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1 Portal da Educação Física Referência em Educação Física na Internet MENSURAÇÃO DAS CAPACIDADES ENERGÉTICAS Existe um nível mínimo de energia necessária para manter as funções vitais do organismo no estado de vigília. Essa necessidade de energia recebe o nome de taxa metabólica basal ou TMB. A utilização da TMB estabelece importantes bases energéticas para montar um programa de controle ponderal através da dieta, exercício ou de uma combinação efetiva de ambos (McARDLE, 1991:103). Para estimar o gasto energético em repouso de uma pessoa, o valor apropriado da TMB deve ser multiplicado pela área superficial, computada a partir da estatura e do peso. 1. Equilíbrio Energético A quilocaloria (Kcal) é a unidade de medida utilizada na mensuração do consumo e da demanda energética de uma pessoa. O consumo energético é traduzido pelo equivalente calórico dos nutrientes que compõem a sua dieta, ao passo que a energia envolvida com o metabolismo basal mais aquela com o metabolismo voluntário (de todas as nossas atividades do dia-a-dia) corresponde à demanda energética. Essa relação de consumo e demanda de energia é o que se denomina de equilíbrio energético (Guedes, 1995:105), e pode ser de três tipos distintos. Equilíbrio Isoenergético ou CONSUMO ENERGÉTICO = DEMANDA ENERGÉTICA Neste equilíbrio, como o consumo é igual à demanda, não há perda ou acúmulo de gordura corporal. Equilíbrio Energético Positivo ou CONSUMO ENERGÉTICO > DEMANDA ENERGÉTICA Neste equilíbrio, o consumo de energia é superior às necessidades do indivíduo e a tendência então é o organismo acumular a sobra energética na forma de gordura corporal. Os indivíduos com estilo de vida sedentário e alimentação desbalanceada via de regra tem equilíbrio energético positivo e, portanto, acabam engordando. Equilíbrio Energético Negativo ou CONSUMO ENERGÉTICO < DEMANDA ENERGÉTICA

2 Neste equilíbrio, como o indivíduo gasta mais energia do que consome, a tendência é de perda de peso. As dietas alimentares de emagrecimento visam essencialmente estabelecer um equilíbrio energético negativo, pela redução e controle das calorias ingeridas. NOTAS: - Para que ocorra perda gradual e saudável de peso corporal, o equilíbrio energético negativo à custa da interação dieta e exercícios físicos não deverá exceder a Kcal/dia. - A demanda energética por sessão de treino, deverá ficar entre Kcal. Fatores que afetam o consumo de energia: 1. Atividade física 2. Termogênese de indução dietética 3. Clima 4. Gestação 5. Lactação 1. Gasto Energético na Atividade Física Foram propostos vários sistemas de classificação para estimar a dificuldade da atividade física sustentada em termos de sua intensidade Trabalho moderado para homens é aquele que dá origem a um consumo de oxigênio até três vezes maior que a demanda em repouso; 1.2. Trabalho pesado é classificado assim aquele que requer de seis a oito vezes o metabolismo de repouso; 1.3. Trabalho máximo é considerado qualquer tarefa que exige nove ou mais vezes o nível de metabolismo em repouso. NOTAS: - A massa corporal é um fator importante que afeta a energia despendida em muitas formas de exercícios; - O gasto energético diário médio é estimado como sendo de a kcal para homens e de 2000 a 2100 Kcal para mulheres entre 15 e 50 anos de idade. Testes para medir a potência Anaeróbia Alática (Sistema ATP-CP Velocidade)

3 1. Corrida de 50 metros (Johnson & Nelson,1979) Objetivo: medir a velocidade de deslocamento. clique aqui para ver a tabela de classificação para a corrida de 50 metros 2. Corrida de 6 segundos (Johnson & Nelson,1979) 3. Shuttle Run de velocidade (Eurofit, 1988) - dados: 5 m, cinco ciclos, cones. Força Explosiva: 1. Salto vertical (Johnson & Nelson, 1979) Objetivo: medir a potência dos membros inferiores no plano vertical. Equipamento: superfície lisa, de três metros de altura, graduada de 2 em 2 centímetros e pó de giz. Resultado: Subtrai-se a marca mais alta do salto da mais baixa.(3 tentativas) 2. Salto Horizontal (Johnson & Nelson, 1979) Objetivo: medir a potência dos membros inferiores no plano horizontal. Equipamento: fita adesiva, para assinalar a linha de partida e trena. 3. Arremesso de Medicinebol (Johnson & Nelson,1979) Objetivo: medir a força explosiva dos membros superiores e cintura escapular. Equipamento: uma bola medicinal de 3 quilos, cadeira, fita adesiva, corda e trena. Resistência Anaeróbia Testes para medir a potência Anaeróbia Lática. (ATP-CP + àcido lático) 1. Teste de corrida de 40 segundos (Matsudo, 1979) - Objetivo: determinar indiretamente, a capacidade de resistência anaeróbia lática. Equipamento: demarcação, metro a metro, de uma pista de atletismo a partir dos 150m até os 350 metros. 2. Teste de 300 (RÚSSIA) 3. Corrida de 400m (F) e 600m (M) 4. Teste de Wingate Consiste em 30 segundos de exercício supermáximo, realizado em um cicloergômetro. 5. Teste de potência dos degraus Consiste em subir uma escada o mais rápido possível, pulando três degraus de cada vez. Força de Resistência 1. Força abdominal

4 Objetivo: medir a resistência da musculatura abdominal por meio da flexão do tronco. Tempo: 60 segundos. Resultado: número de repetições. Testes para medir a potência Aeróbia Máxima ou VO2máx.: TESTES NA ESTEIRA Protocolo de BRUCE - É o mais conhecido e utilizado em nosso meio. Consiste na aplicação de cargas progressivas a cada três minutos de forma contínua. O VO2 máx é estimado por: Homens: VO2máx ml.(kg.min)-¹ = 8,33 + (2,94 x T) Mulheres: VO2máx ml.(kg.min)-¹ = 8,05 + (2,74 x T) T = Tempo em minutos Protocolo de ELLESTAD O VO2 máx é estimado por: VO2 máx ml (kg.min.) - ¹= 4,46 + (3,933 x tempo total em min.) TESTES DE CAMPO (Em pista ou rua) Teste de 12 minutos - (Cooper, 1970; Ashperd, 1981 Consiste em correr a maior distância possível em 12 minutos. O teste deve ser realizado em superfície plana. O VO2máx é estimado por: VO2máx (ml.kg.min) = D - 504/45 D = Distância em metros Teste de Balke (15 minutos) O VO2máx é estimado por: VO2máx (ml.kg.min) = ,17 (D )/15 D = Distância em metros Teste dos 3200m (Dr. Art Weltman, 1989) É normalmente o mais utilizado por atletas fundistas. Existe uma correlação deste teste com o Limiar anaeróbio. O VO2máx é estimado por: VO2máx (ml.kg.min) = 118,4-4,774 (T) T = tempo em minutos e fração decimal dos 3200m. Teste de corrida de 2.400m (Cooper)

5 Metodologia: determinar o tempo gasto para a execução do teste. Para se obter o escore final em uma unidade metabólica, pode-se encontrar o resultado pela fórmula proposta pelo American College Sport Medicine (Vivacqua & Hespanha,1992). VO2máx ml (kg.min)-¹ = (D x 60 x 0,2) + 3,5 ml (kg.min)-¹ Duração em segundos Teste de caminhada de 1 milha (MCARDLE,1991: 143) População Alvo: indivíduos de baixa aptidão Física [ VO2máx inferior a 30 ml(kg.min)-¹ ]. Metodologia: peso corporal e idade. Aplicação: caminhada de 1600m com o tempo cronometrado. A freqüência cardíaca em bpm deve ser acompanhada no final dos últimos 400m. A equação para VO2máx enunciada em ml. (kg.min.)-¹ é: VO2máx = 132,853 - (0,0769 x PC x 2,2) - (0,3877 x Idade) + (6,315 x Sexo) - (3,2649 x T) - (0,1565 x FC) S = 1 (masc.) ou 0 (fem) Teste de banco ou degrau É o mais simples de ser utilizado, tornando de certa forma, muito útil sua aplicação em escolas, clubes e academias. Podendo ser constituído de um ou dois degraus. A altura do banco varia conforme o protocolo escolhido, encontrando-se valores entre 4 a 52 cm (MARINS,1996:12) VANTAGENS: baixo custo, facilidade de transporte, não necessita de calibragem. O metrônomo é um acessório importante, durante a realização dos testes, para determinar o ritmo ideal de execução do avaliado. Protocolo do Quens College (MCARDLE e Col.,1981) Teste Submáximo A altura do banco é fixada em 41 cm. Para mulheres a cadência de subida é fixada no metrônomo em 88 toques por minuto (22 subidas) e para os homens, 96 toques por minutos (24 subidas). O teste tem a duração de 3 minutos. A FC é tomada no quinto segundo após o término do teste até o vigésimo segundo. O valor obtido é multiplicado por quatro para obtermos o valor por minuto. Homens: VO2máx ml. (kg.min)-¹ = 111,33 - (0,42 x FC) Mulheres: VO2máx ml. (kg.min)-¹ = 65,81 - (0,1847 x FC) CICLOERGÔMETRO Protocolo de Astrand (Submáximo) Metodologia: escolha uma carga inicial de trabalho que varia de acordo com o sexo. Para o sexo masculino a carga deve variar entre 100 a 150 Watts e para mulheres entre 50 a 100 Watts. O avaliado deverá pedalar durante 5 minutos; registra-se a FC do 4º e 5º minutos, e se obtém o valor médio. A FC de carga deverá estar entre 120 e 170 bpm e, preferencialmente acima de 140 para os jovens (Araújo, 1984). Cálculo do VO2máx (l.min-¹): Homens: VO2máx = (195-61/ FC - 61) x VO2 carga

6 Mulheres: VO2máx = ( /FC-72) x VO2 carga onde: FC = média da freqüência cardíaca obtida no quarto e quinto minutos da carga. VO2 carga = consumo de oxigênio necessário para pedalar uma dada carga. Pode ser obtido pela seguinte equação: VO2 carga l.min-¹ = 0,014 x carga (Watts) + 0,129 Obs.: Caso duas cargas sejam utilizadas, deve-se calcular o VO2máx para as duas, obtendo-se a média entre os resultados. Caso o indivíduo tenha uma idade superior a 35 anos, é necessário a aplicação de um fator de correção conforme a tabela abaixo: VO2máx = VO2máx calculado x fator idade Protocolo de Balke Metodologia: São empregados estágios múltiplos aumentando a carga de 2 em 2 minutos, com magnitude de 25 Watts caso o indivíduo não seja atleta e 50 Watts caso o indivíduo seja atleta ou bem condicionado. É necessário a verificação do peso corporal do avaliado antes da realização do teste, bem como da última carga completada pelo indivíduo em Watts. Considerações finais: - O consumo máximo de oxigênio das mulheres é geralmente inferior ao dos homens. 23% inferior na média geral da população, e de 10,8% inferior entre grandes atletas. (Moreira,1996:114). - O VO2máx não é um parâmetro fisiológico e metabólico estático. Ele pode ser modificado pelo treinamento físico. Fonte:Prof. Ms. Jeferson Macedo Vianna Tel. (32) / E ou

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