Cantos Litúrgicos. Paróquia São João Batista Diocese de São Mateus Braço do Rio - ES, 22 de julho de 2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cantos Litúrgicos. Paróquia São João Batista Diocese de São Mateus Braço do Rio - ES, 22 de julho de 2017"

Transcrição

1 Cantos Litúrgicos Paróquia São João Batista Diocese de São Mateus Braço do Rio - ES, 22 de julho de 2017

2 Canto (ou música) litúrgico é aquele que a Igreja admite de direito e de fato na celebração litúrgica, e por este mesmo motivo, deve manifestar plenamente a fé católica. A música será litúrgica quando nela a Igreja reconhecer sua oração, quando ela aparece para acompanhar os textos a serem cantados. Como dizia Santo Agostinho aos pagãos que indagavam sobre sua fé: Queres ver em que eu creio, venha a Igreja ouvir o que canto. O Apóstolo Paulo aconselha os fiéis, que se reúnam em assembleia para aguardar a vinda do Senhor, a cantarem juntos salmos, hinos e cânticos espirituais (Cl 3, 16), pois o canto constitui um sinal de alegria do coração (At 2, 46). Por isso, dizia com razão Santo Agostinho: Cantar é próprio de quem ama, e há um provérbio antigo que afirma: Quem canta bem, reza duas vezes (IGMR 39).

3

4 Diferença entre canto litúrgico e canto religioso O canto será litúrgico quando tiver as características de todo sinal litúrgico (Frei Alberto Beckhäuser OFM), e será religioso quando procuram expressar o sentimento religioso dos fiéis, mas não tem lugar na liturgia (servem para encontros, exercícios de piedade, etc.) Portanto, cada canto no seu lugar: não temos o direito de ignorar as regras litúrgicas e as orientações do Magistério da Igreja.

5 Características de um Canto Litúrgico:

6

7 O canto na Bíblia e na Liturgia O próprio Senhor ia à sinagoga segundo seu costume (cf. Lc 4, 16) e lá tomava parte nos cantos e salmos. Na última ceia cantou os hinos do rito pascal (cf. Mt 26, 30) O canto na Bíblia é presidido pelo reconhecimento da presença de Deus em suas obras da criação e em suas intervenções salvíficas na história (ex.: Salmos)

8 A importância do canto A tradição musical da Igreja é um tesouro de inestimável valor que ultrapassa todas as outras expressões de arte, sobretudo porque o canto sagrado, intimamente unido com o texto, constitui parte integrante da liturgia solene (Constituição Sobre a Sagrada Liturgia Concílio Vaticano II), que faz eco à Sagrada Escritura e que apresenta em suas páginas mais de seiscentas referências ao canto e à música. Cada momento tem seu espírito próprio, seu sentimento peculiar e, portanto, uma expressão diferenciada. Adaptando-se a essa espiritualidade, cada momento exige um tipo de expressão musical. Os cantos litúrgicos da missa devem respeitar cada um dos seus ritos: os Ritos Iniciais, o Rito da Palavra, o Rito Eucarístico, o Rito da Comunhão e Ritos finais. Devem ser cantos originais e jamais adaptações de cantos não religiosos.

9 Na liturgia, os cantos podem ser classificados em dois grupos: a) Os cantos que acompanham o rito: devem terminar quando o rito terminar (IGMR 37-b). Ex.: canto de abertura, canto de apresentação das oferendas, o Cordeiro de Deus e canto de comunhão. b) Os cantos que são o próprio rito: devem ser cantados por inteiro (IGMR 37-a). Ex.: Santo, hino de louvor, Ato Penitencial.

10 Critérios que devem ser observados para que uma música seja executada na liturgia: a) A música deve estar intimamente ligada à ação litúrgica a ser realizada, exprimindo mais suavemente a oração, favorecendo a unanimidade e dando maior solenidade aos ritos sagrados. b) Deve-se respeitar a sensibilidade religiosa do povo. c) A música deve ser adequada ao tipo de celebração na qual é executada, levando em conta o tempo litúrgico. d) Deve estar em sintonia com os textos bíblicos de cada celebração, especialmente com o Evangelho, no que diz respeito ao canto de comunhão. e) A música deve estar de acordo com o tipo de gesto ritual que será executado pelos ministros e pela assembleia.

11 Ministérios e Serviços do Canto: Uma assembleia litúrgica se expressa na diversidade de ministérios e serviços, preservando-se sempre a unidade: Nas celebrações litúrgicas, cada um, ministro ou fiel, ao desempenhar sua função, faça tudo e só aquilo que pela natureza da coisa ou pelas normas litúrgicas lhe compete. (Sacrossanto Concilium, nº 20).

12 Algumas funções do ministério da música e suas atribuições: O cantor: orientar a escolha das músicas que serão executadas na celebração, para que as mesmas sejam adequadas ao tempo, à festa, aos ritos. O cantor quando transmite uma mensagem religiosa ao povo, torna-se um verdadeiro profeta de Deus (1Cron 25, 1). O instrumentista: além de serem usados para acompanhar os cantos, os instrumentos podem ser executados sozinhos em alguns momentos da celebração, mas nunca abafando a voz da assembleia ou do cantor. O salmista: deve ser valorizado como um ministério específico, como dom de Deus para a comunidade. Durante o canto da assembleia, o salmista deve cantar sempre a melodia principal evitando uma segunda voz.

13 Algumas falhas... a) A postura de alguns animadores de canto nem sempre tem proporcionado um clima de oração e interiorização. Em alguns casos a música é vista como algo complementar e que serve apenas para quebrar a monotonia de algumas celebrações. b) Muitos animadores de canto, por falta de formação litúrgica, desconhecem os critérios para a escolha dos cantos de uma celebração, esquecem que o canto é funcional, ou seja, tem uma função a exercer na liturgia. c) Muitos desconhecem a hierarquia dos cantos, já que alguns são elementares, e por isso mesmo, mais importantes e necessários; outros são acessórios, e conforme as oportunidades são dispensáveis. d) A adequação dos cantos a cada tempo litúrgico, a cada festa, tipo de celebração, tipo de assembleia, passa às vezes, totalmente despercebidos pelos animadores de músicas.

14 Algumas falhas... e) Observa-se uma total separação entre canto e liturgia. Canta-se na liturgia qualquer música religiosa, ao invés de se cantar a liturgia. f) A questão da comunicação também é problemática, apresentando alguns problemas que não favorecem a execução do canto: instalação inadequada do som, abuso do microfone que abafa a voz da assembleia, bandas e grupos não integrados com a equipe de celebração, etc. g) A mudança constante de repertório faz com que o povo não aprenda bem nenhum canto, ficando impedido de participar com gosto e prazer, uma vez que a repetição, em matéria de música, é fundamental no aprendizado. h)cantores e instrumentistas que se ausentam durante a homilia ou algum outro rito.

15 Os Diversos Cantos da Missa: Refrão Contemplativo Significado Litúrgico Antes da própria celebração é louvável observar o silêncio na igreja, na sacristia e nos lugares que lhes ficam próximos, para que todos se preparem para celebrar devota e dignamente os ritos sagrados. (IGMR 45) Este canto é utilizado para silenciar a assembleia, informando de maneira sutil e educada que a celebração terá seu início.

16 Os Diversos Cantos da Missa: Procissão de Entrada Canto de Abertura (IGMR 47-48): Significado Litúrgico Deus caminha ao nosso encontro: esse é o sentido da procissão de entrada. Em diversas passagens bíblicas vemos o povo de Deus caminhar, seja em busca da terra prometida, seja em busca de libertação. É por isso, que na presença do sacerdote, aclamamos a Cristo que vem ao nosso encontro, com toda a sua majestade, seu poder e autoridade, para celebrarmos juntos os Mistérios do sacrifício da Missa. Este canto deve acompanhar o rito da procissão de entrada e, por isso, deve ser encerrado ao término dessa procissão.

17 Os Diversos Cantos da Missa: Ato Penitencial oukyrie (IGMR 52): Significado Litúrgico o ato penitencial, também conhecido na liturgia antiga como o Kyrie eleison, pode ser comparado a um capacho posto à entrada de um recinto. Este canto é o próprio rito de ato penitencial e deve ser cantado integralmente, devendo obrigatoriamente conter as frases: SENHOR PIEDADE (ou Kyrie eleison) e CRISTO PIEDADE (ou Christe eleison). Caso contrário, o canto estará liturgicamente ERRADO.

18 Os Diversos Cantos da Missa: Hino de Louvor o Glória : Significado Litúrgico expressa o louvor de toda a criatura ao Criador, do homem remido ao Salvador e do homem imperfeito ao Consolador, relembrando os pontos principais de todo o mistério de nossa salvação em Jesus Cristo. Este canto deve fazer o verdadeiro louvor, assim como disse São Paulo, o louvor que glorifica Deus pelo que ELE É e não pelo que Ele faz. Este canto é o próprio rito de louvor e deve ser cantado integralmente. Obs: durante o tempo da quaresma e do advento não se canta o hino de louvor, pois são tempo litúrgicos de penitência e de contrição, não de festa (IGMR 53).

19 Os Diversos Cantos da Missa: Procissão da Bíblia Acolhida da Palavra: Significado Litúrgico Na missa celebramos a Palavra e a Eucaristia. A Palavra é a Bíblia: revelação do amor de Deus, fonte de salvação, o Verbo de Deus que, na liturgia eucarística, tornar-se-á carne que habitará entre nós. Portanto, a Palavra é o próprio Deus que se revela ao homem, e é por isso que a aclamamos de todo coração e de toda a alma. Este canto não faz parte oficialmente da liturgia, é FACULTATIVO. Quando utilizado, acompanha o rito da procissão de entrada da Palavra (Bíblia, Lecionário ou Evangeliário) e, por isso, deve ser encerrado ao término dessa procissão.

20 Os Diversos Cantos da Missa: Salmos de Respostas ou Salmo Responsorial (IGMR 61): Significado Litúrgico Os salmos, em número de 150, são partes integrantes da liturgia da Palavra. Sempre estão em concordância com a 1ª leitura, sendo uma resposta aos apelos desta, ou seja, o salmo é responsorial porque o povo, após ouvir a palavra de Deus na 1ª leitura, responde em concordância com o que acabou de ouvir. O salmo de resposta é insubstituível na liturgia da palavra por sua estreita ligação teológica com a 1ª leitura, não podendo ser modificado, alterado ousubstituído por nenhum grupo de canto.

21 Os Diversos Cantos da Missa: Sequência : Significado Litúrgico é um hino cantado de forma lírica e expressiva sobre determinado tema da devoção cristã. Esse gênero musical surgiu por volta dos séc. IX. O Missal Romano pós-vaticano II deixou de fora a Missa dos Fiéis Defuntos e manteve as outras quatro sequências. Porém, são de uso obrigatório apenas duas: a da Páscoa e a de Pentecostes.

22 Os Diversos Cantos da Missa: Canto de Aclamação aoevangelho : Significado Litúrgico O Evangelho é o próprio Cristo que nos vem falar a boa notícia. É por isso que, de pé, na posição de quem ouve o recado para ir logo anunciá-lo, todos nós aclamamos a Cristo que vem anunciar sua palavra de salvação, cheios de imensa ALEGRIA. Este canto é o próprio rito de aclamação ao evangelho e deve ser cantado integralmente. Para que um determinado canto possa ser considerado como canto de aclamação ao evangelho, este deve obrigatoriamente conter a palavra ALELUIA, que significa alegria, exceto no tempo da quaresma e advento onde este aleluia é vetado, em virtude do forte tempo de penitência e contrição (IGMR 62).

23 Os Diversos Cantos da Missa: Profissão de Fé Credo ou Creio (IGMR 67-68): Significado Litúrgico A oração do Credo expressa os principais dogmas (princípios de fé) da igreja Católica Apostólica Romana. Nele está contida toda a essência de nossa fé. Símbolo dos Apóstolos: mais comum e curto, recitado na maioria dos domingos. Símbolo Niceno-Constantinopolitano: mais completo e mais longo, usado em ocasiões especiais Concílios de Nicéia I (325 d.c) e Constantinopla I (381 d.c.) Este canto é o próprio rito da profissão de fé e deve ser cantado integralmente, sendo que a letra do canto deve obrigatoriamente possuir TODO O CONTEÚDO da oração recitada.

24 Os Diversos Cantos da Missa: Oração do Fiéis (ou oração universal): Significado Litúrgico Peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês! Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta... (Mt 7, 7-9). 5 principais intenções de toda a igreja universal: 1) pelas necessidades da igreja; 2) pelos poderes públicos; 3) pela salvação do mundo inteiro; 4) pelos que sofrem qualquer dificuldade; 5) pela comunidade local e pelas intenções particulares. Nesta oração, o povo exercendo sua função sacerdotal, suplica a Deus em nome de todos os homens.

25 Os Diversos Cantos da Missa: Canto da Apresentação das Oferendas : Significado Litúrgico Assim como o 1º sacerdote do antigo testamento, Melquisedec, ofereceu ao Senhor o pão e o vinho (Gn 14, 18); assim também como Cristo, na última ceia, ofereceu, ao Pai, o pão e o vinho e os transformou em Corpo e Sangue seus; assim também nós oferecemos ao Senhor em sacrifício o pão e o vinho para a glória do nome do Senhor e para o nosso bem. Esse pão e esse vinho também para nós tornar-se-á Corpo e Sangue de Cristo, via de salvação, dons de vida eterna. Este canto acompanha o rito de apresentação das ofertas, e por isso, deve ser encerrado quando o sacerdote termina de oferecer os dons à Deus e lava as mãos exceto nas missas solenes quando há o uso do incenso (IGMR 74).

26 Os Diversos Cantos da Missa: Aclamação ao Santo : Significado Litúrgico É a aclamação pela qual toda a assembleia, unindo-se aos espíritos celestes, louvam a Deus trindade, 3 vezes santo, pois Deus é o Santo dos santos. Este canto é o próprio rito de aclamação do Santo e deve ser cantado integralmente. Para que um canto seja considerado canto de santo, ele deve obrigatoriamente conter todas as palavras da oração recitada, ou seja: SANTO, SANTO, SANTO (ou seja 3 vezes santo) + BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR + HOSANA NAS ALTURAS.

27 Os Diversos Cantos da Missa: Aclamação Memorial Pós-consagração: Significado Litúrgico Deve ser a própria aclamação ou adaptação dela. Quem define se esta aclamação é ou não cantada é o próprio sacerdote, o qual iniciará cantando e o povo responde também cantando. Quando o sacerdote cantar eis o mistério da fé, o povo deverá responder cantando de acordo com as aclamações nº 1 ou nº 2; caso o sacerdote inicie cantando tudo isso é mistério da fé o povo deverá responder cantando com a aclamação nº 3. Quando o sacerdote recita ou canta eis o mistério da fé ou tudo isso é mistério da fé, todos, antes ajoelhados desde a Epiclese, agora imediatamente devem ficar de pé.

28 Os Diversos Cantos da Missa: Aclamação Memorial Pós-consagração: Eis o mistério da fé: Aclamação nº 1 Anunciamos, ó Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressureição. Vinde, Senhor Jesus. Aclamação nº 2 Salvador do mundo, salvai-nos. Vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição. Tudo isso é mistério da fé: Aclamação nº 3 Toda vez que se come desse pão, toda vez que se bebe desse vinho, se recorda a paixão de Jesus Cristo e se fica esperando a sua volta.

29 Os Diversos Cantos da Missa: Doxologia Final (ou grande Amém ): Significado Litúrgico É o amém mais importante da missa, pois finaliza a confirmação de que assim seja toda a glorificação do mistério salvífico, onde tudo foi feito por Cristo, em Cristo e para Cristo, para glorificação do Pai no Espírito Santo e para o bem de toda a igreja. Por isso, este canto deve conter, no mínimo, três vezes a palavra Amém, preferencialmente cantado. Quem decide se a doxologia final será cantada ou não é o sacerdote que iniciará cantando: Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós Deus Pai, todo-poderoso toda honra e toda glória agora e para sempre.

30 Os Diversos Cantos da Missa: Pai-Nosso : Significado Litúrgico A Oração do Senhor introduz nossa preparação imediata para a participação no Banquete Pascal. Este canto é o próprio rito e deve ser cantado integralmente, evitando-se versões alternativas, já que é um texto bíblico. Uma observação importante: a Oração do Senhor é uma oração inserida dentro de um rito, por isso, quer seja recitado, quer seja cantado, nunca se deve dizer amém como forma conclusiva.

31 Os Diversos Cantos da Missa: Saudação da Paz Canto de Paz : Significado Litúrgico a Igreja implora a paz e a unidade para si própria e para toda a família humana, e os féis exprimem uns aos outros a comunhão eclesial e a caridade mútua, antes de comungarem no Sacramento (IGMR 82), através da saudação com: A paz de Cristo! A saudação da paz é prevista, mas o canto não (IGMR 82). Hoje, no Brasil, não esta mais previsto a realização deste canto por alguns motivos. O doc. Redemptionis Sacramentum diz: Nem se execute qualquer canto para dar a paz, mas sem demora se recite o Cordeiro de Deus (RS 72)

32 Os Diversos Cantos da Missa: Fração do Pão ou Aclamação ao Cordeiro de Deus ou Agnus Dei (em latim): Significado Litúrgico Após a saudação da paz, o sacerdote fraciona o pão (corpo) e mistura-o no vinho (sangue). Neste instante ocorre a união do Corpo ao Sangue de Cristo, e todos participarão integralmente da comunhão deste corpo e deste sangue, mesmo recebendo apenas uma das espécies. Este canto é o próprio rito de aclamação à Fração do Pão e deve ser cantado integralmente, devendo ser iniciado justamente no instante em que o sacerdote toma nas mãos o corpo de Cristo, fraciona-o e põe um fragmento dentro do cálice.

33 Os Diversos Cantos da Missa: Canto de Comunhão : Significado Litúrgico Enquanto o sacerdote e os fiéis recebem o Corpo de Cristo, entoa-se o canto de comunhão que exprime, pela unidade das vozes, a união espiritual dos comungantes, demonstra a alegria dos corações e torna mais fraternal a procissão dos que vão receber o Corpo de Cristo. Lembremos das palavras do próprio Cristo: Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha a vida... Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim e eu vivo nele (Jo 6, 51-58). Este canto deve acompanhar o rito da comunhão. Portanto, quando a última pessoa terminar de comungar, este canto deve ser encerrado. Cantos de adoração ao SS não são apropriados.

34 Os Diversos Cantos da Missa: Reflexão ou Canto de Ação de Graças : Significado Litúrgico Após a comunhão, deve-se adotar o silêncio sagrado, onde todos meditam, louvam e rezam a Deus no íntimo do seu coração. Esse momento é dedicado exclusivamente a Deus, onde a criatura adora ao Criador, o remido louva o Salvador, o imperfeito adora o Amor em perfeição (IGMR 45). Alguns consideram esse canto como inapropriado ao momento, porque toda a Missa é Ação de Graças e o momento é particular entre quem recebeu a santa Eucaristia e Deus, mas ele está previsto no Missal Romano (IGMR 88). IMPORTANTE: o Canto de Ação de Graças não deve e não pode ser usado para excluir o silêncio sacramental após a comunhão.

35 Os Diversos Cantos da Missa: Canto de Despedida ou Canto Final : Significado Litúrgico A benção final não é o fim, mas início da grande missão do cristão: ir anunciar a Boa Nova a toda gente. A despedida da assembleia ocorre a fim de que todos voltem às suas atividades louvando e bendizendo ao Senhor com suas boas obras. Portanto, é um momento de alegria, onde desde já se fica na ânsia de voltar à casa do Senhor para a pausa restauradora, que é o sacrifício dominical da santa missa. A reforma litúrgica realizada pelo Concílio Vaticano II propôs, como última fórmula da celebração litúrgica, o Ide em paz. Um canto final após esse momento seria ilógico, pois a assembleia está dispensada. Entretanto, este canto acompanha a saída do sacerdote do presbitério e, logo após, a assembleia.

36 Critérios e características para escolha dos Cantos Litúrgicos: 1) Conteúdo ou inspiração bíblica; 2) Qualquer salmo cantado e litúrgico; 3) Deve ter melodia fácil; 4) Todos os cânticos litúrgicos são personalizados (ritmo próprio, letra própria e momento próprio); 5) Ter cuidado com as músicas destinadas às partes fixas da Celebração (Glória, Santo, Pai Nosso, Cordeiro), pois cada um tem o seu conteúdo próprio e isto é da Tradição da Igreja.

37 Critérios e características para escolha dos Cantos Litúrgicos: 1) Refrão Contemplativo: Letra: deve obedecer ao tempo litúrgico, leituras próprias do dia, sacramento celebrado, etc. Música: de maneira semelhante, deve expressar as características relativas à letra.

38 Critérios e características para escolha dos Cantos Litúrgicos: 1) Canto de Entrada (IGMR 47): Letra: deve ser um convite à celebração! Deve falar do motivo da celebração. Música: de ritmo alegre, festivo, que expresse a abertura da celebração.

39 Critérios e características para escolha dos Cantos Litúrgicos: 2) Canto Penitencial (IGMR 51, 52): De cunho introspectivo, a ser cantado com expressão de Deve expressar confiança no perdão de Deus. piedade. Letra: deve conter um pedido de perdão, sem necessariamente seguir a fórmula do Missal. Música: lenta, que leve à introspecção. Sejam usados especialmente instrumentos mais suaves.

40 Critérios e características para escolha dos Cantos Litúrgicos: 3) Canto do Glória (IGMR 53): Letra: o texto deve seguir o conteúdo próprio da Tradição da Igreja. Música: festiva, de louvor a Deus. Podem ser usados vários instrumentos.

41 Critérios e características para escolha dos Cantos Litúrgicos: 4) Canto de Acolhida da Palavra: Por ser um canto facultativo, deve ser executado quando houver a procissão da Palavra. É bom que seja um canto participado pelo povo, solenizando a chegada da Palavra. Letra: o texto deve falar da importância da Bíblia e da escuta da Palavra. Música: festiva, alegre, exaltando a Palavra de Deus.

42 Critérios e características para escolha dos Cantos Litúrgicos: 5) Salmo Responsorial (IGMR 61): Faz parte integrante da liturgia da palavra: tem que ser um salmo. Deve ser cantado, revezando solo e povo, ou, ao menos o refrão. Não pode ser substituído por nenhum canto de meditação. Letra: Salmo próprio do dia ou outro texto bíblico de acordo com a liturgia do dia. Música: mais suave, instrumentos mais doces.

43 Critérios e características para escolha dos Cantos Litúrgicos: 6) Canto de Aclamação aoevangelho (IGMR 62-64): Letra: tem que ter ALELUIA (louvor a Javé), exceto na quaresma. É um convite para ouvir, é o anúncio da Palavra de Jesus. Deve ser curto, e tirado do Lecionário, próprio do dia. Música: de ritmo vibrante, alegre, festivo e acolhedor. Podem ser usados outros instrumentos.

44 Critérios e características para escolha dos Cantos Litúrgicos: 7) Canto das Oferendas (IGMR 74): É um canto facultativo. A equipe decide e combina com o Padre. Caso não seja cantado, é oportuno um fundo musical (exceto Advento e Quaresma), até que as ofertas cheguem até o altar, cessando então, para que se ouça as orações de oferecimento que o padre rezará, então em voz alta. Letra: É recomendável que se fale de pão e vinho. Pode falar do oferecimento da vida, etc. Música: melodia calma, suave. Uso de instrumentos suaves.

45 Critérios e características para escolha dos Cantos Litúrgicos: 8) Santo (IGMR 79-b) (Doc ): É um canto vibrante por natureza. Letra: seguir o texto original, indicado pela Tradição da Igreja. Música: Que os instrumentos expressem a exultação desse momento e a santidade Tremenda de Deus. Deve ser sempre cantado.

46 Critérios e características para escolha dos Cantos Litúrgicos: 9) Doxologia: Por Cristo, com Cristo e em Cristo É uma hora muito importante e solene. É o verdadeiro e próprio ofertório da Missa. É cantado apenas pelo Sacerdote. O AMÉM conclusivo, aí sim cantado pelo povo é o mais importante da Missa e deve ser cantado ao menos aos finais de semana.

47 Critérios e características para escolha dos Cantos Litúrgicos: 10) Pai-Nosso (Doc , 306): Pode ser cantado, mas desde que com as mesmas e exatas palavras da oração. Não se diz o Amém, mesmo quando cantado.

48 Critérios e características para escolha dos Cantos Litúrgicos: 11) Canto da Paz (Doc ): É um canto facultativo.

49 Critérios e características para escolha dos Cantos Litúrgicos: 12) Cordeiro de Deus (IGMR 83)(Doc79-310): Pode ser cantado com melodia não muito rápida e sempre com mesmas palavras da oração. as

50 Critérios e características para escolha dos Cantos Litúrgicos: 13) Canto de Comunhão (IGMR 86-87)(Doc ): É um canto processional para se cantar andando. Letra: preferência que tenha sintonia com o Evangelho e que seja Eucarística. Música: processional, toada, balada, etc...

51 Critérios e características para escolha dos Cantos Litúrgicos: 14) Meditação, Louvor ou Ação de Graças (IGMR 88)(Doc ): Se for o caso, se canta dando graças, louvando e agradecendo o encontro com o Senhor e com os irmãos. No entanto, que se tenha tempo de silêncio profundo e de adoração e intimidade com o Senhor. Instrumentos mais doces e melodia lenta e que leve à adoração.

52 Critérios e características para escolha dos Cantos Litúrgicos: 15) Canto Final: Não é previsto no Missal Romano. É para ser cantado após a Benção Final, enquanto o povo se retira da Igreja: é o canto da despedida. Letra: deve conter uma mensagem que levaremos para a vida, se possível, referente ao Evangelho do dia. Música: alegre, vibrante. Podem ser usados outros instrumentos.

53

54 Fontes: Instrução Geral sobre o Missal Romano. Coleção Estudos da CNBB nº79 (Documento Verde). Coleção Documentos da CNBB nº 43 (Documento Azul). Orientações sobre a Palavra de Deus Doc. 52, Hinário Litúrgico. Canto Litúrgico Encontro Diocesano de Liturgia. Música e Liturgia A Música como Expressão da Vida Humana. Livro Canta Meu Povo

55

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA 1 2 ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS DOCUMENTO DA CNBB - 52 3 SENTIDO LITÚRGICO DA CELEBRAÇÃO

Leia mais

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA A Eucaristia é o sacramento que atualiza e faz a memória do sacrifício de Jesus: em cada Eucaristia temos a presença do Cristo que pela sua morte e ressurreição

Leia mais

O Canto na Sequência da Celebração. O Canto

O Canto na Sequência da Celebração. O Canto O Canto na Sequência da Celebração O Canto Revisão 2-27-11-2008 O canto e a música são elementos importantes na Celebração do Povo de Deus em festa pela salvação de Cristo. Ele como parte necessária e

Leia mais

Orientações para Leitores. Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística - Montes Claros / MG

Orientações para Leitores. Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística - Montes Claros / MG Orientações para Leitores Importância da Missa Estrutura, elementos e partes da Missa Documentos Instrução Geral do Missal Romano Documento 43 CNBB - Animação da vida litúrgica no Brasil 388. As adaptações

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO

ÍNDICE GERAL. Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO ÍNDICE GERAL Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO Testemunho de fé inalterável... 13 Uma tradição ininterrupta... 16 Adaptação às novas

Leia mais

Liturgia Eucarística

Liturgia Eucarística Liturgia Eucarística Na última Ceia, Cristo instituiu o sacrifício e banquete pascal, por meio do qual, todas as vezes que o sacerdote, representando a Cristo Senhor, faz o mesmo que o Senhor fez e mandou

Leia mais

O MISSAL ROMANO. Missale Romanum

O MISSAL ROMANO. Missale Romanum O MISSAL ROMANO A reforma da Liturgia latina, decidida pelo Concílio Vaticano II, encontra a sua expressão concreta nos livros litúrgicos ou rituais. Os livros são oficialmente publicados pela Congregação

Leia mais

Refrão meditativo : criar um espírito meditativo e acolhedor em toda pessoa da assembleia celebrante

Refrão meditativo : criar um espírito meditativo e acolhedor em toda pessoa da assembleia celebrante RITOS INICIAIS Refrão meditativo : É uma pequena peça musical, de fácil assimilação, cantada repetidas vezes com o objetivo de criar um espírito meditativo e acolhedor em toda pessoa da assembleia celebrante,

Leia mais

9º Domingo do Tempo Comum 10º Domingo do Tempo Comum 11º Domingo do Tempo Comum ANO C

9º Domingo do Tempo Comum 10º Domingo do Tempo Comum 11º Domingo do Tempo Comum ANO C CIFRAS DO FOLHETO 1 SANTUÁRIO DIOCESANO DE SÃO SEBASTIÃO 9º Domingo do Tempo Comum 10º Domingo do Tempo Comum 11º Domingo do Tempo Comum ANO C 29 DE MAIO DE 2016 05 DE JUNHO DE 2016 12 DE JUNHO DE 2016

Leia mais

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial Catedral Diocesana de Campina Grande Paróquia nossa Senhora da Conceição II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia Por suas chagas fomos curados, felizes aqueles que crêem sem terem visto.

Leia mais

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst Celebração Dominical da Palavra Cap. 07 Ione Buyst A Igreja de Cristo, desde o dia de Pentecostes, após a descida do Espírito Santo, sempre se reuniu fielmente para celebrar o mistério pascal, no dia que

Leia mais

Alegres cantemos Músicas para cantar a liturgia

Alegres cantemos Músicas para cantar a liturgia Alegres cantemos Músicas para cantar a liturgia Alegres Cantemos Músicas para cantar a liturgia Direção editorial Claudiano Avelino dos Santos Assistente editorial Jacqueline Mendes Fontes Organização

Leia mais

CURSO PARA FORMAÇÃO DE MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO

CURSO PARA FORMAÇÃO DE MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO 23 CURSO PARA FORMAÇÃO DE MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO 6 A ESTRUTURA DA MISSA 2: A LITURGIA EUCARÍSTICA E OS RITOS FINAIS Ementa: nesta formação estudaremos a partir da procissão das oferendas

Leia mais

PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I.

PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I. ÍNDICE GERAL Uma palavra do autor... p. 3 Lista de abreviatura... p. 7 PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I. Por amor a Liturgia A importância de se amar a Liturgia... n. 1 Necessidade de deixar

Leia mais

SUMÁRIO MISSAS DE NOSSA SENHORA - ANO C

SUMÁRIO MISSAS DE NOSSA SENHORA - ANO C Ano C Livro de Partituras Missas de Nossa Senhora São Sebastião E São josé Diocese de Oliveira SUMÁRIO MISSAS DE NOSSA SENHORA - ANO C IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA PROCISSÃO DE ENTRADA - Imaculada, Maria

Leia mais

A estrutura da Santa Missa

A estrutura da Santa Missa A estrutura da Santa Missa A estrutura da Santa Missa é construída sobre dois grandes pilares: a liturgia da palavra, precedida dos ritos inciais, e a liturgia eucarística, seguida dos ritos finais. O

Leia mais

São resultado desses encontros as notas que a seguir partilhamos.

São resultado desses encontros as notas que a seguir partilhamos. Nas quintas-feiras do mês de Maio, decorreram na Igreja de Oliveira de Azemeis, encontros de formação litúrgica, organizados pela vigararia sul da Diocese do Porto e orientados pelo P. Frei Bernardino

Leia mais

As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder

As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder Você não apenas ouve falar de Liturgia, mas vive e experimenta a Liturgia! Em geral, o conceito pode estar tão presente e latente

Leia mais

O QUE SE ESPERA DE UM MINISTRO DA MÚSICA: Que ajude a assembleia a entrar no mistério de Deus pela música;

O QUE SE ESPERA DE UM MINISTRO DA MÚSICA: Que ajude a assembleia a entrar no mistério de Deus pela música; O QUE SE ESPERA DE UM MINISTRO DA MÚSICA: Que ajude a assembleia a entrar no mistério de Deus pela música; Que esteja a serviço da igreja e da liturgia e não de si mesmo e de seus gostos pessoais; Que

Leia mais

ANEXO SOBRE CANTO LITÚRGICO "Canto litúrgico" e "Canto religioso

ANEXO SOBRE CANTO LITÚRGICO Canto litúrgico e Canto religioso ANEXO SOBRE CANTO LITÚRGICO "Canto litúrgico" e "Canto religioso Canto(ou música)litúrgico é aquele que a Igreja admite de direito e de fato na celebração litúrgica, e por este mesmo motivo, deve manifestar

Leia mais

Entrada: Por sua Morte.. Por sua morte, a morte viu o fim. do sangue derramado a vida renasceu. Seu pé ferido nova estrada abriu

Entrada: Por sua Morte.. Por sua morte, a morte viu o fim. do sangue derramado a vida renasceu. Seu pé ferido nova estrada abriu Entrada: Por sua Morte.. Por sua morte, a morte viu o fim do sangue derramado a vida renasceu. Seu pé ferido nova estrada abriu e neste homem, o homem enfim se descobriu. Meu coração me diz: "o amor me

Leia mais

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20.

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Objetivo do encontro: Despertar amor a Eucaristia e a participação da santa missa, onde o sacramento é oferecido. Texto: Ë o sacramento pelo qual participamos,

Leia mais

Na Missa se realiza o que Cristo ordenou na última

Na Missa se realiza o que Cristo ordenou na última Na Missa se realiza o que Cristo ordenou na última ceia: o memorial de seu mistério pascal. A eucaristia é, em primeiro lugar, memorial da morte e ressurreição do Senhor Jesus, sob a forma de pão e de

Leia mais

Alfaias: São todos os objetos usados nos exercícios da liturgia como, por, exemplo, os vasos litúrgicos e os paramentos dos ministros.

Alfaias: São todos os objetos usados nos exercícios da liturgia como, por, exemplo, os vasos litúrgicos e os paramentos dos ministros. Oração inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Objetivo do Encontro: Explicar a missa parte por parte e levar os catequizandos a amar a eucaristia e a serem fiéis na partição desse sacramento. Texto: Objetos

Leia mais

Pe. José Weber, SVD. Cantos do Evangelho. Anos A, B e C & Solenidades e Festas

Pe. José Weber, SVD. Cantos do Evangelho. Anos A, B e C & Solenidades e Festas Cantos do Evangelho Pe. José Weber, SVD Cantos do Evangelho Anos A, B e C & Solenidades e Festas Direção editorial Claudiano Avelino dos Santos Autor de todas as melodias Pe. José Weber, SVD Organização

Leia mais

DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A

DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A EUCARISTIA 19H DINAMIZAÇÃO DO 10º ANO DE CATEQUESE IGREJA MATRIZ DE VILA DO CONDE Cântico Inicial: Filho de Deus 1. Somos

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Temos, com muita frequência, insistido sobre a realidade do espaço eclesial que cada batizado ocupa na Igreja. Porém, não obstante

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

MUNDIAL DAS MISSÕES E DA SANTA INFÂNCIA MISSIONÁRIA 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO DA FÉ 21 DE OUTUBRO DE 2012 RITO INICIAL

MUNDIAL DAS MISSÕES E DA SANTA INFÂNCIA MISSIONÁRIA 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO DA FÉ 21 DE OUTUBRO DE 2012 RITO INICIAL CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos. DIA MUNDIAL DAS MISSÕES E

Leia mais

Igreja é lugar de recolhimento, de oração. Jesus ia ao Templo com seus pais e apóstolos.

Igreja é lugar de recolhimento, de oração. Jesus ia ao Templo com seus pais e apóstolos. POR QUE IR À IGREJA? Certo dia, Jesus contou a seguinte parábola a alguns que se consideravam justos e desprezavam os outros."dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu e o outro, publicano.

Leia mais

Índice. O ue é a Missa? calendário litúrgico. estrutura da Missa. A Missa. Ritos iniciais. Liturgia da alavra. Liturgia eucarística.

Índice. O ue é a Missa? calendário litúrgico. estrutura da Missa. A Missa. Ritos iniciais. Liturgia da alavra. Liturgia eucarística. Este missal é meu e serve para eu acompanhar a Missa (também chamada Eucaristia) e aprender muitas coisas relacionadas com esta tão importante celebração. Acompanho tudo o que se passa na Missa a partir

Leia mais

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico?

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico? O ANO LITÚRGICO Chama-se Ano Litúrgico o tempo em que a Igreja celebra todos os feitos salvíficos operados por Deus em Jesus Cristo. "Através do ciclo anual, a Igreja comemora o mistério de Cristo, desde

Leia mais

A Liturgia como comunicação do Amor de Deus

A Liturgia como comunicação do Amor de Deus A Liturgia como comunicação do Amor de Deus A Liturgia - O Que é a Liturgia - Quem se comunica pela Liturgia. Como comunicação do amor de Deus - Como se deu essa comunicação de Amor. - Como ela se realiza.

Leia mais

Coração de Jesus. Coração que só tem amor. Bate sempre por nós. Na alegria ou na dor.

Coração de Jesus. Coração que só tem amor. Bate sempre por nós. Na alegria ou na dor. Entrada: Coração de Jesus (irmã Custódia) Vinde a mim para vos aconchegar Todos vós que estiverdes em aflição O meu fardo mais leve vos será Vos espero de todo coração. Coração de Jesus Coração que só

Leia mais

Aula de Liturgia Catolica Domus

Aula de Liturgia Catolica Domus Aula de Liturgia Catolica Domus O que é a Liturgia? A Liturgia é a celebração do Mistério Pascal de Cristo, ou seja, se sua paixão, morte e ressurreição. É justamente entorno deste núcleo fundamental da

Leia mais

Missa da Ceia do Senhor

Missa da Ceia do Senhor Missa da Ceia do Senhor Entrada 1: Venham comigo Vamos comer minha Páscoa Isto é meu corpo Isto também é meu sangue Eis o meu testamento Até que se cumpra o Reino de Deus 1. Todo dia é preciso lembrar

Leia mais

D - Senhor, que nos mandastes perdoar mutuamente A antes de nos aproximarmos do vosso altar. D A/C# D Gmaj7 A D Senhor, tende piedade de nós!

D - Senhor, que nos mandastes perdoar mutuamente A antes de nos aproximarmos do vosso altar. D A/C# D Gmaj7 A D Senhor, tende piedade de nós! ATO PENITENCIAL Domingos da Quaresma OPÇÃO 1 D - Senhor, que nos mandastes perdoar mutuamente A antes de nos aproximarmos do vosso altar. D A/C# D Gmaj7 A D Senhor, tende piedade de nós! (bis) Bm E A -

Leia mais

Capela Nª Sª Das Graças

Capela Nª Sª Das Graças Capela Nª Sª Das Graças Santa Missa Dominical 1-Saudação I PR: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. AS: Amém. PR: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Leia mais

6º Domingo da Páscoa 20/05/2017. Entrada

6º Domingo da Páscoa 20/05/2017. Entrada 6º Domingo da Páscoa 20/05/2017 Entrada Entrada: Vamos celebrar com Júbilo (D) Refrão: Vamos celebrar com júbilo, A festa do Rei Jesus: Os homens com Glória, as mulheres Aleluia! Vamos celebrar ao Rei!

Leia mais

SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de

SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de 1 Áudio da Mensagem de Manoel de Jesus, de 28.08.2017 convertido em texto, SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de 21.08.2017 28.08.2017 Chamado de Amor e de Conversão do Coração Doloroso e Imaculado

Leia mais

Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão

Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão SECRETARIADO DIOCESANO DE CATEQUESE DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA SANTARÉM Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão Tema: A EUCARISTIA (Também se pode recorrer ao power point sobre a Eucaristia)

Leia mais

Papa Francisco A Santa Missa

Papa Francisco A Santa Missa Papa Francisco A Santa Missa CATEQUESES DO PAPA FRANCISCO SOBRE A CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA Capa Francisca Cardoso Paginação Editorial A. O. Impressão e Acabamentos Tipoprado, Artes Gráficas, Lda. Depósito

Leia mais

Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor Folheto Corpus Christi 2017

Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor Folheto Corpus Christi 2017 Solenidade do orpo e Sangue do Senhor Folheto orpus hristi 2017 Entrada: A Venham comigo / Vamos comer minha Páscoa A Isto é meu corpo / Isto também é meu sangue. F#m Bm E7 A Eis o meu testamento / Até

Leia mais

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma O Ano litúrgico é o período de doze meses, divididos em tempos litúrgicos, onde se celebram como memorial, os mistérios de Cristo, assim como a memória

Leia mais

SANTA MISSA EM PORTUGUÊS Domingo, 17 de dezembro de :00 p.m. 3º. Domingo do Advento CANTOS CANTO DE ENTRADA: Reunidos Aqui

SANTA MISSA EM PORTUGUÊS Domingo, 17 de dezembro de :00 p.m. 3º. Domingo do Advento CANTOS CANTO DE ENTRADA: Reunidos Aqui SANTA MISSA EM PORTUGUÊS Domingo, 17 de dezembro de 2017 5:00 p.m. 3º. Domingo do Advento CANTOS CANTO DE ENTRADA: Reunidos Aqui Reunidos aqui (reunidos aqui) Só pra louvar ao Senhor (só pra louvar ao

Leia mais

HINÁRIO LITÚRGICO III

HINÁRIO LITÚRGICO III HINÁRIO LITÚRGICO III CNBB HINÁRIO LITÚRGICO III DOMINGOS DO TEMPO COMUM ANO B O ANO DE MARCOS Direção editorial: Claudiano Avelino dos Santos Produção: Equipe de Reflexão da Música Litúrgica da CNBB

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR TRÍDUO PASCAL PARTITURAS DOS CANTOS DO FOLHETO POVO DE DEUS - ANO C Partituras extraídas do Hinário Litúrgico da CNBB, Cantos e Orações e

Leia mais

A música no tempo do ano litúrgico. Pastoral da Música Litúrgica I Clayton Dias e Virgilio Solli

A música no tempo do ano litúrgico. Pastoral da Música Litúrgica I Clayton Dias e Virgilio Solli A música no tempo do ano litúrgico Pastoral da Música Litúrgica I Clayton Dias e Virgilio Solli Canto e música no tempo do ano litúrgico A música apropriada à liturgia é aquela que está mais intimamente

Leia mais

Ano B. Livro de Partituras. Missas da Quaresma Missas de Páscoa Missa de Pentecostes Missa da Santíssima Trindade. Diocese de Oliveira

Ano B. Livro de Partituras. Missas da Quaresma Missas de Páscoa Missa de Pentecostes Missa da Santíssima Trindade. Diocese de Oliveira Ano B Livro de Partituras Missas da Quaresma Missas de Páscoa Missa de Pentecostes Missa da Santíssima Trindade Diocese de Oliveira SUMÁRIO MISSAS DA QUARESMA ENTRADA - Hino Da Campanha Da Fraternidade

Leia mais

Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento

Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento 14 1 INTRODUÇÃO CÂNTICO DE COMUNHÃO É o Meu Corpo Possivelmente estamos habituados a procurar Deus nas grandes coisas da vida, boas ou menos boas, e esquecemo-nos

Leia mais

o Sacrifício de Jesus

o Sacrifício de Jesus A Santa Missa o Sacrifício de Jesus Curso de Teologia Paróquia de Nossa Senhora da Assunção «A Liturgia é o cume para o qual se dirige a atividade da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde provém toda

Leia mais

Entrada: Lembrai-vos. Lembra-vos ó Senhora do Sagrado coração. Que sois a Mãe de Deus / e esperança e proteção...

Entrada: Lembrai-vos. Lembra-vos ó Senhora do Sagrado coração. Que sois a Mãe de Deus / e esperança e proteção... 1 Entrada: Lembrai-vos Lembra-vos ó Senhora do Sagrado coração Que sois a Mãe de Deus / e esperança e proteção... O Espírito vos fez / templo bendito do amor Vos sois Mãe de Jesus e Mãe do povo do Senhor

Leia mais

Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora

Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Quem é esta que avança como aurora Temível como exército em ordem de batalha Brilhante como o sol e como a lua Mostrando os caminhos aos filhos seus Ah, ah,

Leia mais

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014 CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014 CANTO DE ENTRADA: E B7 Dentro de mim existe uma luz/ Que me mostra por onde deverei andar F#m B7 E Dentro de mim também mora Jesus/ que me ensina buscar

Leia mais

RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES

RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES O Rito da Nomeação dos Acólitos, que aqui se propõe, foi organizado a partir do Rito da Instituição dos Acólitos do Pontifical Romano. Como

Leia mais

Celebração tirada do livro Eucaristia com Crianças Tempos Fortes Pedrosa Ferreira Edições Salesianas. ocantinhodasao.com.pt/public_html.

Celebração tirada do livro Eucaristia com Crianças Tempos Fortes Pedrosa Ferreira Edições Salesianas. ocantinhodasao.com.pt/public_html. Celebração tirada do livro Eucaristia com Crianças Tempos Fortes Pedrosa Ferreira Edições Salesianas ocantinhodasao.com.pt/public_html 12 Ano B ocantinhodasao.com.pt/public_html 1 RITOS INICIAIS Hoje,

Leia mais

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 2- TEMA: Liturgia 3- OBJETIVO GERAL Assessorar as 12 comunidades pertencentes à Paróquia Santo Antônio, motivando-as a celebrar com fé o Mistério

Leia mais

PARÓQUIA CRISTO REI FORMAÇÃO LITÚRGICA

PARÓQUIA CRISTO REI FORMAÇÃO LITÚRGICA PARÓQUIA CRISTO REI FORMAÇÃO LITÚRGICA Mas afinal, o que é Liturgia? LITURGIA A palavra LIT-URGIA é de origem grega, composta de duas raízes: Liet / leos / laos = povo, público e Ergomai (ergom) = operar,

Leia mais

Cálice e Patena. Servem para oferecer, consagrar e comungar o pão e o vinho.

Cálice e Patena. Servem para oferecer, consagrar e comungar o pão e o vinho. Objectos Litúrgicos Introdução Antes de começarmos a ver quais os objectos litúrgicos usados nas celebrações litúrgicas, é importante saber que estes são abençoados. Tendo isto em conta, eles deverão ser

Leia mais

Pe. Ronaldo Sabino de Pádua, CSsR

Pe. Ronaldo Sabino de Pádua, CSsR 38 9 - OS LECIONÁRIOS, O MISSAL ROMANO E A EUCARISTIA 1 - A AÇÃO DO MESC A PARTIR DE JESUS CRISTO Toda ação litúrgica da Igreja deve ser a expressão do Cristo cabeça da Igreja. Assim, os leigos são admiravelmente

Leia mais

Salmo - Sl 65. Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor!! Meu espírito exulta em Deus, meu salvador!! Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora

Salmo - Sl 65. Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor!! Meu espírito exulta em Deus, meu salvador!! Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Quem é esta que avança como aurora Temível como exército em ordem de batalha Brilhante como o sol e como a lua Mostrando o caminho aos filhos seus Ah, ah, ah,

Leia mais

Liturgia Eucarística para o dia da festa de São Pedro - 24/06/2018

Liturgia Eucarística para o dia da festa de São Pedro - 24/06/2018 Liturgia Eucarística para o dia da festa de São Pedro - 24/06/2018 TEMA: Apóstolos da luz e da salvação. Símbolos: Andor de São Pedro e padrinhos das comunidades para a procissão inicial. Palavras: FIRMEZA,

Leia mais

OFÍCIO DIVINO DAS COMUNIDADES. O que é? Como rezar?

OFÍCIO DIVINO DAS COMUNIDADES. O que é? Como rezar? OFÍCIO DIVINO DAS COMUNIDADES O que é? Como rezar? ORIGEM O costume de consagrar a Deus as primeiras horas e o findar de cada dia é uma herança do judaísmo, de onde vieram Jesus e as primeiras comunidades

Leia mais

Catedral Metropolitana Ribeirão Preto SP. Pe. Antônio Élcio de Souza (Pitico)

Catedral Metropolitana Ribeirão Preto SP. Pe. Antônio Élcio de Souza (Pitico) Catedral Metropolitana Ribeirão Preto SP Pe. Antônio Élcio de Souza (Pitico) LITURGIA CELEBRAÇÃO LITÚRGICA CELEBRAÇÃO LITÚRGICA CRISTÃ LIT = laós URGIA = ergon CELEBRAR =. POVO FAZER AÇÃO TRABALHO SERVIÇO

Leia mais

Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral.

Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral. Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral. I RITOS INICIAIS: 1 Acolhida: Animador: Estimados irmãos e irmãs,

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO PARTITURAS DOS CANTOS DO FOLHETO POVO DE DEUS - ANO B Partituras extraídas do Hinário Litúrgico da CNBB, Cantos e Orações e Cantando Salmos e Aclamações. São Paulo 14 de Janeiro

Leia mais

VIÁTICO. Ritos iniciais

VIÁTICO. Ritos iniciais VIÁTICO Ritos iniciais Ao aproximar-se do doente, o ministro, revestido como convém a este ministério, saúda com afabilidade o doente e as pessoas presentes, empregando, se for oportuno, esta saudação:

Leia mais

DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva)

DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva) 1 DIOCESE DE CRATO BASÍLICA N. Sra. das DORES FESTA DA PADROEIRA JUAZEIRO DO NORTE CE. MISSA (Francisco Silva) BENDITO DO ANO (2015-2016) (A) A7 D A Fm# Bm E A A D E A NO CAMINHO DO ROMEIRO, JUAZEIRO É

Leia mais

A Missa parte por parte - Ritos Iniciais

A Missa parte por parte - Ritos Iniciais A Missa parte por parte - Ritos Iniciais RITOS INICIAIS: DEUS NOS REÚNE Canto de Entrada: Intróito. Canta-se algo que diga respeito à Igreja peregrina neste mundo, a caminho da Casa do Senhor, ou algo

Leia mais

ROTEIRO PARA A CELEBRAÇÃO: - Animador Litúrgico cumprimenta a assembleia e convida a todos para receber os crismandos e seus padrinhos.

ROTEIRO PARA A CELEBRAÇÃO: - Animador Litúrgico cumprimenta a assembleia e convida a todos para receber os crismandos e seus padrinhos. PARÓQUIA SANTO AGOSTINHO MISSA DO SACRAMENTO DO CRISMA DIA 29 DE OUTUBRO DE 2017 PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO - DOM OTACÍLIO F. LACERDA BISPO AUXILIAR ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE CONCELEBRANTE - PADRE EDISON

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Apresentação... 5 Ordem cronológica dos documentos... 7 Siglas Tra le sollecitudini Mo t u Pr o p r i o d o Pa pa Pio X

ÍNDICE GERAL. Apresentação... 5 Ordem cronológica dos documentos... 7 Siglas Tra le sollecitudini Mo t u Pr o p r i o d o Pa pa Pio X Apresentação... 5 Ordem cronológica dos documentos... 7 Siglas... 8 Tra le sollecitudini Mo t u Pr o p r i o d o Pa pa Pio X sobre a restauração da música sacra Introdução... 9 I. Princípios gerais...

Leia mais

CÂNTICOS LITÚRGICOS LITURGIA DE ENTRADA Saudação apostólica O Lucernário Brilhe tua luz Luz radiante Perdão, Senhor, perdão Perante ti Kyrie eleison K

CÂNTICOS LITÚRGICOS LITURGIA DE ENTRADA Saudação apostólica O Lucernário Brilhe tua luz Luz radiante Perdão, Senhor, perdão Perante ti Kyrie eleison K CÂNTICOS LITÚRGICOS É difícil imaginar liturgia e culto sem o canto comunitário e, como complemento desejável, a música instrumental. Comunidade reunida em culto canta. E a música está para o canto como

Leia mais

SIGNIFICADO DOS GESTOS

SIGNIFICADO DOS GESTOS Vamos entender um pouco melhor o SIGNIFICADO DOS GESTOS que fazemos durante as celebrações, para podermos participar mais fervorosamente em nossas comunidades. SENTADOS: É uma posição cômoda, boa para

Leia mais

Entrada: Deixa a Luz do céu entrar

Entrada: Deixa a Luz do céu entrar Entrada: Deixa a Luz do céu entrar TU ANSEIAS EU BEM SEI POR SALVAÇÃO, TENS DESEJO DE BANIR A ESCURIDÃO ABRE POIS DE PAR EM PAR TEU CORAÇÃO, E DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR. (DEIXA

Leia mais

Catálogo. de Publicações. Secretariado Nacional de Liturgia

Catálogo. de Publicações. Secretariado Nacional de Liturgia Catálogo de Publicações Secretariado Nacional de Liturgia Todos os preços indicados incluem IVA à taxa legal em vigor. Fátima, Janeiro de 2013 missais missal romano Formato: 175X255 mm 1.408 páginas Dourado

Leia mais

24º Domingo do Tempo Comum

24º Domingo do Tempo Comum 24º Domingo do Tempo Comum Entrada 1: Toda Bíblia é comunicação Toda a Bíblia é comunicação De um Deus amor de um Deus irmão É feliz quem crê na revelação Quem tem Deus no coração 1. Jesus Cristo é a palavra

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal ITINERÁRIO CATEQUÉTICO Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal COMO É PROPOSTO O PROCESSO CATEQUÉTICO NO ITINERÁRIO? O Itinerário orienta a construção do processo catequético conforme

Leia mais

CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DA CRISMA 1- RITOS INICIAIS Entrada dos Crismandos e seus Padrinhos

CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DA CRISMA 1- RITOS INICIAIS Entrada dos Crismandos e seus Padrinhos ARCEBISPO: Abençoe-vos seu Filho Unigênito, que prometeu que o Espírito da verdade permaneceria na Igreja, e vos confirme com sua força na profissão da verdadeira fé. AS: Amém! ARCEBISPO: Abençoe-vos o

Leia mais

Objetos e Paramentos Litúrgicos

Objetos e Paramentos Litúrgicos 1 Objetos e Paramentos Litúrgicos Objetos Litúrgicos: não são apenas coisas concretas, são sinais, por isso transmitem mensagem, não só pela presença deles, mas pelo modo como são utilizados ou conservados.

Leia mais

Referindo-se ao Sacramento da Eucaristia, diz o Catecismo da Igreja Católica :

Referindo-se ao Sacramento da Eucaristia, diz o Catecismo da Igreja Católica : Referindo-se ao Sacramento da Eucaristia, diz o Catecismo da Igreja Católica : 1323. - O nosso Salvador Instituiu na Última Ceia, na noite em que foi entregue, o Sacrifício Eucarístico do seu Corpo e Sangue,

Leia mais

O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO

O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO 1. Só Deus é Santo Deus fonte de toda santidade - Sagrada Escritura - Tradição e Magistério 2. A Liturgia e o culto dos santos - Elementos e tipos

Leia mais

Maria, A Flor do Carmelo Folheto de Nossa Senhora do Carmo - Julho 2017

Maria, A Flor do Carmelo Folheto de Nossa Senhora do Carmo - Julho 2017 Maria, A Flor do Carmelo Folheto de Nossa Senhora do Carmo - Julho 2017 Entrada: D - Ó vinde, cristãos louvar a Maria / Com um hino singelo, eterna alegria... - Foi lá no Carmelo que a Virgem surgiu /

Leia mais

O MISTÉRIO DA PÁSCOA D. ANTÓNIO MARIA BESSA TAIPA

O MISTÉRIO DA PÁSCOA D. ANTÓNIO MARIA BESSA TAIPA ÍNDICE GERAL ÍNDICE GERAL Apresentação... 5 Em louvor do Tríduo pascal, José de Leão Cordeiro... 7 Reflectir e viver o Mistério pascal, D. Júlio Tavares Rebimbas... 9 O MISTÉRIO DA PÁSCOA D. ANTÓNIO MARIA

Leia mais

Cerimonial da Celebração Eucarística com posse de Pároco

Cerimonial da Celebração Eucarística com posse de Pároco Cerimonial da Celebração Eucarística com posse de Pároco ARQUIDIOCESE DE SOROCABA 2 PRIMEIRA PARTE: RITOS INICIAIS MONIÇÃO INICIAL No horário previsto e após a autorização do Mestre de Cerimônias, o animador

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS 1 ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Orientações para a Celebração da Palavra de Deus. 16ªed. São Paulo: Paulinas, 2004 (Documentos da CNBB,

Leia mais

Gestos e atitudes corporais

Gestos e atitudes corporais Gestos e atitudes corporais A postura de um acólito não deve ser rígida e fria como uma estátua, nem por outro lado deve ser descuidada. A forma de estar deve permitir que o acólito esteja ao mesmo tempo

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 6º MÓDULO CAPÍTULO IX: CATEQUESE PARA SITUAÇÕES ESPECIAIS Leitura do Documento Catequese para situações especiais Coragem

Leia mais

25º Domingo do Tempo Comum

25º Domingo do Tempo Comum 25º Domingo do Tempo Comum Entrada 1: A Bíblia é a Palavra de Deus A Bíblia é a palavra de Deus Semeada no meio do povo Que cresceu, cresceu E nos transformou Ensinando-nos viver um mundo novo 1. Deus

Leia mais

15º Domingo do Tempo Comum 16º Domingo do Tempo Comum 17º Domingo do Tempo Comum 18º Domingo do Tempo Comum

15º Domingo do Tempo Comum 16º Domingo do Tempo Comum 17º Domingo do Tempo Comum 18º Domingo do Tempo Comum CIFRAS DO FOLHETO 1 SANTUÁRIO DIOCESANO DE SÃO SEBASTIÃO 15º Domingo do Tempo Comum 16º Domingo do Tempo Comum 17º Domingo do Tempo Comum 18º Domingo do Tempo Comum 10 DE JULHO DE 2016 17 DE JULHO DE 2016

Leia mais

III. Ofícios e Ministérios na Celebração da Liturgia da Palavra na Missa. Elenco das Leituras da Missa

III. Ofícios e Ministérios na Celebração da Liturgia da Palavra na Missa. Elenco das Leituras da Missa III. Ofícios e Ministérios na Celebração da Liturgia da Palavra na Missa Elenco das Leituras da Missa 1. Funções do presidente na liturgia da palavra 2. Função dos fiéis na liturgia da palavra 3. Ministérios

Leia mais

Cânticos para Missa Advento/2016

Cânticos para Missa Advento/2016 Santuário das Almas/Icaraí Cânticos para Missa Advento/2016 Data 17/12 www.oficinademusica.org Procissão de Entrada: Vamos Celebrar Todos reunidos na casa de Deus Com cantos de alegria e grande louvor

Leia mais

RITO COM CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

RITO COM CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS RITO COM CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS Esta forma é para ser utilizada sobretudo quando não há celebração da Missa, ou quando se distribui a comunhão a horas previamente estabelecidas, de sorte que os

Leia mais

TRÍDUO PASCAL DA PAIXÃO E MORTE, SEPULTURA E RESSURREIÇÃO DE JESUS. Quinta-Feira Santa, 21h30 Missa da Ceia do Senhor, com rito do lava-pés

TRÍDUO PASCAL DA PAIXÃO E MORTE, SEPULTURA E RESSURREIÇÃO DE JESUS. Quinta-Feira Santa, 21h30 Missa da Ceia do Senhor, com rito do lava-pés Como Paulo e com Cristo, subamos a Jerusalém!...Gal.1,18; Mc.10,33 Semana Santa 2009 na Paróquia de Nossa Senhora da Hora DOMINGO DE RAMOS 09h45 (Bênção dos Ramos) e Missa (10h00) na Igreja Paroquial 11h00

Leia mais

ÍNDICE RITOS INICIAIS. Sinal da Cruz Saudação Inicial Fórmula B I M. Simões II Az. Oliveira... 14

ÍNDICE RITOS INICIAIS. Sinal da Cruz Saudação Inicial Fórmula B I M. Simões II Az. Oliveira... 14 264 RITOS INICIAIS SAUDAÇÃO INICIAL Sinal da Cruz... 11 Saudação Inicial... 11 ACTO PENITENCIAL Fórmula B I M. Simões... 13 II Az. Oliveira... 14 Tropos para o Acto Penitencial Invocações para os tempos

Leia mais

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus:

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: CRISTELO 24 de Maio de 2009 Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: Pedro e João impuseram-lhes as mãos e

Leia mais

CELEBRAÇÃO DO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO PASCAL DOMINGO DE PÁSCOA (ANO B) Então os olhos deles se abriram e o reconheceram (Lc 24,31)

CELEBRAÇÃO DO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO PASCAL DOMINGO DE PÁSCOA (ANO B) Então os olhos deles se abriram e o reconheceram (Lc 24,31) CELEBRAÇÃO DO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO PASCAL DOMINGO DE PÁSCOA (ANO B) 1.4.18 Então os olhos deles se abriram e o reconheceram (Lc 24,31) At 10, 34a.37-43: o anúncio do mistério pascal (querigma) feito

Leia mais

INTRODUÇÃO. Notas para Aula Escola de Formação de Agentes de Pastoral Diocese de São Carlos Diácono Carlos Alberto Pavan

INTRODUÇÃO. Notas para Aula Escola de Formação de Agentes de Pastoral Diocese de São Carlos Diácono Carlos Alberto Pavan INTRODUÇÃO Notas para Aula Escola de Formação de Agentes de Pastoral Diocese de São Carlos Diácono Carlos Alberto Pavan Os primeiros cristãos chamavam a Missa de Ceia do Senhor ou Fração do Pão. Nós preferimos

Leia mais