CONCEITO SOCIOLÓGICO DO DIREITO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONCEITO SOCIOLÓGICO DO DIREITO"

Transcrição

1 CONCEITO SOCIOLÓGICO DO DIREITO

2 NORMAS DE CONDUTA Partindo do conhecimento que já temos de que se o Direito, está ligado à idéia de organização e conduta, então ele deve ser entendido como um conjunto de normas de conduta que disciplinam as relações sociais. O Direito cuida pois, da disciplina das relações extrínsecas do homem, cabendo à moral a disciplina de suas relações intrínsecas.

3 O Direito cuida também das relações que se realizam entre o indivíduo versus o grupo, o grupo versus o individuo e o grupo versus outro grupo.

4 A Característica da generalidade faz com que ele tenha em vista apenas o que na sociedade acontece com mais freqüência. Isto assegura igualdade de tratamento às partes.

5 CARACTERÍSTICAS DAS NORMAS DE CONDUTA Que se destinam a todos, aplicáveis a todas as relações abrangíveis pela sua finalidade. Por isso são chamadas normas universais e genéricas. São também abstratas porque não se referem a casos concretos quando são elaborados, mas hipoteticamente. Art. 121 do Código Penal incrimina a ação de matar, não objetiva concretamente A ou B, mas sim qualquer hipótese de homicídio. O Direito não regula de forma individualizada, a individualidade dos comandos não é própria do Direito.

6 OBRIGATORIEDADE: são normas obrigatória e de observância necessária A obrigação é um elemento fundamental do Direito. É as vezes de sentido paradoxal pois entendemos Direito mais como algo que nos favoreça e esquecemos do Dever Obrigação. Portanto a noção de Direito está intimamente ligada à noção de obrigação. Até mesmo no campo do direito contratual, onde acredita-se reinar a autonomia da vontade, mas na realidade também ali essa autonomia move-se dentro dos limites extremamente reduzidos.

7 OBRIGATORIEDADE SÃO NORMAS OBRIGATÓRIAS E DE OBSERVÂNCIA Não percebemos o lado da obrigação no Direito porque somos habituados a obedecer a suas normas. Só lembramo-nos da obrigatoriedade quando transgredimos qualquer dessas normas, pois temos que responder pelas conseqüências. A diferença entre norma jurídica e a regra moral. A moral para Reale é o mundo da conduta espontânea, do comportamento que encontra em si próprio a sua razão de existir.

8 OBRIGATORIEDADE SÃO NORMAS OBRIGATÓRIAS E DE OBSEVÂNCIA Ato moral implica a adesão do espírito ao conteúdo da regra. Não é possível conceber o ato moral forçado, fruto da coação. Reale Ninguém pode ser bom pela violência. Afirma-se que a Moral é autônoma e o Direito Heterônomo(posto por terceiros aquilo que juridicamente temos que cumprir).

9 SANÇÃO: É uma maneira de fazer observar a norma jurídica, estabelecida pela sociedade. É a ameaça de punição para o transgressor. É o prometimento de um mal, que este consiste em perda de determinados bens, assim como na obrigação de reparar o dano causado, pelo descumprimento da norma jurídica. Cavalieri Filho autor deste livro faz a distinção entre sanção e pena.

10 Sanção é a ameaça de castigo para o transgressor da norma. Ou ainda uma coação como psíquica do direito(segundo Vanni em Filosofia do Direito)exercendo constrangimento sobre a consciência; é a pena abstratamente considerada.

11 Pena é o próprio castigo imposto (é a sanção concretizada)

12 Sanção é elaborada pelo legislador a pena é fixada pelo juiz.

13 A autoridade pública aplica a pena empregando o poder coercitivo do qual ele tem o poder, a função de punir o responsável pelo ato ilícito. È o remédio extremo usado contra uma minoria que não observe as normas, fazendo com que elas passem a cumprir o Direito(lei, normas). Este é também chamado uma atitude de prevenção especial, preservando a sociedade das condutas perniciosas dos indivíduos que desviam das normas.

14 ORIGEM DAS NORMAS DE CONDUTA Na introdução à sociologia jurídica nós vimos que o Direito foi evoluindo nos grupos sociais e as normas foram entendida inicialmente de origem divina, outros foram do lado da razão, da consciência coletiva ou do Estado. Mas já sabemos que para a Sociologia jurídica as normas do Direito surgem do grupo social.

15 Essa opinião se divide em dois grupos : Escola Monista : Na maioria dos juristas estes acreditam que tem apenas um tipo de grupo social (grupo político) o Estado devidamente organizado, está apto para criar as normas do Direito. Mas a sociologia jurídica acredita que quando olhamos para a sociedade logo percebemos que existiram prescrições jurídicas ante de a sociedade organizar-se em Estado, e que ainda existem prescrições, mesmo nas sociedades já política e juridicamente organizadas, além das que foram impostas pela autoridade política.

16 A Escola Pluralista : Além de alguns juristas, mas também sociólogos e filósofos, considera que todo agrupamento de certa consistência, ou expressão pode determinar normas de funcionamento, que ultrapassa o caráter de simples regulamentos, adquirem o alcance de verdadeiras regras jurídicas.

17 PROVISORIEDADE E MUTABILIDADE DAS NORMAS DE DIREITO Direito Natural, sempre entendeu o direito como um conjunto de princípios permanentes e estáveis. A Sociojur defende que se o Direito emana do grupo social, não pode ter maior estabilidade que o grupo E o grupo, como é sabido, sofre constantes modificações. O grupo muda constantemente, os adultos envelhecem, os jovens tornam-se adultos, as crianças tornam-se jovens, com concepções e visões diferentes da vida.

18 A sociedade moderna com todos os acessos de comunicação rápida e eficiente que hoje sabemos instantaneamente, notícias e acontecimentos das várias partes e assim vice e versa. Por isso percebemos que evidentemente, as mudanças nos grupos modernos são bem mais rápidas e constantes do que nos grupos primitivos.

19 Como pode o Direito, sendo originário do grupo, permanecer imutável, quando esse mesmo grupo se modifica constantemente? Mudando o grupo, mudam-se também as normas de direito, razão pela qual, do ponto de vista sociológico, não tem o Direito caráter estável ou perpétuo, mas sim essencialmente provisório, sujeito a constantes modificações.

20 Levy em seu estudos de observação, prova de maneira clara que o Direito está sujeito: a transformações contínuas, pois o simples confronto com os diferentes sistemas jurídicos do passado ou dos países estrangeiros basta para dar a idéia da prodigiosa diversidade das normas de direito, aplicadas na superfície do globo. (existe estudo de pluralismo jurídico) Modificações recentes em nosso país: Nova Constituição em 1988 e todas emendas já sofridas Código de Processo Civil muitas alterações e já necessita de outras com urgência Em 2002 entrou em vigor o novo Código Civil Código Penal precisa de mudança com caráter já de urgência

21 Confirma com isso o caráter provisório do direito que os adeptos do direito natural conceberam uma noção que chamaram de direito natural de conteúdo variável.

22 Conjunto de normas de conduta, universais, abstratas, obrigatórias e mutáveis impostas pelo grupo social, destinadas a disciplinar as relações externas do indivíduo, objetivando prevenir e compor conflitos. São Normas universais porque se destinam a todos, abstratas porque são elaboradas para casos hipoteticamente considerados, obrigatórias porque são de observância necessária, coercitiva; e mutáveis sujeitas a constantes transformações, impostas pelo grupo e não somente pelo Estado.

23 Estudo Dirigido Capítulo 3 CONCEITO SOCIOLÓGICO DO DIREITO Leia, Reflita e responda as perguntas abaixo: 1. O que o autor quer dizer com normas de conduta? Quais as características das normas de conduta, procure ler este sub item e responda com suas palavras, baseando nos conceitos do texto. 2. Na introdução à sociologia jurídica nós vimos o Direito foi evoluindo nos grupos sociais e as normas foram entendida inicialmente de origem divina, outros foram do lado da razão, da consciência coletiva ou do Estado. Mas já sabemos que para a Sociologia jurídica as normas do Direito surgem do grupo social. Essa opinião se divide em dois grupos: Escola Monista e Pluralista Defina cada uma delas.

24 3.Provisoriedade e mutabilidade das normas do Direito. A Sociojur defende que se o Direito emana do grupo social, não pode ter maior estabilidade que o grupo E o grupo, como é sabido, sofre constantes modificações. O grupo muda constantemente, os adultos envelhecem, os jovens tornam-se adultos, as crianças tornam-se jovens, com concepções e visões diferentes da vida. Agora leia as informações que o autor transmite quanto a provisoriedade e mutabilidade e destaque os pontos principais.

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins NOÇÕES GERAIS O que é o direito? Qual a importância do direito? Direito é justiça?

Leia mais

ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS... XIII

ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS... XIII SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS... XIII Capítulo I GÊNESE DO DIREITO... 1 1. Escola Jusnaturalista ou do Direito Natural... 2 1.1. Origem do jusnaturalismo... 2 2. Escola Teológica... 3 2.1. Origem

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Abreviaturas e siglas usadas. Apresentação

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Abreviaturas e siglas usadas. Apresentação ÍNDICE SISTEMÁTICO Abreviaturas e siglas usadas Apresentação Capítulo 1 Gênese do direito 1. Escola jusnaturalista ou do direito natural 1.1. Origem do jusnaturalismo 2. Escola teológica 2.1. Origem da

Leia mais

OBJETO JURÍDICO E OBJETO MATERIAL

OBJETO JURÍDICO E OBJETO MATERIAL OBJETO JURÍDICO E OBJETO MATERIAL O objeto material, por sua vez, é um pouco menos abstrato do que o objeto jurídico, pois ele é definido dentro de cada norma penal. Se o objeto jurídico é o valor protegido

Leia mais

RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL

RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL RESPONSABILIDADE INTERNACIONAL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 4 Conceito... 5 Características da Responsabilidade Internacional... 5 Formas de Responsabilidade Internacional...7 2. NATUREZA

Leia mais

A Autonomia da Sociologia Jurídica como Ciência e suas Relações com outras Ciências Sociais

A Autonomia da Sociologia Jurídica como Ciência e suas Relações com outras Ciências Sociais A Autonomia da Sociologia Jurídica como Ciência e suas Relações com outras Ciências Sociais A autonomia cientifica da Sociologia Jurídica A finalidade da sociologia jurídica é estabelecer uma relação funcional

Leia mais

Unidade I. Instituições de Direito Público e Privado. Profª. Joseane Cauduro

Unidade I. Instituições de Direito Público e Privado. Profª. Joseane Cauduro Unidade I Instituições de Direito Público e Privado Profª. Joseane Cauduro Estrutura da Disciplina Unidade I Conceitos Gerais de Direito O Direito e suas divisões, orientações e a Lei jurídica Unidade

Leia mais

TEORIA GERAL DA PENA PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES

TEORIA GERAL DA PENA PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES TEORIA GERAL DA PENA PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES 1 - Conceito de Pena: Uma das espécies de sanção penal, ao lado da medida de segurança. É a resposta estatal consistente na privação ou restrição de um

Leia mais

Direito empresarial e. trabalhista. Profa. Dra. Silvia bertani. Profa. Dra. Silvia Bertani 1

Direito empresarial e. trabalhista. Profa. Dra. Silvia bertani. Profa. Dra. Silvia Bertani 1 Direito empresarial e Profa. Dra. Silvia bertani trabalhista Profa. Dra. Silvia Bertani 1 Profa. Dra. Silvia Bertani 2 Direito empresarial e trabalhista O que vamos estudar? Empresa empresário estabelecimento

Leia mais

SANÇÕES SOCIAIS E O DIREITO

SANÇÕES SOCIAIS E O DIREITO SANÇÕES SOCIAIS E O DIREITO As sanções são consideradas como uma espécie de estímulo relativo à conduta. São o conjunto de regras aprováveis e reprováveis dentro de uma sociedade dentro de (leis) que devem

Leia mais

Professora: Susana Rolim S. Silva

Professora: Susana Rolim S. Silva Professora: Susana Rolim S. Silva Sociólogo, filósofo e antropólogo francês. Conferiu a Sociologia o reconhecimento acadêmico. Considerado por muitos o pai da Sociologia. Sua grande preocupação: estabelecer

Leia mais

Teoria económica dos contratos VS Teoria jurídica dos contratos

Teoria económica dos contratos VS Teoria jurídica dos contratos Teoria económica dos contratos VS Teoria jurídica dos contratos O CC estabelece uma teoria geral dos contratos arts. 405 a 456º - e regula depois, em especial, alguns tipos contratuais -arts 874º a 1250º.

Leia mais

3) Com relação ao princípio da anterioridade da lei, marque a alternativa correta.

3) Com relação ao princípio da anterioridade da lei, marque a alternativa correta. 1) Qual das afirmações abaixo define corretamente o conceito do princípio da reserva legal? a) Não há crime sem lei que o defina; não há pena sem cominação legal. b) A pena só pode ser imposta a quem,

Leia mais

Nesse contexto, assevera Maria Helena Diniz: o direito só pode existir em função do homem (2012, p. 19).

Nesse contexto, assevera Maria Helena Diniz: o direito só pode existir em função do homem (2012, p. 19). 1. NOÇÕES INTRODUTÓRIAS AO DIREITO CIVIL 1.1. CONCEITO DE DIREITO Conceituar direito, por incrível que pareça, é uma das tarefas mais tormentosas na doutrina, tendo em vista a dificuldade de sua definição

Leia mais

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Contratos Administrativos Entes da Administração Pública...

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Contratos Administrativos Entes da Administração Pública... Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO... 15 1. Agentes Públicos... 15 2. Controle da Administração Pública... 24 3. Contratos Administrativos... 51 4. Entes da Administração Pública... 61 5. Improbidade Administrativa...

Leia mais

O QUE É SER POLÍTICO???

O QUE É SER POLÍTICO??? O QUE É SER POLÍTICO??? Fonte: http://palavrasquedizemtudo.blogspot.com.br/2011/08/o-que-e-ser-politico.html A origem da palavra política é Grega e foi utilizada por vários filósofos e escritores da Grécia

Leia mais

OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA.

OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA. OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. RELAÇÃO JURÍDICO - TRIBUTÁRIA... 4 Expressão Relação Jurídica...4 Conceito de Obrigação... 5 Obrigação Principal e Obrigação Acessória... 5 Obrigação

Leia mais

MEDIDAS DE SEGURANÇA.

MEDIDAS DE SEGURANÇA. MEDIDAS DE SEGURANÇA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. MEDIDAS DE SEGURANÇA E O DIREITO PENAL BRASILEIRO... 4 Periculosidade do Agente...4 2. IMPUTABILIDADE...6 Inimputáveis e Semi-Imputáveis...6 3. MEDIDA

Leia mais

Prof. Dr. Marco Aurélio Florêncio Filho

Prof. Dr. Marco Aurélio Florêncio Filho III SUMMER SCHOOL EM DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO JULHO DE 2017 SIENA, ITÁLIA CRIMINAL COMPLIANCE Prof. Dr. Marco Aurélio Florêncio Filho Compliance é um conceito oriundo da Economia, introduzido no Direito

Leia mais

Segundo Rousseau, o que impediu a permanência do homem no Estado de natureza?

Segundo Rousseau, o que impediu a permanência do homem no Estado de natureza? Segundo Rousseau, o que impediu a permanência do homem no Estado de natureza? O princípio básico da soberania popular, segundo Rousseau, é: a) o poder absoluto b) o poder do suserano c) a vontade de todos

Leia mais

A ENTIDADE QUE LUTA POR VOCÊ

A ENTIDADE QUE LUTA POR VOCÊ A ENTIDADE QUE LUTA POR VOCÊ LEGISLAÇÃO DISCIPLINAR EDUARDO HENRIQUE KNESEBECK ENCONTRO DE ENTIDADES REPRESENTATIVAS CURITIBA, 18 DE MAIO DE 2016 > Interpretação da legislação disciplinar Há necessidade

Leia mais

ORDEM JURÍDICA FINANCEIRA

ORDEM JURÍDICA FINANCEIRA Conceito É o conjunto ordenado de princípios, normas jurídicas e proposições prescritivas nãonormativas relacionadas à atividade financeira do Estado Finalidade disciplinar a atividade financeira exercida

Leia mais

Prof. Talles D. Filosofia do Direito A Teoria da Norma Jurídica

Prof. Talles D. Filosofia do Direito A Teoria da Norma Jurídica Prof. Talles D. Filosofia do Direito A Teoria da Norma Jurídica Os pontos elencados são tópicos da obra de Norberto Bobbio, sempre presente nas provas dos concursos públicos, o que provavelmente se repetirá

Leia mais

Temas de Desenvolvimento Moral e Psicossocial

Temas de Desenvolvimento Moral e Psicossocial Temas de Desenvolvimento Moral e Psicossocial Teoria do desenvolvimento moral de L. Kohlberg Ano lectivo 2009-2010 Maria da Luz Vale Dias LAWRENCE KOHLBERG (1927-1987) O JUÍZO MORAL NUM QUADRO DE REFERÊNCIA

Leia mais

1ª Fase PROVA OBJETIVA TEORIA GERAL DO DIREITO

1ª Fase PROVA OBJETIVA TEORIA GERAL DO DIREITO 1ª Fase PROVA OBJETIVA TEORIA GERAL DO DIREITO QUESTÃO 1 - Sobre o positivismo é CORRETO dizer que: P á g i n a 1 A. Para o positivismo a teoria do direito deve ser caracterizada por propriedades valorativas,

Leia mais

ÍNDICE 1. RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS JURÍDICAS (ARTS. 1º AO 4º) ATOS LESIVOS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (ART. 5º)...10

ÍNDICE 1. RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS JURÍDICAS (ARTS. 1º AO 4º) ATOS LESIVOS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (ART. 5º)...10 LEI ANTICORRUPÇÃO ÍNDICE 1. RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS JURÍDICAS (ARTS. 1º AO 4º)...5 Pessoas jurídicas passíveis de responsabilidade... 5 Responsabilidade Civil e Administrativa Objetiva...6 Responsabilidade

Leia mais

Maria da Conceição Muniz Ribeiro

Maria da Conceição Muniz Ribeiro Maria da Conceição Muniz Ribeiro O cidadão é um ator na construção da sociedade, é uma pessoa revestida de plenos direitos civis, politicos e sociais, e a pessoa tem a obrigação de trabalhar pela proteção

Leia mais

SIMULADO RESPONSABILIDADE SERVIDOR PROFESSOR IVAN LUCAS

SIMULADO RESPONSABILIDADE SERVIDOR PROFESSOR IVAN LUCAS SIMULADO RESPONSABILIDADE SERVIDOR PROFESSOR IVAN LUCAS 1. (CESPE- 2016- DPU- Agente Administrativo) Caso o servidor público tenha causado danos ao poder público, a obrigação de reparar tais danos estende-se

Leia mais

Instituições de direito FEA

Instituições de direito FEA Instituições de direito FEA CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Apresentação: Módulo I! O que é o direito? O que é lei?! Qual é o papel institucional do Legislativo e do Executivo, notadamente no processo

Leia mais

ENTREGAR ESSE ROTEIRO DIRETAMENTE AO PROFESSOR DA DISCIPLINA. DATA DA ENTREGA: até 26/09/18 (QUARTA-FEIRA)

ENTREGAR ESSE ROTEIRO DIRETAMENTE AO PROFESSOR DA DISCIPLINA. DATA DA ENTREGA: até 26/09/18 (QUARTA-FEIRA) Disciplina: SOCIOLOGIA Segmento: Ensino Médio Série: 1º ano Turma: Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da 2ª Etapa/2018 Aluno (a): Nº: Nota: Professor (a): Oldair Glatson Valor: 10,0 Pontos Querido(a)

Leia mais

Estatuto Universal do Juiz de 17NOV99. Preâmbulo

Estatuto Universal do Juiz de 17NOV99. Preâmbulo Estatuto Universal do Juiz de 17NOV99 Preâmbulo Na elaboração preliminar deste Estatuto colaboraram Juízes de diversos países do mundo. O presente Estatuto é o resultado do seu trabalho e teve o consenso

Leia mais

Ética Prof. Vitor Maciel. iversidade Federal da Bahia

Ética Prof. Vitor Maciel. iversidade Federal da Bahia Ética Prof. Vitor Maciel iversidade Federal da Bahia A Ética responde à pergunta: - Como viver? O que é a Ética? A palavra ética vem do grego ethos, que significa, caráter do sujeito, maneira habitual

Leia mais

Nª Ref. 03 /15 C.Istambul Lisboa, 26 de Março de

Nª Ref. 03 /15 C.Istambul Lisboa, 26 de Março de Ex.ma Sr.ª Coordenadora do Grupo de Trabalho - Implicações Legislativas da Convenção de Istambul, Dr.ª Carla Rodrigues, c/c Ex.mo Sr. Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata, Ex.mo

Leia mais

CRIMES AMBIENTAIS. Ordem constitucional para criminalizar as condutas lesivas ao meio ambiente.

CRIMES AMBIENTAIS. Ordem constitucional para criminalizar as condutas lesivas ao meio ambiente. CRIMES AMBIENTAIS DIREITO AMBIENTAL CRIMINALIZAÇÃO Constituição Federal Ordem constitucional para criminalizar as condutas lesivas ao meio ambiente. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL Constituição Federal, art.

Leia mais

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Civil Aula: 06 Data: 10/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENDA DA AULA 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS. GUIA DE ESTUDO 1. TEORIA GERAL DOS CONTRATOS (Artigo 421 e seguintes

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL UNIP

ÉTICA PROFISSIONAL UNIP ÉTICA PROFISSIONAL UNIP Ética Profissional Atribuições Profissionais Responsabilidades dos Engenheiros Atribuições Profissionais As atribuições definem que tipo de atividades uma determinada categoria

Leia mais

LEGALIDADE EM MATÉRIA PENAL TRIBUNAL DO JÚRI PUNIÇÃO DAS DISCRIMINAÇÕES RETROATIVIDADE DA LEI PENAL BENIGNA RESPONSABILIDADE PESSOAL

LEGALIDADE EM MATÉRIA PENAL TRIBUNAL DO JÚRI PUNIÇÃO DAS DISCRIMINAÇÕES RETROATIVIDADE DA LEI PENAL BENIGNA RESPONSABILIDADE PESSOAL TRIBUNAL DO JÚRI É reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurados (VIII): a) a plenitude de defesa; b) o sigilo das votações; c) a soberania dos veredictos; d) a competência

Leia mais

GÊNESE DO DIREITO. Conhecer a gênese do direito A palavra direito pode ser utilizada com significados diferentes

GÊNESE DO DIREITO. Conhecer a gênese do direito A palavra direito pode ser utilizada com significados diferentes GÊNESE DO DIREITO Conhecer a gênese do direito A palavra direito pode ser utilizada com significados diferentes O conjunto sistemático de normas (Constitucionais, Civis, Penais, Administrativas e outras)

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue PRINCÍPIO DA AUTONOMIA DO PACIENTE: transfusão de sangue Artigo 5º, inciso VI, da Constituição Federal Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL. Jurisdição e competência Competência criminal da Justiça Federal Parte 6 Prof. Thiago Almeida

DIREITO PROCESSUAL PENAL. Jurisdição e competência Competência criminal da Justiça Federal Parte 6 Prof. Thiago Almeida DIREITO PROCESSUAL PENAL Jurisdição e competência Parte 6 Prof. Thiago Almeida Causas relativas a graves violações a direitos humanos. Emenda Constitucional 45, de 2004: Art. 109. Aos juízes federais compete

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 179/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 179/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 179/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Faculdades Cathedral Curso de Direito DIREITO CIVIL - I. Professor Vilmar A Silva

Faculdades Cathedral Curso de Direito DIREITO CIVIL - I. Professor Vilmar A Silva Faculdades Cathedral Curso de Direito DIREITO CIVIL - I Professor Vilmar A Silva NORMA JURÍDICA É a condição garantida pelo poder coercitivo do Estado, tendo como objetivo teórico a garantia da vida em

Leia mais

INTRODUÇÃO PROCESSO PENAL

INTRODUÇÃO PROCESSO PENAL INTRODUÇÃO DIREITO PROCESSUAL PENAL PROCESSO PENAL O Direito Penal é o conjunto de regras que preveem uma conduta como ilícita e a identificam como crime quando vinculam a prática daquela conduta prevista

Leia mais

REVISÃO:1 DESIGNAÇÃO COMERCIAL DO FORNECEDOR: 1 de 5

REVISÃO:1 DESIGNAÇÃO COMERCIAL DO FORNECEDOR: 1 de 5 REVISÃO:1 2005 1 DESIGNAÇÃO COMERCIAL DO FORNECEDOR: 1 de 5 CÓDIGO DE ÉTICA COMERCIAL AUCHAN A INTRODUÇÃO O Grupo AUCHAN propõe-se através do presente Código de Ética estabelecer um compromisso com os

Leia mais

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal. Da suspensão condicional da pena - Sursis (arts.

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal. Da suspensão condicional da pena - Sursis (arts. Da suspensão condicional da pena - Sursis (arts. 77 ao 82, CP) Conceito A suspensão condicional da pena, também conhecida por sursis, pode ser conceituada como a suspensão parcial da execução da pena privativa

Leia mais

Direito Penal. Teoria da Pena II

Direito Penal. Teoria da Pena II Direito Penal Teoria da Pena II Direitos do Preso Art. 38: O preso conserva todos os direitos não atingidos pela perda da liberdade, impondo-se a todas as autoridades o respeito à sua integridade física

Leia mais

ÉTICAS DEONTOLÓGICAS (Do Dever - Formais):

ÉTICAS DEONTOLÓGICAS (Do Dever - Formais): Para que possamos fazer uma fundamentação da Moral, é necessário fazermos (previamente) uma distinção entre éticas Deontológicas (Dever) e éticas Teleológicas (Fins): ÉTICAS TELEOLÓGICAS (Materiais / Consequencialistas)

Leia mais

EIXO FUNDAMENTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA

EIXO FUNDAMENTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado * O Poder Constituinte * Processo Legislativo

Leia mais

DIREITO DA NACIONALIDADE. TORRES, Hélio Darlan Martins¹ MELO, Ariane Marques de²

DIREITO DA NACIONALIDADE. TORRES, Hélio Darlan Martins¹ MELO, Ariane Marques de² DIREITO DA NACIONALIDADE TORRES, Hélio Darlan Martins¹ MELO, Ariane Marques de² RESUMO Nacionalidade é o vínculo jurídico-político que liga um indivíduo a determinado Estado; é a qualidade de nacional,

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS 2014/2015

CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS 2014/2015 CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS 2014/2015 CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS 2014/2015 CURSO DE FORMAÇÃO DE GUARDAS NOÇÕES GERAIS DE DIREITO Sessão n.º 4 2 2 NOÇÕES GERAIS DE DIREITO OBJETIVO GERAL: Caraterizar

Leia mais

DECISÃO-MANDADO Ação Civil Pública Abrasel/sp - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional São Paulo

DECISÃO-MANDADO Ação Civil Pública Abrasel/sp - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional São Paulo fls. 48 DECISÃO-MANDADO Processo nº: Requerente: Requerido: Juiz de Direito: Dr. Luis Manuel Fonseca Pires 1030194-45.2016.8.26.0053 - Ação Civil Pública Abrasel/sp - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes

Leia mais

1 CONCEITO DE DIREITO PENAL

1 CONCEITO DE DIREITO PENAL RESUMO DA AULA DIREITO PENAL APLICAÇÃO DA LEI PENAL PARTE 01 1 CONCEITO DE DIREITO PENAL; 2 FONTES DO DIREITO PENAL; 3 LEI PENAL; 4 INTERPRETAÇÃO DA LEI PENAL; 5 APLICAÇÃO DA LEI PENAL; 6 QUESTÕES COMENTADAS.

Leia mais

SUMÁRIO. CAPÍTULO 5 PRESTAÇÕES ESPECIAIS 37. Prestações Especiais 38. Prestação Pecuniária 39. Dívidas de Valor

SUMÁRIO. CAPÍTULO 5 PRESTAÇÕES ESPECIAIS 37. Prestações Especiais 38. Prestação Pecuniária 39. Dívidas de Valor SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DIREITO DAS OBRIGAÇÕES 1. Direito das Obrigações 2. Importância 3. Localização 4. Plano da Obra 5. Dever Jurídico. Sujeição. Ônus Jurídico 6. O Problema da Unificação CAPÍTULO 2 A OBRIGAÇÃO

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado *Aspectos de Direito Eleitoral *Controle

Leia mais

Sumário STJ Prefácio, xi

Sumário STJ Prefácio, xi STJ00093375 Sumário I Prefácio, xi 1 Direito Tributário, 1 1.1 Introdução, 1 1.1.1 Conceito, 1 1.1.2 Posição enciclopédica do Direito Tributário, 3 1.1.3 Autonomia do Direito Tributário, 4 LIA Relacionamento

Leia mais

REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS

REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS Ainda no artigo 5º da CF. CONCEITO Remédios constitucionais também chamados de tutela constitucional das liberdades. São garantias presentes no artigo 5º da CF que servem para

Leia mais

Aula 6: Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas: A Sociologia de Émile Durkheim (I).

Aula 6: Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas: A Sociologia de Émile Durkheim (I). Aula 6: Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas: A Sociologia de Émile Durkheim (I). CCJ0001 - Fundamentos das Ciências Sociais Profa. Ivana Schnitman

Leia mais

Aula 3. LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB Dec. Lei n /42 Lei n /2010

Aula 3. LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB Dec. Lei n /42 Lei n /2010 Aula 3 LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB Dec. Lei n. 4.657/42 Lei n. 12.376/2010 Lei de introdução ao Direito Civil X Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Principais

Leia mais

QUESTÕES DE FILOSOFIA DO DIREITO

QUESTÕES DE FILOSOFIA DO DIREITO QUESTÕES DE FILOSOFIA DO DIREITO QUESTÃO 1 Considere a seguinte afirmação de Aristóteles: Temos pois definido o justo e o injusto. Após distingui-los assim um do outro, é evidente que a ação justa é intermediária

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 01 Parte Geral e Obrigações 01 Direito Civil Constitucional. Conceito, princípios e aplicação prática. Os princípios do Código Civil de 2002: eticidade, socialidade e operabilidade. 02 Lei de introdução

Leia mais

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal DAS PENAS FINALIDADES DA PENA Por que punir? O que é pena? O que se entende por pena justa? Teorias sobre as finalidades da pena: 1) Absolutas: a finalidade da pena é eminentemente retributiva. A pena

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais. Prof. Denis França

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais. Prof. Denis França ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais Prof. Denis França Ética nos concursos públicos: Mais comum nas provas de alguns Tribunais, alguns órgãos do Poder Executivo

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR Prof:Davi ferraz DIREITO PENAL MILITAR LIVRAMENTO CONDICIONAL DA PENA Aqui bisonho observe os detalhes em vermelho e faça um bom desempenho. Requisitos Condenado a pena acima de dois anos ou ate mesmo

Leia mais

Plano de Aula: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003

Plano de Aula: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003 Plano de Aula: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0003 Título INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Número de Aulas por Semana Número de Semana de Aula 1 Tema Apresentação da

Leia mais

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS PENAS PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE REGIMES DE CUMPRIMENTO DE PENA... 17

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS PENAS PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE REGIMES DE CUMPRIMENTO DE PENA... 17 DAS PENAS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS PENAS...5 Sanção penal... 5 Princípios... 5 Finalidade da pena...7 Função social da pena...8 Fundamentos da pena...8 Classificação das penas...8 2. PENA PRIVATIVA

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais

Direitos e Garantias Fundamentais Direitos e Garantias Fundamentais Introdução. Classificação dos Direitos Fundamentais. Direitos Individuais. Direitos Coletivos. Direitos Sociais. Direito de Nacionalidade. Direitos Políticos. Garantias.

Leia mais

Princípios Responsabilidade Ética e Legal do Profissional da Enfermagem Ética e Legislação

Princípios Responsabilidade Ética e Legal do Profissional da Enfermagem Ética e Legislação Princípios Responsabilidade Ética e Legal do Profissional da Enfermagem Ética e Legislação 1 Conceitua-se responsabilidade como responder pelos seus atos e/ou de outras pessoas envolvidas na realização

Leia mais

n 06 - janeiro-abril de 2011 ISSN

n 06 - janeiro-abril de 2011 ISSN n 06 - janeiro-abril de 2011 ISSN 2175-5280 EXPEDIENTE Instituto Brasileiro de Ciências Criminais DIRETORIA DA GESTÃO 2011/2012 Presidente: Marta Saad 1º Vice-Presidente: Carlos Vico Mañas 2ª Vice-Presidente:

Leia mais

LINDB - LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO

LINDB - LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB - LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO (LINDB)... 4 Introdução...4 Vigência da Lei...4 2. APLICAÇÃO E

Leia mais

Programa de. Integridade REDE D OR SÃO LUIZ

Programa de. Integridade REDE D OR SÃO LUIZ Programa de Integridade REDE D OR SÃO LUIZ Introdução...03 O Programa de Integridade...04 Pilares do Programa...05 Principais Benefícios...09 Nosso Compromisso...10 Introdução O combate à corrupção depende

Leia mais

Ética. 1 Ética e Moral: Origem da palavra Ética: Grego: ETHOS (modo de ser, comportamento, caráter (hábito), morada, costume).

Ética. 1 Ética e Moral: Origem da palavra Ética: Grego: ETHOS (modo de ser, comportamento, caráter (hábito), morada, costume). 1 Ética e Moral: Ética Origem da palavra Ética: Grego: ETHOS (modo de ser, comportamento, caráter (hábito), morada, costume). Heidegger: morada do ser. 1 Ética e Moral: Ética Conceito de Ética: É a ciência

Leia mais

Código Penal ª Edição Reimpressão. Atualização nº 6

Código Penal ª Edição Reimpressão. Atualização nº 6 Código Penal 2017 6ª Edição Reimpressão Atualização nº 6 1 UNIVERSITÁRIO Atualização nº 6 ORGANIZAÇÃO BDJUR BASE DE DADOS JURÍDICA EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás nºs 76, 78, 80 3000-167

Leia mais

UNIDADE = LEI CONCEITO

UNIDADE = LEI CONCEITO UNIDADE = LEI CONCEITO Preceito jurídico (norma) escrito, emanado (que nasce) de um poder estatal competente (legislativo federal, estadual ou municipal ou poder constituinte) com características (ou caracteres)

Leia mais

II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA. Nexo causal

II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA. Nexo causal II - RESPONSABILIDADE EXTRACONTRATUAL SUBJETIVA Pressupostos da responsabilidade civil extracontratual (CC/02, art. 186) Conduta culposa Nexo causal Dano 1. A conduta - Conduta é gênero, de que são espécies:

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 01. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 01. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 01 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes 2013 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Prof. Cristiano Lopes CONCEITO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE. Prof. Luiz Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE. Prof. Luiz Lima DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE Prof. Luiz Lima PODERES DA ADMINISTRAÇÃO Conceito: conjunto de prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL SOBRE A PRÁTICA DE FOGUEIRAS E QUEIMADAS. Preâmbulo

REGULAMENTO MUNICIPAL SOBRE A PRÁTICA DE FOGUEIRAS E QUEIMADAS. Preâmbulo REGULAMENTO MUNICIPAL SOBRE A PRÁTICA DE FOGUEIRAS E QUEIMADAS Preâmbulo 1 - Tendo em consideração que durante o período do ano crítico em relação à eclosão de incêndios florestais, inúmeros munícipes

Leia mais

TAÇA DE PROMOÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA GUARDA

TAÇA DE PROMOÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA GUARDA ÉPOCA 2014-2015 TAÇA DE PROMOÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA GUARDA REGULAMENTO Regulamento da Taça de Promoção da Associação de Futebol da Guarda Época 2014-2015 Artigo 1.º Objeto 1. O presente Regulamento

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Aula 9. Responsabilidades Administrativa e Penal Ambiental. Prof. Wander Garcia

DIREITO AMBIENTAL. Aula 9. Responsabilidades Administrativa e Penal Ambiental. Prof. Wander Garcia DIREITO AMBIENTAL Aula 9 Responsabilidades Administrativa e Penal Ambiental Prof. Wander Garcia 1. Responsabilidade administrativa ambiental 1.1. Infração administrativa ambiental - toda ação ou omissão

Leia mais

A- Personalidade Internacional Originária somente os Estados possuem.

A- Personalidade Internacional Originária somente os Estados possuem. Osmar Jose Gebauer Conceito Direito Internacional Público é o conjunto de princípios ou regras destinados a reger os direitos e deveres internacionais, tanto dos Estados ou outros organismos semelhantes,

Leia mais

do Direito de Eugen Ehrlich. Curitiba: Juruá,

do Direito de Eugen Ehrlich. Curitiba: Juruá, RESENHA RESENHAS MALISKA, Marcos Augusto. Introdução à Sociologia do Direito de Eugen Ehrlich. Curitiba: Juruá, 2001 1. Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth Eugen Ehrlich nasceu na Áustria em 1862. É um dos

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42 DIREITO CONSTITUCIONAL O Direito Constitucional é o ramo do Direito Público que estabelece as normas que estruturam o Estado e sua organização

Leia mais

QUADRO DE RELEVÂNCIA DAS DISCIPLINAS PARA ATINGIR A APROVAÇÃO CONSIDERANDO O MINÍMO DE 40 QUESTÕES A PARTIR DAS MUDANÇAS EFETUADAS NO XXIII

QUADRO DE RELEVÂNCIA DAS DISCIPLINAS PARA ATINGIR A APROVAÇÃO CONSIDERANDO O MINÍMO DE 40 QUESTÕES A PARTIR DAS MUDANÇAS EFETUADAS NO XXIII QUADRO DE RELEVÂNCIA DAS DISCIPLINAS PARA ATINGIR A APROVAÇÃO CONSIDERANDO O MINÍMO DE 40 A PARTIR DAS MUDANÇAS EFETUADAS NO XXIII DISCIPLINA POR ORDEM DE RELEVÂNCIA DE RELEVÂNCIA EM RELAÇÃO AS 40 ÉTICA

Leia mais

Professora Gisele Masson Professora Patrícia Marcoccia PPGE - UEPG

Professora Gisele Masson Professora Patrícia Marcoccia PPGE - UEPG Professora Gisele Masson Professora Patrícia Marcoccia PPGE - UEPG Filósofo inglês, ideólogo do liberalismo e um dos principais teóricos contratualistas. Difundiu a noção de tábula rasa: a mente humana

Leia mais

Acidente de Trabalho

Acidente de Trabalho Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa-PB Bacharelado em Enfermagem Disciplina Saúde do Trabalhador Acidente de Trabalho Professora: Ma. Laura Cristhiane Rezende Em sua opinião, o que é Acidente de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - LICENCIATURA. Estágio de Docência

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - LICENCIATURA. Estágio de Docência UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - LICENCIATURA Estágio de Docência Transposição Didática: Émile Durkheim Solidariedades 1 Pelotas, 2015 TURMA DE

Leia mais

GABARITO PRINCÍPIOS PENAIS COMENTADO

GABARITO PRINCÍPIOS PENAIS COMENTADO GABARITO PRINCÍPIOS PENAIS COMENTADO 1 Qual das afirmações abaixo define corretamente o conceito do princípio da reserva legal? a) Não há crime sem lei que o defina; não há pena sem cominação legal. b)

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Introdução ao direito do ConsumIdor Introdução... 1

Sumário Capítulo 1 Introdução ao direito do ConsumIdor Introdução... 1 Sumário Capítulo 1 Introdução ao Direito do Consumidor... 1 1.1. Introdução... 1 1.1.1. Origem histórica... 2 1.1.2. A proteção constitucional do direito do consumidor... 5 Capítulo 2 A Relação Jurídica

Leia mais

DIREITO PENAL. d) II e III. e) Nenhuma.

DIREITO PENAL. d) II e III. e) Nenhuma. DIREITO PENAL 1. Qual das afirmações abaixo define corretamente o conceito do princípio da reserva legal? a) Não há crime sem lei que o defina; não há pena sem cominação legal. b) A pena só pode ser imposta

Leia mais

1.1. Atos da Administração que não são Atos Administrativos

1.1. Atos da Administração que não são Atos Administrativos Atos Administrativos 1. DEFINIÇÃO Ato jurídico, segundo o art. 81 do CC, é todo ato lícito que possui por finalidade imediata adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos. Ato administrativo

Leia mais

CÓDIGO DE BOA CONDUTA FRMS C Ó D I G O DE B O A C O N D U T A FUNDAÇÃO RAQUEL E MARTIN SAIN

CÓDIGO DE BOA CONDUTA FRMS C Ó D I G O DE B O A C O N D U T A FUNDAÇÃO RAQUEL E MARTIN SAIN C Ó D I G O DE B O A C O N D U T A FUNDAÇÃO RAQUEL E MARTIN SAIN 1 Í N D I C E PREÂMBULO CAPÍTULO I DESTINATÁRIOS 1º Princípios e âmbito CAPÍTULO II OBJETIVO 2º Defesa da ética e da imagem da Instituição

Leia mais

Dilema Moral, Comportamento Moral, Senso Moral e Consciência Moral Aula 3

Dilema Moral, Comportamento Moral, Senso Moral e Consciência Moral Aula 3 Dilema Moral, Comportamento Moral, Senso Moral e Consciência Moral Aula 3 ÉTICA E MORAL ÉTICA: a praxis da moral, a manifestação visível, através de comportamentos, hábitos, práticas, costumes de uma moral

Leia mais

Filosofia e Ética. Prof : Nicolau Steibel

Filosofia e Ética. Prof : Nicolau Steibel Filosofia e Ética Prof : Nicolau Steibel Objetivo do conhecimento: Conteúdo da Unidade 2.1 Moral, Ética e outras formas de comportamentos humanos Parte I No 1º bimestre o acadêmico foi conduzido à reflexão

Leia mais

Ponto 12 do plano de ensino

Ponto 12 do plano de ensino Ponto 12 do plano de ensino Livramento condicional: conceito e natureza jurídica, requisitos (objetivos e subjetivos), concessão, condições, revogação obrigatória e revogação facultativa, prorrogação,

Leia mais

Responsabilidade Civil e Criminal de Envolvidos nos Projetos, Execuções e Manutenções das Instalações de Detecção, Prevenção e Combate a Incêndio

Responsabilidade Civil e Criminal de Envolvidos nos Projetos, Execuções e Manutenções das Instalações de Detecção, Prevenção e Combate a Incêndio Responsabilidade Civil e Criminal de Envolvidos nos Projetos, Execuções e Manutenções das Instalações de Detecção, Prevenção e Combate a Incêndio 3º Fórum Nacional de Detecção, Prevenção e Combate a Incêndio

Leia mais

DECLARAÇÃO SOBRE A PROTEÇÃO DE TODAS AS PESSOAS CONTRA A TORTURA E OUTRAS PENAS OU TRATAMENTOS CRUÉIS, DESUMANOS OU DEGRADANTES

DECLARAÇÃO SOBRE A PROTEÇÃO DE TODAS AS PESSOAS CONTRA A TORTURA E OUTRAS PENAS OU TRATAMENTOS CRUÉIS, DESUMANOS OU DEGRADANTES DECLARAÇÃO SOBRE A PROTEÇÃO DE TODAS AS PESSOAS CONTRA A TORTURA E OUTRAS PENAS OU TRATAMENTOS CRUÉIS, DESUMANOS OU DEGRADANTES Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 3452 (XXX),

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 13ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25

Sumário. Palavras Prévias 13ª edição Prefácio Apresentação As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Sumário Palavras Prévias 13ª edição... 17 Prefácio... 21 Apresentação... 23 Capítulo Introdutório As Obrigações em Leitura Civil-constitucional... 25 Capítulo I Introdução ao Direito das Obrigações...

Leia mais

Direito Civil: Noções Introdutórias

Direito Civil: Noções Introdutórias Direito Civil: Noções Introdutórias A partir do momento em que o ser humano passou a viver em sociedade, normas de conduta foram necessárias para regular a comunidade. Afinal, de maneira geral, não é possível

Leia mais

Cotações. Prova Escrita de Filosofia. 10.º Ano de Escolaridade Março de Duração da prova: 90 minutos. 3 Páginas

Cotações. Prova Escrita de Filosofia. 10.º Ano de Escolaridade Março de Duração da prova: 90 minutos. 3 Páginas Prova Escrita de Filosofia Versão A 10.º Ano de Escolaridade Março de 2016 Duração da prova: 90 minutos 3 Páginas Leia atentamente o enunciado Para cada resposta, identifique o grupo e o item. Apresente

Leia mais