Aproximação com alunos amplia desempenho de Escola na região Oeste da capital. Simulados asseguram desempenho de estudantes da capital

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aproximação com alunos amplia desempenho de Escola na região Oeste da capital. Simulados asseguram desempenho de estudantes da capital"

Transcrição

1 Aproximação com alunos amplia desempenho de Escola na região Oeste da capital A construção coletiva de conhecimento tem proporcionado bons resultados para as crianças da Escola Estadual Cabana do Pai Tomás, região Oeste de Belo Horizonte. Juntos, os estudantes das fases de alfabetização elaboram livros, usam jogos pedagógicos e estreitam sua relação com a escola. Nosso Plano de Intervenção Pedagógica, (PIP), aborda principalmente os estudantes atendidos em tempo integral, conta a diretora Marly Patrícia Fernandes. Eles têm as aulas regulares e, no contra-turno, recebem acompanhamento do para casa e participam de atividades lúdicas, artísticas e esportivas. Dentre os jogos, usamos palavras cruzadas, boliche e peças de montar, complementa Fernandes, que destacou também a integração e a dedicação da equipe. A criatividade certamente contribuiu para que a escola atingisse a média de 675,36 pontos, em uma escala de 0 a 800, na edição 2008 do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa). O resultado atesta que todos os estudantes do 3.º ano do Ensino Fundamental avaliados podem ler e escrever com desenvoltura. Diretora: Marly Patrícia Fernandes. Rua das Chácaras, 132, Cabana, Belo Horizonte. Telefone (31) Simulados asseguram desempenho de estudantes da capital Na Escola Estadual Síria Marques da Silva os alunos aprendem desde cedo que as provas servem para a melhoria de seu desempenho. Mensalmente eles fazem simulados e são incentivados a ler, seja por meio de estórias em quadrinhos, jornais e revistas, disponíveis em cantinhos da leitura em todas as salas. Os professores também fazem atividades variadas, como contação de histórias e, de posse dos resultados das avaliações, adotam soluções personalizadas. A organização escolar mudou para que os estudantes fossem atendidos assim: especialistas, professores eventuais e em ajustamento funcional se tornaram responsáveis por determinadas salas de aula e ajudam os alfabetizadores em sua tarefa: cada aluno é avaliado e a leitura é trabalhada diariamente, afirma a vice-diretora Valéria Souza de Brito. No Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) 2008 a escola avançou 9,6% em relação ao ano passado, o que significa que a maioria dos estudantes do 3.º ano do Ensino Fundamental consegue ler e escrever autonomamente. A proficiência saltou de 578,34 em 2007 para 633,95 este ano. Diretora: Maria de Fátima Torres Egusquiza Rua Inglaterra, 410, Jardim Leblon, Belo Horizonte. Telefone: (31)

2 Escola Estadual Necésio Tavares O desenvolvimento de atividades diferenciadas para os alunos, aliado à conscientização e sensibilização promovidas por meio de cartazes espalhados pela escola fizeram com que o desempenho dos alunos da EE Necésio Tavares melhorasse a cada edição do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa). Percebi que sozinha eu não conseguiria mudar, por isso, tentei conscientizar professores e ganhar a credibilidade dos pais. As reuniões com os profissionais da escola foram muito bem aceitas. Fizemos a sondagem dos alunos para sabermos qual encaminhamento seria dado e também envolvemos as famílias. Também realizamos parcerias. Se não nos unirmos, não conseguimos melhorar, afirma a diretora Marli do Carmo Soares Barreto de Melo. Apenas de 2007 para 2008, a média da proficiência capacidade de entendimento e leitura dos alunos do 3º ano cresceram 6%. Elas passaram de 617,77 em 2007 para 654,85 em Projetos de apoio ajudam a melhorar o desempenho dos alunos. Desenvolvemos o Momento de Leitura. O sinal toca e nesta hora, todos os alunos param o que estão fazendo para ler algo. Há também o Cantinho do Saber, onde um professor fica disponível para esclarecer dúvidas dos alunos. Além do Baú de Leitura, explica a diretora. É preciso construir o aprendizado com o aluno e não só repassar o conteúdo. Nosso objetivo é continuar melhorando cada vez mais, conclui. Localizada no bairro Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, a instituição participa, ainda, do Projeto Escola Viva, Comunidade Ativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Projeto voltado para o fortalecimento de escolas em áreas urbanas, com população de vulnerabilidade social e sujeitas a índices expressivos de violência, procura proporcionar a tranqüilidade e as condições básicas de educabilidade no ambiente escolar para que o processo de ensino e de aprendizagem aconteça. O desafio deste projeto consiste em repensar a escola, tornando-a mais aberta à participação da comunidade e mais inclusiva. No ano que vem, a Necésio Tavares comemora 50 anos. A SEE já liberou R$ 358 mil para reforma geral do prédio. Diretora: Marli do Carmo Soares Barreto de Melo Rua: Fernão Dias, 7 Alto Vera Cruz / Belo Horizonte Telefone: (31) / Superintendência Regional de Ensino Metropolitana A Proficiência: 654,85 Escolas estaduais de Ribeirão das Neves se destacam na Região Metropolitana de BH As escolas estaduais do município de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), se destacaram no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) de As escolas da rede estadual Carmélia Gonçalves Loff, Henrique Sapori e João Correa Armond são algumas das que conquistaram os melhores resultados na RMBH. As médias obtidas na avaliação são de 615,46; 634,35 e 613,36; respectivamente.

3 Segundo Vera Alves da Cunha, vice-diretora da Escola Estadual Carmélia Gonçalves Loff, a participação em projetos do Estado como o Escola de Tempo Integral e Poupança Jovem, e a participação da comunidade são alguns dos fatores que contribuem para que os alunos obtenham bons resultados. Não só a escola comemora bons resultados. A situação de Ribeirão das Neves também é muito melhor hoje, somos sempre atendidos. Todo mundo acredita na cidade e isso é resultado do trabalho do Estado, disse. Vera também elogia o empenho da Secretaria de Estado de Educação (SEE): corremos atrás dos resultados positivos. Além disso, a Secretaria de Educação sempre nos dá um amparo muito bom, afirmou. Para Irani Alves de Carvalho, da Escola Estadual João Corrêa Armond, o resultado é fruto de muito empenho dos especialistas e professores, e da recuperação paralela durante todo o processo de aprendizagem dos alunos. Já Vanderléia Bento Martins, diretora da Escola Estadual Henrique Sapori, acredita que o trabalho da escola em 2008 foi diferenciado em razão principalmente do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) da SEE. Tenho certeza que as escolas vão melhorar ainda mais, garantiu. Escola Estadual Carmélia Gonçalves Loff : Vera Alves da Cunha (vice-diretora) Telefone: (31) / Proficiência: 615,46 Escola Estadual Henrique Sapori : Vanderléia Bento Martins (diretora) Telefones: (31) / Proficiência: 634,36 Escola Estadual João Correa Armond : Irani Alves de Carvalho Oliveira Telefone: Proficiência: 613,36 Com metas definidas, Escola Estadual Dr. Ovídio de Andrade, de Ipatinga, é destaque no Proalfa Uma equipe de professores integrada e metas bem definidas. Essas são as duas principais características que levaram a Escola Estadual Dr. Ovídio de Andrade, de Ipatinga, região Leste do Estado, a aumentar a proficiência média capacidade de entendimento e leitura de seus alunos no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa). Em 2007, a média era de 573,87 e passou para 719,93 em Todas as escolas estaduais de Minas Gerais se apropriam dos resultados das avaliações. As instituições definem estratégias e metas para melhorar o desempenho dos alunos e, para isso, elaboram o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP). De acordo com a diretora Vanilda Fernandes Sampaio Alves, uma das ações do PIP na Dr. Ovídio é o reforço escolar. Antes cobrávamos a melhoria do desempenho dos alunos, mas não tínhamos metas, agora, com o PIP, traçamos as metas a serem cumpridas e queremos ultrapassálas, diz Vanilda.

4 Além disso, os professores se atualizam constantemente. A equipe é boa de trabalho e participa de cursos tanto os oferecidos pela Secretaria de Estado de Educação quanto os de especialização, afirma a diretora. : Diretora: Vanilda Fernandes Sampaio Alves Rua Lourenço da Veiga, s/n Bom Retiro Leste / Ipatinga Telefone: (31) Escola Estadual Antônio Figueira tem todos os alunos no nível recomendável de leitura Queríamos atingir 100% dos nossos alunos avaliados no Proalfa no nível recomendável de leitura. Para isso, desenvolvemos um trabalho de conscientização, com apoio de pais, professores e servidores da escola em geral, de que se é possível fazer a diferença, revela a supervisora pedagógica da Escola Estadual Antônio Figueira, Maria Cristina Albuquerque Meira. E o objetivo foi atingido. A média de proficiência capacidade de entendimento e leitura obtida no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) foi de 716,39. A escola, localizada em Montes Claros, região norte de Minas Gerais, oferece o Ensino Fundamental completo. No total, são 844 alunos, sendo 234 nos anos iniciais. A supervisora também destaca que, além de a escola contar com professores comprometidos, o apoio da família dos alunos ajuda muito. Fazemos avaliação diagnóstica para detectar as dificuldades dos alunos e, a partir daí, fazemos a intervenção. O trabalho é imediato, conta Maria Cristina. De acordo com ela, um trabalho de recuperação, com foco na leitura e na escrita, é realizado todos os dias. O professor fica em média 30 minutos com aluno que têm alguma dificuldade e desenvolve o que é preciso melhorar com cada um. A leitura também é incentivada por meio de projetos desenvolvidos pela bibliotecária. Supervisora pedagógica: Maria Cristina Albuquerque Meira Diretora: Maria Selma da Silva Santos Endereço: Praça Manoel José, 840 São José / Montes Claros Telefone: (38) Escola Estadual Desembargador Continentino A Escola Estadual Desembargador Continentino, que fica no município de Oliveira, região Centro-Oeste de Minas, completa 80 anos de criação nesse mês de setembro e tem muitos motivos para comemorar. A instituição de ensino alcançou 707,76 no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa). Isso significa que ela atingiu o nível de desempenho Recomendável, ou seja, os alunos lêem frases e pequenos textos e começam a desenvolver habilidades de identificação do gênero, do assunto e da finalidade de textos.

5 Resgatar o ensino/aprendizagem das crianças é o principal objetivo da escola. Preocupamos muito em ajudar alunos em defasagem, com assistência individual, explica a diretora Regiane de Lourdes Ribeiro. Ela destaca, ainda, a cooperação como um dos elementos-chave para se conseguir bons resultados: somos uma equipe. É importante incentivar o bom trabalho de cada um e que todos estejam empenhados em atingir a meta de toda criança lendo e escrevendo até os oito anos de idade. Tudo está fluindo bem por causa do compromisso de professores, especialistas e demais servidores. O trabalho em equipe é fundamental, ressalta. : Diretora: Regiane de Lourdes Ribeiro Endereço: R: Francisco Cambraia Campos, 622 Centro / Oliveira Telefone: (37) Centopéia da leitura mobiliza estudantes Escola Estadual Laudelina Barandier Esmeraldo Uma prática diferente para o estímulo à leitura tem atraído a atenção dos alunos da Escola Estadual Laudelina Barandier Esmeraldo, de Visconde do Rio Branco: toda semana eles levam para casa uma fonte de leitura, seja na forma de gibis, livros infantis, jornais ou outras fontes. Na medida em que devolvem um pequeno resumo do que leram, recebem das bibliotecárias um pedaço de uma centopéia. Assim, ao final do ano letivo eles terão não apenas um brinquedo, mas uma capacidade maior de interpretação e desenvoltura na língua portuguesa. De acordo com a diretora Nilda Corrêa, os esforços dos profissionais e a participação dos pais também têm colaborado para que todos os estudantes atinjam o nível recomendável no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), desde o ano passado. Essa marca significa que as crianças avaliadas podem ler e escrever com autonomia. Outra iniciativa que contribui para o aprendizado é o Sinal da Leitura : A escola pára suas atividades diariamente para que todos possam ler por pelo menos meia hora. A proficiência no programa em 2008 foi de 698,06. Esse resultado significa aumento de 4,7% em relação ao resultado de 2007 (666,83). Diretora Nilda Corrêa da Silva. Rua Lalemante Drumond, 75, Bairro de Lourdes, Visconde do Rio Branco. Telefone: (32) Participação dos pais é determinante para o sucesso da Escola Estadual Dr. Antônio Nogueira Rezende em Conselheiro Lafaiete No povoado de Buarque de Macedo, distrito de Conselheiro Lafaiete, a comunidade escolar tem incentivado o desenvolvimento das capacidades de leitura dos estudantes da Escola Estadual Doutor Antônio Nogueira Rezende. Com o apoio pedagógico da escola, os pais verificam a leitura e atribuem conceitos de acordo com as habilidades dos filhos. Os trabalhos escolares e avaliações são corrigidos e comunicados aos pais, que discutem os resultados com os professores. Tal transparência tem possibilitado o avanço da escola

6 no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), da Secretaria de Estado de Educação (SEE). De 2007 para este ano houve um aumento de 22,8% no nível de proficiência entre os alunos que fizeram a prova. Saltou de 571,09 em 2007 para 701,61 este ano. Todos eles alcançaram o nível recomendável, que se traduz na autonomia tanto na leitura quanto na escrita. Segundo o diretor Valterci Fernandes, a escola possui cantinhos de leitura em todas as salas e estimula leituras variadas, assim como promove dramatizações de alguns textos: Nosso foco é o aluno, conta. Fernandes destacou a atualização profissional como um dos motivos do sucesso: Os alfabetizadores participaram de capacitações na Superintendência Regional de Ensino (SRE.) de Lafaiete. Diretor: Valterci Francisco Fernandes. Rua José da Costa Neves, 150, distrito de Buarque de Macedo, Conselheiro Lafaiete. Telefone: (31) Leitura permite que Escola Estadual Cel. Domingos Diniz Couto se destaque no Proalfa A diretora Ione Aparecida Moreira destacou o empenho de professores e demais profissionais da escola para a realização de projetos ligados à leitura: há momentos específicos para a discussão do desempenho dos alunos em alfabetização. Outro ponto destacado foi o estudo conjunto dos cadernos do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que servem de apoio pedagógico. Com um aumento de 7%, a proficiência no Proalfa em 2008 chegou a 694,55. No ano passado, o resultado foi de 648,61. Diretora: Ione Aparecida Moreira da Silva. Rua Padre Xisto, 182, Centro, Santana do Pirapama. Telefone: (31) Escola de Visconde do Rio Branco prioriza desempenho dos estudantes Na localidade de Sementeira ninguém falta às aulas e deixa de ser indagado pela direção da Escola Estadual Tenente Soares de Souza Lima. Quando uma das 250 crianças e adolescentes não avisa porque não vai à instituição, logo recebe a visita do diretor José Geraldo Ferraz, que usa sua moto para percorrer as estradas de terra das proximidades: Aqui não deixamos ninguém para trás, vamos até a família e perguntamos o motivo da ausência, conta ele, há nove anos na direção. O desempenho de cada aluno é acompanhado de perto pelos profissionais da escola e também por pais ou responsáveis, cujo índice de participação nas reuniões é de 70%, mesmo que em alguns casos a distância entre as residências e a sede seja de 12 km. O para-casa é avaliado conjuntamente por pais e professores.

7 Os alunos em fase de alfabetização têm acesso ao cantinho da leitura em todas as salas e levam os livros para casa, onde os pais fazem a leitura oral para os mais novos. Todos, no entanto, devem depois contar sobre o que leram ou ouviram em sala de aula. Esses esforços permitiram que a escola tivesse todos esses estudantes capazes de ler e escrever com autonomia ao final da 3.ª série, conforme atestou o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) em 2008 (696,99). A evolução foi de 17% em relação ao resultado do ano passado (595,11). Mas o diretor José Geraldo não está satisfeito: no ano que vem cresceremos ainda mais, aposta. Diretor: José Geraldo Ferraz. Povoado de Sementeira, zona rural de Visconde do Rio Branco. (32) (casa do diretor, após às 17 horas) Escola estadual de Coromandel conquista uma das melhores notas no Proalfa Os alunos da Escola Estadual Joaquim José de Assunção, localizada a 33 km do município de Coromandel, no Triângulo Mineiro, conquistaram um dos melhores resultados no Estado no Proalfa A média obtida é de 703,43. Segundo a diretora Dasy Mansur Calixto Caetano, a participação em diversos projetos da Secretaria de Estado de Educação (SEE), como o Programa de Educação Afetivosexual (Peas) já demonstra os benefícios não só na comunidade escolar, mas no entorno da escola. Eu já vejo resultados até na região, disse. A escola conta com laboratório de informática para dar suporte ao aprendizado dos alunos. São 16 computadores para ajudar. O bom resultado é fruto de muito envolvimento dos professores, já que não temos muito apoio das famílias, que trabalham nas lavouras. Não tem uma receita pronta para esse sucesso dos alunos. É participação mesmo, defendeu. Diretora: Dasy Mansur Calixto Caetano Rua Três, Coromandel Telefone: (34) Escola Estadual Cel. Joaquim Martins Os alunos da Escola Estadual Cel. Joaquim Martins se destacaram no Proalfa 2008 e obtiveram 705,79 de proficiência. Com o montante, a escola alcançou o 6º melhor resultado em Minas Gerais. Segundo a diretora Suely Vieira Gomes, o resultado decorre do trabalho de todos. Eu quero melhorar ainda mais, e o mérito é de toda a equipe, disse. A escola é localizada no município de Guidoval (8 mil habitantes) e tem 174 alunos. Um dos estímulos à participação dos alunos é o envolvimento com o Conservatório de Música de Visconde do Rio Branco. Pelo projeto, os alunos cantam na praça central da cidade aos sábados. Eles adoram e com certeza incentiva, disse.

8 Diretoria: Suely Vieira Gomes Rua Vereador João César Mattos 46 Bairro N. Sra. de Fátima - Guidoval (32) / Telefone (32) Escola Estadual Yolanda Jovino Vaz, de Arcos, se destaca no Proalfa A Escola Estadual Yolanda Jovino Vaz se destacou no Proalfa 2008 com 703,43 de proficiência. O resultado, segundo a diretora Sônia Martins, é o reflexo do trabalho dos professores. A escola está situada no município de Arcos, na região Centro-oeste, e conta com 698 alunos do ensino fundamental distribuídas em 14 turmas no período da manhã e 11 turmas à tarde. São todos maravilhosos e os principais motivos pelos quais os alunos conseguiram esses bons resultados são muito trabalho, muita luta e o apoio especial a todos os estudantes que precisam de reforço, garantiu. E completou: Todos os professores são compromissados e contamos também com muito empenho da supervisora, finalizou. Sônia Aparecida da Silva Martins (diretora) Telefone: (37) Praça Floriano Peixoto 22 Centro - Arcos Telefone: (37) Escola Estadual Gustavo Ernesto Alves alcança média de 704,74 no Proalfa A Escola Estadual Gustavo Ernesto Alves conta com 240 alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental divididos por 12 turmas. Os alunos alcançaram a média de 704,74 no Proalfa 2008, garantindo um dos melhores resultados em Minas Gerais. A escola participa dos projetos Escola de Tempo Integral e Rede de Escolas Inclusivas da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Segundo a diretora Lúcia de Fátima Cardoso Silva, a dedicação é o principal fator para a obtenção do resultado. Essa é a escola do amor. Temos alunos com problemas sociais gravíssimos, muitas vezes levamos ao médico e psicólogo, compramos remédios para os alunos com dinheiro arrecadado em festas. É uma alegria saber desse conceito, alcançado com muita luta. Todos aqui são competentes e é uma corrente positiva puxando a escola para frente, definiu. Diretora: Lúcia de Fátima Cardoso Silva Rua Manoel Gonçalves de Alcântara 123 Bairro Rosário - Andrelândia Telefone: (35)

Projeto recuperação paralela Escola Otávio

Projeto recuperação paralela Escola Otávio Projeto recuperação paralela Escola Otávio Público alvo: alunos com dificuldade ou defasagem de aprendizagem do Ensino Fundamental do 3º ano acima que estudam na Escola Otávio Gonçalves Gomes. Duração:

Leia mais

Educação e inclusão digital

Educação e inclusão digital Educação e inclusão digital Na Escola Municipal da Palmeia, em Muzambinho (MG), educação e inclusão caminham juntos. Para ajudar na alfabetização das crianças e ao mesmo tempo estimular e melhorar a leitura,

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

Projeto Paz na Escola

Projeto Paz na Escola Projeto Paz na Escola Olímpia Terezinha da Silva Henicka Dariléia Marin Em uma sociedade como a nossa, na qual a riqueza é tão mal distribuída, a preocupação com a sobrevivência deve ser maior que as preocupações

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos

Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos Se você acredita que as escolas são o único e provável destino dos profissionais formados em Pedagogia, então, está na hora de abrir os olhos O pedagogo David Bomfin, 50 anos, deixou, há algum tempo, de

Leia mais

MONITORAMENTO RELATÓRIO DE OFICINA MUNICÍPIO DE SANTANA DO PARAISO ESTADO DE MINAS GERAIS

MONITORAMENTO RELATÓRIO DE OFICINA MUNICÍPIO DE SANTANA DO PARAISO ESTADO DE MINAS GERAIS MONITORAMENTO RELATÓRIO DE OFICINA MUNICÍPIO DE SANTANA DO PARAISO ESTADO DE MINAS GERAIS Período: 11/09 a 12/09/12 Local: Auditório da Intercement (Fábrica de Cimento Cauê - Santana do Paraíso- Minas

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

O Programa de Intervenção Pedagógica:

O Programa de Intervenção Pedagógica: O Programa de Intervenção Pedagógica: Melhorando a qualidade da educação em Minas Gerais Fórum de Transformação da Qualidade Colômbia / Bogotá 06 de Julho de 2012 Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB Nelson Leal dos Santos Júnior 1 Universidade Federal de Campina Grande

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta PROJETO: CONVIVÊNCIA

Leia mais

Comunicação e Cultura Fortaleza

Comunicação e Cultura Fortaleza Comunicação e Cultura Fortaleza Contexto Em Fortaleza, o projeto Mudando sua Escola, Mudando sua Comunidade, Melhorando o Mundo! trabalhou nas atividades de produção de jornais escolares com a participação

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Plano de Aula Introdução à avaliação econômica de projetos sociais Avaliação de impacto Retorno econômico Marco Lógico O Curso Trabalho

Leia mais

ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO: PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO: PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO 1 ANÁLISE DE UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO: PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO AUTORES Antônio Roberto Silva Santos arsilvasantos@gmail.com Elisângela Santana Nascimento esna_1@yahoo.com.br Fânia

Leia mais

Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN 978-85-99643-11-2

Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN 978-85-99643-11-2 ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PROPOSTA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA. Helena Maria Gomes Maria Isabel de Araújo Maria do Socorro A. da Silva (autora)

Leia mais

GOVERNO QUE CUIDA DA CIDADE E DAS PESSOAS!

GOVERNO QUE CUIDA DA CIDADE E DAS PESSOAS! GOVERNO QUE CUIDA 8 DA CIDADE E DAS PESSOAS! EDUCAÇÃO Logo que Badel assumiu a Prefeitura de, se comprometeu em fortalecer a agricultura familiar do município, estimulando o pequeno produtor a diversificar

Leia mais

2. METODOLOGIA DO TRABALHO DESENVOLVIDO NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE

2. METODOLOGIA DO TRABALHO DESENVOLVIDO NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE TÍTULO: CURSO DE WORD E EXCEL NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE DE OURO PRETO AUTORES: Márcia Veloso de Menezes e-mail: marcia@em.ufop.br INSTITUIÇÃO: Universidade Federal de Ouro Preto ÁREA TEMÁTICA:

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Código de Convivência: Desenvolvendo a cidadania e o protagonismo juvenil

Código de Convivência: Desenvolvendo a cidadania e o protagonismo juvenil Código de Convivência: Desenvolvendo a cidadania e o protagonismo juvenil Autoras: Adla Betsaida Martins Teixeira Jéssica Sapore de Aguiar Priscila Fideles Rafaela Apolinário Teodoro Rossana Cristina Barcelos

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

Sonho Planejado, Sonho Realizado

Sonho Planejado, Sonho Realizado Sonho Planejado, Sonho Realizado Escola Estadual Alceu Gomes da Silva Sala 12 - Sessão 2 Professor(es) Apresentador(es): Lilian Gomes dos Santos Realização: Foco Educação Financeira e apoio às habilidades

Leia mais

A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA VIDA ACADÊMICA E NO AUXÍLIO DE EDUCANDOS DA ESCOLA PÚBLICA

A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA VIDA ACADÊMICA E NO AUXÍLIO DE EDUCANDOS DA ESCOLA PÚBLICA A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA VIDA ACADÊMICA E NO AUXÍLIO DE EDUCANDOS DA ESCOLA PÚBLICA Kellyn Brenda Chriezanoski Carneiro 1 Rejane Klein 2 Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um breve

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009.

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009. Plano de Ação Colégio Estadual Ana Teixeira Caculé - Bahia Abril, 2009. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR Unidade Escolar: Colégio Estadual Ana Teixeira Endereço: Av. Antônio Coutinho nº 247 bairro São

Leia mais

Serviços de Extensão. O que é?

Serviços de Extensão. O que é? Serviços de Extensão O que é? São ações realizadas para alcançar grupos de pessoas que, por alguma razão, não podem ir até o espaço físico da biblioteca e ter contato com os serviços e informações oferecidos

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Josilene Maria de Almeida 1 ; Rosângela Miranda de Lima 2 ; Maria Sônia Lopes da Silva; Maria Anunciada

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano.

TÍTULO: Plano de Aula O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR. Ensino Fundamental / Anos Iniciais. 3º ano. Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: O NOSSO AMBIENTE: CONSERVANDO O AMBIENTE ESCOLAR Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo 3º ano Componente Curricular: Ciências Naturais

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

RELATÓRI O AN UAL DE ATI VI DADES 2 0 1 3

RELATÓRI O AN UAL DE ATI VI DADES 2 0 1 3 RELATÓRI O AN UAL DE ATI VI DADES 2 0 1 3 Parceria Gerdau & Junior Achievement de Minas Gerais Cidades: Ouro Branco, Conselheiro Lafaeite, Congonhas e Belo Horizonte 1 SUMÁRIO 1. Relatório de Atividades...

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL Nº 01/2014 ANEXO II PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DOS EMPREGOS EMPREGOS (Ciências) (Ensino Fundamental) ATRIBUIÇÕES proposta da escola. fixando metas, definindo objetivos.

Leia mais

Prova de qualidade. Sistema de gestão do SESI Por um Brasil Alfabetizado faz a diferença EDUCAÇÃO

Prova de qualidade. Sistema de gestão do SESI Por um Brasil Alfabetizado faz a diferença EDUCAÇÃO Prova de qualidade Sistema de gestão do SESI Por um Brasil Alfabetizado faz a diferença Algumas ações simples, mas de grande eficiência, podem explicar por que alunos do SESI Por um Brasil Alfabetizado

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

NOSSA ESCOLA... 29 ANOS DE TRADIÇÃO E QUALIDADE, FAZENDO HISTÓRIA NO PRESENTE E NO FUTURO!!! Do Maternal I ao 5º ano SERVIÇOS E CURSOS QUE OFERECEMOS

NOSSA ESCOLA... 29 ANOS DE TRADIÇÃO E QUALIDADE, FAZENDO HISTÓRIA NO PRESENTE E NO FUTURO!!! Do Maternal I ao 5º ano SERVIÇOS E CURSOS QUE OFERECEMOS NOSSA ESCOLA... 29 ANOS DE TRADIÇÃO E QUALIDADE, FAZENDO HISTÓRIA NO PRESENTE E NO FUTURO!!! Do Maternal I ao 5º ano SERVIÇOS E CURSOS QUE OFERECEMOS EDUCAÇÃO INFANTIL Maternal I ao jardim II Faixa etária:

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA 1 O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA CEZÁRIO, Maria Angélica mangelicacezario@gmail.com 1 RESUMO O escopo desse texto

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO TÍTULO: PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS

PLANO DE TRABALHO TÍTULO: PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS PLANO DE TRABALHO TÍTULO: PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA DAS CRIANÇAS IDENTIFICAÇÃO O presente projeto de intervenção está sendo desenvolvido na Escola Municipal Professor

Leia mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ JOVEM APRENDIZ Eu não conhecia nada dessa parte administrativa de uma empresa. Descobri que é isso que eu quero fazer da minha vida! Douglas da Silva Serra, 19 anos - aprendiz Empresa: Sinal Quando Douglas

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

A Família e sua importância no processo educativo dos alunos especiais

A Família e sua importância no processo educativo dos alunos especiais Geyza Pedrisch de Castro Joana Darc Macedo Passos Sandra Lima Karantino A Família e sua importância no processo educativo dos alunos especiais Guajará Mirim RO. 2012. 1. JUSTIFICATIVA O presente Projeto

Leia mais

Instrumento para revisão do Projeto Político Pedagógico

Instrumento para revisão do Projeto Político Pedagógico SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL

Leia mais

IV Encontro de Educação e Saúde

IV Encontro de Educação e Saúde IV Encontro de Educação e Saúde Renata Regina Porto Alegre 1 e 2 de junho de 2008 PROPOSTAS DO ENCONTRO Troca de experiências entre professores, profissionais de vigilância sanitária, gestores e universidades

Leia mais

Governo planeja ações com base em dados e tenta aprimorar combate à exploração incentivando envolvimento da sociedade civil em fóruns e conselhos

Governo planeja ações com base em dados e tenta aprimorar combate à exploração incentivando envolvimento da sociedade civil em fóruns e conselhos / / Fique ligado Notícias / Especiais Promenino Fundação Telefônica 10/12/2012 Os desafios da fiscalização do trabalho infantil Governo planeja ações com base em dados e tenta aprimorar combate à exploração

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

Avaliação da aprendizagem... mais uma vez

Avaliação da aprendizagem... mais uma vez Avaliação da aprendizagem... mais uma vez Cipriano Carlos Luckesi 1 Artigo publicado na Revista ABC EDUCATIO nº 46, junho de 2005, páginas 28 e 29. Recentemente, tenho acompanhado crianças que saíram de

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6]

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] O tema central desta edição do Boletim Informativo será a Psicologia Infantil. A Psicologia Infantil é a área da Psicologia que estuda o desenvolvimento da

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

SABE, ESSA É A MINHA FAMÍLIA. É isso mesmo! A gente nem pensa nisso, não é? Mas vamos ver como acontece. Venha comigo.

SABE, ESSA É A MINHA FAMÍLIA. É isso mesmo! A gente nem pensa nisso, não é? Mas vamos ver como acontece. Venha comigo. Apoio: A Constituição Federal do Brasil diz que: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à

Leia mais

Ana Beatriz Bronzoni

Ana Beatriz Bronzoni Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa Viçosa (MG) - CEP 36570-000 CNPJ: 07.245.367/0001-14 Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Universidade Federal

Leia mais

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP PROJETO A inserção das Famílias no CAMP APRESENTAÇÃO O CAMP-Gna é uma entidade filantrópica sediada em Goiânia, no Setor Central, onde funciona ininterruptamente há 36 anos. Desde 01 de julho de 1973,

Leia mais

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE Martyhellen Maria Monteiro da Silva - Acadêmica do 8º período do Curso de Pedagogia-UVA, Bolsista do PIBID/UVA-Pedagogia

Leia mais

Projeto Jornal Educativo Municipal

Projeto Jornal Educativo Municipal Estado de Goiás Prefeitura Municipal de Santa Bárbara de Goiás Secretaria Municipal da Educação Santa Bárbara de Goiás - GO Projeto Jornal Educativo Municipal Santa Bárbara de Goiás Janeiro/2013 Estado

Leia mais

Interação das Escolas do Tocantins

Interação das Escolas do Tocantins SINDICATO DOS PEDAGOGOS DO ESTADO DO TOCANTINS - SINPETO www.sinpeto.com.br Interação das Escolas do Tocantins Palmas 2010. SINDICATO DOS PEDAGOGOS DO ESTADO DO TOCANTINS - SINPETO www.sinpeto.com.br Projeto:

Leia mais

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Atuando com responsabilidade para colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Compromisso com um futuro melhor. Com o nosso trabalho, somos parte da solução para uma agricultura mais sustentável.

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

UMA PARCERIA DE SUCESSO

UMA PARCERIA DE SUCESSO Relatório Final de Atividades Samarco e : UMA PARCERIA DE SUCESSO 1 SUMÁRIO 1. Relatório de Atividades... 3 2. Resultados Gerais Samarco... 3 2.2. Resultados do Programa Habilidades para o Sucesso... 5

Leia mais

Prezados futuros psicólogos,

Prezados futuros psicólogos, Prezados futuros psicólogos, Na disciplina Processo de Mediação já caracterizamos o que é um processo de mediação, sua função social e os benefícios decorrentes desse tipo de trabalho em contextos em que

Leia mais

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil As crianças das novas gerações desde pequenas estão inseridas nesta realidade da tecnologia,

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO Cícero Félix da Silva; Izailma Nunes de Lima; Ricardo Bandeira de Souza; Manoela

Leia mais

PROJETO MÃO DUPLA TRABALHO COOPERATIVO INTRAESCOLAR

PROJETO MÃO DUPLA TRABALHO COOPERATIVO INTRAESCOLAR PROJETO MÃO DUPLA TRABALHO COOPERATIVO INTRAESCOLAR I.INTRODUÇÃO: Vivemos em uma época de transformações, de avanços tecnológicos, onde as telecomunicações encurtam as distâncias e provocam novas formas

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

A APAE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A APAE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA A APAE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - APRESENTAÇÃO 1- COMO SURGIU A IDÉIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? 2- O QUE SIGNIFICA INCLUSÃO ESCOLAR? 3- QUAIS AS LEIS QUE GARANTEM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA? 4- O QUE É UMA ESCOLA

Leia mais

Larissa Vilela de Rezende Lucas Fré Campos

Larissa Vilela de Rezende Lucas Fré Campos ENSINANDO REGRA DE TRÊS SIMPLES COM MATERIAL DOURADO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE LAVRAS Resumo Larissa Vilela de Rezende Lucas Fré Campos UFLA/DEX, larissavilela@outlook.com.br UFLA/DEX, lucas_fre@matematica.ufla.br

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA 1-INTRODUÇÃO (1) (1).

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA 1-INTRODUÇÃO (1) (1). TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E INCLUSÃO SOCIAL DE INDIVÍDUOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS ASSISTIDOS PELA APAE DE VIÇOSA, MG. AUTORES: André

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

Valéria Carrilho da Costa

Valéria Carrilho da Costa A FOLIA NA ESCOLA: ENTRE CORES E CANTOS Valéria Carrilho da Costa gmacala@netsite.com.br Prefeitura Municipal de Uberlândia E.M. Profª Maria Leonor de Freitas Barbosa Relato de Experiência Resumo O projeto

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

O interesse por atividades práticas contribuindo na alfabetização através do letramento

O interesse por atividades práticas contribuindo na alfabetização através do letramento O interesse por atividades práticas contribuindo na alfabetização através do letramento A contribuição do interesse e da curiosidade por atividades práticas em ciências, para melhorar a alfabetização de

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos.

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. Caso seus filhos estejam com alguma dificuldade na escola, peçam orientação

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO (PIN) DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERABA UBERABA 2012

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO (PIN) DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERABA UBERABA 2012 FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERABA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO (PIN) DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERABA UBERABA 2012 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1

CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1 CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 1 CartilhaEscola_Final.qxp:escola 9/16/08 6:23 PM Page 2 1 2 3 VISITEM A ESCOLA DE SEUS FILHOS SEMPRE QUE PUDEREM. CONVERSEM COM OS PROFESSORES. PERGUNTEM

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Anne Caroline Paim Baldoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP - FEUSP. Disciplina: Metodologia do ensino de português - a alfabetização. Professora: Nilce da Silva

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP - FEUSP. Disciplina: Metodologia do ensino de português - a alfabetização. Professora: Nilce da Silva FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP - FEUSP Disciplina: Metodologia do ensino de português - a alfabetização Professora: Nilce da Silva Aluna: Luana Ferrari Nascimento dos Santos - N USP 7.239.792 Parte I - Elementos

Leia mais

Criança Lê Para Criança E.E. Professor Luiz Cintra do Prado Sala 5-2ª Sessão

Criança Lê Para Criança E.E. Professor Luiz Cintra do Prado Sala 5-2ª Sessão Criança Lê Para Criança E.E. Professor Luiz Cintra do Prado Sala 5-2ª Sessão Professora Apresentadora: Maria Aparecida Vieira Russo Realização: Foco Projeto de Língua Portuguesa voltado à alfabetização.

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PROGRAMA ESCOLA ZÉ PEÃO

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PROGRAMA ESCOLA ZÉ PEÃO O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PROGRAMA ESCOLA ZÉ PEÃO RESUMO Centro de Educação/PROEX MOREIRA¹, Maria Aparecida Sarmento BEZERRA², Fernanda Pereira Maia Este artigo

Leia mais

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE SETEMBRO DE 2012 EREM LUIZ DELGADO

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE SETEMBRO DE 2012 EREM LUIZ DELGADO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA JOÃO PAULO M. DE SOUZA MÔNICA SANTOS RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE SETEMBRO DE 2012 EREM LUIZ DELGADO RECIFE

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INTERVALOS REAIS POR MEIO DE JOGOS

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INTERVALOS REAIS POR MEIO DE JOGOS UMA PROPOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INTERVALOS REAIS POR MEIO DE JOGOS Jéssica Ayumi Uehara Aguilera 1 j.ayumi@hotmail.com Alessandra Querino da Silva 2 alessandrasilva@ufgd.edu.br Cintia da Silva

Leia mais

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Perguntem como seus filhos estão nos estudos.

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. 2 1 2 3 Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. 4 Caso seus filhos estejam com alguma dificuldade na escola, peçam

Leia mais