RESUMOS Grupo Temático FLUXO ESCOLAR A questão da distorção idade-série e o Projeto Avançar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESUMOS Grupo Temático FLUXO ESCOLAR A questão da distorção idade-série e o Projeto Avançar"

Transcrição

1 RESUMOS Grupo Temático FLUXO ESCOLAR AMIM COSTA HADDAD A questão da distorção idade-série e o Projeto Avançar Na rede estadual do Amazonas, dados coletados em 2012 pela Gerência de Estatística da Secretaria de Estado da Educação, demonstram que dos alunos matriculados no ensino fundamental de 6º ao 9.º ano na CDE apresentam defasagem idade/ano superior a dois anos, o que equivale a 63,2 % (sessenta equatro vírgula um por cento) das matrículas da CDE 4 no ano 2012, no EnsinoFundamental do 6.º Ano ao 9.º Ano. E desses alunos com defasagem idade/ano escolar, somente concluíram o ano letivo no Programa de Correção de Fluxo (Projeto Avançar) da Secretaria Estadual de Educação. Nesse contexto e buscando oferecer novas oportunidades de reinserção dos alunos apresentem a situação dedistorção idade/ano, com metodologias de ensino diferenciadas a CDE 4, selecionou em (dez) escolas estaduais para oferecerem para seus alunos com distorção idade/ano escolar o Projeto Avançar - programa de Correção de Fluxo como ferramenta para diferenciar a metodologia de ensino para esses alunos e oportunizandosimultaneamente a correção do fluxo escolar. Assim nosso, problema central prende-se na "Questão da distorção idade e ano escolar nas escolas nas escolas de Ensino Fundamental anos finais da Coordenadoria Distrital de Educação 04 - CDE 4 da Cidade de Manaus e o Projeto Avançar com metodologia de ensino diferenciada como proposta de solução para a correção do fluxo em escolar na CDE 4.

2 CARLA VALENTIM BARAUNA DE ARAUJO O Projeto Avançar na Escola Estadual Professora Lenina Ferraro Da Silva - Coordenadoria Distrital de Educação 06 do Estado do Amazonas A Escola Estadual Professora Lenina Ferraro da Silva pertence à Coordenadoria Distrital de Educação 06. Está localizada na zona norte da cidade de Manaus/AM e atende 70 alunos do Projeto Avançar, fase 2. Os professores lotados no Projeto Avançar não recebem formação diferenciada para trabalhar com essa modalidade de ensino. A última formação oferecida foi realizada no ano de A equipe gestora da escola possui dificuldades em fazer um acompanhamento das turmas, pois o trabalho pedagógico vem sendo realizado por professores de apoio, com formação em Normal Superior, que apresentam limitações no desenvolvimento do trabalho. Na Coordenadoria, não há uma equipe pedagógica voltada exclusivamente para o Projeto. Mediante as informações, a questão norteadora desse estudo é: Quais as dificuldades encontradas pela equipe gestora da Escola Estadual Professora Lenina Ferraro da Silva para regularizar o fluxo dos alunos do ensino fundamental que participam do Projeto Avançar?. A pesquisa tem como objetivos: analisar as ações desenvolvidas pela equipe gestora da Escola para regularizar o fluxo dos alunos do ensino fundamental que participam do Projeto Avançar e propor ações voltadas para as causas identificadas, visando à melhoria do desenvolvimento do Projeto na Escola. O gestor protagonista deste caso de gestão é a equipe gestora da escola. Os demais atores são: a equipe de assessoramento da Coordenadoria, a Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental I, a Gerência de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, professores das turmas do Projeto Avançar, pais e alunos. A justificativa profissional para o caso selecionado se dá pelo fato de fazer parte da equipe gestora da escola e através da pesquisa, poder contribuir com ações que visem à melhoria na oferta e no desenvolvimento do Projeto na instituição.

3 JEANE BARBOSA DAMASCENO Distorção idade série - Altos índices de reprovação nos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Roberto dos Santos Vieira DISTORÇÃO IDADE SÉRIE ALTOS ÍNDICES DE REPROVAÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ROBERTO DOS SANTOS VIEIRA RESUMO Com a obrigatoriedade do ensino fundamental, instituída com a promulgação da Constituição de 1988 e a implementação de políticas públicas educacionais na década de 1990, com vistas à melhoria na qualidade da educação, as escolas passaram a atender a uma realidade marcada pelo surgimento de uma grande quantidade de alunos que tinham dificuldades para ter acesso ao ensino. Isso é uma preocupação nas esferas federal, estadual e municipal no sentido de elevar o rendimento escolar, pois de uma visão holística, o fracasso escolar está relacionado aos altos índices de reprovação que propiciam a evasão escolar e a distorção idade/série. A problemática da reprovação sempre esteve presente nas escolas públicas brasileiras, sendo que requer uma atenção de gestores, pesquisadores e, sobretudo, dos profissionais da educação, tornando-se assim foco nas políticas educacionais e na busca por estratégias que possam viabilizar um melhor rendimento do alunado. Diante disso, buscaremos analisar quais as causas dos altos índices de reprovação nos anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Roberto dos Santos Vieira e propor ações voltadas para o desenvolvimento de um plano de intervenção visando à melhoria da aprendizagem dos alunos e a redução das reprovações nos anos finais do Ensino Fundamental. O caso a ser investigado tem como gestor protagonista a equipe gestora da Escola Estadual Professor Roberto dos Santos Vieira e como demais atores envolvidos o pedagogo, os professores das áreas de conhecimento com maiores índices de reprovação e os alunos. A temática da distorção idade-série justifica-se em relação aos altos índices de reprovação ocorridos, frequentemente, na escola a ser investigada, acarretando problemas no desempenho escolar relacionadas às taxas de reprovação e de evasão escolar.

4 MARIA DO SOCORRO BRAGA DE ANDRADE Distorção idade série na Escola Estadual Raimundo da Silva Carvalho RESUMO: De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, sobre a distorção idade-série nas escolas estaduais da zona urbana, do município de Tabatinga/AM, constatou-se a existência de um significativo número de alunos com distorção idade/série, em todos os níveis da educação básica. No Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, 12% dos alunos se encontram em distorção, no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, 36%, e, no Ensino Médio, 62% dos alunos estão em situação de defasagem escolar. Em Tabatinga existem cinco escolas estaduais na zona urbana, e todas apresentam um percentual considerável de alunos em distorção. Pelos dados do Inep, em 2013, 21% dos alunos da Escola Estadual Professor Raimundo da Silva Carvalho encontrava-se em situação de distorção idade série. Comparando com as demais escolas, foi uma das que apresentou um dos maiores percentuais. Como protagonistas da escola e profissionais responsáveis pela aprendizagem e desempenho dos alunos, a equipe gestora da escola irá elaborar um plano de intervenção com o objetivo de analisar as causas da distorção idade/série e propor ações para as causas identificadas dos problemas com o intuito de minimizar os índices de distorção idade série na escola. Para isso, a equipe gestora conta, com o apoio dos demais atores envolvidos neste caso de gestão, ou seja, com a Secretaria de Educação do Estado, Coordenadoria Regional, professores, pais e responsáveis por alunos e os próprios alunos. Palavras-chave: Distorção idade série; Desempenho escolar; Repetência.

5 PATRICIA DE SA DIAS DE SOUZA As causas das reprovações nos primeiros anos dos cursos técnicos integrados do IF Sudeste MG - Câmpus Juiz de Fora No Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Câmpus Juiz de Fora, o que se apresenta como problema para o caso de gestão é a quantidade de reprovações nas primeiras séries do ensino técnico integrado ao médio. Portanto, a questão a ser investigada se remete ao entendimento das causas deste fracasso escolar. Após pesquisa, os dados obtidos foram os seguintes: no ano letivo de 2011, foram reprovados 40 alunos nas primeiras séries em um universo de 200 alunos (20% de reprovações). Em 2012, o total de reprovados caiu para 34 alunos, o que representa 17% de retenções. Já em 2013, o número de reprovados subiu para 66. Isso representa cerca de 30% do universo de alunos. Em 2014: 54 alunos reprovados em aproximadamente 200 discentes, o que representa 27% dos matriculados nas primeiras séries (BRASIL, 2015). Diante do contexto apresentado, os objetivos se concentram em ações voltadas à melhoria do rendimento dos alunos e na redução do número de reprovações nos primeiros anos dos cursos do ensino médio integrado ao técnico. Os gestores protagonistas envolvidos são as três pedagogas que atuam diretamente nas séries mencionadas e o Diretor de Ensino, o qual é o superior imediato das mesmas. Além destes, apresentam-se como atores fundamentais: os professores, os assistentes de alunos, as assistentes sociais, a psicóloga, os alunos e os pais. Por ingressar na função em dezembro de 2013, não pude acompanhar as atividades daquele ano letivo, mas fiquei intrigada quando me deparei com uma turma de primeiro ano onde dezoito alunos foram reprovados em um universo de 35 alunos. Gostaria de colaborar para o sucesso acadêmico dos alunos, que é o da escola e o da sociedade simultaneamente!

6 SUEANNE OLIVEIRA EVANGELISTA A recuperação paralela no processo de ensino e apredizagem: os desafios da Coordenadoria Adjunta Pedagógica da Coordenadoria Distrital de Educação 3 SEDUC/AM Tratar da Recuperação Paralela requer apropriação do que assegura a Lei de 20 de dezembro de 1996, bem como conhecer o que a SEDUC/AM vem proporcionando às escolas para que de fato ela aconteça e leve o aluno a apropriar-se do conteúdo ministrado pelo professor e assim alcance um bom desempenho escolar, o que levará a melhoria da qualidade de ensino da rede pública estadual. O Regimento Escolar das Escolas Públicas do Estado do Amazonas assegura ao aluno que não atingir a nota mínima nas avaliações, tantas oportunidades de recuperação paralela e avaliação quanto possível, com o intuito de amenizar as deficiências relativas aos conteúdos não assimilados. O transcurso da recuperação paralela leva a crer que a aprendizagem, enquanto processo em desenvolvimento, deve levar ao alcance de habilidades básicas nas diferentes áreas do conhecimento, sendo efetivado em momentos específicos que possibilite a superação das dificuldades. Posto isto, questiona-se: Quais ações a Coordenadoria Adjunta Pedagógica da Coordenadoria Distrital de Educação 3 vem realizando para dar suporte à equipe gestora das escolas para realização da recuperação paralela aos alunos com déficit de aprendizagem? Esta pesquisa tem como campo de análise as ações desenvolvidas pela Coordenadoria Adjunta Pedagógica do Ensino Fundamental II da Coordenadoria Distrital de Educação 3, da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Estado do Amazonas. O ator protagonista no caso é a Coordenadoria Adjunta Pedagógicas do Ensino Fundamental II e como demais atores, a equipe gestora das escolas. Justifica-se esta pesquisa diante de uma das atribuições do Coordenador Adjunto Pedagógico: coordenar, planejar, acompanhar e avaliar todo o trabalho pedagógico de forma a articular e integrar as atividades pedagógicas das escolas.

7 VAGNO DOS SANTOS RAMOS A implementação do Projeto Avançar na Escola Estadual Senador Cunha Melo no estado do Amazonas O Projeto Avançar é uma Politica da Secretaria Estadual de Educação e tem como objetivo a correção da distorção idade série nos alunos do Ensino Fundamental. Ele está em andamento na Escola Estadual Senador Cunha Melo. O projeto tem como estrutura turmas de Avançar Fase 1 e 2 que atendem os alunos do Ensino Fundamental I e Avançar Fase 3 e 4 atendendo os alunos do Ensino Fundamenta II. Os alunos da Fase 3 são aqueles que estão com idade de 15 a 21 anos que estejam cursando o 6º ano, os do Avançar Fase 4 são os que estão com idade de 15 a 21 anos que estejam cursando o 7º ou 8º ano. A ementa curricular da Fase 3 envolve conteúdos do 6º, 7º e 8º ano e da Fase 4 estudam conteúdos do 7º, 8º e 9º ano. O sistema de avaliação tem conceitos NAV (não avançou), AV (avançou) e AVM (avançou muito). No Projeto NAV corresponde às notas de 0 a 5,9, AV corresponde às notas de 6,0 a 7,9 e AVM de 8,0 a 10,0 pontos. Para ser aprovado o aluno tem duas possibilidades: alcançar o conceito AVM e avançar duas séries ou obter o conceito AV e avançar só uma série. Na implementação do projeto na escola professores, pedagogo e gestora citaram alguns fatores que têm impedido a implementação do projeto nos quais podemos destacar: baixa assiduidade dos alunos falta assessoramento, falta capacitação para o professor do projeto, ausência dos pais e responsáveis, falta livros didáticos. Diante disso foi levantado o seguinte problema para este caso de gestão: Quais são os fatores que estão dificultando a implementação do Projeto Avançar na Escola Estadual Senador Cunha Melo.

RESOLUÇÃO Nº 084/2015 CONSU/IFAC.

RESOLUÇÃO Nº 084/2015 CONSU/IFAC. RESOLUÇÃO Nº 084/2015 CONSU/IFAC. Dispõe sobre o Regulamento das Atribuições da Coordenação Técnico Pedagógica COTEP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre IFAC. O PRESIDENTE SUBSTITUTO

Leia mais

RESUMOS. Grupo Temático FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES

RESUMOS. Grupo Temático FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES RESUMOS Grupo Temático FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES ANA LUCY MARTINS CAVALCANTE Formação continuada do coordenador pedagógico e suas implicâncias no processo da formação docente A ação de garantir

Leia mais

Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Estas Normas do Estágio Obrigatório alteram as Normas do Estágio Curricular (de 30 de março de 2010) e as Normas do Estágio Supervisionado em Serviço

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO - SEC COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE DE ITAMBÉ

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO - SEC COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE DE ITAMBÉ 1. SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A avaliação é uma etapa fundamental que envolve a comunidade escolar em momentos de reflexão crítica sobre as práticas e as aprendizagens desenvolvidas. Neste

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO

Leia mais

MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR DOS ALUNOS DA EJA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II DE ALTANEIRA-CE

MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR DOS ALUNOS DA EJA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II DE ALTANEIRA-CE MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR DOS ALUNOS DA EJA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II DE ALTANEIRA-CE Wellton Cardoso Pereira¹; Francisco Adeilton da Silva²; Samya de Oliveira Lima³; Rômulo Tonyathy da Silva

Leia mais

EDITAL N.º 28, DE 16 DE JULHO DE ABERTURA DE PROCESSO CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS E APROVEITAMENTOS DE ESTUDOS

EDITAL N.º 28, DE 16 DE JULHO DE ABERTURA DE PROCESSO CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS E APROVEITAMENTOS DE ESTUDOS EDITAL N.º 28, DE 16 DE JULHO DE 2019. ABERTURA DE PROCESSO CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS E APROVEITAMENTOS DE ESTUDOS O DIRETOR GERAL do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA/PROEN Nº 02, DE 26 DE ABRIL DE 2016

INSTRUÇÃO NORMATIVA/PROEN Nº 02, DE 26 DE ABRIL DE 2016 INSTRUÇÃO NORMATIVA/PROEN Nº 02, DE 26 DE ABRIL DE 2016 A PRESIDENTE DA CÂMARA DE ENSINO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve: Estabelecer

Leia mais

IMPACTOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EVOLUÇÃO ESCOLAR DOS ALUNOS NO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG

IMPACTOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EVOLUÇÃO ESCOLAR DOS ALUNOS NO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG IMPACTOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EVOLUÇÃO ESCOLAR DOS ALUNOS NO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG Marcelo A. MOREIRA 1 ; José Pereira da SILVA Jr 2 ; Katia A. CAMPOS 3. RESUMO O presente artigo analisa os impactos

Leia mais

Diretoria de Educação a Distância do IFSP

Diretoria de Educação a Distância do IFSP Diretoria de Educação a Distância do IFSP Responsável por: I. coordenar a formulação de políticas de EaD no âmbito da instituição; II. realizar articulação junto à SETEC/SESU/MEC a fim de viabilizar condições

Leia mais

NOTA TÉCNICA No 001/2014

NOTA TÉCNICA No 001/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO ACADÊMICA NOTA TÉCNICA No 001/2014 Assunto: Recuperação Contínua e Recuperação Paralela

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR Thaís Philipsen Grützmann Universidade Federal de Pelotas Rita de Cássia de Souza Soares Ramos Universidade Federal de

Leia mais

2 Manual de Monitoria

2 Manual de Monitoria MANUAL DE MONITORIA 1 Manual de Monitoria 2 3 INTRODUÇÃO O presente manual visa proporcionar aos professores orientadores de alunosmonitores das FIPMoc informações sobre a MONITORIA, entendida como possibilidade

Leia mais

PROFLETRAS R E G I M E N T O

PROFLETRAS R E G I M E N T O PROFLETRAS R E G I M E N T O CAPÍTULO I - CAPÍTULO II - CAPÍTULO III - CAPÍTULO IV - CAPÍTULO V - CAPÍTULO VI - CAPÍTULO VII - CAPÍTULO VIII - Das Finalidades Das Instituições Associadas Da Organização

Leia mais

PROFLETRAS R E G I M E N T O

PROFLETRAS R E G I M E N T O PROFLETRAS R E G I M E N T O CAPÍTULO I - CAPÍTULO II - CAPÍTULO III - CAPÍTULO IV - CAPÍTULO V - CAPÍTULO VI - CAPÍTULO VII - CAPÍTULO VIII - Das Finalidades Das Instituições Associadas Da Organização

Leia mais

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO AO ESTUDANTE

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO AO ESTUDANTE Faculdade de Balsas PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO AO ESTUDANTE (Aprovado pela Resolução COP N o 04/2009 de 24 de julho de 2009) Mantenedora: Unibalsas Educacional Ltda Balsas, MA Julho de 2009 PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E FINALIDADES

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E FINALIDADES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem por finalidade, fixar as normas técnico-operativas,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BOLETIM DE SERVIÇO UNIDADE: Campus Avançado Cristalina Nº: 03/2016 DATA: 31/03/2016 2016 MINISTRO DA EDUCAÇÃO Aloizio Mercadante

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS AVANÇADO SINOP DEPARTAMENTO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS AVANÇADO SINOP DEPARTAMENTO DE ENSINO REGULAMENTO DO REGIME DE DEPENDÊNCIA POR PERÍODO NOS CURSOS DE NÍVEL TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFMT CAMPUS AVANÇADO SINOP CAPÍTULO I - DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º. O presente regulamento

Leia mais

Palavras-chave: Salas de Recursos Multifuncionais. Alunos com Necessidades Educacionais especiais. Avaliação.

Palavras-chave: Salas de Recursos Multifuncionais. Alunos com Necessidades Educacionais especiais. Avaliação. 01191 AVALIAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: INSTRUMENTO NECESSÁRIO À INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NEEs NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IMPERATRIZ RESUMO MSc Rita Maria Gonçalves de Oliveira

Leia mais

RESOLUCAO 18/2018 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

RESOLUCAO 18/2018 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUCAO 18/2018 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Dispõe sobre a instituição do Regulamento do Centro Pedagógico e Psicopedagógico do Centro Universitário FG - UniFG. O presidente do Conselho de

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 296, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 296, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014. Altera o Anexo da Resolução 70/2013, de 25 de março de 2013, que dispõe sobre a regulamentação do Regime de Progressão Parcial para o Ensino Técnico na forma integrada, no âmbito do IFPB. O Presidente

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROET Nº 3 DE 20 DE ABRIL DE Assunto: Recuperação Paralela

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROET Nº 3 DE 20 DE ABRIL DE Assunto: Recuperação Paralela Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico INSTRUÇÃO NORMATIVA PROET Nº 3 DE 20 DE ABRIL DE

Leia mais

Lugar coletivo de avaliar e de tomar decisão sobre o processo ensinoaprendizagem. IFRN CAMPUS NATAL CENTRAL

Lugar coletivo de avaliar e de tomar decisão sobre o processo ensinoaprendizagem. IFRN CAMPUS NATAL CENTRAL Lugar coletivo de avaliar e de tomar decisão sobre o processo ensinoaprendizagem. IFRN CAMPUS NATAL CENTRAL MODELO DO CONSELHO DE CLASSE 1º ANOS DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS Composição do Conselho de

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL GERAL DE PROJETOS DE NIVELAMENTO

REGULAMENTO INSTITUCIONAL GERAL DE PROJETOS DE NIVELAMENTO REGULAMENTO INSTITUCIONAL GERAL DE PROJETOS DE NIVELAMENTO 1. Introdução A ampliação de ofertas de vagas em ensino superior e a descentralização das instituições educacionais no Brasil foi, sem dúvida,

Leia mais

Faculdade Processus REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS

Faculdade Processus REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DO PROJETO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE PROCESSUS Dispõe sobre a oferta de atividades de Monitoria no curso de graduação da Faculdade Processus e dá outras providências.

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA OS PROJETOS INTERDISCIPLINARES DO CURSO TÉCNICO EM PRODUÇÃO DE MODA DO IFRS CAMPUS ERECHIM

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA OS PROJETOS INTERDISCIPLINARES DO CURSO TÉCNICO EM PRODUÇÃO DE MODA DO IFRS CAMPUS ERECHIM MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA OS PROJETOS INTERDISCIPLINARES DO CURSO TÉCNICO EM PRODUÇÃO DE MODA DO IFRS CAMPUS ERECHIM Aprovado pelo Conselho de Campus, conforme Resolução Nº 22, de 13 de junho de 2017.

Leia mais

NIVELAMENTO DO CONHECIMENTO EDITAL Nº 02/2018 CEUNI - FAMETRO

NIVELAMENTO DO CONHECIMENTO EDITAL Nº 02/2018 CEUNI - FAMETRO NIVELAMENTO DO CONHECIMENTO O Centro Universitário Fametro - CEUNI torna público que no período de 01/03 a 13/03/2018, as coordenações dos cursos estarão realizando nas turmas de 1º período, levantamento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº01/2016 PPGENF-EEM/UFAM, 17 DE OUTUBRO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº01/2016 PPGENF-EEM/UFAM, 17 DE OUTUBRO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº01/2016 PPGENF-EEM/UFAM, 17 DE OUTUBRO DE 2016. Dispõe sobre Estágio de Docência para mestrandos vinculados ao Mestrado Associado da Universidade do Estado do Pará e. A Coordenação do Mestrado

Leia mais

RESOLUÇÃO N 010/2016/CEG/CONSEPE

RESOLUÇÃO N 010/2016/CEG/CONSEPE RESOLUÇÃO N 010/2016/CEG/CONSEPE Regulamenta as normas para inclusão de disciplinas semipresenciais em cursos de graduação presencial da UFAM. O PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS. TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS. TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS DO PANTANAL / UFMS TÍTULO I Da Natureza, dos Fins e Objetivos CAPÍTULO I Da Natureza e dos Fins Art. 1 - Considera-se como Estágio

Leia mais

Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional

Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional Capítulo I Objetivos Artigo 1º - O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) tem como objetivo proporcionar formação

Leia mais

UNIVERSIDADE DO AMAZONAS CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA. Resolução nº 004/00

UNIVERSIDADE DO AMAZONAS CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA. Resolução nº 004/00 Resolução nº 004/00 Estabelece normas para os estágios da Universidade do Amazonas. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO AMAZONAS E PRESIDENTE DO, no uso de suas atribuições estatutárias; CONSIDERANDO a necessidade

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA n.º 03 de 20 de junho de 2017.

INSTRUÇÃO NORMATIVA n.º 03 de 20 de junho de 2017. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ CAMPUS MACAPÁ. INSTRUÇÃO NORMATIVA n.º 03 de

Leia mais

RETIFICAÇÃO 001/2018 Ao Edital 001/ ABERTURA DO CONCURSO PÚBLICO PMCM

RETIFICAÇÃO 001/2018 Ao Edital 001/ ABERTURA DO CONCURSO PÚBLICO PMCM RETIFICAÇÃO 001/2018 Ao Edital 001/2018 - ABERTURA DO CONCURSO PÚBLICO PMCM A G-Strategic Gestão, Assessoria, Serviços e Logística, torna pública a RETIFICAÇÃO ao Edital 001/2018 abertura do concurso público

Leia mais

Projeto: Acompanhamento Didático em Matemática de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Durvalino Grion

Projeto: Acompanhamento Didático em Matemática de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Durvalino Grion Projeto: Acompanhamento Didático em Matemática de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Durvalino Grion 1. Introdução Ao longo do tempo a matemática vem conquistando o posto de a disciplina

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 5 DE 24 DE MAIO DE 2019

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 5 DE 24 DE MAIO DE 2019 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Reitoria Av. Professor Mário Werneck, 2590 - Bairro Buritis

Leia mais

Número % A B C D E Total A B C D E. Questão

Número % A B C D E Total A B C D E. Questão Indicador: Cadastro Dimensão: Cadastro Área: Cadastro Nesta unidade, que módulo/série você está cursando atualmente? A - primeiro módulo/série, B - segundo módulo/série, C - terceiro módulo/série, D -

Leia mais

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE SENAC GOIÁS

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE SENAC GOIÁS REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE SENAC GOIÁS Abril/2018 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade SENAC Goiás regulamentam-se

Leia mais

Resolução xxx/2018 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DA DIREÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Resolução xxx/2018 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DA DIREÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Resolução xxx/2018 Dispõe sobre as competências, atribuições e organograma da Direção de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília, Ciência e Tecnologia IFB O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 051, DE 24 DE MARÇO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 051, DE 24 DE MARÇO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 051, DE 24 DE MARÇO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº 28/2016

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUN. DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª. MARIA APARECIDA CAVALINI SOARES MOZAR. Plano de ação Pedagógica 2011 / 2012

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUN. DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª. MARIA APARECIDA CAVALINI SOARES MOZAR. Plano de ação Pedagógica 2011 / 2012 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUN. DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª. MARIA APARECIDA CAVALINI SOARES MOZAR Plano de ação Pedagógica 2011 / 2012 Coordenadora Pedagógica: Maria Nilza Gomes de Souza Borges

Leia mais

GUIA DE MONITORIA E DO PROFESSOR-ORIENTADOR

GUIA DE MONITORIA E DO PROFESSOR-ORIENTADOR 0 ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DIREITO, ENGENHARIA AMBIENTAL E PEDAGOGIA COORDENAÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO GUIA DE MONITORIA E DO PROFESSOR-ORIENTADOR

Leia mais

NORMAS PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS PRESENCIAIS NO ÂMBITO DO IFNMG INTRODUÇÃO

NORMAS PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS PRESENCIAIS NO ÂMBITO DO IFNMG INTRODUÇÃO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Conselho Superior NORMAS PARA OFERTA DE CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL EM CURSOS PRESENCIAIS

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS SUPERIORES DE LICENCIATURA

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS SUPERIORES DE LICENCIATURA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS SUPERIORES DE LICENCIATURA Normatiza a realização dos estágios supervisionados previstos nas Matrizes Curriculares dos Cursos Superiores de Licenciatura

Leia mais

Usinagem geral. frente ao laboratório 15.

Usinagem geral. frente ao laboratório 15. Edital Simplificado de Seleção de Monitoria 2017.2 e 2018.1 Edital nº003/2017 A Direção Geral do IFRJ/, comunica, pelo presente Edital, que estarão abertas as inscrições para a Seleção de Monitores para

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE NIVELAMENTO DE ESTUDOS PROJETO INSTITUCIONAL DE NIVELAMENTO APRESENTAÇÃO Vivemos em uma sociedade onde estamos o tempo todo

Leia mais

AVALIAÇÃO DO REGIME SERIADO SEMESTRAL NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA SOB O PONTO DE VISTA DA RETENÇÃO UFSM

AVALIAÇÃO DO REGIME SERIADO SEMESTRAL NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA SOB O PONTO DE VISTA DA RETENÇÃO UFSM AVALIAÇÃO DO REGIME SERIADO SEMESTRAL NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA SOB O PONTO DE VISTA DA RETENÇÃO UFSM Alzenira R. Abaide alzenira@ct.ufsm.br Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação do Curso

Leia mais

ESTADO DA PARAÍBA MUNICÍPIO DE SANTA TEREZINHA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ANEXO I CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO

ESTADO DA PARAÍBA MUNICÍPIO DE SANTA TEREZINHA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ANEXO I CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO ESTADO DA PARAÍBA MUNICÍPIO DE SANTA TEREZINHA ANEXO I CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO Atual Proposto Denominação Quantidade Denominação Quantidade ************************** Professor da Educação Infantil

Leia mais

Avaliações Externas de Cursos - UFSM

Avaliações Externas de Cursos - UFSM Avaliações Externas de Cursos - UFSM 2º semestre de 2015 e Ano 2016 Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional COPLAI / PROPLAN Equipe Técnica: Douglas F. de Almeida, Luise M. Cunha e Marcia

Leia mais

RELATÓRIO WEBSAI 2013

RELATÓRIO WEBSAI 2013 RELATÓRIO WEBSAI 2013 Questão Alunos Número % A B C D E Total A B C D E Página 2 de 34 Indicador: Cadastro Dimensão: Cadastro Área: Cadastro 1 - Nesta unidade, que módulo/série você está cursando atualmente?

Leia mais

ESOLUÇ RESOLUÇÃO Nº 18 DE 19 DE NOVEMBRO DE

ESOLUÇ RESOLUÇÃO Nº 18 DE 19 DE NOVEMBRO DE UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO- CONSEPE Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores (Socs) Bloco IV, Segundo Andar, Câmpus de Palmas (63) 3232-8067 (63) 3232-8238

Leia mais

Indicadores de Rendimento Escolar e Fluxo Escolar

Indicadores de Rendimento Escolar e Fluxo Escolar Indicadores de Rendimento Escolar e Fluxo Escolar Taxas de Rendimento: movimentação durante o ano escolar Taxa de Aprovação: É a proporção de alunos da matrícula total na série k, no ano t, que são aprovados.

Leia mais

CENSO ESCOLAR 2016 Notas Estatísticas. Brasília-DF Fevereiro de 2017

CENSO ESCOLAR 2016 Notas Estatísticas. Brasília-DF Fevereiro de 2017 CENSO ESCOLAR 216 Notas Estatísticas Brasília-DF Fevereiro de 217 O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de igualdade de condições para o acesso

Leia mais

REGULAMENTO MONITORIA

REGULAMENTO MONITORIA 1 REGULAMENTO MONITORIA GOVERNADOR VALADARES/ MG 2010 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 1- Conceito... 4 2- Objetivo... 4 3- Monitoria: Forma Alternativa de Trabalho Pedagógico... 4 4- Quem é o monitor da Faculdade

Leia mais

FACULDADE DO SUL. Insumos da autoavaliação da CPA: processos internos e externos

FACULDADE DO SUL. Insumos da autoavaliação da CPA: processos internos e externos FACULDADE DO SUL A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade do Sul, como estabelece a Lei nº 10.861/2004 do Ministério da Educação - MEC, tem atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA

PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL PROGRAMA DE MONITORIA Agosto/2010 2 1. O QUE É MONITORIA A Monitoria é a modalidade de ensino-aprendizagem,

Leia mais

Caracterização do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE/ PROGRAD/ UFG

Caracterização do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE/ PROGRAD/ UFG Caracterização do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE/ PROGRAD/ UFG 1) Criação O Colégio de Aplicação foi criado pelo Decreto-lei n.º 9.053, de 12 de março de 1.966, e suas atividades

Leia mais

RESOLVE: Normatizar os procedimentos para realização da recuperação paralela no Campus Aracruz do Instituto Federal do Espírito Santo.

RESOLVE: Normatizar os procedimentos para realização da recuperação paralela no Campus Aracruz do Instituto Federal do Espírito Santo. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS ARACRUZ Avenida Morobá, 248 - Bairro Morobá 29192-733 Aracruz ES 27 3256-0958 REGULAMENTO DOS ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 10 DE OUTUBRO

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA VIGENTE (2012) 4.7 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UENP/CP CAPITULO I

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA VIGENTE (2012) 4.7 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UENP/CP CAPITULO I PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA VIGENTE (2012) 4.7 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UENP/CP CAPITULO I Disposições Preliminares Art.1º- Este regulamento normatiza os

Leia mais

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO -PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE DR. FRANCISCO MAEDA-FAFRAM/FE

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO -PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE DR. FRANCISCO MAEDA-FAFRAM/FE REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO -PEDAGÓGICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE DR. FRANCISCO MAEDA-FAFRAM/FE CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. Os cursos de Pós Graduação

Leia mais

TÍTULO I PROCEDIMENTOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO CAPÍTULO I DO PROCESSO AVALIATIVO SEÇÃO I DO PLANO DE ENSINO

TÍTULO I PROCEDIMENTOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO CAPÍTULO I DO PROCESSO AVALIATIVO SEÇÃO I DO PLANO DE ENSINO CONSELHO SUPERIOR ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA CAMPUS SAPIRANGA TÍTULO I PROCEDIMENTOS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO CAPÍTULO I DO PROCESSO AVALIATIVO Art. 1º O processo avaliativo envolverá:

Leia mais

Resolução nº 002, de 15 de dezembro de 2011.

Resolução nº 002, de 15 de dezembro de 2011. Resolução nº 002, de 15 de dezembro de 2011. O Presidente do do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, considerando o que foi deliberado na reunião ordinária deste

Leia mais

Ensino Médio Inovador. Webconferência 31/10/16

Ensino Médio Inovador. Webconferência 31/10/16 Ensino Médio Inovador Webconferência 31/10/16 Ensino Médio Inovador O Programa Ensino Médio Inovador tem por objetivo apoiar e fortalecer os Sistemas de Ensino Estaduais e Distrital no desenvolvimento

Leia mais

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS FICHA ENS. FUND. II - 01 Fomentar a qualidade da educação básica, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem. 1.1 Planejamento coletivo integrando o trabalho docente via oficinas pedagógicas; 1.2

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE - NAPA

REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE - NAPA REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE - NAPA Aparecida de Goiânia - 2015 REGULAMENTO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE - NAPA CAPITULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Art.

Leia mais

Avenida: Antonio Carlos Magalhães S/N. Centro São José da Vitória-BA. CEP: Tel.: (73) Ementa:

Avenida: Antonio Carlos Magalhães S/N. Centro São José da Vitória-BA. CEP: Tel.: (73) Ementa: RESOLUÇÃO CME Nº. 001/2008. Ementa: REGULAMENTA A AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA 9 (N0VE) ANOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DA VITPORIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O CONSELHO MUNICIPAL

Leia mais

DISPOSIÇÕES GERAIS DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO

DISPOSIÇÕES GERAIS DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA HABILITAÇÃO LICENCIATURA - MODALIDADE PRESENCIAL - CAMPUS DE IVAIPORÃ (CRV) DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Estágio Curricular

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL REGULAMENTO

REGULAMENTO DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL REGULAMENTO REGULAMENTO DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL REGULAMENTO Regulamenta o funcionamento do curso de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização,

Leia mais

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (Aprovado pelo CONGRAD em 08/12/2000, processo 06/2000 (*)

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (Aprovado pelo CONGRAD em 08/12/2000, processo 06/2000 (*) Universidade Federal de Uberlândia FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS Coordenação do Curso de Administração Av. João Naves de Ávila, 2160 Bloco F, Sala 1F220 38400-089 Uberlândia / MG; Fone: 3239-4177; E-mail

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Avaliação Educacional AVALIAÇÃO SISTÊMICA: SAEB, PROVA BRASIL, PROVINHA BRASIL Prof. Stephanie Gurgel As avaliações da aprendizagem são coordenadas pelo Instituto Nacional de

Leia mais

BOM DIA!! Dia lindo!! 17 de Abril 2015

BOM DIA!! Dia lindo!! 17 de Abril 2015 BOM DIA!! Dia lindo!! 17 de Abril 2015 Encontro Articulado dos Serviços de Apoio AEE, SEAA, SOE A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos. Thomas Hardy 1 Regimento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 17 DE MARÇO DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 17 DE MARÇO DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.105, DE 17 DE MARÇO DE 2011 Aprova o Regimento do Programa de Pós- Graduação em Matemática

Leia mais

FORMAÇÃO PMALFA C O O R D E N A D O R E S M U N I C I P A I S W W W. U N D I M E - S C. O R G. B R

FORMAÇÃO PMALFA C O O R D E N A D O R E S M U N I C I P A I S W W W. U N D I M E - S C. O R G. B R FORMAÇÃO PMALFA C O O R D E N A D O R E S M U N I C I P A I S W W W. U N D I M E - S C. O R G. B R Objetivo do Programa - Fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL NO ACRE PROGRAMA EDUCAÇÃO

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL NO ACRE PROGRAMA EDUCAÇÃO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO DEPARTAMENTO REGIONAL NO ACRE PROGRAMA EDUCAÇÃO SÍNTESE DO REGIMENTO ESCOLAR ESCOLA SESC- UNIDADE EDUCACIONAL SESC CENTRO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO MÉDIO RIO BRANCO

Leia mais

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR. ATUALIZAÇÃO DOS PPC s

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR. ATUALIZAÇÃO DOS PPC s PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR ATUALIZAÇÃO DOS PPC s O PAPEL DOS DEPARTAMENTOS E DEMAIS AGENTES ENVOLVIDOS... ATUALIZAÇÃO DOS PPC s Contribuições da Comissão Central (DDE, DEP, DAEST,

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

ESTADO DO MARANHÃO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 343/2010-CEE Atualiza a resolução CEE/MA n. 055/2007, que trata das normas para organização do Ensino Fundamental com nove anos de duração nas escolas do Sistema Estadual de Ensino do Maranhão.

Leia mais

NÚCLEO DE ATENDIMENTO E APOIO AO ESTUDANTE NAA E REGULAMENTO INTERNO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

NÚCLEO DE ATENDIMENTO E APOIO AO ESTUDANTE NAA E REGULAMENTO INTERNO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES NÚCLEO DE ATENDIMENTO E APOIO AO ESTUDANTE NAA E REGULAMENTO INTERNO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 0 O Núcleo de Atendimento e Apoio ao Estudante NAAE, regido por este Regulamento, configura-se

Leia mais

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Detalhamento de SUBPROJETO (Licenciatura)

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Detalhamento de SUBPROJETO (Licenciatura) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Ministério da Educação Anexos I e II 2º andar Caixa Postal 365 CEP - 70359-970 Brasília, DF - Brasil. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação

Leia mais

POLÍTICA DO NÚCLEO DE APOIO DOCENTE E DISCENTE NADD

POLÍTICA DO NÚCLEO DE APOIO DOCENTE E DISCENTE NADD POLÍTICA DO NÚCLEO DE APOIO DOCENTE E DISCENTE NADD 1 Dimensão: IX Políticas de atendimento aos estudantes; 2 3 1 Apresentação/Contextualização O NADD Núcleo de Apoio Docente e Discente é um serviço da

Leia mais

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS

MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO DE MONITORIAS 2011 UPE PROGRAD 2011 Manual para normatização de monitorias Página 1 de 8 SUMÁRIO Página 1. Apresentação 3 2. Definição de Monitoria

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13 /09/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

22/06/2013 Proposta Pedagógica 1

22/06/2013 Proposta Pedagógica 1 MODELO PROPOSTA PEDAGÓGICA RESOLUÇÃO CEE ES 1286/2006 Art. 188 A Proposta Pedagógica contemplará, em sua formatação, os seguintes componentes entre outros: 1-I Identificação da instituição escolar; Nome;

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 070/2014 DE 05 DE DEZEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 070/2014 DE 05 DE DEZEMBRO DE 2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 070/2014 DE 05

Leia mais

Da Finalidade. Da Organização. Art. 3º. O Programa deverá funcionar, exclusivamente no período diurno, conforme os critérios seguintes:

Da Finalidade. Da Organização. Art. 3º. O Programa deverá funcionar, exclusivamente no período diurno, conforme os critérios seguintes: INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04/2013 EMENTA: Dispõe sobre os procedimentos de implantação do Programa de Aceleração da Aprendizagem PAA III, das Escolas da Rede Municipal de Ensino e estabelece os critérios

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CAMPUS BELO JARDIM PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO INTERNA NÚCLEO DE APOIO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NAPNE \CAMPUS BARREIRAS

REGULAMENTAÇÃO INTERNA NÚCLEO DE APOIO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NAPNE \CAMPUS BARREIRAS REGULAMENTAÇÃO INTERNA NÚCLEO DE APOIO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS NAPNE \CAMPUS BARREIRAS Considerando o Termo de Acordo de Metas e Compromissos firmado entre a Rede Federal de Educação Profissional

Leia mais

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017 PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017 Objetivo: Fazer um resgate do PNAIC em nosso Estado, apresentar o novo modelo e refletir sobre os desafios que se apresentam.

Leia mais

PORTARIA N. 04, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2012

PORTARIA N. 04, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2012 A PRÓ-REITORIA DE ENSINO, DE PESQUISA E DE EXTENSÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS dispõe sobre normas e critérios para Acompanhamento de Estudos nos cursos de graduação da UNIFIMES que regerá pelo

Leia mais

E.E. SENADOR LUIZ NOGUEIRA MARTINS

E.E. SENADOR LUIZ NOGUEIRA MARTINS PLANO DE AÇÃO 2016 / 2017 Município: SOROCABA SP CIE: 016412 Núcleo: SOROCABA - INTERIOR Equipe Gestora: Direção: Andréa S. A. C. F. Queiroz Vice-Diretor: Delaine E. de A. Banietti Professor Mediador:

Leia mais

Processos Avaliação do Ensino e Aprendizagem

Processos Avaliação do Ensino e Aprendizagem Processos Avaliação do Ensino e Aprendizagem Apoio Parceria Coordenação Técnica Iniciativa Duas dimensões da gestão educacional Processos de Gestão Pedagógica Processos da Gestão Administrativa e Financeira

Leia mais

Prefeitura Municipal de Riachão das Neves publica:

Prefeitura Municipal de Riachão das Neves publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IX Nº 1475 Prefeitura Municipal de publica: Edital Nº001/2018-Processo Seletivo Simplificado de Assistentes de Alfabetização para Atuarem no Programa Novo Mais Alfabetização.

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA - FATS

FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA - FATS FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA - FATS A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra (FATS) é responsável pela condução dos processos de autoavaliação e tem atuação

Leia mais

EDITAL N 001/ 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE ASSISTENTES PARA ATUAREM NO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO

EDITAL N 001/ 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE ASSISTENTES PARA ATUAREM NO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO EDITAL N 001/ 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE ASSISTENTES PARA ATUAREM NO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO A Secretaria Municipal de Educação de Cruzeiro do Iguaçu, torna público o edital para a seleção

Leia mais

Acompanhamento Interdisciplinar de alunos retidos dos cursos superiores

Acompanhamento Interdisciplinar de alunos retidos dos cursos superiores Acompanhamento Interdisciplinar de alunos retidos dos cursos superiores Equipe interdisciplinar: Serviço Social, Coordenadoria Pedagógica, Psicologia e Enfermagem MULTIDISCIPLINARIDADE Enfermagem Nutrição

Leia mais

Prefeitura Municipal de Chorrochó publica:

Prefeitura Municipal de Chorrochó publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 628 Prefeitura Municipal de publica: Edital Nº 001/2018 - Processo Seletivo Simplificado de Monitores para o Programa Mais Alfabetização - Torna público o edital para

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - CME. VENÂNCIO AIRES

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - CME. VENÂNCIO AIRES Resolução n.º 01, de 10 de março de 2011 Altera normas para a oferta da modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA do Ensino Fundamental, no Sistema Municipal de Ensino de Venâncio Aires, disciplinada

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº 01/ PROEN/UNIVASF

ATO NORMATIVO Nº 01/ PROEN/UNIVASF ATO NORMATIVO Nº 01/2015 - PROEN/UNIVASF Cria o Calendário de Matrícula e estabelece normas complementares para o planejamento, a oferta e a matrícula nos componentes curriculares dos cursos de graduação

Leia mais