1º Período Instalar, configurar e operar com software de escritório.

Operação com processadores de texto 1º Período Instalar, configurar e operar com software de escritório. Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Ano lectivo 2011/2012 Prof. Carla Granadeiro Curso de Educação e Formação (CEF) Tipo 3 Operador de Sistemas Informáticos Planificação Anual da disciplina

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

Introdução ao AutoCAD Capitulo III: Ecrã do AutoCAD e Operações de selecção

Introdução ao AutoCAD Capitulo III: Ecrã do AutoCAD e Operações de selecção Introdução ao AutoCAD Capitulo III: Ecrã do AutoCAD e Operações de selecção João Manuel R. S. Tavares de selecção 2 Objectivos Aumentar e diminuir a ampliação de um desenho por diferentes métodos; Aplicar

Leia mais

Programa de formaça o de Excel Nível 1 (482)

Programa de formaça o de Excel Nível 1 (482) Programa de formaça o de Excel Nível 1 (482) Conteúdo Denominação do curso de formação:... 1 Objetivo Geral... 1 Destinatários... 1 Requisitos... 1 Critérios de seleção dos formandos... 2 Modalidade e

Leia mais

Manual do Microsoft Word

Manual do Microsoft Word Manual do Microsoft Word Capítulo 1- Ambiente de Trabalho 1. AMBIENTE DE TRABALHO... 3 1.1. BARRA DE TÍTULO... 3 1.2. BARRA DE MENUS... 4 1.3. BARRAS DE FERRAMENTAS... 5 2. MANIPULAÇÃO DE DOCUMENTOS...

Leia mais

Manual Prático Microsoft Word 2007 Pedro Filipe C. Jesus

Manual Prático Microsoft Word 2007 Pedro Filipe C. Jesus FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual Prático Microsoft Word 2007 Formatar A maioria das funções de formatação de texto pode ser feita simplesmente com o rato, depois de seleccionado o texto a formatar. Pode formatar

Leia mais

Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4097 - Excel 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Microsoft Excel 2010 1.1. Novidades do Excel 2010... 21 1.2. Abrir o Programa... 22 1.3. Janela do Excel

Leia mais

Base de Dados de Gestão de Anilhagem e Recapturas Manual do Utilizador

Base de Dados de Gestão de Anilhagem e Recapturas Manual do Utilizador 4 - ANILHAGEM QUADRO DE INSERÇÃO DE DADOS DE ANILHAGEM Ao seleccionar o botão Anilhagem, obtêm-se acesso ao quadro de inserção de dados de anilhagem, cujo aspecto pode ser visto nas figuras 22 e 22a, uma

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

Criar sequências/sucessões/progressões com alça de arrastamento

Criar sequências/sucessões/progressões com alça de arrastamento Inserir linhas e colunas O Excel trabalha à esquerda da coluna selecionada e acima da linha selecionada. Depois de selecionares uma linha ou uma coluna, coloca o cursor do rato sobre a mesma, clica no

Leia mais

AULA TEÓRICA 11 Tema 7. Introdução ao Microsoft Access (cont.)

AULA TEÓRICA 11 Tema 7. Introdução ao Microsoft Access (cont.) AULA TEÓRICA 11 Tema 7. Introdução ao Microsoft Access (cont.) Ø Listas de pesquisa Ø Edição e formatação de tabelas Ø Ordenação de dados Ø Relações entre tabelas Ø Consultas Ø Relatórios Ø Formulários

Leia mais

TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10

TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10 TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10 Índice 1. BARRA DE FERRAMENTAS... 2 2. BARRA DE MENUS:... 3 Menu FICHEIRO... 3 -GUARDAR PÁGINA COMO ITEM DA GALERIA... 3 - IMPRIMIR... 4 Menu EDITAR... 4 - CLONAR...

Leia mais

3 o º ciclo. Índice TUTORIAL

3 o º ciclo. Índice TUTORIAL 3 o º ciclo Índice ABRIR O EXCEL... 2 O ambiente de trabalho do Excel... 3 Inserir e apagar linhas e colunas... 4 Formatação de células Dimensões... 5 Formatação de células Cores e Limites... 6 Os frisos

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

Manual de Instruções NSS Editor MANUAL DE INSTRUÇÕES. Editor de bases de dados NSS EDITOR

Manual de Instruções NSS Editor MANUAL DE INSTRUÇÕES. Editor de bases de dados NSS EDITOR MANUAL DE INSTRUÇÕES Editor de bases de dados NSS EDITOR Manual de Instruções Editor de bases de dados NSS Editor 1. Introdução Este manual aplica-se ao software de edição de bases de dados para indicadores

Leia mais

Corrigir um valor de erro

Corrigir um valor de erro Corrigir um valor de erro Se uma fórmula não conseguir avaliar adequadamente um resultado, o Microsoft Office Excel mostrará um valor de erro. Cada tipo de erro tem causas e soluções diferentes. Corrigir

Leia mais