23/09 1º Painel Manhã Relação Médico paciente: o dever de informação e a responsabilidade civil pela perda de uma chance

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "23/09 1º Painel Manhã Relação Médico paciente: o dever de informação e a responsabilidade civil pela perda de uma chance"

Transcrição

1 23/09 1º Painel Manhã Relação Médico paciente: o dever de informação e a responsabilidade civil pela perda de uma chance

2 PROFA. DRA. ANA CLÁUDIA S. SCALQUETTE Doutora em Direito Civil pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora de Direito de Família da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogada e Titular da Cadeira de n. 68 da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Membro efetivo da Comissão de Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP. Coordenadora das Atividades Complementares da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Coordenadora da Grupo de Pesquisa Novas Fronteiras da Ciência Jurídica: Biodireito e Biotecnologia.

3 PROFA. MS. RUTE MANUELA FERNANDES MONTEIRO TEIXEIRA PEDRO Professora Assistente da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP). Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas e Doutoranda pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Bolsista do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationalisches Privatrecht e da Fundação da Ciência e Tecnologia. Autora de diversas obras jurídicas, nacionais e internacionais.

4 PROFA. DRA. LEONTINA DA CONCEIÇÃO MARGARIDO Professora Doutora em Medicina Dermatologia - pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Avaliadora da Comissão Nacional de Residência Médica, CNRM, MEC, desde 2012, reeleita em Presidente do Departamento de Dermatologia da Associação Paulista de Medicina. Delegada da Associação Paulista de Medicina (APM) e da Associação Médica Brasileira (AMB). Conselheira da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Regional São Paulo (SBD-RESP) e da SBD Nacional.

5 PROFA. MS. ROBERTA DENSA Doutoranda em Direitos Difusos e Coletivos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Direitos das Obrigações, Contratos e Responsabilidade Civil pela ESA/SP. Advogada em São Paulo. Professora de cursos de graduação da Universidade São Judas Tadeu e professora de pós-graduação e preparatórios para concursos. Autora da obra Direito do Consumidor, pulicada pela editora Atlas.

6 23/09 2º Painel Manhã Humanização da medicina e Bioética: a convivência entre a formação médica e a tecnologia em busca da efetivação do direito fundamental à saude

7 PROF. DR. CARLOS EDUARDO NICOLETTI CAMILLO Mestre em direito das relações sociais e doutor em direito, ambos pela PUC/SP. Professor dos programas de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Coordenador Adjunto de Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e um dos pesquisadores-líderes do Grupo de Pesquisa CNPq "Novas Fronteiras da Ciência Jurídica: Biodireito e Biotecnologia", fundado em 2014.

8 PROF. DR. ANTONIO CANTERO GIMENES Médico Cardiologista com especialização médica em cirurgia cardiovascular pelo Instituto de Cirurgia Cardiovascular de Londrina. Titulo de Especialista em Cirurgia Cardiovascular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular SBCCV - AMB, Titulo de Especialista em Medicina Intensiva pela Associação Brasileira de Medicina Intensiva AMIB - AMB. Presidente do Comitê de Bioética do Hospital do Coração (Hcor). Membro do Conselho Consultivo de Bioética do Conselho Regional de Medicina de SP (CREMESP).

9 PROFA. DRA. ADRIANA CALDAS DO REGO FREITAS DABUS MALUF Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo e Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora do Centro Universitário - UNIFMU, atuando, principalmente, nos seguintes temas: direito civil - família, sucessões, contratos, direitos reais, biodireito e direito médico. Presidente da Comissão de Bioética do IASP. Nutricionista. Advogada e autora de diversas Obras Jurídicas.

10 PROF. MARCOS VINÍCIUS COLTRI Advogado com atuação exclusiva na área de direito médico e da saúde. Especialista em Responsabilidade Civil na Área da Saúde pela FGV-SP. Pós-graduado em Direito Médico e da Saúde. Presidente da Comissão de Direito Médico e Odontológico da OAB-Santana (São Paulo/SP). Vice-presidente da Associação Brasileira de Direito da Saúde - ABDS. Palestrante e docente em cursos, eventos e congressos nas áreas de direito médico, odontológico, da saúde e bioética. Especialista em Seguro de Responsabilidade Civil Profissional para Médico, Cirurgião-dentista, Hospital e Laboratório.

11 23/09 1º Painel Noite Reprodução Humana Assistida: experiência médicas e tutela jurídica no âmbito da medicina reprodutiva

12 PROF. DR. FELIPE CHIARELLO Mestre e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi membro do Conselho Técnico Científico, do Conselho Superior e do Comitê da Área do Direito da CAPES- MEC. Professor da Graduação e do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ex-Secretário Municipal de Educação de São Vicente SP. Membro do Comitê Científico da Revista da ANPG: "Ciência, Tecnologia e Políticas Educacionais, periódico científico institucional editado pela Associação Nacional de Pós- Graduandos. Membro do Conselho Editorial da Revista da Procuradoria-Geral do Banco Central. Parecerista na Área do Direito da CAPES-MEC e Secretário Adjunto do CONPED.

13 PROF. DR. MÁRIO CAVAGNA Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pelo MEC e pela FEBRASGO. Tem doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo. É Professor Livre Docente de Ginecologia e Fisiopatologia da Reprodução pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista - UNESP. É Diretor da Divisão de Reprodução Humana do Hospital Pérola Byington e ginecologista do Centro de Reprodução Humana Prof. Franco Jr., em São Paulo.

14 PROFA. DRA. ANA CLÁUDIA S. SCALQUETTE Doutora em Direito Civil pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora de Direito de Família da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogada e Titular da Cadeira de n. 68 da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Membro efetivo da Comissão de Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP. Coordenadora das Atividades Complementares da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Coordenadora da Grupo de Pesquisa Novas Fronteiras da Ciência Jurídica: Biodireito e Biotecnologia.

15 MESTRANDA LARA ROCHA GARCIA Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas pela UNIFESP. Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Direito Político e Econômico da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Grupo de Pesquisa GBIO - Novas Fronteiras da Ciência Jurídica: Direito e Desenvolvimento Tecnológico Biodireito e Biotecnologia. Gerente do Laboratório de Inovação e Gestão do Conhecimento da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

16 23/09 2º Painel Noite Uso de animais em experiências científicas: um debate ético e jurídico

17 PROFA. MS. MARIA CECÍLIA LADEIRA DE ALMEIDA Mestre em Direito pela USP. Especialista em Direito das Sociedades Cooperativas pela Universidad Politécnica de Madrid, España. Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora de Direito Civil, Agrário e Ambiental da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi professora concursada da PUC/MG. Lecionou na Faculdade de Direito da FAAP/SP e na Universidade São Judas Tadeu/SP. Procuradora federal aposentada. Advogada. Integra a Comissão de Ética no uso de animais - CEUA - do Decanato de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

18 PROFA. DRA. VERA DE MOURA AZEVEDO FARAH Graduada em Biomedicina pela Universidade de Santo Amaro. Mestre em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo e doutora em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela Wright State University e pós-doutorado pelo Instituto do Coração. Atualmente é Pesquisadora, professora adjunto e coordenadora do curso de farmácia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Revisora de periódico da Clinical and Experimental Pharmacology & Physiology. Assessora Ad-hoc do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Revisora do projeto de fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e Revisora do periódico da Life.

19 PROF. DR. ALFREDO DOMINGUES B. MIGLIORE Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo. MBA em Direito Empresarial pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas RJ. Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Doutor em Direito, Área Direito Civil, pela Universidade de São Paulo. Atual sócio do Tepedino, Migliore e Berezowski Sociedade de Advogados. Membro da Comissão de Biotecnologia e Biodireito da OAB de São Paulo. Assistente de graduação da Faculdade de Direito da USP de 2003 a Professor Doutor em Direito Civil e Biodireito da FMU. Professor dos Cursos de Pós-Graduação da FGV-Direito São Paulo. Membro do CAPPESQ.

20 PROF. MS. RICARDO PEDRO GUAZZELLI ROSÁRIO Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Mackenzie. Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Mackenzie. Bacharelado em Direito pela Universidade Mackenzie. Especialista em Direito Ambiental e Gestão da Sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP. Mestre em Meio Ambiente e Conservação da Biodiversidade pelo Instituto de Botânica da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

21 PROF. DR. JÚLIO AUGUSTO NAYLOR LISBÔA Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense com residência em Clínica Médica de Grandes Animais pela UNESP. Mestre em Medicina Veterinária pela UNESP e Doutor em Clínica Veterinária pela USP. Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina, ministrando aulas na graduação e na pós-graduação (Programa de Pós-graduação em Ciência Animal). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica médica, doenças de ruminantes, doenças de equinos, patologia clínica.

22 24/09 1º Painel Manhã Mental e Persecução criminal: uma análise interdisciplinar

23 PROFA. MS. SUSANA MESQUITA BARBOSA Graduada e licenciada em Filosofia e mestre em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie UPM. Doutoranda em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso Graduação em Direito Mackenzie. Professora do Núcleo de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito. Membro do NDE e Colegiado de Curso, foi coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu em Direito da UPM. Ministra cursos de curta-duração para o CENBIO (USP-FEE), FGV (GV-Strong), dentre outras.

24 PROF. DR. DANIEL MARTINS DE BARROS Professor colaborador do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e médico do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da FMUSP. Coordenador médico do Núcleo de Psiquiatria Forense (Nufor) do IPq e pesquisador do Laboratório de Neuroimagem em Psiquiatria da FMUSP.

25 PROF. DR. ALEXIS COUTO DE BRITO Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo - USP. É pós-doutor pela Universidade de Coimbra (Portugal) e pós-graduado em Direito pela Universidade Castilla-La Macha de Toledo (Espanha). Foi pesquisador convidado do Instituto de Filosofia do Direito da Universidade de Munique (Alemanha). É professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Graduação e Pós-Graduação lato sensu) e professor convidado de vários cursos de pós-graduação. Faz parte do Conselho Editorial da Revista Opinión Jurídica (Colômbia), Revista Penal (Espanha) e da Revista Brasileira de Ciências Criminais.

26 PROFA. DRA. PATRÍCIA VANZOLINI Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP e Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP. Atualmente é advogada sócia do escritório - Brito, Vanzolini, Porcer e Severi Advogados Associados e Professora da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Complexo Educacional Damásio de Jesus. Coautora do Manual de Direito Penal, publicado pela Editora Saraiva.

27 24/09 2º Painel Manhã Cigarro e Maconha: abordagem médica e jurídica sobre os efeitos das drogas lícitas e ilícitas

28 PROF. DR. RODRIGO ARNONI SCALQUETTE Doutor em Filosofia do Direito e do Estado pela PUC/SP. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM. Especialista em Direito do Consumidor pela Universidade Bandeirante. Especialista em Direito Público e Privado pela Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus. Professor de História do Direito e Direito Penal na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogado, Membro Efetivo da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes da Alta Tecnologia e da Comissão de Direito Penal Eletrônico e Membro Colaborador da Comissão OAB Vai à Faculdade (OAB-SP).

29 PROF. DR. ELSON ASEVEDO Psiquiatra, Especialista em Dependência Química e Mestre em Psiquiatria pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pesquisador do Programa de Reconhecimento e Intervenção em Estados Mentais de Risco (PRISMA) e do Laboratório Interdisciplinar de Neurociência Clínica (LINC) da UNIFESP.

30 PROF. MS. JUAN M. CARBALLO Acessor legal da Latinoamérica para Campaign for Tobacco-Free Kids. Consultor temporal da Organización Panamericana de la Salud em temas de controle de tabaco e promoção da alimentação saudável. Advogado. Mestre em Direito pela Georgetown University. Investigador do O Neill Institute for National and Global Health Law at Georgetown University. Mestrando em Estado de Direito e Democracia Constitucional na Universidad de Genova, Italia. Professor de Direito Ambiental e de Direito Constitucional da Univesidad Siglo 21, Argentina e de Seminário de Análises de Jurisprudência Constitucional da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina.

31 PROFA. DRA. RENATA D. BALBINO MUNHOZ SOARES Doutora e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Direito Privado pela Escola Paulista da Magistratura. Professora de Direito Civil e Empresarial do Mackenzie. Coordenadora dos Grupos de Estudos Princípios de Direito Contratual e Direito e Tabaco do Mackenzie. Membro da Comissão de Assistência à Saúde da OAB-SP. Advogada em São Paulo. Autora da tese de doutorado Cidadania e Dirigismo Estatal. O paradigma do tabaco (no prelo).

32 24/09 1º Painel Noite Morte Digna: vis]oes de medicina e do direito sobre o fim da vida humana

33 PROFA. MS. MÁRCIA MARIA DE BARROS CORRÊA Mestre em Direito Político e Econômico e Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora de Direito Civil na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Procuradora do Estado de São Paulo aposentada e integrante do Grupo de Pesquisa Novas Fronteiras da Ciência Jurídica: Direito e Desenvolvimento Tecnológico Biodireito e Biotecnologia.

34 PROF. DR. REINALDO AYER DE OLIVEIRA Médico. Mestre em Bases Gerais da Cirurgia e Cirurgia Experimental pela UNESP e Doutor em Patologia pela UNESP. Doutorado reconhecido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FMUSP. Atualmente é professor doutor de Bioética do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP. Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo - CREMESP. Coordenador do Centro de Bioética do CREMESP e membro do conselho editorial da Revista de Bioética do Conselho Federal de Medicina.

35 PROF. DR. GILBERTO BERGSTEIN Advogado. Especialista em Responsabilidade Civil pela FGV Direito e Doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Professor convidado do INSPER e USP nos programas de Pós-Graduação (Direito). Membro das Comissões de Biotecnologia e Biodireito e de Estudos de Relações do Trabalho do Setor da Saúde, ambas da OAB/SP.

36 PROF. DR. CARLOS EDUARDO NICOLETTI CAMILLO Mestre em direito das relações sociais e doutor em direito, ambos pela PUC/SP. Professor dos programas de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Coordenador Adjunto de Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e um dos pesquisadores-líderes do Grupo de Pesquisa CNPq "Novas Fronteiras da Ciência Jurídica: Biodireito e Biotecnologia", fundado em 2014.

37 24/09 2º Painel Noite Pesquisa com Células-Tronco: avanços científicos e limites éticos

38 PROF. DR. CARLOS EDUARDO NICOLETTI CAMILLO Mestre em direito das relações sociais e doutor em direito, ambos pela PUC/SP. Professor dos programas de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Coordenador Adjunto de Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e um dos pesquisadores-líderes do Grupo de Pesquisa CNPq "Novas Fronteiras da Ciência Jurídica: Biodireito e Biotecnologia", fundado em 2014.

39 PROFA. DRA. LILIAN PIÑERO EÇA Biomédica. Doutora em Ciências no programa de Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Atualmente é diretora técnica do Centro de Atualização em Saúde CAS. Autora do livro: Biologia Molecular - Guia prático e didático Ed. REVINTER. Professora representante da defesa do Inicio da Vida humana no Supremo Tribunal Federal. Membro de Bioética do HCOR. Professora do curso de Bioética do HCOR.

40 PROFA. DRA. RENATA DA ROCHA Doutora em Filosofia do Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Mestre em Filosofia do Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Professora Associada do IBDC - Instituto Brasileiro de Direito Constitucional. Membro da Comissão de Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP. Membro Consultora do Comitê de Bioética do Hospital do Coração HCor.

41 PROF. DR. JOSÉ CARLOS FRANCISCO Professor da graduação e pos-graduação stricto sensu da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Diretor do Centro de Estudos da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul AJUFESP. Diretor do Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais IBEC. Membro do Instituto Pimenta Bueno (Associação Brasileira dos Constitucionalistas). Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo USP. Pós- Doutor pela Université de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Juiz Federal na 3ª Região.

42

SOBRE OS AUTORES. Mestre em Direito. Advogada da União. Professora de Direito Internacional da Universidade do Rio dos Sinos UNISINOS.

SOBRE OS AUTORES. Mestre em Direito. Advogada da União. Professora de Direito Internacional da Universidade do Rio dos Sinos UNISINOS. SOBRE OS AUTORES Anderson Furlan Magistrado Federal no Paraná. Especialista, Mestre e Doutorando em Ciências Jurídico- Econômicas pela Faculdade de Direito de Lisboa Portugal. Diretor da Escola da Magistratura

Leia mais

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora)

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Titulação: Doutora Doutora em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES. Mestre em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade

Leia mais

I Simpósio de Direitos Fundamentais

I Simpósio de Direitos Fundamentais FRENTE I Simpósio de Direitos Fundamentais DIA 28 DE OUTUBRO/2014 MANHÃ E NOITE PROGRAMAÇÃO DO EVENTO MANHÃ 08h00 CREDENCIAMENTO 08h30 ABERTURA (Composição da mesa) 09h00 às 09h40 PRIMEIRA EXPOSIÇÃO O

Leia mais

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Adriana Preti Nascimento (em licença) Antonio José Vieira Junior

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Adriana Preti Nascimento (em licença) Antonio José Vieira Junior DOCENTES Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Titulação: Doutora Doutora em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES. Mestre em Direito Difusos e Coletivos

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora apresenta o curso de pós-graduação lato sensu em Direito Público. Professores das principais universidades

Leia mais

f wçxç `ÉÜu wxää Economia Internacional - Globalização e Política Econômica. Queen s University, Kingston, Canadá - 1995.

f wçxç `ÉÜu wxää Economia Internacional - Globalização e Política Econômica. Queen s University, Kingston, Canadá - 1995. 1- FORMAÇÃO ACADEMICA. 1.1. Pós-Graduação 1.1.1 - Mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Título da Dissertação: A Atuação

Leia mais

1ºMódulo. Direito Internacional dos Direitos Humanos*

1ºMódulo. Direito Internacional dos Direitos Humanos* Programa de Pós-Graduação em Direito Mestrado Direito Cronograma 2015 1ºMódulo 2ª feira (noite) - 19h Teoria dos Direitos Humanos* 3 a feira (manhã) - 8h CAMPUS POA Temas de Antidiscriminação I 3ª feira

Leia mais

Jornadas Institucionais ANOREG/SP: o melhor do pensamento jurídico em Direito Notarial e Registral

Jornadas Institucionais ANOREG/SP: o melhor do pensamento jurídico em Direito Notarial e Registral Jornadas Institucionais ANOREG/SP: o melhor do pensamento jurídico em Direito Notarial e Registral ANOREG/SP, em parceria com a Associação Brasileira de Constitucionalistas Democratas ABCD, o Instituto

Leia mais

Curriculum vitae. (versão resumida/ simplificada) Ricardo Braga Andalaft

Curriculum vitae. (versão resumida/ simplificada) Ricardo Braga Andalaft Curriculum vitae (versão resumida/ simplificada) Ricardo Braga Andalaft Dados Pessoais: Ricardo Braga Andalaft Data do nascimento: 24 de setembro de 1976 Filiação: Jamil Dibo Andalaft Geralda Braga Andalaft

Leia mais

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE ADRIANA RODRIGUES FERNANDES 08/09910 Breve currículo de sua formação acadêmica: Psicóloga (PUCPR), Mestre em Saúde Coletiva (UERJ), Especialista em Psicologia do Trabalho (UFPR) e em Docência do Ensino

Leia mais

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4 Profª. Loussia Penha Musse Felix É Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora

Leia mais

ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE DIREITO CADASTRO DE ORIENTADORES 2015.2 CURSO DE DIREITO

ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE DIREITO CADASTRO DE ORIENTADORES 2015.2 CURSO DE DIREITO CADASTRO DE DORES 2015.2 E-MAIL: ANDRÉ BRUGNI DE AGUIAR abrugni@gmail.com DESTINADOS ÀS ÇÕES BOTAFOGO MÉIER Mestre em Direito das Cidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Mestre em

Leia mais

II Meeting dos Profissionais do Direito Privado

II Meeting dos Profissionais do Direito Privado II Meeting dos Profissionais do Direito Privado Informações Técnicas: Período: 23 a 26 de setembro de 2014 Local: Clube de Engenharia Av. Rio Branco, 124/25º Andar Programação do Meeting: Dia 23 de setembro

Leia mais

Boschi Pigatti & Sigollo Advogados (BPSLAW) surgiu da união de advogados dedicados, experientes e comprometidos com a qualidade na prestação de serviços jurídicos. Com atuação em todo o território nacional,

Leia mais

Campos Carlos Luz. Dia 15 de setembro (manhã):

Campos Carlos Luz. Dia 15 de setembro (manhã): Campos Carlos Luz Dia 15 de setembro (manhã): Palestra: Erros essenciais no Direito Penal Convidado: Alexandre Victor de Carvalho Pós-graduado em Ciências Penais pela Universidade Gama Filho-RJ. Bacharel

Leia mais

EDUARDO ERNESTO CHINAGLIA PRESIDENTE

EDUARDO ERNESTO CHINAGLIA PRESIDENTE EDUARDO ERNESTO CHINAGLIA PRESIDENTE MÉDICO CRM 27962 Graduação em Medicina no ano de 1976 Faculdade de Medicina de Itajubá Itajubá MG Cargos Administrativos: Diretor Presidente da Unimed Leste Paulista

Leia mais

PROFESSOR FORMAÇÃO DISCIPLINA (S)

PROFESSOR FORMAÇÃO DISCIPLINA (S) PROFESSOR FORMAÇÃO DISCIPLINA (S) Gilberto José Giannasi Possui Graduação em Direito pela Faculdade de Direito Marília (1987). Graduação em Engenharias pela Escola de Engenharia de Lins. Especialização

Leia mais

Pós-graduação em Gestão das Minorias

Pós-graduação em Gestão das Minorias 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

Professores ADILSON SIMONIS ALEXANDRE LYMBEROPOULOS ANTONIO ELIAS FABRIS BIRAJARA SOARES MACHADO CLAUDIO POSSANI

Professores ADILSON SIMONIS ALEXANDRE LYMBEROPOULOS ANTONIO ELIAS FABRIS BIRAJARA SOARES MACHADO CLAUDIO POSSANI ADILSON SIMONIS Mestre e doutor em Probabilidade pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP), com pós-doutorado pela Universitá Tor Vergata de Roma. Atualmente, é

Leia mais

João Pedro Lamana paiva

João Pedro Lamana paiva João Pedro Lamana paiva Qualificação pessoal e contato JOÃO PEDRO LAMANA PAIVA, brasileiro, casado, registrador imobiliário em Porto Alegre-RS, com endereço profissional na Travessa Francisco de Leonardo

Leia mais

Pós Graduação com ênfase na Prática da Advocacia Presencial. Corpo Docente Disciplinas Segundo semestre de 2015

Pós Graduação com ênfase na Prática da Advocacia Presencial. Corpo Docente Disciplinas Segundo semestre de 2015 Pós Graduação com ênfase na Prática da Advocacia Presencial Corpo Docente Disciplinas Segundo semestre de 2015 Processo Penal Professor Rodrigo Damasceno Advogado criminal. Especializado em Direito penal

Leia mais

MESTRADO EM BIOÉTICA

MESTRADO EM BIOÉTICA MESTRADO EM BIOÉTICA INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO 1. Recomendação pela Capes: Reunião nº 161 do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, realizada no período de 7 a11 de dezembro de 2015,

Leia mais

Modelos de Gestão da Qualidade da Pós-graduação e do Doutorado: Experiências Nacionais: BRASIL

Modelos de Gestão da Qualidade da Pós-graduação e do Doutorado: Experiências Nacionais: BRASIL Modelos de Gestão da Qualidade da Pós-graduação e do Doutorado: Experiências Nacionais: BRASIL Livio Amaral Diretor de Avaliação 17set13 A AVALIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO (SNPG) (SNPG) -FUNDAMENTOS

Leia mais

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora)

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Qualificação profissional: Advogada Titulação: Doutora Doutora em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES. Mestre em

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE

PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÕES EDUCATIVAS E ENSINO VIRTUAL CORPO DOCENTE Ana Christina Duarte Pires Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Pelotas (1989), possui mestrado em Agronomia pela

Leia mais

Escola de Administração UFRGS. Porto Alegre - RS

Escola de Administração UFRGS. Porto Alegre - RS Escola de Administração UFRGS Porto Alegre - RS 1 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS está localizada na cidade de Porto Alegre, com cerca de 1.5 milhões de habitantes. Localização 1 A

Leia mais

Proponente e coordenador do projeto: Professor Dr. Gustavo Silveira Siqueira Português Espanhol Italiano Inglês

Proponente e coordenador do projeto: Professor Dr. Gustavo Silveira Siqueira Português Espanhol Italiano Inglês Proponente e coordenador do projeto: Professor Dr. Gustavo Silveira Siqueira Pesquisador e Professor Adjunto IV nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade do Estado

Leia mais

E-mail: giuliana@unicentro.br

E-mail: giuliana@unicentro.br GIULIANA GELBCKE KASECHER BOTELHO Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado

Leia mais

DOCENTES DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM CAMPUS AMÍLCAR FERREIRA SOBRAL

DOCENTES DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM CAMPUS AMÍLCAR FERREIRA SOBRAL DOCENTES DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM CAMPUS AMÍLCAR FERREIRA SOBRAL CHEFE DO CURSO DE ENFERMAGEM Profa. MSc. Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa Possui graduação em Terapia Ocupacional pela

Leia mais

STJ DIREITO E MEDICINA

STJ DIREITO E MEDICINA ANA CLÁUDIA SILVA SCALQUETTE CARLOS EDUARDO NICOLETTI CAMILLO COORDENADORES DIREITO E MEDICINA NOVAS FRONTEIRAS DA CI~NCIA JURíDICA Adriana Caldas do Rego Freitas Dabus Maluf. Alexis Couto de Brito Alfredo

Leia mais

Curso de MBA Executivo Administração Geral e Estratégica

Curso de MBA Executivo Administração Geral e Estratégica Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Curso de MBA Executivo Administração Geral e Estratégica Curso de Pós-Graduação lato sensu em Administração APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

Leia mais

Programa de Pós Graduação FAPAM

Programa de Pós Graduação FAPAM Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de 04/01/77 Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo - Pará de

Leia mais

Programa de Pós Graduação FAPAM

Programa de Pós Graduação FAPAM Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de 04/01/77 Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo - Pará de

Leia mais

CURRÍCULO RESUMIDO. Curso de Direito FIC 2004 a 2006 FAROL FAFIBE

CURRÍCULO RESUMIDO. Curso de Direito FIC 2004 a 2006 FAROL FAFIBE CURRÍCULO RESUMIDO I DADOS PESSOAIS Nome: Andrea das Graças Souza Camacho Gimenez Garcia e-mail: II QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL FORMAÇAÕ ÁREA/SUBÁREA CONHECIMENTO INSTITUIÇÃO ANO INÍCIO ANO CONCLUSÃO Graduação

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO MARANHÃO-IESMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO-UNISULMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Especialização em Metodologia do Ensino Superior Imperatriz

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL COLEÇÃO PREPARANDO PARA CONCURSOS QUESTÕES DISCURSIVAS COMENTADAS MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL PROMOTOR DE JUSTIÇA ESTADUAL 140 questões discursivas comentadas. Extraídas exclusivamente de concursos para

Leia mais

E-mail: Currículo lattes:

E-mail: Currículo lattes: CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHAS ESPECÍFICAS EM AGRONEGÓCIOS E GESTÃO AMBIENTAL Adalberto Wolmer do Nascimento Silva (Especialista) Regime de Trabalho: Tempo Parcial Área de Conhecimento:

Leia mais

Colaboradores deste número

Colaboradores deste número Colaboradores deste número Angela Maria Soares Mendes Taddei é mestre em Memória Social pela Unirio na linha de pesquisa Memória e Linguagem. Tem licenciatura plena em Letras pela Uerj e especialização

Leia mais

Link para o Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4778105e6

Link para o Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4778105e6 Adriana de Castro Rodrigues Krum Especialização em Saúde Pública pela Faculdade Internacional de Curitiba (2004). Especialização em Informática Educacional pela Faculdades Franciscanas FAFRA (1996). Especialização

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL Alcyr de Morisson Faria Neto (Especialista) Regime de Trabalho: Horista Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Qualificação profissional: Arquitetura

Leia mais

MESTRADO EM EDUCAÇÃO

MESTRADO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO 1. Recomendação pela Capes: ofício nº 115-20/2012/CTC/CAAII/CGAA/DAV/ CAPES de 2 de outubro de 2012. 2. Objetivo geral: formar o pesquisador, o docente

Leia mais

#! " # $ %!& '! () *+,)-++. /!0 1 2!! 1 31 4! 5 13$ 6 2! " " $6 2! "" 4 7!! " 8 5 0 0 4 7$ 6 2 01 4!0 & 1 $ (! 4 4 4 3 $

#!  # $ %!& '! () *+,)-++. /!0 1 2!! 1 31 4! 5 13$ 6 2!   $6 2!  4 7!!  8 5 0 0 4 7$ 6 2 01 4!0 & 1 $ (! 4 4 4 3 $ !!" #! " # $ %!& '! () *+,)-++. /!0 1 2!! 1 31 4! 5 13$ Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de

Leia mais

5) Igor Fuser http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4756106u7

5) Igor Fuser http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4756106u7 1) Antônio Pedro Tota http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4789712p4 Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1973), doutorado em História Social pela mesma

Leia mais

1º SEMINARIO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

1º SEMINARIO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escola Cidadã: incluir, aprender, transformar. Avenida Wenceslau Fontoura nº 211 Nova Americana Alvorada/RS Telefone 51-30448666 Smed-pedagogico@alvorada.rs.gov.br

Leia mais

Escritório Escola Jurídico Social Desembargador Ranulfo de Melo Freire

Escritório Escola Jurídico Social Desembargador Ranulfo de Melo Freire Escritório Escola Jurídico Social Desembargador Ranulfo de Melo Freire Integrantes: Volneida Costa - Coordenadora Doutorado em Direito Constitucional (UFMG, 2008), Mestre em Direito Constitucional pela

Leia mais

Direito Civil (Parte Geral e Obrigações) Direito Civil (Teoria Geral dos Contratos) Direito Civil (Contratos em Espécie)

Direito Civil (Parte Geral e Obrigações) Direito Civil (Teoria Geral dos Contratos) Direito Civil (Contratos em Espécie) A Universidade Candido Mendes tem como mantenedora a Sociedade Brasileira de Instrução, a mais antiga instituição particular de ensino superior do país, fundada em 1902 pelo Conde Candido Mendes de Almeida,

Leia mais

CARLOS AUGUSTO ROMANO SCARFON

CARLOS AUGUSTO ROMANO SCARFON ALBANY BRAZ Cirurgião Pediatra da Unidade de Intersexo do Hospital Infantil Darcy Vargas (SUDS-1978/1996); Professor de Cirurgia Pediátrica da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (OMEC-1978/1992),

Leia mais

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 013 / 2015

RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 013 / 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Graduação Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1329 Fax: (35) 3299-1078 grad@unifal-mg.edu.br

Leia mais

XV SEMANA ACADÊMICA FACEQ 20 a 24 de maio de 2013 PROGRAMAÇÃO

XV SEMANA ACADÊMICA FACEQ 20 a 24 de maio de 2013 PROGRAMAÇÃO XV SEMANA ACADÊMICA FACEQ 20 a 24 de maio de 2013 PROGRAMAÇÃO 20 de maio 1- Movimento de Arte Contemporânea de Moçambique MUVART:2004 a 2010. Palestrante: Prof.Ms. Isa Bandeira - Mestre em História e Historiografia

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR - GESTÃO DE PESSOAS ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Científica Liderança, Equipe e Motivação Gestão de Pessoas e o Marketing de Serviços Planejamento Estratégico Aplicado à Gestão de Pessoas

Leia mais

MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC)

MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC) MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Nome: Nuno Ricardo Pereira Branco Data de Nascimento: 21-09-1979 Bilhete de Identidade n.º: 225276909 Estado Civil: Casado Contactos: Residência: Avenida dos Estados Unidos

Leia mais

INTRODUÇÃO OBJETIVOS

INTRODUÇÃO OBJETIVOS INTRODUÇÃO Com a constante e crescente evolução do sistema brasileiro de saúde, tem-se percebido um grande aumento da demanda por profissionais médicos mais qualificados, principalmente no que diz respeito

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI COMISSÃO ELEITORAL CENTRAL - CEC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI COMISSÃO ELEITORAL CENTRAL - CEC inscrição da Chapa 01 Candidato ao cargo de Reitor: Nouga Cardoso Batista Nouga Cardoso Batista possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Federal do Piauí (1992), mestrado em

Leia mais

Ana Carolina de Assis Moura Ghirardi

Ana Carolina de Assis Moura Ghirardi Ana Carolina de Assis Moura Ghirardi Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialização em voz pela Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão

Leia mais

MINI CURRÍCULOS. CLEO BORGES Graduação em Medicina - Universidade Federal de Mato Grosso - 2005

MINI CURRÍCULOS. CLEO BORGES Graduação em Medicina - Universidade Federal de Mato Grosso - 2005 MINI CURRÍCULOS NULVIO LERMEN JUNIOR Graduado em Medicina UFSC - 2000 MFC titulado pela SBMFC em 2004 Especialista em Saúde da Família pela Universidade de Pernambuco Mestre em Políticas e Gestão em Saúde

Leia mais

IX CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E V CONGRESSO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO IAPE 2014

IX CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E V CONGRESSO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO IAPE 2014 IX CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E V CONGRESSO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO IAPE 2014 Data 27, 28 e 29 de MARÇO INVESTIMENTO: ATÉ O DIA 20 DE MARÇO DE 2014: ASSOCIADOS IAPE: R$ 150,00 (Parcelado

Leia mais

1 REUNIÕES REALIZADAS:

1 REUNIÕES REALIZADAS: RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DA COMISSÃO DE BIOTECNOLOGIA E ESTUDOS SOBRE A VIDA DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SECÇÃO DE SÃO PAULO, DE JANEIRO A DEZEMBRO DE 2011. 1 REUNIÕES REALIZADAS: De acordo

Leia mais

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP

VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº 13/2013 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO ANEXO I VAGAS POR ÁREA DE CONHECIMENTO VAGAS NO CAMPUS MARCO ZERO, EM MACAPÁ-AP 135-Área de

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO COORDENADOR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO COORDENADOR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQUITETURA E URBANISMO TURMA AN6AU ENIO MORO JUNIOR COORDENADOR DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Graduação (1983), Mestrado (1999) e Doutorado (2005) em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura

Leia mais

Cristina Maria Tavares Pereira

Cristina Maria Tavares Pereira Cristina Maria Tavares Pereira Possui Pós-Graduação em Administração de Marketing e Recursos Humanos pela FECEA - Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana e Inbrape (2005) e graduação em Marketing

Leia mais

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Célio Alberto Alves Sousa Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Ciências Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho (1994), pós graduado em Gestão Empresarial (1998) e doutorado em Management

Leia mais

PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PROPESP POLÍTICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PROPESP POLÍTICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - PROPESP POLÍTICA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU A Pesquisa e a Pós-Graduação Stricto Sensu são atividades coordenadas por uma mesma

Leia mais

64 pontos não remunerada.

64 pontos não remunerada. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL RESOLUÇÃO 001/2015 ESTABELECE PROCEDIMENTOS E PARÂMETROS AVALIATIVOS PARA PROGRESSÃO DE DOCENTES À CLASSE E PROFESSOR TITULAR ANEXO

Leia mais

Direito do Petróleo e Gás

Direito do Petróleo e Gás Workshop Direito do Petróleo e Gás Contexto As atividades de Exploração e Produção de petróleo são relevantes para o desenvolvimento de qualquer economia. No cenário brasileiro atual, essas atividades

Leia mais

Cadeiras Ministradas como Docente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Cadeiras Ministradas como Docente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Contactos Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Pátio da Universidade 3004-545 Coimbra Telefone: +351 239859801/02 Fax: +351 239823353 E-mail: rcosta@fd.uc.pt Abreu Advogados Porto Rua S. João

Leia mais

Descrição: Dados Técnicos:

Descrição: Dados Técnicos: II Simpósio Direito e Economia Descrição: O Simpósio Direito e Economia, em sua segunda edição, pretende dar continuidade ao propósito de contribuir para a atividade acadêmica e profissional de juristas

Leia mais

PROGRAMAÇÃO III SEMANA JURÍDICA OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DO DIREITO BRASILEIRO

PROGRAMAÇÃO III SEMANA JURÍDICA OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DO DIREITO BRASILEIRO PROGRAMAÇÃO III SEMANA JURÍDICA OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DO DIREITO BRASILEIRO DIAS E LOCAIS 23 de outubro de 2015 TURNO MATUTINO 7h30min - 11h30min CREDENCIAMENTO 9hs às 10hs 24 de outubro de 2015 MESA-REDONDA:

Leia mais

II CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE DIREITOS HUMANOS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO "A

II CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE DIREITOS HUMANOS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO A II CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE DIREITOS HUMANOS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO "A tutela jurídica do meio ambiente cultural na sociedade da informação: dos templários ao meio ambiente digital" Dia: 06 de

Leia mais

II CONGRESSO BRASIL-ARGENTINA DE DIREITO CIVIL- CONSTITUCIONAL. 24 de novembro de 2014

II CONGRESSO BRASIL-ARGENTINA DE DIREITO CIVIL- CONSTITUCIONAL. 24 de novembro de 2014 II CONGRESSO BRASIL-ARGENTINA DE DIREITO CIVIL- CONSTITUCIONAL 24 de novembro de 2014 08h às 12h Sessão de comunicações Prédio 11 salas 301 e 307 Apresentação e debate dos trabalhos científicos inscritos.

Leia mais

NOSSOS PRINCÍPIOS. Wadih Damous. Stamato, Santa Cruz e Saboya. Melaragno Costa & Pádua. Gabriel e Medina. Ribeiro de Gusmão

NOSSOS PRINCÍPIOS. Wadih Damous. Stamato, Santa Cruz e Saboya. Melaragno Costa & Pádua. Gabriel e Medina. Ribeiro de Gusmão Wadih Damous Stamato, Santa Cruz e Saboya Melaragno Costa & Pádua Gabriel e Medina Ribeiro de Gusmão Somam suas forças e experiências para prestar um serviço jurídico ainda melhor e mais amplo. NOSSOS

Leia mais

Curso de MBA Finanças e Controladoria

Curso de MBA Finanças e Controladoria Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Curso de MBA Finanças e Controladoria Curso de Pós-Graduação lato sensu em Administração APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A LBS

Leia mais

I CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO DIA 22 DE OUTUBRO DE 2007

I CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO DIA 22 DE OUTUBRO DE 2007 I CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO DIA 22 DE OUTUBRO DE 2007 8:00 Entrega de credenciais 8:30 Sessão Solene de Abertura 9:00 Conferência: Terceirização trabalhista e subordinação

Leia mais

Seminário Nacional sobre Direito e Saúde 22 e 24 de novembro

Seminário Nacional sobre Direito e Saúde 22 e 24 de novembro Seminário Nacional sobre Direito e Saúde 22 e 24 de novembro 22 de novembro 8h às 9h Credenciamento e coffee break 9h às 9h40 Sessão de abertura Pronunciamento dos Ministros da Saúde e da Advocacia Geral

Leia mais

LISTA DOS CURSOS DE MESTRADO AVALIADOS PELA CAPES NO PARANÁ Cursos novos que ainda não possuem nota não constam na lista

LISTA DOS CURSOS DE MESTRADO AVALIADOS PELA CAPES NO PARANÁ Cursos novos que ainda não possuem nota não constam na lista LISTA DOS CURSOS DE MESTRADO AVALIADOS PELA CAPES NO PARANÁ Cursos novos que ainda não possuem nota não constam na lista INSTITUIÇÃO CURSO NOTA DA CAPES CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE (UNIANDRADE)

Leia mais

Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 05 de NOVEMBRO de 2015.

Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 05 de NOVEMBRO de 2015. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE NÚCLEO DE GESTÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado

Leia mais

II Meeting dos Profissionais do Direito Privado

II Meeting dos Profissionais do Direito Privado II Meeting dos Profissionais do Direito Privado Ciclo de Conferências: Responsabilidade Civil e Seguros na Pós-Modernidade Setembro de 2014 Programação Conferencistas Realização: Patrocínio : Informações

Leia mais

III Simpósio de Biomedicina Uma profissão de Arte e Tecnologia

III Simpósio de Biomedicina Uma profissão de Arte e Tecnologia III Simpósio de Biomedicina Uma profissão de Arte e Tecnologia Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. 109 anos de História. Pioneirismo em Educação em Minas Gerais Local: Sala de Multimídia 01

Leia mais

Direito constitucional: repercussão geral e súmulas vinculantes

Direito constitucional: repercussão geral e súmulas vinculantes Direito constitucional: repercussão geral e súmulas vinculantes IDP Veduca 40h Sobre o curso O curso visa o estudo do novo perfil da Jurisdição Constitucional no Brasil. Dois novos institutos foram inseridos

Leia mais

Prof. Dr. Eduardo Molan Gaban - Mestre e Doutor em Direito

Prof. Dr. Eduardo Molan Gaban - Mestre e Doutor em Direito II OFICINA DE DIREITO APLICADO AO AGRONEGÓCIO 1. OBJETIVO Capacitação dos alunos para trabalhar e gerenciar projetos que necessitem de conceitos básicos do Direito aplicados ao Agronegócio. Trata-se de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA Edital nº 19, de 27 de abril

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM PROTEÇÃO CIVIL

PÓS-GRADUAÇÃO EM PROTEÇÃO CIVIL PÓS-GRADUAÇÃO EM PROTEÇÃO CIVIL DOCENTES MESTRE ISABEL ONETO Licenciada em Direito, mestre e doutoranda em Direito, em Ciências Jurídico-Criminais. Governadora Civil do Distrito do Porto entre 2005 e 2009

Leia mais

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional.

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional. PALESTRANTES Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional Conferencista:Raimundo Luís Araújo UNB/USP/Assessor Parlamentar Possui

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 08/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO - MACAPÁ, SANTANA E MAZAGÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 08/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO - MACAPÁ, SANTANA E MAZAGÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 08/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO - MACAPÁ, SANTANA E MAZAGÃO ANEXO I - RELAÇÃO DAS VAGAS E REQUISITOS ESPECÍFICOS POR ÁREA DE

Leia mais

PROPIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET

PROPIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET PROPIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa 2 de dezembro (09h-14h) Carlos Guervós Maíllo (Moderador) Subdirector General de Propiedad Intelectual (Secretaría de Estado de Cultura)

Leia mais

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Formulário Padronizado Vagas no CNJ e no CNMP

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Formulário Padronizado Vagas no CNJ e no CNMP Nome Tribunal de origem Rafael Tocantins Maltez TJSP - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Data de posse 26/03/1999 Vaga a que deseja concorrer Membro do CNMP Juiz (Art. 130-A, caput, IV, da CF)

Leia mais

CIDADANIA, HUMANIDADES E FILOSOFIA DO DIREITO ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E O DIREITO PRIVADO

CIDADANIA, HUMANIDADES E FILOSOFIA DO DIREITO ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E O DIREITO PRIVADO Curso: Carga Horária Total Tempo de Integralização Bacharelado em Direito 4060 horas Mínimo: 10 semestres Máximo: 16 semestres CIDADANIA, HUMANIDADES E FILOSOFIA DO DIREITO Unidade Curricular Estudos de

Leia mais

Gestores de pessoas das secretarias, autarquias e Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.

Gestores de pessoas das secretarias, autarquias e Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. FOCO: Conceitos fundamentais sobre a gestão estratégica de recursos humanos e sobre principais dimensões da gestão de pessoas em geral e no serviço público paulista em particular. PÚBLICO ALVO: Gestores

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 06/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO CAMPUS OIAPOQUE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 06/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO CAMPUS OIAPOQUE UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL N 06/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO CAMPUS OIAPOQUE ANEXO I - RELAÇÃO DAS VAGAS E REQUISITOS ESPECÍFICOS POR ÁREA DE CONHECIMENTO

Leia mais

Pós-graduação de Gestão em Saúde

Pós-graduação de Gestão em Saúde 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

14h30 16:30: Serviços Postais: Serviço Postal Universal. Liberalização. Privatização. Concessão (Dra. Maria da Graça Carvalho)

14h30 16:30: Serviços Postais: Serviço Postal Universal. Liberalização. Privatização. Concessão (Dra. Maria da Graça Carvalho) PROGRAMA 20 de outubro 09h30 09h50: Sessão de Abertura e Introdução (Dr. João Caboz Santana) 09h50 11h00: Informática, Estado, Administração Pública e Cooperação Internacional (Prof. Doutor Miguel Mira

Leia mais

PROPOSTA PARA AGE DE 31.05.2011.

PROPOSTA PARA AGE DE 31.05.2011. EMPRESA METROPOLITANA DE ÁGUAS E ENERGIA S.A. CÓDIGO NA CVM 01699-3 CNPJ Nº 02.302.101/0001-42 INSTRUÇÃO CVM Nº 480, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2009 FORMULÁRIO DE REFERÊNCIA ATUALIZAÇÕES PREVISTAS NO ART. 10

Leia mais

Adriana Rafael Pinto. Alessandra Atti. Ana Cláudia Martins. Ana Paula de Moura Souza

Adriana Rafael Pinto. Alessandra Atti. Ana Cláudia Martins. Ana Paula de Moura Souza No sentido mais literal da palavra, a Chapa Integrar vem com o principal objetivo desde sua formação, integrar os profissionais Bibliotecários, que atualmente trabalham nas mais diferentes áreas do conhecimento,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DEFINITIVA

PROGRAMAÇÃO DEFINITIVA PROGRAMAÇÃO DEFINITIVA Dia 21.08.2014 19h às 21h30 19h às 19h30: Credenciamento e coffee break 19h30 às 20h: Solenidade de abertura 20h às 21h: Conferência Magna: Dr. Henrique Salvador Diretor Presidente

Leia mais

I SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA NACIONAL DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISIONAL EM SAÚDE PRÓ-SAÚDE II

I SEMINÁRIO NACIONAL DO PROGRAMA NACIONAL DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISIONAL EM SAÚDE PRÓ-SAÚDE II Ministério da Educação Secretaria de Ensino Superior Diretoria de Hospitais Univ ersitários e Residências em Saúde A articulação da Graduação em Saúde, dos Hospitais de Ensino e das Residências em Saúde

Leia mais

Leituras da paternidade, leituras de Íon, de Eurípides. De 16 a 18 de setembro de 2015. Programação

Leituras da paternidade, leituras de Íon, de Eurípides. De 16 a 18 de setembro de 2015. Programação Leituras da paternidade, leituras de Íon, de Eurípides De 16 a 18 de setembro de 2015 Programação 16 de setembro de 2015 Quarta-feira 8hs 9hs Credenciamento 9hs30 12hs Conferências de abertura: Leituras

Leia mais

European Curriculum Vitae

European Curriculum Vitae European Curriculum Vitae Informação Pessoal Apelido(s) - Nome(s) Morada(s) Telefone(s) Paula Alexandra Gonçalves de Oliveira Guimarães Rua de Santa Justa nº 109 5º (Fundação Montepio) 213223170 Fax(es)

Leia mais