CADERNO DE PROVAS. Cargo COORDENADOR DE INFORMÁTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CADERNO DE PROVAS. Cargo COORDENADOR DE INFORMÁTICA"

Transcrição

1 Concurso Público para provimento de vagas em cargos do quadro permanente de pessoal e emprego público vinculado ao Programa de Saúde da Família, da CADERNO DE PROVAS Cargo COORDENADOR DE INFORMÁTICA domingo, 18 de abril de 2010

2 1. Os componentes principais de um computador são: processador, memória principal e módulos de entrada e saída. Para funcionar esses componentes devem ser conectados entre si. Esse mecanismo de conexão chama-se barramento. Para aumentar o desempenho desse barramento deve-se: ( A ) Usar processadores dinâmicos; ( B ) Usar uma hierarquia de barramentos; ( C ) Usar conexão compartilhada; ( D ) Usar módulos de entrada e saída compartilhados; ( E ) Usar memórias dinâmicas. 2. Para entrar na Sala de Controle de Servidores de Rede é preciso resolver questões de raciocínio matemático que são sempre diferentes, a cada vez que se tenta entrar; desta vez a senha era completar a seguinte série: ( A ) 113; ( B ) 103; ( C ) 123; ( D ) 93; ( E ) Dada a proposição Todos os concursos públicos são competitivos, admitindo-a como verdadeira, analisar as inferências da verdade ou falsidade das seguintes proposições: I. Alguns concursos públicos são competitivos; II. Nenhum concurso público é competitivo; III. Alguns concursos públicos não são competitivos. ( A ) Apenas a primeira é verdadeira; ( B ) A primeira e a segunda são verdadeiras; ( C ) Apenas a segunda é falsa; ( D ) Apenas a terceira é verdadeira; ( E ) A primeira e a terceira são verdadeiras. 4. No programa Windows Explorer do sistema operacional Windows XP da Microsoft, é possível personalizar a barra de ferramentas por meio do menu Exibir Barras de Ferramentas. Nas opções abaixo qual opção não faz parte dos botões disponíveis para personalizar? ( A ) Parar; ( B ) Página Inicial; ( C ) Tela Inteira; ( D ) Imprimir; ( E ) Favoritos.

3 5. Observe as declarações abaixo: Se o governo investe em educação, então, não há analfabetos. Se não há analfabetos, então, não há ignorantes. Ora, se há ignorantes podemos concluir que: ( A ) A ignorância não afeta os analfabetos; ( B ) O governo não investe em educação e há analfabetos; ( C ) Pode haver ignorantes independente do governo; ( D ) O governo investe em educação e não há analfabetos; ( E ) O governo investe em educação e há analfabetos. 6. Em uma região de um país existem três tribos de nativos, e todos os Arigós são Bernaus, e todos os Bernaus são Capitaus, conforme estudos recentes de especialistas. Com base nessas afirmações, pode-se concluir que: ( A ) Todas as tribos são Arigós; ( B ) É possível existir um Bernau que não seja Capitau; ( C ) É possível existir um Bernau que não seja Arigó; ( D ) É possível existir um Arigó que não seja Capitau; ( E ) Não se pode concluir nada, sem saber o que significam esses nomes. 7. Os protocolos HTTP, TCP e IP, na arquitetura TCP/IP, estão relacionados, respectivamente, às camadas: ( A ) Enlace, transporte e rede; ( B ) Enlace, rede e transporte; ( C ) Aplicação, transporte e rede; ( D ) Aplicação, rede e transporte; ( E ) Rede, aplicação e enlace. 8. Um SGBDR, Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional, utiliza-se de chaves estrangeiras. Quanto a isso pode-se afirmar que: ( A ) Chave estrangeira é uma chave externa ao SGBDR; ( B ) É um recurso comum para utilizar referências externas ao SGBDR; ( C ) São uniões de chaves para se referenciar externamente; ( D ) É um valor que se relaciona com a chave primária de outra tabela; ( E ) É um valor que se relaciona com a chave externa de outro SGBDR. 9. Conforme Suehring (2002) um RDBMS bem sucedido atende aos requisitos de um teste ACID. O que quer dizer essa sigla? ( A ) Atomicidade-Consistência-Isolamento-Durabilidade; ( B ) Analogia-Consistência-Incompatibilidade-Durabilidade; ( C ) Atomicidade-Consolidação-Incompatibilidade-Durabilidade; ( D ) Analogia-Consolidação-Isolamento-Durabilidade; ( E ) Atomicidade-Consistência-Incompatibilidade-Durabilidade.

4 10. Um SGBDR suporta as frequentes atualizações e modificações em sua base. Essas operações são chamadas de: ( A ) Atualizações; ( B ) Tabelamento; ( C ) Modificações; ( D ) Consistências; ( E ) Transações. 11. Praticamente todos os projetos de computadores atuais são fundamentados nos conceitos de Von Neuman, conhecido como Arquitetura von Neumann, conforme Stallings (2003). Esse projeto é baseado em que princípios? ( A ) Dados e instruções são armazenados em uma única memória de entrada e saída; o conteúdo dessa memória é endereçado pela sua posição; a execução de instruções ocorre de modo sequencial. ( B ) Dados e instruções são armazenados em várias memórias de entrada e saída; o conteúdo dessas memórias são endereçados pela sua posição; a execução de instruções ocorre de modo sequencial. ( C ) Dados e instruções são armazenados em uma única memória de entrada e saída; o conteúdo dessa memória é endereçado pela sua posição; a execução de instruções ocorre de modo aleatório. ( D ) Dados e instruções são armazenados em uma única memória de entrada e saída; o conteúdo dessa memória é endereçado pela sua posição; a execução de instruções ocorre de modo interpolado. ( E ) Dados e instruções são armazenados em várias memórias de entrada e saída; o conteúdo dessas memórias são endereçados pela sua posição; a execução de instruções ocorre de modo aleatório. 12. Nos computadores atuais é comum o uso de várias memórias cache. Quanto a esse aspecto podemos afirmar que: I. O aumento da densidade dos circuitos integrados possibilitou a inclusão de memória cache na pastilha do processador; II. Todas as memórias cache são incluídas na pastilha do processador; III. O uso de memórias cache L1 e L2 reduz a velocidade do barramento; IV. A memória cache interna é chamada de L1. ( A ) As afirmações I, III e IV estão corretas; ( B ) As afirmações III e IV estão corretas; ( C ) As afirmações I e IV estão corretas; ( D ) Somente a afirmação I está correta; ( E ) As afirmações I e II estão corretas. 13. Os computadores usam o sistema de numeração binário para manipulação de dados, mas para os seres humanos é muito tediosa a conversão, por isso adotou-se uma convenção em sistema Hexadecimal para facilitar a compreensão. Dessa forma, a conversão dos números no sistema decimal 10, 100 e 1000 em hexadecimal seria: ( A ) 10 16, 46 16, 8E3 16 ( B ) A 16, 64 16, 8E3 16 ( C ) A 16, 46 16, 3E8 16 ( D ) 10 16, 46 16, 8E3 16 ( E ) A 16, 64 16, 3E8 16.

5 14. Para trabalhar com um banco de dados relacional usamos linguagem de definição de dados (DDL) e a linguagem de marcação de dados (DML). É correto afirmar que: ( A ) A DDL define como os dados são endereçados; ( B ) A DML e a DDL funcionam diretamente com os dados; ( C ) Algumas instruções típicas de DDL são INSERT e DELETE; ( D ) Algumas instruções típicas de DML são CREATE TABLE e CREATE INDEX; ( E ) A DML define como os dados são endereçados. 15. Para manter a ordem e manter o modelo verdadeiro para o processo de negócio, o desenvolvimento de um banco de dados exige a análise de restrições nos atributos de uma determinada entidade. Essas restrições são denominadas: ( A ) Restrições de atribuições de dados, de exclusão e de inclusão; ( B ) Restrições de integridade de entidade e referencial; ( C ) Restrições de inclusão e de referência cruzada; ( D ) Restrições de ordenamento e de exclusão; ( E ) Restrições de integridade referencial e de inclusão. 16. Quanto à arquitetura CLIENTE/SERVIDOR é correto afirmar que: I. Os Clientes dessa arquitetura podem incluir softwares como Planilhas Eletrônicas no servidor; II. As máquinas Clientes e Servidores são conectados entre si por rede; III. Esse modelo é aplicável quando o Cliente e o Servidor estão no mesmo edifício e também quando uma pessoa acessa a Internet de sua casa. ( A ) Somente a alternativa III está incorreta; ( B ) Todas as alternativa estão corretas; ( C ) A alternativa I e II estão incorretas; ( D ) As alternativas I e III estão incorretas; ( E ) Todas as alternativas estão incorretas. 17. Conforme Tanenbaum (2003), há dois tipos de tecnologia de transmissão em rede: por difusão e ponto a ponto. Quanto às redes de difusão é correto afirmar que: I. Têm apenas um canal de comunicação, compartilhado por todas as máquinas da rede. II. O modo de operação desse tipo de rede é unicamente chamada de broadcasting. III. Os modos de operação desse tipo de rede são chamadas de broadcasting e/ou multicasting. IV. Os pacotes de dados enviados pela rede são recebidos por todas as máquinas da rede. ( A ) As afirmações I e II estão incorretas; ( B ) As afirmações I e III estão incorretas; ( C ) As afirmações I, III e IV estão corretas; ( D ) As afirmações I e IV estão incorretas; ( E ) As afirmações II e IV estão corretas.

6 18. As duas importantes arquiteturas de redes atuais, conforme Tanenbaum (2003), são: o modelo de referência OSI e o modelo de referência TCP/IP. Os modelos têm algumas características opostas, que são: ( A ) No modelo OSI não há a camada de Sessão e de Transporte; ( B ) No modelo TCP/IP não há a camada de Sessão e de Transporte; ( C ) No modelo OSI não há a camada de Sessão e Apresentação; ( D ) No modelo TCP/IP não há a camada de Sessão e de Apresentação; ( E ) No modelo OSI não há a camada de Enlace de Dados. 19. No modelo de referência TCP/IP encontramos a camada de aplicação, que contém os níveis de protocolo de nível mais alto. São protocolos desse nível: ( A ) TELNET, FTP, SMTP, DNS; ( B ) DNS, TELNET, USENET, FTP; ( C ) DNS, HTTP, USENET, FTP; ( D ) SMTP, HTTP, ATM, TELNET; ( E ) TELNET, HTTP, TCP, IP. 20. Um navegador é um programa que pode exibir páginas na Internet, permitindo que selecione um hiperlink para ser seguido. Esses hiperlinks precisam de um meio para nomear qualquer página na Internet. Esse meio é chamado de URL, que é composto de três partes, que são: ( A ) Nome do protocolo, o nome DNS e o nome do arquivo que contém a página; ( B ) Nome do link, o nome DNS e o nome da pasta que contém o arquivo; ( C ) Nome do protocolo, o link do DNS e o nome do arquivo htm; ( D ) Nome do link, o link do DNS e o link do nome do arquivo htm; ( E ) Nome do protocolo, o link do DNS e o link do nome do arquivo que contém a página. 21. A década de 90 foi a década da consolidação das Lan sem fio, conhecidas como Wi-Fi. Para essa tecnologia é usada o protocolo padrão IEEE Esse padrão base serve para definir outros padrões, dependendo da velocidade. Atualmente os padrões válidos IEEE que mais predominam são: ( A ) x, y, z; ( B ) p, q, r; ( C ) a, j, h; ( D ) a, b, g; ( E ) b, x, h. 22. Considerando as tabelas Cidades e Estados com seus esquemas: Cidades (codigocidade, nomecidade, codigoestado) e Estados (codigoestado, nomeestado), em que as chaves primárias são, respectivamente, codigocidade e codigoestado, e o campo codigoestado na tabela Cidades é uma chave estrangeira que referencia a tabela Estados. A restrição de que o valor de codigoestado em toda a tupla da tabela Cidades deva corresponder a um valor de codigoestado na tabela Estados é denominada restrição de: ( A ) Integridade de relação; ( B ) Dependência funcional;

7 ( C ) Chave secundária; ( D ) Entidade relacional; ( E ) Integridade referencial. 23. A comunicação entre diversos dispositivos digitais móveis tais como: microcomputadores, notebooks, celulares, pdas, impressoras, etc é realizado por algum meio de conexão que pode ser por Bluetooth. Qual das alternativas abaixo a tecnologia Bluetooth utiliza? ( A ) Frequência de rádio; ( B ) Infravermelho; ( C ) Cabo azul; ( D ) Placa de rede; ( E ) Access point. 24. Analise o algoritmo abaixo, qual será o resultado da variável SOMA, considerando que todas as variáveis definidas são do tipo numérico inteiro? Inicio A = 5; SOMA = 15; B= 8; A = A + SOMA; SOMA = SOMA + 2; B = A+ B; B = B + SOMA A; SOMA = B + A; ESCREVA (SOMA); Fim ( A ) 55; ( B ) 28; ( C ) 13; ( D ) 45; ( E ) Analise o algoritmo abaixo, considerando que todas as variáveis definidas são do tipo numérico inteiro, o resultado das variáveis X e Y serão? INICIO X = 10 Y = 7 SE ( X < Y ) ENTÃO X = X + 1 Y = Y + 1 SENÃO X = X - 1 Y = Y + 2 FIMSE ESCREVA (X,Y) FIM

8 ( A ) X = 9 e Y = 9; ( B ) X = 9 e Y = 8; ( C ) X = 11 e Y = 9; ( D ) X = 11 e Y = 8; ( E ) X = 10 e Y = Analise o algoritmo abaixo, considerando que todas as variáveis definidas são do tipo numérico inteiro, o resultado das variáveis X, Y e Z serão? INICIO X = 30 Y = 3 REPITA X = X - 5 Y = Y + 2 Z = Z + X + Y ATE QUE ( ( X < 5 ) OU ( Z > 100)) ESCREVA (X,Y,Z) FIM ( A ) X = 5, Y = 12 e Z = 119; ( B ) X = 10, Y = 11 e Z = 21; ( C ) X = 10, Y = 11 e Z = 102; ( D ) X = 0, Y = 14 e Z = 133; ( E ) X = 15, Y = 9 e Z = Um MODEM faz download a 56 Kbps. Quantos BYTES estão sendo transferidos por segundo? ( A ) 7128 bytes; ( B ) 56 x 1024 bytes; ( C ) 56 x 8 x 1024 bytes; ( D ) bytes; ( E ) 56 x 1024 / 60 bytes. 28. O ciclo de vida clássico da engenharia de software, conforme Pressman (1995), é também chamado de modelo cascata, composto de 6 etapas. O que está faltando nas lacunas pontilhadas para descrever o modelo completo? 1 - Engenharia de Sistemas, , 3 - Projeto, 4 - Codificação, , 6 - Manutenção. ( A ) 2 - Análise de requisitos e 5 - Testes; ( B ) 2 - Análise de sistemas e 5 - Detalhamento; ( C ) 2 - Análise de projeto e 5 - Testes; ( D ) 2 - Análise de requisitos e 5 - Detalhamento; ( E ) 2 - Teste de Software e 5 - Detalhamento.

9 29. Conforme Pressman (1995), a engenharia de software compreende um conjunto de etapas que envolve métodos, ferramentas e os procedimentos. Essas etapas são citadas como paradigmas de engenharia de software. Quatro desses paradigmas são descritos e discutidos por ele, que são: ( A ) Ciclo de vida Clássico, Modelo Espiral, Técnicas de quarta geração e Modelo RAD; ( B ) Ciclo de vida Clássico, Prototipação, Técnicas de quarta geração e 4GT; ( C ) Ciclo de vida Clássico, Modelo Espiral, 4GT, Modelo de Riscos; ( D ) Ciclo de vida Clássico, Prototipação, 4GT e Modelo RAD; ( E ) Ciclo de vida Clássico, Prototipação, Modelo Espiral e Técnicas de quarta geração. 30. Nos editores de texto, o recurso de mala direta permite: ( A ) Gerar apenas envelopes e etiquetas por meio de formatação com uma lista de destinatários. ( B ) Gerar envelopes individuais por meio de mesclagem com uma lista de dados e uma lista de destinatários. ( C ) Gerar cartas, envelopes e etiquetas por meio de mesclagem com uma lista de dados. ( D ) Gerar cartas endereçadas apenas para uma lista de dados criada em uma planilha eletrônica com campos de mesclagem. ( E ) Gerar envelopes, cartas e etiquetas personalizadas, sem inserir campos de mesclagem. 31. Determine a sequência corrreta para os seguintes recursos do editor de texto MS WORD 2007: Parágrafo, Estilo e Fonte. ( A ) Recuo e Normal; Justificada e Sobrescrito; Tachado e Colar; ( B ) Copiar e Colar; Recuo e Justificada; Normal e Título 1; ( C ) Recuo e Justificada; Localizar e Substituir; Tachado e Sobrescrito; ( D ) Tachado e Sobrescrito; Normal e Localizar; Recuo e Justificada; ( E ) Recuo e Justificada; Normal e Título 1; Tachado e Sobrescrito. 32. É correto afirmar sobre a função BDSOMA da planilha eletrônica MS EXCEL 2007: ( A ) BDSOMA(banco_dados;campo;critérios), ou seja, realiza a soma dos números no campo de registros no banco de dados que atendam às condições de verdadeira e falsa; ( B ) BDSOMA(banco_dados;campo;critérios), ou seja, realiza a soma dos números no campo de registros no banco de dados que atendam às condições especificadas; ( C ) BDSOMA(banco_dados;critério;campo), ou seja, realiza a soma dos números que atendam às condições especificadas de registros no banco de dados de um determinado campo; ( D ) BDSOMA(critérios;banco_dados;campo), ou seja, realiza a soma dos números no campo de registros no banco de dados que atendam às condições especificadas; ( E ) BDSOMA(critérios;campo;banco_dados), ou seja, realiza a soma dos números no campo de registros no banco de dados que atendam às condições especificadas. 33. Um Sistema de Informação coleta, processa, armazena, analisa e dissemina informações para um fim específico. Os componentes básicos dos sistemas de informação são: ( A ) Dados, Informação, Conhecimento e Inteligência. ( B ) Hardware, Sistema de Processamento de Transações, Base de dados, Procedimentos e Pessoas. ( C ) Sistema de Processamento de Transações, Sistema de Informação Gerencial, Sistema de Apoio à Decisão e Sistema Especialista.

10 ( D ) Hardware, Software, Data Warehouse, Wireless, Login, Executivos. ( E ) Hardware, Software, Base de dados, Rede, Procedimentos e Pessoas. 34. Determine a correta sequência para os tipos de sistema de Informação: I. Fornece acesso rápido a informações oportunas e acesso direto a informações estruturadas na forma de relatórios; II. Resumem dados e preparam relatórios, principalmente, para gerentes intermediários; III. Sistema de informação computadorizado que combina modelos e dados em uma tentativa de resolver problemas semiestruturados e alguns problemas não estruturados com intenso envolvimento do usuário; IV. Apoia o monitoramento, a coleta, o armazenamento e o processamento de dados das transações comerciais básicas da organização; V. Sistema de computação que tenta imitar o conhecimento humano, aplicando metodologias de raciocínio ou conhecimento sobre uma área específica. ( A ) SIE Sistema de Informação Executiva; SIG Sistema de Informação Gerencial; SE Sistemas Especialistas; SPT Sistema de Processamento de Transações; SAD - Sistema de Apoio à Decisão; ( B ) SIG Sistema de Informação Gerencial; SIE Sistema de Informação Executiva; SE Sistemas Especialistas; SPT Sistema de Processamento de Transações; SAD - Sistema de Apoio à Decisão; ( C ) SIG Sistema de Informação Gerencial; SE Sistemas Especialistas; SAD - Sistema de Apoio à Decisão; SPT Sistema de Processamento de Transações; SIE Sistema de Informação Executiva; ( D ) SIE Sistema de Informação Executiva; SIG Sistema de Informação Gerencial; SAD - Sistema de Apoio à Decisão; SPT Sistema de Processamento de Transações; SE Sistemas Especialistas; ( E ) SAD - Sistema de Apoio à Decisão; SIE Sistema de Informação Executiva; SIG Sistema de Informação Gerencial; SPT Sistema de Processamento de Transações; SE Sistemas Especialistas. 35. Um Sistema de Informação Gerencial SIG produz, principalmente, três tipos de relatórios: ROTINA, OCASIONAIS e EXCEÇÃO. Determine a correta sequência. ( A ) São produzidos em intervalos programados, variando desde relatórios de controle de qualidade por hora, até relatórios mensais de taxas de absenteísmo; Podem ser solicitados para mostrar um nível maior de detalhes, por exemplo, vendas por loja e vendas por vendedor; Incluem apenas informações que estão fora de padrões-limite, como exemplo, as vendas que ficaram 2% abaixo da cota. ( B ) Podem ser solicitados para mostrar um nível maior de detalhes, por exemplo, vendas por loja e vendas por vendedor; Incluem apenas informações que estão fora de padrões limite, como exemplo, as vendas que ficaram 2% abaixo da cota. São produzidos em intervalos programados, variando desde relatórios de controle de qualidade por hora até relatórios mensais de taxas de absenteísmo. ( C ) São produzidos em intervalos programados, variando desde relatórios de controle de qualidade por hora, até relatórios mensais de taxas de absenteísmo; Podem ser solicitados para mostrar um nível maior de detalhes, por exemplo, vendas por loja e vendas por vendedor; Incluem

11 apenas informações que estão dentro de padrões limite, como exemplo, as vendas que ficaram 2% acima da cota. ( D ) São produzidos em intervalos aleatórios, variando desde relatórios de controle de qualidade por hora até relatórios mensais de taxas de absenteísmo; Podem ser solicitados para mostrar um nível maior de detalhes, por exemplo, vendas por loja e vendas por vendedor; Incluem apenas informações que estão fora de padrões limite, como exemplo, as vendas que ficaram 2% abaixo da cota. ( E ) Incluem apenas informações que estão fora de padrões limite, como exemplo, as vendas que ficaram 2% abaixo da cota; São produzidos em intervalos programados, variando desde relatórios de controle de qualidade por hora até relatórios mensais de taxas de absenteísmo; Podem ser solicitados para mostrar um nível maior de detalhes, por exemplo, vendas por loja e vendas por vendedor. 36. No editor de texto BrOffice, são comandos do menu Arquivo: ( A ) Exportar como PDF; Visualizar página; Abrir; Salvar como; ( B ) Exportar como PDF; Ortografia e gramática; Abrir; Parágrafo; ( C ) Abrir; Desfazer; Página; Quadro; ( D ) Abrir; Assistente de mala direta; Referência; Colar; ( E ) Salvar; Propriedades; Imprimir; Nova janela. Para responder às questões de 37 a 40 usar a planilha a seguir: A B C D E F G H 1 NÚMERO DE USO DE CARTÃO POR MÊS 2 NOME CLIENTE JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO MÉDIA SEMESTRAL 3 ANA ,33 4 BIA ,33 5 CAIO ,67 6 JUNIOR BETE ,33 8 JOSÉ ,66 9 MARIO ,00 10 PIPA MONI TOTAL MAIOR USO MENOR MÉDIA 1, A fórmula para calcular a Média Semestral dos 6 meses de janeiro a junho a ser inserida na coluna H da planilha pode ser desenvolvida da seguinte forma: ( A ) MEDIA(B3:G3); ( B ) MEDIA($B:$G); ( C ) MEDIA(B$2:G$2); ( D ) MEDIA($B3:$H3); ( E ) MEDIA(B3$:G3$).

12 38. A fórmula para calcular a Somatória Simples das colunas B, a ser inserida na linha 12 pode ser desenvolvida da seguinte forma: ( A ) SOMA(B$3:B$12); ( B ) SOMA(B3:B11); ( C ) SOMA(B3:B12); ( D ) SOMA($B3:B12$); ( E ) SOMA($B:3,11). 39. A fórmula para calcular o MAIOR número de uso do cartão em todo o semestre a ser inserida na linha 13, coluna D, pode ser desenvolvida da seguinte forma: ( A ) MAIOR(B3:B11;1); ( B ) MAIOR($B3:B11;1); ( C ) MAIOR(B3:$G11); ( D ) MAIOR(B3:G11;1); ( E ) CONT.SE(B3:G11; MAIOR ). 40. A fórmula para calcular o MENOR número de uso do cartão em todo o semestre a ser inserida na linha 14, coluna D, pode ser desenvolvida da seguinte forma: ( A ) MENOR(B3:B11;1); ( B ) MENOR($B3:B11;1); ( C ) MENOR(B3:$G11); ( D ) ENOR(B3:G11;1); ( E ) CONT.SE(B3:G11; MENOR ).

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01 EDITORA FERREIRA MP/RJ NCE EXERCÍCIOS 01 GABARITO COMENTADO 01 Ao se arrastar um arquivo da pasta C:\DADOS para a pasta D:\TEXTOS utilizando se o botão esquerdo do mouse no Windows Explorer: (A) o arquivo

Leia mais

Suponha que uma pasta esteja sendo exibida pelo Windows Explorer e os seguintes arquivos são exibidos:

Suponha que uma pasta esteja sendo exibida pelo Windows Explorer e os seguintes arquivos são exibidos: 14 PROVA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA CÓD. 05 QUESTÃO 31: Suponha que uma pasta esteja sendo exibida pelo Windows Explorer e os seguintes arquivos são exibidos: Aqui existem um arquivo do tipo

Leia mais

Para resolver as questões abaixo considere o Sistema Operacional Microsoft Windows Vista

Para resolver as questões abaixo considere o Sistema Operacional Microsoft Windows Vista Nome: Gabarito Para resolver as questões abaixo considere o Sistema Operacional Microsoft Windows Vista 1) O Centro das configurações do Windows, onde pode ser acessado cada um dos dispositivos componentes

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: MONITOR DE INCLUSÃO DIGITAL CADERNO DE PROVAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: MONITOR DE INCLUSÃO DIGITAL CADERNO DE PROVAS CADERNO DE PROVAS 1 A prova terá a duração de duas horas, incluindo o tempo necessário para o preenchimento do gabarito. 2 Marque as respostas no caderno de provas, deixe para preencher o gabarito depois

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA 18 PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA AS QUESTÕES DE 41 A 60 CONSIDERAM O ESQUEMA PADRÃO DE CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL MICROSOFT WINDOWS ME E DAS FERRAMENTAS MICROSOFT WINDOWS EXPLORER, MICRO-

Leia mais

EMENTA DO CURSO INFORMÁTICA BÁSICA

EMENTA DO CURSO INFORMÁTICA BÁSICA EMENTA DO CURSO INFORMÁTICA BÁSICA OBJETIVO A informática está presente em praticamente todos os setores da vida moderna. Atualmente ter o conhecimento básico de como utilizar um computador é fundamental.

Leia mais

Versão 1.0 09/10. Xerox ColorQube 9301/9302/9303 Serviços de Internet

Versão 1.0 09/10. Xerox ColorQube 9301/9302/9303 Serviços de Internet Versão 1.0 09/10 Xerox 2010 Xerox Corporation. Todos os direitos reservados. Direitos reservados de não publicação sob as leis de direitos autorais dos Estados Unidos. O conteúdo desta publicação não pode

Leia mais

EMENTA DO CURSO INFORMÁTICA BÁSICA

EMENTA DO CURSO INFORMÁTICA BÁSICA EMENTA DO CURSO INFORMÁTICA BÁSICA OBJETIVO No curso Informática Básica o participante vai aprender: os recursos básicos do Sistema Operacional Windows XP, a utilizar o editor de texto Word e trabalhar

Leia mais

Henry Equipamentos Eletrônicos e Sistemas Ltda.

Henry Equipamentos Eletrônicos e Sistemas Ltda. Henry Equipamentos Eletrônicos e Sistemas Ltda. +55 41 3661-0100 Rua Rio Piquiri, 400 - Jardim Weissópolis - Pinhais/PR - Brasil CEP: 83322-010 CNPJ: 01.245.055/0001-24 Inscrição Estadual: 90.111.008-53

Leia mais

Modelo R02 - Volume 4 - Aplicativo Web Embarcado

Modelo R02 - Volume 4 - Aplicativo Web Embarcado Modelo R02 - Volume 4 - Aplicativo Web Embarcado INTRODUÇÃO O equipamento Prisma Super Fácil foi desenvolvido com a finalidade de registrar a frequência dos colaboradores obedecendo às especificações da

Leia mais

EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA

EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA OBS: Para esta nota de aula foi utilizada como referência: Apostila Mala Direta Santos, Jorge Rodrigues dos. Foram adaptados os comando para utilizar mala direta no

Leia mais

Planilha Eletrônica. = Usado para iniciar fórmulas e funções. @ Somente no MS Excel permite iniciar funções. ^ Usado para expoente e raiz

Planilha Eletrônica. = Usado para iniciar fórmulas e funções. @ Somente no MS Excel permite iniciar funções. ^ Usado para expoente e raiz Planilha Eletrônica Planilha eletrônica é uma folha organizada em tabela na qual é realizado cálculos matemáticos, podendo ser simples ou complexos. A planilha eletrônica do Microsoft Office 2003 é um

Leia mais

COMENTÁRIO PROVA DE INFORMÁTICA SERGIO ALABI LUCCI FILHO www.alabi.net ~ concurso@alabi.net

COMENTÁRIO PROVA DE INFORMÁTICA SERGIO ALABI LUCCI FILHO www.alabi.net ~ concurso@alabi.net COMENTÁRIO PROVA DE INFORMÁTICA SERGIO ALABI LUCCI FILHO www.alabi.net ~ concurso@alabi.net CARGO: TÉCNICO DE CONTROLE EXTERNO ÁREA: APOIO TÉCNICO E ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE: TÉCNICA ADMINISTRATIVA

Leia mais

02. A extensão padrão para arquivos de áudio digital no ambiente Windows é:

02. A extensão padrão para arquivos de áudio digital no ambiente Windows é: Prova sobre informática para concursos. 01 A definição de Microcomputador é: a) Equipamento com grade capacidade de memória principal (256 Megabytes), vários processadores, alta velocidade de processamento.

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Auto Download

Manual do usuário. Mobile Auto Download Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web;

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; CONCEITOS INICIAIS Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; O que é necessário para se criar páginas para a Web; Navegadores; O que é site, Host, Provedor e Servidor Web; Protocolos.

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Capítulo 9 - Conjunto de Protocolos TCP/IP e Endereçamento. Associação dos Instrutores NetAcademy - Julho de 2007 - Página

Capítulo 9 - Conjunto de Protocolos TCP/IP e Endereçamento. Associação dos Instrutores NetAcademy - Julho de 2007 - Página Capítulo 9 - Conjunto de Protocolos TCP/IP e Endereçamento IP 1 História e Futuro do TCP/IP O modelo de referência TCP/IP foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD). O DoD exigia

Leia mais

1ª ETAPA IMPRIMIR LAUDO

1ª ETAPA IMPRIMIR LAUDO PROCEDIMENTOS PARA IMPRESSÃO DOS LAUDOS DE AVALIAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA COM FOTOS EM PDF PARA USO NO SISTEMA DO PROCESSO ELETRÔNICO. Inicialmente digite seu laudo de avaliação conforme modelo padronizado

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

Curso técnico: Informática Disciplina: Aplicativos computacionais

Curso técnico: Informática Disciplina: Aplicativos computacionais 01. A tecla de atalho responsável por exibir os slides no modo de "apresentação" (tela inteira), é: a) F2 b) F3 c) F4 d) F5 e) F11 02. O recurso que permite definir efeitos de entrada para cada slide,

Leia mais

Banco de Dados. Microsoft Access

Banco de Dados. Microsoft Access Banco de Dados Microsoft Access PARTE 01 edição 2007 Índice 01-) Conceito... 2 02) Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional (SGBDR)... 3 03) Access... 3 04) Etapas para elaboração de um Banco de

Leia mais

Microsoft Internet Explorer. Browser/navegador/paginador

Microsoft Internet Explorer. Browser/navegador/paginador Microsoft Internet Explorer Browser/navegador/paginador Browser (Navegador) É um programa que habilita seus usuários a interagir com documentos HTML hospedados em um servidor web. São programas para navegar.

Leia mais

USO GERAL DOS PROTOCOLOS SMTP, FTP, TCP, UDP E IP

USO GERAL DOS PROTOCOLOS SMTP, FTP, TCP, UDP E IP USO GERAL DOS PROTOCOLOS SMTP, FTP, TCP, UDP E IP SMTP "Protocolo de transferência de correio simples (ou em inglês Simple Mail Transfer Protocol ) é o protocolo padrão para envio de e- mails através da

Leia mais

INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET. Prof. Marcondes Ribeiro Lima

INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET. Prof. Marcondes Ribeiro Lima INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET Prof. Marcondes Ribeiro Lima Fundamentos de Internet O que é internet? Nome dado a rede mundial de computadores, na verdade a reunião de milhares de redes conectadas

Leia mais

Informática. Informática. Valdir

Informática. Informática. Valdir Informática Informática Valdir Questão 21 A opção de alterar as configurações e aparência do Windows, inclusive a cor da área de trabalho e das janelas, instalação e configuração de hardware, software

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS Se todos os computadores da sua rede doméstica estiverem executando o Windows 7, crie um grupo doméstico Definitivamente, a forma mais

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

Software de gerenciamento de impressoras

Software de gerenciamento de impressoras Software de gerenciamento de impressoras Este tópico inclui: "Usando o software CentreWare" na página 3-10 "Usando os recursos de gerenciamento da impressora" na página 3-12 Usando o software CentreWare

Leia mais

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point.

O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. Editor de Texto Microsoft Word 1. Microsoft Office O Microsoft Office é composto por diversos softwares, dentre eles o Word, o Excel, o Access e o Power Point. O Word é um editor de texto com recursos

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Conceito de Computador Um computador digital é

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

BARRAMENTO DO SISTEMA

BARRAMENTO DO SISTEMA BARRAMENTO DO SISTEMA Memória Principal Processador Barramento local Memória cachê/ ponte Barramento de sistema SCSI FireWire Dispositivo gráfico Controlador de vídeo Rede Local Barramento de alta velocidade

Leia mais

Administração do Windows Server 2003

Administração do Windows Server 2003 Administração do Windows Server 2003 Visão geral O Centro de Ajuda e Suporte do Windows 2003 Tarefas do administrador Ferramentas administrativas Centro de Ajuda e Suporte do 2003 Usando o recurso de pesquisa

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSOR II INFORMÁTICA

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSOR II INFORMÁTICA 17 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSOR II INFORMÁTICA QUESTÃO 21 Analise as seguintes afirmativas sobre as ferramentas disponíveis no Painel de Controle do Microsoft Windows XP Professional, versão

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 1) No sistema operacional Microsoft Windows 8, uma forma rápida de acessar o botão liga/desliga é através do atalho: a) Windows + A. b) ALT + C. c) Windows + I. d) CTRL +

Leia mais

Instruções de uso do TABNET. Linha, Coluna e Conteúdo

Instruções de uso do TABNET. Linha, Coluna e Conteúdo O Tabnet, aplicativo desenvolvido pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), permite ao usuário fazer tabulações de bases de dados on-line e foi gentilmente cedido para disponibilização

Leia mais

A INTERNET E A NOVA INFRA-ESTRUTURA DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

A INTERNET E A NOVA INFRA-ESTRUTURA DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO A INTERNET E A NOVA INFRA-ESTRUTURA DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO 1 OBJETIVOS 1. O que é a nova infra-estrutura informação (TI) para empresas? Por que a conectividade é tão importante nessa infra-estrutura

Leia mais

1. NÍVEL CONVENCIONAL DE MÁQUINA

1. NÍVEL CONVENCIONAL DE MÁQUINA 1. NÍVEL CONVENCIONAL DE MÁQUINA Relembrando a nossa matéria de Arquitetura de Computadores, a arquitetura de Computadores se divide em vários níveis como já estudamos anteriormente. Ou seja: o Nível 0

Leia mais

Fundamentos de Banco de Dados

Fundamentos de Banco de Dados Fundamentos de Banco de Dados SISTEMAS BASEADOS NO PROCESSAMENTO DE ARQUIVOS Sistema A Funcionário Pagamento Cargo Sistema B Funcionário Projeto SISTEMAS GERENCIADORES DE BANCO DE DADOS (SGBD) Sistema

Leia mais

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial Manual de Conversão para PDF Manual de Conversão para PDF 3 Conversão para PDF Microsoft Office 2003 Instalação da impressora PDF O pacote de aplicativo Office 2003 não possui nativamente o recurso de

Leia mais

Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos

Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos CAPÍTULO 4 1. ARQUITETURA DO COMPUTADOR- HARDWARE Todos os componentes físicos constituídos de circuitos eletrônicos interligados são chamados

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 03 Telecomunicações Sistemas de Telecomunicações 1 Sistemas de Telecomunicações Consiste de Hardware e Software transmitindo informação (texto,

Leia mais

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior

ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior ÍNDICE MICROSOFT INTERNET EXPLORER 6 SP2 (IE6 SP2)...2 JANELA PRINCIPAL...2 PARTES DA JANELA...2 OS MENUS DO IE6...3 MENU ARQUIVO...3 MENU EDITAR...3 MENU EXIBIR...3 MENU FAVORITOS...4 MENU FERRAMENTAS...4

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

ATA - Exercícios Informática Carlos Viana. 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

ATA - Exercícios Informática Carlos Viana. 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercícios Informática Carlos Viana 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA EXERCÍCIOS CARLOS VIANA 22 - ( ESAF - 2004 - MPU - Técnico Administrativo ) O

Leia mais

Disciplina de Redes de Computadores Estudo Dirigido para a Prova II Professor Dr Windson Viana de Carvalho

Disciplina de Redes de Computadores Estudo Dirigido para a Prova II Professor Dr Windson Viana de Carvalho Disciplina de Redes de Computadores Estudo Dirigido para a Prova II Professor Dr Windson Viana de Carvalho Obs: Não há necessidade de entregar a lista Questões do livro base (Kurose) Questões Problemas

Leia mais

Visão geral do sistema de armazenamento e hierarquia de memória

Visão geral do sistema de armazenamento e hierarquia de memória Visão geral do sistema de armazenamento e hierarquia de memória Conhecer os dispositivos de armazenamento por meio do conceito e dos tipos de memórias utilizadas no computador. Subsistemas de memória Memória

Leia mais

Protocolos de Redes Revisão para AV I

Protocolos de Redes Revisão para AV I Protocolos de Redes Revisão para AV I 01 Aula Fundamentos de Protocolos Conceituar protocolo de rede; Objetivos Compreender a necessidade de um protocolo de rede em uma arquitetura de transmissão entre

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Web Designer APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

OURO MODERNO www.ouromoderno.com.br. Web Designer APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) Web Designer APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 FTP... 3 FTP e HTTP... 4 Exercícios... 6 2 Aula 1 FTP FTP significa File Transfer Protocol, traduzindo Protocolo

Leia mais

Manual de utilização do Sistema de gerenciamento de inspeção de equipamentos (SGIE) Conteúdo

Manual de utilização do Sistema de gerenciamento de inspeção de equipamentos (SGIE) Conteúdo Manual de utilização do Sistema de gerenciamento de inspeção de equipamentos (SGIE) Conteúdo Introdução... 2 Sistemática de utilização do pacote SGIE... 2 Projeto de inspeção... 2 Instalação do projeto

Leia mais

Capítulo 7 CAMADA DE TRANSPORTE

Capítulo 7 CAMADA DE TRANSPORTE Capítulo 7 CAMADA DE TRANSPORTE INTRODUÇÃO (KUROSE) A Camada de Rede é uma peça central da arquitetura de rede em camadas A sua função é a de fornecer serviços de comunicação diretamente aos processos

Leia mais

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROGRAMADOR DE COMPUTADOR. Analise as seguintes afirmativas sobre os modelos de processos de software:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROGRAMADOR DE COMPUTADOR. Analise as seguintes afirmativas sobre os modelos de processos de software: 12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROGRAMADOR DE COMPUTADOR QUESTÃO 21 Analise as seguintes afirmativas sobre os modelos de processos de software: I. O modelo em cascata considera as atividades de

Leia mais

CE-240 ListEx 1. Lista de Exercícios 1. Relatório

CE-240 ListEx 1. Lista de Exercícios 1. Relatório CE-240 ListEx 1 Lista de Exercícios 1 Relatório Autor: Daniela América Da Silva Data: 10/04/2007 Versão 2.0 Página 1 de 5 1. Objetivo da Listex 1 Este relatório descreve a execução de operações básicas

Leia mais

Prof. Marcelo Cunha Parte 5 www.marcelomachado.com

Prof. Marcelo Cunha Parte 5 www.marcelomachado.com Prof. Marcelo Cunha Parte 5 www.marcelomachado.com Criado em 1974 Protocolo mais utilizado em redes locais Protocolo utilizado na Internet Possui arquitetura aberta Qualquer fabricante pode adotar a sua

Leia mais

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Rotina responsável pelo rastreamento de possíveis arquivos não indexados, danificados ou inexistentes. Este processo poderá

Leia mais

AULA 1 Iniciando o uso do TerraView

AULA 1 Iniciando o uso do TerraView 1.1 AULA 1 Iniciando o uso do TerraView Essa aula apresenta a interface principal do TerraView e sua utilização básica. Todos os arquivos de dados mencionados nesse documento são disponibilizados junto

Leia mais

Sumário. Conteúdo Certificação OFFICE 2010

Sumário. Conteúdo Certificação OFFICE 2010 Conteúdo Certificação OFFICE 2010 Sumário Access 2010... 2 Excel Core 2010... 3 Excel Expert 2010... 4 Outlook 2010... 5 PowerPoint 2010... 8 Word Core 2010... 9 Word Expert 2010... 10 Access 2010 1. Gerenciando

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

Comentário da prova ANS-Agência Nacional de Saúde realizada dia 18/03/2007.

Comentário da prova ANS-Agência Nacional de Saúde realizada dia 18/03/2007. Comentário da prova ANS-Agência Nacional de Saúde realizada dia 18/03/2007. 41. No canto direito da área de notificação do Windows será exibido um relógio se esta opção for assinalada em (A) Data e hora

Leia mais

BANCO DE DADOS CONTEÚDO INFORMÁTICA. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br BANCO DE DADOS SGBD TABELA CONCEITOS BÁSICOS

BANCO DE DADOS CONTEÚDO INFORMÁTICA. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br BANCO DE DADOS SGBD TABELA CONCEITOS BÁSICOS CONTEÚDO HARDWARE - 2 AULAS SISTEMA OPERACIONAL - 2 AULAS INFORMÁTICA Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br APLICATIVOS OFFICE - 3 AULAS INTERNET - 1 AULA REDE - 2 AULA SEGURANÇA - 1 AULA BANCO DE

Leia mais

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Este arquivo ReadMe contém as instruções para a instalação dos drivers de impressora PostScript e PCL

Leia mais

Tema Objetivos Conteúdos

Tema Objetivos Conteúdos Nº módulo CURSO VOCACIONAL - ELETRICIDADE, INFORMÁTICA E NOÇÕES BÁSICAS DE FINANÇAS 3.º Ciclo 2 anos. DISCIPLINA: Área Vocacional de Informática Distribuição Modular Tema Objetivos Conteúdos Aulas 45 1

Leia mais

www.lojatotalseg.com.br

www.lojatotalseg.com.br Manual do Aplicativo de Configurações J INTRODUÇÃO Este manual visa explicar a utilização do software embarcado do equipamento Prisma. De fácil utilização e com suporte a navegadores de internet de todos

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA CONVERSÃO DE IMAGENS DIGITALIZADAS EM DOCUMENTO PDF ÚNICO UTILIZANDO A IMPRESSORA FREEPDF XP.

PROCEDIMENTOS PARA CONVERSÃO DE IMAGENS DIGITALIZADAS EM DOCUMENTO PDF ÚNICO UTILIZANDO A IMPRESSORA FREEPDF XP. PROCEDIMENTOS PARA CONVERSÃO DE IMAGENS DIGITALIZADAS EM DOCUMENTO PDF ÚNICO UTILIZANDO A IMPRESSORA FREEPDF XP. O objetivo deste manual é orientar os usuários do sistema de Processo Eletrônico a transformar

Leia mais

TRE/MG (15/03/2008) CESPE QUESTÃO 6

TRE/MG (15/03/2008) CESPE QUESTÃO 6 TRE/MG (15/03/2008) CESPE QUESTÃO 6 Considerando a janela do Word 2003 ilustrada acima, que contém um documento em processo de edição no qual o título está selecionado, assinale a opção correta. A O parágrafo

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

1. CAPÍTULO COMPUTADORES

1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1.1. Computadores Denomina-se computador uma máquina capaz de executar variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Os primeiros eram capazes

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA CÓD. 11

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA CÓD. 11 15 PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA CÓD. 11 QUESTÃO 41 Para se imprimir no ambiente do Microsoft Windows, é necessário que a impressora esteja cadastrada no sistema. Na configuração padrão do sistema, o

Leia mais

INFORMÁTICA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) TÉCNICO TRT s 07 PROVAS 35 QUESTÕES. (2012, 2011 e 2008)

INFORMÁTICA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) TÉCNICO TRT s 07 PROVAS 35 QUESTÕES. (2012, 2011 e 2008) INFORMÁTICA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) TÉCNICO TRT s 07 PROVAS 35 QUESTÕES (2012, 2011 e 2008) A apostila contém provas de Informática de concursos da Fundação Carlos Chagas (FCC), realizadas para os

Leia mais

Guia para o Google Cloud Print

Guia para o Google Cloud Print Guia para o Google Cloud Print Versão 0 BRA Definições das observações Utilizamos o estilo de observação a seguir ao longo deste manual do usuário: ensina como agir em determinada situação ou fornece dicas

Leia mais

Manual. ID REP Config Versão 1.0

Manual. ID REP Config Versão 1.0 Manual ID REP Config Versão 1.0 Sumário 1. Introdução... 3 2. Pré-Requisitos... 3 3. Instalação do ID REP Config... 4 4. Visão Geral do Programa... 8 4.1. Tela Principal... 8 4.2. Tela de Pesquisa... 12

Leia mais

Laboratório - Exploração do FTP

Laboratório - Exploração do FTP Objetivos Parte 1: Usar o FTP em um prompt de comando Parte 2: Baixar um arquivo FTP usando WS_FTP LE Parte 3: Usar o FTP em um navegador Histórico/cenário O File Transfer Protocol (FTP) faz parte do conjunto

Leia mais

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP. Modelo Arquitetural

Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP. Modelo Arquitetural Arquitetura e Protocolos de Rede TCP/IP Modelo Arquitetural Motivação Realidade Atual Ampla adoção das diversas tecnologias de redes de computadores Evolução das tecnologias de comunicação Redução dos

Leia mais

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos MÓDULO 7 Modelo OSI A maioria das redes são organizadas como pilhas ou níveis de camadas, umas sobre as outras, sendo feito com o intuito de reduzir a complexidade do projeto da rede. O objetivo de cada

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. Dr. Rogério Galante Negri

Redes de Computadores. Prof. Dr. Rogério Galante Negri Redes de Computadores Prof. Dr. Rogério Galante Negri Rede É uma combinação de hardware e software Envia dados de um local para outro Hardware: transporta sinais Software: instruções que regem os serviços

Leia mais

Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0

Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0 1 pág. PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DO SGCOM ATENÇÃO: É OBRIGATÓRIO UMA CONEXÃO COM A INTERNET PARA EXECUTAR A INSTALAÇÃO DO SGCOM. Após o Download do instalador do SGCOM versão Server e Client no site www.sgcom.inf.br

Leia mais

Hoje é inegável que a sobrevivência das organizações depende de dados precisos e atualizados.

Hoje é inegável que a sobrevivência das organizações depende de dados precisos e atualizados. BANCO DE DADOS Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Ciência da Computação Prof. Alexandre Veloso de Matos alexandre.matos@udesc.br INTRODUÇÃO Hoje é

Leia mais

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Informática Básica Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Introdução O editor de textos Microsoft Word oferece um conjunto de recursos bastante completo, cobrindo todas as etapas de preparação, formatação e impressão

Leia mais

Informática I. Aula 22. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 22-03/07/06 1

Informática I. Aula 22. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 22-03/07/06 1 Informática I Aula 22 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 22-03/07/06 1 Critério de Correção do Trabalho 1 Organização: 2,0 O trabalho está bem organizado e tem uma coerência lógica. Termos

Leia mais

Informática. Informática. Valdir. Prof. Valdir

Informática. Informática. Valdir. Prof. Valdir Prof. Valdir Informática Informática Valdir Prof. Valdir Informática Informática PROVA DPF 2009 Julgue os itens subseqüentes, a respeito de Internet e intranet. Questão 36 36 - As intranets, por serem

Leia mais

Aula 02 Excel 2010. Operações Básicas

Aula 02 Excel 2010. Operações Básicas Aula 02 Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Operações básicas; 2. Utilizando Funções; 3. Funções Lógicas; 4. Gráficos no Excel;

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

Rua Cidade Rabat, 29A/B 1250-159 LISBOA Portugal. Tel. +351 213 102 330/4 Fax +351 213 102 339

Rua Cidade Rabat, 29A/B 1250-159 LISBOA Portugal. Tel. +351 213 102 330/4 Fax +351 213 102 339 Rua Cidade Rabat, 29A/B 1250-159 LISBOA Portugal Tel. +351 213 102 330/4 Fax +351 213 102 339 Contacto Geral: inf@acinet.pt Dep. Comercial: comercial@acinet.pt Dep. Formação: formacao@acinet.pt Dep. Multimedia:

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

DISPOSITIVOS DE REDES SEM FIO

DISPOSITIVOS DE REDES SEM FIO AULA PRÁTICA DISPOSITIVOS DE REDES SEM FIO Objetivo: Apresentar o modo de operação Ad Hoc de uma rede padrão IEEE 802.11g/b e implementá-la em laboratório. Verificar os fundamentos de associação/registro

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Versão 1.2 3725-69877-001 Rev.A Novembro de 2013 Neste guia, você aprenderá a compartilhar e visualizar conteúdos durante uma conferência

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1 1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1.ACESSANDO O SITE DA FEOL 1.1 Endereço do Site O endereço para acessar o site da Fundação Educacional de Oliveira é: www.feol.com.br Obs: experimente digitar apenas feol.com.br

Leia mais