Grupo de Trabalho da Qualidade de Energia Elétrica (GT-QEE) Relatório da Reunião n.º 9

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Grupo de Trabalho da Qualidade de Energia Elétrica (GT-QEE) Relatório da Reunião n.º 9"

Transcrição

1 Grupo de Trabalho da Qualidade de Energia Elétrica (GT-QEE) Relatório da Reunião n.º 9 Dia: 9 de maio de 2016 Hora: 10h00 às 12h00 Local: ERSE, Rua Dom Cristóvão da Gama 1, Lisboa Participantes: (ver lista em anexo) Resumo da Reunião: A reunião do grupo de trabalho (GT) iniciou-se com a intervenção do Prof. Jorge Esteves (ERSE) que agradeceu a presença de todos os participantes. Seguidamente, referiu que a reunião tinha em vista analisar os seguintes temas: o Apresentação do conceito do "Selo de Qualidade e+" e divulgação do programa da Iniciativa "Selo de Qualidade e+"; o Preparação das apresentações relativas à Iniciativa "Selo de Qualidade e+"; o Ponto de situação dos trabalhos em curso no GA - RQS; o Iniciativa "Divulgação de Boas Práticas de manutenção de PTC". A reunião prosseguiu com uma apresentação do Prof. Jorge Esteves, tendo como objetivo partilhar com o GT-QEE a evolução do conceito "Selo de Qualidade e+" resultante das reuniões do GT dedicado a este tema (GT-Etiqueta QS+). Durante a apresentação foi explicado que o conceito "Selo de Qualidade e+" é uma ferramenta de promoção e de competitividade dos parques empresariais/industriais aderentes e que pretende valorizar as medidas de melhoria da qualidade de serviço concretizadas pelos gestores de parques. Em seguida foi apresentada a metodologia de atribuição do selo, sendo baseada na informação recolhida nas monitorizações de continuidade de serviço (interrupções longas: número e duração de interrupções; interrupções breves: MAIFI) e de qualidade de energia elétrica (eventos de tensão: número de cavas de tensão e sobretensões rápidas). Finalmente, foram identificados os casos pilotos para testar o referido conceito.

2 Após esta apresentação, foi divulgado o programa provisório da Iniciativa "Selo de Qualidade e+" que se realizará no dia 24 de maio de O programa é composto por duas sessões, sendo a primeira dedicada ao balanço das atividades do GA do RQS e da Campanha QS cabe a todos e a segunda sessão focalizada no lançamento do conceito Selo de Qualidade e+. No final da apresentação, o Eng.º José Ferreira Pinto (EDP Distribuição) interveio para referir que embora o conceito Selo de Qualidade e+ esteja bem consolidado, a explicação deste conceito não é fácil de transmitir. Relativamente à metodologia proposta de atribuição do selo, referiu ter dúvidas quanto à implementação da metodologia proposta, argumentando que esta implementação pode não ser sustentável. Nesse sentido, salientou que a EDP Distribuição está a trabalhar para propor melhorias à metodologia apresentada pela ERSE. Em seguida, o Eng.º Jorge Mendonça e Costa (APIGEE) perguntou se o conceito que está a ser desenvolvido é inédito ou se já existe noutros países. O Prof. Jorge Esteves respondeu referindo que a generalidade das experiências que há sobre este conceito correu mal noutros países. Nesse sentido, salientou que a abordagem que se pretende é no sentido de atestar a qualidade de serviço, não havendo custos elevados para os clientes industriais. No seguimento da intervenção anterior, o Eng.º António Mesquita de Sousa (CUF) referiu que embora o conceito pareça ser interessante, há muitas empresas que não têm um gestor de parque empresaria/industrial. Por seu lado, o Eng.º Filipe Pinto (DGEG) afirmou há que considerar a implementação do conceito Selo de Qualidade e+ com prudência, acrescentando ainda que este trabalho merece um acompanhamento rigoroso suportado pela informação recolhida nas monitorizações de qualidade do serviço nos potenciais casos pilotos para teste do referido conceito. Em seguida foi abordado o tema referente à preparação das apresentações relativas à Iniciativa "Selo de Qualidade e+" que se realizará no dia 24 de maio de Sobre este tema, o Prof. Humberto Jorge (CTE-8 UC) comprometeu-se a fazer uma apresentação sobre estudos de casos de imunização de instalações industriais a perturbações de tensão disponibilizados pelos vários operadores de rede.

3 Ainda relativamente a este tema, o Prof. Jorge Esteves informou que, tendo em conta as entidades convidadas para intervir publicamente no âmbito da Iniciativa "Selo de Qualidade e+", se irá reunir com o Diretor-Geral da DGEG, o Presidente do IAPMEI e o Presidente do aicep Global Parques para consolidar e contextualizar as suas intervenções relativas ao conceito Selo Qualidade e+. Na prossecução da reunião, o Prof. Jorge Esteves introduziu o tema seguinte da ordem de trabalhos relativo ao ponto de situação dos trabalhos em curso no seio do GA do RQS. Os trabalhos identificados foram os seguintes: o Procedimento n.º 9 - Medições da qualidade de energia elétrica na sequencia de reclamações dos clientes; o Novo Procedimento n.º 14 - Equipamentos de monitorização de QEE a instalar pelos próprios clientes -ponto n.º 9 do Artigo 43.º do RQS; o Alteração dos valores limite na classificação de IGI (Incidentes de Grande Impacto) na RAA; o Estudo das zonas de QS o Template sobre casos de estudo de imunização de instalações industriais a perturbações de tensão. O Eng.º José Ferreira Pinto referiu que o Procedimento n.º 9 está concluído, podendo avançar com a consulta pública. No seguimento da intervenção anterior, o Prof. Jorge Esteves informou que o Procedimento n.º 9 será lançado para consulta pública. No entanto, salientou que vai ser analisado o momento oportuno para publicar o referido Procedimento. Relativamente ao novo Procedimento n.º 14, o Eng.º José Ferreira Pinto referiu que este procedimento está ainda a ser desenvolvido pela EDP Distribuição em colaboração com outros operadores de rede. Também referiu que após a elaboração do documento, este será enviado para análise da Comissão Técnica Electrotécnica para os Aspetos do Sistema de Fornecimento de Energia Elétrica (CTE-8). Sobre este assunto, o Eng.º Nuno Melo (EDP Distribuição) e o Eng.º Fernando Bastião (EDP Distribuição) referiram que tiveram uma reunião no dia 22 de abril com os operadores das redes para preparar o referido procedimento.

4 O Prof. Jorge Esteves salientou que a proposta do novo Procedimento n.º 14 deverá ser formalizada pela CTE-8 à ERSE. Além disso, referiu que o este procedimento será um assunto a abordar na próxima reunião do GT-QEE. Um outro tema que foi identificado para abordar na próxima reunião do GT-QEE diz respeito à alteração dos valores limite para a classificação de Incidentes de Grande Impacto na Região Autónoma dos Açores. Em seguida, foi também identificado que um tema a abordar na próxima reunião seria a apresentação, por parte do Prof. Humberto Jorge, do Prof. Fernando Maciel Barbosa e do Prof. Paulo Gambôa, da proposta de template relativo à compilação dos casos de estudo de imunização de instalações industriais a perturbações de tensão disponibilizados pelos vários operadores de rede. Finalmente foi abordado o tema relativo à divulgação de boas práticas de manutenção de postos de transformação de cliente (PTC). Sobre este tema, o Prof. Jorge Esteves lançou o desafio à DGEG, à DREn da RAA e à DRET da RAM, que participaram na primeira iniciativa da campanha "A Qualidade de Serviço Cabe a Todos", de divulgar o Manual de Boas Práticas para a Manutenção dos Postos de Transformação e o respetivo folheto pelos técnicos responsáveis por estas instalações elétricas. Além disso, ficou acordado que todas a entidades parceiras identificassem as iniciativas que desenvolveram no âmbito da primeira iniciativa da campanha "A Qualidade de Serviço Cabe a Todos", de modo a serem apresentadas no evento relativo ao lançamento da nova iniciativa Selo de Qualidade e+ a decorrer no dia 24 de maio de Por último, ficou agendada a próxima reunião deste grupo de trabalho para o dia 23 de setembro de 2016, às 10:30 horas, nas instalações da ERSE.

5 ANEXO Lista de participantes na reunião de 9 de maio de 2016 ERSE: Jorge Esteves Sérgio Faias Pedro Costa Susana Dias Hugo Pousinho

6

7

Grupo de Trabalho da Qualidade de Energia Elétrica (GT-QEE) Relatório da Reunião n.º 8

Grupo de Trabalho da Qualidade de Energia Elétrica (GT-QEE) Relatório da Reunião n.º 8 Grupo de Trabalho da Qualidade de Energia Elétrica (GT-QEE) Relatório da Reunião n.º 8 Dia: 11 de dezembro de 2015 Hora: 10h00 às 12h00 Local: ERSE, Rua Dom Cristóvão da Gama 1, 1400-113 Lisboa Participantes:

Leia mais

Grupo de Trabalho da Continuidade de Serviço (GT-CS) Relatório da Reunião n.º 6

Grupo de Trabalho da Continuidade de Serviço (GT-CS) Relatório da Reunião n.º 6 Grupo de Trabalho da Continuidade de Serviço (GT-CS) Relatório da Reunião n.º 6 Dia: 25 de setembro de 2015 Hora: 15h00 às 17h00 Local: ERSE, Rua Dom Cristóvão da Gama 1, 1400-113 Lisboa Participantes:

Leia mais

Grupo de Trabalho da Continuidade de Serviço (GT-CS) Relatório da Reunião n.º 5

Grupo de Trabalho da Continuidade de Serviço (GT-CS) Relatório da Reunião n.º 5 Grupo de Trabalho da Continuidade de Serviço (GT-CS) Relatório da Reunião n.º 5 Dia: 29 de maio de 2015 Hora: 10h00 às 12h00 Local: ERSE, Rua Dom Cristóvão da Gama 1, 1400-113 Lisboa Participantes: (Ver

Leia mais

Grupo de Trabalho da Qualidade de Energia Elétrica (GT-QEE) Relatório da Reunião n.º 7

Grupo de Trabalho da Qualidade de Energia Elétrica (GT-QEE) Relatório da Reunião n.º 7 Grupo de Trabalho da Qualidade de Energia Elétrica (GT-QEE) Relatório da Reunião n.º 7 Dia: 25 de setembro de 2015 Hora: 10h00 a 12h00 Local: ERSE, Rua Dom Cristóvão da Gama 1, 1400-113 Lisboa Participantes:

Leia mais

Lançamento da Fase Piloto da Iniciativa Selo de Qualidade e+

Lançamento da Fase Piloto da Iniciativa Selo de Qualidade e+ Lançamento da Fase Piloto da Iniciativa Selo de Qualidade e+ Vítor Santos Seminário Lançamento da Fase Piloto da Iniciativa Selo de Qualidade e+ Coimbra, 17 de janeiro de 2017 Minutos / Cliente Qualidade

Leia mais

Balanço das atividades do Grupo de Acompanhamento RQS e da Campanha QS cabe a todos

Balanço das atividades do Grupo de Acompanhamento RQS e da Campanha QS cabe a todos Balanço das atividades do Grupo de Acompanhamento RQS e da Campanha QS cabe a todos Alexandre Santos Seminário A Qualidade de Serviço Cabe a Todos 24 de maio de 2016 Balanço das atividades do Grupo de

Leia mais

Iniciativa Selo de Qualidade e+

Iniciativa Selo de Qualidade e+ Iniciativa Selo de Qualidade e+ Vítor Santos Seminário A Qualidade de Serviço Cabe a Todos 24 de maio de 2016 Minutos / Cliente Qualidade de Serviço em Portugal A generalidade dos clientes não está hoje

Leia mais

Qualidade de Serviço no Mercado da Energia. Jorge Esteves

Qualidade de Serviço no Mercado da Energia. Jorge Esteves Qualidade de Serviço no Mercado da Energia Jorge Esteves Qualidade de Serviço no Mercado da Energia 1. Dimensões da Qualidade de Serviço e Regulação 2. Evolução do Desempenho das Redes Elétricas e Revisão

Leia mais

Grupo de Trabalho da Qualidade de Energia Elétrica (GT-QEE) Relatório da Reunião n.º 4

Grupo de Trabalho da Qualidade de Energia Elétrica (GT-QEE) Relatório da Reunião n.º 4 Grupo de Trabalho da Qualidade de Energia Elétrica (GT-QEE) Relatório da Reunião n.º 4 (3. Curvas de Responsabilidade em Cavas de Tensão e Imunização de Equipamentos) Dia: 26 de fevereiro de 2015 Hora:

Leia mais

Grupo de Trabalho da Continuidade de Serviço (GT-CS) Relatório da Reunião n.º 7

Grupo de Trabalho da Continuidade de Serviço (GT-CS) Relatório da Reunião n.º 7 Grupo de Trabalho da Continuidade de Serviço (GT-CS) Relatório da Reunião n.º 7 Dia: 11 de dezembro de 2015 Hora: 15h00 às 17h00 Local: ERSE, Rua Dom Cristóvão da Gama 1, 1400-113 Lisboa Participantes:

Leia mais

Qualidade de Serviço do setor elétrico - Vertente Técnica - Jorge Esteves

Qualidade de Serviço do setor elétrico - Vertente Técnica - Jorge Esteves Qualidade de Serviço do setor elétrico - Vertente Técnica - Jorge Esteves Conteúdo 1. Dimensões da Qualidade de Serviço e Regulação 2. Evolução do Desempenho das Redes Elétricas e Regulação da Qualidade

Leia mais

Balanço do primeiro ano de atividade do GA-RQS. Vitor Santos

Balanço do primeiro ano de atividade do GA-RQS. Vitor Santos Balanço do primeiro ano de atividade do GA-RQS Vitor Santos Princípios da regulação da qualidade de serviço Evolução do desempenho das redes elétricas continental SAIDI BT O desempenho das redes elétricas

Leia mais

Grupo de Trabalho da Qualidade da Energia Elétrica (GT-QEE) Relatório da Reunião n-º 1

Grupo de Trabalho da Qualidade da Energia Elétrica (GT-QEE) Relatório da Reunião n-º 1 Grup de Trabalh da Qualidade da Energia Elétrica (GT-QEE) Relatóri da Reuniã n-º 1 Dia: 4 de Abril de 2014 Hra: 14h00 a 16h00 Lcal: Auditóri ERSE, Rua Dm Cristóvã da Gama 1, 1400-113 Lisba Participantes:

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO AO PROCEDIMENTO N.º 9 DO MPQS E DA ALÍNEA B) DO N.º 7 DA DIRETIVA N.º 20/2013, DE 22 DE NOVEMBRO. Documento justificativo

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO AO PROCEDIMENTO N.º 9 DO MPQS E DA ALÍNEA B) DO N.º 7 DA DIRETIVA N.º 20/2013, DE 22 DE NOVEMBRO. Documento justificativo PROPOSTA DE ALTERAÇÃO AO PROCEDIMENTO N.º 9 DO MPQS E DA ALÍNEA B) DO N.º 7 DA DIRETIVA N.º 20/2013, DE 22 DE NOVEMBRO Documento justificativo Fevereiro 2017 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS

Leia mais

Alteração Proc. n.º 9 Monitorização QEE na sequência de reclamações

Alteração Proc. n.º 9 Monitorização QEE na sequência de reclamações Alteração Proc. n.º 9 Monitorização QEE na sequência de reclamações Proposta desenvolvida no GA-RQS Nuno Melo EDP Distribuição Enquadramento 1 2 Reclamações relativas à QEE Artigo 43.º RQS Medições QEE

Leia mais

DECISÃO ERSE RELATIVA À CLASSIFICAÇÃO COMO EVENTO EXCECIONAL DE UM INCIDENTE DE GRANDE IMPACTO OCORRIDO NAS REDES DA

DECISÃO ERSE RELATIVA À CLASSIFICAÇÃO COMO EVENTO EXCECIONAL DE UM INCIDENTE DE GRANDE IMPACTO OCORRIDO NAS REDES DA DECISÃO ERSE RELATIVA À CLASSIFICAÇÃO COMO EVENTO EXCECIONAL DE UM INCIDENTE DE GRANDE IMPACTO OCORRIDO NAS REDES DA EDP DISTRIBUIÇÃO EM 14 E 15 DE FEVEREIRO DE 2016 A ERSE, nos termos do artigo 8.º do

Leia mais

DISCUSSÃO DOS COMENTÁRIOS À PROPOSTA DE ALTERAÇÃO AO PROCEDIMENTO N.º 9 DO MPQS E DA ALÍNEA B) DO N.º 7 DA DIRETIVA N.º 20/2013, DE 22 DE NOVEMBRO

DISCUSSÃO DOS COMENTÁRIOS À PROPOSTA DE ALTERAÇÃO AO PROCEDIMENTO N.º 9 DO MPQS E DA ALÍNEA B) DO N.º 7 DA DIRETIVA N.º 20/2013, DE 22 DE NOVEMBRO DISCUSSÃO DOS COMENTÁRIOS À PROPOSTA DE ALTERAÇÃO AO PROCEDIMENTO N.º 9 DO MPQS E DA ALÍNEA B) DO N.º 7 DA DIRETIVA N.º 20/2013, DE 22 DE NOVEMBRO julho 2017 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS

Leia mais

Grupo de Trabalho da Qualidade de Energia Elétrica (GT-QEE) Relatório da Reunião n.º 6

Grupo de Trabalho da Qualidade de Energia Elétrica (GT-QEE) Relatório da Reunião n.º 6 Grupo de Trabalho da Qualidade de Energia Elétrica (GT-QEE) Relatório da Reunião n.º 6 Dia: 28 de maio de 2015 Hora: 15h00 a 17h00 Local: ERSE, Rua Dom Cristóvão da Gama 1, 1400-113 Lisboa Participantes:

Leia mais

DISCUSSÃO DOS COMENTÁRIOS À PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO PROCEDIMENTO Nº 6 DO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE DE SERVIÇO DO SETOR ELÉTRICO

DISCUSSÃO DOS COMENTÁRIOS À PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO PROCEDIMENTO Nº 6 DO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE DE SERVIÇO DO SETOR ELÉTRICO DISCUSSÃO DOS COMENTÁRIOS À PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO PROCEDIMENTO Nº 6 DO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE DE SERVIÇO DO SETOR ELÉTRICO Setembro 2014 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este

Leia mais

Selo de Qualidade e +

Selo de Qualidade e + Selo de Qualidade e + Desenvolvimento da fase piloto na RND 17 de janeiro de 2017 Parceria para a sensibilização sobre a Partilha de Responsabilidades Sensibilização para a necessidade de Manutenção de

Leia mais

A perspetiva do licenciamento das instalações elétricas

A perspetiva do licenciamento das instalações elétricas A perspetiva do licenciamento das instalações elétricas 24/05/2016 1 A DGEG NO CONTEXTO DA QUALIDADE DE SERVIÇO DE ENERGIA ELETRICA Entidade licenciadora e fiscalizadora com competências no âmbito instalações

Leia mais

EDP Distribuição Energia, S.A. Rua Camilo Castelo Branco, LISBOA

EDP Distribuição Energia, S.A. Rua Camilo Castelo Branco, LISBOA Este documento está preparado para impressão em frente e verso EDP Distribuição Energia, S.A. Rua Camilo Castelo Branco, 43 1050-044 LISBOA www.edpdistribuicao.pt Índice Introdução... 1 Caracterização

Leia mais

EDP Distribuição Energia, S.A. Rua Camilo Castelo Branco, LISBOA

EDP Distribuição Energia, S.A. Rua Camilo Castelo Branco, LISBOA Este documento está preparado para impressão em frente e verso EDP Distribuição Energia, S.A. Rua Camilo Castelo Branco, 43 1050-044 LISBOA www.edpdistribuicao.pt Errata ao Relatório da Qualidade de Serviço

Leia mais

REGULAÇÃO. Qualidade de Serviço e os Operadores das Redes Elétricas

REGULAÇÃO. Qualidade de Serviço e os Operadores das Redes Elétricas REGULAÇÃO Qualidade de Serviço e os Operadores das Redes Elétricas O desempenho das redes e dos respetivos operadores de rede, em termos de Qualidade de Serviço, é analisado em relação à: Continuidade

Leia mais

Auditoria aos sistemas e procedimentos de registo e tratamento da informação de qualidade de serviço e disponibilidade dos elementos da RNT

Auditoria aos sistemas e procedimentos de registo e tratamento da informação de qualidade de serviço e disponibilidade dos elementos da RNT Auditoria aos sistemas e procedimentos de registo e tratamento da informação de qualidade de serviço e disponibilidade dos elementos da RNT Sumário Executivo Novembro 2016 1 SAFER, SMARTER, GREENER Índice

Leia mais

Boas práticas na imunização de instalações consumidoras às perturbações elétricas

Boas práticas na imunização de instalações consumidoras às perturbações elétricas Boas práticas na imunização de instalações consumidoras às perturbações elétricas Humberto Jorge Presidente da CTE8 Universidade de Coimbra Seminário Qualidade de Serviço Cabe a Todos 23 de maio de 2016

Leia mais

Estatísticas do processo de classificação de eventos excecionais no ano de Hugo Pousinho

Estatísticas do processo de classificação de eventos excecionais no ano de Hugo Pousinho Estatísticas do processo de classificação de eventos excecionais no ano de 2014 Hugo Pousinho Sumário Critérios para a classificação de eventos excecionais Análise aos pedidos submetidos à ERSE em 2014

Leia mais

EDP Distribuição Energia, S.A. Rua Camilo Castelo Branco, LISBOA

EDP Distribuição Energia, S.A. Rua Camilo Castelo Branco, LISBOA r Este documento está preparado para impressão em frente e verso EDP Distribuição Energia, S.A. Rua Camilo Castelo Branco, 43 1050-044 LISBOA www.edpdistribuicao.pt Índice Introdução... 1 Caracterização

Leia mais

V CONFERÊNCIA ANUAL DA RELOP. Regulação da Qualidade de Serviço em Portugal

V CONFERÊNCIA ANUAL DA RELOP. Regulação da Qualidade de Serviço em Portugal V CONFERÊNCIA ANUAL DA RELOP - Regulação da Energia nos Países de Língua Oficial Portuguesa: Novos Desafios - Regulação da Qualidade de Serviço em Portugal ERSE, 31 de maio de 2012 1. Caminho percorrido

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho RELATÓRIO E PARECER SOBRE O PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 76/XI (PSD), QUE RECOMENDA AO GOVERNO QUE

Leia mais

Plano de Promoção de Desempenho Ambiental da EDP Distribuição ( ) Ponto de situação

Plano de Promoção de Desempenho Ambiental da EDP Distribuição ( ) Ponto de situação Plano de Promoção de Desempenho Ambiental da EDP Distribuição (2009-2011) Ponto de situação 14 de Julho de 2009 Seminário ERSE Enquadramento 1. O PPDA 2009-2011 da EDP D é composto por 8 Medidas (100%

Leia mais

NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL

NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL Ago 2009 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente e verso Rua Dom Cristóvão da

Leia mais

Parceria para a formação financeira na Região Norte

Parceria para a formação financeira na Região Norte Parceria para a formação financeira na Região Norte Objetivos da formação financeira Elevar os conhecimentos financeiros da população Contribuir para a melhoria dos comportamentos financeiros Promover

Leia mais

Qualidade de energia elétrica

Qualidade de energia elétrica Qualidade de energia elétrica Da qualidade da energia elétrica à produtividade industrial Setúbal, 24 de maio 216 Agenda 1. Evolução dos Indicadores de Continuidade de Serviço 2. Qualidade da Energia Elétrica

Leia mais

NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL

NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL Dezembro 2008 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente e verso Rua Dom Cristóvão

Leia mais

Comunicado. ERSE recebeu reclamações e pedidos de informação em 2017

Comunicado. ERSE recebeu reclamações e pedidos de informação em 2017 Comunicado ERSE recebeu 24 855 reclamações e pedidos de informação em 2017 A ERSE Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos recebeu 24 855 reclamações e pedidos de informação em 2017, menos 4% do que

Leia mais

Grupo de Trabalho da Continuidade de Serviço (GT-CS) Relatório da Reunião n.º 4

Grupo de Trabalho da Continuidade de Serviço (GT-CS) Relatório da Reunião n.º 4 Grup de Trabalh da Cntinuidade de Serviç (GT-CS) Relatóri da Reuniã n.º 4 Dia: 27 de fevereir de 2015 Hra: 10h00 às 12h00 Lcal: ERSE, Rua Dm Cristóvã da Gama 1, 1400-113 Lisba Participantes: (Ver lista

Leia mais

Projeto «Escola +» - Promoção de Eficiência Energética entre Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa, 10 de fevereiro de 2015

Projeto «Escola +» - Promoção de Eficiência Energética entre Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa, 10 de fevereiro de 2015 Projeto «Escola +» - Promoção de Eficiência Energética entre Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico Lisboa, 10 de fevereiro de 2015 LISBOA E-NOVA www.lisboaenova.org AGÊNCIA MUNICIPAL DE ENERGIA-AMBIENTE

Leia mais

Auditoria de Qualidade de Serviço à REN. Março de 2012

Auditoria de Qualidade de Serviço à REN. Março de 2012 Auditoria de Qualidade de Serviço à REN Março de 2012 1. Aspetos auditados 2. Etapas e procedimentos da auditoria 3. Principais resultados 4. Recomendações da ERSE ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços

Leia mais

Comentários da EDA à proposta da ERSE, referente à:

Comentários da EDA à proposta da ERSE, referente à: Comentários da EDA à proposta da ERSE, referente à: Consulta Pública 61.ª - Proposta de Revisão Regulamentar do Setor Elétrico e do Regulamento da Qualidade de Serviço do Setor Elétrico e do Setor do Gás

Leia mais

Respostas da entrevista A - Diretora. Tema: Compreender o processo de autoavaliação do agrupamento e perspetivar oportunidades de melhoria.

Respostas da entrevista A - Diretora. Tema: Compreender o processo de autoavaliação do agrupamento e perspetivar oportunidades de melhoria. Respostas da entrevista A - Diretora Tema: Compreender o processo de autoavaliação do agrupamento e perspetivar oportunidades de melhoria. Pergunta de partida: Com vista à promoção da melhoria das práticas

Leia mais

REGULAMENTO DA QUALIDADE DE SERVIÇO DO SETOR ELÉTRICO. Documento justificativo

REGULAMENTO DA QUALIDADE DE SERVIÇO DO SETOR ELÉTRICO. Documento justificativo REGULAMENTO DA QUALIDADE DE SERVIÇO DO SETOR ELÉTRICO Documento justificativo Junho 2013 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente e verso Rua

Leia mais

ASSENTO DA REUNIÃO. 18ª Reunião do Observatório Nacional dos CIRVER. 3 de maio de 2017

ASSENTO DA REUNIÃO. 18ª Reunião do Observatório Nacional dos CIRVER. 3 de maio de 2017 18ª Reunião do Observatório Nacional dos CIRVER 3 de maio de 2017 ASSENTO DA REUNIÃO A 18.ª reunião do Observatório Nacional dos Centros Integrados de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos

Leia mais

CONSELHO GERAL DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA ATA DA 14ª REUNIÃO

CONSELHO GERAL DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA ATA DA 14ª REUNIÃO CONSELHO GERAL DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA ATA DA 14ª REUNIÃO Aos doze dias do mês de julho de dois mil e dezassete, pelas dez horas e quinze minutos, nas instalações do Instituto Politécnico de

Leia mais

Projetos-piloto para Aperfeiçoamento das Tarifas de Acesso às Redes e Introdução de Tarifas Dinâmicas em Portugal continental

Projetos-piloto para Aperfeiçoamento das Tarifas de Acesso às Redes e Introdução de Tarifas Dinâmicas em Portugal continental Projetos-piloto para Aperfeiçoamento das Tarifas de Acesso às Redes e Introdução de Tarifas Dinâmicas em Portugal continental Sessão de divulgação 20 de março, 2018 Casa da Música, Porto 23 de março, 2018

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO RELATÓRIO E PARECER SOBRE A PROPOSTA DE RESOLUÇÃO N.º 12/XI, QUE APROVA O ORÇAMENTO DA PARA O ANO DE 2019. Capítulo I INTRODUÇÃO A reuniu no dia 14 de setembro de 2018, na delegação da Assembleia Legislativa

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE QUALIDADE DE SERVIÇO 2017

RELATÓRIO ANUAL DE QUALIDADE DE SERVIÇO 2017 RELATÓRIO ANUAL DE QUALIDADE DE SERVIÇO 2017 EDP Gás Serviço Universal março de 2018 ÍNDICE 1 ENQUADRAMENTO... 4 2 INDICADORES DE QUALIDADE DE SERVIÇO COMERCIAL... 6 2.1 INDICADORES GERAIS...6 2.2 INDICADORES

Leia mais

Capítulo I. Artigo 3.º Siglas e definições

Capítulo I. Artigo 3.º Siglas e definições Parte I Princípios e disposições gerais Capítulo I Artigo 3.º Siglas e definições 1-2 - dd) Operador logístico de mudança de comercializador - entidade responsável pela gestão do processo de mudança de

Leia mais

Regulamento 10 A2 v1

Regulamento 10 A2 v1 Regulamento 10 A2 v1 Concurso para seleção de 10 IPPS s MEDIDA APROVADA NO AMBITO DO PPEC 2017-2018 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SOLIDÁRIA 1 de março de 2017 Entidade Promotora: Entidades Parceiras: Entidade

Leia mais

Regulamento 10 A2 v1

Regulamento 10 A2 v1 Regulamento 10 A2 v1 Concurso para seleção de 10 IPPS MEDIDA APROVADA NO AMBITO DO PPEC 2017-2018 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SOLIDÁRIA 1 de março de 2017 Entidade Promotora: Entidades Parceiras: Entidade Promotora:

Leia mais

RELATÓRIO DA QUALIDADE DE SERVIÇO DO SETOR ELÉTRICO

RELATÓRIO DA QUALIDADE DE SERVIÇO DO SETOR ELÉTRICO RELATÓRIO DA QUALIDADE DE SERVIÇO DO SETOR ELÉTRICO 2016 Este documento está preparado para impressão em frente e verso NOTA DE ABERTURA A qualidade de serviço constitui não apenas um relevante aspeto

Leia mais

Tarifa Social no Gás Natural em Exemplo numérico e perguntas frequentes. 1 de Junho de 2018

Tarifa Social no Gás Natural em Exemplo numérico e perguntas frequentes. 1 de Junho de 2018 Tarifa Social no Gás Natural em 2018-2019 Exemplo numérico e perguntas frequentes 1 de Junho de 2018 1. Exemplo numérico Euros por mês Fatura média mensal de gás natural Consumidor médio no conjunto de

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PARA 2009

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PARA 2009 PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO PARA 2009 2 ÍNDICE INTRODUÇÃO 3 II. OBJECTIVOS DA ENCONTRAR+SE III. PLANO DE ACTIVIDADES 4 3.1. FORMAÇÃO 4 3.1.1. Mestrado em Reabilitação Psicossocial Especialidade em

Leia mais

RELATÓRIO DA QUALIDADE DE SERVIÇO 2007

RELATÓRIO DA QUALIDADE DE SERVIÇO 2007 RELATÓRIO DA QUALIDADE DE SERVIÇO 2007 TRANSPORTE, DISTRIBUIÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉCTRICA EM PORTUGAL - Dezembro 2008 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Rua Dom Cristóvão da Gama

Leia mais

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE REQUEIXO, NOSSA SENHORA DE FÁTIMA E NARIZ ATA Nº. 2 /2016

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE REQUEIXO, NOSSA SENHORA DE FÁTIMA E NARIZ ATA Nº. 2 /2016 ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE REQUEIXO, NOSSA SENHORA DE FÁTIMA E NARIZ ATA Nº. 2 /2016 Ao vigésimo primeiro dia do mês de junho de dois mil e dezasseis, pelas vinte horas e trinta minutos, realizou-se a

Leia mais

PRESENÇAS E FALTAS

PRESENÇAS E FALTAS DATA DA REUNIÃO: AOS VINTE E SEIS DIAS DO MÊS DE SETEMBRO DO ANO DE DOIS MIL E CINCO. ------------------------------------------------------------------------------------------------------ LOCAL DA REUNIÃO:

Leia mais

Indicadores de Desenvolvimento Sustentável Agenda 2030

Indicadores de Desenvolvimento Sustentável Agenda 2030 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 de maio de 2017 Indicadores de Desenvolvimento Sustentável Agenda 2030 Para procurar concentrar numa mesma plataforma a informação estatística existente, o INE

Leia mais

RELATÓRIO DA QUALIDADE DE SERVIÇO DO SETOR ELÉTRICO 2015

RELATÓRIO DA QUALIDADE DE SERVIÇO DO SETOR ELÉTRICO 2015 RELATÓRIO DA QUALIDADE DE SERVIÇO DO SETOR ELÉTRICO 2015 Outubro 2016 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente e verso Rua Dom Cristóvão da Gama

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE QUALIDADE DE SERVIÇO 2016

RELATÓRIO ANUAL DE QUALIDADE DE SERVIÇO 2016 RELATÓRIO ANUAL DE QUALIDADE DE SERVIÇO 2016 EDP Gás Serviço Universal março de 2017 ÍNDICE 1 ENQUADRAMENTO... 4 2 INDICADORES DE QUALIDADE DE SERVIÇO COMERCIAL... 6 2.1 INDICADORES GERAIS...6 2.2 INDICADORES

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE DE SERVIÇO DO SETOR ELÉTRICO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE DE SERVIÇO DO SETOR ELÉTRICO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE DE SERVIÇO DO SETOR ELÉTRICO Outubro 2013 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente e verso Rua Dom Cristóvão

Leia mais

Balanço das atividades desenvolvidas

Balanço das atividades desenvolvidas Plataforma para o Acompanhamento das Relações na Cadeia Alimentar 13ª Reunião Plenária Balanço das atividades desenvolvidas 19 de dezembro 2014 Lisboa - Ministério da Agricultura e do Mar Enquadramento

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Subcomissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Subcomissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho. Capítulo I INTRODUÇÃO RELATÓRIO E PARECER SOBRE A PROPOSTA DE RESOLUÇÃO N.º 6/XI, QUE APROVA O ORÇAMENTO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES PARA O ANO DE 2018. Capítulo I INTRODUÇÃO A Comissão de Assuntos

Leia mais

REGULAMENTO DE CANDIDATURA À ATRIBUIÇÃO DO SELO DE BOAS PRÁTICAS EPAL CORRENTE PELA ÁGUA 2.ª EDIÇÃO

REGULAMENTO DE CANDIDATURA À ATRIBUIÇÃO DO SELO DE BOAS PRÁTICAS EPAL CORRENTE PELA ÁGUA 2.ª EDIÇÃO REGULAMENTO DE CANDIDATURA À ATRIBUIÇÃO DO SELO DE BOAS PRÁTICAS EPAL CORRENTE PELA ÁGUA 2.ª EDIÇÃO Com o apoio do Fundo Ambiental, a EPAL lança a segunda edição da iniciativa EPAL Corrente pela Água.

Leia mais

Diretiva ERSE n.º 8/2017

Diretiva ERSE n.º 8/2017 Diretiva ERSE n.º 8/2017 Aprova a alteração ao Procedimento n.º 9 do Manual de Procedimentos da Qualidade de Serviço do setor elétrico relativo a medições da qualidade da energia elétrica na sequência

Leia mais

Rua Dom Cristóvão da Gama n.º 1-3.º Lisboa Tel.: Fax:

Rua Dom Cristóvão da Gama n.º 1-3.º Lisboa Tel.: Fax: dezembro Este documento está preparado para impressão em frente e verso Rua Dom Cristóvão da Gama n.º 1-3.º 14-113 Lisboa Tel.: 21 33 32 Fax: 21 33 32 1 e-mail: erse@erse.pt www.erse.pt ÍNDICE SÍNTESE...

Leia mais

RELATÓRIO DE QUALIDADE DE SERVIÇO DE /05/2017.

RELATÓRIO DE QUALIDADE DE SERVIÇO DE /05/2017. RELATÓRIO DE QUALIDADE DE SERVIÇO DE 2016 15/05/2017 www.elergone.pt Índice 1. INTRODUÇÃO... 2 2. CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE COMERCIALIZAÇÃO DA ELERGONE EM 2016... 3 2.1 CONSUMO DA ENERGIA ELÉTRICA

Leia mais

PLANO DE MONITORIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ONDA DE TENSÃO PARA A REDE DE TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO DA EDA ÍNDICE

PLANO DE MONITORIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ONDA DE TENSÃO PARA A REDE DE TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO DA EDA ÍNDICE PÁG. 1/8 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 2 2. METODOLOGIA E CRITÉRIOS UTILIZADOS NA DEFINIÇÃO DO NÚMERO E LOCALIZAÇÃO DAS MONITORIZAÇÕES... 3 3. PL DE MONITORIZAÇÃO 2014/2015... 4 PÁG. 2/8 1. INTRODUÇÃO De acordo

Leia mais

Relatório de Qualidade de Serviço

Relatório de Qualidade de Serviço ROLEAR Automatizações, Estudos e Representações, S.A. Atividade de Comercialização no Setor do Gás Natural Relatório de Qualidade de Serviço Ano 2016 Faro, 15 de março de 2017 ROLEAR AUTOMATIZAÇÕES, ESTUDOS

Leia mais

Relatório da Qualidade de

Relatório da Qualidade de Relatório da Qualidade de Serviço 2017 2 Sumário De acordo com o estabelecido no Regulamento de Qualidade de Serviço em vigor na RAA, compete à concessionária do transporte e distribuição vinculado do

Leia mais

DISPONIBILIZAÇÃO DE DADOS ENTRE ORDBT E ORDMT

DISPONIBILIZAÇÃO DE DADOS ENTRE ORDBT E ORDMT DCG DISPONIBILIZAÇÃO DE DADOS ENTRE ORDBT E ORDMT Documento Complementar ao Guia de Medição, Leitura e Disponibilização de Dados Modelo de fluxo de informação entre o ORDBT e ORDMT Histórico de alterações

Leia mais

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS REGULAMENTO N.º 6/2013 REGULAMENTO DE QUALIDADE DE SERVIÇO DO SETOR ELÉTRICO Com a publicação do Decreto-Lei n.º 212/2012, de 25 de setembro, e das alterações

Leia mais

ÍNDICE ENF TIE MAIFI RT SAIFI RT SAIDI RT SARI RT Tdcl Tdtp...

ÍNDICE ENF TIE MAIFI RT SAIFI RT SAIDI RT SARI RT Tdcl Tdtp... Ficha Técnica Designação da publicação: Manual de Procedimentos da Qualidade de Serviço do setor elétrico e do setor do gás natural Edição Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos Processo de Aprovação

Leia mais

REGULAMENTO DE RELAÇÕES COMERCIAIS DO SETOR ELÉTRICO. Comentários à proposta de alteração

REGULAMENTO DE RELAÇÕES COMERCIAIS DO SETOR ELÉTRICO. Comentários à proposta de alteração REGULAMENTO DE RELAÇÕES COMERCIAIS DO SETOR ELÉTRICO Comentários à proposta de alteração Mod. 35(06)/17 Lisboa, 3 de Julho de 2017 Operador Logístico de Mudança de Comercializador 1/6 Sumário executivo

Leia mais

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS. Regulamento n.º 455/2013. Regulamento de Qualidade de Serviço do Setor Elétrico

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS. Regulamento n.º 455/2013. Regulamento de Qualidade de Serviço do Setor Elétrico 34814 Diário da República, 2.ª série N.º 232 29 de novembro de 2013 PARTE E ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Regulamento n.º 455/2013 Regulamento de Qualidade de Serviço do Setor Elétrico Com

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE SERVIDORES DE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE SERVIDORES DE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE SERVIDORES DE E-MAIL QUEM SOMOS A OKWIN A OKWIN é uma empresa presente no mercado desde 2010, em Portugal, Angola e Moçambique, especializada em Formação Profissional e Consultoria

Leia mais

RELATÓRIO DA QUALIDADE DE SERVIÇO DO SETOR ELÉTRICO 2014

RELATÓRIO DA QUALIDADE DE SERVIÇO DO SETOR ELÉTRICO 2014 RELATÓRIO DA QUALIDADE DE SERVIÇO DO SETOR ELÉTRICO 214 Outubro 215 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente e verso Rua Dom Cristóvão da Gama

Leia mais

ÍNDICE. 1 Enquadramento Indicadores de Qualidade de Serviço... 3

ÍNDICE. 1 Enquadramento Indicadores de Qualidade de Serviço... 3 REGULAMENTO DE QUALIDADE DE SERVIÇO Relatório Anual 2009-2010 ÍNDICE 1 Enquadramento... 2 2 Indicadores de Qualidade de Serviço... 3 2.1 Indicadores gerais de natureza comercial... 3 2.2 Indicadores individuais

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. Capítulo I Introdução

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. Capítulo I Introdução Capítulo I Introdução A reuniu no dia 28 de setembro de 2018, na Delegação da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na cidade de Ponta Delgada, a fim de proceder à audição da Dra. Luísa

Leia mais

Relatório da Qualidade de

Relatório da Qualidade de Relatório da Qualidade de Serviço 2016 2 Sumário De acordo com o estabelecido no Regulamento de Qualidade de Serviço em vigor na RAA, compete à concessionária do transporte e distribuição vinculado do

Leia mais

Relatório de Participação na 1ª Reunião de Trabalho. Observatório Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior

Relatório de Participação na 1ª Reunião de Trabalho. Observatório Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior Relatório de Participação na 1ª Reunião de Trabalho Observatório Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior Realizou-se, no dia 15 de fevereiro de 2017, a primeira reunião do Observatório

Leia mais

Programa de Ação

Programa de Ação Programa de Ação 2019-2021 OS MATERIAIS COMO CATALISADORES DA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM PORTUGAL LISTA A Esta lista surge na sequência do trabalho que tem vindo a ser realizado na Sociedade Portuguesa

Leia mais

Guia sobre os projetos-piloto de aperfeiçoamento da estrutura tarifária e de introdução de tarifas dinâmicas no Acesso às Redes

Guia sobre os projetos-piloto de aperfeiçoamento da estrutura tarifária e de introdução de tarifas dinâmicas no Acesso às Redes Guia sobre os projetos-piloto de aperfeiçoamento da estrutura tarifária e de introdução de tarifas dinâmicas no Acesso às Redes 1 Indice Introdução...4 1. Quais os objetivos que se pretendem atingir com

Leia mais

Guia sobre os projetos-piloto de aperfeiçoamento da estrutura tarifária e de introdução de tarifas dinâmicas no Acesso às Redes Introdução

Guia sobre os projetos-piloto de aperfeiçoamento da estrutura tarifária e de introdução de tarifas dinâmicas no Acesso às Redes Introdução Guia sobre os projetos-piloto de aperfeiçoamento da estrutura tarifária e de introdução de tarifas dinâmicas no Acesso às Redes Introdução O Sistema Elétrico Nacional tem sofrido mudanças profundas nos

Leia mais

Oportunidades e desafios Genealogia do projecto CIVITAS FUNCHAL Claudio MANTERO

Oportunidades e desafios Genealogia do projecto CIVITAS FUNCHAL Claudio MANTERO Oportunidades e desafios Genealogia do projecto CIVITAS FUNCHAL Claudio MANTERO Horários do Funchal www.horariosdofunchal.pt Claudio.mantero@horariosdofunchal.pt 1 WP1 Combustíveis alternativos e veículos

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO, DO ANO DE 2005

PLANO DE ACÇÃO, DO ANO DE 2005 PLANO DE ACÇÃO, DO ANO DE 2005 O ano de 2005 é o último ano de vigência do I Plano Estratégico para o Desenvolvimento da. Assim sendo, este Plano de Acção constitui, de certa forma, o encerrar de um ciclo

Leia mais

ENCONTROS DA LIGAÇÃO 2015

ENCONTROS DA LIGAÇÃO 2015 ENCONTROS DA LIGAÇÃO 2015 João Torres, Presidente Conselho Administração Lisboa, 26 de novembro de 2015 1 Tópico de segurança - Edifício Museu da Eletricidade Piso 1 Salas dos Geradores Encontros da Ligação,

Leia mais

Regulamento do Concurso Melhor Escola & Energia

Regulamento do Concurso Melhor Escola & Energia Regulamento do Concurso Melhor Escola & Energia Artigo 1.º (Objeto) 1. O Concurso Melhor Escola & Energia é uma iniciativa da ADENE Agência para a Energia, em parceria com a Forum Estudante, que visa promover

Leia mais

ÍNDICE. 1 Enquadramento Indicadores de Qualidade de Serviço... 3

ÍNDICE. 1 Enquadramento Indicadores de Qualidade de Serviço... 3 REGULAMENTO DE QUALIDADE DE SERVIÇO Relatório Anual 2008-2009 ÍNDICE Enquadramento... 2 2 Indicadores de Qualidade de Serviço... 3 2. Indicadores gerais de natureza comercial... 3 2.2 Indicadores individuais

Leia mais

CARTA DE MISSÃO Direção-Geral das Atividades Económicas

CARTA DE MISSÃO Direção-Geral das Atividades Económicas CARTA DE MISSÃO Direção-Geral das Atividades Económicas CARACTERIZAÇÃO GERAL Ministério: Economia Serviço/Organismo: Direção-Geral das Atividades Económicas Cargo: Diretor-Geral Período de comissão de

Leia mais

Relatório Final CONTRIBUIÇÕES PARA A ESTIMATIVA DA POTÊNCIA A ALIMENTAR DE UMA INSTALAÇÃO

Relatório Final CONTRIBUIÇÕES PARA A ESTIMATIVA DA POTÊNCIA A ALIMENTAR DE UMA INSTALAÇÃO Relatório Final CONTRIBUIÇÕES PARA A ESTIMATIVA DA POTÊNCIA A ALIMENTAR DE UMA INSTALAÇÃO Nuno Ricardo de Oliveira Pinho FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO OLÍMPICA

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO OLÍMPICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO OLÍMPICA Relatório Ano letivo 2017/2018 1 INTRODUÇÃO O presente relatório tem como objetivo apresentar de forma sistematizada as atividades realizadas no âmbito do Programa de Educação

Leia mais

Rua Dom Cristóvão da Gama n.º 1-3.º Lisboa Tel: Fax:

Rua Dom Cristóvão da Gama n.º 1-3.º Lisboa Tel: Fax: Rua Dom Cristóvão da Gama n.º 1-3.º 1400-113 Lisboa Tel: 21 303 32 00 Fax: 21 303 32 01 e-mail: erse@erse.pt www.erse.pt Índice Capítulo I Princípios e disposições gerais... 1 Artigo 1.º Objeto... 1 Artigo

Leia mais

Relatório Qualidade Serviço Ano: 2018

Relatório Qualidade Serviço Ano: 2018 - Índice. 2 1 - Introdução. 4 2 Serviço Comercial - Entidade COM Comercializador de último recurso, Comercializador em regime de mercado.. 2.1 - Atendimento presencial..... 2.2 - Atendimento telefónico...

Leia mais

Relatório de Conformidade 2013

Relatório de Conformidade 2013 Relatório de Conformidade 2013 março de 2014 Responsável de Conformidade Índice 1. Introdução... 3 2. Obrigações... 3 Independência e Autonomia de Gestão... 3 Não Discriminação... 4 Confidencialidade da

Leia mais

Regulamento do Programa AlumnISA Mentoring

Regulamento do Programa AlumnISA Mentoring Regulamento do Programa AlumnISA Mentoring Capítulo I Definição, âmbito e objectivos Artigo 1º Definição 1. O Programa de Mentoring consiste num programa de interligação do ISA com o mundo profissional

Leia mais

de Qualidade de Serviço Eletricidade e Gás natural

de Qualidade de Serviço Eletricidade e Gás natural ROLEAR Automatizações, Estudos e Representações, S.A. Relatório de Qualidade de Serviço Eletricidade e Gás natural Ano 2017 Faro, maio de 2017 ROLEAR AUTOMATIZAÇÕES, ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES, S.A. Sede:

Leia mais

M U N I C Í P I O D E S Á T Ã O

M U N I C Í P I O D E S Á T Ã O DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÁTÃO REALIZADA NO DIA 27-10-2017 PRESENTES ATA Nº. 24/2017 PRESIDENTE Paulo Santos VICE- PRESIDENTE Alexandre Vaz VEREADORES Acácio Pinto António Caiado Zélia

Leia mais

RELATÓRIO DA QUALIDADE DE SERVIÇO DO SETOR ELÉTRICO 2016

RELATÓRIO DA QUALIDADE DE SERVIÇO DO SETOR ELÉTRICO 2016 RELATÓRIO DA QUALIDADE DE SERVIÇO DO SETOR ELÉTRICO 216 Novembro 217 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente e verso Rua Dom Cristóvão da Gama

Leia mais

Consulta Pública: Documento de comentários

Consulta Pública: Documento de comentários R-Técnicos/2017/1292 Consulta Pública: Plano de Desenvolvimento e Investimento das Redes de Distribuição de Gás Natural para o período 2017-2021 (PDIRD-GN 2016) Documento de comentários 1. Enquadramento

Leia mais