IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES DE PÓS- OPERATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES DE PÓS- OPERATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA 1"

Transcrição

1 1 IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES DE PÓS- OPERATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA 1 IMPORTANCE OF RESPIRATORY PHYSIOTHERAPY IN POSTOPERATIVE PATIENTS OF BARIATRIC SURGERY 1 Lorena Neves Siqueira Ferreira 2, Giulliano Gardenghi 3 1 Artigo apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia Cardiopulmonar e Terapia Intensiva/Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 2 Fisioterapeuta: Pós-Graduanda em Fisioterapia Cardiopulmonar e Terapia Intensiva/Pontifícia Universidade Católica de Goiás; lorenansferreira@gmail.com 3 Orientador: Doutor em Ciências, Área de Concentração: Cardiologia, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Coordenador Científico e Professor de pós-graduação CEAFI/Pontifícia Universidade Católica de Goiás; coordenacao.cientifica@ceafi.com.br

2 2 Resumo: Introdução: A obesidade é uma desordem grave que reduz a expectativa de vida, aumenta o risco de desenvolver doenças e provoca distúrbios de ordem emocional. O objetivo deste estudo foi analisar a importância da fisioterapia respiratória em pacientes de pósoperatório submetidos à cirurgia bariátrica, apresentando algumas técnicas que podem ser desenvolvidas para intervenção nas complicações pulmonares desses pacientes. Métodos: A pesquisa foi essencialmente bibliográfica com delimitação temporal de 2005 a Foram utilizados para seu desenvolvimento 1 livro com idioma em português e 21 artigos científicos originais e de revisão localizados na SCIELO, LILACS e BIREME. Discussão: A fisioterapia melhora os volumes pulmonares e a capacidade de movimentos. Recursos e técnicas fisioterapêuticas são indicados para prevenção, tratamento, redução do risco e gravidade das complicações pulmonares pós-operatórias de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Conclusão: São várias as técnicas que podem ser utilizadas, elas vão desde a mais simples, sem o uso de dispositivos, realizadas apenas com o manejo de movimentos naturais tecnicamente observados, até as mais complexas, que utilizam dispositivos de alta tecnologia. Assim, o profissional de fisioterapia deve estar sempre atualizado e preparado para unir experiência e conhecimento técnico a favor da qualidade de vida de pacientes de pósoperatório submetidos à cirurgia bariátrica. Palavras-chave: complicações pulmonares, pós-operatório, cirurgia bariátrica. Abstract: Introduction: Obesity is a serious disorder that reduces life expectancy, increases the risk of developing diseases and causes emotional disorders. The aim of this study was to analyze the importance of physiotherapy in patients with post-operative bariatric surgery, presenting some techniques that can be developed for intervention in pulmonary complications in these patients. Methods: A literature search was essentially gated temporal Were used for his first book with language development in Portuguese and 21 original scientific papers and review articles located in SciELO, LILACS and BIREME. Discussion: Physical therapy improves lung volumes and range of motion. Resources and physical therapy techniques are indicated for the prevention, treatment, reducing the risk and severity of postoperative pulmonary complications in patients undergoing bariatric surgery. Conclusion: There are several techniques that can be used, they range from the simplest, without the use of devices, carried out only with the management of natural movements technically observed, to the most complex, using high-tech devices. Thus, the professional physiotherapy should always be updated and prepared to unite experience and technical knowledge to maintain the quality of life of patients after surgery bariatric surgery. Keywords: pulmonary complications, postoperative bariatric surgery.

3 3 1. Introdução O crescimento do número de pessoas obesas em todo o mundo, principalmente nos países mais ricos, faz com que a obesidade deixe de ser apenas uma questão estética para se transformar em um problema de saúde pública. A obesidade é uma desordem grave que reduz a expectativa de vida, aumenta o risco de desenvolver doenças e provoca distúrbios de ordem emocional. A obesidade é considerada pelos órgãos competentes como a epidemia do século XXI 1. O tratamento da obesidade não é fácil, muitos pacientes acabam recuperando o peso perdido algum tempo após o término do tratamento 2. A cirurgia bariátrica tem sido utilizada para redução do peso corporal e apresenta inegáveis benefícios como melhora geral da qualidade de vida, cura do diabetes e aumento da expectativa de vida 3, sendo comprovadamente o melhor tratamento para a obesidade mórbida. Cabe ressaltar que o resultado dependerá da colaboração ativa do paciente no pré e pósoperatório 4. Os maiores problemas que os pacientes de cirurgia bariátrica enfrentam no período pós-operatório são as complicações pulmonares. O serviço de fisioterapia deve iniciar seu trabalho logo no primeiro dia de pós-operatório, com o objetivo de reduzir a possibilidade de ocorrência dessas complicações 4. O incentivo respiratório na recuperação da dinâmica toracoabdominal em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica pode produzir melhores índices de recuperação da mobilidade toracoabdominal com maior expansibilidade pulmonar após a cirurgia 5. O que justifica a realização desta pesquisa é a importância de se obter informações cientificamente comprovadas e confiáveis sobre os aspectos que envolvem a fisioterapia respiratória em pacientes de pós-operatório de cirurgia bariátrica. Especialmente para os profissionais da área de fisioterapia, que necessitam de conhecimentos seguros para uma atuação mais eficiente no que se refere às técnicas de expansão pulmonar que podem ser usadas para prevenir, reduzir ou tratar as complicações pulmonares pós-operatórias em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. O objetivo deste estudo foi analisar a importância da fisioterapia respiratória em pacientes de pós-operatório submetidos à cirurgia bariátrica, apresentando algumas técnicas que podem ser desenvolvidas para intervenção nas complicações pulmonares desses pacientes.

4 4 2. Métodos Esta pesquisa foi essencialmente bibliográfica com delimitação temporal de 2005 a Foram lidos, estudados, analisados e sintetizados fundamentos teóricos de livros e artigos científicos publicados em meio eletrônico. O estudo do material bibliográfico foi realizado de acordo com as seguintes fases: leitura exploratória; leitura seletiva; análise dos textos; síntese dos textos; interpretação; e exposição do conteúdo. Os textos encontrados relacionados ao assunto foram dispostos segundo o recorte de produção acadêmico-científica que aglutinou investigações e estudos que reunidos formaram a base da redação deste artigo. Foram organizadas e estruturadas as informações encontradas, suas fontes e as reflexões da pesquisa. Para a construção dos textos foi considerado o material concernente e mais apropriado ao tema em estudo, com o objetivo de selecionar a contribuição de cada autor para o assunto em análise. Os descritores utilizados para busca dos artigos publicados nas bases eletrônicas de dados foram: SCIELO, LILACS e BIREME, e as palavras-chaves foram: complicações pulmonares, pós-operatório e cirurgia bariátrica.

5 5 3. Revisão de Literatura A obesidade é um distúrbio do metabolismo energético que ocorre através de um armazenamento excessivo de energia, sob a forma de triglicérides, no tecido adiposo. O processo de armazenamento energético no organismo é regulado pela ingestão e pelo gasto energético 6. A obesidade é fator predisponente para desenvolvimento e agravamento de doenças potencialmente graves da síndrome metabólica, composta pela hipertensão arterial, hiperglicemia, aumento dos níveis de triglicerídeos, dislipidemia e perda de albumina na urina, com impacto direto na morbidade e mortalidade por causa dos seus efeitos em órgãos e sistemas alvo 4. As pesquisas sobre a fisiopatologia da obesidade apresentaram grandes avanços nas últimas décadas, isto significa que os efeitos fisiológicos das diversas técnicas aplicadas para mudanças nos eixos neuro-entéricos reguladores do metabolismo, mediados por neuropeptídeos intestinais, com efeitos importantes na regulação da fome e saciedade, no metabolismo da glicose e na função endócrina pancreática se tornaram mais conhecidas, podendo ser ajustadas a cada indivíduo que sofre com esse distúrbio 4. Devido ao aumento, progressivamente notado, da obesidade é imprescindível que esse distúrbio seja tratado com muita cautela, pois ele é responsável pelo aparecimento de diversas doenças crônicas. Dentre as opções terapêuticas para a obesidade, o tratamento clínico é fundamental e precisa ser incluído inclusive no tratamento cirúrgico, seu objetivo é alterar o estilo de vida do indivíduo obeso, melhorando seu padrão alimentar e motivando a prática de atividade física 7. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica estabelece algumas normas para o tratamento operatório da obesidade. Os pacientes que podem ser submetidos a esse tipo de cirurgia são aqueles portadores de obesidade mórbida com IMC maior ou igual a 40 Kg/m2 registrado durante pelo menos dois anos e que precisam apresentar insucesso em tratamentos conservadores realizados continuamente, também pelo período mínimo de dois anos; e os pacientes com IMC entre 35 e 39,9 Kg/m2, portadores de doenças crônicas desencadeadas ou agravadas pela obesidade 8. As cirurgias para o tratamento da obesidade são classificadas em restritivas, disabsortivas e mistas. Existem vários procedimentos cirúrgicos para o tratamento da obesidade grave. Os mais frequentes empregados são: a derivação gástrica em Y de Roux, a banda gástrica ajustável, as derivações biliopancreáticas e a gastroplastia vertical com bandagem. A cirurgia propicia o emagrecimento através de dois mecanismos principais:

6 6 restrição alimentar e disabsorção intestinal. A primeira é obtida pela redução do reservatório gástrico que recebe o alimento. Por outro lado, a disabsorção é conseguida fazendo-se uma derivação ou desvio intestinal que resulta em menor absorção dos alimentos 9. A redução de intestino é o nome popular de um tipo de cirurgia bariátrica chamada bypass gástrico em Y de Roux. Método muito usado de cirurgia bariátrica que tem como objetivos diminuir a quantidade de alimento que o indivíduo consegue ingerir e reduzir a absorção das comidas ingeridas. A Banda Gástrica Ajustável é um dispositivo de silicone colocado na parte superior do estômago com as finalidades de desacelerar a digestão e estimular a saciedade precoce. Nas derivações biliopancreáticas, parte do estômago é retirado de forma definitiva do organismo. Com a redução do estômago, a quantidade de alimentos que o indivíduo consegue ingerir é bem menor. A gastroplastia vertical com bandagem é um método que usa grampos cirúrgicos para dividir o estômago em duas partes, sendo que a menor é a superior, capaz de limitar o espaço para os alimentos. A comida sai da parte superior para a parte inferior por meio de uma pequena abertura onde é colocada uma bandagem para evitar que ela se alargue 9. Qualquer que seja a técnica aplicada na cirurgia bariátrica, para que o procedimento cirúrgico se torne um sucesso duradouro é de fundamental importância que sejam obedecidos rigorosos critérios de acompanhamento clínico pré e pós-operatório 10. Na intervenção cirúrgica uma série de repercussões surge a partir dos vários procedimentos, os problemas podem ser de origem mecânica ou fisiológica. As principais alterações são a redução da mobilidade diafragmática, da saturação de oxigênio e da função pulmonar, com consequente dor e comprometimento respiratório. Essas repercussões levam ao desenvolvimento de complicações pulmonares pós-operatórias 11. As complicações respiratórias mais observadas em pacientes de cirurgia bariátrica são: embolia pulmonar, atelectasias e pneumonia, estando relacionadas à idade e à hipoventilação. Se o paciente apresentar obesidade mórbida, as disfunções respiratórias são ainda mais complexas, incluindo diminuição da resistência cardiorrespiratória e dispnéia, o que ocasiona quadros com diminuição da ventilação e da complacência torácica, taquipneia e aumento do trabalho muscular respiratório, com altos índices de hipoxemia e fadiga respiratória 12. A obesidade provoca no sistema respiratório uma alteração restritiva por causa da diminuição da complacência da parede torácica. O tecido adiposo em quantidade elevada sobre a caixa torácica a torna mais comprimida e assim menos complacente, alterando a mecânica respiratória. Os indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica, imediatamente após a cirurgia apresentam diminuição de 40% a 50% dos volumes e capacidades pulmonares em

7 7 relação aos seus valores pré-operatórios, por isso devem receber sessões de fisioterapia pelo menos três vezes por semana com a finalidade de melhorar a frequência respiratória e manter a frequência cardíaca. A fisioterapia e a perda de peso após a cirurgia bariátrica melhoraram a capacidade cardiopulmonar e a capacidade de exercícios, possibilitando uma melhor qualidade de vida para os pacientes 13. Após o diagnóstico das complicações relacionadas ao sistema respiratório, é de extrema importância uma avaliação rigorosa tanto clínica quanto fisioterapêutica, para que sejam comprovados os níveis de volumes e capacidades pulmonares, intensidade da dor incisional, adequação dos parâmetros cardiorrespiratórios, tanto no pré quanto no pósoperatório de cirurgias bariátricas 11. A fisioterapia respiratória contribui de forma clínica e terapêutica para a melhora da função pulmonar. Diversas técnicas podem ser utilizadas para recuperação pós-operatória e redução da incidência de complicações pulmonares em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. A escolha do método a ser aplicado depende da identificação da técnica fisioterapêutica mais eficaz, importante ainda é adquirir todas as ferramentas que a fisioterapia respiratória oferece para a adaptação a cada paciente, conforme suas necessidades e sua natureza orgânica, fisiológica e mecânica 11. A intervenção fisioterapêutica proporciona recuperação gradual da dinâmica toracoabdominal. Entre as técnicas que podem ser usadas estão os dispositivos Voldyne, Flutter, Peak Flow e Threshold, que apresentam resultados significativamente bons, revelando-se como eficaz nas respostas pulmonares 5. Condutas após a cirurgia bariátrica para a melhora da função respiratória podem basear-se em manobras de higienização brônquica, reexpansão pulmonar, exercícios respiratórios, treino de padrão respiratório diafragmático e fisioterapia motora. A evolução satisfatória no pós-operatório evidencia a importância da fisioterapia para a recuperação motora e respiratória. Essa evolução ocorre principalmente devido à melhora da expansibilidade torácica e do padrão respiratório. A fisioterapia é importante no pósoperatório de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, pois promove uma melhor recuperação desses pacientes 14. A aplicação da pressão positiva contínua nas vias aéreas, na frequência respiratória, no volume corrente e no volume minuto pode ser um recurso auxiliar da fisioterapia respiratória no tratamento de pacientes em período pós-operatório de cirurgia bariátrica, para a manutenção do volume corrente, porém atenção deve ser tomada durante a aplicação, pois pode haver aumento da frequencia respiratória 15.

8 8 O volume corrente, o volume minuto e a frequência respiratória de indivíduos obesos mórbidos no pós-operatório de cirurgia bariátrica, após a fisioterapia respiratória convencional associada ou não à pressão positiva contínua nas vias aéreas no pré-operatório, não apresentam diferenças significativas entre o pré e o pós-operatório, mas contribui para a manutenção das variáveis respiratórias no pós-operatório 16. A avaliação respiratória e as manobras fisioterapêuticas respiratórias melhoram de forma significativa a frequência e o padrão respiratório das pressões inspiratória e expiratória, e do fluxo expiratório máximo instantâneo, além de contribuir para ausência de complicações pulmonares no pós-operatório de cirurgia bariátrica 17. As pessoas obesas exigem maior força da própria musculatura respiratória, aumentando, assim, o trabalho mecânico para uma adequada ventilação. Isso promove um efeito de treinamento sob a musculatura respiratória, o que justifica que muitas vezes a pressão máxima inspiratória e expiratória fique acima de valores preditos no período de pósoperatório de cirurgia bariátrica 18. Um programa de fisioterapia respiratória com sessões de respirações diafragmáticas, respirações profundas, inspirações sustentadas, respirações profundas em um tempo associado com os membros superiores, em dois tempos associado com os membros superiores, em três tempos associado com os membros superiores e respiron é capaz de melhorar volumes, capacidades pulmonares e força da musculatura respiratória em pacientes obesos mórbidos em preparo pré-operatório para cirurgia bariátrica 19. Pessoas obesas submetidas à cirurgia bariática que recebem fisioterapia respiratória convencional e fisioterapia respiratória convencional associada à estimulação diafragmática elétrica transcutânea no pós-operatório demonstram melhora na amplitude de movimentos respiratórios bem como nos volumes pulmonares e mobilidade toracoabdominal 20. O tratamento fisioterapêutico com exercícios de respirações diafragmáticas, inspirações profundas, fracionadas, estimulação diafragmática elétrica transcutânea e deambulação, utilizando o equipamento Phrenix Dualpex é suficiente para promover uma contração visível e palpável do diafragma. As pessoas obesas submetidas à cirurgia bariátrica que recebem fisioterapia respiratória no pós-operatório apresentam melhora no desempenho na dinâmica dos movimentos respiratórios. Isto está relacionado à descompressão natural que o tórax e o abdome recebem com a diminuição do tecido adiposo e com a melhor dinâmica dos músculos respiratórios, em especial do diafragma 21. O treinamento muscular inspiratório e expiratório aumenta a força muscular e reduz o impacto negativo da cirurgia bariátrica na expansão pulmonar no pós-operatório 22.

9 9 4. Resultados Os diversos estudos encontrados durante o levantamento bibliográfico, que discutem a importância da fisioterapia respiratória em pacientes de pós-operatório submetidos à cirurgia bariátrica, estão relacionados no Quadro 01, que apresenta os autores dos trabalhos científicos, as técnicas que podem ser desenvolvidas para intervenção nas complicações pulmonares desses pacientes, a principal recomendação de cada autor e os benefícios de cada uma delas para os pacientes. Quadro 1. Objetivos e benefícios dos diferentes estudos referentes à importância da fisioterapia respiratória em pacientes de pós-operatório submetidos à cirurgia bariátrica. Autores Técnicas Objetivo Benefícios Guerra FC, Conti D, Depieri TZ, 2005 Brito JN, 2010 Trevisan ME, Soares JC, Rondine TZ, 2010 Fontana HB, Jacinto IC, Paulin E, 2009 Pazzianotto-Forti1 EM et al., 2012 Peixoto-Souza FS et al., Cirurgia Bariátrica - Fisioterapia respiratória - Voldyne, - Flutter, - Peak Flow - Threshould - Manobras de higienização brônquica, - Reexpansão pulmonar, - Exercícios respiratórios, - Treino de padrão respiratório diafragmático - Fisioterapia motora - Pressão Positiva contínua nas vias aéreas, na frequência respiratória, no volume corrente e no volume minuto - Fisioterapia respiratória convencional associada ou não à pressão positiva contínua nas vias aéreas - Perda de Peso - Fisioterapia - Como técnica fisioterapêutica mais eficaz - Como intervenção fisioterapêutica - Para melhor recuperação do paciente - Para a manutenção do volume corrente - Pós-operatório de cirurgia bariátrica - Melhora da capacidade pulmonar - Aumento da capacidade de exercícios - Melhora da qualidade de vida - Melhora da função pulmonar - Recuperação gradual da dinâmica toracoabdominal - Melhora da função respiratória - Melhora da expansibilidade torácica e do padrão respiratório - Auxiliar da fisioterapia respiratória no tratamento de pacientes em período pós-operatório de cirurgia bariátrica - Contribui para a manutenção das variáveis respiratórias no pós-operatório

10 10 Autores Técnicas Objetivo Benefícios - Para melhora da - Contribui para frequência e do padrão - Avaliação respiratória ausência de respiratório das - Manobras complicações pressões inspiratória e fisioterapêuticas pulmonares no pósoperatório de cirurgia expiratória, e do fluxo respiratórias expiratório máximo bariátrica instantâneo Coelho NPMF et al., 2010 Silva AKMB, 2009 Costa D et al., 2009 Forti EMP et al., 2012 Moulim MCB et al., Respirações diafragmáticas, - Respirações profundas, - Inspirações sustentadas, - Respirações profundas em um tempo associado com os membros superiores, - Em dois tempos associado com os membros superiores, - Em três tempos associado com os membros superiores - Respiron - Fisioterapia respiratória convencional - Fisioterapia respiratória convencional associada à estimulação diafragmática elétrica transcutânea - Exercícios de respirações diafragmáticas, - Inspirações profundas, - Fracionadas, - Estimulação diafragmática elétrica transcutânea - Deambulação - Equipamento Phrenix Dualpex - Treinamento muscular inspiratório e expiratório - Como preparo préoperatório para cirurgia bariátrica - Pós-operatório de cirurgia bariátrica - Para promover uma contração visível e palpável do diafragma - Reduzir o impacto negativo da cirurgia bariátrica na expansão pulmonar no pósoperatório - Melhora os volumes, as capacidades pulmonares e a força da musculatura respiratória - Melhora a amplitude de movimentos respiratórios - Os volumes pulmonares - A mobilidade toracoabdominal - Melhora no desempenho - Na dinâmica dos movimentos respiratórios - Descompressão natural do tórax e do abdome - Aumenta a força muscular

11 11 5. Discussão Os estudos usados para a construção desta pesquisa de revisão bibliográfica apontaram que a obesidade é um distúrbio complexo, que pode ser de origem genética, endócrina ou ambiental. O armazenamento excessivo de gordura no organismo pode desencadear uma série de doenças como hipertensão arterial, hiperglicemia, aumento dos níveis de triglicerídeos, dislipidemia e perda de albumina na urina, o que tem impacto direto nos níveis de morbidade e mortalidade, tanto de pessoas adultas como de crianças. Foi registrado que existem várias formas de tratar a obesidade, o tratamento clínico é de fundamental importância e deve ser incluído no tratamento cirúrgico, estratégia usada para o tratamento da obesidade mórbida e de doenças crônicas desencadeadas ou agravadas pela obesidade. Entre os procedimentos cirúrgicos citados neste artigo, os mais frequentes são: a derivação gástrica em Y de Roux, a banda gástrica ajustável, as derivações biliopancreáticas e a gastroplastia vertical com bandagem. Contudo, qualquer que seja a técnica aplicada na cirurgia bariátrica é necessário que o paciente obedeça aos critérios estabelecidos pelo médico e tenha acompanhamento clínico pré e pós-operatório. Com base nos artigos estudados para o desenvolvimento desta pesquisa ficou claro que na intervenção cirúrgica para o tratamento da obesidade ocorrem vários problemas de origem mecânica ou fisiológica, sendo os mais comuns a redução da mobilidade diafragmática, da saturação de oxigênio e da função pulmonar. As conseqüências são dor e comprometimento respiratório. Ressalta-se que as complicações respiratórias da cirurgia bariátrica são: embolia pulmonar, atelectasias, pneumonia, diminuição da resistência cardiorrespiratória e dispnéia. Essas complicações são devidas à diminuição da complacência da parede torácica. Entretanto, a fisioterapia pode melhorar a capacidade cardiopulmonar e a capacidade de exercícios, com visível melhora na qualidade de vida dos pacientes. Foi interessante observar os objetivos da fisioterapia no período pós-operatório de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, entre os quais foram citados neste artigo: melhora da expansibilidade torácica e do padrão respiratório; manutenção do volume corrente; manutenção das variáveis respiratórias; melhora da frequência e do padrão respiratório, das pressões inspiratória e expiratória e do fluxo expiratório máximo instantâneo; melhora dos volumes, capacidades pulmonares e força da musculatura respiratória; melhora na amplitude de movimentos respiratórios, nos volumes pulmonares e mobilidade toracoabdominal; melhora no desempenho da dinâmica dos movimentos respiratórios; e aumento da força

12 12 muscular. As técnicas relacionadas durante a revisão dos textos foram: os dispositivos Voldyne, Flutter, Peak Flow e Threshold; manobras de higienização brônquica; reexpansão pulmonar; exercícios respiratórios; treino de padrão respiratório diafragmático; fisioterapia motora; aplicação da pressão positiva contínua nas vias aéreas, na frequência respiratória, no volume corrente e no volume minuto; fisioterapia respiratória convencional associada ou não à pressão positiva contínua nas vias aéreas; sessões de respirações diafragmáticas; respirações profundas; inspirações sustentadas; respirações profundas em um tempo associado com os membros superiores; em dois tempos associado com os membros superiores; em três tempos associado com os membros superiores; respiron ; fisioterapia respiratória convencional associada à estimulação diafragmática elétrica transcutânea; inspirações profundas fracionadas; estimulação diafragmática elétrica transcutânea; deambulação, utilizando o equipamento Phrenix Dualpex, e treinamento muscular inspiratório e expiratório. Considerando todas essas recomendações, percebe-se a importância da fisioterapia na evolução satisfatória do período pós-operatório de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, pois a intervenção fisioterapêutica proporciona recuperação gradual da dinâmica toracoabdominal. A fisioterapia respiratória contribui de forma clínica e terapêutica para a melhora da função pulmonar. Diversas técnicas podem ser utilizadas e a escolha do método depende da identificação da técnica fisioterapêutica mais eficaz. Ao fisioterapeuta cabe aprimorar seus conhecimentos e adquirir todas as ferramentas que a fisioterapia respiratória oferece para a adaptação a cada paciente, conforme suas necessidades e sua natureza orgânica, fisiológica e mecânica.

13 13 6. Considerações Finais O objetivo deste estudo de revisão foi analisar a importância da fisioterapia respiratória em pacientes de pós-operatório submetidos à cirurgia bariátrica, apresentando algumas técnicas que podem ser desenvolvidas para intervenção nas complicações pulmonares desses pacientes. Em resposta ao objetivo é importante salientar que devido à extensão dos problemas respiratórios que podem ocorrer em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica no período pósoperatório torna-se imprescindível a intervenção fisioterapêutica para que sejam obtidas melhoras na capacidade pulmonar desses pacientes. São várias as técnicas que podem ser utilizadas, elas vão desde a mais simples, sem o uso de dispositivos, realizadas apenas com o manejo de movimentos naturais tecnicamente observados, até as mais complexas, que utilizam dispositivos de alta tecnologia. Assim, o profissional de fisioterapia deve estar sempre atualizado e preparado para unir experiência e conhecimento técnico a favor da qualidade de vida de pacientes de pósoperatório submetidos à cirurgia bariátrica.

14 14 7. Referências 1- Pereira CM. O Papel do Psicólogo no Tratamento da Obesidade Infantil. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. 2011; 43(1): Barros Filho AA. Um quebra-cabeça chamado obesidade. Jornal de Pediatria. 2005; 80(1): Ilias EJ, Kassab P, Malheiros CA. Câncer e obesidade: efeito da cirurgia bariátrica. Revista da Associação Médica Brasileira. 2010; 56(1): Santo MA, Riccioppo D, Cecconello I. Tratamento cirúrgico da obesidade mórbida implicações gestacionais. Revista da Associação Médica Brasileira. 2010; 56(6): Trevisan ME, Soares JC, Rondine TZ. Efeitos de duas técnicas de incentivo respiratório na mobilidade toracoabdominal após cirurgia abdominal alta. Fisioterapia e Pesquisa. 2010; 17(4): Escrivão MAMS et al. Obesidade exógena na infância e na adolescência. Jornal de Pediatria. 2005; 76(3): Nonino-Borges CB, Borges RM, Santos JE. Tratamento clínico da obesidade. Revista de Medicina. 2006; 39(2): Puglia CR. Indicações para o tratamento operatório da obesidade mórbida. Revista da Associação Médica Brasileira. 2005; 50(2): Vilar L. Endocrinologia Clínica. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, Martins J S. Cirurgia Bariátrica: Tratamento na Rede Pública de Saúde. Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC. Criciúma, jul Brito JN. Evidências da fisioterapia nas cirurgias abdominais altas. Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC. Florianópolis, Delgado PM, Lunardi AC. Complicações respiratórias pós-operatórias em cirurgia bariátrica: revisão da literatura. Fisioterapia e Pesquisa. 2011; 18(4): Guerra FC, Conti D, Depieri TZ. Avaliação da capacidade cardiopulmonar no pré e pósoperatório de cirurgia bariátrica: relato de um caso. Arquivos de Ciências e Saúde Unipar. 2005; 9(3): Fontana HB, Jacinto IC, Paulin E. Fisioterapia respiratória e motora no pós-operatório imediato de gastroplastia relato de caso. Arquivos de Ciências e Saúde Unipar. 2009; 13(3): Pazzianotto-Forti1 EM et al. Aplicação da pressão positiva contínua nas vias aéreas em pacientes em pós-operatório de cirurgia bariátrica. Fisioterapia em Pesquisa. 2012; 19(1):

15 Peixoto-Souza FS et al. Fisioterapia respiratória associada à pressão positiva nas vias aéreas na evolução pós-operatória da cirurgia bariátrica. Fisioterapia em Pesquisa. 2012; 19(3): Coelho NPMF et al. A atuação da fisioterapia respiratória no pós-operatório de cirurgia bariátrica. Revista Brasileira de Fisioterapia. 2010; 14(1): Foletto EJ, Gardenghi G. Avaliação da efetividade do treinamento muscular respiratório sobre a mecânica respiratória em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Universidade Católica de Goiás. 2013: Silva AKMB. Efeitos da fisioterapia respiratória pré-operatória em pacientes candidatos à cirurgia bariátrica. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 2009: Costa D et al. Estudo dos volumes pulmonares e da mobilidade toracoabdominal de portadoras de obesidade mórbida, submetidas à cirurgia bariátrica, tratadas com duas diferentes técnicas de fisioterapia. Revista Brasileira de Fisioterapia. 2009; 13(4): Forti EMP et al. Estudo da mobilidade torácica de pacientes portadoras de obesidade mórbida, submetidas à gastroplastia com acompanhamento fisioterapêutico. Revista Brasileira de Fisioterapia. 2012; 16(1): Moulim MCB et al. Avaliação do efeito do treinamento muscular inspiratório préoperatório na PImax e PEmax de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica aberta. Revista Brasileira de Fisioterapia. 2010; 14(1): 460. Endereço para correspondência: Lorena Neves Siqueira Ferreira Rua Construtor Puglise, n. 108, Bairro Maracanãzinho Anápolis Goiás CEP: lorenansferreira@gmail.com

05/05/2014 NOTA TÉCNICA

05/05/2014 NOTA TÉCNICA Data: 05/05/2014 NOTA TÉCNICA 82/2014 Medicamento Material Solicitante Juiz Renato Luís Dresch Procedimento 4ª Vara da Fazenda Pública Municipal Cobertura Processo número: 0847203-25.2014 TEMA: Cirurgia

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

1. RESUMO EXECUTIVO. Data: 19/03/2014 NOTA TÉCNICA 48/2014. Medicamento Material Procedimento Cobertura

1. RESUMO EXECUTIVO. Data: 19/03/2014 NOTA TÉCNICA 48/2014. Medicamento Material Procedimento Cobertura NOTA TÉCNICA 48/2014 Solicitante Des. Vanessa Verdolim Hudson Andrade Processo número: 1.0421.14.000078-5/001 TEMA: Cirurgia bariátrica em paciente com obesidade mórbida Data: 19/03/2014 Medicamento Material

Leia mais

obesidade é uma condição médica crônica de etiologia multifatorial, seu tratamento envolve vários tipos de abordagens.

obesidade é uma condição médica crônica de etiologia multifatorial, seu tratamento envolve vários tipos de abordagens. Cirurgia Bariátrica obesidade é uma condição médica crônica de etiologia multifatorial, seu tratamento envolve vários tipos de abordagens. (Appolinário JC, Abuchaim ALG, Coutinho W et al. Transtornos alimentares

Leia mais

ENFRENTAMENTO DA OBESIDADE ABORDAGEM TERAPÊUTICA

ENFRENTAMENTO DA OBESIDADE ABORDAGEM TERAPÊUTICA ENFRENTAMENTO DA OBESIDADE ABORDAGEM TERAPÊUTICA Obesidade 300 mil mortes / ano; 100 bi dólares / ano; O excesso de peso (IMC >25) acomete de 15% a 60% da população de todos os países civilizados. EUA...

Leia mais

Élsio Paiva Nº 11 Rui Gomes Nº 20 Tiago Santos Nº21. Disciplina : Área de Projecto Professora : Sandra Vitória Escola Básica e Secundária de Fajões

Élsio Paiva Nº 11 Rui Gomes Nº 20 Tiago Santos Nº21. Disciplina : Área de Projecto Professora : Sandra Vitória Escola Básica e Secundária de Fajões Élsio Paiva Nº 11 Rui Gomes Nº 20 Tiago Santos Nº21 Disciplina : Área de Projecto Professora : Sandra Vitória Escola Básica e Secundária de Fajões Introdução ; O que é a obesidade? ; Índice de massa corporal

Leia mais

OS EFEITOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES PÓS- CIRURGIA CARDÍACA

OS EFEITOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES PÓS- CIRURGIA CARDÍACA OS EFEITOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES PÓS- CIRURGIA CARDÍACA Vanessa Mota Lins Eder Rodrigues Machado RESUMO: Introdução: Trata-se de um estudo que sintetizou o conhecimento produzido acerca

Leia mais

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES 1 Copyright 2014 por Publicado por: Diabetes & Você Autora: Primeira edição: Maio de 2014 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta apostila pode

Leia mais

Resposta Técnica 02/2015

Resposta Técnica 02/2015 Resposta Técnica 02/2015 Data: 10/02/2015 Solicitante: Dr. Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes Juiz de direito da 23ª Vara Cível Comarca de Belo Horizonte Processo: 1682880-83.2014.8.13.0024 Ré:

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Organização das Aulas Uma aula de Educação Física é composta por três partes sequenciais, cada uma com objetivos específicos. 1.1 Parte Inicial A parte inicial

Leia mais

Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL)

Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL) Projeto: Unidade de Correção Postural AMIL Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL) Autores: LACOMBE,Patricia, FURLAN, Valter, SONSIN, Katia. Instituição: Instituto

Leia mais

Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006

Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006 Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006 José Cechin Superintendente Executivo Francine Leite Carina Burri Martins Esse texto compara as morbidades referidas

Leia mais

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível.

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível. VALÊNCIAS FÍSICAS RESISTÊNCIA AERÓBICA: Qualidade física que permite ao organismo executar uma atividade de baixa para média intensidade por um longo período de tempo. Depende basicamente do estado geral

Leia mais

PARADA CARDIO-RESPIRATÓRIA EM RECÉM-NASCIDO

PARADA CARDIO-RESPIRATÓRIA EM RECÉM-NASCIDO Protocolo: Nº 46 Elaborado por: Wilhma Castro Ubiratam Lopes Manoel Emiliano Última revisão: 03//2011 Revisores: Manoel Emiliano Ubiratam Lopes Wilhma Alves Samantha Vieira Eduardo Gonçalves PARADA CARDIO-RESPIRATÓRIA

Leia mais

Descobrindo o valor da

Descobrindo o valor da Descobrindo o valor da Ocâncer de mama, segundo em maior ocorrência no mundo, é um tumor maligno que se desenvolve devido a alterações genéticas nas células mamárias, que sofrem um crescimento anormal.

Leia mais

Autores: Cristina Somariva Leandro Jacson Schacht. SESI Serviço Social da Indústria Cidade: Concórdia Estado: Santa Catarina 27/10/2015

Autores: Cristina Somariva Leandro Jacson Schacht. SESI Serviço Social da Indústria Cidade: Concórdia Estado: Santa Catarina 27/10/2015 Autores: Cristina Somariva Leandro Jacson Schacht SESI Serviço Social da Indústria Cidade: Concórdia Estado: Santa Catarina 27/10/2015 REDUÇÃO DE PESO E CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL EM TRABALHADORES DA INDÚSTRIA

Leia mais

Linha de Cuidado da Obesidade. Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas

Linha de Cuidado da Obesidade. Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas Linha de Cuidado da Obesidade Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas Evolução do excesso de peso e obesidade em adultos 0,8% (1.550.993) da população apresenta obesidade grave 1,14% das

Leia mais

Programa de Controle de Peso Corporal

Programa de Controle de Peso Corporal 15 Programa de Controle de Peso Corporal Denis Marcelo Modeneze Mestre em Educação Física na Área de Atividade Física, Adaptação e Saúde na UNICAMP principal objetivo de desenvolver este tema com os alunos

Leia mais

Adaptações Cardiovasculares da Gestante ao Exercício

Adaptações Cardiovasculares da Gestante ao Exercício Desde as décadas de 60 e 70 o exercício promove Aumento do volume sanguíneo Aumento do volume cardíaco e suas câmaras Aumento do volume sistólico Aumento do débito cardíaco que pode ser alcançado Aumento

Leia mais

Efeitos da fisioterapia na força muscular respiratória do idoso: revisão de literatura

Efeitos da fisioterapia na força muscular respiratória do idoso: revisão de literatura Efeitos da fisioterapia na força respiratória do idoso: revisão de literatura Flávia Alves de Abreu 1, Ingrid Maziero Cheles 1, Maíra de Freitas Souza 1, Michelle Pereira Lima 1, Rafael Bossolan 1, Andréa

Leia mais

Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) www.fai.com.br

Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) www.fai.com.br Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) www.fai.com.br LEITE, Gisele Bueno da Silva; MOURA, Karla Senger Pinto de; DORNELAS, Lilian Maria Candido de Souza; BORGES, Juliana Bassalobre Carvalho. Atuação

Leia mais

A INTERVENÇÃO RIME COMO RECURSO PARA O BEM-ESTAR DE PACIENTES COM OSTOMIA EM PÓS- OPERATÓRIO MEDIATO

A INTERVENÇÃO RIME COMO RECURSO PARA O BEM-ESTAR DE PACIENTES COM OSTOMIA EM PÓS- OPERATÓRIO MEDIATO A INTERVENÇÃO RIME COMO RECURSO PARA O BEM-ESTAR DE PACIENTES COM OSTOMIA EM PÓS- OPERATÓRIO MEDIATO Roberta Oliveira Barbosa Ribeiro- Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - São Paulo. Ana Catarina

Leia mais

O que é câncer de estômago?

O que é câncer de estômago? Câncer de Estômago O que é câncer de estômago? O câncer de estômago, também denominado câncer gástrico, pode ter início em qualquer parte do estômago e se disseminar para os linfonodos da região e outras

Leia mais

Que tipos de Diabetes existem?

Que tipos de Diabetes existem? Que tipos de Diabetes existem? -Diabetes Tipo 1 -também conhecida como Diabetes Insulinodependente -Diabetes Tipo 2 - Diabetes Gestacional -Outros tipos de Diabetes Organismo Saudável As células utilizam

Leia mais

0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br

0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br ANS - Nº 34.388-9 0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br Março 2007 Programa de Atenção ao Diabetes O que é diabetes? AUnimed-BH preocupa-se com a saúde e o bem-estar dos seus clientes, por isso investe em

Leia mais

AT I. ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde.

AT I. ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde. AT I ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde. Maringá é integrante da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis e não

Leia mais

A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA

A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NA CIRURGIA BARIÁTRICA 2012 Nara Saade de Andrade Psicóloga graduada pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais Charlisson Mendes Gonçalves Mestrando em Psicologia pela

Leia mais

A SAÚDE DO OBESO Equipe CETOM

A SAÚDE DO OBESO Equipe CETOM A SAÚDE DO OBESO Dr. Izidoro de Hiroki Flumignan Médico endocrinologista e sanitarista Equipe CETOM Centro de Estudos e Tratamento para a Obesidade Mórbida. Diretor do Instituto Flumignano de Medicina

Leia mais

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA.

OUTUBRO. um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA. prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. OUTUBRO ROSA ^ um mes PARA RELEMBRAR A IMPORTANCIA DA ~ prevencao. COMPARTILHE ESSA IDEIA. ~ ^ O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete

Leia mais

A patroa quer emagrecer

A patroa quer emagrecer A patroa quer emagrecer A UU L AL A Andando pela rua, você passa em frente a uma farmácia e resolve entrar para conferir seu peso na balança. E aí vem aquela surpresa: uns quilinhos a mais, ou, em outros

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA Revolução industrial Antes da revolução industrial as pessoas eram mais ativas porque viviam constantemente se movimentando no trabalho na escola,

Leia mais

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata.

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Novembro Azul Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. NOVEMBRO AZUL Mês de Conscientização,

Leia mais

A contribuição da Psicologia no Tratamento Clínico e Cirúrgico da Obesidade

A contribuição da Psicologia no Tratamento Clínico e Cirúrgico da Obesidade A contribuição da Psicologia no Tratamento Clínico e Cirúrgico da Obesidade Thaís Cristina Simamoto* Thaís Silva Luiz* A obesidade mórbida é uma doença crônica metabólica que combina grandes chances de

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

Conheça mais sobre. Diabetes

Conheça mais sobre. Diabetes Conheça mais sobre Diabetes O diabetes é caracterizado pelo alto nível de glicose no sangue (açúcar no sangue). A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é responsável por fazer a glicose entrar para

Leia mais

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO PRÁTICAS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NO LAGO JABOTI

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO PRÁTICAS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NO LAGO JABOTI FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO PRÁTICAS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NO LAGO JABOTI COELHO, J.C; FONTOURA, R.S; PEREIRA, C.A; DOBICZ, A.F; TORRES, A.A.S. Resumo O presente estudo tende em verificar as principais causas

Leia mais

DE BEM COM O PESO... DE BEM COM A VIDA...

DE BEM COM O PESO... DE BEM COM A VIDA... DE BEM COM O PESO... DE BEM COM A VIDA... INSTITUTO ABESO Dr. Jean Ricardo Nicareta Cirurgia do Aparelho Digestivo Cirurgia Bariátrica Endoscopia Digestiva GUARAPUAVA - PR PORQUE AS PESSOAS GANHARAM PESO

Leia mais

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade.

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil Ruth Rangel * Fernanda Azevedo * Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Resumo A redução das desigualdades sociais tem sido

Leia mais

A criança, o adolescente e a prática de atividades físicas

A criança, o adolescente e a prática de atividades físicas Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira A criança, o adolescente e a prática de atividades físicas A juventude americana não participa de

Leia mais

DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL

DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL DOENÇAS CARDÍACAS NA INSUFICIÊNCIA RENAL As doenças do coração são muito freqüentes em pacientes com insuficiência renal. Assim, um cuidado especial deve ser tomado, principalmente, na prevenção e no controle

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio Viver melhor na Terra, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância da saúde individual e comunitária na qualidade

Leia mais

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma versão resumida do relatório técnico

Leia mais

Promoção para a Saúde

Promoção para a Saúde COLÉGIO RAINHA SANTA ISABEL ANO LETIVO 2013/2014 PROJETO Promoção para a Saúde - Estilos de Vida Saudável Organização: Departamento de Educação Física INTRODUÇÃO As Orientações da União Europeia para a

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio Viver melhor na Terra, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância da saúde individual e comunitária na qualidade de

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

A ACTIVIDADE FÍSICA F PREVENÇÃO DA IMOBILIDADE NO IDOSO EDNA FERNANDES

A ACTIVIDADE FÍSICA F PREVENÇÃO DA IMOBILIDADE NO IDOSO EDNA FERNANDES A ACTIVIDADE FÍSICA F NA PREVENÇÃO DA IMOBILIDADE NO IDOSO EDNA FERNANDES Epidemiologia do Envelhecimento O envelhecimento da população é um fenómeno de amplitude mundial, a OMS (Organização Mundial de

Leia mais

Relato de Experiência. Projeto Reabilta-ação Fisioterapia Oncológica. PICIN, Celis i e COPETTI, Solange M. B. ii Faculdade de Pato Branco FADEP

Relato de Experiência. Projeto Reabilta-ação Fisioterapia Oncológica. PICIN, Celis i e COPETTI, Solange M. B. ii Faculdade de Pato Branco FADEP Relato de Experiência Projeto Reabilta-ação Fisioterapia Oncológica PICIN, Celis i e COPETTI, Solange M. B. ii Faculdade de Pato Branco FADEP RESUMO A intenção em produzir um material informativo a respeito

Leia mais

Os efeitos endocrinológicos na cirurgia da obesidade.

Os efeitos endocrinológicos na cirurgia da obesidade. Os efeitos endocrinológicos na cirurgia da obesidade. Dr. Izidoro de Hiroki Flumignan Médico endocrinologista e sanitarista Equipe CETOM Centro de Estudos e Tratamento para a Obesidade Mórbida. Diretor

Leia mais

RESUMOS SIMPLES...156

RESUMOS SIMPLES...156 155 RESUMOS SIMPLES...156 156 RESUMOS SIMPLES CARNEIRO, NELSON HILÁRIO... 159 CARNEIRO, NELSON HILÁRIO... 157 CORTE, MARIANA ZANGIROLAME... 159 CORTE, MARIANA ZANGIROLAME... 157 GARCIA JUNIOR, JAIR RODRIGUES...

Leia mais

3. Cópia dos resultados dos principais exames clínicos e os relacionados à obesidade Hemograma Glicemia Colesterol Triglicérides T3 T4 TSH

3. Cópia dos resultados dos principais exames clínicos e os relacionados à obesidade Hemograma Glicemia Colesterol Triglicérides T3 T4 TSH Cirurgia de Obesidade Mórbida Documentação Necessária Para solicitar a análise de Cirurgia de Obesidade ao Economus, é imprescindível o envio da relação completa dos documentos descritos abaixo: 1. Solicitação

Leia mais

Lucimere Bohn lucimerebohn@gmail.com Área de Formação: 813 Desporto. Curso: Musculação e Cardiofitness. Módulo: Bases Morfofisiológicas

Lucimere Bohn lucimerebohn@gmail.com Área de Formação: 813 Desporto. Curso: Musculação e Cardiofitness. Módulo: Bases Morfofisiológicas Musculação: Definições Básicas Lucimere Bohn lucimerebohn@gmail.com Área de Formação: 813 Desporto. Curso: Musculação e Cardiofitness. Módulo: Bases Morfofisiológicas Termos frequentes na descrição de

Leia mais

2. HIPERTENSÃO ARTERIAL

2. HIPERTENSÃO ARTERIAL TESTE ERGOMETRICO O teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas,

Leia mais

O que é O que é. colesterol?

O que é O que é. colesterol? O que é O que é colesterol? 1. O que é colesterol alto e por que ele é ruim? Apesar de a dislipidemia (colesterol alto) ser considerada uma doença extremamente prevalente no Brasil e no mundo, não existem

Leia mais

AÇÕES EDUCATIVAS COM UNIVERSITÁRIOS SOBRE FATORES DE RISCO PARA SÍNDROME METABÓLICA

AÇÕES EDUCATIVAS COM UNIVERSITÁRIOS SOBRE FATORES DE RISCO PARA SÍNDROME METABÓLICA AÇÕES EDUCATIVAS COM UNIVERSITÁRIOS SOBRE FATORES DE RISCO PARA SÍNDROME METABÓLICA Reângela Cíntia Rodrigues de Oliveira Lima UFPI/cynthiast_89@hotmail.com Gislany da Rocha Brito - UFPI/gislanyrochasj@hotmail.com

Leia mais

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias

Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Perguntas e respostas sobre imunodeficiências primárias Texto elaborado pelos Drs Pérsio Roxo Júnior e Tatiana Lawrence 1. O que é imunodeficiência? 2. Estas alterações do sistema imunológico são hereditárias?

Leia mais

Pós operatório em Transplantes

Pós operatório em Transplantes Pós operatório em Transplantes Resumo Histórico Inicio dos programas de transplante Dec. 60 Retorno dos programas Déc 80 Receptor: Rapaz de 18 anos Doador: criança de 9 meses * Não se tem informações

Leia mais

Tipos de tratamentos utilizados para os pectus: vantagens e desvantagens de cada um

Tipos de tratamentos utilizados para os pectus: vantagens e desvantagens de cada um Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Tipos de tratamentos utilizados para os pectus: vantagens e desvantagens de cada um 1 - Órteses de

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CAMPUS MAFRA/RIONEGRINHO/PAPANDUVA

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CAMPUS MAFRA/RIONEGRINHO/PAPANDUVA UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CAMPUS MAFRA/RIONEGRINHO/PAPANDUVA Núcleo de Ciências da Saúde e Meio Ambiente Prof. Wellington Santos PROJETO: Saúde: Obesidade e Estética Pleiteante: Núcleo de Ciências da

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL

A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL Programa BemVindo - www.bemvindo.org.br A OMS - Organização Mundial da Saúde diz que "Pré-Natal" é conjunto de cuidados médicos, nutricionais, psicológicos e sociais, destinados

Leia mais

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Neste artigo vou mostrar o principal tipo de exercício para acelerar a queima de gordura sem se matar durante horas na academia. Vou mostrar e explicar

Leia mais

3M Proteção Respiratória

3M Proteção Respiratória 3M Proteção Respiratória Mais segurança. Mais conforto. Mais produtividade. 3Inovação 3M Respiradores de Pressão Positiva Tecnologia traduzida em proteção e conforto que você só conhece depois de experimentar

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

MITOS NA ESCLEROSE MÚLTIPLA

MITOS NA ESCLEROSE MÚLTIPLA MITOS NA ESCLEROSE MÚLTIPLA i Enf.ª Dina Silva Enfermeira Responsável pelo Hospital de Dia Serviço de Neurologia Hospital Garcia de Orta MITOS NA ESCLEROSE MÚLTIPLA Os mitos na Esclerose Múltipla (EM)

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

Projeto Qualidade de Vida: Cuide-se, se Informe e Viva Melhor.

Projeto Qualidade de Vida: Cuide-se, se Informe e Viva Melhor. Projeto Qualidade de Vida: Cuide-se, se Informe e Viva Melhor. Apresentação O projeto cuide se, informe se e viva melhor é uma iniciativa da professora Adriana Pereira Santos Silva, juntamente com os alunos

Leia mais

Diabetes Gestacional

Diabetes Gestacional Diabetes Gestacional Introdução O diabetes é uma doença que faz com que o organismo tenha dificuldade para controlar o açúcar no sangue. O diabetes que se desenvolve durante a gestação é chamado de diabetes

Leia mais

Redações vencedoras II Concurso de Redação (2014)

Redações vencedoras II Concurso de Redação (2014) Redações vencedoras II Concurso de Redação (2014) 1 Lugar Aluno: Marcelo Couferai dos Santos Melo Professora: Maria Beatriz de Brito Avila Unidade Escolar: Escola Municipal Professor Giuseppe Carmineo

Leia mais

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO A PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA (PCR)

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO A PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA (PCR) PROTOCOLO DE ATENDIMENTO A PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA (PCR) 1 - OBJETIVO Este protocolo tem por objetivo padronizar o atendimento à parada cardiorrespiratória (PCR), para um atendimento rápido e organizado,

Leia mais

Núcleo de Atenção Integral à Saúde Unimed São José dos Campos

Núcleo de Atenção Integral à Saúde Unimed São José dos Campos Núcleo de Atenção Integral à Saúde Unimed São José dos Campos Núcleo de Atenção Integral à Saúde da Unimed SJC O Núcleo de Ação Integral à Saúde (NAIS) é o setor responsável pela promoção da saúde e prevenção

Leia mais

GUIA PARA PACIENTES. Anotações

GUIA PARA PACIENTES. Anotações Anotações ENTENDENDO DO OS MIOMAS MAS UTERINOS GUIA PARA PACIENTES 1620641 - Produzido em maio/2010 AstraZeneca do Brasil Ltda. Rodovia Raposo Tavares, km 26,9 CEP 06707-000 - Cotia/SP ACCESS net/sac 0800

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 15, DE 30 Setembro DE 2009.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 15, DE 30 Setembro DE 2009. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 15, DE 30 Setembro DE 2009. VILMONDES APRIGIO DA SILVA LUZ, Diretor Executivo do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis SERV SAÚDE, no

Leia mais

Resposta: Dilatação dos brônquios na tomografia (bronquiectasia) e nível hidro-aéreo na radiografia do tórax (abscesso).

Resposta: Dilatação dos brônquios na tomografia (bronquiectasia) e nível hidro-aéreo na radiografia do tórax (abscesso). 1 a Questão: (20 pontos) Um paciente de 35 anos, com história de sarampo na infância, complicada por pneumonia, informa que há mais de cinco anos apresenta tosse com expectoração matinal abundante e que

Leia mais

Software automatizado para controle de consultas da clínica de fisioterapia

Software automatizado para controle de consultas da clínica de fisioterapia Software automatizado para controle de consultas da clínica de fisioterapia Jeverson Siqueira 1, Wallace Caldeira 1, Jorge Aikes Junior 1 1 Ciência da Computacão Faculdades Anglo Americano de Foz do Iguaçu

Leia mais

Trabalho voluntário na Casa Ronald McDonald

Trabalho voluntário na Casa Ronald McDonald Trabalho voluntário na Casa Ronald McDonald Em junho deste ano, comecei um trabalho voluntário na instituição Casa Ronald McDonald, que tem como missão apoiar e humanizar o tratamento de crianças e adolescentes

Leia mais

Identificar como funciona o sistema de gestão da rede (espaços de pactuação colegiado de gestão, PPI, CIR, CIB, entre outros);

Identificar como funciona o sistema de gestão da rede (espaços de pactuação colegiado de gestão, PPI, CIR, CIB, entre outros); ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PLANO DE AÇÃO REGIONAL DAS LINHAS DE CUIDADO DAS PESSOAS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA, COM DIABETES MELLITUS E/OU EXCESSO DE PESO NO CONTEXTO DA REDE DE ATENÇÃO

Leia mais

DIABETES MELLITUS. Ricardo Rodrigues Cardoso Educação Física e Ciências do DesportoPUC-RS

DIABETES MELLITUS. Ricardo Rodrigues Cardoso Educação Física e Ciências do DesportoPUC-RS DIABETES MELLITUS Ricardo Rodrigues Cardoso Educação Física e Ciências do DesportoPUC-RS Segundo a Organização Mundial da Saúde, existem atualmente cerca de 171 milhões de indivíduos diabéticos no mundo.

Leia mais

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M.

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M. Nome: n.º Barueri, / / 2009 1ª Postagem Disciplina: Educação Física 3ª série E.M ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M. Orientações para desenvolvimento da atividade: Esse será um texto a ser utilizado no

Leia mais

ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas

ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas O que é escoliose? É um desvio látero-lateral que acomete acoluna vertebral. Esta, quando olhada de frente, possui aparência reta em pessoas saudáveis. Ao

Leia mais

Educação em Diabetes da Faculdade Municipal "Professor Franco Montoro"

Educação em Diabetes da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro Educação em Diabetes da Faculdade Municipal "Professor Franco Montoro" Mogi Guaçu/SP Educação em Diabetes da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro RESUMO A educação em diabetes é parte imprescindível

Leia mais

Controle da bexiga e do intestino após dano na medula espinhal.

Controle da bexiga e do intestino após dano na medula espinhal. Agent s Stamp FINETECH - BRINDLEY Controle da bexiga e do intestino após dano na medula espinhal. www.finetech-medical.co.uk Phone: +44 (0)1707 330942 Fax: +44 (0)1707 334143 Especialistas na produção

Leia mais

Rua Antônia Lara de Resende, 325 Centro CEP: 36.350-000 Fone: (0xx32) 3376.1438/ 2151 Fax: (0xx32) 3376.1503 pmstsaude@portalvertentes.com.

Rua Antônia Lara de Resende, 325 Centro CEP: 36.350-000 Fone: (0xx32) 3376.1438/ 2151 Fax: (0xx32) 3376.1503 pmstsaude@portalvertentes.com. - SECRETARIA DE SAÚDE - SÃO TIAGO MINAS GERAIS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E INCENTIVO À ATIVIDADE FÍSICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 04 A 19 ANOS 1 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E INCENTIVO À ATIVIDADE

Leia mais

PALAVRAS CHAVE Diabetes mellitus tipo 2, IMC. Obesidade. Hemoglobina glicada.

PALAVRAS CHAVE Diabetes mellitus tipo 2, IMC. Obesidade. Hemoglobina glicada. 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA AVALIAÇÃO

Leia mais

1. Saúde individual e comunitária. 1.1. Indicadores do estado de saúde de uma população. 1.2. Medidas de ação para promoção de saúde.

1. Saúde individual e comunitária. 1.1. Indicadores do estado de saúde de uma população. 1.2. Medidas de ação para promoção de saúde. ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA GRACIOSA CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO ANO LETIVO 2014/2015 AULAS PREVISTAS TEMA ORGANIZADOR CONTEÚDOS CONCETUAIS (45 MINUTOS) A B VIVER MELHOR NA TERRA 1. Saúde individual e comunitária.

Leia mais

INTRODUÇÃO. Diabetes & você

INTRODUÇÃO. Diabetes & você INTRODUÇÃO Diabetes & você Uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa com diabetes é a educação sobre a doença. Conhecer e saber lidar diariamente com o diabetes é fundamental para levar uma

Leia mais

TÍTULO: ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA

TÍTULO: ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

ESTRESSE OCUPACIONAL SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTRESSE OCUPACIONAL SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ESTRESSE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Página 1 de 9 1. OBJETIVO... 3 2. ESCOPO... 3 3. DEFINIÇÕES... 4 4. ESTRESSE OCUPACIONAL: CARACTERIZAÇÃO... 4 4.1. Conceitos fundamentais... 4 4.2. Conseqüências

Leia mais

21/6/2011. eduardoluizaph@yahoo.com.br

21/6/2011. eduardoluizaph@yahoo.com.br A imagem não pode ser exibida. Talvez o computador não tenha memória suficiente para abrir a imagem ou talvez ela esteja corrompida. Reinicie o computador e abra o arquivo novamente. Se ainda assim aparecer

Leia mais

AVALIAR SE O USUÁRIO DO AMBULATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA CONHECE SEUS DIREITOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS

AVALIAR SE O USUÁRIO DO AMBULATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA CONHECE SEUS DIREITOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS AVALIAR SE O USUÁRIO DO AMBULATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA CONHECE SEUS DIREITOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS SOBREIRA, Élida Francisca Silva ¹ BARBOSA, Karina dos Santos ¹ FELICIANO, Suellen Alves

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ESTEATOSE HEPÁTICA

FUNDAMENTOS DA ESTEATOSE HEPÁTICA FUNDAMENTOS DA ESTEATOSE HEPÁTICA GORDURA BRANCA X MARROM SINDROME METABÓLICA RESISTÊNCIA INSULÍNICA HIPERINSULINISMO ÍNDICE GLICÊMICO Dr. Izidoro de Hiroki Flumignan & EQUIPE MULTIDISCIPLINAR MEDICINA

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA INTRODUÇÃO Taciane Ávila Lazari Flavia Germinari Rodrigues Santos Solange da Silva Iurak Oliveira Laudicéia Soares Urbano A formação dos hábitos alimentares

Leia mais

INVOLUÇÃO X CONCLUSÃO

INVOLUÇÃO X CONCLUSÃO POSTURA INVOLUÇÃO X CONCLUSÃO *Antigamente : quadrúpede. *Atualmente: bípede *Principal marco da evolução das posturas em 350.000 anos. *Vantagens: cobrir grandes distâncias com o olhar, alargando seu

Leia mais

Hipotireoidismo. O que é Tireóide?

Hipotireoidismo. O que é Tireóide? Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Hipotireoidismo O que é Tireóide? É uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, bem abaixo

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Monitorização/ Dispositivos de Oferta/Benefícios e Malefícios Oxigenoterapia. Mariana C. Buranello Fisioterapeuta Nayara C. Gomes - Enfermeira

Monitorização/ Dispositivos de Oferta/Benefícios e Malefícios Oxigenoterapia. Mariana C. Buranello Fisioterapeuta Nayara C. Gomes - Enfermeira Monitorização/ Dispositivos de Oferta/Benefícios e Malefícios Oxigenoterapia Mariana C. Buranello Fisioterapeuta Nayara C. Gomes - Enfermeira Monitorização Oximetria de pulso É a medida da saturação da

Leia mais

Atividade Física. A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e a capacidade de absorver os nutrientes.

Atividade Física. A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e a capacidade de absorver os nutrientes. Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Atividade Física A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e a capacidade de absorver

Leia mais

GASOMETRIA ARTERIAL GASOMETRIA. Indicações 11/09/2015. Gasometria Arterial

GASOMETRIA ARTERIAL GASOMETRIA. Indicações 11/09/2015. Gasometria Arterial GASOMETRIA ARTERIAL Processo pelo qual é feita a medição das pressões parciais dos gases sangüíneos, a partir do qual é possível o cálculo do PH sangüíneo, o que reflete o equilíbrio Ácido-Básico 2 GASOMETRIA

Leia mais

Área temática: Enfermagem CÂNCER NA ADOLESCÊNCIA: SENTIMENTOS DOS PORTADORES E PAPEIS DE FAMILIARES E ENFERMEIROS

Área temática: Enfermagem CÂNCER NA ADOLESCÊNCIA: SENTIMENTOS DOS PORTADORES E PAPEIS DE FAMILIARES E ENFERMEIROS Área temática: Enfermagem CÂNCER NA ADOLESCÊNCIA: SENTIMENTOS DOS PORTADORES E PAPEIS DE FAMILIARES E ENFERMEIROS Graziela Silva do Nascimento Discente do curso de Enfermagem da UFPB. E-mail: graziela_nascimento_@hotmail.com

Leia mais

Núcleo de Ensino em saúde www.sogab.com.br Escola de Massoterapia APOSTILA DE POMPAGEM. Pompagem

Núcleo de Ensino em saúde www.sogab.com.br Escola de Massoterapia APOSTILA DE POMPAGEM. Pompagem Pompagem Dentre as várias técnicas da terapia manual, a Pompagem é uma das mais simples de ser aplicada e traz benefícios aos pacientes quase de imediato. Foi desenvolvida por um osteopata Norte-Americano

Leia mais

Segurança Elétrica em. Prof. Ernesto F. F. Ramírez

Segurança Elétrica em. Prof. Ernesto F. F. Ramírez Segurança Elétrica em Ambiente Hospitalar Prof. Ernesto F. F. Ramírez Choque Elétrico Intensidade da corrente circulação de corrente elétrica através do organismo humano Percurso da corrente Duração do

Leia mais