Etec Prof. Armando José Farinazzo 138

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Etec Prof. Armando José Farinazzo 138"

Transcrição

1 1. Duas especificações importantes do protocolo para redes sem fio n são a faixa de operação e a velocidade máxima de transmissão, que são, respectivamente, A. 2 GHz, 10 Mbit/s B. 2 GHz, 100 Mbit/s C. 2,4 GHz ou 5 GHz, 100 Mbit/s D. 2,4 GHz ou 5 GHz, 600 Mbit/s 2. É um servidor que atende a requisições repassando os dados do cliente à frente: um usuário (cliente) conecta-se a um servidor deste tipo, requisitando algum serviço, como um arquivo, conexão, página web, ou outro recurso disponível no outro servidor local ou via internet, esses servidores têm uma série de usos, como filtrar conteúdo, providenciar anonimato, dentre outros, podendo ser facilmente configurado diretamente no browser cliente, nas configurações de conexões. Estamos falando do servidor conhecido como: A. Dns B. Arquivos C. Proxy D. Dhcp 3. Em relação aos Protocolos de Rede, este protocolo permite a conexão com outro computador na rede de forma a permitir execução de comandos de uma unidade remota. Ele faz parte da suíte de protocolos TCP/IP que torna segura a administração remota de servidores do tipo Unix e é denominado: A. IMAP (Internet Message Access Protocol) B. SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) C. DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) D. SSH (Secure Shell)

2 4. O cabo par trançado recomendado pela Norma EIA/TIA-568-B para redes Gigabit Ethernet é o de categoria A. 3 (Cat. 3). B. 4 (Cat. 4). C. 5 (Cat. 5). D. 6 (Cat. 6). 5. O pacote SAMBA, disponível em várias distribuições de Unix e Linux, possibilita o compartilhamento de recursos entre ambientes Windows e Unix/Linux. Fazem parte do rol dos recursos / serviços que podem ser compartilhados através do SAMBA: A. arquivos, impressoras e conexão Internet. B. arquivos, impressoras e serviço de autenticação. C. arquivos, conexão Internet e serviço de autenticação. D. impressoras, serviço de e conexão Internet. 6. No modelo OSI, tem a função de transmitir uma sequência de bits através de um canal de comunicação. As funções típicas dos protocolos deste nível são fazer com que um bit "1" transmitido por uma estação, seja entendido pelo receptor como bit "1" e não como bit "0". Assim, este nível trabalha basicamente com as características mecânicas e elétricas, como por exemplo: Número de volts que devem representar os níveis lógicos "1" e "0"; Velocidade máxima da transmissão; Transmissão simplex, half duplex ou full duplex; O texto em questão trata da camada A. de redes. B. de enlace de dados. C. física D. de transporte.

3 7. Utilizando as configurações padrão da distribuição Linux Debian 6, em ambiente texto, qual o caminho correto para a configuração de Rede: A. /etc/network/interface B. /etc/networking/interface C. /etc/network/interfaces D. /etc/networking/interfaces 8. Utilizando as configurações padrão da distribuição Linux Debian 6, em ambiente texto, qual o comando correto para a verificação das interfaces de Rede: A. IPCONFIG B. NETWORKCONFIG C. CONFIGNETWORK D. IFCONFIG 9. Qual das sequências abaixo é para cabeamento padrão EIA/TIA 568B? A. Branco-verde / verde / branco-laranja / azul / branco-azul / laranja / branco-marrom / marrom B. Branco-azul / verde / branco-laranja / azul / branco-verde / laranja / branco-marrom / marrom C. Branco-laranja / laranja / branco-verde / azul / branco-azul / verde / branco-marrom / marrom D. Branco-marrom / marrom / branco-laranja / azul / branco-azul / laranja / brancoverde / verde 10. Em ambiente Linux, certo arquivo possui máscara de proteção 750. Isso significa que os usuários alocados sob o mesmo grupo do dono do arquivo: A. podem ler e mandar executar o arquivo; B. não podem ler nem escrever no arquivo; C. podem ler e escrever, mas não mandar executar o arquivo; D. não podem ler o arquivo;

4 11. Os protocolos implementados para serem utilizados na Internet nas funções de envio de s, recebimento de s e transferência de arquivos são respectivamente: A. SMTP - POP3 - FTP B. XML - POP3 - SMTP C. FTP - HTML - HTTP D. HTTP - SMTP XML 12. Suponha que a Etec tenha solicitado a um Técnico a instalação de um firewall com os seguintes requisitos: Interceptar todas as mensagens que entram e saem da rede. Fazer uma intermediação entre o host externo e o host interno de forma a não permitir uma comunicação direta entre eles (o host externo se conecta ao firewall e ele abre uma conexão com o host interno). Registrar o tráfego de dados em um arquivo de log; guardar o conteúdo muito utilizado em cache. Liberar determinados recursos apenas mediante autenticação do usuário. O Técnico, corretamente, entendeu que deveria instalar um firewall do tipo: A. satate-based interc. B. proxy. C. comutador de pacotes D. hard-itc 13. Assinale a alternativa que descreve o resultado da execução do seguinte comando em um ambiente texto de um servidor com Sistema Operacional Linux: cp /home/ocorrencias.txt /home/backupservidor Considere que a pasta /home/backupservidor está vazia, e que as permissões de acesso e o espaço em disco são suficientes para a ação.

5 A. Uma cópia do arquivo ocorrencias.txt será enviada para a pasta /home/backupservidor. B. O arquivo ocorrencias.txt será renomeado para backupservidor. C. O arquivo ocorrencias.txt será apagado da pasta /home e da pasta /home/backupservidor. D. O arquivo ocorrencias.txt será apagado da pasta /home, apenas. 14. Os desenvolvedores de uma empresa receberam a incumbência de elaborar duas aplicações corporativas distribuídas sobre a rede (baseada na tecnologia da Internet) que interliga as várias sedes. As características dessas aplicações são as seguintes: a Aplicação 1 manipula registros bancários e arquivos de clientes, sendo, portanto, bastante sensível a erros que possam ocorrer na transmissão de informações pela rede; a Aplicação 2 lida com informações multimídia, incluindo áudio, voz e vídeo em tempo real, com interatividade entre os usuários participantes. Os protocolos de nível de transporte mais adequados para a Aplicação 1 e para a Aplicação 2 são, respectivamente, o A. UDP e o TCP B. TCP e o UDP C. IP e o UDP D. TCP e o IP 15. Um comando utilizado pelo protocolo ICPM para testar a conectividade de equipamentos e que está disponível em diversos sistemas operacionais, tais como Windows e Linux, é o A. chmod. B. find. C. ping. D. locate.

6 16. A tecnologia ATM é conhecida como sendo baseada em comutação por células. Essa denominação é originária de uma das principais características do ATM, que é a de ser uma tecnologia baseada em comutação por: A. circuitos, na qual estações móveis podem-se comunicar quando se encontram dentro de uma das células de cobertura, que são regiões nas quais uma estação rádio base é a responsável por transmitir e receber as informações. B. pacotes, baseada em circuito virtual, na qual pequenos pacotes, chamados de células, são utilizados como unidades de informação para encaminhamento rápido, usando um rótulo contido no cabeçalho de cada uma dessas células. C. circuitos, na qual a informação é enviada em mensagens dotadas de um cabeçalho, conhecido pelo nome de célula, no qual se encontra o rótulo que identifica o circuito físico utilizado por cada mensagem. D. pacotes, baseada em datagrama, na qual um número muito grande de unidades de informação, chamadas células, trafegam por vários caminhos em paralelo, sem caminhos pré-determinados entre a origem e o destino. 17. Considere o endereço IP com máscara O primeiro endereço válido da subrede à qual esse endereço IP pertence é: A B C D Um dos problemas atuais na Internet é o esgotamento do espaço de endereçamento do IPv4. Para resolver esse problema, no IPv6, os endereços passaram a ter tamanho de: A. 32 bits. B. 64 bits. C. 128 bits. D. 256 bits.

7 19. Se o administrador de redes utilizando o login de superusuário em uma máquina com Linux RedHat precisar acessar programas essenciais para administração do sistema, que são de seu uso exclusivo, como, por exemplo, o adduser, o diretório no qual esses programas se encontram é: A. /mnt B. /etc C. /dev D. /sbin 20. Em relação ao arquivos de configuração do servidor web Apache, é INCORRETO afirmar que a diretiva: A. <Location> é utilizada para configurar a localização corrente do servidor. B. <Files> é utilizada para agrupar diretivas por um nome de arquivo. C. <Directory> é utilizada para agrupar diretivas que serão utilizadas para o diretório nomeado, seus subdiretórios e arquivos dentro dos respectivos diretórios. D. <Proxy> é utilizada para limitar o escopo por conteúdo relacionado a um determinado proxy. 21)- Em relação ao Decreto nº , de 16/05/2012, que regulamenta a Lei de Acesso a Informação no âmbito do estado de São Paulo é correto afirmar que: A Unidade do Arquivo Público do Estado, na condição de órgão central do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo - SAESP, é a responsável pela formulação e implementação da política estadual de arquivos e gestão de documentos, a que se refere o artigo 2º, inciso II deste decreto, e deverá propor normas, procedimentos e requisitos técnicos complementares, visando o tratamento da informação. Integram a política estadual de arquivos e gestão de documentos: 1. os serviços de protocolo e arquivo dos órgãos e entidades; 2. as Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso - CADA, a que se refere o artigo 11 deste decreto; 3. o Sistema Informatizado Unificado de Gestão Arquivística de Documentos e Informações - SPdoc; 4. os Serviços de Informações ao Cidadão - SIC. a) somente a 1 esta correta; b) somente a 1, 2 e 3 estão corretas; c) Todas estão corretas; d) Todas estão incorretas

8 22)- De acordo LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas: I articulada com o ensino médio; II subsequente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio. III - Somente após a conclusão do ensino médio. a) somente a I esta correta; b) somente a I e II estão corretas; c) Todas estão corretas; d) Todas estão incorretas 23)- De acordo LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A educação profissional técnica de nível médio deverá observar: I os objetivos e definições contidos nas diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação; II as normas complementares dos respectivos sistemas de ensino; III as exigências de cada instituição de ensino, nos termos de seu projeto pedagógico. a) somente a I esta correta; b) somente a I e II estão corretas; c) Todas estão corretas; d) Todas estão incorretas 24)- De acordo LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A educação profissional técnica de nível médio articulada, prevista no inciso I do caput do art. 36-B desta lei, será desenvolvida de forma: I integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno; II concomitante, oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, e podendo ocorrer: A) na mesma instituição de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis; B) em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis; C) em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedagógico unificado.

9 a) somente alternativa A esta correta; b) somente alternativa A e B estão corretas; c) Todas estão corretas; d) Todas estão incorretas 25)- De acordo LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de 3 (três) anos, terá como finalidades: I a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; II a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; III o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; IV a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina. a) somente a I esta correta; b) somente a I, II e IV estão corretas; c) somente a I, II e III estão corretas; d) Todas estão corretas;

Etec Prof. Armando José Farinazzo 138

Etec Prof. Armando José Farinazzo 138 1. Duas especificações importantes do protocolo para redes sem fio 802.11n são a faixa de operação e a velocidade máxima de transmissão, que são, respectivamente, A. 2 GHz, 10 Mbit/s B. 2 GHz, 100 Mbit/s

Leia mais

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores 1 - Em uma rede de computadores existem dispositivos responsáveis por distribuir as informações por toda a rede. Quando falamos de dispositivos que atuam

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com BENEFÍCIOS MODELO OSI Menor complexidade; Interfaces padronizadas; Interoperabilidade entre

Leia mais

Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo

Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo Níkolas Timóteo Paulino da Silva Redes de Computadores I ADS 2ºTermo 1) Desenhe duas redes com 7 e 8 computadores e defina a configuração IP de cada máquina com classe B e C, respectivamente. REDE A (7

Leia mais

Protocolos e Serviços de Redes

Protocolos e Serviços de Redes Protocolos e Serviços de Redes Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc charles.garrocho@ifsp.edu.br Técnico

Leia mais

Protocolos e Serviços de Redes

Protocolos e Serviços de Redes Protocolos e Serviços de Redes Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de Minas Gerais IFMG Campus Ouro Branco garrocho.github.io charles.garrocho@ifmg.edu.br Sistemas de Informação

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Macêdo Firmino Revisão do Modelo de Camadas de Internet (TCP/IP) Macêdo Firmino (IFRN) Redes de Computadores Março de 2011 1 / 15 Redes II - Conteúdo programático (Ementa) Aulas

Leia mais

Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte

Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte Estruturas de Comunicação de Dados Aula 3 Camadas de Aplicação e Transporte Escola Maria Eduarda Ramos de Barros Curso técnico em redes de computadores Carpina - PE Roteiro Aplicações de Rede Transporte

Leia mais

Trabalhando com Redes de Computadores - 2ª Edição Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Trabalhando com Redes de Computadores - 2ª Edição Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 6557 - Trabalhando com Redes de Computadores - 2ª Edição Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Como Surgiram as Redes...25 1.2. Tipos de Redes...25 1.2.1. Classificação

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO http:// www.cefetrn.br/datinf ARQUITETURA TCP/IP Nome: Curso: Turma: LISTA DE EXERCÍCIO

Leia mais

INFO3M ARQ REDES. Prova 1 Bimestre. Obs: Questões RASURADAS são consideradas como ERRADAS GABARITO

INFO3M ARQ REDES. Prova 1 Bimestre. Obs: Questões RASURADAS são consideradas como ERRADAS GABARITO INFO3M 2018.1 ARQ REDES Prova 1 Bimestre Obs: Questões RASURADAS são consideradas como ERRADAS GABARITO NOME: MATRÍCULA: Q U E S T Õ E S O B J E T I V A S (Valor de cada questão: 0,5 pts) 1. A técnica

Leia mais

Protocolos de Rede. Protocolos em camadas

Protocolos de Rede. Protocolos em camadas Protocolos de Rede Prof. Alexandre Beletti Protocolos em camadas Existem protocolos em diferentes camadas dos modelos de estudo (OSI e TCP/IP) Lembre-se de diferencias tipos de programas de tipos de protocolos

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. A arquitetura TCP/IP possui diferentes protocolos organizados em uma estrutura hierárquica. Nessa arquitetura, exemplos de protocolos das camadas de Rede, Transporte e Aplicação, são, respectivamente,

Leia mais

TCP/IP Protocolos e Arquiteturas

TCP/IP Protocolos e Arquiteturas TCP/IP Protocolos e Arquiteturas Prof. Airton Ribeiro de Sousa 2016 Introdução ao TCP/IP Para que os computadores de uma rede possam trocar informações entre si, é necessário que todos adotem as mesmas

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com SUÍTE TCP 1 Camada de aplicação Protocolo Hypertext Transfer Protocol 2 HTTP Uma página WWW

Leia mais

CENTRAL DE CURSOS 29/05/2014

CENTRAL DE CURSOS 29/05/2014 Dezembro 1969 Junho 1970 Março 1972 Julho 1977 INFORMÁTICA 1 MODEM Modem é o equipamento responsável pela conexão do seu Micro/Note/PDA ao sistema de telecomunicações. DIAL UP ADSL 3G 01 - O serviço de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 12/2018

PROCESSO SELETIVO EDITAL 12/2018 PROCESSO SELETIVO EDITAL 12/2018 CARGO E UNIDADES: ANALISTA DE INFRAESTRUTURA TI (NATAL) - RECONVOCAÇÃO Atenção: NÃO ABRA este caderno antes do início da prova. Tempo total para resolução desta prova:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA-TÉCNICO EM INFORMÁTICA DISCIPLINA: REDES DE COMPUTADORES I PROFESSOR: Valdemir Junior CAMADA DE APLICAÇÃO Alyson Pereira Barbosa Erisvaldo dos

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 7 - MODELO DE REFERÊNCIA TCP O modelo de referência TCP, foi muito usado pela rede ARPANET, e atualmente usado pela sua sucessora, a Internet Mundial. A ARPANET é de grande utilidade para entender

Leia mais

Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP

Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes 2016.1 Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP Curso Técnico Integrado em Informática Turma: INT.INF.3M Arquitetura de Redes

Leia mais

Arquitetura de Rede. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I

Arquitetura de Rede. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I Arquitetura de Rede Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I 2 Tipos de arquiteturas Cliente-Servidor Peer-to-Peer Arquitetura Híbrida Cliente-Servidor

Leia mais

Trabalhando com Redes de Computadores Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Trabalhando com Redes de Computadores Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 3705 - Trabalhando com Redes de Computadores Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Como Surgiram as Redes......23 1.2. Tipos de Redes...23 1.2.1. Classifi cação

Leia mais

Introdução a Redes e a Internet. Introdução ao Computador 2010/01 Renan Manola

Introdução a Redes e a Internet. Introdução ao Computador 2010/01 Renan Manola Introdução a Redes e a Internet Introdução ao Computador 2010/01 Renan Manola Modelo OSI Criado pela ISO (International Organization for Standarization) Lançado em 1984 Criado baseado nos padrões da época

Leia mais

Data and Computer Network Endereçamento IP

Data and Computer Network Endereçamento IP Endereçamento IP P P P Prof. Doutor Félix Singo Camadas do TCP/IP Data and Computer Network Aplicação: Camada mais alta Protocolos de Aplicações clientes e servidores HTTP, FTP, SMTP, POP Transporte: Estabelece

Leia mais

Administração dos serviços de redes utilizando linux

Administração dos serviços de redes utilizando linux Administração dos serviços de redes utilizando linux Joao Medeiros joao.fatern@gmail.com Objetivo Apresentar uma visão geral sobre os principais serviços de redes e a instalação e configuração de um servidor

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - CCT0647

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - CCT0647 FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - CCT0647 Goiânia - Goiás Estácio ADS Prof: Daniel Gomes de Oliveira dangogyn@gmail.com http://lattes.cnpq.br/1821285839509395 Questão 1 Preparação para a AV2 A camada

Leia mais

Arquitetura da Internet TCP/IP

Arquitetura da Internet TCP/IP Arquitetura da Internet TCP/IP A Internet Internet é a rede mundial de computadores, à qual estão conectados milhões de computadores do mundo todo; A idéia de concepção de uma rede mundial surgiu nos Estados

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores s de Computadores Prof. Macêdo Firmino Modelo TCP/IP e OSI Macêdo Firmino (IFRN) s de Computadores Setembro de 2011 1 / 19 Modelo de Camadas Para que ocorra a transmissão de uma informação entre o transmissor

Leia mais

Modelo de Camadas. Redes de Computadores

Modelo de Camadas. Redes de Computadores Modelo de Camadas Redes de Computadores Sumário Visão Geral de uma Rede de Computadores Protocolos Modelo de Camadas Porque utilizar Tipos de Modelos de Referência Modelo de Referência ISO/OSI Histórico

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I Redes de Computadores I Prof.ª Inara Santana Ortiz Aula 3 Protocolos de Comunicação Protocolos de Comunicação Protocolos de Comunicação Para que ocorra a transmissão de uma informação entre o transmissor

Leia mais

Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação

Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação Network Fundamentals Capítulo 3 1 Aplicações A Interface entre usuário e Rede de Dados A Camada de aplicação provê recursos para enviar e receber dados

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 5.1 Protocolo UDP 5.2 Protocolo TCP 5.3 Principias Protocolos de Aplicação 5.3.1 SMTP

Leia mais

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI.

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI. PROTOCOLOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS PROTOCOLO TCP/IP Trata-se da sigla da palavra inglesa Transmission Control Protocol / Internet Protocol ou, simplesmente Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo

Leia mais

PROJETO LÓGICO DE REDE

PROJETO LÓGICO DE REDE Instituto Federal de Santa Catarina Campus Lages Curso de Ciência da Computação Redes de Computadores Alberto Felipe Friderichs Barros Robson Costa Leonardo André de Oliveira Correa Lucas dos Anjos Varela

Leia mais

Prof. Marcelo Cunha Parte 6

Prof. Marcelo Cunha Parte 6 Prof. Marcelo Cunha Parte 6 www.marcelomachado.com ARP (Address Resolution Protocol) Protocolo responsável por fazer a conversão entre os endereços IPs e os endereços MAC da rede; Exemplo: Em uma rede

Leia mais

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O MODELO TCP/IP

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O MODELO TCP/IP UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O MODELO TCP/IP MARINGÁ 2014 SUMÁRIO 2 O MODELO TCP/IP...2 2.1 A CAMADA DE ENLACE...2

Leia mais

TestOut Network Pro - Português PLANO DE CURSO

TestOut Network Pro - Português PLANO DE CURSO TestOut Network Pro - Português 3.1.1 PLANO DE CURSO TestOut Network Pro Português 3.1.1 Vídeos: 79 (14:42:48) Demonstrações: 28 (4:41:37) Simulações: 56 Lições de Texto: 76 Exames: 59 Conteúdo: 0.0 Introdução

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua REDES DE COMPUTADORES Introdução Necessidade Compartilhar dados em tempo hábil Constituída por vários computadores conectados através de algum meio de comunicação onde recursos são compartilhados Telecomunicação

Leia mais

CURSO: PREPARATÓRIO PARA PM ALAGOAS

CURSO: PREPARATÓRIO PARA PM ALAGOAS CURSO: PREPARATÓRIO PARA PM ALAGOAS Professor Reinaldo professorreinaldoalves@gmail.com 1. Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes

Leia mais

Redes de Computadores.

Redes de Computadores. Redes de Computadores www.profjvidal.com REDES PONTO-A-PONTO E CLIENTE-SERVIDOR REDES DE COMPUTADORES Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações

Leia mais

Redes de Computadores e Internet

Redes de Computadores e Internet Redes de Computadores e Internet CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. MSc. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade

Leia mais

Capítulo 7. A camada de aplicação

Capítulo 7. A camada de aplicação Capítulo 7 A camada de aplicação slide 1 2011 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Computer Networks, Fifth Edition by Andrew Tanenbaum and David Wetherall, Pearson Education-Prentice Hall,

Leia mais

Redes de Computadores I Internet - Conceitos

Redes de Computadores I Internet - Conceitos Redes de Computadores I Internet - Conceitos Prof. Luís Rodrigo lrodrigo@lncc.br http://lrodrigo.lncc.br 2009/1 v1-2009.03.11 Parte I: Introdução Visão Geral: O que é a Internet O que é um protocolo? Bordas

Leia mais

Capítulo 7. A camada de aplicação

Capítulo 7. A camada de aplicação Capítulo 7 A camada de aplicação slide 1 slide 2 DNS Sistema de Nomes de Domínio O espaço de nomes DNS Registros de recursos de domínio Servidores de nome slide 3 O espaço de nomes DNS (1) Parte do espaço

Leia mais

INSTALANDO E CONFIGURANDO O WINDOWS SERVER 2012

INSTALANDO E CONFIGURANDO O WINDOWS SERVER 2012 20410 - INSTALANDO E CONFIGURANDO O WINDOWS SERVER 2012 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Implantando e gerenciando o Windows Server 2012 Este módulo apresenta aos estudantes as edições do Windows Server

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES

Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES Redes de Computadores e Aplicações Camada de aplicação IGOR ALVES Camada de aplicação Um protocolo da camada de aplicação define como processos de uma aplicação, que funcionam em sistemas finais diferentes,

Leia mais

Disciplina: Redes de Computadores I (R1)

Disciplina: Redes de Computadores I (R1) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI UFPI Colégio Técnico de Teresina CTT Professor: José Valdemir dos Reis Junior Disciplina: Redes de Computadores I (R1) 56. Uma das desvantagens da utilização de redes de computadores

Leia mais

Aplicações de Rede DHCP

Aplicações de Rede DHCP Aplicações de Rede DHCP DHCP Dynamic Host Configuration Protocol Oferece um IP a um host no momento que este se conecta a uma rede Além de IP outras informações de configuração podem ser também enviadas

Leia mais

Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES

Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES Lista de exercícios - 1º bimestre 2016 REDES Jean Nicandros Stragalinos Neto. Prontuário: 1616251. Curso: ADS 2º Módulo. 1) Desenhe duas redes com 7 e 8 computadores e defina a configuração IP de cada

Leia mais

Etec Prof. Armando José Farinazzo 138

Etec Prof. Armando José Farinazzo 138 1) A capacidade financeira da entidade em honrar imediatamente seus compromissos de curto prazo contando apenas com suas disponibilidades, ou seja, os recursos disponíveis em caixa e bancos é evidenciada

Leia mais

CST em Redes de Computadores

CST em Redes de Computadores CST em Redes de Computadores Comunicação de Dados II Aula 10 Camada de Enlace de Dados Prof: Jéferson Mendonça de Limas Introdução Função das Camadas Anteriores: Aplicação: fornece a interface com o usuário;

Leia mais

Modelo OSI x Modelo TCP/IP

Modelo OSI x Modelo TCP/IP Modelo OSI x Modelo TCP/IP OSI TCP/IP 7 Aplicação 6 Apresentação 5 Aplicação 5 Sessão 4 3 2 1 Transporte 4 Transporte Rede 3 Internet Enlace 2 Link de dados Física 1 Física Modelo de Referência OSI/ISO

Leia mais

Modelos de Referência

Modelos de Referência Modelos de Referência Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Dezembro de 2018 1/31 Modelo OSI 2/31 Padrões Para evitar soluções proprietárias

Leia mais

INFO3V ARQ REDES. Prova 1 Bimestre. Obs: Questões RASURADAS são consideradas como ERRADAS GABARITO

INFO3V ARQ REDES. Prova 1 Bimestre. Obs: Questões RASURADAS são consideradas como ERRADAS GABARITO INFO3V 2018.1 ARQ REDES Prova 1 Bimestre Obs: Questões RASURADAS são consideradas como ERRADAS GABARITO NOME: MATRÍCULA: Q U E S T Õ E S O B J E T I V A S (Valor de cada questão: 0,5 pts) 1. Fulano e Beltrano

Leia mais

AULA 2 - INTERNET. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 2 - INTERNET. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 2 - INTERNET Prof. Pedro Braconnot Velloso Começo da Internet Lançamento do Sputnik I Primeiro satélite artificial Russo Reação dos EUA 1958 - Presidente Eisenhower Advanced Research Projects Agency

Leia mais

Informática Básica. Aula 03 Internet e conectividade

Informática Básica. Aula 03 Internet e conectividade Informática Básica Aula 03 Internet e conectividade O Protocolo de comunicação O TCP (Transmission Control Protocol) e o IP (Internet Protocol) são dois protocolos que inspiraram o nome da rede. Eles englobam

Leia mais

Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para

Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para Magistério Superior Especialista em Docência para Educação

Leia mais

Parte I: Introdução. O que é a Internet. Nosso objetivo: Visão Geral:

Parte I: Introdução. O que é a Internet. Nosso objetivo: Visão Geral: Parte I: Introdução Tarefa: ler capítulo 1 no texto Nosso objetivo: obter contexto, visão geral, sentimento sobre redes maior profundidade e detalhes serão vistos depois no curso abordagem: descritiva

Leia mais

6. Explique a camada de aplicação. A camada de Aplicação é a que fornece os serviços Reais para os usuários:

6. Explique a camada de aplicação. A camada de Aplicação é a que fornece os serviços Reais para os usuários: 1. O que são e quais as principais funções (vantagens) dos Patch Panels? Patch Panels são painéis de conexão utilizados para a manobra de interligação entre os pontos da rede e os equipamentos concentradores

Leia mais

Internet. Informática para Secretariado 23/06/2015

Internet. Informática para Secretariado 23/06/2015 Internet Informática para Secretariado 23/06/2015 Objetivos Apresentar o surgimento da Internet no mundo e no Brasil Apresentar os conceitos de Internet Conhecer os serviços de Internet Histórico A Internet

Leia mais

Comunicação em Rede e Internet. Computação Aplicada à Comunicação e Artes Carlos Eduardo Ba9sta

Comunicação em Rede e Internet. Computação Aplicada à Comunicação e Artes Carlos Eduardo Ba9sta Comunicação em Rede e Internet Computação Aplicada à Comunicação e Artes Carlos Eduardo Ba9sta Introdução Arquitetura de Sistemas: Sistema Mul9tarefa Sistema Mul9processador Sistemas Distribuídos: Consiste

Leia mais

NOÇÕES DE REDES E INTERNET

NOÇÕES DE REDES E INTERNET NOÇÕES DE REDES E INTERNET (CONCEITOS SERVIÇOS ) INFORMÁTICA PROF. LEONARDO MARTINS E-mail: prof.leonardomartins@hotmail.com Instagram: @Prof.LeonardoMartins Prof. Leonardo Martins Analista em Tecnologia

Leia mais

Rede de Computadores Modelo OSI

Rede de Computadores Modelo OSI Rede de Computadores Modelo OSI Protocolos TCP/IP Protocolos TCP X UDP CUIDADO! HTTPS IPv4 e IPv6 IPv4 IPv6 Protocolos de Email SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) POP3 (POST OFFICE PROTOCOL

Leia mais

Rede de computadores Protocolos UDP. Professor Carlos Muniz

Rede de computadores Protocolos UDP. Professor Carlos Muniz Rede de computadores Professor Carlos Muniz User Datagram Protocol O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 [1] e permite que a aplicação

Leia mais

Exercícios Redes de Comunicação de Dados

Exercícios Redes de Comunicação de Dados Exercícios Redes de Comunicação de Dados MATRÍCULA: 0) A camada da arquitetura Internet TCP/IP, responsável pela transferência de dados fim-a-fim, é a A) Física B) Enlace C) Rede D) Transporte E) Aplicação

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Tecnologia de Redes. Arquitetura de Rede de Computadores

Tecnologia de Redes. Arquitetura de Rede de Computadores Volnys B. Bernal (c) 1 Tecnologia de Redes Arquitetura de Rede de Computadores Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br http://www.lsi.usp.br/~volnys Volnys B. Bernal (c) 2 Agenda Modelo de Referênica OSI

Leia mais

Redes de Comunicação de Dados

Redes de Comunicação de Dados Redes de Comunicação de Dados 1 - Objetivo O grande objetivo é a formação geral de um especialista capaz de projetar redes de computadores, tanto sob o aspecto de software quanto de hardware, a partir

Leia mais

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 4 - REDES Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da última aula Camada aplicação Serviços Requisitos das aplicações Camada transporte Serviços TCP UDP Arquitetura TCP/IP APLICAÇÃO TRANSPORTE TH AH mensagem

Leia mais

Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/IP Profsº Luciano / Roberto

Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/IP Profsº Luciano / Roberto Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/IP Profsº Luciano / Roberto Modelo OSI / ISO Nomenclaturas OSI - Open Systems Interconnect ISO International Organization for Standardization Conceitos

Leia mais

Rede de Computadores. Cabeamento Estruturado

Rede de Computadores. Cabeamento Estruturado Rede de Computadores Cabeamento Estruturado Cabo Coaxial Composição: Fio central chamado de condutor interno Camada isolante, chamada dieletrico, que envolve o condutor interno; Camada de chapa ou trança

Leia mais

AULA 3 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 3 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 3 - REDES Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da última aula Começo da Internet Princípios básicos Comutação pacotes x circuitos Protocolos Arquitetura em camadas Arquitetura TCP/IP APLICAÇÃO TRANSPORTE

Leia mais

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO

INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO INTERNET P R O F. M A R C O A N T Ô N I O PROF. MARCO ANTÔNIO Conceito É uma rede de computadores interligadas, que possibilita o acesso a informações sobre e em qualquer lugar do mundo. Rede das Redes

Leia mais

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo Noções sobre Redes de Computadores Aula 16/06 Secretariado Executivo Conceito básico de redes Conjunto de computadores interligados compartilhando, softwares, arquivos e periféricos Objetivos Compartilhamento

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) baseia-se no conceito de camadas sobrepostas, onde cada camada executa um conjunto bem definido de funções. Relacione cada uma das camadas do

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) baseia-se no conceito de camadas sobrepostas, onde cada camada executa um conjunto bem definido de funções. Relacione cada uma das camadas do

Leia mais

TCP/IP TCP UDP IP HTTP HTTPS FTP TFTP TELNET POP3 IMAP SMTP SNMP DHCP

TCP/IP TCP UDP IP HTTP HTTPS FTP TFTP TELNET POP3 IMAP SMTP SNMP DHCP TCP/IP TCP UDP IP HTTP HTTPS FTP TFTP TELNET POP3 IMAP SMTP SNMP DHCP HTTP (Hypertext Transfer Protocol ) Protocolo usado na Internet para transferir as páginas da WWW (WEB). HTTPS (HyperText Transfer

Leia mais

Redes de Computadores. Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani

Redes de Computadores. Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani Redes de Computadores Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani Internet: aplicações diversas tostadeira Porta-retratos TV a cabo Refrigerador telefones Visão geral da Internet: PC servidor

Leia mais

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial.

INTERNET. A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. INTERNET A figura mostra os inúmeros backbones existentes. São cabos de conexão de altíssima largura de banda que unem o planeta em uma rede mundial. DNS (Domain Name System) Sistema de Nome de Domínio

Leia mais

Objetivo: Instalar e configurar o Microsoft Windows 7 Ferramentas: VMware Player, Microsoft Windows 7

Objetivo: Instalar e configurar o Microsoft Windows 7 Ferramentas: VMware Player, Microsoft Windows 7 Atividade Prática Windows 7 Configurações Objetivo: Instalar e configurar o Microsoft Windows 7 Ferramentas: VMware Player, Microsoft Windows 7 Introdução: Nesta atividade prática, serão analisadas as

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS PARACATU TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA JOÊNIA OLIVEIRA LOPES SERVIDORES

INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS PARACATU TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA JOÊNIA OLIVEIRA LOPES SERVIDORES INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS PARACATU TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA JOÊNIA OLIVEIRA LOPES SERVIDORES PARACATU MG JUNHO 2016 1 INTRODUÇÃO... 4 2 CENÁRIO... 4 2.1 EQUIPAMENTOS...

Leia mais

Resumo. Redes de Computadores. História da Internet. História da Internet. História da Internet. História da Internet

Resumo. Redes de Computadores. História da Internet. História da Internet. História da Internet. História da Internet s de Computadores auro Sergio Pereira Fonseca Resumo História da INTERNET Protocolo de Comunicação odelo em camadas INTERNET IP Endereçamento IP Camada de UDP TCP 1961-1972: primeiros princípios da comutação

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO s de Computadores I Introdução Prof. Helcio Wagner da Silva. p.1/29 Definição Definição

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Transporte Parte I Prof. Thiago Dutra Agenda n Parte I n Introdução n Protocolos de Transporte Internet n Multiplexação e n UDP n Parte II n TCP

Leia mais

Arquiteturas de Redes de Computadores Os Modelos RM-OSI e TCP/IP. Prof. M.e Helber Wagner da Silva

Arquiteturas de Redes de Computadores Os Modelos RM-OSI e TCP/IP. Prof. M.e Helber Wagner da Silva Arquiteturas de Redes de Computadores Os Modelos RM-OSI e TCP/IP Prof. M.e Helber Wagner da Silva helber.silva@ifrn.edu.br 1 Arquiteturas de Protocolos de Redes de Computadores Rede de computadores Sistema

Leia mais

Prof. Antonio P. Nascimento Filho. Tecnologias de rede. Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI Frame relay. Uni Sant Anna Teleprocessamento e Redes

Prof. Antonio P. Nascimento Filho. Tecnologias de rede. Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI Frame relay. Uni Sant Anna Teleprocessamento e Redes Tecnologias de rede Ethernet e IEEE 802.3 Token ring ATM FDDI Frame relay Ethernet A Ethernet é uma tecnologia de broadcast de meios compartilhados. Entretanto, nem todos os dispositivos da rede processam

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito RM-OSI: Modelo de Referência www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Quando surgiram as redes de computadores havia um grande problema de compatibilidade entre

Leia mais

Redes. Pablo Rodriguez de Almeida Gross

Redes. Pablo Rodriguez de Almeida Gross Redes Pablo Rodriguez de Almeida Gross Conceitos A seguir serão vistos conceitos básicos relacionados a redes de computadores. O que é uma rede? Uma rede é um conjunto de computadores interligados permitindo

Leia mais

Fundamentos de Redes. Introdução ao Endereço IP TCP/IP. Professor Airton Ribeiro de Sousa 2016

Fundamentos de Redes. Introdução ao Endereço IP TCP/IP. Professor Airton Ribeiro de Sousa 2016 Fundamentos de Redes Introdução ao Endereço IP TCP/IP 1 Professor Airton Ribeiro de Sousa 2016 Introdução ao Protocolo TCP/IP - Arquitetura Inicialmente para abordamos o tema Endereço IP, é necessário

Leia mais

Agenda Redes Arquitetura de computadores Programação de CLP Instrumentação OSI 3 / 54

Agenda Redes Arquitetura de computadores Programação de CLP Instrumentação OSI 3 / 54 1 Redes Padrões Topologia 2 Arquitetura de computadores CLP Evolução das arquiteturas Lógica Booleana 3 Programação de CLP Ladder Grafcet 4 Instrumentação Tipos de sensores Ponte de Wheatstone 2 / 54 Padrões

Leia mais

2. Instalação do WinThor Anywhere (Linux ambiente terminal/console)... 10

2. Instalação do WinThor Anywhere (Linux ambiente terminal/console)... 10 Página 1 de 16 Sumário Apresentação... 1 Requisitos de Instalação... 2 1. Instalação do WinThor Anywhere (Windows/Linux ambiente gráfico)... 3 2. Instalação do WinThor Anywhere (Linux ambiente terminal/console)...

Leia mais

Etec Prof. Armando José Farinazzo 138

Etec Prof. Armando José Farinazzo 138 1. Para que uma empresa implante uma certificação da qualidade, ela deve conhecer as normas ISO 9000, analisar a possibilidade de apoio de uma consultoria, definir um cronograma de implementação, organizar

Leia mais

Padrões (arquiteturas) de rede

Padrões (arquiteturas) de rede Padrões (arquiteturas) de Carlos Gustavo A. da Rocha Redes são muito complexas Muitos componentes de hardware e software envolvidos Computadores (clientes, servidores etc) Equipamentos (roteadores, switches

Leia mais

Camada de Transporte Protocolos TCP e UDP

Camada de Transporte Protocolos TCP e UDP Arquitetura de Redes de Computadores e Tecnologia de Implementação de Redes 2016.1 Camada de Transporte Protocolos TCP e UDP Curso Técnico Integrado em Informática Turma: INT.INF.3M Arquitetura de Redes

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE

SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE ESPECIALIZAÇÃO EM REDES E COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDA 2011/1 Edital 005/2011 PROVA OBJETIVA Página 1 de 5 SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDE Questão 01 Qual a função de um servidor DNS (Domain Name System)? a) Servir

Leia mais

Duração do Teste: 2h.

Duração do Teste: 2h. Telecomunicações e Redes de Computadores Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial Prof. João Pires º Teste, 007/008 8 de Junho de 008 Nome: Número: Duração do Teste: h. A prova é composta por três partes:

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE Prof. LUIZ LEÃO Conteúdo Desta Aula FLUXO DE TRANSMISSÃO TOPOLOGIA FÍSICA PROTOCOLOS DE CONTROLO DE ACESSO 1 2 3 4 5 LINHAS DE COMUNICAÇÃO MÉTODOS DE CONTROLE DE ACESSO

Leia mais