Manual para Gerenciamento do Portal Eletrônico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual para Gerenciamento do Portal Eletrônico"

Transcrição

1 Manual para Gerenciamento do Portal Eletrônico Este documento tem como finalidade orientar os usuários que ficarão frente à administração do portal eletrônico, seja da Reitoria, de um Campus ou de um Departamento. O portal possui cinco templates pré-definidos possibilitanto que o interessado defina qual modelo melhor se adapta a realidade do Campus ou Departamento. Esses templates permitem que o interessado insira notícias, páginas, fotos, documentos, vídeos, menus, entre outras funcionalidades. A responsabilidade do conteúdo inserido e publicado no portal é de total responsabilidade do usuário que o gerencia, sendo o sistema passível de auditoria por meio de auditoria interna do sistema. A administração do portal é via web e pode ser acessada pelo link

2 Manual para Gerenciamento do Portal Eletrônico Table of Contents Manual para Gerenciamento do Portal Eletrônico Table of Contents Login Administração do Portal Pastas Conteúdo Páginas Galerias Vídeos Eventos Notícias Licitações Menus Banners Cursos

3 Login A tela inicial exibida ao acessar o link é a tela de login na qual o usuário fará a autenticação no sistema (Figura 1). Figura 1 - Tela de login O usuário e senha para acesso ao sistema é o mesmo utilizado no sistema SUAP - Sistema Unificado de Administração Pública. A liberação do acesso será mediante documento oficial advindo da... contendo nome completo, SIAPE, Câmpus e setor de lotação e quais permissões este usuário terá direito.

4 Administração do portal Após a autenticação, a tela de administração do portal será exibida com os cadastros disponíveis para o usuário logado de acordo com suas permissões (Figura 2). Figura 2 - Tela de administração do portal De forma resumida, o sistema de administração do portal permite: inserção de banners, seja ele de um evento ou de um órgão governamental; o cadastro de eventos, fotos, notícias, páginas, vídeos e licitações; inserção de marcadores que auxiliam na pesquisa de conteúdo; inserção de arquivos (cada usuário terá uma pasta no sistema para que ele possa gerenciar os arquivos a serem publicados no portal); criação dos menus. São de responsabilidade da Reitoria: importação dos usuários, bem como a alocação deles em grupos; cadastro dos cursos ofertados; criação dos portais, seja ele do Campus ou do Departamento. Para as imagens inseridas no portal, recomenda-se os seguintes tamanhos: Logomarca Recomendado (Largura x Altura em pixels) 132 x 75 Mínimo (Largura x Altura em pixels) - Máximo (Largura x Altura em pixels) 264 x 75

5 Notícia Destaque Notícia Galeria Banner 1000 x x x x x x x Os requisitos mínimos para a estrutura de páginas e menus dos Campi são: - Lei de acesso à informação: nesta seção, observe-se as especificidades da Lei, tais como informações institucionais, contatos, perguntas frequentes e outros. - Institucional: esta seção está abrangida pela especificidade da Lei, mas talvez seja interessante trabalhá-la de forma separada, devido a sua relevância. - Ensino: mínimo de informações necessárias, tais como responsáveis, contatos, programas e ações. - Pesquisa: mínimo de informações necessárias, tais como responsáveis, contatos, programas e ações. - Extensão: mínimo de informações necessárias, tais como responsáveis, contatos, programas e ações. - Notícias: relação de notícias (suficientes até completar a página) - Contatos: endereço, telefones, s Os portais seguirão cinco templates pré-definidos: template Reitoria (Figura 3), template Campus (Figura 4), dois templates do tipo blog (Figuras 5 e 6) e template Página (Figura 7).

6 Figura 3 - Template Reitoria

7 Figura 4 - Template Campus

8 Figura 5 - Template Blog

9 Figura 6 - Template Blog

10 Figura 7 - Template Página

11 Pastas A pasta tem como objetivo armazenar arquivos pertinentes ao portal. Cada usuário possui uma pasta individual no sistema. Essa funcionalidade comporta-se de forma igual a um gerenciador de arquivos do computador utilizado no dia a dia. O acesso a pasta se dá pela tela de administração (Figura 2), que levará a tela do gerenciador de arquivos (Figura 8). Figura 8 - Tela inicial do gerenciador de arquivos Ao clicar na pasta, o sistema abre a tela de manutenção das pastas (Figura 9).

12 Figura 9 - Tela de manutenção das pastas

13 Conteúdo Figura 10 - Menu conteúdo

14 Páginas Para acessar esse cadastro, o usuário deve clicar no link Páginas situado na tela de administração do portal (Figura 2), que levará a tela de manutenção das páginas (Figura 11). Figura 11 - Tela de manutenção das páginas Nessa tela o usuário pode executar as seguintes funcionalidades: pesquisar, alterar, adicionar, remover e recuperar uma página. Para adicionar uma página, o usuário deverá clicar no botão "Adicionar Página +" na tela de manutenção (Figura 11), que leva à tela de cadastro (Figura 12).

15 Figura 12 - Tela de cadastro das páginas

16 Para a pesquisa o usuário tem a opção de fazer a busca pelo título da página ou pela data de publicação (Figura 11). Caso o usuário deseja modificar ou remover o conteúdo cadastrado, ele deverá clicar sobre a página na qual deseja fazer a modificação ou remoção. Ao selecionar a página que será modificada ou removida, o sistema abre a tela de alteração. Os campos virão preenchidos. Com exceção do campo Identificador, qualquer campo pode ser editado para realizar a ateração ou todo conteúdo pode ser removido (Figura 13). Figura 13 - Tela de alteração e remoção de páginas Para remover mais de uma página ao mesmo tempo, na tela de manutenção (Figura 11) o usuário deverá selecionar no campo ação "Remover Páginas selecionados" e logo em seguida selecionar as páginas que deseja remover clicando no check box ao lado do título. Após a seleção, o usuário deverá clicar no botão "Fazer" para realizar a ação (Figura 14).

17 Figura 14 - Tela de remoção em lote de páginas O sistema possibilita a ação de recuperar uma Página excluída. Para tanto, o usuário deverá clicar no botão "Recuperar Páginas excluído" que se encontra na tela de manutenção (Figura 11). Ao clicar neste botão, o sistema exibe todos as páginas excluídas. Ao selecionar a página que deseja recuperar, o sistema exibe os dados desta página para que o usuário analise se há necessidade ou não de se realizar alguma modificação dos dados. Após a análise e/ou alteração dos dados o usuário deverá clicar no botão "Salvar".

18 Galerias Para acessar esse cadastro, o usuário deve clicar no link Galerias situado na tela de administração do portal (Figura 2), que levará a tela de manutenção das galerias (Figura 15). Figura 15 - Tela de manutenção das galerias Nessa tela o usuário pode executar as seguintes funcionalidades: pesquisar, alterar, adicionar, remover e recuperar uma galeria. Para adicionar uma galeria, o usuário deverá clicar no botão "Adicionar Galeria +" na tela de manutenção (Figura 15), que leva à tela de cadastro (Figura 16).

19 Figura 16 - Tela de cadastro das galerias Para a pesquisa o usuário tem a opção de fazer a busca pelo título da galeria ou pela data de publicação (Figura 15). Caso o usuário deseja modificar ou remover o conteúdo cadastrado, ele deverá clicar sobre a galeria na qual deseja fazer a modificação ou remoção. Ao selecionar a galeria que será modificada ou removida, o sistema abre a tela de alteração. Os campos virão preenchidos. Com exceção do campo Identificador, qualquer campo pode ser editado para realizar a ateração ou todo conteúdo pode ser removido (Figura 17).

20 Figura 17 - Tela de alteração e remoção de galerias Para remover mais de uma galeria ao mesmo tempo, na tela de manutenção (Figura 15) o usuário deverá selecionar no campo ação "Remover Galerias selecionados" e logo em seguida selecionar as galerias que deseja remover clicando no check box ao lado do título. Após a seleção, o usuário deverá clicar no botão "Fazer" para realizar a ação (Figura 18).

21 Figura 18 - Tela de remoção em lote de galerias O sistema possibilita a ação de recuperar uma Galeria excluída. Para tanto, o usuário deverá clicar no botão "Recuperar Galerias excluído" que se encontra na tela de manutenção (Figura 15). Ao clicar neste botão, o sistema exibe todos as galerias excluídas. Ao selecionar a galeria que deseja recuperar, o sistema exibe os dados desta galeria para que o usuário analise se há necessidade ou não de se realizar alguma modificação dos dados. Após a análise e/ou alteração dos dados o usuário deverá clicar no botão "Salvar".

22 Vídeos Para acessar esse cadastro, o usuário deve clicar no link Vídeos situado na tela de administração do portal (Figura 2), que levará a tela de manutenção dos vídeos (Figura 19). Figura 19 - Tela de manutenção dos vídeos Nessa tela o usuário pode executar as seguintes funcionalidades: pesquisar, alterar, adicionar, remover e recuperar um vídeo. Para adicionar um vídeo, o usuário deverá clicar no botão "Adicionar Video +" na tela de manutenção (Figura 19), que leva à tela de cadastro (Figura 20).

23 Figura 20 - Tela de cadastro dos vídeos Para a pesquisa o usuário tem a opção de fazer a busca pelo título do vídeo ou pela data de publicação (Figura 19). Caso o usuário deseja modificar ou remover o conteúdo cadastrado, ele deverá clicar sobre o vídeo no qual deseja fazer a modificação ou remoção. Ao selecionar o vídeo que será modificado ou removido, o sistema abre a tela de alteração. Os campos virão preenchidos. Com exceção do campo Identificador, qualquer campo pode ser editado para realizar a ateração ou todo conteúdo pode ser removido (Figura 21).

24 Figura 21 - Tela de alteração e remoção de vídeos Para remover mais de um vídeo ao mesmo tempo, na tela de manutenção (Figura 19) o usuário deverá selecionar no campo ação "Remover Vídeos selecionados" e logo em seguida selecionar os vídeos que deseja remover clicando no check box ao lado do título. Após a seleção, o usuário deverá clicar no botão "Fazer" para realizar a ação (Figura 22).

25 Figura 22 - Tela de remoção em lote de vídeos O sistema possibilita a ação de recuperar um Vídeo excluído. Para tanto, o usuário deverá clicar no botão "Recuperar Vídeos excluído" que se encontra na tela de manutenção (Figura 19). Ao clicar neste botão, o sistema exibe todos os vídeos excluídos. Ao selecionar o vídeo que deseja recuperar, o sistema exibe os dados deste vídeo para que o usuário analise se há necessidade ou não de se realizar alguma modificação dos dados. Após a análise e/ou alteração dos dados o usuário deverá clicar no botão "Salvar".

26 Eventos Para acessar esse cadastro, o usuário deve clicar no link Eventos situado na tela de administração do portal (Figura 2), que levará a tela de manutenção dos vídeos (Figura 23). Figura 23 - Tela de manutenção dos eventos Nessa tela o usuário pode executar as seguintes funcionalidades: pesquisar, alterar, adicionar, remover e recuperar um evento. Para adicionar um evento, o usuário deverá clicar no botão "Adicionar Evento +" na tela de manutenção (Figura 23), que leva à tela de cadastro (Figura 24).

27

28 Para a pesquisa o usuário tem a opção de fazer a busca pelo título do evento ou pela data de publicação (Figura 23). Caso o usuário deseja modificar ou remover o conteúdo cadastrado, ele deverá clicar sobre o evento no qual deseja fazer a modificação ou remoção. Ao selecionar o evento que será modificado ou removido, o sistema abre a tela de alteração. Os campos virão preenchidos. Com exceção do campo Identificador, qualquer campo pode ser editado para realizar a ateração ou todo conteúdo pode ser removido (Figura 25).

29

30 Para remover mais de um evento ao mesmo tempo, na tela de manutenção (Figura 23) o usuário deverá selecionar no campo ação "Remover Eventos selecionados" e logo em seguida selecionar os eventos que deseja remover clicando no check box ao lado do título. Após a seleção, o usuário deverá clicar no botão "Fazer" para realizar a ação (Figura 26). Figura 26 - Tela de remoção em lote de eventos O sistema possibilita a ação de recuperar um Evento excluído. Para tanto, o usuário deverá clicar no botão "Recuperar Eventos excluído" que se encontra na tela de manutenção (Figura 23). Ao clicar neste botão, o sistema exibe todos os eventos excluídos. Ao selecionar o evento que deseja recuperar, o sistema exibe os dados deste evento para que o usuário analise se há necessidade ou não de se realizar alguma modificação dos dados. Após a análise e/ou alteração dos dados o usuário deverá clicar no botão "Salvar".

31 Notícias Para acessar esse cadastro, o usuário deve clicar no link Notícias situado na tela de administração do portal (Figura 2), que levará a tela de manutenção das notícias (Figura 27). Figura 27 - Tela de manutenção das notícias Nessa tela o usuário pode executar as seguintes funcionalidades: pesquisar, alterar, adicionar, remover e recuperar uma notícia. Para adicionar uma notícia, o usuário deverá clicar no botão "Adicionar Notícia +" na tela de manutenção (Figura 27), que leva à tela de cadastro (Figura 28). Ao cadastrar uma notícia, o usuário tem possibilidade de apontá-la como destaque. O portal exibe as cinco últimas notícias de destaque pela data de publicação e em seguida ordena pela prioridade informada pelo usuário no ato do cadastro da notícia. Se duas notícias ou mais possuem a mesma prioridade, o sistema ordena pela data de publicação. O posicionamento no portal dessas notícias pode ser visto nas Figuras 3, 4, 5, 6 e 7 da seção 1.2.

32 Figura 28 - Tela de cadastro das notícias Para a pesquisa o usuário tem a opção de fazer a busca pelo título da notícia ou pela data de publicação (Figura 27). Caso o usuário deseja modificar ou remover o conteúdo cadastrado, ele deverá clicar sobre a notícia no qual deseja fazer a modificação ou remoção. Ao selecionar a notícia que será modificada ou removida, o sistema abre a tela de alteração. Os campos virão preenchidos. Com exceção do campo Identificador, qualquer campo pode

33 ser editado para realizar a ateração ou todo conteúdo pode ser removido (Figura 29). Figura 29 - Tela de alteração e remoção das notícias Para remover mais de uma notícia ao mesmo tempo, na tela de manutenção (Figura 27) o usuário deverá selecionar no campo ação "Remover Notícias selecionados" e logo em seguida selecionar as notícias que deseja remover clicando no check box ao lado do título. Após a seleção, o usuário deverá clicar no botão "Fazer" para realizar a ação (Figura 30).

34 Figura 30 - Tela de remoção em lote de notícias O sistema possibilita a ação de recuperar uma Notícia excluída. Para tanto, o usuário deverá clicar no botão "Recuperar Notícias excluído" que se encontra na tela de manutenção (Figura 27). Ao clicar neste botão, o sistema exibe todos as notícias excluídas. Ao selecionar a notícia que deseja recuperar, o sistema exibe os dados desta notícia para que o usuário analise se há necessidade ou não de se realizar alguma modificação dos dados. Após a análise e/ou alteração dos dados o usuário deverá clicar no botão "Salvar".

35 Licitações Para acessar esse cadastro, o usuário deve clicar no link Licitações situado na tela de administração do portal (Figura 2), que levará a tela de manutenção das licitações (Figura 31). Figura 31 - Tela de manutenção das licitações Nessa tela o usuário pode executar as seguintes funcionalidades: pesquisar, alterar, adicionar, remover e recuperar uma licitação. Para adicionar uma licitação, o usuário deverá clicar no botão "Adicionar Licitação +" na tela de manutenção (Figura 31), que leva à tela de cadastro (Figura 32).

36 Figura 32 - Tela de cadastro das licitações

37 Para a pesquisa o usuário tem a opção de fazer a busca pelo título da licitação ou pela data de publicação (Figura 31). Caso o usuário deseja modificar ou remover o conteúdo cadastrado, ele deverá clicar sobre a licitação no qual deseja fazer a modificação ou remoção. Ao selecionar a licitação que será modificada ou removida, o sistema abre a tela de alteração. Os campos virão preenchidos. Qualquer campo pode ser editado para realizar a ateração ou todo conteúdo pode ser removido (Figura 33).

38 Figura 33 - Tela de alteração e remoção das licitações Para remover mais de uma licitação ao mesmo tempo, na tela de manutenção (Figura 31) o usuário deverá selecionar no campo ação "Remover Licitações selecionados" e logo em

39 seguida selecionar as licitações que deseja remover clicando no check box ao lado do título. Após a seleção, o usuário deverá clicar no botão "Fazer" para realizar a ação (Figura 34). Figura 34 - Tela de remoção em lote de licitações O sistema possibilita a ação de recuperar uma Licitação excluída. Para tanto, o usuário deverá clicar no botão "Recuperar Licitações excluído" que se encontra na tela de manutenção (Figura 31). Ao clicar neste botão, o sistema exibe todos as licitações excluídas. Ao selecionar a licitação que deseja recuperar, o sistema exibe os dados desta licitação para que o usuário analise se há necessidade ou não de se realizar alguma modificação dos dados. Após a análise e/ou alteração dos dados o usuário deverá clicar no botão "Salvar".

40 Menus O posicionamento no portal dos menus fica no topo da página como pode ser visto nas Figuras 3, 4, 5, 6 e 7 da seção 1.2. Para acessar esse cadastro, o usuário deve clicar no link Menus situado na tela de administração do portal (Figura 2), que levará a tela de manutenção dos Menus (Figura 35). Figura 35 - Tela de manutenção dos menus Nessa tela o usuário pode executar as seguintes funcionalidades: pesquisar, alterar, adicionar e remover. Para adicionar um menu, o usuário deverá clicar no botão "Adicionar Menu +" na tela de manutenção (Figura 35), que leva à tela de cadastro (Figura 36). Recomenda-se que se cadastre até no máximo três níveis de menus aninhados. Figura 36 - Tela de cadastro dos menus Para a pesquisa o usuário tem a opção de fazer a busca pelo título do menu (Figura 35). Caso o usuário deseja modificar ou remover o conteúdo cadastrado, ele deverá clicar sobre o menu no qual deseja fazer a modificação ou remoção. Ao selecionar o menu que será modificado ou removido, o sistema abre a tela de alteração.

41 Os campos virão preenchidos. Qualquer campo pode ser editado para realizar a ateração ou todo conteúdo pode ser removido (Figura 37). Figura 37 - Tela de alteração e remoção dos menus Para remover mais de um menu ao mesmo tempo, na tela de manutenção (Figura 35) o usuário deverá selecionar no campo ação "Remover Menus selecionados" e logo em seguida selecionar os menus que deseja remover clicando no check box ao lado do título. Após a seleção, o usuário deverá clicar no botão "Fazer" para realizar a ação (Figura 38). Figura 38 - Tela de remoção em lote de menus O sistema possibilita a ação de recuperar um Menu excluído. Para tanto, o usuário deverá clicar no botão "Recuperar Menus excluídos" que se encontra na tela de manutenção (Figura 35). Ao clicar neste botão, o sistema exibe todos os menus excluídos. Ao selecionar o menu que deseja recuperar, o sistema exibe os dados deste menu para que o usuário analise se há necessidade ou não de se realizar alguma modificação dos dados. Após a análise e/ou alteração dos dados o usuário deverá clicar no botão "Salvar".

42 Banners Banners, dentro do escopo do portal, são imagens de publicidade. Para acessar esse cadastro, o usuário deve clicar no link Banners situado na tela de administração do portal (Figura 2), que levará a tela de manutenção dos Banners (Figura 39). Figura 39 - Tela de manutenção dos banners Nessa tela o usuário pode executar as seguintes funcionalidades: pesquisar, alterar, adicionar, remover e recuperar um banner. Para adicionar um banner, o usuário deverá clicar no botão "Adicionar Banner +" na tela de manutenção (Figura 39), que leva à tela de cadastro (Figura 40).

43 Figura 40 - Tela de cadastro dos banners Ao cadastrar um banner, o usuário tem possibilidade de escolher quatro tipos: destaque, link de acesso, governamental e hotsite. O posicionamento no portal dos três primeiros tipos podem ser vistos nas Figuras 3, 4, 5, 6 e 7 da seção 1.2. Os banners cadastrados como do tipo hotsite serão exibidos quando houver a necessidade desses banners aparecerem como prioridade. Dessa forma, quando o internauta acessar o portal uma página contendo esses banners será exibida. Por esse motivo, haverá sempre a necessidade de se ter um banner que faz o direcionamento para o portal, caso o internauta não tenha interesse nas publicidades que estão em destaque. Para a pesquisa o usuário tem a opção de fazer a busca pelo título do banner ou pela data de publicação (Figura 39). Caso o usuário deseja modificar ou remover o conteúdo cadastrado, ele deverá clicar sobre o banner no qual deseja fazer a modificação ou remoção. Ao selecionar o banner que será modificado ou removido, o sistema abre a tela de alteração. Os campos virão preenchidos. Qualquer campo pode ser editado para realizar a ateração ou todo conteúdo pode ser removido (Figura 41).

44 Figura 41 - Tela de alteração e remoção Banner Para remover mais de um banner ao mesmo tempo, na tela de manutenção (Figura 39) o usuário deverá selecionar no campo ação "Remover Banners selecionados" e logo em seguida selecionar os banners que deseja remover clicando no check box ao lado do título. Após a seleção, o usuário deverá clicar no botão "Fazer" para realizar a ação (Figura 42). Figura 42 - Tela de remoção em lote Banner O sistema possibilita a ação de recuperar um Banner excluído. Para tanto, o usuário deverá clicar no botão "Recuperar Banners excluídos" que se encontra na tela de manutenção (Figura 39). Ao clicar neste botão, o sistema exibe todos os banners excluídos. Ao selecionar o banner que deseja recuperar, o sistema exibe os dados deste banner para que o usuário analise se há necessidade ou não de se realizar alguma modificação dos dados. Após a

45 análise e/ou alteração dos dados o usuário deverá clicar no botão "Salvar".

SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUAP

SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUAP INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUAP MÓDULO

Leia mais

Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: CONFIGURAÇÕES Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA VIRTUAL MENU CONFIGURAÇÕES CONFIGURAR TURMA Esta funcionalidade permitirá

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Informações Gerais Título GBD Guia

Leia mais

Tutorial de Administração de sites do Portal C3

Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Carlos Magno da Rosa Graduando Sistemas de Informação Estagiário Centro de Ciências Computacionais Sumário Sumário... 2 1-Apresentação Geral... 3 3-Componentes

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRATOR

MANUAL DO ADMINISTRATOR MANUAL DO ADMINISTRATOR Sumário Introdução... 3 Estrutura e sua função... 3 Conceituação de itens do cabeçalho... 3 Acessibilidade... 4 Menu de Administração... 4 Criação de artigos... 6 Criação de Menu...

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE SERVIÇOS/TAXA DE INSCRIÇÃO EM EVENTOS

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE SERVIÇOS/TAXA DE INSCRIÇÃO EM EVENTOS SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE SERVIÇOS/TAXA DE INSCRIÇÃO EM EVENTOS 1 Sumário 1. Acessando Portal UFGNet...3 1.1 Realizando Login...3 2. Acessando o módulo de Requisição de Serviços/Taxa de

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1.0

MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1.0 MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.0 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. APRESENTAÇÃO... 3 3. TIPOS DE AÇÕES DE EXTENSÃO... 3 3.1 PROGRAMA... 3 3.2 PROJETO... 3 3.3 CURSO... 3 3.4 EVENTO... 3 4. FASES DE VALIDAÇÃO

Leia mais

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0

Portal de Sistemas Integrados. Manual do Usuário. Versão: 1.0 Portal de Sistemas Integrados Manual do Usuário Versão: 1.0 Página: 1/33 Índice 1. Apresentação... 3 2. Descrição do Sistema... 3 3. Orientações Gerais ao Usuário...4 3.1. Senhas de Acesso... 4 4. Funcionalidades

Leia mais

SENAI ESCOLA. Gerenciador de conteúdo SENAI escolas. Documentação de especificação de gerenciamento de conteúdo para escolas SENAI.

SENAI ESCOLA. Gerenciador de conteúdo SENAI escolas. Documentação de especificação de gerenciamento de conteúdo para escolas SENAI. Gerenciador de conteúdo SENAI escolas Documentação de especificação de gerenciamento de conteúdo para escolas SENAI. Marketing Digital 02/10/2012 Índice 1. Noticia ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 3 1. Menu Meu perfil... 3 1.1. Editar meu perfil... 3 1.2. Editar minha senha... 3 2. Usuários... 4 2.1. Cadastrar Usuário... 4

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

PedidosWeb Manual do Usuário

PedidosWeb Manual do Usuário PedidosWeb Manual do Usuário Agosto de 2018 I Sumário 1. Introdução...1 2. Acesso ao Sistema...2 2.1 Autenticação...2 2.2 Pagina Inicial...2 3. Principais Funcionalidades do Sistema...3 3.1 Cadastro de

Leia mais

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE MATERIAL

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE MATERIAL SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO REQUISIÇÃO DE MATERIAL Sumário 1. Acessando Portal UFGNet...3 1.1 Realizando login...3 2. Acessando o módulo de Requisição de Material...4 2.1 Cadastrar Requisição...4 2.1.1

Leia mais

PORTAL CORPORATIVO CNA - MANUAL

PORTAL CORPORATIVO CNA - MANUAL SUMÁRIO 1. Sobre o Portal Corporativo... 2 2. Acessar o Portal Corporativo... 2 2.1. Acesso ao Portal... 2 2.2. Esqueceu a senha... 4 3. Áreas do Portal Corporativo... 5 3.1. Página Inicial... 5 3.2. Menu

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0.

Ao clicar neste ícone você fará o download do Manual Guia On-Line 2.0. Sejam bem vindos ao Manual do Guia On-Line 2.0, aqui você irá aprender a utilizar esta eficiente ferramenta desenvolvida para facilitar e agilizar o atendimento odontológico. Tela de login Na tela inicial

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Subunidade Acadêmica

MANUAL DO USUÁRIO Subunidade Acadêmica MANUAL DO USUÁRIO Subunidade Acadêmica UFPA Pró-reitoria de Ensino e Graduação AIT Assessoria de Informação e Tecnologia 1. CONFIGURAÇÕES RECOMENDADAS A plataforma ATENA, foi desenvolvida em uma plataforma

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentaão de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Restaurante Universitário Versão 1.13.5 Última revisão: 02/10/2017 2017 Versão: 1.13.5 Documentação: André L.M. Camargo

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO

SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO SIPAC MANUAL DE UTILIZAÇÃO PROTOCOLO Índice ACESSO AO PORTAL UFGNet... 3 CADASTROS... 5 ANEXAR DOCUMENTO... 5 DESPACHOS ELETRÔNICOS... 8 AUTENTICAR... 8 ALTERAR DESPACHO... 10 REMOVER DESPACHO... 12 MOVIMENTAÇÃO...

Leia mais

Liberação de Atualização 4.8

Liberação de Atualização 4.8 Liberação de Atualização 4.8 Cadastro de Centro de Custo Efetuada a migração do Cadastro de Centro de Custo, do Sage Finanças, para o novo layout da Plataforma Sage. Observação: por padrão do sistema,

Leia mais

CONCEDER ACESSO EM SISTEMA A PERMISSIONÁRIO

CONCEDER ACESSO EM SISTEMA A PERMISSIONÁRIO CONCEDER ACESSO EM SISTEMA A PERMISSIONÁRIO O que é? É o ato de conceder a um permissionário, acesso em sistemas disponibilizados pelos Correios exclusivamente para Pessoas Jurídicas. Ambos, Permissionário

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Newsletters - NWT Versão 1.15 Última revisão: 12/03/2018 2018 Versão: 1.15 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página:

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página: PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB O Painel de controle da Lands Agência Web é uma ferramente simples e que facilita a vida do cliente na hora de gerenciar o conteúdo do seu site/blog. Aqui vamos aprender

Leia mais

SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos PROTOCOLO (v )

SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos PROTOCOLO (v ) M A N U A I S SIPAC Sistema Integrado de Busque pelo Manual clicando no link abaixo: Protocolo Acessar -> Aba Administração Acessar -> Aba Processos Acessar -> Aba Documentos Acessar -> Aba Memorandos

Leia mais

Portal do Servidor NPD UFES

Portal do Servidor NPD UFES Portal do Servidor NPD UFES MAIO/2012 Visão Geral do novo Portal do Servidor O Portal do Servidor possui três divisões principais: (Clique sobre os itens para visualizar) 1 Funções específicas de órgãos

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor MANUAL DE USUÁRIO Versão 1.0 Servidor SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 4 1.1. Acesso (LOGIN)... 5 1.2. Cadastro... 6 2. Sistema 2.1. Visão Inicial... 10 2.2. Itens do Menu de Navegação... 11 2.3. Informações

Leia mais

JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.1

JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO. versão 1.1 JORNAL PIO-PARDO MANUAL DO USUÁRIO versão 1.1 INTRODUÇÃO Este é um manual do usuário de como publicar uma notícia no portal de notícias do Jornal Pio Pardo. Logo em seguida será apresentado o passo-a-passo.

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 1.0 Cuiabá MT 2010 1 Sumário Usuários do SISCOFRE... 3

Leia mais

Manual de Utilização PrintScout

Manual de Utilização PrintScout Manual de Utilização PrintScout Sumário 1. Login... 3 2. Tela Home... 4 3. Meus Locais... 5 3.1 Editar Local... 6 3.2 Adicionar Equipamento... 7 3.3 Alterar Dados de um Equipamento... 7 3.4 Excluir um

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel PAINEL DE MEMORANDOS Essa funcionalidade centraliza algumas operações do módulo de protocolo que possuem relação com memorandos eletrônicos. O objetivo é tornar ágil o acesso

Leia mais

MANUAL PBE - FOGÕES. Sistema PBE On Line (CONPET) Fogões SPBE. Manual Operacional. Versão 1.0. Pág 1/47

MANUAL PBE - FOGÕES. Sistema PBE On Line (CONPET) Fogões SPBE. Manual Operacional. Versão 1.0. Pág 1/47 MANUAL PBE - FOGÕES Sistema PBE On Line (CONPET) Fogões SPBE Versão 1.0 Manual Operacional Pág 1/47 1.0 - INTRODUÇÃO Este documento tem por finalidade orientar os usuários do sistema na melhor utilização

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico O que é? É um sistema incorporado no site da Unesp para criação e atualização de páginas Web, por usuários autenticados em qualquer computador que possa conectar-se

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

MANUAL DO PREPARA UPDATE VERSÃO

MANUAL DO PREPARA UPDATE VERSÃO ÍNDICE 1. PREPARAUpdateGP... 2 1.1. Instalação do PREPARAUpdateGP... 2 1.2. Execução o PREPARAUpdateGP... 4 1.3. Utilizando o PREPARAUpdateGP... 5 1.4. Nova Versão... 8 1.4.1. Área Informativa de Autenticação...

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Programas

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Programas Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Programas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Finalidade... 3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO... 3 2.1. Metas... 3 2.2. Restrições... 3 3. ACESSANDO

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Unidade Acadêmica

MANUAL DO USUÁRIO Unidade Acadêmica MANUAL DO USUÁRIO Unidade Acadêmica UFPA Pró-reitoria de Ensino e Graduação AIT Assessoria de Informação e Tecnologia 1. CONFIGURAÇÕES RECOMENDADAS A plataforma ATENA, foi desenvolvida em uma plataforma

Leia mais

SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIMAR Sistema de Compras de Materiais

SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIMAR Sistema de Compras de Materiais SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Informática CPD SIMAR Sistema de Compras de Materiais SISTEMA DE COMPRAS DE MATERIAIS Manual de Funcionalidades do Sistema SIMAR. SUMÁRIO SISTEMA DE COMPRAS DE

Leia mais

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO MANUAL DO USUÁRIO 10/10/2017 Sistema Atena - Instituições de Ensino ÍNDICE Introdução... 4 ObJetivos... 4 Funcionalidades... 4 Generalidades... 4 Opções de Menu das

Leia mais

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Objetivos Elaboração de provas utilizando o recurso Formulários do Google Docs; Compreender as funcionalidades do Formulário; Gerar planilhas

Leia mais

MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS PÓS-GRADUAÇÕES

MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS PÓS-GRADUAÇÕES MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS PÓS-GRADUAÇÕES LOGIN Entrar em modo edição no Portal Acesse o endereço que será disponibilizado pela DIRCOM. Digite seu login e senha o

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema Dinâmico de websites

Leia mais

Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Técnológico (PROEN)

Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Técnológico (PROEN) Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Técnológico (PROEN) DGA Orientação Específica: uso do SIPAC (Módulo Protocolo) para abertura dos processos de expedição certificados, de diploma e históricos. Versão

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

Tutorial para orientar novos usuários do site unifei.edu.br a encontrar e editar conteúdos no site

Tutorial para orientar novos usuários do site unifei.edu.br a encontrar e editar conteúdos no site Tutorial para orientar novos usuários do site unifei.edu.br a encontrar e editar conteúdos no site Login Para se autenticar no site acesse unifei.edu.br/user e entre com seu nome de usuário (seu CPF) e

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

MANUAL OFICIAL DE JUSTIÇA 1º GRAU

MANUAL OFICIAL DE JUSTIÇA 1º GRAU MANUAL OFICIAL DE JUSTIÇA 1º GRAU PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO MANUAL OFICIAL DE JUSTIÇA ATRIBUIÇÕES DO OFICIAL DE JUSTIÇA OFICIAL DE JUSTIÇA Sumário 1 Acesso ao Sistema...4 1.1 Configurações do Sistema...5

Leia mais

Oficina: Preenchimento do Portal do Estudante

Oficina: Preenchimento do Portal do Estudante Oficina: Preenchimento do Portal do Estudante Facilitador: Prof. Raphael Melo Demanda institucional oriunda da 9ª reunião da Pró- Reitoria de Ensino e os DDE s (em 03 e 04/08/2016), com a finalidade de

Leia mais

MANUAL USUÁRIO - ADMINISTRAÇÃO SITE. Sumário

MANUAL USUÁRIO - ADMINISTRAÇÃO SITE. Sumário MANUAL USUÁRIO - ADMINISTRAÇÃO SITE Sumário Endereços de Acesso/Usuários/Senhas ------------------------- 2 Imóveis ------------------------------------------------------------------ 3 Postagens/Notícias

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

MANUAL Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo (PRS) Programa de Aprendizagem Profissional Comercial MÓDULO EMPRESA

MANUAL Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo (PRS) Programa de Aprendizagem Profissional Comercial MÓDULO EMPRESA MANUAL Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo (PRS) Programa de Aprendizagem Profissional Comercial MÓDULO EMPRESA Índice 1. Apresentação...- 3-2. Etapas do processo...- 3-3. Acesso ao sistema para

Leia mais

NOVO PORTAL DA UFS EDITOR

NOVO PORTAL DA UFS EDITOR NOVO PORTAL DA UFS EDITOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.manuais.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 ASCOM 2105-6433 / comunica@ufs.br Novo portal Editor. Objetivo

Leia mais

Manter Comissão. de Seleção

Manter Comissão. de Seleção MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Manter Comissão Abertura Automática

Leia mais

TUTORIAL MINHAS CITAÇÕES (GOOGLE ACADÊMICO) Biblioteca FEAUSP 02/2013

TUTORIAL MINHAS CITAÇÕES (GOOGLE ACADÊMICO) Biblioteca FEAUSP 02/2013 TUTORIAL MINHAS CITAÇÕES (GOOGLE ACADÊMICO) Biblioteca FEAUSP 02/2013 Tutorial Minhas Citações (Google Acadêmico) O Google Acadêmico é uma ferramenta de busca que possibilita a pesquisa em artigos revisados

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa

GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa Grupo de Banco de Dados IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO Avaliaext Avaliação Externa Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Dados Título Nome do Arquivo

Leia mais

Manual de Utilização do Módulo Frota (SUAP)

Manual de Utilização do Módulo Frota (SUAP) Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Reitoria / Coord. de Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas Manual de Utilização do Módulo Frota (SUAP) Versão

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE FUNCIONÁRIOS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE FUNCIONÁRIOS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE FUNCIONÁRIOS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Assistência Estudantil Versão 1.10 Última revisão: 16/02/2018 2018 Versão: 1.10 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág.

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág. Manual de Pessoa Jurídica Sistema de Bilhetagem Eletrônica DATAPROM Manual Pessoa Jurídica DATAPROM Revisão 01 / Março 2015 www.dataprom.com Pág. 1 Índice Introdução... 3 1. Login, Senha e Cadastro...

Leia mais

Aviso. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Aviso. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Aviso O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

PERMISSÕES A PESSOA FÍSICA

PERMISSÕES A PESSOA FÍSICA PERMISSÕES A PESSOA FÍSICA O que é? É a possibilidade que um usuário pessoa jurídica tem de conceder os seus direitos de acesso no idcorreios a um usuário pessoa física. Por exemplo: A empresa XYZ Ltda,

Leia mais

Informativo de atualizações NFSe

Informativo de atualizações NFSe Informativo de atualizações NFSe 1. Admin Portal de gerenciamento de NFS-es e RPSs da prefeitura. 1.1 Telas RPS e NFSe - Foram corrigidos os filtros da tela de RPS e NFS-e. 1.2 Tela GIAs - Foi inserida

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos Humanos

Sistema de Gestão de Recursos Humanos Sistema de Gestão de Recursos Humanos Manual de Procedimentos I Módulo de Usuários Revisão: 07 Versão: 7.9.109 JM Soft Informática Março, 2015 Sumário MÓDULO DE USUÁRIOS... 4 1 MENU CADASTROS... 4 1.1

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE Sumário 1 Introdução...3 1.1 O que é e qual a finalidade do sistema?...3 1.2 Quem pode acessar estas informações?...3 1.3 O que há

Leia mais

Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 10/09/2013

Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 10/09/2013 2013 Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 10/09/2013 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENADOR DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Manual Site Unidéias.Net

Manual Site Unidéias.Net Manual Site Unidéias.Net Outubro 2015 Acesso ao site O site está publicado e disponível no endereço www.unideias.net. Acesso ao Sistema (módulo de Blog e Projetos) Para acessar o sistema e gerenciar suas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC Gerenciar Equipes Organizadoras TURORIAL PARA DOCENTE: Esta

Leia mais

Manual do Sistema SDI Solução Documental Integrada. Manual do Sistema SDI Solução Documental Integrada. Versão 1.0

Manual do Sistema SDI Solução Documental Integrada. Manual do Sistema SDI Solução Documental Integrada. Versão 1.0 Manual do Sistema SDI Solução Documental Integrada Versão 1.0 Sumário 1. Apresentação... 1 2. Acesso ao Sistema... 1 2.1. Requisitos necessários para a utilização do site... 1 2.2. Login... 1 2.3. Primeiro

Leia mais

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo.

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo. fmc.digital O que você imaginar nós fazemos. O que não imaginar nós vamos pensar. Manual de Utilização Painel Administrativo FMC Dashboard Informações Gerais O conteúdo da aplicação poderá ser administrado

Leia mais

A. ESCOPO DAS FUNCIONALIDADES... 4

A. ESCOPO DAS FUNCIONALIDADES... 4 ÍNDICE A. ESCOPO DAS FUNCIONALIDADES... 4 1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES... 4 2. GRUPOS DE ACESSO... 4 3. ACESSO... 5 4. GERIR SISTEMA DE CHAMADOS... 6 4.1 CATALOGO DE SERVIÇOS... 6 4.1.1. ABERTURA DE UM NOVO

Leia mais

MANUAL DE ACESSO PORTAL DO CLIENTE EMPRESA Saiba como acessar essa importante ferramenta.

MANUAL DE ACESSO PORTAL DO CLIENTE EMPRESA Saiba como acessar essa importante ferramenta. No seu navegador de internet, acesse 1 2 http://www.vs.unimed.coop.br, na página inicial, clique no espaço PORTAL DO CLIENTE. 1º Acesso Empresa : Na tela seguinte, clique em Seu primeiro acesso? 3 A partir

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS MATÃO MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO AUTOR: COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS MATÃO MATÃO 2016 SUMÁRIO

Leia mais

Como criar usuários do Painel

Como criar usuários do Painel Como alterar a Usuário? - FEC39 Senha do Caminho: Meus Dados>Mudar Senha Referência: FEC39 Versão: 2017.01.16 Como Funciona: Esta tela é utilizada para alterar a senha do usuário logado no Painel administrativo

Leia mais

Elaborado pela DGTI. Mapeamento de Autenticação do Sistema SUAP

Elaborado pela DGTI. Mapeamento de Autenticação do Sistema SUAP Elaborado pela DGTI Mapeamento de Autenticação do Sistema SUAP Sumário de Informações do Documento Tipo do Documento: Manual do Usuário Responsável: DGTI Resumo: Este manual é destinado a auxiliar o usuário

Leia mais

Índice. Guia de Ícones Painel Principal Informações da Igreja Devocional (Pastoral) Eventos Agenda Fotos Vídeos Download Sair

Índice. Guia de Ícones Painel Principal Informações da Igreja Devocional (Pastoral) Eventos Agenda Fotos Vídeos Download Sair 1 Índice Guia de Ícones Painel Principal Informações da Igreja Devocional (Pastoral) Eventos Agenda Fotos Vídeos Download Sair 2 Guia de Ícones Internos Editar conteúdo cadastrado. Excluir conteúdo cadastrado.

Leia mais

Guia do Portal do Fornecedor

Guia do Portal do Fornecedor Guia do Portal do Fornecedor Sumário 1 Introdução... 2 2 Sistema... 2 2.1 O Portal... 2 2.2 Área restrita... 3 2.2.1 Área de Notificação... 4 2.2.2 Menu... 4 2.2.2.1 Início... 4 2.2.2.2 Pedidos... 4 2.2.2.2.1

Leia mais

MANUAL DO CORRETOR CADASTRO

MANUAL DO CORRETOR CADASTRO MANUAL DO CORRETOR CADASTRO Página 1 de 15 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 1.1. PRÉ-CADASTRO CORRETOR... 4 1.1. TIPO DE PARCEIRO... 5 1.2. NUM REGISTRO SUSEP... 5 1.3. MENSAGEM... 5 1.2. CADASTRO DO CORRETOR...

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS MANUAL DE INSTRUÇÕES DO SISTEMA DE RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO MÓDULO CONTROLE DE ALUNOS ACESSO AO SISTEMA Este manual visa informar os recursos do Sistema de Restaurante Universitário. O sistema possui

Leia mais

Seu melhor parceiro em Tecnologia

Seu melhor parceiro em Tecnologia Seu melhor parceiro em Tecnologia O que fazemos: Geramos resultados aos nossos clientes na internet. Através da necessidade identificada, planejamos e produzimos soluções para uma comunicação integrada

Leia mais

TUTORIAL PLANO DE GERENCIAMENTO OPERACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS

TUTORIAL PLANO DE GERENCIAMENTO OPERACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GRUPAMENTO TÉCNICO DE SUPRIMENTO DE ÁGUA PARA INCÊNDIO TUTORIAL PLANO DE GERENCIAMENTO OPERACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS INTRODUÇÃO O GTSAI, visando

Leia mais

Gerenciador de Processos

Gerenciador de Processos IBILCE UNESP 2012 GUIA DO USUÁRIO Gerenciador de Processos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio IBILCE - UNESP2012 Controle do Documento Título Nome do Arquivo Autor(es) GBD Guia do Usuário GePrOC

Leia mais

Guia do Usuário. Portal Web: Foxwin-Acesso. Assunto: Guia do Usuário Portal Web. Produto: Foxwin-Acesso. Versão Doc.: 1.0

Guia do Usuário. Portal Web: Foxwin-Acesso. Assunto: Guia do Usuário Portal Web. Produto: Foxwin-Acesso. Versão Doc.: 1.0 Guia do Usuário Portal Web: Foxwin-Acesso Assunto: Guia do Usuário Portal Web Produto: Foxwin-Acesso Versão Doc.: 1.0 Data: 26/09/2017 ÍNDICE 1. Introdução ao Portal Web... 1 2. Solicitação do 1º acesso...

Leia mais

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais...

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais... 1 Sumário 1. Inicializando o Sistema... 3 2. Arquitetura do Sistema... 5 2.1. Menu... 5 2.1.1. Detalhamento do Menu e Submenu... 5 2.2. Barra de Ferramentas... 6 2.2.1. Ações... 6 2.2.2. Crédito Disponível...

Leia mais

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online.

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online. Guia prático Moodle O que é Seja bem-vindo a plataforma Moodle. O Moodle é um sistema de gestão do ensino e aprendizagem, ou seja, é um aplicativo desenvolvido para ajudar o educador a criar cursos on-line,

Leia mais

Em caso de anormalidade no procedimento comunicar os responsáveis pelo sistema SUAP no DADT- Reitoria

Em caso de anormalidade no procedimento comunicar os responsáveis pelo sistema SUAP no DADT- Reitoria Manual de Utilização SUAP Modulo Protocolo Criado por: Carlos Gomes Em: 13/10/2010 Objetivo: Operação do modulo Protocolo SUAP Pré-requisitos: Possuir acesso ao sistema; Possuir usuário com permissão de

Leia mais

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE Sumário COMO ACESSAR O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM...2 COMO ACESSAR O CURSO...7 COMO ACESSAR O CONTEÚDO DO CURSO...8 Como acessar o Ambiente

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA

MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA MANUAL DE OPERAÇÕES SISTEMA SAI CHAVE DE ACESSO PERFIL ALGODOEIRA Vocabulário: Safra Vigente: Safra em operação. Ativo: Encontra-se operante na safra. Inativo: Encontra-se inoperante na safra. 1. LOGIN

Leia mais

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR NOTAS Essa operação tem como finalidade possibilitar o cadastro

Leia mais

Sistema: Documento Nº: Versão: Data: Documento Anterior: Elaborado: Setor: Verificado: Setor: Renato Bueno de Oliveira DSI Danillo da Silva Rocha DSI

Sistema: Documento Nº: Versão: Data: Documento Anterior: Elaborado: Setor: Verificado: Setor: Renato Bueno de Oliveira DSI Danillo da Silva Rocha DSI Desenvolvimento Sistema: Processo Eleitoral Manual de Instruções Documento Nº: Versão: Data: Documento Anterior: 01 1.0 08/05/2014 NA Elaborado: Setor: Verificado: Setor: Renato Bueno de Oliveira DSI Danillo

Leia mais

PORTAL NOSSO CORRETOR. Novo Portal do Corretor

PORTAL NOSSO CORRETOR. Novo Portal do Corretor PORTAL NOSSO CORRETOR Novo Portal do Corretor Novidades do Novo Portal do Corretor 1 Novo Layout 2 Novas Funcionalidades da TMB 3 Novas Funcionalidade do Vida 4 Novas Configurações de Usuário 5 Recuperar

Leia mais

MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR SERVIDORES DA UTFPR

MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR SERVIDORES DA UTFPR MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR SERVIDORES DA UTFPR HOME Apresentação da Home Principal O portal da UTFPR foi elaborado dentro do modelo do portal padrão desenvolvido pela Secretaria de

Leia mais

Sistema Gestão Portal UFGD

Sistema Gestão Portal UFGD Sistema Gestão Portal UFGD 1. Acesso ao Sistema de Gestão do Portal UFGD 1.1. Como acessar o Sistema de Gestão do Portal UFGD 2. Adicionar informações aos componentes 2.0.1. Adicionar Editais 2.0.2. Adicionar

Leia mais

TUTORIAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO MAIS EDUCAÇÃO

TUTORIAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO MAIS EDUCAÇÃO Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social TUTORIAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO MAIS EDUCAÇÃO Orientações para Cadastro de Coordenadores, Facilitadores e Monitores

Leia mais