Experiência de negócio da lugrade com o Bacalhau da Islândia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Experiência de negócio da lugrade com o Bacalhau da Islândia"

Transcrição

1 Experiência de negócio da lugrade com o Bacalhau da Islândia

2 Lugrade Bacalhau de Coimbra SA Bacalhau da Islândia

3 Empresa

4 Com 26 anos de existência, a Lugrade é hoje uma empresa com resultados e crescimento consolidado, detendo como principal atividade a transformação e comercialização de Bacalhau Empresa Salgado Seco e seus derivados. Desde então, a estratégia de crescimento da empresa assenta na conquista de mercado, com base na comercialização de produtos de elevada qualidade, com a marca Lugrade.

5 Localização

6 Missão

7 Missão A oferta de um produto de excelência que vá de encontro as necessidades e espectativas dos seus clientes, constitui uma prioridade na base de atuação da Lugrade. Com especial ênfase nos recursos humanos e no desenvolvimento tecnológico, a Lugrade pretende afirmar-se como uma empresa de referência no mercado nacional, estendendo a sua influência a outros mercados onde, por afinidade geográfica ou cultural, esteja presente o nosso fiel amigo. Socialmente responsável, a Lugrade pretende no decorrer da sua atividade gerar valor para os seus clientes, fornecedores e colaboradores, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade em geral e dos seus parceiros em particular.

8 Mercados Mercados

9 Tradição Qualidade Confiança

10 Pretendemos que as pessoas participem na fixação dos objetivos e nos resultados alcançados através do trabalho individual ou em grupo.

11 Tradição Bacalhau. A tradição da Lugrade ao longo dos seus 26 anos de existência.

12 Na Lugrade somos apaixonados pelo mundo do bacalhau, somos em nome da tradição, distinguimo-nos pela experiencia de atividade e pela dedicação dos Tradição nossos colaboradores na produção do mesmo.

13 Cura dos 2`S (Somente Sal*) No processo produtivo do nosso bacalhau, só utilizamos sal como input. Com uma cura isenta de aditivos Tradição químicos, a Lugrade seleciona criteriosamente o seu bacalhau e submete-o a um processo de salga livre, onde anteriormente já passou por um processo de maturação tradicional e específico. * Sal made in Portugal

14 É um segredo bem guardado que confere um produto de elevada qualidade e sabor único.

15 Qualidade É esta a garantia que damos aos nossos clientes em cada bacalhau que chega até à mesa.

16 A Lugrade atua com vista à melhoria contínua do processo de desenvolvimento dos seus produtos e serviços, através de programas internos de controlo de qualidade, que se estendem desde a receção até ao embalamento do bacalhau, sendo cada fase do Qualidade processo, monitorizada de forma contínua, por responsáveis de Engenharia Alimentar a fim de detetar possíveis não conformidades.

17 Consciente da sua atividade e da importância dos modelos de certificação existentes com instrumentos de Qualidade garantia de qualidade para os consumidores, a Lugrade tem vindo ao longo da sua existência, a obter certificação de todos os seus processos inerentes ao seu negócio.

18 A garantia de qualidade corresponde a um compromisso com a melhoria contínua da empresa.

19 Confiança Dada a incerteza de cada negócio, qualquer ação é impossível sem alguma forma de confiança.

20 Orientada por uma política de responsabilidade social, a Lugrade garante a sustentabilidade dos recursos, através da certificação sendo assegurada a preservação dos princípios de gestão da pesca adotadas pela Confiança comunidade internacional, bem como o alto nível de segurança alimentar, promovendo o consenso da comunidade e uma boa disciplina na gestão das pescas.

21 A Lugrade tem plena confiança no produto que oferece aos seus clientes, destacando-se por uma cultura própria, norteada por um know-how transversal a toda a Confiança sua organização, contribuindo para o conhecimento coletivo comum, partilhando os mesmos princípios na produção do bacalhau.

22 Com origem preferencial na Islândia, o pescado é obtido por embarcações de captura diária, com as quais a Lugrade mantem uma relação coesa de confiança e exclusividade.

23 Acreditamos que a confiança tem a capacidade de manter a estrutura da Lugrade em tempos de incerteza.

24 Bacalhau da Islândia como vantagem competitiva sustentável

25 Quando se fala da Islândia, fala-se naturalmente do melhor bacalhau do mundo. Porquê Islândia?

26 No âmbito da denominada indústria transformadora do bacalhau, Portugal é o país onde se produz o melhor bacalhau seco, sendo igualmente o país que mais consome bacalhau e confeciona mais pratos com este peixe. Porquê Islândia? Na Lugrade temos a consciência que temos de produzir o melhor bacalhau, sendo que isso não era possível sem um matéria prima de excelência. Isto é sempre diferenciador para quem produz, uma vez que vai estabelecer critérios de qualidade mais elevados.

27 O consumidor português está cada vez mais exigente, quando está disposto a pagar mais caro por um bacalhau, o critério de seleção é a qualidade e é aqui que o bacalhau da Islândia tem que se diferenciar, através das suas características de Porquê Islândia? excelência. A excelência do pescado só é possível graças as condições naturais que a Islândia oferece, aliado know-how dos seus pescadores, que garantem a máxima qualidade do seu pescado, cumprindo as normas mais rígidas de certificação.

28 É neste país que nasce um bacalhau de qualidade superior, que habitualmente permite postas mais altas e suculentas e com um sabor único, em virtude das águas mais ricas do Atlântico Norte com correntes quentes e Localização frias do oceano, que convergem para criar condições de excelência no desenvolvimento de Plâncton, criando o habitat perfeito para o bacalhau.

29 Correntes Marítimas Islândia

30 Os pescadores da Islândia, desde há muitos séculos que reúnem tesouros a partir destes mares.

31 A base da qualidade do bacalhau da Islândia é definida em grande parte pela sabedoria acumulada na arte de bem pescar, aliada às técnicas de salga do bacalhau, que têm vindo a ser aperfeiçoadas ao longo de décadas. Sabedoria O respeito das preferências/exigências dos parceiros de negócio do bacalhau da Islândia, também constitui uma sabedoria que se traduz numa mais valia comercial.

32 Os sistemas de certificação de qualidade, nomeadamente o IRF (Iceland Responsible Fisheries) estabelece o elemento crucial para a qualidade e frescura do bacalhau, onde são mantidos parâmetros de qualidade desde a captura até a expedição.

33 Certificação O IRF apresenta-se de igual forma como um sistema de controlo absoluto das capturas, destinado a proteger as espécies cujo calibre seja inferior ao permitido. É um compromisso deste país para maximizar seu principal produto e que tem causado interesse de empresas que usam bacalhau como core business.

34 Quota de Pesca Posição estratégica do bacalhau da Islândia Preço da quota Baixo Objetivo Preço da quota Alto Objetivo QUANTIDADE QUALIDADE

35 O bacalhau proveniente da Islândia é o único que nos dá 100% de garantia que é processado no dia que é pescado.

36 Gestão de Pesca Codfish -Total biomass indices from the Icelandic groundfish surveys in March and October , along with the standard deviation. Fonte: Marine Research Institute

37 Vantagens Competitivas

38 Vantagens Competitivas A Islândia tem a mais moderna e competitiva industria de pescado, baseada na sustentabilidade e nos princípios de mercado; Os rápidos avanços na pesca desde sempre foram acompanhados pelas industrias de processamento de pescado islandesas, em articulação com a longa experiência dos seus recursos humanos fazem da Islândia o país com o know-how mais avançado; As frotas pesqueiras estão equipadas com a mais avançada tecnologia de modo a facilitar a escolha e captura do pescado;

39 Vantagens Competitivas De modo a garantir a qualidade e frescura do pescado, o bacalhau é imediatamente processado assim que é feito o transbordo para terra; E o único principal produtor de bacalhau que não faz concorrência aos industriais portugueses.

40 Sinergias

41 A Lugrade considera que relações duradoras produzem, a longo prazo, vantagens para ambas as partes. Nessa ótica, a Lugrade mantem relações comerciais de horizonte temporal alargado com os seus fornecedores Sinergias de pescado proveniente da Islândia. As parcerias da Lugrade com a Islândia já duram há mas de 20 anos!

42 A Lugrade tem consciência que cada vez mais, torna-se importante consciencializar as pessoas para as questões da alimentação saudável. No que toca a saudável, o bacalhau apresenta-se como um alimento rei e senhor, rico em proteínas e elevado valor energético, não esquecendo também a sua fonte de ácidos gordos Omega3. Promoção Esse trabalho só é conseguido através de uma comunicação eficiente e bem direcionada ao público-alvo e é neste sentido que a Lugrade tem vindo a desenvolver as suas ações de promoção, reforçando a sua presença no mercado. Dada a especificidade do mercado em que a Lugrade se insere, a qualidade ainda continua a ser o fator decisivo no processo de compra. Acreditamos que o estabelecimento de parcerias com fornecedores que nos garantam a certificação dessa qualidade, constitui uma mais valia, quer para a Lugrade, quer para os nosso clientes.

43 Spot de Promoção

44 Obrigado!

1. ORIENTAÇÕES PARA A VALORIZAÇÃO DO PESCADO EM PORTUGAL

1. ORIENTAÇÕES PARA A VALORIZAÇÃO DO PESCADO EM PORTUGAL 1. ORIENTAÇÕES PARA A VALORIZAÇÃO DO PESCADO EM PORTUGAL Com o objectivo de retirar do Colóquio orientações para desenvolver projectos de valorização do pescado em Portugal, de forma assertiva e coesa,

Leia mais

III convenção Sou de Peniche Peniche, 12 de Junho de Plano para o desenvolvimento da gastronomia do Oeste

III convenção Sou de Peniche Peniche, 12 de Junho de Plano para o desenvolvimento da gastronomia do Oeste Peniche, 12 de Junho de 2009 Plano para o desenvolvimento da gastronomia do Oeste O que é? Um conjunto de acções, directas e indirectas, para alavancar um movimento que elevaráa gastronomia do Oeste a

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Organização Sonae MC Diretor(a) Nádia Reis Setor de Atividade Retalho Alimentar Número de Efetivos 22100 NIF 502 011 475 Morada Rua João Mendonça, 529-6º Esq. 4464-501 Senhora da

Leia mais

Bacalhau O rei do natal

Bacalhau O rei do natal Bacalhau O rei do natal O bacalhau faz parte do nosso património cultural e, embora não seja pescado na nossa costa, é presença assídua na mesa dos portugueses há muitos séculos, especialmente na ceia

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO GERAL. RCSI: Rui Costa e Sousa & Irmão, SA. 12 de Dezembro 2012 BACALHAU SECO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO

CARACTERIZAÇÃO GERAL. RCSI: Rui Costa e Sousa & Irmão, SA. 12 de Dezembro 2012 BACALHAU SECO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO CARACTERIZAÇÃO GERAL BACALHAU SECO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO 2 2 CARATERIZAÇÃO GERAL DEMOLHADO ULTRACONGELADO CORTE DEMOLHA CONGELAÇÃO EMBALAGEM EXPEDIÇÃO 3 CARACTERIZAÇÃO GERAL SAZONALIDADE MATÉRIA-PRIMA

Leia mais

H PERSUPER ESPECIAL Bacalhau

H PERSUPER ESPECIAL Bacalhau 16:59 Page 01 H PERSUPER www.hipersuper.pt ESPECIAL Bacalhau Page 02 ACTUALIDADE Mais bacalhau nos lares Por Redacção Hipersuper categoria de bacalhau seco e derivados alcançou um volume de negócios de

Leia mais

QUALIDADE DESDE 1937

QUALIDADE DESDE 1937 QUALIDADE DESDE 1937 1 2 NOSSA HISTÓRIA O nome da companhia Brødrene Sperre significa literalmente, Os Irmãos Sperre no idioma Norueguês, e resume a história de dois irmãos que começaram a produzir bacalhau

Leia mais

A marca Meu Super incentiva o franquiado a ser o rosto da sua loja

A marca Meu Super incentiva o franquiado a ser o rosto da sua loja A marca Meu Super incentiva o franquiado a ser o rosto da sua loja A marca Meu Super incentiva o franquiado a ser o rosto da sua loja, para uma experiência de compra personalizada, afirma António Filipe,

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE SERVIÇOS

APRESENTAÇÃO DE SERVIÇOS APRESENTAÇÃO DE SERVIÇOS História Fundada em 1980 para responder às exigências da indústria automóvel e do sector metalomecánico, sediadas em Portugal, a atividade da Zincral especializou-se na prestação

Leia mais

Curiosidades... O Gadus Morhua. -clicar para mudar de slide-

Curiosidades... O Gadus Morhua. -clicar para mudar de slide- Curiosidades... O Gadus Morhua -clicar para mudar de slide- Exactamente... Trata-se do vulgar bacalhau. Sendo eu um fanático deste peixe, decidi compartilhar com os amigos o que dele sabia. O bacalhau

Leia mais

Workshop: Certificação MSC/ASC e disponibilidade de produtos certificados para um consumo sustentável de pescado

Workshop: Certificação MSC/ASC e disponibilidade de produtos certificados para um consumo sustentável de pescado Workshop: Certificação MSC/ASC e disponibilidade de produtos certificados para um consumo sustentável de pescado Laura Rodríguez Zugasti - MSC Fevereiro 2017 1 Porque é que existem programas de certificação

Leia mais

Juntos em grandes momentos!

Juntos em grandes momentos! , Juntos em grandes momentos! A marca Dom Villas surgiu em 2000, fruto da vontade de dois irmãos, Rogério e Luís Lourenço, em utilizar uma matéria-prima de excelência numa receita de família, para fabricar

Leia mais

Programa Operacional

Programa Operacional Programa Operacional Rodrigo Brum Vila Real 23 de abril de 2016 UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas Mar Português - Visão Global Vasta Zona Económica Exclusiva Elevada diversidade

Leia mais

Estratégia. VISÃO, MISSÃO, VALORES, POLÍTICA Página 1 de 5 VISÃO MISSÃO VALORES

Estratégia. VISÃO, MISSÃO, VALORES, POLÍTICA Página 1 de 5 VISÃO MISSÃO VALORES VISÃO, MISSÃO, VALORES, POLÍTICA Página 1 de 5 VISÃO Ser a empresa líder e o fornecedor de referência do mercado nacional (na área da transmissão de potência e controlo de movimento) de sistemas de acionamento

Leia mais

Alto Minho: desafio Portugal e a preparação da próxima geração de políticas do mar José Apolinário Gestor do PROMAR

Alto Minho: desafio Portugal e a preparação da próxima geração de políticas do mar José Apolinário Gestor do PROMAR Alto Minho: desafio 2020 Portugal e a preparação da próxima geração de políticas do mar 2014-2020 José Apolinário Gestor do PROMAR 12.Janeiro.2012 1 Visão Global do Sector Vasta Zona Económica Exclusiva

Leia mais

Domínio: Atividades Económicas. Subdomínio: Pesca

Domínio: Atividades Económicas. Subdomínio: Pesca Domínio: Atividades Económicas Subdomínio: Pesca Resumo 1 2 3 4 Fatores que condicionam a pesca Tipos de pesca Desafios da pesca Aquacultura 5 Retrato de Portugal Fatores que condicionam a pesca Os oceanos

Leia mais

Mn.GEQ I Data de Aprovação 29.JAN.2018 I cópia não controlada após impressão SISTEMA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E DA QUALIDADE

Mn.GEQ I Data de Aprovação 29.JAN.2018 I cópia não controlada após impressão SISTEMA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E DA QUALIDADE SISTEMA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E DA QUALIDADE "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein ÍNDICE 04 05 08 10 13 14 15 Filosofia História Visão e Missão

Leia mais

DESTAQUES. NEWSLETTER SETEMBRO 18

DESTAQUES.   NEWSLETTER SETEMBRO 18 NEWSLETTER SETEMBRO 18 DESTAQUES INOVAÇÃO É O TEMA DE SETEMBRO A Newsletter de Setembro do Programa Operacional Mar 2020 tem como tema principal a inovação na área da pesca e indústria associada ao...

Leia mais

A MATÉRIA-PRIMA - A CASTANHA

A MATÉRIA-PRIMA - A CASTANHA SOBRE NÓS Somos dois empreendedores - Sílvia Santos e André Barbosa, casados e com um filho, o Gonçalo Dando seguimento à tradição da nossa família na produção de Castanha, fundamos a Amálgama em Vila

Leia mais

Programa Operacional. Rodrigo Brum Ilhavo 25 de maio de UNIÃO EUROPEIA. Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas

Programa Operacional. Rodrigo Brum Ilhavo 25 de maio de UNIÃO EUROPEIA. Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas Programa Operacional Rodrigo Brum Ilhavo 25 de maio de 2016 UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas Mar Português - Visão Global Vasta Zona Económica Exclusiva Elevada diversidade

Leia mais

mar 2020: Fazer acontecer o MAR

mar 2020: Fazer acontecer o MAR Onde a terra se acaba e o mar começa (in Os Lusíadas, Canto III) Portugal sempre foi mar. Mas agora, mais do que nunca, o mar pode ser uma infinidade de oportunidades para todos os portugueses. A extensão

Leia mais

Consultoria e Gestão Financeira

Consultoria e Gestão Financeira 2017 www.seines.net Consultoria e Gestão Financeira Gestão de Recursos Humanos Soluções BPO 2017 O sucesso dos clientes é a nossa missão. Fundado em 1983, o Grupo Seines é hoje uma empresa especializada

Leia mais

3ª CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO Experiência do MPF na Defesa da Concorrência

3ª CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO Experiência do MPF na Defesa da Concorrência 3ª CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO Experiência do MPF na Defesa da Concorrência Antônio Fonseca Subprocurador Geral da República Coordenador da 3ª CCR Consumidor & Ordem Econômica Federação das Indústrias

Leia mais

Roteiro do Mar. UNIVERSIDADE DE AVEIRO 23 de fevereiro de 2015 UNIÃO EUROPEIA

Roteiro do Mar. UNIVERSIDADE DE AVEIRO 23 de fevereiro de 2015 UNIÃO EUROPEIA Roteiro do Mar UNIVERSIDADE DE AVEIRO 23 de fevereiro de 2015 UNIÃO EUROPEIA Roteiro do Mar UNIVERSIDADE DE AVEIRO 23 de fevereiro de 2015 UNIÃO EUROPEIA Nova Politica 2014-2020 - Mensagens Chave O Fundo

Leia mais

VALORIZAMOS A SUA ENERGIA

VALORIZAMOS A SUA ENERGIA VALORIZAMOS A SUA ENERGIA 112 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA WWW.ENON.PT Somos uma empresa de eficiência energética, agente Endesa e representante das melhores marcas do setor, como a SloanLED e a Lorentz. Equipa

Leia mais

ORGULHO NO PASSADO, SOLIDEZ NO PRESENTE, OLHOS POSTOS NO FUTURO!

ORGULHO NO PASSADO, SOLIDEZ NO PRESENTE, OLHOS POSTOS NO FUTURO! ORGULHO NO PASSADO, SOLIDEZ NO PRESENTE, OLHOS POSTOS NO FUTURO! Missão Para que existimos? Ambicionamos desenvolver negócios no setor da indústria agroalimentar, em áreas geradoras de sinergias, concebendo

Leia mais

Docapesca Portos e Lotas, S.A. ID&I para um Futuro Sustentável das Atividades Marítimas

Docapesca Portos e Lotas, S.A. ID&I para um Futuro Sustentável das Atividades Marítimas Docapesca Portos e Lotas, S.A. ID&I para um Futuro Sustentável das Atividades Marítimas Paço de Arcos, 11 de Março de 2014 Matosinhos, 18 de julho de 2013 Uma empresa ao serviço do setor 6 Delegações 22

Leia mais

HUB DE QUALIFICAÇÃO & FORMAÇÃO CONSTRUÇÃO/REPARAÇÃO NAVAL E GESTÃO PORTUÁRIA

HUB DE QUALIFICAÇÃO & FORMAÇÃO CONSTRUÇÃO/REPARAÇÃO NAVAL E GESTÃO PORTUÁRIA HUB DE QUALIFICAÇÃO & FORMAÇÃO CONSTRUÇÃO/REPARAÇÃO NAVAL E GESTÃO PORTUÁRIA 06-06-2017 PROJETO HUB DE QUALIFICAÇÃO & FORMAÇÃO NAVAL A criação de um HUB de Qualificação e Formação Naval traduz-se em variadas

Leia mais

Na minha primeira intervenção nesta que é a X Legislatura quero. aproveitar a oportunidade para a felicitar, Senhora Presidente da

Na minha primeira intervenção nesta que é a X Legislatura quero. aproveitar a oportunidade para a felicitar, Senhora Presidente da Senhora Presidente da Assembleia Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhora e Senhores Membros do Governo Na minha primeira intervenção nesta que é a X Legislatura quero aproveitar

Leia mais

1. Introdução.

1. Introdução. 1. Introdução Esta apresentação tem como objetivo uma breve análise da empresa TRADING PLACES Real Estate, empresa do Grupo HN, mais especificamente da área de negócio de Sales Management e de todo o seu

Leia mais

PT Unida na diversidade PT B8-0360/1. Alteração. Paolo De Castro, Ulrike Rodust, Isabelle Thomas em nome do Grupo S&D

PT Unida na diversidade PT B8-0360/1. Alteração. Paolo De Castro, Ulrike Rodust, Isabelle Thomas em nome do Grupo S&D 27.4.2015 B8-0360/1 1 Considerando C-A (novo) C-A. Considerando que os temas da Expo Milão 2015, que incidem principalmente na alimentação, incluem também a pesca, que, como a agricultura, está ligada

Leia mais

Senhora Comissária responsável pelos Assuntos do Mar e Pescas,

Senhora Comissária responsável pelos Assuntos do Mar e Pescas, LANÇAMENTO DA ESTRATÉGIA EUROPEIA PARA O ATLÂNTICO LISBOA, 28 DE NOVEMBRO DE 2011 INTERVENÇÃO DA SENHORA MAMAOT Senhor Primeiro Ministro, Senhora Comissária responsável pelos Assuntos do Mar e Pescas,

Leia mais

Qualidade e diferenciação de produtos agrícolas e géneros alimentícios. Jornadas Locais sobre Sustentabilidade,21 abril 2017 Pinhal Novo

Qualidade e diferenciação de produtos agrícolas e géneros alimentícios. Jornadas Locais sobre Sustentabilidade,21 abril 2017 Pinhal Novo Qualidade e diferenciação de produtos agrícolas e géneros alimentícios Jornadas Locais sobre Sustentabilidade,21 abril 2017 Pinhal Novo Que Qualidade? Conjunto de ATRIBUTOS suscetíveis de fazer com que

Leia mais

Conferência Anual do Setor Agroalimentar. Alexandre Almeida

Conferência Anual do Setor Agroalimentar. Alexandre Almeida Conferência Anual do Setor Agroalimentar Alexandre Almeida apresentação do grupo JMV a empresa JMV a empresa Sociedade dos Vinhos Borges Referenciais de certificação Motivação para a certificação O processo

Leia mais

Certificar para Ganhar o Futuro Funchal, 2 Março 2007 José Leitão CEO APCER

Certificar para Ganhar o Futuro Funchal, 2 Março 2007 José Leitão CEO APCER Certificar para Ganhar o Futuro Funchal, 2 Março 2007 José Leitão CEO APCER www.apcer.pt AGENDA APCER: Quem Somos Porquê Certificar para Ganhar o Futuro? Campanha Nacional Objectivos Madeira como Mercado

Leia mais

As frotas de pesca caracterizam-se de acordo com:

As frotas de pesca caracterizam-se de acordo com: As frotas de pesca caracterizam-se de acordo com: Tempo de permanência no mar. A dimensão das embarcações. O número de tripulantes. Assim, podemos classificar os tipos de pesca em: 1. Pesca Artesanal (de

Leia mais

OS RECURSOS PISCÍCOLAS

OS RECURSOS PISCÍCOLAS 1 OS RECURSOS PISCÍCOLAS 16 9,7 12 21,7 27,8 7,8 8,2 6,6 21,1 Contributo do pescado na dieta alimentar (% do total de proteínas animais) Mundo Europa Oriental Europa Ocidental Ásia do sul e sudeste Ásia

Leia mais

Princípios Orientadores

Princípios Orientadores Escola de Engenharia Candidatura para a Eleição dos Representantes dos Professores e Investigadores ao Conselho de Escola da Escola de Engenharia da Universidade do Minho 2013-2016 Princípios Orientadores

Leia mais

18 INTERNACIONALIZAÇÃO «O consumidor é o maior aliado da cortiça» O setor da cortiça está numa curva de crescimento e precisa de mais e melhor matéria

18 INTERNACIONALIZAÇÃO «O consumidor é o maior aliado da cortiça» O setor da cortiça está numa curva de crescimento e precisa de mais e melhor matéria Jovens Agricultores #105 JAN FEV MAR 2016 Distribuição Gratuita Novas Oportunidades para a Floresta APCOR FORESTIS FNAPF Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural «O Jovem Empresário

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Organização Sonae MC Diretor(a) Nádia Reis Setor de Atividade Retalho Alimentar Número de Efetivos 22100 NIF 502 011 475 Morada Rua João Mendonça, 529-6º Esq. 4464-501 Senhora da

Leia mais

Conteúdo. A PT Inovação RIS3 Estratégias de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente Tendências e oportunidades nas TIC+E

Conteúdo. A PT Inovação RIS3 Estratégias de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente Tendências e oportunidades nas TIC+E Alcino Lavrador Conteúdo A PT Inovação RIS3 Estratégias de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente Tendências e oportunidades nas TIC+E Inovação faz parte do nosso DNA Inovação Exploratória:

Leia mais

Lisboa, 9/1/2012 Princípios e processo de certificação de pescarias

Lisboa, 9/1/2012 Princípios e processo de certificação de pescarias Lisboa, 9/1/2012 Princípios e processo de certificação de pescarias Unidade de Recursos Marinhos e Sustentabilidade (U-REMS) Tendências globais 1) Estagnação produção mundial pesca 2) Aumento disponibilidade

Leia mais

PT Unida na diversidade PT A8-0176/304. Alteração

PT Unida na diversidade PT A8-0176/304. Alteração 27.3.2019 A8-0176/304 304 Considerando 11 (11) O FEAMP pós-2020 deverá basearse numa arquitetura simplificada, sem predefinir medidas nem regras de elegibilidade pormenorizadas ao nível da União de forma

Leia mais

Construir confiança entre pessoas e organizações, melhorando as práticas de gestão e contribuindo para uma sociedade sustentável.

Construir confiança entre pessoas e organizações, melhorando as práticas de gestão e contribuindo para uma sociedade sustentável. SOBRE A APCER Os colaboradores e parceiros da APCER trabalham todos os dias com o objetivo de proporcionarem competência e confiança à sociedade. O que faz da APCER um dos principais prestadores de serviços

Leia mais

Ponta Delgada, 12 de janeiro de Com os melhores cumprimentos, O Grupo Parlamentar do BE/Açores. (Zuraida Soares) (Paulo Mendes)

Ponta Delgada, 12 de janeiro de Com os melhores cumprimentos, O Grupo Parlamentar do BE/Açores. (Zuraida Soares) (Paulo Mendes) Excelentíssima Senhora Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores Assunto: Apoio financeiro a pescadores e armadores durante a cessação temporária de atividades de pesca - captura

Leia mais

Ambiente externo e interno. Prof. Doutora Maria José Sousa

Ambiente externo e interno. Prof. Doutora Maria José Sousa Ambiente externo e interno 1 Prof. Doutora Maria José Sousa Ambiente Externo e Interno A estratégia global de uma empresa deve ponderar a interacção entre a envolvente externa (macro-ambiente e ambiente

Leia mais

Grandes orientações. Âncora no Sector da Pesca, contribuindo de forma determinante para a sua inovação, crescimento e garantia da

Grandes orientações. Âncora no Sector da Pesca, contribuindo de forma determinante para a sua inovação, crescimento e garantia da A Empresa Tem a seu cargo no continente português, o serviço público da prestação de serviços de Primeira Venda de Pescado, bem como o apoio ao Sector da Pesca e respectivos portos. Missão Com as suas

Leia mais

PT Unida na diversidade PT A8-0176/276. Alteração. Marco Affronte em nome do Grupo Verts/ALE

PT Unida na diversidade PT A8-0176/276. Alteração. Marco Affronte em nome do Grupo Verts/ALE 27.3.2019 A8-0176/276 276 Considerando 1 (1) É necessário estabelecer um Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) para o período 2021-2027. O Fundo deverá ter como objetivo orientar o

Leia mais

Fornecer conhecimentos, ferramentas e métodos para dar suporte a pesca de forma responsável, sustentável e rentável fora de áreas europeias

Fornecer conhecimentos, ferramentas e métodos para dar suporte a pesca de forma responsável, sustentável e rentável fora de áreas europeias Fornecer conhecimentos, ferramentas e métodos para dar suporte a pesca de forma responsável, sustentável e rentável fora de áreas europeias Financiado no âmbito do programa de investigação e inovação Horizon2020

Leia mais

UMA ESTRATÉGIA ALIMENTAR MUNICIPAL ATRAVÉS DO AROUCA GEOPARK

UMA ESTRATÉGIA ALIMENTAR MUNICIPAL ATRAVÉS DO AROUCA GEOPARK UMA ESTRATÉGIA ALIMENTAR MUNICIPAL ATRAVÉS DO AROUCA GEOPARK ESTRUTURA Caraterização local Problemáticas Análise swot Estratégia Ponto de situação Impacto Conclusões Todo o município de Arouca está classificado

Leia mais

O Novo Fundo Europeu na Comissão das Pescas

O Novo Fundo Europeu na Comissão das Pescas O Novo Fundo Europeu na Comissão das Pescas Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e da Pesca M. Patrão Neves www.patraoneves.eu O FEAMP O FEAMP destina-se a: - Financiamento de 2014-2020 - Acompanhar a

Leia mais

Nestes primeiros dez meses do ano os nossos pescadores obtiveram:

Nestes primeiros dez meses do ano os nossos pescadores obtiveram: Senhora Presidente Mário José Dinis Tomé Deputado GPPS Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhoras e Senhores Membros do Governo Vamos a factos. Nestes primeiros dez meses do ano

Leia mais

Previsão de oferecer 14 MILHÕES DE REFEIÇÕES em áreas destinadas a atletas, comitivas internacionais, imprensa e público.

Previsão de oferecer 14 MILHÕES DE REFEIÇÕES em áreas destinadas a atletas, comitivas internacionais, imprensa e público. Aliança de 30 ORGANIZAÇÕES da sociedade civil, governo e instituições de pesquisa, sob coordenação do WWF-Brasil e da Conservação Internacional (CI-Brasil). Parceira do COMITÊ ORGANIZADOR DOS JOGOS OLÍMPICOS

Leia mais

EPA. Elevado Perfil Ambiental

EPA. Elevado Perfil Ambiental EPA Elevado Perfil Ambiental 02 HOMING 03 Mais Saudável A garantia da qualidade do ar interior, com controlo da toxicidade dos materiais ( source control ) e dos níveis de poluentes resultantes da utilização

Leia mais

Benefícios da Certificação no Sector do Turismo. Orador: Carla Pinto

Benefícios da Certificação no Sector do Turismo. Orador: Carla Pinto Benefícios da Certificação no Sector do Turismo I. Apresentação da APCER II. Serviços e Benefícios no Sector do Turismo III. Certificação no Sector do Turismo I. APRESENTAÇÃO DA APCER 1. Quem Somos Início

Leia mais

A Valorização do Pescado em Portugal Colóquio Docapesca Carlos Henriques, Membro da Comissão da Fileira do Pescado Lisboa, 9 de Janeiro, 2012

A Valorização do Pescado em Portugal Colóquio Docapesca Carlos Henriques, Membro da Comissão da Fileira do Pescado Lisboa, 9 de Janeiro, 2012 A Valorização do Pescado em Portugal Colóquio Docapesca Carlos Henriques, Membro da Comissão da Fileira do Pescado Lisboa, 9 de Janeiro, 2012 VALOR ECONÓMICO O Sector representa um efeito total no PIB

Leia mais

AGRICULTURA CENTROS DE COMPETÊNCIA.

AGRICULTURA CENTROS DE COMPETÊNCIA. AGRICULTURA CENTROS DE COMPETÊNCIA www.moneris.pt MONERIS AGRICULTURA SEMEAR BOAS PRÁTICAS, PARA COLHER UM BOM FUTURO. O grupo Moneris afirma-se como uma organização global, atenta à realidade das empresas

Leia mais

Dossier de apresentação O KEBAB GOURMET

Dossier de apresentação O KEBAB GOURMET O KEBAB GOURMET 1. APRESENTAÇÃO Dossier de apresentação Kebab&Co Kebab Bar é a mais recente sensação no mercado português na área do kebab. Muitos novos espaços estão abrir com kebab ou introduzi-lo num

Leia mais

Cerealis - Produtos Alimentares Segurança alimentar, uma exigência do consumidor

Cerealis - Produtos Alimentares Segurança alimentar, uma exigência do consumidor Grupo CEREALIS Missão Um Grupo: vocacionado para a actividade industrial e comercial do sector agro-alimentar, focalizado em produtos derivados da transformação de cereais, assente em práticas de bem fazer

Leia mais

MANUAL DE POLÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO

MANUAL DE POLÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SGI-MP Tipo de Documento: Processo e Procedimento Classificação: Sem Restrições., para uso exclusivo dos destinatários indicados ID do Documento Versão: Versão controlada automática e eletronicamente pelo

Leia mais

Plano de Ação 2017 GRACE

Plano de Ação 2017 GRACE Plano de Ação 2017 GRACE Mensagem da Direção 2017 será um ano crucial para a consolidação da tendência de crescimento associativo e de conclusão de projetos iniciados em 2015. Procuraremos dar continuidade

Leia mais

Fornecedores: Os Principais Parceiros na Distribuição

Fornecedores: Os Principais Parceiros na Distribuição Fornecedores: Os Principais Parceiros na Distribuição Idalina Vagarinho, Direção da qualidade e Segurança Alimentar CONFERÊNCIA ANUAL DO SETOR AGROALIMENTAR 26 de Fevereiro de 2014 Fundação Bissaya Barreto,

Leia mais

O COMPROMISSO DA USECC COM A QUALIDADE E SUSTENTABILIDADE

O COMPROMISSO DA USECC COM A QUALIDADE E SUSTENTABILIDADE O COMPROMISSO DA USECC COM A QUALIDADE E SUSTENTABILIDADE Fátima, 14 de abril de 2016 April 13, 2016 1 VISÃO Soja U.S.A para um mundo em crescimento 2 MISSÃO Optimizar a utilização e o valor da soja dos

Leia mais

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO OPORTUNO: MOMENTO ADEQUADO, A TEMPO, PRÓPRIO PARA ALGO. IDADE: MOMENTO, OCASIÃO ADEQUADA, EXPERIÊNCIA, SABEDORIA. OPORTUNIDADE: MOMENTO (E/OU OCASIÃO) ADEQUADO PARA A REALIZAÇÃO

Leia mais

Seminário: O Mercado dos Produtos Florestais Sustentáveis

Seminário: O Mercado dos Produtos Florestais Sustentáveis Seminário: O Mercado dos Produtos Florestais Sustentáveis Promoção da Gestão Florestal Sustentável APCER/AEPF Paços de Ferreira, 19/6/2014 APCER/AEPF Coimbra, 13/06/2014 A Forestis Fundada em 1992 é uma

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL. Servilusa

RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL. Servilusa RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 2017 Servilusa Introdução Este relatório, apresenta os principais dados de desempenho da Servilusa em matéria de responsabilidade social. Para facilidade de leitura,

Leia mais

ACORDOS BILATERAIS DE PESCA/ PAÍSES DO NORTE Parlamento Europeu 22.JUN.10. Eurico Monteiro

ACORDOS BILATERAIS DE PESCA/ PAÍSES DO NORTE Parlamento Europeu 22.JUN.10. Eurico Monteiro ACORDOS BILATERAIS DE PESCA/ PAÍSES DO NORTE Parlamento Europeu 22.JUN.10 Eurico Monteiro ZEE - CNUDM Criação generalizada de Zonas Económicas Exclusivas (ZEE), na década de 70; Vários países América Sul

Leia mais

Ficha Técnica. Título: Bacalhau à lupa. Concepção: Mariana Barbosa. Corpo redactorial: Mariana Barbosa; Bruna Domingues

Ficha Técnica. Título: Bacalhau à lupa. Concepção: Mariana Barbosa. Corpo redactorial: Mariana Barbosa; Bruna Domingues Bacalhau à lupa Ficha Técnica Título: Bacalhau à lupa Concepção: Mariana Barbosa Corpo redactorial: Mariana Barbosa; Bruna Domingues Revisão: Célia Craveiro; Sandra Dias; Sónia Xará; Teresa Rodrigues Propriedade:

Leia mais

Rumo a Campanha Nacional de Comércio Justo e Solidário

Rumo a Campanha Nacional de Comércio Justo e Solidário Rumo a Campanha Nacional de Comércio Justo e Solidário Roteiro 1 Contextualização 2 Alguns debates e acúmulos 3 Uma pesquisa sobre CJS 4 Desenho da proposta em construção 1. Contextualização FACES DO BRASIL

Leia mais

Uma rede nacional de apoio e valorização da atividade pesqueira e portuária

Uma rede nacional de apoio e valorização da atividade pesqueira e portuária Uma rede nacional de apoio e valorização da atividade pesqueira e portuária Uma empresa ao serviço do setor 6 Delegações 22 Lotas com NCV 31 Postos de vendagem Ao Serviço do Setor Contributos DOCAPESCA

Leia mais

ESPANHA Mercado Um parceiro de confiança /

ESPANHA Mercado Um parceiro de confiança / Mercado 1º cliente (25% de quota) e 1º fornecedor (cerca de 33%) Mais de 6.000 empresas portuguesas exportam para Espanha Portugal é o 5º cliente de Espanha (7%) e 8º fornecedor (quase 4%) Espanha vende

Leia mais

Por mais uma edição fomos indicados como fornecedores preferidos dos leitores da Revista NEI.

Por mais uma edição fomos indicados como fornecedores preferidos dos leitores da Revista NEI. Fundada em 1945, a Autotravi atua no mercado nacional e internacional, destacando-se na fabricação de borrachas e plásticos. Ao longo destes anos a empresa tornou-se referência nos segmentos, pela qualidade

Leia mais

GRUPO I. sucedem ao longo do ano. de trabalho ou número de trabalhadores). Fig. 1

GRUPO I. sucedem ao longo do ano. de trabalho ou número de trabalhadores). Fig. 1 Nome N. o Turma Avaliação GRUPO I 1. Indica, para cada conceito, o número da definição que lhe corresponde. Conceito a. Rendimento agrícola b. Produtividade agrícola Definição 1. Campos totalmente ocupados,

Leia mais

Green Key e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Green Key e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2015 2030 Green Key e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1. Introdução Nos dias 25 a 27 de setembro de 2015, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, os chefes de Estado, governos e altos representantes

Leia mais

Económico Ambiental Social

Económico Ambiental Social EUROPA 2020 Desenvolvimento Sustentável Crescimento Inteligente, Sustentável e Inclusivo (CISI) Estratégia Marítima da União Europeia para a Área do Atlântico Estratégias Regionais de Suporte (asseguram

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Acre Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Peixe Defumado

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Acre Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Peixe Defumado Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Acre Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Peixe Defumado Joana Maria Leite de Souza Ociléia de Araújo Pereira Inês Maria Pereira de Araújo

Leia mais

Seminário Compras Públicas - Como candidatar-se aos Concursos Nacionais e de Instituições da UE

Seminário Compras Públicas - Como candidatar-se aos Concursos Nacionais e de Instituições da UE 1 Seminário Compras Públicas - Como candidatar-se aos Concursos Nacionais e de Instituições da UE Sessão de abertura 11 de setembro 2013/ TecMaia/ 15:30 horas ( cumprimentos ) É com muito prazer que na

Leia mais

01. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA. ALGAplus, Lda

01. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA. ALGAplus, Lda 01. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 2 01. Apresentação da empresa A foi constituída em janeiro de 2011, tendo iniciado oficialmente a sua atividade em março de 2012. A empresa surge do desenvolvimento de um projeto

Leia mais

Clusterdo Mar. O eterno desígnio? Ana Paula Vitorino PROJETAR PORTUGAL. Seminário Diplomático

Clusterdo Mar. O eterno desígnio? Ana Paula Vitorino PROJETAR PORTUGAL. Seminário Diplomático Seminário Diplomático PROJETAR PORTUGAL 6 e 7 de Janeiro de 2014 Sala do Senado Assembleia da República Clusterdo Mar O eterno desígnio? Ana Paula Vitorino Porquê o MAR? Portugal para ganhar vantagens

Leia mais

QUE POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLABORADORES UTILIZAR PARA CRIAR IMPACTO NO NEGÓCIO E NAS PESSOAS?

QUE POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLABORADORES UTILIZAR PARA CRIAR IMPACTO NO NEGÓCIO E NAS PESSOAS? QUE POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLABORADORES UTILIZAR PARA CRIAR IMPACTO NO NEGÓCIO E NAS PESSOAS? Porto RH Meeting Alfândega, 24 de Novembro 2017 Ana Salomé Martins Diretora de Pessoas e Comunicação

Leia mais

Os superalimentos. Rubrica Nutricional. densidade nutricional, considerados. Os consumidores do mundo. industrializado estão a tornar-se cada vez

Os superalimentos. Rubrica Nutricional. densidade nutricional, considerados. Os consumidores do mundo. industrializado estão a tornar-se cada vez Artigo de Opinião N.º 6 14 de agosto de 2017 Rubrica Nutricional Os superalimentos Os consumidores do mundo industrializado estão a tornar-se cada vez mais conscientes da relação entre a dieta e a saúde.

Leia mais

OPORTUNIDADE de NEGÓCIO

OPORTUNIDADE de NEGÓCIO OPORTUNIDADE de NEGÓCIO APRESENTAÇÃO DA EMPRESA As indústrias metalúrgicas e metalomecânicas apresentam-se como um sector estratégico no contexto das indústrias transformadoras em Portugal, na medida em

Leia mais

8º Encontro Ibero-Americano de Cultura. Museu Nacional de Etnologia. 13 de Outubro Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, Presidente do Ibermuseus,

8º Encontro Ibero-Americano de Cultura. Museu Nacional de Etnologia. 13 de Outubro Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, Presidente do Ibermuseus, 8º Encontro Ibero-Americano de Cultura Museu Nacional de Etnologia 13 de Outubro 2014 Ex.mos Senhores Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, Presidente do Ibermuseus, Leonor Esguerra Portocarrero, Diretora de

Leia mais

Protocolo experimental

Protocolo experimental Protocolo experimental Vamos Pescar? Enquadramento Teórico A procura e o aumento do consumo de peixe pelo Homem conduziram ao longo dos anos à pesca intensiva que causou a diminuição do tamanho das populações

Leia mais

RIS3 do Centro de Portugal Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente

RIS3 do Centro de Portugal Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente do Centro de Portugal 2020 Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente Outubro 2016 A RIS3 NO CENTRO DE PORTUGAL O desenvolvimento da Estratégia de Investigação e Inovação

Leia mais

Cluster Habitat Sustentável. Victor Ferreira Guimarães 12/05/2011 Plataforma para a Construção Sustentável

Cluster Habitat Sustentável. Victor Ferreira Guimarães 12/05/2011 Plataforma para a Construção Sustentável Cluster Habitat Sustentável Victor Ferreira Guimarães 12/05/2011 Plataforma para a Construção Sustentável Visão e Missão O Cluster Habitat? agregador em rede de actividades económicas distintas de áreas:

Leia mais

Apresentação para Revenda. Nutritécnica Gourmet 2017

Apresentação para Revenda. Nutritécnica Gourmet 2017 Apresentação para Revenda Nutritécnica Gourmet 2017 A Nutritécnica Gourmet é uma marca de alimentação saudável e restaurante que atua no mercado de alimentação do Rio Grande do Sul há mais de 14 anos,

Leia mais

Um Grupo de Soluções em EPS

Um Grupo de Soluções em EPS Um Grupo de Soluções em EPS Grupo Isorecort Quando o assunto é poliestireno expandido (EPS), o Grupo Isorecort é um dos maiores especialistas do mercado. Formado pelas empresas Isorecort, Mundial EPS e

Leia mais

O contributo do Cluster Habitat Sustentável

O contributo do Cluster Habitat Sustentável O contributo do Cluster Habitat Sustentável Victor Ferreira congresso LiderA, Lisboa 25/05/2011 Plataforma para a Construção Sustentável Visão e Missão OClusterHabitat? agregador em rede de actividades

Leia mais

Sistema de registo de declarações ambientais de produto

Sistema de registo de declarações ambientais de produto Sistema de registo de declarações ambientais de produto Victor Ferreira Plataforma para a Construção Sustentável CONCRETA - Porto, 20/Outubro/2011 Cluster Habitat Sustentável a rede de cooperação A sustentabilidade

Leia mais

A Biglevel foi criada em 10 de Abril de 2006, completando este ano 11 anos de atividade.

A Biglevel foi criada em 10 de Abril de 2006, completando este ano 11 anos de atividade. Quem Somos? A Biglevel foi criada em 10 de Abril de 2006, completando este ano 11 anos de atividade. O projeto Biglevel nasceu da vontade conjunta de 3 pessoas em querer criar o seu próprio espaço como

Leia mais

PORTUGAL A CRESCER ECONOMIA DO MAR. Roadshow Portugal Global Setúbal, 2 de março de May 2015

PORTUGAL A CRESCER ECONOMIA DO MAR. Roadshow Portugal Global Setúbal, 2 de março de May 2015 PORTUGAL A CRESCER ECONOMIA DO MAR Roadshow Portugal Global Setúbal, 2 de março de 2016 May 2015 Uma oportunidade económica Área: 92,152 Km 2 (108 º maior país do Mundo) Linha de Costa: 1,859 Km (incluindo

Leia mais

FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA PESQUEIRA

FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA PESQUEIRA FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA PESQUEIRA Aula 01 Conceito e evolução da pesca Conhecer o conceito de pesca Identificar, com base nesse conceito, as principais características dessa atividade Compreender as transformações

Leia mais

CONSULTORIA E FORMAÇÃO

CONSULTORIA E FORMAÇÃO VALOR QUE SE ACRESCENTA! CONSULTORIA E FORMAÇÃO 1. Apresentação A Consultactiva é uma empresa de consultoria e formação, sediada na zona de Torres Vedras, tendo sido fundada em 2009. De acordo com a especificidade

Leia mais

Serviços Imobiliários

Serviços Imobiliários Serviços Imobiliários A Empresa A City Property presta serviços imobiliários dirigidos a clientes que pretendem tomar decisões imobiliárias informadas e criar valor acrescentado na promoção, investimento,

Leia mais

Missão, Visão, Valores e Objetivos Estratégicos NOTA INTRODUTÓRIA

Missão, Visão, Valores e Objetivos Estratégicos NOTA INTRODUTÓRIA NOTA INTRODUTÓRIA A definição da Missão, da Visão, dos Valores e dos Objetivos Estratégicos da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, tem como escopo estabelecer a direção estratégica que o Município deverá

Leia mais

Qualidade do Pescado

Qualidade do Pescado Qualidade do Pescado A importância da qualidade do pescado para comercialização Produção pesqueira atingiu seu limite de captura Incertezas : Processadores Atacadistas Pescado : Quantidade necessária Qualidade

Leia mais

Produtos. Roupas Impermeáveis. Equipamento de proteção individual - EPI

Produtos. Roupas Impermeáveis. Equipamento de proteção individual - EPI Produtos Roupas Impermeáveis Equipamento de proteção individual - EPI www.bailly.com.br Confecção própria Solda eletrônica Tecido Impermeável A Rumo impermeáveis oferece aos seus clientes produtos de qualidade

Leia mais

Carla Basílio

Carla Basílio Carla Basílio geral@turismodocentro.pt Gouveia 29 novembro 2013 PROMOÇÃO DA REGIÃO E DOS SEUS PRODUTOS DE QUALIDADE Turismo Centro de Portugal Identificação e Caraterização do Território Dados Estatísticos

Leia mais

Existem vários motivos para você escolher a Lumegal. como parceira no tratamento de superfície de peças metálicas.

Existem vários motivos para você escolher a Lumegal. como parceira no tratamento de superfície de peças metálicas. Existem vários motivos para você escolher a Lumegal como parceira no tratamento de superfície de peças metálicas. Reunimos 10 razões para justificar a sua escolha. Confiança De todas as vantagens que podemos

Leia mais