FIBONACCI ESTA FANTÁSTICA FERRAMENTA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FIBONACCI ESTA FANTÁSTICA FERRAMENTA"

Transcrição

1 FIBONACCI ESTA FANTÁSTICA FERRAMENTA Por Alberto Mengozzi (Menalbi) Em: 09 de janeiro de Última revisão em: 14 de janeiro de Tudo deve ser apresentado da maneira mais simples possível, porém não mais simples do que isso. Albert Einstein INTRODUÇÃO O objetivo desse artigo é trazer até você, ou quem sabe agregar ao seu atual conhecimento, conceitos operacionais desta - que eu considero - fantástica ferramenta de trabalho para analises gráficas, as linhas de retrações e expansões de Fibonacci. Não pense você que aqui encontrará a solução para suas operações que não tenham dado o resultado esperado, mas com certeza irá lhe fornecer mais algumas balas para o seu fuzil e, poder enfrentar a batalha de maneira menos desigual. Conseguirá ter maior clareza dos momentos certos e, também porque determinado trade não deu o resultado pretendido. Estou partindo do principio de que você tenha um mínimo conhecimento de analise técnica, para poder melhor observar as idéias aqui explanadas. Tipo, médias móveis, pivôs e linhas de expansões e retrações. Basicamente é isso que iremos utilizar ao longo do nosso artigo. Como todos nós, também os grandes operadores de mercado são movidos por medo e ganância e, conseguindo identificar essas regiões, teremos maiores chances de obter bons resultados. Para explicar isso eu gosto de usar uma metáfora, imagine o estouro de uma boiada, se conseguirmos estar do meio para frente, mais próximos dos lideres. Quando surgir algum obstáculo que promova a inversão do movimento, conseguiremos perceber com maior rapidez. Para isso eu gosto de usar uma média móvel no gráfico de volume, isto me dá um balizamento do mercado e, me dá uma melhor clareza se o movimento que está acontecendo é simplesmente uma retração ou realmente um movimento de tendência no gráfico em questão.

2 É obvio que está técnica que apresentaremos aqui, ou qualquer outra técnica, não tem sentido nenhum se não tivermos disciplina e controle emocional na hora de operar. Mas não tenha dúvida que o domínio desta ou qualquer outra técnica, minimiza, e muito, as questões do trade emocional. Os conceitos aplicados aqui são válidos para qualquer tipo de mercado (gráficos), tipo, ações, opções, índices, moedas, etc. Neste estudo utilizamos um gráfico de opções, mais pelo fato de que em apenas um dia, abrangemos uma gama muito boa de situações. Mas faço uma advertência aqui, não opere opções, a menos que você esteja muito bem habituado com o mercado e seja bastante experiente. Mesmo assim eu particularmente considero um mercado extremamente difícil e que necessita de respostas ágeis. Você poderá encontrar periodicamente revisões deste artigo no Grupo Busiação do Yahoo Grupos, é grátis. Para isso basta inscrever-se em nosso grupo. Se ele não vier automaticamente no de confirmação de sua assinatura, baixe-o da pasta ARQUIVO. Reservei-me o direito de proteger este documento contra alterações do conteúdo e impressão. Mas nada impede de você distribui-lo livremente, se assim achar conveniente. Antes de começar o estudo propriamente dito, gostaria que você dedicasse um pouco de atenção e concentração nas páginas seguintes, pois trata de um assunto que julgo importante. Está de uma maneira condensada, mas creio que deva dar uma idéia de como devemos dirigir o nosso comportamento.

3 APRENDER, DESAPRENDER E REAPRENDER. Pode ser que para alguns se trate de uma nova informação, e sempre que nos deparamos com uma nova informação teremos duas possibilidades: 1. Distorce-la e procurar encaixar em suas VELHAS CATEGORIAS. 2. Deixar a nova informação se organizar por si mesma. A que sempre escolhemos é tentar encaixar essa nova informação em nossas velhas categorias: Não é isso como... ou Isso me lembra a.... É natural enlaçar algo novo com algo que já conhecemos e ao que estamos acostumados. Tentamos organizar esta nova informação dando-lhes um significado mais familiar. A familiaridade nos faz sentir menos inseguros e com maior previsibilidade. Sentimos que temos algum controle e quanto mais controle tiver menos medo teremos. Esta é a chave. Tenderemos compulsivamente a organizar a nova informação que nos chega. Portanto, procure utilizar a segunda opção e deixe que com o tempo ela se organize. Embora só possamos aprender conscientemente uma pequena parcela das informações que o mundo nos oferece, percebemos e reagimos inconscientemente a muitas outras coisas. Uma forma de aprender é dominar conscientemente pequenos segmentos de comportamento e reuni-los em seguimentos cada vez maiores, de modo a torna-los habituais e inconscientes. Criamos hábitos para podermos prestar atenção a outras coisas. A aprendizagem é uma habilidade que se divide em quatro estágios: 1. Incompetência inconsciente. Não sabemos fazer algo, e não sabemos que não sabemos. Se alguém nunca dirigiu carro não tem a mínima idéia do que isso significa. 2. Incompetência consciente. Então a pessoa começa a aprender a dirigir e logo descobre as suas limitações. Aprende conscientemente a trocar as marchas, pisar na embreagem, freio, etc... e toda sua atenção volta-se para isso, mas a pessoa ainda não é competente e dirige apenas nas ruas de menor movimento. 3. Competência consciente. Podemos dirigir, mas precisamos de muita concentração. Aprendemos a técnica, mas ainda precisamos de muita concentração.

4 4. E por fim, a competência inconsciente. E este é nosso objetivo. Todos os pequenos padrões que aprendemos com tanto esforço juntam-se numa harmônica unidade de comportamento. E, a partir de então, podemos admirar a paisagem, ouvir rádio e conversar enquanto dirigimos. Nossa mente consciente estabelece o objetivo e deixa que a inconsciente cuide dele, liberando a atenção para outras coisas. Após um treinamento exaustivo, conseguimos atingir o quarto estágio e formar hábitos. Neste ponto, a habilidade tornou-se inconsciente. Entretanto, os hábitos nem sempre são a maneira mais eficiente de levar a cabo uma tarefa. Nossas crenças e conhecimentos acumulados no decorrer de nossas vidas acabam filtrando e nos fazendo perder algumas informações que são essenciais para chegarmos à competência inconsciente. Se fosse apresentada de uma maneira condensada como se obter consistência no mercado financeiro, uma pessoa só precisa ter em mente três coisas. 1. Saber o que quer. Ter uma idéia clara do objetivo desejado em qualquer situação. Precisamos saber o resultado que queremos atingir. Se não soubermos para onde estamos indo, fica mais difícil chegar lá. 2. Estar alerta e receptiva para observar o que está conseguindo. Uma parte importante é o treinamento da percepção sensorial, onde colocar nossa atenção e como modificar e ampliar nossos filtros (crenças, baseadas nos nossos conhecimentos) para podermos observar coisas que não percebíamos anteriormente. 3. Ter flexibilidade para continuar mudando até conseguir o que deseja. Você precisa ter a sensibilidade para observar se o que está fazendo o está levando a obter o que deseja. Caso contrário, se não estiver dando resultado, faça outra coisa, qualquer outra coisa. É preciso ouvir, ver e sentir o que está acontecendo e ter uma ampla gama de respostas. Se você só fizer aquilo que sempre fez, só obterá aquilo que sempre obteve. Se o que você está fazendo não está dando resultado, faça outra coisa.

5 Vamos ver na pratica como funciona essa técnica. Suponha que você vai fazer um passeio de carro com a família. Decide-se aonde se quer ir; este é o objetivo inicial. Começa-se a dirigir observando o caminho, percepção sensorial. Compara-se o caminho tomado com o local aonde se deseja chegar e, caso o caminho esteja errado, muda-se o rumo, flexibilidade. Este ciclo é repetido até que se chegue ao destino final. Em seguida estabelece-se o próximo objetivo. Muito raramente há um caminho claro e direto até o ponto aonde se quer chegar. Pode me dizer, por favor, que caminho devo pegar? Depende de para onde você quer ir, - disse o gato. Não me importa muito onde..., - disse Alice. Então não importa o caminho que você peque, - respondeu o gato. Lewis Carroll Agora sim, vamos iniciar a apresentação do estudo. Espero que de alguma forma ele possa lhe acrescentar algum conhecimento. Obs.: Caso você tenha algum conhecimento a mais, sobre o tema, e gostaria de me participar para ser adicionado ao mesmo, desde já fico muito grato. Que a estrada suba ao seu encontro. Que o vento sempre sopre em suas costas. Que o sol brilhe quente em seu rosto, que as chuvas caiam em seus campos, e até nos encontrarmos de novo... que Deus o tenha suave na palma de sua mão. - Antiga bênção irlandesa.

6 Objeto desse estudo Gráfico da Opção Telemar A 48 valor de exercício R$ 46,98 vencimento do exercício O gráfico abaixo é de 15 minutos e abrange do dia ao dia Nosso interesse está no estudo do movimento do dia 08 de janeiro, que está delimitado no gráfico pelas setas azuis. O retângulo vermelho que destaca o que chamaremos de Fig. 1, realça o final do movimento do dia 07 e o início do dia 08 (objeto do nosso estudo), com o qual procuraremos definir o movimento inicial do ativo. Como daria muito trabalho eliminar do gráfico os candles do futuro (dia 08), eu peço que você use sua imaginação na próxima figura e faça de conta que não existe o primeiro candle do dia 08, para que possamos ir caminhando com a evolução do mercado (probabilisticamente). Muito bem, vamos então iniciar o nosso estudo. Procurarei ser o mais claro possível, para que até os menos habituados com os princípios aqui descritos consigam visualizar o que está sendo exposto.

7 Gráfico de 15 minutos. Como falei acima procure imaginar que o mercado não abriu, portanto não temos ainda no gráfico o ponto 3 (1,08). Pela máxima (1,37) ponto 1 e mínima (0,72) ponto 2 (do dia 07) traçamos as linhas de retrações demarcadas no gráfico pelas linhas tracejadas azuis (23,6% - 38,2% % e 61,8%), raramente eu marco a retração de 76,4%. Seguindo o mercado: No primeiro candle 3, o mercado abriu acima da linha de retração de 50% (1,08), tentou subir não teve força e parou na linha de retração de 38,2% (1,13), voltou a cair fazendo uma mínima (0,98) somente a título de curiosidade essa mínima parou próxima da linha de retração de 61,8%, mas eu não olho para isso -; as cotações subiram novamente e fechou o primeiro candle dos 15 minutos abaixo da linha de retração de 50,0% (1,02). Com essas observações acima descritas e olhando a configuração das médias móveis curtas, que agulharam para baixo, penso não ser a famosa agulhada do DI- DI, mas já é um sinal que me desperta atenção. O próximo candle já um candle forte de queda e com volume, mais um sinal dentro de minha observações, que pode realmente estar configurando um movimento de queda. Observações importantes: Eu não opero por gráfico de 15 minutos, utilizo-os para ter uma idéia maior da amplitude do movimento. Meus sinais operacionais obtenho no gráfico de 1 minuto, em opções com alto grau de liquides, como as da Telemar e próximas ao dinheiro. Note como a média móvel vermelha segurou o mercado, mas eu não utilizo isso como parâmetro, pois não domino essa técnica, nem sei se tem fundamento isso, só que alguns a utilizam. Não citarei os nomes dos candles, pois não faz parte do meu conhecimento.

8 Gráfico de 1 minuto. Continuando com a observação do dia anterior (07) mas agora com o gráfico de 1 minuto, vemos que o mercado montou um pivô de alta, fez a sua retração entre 50.0% e 38.2%; rompeu para cima e ficou trabalhando acima da linha de 100.0% até o final do dia. Obs.: vamos fazer uma pausa neste momento para responder uma famosa pergunta sobre esta, que eu considero fantástica, ferramenta que é o fibonacci. Pergunta: mas como você sabe que aí montou um pivô de alta? Resposta: eu realmente não sei. Mas olhando o gráfico do dia 07, que não é objetivo de nosso estudo, você verá que essa mínima foi construída numa região de fibonacci, expansão de 161,8% que pode ser verificado na Fig. 4, no ponto 4. Logo, probabilisticamente, como não teve força de continuar a queda, o mercado armou a retração, isso significa dizer que ele teria que voltar pelo menos a 61,8%; isso já foi explicado na Fig. 1. Nesta retração que o mercado terá que fazer arma um pivô de alta. Os preços não sobem e não caem sem antes armar um pivô. Isto é basicamente uma regra infalível, em algum tempo gráfico ele arma um pivô, antes de fazer o movimento. Muito bem, voltando ao nosso estudo, o mercado abriu no dia 08 acima da expansão de 200.0% e próxima da expansão de 261.8%; GAP de alta. Vale aqui mais uma pausa, normalmente eu vejo declarações do pessoal dizendo, abriu em GAP de alta ou de baixa, vai ter que vir fechar o GAP antes de continuar o movimento, eu não tenho embasamento técnico para operar os GAP s, portando deixo-os de lado. O que eu considero importante aí nesse momento, é os preços terem atingido a expansão de 261,8%; embora contrariando alguns, eu gosto de definir essa região como final de ciclo do pivô.

9 Mas que seja bem claro, isso não significa que eu deva vender nesse ponto, no máximo zerar minha posição. E isso só deve ser feito respeitando outras observações gráficas. No decorrer do artigo, iremos entender porque eu gosto de definir ciclos para o fibonacci. A escolha do final de ciclo em 261,8% é uma escolha minha para o gráfico de opções. Como por exemplo no FOREX, eu gosto muito de utilizar o final do ciclo em 161,8%. No gráfico abaixo (Fig. 3), temos o comportamento dos preços de todo o dia 08. Este tempo gráfico é de 1 minuto. Nele a gente consegue observar o comportamento das médias móveis, o comportamento do volume, no volume eu mantenho também uma média móvel (atrasada), para ter uma visualização melhor do comportamento do volume. Note que entre as 12:15 horas até as 14:10 horas, o volume veio decrescendo com os preços entrando em congestão. Horário de almoço? Concordo, pegou parte do horário de almoço, mas observe como o volume cresceu rapidamente pouco antes do retorno do almoço e os preços subiram rapidamente, criando um novo patamar de negociação, ou seja, mais alto. Uma nova acumulação, com o volume de negócios caindo, isso visto pela media do volume, depois uma nova puxada no volume e os preços voltam a subir. Eu procuro ver esse tipo de movimento de uma maneira simples, ou seja, os preços sobem e caem com volume, se os preços subirem ou caírem sem volume me da a entender que o mercado está somente cumprindo suas retrações normais e a maioria não está querendo se desfazer de suas posições anteriores.

10 Gráfico de 1 minuto. Voltamos ao dia anterior (07), eu quero saber onde o mercado pode ir, então traço o fibonacci do pivô 1-2-3, representado na Fig. 4, já sabemos que o mercado parou no ponto 4, região do 161,8%, expansão do fibonacci, fez a retração, como já descrito acima, na abertura do mercado do dia 08, que está marcada pela linha vertical vermelha. Mas o importante aqui é mencionar que eu uso a expansão de 200.0% como um objetivo de realização de lucros, sempre observando outras variáveis, como médias móveis, volume, etc. Neste caso especifico, iremos nos deparar com um outro fibo nesta região a expansão de 161,8%, que está representado na Fig. 6. Quando acontece de ter mais de um fibo na mesma região, seja ele, de expansão ou retração, eu entendo que a região fica com grande propensão à reversão do movimento. Bem, podemos prosseguir, agora iremos mais especificamente estudar os movimentos do dia 08, que são os nossos movimentos operacionais, descritos na próxima figura.

11 Gráfico de 1 minuto. Bem vamos aceitar como verdadeiro o pivô formado pelos pontos 1-2-3, não vou transcrever novamente aqui o que devemos observar, médias móveis, agulhada, força do movimento com aumento de volume, etc. Em algum momento deste pivô eu procuro entrar vendendo. Vamos apenas acompanhar o movimento, primeira região de objetivo, expansão de 161,8%; passou direto e com volume, médias móveis curtas agulhadas, vamos então observar nosso segundo objetivo, 200,0%; parou no ponto 4, OPA, parou nos 200.0% - o que devo fazer, zerar a posição, virar a mão, ficar vendido? Poderíamos até zerar nessa região se estivermos contentes com o lucro obtido na operação, virar a mão, ou seja, ficar comprado, NUNCA. Pelo menos para mim, é dificílimo virar a mão, eu realmente não consigo. E depois tem outra o mercado não reverte em movimentos significativos, inversões, sem antes trabalhar a região. Os grandes operadores de mercado também são movidos por medo e ganância, e levam tempo para aceitarem que estão do lado errado. E depois tem outra, meu objetivo é um pivô maior que está definido na Fig. 4 (200.0%). Vamos continuar observando o nosso movimento da Fig. 5, no ponto 4 começou a subir e a média do volume caiu, de repente os preços começaram a cair, o volume aumentou e as médias móveis curtas agulharam, passaram um pouco do meu terceiro objetivo (261,8%), mas nenhum sinal ainda de que o movimento de queda terminaria, pelo menos por enquanto. Então passo o ponto 2 do meu pivô para o ponto 4, e construímos num novo pivô, pois como já disse, chegou o final de ciclo deste pivô, ele a- tingiu o 261.8%. Este novo pivô está demarcado no gráfico abaixo.

12 Aqui está montado o novo pivô que seguiremos daqui para frente. Gráfico de 1 minuto. Note que os preços só conseguiram chegar até a linha de retração de 61.8%, ponto 3, não teve força de ir até a de 50.0%, o que demonstra força no movimento de queda. Atingiu o primeiro objetivo desse pivô, a linha de expansão de 161,8%, determinando o ponto 4. Observe onde ficou marcada no gráfico a linha de expansão de 161,8%. Lembra-se do gráfico da Fig. 4, é nessa região que está marcado o nosso objetivo de 200.0%. Portanto, região para se realizar lucros. Região para entrar comprando, ou seja, ficar comprado? Pode ser que não, mas quando a gente se habitua a observar as configurações da médias móveis, etc e tal. Devemos dobrar a nossa concentração no mercado, nesse momento. Para isso eu costumo olhar melhor o livro de oferta, compras e vendas, e procurar sentir qual o lado que está mais forte. Olho também de maneira despreocupada o gráfico do Índice Futuro. Com o tempo a gente vai se habituando com essas observações e fazendo de maneira automática. Apenas uma curiosidade de um fato interessante que ocorreu durante esses três dias que fiquei coletando informações da TNLPA48, para escrever esse artigo, em momento algum eu abrir o gráfico da Telemar (TNLP4), creio ter sido simplesmente uma obra do acaso, não se trata de mérito nenhum, mas realmente, fiquei tão concentrado nos gráficos da opção que não senti falta de olhar os gráficos da Telemar. Isto me deu maior clareza no que me ensinaram, aceitei como verdade e venho a algum tempo procurando aperfeiçoar. Os gráficos falam com a gente, basta saber escuta-los.

13 Gráfico de 1 minuto. Na figura acima vemos o mercado fazendo uma nova mínima ponto 1, logo em seguido os preços sobem, marcando o ponto 2, para depois retrair marcando o ponto 3; onde supostamente teríamos um pivô de alta. Interessante notar como o volume vem diminuindo com os preços entrando num mercado lateral, congestionamento, região de redecisão do movimento, podendo ser uma distribuição ou acumulação, não sabemos realmente antes de acontecer, mas podemos ter uma idéia. A confirmação da alta ocorreu com o aumento significativo do volume, dos preços e o rompimento da cabeça do pivô, ponto 2. Após o rompimento do pivô, os preços subiram até o nosso primeiro objetivo 161,8%; ponto 4, fez uma retração e seguiu para o nosso segundo objetivo 200.0%; que poderia ser de fechamento de posição, mas vamos adiante, ele passou um pouco esta região e fez uma nova máxima, anotada no gráfico como ponto 5, na Fig. 8, logo abaixo, veremos o porque deste ponto 5. Novamente o mercado fez a retração, que poderíamos traça-la a partir do ponto 1 até o ponto 5. Feita a retração os preços continuaram subindo até atingir o nosso final de ciclo do pivô 261,8%; ponto 6. Iremos demonstrar mais abaixo que esse ponto 6, é coincidente com outra linha de fibo, portanto esta região ganha força para fazer um movimento contrário ao anterior.

14 Gráfico de 15 minutos. Este gráfico é para demonstrar porque o ponto 5 do gráfico anterior, Fig. 7, ficou no vazio. Note como o ponto 3 desse gráfico parou exatamente na linha de retração 61,8% e depois caiu. Observe como é importante estar atento tanto às retrações quanto as expansões. Vale aqui uma observação importante, todas as vezes que o mercado fizer um topo ou fundo nós encontraremos uma linha de Fibonacci, e muito provavelmente o mercado estará seguindo ela. Treine essa técnica de localizar expansões e retrações de Fibonacci e você notará que o mercado (gráfico) ficará mais claro aos seus olhos. Experimente-o em vários tempos gráficos, em papeis, opções, índices, etc. Esse treinamento irá ajudá-lo a criar uma habilidade de como o mercado se move e de poder prever, com uma pequena margem de erros, qual o próximo movimento do ativo que você está verificando. Vamos dar continuidade ao nosso estudo na página seguinte.

15 Gráfico de 1 minuto. Como vimos na Fig. 7, o nosso ponto 6 determinava o final do ciclo daquele pivô, correto? Mas não temos como saber se o movimento de alta acabou, ok? Mesmo porque o volume continuou alto e as médias móveis estão ainda com configuração de alta. Portanto montamos um novo pivô, maior, representado na Fig. 9, pelos pontos Os preços, realmente, continuaram subindo mas não atingiu nosso primeiro objetivo 161,8%, ponto 4, antes mesmo de chegar lá ele já fez a retração, porque? Veremos a resposta no próximo gráfico da Fig. 10.

16 Gráfico de 15 minutos. Aqui conseguimos verificar que mais uma vez uma linha de Fibonacci foi respeitada pelo movimento do mercado. Esse nosso ponto 1 ocorreu exatamente em cima da linha de retração de 38.2%. Esse ponto é o mesmo que o ponto 4 da figura anterior (Fig. 9) Agora que você está um pouco mais familiarizado com expansões e retrações de Fibonacci, relembraremos algumas observações desse nosso estudo, de como eu vejo essa ferramenta. Não devemos utilizar as linhas de Fibonacci como pontos de compra ou de venda de um ativo. Nas regiões de retrações ou expansões é onde devemos aumentar nossa atenção. É uma ferramenta excelente para determinar objetivos de lucro. É mais simples montar uma estratégia. Você sabe de onde veio (entrou no trade), sabe para onde quer ir (objetivo) e sabe onde está sua porta de saída (stop) se tudo der errado.

17 Gráfico de 1 minuto. Estamos chegando ao final do nosso dia de operação e objeto do nosso estudo. Não se esqueça de que ainda estamos seguindo o pivô montado na Fig. 9. Mas deixamos montado aqui, quem sabe, um outro possível pivô de alta, quando o ciclo do pivô anterior for concluído. Mas o que está me interessando no momento é a retração da mínima, ponto 1 com a máxima, ponto 2, assinalada no gráfico como ponto 3, os preços voltaram até a linha de Fibonacci de retração de 50.0%. Um dado interessante a ser ressaltado, note que nesta retração como o volume caiu, ou seja, indicando que o movimento de alta continua forte, logo podemos esperar que aquele pivô da Fig. 9 deva ser concluído. E por fim vamos ver o detalhe dessa retração, ponto 2 até o ponto 3, no gráfico da figura abaixo, Fig. 12.

18 Gráfico de 1 minuto. O objetivo deste gráfico na realidade foi de mostrar a retração que houve da máxima, linha de 0.0% com a mínima, linha de 100.0%. Realçando o que havíamos comentado antes, que todo esse movimento aconteceu com o volume em queda, só subindo no final do pregão. Mas o que gostaria que você notasse também é a seta vermelha no gráfico, mostrando que ali ocorreu um pivô de queda que rebateu o mercado para fazer essa mínima. Finalizando. Quero agradecer aos que tiveram paciência de ler este artigo até o final, eu imagino o trabalho que deu, ficar acompanhando os gráficos nas figuras e ao mesmo tempo ler as minhas explicações no texto. Não tenho o domínio da escrita, mas procurei ser o mais claro possível, até para os mais leigos, que nunca ouviram falar de Fibonacci. Confesso que no final estava exausto e ansioso para acabá-lo e devo ter passado por cima de algumas observações importantes que deveriam ser salientadas. Com o passar do tempo espero ir adquirindo mais conhecimento e poder ir revisando esse documento e acrescentando novas informações que julgar serem boas. Valeu, que a boa sorte esteja com você e bons negócios. (Menalbi) Se um artista, um lenhador e um botânico passearem pela mesma floresta, suas experiências serão muito diferentes. Cada um observará aquilo que lhe interessa.

FIBONACCI ESTA FANTÁSTICA FERRAMENTA

FIBONACCI ESTA FANTÁSTICA FERRAMENTA 1 FIBONACCI ESTA FANTÁSTICA FERRAMENTA Por Alberto Mengozzi alberto.mengozzi@gmail.com Meu BLOG: http://albertomengozzi.blogspot.com/ Em: 09 de janeiro de 2004. Última revisão em: 02 de outubro de 2006.

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

(3) Depois de logar como CONSULTOR com uma conta já criada

(3) Depois de logar como CONSULTOR com uma conta já criada Melhorias/Ajustes a serem feitos no website. (1) Landpage Sobre as duas caixas do banner. Preciso conseguir alterar a fonte/tamanho de seus títulos, Consultor Local e Consultoria Online. Deixe as caixas

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim.

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim. INTRODUÇÃO LIVRO: ECONOMIA E SOCIEDADE DIEGO FIGUEIREDO DIAS Olá, meu caro acadêmico! Bem- vindo ao livro de Economia e Sociedade. Esse livro foi organizado especialmente para você e é por isso que eu

Leia mais

GANHAR DINHEIRO COM SEU SITE OU BLOG

GANHAR DINHEIRO COM SEU SITE OU BLOG GANHAR DINHEIRO COM SEU SITE OU BLOG Ganhe dinheiro com seu blog.... Aposto que você já viu isso escrito em centenas de sites ou blogs e nunca conseguir atingir esse objetivo, aqui nesse ebook iremos abordar

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM A Tua Frase Poderosa Coaches Com Clientes: Carisma Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Neste pequeno texto pretendo partilhar contigo onde os coaches falham ao apresentarem-se

Leia mais

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de vendas de eben pagan Laila Vanetti - Agosto de 2014 Sequência de e-mails tem poder Vamos pensar em uma Carta de Vendas? E-mails Carta de Vendas Estrutura da carta

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO PROLEILOES.COM DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO SAIBA COMO PROCEDER COM UM IMÓVEL OCUPADO ARREMATADO EM LEILÃO INTRODUÇÃO Boa parte dos imóveis que vão a leilão público estão ocupados, ou seja,

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Situação Financeira Saúde Física

Situação Financeira Saúde Física Um dia um amigo me fez uma séria de perguntas, que me fez refletir muito, e a partir daquele dia minha vida vem melhorando a cada dia, mês e ano. Acreditando que todos temos um poder interno de vitória,

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Preciso anunciar mais...

Preciso anunciar mais... Na maioria dos projetos que participamos, temos certeza de que quando o empreendedor inicia um trabalho de CRM, ele busca sempre é por uma vantagem competitiva: uma equipe de vendas mais eficiente, processos

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 18-11-15 A ORAÇÃO MANISFESTA O PODER DE DEUS ATRAVÉS DE MIM Princípio: Quando eu oro, o poder de Deus se manifesta através de mim! Versículo: Ora, àquele que é poderoso para fazer

Leia mais

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. "A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz." Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz. Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2 "A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz." Steve Jobs Por Viva e Aprenda 2 Por Viva e Aprenda Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa O Segredo Das Ações"

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA:

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: CRESCENDO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE. 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Onde você estiver que haja LUZ. Ana Rique A responsabilidade por um ambiente

Leia mais

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 Remarketing é um recurso utilizado para direcionar anúncios personalizados para as pessoas que visitaram uma determinada página do seu site ou clicaram

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

C Por que é preciso fazer rápido o produto web?

C Por que é preciso fazer rápido o produto web? C Por que é preciso fazer rápido o produto web? Já falamos sobre algumas denições e requisitos para se ter uma startup. Depois falamos sobre como ter ideias de produtos para a startup e que essas ideias

Leia mais

Inventario de produtos

Inventario de produtos Inventario de produtos Parar o TAC. Gerar o inventario. Informações de erros na importação de produtos. Produtos sem código tributário associado. A posse de produtos no Thotau. Como corrigir as posses

Leia mais

3 Truques Para Obter Fluência no Inglês

3 Truques Para Obter Fluência no Inglês 3 Truques Para Obter Fluência no Inglês by: Fabiana Lara Atenção! O ministério da saúde adverte: Os hábitos aqui expostos correm o sério risco de te colocar a frente de todos seus colegas, atingindo a

Leia mais

Antes de tudo... Obrigado!

Antes de tudo... Obrigado! Antes de tudo... Obrigado! Eu, Luiz Felipe S. Cristofari, agradeço por ter baixado esse PDF. Criei esse material para ajudar você a ter mais sucesso com suas ideias na internet e fico muito feliz quando

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes

5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes 5 Dicas de E-mail marketing para iniciantes Meu nome é Gustavo Montanari, sou autor do blog rendaextrasemsegredos.com e um dos motivos pelo qual resolvi disponibilizar esse e-book na forma totalmente gratuita

Leia mais

análise da sequência de

análise da sequência de Laila Vanetti - Setembro de 2014 Laila Vanetti - Setembro de 2014 último encontro análise da sequência de vendas de Conrado adolpho 1º E-mail Conrado adolpho Assunto: O que fizemos aqui na Webliv... Oi,

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

08 Capital de giro e fluxo de caixa

08 Capital de giro e fluxo de caixa 08 Capital de giro e fluxo de caixa Qual o capital que sua empresa precisa para funcionar antes de receber o pagamento dos clientes? Como calcular os gastos, as entradas de dinheiro, e as variações de

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Meu resultado com SEO para Youtube

Meu resultado com SEO para Youtube SEO para Youtube - O Guia Definitivo O Youtube é a segunda maior fonte de pesquisas do mundo, perdendo apenas para o Google. Isso significa que estar no Youtube é uma grande oportunidade para você receber

Leia mais

Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social

Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social instituto fonte... Buscamos compreender como ocorrem os processos de desenvolvimento humano, organizacional e social e a arte de neles intervir. Buscamos potencializar a atuação de iniciativas sociais,

Leia mais

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência)

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência) Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em uma agência) MANUAL final2.indd 1 14/3/2006 23:19:58 Flávio Waiteman Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em

Leia mais

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos.

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos. Como eu ganho dinheiro com o meu blog Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Conheça agora as dicas e as formas que uso para ganhar dinheiro online. Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Antes de começar

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA

CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA 1 CONFLITO DE SER MÃE EMPREENDEDORA Quando nos tornamos mãe, sem dúvida nenhuma é a melhor coisa desse mundo. Nossos filhos nascem, curtimos muito eles, nos dedicamos exclusivamente e chega uma hora que

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Como-Funciona-Banco-Damus-Excel-Com-VBNet-Em-3-Idiomas

Como-Funciona-Banco-Damus-Excel-Com-VBNet-Em-3-Idiomas Como-Funciona-Banco-Damus-Excel-Com-VBNet-Em-3-Idiomas O objetivo desta revisão no Banco-Damus, foi acrescentar no software Excel existente o Visual Basic Net. Assim o usuário passa a ter mais facilidade

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Talvez, todos já saibam o que tenho a dizer aqui e não seja novidade, mas dizem que a Chave do Aprendizado é a Repetição."

Talvez, todos já saibam o que tenho a dizer aqui e não seja novidade, mas dizem que a Chave do Aprendizado é a Repetição. OPERAÇÕES INTRADAY: UMA ABORDAGEM SIMPLIFICADA. A motivação para escrever esse texto veio justamente para que pudesse padronizar todos os conceitos utilizados na metodologia empregada por mim, durante

Leia mais

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida.

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Será que já paramos e pensamos no que é o tempo? Podemos afirmar que o tempo é nossa própria vida. E a vida só é vivida no aqui e agora, no efêmero momento entre o passado

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Política de Afiliados

Política de Afiliados Política de Afiliados Obrigações do Produtor 1- Pagamento de R$1.000 a cada venda do Programa Expert Milionário que será gerenciada pela plataforma POST AFILIATE da produtora 2- Caso o afiliado venda mais

Leia mais

E-BOOK LINK DE OURO. DE: IMPÉRIO DO PTC PARA VOCÊ: CLICADOR Espalhe este ELO juntando-se ao nosso Grupo: IMPÉRIO DO PTC!

E-BOOK LINK DE OURO. DE: IMPÉRIO DO PTC PARA VOCÊ: CLICADOR Espalhe este ELO juntando-se ao nosso Grupo: IMPÉRIO DO PTC! E-BOOK LINK DE OURO DE: IMPÉRIO DO PTC PARA VOCÊ: CLICADOR Espalhe este ELO juntando-se ao nosso Grupo: IMPÉRIO DO PTC! (E-Book Link de Ouro! Mais um produto Império do PTC) Apresentação: Aqui você irá

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Frequentemente você utiliza certos termos que não

Frequentemente você utiliza certos termos que não 10 Não se distraia demais Frequentemente você utiliza certos termos que não dão o mínimo problema na hora da fala, mas que, na escrita, podem fazê-lo oscilar entre uma forma ou outra. Ainda há muita gente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

Apostila da Oficina. Aprenda a Investir na Bolsa de Valores

Apostila da Oficina. Aprenda a Investir na Bolsa de Valores Apostila da Oficina Aprenda a Investir na Bolsa de Valores O objetivo da Oficina é ensinar como começar a investir no mercado acionário. Então vamos iniciar recapitulando os passos básicos. A primeira

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

4Distribuição de. freqüência

4Distribuição de. freqüência 4Distribuição de freqüência O objetivo desta Unidade é partir dos dados brutos, isto é, desorganizados, para uma apresentação formal. Nesse percurso, seção 1, destacaremos a diferença entre tabela primitiva

Leia mais

Falhar em se preparar é se preparar para falhar. (Benjamin Franklin).

Falhar em se preparar é se preparar para falhar. (Benjamin Franklin). 1- Planejamento Falhar em se preparar é se preparar para falhar. (Benjamin Franklin). Planejamento é uma etapa administrativa que auxilia o administrador a perceber a realidade, avaliar ações e definir

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

Tutorial: Como fazer o backup (cópia) e a restauração de conteúdos no Moodle?

Tutorial: Como fazer o backup (cópia) e a restauração de conteúdos no Moodle? Tutorial: Como fazer o backup (cópia) e a restauração de conteúdos no Moodle? Olá, professor(a), Este tutorial tem o objetivo de lhe auxiliar na realização de backup do conteúdo de uma disciplina já oferecida,

Leia mais

Este documento visa facilitar e viabilizar a introdução ao módulo de Manufatura no Sistema

Este documento visa facilitar e viabilizar a introdução ao módulo de Manufatura no Sistema Este documento visa facilitar e viabilizar a introdução ao módulo de Manufatura no Sistema Execom!ERP, de maneira sucinta. Para maiores informações entrar em contato através das seguintes maneiras: Skype

Leia mais

Como se tornar uma consultora TOP em vendas. Diretora De Vendas Independente Mary kay Vanessa Gramari

Como se tornar uma consultora TOP em vendas. Diretora De Vendas Independente Mary kay Vanessa Gramari Como se tornar uma consultora TOP em vendas Diretora De Vendas Independente Mary kay Vanessa Gramari Primeiro Passo: Preparar a sua IMAGEM DE SUCESSO Você só tem uma única chance de causar uma primeira

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Palestra tudo O QUE VOCE sobre precisa entender Abundância & Poder Pessoal EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Como aprendemos hoje na palestra: a Lei da Atração, na verdade é a Lei da Vibracao. A frequência

Leia mais

Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas

Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas OBS: Tudo que estiver nessa formatação: [vermelho] são os espaços onde você deve preencher com informações pertinentes ao seu projeto (avatar,

Leia mais

VOCÊ SABE O QUE É UM GUEST POST? by Eliel Nogueira

VOCÊ SABE O QUE É UM GUEST POST? by Eliel Nogueira VOCÊ SABE O QUE É UM GUEST POST? by Eliel Nogueira VOCÊ SABE O QUE É UM GUEST POST? Para quem não esta habituado com o nome Guest Post, é nada mais que você postar conteúdos como convidado em sites ou

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais