RELEASE NOTES SQUATRO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELEASE NOTES SQUATRO"

Transcrição

1 RELEASE NOTES SQUATRO

2 Sumário 1. Tela Cadastrar Perigos p/ Vários GHEs: Tela Perfil da Exposição Existente: Tela Perigos, danos e avaliação dos riscos: Tela Vincular: Tela Vincular: Tela Criar ano de referência: Tela Cadastrar Perigos p/ Vários GHEs: Tela Abrir FCO: Tela Abrir FCO: Tela Cadastrar Perigos p/ Vários GHEs: Tela Atestado de PcD: Tela Cadastrar Perigos p/ Vários GHEs: Tela Atestado de PcD:... 25

3 Este documento tem o objetivo de descrever a implementação de um conjunto de novas funcionalidades, revisões e ajustes no sistema S4. 1. Tela Cadastrar Perigos p/ Vários GHEs: Na aba Identificação dos Perigos e Danos, exibida na tela Cadastrar Perigos p/ Vários GHEs, acessada através do menu Segurança > Avaliação qualitativa > Cadastrar Perigos p/ Vários GHEs, foi alterado: Nº Tipo Título Regra de negócio 1 Botão Cadastrar Perigos/Fator de risco em Lote Deverá ser adicionado um botão ao lado direito da lista Perigo/Fator de risco. Ao ser pressionado, deverá ser exibido uma tela modal contendo todos os Perigo/Fator de risco (detalhada no item 5).

4 2 Tabela Agente/Tipo Perigo/Fator de risco Possível dano Excluir Deverá ser criada uma tabela que exibirá o número máximo de 30 linhas, paginando se ultrapassar o limite. A ordenação de exibição da tabela deverá ser em ordem crescente levando em consideração a coluna Agente/Tipo. Essa ordenação é fixa e não poderá ser alterada pelo usuário; Ao ser pressionado em uma linha da tabela, as informações deverão ser preenchidas nas listas/campos Agente/Tipo, Perigo/Fator de risco, Possível dano, Fontes geradoras, Trajetória e meio de propagação, Padrões legais / Limite de exposição, Medidas de controle e EPI correspondentes. As listas/campos Agente/Tipo, Perigo/Fator de risco e Possível dano deverão ficar bloqueados para edição. A coluna Agente/Tipo deverá exibir o Agente/Tipo; A coluna Perigo/Fator de risco deverá exibir o Perigo/Fator de risco; A coluna Possível dano deverá exibir a descrição do possível dano; A coluna Excluir deverá exibir para cada linha um botão com a imagem de Lixeira. Ao ser pressionado o botão, a linha e as informações deverão ser excluídas. 3 Botão Os botões de paginação deverão permitir o usuário navegar pelo resultado da tabela.

5 4 Botão Confirmar A descrição do botão deverá ser alterada 5 Aba Medidas de Controle Existentes, Perfis de Exposição e Avaliação dos Riscos para Adicionar ; Ao ser pressionado, o sistema deverá validar se o usuário selecionou um item da lista Agente/Tipo e um item da lista Perigo/Fator de risco, se a validação for positiva, as informações de todos os campos/listas da tela deverão ser salvos e inseridos na tabela em uma nova linha, seguindo a estrutura das colunas detalhada no item 2. Se a validação for negativa, o sistema deverá exibir a mensagem Você deve selecionar um Agente/Tipo e Perigo/Fator de risco. Ao ser pressionado a aba, o sistema deverá validar se o usuário selecionou um item da lista Agente/Tipo e um item da lista Perigo/Fator de risco, se a validação for positiva, as informações de todos os campos/listas da tela deverão ser salvos e o usuário deverá ser direcionado para a sub aba Medida de Controle Existente da aba Medidas de Controle Existentes, Perfis de Exposição e Avaliação dos Riscos. Se a validação for negativa, o sistema deverá exibir a mensagem Você deve selecionar um Agente/Tipo e Perigo/Fator de risco.

6 Nº Tipo Título Regra de negócio 6 Tela modal Ao ser pressionado o botão Cadastrar Perigos/Fator de risco em Lote, descrito no item 1 (acima), deverá ser exibida uma tela modal, seguindo toda a estrutura e informações apresentados na tela modal, exibida ao ser pressionado o botão Cadastrar Perigos/Fator de risco em Lote, disponível na aba Identificação dos Perigos e Danos da tela Perigos, danos e avaliação dos riscos acessada através do menu Segurança / Avaliação qualitativa / Perigos, danos e avaliação dos riscos, conforme imagem abaixo. 7 Botão Confirmar A descrição do botão confirmar deverá ser alterada para Adicionar ; Ao ser pressionado o botão, a tela modal deverá ser fechada e todos os itens selecionados deverão ser salvos e as informações deverão ser exibidas na tabela, seguindo a estrutura das colunas descritas no item 2 (acima).

7 2. Tela Perfil da Exposição Existente: Na sub-aba Perfil da Exposição Existente, aba Medidas de Controle Existentes, Perfis de Exposição e Avaliação de Riscos, exibida na tela Perigos, danos e avaliação dos riscos, acessada através do menu Segurança > Avaliação qualitativa > Vincular Perigo/Fator de risco ao GHE, deverá ser incluído o item Não se aplica na lista Tipo de exposição, conforme imagem abaixo: 3. Tela Perigos, danos e avaliação dos riscos:

8 Na sub-aba EPI Existente, aba Medidas de Controle Existentes, Perfis de Exposição e Avaliação de Riscos, exibida na tela Perigos, danos e avaliação dos riscos, acessada através do menu Segurança > Avaliação qualitativa > Perigos, danos e avaliação dos riscos deverão ser preenchidos automaticamente, seguindo as regras descritas abaixo: 1. Pressionar o botão Filtrar localizado ao lado direito do campo Medidas de controle existente individual (EPI), conforme imagem abaixo: 2. Será exibida uma tela modal com as medidas de controle existentes individual (EPI). Ao ser selecionado o item, conforme imagem abaixo:

9 3. A tela modal é fechada e os campos Certificado de aprovação e Fator de proteção são preenchidos com as informações correspondentes as colunas Certificado de aprovação e Fator de proteção, do item selecionado, conforme imagem abaixo: 4. Tela Vincular: Na tela "Criar ano de referência", acessada através do menu: "Gestão integrada > Ano de referência > Criar ano de referência", a lista "CAT" deverá como default, vir selecionada com o CAT que cadastrou a empresa. Essa informação é exibida na tela Vincular, acessada através do menu: Gestão integrada > Cliente > Vincular, conforme imagem abaixo.

10 5. Tela Vincular: Na tela "Vincular", acessada através do menu: "Gestão integrada > Cliente > Vincular", atualmente, a pesquisa não exibe as empresas que possuam todos os CAT vinculadas a ela. Deverá ser alterado a pesquisa para retornar todas as empresas correspondentes com as informações inseridas nos filtros, mesmo se essas estiverem com todos os CAT vinculados a ela. 6. Tela Criar ano de referência:

11 Na tela "Criar ano de referência", acessada através do menu: "Gestão integrada > Ano de referência > Criar ano de referência", após selecionar um ano de referência na tabela LISTA DE ANO DE REFERÊNCIA, deverá ser carregado a informação na lista CAT, que foi inserida quando o ano de referência foi criado. 7. Tela Cadastrar Perigos p/ Vários GHEs: Ao gerar o relatório do PCMAT pelo menu "Segurança > PCMAT > Relatório > Emissão de Relatório o relatório está perdendo a configuração. Conforme pode verificar no print abaixo, o campo Intensidade / Concentração: da aba Perfil de exposição no Memorial condição e meio ambiente deverá ser capaz de reconhecer os caracteres inseridos e imprimir o conteúdo com fidelidade.

12 Apresentação no sistema SQUATRO

13 8. Tela Abrir FCO: Na sub-aba 7 - Caracterização de PcD da aba 10 Exame Físico, acessada através do menu: Saúde > Nova ficha clinica > Abrir FCO, deverá ser removido o campo Descrição da incapacidade funcional. 9. Tela Abrir FCO: Na sub-aba 7 - Caracterização de PcD da aba 10 Exame Físico, acessada através do menu: Saúde > Nova ficha clinica > Abrir FCO, deverão ser incluídos campos, seguindo as regras abaixo: Os campos da tela deverão ser reposicionados seguindo a imagem 02. Campos da tela: Nº Tipo Título Regra de negócio 1 Texto CARACTERIZAÇÃO DA DEFICIÊNCIA 2 Texto Descrição detalhada das alterações físicas, sensoriais, Texto informativo. Texto informativo.

14 intelectuais e mentais: 3 Texto Restam 2000 caracteres a digitar Texto informativo. 4 Campo texto Campo texto com limitação de 2000 caracteres. 5 Texto Descrição das limitações funcionais para atividades da vida diária e social e dos apoios necessários: 6 Texto Restam 2000 caracteres a digitar Texto informativo. Texto informativo. 7 Campo texto Campo texto com limitação de 2000 caracteres. 8 Campo Idade de início: Campo numérico com limitação de 3 caracteres; Somente deverá permitir a digitação de números numérico inteiros. 9 Texto DEFICIÊNCIA Texto informativo. MENTAL PSICOSSOCIAL 10 CheckBox Deverá ser inserido dois checkbox com os respectivos textos: o Conforme Convenção ONU Esquizofrenia, outros transtornos psicóticos, outras limitações psicossociais, informar se há outras doenças associadas e data de início de manifestações da doença (assinalar também as limitações para habilidades no quadro acima) Anexar laudo especialista. o Não ocorre enquadramento

15 11 Texto DEFICIÊNCIA MENTAL ESPECTRO AUTISTA Quando um checkbox for marcado, o outro deverá ser desabilitado. Se o checkbox for desmarcado, o outro deverá ser habilitado; Somente um checkbox poderá estar marcado. Texto informativo. 12 CheckBox Deverá ser inserido dois checkbox com os respectivos textos: o Lei 12764/2012 Espectro Autista. Anexar laudo do especialista. o Não ocorre enquadramento Quando um checkbox for marcado, o outro deverá ser desabilitado. Se o checkbox for desmarcado, o outro deverá ser habilitado; Somente um checkbox poderá estar marcado. 13 Lista CID Deverá ser inserida a lista CID exatamente igual a localizada na sub-aba 6 - Pessoa com Deficiência - PcD da aba 10 Exame Físico, acessada através do menu: Saúde > Nova ficha clinica > Abrir FCO, isso inclui seu funcionamento e informações. 14 Texto Deverá ser alterado os textos respectivamente para: o Cegueira - Acuidade visual igual ou menor 0,05 (20/400) no melhor olho, com a melhor correção óptica. ; o Baixa Visão - Acuidade visual entre 0,3 (20/60) e 0,05 (20/400) no melhor olho com a melhor correção óptica. ; 15 Texto Intelectual Deverá ser substituído o texto Mental por Intelectual 16 Texto Utilização de recursos da comunidade Deverá ser alterado o texto Utilização da comunidade por Utilização de recursos da comunidade 17 Texto Visão Monocular Deverá ser alterado o texto campo de visão por Visão Monocular 18 Campos Conforme parecer CONJUR/MTE Deverá ser alterado os campos seguindo a estrutura da imagem 444/11: cegueira, na qual a

16 acuidade visual é igual ou menor que 0,05 (20/400) em um olho (ou cegueira declarada por oftalmologista). Anexar laudo do especialista 19 Lista CID Deverá ser inserida a lista CID exatamente igual a localizada na sub-aba 6 - Pessoa com Deficiência - PcD da aba 10 Exame Físico, acessada através do menu: Saúde > Nova ficha clinica > Abrir FCO, isso inclui seu funcionamento e informações.

17 Evidencia visual: Imagem 02: Tela Sub-aba 7 Caracterização do PcD

18 10. Tela Cadastrar Perigos p/ Vários GHEs: A descrição Atestado de PcD, localizado no menu: Saúde > Relatórios > Relatórios da Saúde deverá ser alterado para Relatório/Atestado PcD; O texto informativo do caminho de navegação Saúde / Relatórios / Relatórios da saúde / Atestado de PcD deverá ser alterado para Saúde / Relatórios / Relatórios da saúde / Relatório e Atestado PcD. Esse texto é exibido na tela acessada através do menu: Saúde > Relatórios > Relatórios da Saúde > Relatório/Atestado PcD. Evidencia visual: 12. Tela Atestado de PcD: 11. Imagem 03 Tela de Atestado de PcD O relatório emitido através da opção Relatório do PcD exibida na tela Atestado de PcD, acessada através do menu: Saúde > Relatórios > Relatórios da Saúde > Atestado de PcD, deverá ser removido o texto do item II Caracterização da Deficiência, que está em destaque na imagem 04: Evidencia visual:

19 13. Imagem 04: Texto que deverá ser removido 14. Tela Cadastrar Perigos p/ Vários GHEs: O relatório emitido através da opção Relatório do PcD exibida na tela Atestado de PcD, acessada através do menu: Saúde > Relatórios > Relatórios da Saúde > Atestado de PcD, deverá ser alterado seguindo as regras definidas abaixo: As informações do relatório deverão ser reposicionadas seguindo a imagem 05. Campos da tela: Nº Tipo Regra de negócio 1 Texto Deverá ser concatenado o texto: Descrição detalhada das alterações físicas, sensoriais, intelectuais e mentais: com o texto correspondente ao campo Descrição detalhada das alterações físicas, sensoriais, intelectuais e mentais:, exibido na sub-aba 7 - Caracterização de PcD da aba 10 Exame Físico, acessada através do menu: Saúde > Nova ficha clinica > Abrir FCO. 2 Texto Deverá ser concatenado o texto: Descrição das limitações funcionais para atividades da vida diária e social e dos apoios necessários: com o texto correspondente ao campo Descrição das limitações funcionais para atividades da vida diária e social e dos apoios necessários:, exibido na sub-aba 7 - Caracterização de PcD da aba 10 Exame Físico, acessada através do menu: Saúde > Nova ficha clinica > Abrir FCO.

20 3 Texto Deverá ser inserido o texto: Conclusão: A pessoa está enquadrada nas definições dos artigos 3º e 4º do Decreto nº 3.298/1999, com alterações do Dec. 5296/2004, Lei 12764/2012, de acordo com dispositivos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência promulgada pelo Decreto n /2009 e recomendações da IN 98/SIT/ Texto Deverá ser inserido o título e as opções do campo DEFICIÊNCIA MENTAL PSICOSSOCIAL, exibido na sub-aba 7 - Caracterização de PcD da aba 10 Exame Físico, acessada através do menu: Saúde > Nova ficha clinica > Abrir FCO. 5 Texto Deverá ser inserido o título e as opções do campo DEFICIÊNCIA MENTAL ESPECTRO AUTISTA, exibido na sub-aba 7 - Caracterização de PcD da aba 10 Exame Físico, acessada através do menu: Saúde > Nova ficha clinica > Abrir FCO. 6 Texto Deverá ser inserido o texto: Assinatura e carimbo do Profissional de nível superior da área da saúde/especialidade ; 7 Texto Deverá ser inserido o texto: Estou ciente de que estou sendo enquadrado na cota de pessoas com deficiência/reabilitados da empresa. Autorizo a apresentação deste Laudo e exames ao Ministério do Trabalho e Emprego. 8 Texto Deverá ser inserido o texto: Data: e Assinatura do avaliado: 9 Texto Deverá ser inserido o texto correspondente da lista CID de cada campo, exibido na sub-aba 7 - Caracterização de PcD da aba 10 Exame Físico, acessada através do menu: Saúde > Nova ficha clinica > Abrir FCO 10 Texto Deverá ser alterado os textos respectivamente para: o Cegueira - Acuidade visual igual ou menor 0,05 (20/400) no melhor olho, com a melhor correção óptica. ; o Baixa Visão - Acuidade visual entre 0,3 (20/60) e 0,05 (20/400) no melhor olho com a melhor correção óptica. ; 11 Texto Deverá ser inserido o título e as opções do campo Visão Monocular, exibido na sub-aba 7 - Caracterização de PcD da aba 10 Exame Físico, acessada através do menu: Saúde > Nova ficha clinica > Abrir FCO. 12 Texto Dever ser alterado o texto Mental por Intelectual 13 Texto Dever ser alterado o texto Utilização da comunidade por Utilização de recursos da comunidade

21 Nas páginas seguintes do relatório deverá ser inserido o texto abaixo, substituindo as informações antigas do relatório, mas respeitando a formatação original: ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO. DEFICIÊNCIA FÍSICA Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física. Sempre descrever a alteração anatômica, a limitação funcional e o grau da limitação. Sequela de poliomielite se apresenta como paresias e plegias, marcar a que for o caso conforme conceito abaixo descrito. Não marcar deformidade adquirida. Paraplegia Paralisia dos membros inferiores ou superiores. Monoplegia Paralisia de um só membro ou grupo muscular. Triplegia Paralisia de 3 membros. Tetraplegia Paralisia dos 4 membros. Hemiplegia Paralisia de um dos lados do corpo. Paraparesia Paralisia incompleta de nervo ou músculo dos membros inferiores ou superiores que não perderam inteiramente a sensibilidade e o movimento. Monoparesia Paralisia incompleta de nervo ou músculo de um só membro que não perdeu inteiramente a sensibilidade e o movimento. Triparesia - Paralisia incompleta de nervo ou músculo de 3 membros que não perderam inteiramente a sensibilidade e o movimento. Tetraparesia - Paralisia incompleta de nervo ou músculo dos membros inferiores e superiores que não perderam inteiramente a sensibilidade e o movimento. Hemiparesia Paralisia incompleta de nervo ou músculo de um dos lados do corpo que não perdeu inteiramente a sensibilidade e o movimento. * Definição de paralisia: abolição completa, no que respeita à mobilidade voluntária, da capacidade de efetuar um movimento em certo território do corpo; paralise; entorpecimento; tolhimento; marasmo; impossibilidade de operar; Ostomia Abertura artificial de um órgão ou segmento corporal. Exemplos: colostomia, ileostomia, urostomia, traqueostomia. Necessário descrever o tipo de ostomia conforme os exemplos. Nanismo Descrever a estatura em metros ou centímetros. Não deve ultrapassar 1,40m ou 140 cm. Amputação ou ausência de membro: Amputação de quirodáctilos: deve-se levar em conta o prejuízo funcional, não sendo aceitas para inclusão as perdas somente do 5º quirodáctilo ou segmentos falangianos do 4º quirodáctilo, somente a perda total do 4º quirodáctilo. 1º e 2º quirodáctilos perda da falange proximal. Perda de segmento de 2 quirodáctilos desde que perda da falange proximal de um deles. Perda de 3 ou mais falanges de 3 ou mais quirodáctilos. Amputação de pododáctilos: perda total de todos os dedos de um ou de ambos os pés. 1º pododáctilo perda da falange proximal. Perda de 2 pododáctilos desde que atingida a falange proximal de ambos. Paralisia cerebral: descrever a deficiência e o grau da limitação funcional. Membros com deformidade congênita: Descrever a alteração anatômica, a limitação em relação aos movimentos e principalmente o grau de limitação destes movimentos. Membros com deformidade adquirida: Descrever a alteração anatômica, a limitação em relação aos movimentos e principalmente o grau de limitação destes movimentos. Patologias articulares descrever a patologia desencadeante da incapacidade funcional, a alteração anatômica, a limitação em relação aos movimentos e principalmente o grau de limitação destes movimentos (mínimo, médio, máximo). Doença articular não pode estar em fase incapacitante e a limitação deve ser definitiva. Exemplos: Espondilite anquilosante, artrite reumatóide. Patologias de coluna vertebral - somente são enquadradas se houver grave comprometimento funcional dos membros inferiores ou superiores. Descrever a alteração anatômica, a limitação em relação aos movimentos e principalmente o grau de limitação destes movimentos. Escoliose sem comprometimento funcional não se enquadra. Discrepância de membros inferiores deverá ser colocada a medida da discrepância, que para o enquadramento deve ser de 4 cm ou mais. Se tiver menos, porém com alguma limitação, colocar só a limitação. * Não incluir deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções. Lábio leporino - descrever se tiver falta de correção ou grave disfunção da fala.

22 Tartamudos (gago) - descrever se tem disfunção grave da fala. DEFICIÊNCIA AUDITIVA Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (db) ou mais, aferida por audiograma nas freqüências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz. A perda deve ser observada em cada uma das frequências isoladamente ou aplicando o conceito de média. ** O texto do Decreto 5296 não relata conceito de média, porém cita quarenta e um decibéis (db) ou mais. Resultados de 41 db são encontrados em cálculo de média. Frequências isoladas são múltiplas de 5. O S4 permite as duas opções de caracterização: média e frequências isoladas. Os DRs poderão optar conforme entendimento local. ** Em anexo o Parecer Conselho Federal de Fonoaudiologia CS nº 31, de 1º de março de 2008 que dispõe sobre a interpretação deste Conselho a respeito deste assunto. Mesmo que uma das orelhas apresente perda total (anacusia), se a outra não apresentar perdas superiores a 41 db nas frequências isoladas ou na média não se considera como deficiência para cumprimento de Cota por não atender o conceito de bilateralidade. ** Anexar audiometria. DEFICIÊNCIA VISUAL Cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 (20/400) no melhor olho, com a melhor correção óptica; Baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 (20/60) e 0,05(20/400) no melhor olho, com a melhor correção óptica; Casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60 graus; Ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores; **Anexar laudo com acuidade visual e/ou campimetria. ** Visão Monocular: enquadramento segundo determinação da DSST DEFICIÊNCIA MENTAL Funcionamento intelectual significativamente inferior à média, isto é, de grau moderado a severo, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: Comunicação; Cuidado pessoal; Habilidades sociais; Utilização dos recursos da comunidade; Saúde e segurança; Habilidades acadêmicas; Lazer; e Trabalho. ** Anexar laudo psiquiátrico/neurológico ou psicológico. ** Outras patologias psiquiátricas - NÃO SÃO VÁLIDAS. DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA Preencher os dados dos campos se for deficiência física e anexar laudo comprobatório. IMPORTANTE:

23 Preencher todos os campos pertinentes principalmente a descrição da incapacidade funcional. Todas as limitações funcionais devem ser descritas e quantificadas (grau mínimo/leve, grau médio/moderado, grau máximo). Marcar obrigatoriamente os quadradinhos nas caracterizações que NÃO ocorrerem enquadramento quando o médico estiver utilizando o formulário físico Preencher no formulário do PcD o resultado do exame audiométrico e da acuidade visual anexando a audiometria e o exame oftalmológico. Anexar ao formulário do PcD o laudo psiquiátrico no caso de deficiência mental. Descrever no campo Descrição da incapacidade funcional o seu parecer sobre o laudo do médico especialista assistente. Anexar certificado fornecido pelo INSS para os casos de Reabilitação Profissional. Anexar, preferencialmente, laudos médicos originais. Grupo da Saúde Comitê S4.

24

25 Imagem 05 Relatório 15. Tela Atestado de PcD: A tela Atestado de PcD, acessada através do menu: Saúde > Relatórios > Relatórios da Saúde > Atestado de PcD, deverá ser inserido os campos: Nome do trabalhador ou parte dele, Data de nascimento, NIT, CPF, RG e o botão Confirmar, conforme demonstrado na imagem abaixo. Essa tela deverá ser exibida logo após ser selecionada uma empresa, e tem o objetivo de localizar os trabalhadores que possuam requisições. Deverá ser criado a tela com a tabela de resultado, conforme imagem abaixo, que será exibida logo após o usuário localizar o trabalhador:

26 Após o usuário selecionar a requisição, deverá ser exibida a tela conforme a imagem abaixo. O relatório PcD e Atestado de PcD gerado nessa tela, deverão ser os mesmos que são gerados na aba 13 Conduta da tela Abrir FCO, acessado através do menu: Saúde > Nova ficha clínica > Abrir FCO.

27 Deverá ser alterado o documento.docx, seguindo o novo template do relatório do PcD, detalhado na demanda 5. Esse documento deverá ser substituído, pela já existente, disponível no item Formulário Pessoa com deficiência PcD exibido na tela Formulário de saúde, acessada através do menu: Saúde > Formulário de saúde. Deverá ser removido a lista CID, exibido na sub-aba 6 Pessoa com Deficiência da aba 10 Exame Físico, acessada através do menu: Saúde > Nova ficha clinica > Abrir FCO :

NAGEH Pessoas 15/03/2017

NAGEH Pessoas 15/03/2017 NAGEH Pessoas 15/03/2017 O sucesso deste grupo (NAGEH Pessoas) dependerá da maneira de como empregamos o nosso... Talento: habilidades inatas das pessoas, ou capacidade natural para realizar determinadas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2018/1, CAMPUS GOIANÉSIA. ANEXO I e II REQUERIMENTO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS

PROCESSO SELETIVO 2018/1, CAMPUS GOIANÉSIA. ANEXO I e II REQUERIMENTO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS PROCESSO SELETIVO 2018/1, CAMPUS GOIANÉSIA ANEXO I e II REQUERIMENTO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS O candidato deverá enviar, o original deste Requerimento de Condições Especiais e o Laudo Médico, exclusivamente

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2017/1, CAMPUS RIO VERDE ANEXO I REQUERIMENTO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS

PROCESSO SELETIVO 2017/1, CAMPUS RIO VERDE ANEXO I REQUERIMENTO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS PROCESSO SELETIVO 2017/1, CAMPUS RIO VERDE ANEXO I REQUERIMENTO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS O candidato deverá enviar exclusivamente via SEDEX, o original deste requerimento devidamente preenchido, juntamente

Leia mais

ANEXO I DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA TODOS OS CANDIDATOS

ANEXO I DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA TODOS OS CANDIDATOS ANEXO I DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA TODOS OS CANDIDATOS O candidato deverá apresentar os seguintes documentos para a matrícula, original e fotocópia: a) Uma foto recente 3x4. b) CPF próprio (original

Leia mais

ANEXO I REQUERIMENTO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS

ANEXO I REQUERIMENTO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA PARA O CURSO DE MEDICINA 2016/2 ANEXO I REQUERIMENTO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS O candidato deverá protocolar este requerimento devidamente preenchido, juntamente

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ANEXO III - FORMULÁRIO PARA RECURSOS

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ANEXO III - FORMULÁRIO PARA RECURSOS ANEXO III - FORMULÁRIO PARA RECURSOS Nome do candidato: Ao IAUPE: Como candidato a Seleção pública para A FUNAPE, para a função de, solicito a revisão da questão nº, sob os seguintes argumentos: Recife,

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 04/2018, DE 06 DE MARÇO DE 2018

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 04/2018, DE 06 DE MARÇO DE 2018 EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 04/2018, DE 06 DE MARÇO DE 2018 Edital de Procedimentos de Homologação da Condição de Pessoas com Deficiência - Processo Seletivo (PS) 2018-2 A Universidade

Leia mais

Acesso de Pessoas com Deficiência ao Ensino Superior

Acesso de Pessoas com Deficiência ao Ensino Superior Acesso de Pessoas com Deficiência ao Ensino Superior Lei 13146 Estatuto da Pessoa com Deficiência (PcD) Estabelece a prioridade, o atendimento e os direitos. Os artigos 27 e 28 garantem o direito à educação.

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 01/2018

EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 01/2018 EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 01/2018 Edital de Procedimentos de Homologação da Condição de Pessoas com Deficiência PROCESSO SELETIVO SISU/UFU Edição 2018-1 A Universidade Federal

Leia mais

NECESSIDADE DE INCLUSÃO E

NECESSIDADE DE INCLUSÃO E NECESSIDADE DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NAS EMPRESAS Fábio de Oliveira Vallim Débora Campos Prof. Helvecio Siqueira de Oliveira CENTRO DE REFERÊNCIA NO ATENDIMENTOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Escola Senai

Leia mais

MATRÍCULAS HORÁRIO. CURSOS MÉDIO INTEGRADO 09 a 10/01/ :00 às 12:00 e 13:00 às 17:00

MATRÍCULAS HORÁRIO. CURSOS MÉDIO INTEGRADO 09 a 10/01/ :00 às 12:00 e 13:00 às 17:00 CALENDÁRIO DE MATRÍCULA TURMAS INGRESSANTES CURSOS TÉCNICOS REGULARES 1º SEM. 2017 CAMPUS SERRA TALHADA LOCAL DE MATRÍCULA: SECRETARIA DE CONTROLE ACADÊMICO MATRÍCULAS HORÁRIO CURSOS MÉDIO INTEGRADO 09

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação EDITAL COMPLEMENTAR AO EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 02/2019 Edital de Procedimentos de Homologação da Condição de Pessoas com Deficiência - Processo Seletivo (PS) 2019-2 A Universidade Federal de Uberlândia

Leia mais

DECRETO Nº de 14 de abril de 2016.

DECRETO Nº de 14 de abril de 2016. DECRETO Nº 33369 de 14 de abril de 2016. Regulamenta a Lei Municipal nº 7.455, de 7 de Janeiro de 2016, que dispõe sobre a instituição do BILHETE ÚNICO ESPECIAL, que concede isenção no pagamento da tarifa

Leia mais

DO ESTADO DE PERNAMBUCO ANEXO II FICHA DE INSCRIÇÃO

DO ESTADO DE PERNAMBUCO ANEXO II FICHA DE INSCRIÇÃO 1. DADOS PESSOAIS ANEXO II FICHA DE INSCRIÇÃO NOME DO CANDIDATO Nº DO DOC. DE IDENTIDADE ÓRGÃO EXP. UF SEXO F M Nº DO CPF/CIC DO CANDIDATO - ENDEREÇO (RUA, AVENIDA, PRAÇA) NÚMERO APTO BAIRRO CIDADE UF

Leia mais

Cuidado Integral à Saúde de todos os Trabalhadores: desafio do profissional de saúde. 23/03/2013 Dra. Marcia Bandini

Cuidado Integral à Saúde de todos os Trabalhadores: desafio do profissional de saúde. 23/03/2013 Dra. Marcia Bandini Cuidado Integral à Saúde de todos os Trabalhadores: desafio do profissional de saúde 23/03/2013 Dra. Marcia Bandini 1 Questões Centrais Quem é e o que faz o(a) médico(a) do trabalho? Embasamento teórico

Leia mais

A AVALIAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E INCAPACIDADES NOVA CLASSIFICAÇÃO NO BRASIL CLASSIFICAÇÃO. LEI n 7.853/89 e DECRETO n 914/93

A AVALIAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E INCAPACIDADES NOVA CLASSIFICAÇÃO NO BRASIL CLASSIFICAÇÃO. LEI n 7.853/89 e DECRETO n 914/93 EVOLUÇÃO DA LEGISLAÇÃO E DA TERMINOLOGIA CONSTITUIÇÕES ANTERIORES: - DESVALIDOS; - EXCEPCIONAIS. A AVALIAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E INCAPACIDADES NOVA CLASSIFICAÇÃO NO BRASIL EMENDA CONSTITUCIONAL

Leia mais

CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Manual do Usuário

CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Manual do Usuário 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO GERAL DO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CENSO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

ANEXO I DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA TODOS OS CANDIDATOS

ANEXO I DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA TODOS OS CANDIDATOS ANEXO I DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA TODOS OS CANDIDATOS O candidato deverá apresentar os seguintes documentos para a matrícula, original e fotocópia: a) Uma foto recente 3x4. b) CPF próprio (original

Leia mais

CARTILHA TRANSPORTE PÚBLICO EM ITAPEVI PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

CARTILHA TRANSPORTE PÚBLICO EM ITAPEVI PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO 4ª Promotoria de Justiça de Itapevi CARTILHA TRANSPORTE PÚBLICO EM ITAPEVI PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Rua Bélgica, 405 - Jardim Santa Rita - CEP. 06690-280 Telefone:

Leia mais

CHEQUE MORADIA FEV

CHEQUE MORADIA FEV CHEQUE MORADIA FEV - 2016 CHEQUE MORADIA É o instrumento de operacionalização do Programa CHEQUE MORADIA (Nossa Casa), que permite o aproveitamento do crédito outorgado do ICMS ao fornecedor de mercadoria

Leia mais

DECRETO N , DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999

DECRETO N , DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999 DECRETO N. 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999 Regulamenta a Lei n.º 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas

Leia mais

PROGRAMA DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

PROGRAMA DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PROGRAMA DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Objetivos do programa Proporcionar espaço para que a Pessoa com deficiência expresse suas habilidades, considerando-se suas limitações.] Direcionar a PCD

Leia mais

GRATUIDADE - RIOCARD

GRATUIDADE - RIOCARD GRATUIDADE - RIOCARD Coordenação de Reabilitação da Pessoa com Deficiência - CR S/SUBPAV/SAP/CR Cida Vidon Lilian Canedo Beatriz Werneck Andrea Marcolino CONHECER O DECRETO 41.575 DE 18/4/16 RIOCARD CADASTRADO

Leia mais

ANEXO II FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. Nº DE INSCRIÇÃO Município de concorrência 1. Nome do Candidato

ANEXO II FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. Nº DE INSCRIÇÃO Município de concorrência 1. Nome do Candidato ANEXO II FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Nº DE INSCRIÇÃO Município de concorrência 1. Nome do Candidato 2. Número doc. de Identidade 3. Órgão Expedidor 4. UF 5. Nascimento 6. Sexo 7. CPF 1. Masculino 2. Feminino

Leia mais

Retificação N 01/2017 CALENDÁRIO DE MATRÍCULA DE TURMAS INGRESSANTES - SiSU

Retificação N 01/2017 CALENDÁRIO DE MATRÍCULA DE TURMAS INGRESSANTES - SiSU Retificação N 01/2017 CALENDÁRIO DE MATRÍCULA DE TURMAS INGRESSANTES - SiSU 1º e 2 SEMESTRE DE 2017 CAMPUS PETROLINA LOCAL DE MATRÍCULA: SECRETARIA DE CONTROLE ACADÊMICO MATRÍCULAS SITUAÇÃO DATA HORÁRIO

Leia mais

Lei de Cotas 8.813/91 - MTE. Para fins de reserva legal de cargos, o que é pessoa com deficiência?

Lei de Cotas 8.813/91 - MTE. Para fins de reserva legal de cargos, o que é pessoa com deficiência? Lei de Cotas 8.813/91 - MTE A legislação estabeleceu a obrigatoriedade de as empresas com cem (100) ou mais empregados preencherem uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência. A reserva legal

Leia mais

ORIENTAÇÕES PREENCHIMENTO LAUDO CARACTERIZADOR VERSÃO DETALHADA)

ORIENTAÇÕES PREENCHIMENTO LAUDO CARACTERIZADOR VERSÃO DETALHADA) ORIENTAÇÕES PREENCHIMENTO LAUDO CARACTERIZADOR VERSÃO DETALHADA) Para deficiência física, preencher o laudo de caracterização de deficiência. Sugere-se o modelo disponível no SFEL. Qualquer médico ou profissional

Leia mais

1 - RETIFICAÇÃO QUANTO A LEGENDA DAS VAGAS OFERECIDAS ANEXO I

1 - RETIFICAÇÃO QUANTO A LEGENDA DAS VAGAS OFERECIDAS ANEXO I PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ESTUDANTES NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EAD PARA O INGRESSO EM 2016.2 Edital nº. 45, de 07 Novembro de 2016. 1 - RETIFICAÇÃO

Leia mais

ANEXO II FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. 2. Número doc. de Identidade 3. Órgão Expedidor 4. UF

ANEXO II FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. 2. Número doc. de Identidade 3. Órgão Expedidor 4. UF ANEXO II FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO 1. Nome do Candidato 2. Número doc. de Identidade 3. Órgão Expedidor 4. UF 5. Nascimento 6. Sexo 7. CPF 1.Masculino 2.Feminino 8. Endereço Permanente (rua/avenida, nº)

Leia mais

PROGRAMA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MUNDO DO TRABALHO

PROGRAMA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MUNDO DO TRABALHO PROGRAMA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MUNDO DO TRABALHO MTE SRTE/SP MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO DO ESTADO DE SÃO PAULO Seção de Fiscalização

Leia mais

GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS. Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil

GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS. Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS Caracterização do Município Doenças Crônicas Equipe Parque Oswaldo Cruz Daniel Soranz Medico de Família e Comunidade Equipe Parque Oswaldo Cruz Caracterização do Município

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 79, DE 15 DE OUTUBRO DE 2014.

RESOLUÇÃO Nº 79, DE 15 DE OUTUBRO DE 2014. RESOLUÇÃO Nº 79, DE 15 DE OUTUBRO DE 2014. Dispõe sobre a reserva de vagas em concursos públicos para provimento de cargos na carreira de Procurador do Estado do Rio Grande do Sul. O PROCURADOR-GERAL DO

Leia mais

Estado do Tocantins Tribunal de Justiça 1ª Vara Cível de Araguatins S E N T E N Ç A

Estado do Tocantins Tribunal de Justiça 1ª Vara Cível de Araguatins S E N T E N Ç A Estado do Tocantins Tribunal de Justiça 1ª Vara Cível de Araguatins Processo nº 0002315-74.2018.827.2707 Autora: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Réu: ESTADO DO TOCANTINS S E N T E N Ç A Cuida-se de AÇÃO ORDINÁRIA

Leia mais

Quadro das deficiências definidas no Decreto nº 5.296/2004 para cumprimento da Lei de Cotas - Lei 8.213/91

Quadro das deficiências definidas no Decreto nº 5.296/2004 para cumprimento da Lei de Cotas - Lei 8.213/91 Quadro das deficiências definidas no Decreto nº 5.296/2004 para cumprimento da Lei de Cotas - Lei 8.213/91 A Deficiência Física A deficiência física é definida como qualquer alteração, completa ou parcial,

Leia mais

2. DOCUMENTOS COMUNS A TODOS OS CANDIDATOS INSCRITOS NA CONDIÇÃO DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA Cotas L9, L10, L13 e L14:

2. DOCUMENTOS COMUNS A TODOS OS CANDIDATOS INSCRITOS NA CONDIÇÃO DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA Cotas L9, L10, L13 e L14: ANEXO I - MATRÍCULA CHAMADA ÚNICA - DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA AOS CANDIDATOS INSCRITOS NAS VAGAS RESERVADAS À AMPLA CONCORRÊNCIA, ÀS COTAS E ÀS AÇÕES AFIRMATIVAS - EDITAL Nº 66/2018-UFRPE 1. ORIENTAÇÕES GERAIS

Leia mais

ANEXO I. Concurso Vestibular 2019: vagas para o período letivo Ampla Concorrência (50%)

ANEXO I. Concurso Vestibular 2019: vagas para o período letivo Ampla Concorrência (50%) ANEXO I Concurso Vestibular 2019: vagas para o período letivo 2019.1 ÁREAS Exatas e da Terra Engenharias CÓDIGO / CURSO / TURNO Cód. 101 Matemática - (*) Cód. 102 - Ciência da Computação (**) Cód. 103

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MS-SEDH Nº 02, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003

PORTARIA INTERMINISTERIAL MS-SEDH Nº 02, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003 PORTARIA INTERMINISTERIAL MS-SEDH Nº 02, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE e o SECRETÁRIO ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, considerando o disposto na Lei

Leia mais

RELEASE NOTES S4 4.01

RELEASE NOTES S4 4.01 RELEASE NOTES S4 4.01 Sumário SQUATRO_1_35 REVISÃO E AJUSTES MÓDULO SAÚDE NOVA FCO...8 1. Nova estrutura de abas para a FCO simplificada...8 2. FCO Simplificada (Aba 1 Identificação)...9 3. FCO Simplificada

Leia mais

ANEXO II FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. Nº DE INSCRIÇÃO Município de concorrência 1. Nome do Candidato

ANEXO II FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. Nº DE INSCRIÇÃO Município de concorrência 1. Nome do Candidato ANEXO II FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Nº DE INSCRIÇÃO Município de concorrência 1. Nome do Candidato 2. Número doc. de Identidade 3. Órgão Expedidor 4. UF 5. Nascimento 6. Sexo 7. CPF 1. Masculino 2. Feminino

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, de 21 de dezembro de 2018.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, de 21 de dezembro de 2018. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12, de 21 de dezembro de 2018. Regulamenta os fluxos e procedimentos de identificação, acompanhamento e realização do Plano Educacional Individualizado (PEI) dos estudantes com necessidades

Leia mais

RELEASE NOTES SQUATRO_1_44 REVISÃO E AJUSTES MÓDULO PCMAT PACOTE DE PRIORIDADES 1

RELEASE NOTES SQUATRO_1_44 REVISÃO E AJUSTES MÓDULO PCMAT PACOTE DE PRIORIDADES 1 RELEASE NOTES SQUATRO_1_44 REVISÃO E AJUSTES MÓDULO PCMAT PACOTE DE PRIORIDADES 1 Sumário 1 Ficha de declaração de escopo...3 2 Carga nas tabelas do PCMAT...3 3 Alteração na tela de cadastro da vigência

Leia mais

DEC: DECRETO Nº , DE 20 DE FEVEREIRO DE 2006.

DEC: DECRETO Nº , DE 20 DE FEVEREIRO DE 2006. DEC: 44.300 DECRETO Nº 44.300, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2006. Regulamenta a LEI Nº 10.228, de 6 de julho de 1994,e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso da atribuição

Leia mais

ANEXO I DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA TODOS OS CANDIDATOS

ANEXO I DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA TODOS OS CANDIDATOS ANEXO I DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA TODOS OS CANDIDATOS O candidato deverá apresentar os seguintes documentos para a matrícula, original e fotocópia: a) Uma foto recente 3x4. b) CPF próprio (original

Leia mais

ANEXO I DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA TODOS OS CANDIDATOS

ANEXO I DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA TODOS OS CANDIDATOS ANEXO I DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA TODOS OS CANDIDATOS O candidato deverá apresentar os seguintes documentos para a matrícula, original e fotocópia: a) Uma foto recente 3x4. b) CPF próprio (original

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ANEXO V EDITAL PROGRAD nº. 011/2018 * Os documentos listados abaixo que não conterem assinatura, não

Leia mais

SEGUNDO REMANEJAMENTO CAMPUS SALGUEIRO MODALIDADES: MÉDIO INTEGRADO E SUBSEQUENTE

SEGUNDO REMANEJAMENTO CAMPUS SALGUEIRO MODALIDADES: MÉDIO INTEGRADO E SUBSEQUENTE SEGUNDO REMANEJAMENTO CAMPUS SALGUEIRO MODALIDADES: MÉDIO INTEGRADO E SUBSEQUENTE O DIRETOR GERAL DO CAMPUS SALGUEIRO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO, divulga

Leia mais

FICHA CANDIDATO COTA PCD SISU º SEMESTRE I IDENTIFICAÇÃO II SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA III TRAJETÓRIA ESCOLAR

FICHA CANDIDATO COTA PCD SISU º SEMESTRE I IDENTIFICAÇÃO II SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA III TRAJETÓRIA ESCOLAR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ANEXO V EDITAL PROGRAD nº. 004/2018 FICHA CANDIDATO COTA PCD SISU 2018 1º SEMESTRE I IDENTIFICAÇÃO Nome

Leia mais

CONVÊNIO ICMS 135, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2012

CONVÊNIO ICMS 135, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2012 CONVÊNIO ICMS 135, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2012 Publicado no DOU de 20.12.12, pelo Despacho 276/12. Ratificação no DOU de 08.01.13, pelo Ato Declaratório 01/13. Altera o Convênio ICMS 38/12, que concede isenção

Leia mais

GRATUIDADE - RIOCARD

GRATUIDADE - RIOCARD GRATUIDADE - RIOCARD Coordenação de Reabilitação da Pessoa com Deficiência - CR S/SUBPAV/SAP/CR Cida Vidon Lilian Canedo Beatriz Werneck Andrea Marcolino 1 CONHECER O DECRETO 41.575 DE 18/4/16 e Decreto

Leia mais

ANEXO II - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. 2. Número do RG (Identidade) 3. Órgão Expedidor 4. UF. 11. UF 12. CEP 13. Telefone residencial /Celular

ANEXO II - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. 2. Número do RG (Identidade) 3. Órgão Expedidor 4. UF. 11. UF 12. CEP 13. Telefone residencial /Celular ANEXO II - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO F O T O 3 X 4 1. Nome do Candidato 2. Número do RG (Identidade) 3. Órgão Expedidor 4. UF 5. Nascimento 6. Sexo (F/M) 7. CPF 8. Endereço Permanente (rua/avenida, nº) 9.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - Ufac PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - Proaes

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - Ufac PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - Proaes UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - Ufac PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - Proaes EDITAL Nº 18/2018 Proaes PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL AUXÍLIO PARA PARTICIPAÇÃO JOGOS PARALÍMPICOS UNIVERSITÁRIOS

Leia mais

RELEASE NOTES VERSÃO 2.15

RELEASE NOTES VERSÃO 2.15 RELEASE NOTES VERSÃO 2.15 Página 1 de 113 ÍNDICE RELEASE NOTES DA VERSÃO 2.15 9 1) Itens de Menu Criados 9 IMPLEMENTAÇÕES DO JIRA SQUATRO-290 9 MÓDULO PROGRAMA 9 2) Alteração na Tela de cadastramento de

Leia mais

Local de Oferta: Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (Cabo de Santo Agostinho, PE)

Local de Oferta: Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (Cabo de Santo Agostinho, PE) Termo de Adesão 1. Informações da IES Nome: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO Sigla: UFRPE Código: 587 CNPJ: 24.416.174/0001-06 Unidade Administrativa: Pública Federal Categoria Administrativa:

Leia mais

GLOSSÁRIO. Veja a seguir um glossário das necessidades especiais/educação Especial, segundo o Instituto Ethos (2005).

GLOSSÁRIO. Veja a seguir um glossário das necessidades especiais/educação Especial, segundo o Instituto Ethos (2005). GLOSSÁRIO Veja a seguir um glossário das necessidades especiais/educação Especial, segundo o Instituto Ethos (2005). Atendimento escolar hospitalar - Atendimento escolar, por professor capacitado ou especializado,

Leia mais

RELEASE NOTES SQUATRO - 1_42 - TTI - DEMANDAS PCMAT

RELEASE NOTES SQUATRO - 1_42 - TTI - DEMANDAS PCMAT RELEASE NOTES SQUATRO - 1_42 - TTI - DEMANDAS PCMAT 1 Sumário 1 Relatório de Planilha de EPI's por Cargo constante no ANEXO IV do Caderno do PCMA. 3 2 Tela de cadastramento de um Canteiro/Frente de Serviço...

Leia mais

Preenchimento pelo candidato Nome. Curso. Endereço

Preenchimento pelo candidato Nome. Curso. Endereço ANEXO I Formulário para prestação e comprovação dos dados socioeconômicos dos candidatos aprovados para as vagas reservadas aos estudantes de escola pública do Processo Seletivo 2019/2 - IF Goiano - Campus

Leia mais

ERRATA Nº 01. Brasil. Lei no 8.662, de 7 de junho de Dispõe sobre a profissão de assistente social e dá outras providências. brasília, DF, 1993.

ERRATA Nº 01. Brasil. Lei no 8.662, de 7 de junho de Dispõe sobre a profissão de assistente social e dá outras providências. brasília, DF, 1993. ERRATA Nº 01 O Presidente da Câmara Municipal de Coari AM, no uso de suas atribuições conferidas pela Lei Orgânica Municipal, torna pública a retificação do Edital nº 001/2012, conforme a seguir: Art.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE Edital nº 001/2016 SELEÇÃO DE REPRESENTANTES DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA PARA COMPOR O COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

Leia mais

ANEXO II CURRICULO VITAE. CARGO: Nº DE INS. I DADOS PESSOAIS DE IDENTIFICAÇÃO Nome:

ANEXO II CURRICULO VITAE. CARGO: Nº DE INS. I DADOS PESSOAIS DE IDENTIFICAÇÃO Nome: ANEXO II CURRICULO VITAE CARGO: Nº DE INS. I DADOS PESSOAIS DE IDENTIFICAÇÃO Nome: Data de Nascimento: / / No de filho: Estado Civil: CPF: Registro Profissional: Identidade: Expedidor: Data: / / DENOMINAÇÃO

Leia mais

1º - As pessoas com deficiência deverão apresentar, no ato do cadastro a seguinte documentação:

1º - As pessoas com deficiência deverão apresentar, no ato do cadastro a seguinte documentação: Lei nº 465 / 2005 Estabelece o direito à dispensa do pagamento de tarifa no sistema de transporte coletivo para as pessoas com deficiência e doenças crônicas e dá outras providências ARTIGO 1º - As pessoas

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS 1 Orientações para fins de cumprimento do art. 93 da Lei nº 8.213/91. Brasília - DF 2018

CARACTERIZAÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS 1 Orientações para fins de cumprimento do art. 93 da Lei nº 8.213/91. Brasília - DF 2018 CARACTERIZAÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS 1 Orientações para fins de cumprimento do art. 93 da Lei nº 8.213/91 Brasília - DF 2018 1 Documento elaborado pela Auditora-Fiscal do Trabalho Lailah Vilela Página 1 de

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Portaria Conjunta SAD/COMPESA nº 82, de 29 de junho de 2016.

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Portaria Conjunta SAD/COMPESA nº 82, de 29 de junho de 2016. GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO Portaria Conjunta SAD/COMPESA nº 82, de 29 de junho de 2016. O SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO e o DIRETOR DA COMPANHIA PERNAMBUCANA DE SANEAMENTO COMPESA, tendo em vista as

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS Orientações Ministério do Trabalho Lailah Vilela

CARACTERIZAÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS Orientações Ministério do Trabalho Lailah Vilela CARACTERIZAÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS Orientações Ministério do Trabalho Lailah Vilela Considerando que o Brasil é signatário da Convenção da ONU sobre os direitos das Pessoas com Deficiência desde 2009, a avaliação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO NOTA OFICIAL Nº 5

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO NOTA OFICIAL Nº 5 UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COSEAC COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO ACADÊMICA PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO - 2018 NOTA OFICIAL

Leia mais

(Do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame) O Congresso Nacional decreta:

(Do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI N o, DE 2005 (Do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame) Altera a Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 30/11/2016 Identificação da Empresa MT-43-2-00025 Última Atualização 30/11/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE GESTÃO AVANÇADA INGA COORDENADORIA EXECUTIVA DE CONCURSOS PÚBLICOS - CECOP

INSTITUTO NACIONAL DE GESTÃO AVANÇADA INGA COORDENADORIA EXECUTIVA DE CONCURSOS PÚBLICOS - CECOP INSTITUTO NACIONAL DE GESTÃO AVANÇADA INGA COORDENADORIA EXECUTIVA DE CONCURSOS PÚBLICOS - CECOP EDITAL INGA/PMP No. 003/2012 CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS PREFEITURA MUNICIPAL DE

Leia mais

MATRÍCULAS DATA HORÁRIO DIVULGAÇÃO DO 1º REMANEJAMENTO 09/03/2018 A PARTIR DAS 14:00

MATRÍCULAS DATA HORÁRIO DIVULGAÇÃO DO 1º REMANEJAMENTO 09/03/2018 A PARTIR DAS 14:00 CALENDÁRIO DE MATRÍCULA TURMAS INGRESSANTES CURSOS TÉCNICOS REGULARES 1º SEM. 2018 CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL LOCAL DE MATRÍCULA: SECRETARIA DE CONTROLE ACADÊMICO MATRÍCULAS DATA HORÁRIO CURSOS SUBSEQUENTE

Leia mais

2. Vagas disponíveis: 2.1. Foram disponibilizadas vagas nas seguintes disciplinas eletivas (2/2013), conforme quadro abaixo:

2. Vagas disponíveis: 2.1. Foram disponibilizadas vagas nas seguintes disciplinas eletivas (2/2013), conforme quadro abaixo: EDITAL 12/2013 PROCESSO SELETIVO PARA SELECAO DE ALUNOS ESPECIAIS NO PROGRAMA DE POS-GRADUACAO INTERDISCIPLINAR EM DESENVOLVIMENTO COMUNITARIO PPGDC - NIVEL MESTRADO SEMESTRE 2/2013 A Comissão de Seleção

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades para as quais a sua empresa deseja fornecer;

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO NOTA OFICIAL Nº 4

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO NOTA OFICIAL Nº 4 UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COSEAC COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO ACADÊMICA PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO - 2018 NOTA OFICIAL

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 19/01/2018

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 19/01/2018 Identificação da Empresa MT-43-2-00025-4 Última Atualização 19/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA Nº 47/2016, de 23 de dezembro de 2016

EDITAL DE MATRÍCULA Nº 47/2016, de 23 de dezembro de 2016 EDITAL DE MATRÍCULA Nº 47/2016, de 23 de dezembro de 2016 Pelo presente edital faz-se saber que estarão abertas, no período de 02/01/2017 a 31/05/2017, as matrículas para turmas ingressantes e alunos da

Leia mais

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018

Identificação da Empresa. MT Última Atualização 26/01/2018 Identificação da Empresa MT-43-2-00025-5 Última Atualização 26/01/2018 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa MT-611-00001-14 Última Atualização 15/07/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA HABILITAÇÃO PHAI - PROGRAMA HABITACIONAL DE INTEGRAÇÃO 2009 São Miguel Pta G2 Servidor Público Estadual

DOCUMENTAÇÃO PARA HABILITAÇÃO PHAI - PROGRAMA HABITACIONAL DE INTEGRAÇÃO 2009 São Miguel Pta G2 Servidor Público Estadual DOCUMENTAÇÃO PARA HABILITAÇÃO PHAI - PROGRAMA HABITACIONAL DE INTEGRAÇÃO 2009 São Miguel Pta G2 Servidor Público Estadual 1. DOCUMENTAÇÃO PESSOAL DO CANDIDATO PARA ANÁLISE CADASTRAL 1.1. Documentação de

Leia mais

MATRÍCULAS DATA HORÁRIO CURSOS MÉDIO INTEGRADO 06 e 07/02/ :00 às 20:00

MATRÍCULAS DATA HORÁRIO CURSOS MÉDIO INTEGRADO 06 e 07/02/ :00 às 20:00 CALENDÁRIO DE MATRÍCULA TURMAS INGRESSANTES CURSOS TÉCNICOS REGULARES 1º e 2 SEM. 2017 CAMPUS PETROLINA LOCAL DE MATRÍCULA: SECRETARIA DE CONTROLE ACADÊMICO MATRÍCULAS DATA HORÁRIO CURSOS MÉDIO INTEGRADO

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ISENÇÃO DE IMPOSTOS POR PESSOAS COM

ORIENTAÇÕES PARA ISENÇÃO DE IMPOSTOS POR PESSOAS COM ORIENTAÇÕES PARA AQUISIÇÃO DE veículos com ISENÇÃO DE IMPOSTOS POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA O Detran-BA, a ABCTran e a ABRAMET-BA criaram em parceria este pequeno guia com orientações sobre isenção de impostos

Leia mais

GUIA DE USO GESTOR ON LINE. Através do site na aba Gestor On-Line, digitar o Login e a Senha, clicar no botão Acessar.

GUIA DE USO GESTOR ON LINE. Através do site  na aba Gestor On-Line, digitar o Login e a Senha, clicar no botão Acessar. GUIA DE USO GESTOR ON LINE ACESSAR O GESTOR ON LINE CLIMEBA Através do site www.climeba.com.br, na aba Gestor On-Line, digitar o Login e a Senha, clicar no botão Acessar. * Caso ainda não tenha seus dados

Leia mais

RELEASE NOTES V 2.10

RELEASE NOTES V 2.10 RELEASE NOTES V 2.10 Página 1 de 15 ÍNDICE RELEASE NOTES JIRA INCONSISTÊNCIA DO FOMENTO 3 Itens de Menu Criados 3 IMPLEMENTAÇÕES DO JIRA SQUATRO-227 3 Alteração na ABA Hábitos de Vida da Nova FCO Campo

Leia mais

Edital 001/2017. ANEXO I DAS COTAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PcD E AFRODESCENDENTES

Edital 001/2017. ANEXO I DAS COTAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PcD E AFRODESCENDENTES Edital 001/2017 EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO EM CARREIRAS/CARGOS DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. ANEXO I DAS COTAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PcD E AFRODESCENDENTES

Leia mais

POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE. Mantenedora INSTITUTO DE ENSINO SANTA NATALIA LTDA. ME. Mantida FACULDADE FASIPE CUIABÁ POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE

POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE. Mantenedora INSTITUTO DE ENSINO SANTA NATALIA LTDA. ME. Mantida FACULDADE FASIPE CUIABÁ POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE Mantenedora INSTITUTO DE ENSINO SANTA NATALIA LTDA. ME Mantida FACULDADE FASIPE CUIABÁ POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE REGULAMENTO MATO GROSSO POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE Dispõe sobre a Política de Acessibilidade

Leia mais

PROVIMENTO GERAL DA CORREGEDORIA APLICADO AOS JUI ZES E OFI CIOS JUDICIAIS: Professor Alexssander Augusto

PROVIMENTO GERAL DA CORREGEDORIA APLICADO AOS JUI ZES E OFI CIOS JUDICIAIS: Professor Alexssander Augusto PROVIMENTO GERAL DA CORREGEDORIA APLICADO AOS JUI ZES E OFI CIOS JUDICIAIS: Professor Alexssander Augusto Provimento nº 07, de 08/09/2010, publicado no DJ-e de 10/09/2010. Provimento nº 03, publicado no

Leia mais

EDITAL MATRÍCULA VESTIBULAR ACAFE VERÃO N 021/2011 PROEN

EDITAL MATRÍCULA VESTIBULAR ACAFE VERÃO N 021/2011 PROEN EDITAL MATRÍCULA VESTIBULAR ACAFE VERÃO N 021/2011 PROEN O PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE da UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, no uso de suas atribuições regimentais,

Leia mais

Manual Compensação de Adiantamento de Clientes

Manual Compensação de Adiantamento de Clientes Manual Compensação de Adiantamento de Clientes 1 CONCEITO 2 REQUISITOS 3 CONFIGURAÇÕES 3.1 Plano de Contas 3.2 Motivos de Movimentação 3.2.1 Baixa de Crédito de Clientes 3.2.2 Crédito de Clientes 3.2.3

Leia mais

Melhorias e Correções Patch's

Melhorias e Correções Patch's Melhorias e Correções Patch's Dezembro 2014 Relações de Melhorias ID Descrição 6221 Melhoria nas regras condicionais Senac RS Melhoria para os campos Multi-combo adicionar o campo "Descrição" no último

Leia mais

BOLETIM DE ATUALIZAÇÕES

BOLETIM DE ATUALIZAÇÕES PRODUTO: Belle Software DATA: 24/01/2019 Release Notes do Sistema Belle Software: Neste Documento encontram-se as especificações técnicas e operacionais pertinentes às atualizações a serem liberadas no

Leia mais

CONVÊNIO ICMS 50/18, DE 05 DE JULHO DE 2018

CONVÊNIO ICMS 50/18, DE 05 DE JULHO DE 2018 CONVÊNIO ICMS 50/18, DE 05 DE JULHO DE 2018 Publicado no DOU de 10.07.2018 Altera o convênio ICMS 38/12, que concede isenção do ICMS nas saídas de veículos destinados a pessoas portadoras de deficiência

Leia mais

AUTOLAC VERSÃO FINALIZAÇÃO: 27 JUL PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017

AUTOLAC VERSÃO FINALIZAÇÃO: 27 JUL PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017 VERSÃO 6.8.0 FINALIZAÇÃO: 27 JUL. 2017 PUBLICAÇÃO: 31 JUL. 2017 Prezado Cliente, Neste documento estão descritas todas as novidades da versão 6.8.0 do Autolac. Fique atento às últimas alterações do sistema.

Leia mais

Manual Linx Postos Comanda Mobile

Manual Linx Postos Comanda Mobile Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Leia mais