BOLETIM INFORMATIVO Nº 01/ BASQUETE

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BOLETIM INFORMATIVO Nº 01/ BASQUETE"

Transcrição

1 INFORMATIVO Nº 01/ BASQUETE No Centro de Referência Esportiva do Recôncavo da Bahia, a modalidade Basquete iniciou o mês de maio construindo a nova sequencia didática, selecionando os conteúdos necessários para serem ministrados durante quatro meses. No dia 06 aconteceu uma reunião com os professores a Coordenadora Pedagógica e a Coordenadora Geral Professora Rita Dias onde foram discutidos assuntos de ordem interna. No dia 09 foi realizada a trilha ecológica com a participação dos alunos de todas as modalidades e com o apoio da Embrapa Mandioca e Fruticultura. No dia 11 pela manhã aconteceu uma reunião com Glauco Esteve e João de Deus onde foi discutida e avaliada a atuação do corpo técnico durante o fórum de boas práticas. No período da tarde ocorreu a avaliação e discussão sobre a trilha. No dia 18 foi organizado o dia de Esporte e Cidadania. No dia 25 foi concretizado o dia do Esporte e Cidadania no município de São Felipe na Escola São Felipe local onde foi atendida em media 200 crianças. (Fig-2, 3 e 4) As aulas continuam sendo ministradas no Ginásio de Esportes no período da manhã das 10 às 11h30min (T1), no período da tarde 16h30min às 18h00min (T2) e período da noite das 18h00min às 19h30min (T3). Fig. 1 Educandos discutindo sobre o conceito Drible. Fig. 2, F3 e F4 Dia do Esporte e Cidadania no Município de São Felipe.

2 INFORMATIVO Nº 02/ BOXE Os alunos do Centro de Referencia do Recôncavo da Bahia, participaram da Trilha Ecológica no interior da Embrapa e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, finalizando na Praça principal do nosso município, e durante o percurso na área urbanizada contamos com o apoio da secretaria de transporte e seus agentes de trânsito. Mais uma ação do CREBA no dia 25/05/15 com o esporte cidadania na cidade de São Felipe. Onde os professores proporcionaram uma manhã de varias atividades par 200 crianças, os mesmos tiveram a oportunidade de vivenciar sete (7) tipos de modalidade tais como: boxe, basquete, futsal, futebol, vôlei, capoeira. Gostaria de salientar que o acolhimento que tivemos da direção e professores da escola em São Felipe, foi de grande importância e relevância para todos os envolvidos.

3 INFORMATIVO Nº 03/ CAPOEIRA O mês de Maio da modalidade Capoeira com os professores Manolo Moraes, Iago Caldas e Reinaldo Santos ficou marcado pela execução do projeto Retrato do Negro, execução de movimentos básicos da Capoeira Regional, Visita da Escola Carmelito Barbosa Alves, Jogos e Brincadeiras Educacionais, Trilha Ecológica entre as Modalidades, Entrega de Mochilas, Aulas de Instrumentos, Rodas de Capoeira, Ensaio de Maculelê, Puxada de Rede e Samba de Roda.

4 INFORMATIVO Nº 04/ FUTEBOL O seguinte boletim visa expor os principais fatos ocorridos no mês de maio de 2015, que foi repleto de atividades interessantes como: Trilha ecológica, aulas, entrega das mochilas e intervenção na cidade de São Felipe ( Dia do Esporte e cidadania).que proporcionaram vivências inesquecíveis para todos os participantes. No dia 25/05/2015 os professores e estagiários do CRERBA se direcionaram a cidade de São Felipe para realização de uma intervenção na escola do município, que não faz parte da rede de multiplicadores, nesta intervenção atendemos por volta de 200 crianças usando os princípios do esporte educacional. Também Foi realizada uma trilha ecológica no dia 09/05/2015 com o objetivo de integrar todas as modalidades em uma atividade com cunho ecológico, desenvolvendo o companheirismo e o espírito de grupo, no interior da EMBRAPA.

5 INFORMATIVO Nº 05/ FUTSAL O mês Maio no CRERBA, podemos relatar que foi um mês muito produtivo. No dia 09/05/2015 foi organizada uma Trilha Ecológica na área da Embrapa e da U.F.R.B. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Com a participação de todos os núcleos do projeto do CRERBA. No dia 25 / 05 / de 2015 fizemos uma visita a cidade de São Felipe com esporte e cidadania na Escola São Felipe, na qual trabalhamos jogos e brincadeiras com 7 oficinas de todas as modalidades. Todas as aulas do mês de Maio de 2015 tinha como conteúdo a campanha Maio amarelo, o transito e suas leis, normas de circulação e conduta. Os alunos receberam orientação de como se comportarem como ciclistas, pedestres e passageiros.

6 INFORMATIVO Nº 06/ TAEKWONDO INTRODUÇÃO O CRERBA continua no desenvolvimento de suas atividades e no mês de maio não foi diferente, seguindo o cronograma de atividades anual, tivemos como tarefa a realização das seguintes atividades: Trilha Ecológica, Atividades Dia das Mães e Iniciação á pesquisa sobre história filosófica do taekwondo além do reforço á memorização da nomenclatura dos movimentos da faixa branca (10ºgub). No dia 09/05/2015 no município de Cruz das Almas a equipe de professores do CRERBA realizou sua I trilha ecológica com a participação dos alunos das 07 modalidades e pais participantes do projeto. Uma experiência bastante prazerosa ampliando as relações de convívio ambiental e consciência ecológica. O contato com a natureza é o elemento motivador para dar encanto e interesse pela atividade desenvolvida. Durante o percurso visitamos alguns pontos importantes da cidade como por exemplo a Embrapa (Empresa Brasileira de Produtos Agrícolas) com participação do Agrônomo Osvaldo da Paz que falou brevemente sobre o trabalho que a Embrapa desenvolve em nosso município e região. Os alunos demonstraram durante todo o trajeto cooperação, união e alegria quando tinham que superar alguns obstáculos da trilha, ressaltando o fator atitudinal como resposta as nossas expectativas de aprendizagem trabalhadas durante a rotina de aulas. Destacamos também a realização de um cartão mensagem feito pelos alunos da turma 03 turno vespertino ressaltando que o dia das mães muitas vezes é lembrado apenas como forma de agradar a mãe com presentes, porém existem outros valores que devem ser lembrados como, por exemplo, a confecção de um cartão mensagem feito com bastante amor e carinho. Alunos da turma 01 e 02 em atividade. Turma 03 cartão mensagem Dia das Mães Encontro das turmas 01, 02 e 03 no evento da Trilha Ecológica. Aluna da turma 03 confeccionando cartão mensagem para o Dia das Mães

7 INFORMATIVO Nº 07/ VOLEIBOL Mês das mães, mês da Trilha Ecológica, momentos inesquecíveis foram vivenciados pelos nossos queridos alunos. Foram momentos que com certeza deu suporte para formação da cidadania através da construção coletiva e das intervenções educacionais. Com essas intervenções nossos queridos alunos tiveram conhecimentos pertinentes na sua formação, além dos conhecimentos da modalidade dentro dos fundamentos executados.

8 INFORMATIVO Nº 08/ REDE No mês de Maio de 2015 o Centro de Referência Esportiva do Recôncavo da Bahia entregou aos gestores da Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional o kit de materiais esportivos. Estes kits contendo bolas, cones, coletes, elásticos, bambolês, apitos e quadros de escrita, são distribuídos aos professores participantes da REDE BAHIA dos municípios de Santo Antônio de Jesus, Sapeaçu, Cruz das Almas, Muritiba, Governador mangabeira, Cachoeira, São Félix, Maragojipe, Santo Amaro, Saubara, Teodoro Sampaio e Feira de Santana para a atuação com Esporte Educacional nas escolas da rede municipal de ensino.

BOLETIM INFORMATIVO Nº 01/ BASQUETE

BOLETIM INFORMATIVO Nº 01/ BASQUETE INFORMATIVO Nº 01/01-2015 BASQUETE No Projeto Centro de Referência Esportiva Bahia, a modalidade do Basquete iniciou com as atividades planejadas para o trimestre, com as três turmas no Ginásio de Esportes.

Leia mais

FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO

FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE PELC FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO 1 - IDENTIFICAÇÃO:

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: EDUCAÇÃO FÍSICA II PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO ANO: 2º CARGA HORÁRIA: 3 A/S - 120 H/A 100 H/R DOCENTE RESPONSÁVEL: ANA

Leia mais

DESENVOLVIMENTO & CIDADANIA PETROBRAS

DESENVOLVIMENTO & CIDADANIA PETROBRAS FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DESENVOLVIMENTO & CIDADANIA PETROBRAS NOME DO PROJETO: CENTRO DE REFERÊNCIA ESPORTIVA DO RECÔNCAVO DA BAHIA ORGANIZAÇÃO PROPONENTE: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO

Leia mais

Passe Rápido. Projeto Multiesportivo Educacional. Proposta de Patrocínio Esportivo via Lei de Incentivo ao Esporte (IR)

Passe Rápido. Projeto Multiesportivo Educacional. Proposta de Patrocínio Esportivo via Lei de Incentivo ao Esporte (IR) Proposta de Patrocínio Esportivo via Lei de Incentivo ao Esporte (IR) Passe Rápido Projeto Multiesportivo Educacional Nº SLIE 1408014-13 - Aprovado com nº do processo 58701.001725/2014-10 Campinas, 18

Leia mais

PROPOSTA DE FORMAÇÃO EM MÓDULO INTRODUTÓRIO

PROPOSTA DE FORMAÇÃO EM MÓDULO INTRODUTÓRIO I IDENTIFICAÇÃO PROPOSTA DE FORMAÇÃO EM MÓDULO INTRODUTÓRIO Nome do Formador: Carlos Nazareno Ferreira Borges UF: ES Nome da Entidade: Prefeitura Municipal de Vitória Nº. do Convênio: 741507/2010 Projeto:

Leia mais

PROJETO SOCIAL DE KARATE 2017

PROJETO SOCIAL DE KARATE 2017 1 PROJETO SOCIAL DE KARATE 2017 Alunos: João da Silva Parcerias: MEDIANEIRA KARATÊ CLUBE MEDIANEIRA - PR 2017 2 PROJETO DE KARATÊ JUSTIFICATIVA Este projeto justifica-se, pela vontade do Medianeira Karatê

Leia mais

Projeto Natal Solidário 2013 Colégio La Salle Esteio e Sapucaia. Cuidar é sinal de amor e de solidariedade.

Projeto Natal Solidário 2013 Colégio La Salle Esteio e Sapucaia. Cuidar é sinal de amor e de solidariedade. Projeto Natal Solidário 2013 Colégio La Salle Esteio e Sapucaia Titulo do Projeto: Cuidar é sinal de amor e de solidariedade. Equipe Organizadora Ir. Junior Schnorrenberger Coordenador de Pastoral de Esteio

Leia mais

Campus dos Malês - São Francisco do Conde - BA. Jogo Mirim: Núcleo Esportivo Baixa Fria x Iniciação Esportivo Baixa Fria

Campus dos Malês - São Francisco do Conde - BA. Jogo Mirim: Núcleo Esportivo Baixa Fria x Iniciação Esportivo Baixa Fria Dia 13 a 17/02/2017 - São Francisco do Conde - BA Dia 13/02/2017 - Segunda-feira 10h 00min às 10h30min Quadra Poliesportiva Jogo Mirim: Núcleo Esportivo Baixa Fria x Iniciação Esportivo Baixa Fria 10h

Leia mais

Colégio São Francisco de Assis Educar para a Paz e o Bem Província do SS. Nome de Jesus do Brasil.

Colégio São Francisco de Assis Educar para a Paz e o Bem Província do SS. Nome de Jesus do Brasil. Colégio São Francisco de Assis Educar para a Paz e o Bem Província do SS. Nome de Jesus do Brasil. Senhores pais ou responsável: Iremos iniciar as matrículas das atividades extracurriculares. INÍCIO DAS

Leia mais

Sementes do Amanhã. Proposta de Projeto Esportivo. Proposta de Patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte (100% dedutível de 1% do IR)

Sementes do Amanhã. Proposta de Projeto Esportivo. Proposta de Patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte (100% dedutível de 1% do IR) Proposta de Projeto Esportivo Sementes do Amanhã Proposta de Patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte (100% dedutível de 1% do IR) PROPONENTE: GESTÃO: APOIO: COLABORADOR: PANORAMA Futebol Clube Proposta

Leia mais

INFORMATIVO PROJETO BEIRA DA LINHA BLOCO URSO TEIMOSO VOLTA A DESFILAR NO ALTO DO MATEUS NESTA EDIÇÃO. DOAÇÃo DE KITS DE LÁPIS DA ABRINQ

INFORMATIVO PROJETO BEIRA DA LINHA BLOCO URSO TEIMOSO VOLTA A DESFILAR NO ALTO DO MATEUS NESTA EDIÇÃO. DOAÇÃo DE KITS DE LÁPIS DA ABRINQ João Pessoa - PB Ano II - Ed. 06 Fevereiro de 2017 INFORMATIVO PROJETO BEIRA DA LINHA NESTA EDIÇÃO DOAÇÃo DE KITS DE LÁPIS DA ABRINQ BLOCO URSO TEIMOSO VOLTA A DESFILAR NO ALTO DO MATEUS O bloco carnavalesco

Leia mais

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE SETEMBRO DE 2012 EREM LUIZ DELGADO

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE SETEMBRO DE 2012 EREM LUIZ DELGADO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ARIANE LORENA DE SOUZA SILVA NATHALIA FONSÊCA CINTRA RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE SETEMBRO DE 2012 EREM

Leia mais

Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT. Futsal Escolar

Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT. Futsal Escolar Escola Especial Renascer APAE - Lucas do Rio Verde - MT Futsal Escolar Prof. Ivan Gonçalves dos Santos Lucas do Rio Verde MT - 2009 Introdução A Educação Física é uma disciplina pedagógica permeada de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS-UEA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA RICARDO ALFREDO MAIA DA SILVA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS-UEA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA RICARDO ALFREDO MAIA DA SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS-UEA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA RICARDO ALFREDO MAIA DA SILVA O FUTSAL FEMININO NA ESCOLA MANAUS AM 2015 UNIVERSIDADE

Leia mais

ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID

ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID 2 ALIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA ATRAVÉS DO PIBID BORGES Maria Jesus da Cunha 1 MORAES Adriana

Leia mais

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS , PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 2ºB ano BIMESTRE: 1º PROFESSORA: SELMA MARIA DE MELLO DE SOUZA FREIRE CONTEÚDO ESTRUTURAN TE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA/ OBJETIVOS

Leia mais

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS ABRIL/2012

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS ABRIL/2012 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS ABRIL/2012 Ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais,

Leia mais

Funcionários Terceirizados

Funcionários Terceirizados 1. Faixa etária de pessoas atendidas: Todas as idades 2. Bairros Atendidos TODOS 3. Existem critérios para que o espaço seja usado: Sim 3.1 No caso de sim, quais esses critérios: PRÁTICA ESPORTIVA 4. São

Leia mais

Data Horário Evento Atividade Local Público

Data Horário Evento Atividade Local Público Nº Ord. Data Horário Evento Atividade Local Público 1 01 a 04/02 2 3 4 03 a 12/04 10, 11 e 12/05 Manhã e tarde Manhã e tarde Fórum Pedagógico Páscoa dos estudantes 23/06 Tarde Festa Junina 30/06 10h às

Leia mais

Escola Estadual João Ribeiro Guimarães Professor Marcos Alberto Sutiér

Escola Estadual João Ribeiro Guimarães Professor Marcos Alberto Sutiér Escola Estadual João Ribeiro Guimarães Professor Marcos Alberto Sutiér Treinamento Futsal Xadrez BANDEIRANTES/MS 2013 Justificativa As aulas de treinamento têm como base o desenvolvimento motor e intelectual

Leia mais

JUDÔ - (Certificado ISO 9001/2008)

JUDÔ - (Certificado ISO 9001/2008) JUDÔ - (Certificado ISO 9001/2008) Objetivos: Promover e desenvolver a prática do judô, contribuindo para a formação integral da criança, proporcionando-lhe melhor qualidade de vida. No tatame, o aluno

Leia mais

Projeto Manbol na Escola

Projeto Manbol na Escola Projeto Manbol na Escola O Manbol na escola como uma nova alternativa para os profissionais de educação física, alternativa esta que se mostrou extremamente positiva em diversos aspectos no que tange a

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO

PROPOSTA DE TRABALHO SECETAIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPEINTENDÊNCIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIETOIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL POPOSTA DE TABALHO 1- Título: Esporte Para Todos 2- Autor: Delcí Kremer Birck 3- Aplicativo utilizado:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO SUPERVISOR Ano:2014 /Mês: agosto 1 IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR DE ÁREA NOME: José

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula. As turmas das Atividades Extraclasse, para cada modalidade, são divididas de acordo

Leia mais

GEOMETRIA DAS ABELHAS: APLICAÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO MATERIAL MANIPULÁVEL

GEOMETRIA DAS ABELHAS: APLICAÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO MATERIAL MANIPULÁVEL ISSN 2316-7785 GEOMETRIA DAS ABELHAS: APLICAÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO MATERIAL MANIPULÁVEL Luana Pimentel Universidade Federal do Recôncavo da Bahia pimentelluana@ymail.com Emanuele da Silva

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL JUNHO E JULHO

RELATÓRIO MENSAL JUNHO E JULHO RELATÓRIO MENSAL JUNHO E JULHO PATROCÍNIO: No mês de junho o trabalho no Projeto teve como foco a 11ª. Mostra de Artes dos Artistas Mirins do Projeto Pequeno Cidadão. Este ano o tema escolhido e trabalhado

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec ETEC. PAULINO BOTELHO Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: EDUCAÇÃO FÍSICA Série: 2ºA,

Leia mais

UNIFLOR E PREFEITURA DE MATUPÁ: JUNTOS NUMA JORNADA DE CIDADANIA

UNIFLOR E PREFEITURA DE MATUPÁ: JUNTOS NUMA JORNADA DE CIDADANIA UNIFLOR E PREFEITURA DE MATUPÁ: JUNTOS NUMA JORNADA DE CIDADANIA Guarantã do Norte 2013 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO IES: Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte PARCERIA: Prefeitura Municipal de

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III ESTÁGIO SUPERVISIONADO III ORIENTAÇÕES DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO PARCIAL E FINAL Prof. MSc Samuel Guerra Torres Prof. Patric Barreto CRONOGRAMA Aula Data Conteúdo Horas 1 06/ago Planejamento 0 2 13/ago

Leia mais

JANEIRO DE RECESSO 5 RECESSO 8 RECESSO 6 RECESSO 4 RECESSO 7 RECESSO 13 RECESSO 11 RECESSO 12 RECESSO 14 RECESSO 15 RECESSO.

JANEIRO DE RECESSO 5 RECESSO 8 RECESSO 6 RECESSO 4 RECESSO 7 RECESSO 13 RECESSO 11 RECESSO 12 RECESSO 14 RECESSO 15 RECESSO. CALENDÁRIO DO FUNDAMENTAL I 2016 OBSERVAÇÃO: SUJEITO A ALTERAÇÕES NO DECORRER DO ANO JANEIRO DE 2016 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 Planejamento 19 Planejamento 20 Planejamento 21 Planejamento

Leia mais

ENSINO DOS JOGOS AFRICANOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIA NO PIBIB

ENSINO DOS JOGOS AFRICANOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIA NO PIBIB ENSINO DOS JOGOS AFRICANOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIA NO PIBIB Roseli Arnoud de Souza 1 Joana Luisa Silva Mendonça de Angelo 2 Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma 3 O presente trabalho

Leia mais

UTILIZANDO MÉTODOS DIFERENCIADOS A FAVOR DO ENSINO DA MATEMÁTICA. GT 02 Educação Matemática no Ensino Médio e Ensino Superior

UTILIZANDO MÉTODOS DIFERENCIADOS A FAVOR DO ENSINO DA MATEMÁTICA. GT 02 Educação Matemática no Ensino Médio e Ensino Superior UTILIZANDO MÉTODOS DIFERENCIADOS A FAVOR DO ENSINO DA MATEMÁTICA GT 02 Educação Matemática no Ensino Médio e Ensino Superior Andressa Miranda Esteves Martinez, Unipampa, amirandaesteves@bol.com.br Andréa

Leia mais

10,00 (dez) pontos distribuídos em 20 itens

10,00 (dez) pontos distribuídos em 20 itens PAG - 1 QUESTÃO ÚNICA MÚLTIPLA ESCOLHA 10,00 (dez) pontos distribuídos em 20 itens Marque no cartão de respostas a única alternativa que responde de maneira correta ao pedido de cada item: MATEMÁTICA 01.

Leia mais

Dia 13 a 17/02/2017. Campus dos Malês - São Francisco do Conde - BA. Dia 13/02/ Segunda-feira. Abertura Oficial

Dia 13 a 17/02/2017. Campus dos Malês - São Francisco do Conde - BA. Dia 13/02/ Segunda-feira. Abertura Oficial Dia 13 a 17/02/2017 - São Francisco do Conde - BA Dia 13/02/2017 - Segunda-feira 10h 30min Quadra Poliesportiva Abertura Oficial Fala da Direção, Coordenadores de Curso, Coordenação do Polo de Ensino a

Leia mais

PROJETO. Gincana Matemática

PROJETO. Gincana Matemática PROJETO Gincana Matemática APRESENTAÇÃO DO PROJETO: QUE D+ I IDENTIFICAÇÃO Projeto: Gincana Matemática ESCOLA JOÃO MARIANO DA SILVA Diretor: Coordenadora de ensino: Coordenadora Pedagógica: Professores

Leia mais

TORNEIO DE FUTSAL JUSTIFICATIVA

TORNEIO DE FUTSAL JUSTIFICATIVA TORNEIO DE FUTSAL JUSTIFICATIVA Visto que o movimento é presente em nossas vidas desde nosso nascimento e, durante sua evolução buscamos cada vez mais subsídios para aperfeiçoá-los, o esporte dentro da

Leia mais

Regulamento. 4º BANDEIRA: : Cada turma deverá confeccionar uma bandeira do país que representará.

Regulamento. 4º BANDEIRA: : Cada turma deverá confeccionar uma bandeira do país que representará. Regulamento 1º CERIMÔNIA DE ABERTURA: No dia 20 de maio, às 10 h, todas as turmas deverão ir para o pátio onde ocorrerá o desfile de abertura. Em caso de chuva, transfere-se para o Ginásio. 2º ESCOLHA

Leia mais

Finalidade do Programa

Finalidade do Programa Novo Mais Educação Novo Mais Educação O Programa Novo Mais Educação é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no ensino

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

SEMANA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEMANA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA TÍTULO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E ESTÁGIO DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DE TRABALHADORES PRATICANTES DE GINÁSTICA LABORAL JORNALISMO ESPORTIVO E A COBERTURA DOS MEGAEVENTOS:

Leia mais

PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE PELC FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO. Minas Gerais (IFSULDEMINAS)

PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE PELC FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO. Minas Gerais (IFSULDEMINAS) MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE PELC FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER 1 - IDENTIFICAÇÃO: FORMADOR:

Leia mais

CALENDÁRIO 2017 (Sujeito a alterações)

CALENDÁRIO 2017 (Sujeito a alterações) CALENDÁRIO 2017 (Sujeito a alterações) JANEIRO 1º Domingo Dia Mundial da Paz e Santa Mãe de Deus 03 Terça Retorno do Recesso atendimento normal na Secretaria, Recepção e Tesouraria. 09 Segunda Dia de Louvor

Leia mais

Rua Ephrem Macedo, 466, CEP: , Santa Helena Coronel Fabriciano-MG Telefax: /

Rua Ephrem Macedo, 466, CEP: , Santa Helena Coronel Fabriciano-MG Telefax: / Rua Ephrem Macedo, 466, CEP:35170-006, Santa Helena Coronel Fabriciano-MG Telefax: 31 3841-1743 / 3842-2402 www.ethosmg.com.br escola@ethosmg.com.br Dê uma curtida em nossa página no Facebook: www.facebook.com/ethosmg

Leia mais

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb. Atividades 2 a 31 Férias escolares

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb. Atividades 2 a 31 Férias escolares CALENDÁRIO ESCOLAR UNIDADE RECREIO DOS BANDEIRANTES BERÇÁRIO, EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANO 2017 JANEIRO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

Leia mais

EDITAL Nº 04 /2016 DIGER/CAMPUS MACAPÁ NORMAS PARA OS JOGOS INTERNOS DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ - CAMPUS MACAPÁ, 1ª EDIÇÃO/2016.

EDITAL Nº 04 /2016 DIGER/CAMPUS MACAPÁ NORMAS PARA OS JOGOS INTERNOS DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ - CAMPUS MACAPÁ, 1ª EDIÇÃO/2016. campus MACAPÁ O DIRETOR GERAL DO CAMPUS MACAPÁ DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS QUE LHE CONFERE A PORTARIA IFAP Nº 1.321/2015, CONFORME

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANO DE TRABALHO DOCENTE EDUCAÇÃO FÍSICA PROF. RAVILSON CAMPINA DO SIMÃO/2012 SÉRIE: 7ª TURMA: A/B/C HORAS/AULA: 03 PERÍODO: 08/02/2012 a 19/12/2011 populares -Elástico, 5 maria bulica, bets,peteca, queimada

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR 2º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Atividades Programação

CALENDÁRIO ESCOLAR 2º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Atividades Programação CALENDÁRIO ESCOLAR 2º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 2017 Atividades Programação Apresentamos o calendário das atividades mais importantes a serem realizadas durante o ano letivo de 2017 e informamos

Leia mais

Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino. E.E. Alfredo Paulino. Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões.

Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino. E.E. Alfredo Paulino. Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões. Atletismo na escola, uma possibilidade de ensino E.E. Alfredo Paulino Professor(es) Apresentador(es): Prof. Eduardo Maia Simões Realização: Foco do Projeto O foco era oferecer aos alunos dos 4ºs. Anos

Leia mais

FASE FINAL CACOAL RONDÔNIA

FASE FINAL CACOAL RONDÔNIA FASE RONDÔNIA 30/10 A 14/11/2015 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA SECRETARIA JIR 2015 Comunicamos que o atendimento da COMISSÃO ORGANIZADORA ESTADUAL COE, será realizado no Auditório do Hotel Catuai 4º

Leia mais

Relatório de participação no PIBID

Relatório de participação no PIBID Relatório de participação no PIBID Pedro Henrique Silva São João Del Rei Janeiro 2013 Introdução O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), da CAPES, foi iniciado em 2008. É um

Leia mais

RESUMO DO PROJETO DE RE-ORIENTAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE/ENFERMAGEM PRÓ-SAÚDE

RESUMO DO PROJETO DE RE-ORIENTAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE/ENFERMAGEM PRÓ-SAÚDE RESUMO DO PROJETO DE RE-ORIENTAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE/ENFERMAGEM PRÓ-SAÚDE Trata-se de um projeto que procurou implementar a proposta curricular organizado por competência, implantada no Curso de

Leia mais

PROGRAMA TAG RUGBY NA ESCOLA

PROGRAMA TAG RUGBY NA ESCOLA PROGRAMA TAG RUGBY NA ESCOLA 2014 2015 ÍNDICE Introdução 1. Evolução do Rugby na Escola 4 2. Rugby na Escola 6 2.1 Objectivos 3. Formação de Professores (Fase I) 6 3.1 Acção de Formação para Professores

Leia mais

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DO MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISE DOS ASPECTOS INCLUSIVOS

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DO MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISE DOS ASPECTOS INCLUSIVOS O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DO MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISE DOS ASPECTOS INCLUSIVOS Clarice Karen de Jesus Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Palavras chave:

Leia mais

Programa LBV Criança: Futuro no presente! Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)

Programa LBV Criança: Futuro no presente! Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Programa LBV Criança: Futuro no presente! Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Legião da Boa Vontade (LBV)

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Turma. Da: Universidade Estadual de Goiás Câmpus Jussara Para:

CURSO DE LICENCIATURA EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Turma. Da: Universidade Estadual de Goiás Câmpus Jussara Para: CURSO DE LICENCIATURA EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Turma Da: Universidade Estadual de Goiás Câmpus Jussara Para: CARTA DE APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I O acadêmico (a),,

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010.

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010. FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010. Institui as orientações e as atividades aprovadas para a realização da carga horária de Estágio Supervisionado

Leia mais

Seleção para OFICINEIROS/2017 ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA DE JABOATÃO

Seleção para OFICINEIROS/2017 ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA DE JABOATÃO Seleção para OFICINEIROS/2017 ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA DE JABOATÃO O Espaço Criança Esperança de Jaboatão (ECEJ) abre a seleção 2017 para Oficineiros habilitados a desenvolverem atividades de: Pedagogia

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ Pro-Reitoria de Ensino Diretoria de Assuntos Estudantis

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ Pro-Reitoria de Ensino Diretoria de Assuntos Estudantis INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ Pro-Reitoria de Ensino Diretoria de Assuntos Estudantis São José dos Pinhais BOLETIM INFORMATIVO PROGRAMAÇÃO 1. CHEGADA DAS DELEGAÇÕES: 28/11/2016 (Segunda-feira) As delegações

Leia mais

2010 / Projecto Nestum Rugby nas Escolas

2010 / Projecto Nestum Rugby nas Escolas 2010 / 2011 Projecto Nestum Rugby nas Escolas Índice Pág. 1. Introdução 3 2. Rugby nas Escolas 4 2.1 Objectivos 3. Formação de Professores (Fase I) 5 3.1 Acção de Formação para Professores 4. Ensino do

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Aula de Paisagismo no campus de Cruz das Almas

APRESENTAÇÃO. Aula de Paisagismo no campus de Cruz das Almas P R O J E T O - P I L O T O UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA - UFRB Pró-Reitoria de Extensão - Proext Rua Rui Barbosa, 710 - Centro - Cruz das Almas/BA - 44.380-000 Site: www.ufrb.edu.br/proext

Leia mais

Licenciandos; 3 Coordenador. I Encontro de Sensibilização Ambiental do Lourdes Guilherme. Tema: Revitalização do espaço escolar e qualidade de vida

Licenciandos; 3 Coordenador. I Encontro de Sensibilização Ambiental do Lourdes Guilherme. Tema: Revitalização do espaço escolar e qualidade de vida MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto Biologia Carla Tatiane 1 ; Evanoel Nunes 2 ; Ivaneide Alves

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁLVARO VELHO LAVRADIO. Planeamento Curricular referente ao 1º Período 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁLVARO VELHO LAVRADIO. Planeamento Curricular referente ao 1º Período 2015/2016 Planeamento Curricular referente ao 1º Período 2015/2016 5º ano / Disciplina Educação Física Prof. (a) N.º Aulas Previstas atividades físicas e. Realizar atividades físicas e nas suas dimensões Jogos Pré-desportivos

Leia mais

www. iguatemy.com.br LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR.

www. iguatemy.com.br LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR. www. iguatemy.com.br COMUNICADO 31-03 de Outubro de 2014 Ed. Infantil / Berçário / Integral LEMBRETE: CONFORME CALENDÁRIO ESCOLAR NÃO HAVERÁ AULA DIA 13/10. MOTIVO: ANTECIPAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR. Semana

Leia mais

PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA

PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA Paulo Célio Soares 1 Luciano Alves Pereira, Flaviane Rezende De Almeida, Daniele Ouverney Francisco 2 Resumo Este artigo tem como objetivo

Leia mais

FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO. Prefeitura Municipal de Barroquinha/CE. Barroquinha CE MUNICÍPIO: UF: /2012

FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO. Prefeitura Municipal de Barroquinha/CE. Barroquinha CE MUNICÍPIO: UF: /2012 FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO 1 - IDENTIFICAÇÃO: FORMADOR: ENTIDADE: MUNICÍPIO: UF: NÚMERO DO CONVÊNIO: PROJETO: - MÓDULO: Sheylazarth Ribeiro Prefeitura Municipal de Barroquinha/CE

Leia mais

PROJETO BRINCANDO SE APRENDE

PROJETO BRINCANDO SE APRENDE PROJETO BRINCANDO SE APRENDE COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR EDGARD SANTOS APRESENTAÇÃO A Matemática e a Língua Portuguesa são vistas como disciplinas de difícil aprendizagem, muitas vezes até rejeitada pelos

Leia mais

XXIV OLIMPÍADA ECC 2013

XXIV OLIMPÍADA ECC 2013 XXIV OLIMPÍADA ECC 2013 CALENDÁRIO De 25/06 a 28/06 2013 Horário de 25/06 até 27/06-7h10 às18h30 28/06-7h10 às 13h00 VALORES QUE ACREDITAMOS VIVENCIAR Atitude Coragem Perseverança Compromisso Disciplina

Leia mais

DOMINÓ ORGÂNICO: ESTUDANDO NOMENCLATURA DE UMA FORMA DIFERENCIADA

DOMINÓ ORGÂNICO: ESTUDANDO NOMENCLATURA DE UMA FORMA DIFERENCIADA DOMINÓ ORGÂNICO: ESTUDANDO NOMENCLATURA DE UMA FORMA DIFERENCIADA Sebastiana Leonice Ferreira de Medeiros (1), Maria Aparecida Idalina da Silva Galdino (1), Pollyanna Cristina Gomes da Silva (1), Vicente

Leia mais

ANEXO PLANO DE AÇÃO PROFESSOR

ANEXO PLANO DE AÇÃO PROFESSOR ANEXO 5.2.2. PLANO DE AÇÃO PROFESSOR Rua Bruxelas, nº 169 São Paulo - SP CEP 01259-020 Tel: (11) 2506-6570 escravonempensar@reporterbrasil.org.br www.escravonempensar.org.br O que é o plano de ação? O

Leia mais

Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas

Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas Lívia Danielle C. Fernandes Universidade Estadual de Montes

Leia mais

Janeiro Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 1 2 RECESSO RECESSO RECESSO RECESSO RECESSO RECESSO RECESSO

Janeiro Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 1 2 RECESSO RECESSO RECESSO RECESSO RECESSO RECESSO RECESSO Janeiro 2016 1 2 RECESSO RECESSO 3 4 5 6 7 8 9 RECESSO RECESSO RECESSO RECESSO RECESSO RECESSO RECESSO 10 11 12 13 14 15 16 RECESSO RECESSO RECESSO RECESSO RECESSO RECESSO RECESSO 17 18 19 20 21 22 23

Leia mais

Porto Alegre, 2 de dezembro de Deus nos ama

Porto Alegre, 2 de dezembro de Deus nos ama Porto Alegre, 2 de dezembro de 2016 Deus nos ama Advento é o primeiro tempo do ano litúrgico, que antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de expectativa, de preparação e de alegria, em que os fiéis,

Leia mais

JOGOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS ETAPA NORDESTE

JOGOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS ETAPA NORDESTE 01 1 DA SECRETARIA SECRETARIA DO EVENTO A secretaria dos Jogos dos Institutos Federais estará funcionando no Campus João Pessoa, Endereço: Av. Primeiro de Maio, 720 - Jaguaribe, João Pessoa-PB, 58015-435,

Leia mais

A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros

A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros Discente do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, campus

Leia mais

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Curso de Psicologia RESUMO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO DE PSICOLOGIA EVENTOS

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Curso de Psicologia RESUMO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO DE PSICOLOGIA EVENTOS ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Curso de Psicologia RESUMO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO DE PSICOLOGIA EVENTOS MANAUS AMAZONAS 2016 IDENTIFICAÇÃO Diretor Geral Marcelo José Frutuoso Medeiros Reitor

Leia mais

METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS

METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD) Professor (a):selma Maria de Mello - Disciplina: Educação Física - Ano: 2014 - Período: 1º Bimestre Curso: Ensino Médio e Profissionalizante Turma: 1º ano A matutino ESTRUTURANTES

Leia mais

Gabarito do Caderno do Aluno para o professor

Gabarito do Caderno do Aluno para o professor Gabarito do Caderno do Aluno para o professor Prezado(a) Professor(a), O Caderno do Aluno é mais um instrumento para servir de apoio ao seu trabalho e ao aprendizado do aluno. Elaborado a partir do Caderno

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: EDUCAÇÃO FÍSICA Série:1ºA,

Leia mais

CURSO DE ARBITRAGEM DE FUTSAL

CURSO DE ARBITRAGEM DE FUTSAL CURSO DE ARBITRAGEM DE FUTSAL - 2011 A FCFS realizará um Curso de Arbitragem de Futsal, no ano de 2012, nas condições abaixo: 1. Carga horária: 180 h/a 2. As aulas serão realizadas aos sábados e domingos,

Leia mais

Plano Anual de Atividades 2014/2015 CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO PEDRO DE LOUSA

Plano Anual de Atividades 2014/2015 CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO PEDRO DE LOUSA CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO PEDRO DE LOUSA Mês Temas/conteúdos Atividades Objetivos gerais Intervenientes Espaço -Início do Ano Escolar; -Recepção dos Alunos. - Atividades de grupo; -Acolhimento e receção

Leia mais

Módulo de Avaliação I Município Nossa Senhora dos Remédios/PI. FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO. Carmen Lilia da Cunha Faro

Módulo de Avaliação I Município Nossa Senhora dos Remédios/PI. FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO. Carmen Lilia da Cunha Faro FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO 1 - IDENTIFICAÇÃO: FORMADOR: ENTIDADE: MUNICÍPIO: UF: Carmen Lilia da Cunha Faro Prefeitura Municipal de Nossa Senhora dos Remédios. Nossa Senhora

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Capoeira - menino Pé no Chão

Mostra de Projetos 2011. Capoeira - menino Pé no Chão Mostra Local de: Dois Vizinhos Mostra de Projetos 2011 Capoeira - menino Pé no Chão Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Associação Casa

Leia mais

Carla Carolina R. da Silveira 1 Lohany Cristina do N. Gomes 2

Carla Carolina R. da Silveira 1 Lohany Cristina do N. Gomes 2 EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DAS DANÇAS DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA: DANÇA DE RODA E MACULELÊ COM CRIANÇAS DA ASSOCIAÇÃO DAS IRMÃS DA MÃE DOLOROSA Carla Carolina R. da Silveira 1 Lohany Cristina

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVO GERAL Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, consolidar hábitos

Leia mais

Projeto Básico Informação do Tipo de Núcleo Núcleo Esporte Lazer Cidade (todas as faixas etárias)

Projeto Básico Informação do Tipo de Núcleo Núcleo Esporte Lazer Cidade (todas as faixas etárias) Projeto Básico Informação do Tipo de Núcleo Núcleo Esporte Lazer Cidade (todas as faixas etárias) Origem do Recurso Dotação Orçamentária Ministério do Esporte Identificação da Entidade Esfera da Entidade:

Leia mais

9ª edição. Indaiatuba, 12 de abril de Páscoa Encantada

9ª edição. Indaiatuba, 12 de abril de Páscoa Encantada Indaiatuba, 12 de abril de 2017 Páscoa Encantada No sábado (08/04), nossa fanfarra tocou na abertura da Páscoa Encantada, evento promovido pela Prefeitura de Indaiatuba que foi realizado na Praça Prudente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO DA UNIDADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO DA UNIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO DA UNIDADE RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO NAUODONTO Janeiro a Dezembro de 2015 Professores do NAUODONTO: Ramona Fernanda

Leia mais

PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS FIFE

PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS FIFE PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS FIFE Coordenadora: Maria Jesus da Cunha Borges Supervisora: Cleide de Fátima Moretti Girardi Pibidianas:

Leia mais

Quadro de Horários das Atividades Extraclasse Futsal, Voleibol, Basquete, Teatro, La Salle Languages - MATRÍCULA NA SECRETARIA DA ESCOLA.

Quadro de Horários das Atividades Extraclasse Futsal, Voleibol, Basquete, Teatro, La Salle Languages - MATRÍCULA NA SECRETARIA DA ESCOLA. Quadro de Horários das Atividades Extraclasse 2015 As atividades oferecidas serão: Futsal, Voleibol, Basquete, Teatro, La Salle Languages - MATRÍCULA NA SECRETARIA DA ESCOLA. Taekwondo, Ballet, Jazz Mix,

Leia mais

O DESPERTAR PARA UM TRÂNSITO MAIS SEGURO

O DESPERTAR PARA UM TRÂNSITO MAIS SEGURO O DESPERTAR PARA UM TRÂNSITO MAIS SEGURO 2016 1. JUSTIFICATIVA O Projeto de Educação no Trânsito O despertar para um trânsito mais seguro, vem conscientizar que é possível ser reduzido o número de acidentes

Leia mais

OFICINA DE GINÁSTICA NA ESCOLA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO: CONTRIBUIÇOES DO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA

OFICINA DE GINÁSTICA NA ESCOLA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO: CONTRIBUIÇOES DO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA 1 OFICINA DE GINÁSTICA NA ESCOLA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO: CONTRIBUIÇOES DO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA Felipe Casonato Lourenço1 Ricardo Gregório Atem2 Marilene Cesário3 RESUMO A III Oficina de Ginástica organizada

Leia mais

QUADRO DE LOTAÇÃO DE PROFESSORES SEMESTRE CURSO LICENCIATURA

QUADRO DE LOTAÇÃO DE PROFESSORES SEMESTRE CURSO LICENCIATURA CURSO LICENCIATURA 1º PERÍODO DO01300 UM01302 UM01221 Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e da Educação Física Fund. Sociológicos e Antropológicos da Educação e da Educação Física Anátomo-fisiologia

Leia mais

Atividades Complementares 2017.

Atividades Complementares 2017. Atividades Complementares 2017. Prezados Pais e Responsáveis: Apresentamos o detalhamento das Atividades Complementares do Colégio Marista Paranaense ofertadas para o ano de 2017, no qual uma diversidade

Leia mais

CALENDÁRIO DESCRITIVO 3º Versão JANEIRO CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL

CALENDÁRIO DESCRITIVO 3º Versão JANEIRO CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL Educação Infantil, Ensino e jan/6 2 0 2 3 4 5 6 7 8 9 2 22 23 3 Confraternização Universal 4 dias letivos Educ. Infantil ao 5 Dias letivos Berçário e contraturno CALENDÁRIO DESCRITIVO 3º Versão JANEIRO

Leia mais

26/11/12 (SEGUNDA-FEIRA) 27/11/12 (TERÇA-FEIRA) 28/11/12 (QUARTA-FEIRA) MANHÃ. 6h00: Amanhecer Sagrado

26/11/12 (SEGUNDA-FEIRA) 27/11/12 (TERÇA-FEIRA) 28/11/12 (QUARTA-FEIRA) MANHÃ. 6h00: Amanhecer Sagrado 26/11/12 (SEGUNDA-FEIRA) 27/11/12 (TERÇA-FEIRA) 28/11/12 (QUARTA-FEIRA) MANHÃ 8h00 12h00: Credenciamento, orientações das atividades e encaminhamento para acomodações (orientação de rotinas de uso do espaço).

Leia mais

RESULTADOS OFICIAIS DAS MODALIDADES COLETIVAS JIF 2013

RESULTADOS OFICIAIS DAS MODALIDADES COLETIVAS JIF 2013 05 1 2 DA ORGANIZAÇÃO Os Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica JIF 2013 - Etapa Nacional chega a seu final e com certeza que deixará saudades a todos aqueles

Leia mais

SÃO LUÍS/MA 23 A 30 DE AGOSTO DE 2013 BOLETIM OFICIAL GERAL

SÃO LUÍS/MA 23 A 30 DE AGOSTO DE 2013 BOLETIM OFICIAL GERAL SÃO LUÍS/MA 23 A 30 DE AGOSTO DE 2013 BOLETIM OFICIAL GERAL Nº 01 23/08/2013 2 COMITÊ DE HONRA GOVERNADORA DO ESTADO DO MARANHÃO Roseana Sarney Murad PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO LUÍS Edivaldo Holanda Junior

Leia mais

FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO

FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER PROGRAMAÇÃO MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE, EDUCAÇÃO, LAZER E INCLUSÃO SOCIAL PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE PELC FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER 1 - IDENTIFICAÇÃO: FORMADOR:

Leia mais

Fevereiro. Março. 04 Início das aulas do 6º ano ao Ensino Médio. Início do Integral. Reunião com os Pais do 1º ao 5º ano: turno da manhã 7h30min

Fevereiro. Março. 04 Início das aulas do 6º ano ao Ensino Médio. Início do Integral. Reunião com os Pais do 1º ao 5º ano: turno da manhã 7h30min Fevereiro 04 Início das aulas do 6º ano ao Ensino Médio Início do Integral Reunião com os Pais do 1º ao 5º ano: turno da manhã 7h30min turno da tarde - 13h no Centro Cultural 05 Início das aulas do 1º

Leia mais