AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS PARA ATIVIDADES PERICIAIS DE ENGENHARIA CIVIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS PARA ATIVIDADES PERICIAIS DE ENGENHARIA CIVIL"

Transcrição

1 AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS PARA ATIVIDADES PERICIAIS DE ENGENHARIA CIVIL

2 A Avaliação de Imóveis objetiva a aplicação de técnicas e procedimentos periciais sobre a potencialidade de um imóvel sob o ponto de vista da sua valoração, e pode ser solicitado pelo empreendedor, comprador, vendedor ou até mesmo pela justiça.

3 Constitui-se do conjunto do exame de suas características, que deverão ser verificadas com procedimentos realizados tecnicamente.

4 Deve ser dado destaque aos aspectos que, por sua complexidade, exigem métodos, pesquisas sobre os terrenos urbanos, avaliação de benfeitorias, depreciação do imóvel, e procedimentos judiciais com normas de ordenamento territorial e ambiental, firmado entre pessoas físicas e jurídicas de direito público, ou privado, ou pessoa jurídica de direito público.

5 Este processo é inexorável e atinge rapidamente novos setores econômicos, como o da produção dos ambientes habitáveis urbanos, tanto por exigência dos consumidores, como por estar incorporado ao pensamento e prática de alguns compradores ou investidores.

6 E até mesmo pela pessoa física que se acha lesada nos seus interesses e que vê a possibilidade da real valorização do imóvel com apelo à Justiça.

7 A realização de uma na vistoria deve ser acima de tudo prudente, obrigando-se a uma minuciosa análise das situações, ainda que complexas e difíceis, e deve contribuir para melhor segurança nas decisões a serem tomadas, objetivando alcançar os verdadeiros valores, da melhor forma justa e imparcialidade.

8 ABREVIATURAS E SIGLAS ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas CONFEA Conselho regional de Arquitetura Engenharia e Agronomia CUB Custo Unitário Básico EMBRAESP Empresa Brasileira de Estudo do Patrimônio FIPE Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas IBAPE Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias de Engenharia IEL Instituto de Engenharia Legal RI Registro de Imóveis SGII Sistema de Gestão Imobiliária Integrado ZN Lei de Zoneamento fornecida pelo IBAPE ZP Lei Municipal de Zoneamento

9 A Engenharia de Avaliação e Perícias se tornou ao longo do tempo, uma atividade bastante restrita, exigindo do profissional atualização constante, acompanhamento da tecnologia e critérios metodológicos, elementos gráficos e cálculos.

10 Exige ainda, dedicação exclusiva que permite aprimorar e melhorar sempre o nível técnico e a qualidade dos serviços nos diversos tipos de avaliação de bens imóveis urbanos, que são prestados ao poder público e à coletividade.

11 MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DE TERRENO E LAUDOS PERICIAIS

12 Os primeiros artigos publicados sobre a avaliação de imóveis no Brasil, datam de 1918 conforme consta no livro intitulado AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS URBANOS (FIKER, 1993). Após essa data surgiram às primeiras investigações sobre novos métodos de avaliação de terrenos, e já em 1923 foram introduzidos novos métodos de avaliação de terrenos, que a partir de 1929 começaram a ser sistematicamente aplicados.

13 A engenharia de avaliação no Brasil recentemente, reformulados por meio da ABNT (NBR /2001) e Avaliação de Imóveis Urbanos que expressa, em termos relativos, as diferenças de atributos entre os dados de mercado e os do bem avaliando e tratamento de fatores (NBR ).

14 Procedimentos avaliatórios preliminares Ao iniciar o trabalho de avaliação de imóvel (IBAPE, 2002) o avaliador deverá seguir, para avaliação preliminar, os seguintes passos: Coletar plantas e cortes do projeto arquitetônico do imóvel e ou planta do terreno; Reunir e estudar a documentação do imóvel, como títulos de transferência, escritura, certidões do Registro de Imóveis (RI) e plantas;

15 coletar mapas da região ou cidade, com indicações dos principais pontos residenciais, comerciais e industriais Buscar informações na prefeitura sobre os atuais serviços de melhoramento públicos: água, luz, esgoto, escoamento de água pluvial, telefone, pavimentação, iluminação pública etc.;

16 Observar as posturas municipais: código de obras da cidade, particularmente quanto à taxa de ocupação, gabaritos, afastamentos, recuos, plantas de Planejamento Arquitetônico e Ambiental (PAA), aerofotogramétricas etc.; Realizar levantamento detalhado in loco da propriedade: deve-se fazer uma vistoria no imóvel para constatar se a documentação está de acordo, fazendo medições que julgarem necessárias, e em caso afirmativo, comunicar aos setores competentes para as providências cabíveis;

17 Os laudos avaliatórios devem sempre ser ilustrado, em concordância ao caso em estudo por diversas fotografias legendadas, plantas de localização dos endereços dos elementos pesquisados e sob avaliação, pesquisas de valores de mercados, guias de IPTU - Imposto Predial Territorial Urbano etc.; As avaliações imobiliárias devem obedecer às diretrizes preceituadas na NBR 5.676/90 da ABNT e observância dos postulados do CONFEA Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura, bem como do IEL Instituto de Engenharia Legal, IBAPE etc.;

18 O arbitramento é o ato de avaliar ou estimar valores de bens, feitas com o fim de dirimir dúvidas, como mediadores a qual se manifesta contrariando um princípio de lei ou uma regra pré-estabelecida.

19 Método para avaliação de terrenos

20 O valor do terreno decorre de seu potencial de uso conforme NBR 5676/89, no caso de imóveis urbanos, sendo quase sempre determinado pelo que se pode construir. As edificações têm valor pelas vantagens que oferece, e como não pode existir a construção sem o terreno, o potencial deste também deve ser considerado nas avaliações (FIKER, 1996).

21 O conjunto terreno e construção ou terreno e benfeitorias representa um novo imóvel, e seu valor, na maioria dos casos, é a soma dos valores do terreno e da construção acrescida das vantagens decorrentes do bom aproveitamento do terreno por um projeto arquitetônico ou por uma utilização adequada

22 A norma brasileira NBR 5676 (ABNT, 1989) trabalha com o conceito de que o valor é aquele fornecido para um dado instante, único, não importando qual a finalidade da avaliação. Esse valor corresponde ao preço que se definiria, para um determinado imóvel, em um mercado de concorrência perfeito.

23 Na Engenharia de Avaliação se o terreno produz renda pelo seu aproveitamento, sejam eles por meio de construção habitacional, comercial ou industrial, e se esse aproveitamento está situado em locais adequados, conforme seu tipo de utilização ou dando ênfase ao bairro, rua e quadra, distância do centro comercial, influências geoeconômicas e das posturas municipais, deve-se considerar na avaliação do imóvel.

24 BALNEARIO CAMBORIU, SC FOZ DO IGUAÇU, PR

25 AREA INDUSTRIAL, CURITIBA AREA INDUSTRIAL, FOZ

26 Para a sua aplicação determinam-se os custos unitários por metro quadrado por meio de dados obtidos por pesquisa do próprio avaliador ou fornecida por estudos e trabalhos publicados em revistas técnicas custos unitários de edificações e atendendo ao dispositivo legal, os sindicatos estaduais publicam mensalmente os Custos Unitários Básicos (CUB).

27

28

29 É de fundamental importância que a escolha de terreno seja a mais parecida possível, com o terreno a ser avaliado. Não se devem comparar terrenos residenciais com os comerciais, ou terrenos em zona de residências horizontais com outros em zona de empreendimentos verticais (edifício), ou ainda, terrenos grandes com terrenos pequenos, etc.

30 ZONEAMENTO DE FOZ DO IGUAÇU

31 Área construída no caso de imóvel isolado: A verificação do aproveitamento do terreno deverá ser observada dentre os permitidos pela postura municipal.

32 Área construída física real do imóvel: Obtida em planta, com pé-direito livre mínimo que atenda ao disposto no Código de Edificações deverá se levar em conta eventuais áreas livres existentes dentro desse perímetro, como sacadas cobertas ou descobertas, terraços, garagens, coberturas de tanques.

33 No caso de unidades autônomas de prédios em condomínio: é a área resultante do somatório da área privativa da unidade, acrescida da área de uso comum que lhe couber, conforme estabelecido na ABNT 12721, e outras áreas, cobertas ou descobertas de uso privativo daquela unidade, situada em outros pavimentos.

34 Área non aedificandi: área gravada por restrições legais ou contratuais do loteamento, desde que devidamente averbadas junto ao Registro de Imóveis, onde não é permitido construir.

35 Os terrenos podem ser divididos em: Gleba urbanizável - Grande extensão de terreno, que, por sua características físicas e de localização próxima à área urbana, ou a loteamentos implantados, e destinação legal, permita aproveitamento mais eficiente, com a sua transformação economicamente viável através de loteamento, desmembramento ou implantação de conjunto habitacional, desde que sua escala de implantação simultânea no mercado local não resulte em inviabilização. NBR 5676/90;

36

37 Grande extensão de area, passível de receber obras de infraestrutura urbana, por sua localização, seus aspectos físicos, sua destinação legal e existência de mercado comprador (NB- 899).

38 Lote - Lote-padrão urbano é aquele de forma retangular, com uma só frente ou testada, com as medidas-padrão adotadas pela municipalidade em que esteja localizada ou estabelecida, quando da elaboração genérica de valores.

39 Segundo a Lei Federal n.º 6.766/79, o parcelamento do solo urbano somente pode ser levado a efeito mediante loteamento ou desmembramento. Considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes.

40 A diferença básica entre o loteamento e o desmembramento é que neste último há o aproveitamento do sistema viário existente, sem a abertura de novas vias e logradouros públicos, nem prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.

41 Ao lado do loteamento, caracterizado pelo desenvolvimento ou ampliação de bairros, aumentando o espaço urbano, aparece o conceito de desmembramento. Configura desmembramento o mesmo fenômeno de repartição de terra, desde que operado dentro do sistema urbanístico existente, influenciando, apenas, na densidade de ocupação dos espaços já urbanizados, não afetando, principalmente, o perfil das vias e logradouros preexistentes.

42 Com o loteamento ou o desmembramento, a gleba parcelada perde sua individualidade e gera lotes com acesso direto a via ou logradouro público. Não há, na legislação federal, limite máximo de área a ser objeto de parcelamento do solo. Tal limite, no entanto, poderá ser estabelecido pela legislação estadual ou municipal, modo a atender às peculiaridades regionais e locais.

43 Lote urbano é o terreno situado em zona urbana ou expansão urbana, como tal definida na lei municipal de zoneamento urbano, passível de ser aceita com unidade autônoma do uso do solo e cujo aproveitamento eficiente não dependa de parcelamento.

44 Comparativo direto de dados do Mercado

45 Comparativo de mercado refere-se à pesquisa realizada de valores básicos vigentes no mercado imobiliário, ou seja, confrontar os valores estabelecidos pelas imobiliárias, administradoras de imóveis, corretoras, empresa construtoras, comerciantes, peritos do setor de imóvel.

46 Existem duas formas de se comparar valores de imóveis: o comparativo indireto e o direto. Em geral, é comum estabelecer comparativos entre valores de imóveis equivalentes (indireto), que possuam as mesmas características. Segundo Fiker (2005), no estudo comparativo de preços é necessário especificar a data da transação, do anuncio ou oferta.

47 Recomendam-se utilizar, no mínimo, duas fontes de pesquisa, e sempre utilizar as informações com prudência quanto à data de referência e à veracidade. Tal prudência é decorrente, em alguns casos, do tempo que uma ação vem arrolando, e nesse caso, é necessário buscar as informações na data de quando foi feita a petição inicial.

48 Por se tratarem de informações coletadas por meio de transações ou compromissos comerciais, sugere-se identificar os tabelionatos, o cartório ou registro de imóveis, o número de transcrição, da inscrição ou de registro, número de livro e folhas e natureza do documento pesquisado.

49 Além dessas informações, é necessário anotar todos os dados dos imóveis pesquisados para as possíveis comparações, observando distância da via mais próxima, da esquina e verificando, também, as dimensões como a testada profundidade e área.

50 A comparação direta entre valores de imóveis torna-se mais difícil, pois freqüentemente os terrenos ou edificações não são idênticos com relações às suas formas, às dimensões ou até mesmo com relação à topografia. Outro aspecto que dificulta esse comparativo direto de valores é diferença no tempo da época da oferta e da transação do imóvel.

51 Na avaliação de imóveis pelo método comparativo (indireto ou direto) é necessário homogeneizar todos os dados de pesquisa, principalmente, se as informações foram coletadas em outras localidades e com fatores diferentes. Nesses casos, devem-se aplicar os coeficientes corretivos do preço do imóvel que foi comparado para que os dados possam ser transportados para o imóvel objeto da avaliação.

52 Na avaliação de terrenos loteados, nãoindustriais, deverão ser levado em consideração os seguintes elementos: área, profundidade, frente, topografia e consistência do solo e são separados por zonas de norma do IBAPE

53 Exemplo 1 Local: Avenida Euclides Pacheco Setor de zoneamento 01 Quadra 54 Área: 500 m2 Testada: 23 m Preço: R$ ,00 com 50% à vista e o restante em seis meses. Fonte: EMBRAE (Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio) Informante Nestor Severó

54 Cálculo, segundo Fiker (2005): Vv = valor à vista por metro quadrado do terreno da amostra Vt = preço total por metro quadrado do terreno da amostra. A = área do terreno da amostra por metro quadrado FVA = fator de valor atual 0,5 = 50% e 50% em seis meses (JUROS) n = números de prestações (meses)

55 TABELA TAXA DE RETORNO

56

57 MÉTODO MANUAL PARA CÁLCULO DA TAXA INTERNA DE RETORNO A Taxa Interna de Retorno (TIR) é a taxa de juros (desconto) que iguala, em determinado momento do tempo, o valor presente das entradas (recebimentos) com o das saídas (pagamentos) previstas de caixa.

58 A TIR é usada como método de análise de investimentos, onde o investimento será economicamente atraente se a TIR for maior do que a taxa mínima de atratividade (taxa de retorno esperada pelo investimento). A TIR também é utilizada na comparação entre dois ou mais projetos de investimentos, quando estes forem mutuamente excludentes.

59 Exemplo 2 Local: Avenida Euclides Pacheco Setor de zoneamento 02 Quadra 54 Área: 400 m2 Testada: 12 m Preço: R$ ,00 com 30% à vista e o restante em doze meses. Fonte: EMBRAE (Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio) Informante Pablo Escobar

60 Exemplo 3 Local: Av. Republica Argentina Setor de zoneamento 01 Quadra 54 Área: ,00 m2 Testada: 220 m Preço: R$ ,00 com 65% à vista e o restante em oito meses. Fonte: EMBRAE (Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio) Informante Fernandinho Beira-Mar

61 Correção da elasticidade da informação pelo fator de fonte Para quaisquer ofertas, deve-se proceder a um desconto de no mínimo dez por cento, admitindo-se todas super estimativas em função da elasticidade da informação tendo em vista o fator da fonte.

CAPE - Consultoria Avaliações e Perícias de Engenharia S/C Ltda.. LAUDO DE AVALIAÇÃO

CAPE - Consultoria Avaliações e Perícias de Engenharia S/C Ltda.. LAUDO DE AVALIAÇÃO . fls. 94 LAUDO DE AVALIAÇÃO IMÓVEIS MATRÍCULA GLEBA ÁREA (m²) 58.719 AB 429.120,00 7.169 C 131.544,00 7.168 D 217.679,00 5.817 E.1 39.198,00 5.817 E.2 26.232,00 5.818 FG 22.190,00 23.855 H 201.799,00

Leia mais

LAUDO DE AVALIAÇÃO 06 DE MARÇO DE 2019.

LAUDO DE AVALIAÇÃO 06 DE MARÇO DE 2019. LAUDO DE AVALIAÇÃO IMÓVEL AVALIANDO: Terreno com edificações. LOCALIZAÇÃO: Sorocaba - SP. MATRÍCULA: 20.437. ÁREA TOTAL: 15.000,00 m². MATRÍCULA: 11.144. ÁREA TOTAL: 28.650,30 m². 06 DE MARÇO DE 2019.

Leia mais

LAUDO PERICIAL NORBERTO BERTOLO. Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da 4a Vara Cível Foro Regional XI - Pinheiros.

LAUDO PERICIAL NORBERTO BERTOLO. Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da 4a Vara Cível Foro Regional XI - Pinheiros. fls. 137 Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da 4a Vara Cível Foro Regional XI - Pinheiros. Processo nº 1002356-93.2015.8.26.0011 AÇÃO DE PROCEDIMENTO SUMÁRIO, Perito Judicial, nomeado e devidamente compromissado

Leia mais

FOTO DA FACHADA DO IMÓVEL!!

FOTO DA FACHADA DO IMÓVEL!! 1 LAUDO DE AVALIAÇÃO 2018 1 - IDENTIFICAÇÃO Solicitante: Rodobens Consórcio Grupo/Cota: 127691 Proponente: Kharmon Cristian Zimmer Rua F (Lote nº 24 da Quadra 03) Endereço: Rua C (Lote nº 84 da Quadra

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA VENEZA

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA VENEZA ANTEPROJETO - PARCELAMENTO DO SOLO ALTERA A LEI MUNICIPAL Nº 1.705, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2004, QUE DISPÕE SOBRE O PARCELAMENTO DE OCUPAÇÃO E USO DO SOLO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

LAUDO PERICIAL DE AVALIAÇÃO

LAUDO PERICIAL DE AVALIAÇÃO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 6ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE BAURU/SP. Processo: 1018195-12.2014.8.26.0071 Ação de Execução de Título Extrajudicial LAUDO PERICIAL DE AVALIAÇÃO fls. 225 1.

Leia mais

CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS DE OBRAS E POSTURAS MUNICIPAIS

CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS DE OBRAS E POSTURAS MUNICIPAIS CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS DE OBRAS E POSTURAS MUNICIPAIS Gustavo Leonardo Wloch Arquiteto e Urbanista Assessoria de Planejamento Territorial AMAVI Outubro/2016 OBJETIVOS Explanar sobre o processo de elaboração

Leia mais

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL DA PENHA

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL DA PENHA fls. 123 EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL DA PENHA PROCESSO 1014594-96.2014.8.26.0006/01 MARIO DE SOUZA JUNIOR, engenheiro civil, CREA nº 60.339/D, perito judicial nos autos

Leia mais

LAUDO DE AVALIAÇÃO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 41ª VARA CÍVEL DO FORUM CENTRAL DE SÃO PAULO SP. Ação: Cumprimento de sentença

LAUDO DE AVALIAÇÃO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 41ª VARA CÍVEL DO FORUM CENTRAL DE SÃO PAULO SP. Ação: Cumprimento de sentença Membro Titular nº 1496 Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo IBAPE fls. SP 155 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA CÍVEL DO FORUM CENTRAL DE SÃO PAULO

Leia mais

EXMA. SRA. DRA. JUIZA DE DIREITO DA 4ª. VARA CÍVEL DA COMARCA DE FRANCA - SP.

EXMA. SRA. DRA. JUIZA DE DIREITO DA 4ª. VARA CÍVEL DA COMARCA DE FRANCA - SP. fls. 228 EXMA. SRA. DRA. JUIZA DE DIREITO DA 4ª. VARA CÍVEL DA COMARCA DE FRANCA - SP. PROCESSO Nº. 1015800-89.2016.8.26.0196 OSVALDO CESAR AIMOLI, perito judicial já qualificado nos autos, vem mui respeitosamente

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITATIBA/SP.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITATIBA/SP. fls. 73 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITATIBA/SP. Autos nº 1001440-59.2014.8.26.0281,, inscrito no CREA/SP sob nº 5061413653, nomeado perito judicial nos autos

Leia mais

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA CIVEL DO FORO REGIONAL DO IPIRANGA - DE SÃO PAULO.

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA CIVEL DO FORO REGIONAL DO IPIRANGA - DE SÃO PAULO. EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA CIVEL DO FORO REGIONAL DO IPIRANGA - DE SÃO PAULO. Processo n 00002915-36.2016.8.26.0010 Ref. Cumprimento Provisório de Sentença Requerente: Prates Empreendimentos

Leia mais

ALBERTO ALVES DE MENEZES, ENG C.CIVIL E SEGURANÇA DO TRABALHO

ALBERTO ALVES DE MENEZES, ENG C.CIVIL E SEGURANÇA DO TRABALHO fls. 96 ALBERTO ALVES DE MENEZES, ENG C.CIVIL E SEGURANÇA DO TRABALHO RUA PADRE JOSÉ BUTTI, 83, JARDIM CANDIDA, ARARAS - SP - CEP-13.603-006 1.0 - IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO 1.1 - Laudo de Avaliação de

Leia mais

PERÍCIAS E AVALIAÇÕES DE IMÓVEIS LAUDO PERICIAL

PERÍCIAS E AVALIAÇÕES DE IMÓVEIS LAUDO PERICIAL LAUDO PERICIAL AÇÃO DE COBRANÇA (CURITIBA PR) PERITA JUDICIAL NOMEADA: Maria Paula Simões Antunes Siqueira CAU nº A36759-1 / IBAPE PR 810 1 1 DADOS DO PROCESSO AUTOS 0011714-89.2007.8.16.0001 REQUERENTE

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITATIBA/SP.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITATIBA/SP. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITATIBA/SP. Autos nº 0005940-83.2017,, inscrito no CREA/SP sob nº 5061413653, nomeado perito judicial nos autos do processo acima

Leia mais

TERMOS USADOS NOS PROJETOS DE ARQUITETURA Alinhamento: É a linha legal, traçada pelas autoridades municipais, que serve de limite entre o lote, ou

TERMOS USADOS NOS PROJETOS DE ARQUITETURA Alinhamento: É a linha legal, traçada pelas autoridades municipais, que serve de limite entre o lote, ou TERMOS USADOS NOS PROJETOS DE ARQUITETURA Alinhamento: É a linha legal, traçada pelas autoridades municipais, que serve de limite entre o lote, ou gleba, e o logradouro público. Alvará: Documento que licencia

Leia mais

IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO

IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 872 de 08 de maio de 1986. Publicada no DOERJ de 17 de junho de 1986. 1. OBJETIVO

Leia mais

LAUDO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL URBANO

LAUDO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL URBANO LAUDO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL URBANO Imóveis Distrito Industrial Polo Industrial Fernando Santucci - Leme (SP) Exmo Sr. Prefeito Municipal da Comarca de Leme (SP) Sr. Paulo Roberto Blascke Admilson Aparecido

Leia mais

A V A L I A Ç Ã O. Proc /1. FERNANDO COELHO de CASTRO,

A V A L I A Ç Ã O. Proc /1. FERNANDO COELHO de CASTRO, 1 EXMA. SRA. DRA. JUIZA DE DIREITO DA 3a. VARA CÍVEL DA COMARCA DE OSASCO / SP Proc. 4023231-83.2013.8.26.0405 /1 FERNANDO COELHO de CASTRO, nomeado perito judicial nos autos da ação supra em que MARCO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE INDIANÓPOLIS ESTADO DE MINAS GERAIS. Lei Municipal nº 1.195, de 30 de junho de 1997

PREFEITURA MUNICIPAL DE INDIANÓPOLIS ESTADO DE MINAS GERAIS. Lei Municipal nº 1.195, de 30 de junho de 1997 PREFEITURA MUNICIPAL DE INDIANÓPOLIS ESTADO DE MINAS GERAIS Lei Municipal nº 1.195, de 30 de junho de 1997 Dispõe sobre o parcelamento do solo rural do Município de Indianópolis. O PREFEITO MUNICIPAL Faço

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITATIBA/SP.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITATIBA/SP. fls. 127 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITATIBA/SP. Autos nº 1000219-07.2015.8.26.0281,, inscrito no CREA/SP sob nº 5061413653, nomeado perito judicial nos

Leia mais

L A U D O EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 5º VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA CAPITAL SP

L A U D O EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 5º VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA CAPITAL SP fls. 91 EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 5º VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA CAPITAL SP PROCESSO : Nº. 1060045-85.2016.8.26.0100 CARTÓRIO : 5º OFÍCIO. AÇÃO : EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL. REQUERENTE :

Leia mais

WG BARBOZA CONSTRUÇÕES LTDA

WG BARBOZA CONSTRUÇÕES LTDA WG BARBOZA CONSTRUÇÕES LTDA LAUDO DE AVALIAÇÃO 2017.005 - Solicitante: CHB - Proponente: JOSEANE CARVALHO QUEIROZ - Finalidade: Valor de mercado - Endereço: Rua Nogueira, 57 Vila Penteado, São Paulo (SP.

Leia mais

GELFUS Gerenciamento e Assessoria de Obras Ltda. Alexandre Rogério Gaino Engenheiro Civil CREA /D

GELFUS Gerenciamento e Assessoria de Obras Ltda. Alexandre Rogério Gaino Engenheiro Civil CREA /D LAUDO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL COM BENFEITORIA 1 INTERESSADO E DADOS CADASTRIAS: Xxxxxxx Xxxxx X 2 OBJETIVO DO TRABALHO: Determinar valores para fins de atualizações patrimoniais de imóveis com benfeitorias

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUAÇU ESTADO DE GOIÁS PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO CNPJ /

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUAÇU ESTADO DE GOIÁS PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO CNPJ / Lei nº 1.589/2010 Regulamenta a implantação de CONDOMÍNIO RESIDENCIAL HORIZONTAL e CONDOMÍNIO RESIDENCIAL VERTICAL e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE URUAÇU, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS SECRETARIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS SECRETARIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS SECRETARIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO 1 1. APROPRIAÇÃO FÍSICA DE GLEBAS URBANAS: 1.1. PARCELAMENTO DO SOLO (Lei Federal nº 6.766/79, alterada pela

Leia mais

EXMO. SR. DR. JUÍZ DE DIREITO DA 04ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL XI PINHEIROS DA CAPITAL - SP

EXMO. SR. DR. JUÍZ DE DIREITO DA 04ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL XI PINHEIROS DA CAPITAL - SP EXMO. SR. DR. JUÍZ DE DIREITO DA 04ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL XI PINHEIROS DA CAPITAL - SP PROCESSO : Nº 1000477-51.2015.8.26.0011 CARTÓRIO : 04º OFÍCIO AÇÃO : EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL DESPESAS

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL 1 LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL Lotes 04 e 05 Quadra XXVI Prolongamento da Rua Sete de Setembro (Loteamento não implantado) Bairro Vila Atlântica Mongaguá SP CPI Conselho do Patrimônio Imobiliário

Leia mais

PARECER TÉCNICO DE AVALIAÇÃO MERCADOLÓGICA PTAM LOTES LOCALIZADOS NA RUA GRAPIÚNA, CENTRO ITABUNA-BA

PARECER TÉCNICO DE AVALIAÇÃO MERCADOLÓGICA PTAM LOTES LOCALIZADOS NA RUA GRAPIÚNA, CENTRO ITABUNA-BA PARECER TÉCNICO DE AVALIAÇÃO MERCADOLÓGICA PTAM LOTES LOCALIZADOS NA RUA GRAPIÚNA, CENTRO ITABUNA-BA AVALIAÇÃO DE IMÓVEL A PREÇO DE MERCADO IDENTIFICAÇÃO DOS IMÓVEIS: Os imóveis objeto do presente LAUDO

Leia mais

ÍNDICE 1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES FL LEVANTAMENTO DE DADOS FL VISTORIA FL CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO FL. 10

ÍNDICE 1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES FL LEVANTAMENTO DE DADOS FL VISTORIA FL CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO FL. 10 fls. 186 ÍNDICE 1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES FL. 02 2. LEVANTAMENTO DE DADOS FL. 03 3. VISTORIA FL. 06 4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO FL. 10 5. CÁLCULO DOS VALORES DOS IMÓVEIS FL. 11 6. PARECER CONCLUSIVO

Leia mais

EXMO SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL VIII - TATUAPÉ DA CAPITAL SP

EXMO SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL VIII - TATUAPÉ DA CAPITAL SP EXMO SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL VIII - TATUAPÉ DA CAPITAL SP PROCESSO : Nº 1006367-09.2017.8.26.0008 CARTÓRIO : 3º OFÍCIO AÇÃO : EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL (DESPESAS

Leia mais

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL I SANTANA DA CAPITAL - SP

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL I SANTANA DA CAPITAL - SP EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL I SANTANA DA CAPITAL - SP PROCESSO : Nº 1004030-39.2015.8.26.0001 CARTÓRIO : 4º OFÍCIO AÇÃO : CUMPRIMENTO DE SENTENÇA DESPESAS CONDOMINIAIS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU Solicitante: 1 CASO O IMÓVEL SEJA ATINGIDO POR ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) - MARGEM DE CURSO D ÁGUA, DEVERÁ OBEDECER A LEI FEDERAL Nº 12651 - CÓDIGO FLORESTAL, DE 25 DE MAIO DE 2012. CONFORME

Leia mais

1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES FL LEVANTAMENTO DE DADOS FL VISTORIA FL CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO FL. 05

1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES FL LEVANTAMENTO DE DADOS FL VISTORIA FL CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO FL. 05 fls. 209 ÍNDICE 1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES FL. 02 2. LEVANTAMENTO DE DADOS FL. 02 3. VISTORIA FL. 03 4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO FL. 05 5. CÁLCULO DO VALOR DO IMÓVEL FL. 06 6. PARECER CONCLUSIVO FL. 07

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA ANTEPROJETO DE LEI SÚMULA: Dispõe sobre a implantação da Outorga Onerosa do Direito de Construir na modalidade aquisição onerosa por compra no Município de Londrina e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL Rua Antônio Gonçalves, s/n Bairro Centro Campo Formoso-BA Praça da Bandeira 55 Centro Campo Formoso-BA CNPJ 13.908.702/ 0001-10/Tel.: (74)3645-1523/3645-1524 www.campoformoso.ba.gov.br

Leia mais

Rua Domingos Rodrigues, 341, 3º Andar, sala 38/39 - Lapa - São Paulo, SP - CEP Tel./Fax: (11)

Rua Domingos Rodrigues, 341, 3º Andar, sala 38/39 - Lapa - São Paulo, SP - CEP Tel./Fax: (11) fls. 370 3. AVALIAÇÃO DO IMÓVEL: Matricula n 391.921, do 11 Cartório de Registro de Imóveis de São Paulo. Avenida Interlagos, n 4.770, Interlagos, São Paulo. II - VISTORIA Atendendo ao disposto no artigo

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITATIBA/SP.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITATIBA/SP. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITATIBA/SP. Autos nº 0002482-24.2018,, inscrito no CREA/SP sob nº 5061413653, nomeado perito judicial nos autos do processo acima

Leia mais

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL PINHEIROS DA CAPITAL - SP

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL PINHEIROS DA CAPITAL - SP fls. 94 319 EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL XI PINHEIROS DA CAPITAL - SP PROCESSO : Nº 1009623-19.2015.8.26.0011 CARTÓRIO : 4º OFÍCIO AÇÃO : DESPESAS CONDOMINIAIS REQUERENTE

Leia mais

fls. 66 Este documento é cópia do original, assinado digitalmente por MARLY ALVIS DOS SANTOS, liberado nos autos em 07/11/2016 às 10:28.

fls. 66 Este documento é cópia do original, assinado digitalmente por MARLY ALVIS DOS SANTOS, liberado nos autos em 07/11/2016 às 10:28. fls. 66 fls. 67 ALBERTO ALVES DE MENEZES, ENG C.CIVIL E SEGURANÇA DO TRABALHO RUA PADRE JOSÉ BUTTI, 83, JARDIM CANDIDA, ARARAS - SP - CEP-13.603-006 1.0 - IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO 1.1 - Laudo de Avaliação

Leia mais

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL XI - PINHEIROS DA CAPITAL

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL XI - PINHEIROS DA CAPITAL EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL XI - PINHEIROS DA CAPITAL SP PROCESSO : Nº 1001995-13.2014.8.26.0011 CARTÓRIO : 4º OFÍCIO. AÇÃO : EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL. REQUERENTE

Leia mais

LAUDO DE AVALIAÇÃO IDENTIFICAÇÃO Grupo/Cota BCL Solicitante: Proponente: End. Imóvel: Bairro: Cidade: UF:

LAUDO DE AVALIAÇÃO IDENTIFICAÇÃO Grupo/Cota BCL Solicitante: Proponente: End. Imóvel: Bairro: Cidade: UF: 1 1 IDENTIFICAÇÃO Grupo/Cota BCL 115407 Solicitante: Proponente: End. Imóvel: Bairro: Cidade: UF: Rodobens Consórcios Amanda Alves de Oliveira Rua José Bonifácio Lote C Quadra 74 Centro Goioerê PR FOTO

Leia mais

LAUDO DE AVALIAÇÃO

LAUDO DE AVALIAÇÃO LAUDO DE AVALIAÇÃO 01892016 IMÓVEL: Casa ENDEREÇO: Rua Vitalino Carneiro Arantes, Qd. 16, Lt. 20 BAIRRO: St. Res. Dona Gercina CIDADE-UF: Rio Verde-GO RGI: Matrícula 31.680 Cartório de R.I. de Rio Verde-GO

Leia mais

André Luiz Rocha dos Santos Engenheiro Civil CREA N

André Luiz Rocha dos Santos Engenheiro Civil CREA N fls. 121 EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 1ª. VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL VII ITAQUERA COMARCA DE SÃO PAULO PROCESSO N : 0013686-87.2013.8.26.0007 AÇÃO : CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - OBRIGAÇÕES REQUERENTE:

Leia mais

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL XI - PINHEIROS DA CAPITAL SP

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL XI - PINHEIROS DA CAPITAL SP EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL XI - PINHEIROS DA CAPITAL SP PROCESSO : Nº 1011043-88.2017.8.26.0011 CARTÓRIO : 4º OFÍCIO AÇÃO : EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL (DESPESAS

Leia mais

EXMA. SRA. DRA. JUIZA DE DIREITO DA 3a. VARA CÍVEL DA COMARCA DE OSASCO / SP

EXMA. SRA. DRA. JUIZA DE DIREITO DA 3a. VARA CÍVEL DA COMARCA DE OSASCO / SP 1 EXMA. SRA. DRA. JUIZA DE DIREITO DA 3a. VARA CÍVEL DA COMARCA DE OSASCO / SP Proc. 1022499-22.2014.8.26.0405 /1 FERNANDO COELHO de CASTRO, nomeado perito judicial nos autos da ação supra em que CELSO

Leia mais

FOTO DA FACHADA DO IMÓVEL!!

FOTO DA FACHADA DO IMÓVEL!! 1 LAUDO DE AVALIAÇÃO 2018 1 IDENTIFICAÇÃO Solicitante: Rodobens Consórcio Grupo/Cota: BCL 126156 Proponente: Manga Indústria e Comércio Ltda Avenida Independência, nº 140 CEP: 95335000 Bairro: Centro Cidade:

Leia mais

Av. Francisco Canhos / Travessa Luiz Padre Nosso Jaú/SP

Av. Francisco Canhos / Travessa Luiz Padre Nosso Jaú/SP LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL Av. Francisco Canhos / Travessa Luiz Padre Nosso Jaú/SP Conselho do Patrimônio Imobiliário 2 FICHA CADASTRAL DO IMÓVEL 1. VALOR TOTAL DO IMÓVEL (R$): Valor do imóvel:

Leia mais

EXMA. SRA. DRA. JUIZA DE DIREITO DA 3a. VARA CÍVEL DA COMARCA DE OSASCO / SP

EXMA. SRA. DRA. JUIZA DE DIREITO DA 3a. VARA CÍVEL DA COMARCA DE OSASCO / SP 1 EXMA. SRA. DRA. JUIZA DE DIREITO DA 3a. VARA CÍVEL DA COMARCA DE OSASCO / SP Proc. 4006952-22.2013.8.26.0405 C O B R A N Ç A DESPESAS CONDOMINIAIS FERNANDO COELHO de CASTRO, nomeado perito judicial nos

Leia mais

ENGº LUIZ FERNANDO SIMÕES COELHO EX.MO S.R. DR. JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DO FÓRUM DE RIO CLARO-SP

ENGº LUIZ FERNANDO SIMÕES COELHO EX.MO S.R. DR. JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DO FÓRUM DE RIO CLARO-SP EX.MO S.R. DR. JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DO FÓRUM DE RIO CLARO-SP PROCESSO N º N º 1010483-07.2017.8.26.0510 Luiz Fernando Simões Coelho, engenheiro civil e de segurança, perito nomeado nos autos

Leia mais

EXMO(A). SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA 6ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL II DE SANTO AMARO/SP. PROCESSO Nº

EXMO(A). SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA 6ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL II DE SANTO AMARO/SP. PROCESSO Nº fls. 260 1 EXMO(A). SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA 6ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL II DE SANTO AMARO/SP. PROCESSO Nº 1017589-26.2016.8.26.0002 Ação: EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL Reqte: CONDOMÍNIO

Leia mais

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL XI - PINHEIROS DA CAPITAL

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL XI - PINHEIROS DA CAPITAL EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL XI - PINHEIROS DA CAPITAL SP PROCESSO : Nº 1002093-61.2015.8.26.0011 CARTÓRIO : 4º OFÍCIO. AÇÃO : CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. (DESPESAS CONDOMINIAIS)

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 169/91, DE 25 DE JULHO DE 1991.

LEI MUNICIPAL Nº 169/91, DE 25 DE JULHO DE 1991. LEI MUNICIPAL Nº 169/91, DE 25 DE JULHO DE 1991. Dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Taquaruçu do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, usando as atribuições

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Laudo de avaliação de imóveis Identificação do Imóvel Proponente / Comprador / Garantidor / Mutuário LUCINEIDE MARIA DA SILVA GONCALVES Nº CPF / CNPJ 03455766404 Nome Empreendimento Valor Compra Venda

Leia mais

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 16ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA CAPITAL

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 16ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA CAPITAL fls. 68 EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 16ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA CAPITAL PROCESSO 0051946-12.2017.8.26.0100 MARIO DE SOUZA JUNIOR, engenheiro civil, CREA nº 60.339/D, perito judicial nos autos

Leia mais

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 12ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL II SANTO AMARO DA CAPITAL - SP

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 12ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL II SANTO AMARO DA CAPITAL - SP EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 12ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL II SANTO AMARO DA CAPITAL - SP PROCESSO : Nº 1035611-72.2015.8.26.0001/01 CARTÓRIO : 12º OFÍCIO AÇÃO : CUMPRIMENTO DE SENTENÇA DIREITOS

Leia mais

Aula 5. Parcelamento do solo urbano, afastamento e alinhamento.

Aula 5. Parcelamento do solo urbano, afastamento e alinhamento. Página1 Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 05 Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Caroline Gama Aula 5 Parcelamento do solo urbano, afastamento e alinhamento. 1. Introdução

Leia mais

LAUDO DE AVALIAÇÃO Rua São Paulo - Casa 4 Jardim Esmeralda Campo Largo - PR

LAUDO DE AVALIAÇÃO Rua São Paulo - Casa 4 Jardim Esmeralda Campo Largo - PR LAUDO DE AVALIAÇÃO Rua São Paulo - Casa 4 Jardim Esmeralda Campo Largo - PR DEPTO DE AVALIAÇÕES Mai-18 1/46 LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE UMA CASA SITO À RUA SÃO PAULO, 142 CASA 4 JARDIM ESMERALDA CAMPO

Leia mais

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL VIII TATUAPÉ DA CAPITAL - SP

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL VIII TATUAPÉ DA CAPITAL - SP fls. 60 EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL VIII TATUAPÉ DA CAPITAL - SP PROCESSO : Nº 0003351-98.2016.8.26.0008 CARTÓRIO : 3º OFÍCIO AÇÃO : DESPESAS CONDOMINIAIS REQUERENTE

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARTUR NOGUEIRA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARTUR NOGUEIRA DECRETO N.º 199/2012 Aprova o projeto do Loteamento RESIDENCIAL DA TORRE e dá outras providências. MARCELO CAPELINI, Prefeito do Município de Artur Nogueira, comarca de Moji-Mirim, estado de São Paulo,

Leia mais

Normas IBAPE - SP O método involutivo deve ser empregado quando não houver mínimas condições de utilização do método comparativo direto.

Normas IBAPE - SP O método involutivo deve ser empregado quando não houver mínimas condições de utilização do método comparativo direto. Normas IBAPE - SP 9. Procedimentos Metodológicos 9.5. Método Involutivo 9.5.1 O método involutivo deve ser empregado quando não houver mínimas condições de utilização do método comparativo direto. Trata-se

Leia mais

IMÓVEL RUA AMAURI, Nº 114

IMÓVEL RUA AMAURI, Nº 114 IMÓVEL RUA AMAURI, Nº 114 fls. 276 CAPÍTULO III VISTORIA 3.1. Localização O imóvel localiza-se à Rua Amauri, nº 114, do Município de São Paulo, SP; 3.2. Planta Genérica de Valores Conforme a Planta Genérica

Leia mais

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 1ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL IV LAPA DA CAPITAL SP

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 1ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL IV LAPA DA CAPITAL SP EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 1ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL IV LAPA DA CAPITAL SP PROCESSO : Nº. 1006938-94.2014.8.26.0004 CARTÓRIO : 1º OFÍCIO AÇÃO : EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL REQUERENTE

Leia mais

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DO SETOR DE CARTAS PRECATÓRIAS CÍVEIS DA COMARCA DA CAPITAL SP

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DO SETOR DE CARTAS PRECATÓRIAS CÍVEIS DA COMARCA DA CAPITAL SP fls. 115 EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DO SETOR DE CARTAS PRECATÓRIAS CÍVEIS DA COMARCA DA CAPITAL SP Nº. PROCESSO : 1014542-84.2016.8.26.0021 AÇÃO : 1502 PRECATÓRIA (EM EXECUÇÃO) VARA DE ORIGEM : 07ª

Leia mais

LAUDO DE AVALIAÇÃO. Proprietário: Banco Santander (Brasil) S/A. Engº José Roberto Gomes CREA Resp ART nº:

LAUDO DE AVALIAÇÃO. Proprietário: Banco Santander (Brasil) S/A. Engº José Roberto Gomes CREA Resp ART nº: LAUDO DE AVALIAÇÃO Laudo nº R-006/17 Objetivo da avaliação: Valor de mercado e de liquidação forçada Data base: 20/02/2017 Solicitante: Banco Santander (Brasil) S/A Finalidade: Renegociação Proprietário:

Leia mais

LOTEAMENTO - DEFINIÇÃO

LOTEAMENTO - DEFINIÇÃO LOTEAMENTO - DEFINIÇÃO É a divisão de glebas em lotes destinados à edificação, com aberturas de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias já

Leia mais

GUILHERME AUGUSTO KANTOR DANDOLINI

GUILHERME AUGUSTO KANTOR DANDOLINI CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS GUILHERME AUGUSTO KANTOR DANDOLINI Laudo Técnico de Avaliação de imóvel urbano como requisito à conclusão

Leia mais

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL REGIONAL XI PINHEIROS SP

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL REGIONAL XI PINHEIROS SP fls. 109 EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL REGIONAL XI PINHEIROS SP PROCESSO : Nº 1012599-33.2014.8.26.0011 CARTÓRIO : 4º OFÍCIO AÇÃO : PROCEDIMENTO ORDINÁRIO PROPRIEDADE REQUERENTE : RICARDO

Leia mais

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 24ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL CÍVEL JOÃO MENDES JÚNIOR DA CAPITAL - SP

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 24ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL CÍVEL JOÃO MENDES JÚNIOR DA CAPITAL - SP EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 24ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL CÍVEL JOÃO MENDES JÚNIOR DA CAPITAL - SP PROCESSO : Nº 0038388-70.2017.8.26.0100 CARTÓRIO : 24º OFÍCIO AÇÃO : CUMPRIMENTO DE SENTENÇA

Leia mais

PROJETO ARQUITETÔNICO - LEI DE ZONEAMENTO E PARÂMETROS CONSTRUTIVOS-

PROJETO ARQUITETÔNICO - LEI DE ZONEAMENTO E PARÂMETROS CONSTRUTIVOS- PROJETO ARQUITETÔNICO - LEI DE ZONEAMENTO E PARÂMETROS CONSTRUTIVOS- UFPR - DEGRAF - CEG218 Desenho Arquitetônico I - Prof. Márcio Carboni 1 IMAGINEM POR ALGUNS INSTANTES SE TODOS RESOLVESSEM CONSTRUIR

Leia mais

ESTUDO DO CUSTO DIRETO ORÇADO E REALIZADO PARA LOTEAMENTO RESIDENCIAL E LOTEAMENTO INDUSTRIAL.

ESTUDO DO CUSTO DIRETO ORÇADO E REALIZADO PARA LOTEAMENTO RESIDENCIAL E LOTEAMENTO INDUSTRIAL. 1 ESTUDO DO CUSTO DIRETO ORÇADO E REALIZADO PARA LOTEAMENTO RESIDENCIAL E LOTEAMENTO INDUSTRIAL. Thamara Salvan Maccari (1), Mônica Elizabeth Daré (2); UNESC Universidade do Extremo Sul Catarinense (1)thamaramaccari@hotmail.com,

Leia mais

Roberta Delfino Batista Travasso bl. 01 apto CEP. Estrada da Paciência. Maria Paula São Gonçalo 4 - IMÓVEL

Roberta Delfino Batista Travasso bl. 01 apto CEP. Estrada da Paciência. Maria Paula São Gonçalo 4 - IMÓVEL PARECER #REF! Tipo de Plano Operação 2 Cliente 3 Endereço nº ISOLADO Maria Paula São Gonçalo 4 IMÓVEL Área (m²) Apartamento Tipo de Imóvel Apartamento tipo 5 AVALIAÇÃO Fração Ideal Formato 22.607,8 0,0076962

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREÍ PALÁCIO PRESIDENTE CASTELO BRANCO JACAREÍ ESTADO DE SÃO PAULO GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREÍ PALÁCIO PRESIDENTE CASTELO BRANCO JACAREÍ ESTADO DE SÃO PAULO GABINETE DO PREFEITO DECRETO N.º 018/2005 Estabelece diretrizes para obtenção da Licença Urbanística, Certificado de Mudança de Uso e 'Habite-se', e dá outras disposições. das atribuições que lhe são conferidas por Lei, O

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL Rua Leonardo Galvão, s/n Bairro Centro Campo Formoso-BA Praça da Bandeira 55 Centro Campo Formoso-BA CNPJ 13.908.702/ 0001-10/Tel.: (74)3645-1523/3645-1524 www.campoformoso.ba.gov.br

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL Lotes 01, 02, 03 Av. Balneária e Lote 14 R. Serra Negra (Antiga Rua Sacadura Cabral), Quadra 66 Vila Balneária Praia Grande SP CPI Conselho do Patrimônio Imobiliário

Leia mais

Endereço: Avenida Almeida Garret, Bairro: Parque Taquaral. (cinco milhões e setecentos e oitenta e três mil reais)

Endereço: Avenida Almeida Garret, Bairro: Parque Taquaral. (cinco milhões e setecentos e oitenta e três mil reais) FINALIDADE DA AVALIAÇÃO: MERCADO E LIQUIDAÇÃO FORÇADA Código: 20651 Data da Vistoria: 25/03/2017 Endereço: Bairro: Avenida Almeida Garret, 1.110 Parque Taquaral Município: Campinas UF: SP 4,00 lho.jpg

Leia mais

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 5ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL XI PINHEIROS DA CAPITAL - SP

EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 5ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL XI PINHEIROS DA CAPITAL - SP EXMA. SRA. DRA. JUÍZA DE DIREITO DA 5ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL XI PINHEIROS DA CAPITAL - SP PROCESSO : Nº 1006406-02.2014.8.26.0011/01 CARTÓRIO : 5º OFÍCIO AÇÃO : CUMPRIMENTO DE SENTENÇA INDENIZAÇÃO

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITATIBA/SP.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITATIBA/SP. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ITATIBA/SP. Autos nº 0003062-25.2016.8.26.0281,, inscrito no CREA/SP sob nº 5061413653, nomeado perito judicial nos autos do

Leia mais

ACRÉSCIMO DE ÁREA - aumento de área em uma construção em sentido horizontal ou vertical; o mesmo que ampliação;

ACRÉSCIMO DE ÁREA - aumento de área em uma construção em sentido horizontal ou vertical; o mesmo que ampliação; QUADRO 1 - GLOSSÁRIO ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas; ACRÉSCIMO DE ÁREA - aumento de área em uma construção em sentido horizontal ou vertical; o mesmo que ampliação; AFASTAMENTO - distância

Leia mais

3.2 IMÓVEL AVALIANDO CONJUNTO COMERCIAL

3.2 IMÓVEL AVALIANDO CONJUNTO COMERCIAL FOTO 13 HALL DE ELEVADORES DE ACESSO À TORRE FOTO 14 HALL DE ENTRADA DO CONJUNTO 1909 3.2 IMÓVEL AVALIANDO CONJUNTO COMERCIAL O imóvel avaliando possui matrícula sob nº 213.996 registrado no 15º Cartório

Leia mais

L A U D O D E A V A L I A Ç Ã O

L A U D O D E A V A L I A Ç Ã O fls. 93 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 24ª VARA CÍVEL DO FÓRUM CENTRAL JOÃO MENDES JÚNIOR Processo Digital nº 1005643-94-2015.8.26.0100 JOSÉ LUIZ TOSCANO, CRECI nº 104005/SP, APEJESP nº

Leia mais

PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79

PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79 PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79 A lei 6.766/79, em seu artigo 2º define: "O parcelamento do solo urbano poderá ser feito mediante loteamento ou desmembramento,

Leia mais

Especificação Técnica de Construção no. 78. Versão no.01 data: 02/03/2018

Especificação Técnica de Construção no. 78. Versão no.01 data: 02/03/2018 CONTEÚDO 1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO... 2 2. GESTÃO DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 3. UNIDADES DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 4. REFERÊNCIAS... 2 4.1 LEGISLAÇÃO... 2 4.2 RESOLUÇÕES DA ANEEL...

Leia mais

Simone Righi de Souza Perita Judicial

Simone Righi de Souza Perita Judicial fls. 45 considerados nos cálculos estatísticos. Este desconto está considerado no Fator de Oferta (FO) = 0,9. Além do fator anteriormente citado, considerei, conforme NBR 14653-2, mais dois fatores de

Leia mais

CÂNDIDO PADIN NETO ENGENHEIRO CIVIL AVALIAÇÃO

CÂNDIDO PADIN NETO ENGENHEIRO CIVIL AVALIAÇÃO fls. 102 Ex. mo Sr. Dra. JUIZA DE DIREITO DA 4 a VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL DE SANTO AMARO - SÃO PAULO SP CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - DESPESAS CONDOMINIAIS Processo nº. 1013334-88.2017.8.26.0002 Requerente:

Leia mais

Eng. José Zarif Neto. AO EXMO SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 1 a VARA CÍVEL DO FÓRUM REGIONAL DO TATUAPÉ SÃO PAULO SP LAUDO DE AVALIAÇÃO

Eng. José Zarif Neto. AO EXMO SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 1 a VARA CÍVEL DO FÓRUM REGIONAL DO TATUAPÉ SÃO PAULO SP LAUDO DE AVALIAÇÃO fls. 95 AO EXMO SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 1 a VARA CÍVEL DO FÓRUM REGIONAL DO TATUAPÉ SÃO PAULO SP LAUDO DE AVALIAÇÃO PROCESSO: 0005629-72.2016.8.26.0008 AÇÃO: INDENIZAÇÃO POR DANO MATERIAL REQUERENTE:

Leia mais

Trata-se de uma ação de Execução de título Extrajudicial, que tem como Autor José Caetano Filho e Requerida Marcela Maria Mathias Bellini.

Trata-se de uma ação de Execução de título Extrajudicial, que tem como Autor José Caetano Filho e Requerida Marcela Maria Mathias Bellini. fls. 98 01- PRELIMINARES Trata-se de uma ação de Execução de título Extrajudicial, que tem como Autor José Caetano Filho e Requerida Marcela Maria Mathias Bellini. 02- VISTORIA No dia 30 de julho de 2015,

Leia mais

EXMO(A). SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA 1ª VARA CÍVEL DO FÓRUM REGIONAL II SANTO AMARO/SP. PROCESSO Nº

EXMO(A). SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA 1ª VARA CÍVEL DO FÓRUM REGIONAL II SANTO AMARO/SP. PROCESSO Nº fls. 130 1 EXMO(A). SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA 1ª VARA CÍVEL DO FÓRUM REGIONAL II SANTO AMARO/SP. PROCESSO Nº 1047409-90.2016.8.26.0002 Ação: EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL Reqte: CONDOMÍNIO

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado

Leia mais

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA Professor: Philipe do Prado Santos Curso Técnico de Edificações

Leia mais

L A U D O. Ação: CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. Reqte: CONDOMÍNIO EDIFÍCIO TIRRENO. Reqdo: JOSÉ CARLOS MAIORANO.

L A U D O. Ação: CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. Reqte: CONDOMÍNIO EDIFÍCIO TIRRENO. Reqdo: JOSÉ CARLOS MAIORANO. fls. 87 1 EXMO(A). SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA 5ª VARA CÍVEL DO FÓRUM REGIONAL II SANTO AMARO/SP. PROCESSO Nº 1020506-86.2014.8.26.0002 Ação: CUMPRIMENTO DE SENTENÇA Reqte: CONDOMÍNIO EDIFÍCIO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU Solicitante: 1 Esta consulta tem validade por 12 ( DOZE ) meses; 2 Todos os projetos devem ser elaborados de conformidade com o Plano Diretor Físico Territorial - Lei Complementar nº 615/2006 e demais

Leia mais

L A U D O. Ação: CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. Reqte: CLAUDIO VENTURA VEIGA GOMES. Reqdo: GRANDE ABC COMÉRCIO DE VEÍCULOS, PEÇAS E

L A U D O. Ação: CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. Reqte: CLAUDIO VENTURA VEIGA GOMES. Reqdo: GRANDE ABC COMÉRCIO DE VEÍCULOS, PEÇAS E fls. 748 1 EXMO(A). SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA 7ª VARA CÍVEL DO FORO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP. PROCESSO Nº 1016292-44.2016.8.26.0564 Ação: CUMPRIMENTO DE SENTENÇA Reqte: CLAUDIO VENTURA

Leia mais

CARLOS ROBERTO SCOMPARIN, brasileiro,

CARLOS ROBERTO SCOMPARIN, brasileiro, EXCELENTÍSSIMO Sr. Dr. JUIZ DE DIREITO DA 1 ª VARA CÍVEL DE CAMPINAS - SP PROCESSO N o 1035198-74.2016.8.26.0114 AÇÃO: Alienação Judicial de Bens CARLOS ROBERTO SCOMPARIN, brasileiro, casado, Engenheiro

Leia mais

R$ ,00 R$ ,00

R$ ,00 R$ ,00 1 Tipo de Plano Operação 3 Endereço nº Tijuca Rio de Janeiro PARECER #REF! 2 Cliente ISOLADO 4 IMÓVEL Tipo de Imóvel Padrão Construtivo Conservação Idade Aparente Apartamento tipo Médio Bom 05 anos Terreno

Leia mais

Laudo de avaliação de imóveis

Laudo de avaliação de imóveis Laudo de avaliação de imóveis Identificação do Imóvel Proponente / Comprador / Garantidor / Mutuário Lucia Maria Schirmer Nº CPF / CNPJ 42537002091 Nome Empreendimento Valor Compra Venda R$ 3.000.427,55

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 76/2017

LEI COMPLEMENTAR Nº 76/2017 LEI COMPLEMENTAR Nº 76/2017 Dispõe sobre o zoneamento, uso e ocupação do solo da Zona de Proteção da Bacia do Rio Cascavel - ZPBC 2, que tem seus limites definidos pela Lei Complementar 69/2016 de Zoneamento

Leia mais

AUTOS Nº: (2300/2003)

AUTOS Nº: (2300/2003) EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 10ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL COMARCA DA CAPITAL - SÃO PAULO AUTOS Nº: 0146252-61.2003.8.26.0100 (2300/2003) WALMIR PEREIRA MODOTTI, Engenheiro, Perito

Leia mais

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 7ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL I SANTANA DA CAPITAL

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 7ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL I SANTANA DA CAPITAL EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 7ª VARA CÍVEL DO FORO REGIONAL I SANTANA DA CAPITAL SP PROCESSO : Nº 1000173-19.2014.8.26.0001/01 CARTÓRIO : 7º OFÍCIO AÇÃO : CUMPRIMENTO DE SENTENÇA (DESPESAS CONDOMINIAIS)

Leia mais