Disciplina: Química Professor: Giorgio Antoniolli QUÍMICA ORGÂNICA 1: INTRODUÇÃO E HIDROCARBONETOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disciplina: Química Professor: Giorgio Antoniolli QUÍMICA ORGÂNICA 1: INTRODUÇÃO E HIDROCARBONETOS"

Transcrição

1 Disciplina: Química Professor: Giorgio Antoniolli QUÍMICA ORGÂNICA 1: INTRODUÇÃO E HIDROCARBONETOS

2 INTRODUÇÃO * Química Orgânica é a parte da Química que estuda os compostos de carbono. * Hoje são denominados de compostos orgânicos os compostos que contêm carbono, sejam ou não originados por organismos vivos. * Substâncias como CO, CO2, H2CO3, carbonatos (CO32 ), HCN e cianetos (CN ), etc., são considerados compostos de transição, pois possuem o carbono, mas têm propriedades semelhantes às dos compostos inorgânicos.

3 HISTÓRICO * Pré-História: obtenção do álcool etílico pela fermentação da uva e outras frutas ou do malte (cevada). * Civilização greco-romana: obtenção de sabão de gorduras e cinzas. Corantes para pinturas diversas. * Bergmann (1777): subdivisão da Química: mineral (compostos existentes na natureza em forma bruta) e orgânica (compostos fabricados pelos seres vivos). * Berzelius (1807): Teoria da Força Vital: apenas os seres vivos seriam capazes de fabricar ou sintetizar compostos orgânicos.

4 HISTÓRICO * Wöhler (1828): derrubou a Teoria da Força Vital sintetizando ureia a partir do cianato de amônio.

5 HISTÓRICO * Gmelin (1860): a combustão de produtos orgânicos produz CO2 (gás carbônico ou dióxido de carbono), logo, todo composto orgânico possui carbono. Enquanto os compostos inorgânicos conhecidos totalizam aproximadamente 200 mil substâncias, temos a seguinte evolução para os compostos orgânicos:

6 O ÁTOMO DE CARBONO (C) * Do latim carbo, carvão, é um elemento químico, símbolo C de número atômico 6 (6 prótons e 6 elétrons) com massa atômica 12 u. * Há 15 isótopos do carbono, sendo apenas 2 estáveis: C 12 (98,89%), C 13 (1,11%) e C 14 (radioativo com tempo de meia-vida de 5730 anos, datação de fósseis). * É sólido a temperatura ambiente. Dependendo das condições de formação pode ser encontrado na natureza em 4 formas alotrópicas: grafite, diamante, fulerenos, nanotubos.

7 POSTULADOS DE KÉKULE (1858) * Primeiro: o carbono é tetravalente. * Segundo: as quatro valências são iguais. * Terceiro: os átomos de carbono podem ligar-se entre si, originando cadeias carbônicas.

8 FÓRMULAS ESTRUTURAIS SIMPLIFICADAS

9 HIBRIDIZAÇÃO DE ORBITAIS * Hibridização sp³: carbono com 4 ligações simples (sigma), molécula tetraédrica, ângulos entre as ligações de 109º28'.

10 HIBRIDIZAÇÃO DE ORBITAIS * Hibridização sp²: carbono com 2 ligações simples (sigma) e 1 ligação dupla (pi e sigma), molécula trigonal plana (triangular), ângulos entre as ligações de 120º. O orbital p da ligação pi não sofre hibridização.

11 HIBRIDIZAÇÃO DE ORBITAIS * Hibridização sp: carbono com 1 ligações simples (sigma) e 1 ligação tripla (2 pi e sigma), molécula linear, ângulos entre as ligações de 180º.

12 COMPOSIÇÃO

13 CLASSIFICAÇÃO DO CARBONO

14 LIGAÇÕES COVALENTES

15 CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS CARBÔNICAS

16 CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS CARBÔNICAS

17 CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS CARBÔNICAS

18 CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS CARBÔNICAS

19 CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS CARBÔNICAS

20 CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS CARBÔNICAS

21 CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS CARBÔNICAS

22 CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS CARBÔNICAS

23 EXERCÍCIO UNICAMP

24 HIDROCARBONETOS

25 HIDROCARBONETOS

26 NOMENCLATURA IUPAC Prefixo: indica o número de átomos de carbono na cadeia. Infixo: indica o tipo de ligação entre os carbonos. Sufixo: indica a função a que pertence o composto orgânico.

27 ALCANOS

28 ALCENOS Nome: but-1-eno

29 ALCINOS Nome: pent-2-ino

30 ALCADIENOS Nome: but-1,2-dieno

31 CICLOALCANOS

32 CICLOALCENOS

33 AROMÁTICOS

34 GRUPOS SUBSTITUINTES ( RADICAL = ERRADO)

35 NOMENCLATURA DE HIDROCARBONETOS RAMIFICADOS Regras para nomenclatura dos hidrocarbonetos alifáticos saturados: 1. Determinar a cadeia principal, ou seja, a maior sequência de átomos de carbono, e escrever seu nome; 2. Considerar cada ramificação como um grupo substituinte e dar seus nomes; 3. Numerar a cadeia principal de modo a obter os menores números possíveis para indicar a posição dos grupos, começando por uma das extremidades; 4. O nome deve seguir esta ordem: (a) número da posição do substituinte; (b) nome do substituinte; (c) nome da cadeia principal.

36 NOMENCLATURA DE HIDROCARBONETOS RAMIFICADOS Se houver dois ou mais substituintes, eles devem ser escritos em ordem alfabética, com hifens entre os números e o nome. Quando um composto apresenta dois ou mais grupos substituintes iguais, sua quantidade deve ser indicada por prefixos: 2 di, 3 tri, 4 tetra, 5 penta; e os números devem ser separados por vírgulas. Quando em uma estrutura duas ou mais cadeias carbônicas apresentarem o mesmo número máximo de carbonos, será considerada a cadeia principal aquela que tiver o maior número de ramificações (grupos substituintes).

37 NOMENCLATURA DE HIDROCARBONETOS RAMIFICADOS

38 NOMENCLATURA DE HIDROCARBONETOS RAMIFICADOS Regras para nomenclatura dos hidrocarbonetos alifáticos insaturados: 1. Determinar a cadeia principal, ou seja, aquela que além de conter a insaturação também apresenta o maior número de átomos de carbono; 2. Numerar a cadeia principal a partir da extremidade mais próxima da insaturação e escrever seu nome indicando a posição da insaturação; 3. Considerar cada ramificação como um grupo substituinte, dar seu nome e sua posição; 4. O nome deve seguir esta ordem: (a) número da posição do substituinte; (b) nome do substituinte; (c) nome da cadeia principal. Se houver dois ou mais substituintes, eles devem ser escritos em ordem alfabética, com hifens entre os números e o nome.

39 NOMENCLATURA DE HIDROCARBONETOS RAMIFICADOS

40 NOMENCLATURA DE HIDROCARBONETOS RAMIFICADOS Regras para nomenclatura dos hidrocarbonetos cíclicos: 1. Cicloalcanos: (a) Com um grupo: não há necessidade de indicar a posição do grupo, pois o composto sempre será o mesmo, qualquer que seja o carbono do ciclo em que o grupo for representado. (b) Com mais de um grupo: a numeração dos carbonos do ciclo deve começar pelo carbono que apresentar maior quantidade de grupos, de modo a se obterem os menores algarismos possíveis para os carbonos nos quais existam outros grupos. Se houver dois ou mais grupos diferentes, o carbono que apresentar o grupo escrito em primeiro lugar na ordem alfabética será considerado o carbono 1.

41 NOMENCLATURA DE HIDROCARBONETOS RAMIFICADOS

42 NOMENCLATURA DE HIDROCARBONETOS RAMIFICADOS 2. Cicloalcenos: A numeração deve ser iniciada sempre por um dos carbonos da dupla ligação, de modo que ela fique localizada entre os carbonos 1 e 2 (não é necessário indicar a posição da ligação dupla no nome do composto). A numeração deve prosseguir ao longo do anel, de forma a se obter os menores algarismos possíveis para os grupos.

43 NOMENCLATURA DE HIDROCARBONETOS RAMIFICADOS 3. Aromáticos: (a) O anel benzênico é considerado a cadeia principal. (b) Quando a cadeia principal apresentar apenas um anel benzênico, ela será denominada benzeno, que pode apresentar um ou mais grupos substituintes. (c) Com um grupo: o nome do grupo precede o nome da cadeia principal (benzeno). (d) Com dois grupos: a numeração dos carbonos deve começar por um dos carbonos ramificados e prosseguir de tal forma que os grupos estejam situados nos carbonos de menor algarismo possível. (e) Para o naftaleno, quando apresenta um grupo, este pode só pode ocupar duas posições diferentes.

44 NOMENCLATURA DE HIDROCARBONETOS RAMIFICADOS

Introdução à Química Orgânica

Introdução à Química Orgânica Introdução à Química Orgânica O que é Química Orgânica? Acreditava-se, antigamente, que a química orgânica estudava os compostos extraídos de organismos vivos,na qual esses compostos orgânicos precisariam

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto Pré-Vestibular/ENEM Rumo à Universidade Campus João Monlevade. Hidrocarbonetos

Universidade Federal de Ouro Preto Pré-Vestibular/ENEM Rumo à Universidade Campus João Monlevade. Hidrocarbonetos Hidrocarbonetos Orientadora: Drª Lucília Alves Linhares Professor Monitor: Gabriel Silveira Resumo da última aula Hidrocarbonetos Hidrocarbonetos: Compostos orgânicos que possuem apenas Carbono (C) e (H):

Leia mais

Petróleo e Hidrocarbonetos. Nomenclatura, obtenção e principais propriedades dos hidrocarbonetos

Petróleo e Hidrocarbonetos. Nomenclatura, obtenção e principais propriedades dos hidrocarbonetos Petróleo e Hidrocarbonetos Nomenclatura, obtenção e principais propriedades dos hidrocarbonetos Hidrocarbonetos Hidrocarbonetos são compostos formados exclusivamente por átomos de carbono e hidrogênio.

Leia mais

Exemplo: classifique os carbonos da molécula: PROF. WILHERMYSON LIMA QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA. Histórico;

Exemplo: classifique os carbonos da molécula: PROF. WILHERMYSON LIMA QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA. Histórico; PROF. WILHERMYSON LIMA QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA Histórico; Em 1777, Bergman define a química orgânica como sendo a química dos compostos existentes nos organismos vivos (animal e vegetal), enquanto a química

Leia mais

1828 Wohler = queda da teoria da força vital, síntese do cianato de amônia e obtenção da uréia.

1828 Wohler = queda da teoria da força vital, síntese do cianato de amônia e obtenção da uréia. Introdução a Química Orgânica istórico. 1777 Bergmann = Divisão da química em orgânica e inorgânica. 1807 Berzelius = criou a teoria da força vital. 1828 Wohler = queda da teoria da força vital, síntese

Leia mais

Quantos compostos orgânicos existem atualmente? São milhões de compostos orgânicos.

Quantos compostos orgânicos existem atualmente? São milhões de compostos orgânicos. Quantos compostos orgânicos existem atualmente? São milhões de compostos orgânicos. Não, isso seria impossível! Mas será que preciso conhecer todos eles? Compostos orgânicos Classes orgânicas São grupo

Leia mais

Mas será que preciso conhecer todos eles?

Mas será que preciso conhecer todos eles? Quantos compostos orgânicos existem atualmente? São milhões de compostos orgânicos. Não, isso seria impossível! Mas será que preciso conhecer todos eles? ompostos orgânicos lasses orgânicas São grupo de

Leia mais

Química Orgânica. Profª Drª Cristiane de Abreu Dias

Química Orgânica. Profª Drª Cristiane de Abreu Dias Química Orgânica Profª Drª Cristiane de Abreu Dias Composição dos Compostos Orgânicos Características Gerais dos Compostos Orgânicos Capacidade de formar Cadeias Representação usual das Cadeias Carbônicas

Leia mais

Química Orgânica Aula 1 (Curso) Profº.: Wesley de Paula

Química Orgânica Aula 1 (Curso) Profº.: Wesley de Paula Química Orgânica Aula 1 (Curso) Profº.: Wesley de Paula INTRODUÇÃO QUÍMICA ORGÂNICA 1. HISTÓRICO Teoria da Força Vital - Postulada por Berzeliu (1779-1848); Afirmava que era necessária uma força especial

Leia mais

Aula 2: Visão geral sobre Cadeias Carbônicas EL32E - Química Orgânica

Aula 2: Visão geral sobre Cadeias Carbônicas EL32E - Química Orgânica Aula 2: Visão geral sobre Cadeias Carbônicas EL32E - Química Orgânica Prof a Msc. Fernanda Caspers Zimmer Teoria Estrutural Representações 3: Organic chemistry: A study of the compounds of carbon (Kekulé,

Leia mais

Mas será que preciso conhecer todos eles?

Mas será que preciso conhecer todos eles? Quantos compostos orgânicos existem atualmente? São milhões de compostos orgânicos. Não, isso seria impossível! Mas será que preciso conhecer todos eles? ompostos orgânicos lasses orgânicas São grupo de

Leia mais

Química COMPOSTOS DE CARBONO

Química COMPOSTOS DE CARBONO COMPOSTOS DE CARBONO COMPOSTOS DE CARBONO Compostos Orgânicos / Compostos de Carbono CO 2 COMPOSTOS DE CARBONO Inorgânicos Eram os que se obtinham de minerais Orgânicos Eram os que se obtinham de organismos

Leia mais

Fundamentos da Química Orgânica

Fundamentos da Química Orgânica Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Profa. Roberlucia A. Candeia Disciplina: Química Orgânica Fundamentos da Química Orgânica Histórico - Desde os Primórdios:

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS COMPOSTOS

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS COMPOSTOS CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS COMPOSTOS MÓDULO 8 COMPOSTOS DE CARBONO CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS COMPOSTOS DEFINIÇÃO REVISÃO DE TABELA PERIÓDICA Química Orgânica é a química dos compostos dos compostos de

Leia mais

1ª parte - Nomenclatura de HC Não Ramificado

1ª parte - Nomenclatura de HC Não Ramificado 1ª parte - Nomenclatura de H Não Ramificado H (HIDROARBONETO) : Somente e H na cadeia NÃO RAMIFIADO Apenas 1º e/ou 2º PREFIXO n o de + INFIXO Tipo de ligação entre carbonos + + Sufixo + Função orgânica

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS CARBÔNICAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS CARBÔNICAS QUÍMICA ORGÂNICA 1 Profª Márcia Ribeiro Representação dos Compostos Orgânicos Os compostos orgânicos podem ser representados por diferentes fórmulas: Fórmula Estrutural Plana Fórmula Estrutural Condensada

Leia mais

1º BIMESTRE. Série Turma (s) Turno 2º A B C D E F G H MATUTINO Disciplina: QUÍMICA SMA Professor: CHARLYS FERNANDES Data: / / 2017 Aluno (a): Nº

1º BIMESTRE. Série Turma (s) Turno 2º A B C D E F G H MATUTINO Disciplina: QUÍMICA SMA Professor: CHARLYS FERNANDES Data: / / 2017 Aluno (a): Nº 1º BIMESTRE Visto do Professor Nota Série Turma (s) Turno 2º A B C D E F G H MATUTINO Disciplina: QUÍMICA SMA Professor: CHARLYS FERNANDES Data: / / 2017 Aluno (a): Nº Hibridização do Carbono RESUMO 01

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 2018 1º BIMESTRE ATIVIDADE COMPLEMENTAR Série Turma (s) Turno 2º do Ensino Médio A B C D E F G H I j MATUTINO Professor: Charlys/

Leia mais

Química Orgânica. Prof. ALEXANDRE D. MARQUIORETO

Química Orgânica. Prof. ALEXANDRE D. MARQUIORETO Química Orgânica Prof. ALEXANDRE D. MARQUIORETO Aspirina (AAS) Sacarina sódica Ácido cítrico Ciclamato de sódio Introdução Função química é uma série de compostos que possuem propriedades químicas semelhantes.

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA. A partir do cianato de amônio, foi possível sintetizar a uréia, que antes só podia ser obtida através da urina dos animais.

QUÍMICA ORGÂNICA. A partir do cianato de amônio, foi possível sintetizar a uréia, que antes só podia ser obtida através da urina dos animais. QUÍMICA ORGÂNICA Até as primeiras décadas do século XIX, muitos cientistas acreditavam que os compostos orgânicos eram obtidos a partir de organismos, como vegetais e animais. Eles acreditavam nisso porque

Leia mais

Química. Química orgânica

Química. Química orgânica Química Química orgânica Química Substâncias orgânicas Substâncias inorgânicas Matéria viva Material inanimado Força vital Somente os seres vivos possuiriam uma força vital capaz de produzir os compostos

Leia mais

Exemplos: petróleo, metano, gás de cozinha, gasolina, querosene, etc.

Exemplos: petróleo, metano, gás de cozinha, gasolina, querosene, etc. QUÍMICA 5 AULA 3 4 HIDROCARBONETOS Constituem uma classe de compostos orgânicos muito grande, variada e importante, pois englobam o petróleo e seus derivados, o gás natural etc. Em função do tipo de ligação

Leia mais

Introdução à Química Orgânica. Prof.: FERENC

Introdução à Química Orgânica. Prof.: FERENC Introdução à Química Orgânica Prof.: FERENC Os compostos orgânicos estão presentes em nossa vida diária: Álcool Comum C2H6O Vinagre C2H4O2 Petróleo e seus derivados. Ainda na pré-história, tais substâncias

Leia mais

Classificação de cadeias

Classificação de cadeias lassificação de cadeias aberta, normal, saturada e homogênea aberta, ramificada, insaturada e homogênea. aberta, ramificada, saturada e heterogênea. fechada, ramificada, insaturada e homogênea. Aromática

Leia mais

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Hidrocarbonetos

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Hidrocarbonetos FCAV/UNESP DISCIPLINA: Química Orgânica ASSUNTO: Hidrocarbonetos 1 HIDROCARBONETOS São compostos orgânicos formados exclusivamente por átomos de carbono e de hidrogênio. Subdivisões: Fonte: PERUZZO, 2006.

Leia mais

Química 12.º Ano Unidade 2 Combustíveis, Energia e Ambiente Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Química 12.º Ano Unidade 2 Combustíveis, Energia e Ambiente Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo Química 12.º Ano Unidade 2 Combustíveis, Energia e Ambiente Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo Lição n.º 53 Sumário: Continuação da aula anterior. Revisões de nomenclatura de hidrocarbonetos. Nomenclatura

Leia mais

Química E Extensivo V. 2

Química E Extensivo V. 2 Química E Extensivo V Exercícios 01) E Propano e butano são hidrocarbonetos pertencentes à subfunção alcano Para a diferenciação dos nomes de cada substância, deve-se observar o sufixo (ano) de alcano,

Leia mais

Professor: Lourival Neto. Disciplina: Química. Conteúdo: Química Orgânica

Professor: Lourival Neto. Disciplina: Química. Conteúdo: Química Orgânica Professor: Lourival Neto Disciplina: Química Conteúdo: Química Orgânica 2014 NOMENCLATURA Todo nome de composto orgânico possui Prefixo + Parte intermediária (infixo) + sufixo NOMENCLATURA Tabela de Prefixos

Leia mais

QUÍMICA. Química Orgânica

QUÍMICA. Química Orgânica QUÍMICA Química Orgânica Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridização. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga

Leia mais

Química Orgânica. Prof: Alex. alexquimica.blog

Química Orgânica. Prof: Alex. alexquimica.blog Química Orgânica Prof: alexquimica.blog Histórico Bergman (1777) - QUÍMICA INORGÂNICA: Parte da química que estuda os compostos extraídos dos minerais. - QUÍMICA ORGÂNICA: Parte da química que estuda os

Leia mais

Química. Química Orgânica é a parte da Química que estuda os compostos do carbono e seus derivados. Aluno (a):

Química. Química Orgânica é a parte da Química que estuda os compostos do carbono e seus derivados. Aluno (a): Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré Professor: Anderson Oliveira Curso Pré-Vestibular CPV Aula1: Introdução a Química Orgânica Aluno (a): 1-Objetivo: Apresentar e explicar os principais conceitos

Leia mais

Química Orgânica. Introdução à Química Orgânica

Química Orgânica. Introdução à Química Orgânica Química Orgânica Introdução à Química Orgânica O que é Química Orgânica? Introdução à Química Orgânic Acreditava-se, antigamente, que a química orgânica estudava os compostos extraídos de organismos vivos,na

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA I. Química Orgânica é a parte da química que estuda praticamente todos os compostos do elemento carbono.

QUÍMICA ORGÂNICA I. Química Orgânica é a parte da química que estuda praticamente todos os compostos do elemento carbono. QUÍMICA ORGÂNICA I Química Orgânica é a parte da química que estuda praticamente todos os compostos do elemento carbono. Há um pequeno grupo de compostos,chamados de transição, que possui o carbono mas

Leia mais

Química Geral I. Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks

Química Geral I. Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks Química Geral I Química - Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks Conteúdo 19/05/2017 Contextualização Química Química Inorgânica Química Orgânica Físico Química Química Analítica Funções Químicas Funções

Leia mais

Apostila de Química 04 Compostos Orgânicos

Apostila de Química 04 Compostos Orgânicos 1.0 Introdução Apostila de Química 04 Compostos Orgânicos Composto orgânico Todo elemento que possui carbono na sua composição. Existem exceções grafite, monóxido de carbono, carboidratos... Química orgânica

Leia mais

Química Básica RESUMO. Compostos orgânicos do seu dia-a-dia. Química 1

Química Básica RESUMO. Compostos orgânicos do seu dia-a-dia. Química 1 Compostos orgânicos do seu dia-a-dia RESUMO A química orgânica se dedica ao estudo das substâncias que contêm carbono. O carbono é um elemento especial pois consegue formar moléculas muito grandes e de

Leia mais

C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s

C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s Educação Infantil - Ensino Fundamental I - Ensino Médio 1º TRIMESTRE Química 3ª Série do Ensino Médio Conteúdo Introdução a Química Orgânica Características

Leia mais

1.1. Tipos de ligações químicas. Tipos de ligações químicas

1.1. Tipos de ligações químicas. Tipos de ligações químicas 1.1. Tipos de ligações químicas Tipos de ligações químicas LIGAÇÃO QUÍMICA Tipos de ligações químicas As ligações covalentes, iónicas e metálicas caraterizam-se por uma partilha significativa de eletrões

Leia mais

AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS

AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS NOMENCLATURA OFICIAL DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS De acordo com a União Internacional de Química Pura e Aplicada (I.U.P.AC.), o nome de um composto

Leia mais

ESTUDANTE: Química Orgânica Básica

ESTUDANTE: Química Orgânica Básica ESTUDANTE: Química Orgânica Básica Professor André Calaça QUÍMICA ORGÂNICA O carbono é um elemento que está sempre presente no nosso cotidiano. Ele pode ser encontrado no ar na forma de moléculas de gás

Leia mais

Funções Orgânicas. Função Mista:

Funções Orgânicas. Função Mista: Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Profa. Roberlucia A. Candeia Disciplina: Química Orgânica Funções Orgânicas Função Química Orgânica - Consiste no conjunto

Leia mais

ALCANOS E CICLO ALCANOS

ALCANOS E CICLO ALCANOS ALCANOS E CICLO ALCANOS INTRODUÇÃO Um grupo funcional é um grupo de átomos que tem um compostamento químico caracteristico em todas as moléculas que aparece. 30 milhões de compostos orgânicos A química

Leia mais

Nomenclatura de hidrocarbonetos de cadeia ramificada. Professor Arilson

Nomenclatura de hidrocarbonetos de cadeia ramificada. Professor Arilson Nomenclatura de hidrocarbonetos de cadeia ramificada Professor Arilson Radicais Radical é um átomo ou grupo de átomos que possui elétron desemparelhado (valência livre). Um radical é formado quando uma

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS ORGÂNICAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS ORGÂNICAS Os compostos de carbono são centrais para a vida em nosso planeta, incluindo-se desde o DNA - as moléculas helicoidais gigantes que contêm toda a informação genética até o metano, que contém um único átomo

Leia mais

Introdução à Química Orgânica. Aceite para publicação em 27 de Abril de 2011.

Introdução à Química Orgânica. Aceite para publicação em 27 de Abril de 2011. Introdução à Química Orgânica Aceite para publicação em 27 de Abril de 2011. Créditos Este recurso didáctico foi desenvolvido por Sérgio Leal. Aprovado para publicação pela Comissão Editorial da Casa das

Leia mais

QUÍMICA 3º ano 2017 Prof. Adriana Strelow. Polígrafo 2: Química Orgânica I

QUÍMICA 3º ano 2017 Prof. Adriana Strelow. Polígrafo 2: Química Orgânica I QUÍMICA 3º ano 2017 Prof. Adriana Strelow Polígrafo 2: Química Orgânica I Carbono, Cadeias Carbônicas, Hidrocarbonetos, Funções Oxigenadas e Nitrogenadas Aluno : Turma: [Polígrafo 2] Página 1 Introdução

Leia mais

Introdução à Química Orgânica. Ana Clara Vasconcelos Helber Cardoso Heloísa Miranda Edirley Maruzo Costa Michelle Rodrigues Thaís Andrade

Introdução à Química Orgânica. Ana Clara Vasconcelos Helber Cardoso Heloísa Miranda Edirley Maruzo Costa Michelle Rodrigues Thaís Andrade Introdução à Química Orgânica Ana Clara Vasconcelos Helber Cardoso Heloísa Miranda Edirley Maruzo Costa Michelle Rodrigues Thaís Andrade Química Orgânica é o ramo da Química que estuda os compostos de

Leia mais

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Introdução à Química Orgânica

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Introdução à Química Orgânica FCAV/UNESP DISCIPLINA: Química Orgânica ASSUNTO: Introdução à Química Orgânica 1 QUÍMICA ORGÂNICA Química Orgânica é a área da Química que estuda os compostos que contêm carbono, chamados de compostos

Leia mais

Lista de Exercícios. Formulação Orgânica: Alcoóis. Professor Anderson Dino

Lista de Exercícios. Formulação Orgânica: Alcoóis. Professor Anderson Dino Lista de Exercícios Formulação Orgânica: Alcoóis Professor Anderson Dino www.aulasdequimica.com.br 1. Introdução Alcoóis são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional hidroxila ( OH) ligado

Leia mais

Química Orgânica. Os Hidrocarbonetos

Química Orgânica. Os Hidrocarbonetos Química Orgânica A química orgânica é um ramo da química relativamente jovem, nascido do estudo das substâncias que constituem a matéria viva e dos compostos resultantes das suas transformações. Inicialmente

Leia mais

PLANO DE ENSINO CONTEÚDO H/A METODOLOGIA UNIDADE 1

PLANO DE ENSINO CONTEÚDO H/A METODOLOGIA UNIDADE 1 MINISTÉRIO DA EDUAÇÃO SERETARIA DE EDUAÇÃO PROFIIONAL E TENOLÓGIA INSTITUTO FEDERAL SUL RIO GRANDENSE DIRETORIA DE ENSINO OORDENADORIA DE SUPERVISÃO PEDAGÓGIA PLANO DE ENSINO I DADOS DE IDENTIFIAÇÃO 1.1

Leia mais

BIOQUÍMICA 1 Química & Biologia Água e Sais Minerais

BIOQUÍMICA 1 Química & Biologia Água e Sais Minerais BIOQUÍMICA 1 Química & Biologia Água e Sais Minerais RODRIGO PALADINO @paladinoprofbio Os compostos orgânicos estão presentes em nossa vida diária: Álcool Comum C2H6O Vinagre C2H4O2 Petróleo e seus derivados.

Leia mais

Química E Extensivo V. 1

Química E Extensivo V. 1 Química E Extensivo V. 1 Exercícios 01) B 02) D 03) C 04) D 05) C 06) E a) Errada. Cada ligação dupla possui dois elétrons pi. Como existem 11 ligações duplas, segue que o número de elétrons pi é 22. b)

Leia mais

Exemplo: Quando a molécula tiver 3 átomos de carbono (n=3). Ela terá 8 átomos de hidrogênio, pois H = 2n+2 = 8.

Exemplo: Quando a molécula tiver 3 átomos de carbono (n=3). Ela terá 8 átomos de hidrogênio, pois H = 2n+2 = 8. Hidrocarbonetos Hidrocarbonetos como o próprio nome sugere, são compostos cujas moléculas contêm apenas átomos de carbono e hidrogênio. Dentro da família dos hidrocarbonetos existem várias subfamílias,

Leia mais

NOMENCLATURA *NOME. O 7C HEPT 1 e 1 ENIN 8C OCT 9C NON 10C DEC 11C UNDEC Se for cíclico prenome ciclo. Insaturações

NOMENCLATURA *NOME. O 7C HEPT 1 e 1 ENIN 8C OCT 9C NON 10C DEC 11C UNDEC Se for cíclico prenome ciclo. Insaturações setor 131 1310409 1310409-SP Aulas 6 a 8 NMENLATURA DE IDRARBNETS NMENLATURA *NME PREFIX INTERMEDIÁRI SUFIX Nº- DE ARBNS SATURAÇÃ NA ADEIA FUNÇÃ 1 MET SATURADA AN ET INSATURADAS 3 PRP 1 EN 4 BUT 1 IN IDRARBNET

Leia mais

CADEIAS CARBÔNICAS. 4. (G1 - cftsc) Qual a fórmula molecular do 2-metil-1-buteno? a) C 5 H 12. b) C 5 H 10. c) C 4 H 8. d) C 10 H 10. e) C 10 H 5.

CADEIAS CARBÔNICAS. 4. (G1 - cftsc) Qual a fórmula molecular do 2-metil-1-buteno? a) C 5 H 12. b) C 5 H 10. c) C 4 H 8. d) C 10 H 10. e) C 10 H 5. 1. (Pucpr) Um tema de discussão atual tem sido o uso de sementes transgênicas voltado aos supostos aumento da produção de alimentos e diminuição do uso de pesticidas, tais como o carbofurano (I), o tralometrin

Leia mais

Exercícios de Introdução a Química Orgânica e Hidrocarbonetos

Exercícios de Introdução a Química Orgânica e Hidrocarbonetos Exercícios de Introdução a Orgânica e Hidrocarbonetos 1. A sibutramina (representada a seguir) é um fármaco controlado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária que tem por finalidade agir como moderador

Leia mais

O DIAMANTE POSSUI HIBRIDIZAÇÃO

O DIAMANTE POSSUI HIBRIDIZAÇÃO QUÍMICA ORGÂNICA Pode-se afirmar com certeza que se não fosse pelo Carbono você não estaria lendo essa breve descrição agora. A química orgânica se preocupa com o entendimento da vida dada pelo Carbono

Leia mais

II. Alcanos Hidrocarbonetos Alifáticos Saturados

II. Alcanos Hidrocarbonetos Alifáticos Saturados Química do arbono II. idrocarbonetos Alifáticos Saturados Estes compostos, constituídos por dois elementos (carbono e hidrogénio) apresentam apenas ligações simples entre os átomos de carbono que formam

Leia mais

Alcenos e Alcinos. Aula 14

Alcenos e Alcinos. Aula 14 Universidade Federal de Ouro Preto Alcenos e Alcinos Aula 14 Flaviane Francisco Hilário 1 1 Alcenos 1.1 - Estrutura Hidrocarbonetos cujas moléculas contêm ligação dupla carbono-carbono. (olefinas) Hidrocarbonetos

Leia mais

Matéria. O que esses materiais tem em comum? São constituídas de substâncias orgânicas

Matéria. O que esses materiais tem em comum? São constituídas de substâncias orgânicas Matéria O que esses materiais tem em comum? São constituídas de substâncias orgânicas Química Substâncias orgânicas Substâncias inorgânicas Matéria viva Material inanimado Força vital Somente os seres

Leia mais

Pré UFSC Química. Química Orgânica. Alcinos. Funções Orgânicas. Alcadienos. Hidrocarbonetos. Alcanos. Cicloalcanos. Alcenos.

Pré UFSC Química. Química Orgânica. Alcinos. Funções Orgânicas. Alcadienos. Hidrocarbonetos. Alcanos. Cicloalcanos. Alcenos. Química Orgânica Estuda as propriedades e composição dos compostos que apresentam o carbono como principal elemento químico. Alcinos São hidrocarbonetos acíclicos contendo uma única ligação tripla entre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA ORGÂNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA ORGÂNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÉ-VESTIBULAR RUMO À UNIVERSIDADE CAMPUS JOÃO MONLEVADE QUÍMICA ORGÂNICA ORIENTADORA: PROF.ª DRA. KARLA VIEIRA P R OF.º LUCAS SIQUEIRA FUNÇÕES ORGÂNICAS (I) Um determinado

Leia mais

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Introdução à Química Orgânica

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Orgânica. ASSUNTO: Introdução à Química Orgânica FCAV/UNESP DISCIPLINA: Química Orgânica ASSUNTO: Introdução à Química Orgânica QUÍMICA ORGÂNICA Química Orgânica é a área da Química que estuda os compostos que contêm carbono, chamados de compostos orgânicos.

Leia mais

E X E R C Í C I O S:

E X E R C Í C I O S: E X E R C Í C I O S: Unidade I Introdução à Química do Carbono Unidade II Hidrocarbonetos Unidade III Funções Orgânicas Unidade IV Noções de Bioquímica... 1 COMPLETE ADEQUADAMENTE AS LACUNAS. 1) (0.4)

Leia mais

Estrutura de moléculas orgânicas e biológicas

Estrutura de moléculas orgânicas e biológicas Estrutura de moléculas orgânicas e biológicas Adaptado pelo Prof. Luís Perna 1 Compostos orgânicos Os compostos orgânicos formam um grupo enorme de substâncias que inclui a maioria daquelas que contêm

Leia mais

Alcenos e Alcinos. Aula 5

Alcenos e Alcinos. Aula 5 Universidade Federal de Ouro Preto Alcenos e Alcinos Aula 5 Flaviane Francisco Hilário 1 1 Alcenos 1.1 - Estrutura Hidrocarbonetos cujas moléculas contêm ligação dupla carbono-carbono. (olefinas) Hidrocarbonetos

Leia mais

Petróleo. Prof. Iraê Peroni. etimologia. formação. óleo de pedra

Petróleo. Prof. Iraê Peroni. etimologia. formação. óleo de pedra Petróleo Prof. Iraê Peroni etimologia petra oleum Pedra óleo óleo de pedra formação decomposição de animais, plâncton e vegetais no fundo dos mares. Soterrados pelos movimentos da crosta terrestre = pressão.

Leia mais

Profº André Montillo

Profº André Montillo Profº André Montillo www.montillo.com.br Definição: É o ramo da química que estuda os composto formados pelo arbono. São os compostos encontrados nos organismos vivos e representam 60% da massa do organismo:

Leia mais

Quí. Xandão Monitor: Victor Pontes

Quí. Xandão Monitor: Victor Pontes Quí. Professor: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Victor Pontes Hidrocarbonetos: alcanos, alcenos e alcinos 29 ago RESUMO Hidrocarbonetos são compostos formados por carbono e hidrogênio e constituem uma

Leia mais

Introdução e Noções Históricas

Introdução e Noções Históricas Unidade 1 Introdução e Noções istóricas A primeira separação da Química em Inorgânica e Orgânica ocorreu por volta de 1777 e foi proposta pelo químico alemão Torbern Olof Bergman (1735-1784): Química Inorgânica

Leia mais

FUNÇÕES ORGÂNICAS: HIDROCARBONETOS. Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro

FUNÇÕES ORGÂNICAS: HIDROCARBONETOS. Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro FUNÇÕES ORGÂNICAS: HIDROCARBONETOS Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro giseli.menegat@caxias.ifrs.edu.br maira.manfro@caxias.ifrs.edu.br O QUE SÃO HIDROCARBONETOS? São compostos formados exclusivamente

Leia mais

Ficha de apoio Química Regras de nomenclatura de alcanos e derivados halogenados

Ficha de apoio Química Regras de nomenclatura de alcanos e derivados halogenados ÍSIA E QUÍMIA A (ANO 1) icha de apoio Química Regras de nomenclatura de alcanos e derivados halogenados Os hidrocarbonetos são compostos formados por carbono e hidrogénio. O carbono, sendo um elemento

Leia mais

AULA 20 INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA

AULA 20 INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA AULA 20 INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA DEFINIÇÃO DE QUÍMICA ORGÂNICA A Química Orgânica é a parte da Química que estuda a maioria dos compostos do carbono, chamados de compostos orgânicos. Os compostos

Leia mais

Ciências Físico-Químicas 9ºAno Prof. Carla Bastos

Ciências Físico-Químicas 9ºAno Prof. Carla Bastos Ciências Físico-Químicas 9ºAno Prof. Carla Bastos O que são? Compostos orgânicos Compostos que contêm carbono e hidrogénio, podendo ainda conter outros elementos. Isómeros Compostos com a mesma fórmula

Leia mais

DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Fundamentos de Química Orgânica

DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Fundamentos de Química Orgânica Universidade Estadual Paulista UNESP Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Fundamentos de Química Orgânica 1 1ª Semana 21/02/2019: Composição e estrutura

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 2º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 2º ANO Dentre os compostos apresentados, os dois que proporcionam melhor qualidade para os óleos de cozinha são os ácidos linolênico (três duplas entre carbonos) e linoleico (duas duplas entre carbonos). Carbono

Leia mais

HIDROCARBO ETOS ALCANOS OME CLATURA. 1. Alcanos lineares: PREFIXO que indica o número de átomos de carbono da cadeia + o SUFIXO ano.

HIDROCARBO ETOS ALCANOS OME CLATURA. 1. Alcanos lineares: PREFIXO que indica o número de átomos de carbono da cadeia + o SUFIXO ano. 1 HIDROCARBO ETOS OME CLATURA ALCANOS 1. Alcanos lineares: PREFIXO que indica o número de átomos de carbono da cadeia + o SUFIXO ano. Nº de C Prefijo Nº de C Prefijo Nº de C Prefijo 1 met 6 hex 11 undec

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA I. Professora: Matildes Blanco 2011 QUÍMICA ORGÂNICA

QUÍMICA ORGÂNICA I. Professora: Matildes Blanco 2011 QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA ORGÂNICA I Professora: Matildes Blanco 2011 QUÍMICA ORGÂNICA Todo composto orgânico apresenta o elemento carbono na sua composição. Porém, alguns compostos inorgânicos apresentam carbono (por exemplo,

Leia mais

Química Orgânica Aula 2 (Curso) Profº.: Wesley de Paula

Química Orgânica Aula 2 (Curso) Profº.: Wesley de Paula Química Orgânica Aula 2 (urso) Profº.: Wesley de Paula São compostos constituídos apenas por átomos de ARBONO e IDROGÊNIO 3 3 2 3 3 3 3 3 3 2 2 3 Os hidrocarbonetos apresentam as seguintes características:

Leia mais

Cadeias Carbônicas. ecstasy

Cadeias Carbônicas. ecstasy Cadeias Carbônicas ecstasy GEOMETRIA DO CARBONO TETRAÉDRICA 4 ligas simples 109º 28 TRIGONAL 2 ligas simples 1 liga dupla 120º LINEAR 2 ligas duplas ou 1 liga simples 1 liga tripla 180º O átomo de Carbono

Leia mais

HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS

HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS HIDROCARBONETOS FUNÇÕES ORGÂNICAS FUNÇÕES ORGÂNICAS O átomo de carbono: Apresenta capacidade singular de compartilhar elétrons com outros átomos de carbono formando ligações carbono-carbono estáveis. Permite

Leia mais

Introdução - Química Orgânica. K-Padão Revés

Introdução - Química Orgânica. K-Padão Revés Introdução - Química Orgânica K-Padão Revés História da química orgânica Os organismos vivos (plantas e animais) continham uma força vital que caracterizava todos os compostos produzidos por eles. ESTAGNAÇÃO

Leia mais

Hidrocarbonetos. Alcenos (C n H 2n ) ligações duplas geometria triângular plana em cada C

Hidrocarbonetos. Alcenos (C n H 2n ) ligações duplas geometria triângular plana em cada C Hidrocarbonetos Saturados Insaturados Alcanos (C n H 2n+2 ) ligações simples geometria tetraédrica em cada C Alcenos (C n H 2n ) ligações duplas geometria triângular plana em cada C Alcinos (C n H 2n 2

Leia mais

Resumo introdução á química orgânica

Resumo introdução á química orgânica Resumo introdução á química orgânica Exercícios Quais as ligações (simples, duplas ou triplas) entre átomos de carbono que completam de maneira adequada as estruturas, nas posições indicadas por 1, 2,

Leia mais

RESUMO. Química Frente II Química Orgânica Vitor Terra Lista 3 - Hidrocarbonetos. fenil

RESUMO. Química Frente II Química Orgânica Vitor Terra Lista 3 - Hidrocarbonetos. fenil Química Frente II Química Orgânica Vitor Terra Lista 3 - Hidrocarbonetos RESUMO Hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados apenas por carbono e hidrogênio. fenil Cadeia Fórmula molecular benzil Alcanos

Leia mais

Lista de Exercícios. Formulação Orgânica: Hidrocarbonetos. Professor Anderson Dino

Lista de Exercícios. Formulação Orgânica: Hidrocarbonetos. Professor Anderson Dino Lista de Exercícios Formulação Orgânica: idrocarbonetos Professor Anderson Dino www.aulasdequimica.com.br 1. Regras de nomenclatura A IUPA (International Union of Pure and Applied hemistry) considera como

Leia mais

Quí. Monitor: Victor Pontes

Quí. Monitor: Victor Pontes Professor: Allan Rodrigues Monitor: Victor Pontes Hidrocarbonetos: cadeia principal e ramificações 22 ago RESUMO Radicais, Ramificações ou Ramos Radicais livres, são agrupamentos orgânicos que possuem

Leia mais

QUÍMICA CAPÍTULO I INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA

QUÍMICA CAPÍTULO I INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA I) BREVE HISTÓRICO: Prof. Arthur / Rodrigo CAPÍTULO I INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA 1777 Bergman Primeira separação da Química Orgânica e Inorgânica. Química Inorgânica: estuda os compostos extraídos

Leia mais

Compostos de carbono

Compostos de carbono Compostos de carbono aroma de banana canela ácido fórmico O que são? Como podemos classificá-los? Compostos de carbono Como podemos obtê-los? Porque são importantes? Respostas às questões Podem ser constituídos

Leia mais

Quí. Xandão Monitor: Victor Pontes

Quí. Xandão Monitor: Victor Pontes Professor: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Victor Pontes Hidrocarbonetos: ciclanos, ciclenos e aromáticos 29 ago RESUMO Os hidrocarbonetos de cadeia fechada cíclica são compostos constituídos por carbono

Leia mais

Tarefa 07 Professor Negri

Tarefa 07 Professor Negri Tarefa 07 Professor egri 01. (UFG G) A distribuição eletrônica do carbono, no estado fundamental, entretanto, mostra que ele é bivalente. Para que o carbono atenda ao postulado de Kekulé, ele sofre: a)

Leia mais

Princípios fisico-químicos laboratoriais. Aula 08 Profº Ricardo Dalla Zanna

Princípios fisico-químicos laboratoriais. Aula 08 Profº Ricardo Dalla Zanna Princípios fisico-químicos laboratoriais Aula 08 Profº Ricardo Dalla Zanna Conteúdo Programático Unidade 3 Química orgânica o Seção 3.1 Ligação e estrutura molecular o Seção 3.2 Funções orgânicas - Hidrocarbonetos

Leia mais

Química Orgânica I QFL Definição e Importância da Química Orgânica

Química Orgânica I QFL Definição e Importância da Química Orgânica 1. Introdução Química rgânica I QFL-305 1.1. Definição e Importância da Química rgânica 1.2. Alguns Eventos da istória da Química rgânica (Bibliografia principal: Solomons, 7ed) 1.3. Ligações Químicas

Leia mais

PRÉ VESTIBULAR UFU Prof.Lourival/COLÉGIO INTEGRAÇÃO/ ANGLO

PRÉ VESTIBULAR UFU Prof.Lourival/COLÉGIO INTEGRAÇÃO/ ANGLO PRÉ VESTIBULAR UFU 2015 Prof.Lourival/COLÉGIO INTEGRAÇÃO/ ANGLO 1. QUÍMICA DOS COMPOSTOS DE CARBONO DEFINIÇÃO: 2 HIDROCARBONETOS - OBTENÇÃO (DESTILAÇÃO FRACIONADA DO PETRÓLEO) - ESTRUTURA - NOMENCLATURA

Leia mais

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Fisiológica. ASSUNTO: Noções de Química Orgânica

FCAV/UNESP. DISCIPLINA: Química Fisiológica. ASSUNTO: Noções de Química Orgânica FCAV/UNESP DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Noções de Química Orgânica 1 QUÍMICA ORGÂNICA Química Orgânica é a área da Química que estuda os compostos que contêm carbono, chamados de compostos

Leia mais

Unidade 04 Química C HIDROCARBONETOS

Unidade 04 Química C HIDROCARBONETOS Unidade 04 Química C HIDROCARBONETOS Hidrocarbonetos (HC) só C e H PROPRIEDADES GERAIS Ponto de fusão e de ebulição baixos em comparação a compostos polares. Fase de agregação: em condições ambiente os

Leia mais

QB72G:// Química Orgânica Fundamental. Grupos Funcionais. Prof. Dr. Eduard Westphal (

QB72G:// Química Orgânica Fundamental. Grupos Funcionais. Prof. Dr. Eduard Westphal ( QB72G:// Química Orgânica Fundamental Grupos Funcionais Prof. Dr. Eduard Westphal (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/eduardw) Grupos Funcionais 8 Milhões de compostos orgânicos!!! Propriedades físicas

Leia mais

Química D Superintensivo

Química D Superintensivo GABARIT Superintensivo Exercícios 0) 9 02) B 03) A 0. erta. Devido à propriedade de encadeamento do carbono, o número de compostos orgânicos é muito grande, com grande variação no arranjo dos átomos das

Leia mais