O Sistema Financeiro e o Consumidor

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Sistema Financeiro e o Consumidor"

Transcrição

1

2 O Sistema Financeiro e o Consumidor Segundo os princípios estabelecidos pelo Plano Nacional de Formação Financeira definidos pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, de Abril de 2012 (*) 2 de Maio de 2013, por José Manuel Quelhas, jquelhas@fd.uc.pt (*) Com o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores

3 A evolução do sistema financeiro Após a crise de 1929, os sistemas financeiros ocidentais foram construídos com base em dois princípios fundamentais: A especificidade das instituições financeiras; A especialização das instituições financeiras.

4 Especificidade Por especificidade das instituições financeiras entendia-se o tratamento particular que as instituições financeiras mereciam dentro dos vários sectores de actividade económica; não se encarava o sector financeiro do mesmo modo que se encaravam os sectores comercial e industrial. A salvaguarda das especificidades da moeda e a manutenção da confiança dos agentes económicos, fortemente abalada durante a depressão de 1929, originou um tratamento especial por parte das autoridades em relação ao sector financeiro; Daí o movimento legislativo que se estendeu a todos os países ocidentais e que se traduziu em minuciosas regulamentações e na imposição de rígidas regras prudenciais.

5 Especialização Por especialização das instituições financeiras entendia-se uma separação rígida de funções entre os vários tipos dessas instituições. Tradicionalmente, distinguem-se 4 funções dos intermediários financeiros: A função de financiamento e de transformação dos activos; A função de gestão dos meios de pagamento; A função de mutualização e de transformação dos riscos individuais; A função de corretagem dos intermediários financeiros.

6 Antes e após a «Revolução financeira» Antes da «revolução financeira»: cada uma das funções deveria ser atribuída a diferentes tipos de instituições, procurando-se uma separação clara entre a moeda e outros activos financeiros, bem como entre as diversas actividades financeiras. Desta forma, conseguir-se-ia um melhor controlo monetário e evitarse-iam os riscos de contágio de eventuais crises que viessem a afectar um determinado tipo de instituições financeiras. Após a «revolução financeira»: as fronteiras entre as quatro funções apontadas tendem a esbater-se graças à desregulamentação que quebrou os impedimentos legais e à desintermediação que provocou a entrada em cena de novos agentes financeiros.

7 A função de financiamento e de transformação dos activos A função de financiamento, tradicionalmente reservada aos bancos, servindo de intermediários entre os agentes excedentários em liquidez e os agentes carenciados de liquidez, dá progressivamente lugar ao financiamento directo, colocando frente a frente os referidos agentes. Esta desintermediação bancária assume várias formas, desde o financiamento entre empresas, ao financiamento dentro do mesmo grupo empresarial, ao acesso acrescido ao mercado de capitais e à utilização de «papel comercial»

8 A função de financiamento e de transformação dos activos Desbancarização da actividade financeira: a banca abandona a sua função primordial de financiamento e de transformação de activos para se afirmar como prestadora de serviços, pelos quais cobra comissões Tal implica uma profunda alteração da estrutura contabilística dos bancos, onde os créditos sobre terceiros dão sucessivamente lugar às comissões por serviços prestados

9 A função de financiamento e de transformação dos activos Quer o recurso ao financiamento bolsista e a sua globalização, quer a emissão de «papel comercial», conduzem a uma alteração da estrutura das taxas de financiamento, aproximando as taxas activas das taxas passivas e reduzindo, consequentemente, as taxas de intermediação. Os empréstimos obrigacionistas e o «papel comercial» abolem a diferença aritmética e a própria distinção teórica entre taxas activas e taxas passivas.

10 A função de financiamento e de transformação dos activos Quando uma empresa se financia junto de uma instituição bancária, paga a uma taxa activa superior às taxas passivas com que a instituição bancária remunera o aforro do público; Quando uma empresa se financia directamente no mercado pagará, em regra, a uma taxa inferior à taxa activa da banca, mas superior à respectiva taxa passiva.

11 A função de financiamento e de transformação dos activos Facilmente se compreende o funcionamento deste mecanismo pois: se as taxas de colocação dos títulos no mercado fossem superiores às taxas activas da banca as empresas recorreriam à banca, evitando custos com a montagem e colocação das operações; se as taxas de colocação fossem inferiores às taxas passivas da banca, o público canalizaria a sua poupança para o tradicional deposito bancário. Desta forma, as empresas conseguem financiamentos a custos mais baixos e os aforradores obtêm uma melhor remuneração das suas poupanças, havendo vantagens recíprocas.

12 A função de gestão dos meios de pagamento A função de gestão dos meios de pagamento deixou de ser um monopólio dos bancos. Assistimos a uma proliferação de novos meios de pagamento, dos cartões de débito e de crédito, do vulgarmente chamado «dinheiro de plástico». Embora não seja uma novidade, em termos temporais, já a sua banalização é uma verdadeira revolução; de produtos reservados a segmentos seleccionados da clientela, passaram a produtos de atribuição e utilização generalizadas.

13 A função de gestão dos meios de pagamento Tal democratização não teria sido possível sem o desenvolvimento electrónico e informático que permitiu a instalação de uma imensidade de caixas de atendimento automático (ATM) e de terminais de pagamento automático (POS) Assistimos à proliferação de sociedades emissoras de cartões e gestoras de redes de pagamentos, quer ligadas a bancos, quer independentes destes, em concorrência directa com os bancos

14 A função de gestão dos meios de pagamento Outra fonte de desintermediação bancária é a assunção de funções financeiras por parte de entidades, em princípio, não vocacionadas para a actividade financeira. É o caso das facilidades de pagamento e da concessão directa de crédito por parte de determinados produtores e distribuidores dos mais diversos produtos; criam-se, inclusive, cartões de crédito específicos de determinadas empresas, destinados exclusivamente aos seus serviços e produtos. Estas técnicas são, simultaneamente, formas de contornar regulamentações legais, como as que impedem ou oneram o crédito directo ao consumo, e processos de estimular a fidelidade da clientela.

15 Mutualização e transformação de riscos individuais A função de mutualização e de transformação dos riscos individuais é também banalizada pela intervenção crescente de uma multiplicidade de nova instituições financeiras que intervêm nos mercados monetário, financeiro e cambial Assistimos à intervenção crescente de novos intermediários financeiros, como as sociedades de investimento, as sociedades de locação financeira, as sociedades de factoring, as sociedades de financiamento para aquisições a crédito, as sociedades financeiras de corretagem,

16 Mutualização e transformação de riscos individuais as sociedades de capital de risco, as sociedades de fomento empresarial, as sociedades gestoras de participações sociais, as sociedades corretoras, as sociedades de gestão de patrimónios, as sociedades mediadoras do mercado monetário e do mercado de câmbios, as sociedades gestoras de fundos de investimentos, as sociedades gestoras de investimentos imobiliários, paralelamente a outras entidades que extravasam o seu âmbito inicial, como as companhias de seguros e as sociedades gestoras de fundos de pensões.

17 Mutualização e transformação de riscos individuais A proliferação da malha institucional do sistema financeiro só foi possível devido à desregulamentação e abertura crescente do mercado, com o fim do controlo monetário directo, com o desmantelamento dos controlos cambiais e a progressiva globalização dos mercados.

18 Mutualização e transformação de riscos individuais Uma das preocupações das autoridades monetárias, após a grande depressão de 29, foi a busca de uma especialização das instituições financeiras, através de uma separação rígida de funções. Uma visão superficial da nova malha institucional criada nos últimos anos poderá sugerir uma acentuação desta tendência: só que actualmente não se trata de uma separação de funções, mas sim de uma diferenciação de entidades com funções interligadas, por vezes sobrepostas, sugerindo uma verdadeira miscelânea de tarefas e uma concorrência acrescida pelo seu desempenho.

19 Mutualização e transformação de riscos individuais Deve-se realçar o papel dos fundos de investimento colectivo e dos fundos de tesouraria, geridos por sociedades especializadas, que permitem o acesso do público em geral a investimentos accionistas, a subscrições obrigacionistas, à compra de títulos de dívida pública e a complexos produtos de «engenharia financeira», por intermédio de especialistas que estudam o comportamento dos mercados, sondam as melhores oportunidades e buscam a maior valorização Desta forma, dá-se uma democratização do investimento em novos produtos, um abrir do leque das possibilidades de aplicação da poupança por parte dos particulares e da aplicação dos excedente de liquidez por parte da empresas.

20 Mutualização e transformação de riscos individuais O sector bancário, habituado a uma captação fácil e barata dos recursos, devido à falta de concorrência e à não remuneração ou baixa remuneração dos depósitos a ordem, teve de habituar-se a ao novo clima de competitividade, lutar pela captação dos recursos e oferecer taxas aliciantes, capazes de atrair os aforradores e investidores. O clima de desbancarização conduz à reconsideração dos objectivos e das estratégias do sector bancário no mundo financeiro. A banalização da intermediação financeira e a consequente desintermediação bancária alteram os hábitos dos investidores, dos empresários e dos aforradores. A tradicional relação de confiança que ligava, por longos anos, as empresas e os particulares aos respectivos bancos, é substituída pela forte concorrência e pela tentativa de maximização dos lucros financeiros.

21 Função de corretagem dos intermediários financeiros A partir do anos 80, o princípio da especialização é posto em causa por uma série de medidas desregulamentadoras da actividade financeira. Uma das mais famosas, que serviu de estandarte à nova era, foi a ocorrida em Londres, na City, no dia 27 de Outubro de 1986, e que se traduziu na abolição da distinção entre brokers e jobbers, ou seja, na abolição da distinção entre corretores e intermediários. Até essa data, somente os intermediários (jobbers) podiam negociar títulos em bolsa, comprando e vendendo aos corretores (brokers) e não directamente ao publico.

22 Função de corretagem dos intermediários financeiros Os bancos começaram a prestar serviços até então não associados à actividade bancária. A banca deixou de ser apenas o local de encontro entre os agentes económicos excedentários de liquidez e os carenciados de liquidez, jogando com as respectivas taxas passivas e activas e com os seus diferenciais, deixou de se limitar a receber as ordens de bolsa dos sues clientes e a negociar em moeda estrangeira, para passar a prestar serviços de aconselhamento financeiro, para montar complicadas operações de captação e aplicação de fundos para empresas suas clientes, para funcionar como agente de arbitragem entre os vários mercados, nacionais e estrangeiros.

23 Consequências da «revolução financeira» A revolução não se restringe ao âmbito da captação de recursos, mas igualmente à concessão de créditos. Ao lado dos tradicionais empréstimos e descontos de «efeitos comerciais», internos e externos, surge toda uma nova gama de potencialidades de financiamento, recorrendo a complicadas manobras de «engenharia financeira». Estes novos «produtos financeiros» não são um exclusivo dos bancos, melhor ainda, em muitos casos não são criação dos bancos, mas sim de toda uma série de novas instituições do mercado financeiro.

24 Consequências da «revolução financeira» Um problema com que os criadores financeiros se deparam é o da inexistência de patentes de «produtos financeiros». Um novo «produto» não fica salvaguardado por qualquer tipo de proibição de imitação, nem existe qualquer sanção para os imitadores. Tal situação leva a que um «produto» bem sucedido seja imediatamente copiado, senão mesmo melhorado pela concorrência; daí que haja uma tendência para a uniformização da oferta financeira para os vários segmentos da clientela.

25 Consequências da «revolução financeira» Um outro factor de mudança é a lógica de distribuição dos serviços financeiros: a própria expressão «distribuição de serviços financeiros» é sintomática da vulgarização da actividade financeira. Estabelecem-se campanhas de distribuição e promoção de «produtos financeiros» da mesma forma que se traçam campanhas de distribuição e promoção de qualquer outro produtos de grande consumo. Tornou-se vulgar, em alguns países, a venda de «produtos financeiros» por correspondência, por telefone e a venda em grandes superfícies comerciais, como supermercados.

26 Consequências da «revolução financeira» Uma reflexão apressada poderá conduzir a resultados contraditórios: por um lado, fala-se de vulgarização e banalização dos serviços financeiros; por outro, referem-se complexas operações de «engenharia financeira», produzidas por técnicos altamente qualificados, destinadas a segmentos muito específicos da clientela. Esta contradição é apenas aparente: na realidade, trata-se de duas faces da mesma moeda, de dois aspectos da «revolução financeira». Esta foi de tal forma profunda que afectou todos os agentes económicos, alterando os hábitos dos investidores e aforradores, privados e institucionais.

27 Consequências da «revolução financeira» Ao lado das complexas operações de fixação de câmbios a prazo, de contratos de futuros, de opções, surge-nos a massificação dos cartões de crédito e de débito e a multiplicação de fundos de investimentos imobiliários, mobiliários, de acções, de obrigações, mistos, ao dispor da população em geral. É este um dos motivos porque se pode falar de uma verdadeira «revolução financeira», modificadora do comportamento da generalidade dos operadores económicos, com importantes reflexos nas políticas monetária e financeiras, criando novos problemas ás autoridades monetárias e novos desafios aos investigadores desta problemática.

28 Consequências da «revolução financeira» Um dos principais aspectos da «revolução financeira» consistiu na banalização da intermediação financeira, na multiplicação dos sósias no domínio financeiro Este fenómeno resulta da conjugação de três movimentos: A mercadização dos intermediários financeiros; A bancarização dos intermediários financeiros não bancários; A financeirização dos agentes não financeiros

29 Mercadização dos intermediários financeiros Por mercadização entende-se a influência crescente do mercado no mundo financeiro. Os limites aos montantes de crédito, a fixação das taxas de juro e das taxas de câmbio, impostos administrativamente, são substituídos pela negociação entre os vários agentes económicos intervenientes no mercado como factores de formação dos preços O fenómeno da mercadização manifesta-se, ainda, nas diferentes formas de titularização e na proliferação de «operações fora do balanço» dos bancos.

30 Mercadização dos intermediários financeiros Actualmente, muitas das operações bancárias não se inscrevem nem no activo, nem no passivo dos bancos, ficando à margem dos respectivos balanços, constituindo as chamadas «operações fora do balanço». O processo de titularização acrescentou esta tendência, ao substituir o empréstimo bancário pela dívida titulada.

31 Mercadização dos intermediários financeiros Os bancos perdem a função de financiadores directos e ganham o papel de organizadores de operações de «engenharia financeira», de colocadores e distribuidores de títulos, muitas vezes com a responsabilidade acrescida de oferecerem linhas de crédito, que servem simultaneamente como garantia da liquidez para o mercado, em caso de insucesso na colocação da operação por falta de subscritores ou no caso de dificuldades em os emitentes honrarem os seus compromissos.

32 Mercadização dos intermediários financeiros O lucro bancário deixa de se centrar no diferencial entre taxas activas e passivas para se transferir para a cobrança de taxas pelos serviços prestados. Acontece, porém, que parte dos novos serviços, nomeadamente as «operações fora do balanço» acarretam graves riscos para a liquidez das instituições bancárias e para a própria segurança geral do sistema financeiro. A actividade de controlo das autoridades monetárias, nomeadamente dos bancos centrais, é fortemente dificultada pela falta de informação quanto à dimensão dos compromissos assumidos por cada instituição interveniente no sistema financeiro.

33 Mercadização dos intermediários financeiros Individualmente, cada banco pode ser chamado a honrar, simultaneamente, compromissos assumidos com diferentes clientes, criando graves problemas de liquidez. Colectivamente, sobretudo em situações de crise económica interna ou externa, as situações de dificuldade poderão generalizar-se à globalidade dos bancos, pondo em causa a segurança geral do sistema financeiro

34 Bancarização dos intermediários financeiros não bancários Tradicionalmente, distinguia-se entre as instituições bancárias capazes de criar moeda e as instituições financeiras capazes de transformá-la e transmiti-la, mas incapazes de a criar. Enquanto as primeiras afectavam directamente a massa monetária, as segundas limitavam-se a influenciar a velocidade de circulação da moeda. Com a bancarização dos intermediários financeiros não bancários, a diferenciação entre as diversas instituições financeiras tornou-se uma tarefa difícil, quer do ponto de vista teórico, quer do ponto de vista legal.

35 Bancarização dos intermediários financeiros não bancários As autoridades monetárias deparam com dificuldades acrescidas na sua actividade de supervisão das instituições financeiras e de controlo da massa monetária. As soluções tradicionais, fundamentadas numa separação rígida entre os diversos intervenientes no mercado financeiro e monetário, são incapazes de responder à complexidade crescente do mercado financeiro.

36 Financeirização dos agentes não financeiros Assistimos aqui a um certo contra-senso; partimos de uma desintermediação financeira, com a afirmação da mercadização dos intermediários financeiros e a consequente desregulamentação, para chegarmos à bancarização dos intermediários não bancários e à financeirização dos agentes não financeiros. Se, por um lado, a banca perde importância como centro da actividade financeira, por outro, assistimos à banalização da intermediação financeira. Esta banalização da intermediação financeira e a consequente multiplicação dos sósias no domínio financeiro é a melhor forma de afirmar o culminar do processo de desintermediação.

37 Financeirização dos agentes não financeiros A banalização da intermediação financeira provoca a banalização dos riscos financeiros e cria dificuldades acrescidas para as autoridades de controlo monetário. Apesar da banalização da intermediação financeira, o controlo da política monetária continua a ser uma tarefa fundamental, uma vez que a especificidade da moeda e a confiança no sistema financeiro são bens colectivos que devem ser defendidos pelas autoridades.

38 Financeirização dos agentes não financeiros A falência de uma instituição financeira, sobretudo de um banco, acarretaria uma grave perda de confiança na generalidade do sistema financeiro, desencadeando-se um perigoso efeito de contágio, não apenas no espaço nacional, mas provavelmente a nível internacional, dada a internacionalização e a interdependência crescentes das economias dos vários países.

39 Financeirização dos agentes não financeiros Um problema, cuja análise surge com grande acuidade, é o da conjugação de duas forças contraditórias: uma, orientada pela desintermediação, pela desregulamentação e pela liberalização; outra, frisando a necessidade de um controlo monetário, da salvaguarda dos interesses colectivos da confiança e da segurança financeiras, tendo implícita uma ideia de (re)intermediação, de (re)regulamentação e de liberalização moderada, senão mesmo de (re)intervenção monetária.

40 Consequências da «revolução financeira» A globalização é o contrário da técnica de construção dos navios. Os navios constroem-se com compartimentos estanques, de modo a que, se um rebenta, o resto assegura a flutuação. O mercado financeiro global é um mercado que, em princípio, não contém compartimentos estanques e, portanto, não contém elementos de salvaguarda para uma rápida propagação das crises In Rui Vilar, A globalização dos mercados financeiros

41 Consequências da «revolução financeira» Aumenta a interdependência entre as várias economias mundiais, levando a uma melhor afectação internacional dos recursos, mas conduzindo, também, à interligação dos vários problemas económicos nacionais e à universalização de eventuais crises. A probabilidade do efeito de contágio cresce à medida que se interpenetram os vários sistemas monetários e financeiros internacionais; esta interpenetração é facilitada pelo desenvolvimentos de meios informáticos que conectam, «em tempo real», as várias praças financeiras mundiais.

42 Consequências da «revolução financeira» Esta problemática levanta graves problemas às autoridades monetárias internas, que vêem fugir a sua soberania para instituições internacionais que não controlam; por outro lado, estão impossibilitadas de agir com eficácia num mercado aberto, aleatório, fortemente dependente da criação de expectativas, orientadas mais por factores de ordem psicológica do que elaboradas análises económicas.

43 Novos «produtos financeiros» A expressão «novos produtos financeiros, vulgarizada pela gíria financeira, encerra uma contradição conceptual; com efeito, os novos «produtos financeiros» não são produtos ou «bens materiais», mas sim serviços ou «bens imateriais». Daí que seja conceptualmente mais correcta a utilização da expressão «novos serviços financeiros». No quadro das estratégias de marketing das instituições financeiras, a designação de «novos produtos financeiros» facilita a promoção dos novos serviços financeiros e visa criar nos consumidores uma referência materializada, que permita estimular a fidelidade dos clientes e justifique os preços a pagar pela sua utilização.

44 Novos «produtos financeiros» Esta tendência assume um relevo especial nos serviços financeiros que possibilitam a realização de manobras especulativas, desligadas de qualquer transacção real; A tentativa de materialização destes serviços contrabalança a abstracção intrínseca às manobras especulativas e legitima os ganhos ou ganhos ou perdas que lhes estão associados.

45 Exemplos de novos «produtos financeiros» As opções Opções de compra Opções de venda Os futuros Futuros sobre divisas Futuros sobre títulos Futuros sobre índices bolsistas Os forwards FRA (contratos de fixação de taxas de juro a prazo) FXA (contratos de fixação de taxas de câmbio a prazo)

46 Exemplos de novos «produtos financeiros» Os swaps Swaps de taxa de juro Coupon swap (swap de taxa de juro fixa versus variável) Basis swap (swap de taxa de juro variável versus variável) Swaps de taxa de câmbio Swaps simples Swaps de taxa de câmbio / taxa de juro Swaps de taxa de câmbio / taxa de juro fixa versus fixa Swaps de taxa de câmbio / taxa de juro fixa versus variável Swaps de taxa de câmbio / taxa de juro variável versus vaiável

47 Bibliografia QUELHAS, José Manuel, Sobre a Evolução Recente do Sistema Financeiro (Novos Produtos Financeiros), Coimbra, Almedina, 1996, ISBN QUELHAS, José Manuel, Sobre as Crises Financeiras, o Risco Sistémico e a Incerteza Sistemática, Coimbra, Almedina, 2012, ISBN

GESTÃO BANCÁRIA (NOTAS DAS AULAS)

GESTÃO BANCÁRIA (NOTAS DAS AULAS) GESTÃO BANCÁRIA (NOTAS DAS AULAS) ANEXO 3 E S DAS SOCIEDADES FINANCEIRAS Fernando Félix Cardoso Ano Lectivo 2004-05 SOCIEDADES CORRETORAS E FINANCEIRAS DE CORRETAGEM Compra e venda de valores mobiliários

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária I

Administração Financeira e Orçamentária I Administração Financeira e Orçamentária I Sistema Financeiro Brasileiro AFO 1 Conteúdo Instituições e Mercados Financeiros Principais Mercados Financeiros Sistema Financeiro Nacional Ações e Debêntures

Leia mais

Organização do Mercado de Capitais Português

Organização do Mercado de Capitais Português Instituto Superior de Economia e Gestão Organização do Mercado de Capitais Português Docente: Discentes : Prof. Dra. Raquel Gaspar Inês Santos João Encarnação Raquel Dias Ricardo Andrade Temas a abordar

Leia mais

Acções. Amortização. Autofinanciamento. Bens

Acções. Amortização. Autofinanciamento. Bens Palavra Acções Significado Títulos que representam uma parte ou fracção de uma sociedade anónima e que dão ao seu proprietário o direito à parcela correspondente de votos, lucros líquidos e activos da

Leia mais

Excelência Sr. Presidente da Associação Angolana de Bancos, Distintos Membros dos Conselhos de Administração dos Bancos

Excelência Sr. Presidente da Associação Angolana de Bancos, Distintos Membros dos Conselhos de Administração dos Bancos Excelência Sr. Presidente da Associação Angolana de Bancos, Distintos Membros dos Conselhos de Administração dos Bancos Comerciais, Caros Convidados, Minhas senhoras e meus senhores. O evento que hoje

Leia mais

DE QUE FORMA OS CONHECIMENTOS

DE QUE FORMA OS CONHECIMENTOS COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS DE QUE FORMA OS CONHECIMENTOS E A EXPERIÊNCIA DOS INVESTIDORES DETERMINAM O MODO COMO SÃO TRATADOS PELOS INTERMEDIÁRIOS

Leia mais

Enquadramento da atividade bancária

Enquadramento da atividade bancária Enquadramento da atividade bancária Miguel Matias E.S.T.G. Instituto Politécnico de Leiria CET TECNICAS GESTAO E COM INTERNACIONAL EDIÇÃO 2015/16 PROGRAMA 1. Enquadramento da atividade bancária 2. Conta

Leia mais

Mercados Financeiros. i ve seen, learnt and done things i can t forget. Definição e Classificação. Ricardo Diz

Mercados Financeiros. i ve seen, learnt and done things i can t forget. Definição e Classificação. Ricardo Diz Mercados Financeiros Definição e Classificação Ricardo Diz i ve seen, learnt and done things i can t forget Conteúdo Mercado Financeiro Classificação do Mercado Financeiro 2 Mercado Financeiro O Mercado

Leia mais

PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO

PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO CVGARANTE SOCIEDADE DE GARANTIA MÚTUA PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO 14 de Outubro de 2010 O que é a Garantia Mútua? É um sistema privado e de cariz mutualista de apoio às empresas,

Leia mais

PROPOSTA DE VALOR PARA MEMBROS DA ORDEM DOS ADVOGADOS CONDIÇÕES

PROPOSTA DE VALOR PARA MEMBROS DA ORDEM DOS ADVOGADOS CONDIÇÕES PROPOSTA DE VALOR PARA MEMBROS DA ORDEM DOS ADVOGADOS CONDIÇÕES Cartão Ordem dos Advogados Um cartão de crédito PERSONALIZADO E DIFERENCIADOR com vantagens únicas para a classe profissional COMPRE AGORA

Leia mais

ASSUNTO: Plano de Contas (Caixa Central e Caixas de Crédito Agrícola Mútuo)

ASSUNTO: Plano de Contas (Caixa Central e Caixas de Crédito Agrícola Mútuo) Instruções do Banco de Portugal Instrução nº 118/96 ASSUNTO: Plano de Contas (Caixa Central e Caixas de Crédito Agrícola Mútuo) Tendo presente as alterações introduzidas no Código do Mercado de Valores

Leia mais

Portaria nº 913-I/2003, de 30 de Agosto

Portaria nº 913-I/2003, de 30 de Agosto Portaria n.º 913-I/2003 de 30 de Agosto * Na sequência do Decreto-Lei n.º 183/2003, de 19 de Agosto, que alterou o Estatuto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), aprovado pelo Decreto-Lei

Leia mais

Evolução do SFN. 1. Primeiro Período: 1808-1914 MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS. 3. Terceiro Período: 1945-1965. 2. Segundo Período: 1914-1945

Evolução do SFN. 1. Primeiro Período: 1808-1914 MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS. 3. Terceiro Período: 1945-1965. 2. Segundo Período: 1914-1945 Evolução do SFN MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS Profa. Dra. Andréa Paula Segatto-Mendes apsm@ufpr.br 1. Primeiro Período: 1808-1914 Abertura dos portos - acordos comerciais diretos Criação do Banco do

Leia mais

A ADEQUAÇÃO DO INSTRUMENTO FINANCEIRO AO PERFIL DO INVESTIDOR

A ADEQUAÇÃO DO INSTRUMENTO FINANCEIRO AO PERFIL DO INVESTIDOR A ADEQUAÇÃO DO INSTRUMENTO FINANCEIRO AO PERFIL DO INVESTIDOR CMVM Comissão do Mercado de Valores Mobiliários OUTUBRO 2012 1 A adequação do Instrumento Financeiro ao Perfil do Investidor nota Os intermediários

Leia mais

Mercado Cambial. i ve seen, learnt and done things i can t forget. Características e Produtos. Ricardo Diz

Mercado Cambial. i ve seen, learnt and done things i can t forget. Características e Produtos. Ricardo Diz Mercado Cambial Características e Produtos Ricardo Diz i ve seen, learnt and done things i can t forget Conteúdo Mercado Cambial Operações Cambiais Tipos de Operações Cambiais Produtos Cambiais 2 Mercado

Leia mais

Unidade III. Mercado Financeiro. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade III. Mercado Financeiro. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade III Mercado Financeiro e de Capitais Prof. Maurício Felippe Manzalli Mercados Financeiros Lembrando da aula anterior Conceitos e Funções da Moeda Política Monetária Política Fiscal Política Cambial

Leia mais

Parte V Financiamento do Desenvolvimento

Parte V Financiamento do Desenvolvimento Parte V Financiamento do Desenvolvimento CAPÍTULO 9. O PAPEL DOS BANCOS PÚBLICOS CAPÍTULO 10. REFORMAS FINANCEIRAS PARA APOIAR O DESENVOLVIMENTO. Questão central: Quais as dificuldades do financiamento

Leia mais

M Pesa. Mobile Banking Quénia

M Pesa. Mobile Banking Quénia M Pesa Mobile Banking Quénia Total de população do Quénia 43 Milhões 10 Milhões 22 Milhões O Quénia, apresenta actualmente uma população de 43 milhões de habitantes, dos quais cerca de 10 milhões tem acesso

Leia mais

GLOSSÁRIO. Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários 39

GLOSSÁRIO. Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários 39 GLOSSÁRIO Activo subjacente: activo que serve de base a outros instrumentos financeiros, como sejam os futuros, as opções e os warrants autónomos. Assembleia geral: órgão das sociedades anónimas em que

Leia mais

A Gestão, os Sistemas de Informação e a Informação nas Organizações

A Gestão, os Sistemas de Informação e a Informação nas Organizações Introdução: Os Sistemas de Informação (SI) enquanto assunto de gestão têm cerca de 30 anos de idade e a sua evolução ao longo destes últimos anos tem sido tão dramática como irregular. A importância dos

Leia mais

Introdução: Mercado Financeiro

Introdução: Mercado Financeiro Introdução: Mercado Financeiro Prof. Nilton TÓPICOS Sistema Financeiro Nacional Ativos Financeiros Mercado de Ações 1 Sistema Financeiro Brasileiro Intervém e distribui recursos no mercado Advindos de

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - POLÍTICA ECONÔMICA & MERCADO FINANCEIRO

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - POLÍTICA ECONÔMICA & MERCADO FINANCEIRO CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - POLÍTICA ECONÔMICA & MERCADO FINANCEIRO Prof.Nelson Guerra Ano 2012 www.concursocec.com.br INTRODUÇÃO Trata-se da política utilizada pelo Governo para obter desenvolvimento

Leia mais

Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários

Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários RELATÓRIO FINAL DA CONSULTA PÚBLICA DA AGMVM SOBRE A PROPOSTA DE REFORMA DO CÓDIGO DE MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS 1. Introdução No presente documento procede-se à análise das respostas recebidas no

Leia mais

Índice PARTE A ENQUADRAMENTO DA ACTIVIDADE FINANCEIRA NOTA PRÉVIA À 2ª EDIÇÃO 19 PREFÁCIO 21 INTRODUÇÃO 23

Índice PARTE A ENQUADRAMENTO DA ACTIVIDADE FINANCEIRA NOTA PRÉVIA À 2ª EDIÇÃO 19 PREFÁCIO 21 INTRODUÇÃO 23 introdução 7 Índice NOTA PRÉVIA À 2ª EDIÇÃO 19 PREFÁCIO 21 INTRODUÇÃO 23 PARTE A ENQUADRAMENTO DA ACTIVIDADE FINANCEIRA Capítulo 1 INTRODUÇÃO À ACTIVIDADE FINANCEIRA 1. Evolução da actividade bancária

Leia mais

NCRF 2 Demonstração de fluxos de caixa

NCRF 2 Demonstração de fluxos de caixa NCRF 2 Demonstração de fluxos de caixa Esta Norma Contabilística e de Relato Financeiro tem por base a Norma Internacional de Contabilidade IAS 7 - Demonstrações de Fluxos de Caixa, adoptada pelo texto

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

TRABALHO DE ECONOMIA:

TRABALHO DE ECONOMIA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUIUTABA - FEIT INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA DE ITUIUTABA - ISEPI DIVINO EURÍPEDES GUIMARÃES DE OLIVEIRA TRABALHO DE ECONOMIA:

Leia mais

BB BNDES. Instituições Financeiras Bancárias. Instituições Financeiras. não Bancárias. Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo

BB BNDES. Instituições Financeiras Bancárias. Instituições Financeiras. não Bancárias. Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo Conselho Monetário Nacional - CMN Comissões consultivas Subsistema Normativo Banco Central do Brasil Comissão de valores mobiliários CVM Instituições Especiais Sistema financeiro brasileiro BB BNDES CEF

Leia mais

Projeto de Lei nº 478/XII/3.ª

Projeto de Lei nº 478/XII/3.ª Projeto de Lei nº 478/XII/3.ª Aprova o regime jurídico aplicável às relações intercedentes entre as instituições bancárias e as instituições prestadoras de serviços de cartões como meio de pagamento de

Leia mais

Portaria n.º 913-I/2003 de 30 de Agosto

Portaria n.º 913-I/2003 de 30 de Agosto Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República. Portaria n.º 913-I/2003 de 30 de Agosto (com as alterações introduzidas pela Portaria nº 1018/2004 (2ª Série), de 17 de Setembro e pela

Leia mais

Unidade III. Operadores. Demais instituições financeiras. Outros intermediários financeiros e administradores de recursos de terceiros

Unidade III. Operadores. Demais instituições financeiras. Outros intermediários financeiros e administradores de recursos de terceiros MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS Unidade III 6 O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL O sistema financeiro nacional é o conjunto de instituições e instrumentos financeiros que possibilita a transferência de recursos

Leia mais

CONTA INVESTIMENTO. (Apresentação Baseada no paper Contas Correntes de Investimento elaborado para a ANDIMA em outubro 2003) FEBRABAN Junho de 2004

CONTA INVESTIMENTO. (Apresentação Baseada no paper Contas Correntes de Investimento elaborado para a ANDIMA em outubro 2003) FEBRABAN Junho de 2004 CONTA INVESTIMENTO (Apresentação Baseada no paper Contas Correntes de Investimento elaborado para a ANDIMA em outubro 2003) FEBRABAN Junho de 2004 Apresentado por Prof. MBA FIPE/USP CPMF: PRÓS E CONTRAS

Leia mais

O Cluster Financeiro

O Cluster Financeiro O Cluster Financeiro Um sector financeiro promotor do crescimento Manuel Lima Bolsa de Valores de Cabo Verde 15 de Maio de 2013 WS 2.4 O Cluster Financeiro Índice Breves notas O que assinalam os números

Leia mais

IV - 2. LISTA E ÂMBITO DAS CONTAS CLASSE 8 PROVEITOS POR NATUREZA. As contas desta classe registam os proveitos correntes do exercício.

IV - 2. LISTA E ÂMBITO DAS CONTAS CLASSE 8 PROVEITOS POR NATUREZA. As contas desta classe registam os proveitos correntes do exercício. Anexo à Instrução nº 4/96 IV - 2. LISTA E ÂMBITO DAS CONTAS CLASSE 8 PROVEITOS POR NATUREZA As contas desta classe registam os proveitos correntes do exercício. 80 - JUROS E PROVEITOS EQUIPARADOS Proveitos

Leia mais

CAPITULO 7. Poupança e Investimento

CAPITULO 7. Poupança e Investimento CAPITULO 7 Poupança e Investimento A utilização do rendimento o consumo e a poupança Os destinos da poupança a importância do investimento O financiamento da actividade económica A utilização do rendimento

Leia mais

Dignos Presidentes dos Conselhos de Administração e das Comissões Executivas dos bancos comerciais

Dignos Presidentes dos Conselhos de Administração e das Comissões Executivas dos bancos comerciais Exmo Senhor Presidente da Associação Angolana de Bancos Sr. Amílcar Silva Dignos Presidentes dos Conselhos de Administração e das Comissões Executivas dos bancos comerciais Estimados Bancários Minhas Senhoras

Leia mais

Como funciona o Sistema Financeiro Nacional. José Reynaldo de Almeida Furlani Junho de 2013

Como funciona o Sistema Financeiro Nacional. José Reynaldo de Almeida Furlani Junho de 2013 José Reynaldo de Almeida Furlani Junho de 2013 Segmentação do Mercado MERCADO MONETÁRIO MERCADO DE CRÉDITO MERCADO FINANCEIRO MERCADO DE CAPITAIS MERCADO CAMBIAL Conceito de Sistema Financeiro Conjunto

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL EM PORTUGAL REALIDADE OU FICÇÃO?

RESPONSABILIDADE SOCIAL EM PORTUGAL REALIDADE OU FICÇÃO? RESPONSABILIDADE SOCIAL EM PORTUGAL REALIDADE OU FICÇÃO? O mundo sindical tem tido várias reacções a este conceito, nem sempre favoráveis, sendo certo que deve haver consciência de que uma certa medida

Leia mais

1. Ambiente de Trabalho

1. Ambiente de Trabalho 1 Ambiente de Trabalho 1. Ambiente de Trabalho Ao nível do ambiente de trabalho, depois de o Excel 2007 ter introduzido novos componentes (e.g., Botão Office e Friso) e eliminado alguns dos componentes

Leia mais

Informação complementar ao Relatório de Governo das Sociedades referente ao Exercício de 2007

Informação complementar ao Relatório de Governo das Sociedades referente ao Exercício de 2007 BANIF SGPS S.A. Sociedade Aberta Matriculada na Conservatória do Registo Comercial do Funchal Sede Social: Rua de João Tavira, 30, 9004 509 Funchal Capital Social: 250.000.000 Euros * Número único de matrícula

Leia mais

RELATÓRIO & CONTAS Liquidação

RELATÓRIO & CONTAS Liquidação Fundo Especial de Investimento Aberto CAIXA FUNDO RENDIMENTO FIXO IV (em liquidação) RELATÓRIO & CONTAS Liquidação RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS RELATÓRIO DO AUDITOR EXTERNO CAIXAGEST Técnicas

Leia mais

Santander Totta. Santander Totta. Especializado no Negócio de PME

Santander Totta. Santander Totta. Especializado no Negócio de PME Santander Totta Santander Totta Especializado no Negócio de PME O Banco Santander Totta está integrado num dos maiores Grupos Financeiros a nível Mundial. Distingue-se pela sua capacidade de oferecer as

Leia mais

Sendo manifesto que estas incertezas e insegurança económica sentidas por. milhões de cidadãos Portugueses e Europeus são um sério bloqueio para o

Sendo manifesto que estas incertezas e insegurança económica sentidas por. milhões de cidadãos Portugueses e Europeus são um sério bloqueio para o equilíbrio das famílias, crianças e jovens Europeus e Portugueses. milhões de cidadãos Portugueses e Europeus são um sério bloqueio para o milhões de cidadãos Europeus e Portugueses, o receio quanto ao

Leia mais

- Reforma do Tesouro Público

- Reforma do Tesouro Público - Reforma do Tesouro Público Em Novembro de 1997 foram definidas as opções estratégicas do Ministério das Finanças para a adopção da moeda Única ao nível da Administração Financeira do Estado. Estas opções,

Leia mais

Esclarecimento. De entre as acções dadas em garantia destacam-se as acções Cimpor, correspondentes a 9,58% do respectivo capital social.

Esclarecimento. De entre as acções dadas em garantia destacam-se as acções Cimpor, correspondentes a 9,58% do respectivo capital social. Esclarecimento 1. O Grupo INVESTIFINO contratou junto da CGD, no período de 2005 a 2007, diversos financiamentos que globalmente atingiram um valor elevado. 2. Os referidos financiamentos destinaram-se

Leia mais

IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES

IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES A valorização comercial dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios que, ou pela sua origem ou pelos seus modos particulares

Leia mais

Sistema Financeiro Nacional 3. Sistema Financeiro Nacional 3.1 Conceito 3.2 Subsistema de Supervisão 3.3 Subsistema Operativo 6/7/2006 2 3.1 - Conceito de Sistema Financeiro Conjunto de instituições financeiras

Leia mais

Administração Financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras

Administração Financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras Administração Financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras Prof. Onivaldo Izidoro Pereira Finanças Corporativas Ambiente Econômico Em suas atividades uma empresa relacionase com: Clientes

Leia mais

O que é e como funciona uma operação de swap

O que é e como funciona uma operação de swap O que é e como funciona uma operação de swap! O que é Swap! O que é Hedge! Mecanismo básico de funcionamento de uma operação de Swap Autores: Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)! Administrador de Empresas

Leia mais

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA

INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA INOVAÇÃO PORTUGAL PROPOSTA DE PROGRAMA FACTORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE UMA POLÍTICA DE INTENSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL EM PORTUGAL E POTENCIAÇÃO DOS SEUS RESULTADOS 0. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Leia mais

Ética e Responsabilidade Empresarial contextualizadas

Ética e Responsabilidade Empresarial contextualizadas Ética e Responsabilidade Empresarial contextualizadas A empresa moderna constitui-se em torno do Capital. O seu contexto resulta do processo social que transforma os bens em capital O capital, tal como

Leia mais

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Pedro João 28 de Abril 2011 Fundação António Cupertino de Miranda Introdução ao Plano de Negócios Modelo de Negócio Análise Financeira Estrutura do Plano de

Leia mais

ESTUDO DE CASO MÓDULO XI. Sistema Monetário Internacional. Padrão Ouro 1870 1914

ESTUDO DE CASO MÓDULO XI. Sistema Monetário Internacional. Padrão Ouro 1870 1914 ESTUDO DE CASO MÓDULO XI Sistema Monetário Internacional Padrão Ouro 1870 1914 Durante muito tempo o ouro desempenhou o papel de moeda internacional, principalmente por sua aceitabilidade e confiança.

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 835

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 835 Directriz de Revisão/Auditoria 835 Abril de 2006 Certificação do Relatório Anual sobre os Instrumentos de Captação de Aforro Estruturados (ICAE) no Âmbito da Actividade Seguradora Índice INTRODUÇÃO 1 4

Leia mais

Gerenciamento de Vendas em Ambientes de Alta Competitividade. Prof. Dr. Emerson Wagner Mainardes

Gerenciamento de Vendas em Ambientes de Alta Competitividade. Prof. Dr. Emerson Wagner Mainardes Gerenciamento de Vendas em Ambientes de Alta Competitividade Prof. Dr. Emerson Wagner Mainardes UM POUCO DE HISTÓRIA No Brasil, antes de 01 de julho de 1994, vender era relativamente fácil. Vivíamos em

Leia mais

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL INSTITUIÇÕES. Lei 4.595/64 FINANCEIRAS COLETA INTERMEDIAÇÃO APLICAÇÃO CUSTÓDIA

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL INSTITUIÇÕES. Lei 4.595/64 FINANCEIRAS COLETA INTERMEDIAÇÃO APLICAÇÃO CUSTÓDIA SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL INSTITUIÇÕES Lei 4.595/64 FINANCEIRAS COLETA INTERMEDIAÇÃO APLICAÇÃO CUSTÓDIA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA JUROS PAGOS PELOS TOMADORES - REMUNERAÇÃO PAGA AOS POUPADORES SPREAD

Leia mais

IV Fórum do Sector Segurador e Fundos de Pensões. Lisboa, 15 de Abril de 2009

IV Fórum do Sector Segurador e Fundos de Pensões. Lisboa, 15 de Abril de 2009 IV Fórum do Sector Segurador e Fundos de Pensões Lisboa, 15 de Abril de 2009 Foi com todo o gosto e enorme interesse que aceitei o convite do Diário Económico para estar presente neste IV Fórum do sector

Leia mais

Bruxelles, 1 de fevereiro 2002

Bruxelles, 1 de fevereiro 2002 Bruxelles, 1 de fevereiro 2002 O êxito e a celeridade desta operação são devidos a dois factores principais. Em primeiro lugar, o tremendo entusiasmo com que os cidadãos europeus acolheram a chegada das

Leia mais

QUALIDADE E INOVAÇÃO. Docente: Dr. José Carlos Marques

QUALIDADE E INOVAÇÃO. Docente: Dr. José Carlos Marques QUALIDADE E INOVAÇÃO Docente: Dr. José Carlos Marques Discentes: Estêvão Lino Andrade N.º 2089206 Maria da Luz Abreu N.º 2405797 Teodoto Silva N.º 2094306 Vitalina Cunha N.º 2010607 Funchal, 28 de Março

Leia mais

REU IÃO I FORMAL DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVER O DE 7 DE OVEMBRO VERSÃO APROVADA

REU IÃO I FORMAL DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVER O DE 7 DE OVEMBRO VERSÃO APROVADA Bruxelas, 7 de ovembro de 2008 REU IÃO I FORMAL DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVER O DE 7 DE OVEMBRO VERSÃO APROVADA 1. A unidade dos Chefes de Estado e de Governo da União Europeia para coordenar as respostas

Leia mais

BANCOS INTERMEDIÁRIOS CORRETORES DE CÂMBIO

BANCOS INTERMEDIÁRIOS CORRETORES DE CÂMBIO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL O MERCADO DE CÂMBIO E SEUS AGENTES C.M.N BACEN BANCOS INTERMEDIÁRIOS CORRETORES DE CÂMBIO SISTEMA CAMBIAL VIGENTE NO BRASIL. O regime cambial brasileiro é um regime controlado

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

CNC CNC COMISSÃO DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA CONTABILIZAÇÃO DOS EFEITOS DA INTRODUÇÃO DO EURO DIRECTRIZ CONTABILÍSTICA Nº21 1. INTRODUÇÃO DO EURO

CNC CNC COMISSÃO DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA CONTABILIZAÇÃO DOS EFEITOS DA INTRODUÇÃO DO EURO DIRECTRIZ CONTABILÍSTICA Nº21 1. INTRODUÇÃO DO EURO DIRECTRIZ CONTABILÍSTICA Nº21 CONTABILIZAÇÃO DOS EFEITOS DA INTRODUÇÃO DO EURO INDICE 1. INTRODUÇÃO DO EURO 1 2. PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 3 3. DEFINIÇÕES 3 4. EFEITOS DA

Leia mais

EXEMPLO. Prática Financeira II Gestão Financeira

EXEMPLO. Prática Financeira II Gestão Financeira EXEMPLO Tendo em conta as operações realizadas pela empresa CACILHAS, LDA., pretende-se a elaboração da Demonstração de fluxos de caixa, admitindo que o saldo de caixa e seus equivalentes, no início de

Leia mais

Linhas de Crédito PME INVESTE IV

Linhas de Crédito PME INVESTE IV Linhas de Crédito PME INVESTE IV SECTORES EXPORTADORES MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Linhas de Crédito Bonificado com Garantia Mútua UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Gestão Marketing

Leia mais

AVISO Nº 01/2009 de 24 de Março

AVISO Nº 01/2009 de 24 de Março AVISO Nº 01/2009 de 24 de Março Considerando a necessidade de se regulamentarem as "câmaras de compensação" e os "subsistemas de compensação e liquidação" do- Sistema de Pagamentos de Angola (SPA) visando

Leia mais

4.1 I tr t o r dução M ed e as a s e ban a co c s C p a í p tul u o o I V 4.1 I tr t o r dução 4.2

4.1 I tr t o r dução M ed e as a s e ban a co c s C p a í p tul u o o I V 4.1 I tr t o r dução 4.2 4.1 Introdução Moedas e bancos Capítulo IV Estudar a moeda é uma atividade que tem fascinado os homens desde a Antigüidade. Nossa sociedade é inconcebível sem a moeda, pois seu papel informacional e eliminador

Leia mais

O processo de criação de moeda. 1. Conceitos básicos 31

O processo de criação de moeda. 1. Conceitos básicos 31 Índice LISTA DE SÍMBOLOS 17 PREFÁCIO 23 INTRODUÇÃO 25 Capítulo 1 O processo de criação de moeda 1. Conceitos básicos 31 1.1. Moeda e outros activos de uma economia 31 1.2. Sector monetário de uma economia

Leia mais

Como funcionam os fundos de investimentos

Como funcionam os fundos de investimentos Como funcionam os fundos de investimentos Fundos de Investimentos: são como condomínios, que reúnem recursos financeiros de um grupo de investidores, chamados de cotistas, e realizam operações no mercado

Leia mais

Prospecto Informativo Invest Oportunidades Mundiais (Ser. 11/1)

Prospecto Informativo Invest Oportunidades Mundiais (Ser. 11/1) Prospecto Informativo Invest Oportunidades Mundiais (Ser. 11/1) Março de 2011 Designação: Invest Oportunidades Mundiais (Ser. 11/1). Classificação: Caracterização do Produto: Garantia de Capital: Garantia

Leia mais

Apenas para referência CEPA. Sector ou. 7. Actividade Financeira. Subsector

Apenas para referência CEPA. Sector ou. 7. Actividade Financeira. Subsector CEPA B. Actividade bancária e outros serviços financeiros [excluindo actividade seguradora e serviços de compra e venda de títulos financeiros (securities)] a. Aceitação de depósitos e outros fundos reembolsáveis

Leia mais

GESTOR DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO

GESTOR DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO O QUE É? No Brasil um fundo de investimento possui a sua organização jurídica na forma de um condomínio de investidores, portanto o fundo de investimento possui um registro na Receita Federal (CNPJ) pois

Leia mais

Escola Secundaria de Paços de Ferreira Técnicas de secretariado 2009/2010

Escola Secundaria de Paços de Ferreira Técnicas de secretariado 2009/2010 Marketing mix Trabalho realizado por: Sandra Costa 12ºS Marketing mix É formado por um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a maneira com que os consumidores respondem ao mercado e é dividido

Leia mais

Decreto-Lei n. o 221/2000 09-09-2000

Decreto-Lei n. o 221/2000 09-09-2000 Decreto-Lei n. o 221/2000 09-09-2000 Assunto: Transpõe para a ordem jurídica interna, apenas no que aos sistemas de pagamento diz respeito, a Diretiva n.º 98/26/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho,

Leia mais

A DÍVIDA PAGA-SE SEMPRE 1

A DÍVIDA PAGA-SE SEMPRE 1 A Dívida Paga-se Sempre Teodora Cardoso A DÍVIDA PAGA-SE SEMPRE 1 Teodora Cardoso As Duas Faces da Dívida Usada com moderação e sentido do risco, a dívida é um factor de desenvolvimento e promove o bem-estar.

Leia mais

Direito à informação ao consumo seguro. Entidades que supervisionam as empresas/instituições

Direito à informação ao consumo seguro. Entidades que supervisionam as empresas/instituições Direito à informação ao consumo seguro Entidades que supervisionam as empresas/instituições Escola B+S Ângelo Augusto da Silva Projeto de Educação Financeira Banco de Portugal Bancos O Banco de Portugal

Leia mais

Distintos Membros dos Órgãos Sociais da Banca Comercial; Chegamos ao final de mais um ano e, por isso, é oportuno, fazer-se um

Distintos Membros dos Órgãos Sociais da Banca Comercial; Chegamos ao final de mais um ano e, por isso, é oportuno, fazer-se um Sr. Vice-Governador do BNA; Srs. Membros do Conselho de Administração do BNA; Distintos Membros dos Órgãos Sociais da Banca Comercial; Sr Representante das Casas de Câmbios Srs. Directores e responsáveis

Leia mais

NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 2 DEMONSTRAÇÃO DE FLUXOS DE CAIXA. Objectivo ( 1) 2 Âmbito ( 2) 2 Definições ( 3 a 6) 2

NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 2 DEMONSTRAÇÃO DE FLUXOS DE CAIXA. Objectivo ( 1) 2 Âmbito ( 2) 2 Definições ( 3 a 6) 2 NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 2 DEMONSTRAÇÃO DE FLUXOS DE CAIXA Esta Norma Contabilística e de Relato Financeiro tem por base a Norma Internacional de Contabilidade IAS 7 Demonstrações de

Leia mais

Entendimento do ICP-ANACOM. Originação de chamadas nas redes móveis nacionais

Entendimento do ICP-ANACOM. Originação de chamadas nas redes móveis nacionais Entendimento do ICP-ANACOM Originação de chamadas nas redes móveis nacionais I. Enquadramento Os serviços de originação de chamadas prestados pelos operadores móveis nacionais são definidos como os serviços

Leia mais

Activo subjacente: activo que serve de base a outros instrumentos financeiros, como sejam os futuros, as opções e os warrants autónomos.

Activo subjacente: activo que serve de base a outros instrumentos financeiros, como sejam os futuros, as opções e os warrants autónomos. GLOSSÁRIO Activo subjacente: activo que serve de base a outros instrumentos financeiros, como sejam os futuros, as opções e os warrants autónomos. Assembleia geral: órgão das sociedades anónimas em que

Leia mais

Ordem de Constituição de EUA RETORNO ABSOLUTO 60-120

Ordem de Constituição de EUA RETORNO ABSOLUTO 60-120 Ordem de Constituição de EUA RETORNO ABSOLUTO 60-120 Identificação do Cliente Nº. de Conta D.O. Nome Completo Morada Localidade Telefone E-mail Cód.Postal O Cliente abaixo assinado solicita a constituição

Leia mais

opções de crédito para sua empresa

opções de crédito para sua empresa para sua empresa sumário introdução... 3 cartão bndes... 6 Introdução... 7 Custos operacionais... 8 Recebimentos... 9 Distribuidores... 9 Exemplos de operação...10 Revendedor compra com o Cartão BNDES

Leia mais

Introdução. 1.1 Histórico

Introdução. 1.1 Histórico 1 Introdução 1.1 Histórico O mercado brasileiro, assim como os mercados da maioria dos países emergentes, tem se caracterizado pela crescente volatilidade e dependência do capital estrangeiro. A integração

Leia mais

Licenciatura em Gestão

Licenciatura em Gestão Departamento de Gestão Licenciatura em Gestão Novo Plano de Estudos versão de 21 de Março de 2002 Meio Envolvente Licenciados em Gestão: capacidade de decisão e aprendizagem e flexibilidade Actual plano

Leia mais

Constituição de Aplicação EURO-AMÉRICA 16%

Constituição de Aplicação EURO-AMÉRICA 16% Constituição de Aplicação EURO-AMÉRICA 16% Identificação do Cliente Nº. de Conta D.O. Nome Completo Morada Localidade Telefone E-mail Montante a aplicar (em Euro) no EURO-AMÉRICA 16%: Extenso O Cliente

Leia mais

INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA

INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA INTRODUÇÃO À MATEMÁTICA FINANCEIRA SISTEMA MONETÁRIO É o conjunto de moedas que circulam num país e cuja aceitação no pagamento de mercadorias, débitos ou serviços é obrigatória por lei. Ele é constituído

Leia mais

Começo por apresentar uma breve definição para projecto e para gestão de projectos respectivamente.

Começo por apresentar uma breve definição para projecto e para gestão de projectos respectivamente. The role of Project management in achieving Project success Ao longo da desta reflexão vou abordar os seguintes tema: Definir projectos, gestão de projectos e distingui-los. Os objectivos da gestão de

Leia mais

O investimento em instrumentos financeiros tem sempre associado uma rendibilidade potencial e um risco implícito.

O investimento em instrumentos financeiros tem sempre associado uma rendibilidade potencial e um risco implícito. INFORMAÇÕES GERAIS. O investimento em instrumentos financeiros tem sempre associado uma rendibilidade potencial e um risco implícito. A rendibilidade é a taxa de rendimento gerado pelo investimento durante

Leia mais

O que é Finanças? instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos.

O que é Finanças? instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos. Demonstrações Financeiras O Papel de Finanças e do Administrador Financeiro Professor: Roberto César O que é Finanças? Podemos definir Finanças como a arte e a ciência de administrar fundos. Praticamente

Leia mais

1 - Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: 2 - Sistema de Seguros Privados e Previdência Complementar:

1 - Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: 2 - Sistema de Seguros Privados e Previdência Complementar: EDITAL 2012 1 - Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários; Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional; bancos

Leia mais

Fontes de Financiamento. Fontes de Financiamento

Fontes de Financiamento. Fontes de Financiamento Publicação Nº 4-29 Setembro 2010 Fontes de Financiamento PONTOS DE INTERESSE: Fontes de Financiamento Capital Alheio Capitais Próprios Copyright DecisionMaster 2001-2010 As Fontes de Financiamento designam

Leia mais

Nota de Informação Preçários das instituições de crédito passam a ter novas regras

Nota de Informação Preçários das instituições de crédito passam a ter novas regras Nota de Informação Preçários das instituições de crédito passam a ter novas regras O Banco de Portugal acaba de publicar novas regras para os Preçários, que vêm reforçar e harmonizar a informação sobre

Leia mais

Escola Secundária de Paços de Ferreira 12ºAno de secretariado TECS. Departamento Comercial e Marketing

Escola Secundária de Paços de Ferreira 12ºAno de secretariado TECS. Departamento Comercial e Marketing Departamento Comercial e Marketing As inovações na gestão empresarial O desenvolvimento económico actual e a necessidade das empresas serem competitivas estão gerando inovações constantes na gestão empresarial.

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BANCOS GUIA PARA A MOBILIDADE DE SERVIÇOS BANCÁRIOS

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BANCOS GUIA PARA A MOBILIDADE DE SERVIÇOS BANCÁRIOS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BANCOS GUIA PARA A MOBILIDADE DE SERVIÇOS BANCÁRIOS simplifica Como nasce este Guia O presente Guia baseia-se nos Princípios Comuns Para a Mobilidade de Serviços Bancários", adoptados

Leia mais

Sessão de Esclarecimento Balanço das Medidas Anti-Cíclicas

Sessão de Esclarecimento Balanço das Medidas Anti-Cíclicas Sessão de Esclarecimento Balanço das Medidas Anti-Cíclicas Açores Investe Linha de apoio à reestruturação de dívida bancária das empresas dos Açores Proposta de decreto legislativo regional que altera

Leia mais

Iniciar um negócio em Franchising

Iniciar um negócio em Franchising Iniciar um negócio em Franchising Franchising, o que é? Terminologia Vantagens e Desvantagens do Franchisado Vantagens e Desvantagens do Franchisador Dicas para potenciais Franchisados Serviços de apoio

Leia mais

A QUEM PODE DAR ORDENS PARA INVESTIMENTO COMO E ONDE SÃO EXECUTADAS

A QUEM PODE DAR ORDENS PARA INVESTIMENTO COMO E ONDE SÃO EXECUTADAS COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS A QUEM PODE DAR ORDENS PARA INVESTIMENTO COMO E ONDE SÃO EXECUTADAS NOVEMBRO DE 2007 CMVM A 1 de Novembro de 2007 o

Leia mais