A equipe Rodetas Robô Clube agradece e deseja boa sorte a todos os participantes!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A equipe Rodetas Robô Clube agradece e deseja boa sorte a todos os participantes!"

Transcrição

1

2 PROCESSO SELETIVO EQUIPE RODETAS ROBO CLUBE 2017 O que buscamos? Pessoas com vontade de crescer, determinação e atitude que tenham paixão pelo que fazem e juntos aprendam a amar e a defender a Equipe Rodetas e a UFOP por toda América Latina! O que é preciso para se tornar um membro da Equipe Rodetas? Não exigimos necessariamente conhecimentos específicos, queremos pessoas que demonstrem atitude e ideias inovadoras, que façam do Rodetas sua família, tenham comprometimento e garra para superar os empecilhos e buscar alternativas para todos os desafios que hão de vir! Quais cursos estão aptos a participar deste processo seletivo? O Rodetas apoia e defende a inclusão, então pessoas de qualquer curso poderão participar deste processo seletivo, escolhendo dentre as 4 áreas que oferecemos aquela onde mais se encaixa, tem maior aptidão ou gosto em trabalhar e desenvolver um projeto inovador. Em quais áreas posso participar? Neste processo seletivo estamos ofertando vagas para nossas quatro áreas de trabalho: Eletrônica: Criação e produção de PCI (Placa de circuito impresso), desenvolvimento de novas tecnologias a serem usadas pela equipe, realização de controle PID, soldagem de componentes, etc. Estrutura Mecânica: Criação e produção de toda estrutura física do robô, desenvolvimento em software de protótipos e estudos de novas possibilidades a serem implementadas pela equipe e que possam melhorar constantemente todo desempenho de nossos robôs. Programação: Desenvolvimento e aperfeiçoamento de todo software da equipe Rodetas, processamento de imagem, código de movimentação, estratégias de jogo, etc. Organização e Marketing: Organização de todo trabalho, divulgação da Equipe e administração de participação em projetos e eventos. Planejamento de datas e ideias para alocação de recursos e componentes para o devido funcionamento e crescimento da equipe. Não definimos número mínimo ou máximo de ingressantes nesse processo, então dê o seu melhor porque é isso que definira ou não o seu ingresso na equipe! Como participar? As inscrições estarão abertas a partir do dia 24/01 até o dia 13/02 em nosso site: Duvidas? Você pode entrar em contato conosco a qualquer momento para qualquer esclarecimento através de nosso site ( nossa página oficial no facebook( pessoalmente no laboratório de Tecnologias Industriais da Escola de Minas ou diretamente com qualquer um dos membros! A equipe Rodetas Robô Clube agradece e deseja boa sorte a todos os participantes!

3 UM POUCO SOBRE A EQUIPE RODETAS ROBO CLUBE 24/01/2017 OBJETIVO Fundada em 2011 na Universidade Federal de Ouro Preto a Equipe Rodetas Robô Clube está presente anualmente na Competição Latino-Americana de robótica (LARC) e na Competição Brasileira de Robótica (CBR), sendo este o maior e mais relevante evento da área de tecnologia e robótica no Brasil. A LARC é uma competição internacional onde estudantes de várias universidades participam de competições com robôs autônomos em diversas categorias: futebol, serviços domésticos, resgate, dança, serviços de logística, entre outras. Entre as categorias em que se é possível competir na LARC, está a de Futebol de Robôs Very Small Size. Tal categoria consiste em partidas de futebol entre dois times compostos por três robôs jogadores. Existem normas para as dimensões de construção dos robôs e também há regras a serem seguidas durante a execução das partidas. HISTÓRICO DA EQUIPE Figura 1: Equipe Rodetas Campeã LARC 2013 Arequipa (Peru) A equipe Rodetas de futebol de robôs surgiu em 2011 na Universidade Federal de Ouro Preto, com o intuito de ser um projeto de pesquisa visando a aplicação de práticas de automação e controle no campo da robótica. O time consiste basicamente de robôs autônomos que não sofrem nenhuma interferência humana durante as partidas de futebol. Em 2012, participando de sua primeira competição, a equipe Rodetas conseguiu a segunda colocação na Competição Latino-Americano de Robótica (LARC), derrotando equipes já consagradas e tradicionais do campeonato. O ano seguinte foi de muito estudo e aprimoramento em todas as áreas da equipe, com destaque para os setores de estrutura, eletrônica e programação. O resultado veio no mesmo ano, quando a equipe consagrou-se campeã da Competição Latino Americana de Robótica de Até então, a equipe Rodetas recebia suporte financeiro tanto da Universidade Federal de Ouro Preto quanto da Fundação Gorceix, possibilitando a compra de material atualizado e competitivo para o desenvolvimento dos robôs. Entretanto, a partir de 2014 os auxílios se tornaram cada vez mais escassos, o que prejudicou bastante o crescimento do projeto e impediu que atualizações fossem feitas nos robôs, com o objetivo de torna-los mais competitivos em relação às outras equipes participantes dos campeonatos. No ano de 2015, a falta de verba destinada à equipe continuou. Sendo assim, os integrantes do projeto passaram a contribuir mensalmente com um valor para possibilitar o aprimoramento dos robôs, e é dessa forma que a equipe tem se mantido e evoluído desde então. Figura 2: Equipe Rodetas Vice-Campeã LARC 2012 Fortaleza (CE) A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original. Albert Einstein.

4 PROJETO: FUTEBOL DE ROBÔS O QUE É? O futebol de robôs propicia um ambiente com condições para a validação de diversos assuntos relacionados à robótica, como inteligência artificial, visão computacional, eletrônica, etc. Além disso, atrai grande interesse por parte de jovens estudantes de cursos de tecnologia. Partindo dessa perspectiva, a pesquisa e desenvolvimento de futebol entre robôs possibilita o surgimento de um sentimento de ciência e tecnologia nas universidades, incentivando o estudo e aprofundamento das questões tecnológicas. Um time de futebol de robôs consiste em uma coleção de robôs autônomos capazes de reconhecer o ambiente onde estão inseridos, no caso o campo de futebol e seus pontos de referência, e os objetos pertencentes a este ambiente, a bola, os outros veículos que compõem o time e os adversários. Estes dispositivos devem ainda ser capazes de representar o ambiente, estabelecer metas, planejar e executar ações para atingir tais metas. Em se tratando de um jogo de equipe, além do caráter autônomo, os jogadores de um time de futebol de robôs devem ser capazes de interagir com os outros jogadores do time para estabelecer objetivos coletivos, metas globais, planejar, alocar tarefas aos demais integrantes do time, sincronizar as ações de forma a imprimir ao time um perfil cooperativo. A equipe Rodetas de futebol de robôs surgiu em 2011 na Universidade Federal de Ouro Preto e desde então trabalha e estuda para se tornar mais competitiva em competições nacionais e internacionais. A equipe compete na categoria Very Small Size de futebol de robôs. Tal categoria consiste em partidas de futebol entre dois times compostos por três robôs jogadores. Existem normas para as dimensões de construção dos robôs e também há regras a serem seguidas durante a execução das partidas. O QUE É UM ROBÔ AUTÔNOMO JOGADOR DE FUTEBOL? O mundo caminha para uma interação cada vez maior com os robôs, cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia. Muitas dessas aplicações estão ligadas ao tema da robótica autônoma móvel, sendo essa a premissa inicial de funcionamento dos robôs criados pela equipe. Os robôs não podem ser controlados de maneira alguma, sendo totalmente independentes e capazes de tomar decisões em tempo real durante uma partida de futebol. Os robôs que compõem a equipe Rodetas conseguem identificar situações no jogo e agir de acordo com determinadas condições e características da partida, sendo previamente programados e construídos para isso. Figura 3: Partida disputada entre a Equipe Rodetas e a Equipe Pequi da UFG LARC 2015 Vídeo disponível em:

5 TRABALHO SOCIAL Rodetas EJA Durante o ano de 2013, a equipe desenvolveu um projeto voluntário de extensão juntamente com o projeto EJA (Ensino de Jovens e Adultos) na Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa, em Ouro Preto (MG), que consistia em lecionar noções de robótica básica a adultos e jovens estudantes do EJA. Utilizando o kit didático de robótica LEGO MINDSTORMS, os alunos foram apresentados a conceitos fundamentais de lógica e programação, conteúdo inédito para todos aqueles participantes das aulas. Em 2014, a equipe foi visitada pela produção do programa Ligado na Ciência da Rede Minas, que entrevistou alguns dos alunos participantes do projeto EJA e da Equipe Rodetas. Figura 4 - Mostra cientifica organizado pelos alunos do programa Rodetas EJA Projetos como este estão proporcionando a ex -membros da equipe uma visibilidade maior no mercado de trabalho, além de que alguns membros já possuem experiência internacional adquirida em intercâmbios. O processo seletivo 2015 que se deu por meio de dinâmicas de grupo, palestras e mesas de discussão proporcionou a entrada de novos membros, renovando e aprimorando a equipe, fazendo com que o projeto melhorasse, principalmente em questões de organização (aumentando e definindo os grupos de pesquisa, de extensão social e de gestão). UFOP desce o morro Projeto social organizado por alunos da própria universidade. O projeto visa uma maior integração da comunidade de Ouro Preto com a instituição, levando até as escolas locais os projetos realizados na Universidade. Campus Aberto A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) abre os portões do campus Morro do Cruzeiro para receber alunos e moradores da região de Mariana e Ouro Preto. Com diversas atrações que visam práticas de lazer e convivência, o evento Campus Aberto procura gerar reflexão sobre as amplas possibilidades democráticas de utilização do campus. Mostra de profissões da UFOP O evento tem por objetivo apresentar a toda a comunidade, em especial aos alunos do 3º ano do Ensino Médio de todo o país, os 46 cursos presenciais oferecidos pela UFOP e os 5 cursos à distância. Semana de ciência e tecnologia IFMG Ouro Preto O Rodetas tem orgulho de participar da sua primeira semana nacional de ciência e tecnologia oferecida pelo IFMG Ouro Preto a ser realizada sua nona edição em No ano anterior o destaque se deu pela palestra de abertura oferecida por Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro. Figura 5 - Rodetas presente no evento "UFOP desce o morro".

6 Fórum de ciências e tecnologia da Escola de Minas O Fórum de Ciência e Tecnologia Escola de Minas - FCTEM constitui um ambiente de debates e apresentação de trabalhos científicos e inovação tecnológica congregando as lideranças empresariais e acadêmicas, assim como intelectuais e empreendedores/inovadores. Neste espaço foram discutidas questões e desafios urgentes de ciência, tecnologia e educação enfrentados pela sociedade e em especial a pesquisa na universidade e na indústria. O compromisso fundamental do Fórum é com a divulgação da ciência e tecnologia, com o desenvolvimento da inovação tecnológica, com a melhoria da qualidade do ensino e pesquisa. Além disso, pretende-se promover o engajamento dos membros da comunidade acadêmica e empresarial em iniciativas setoriais específicas. Em 2016 contou com a participação de empresas parceiras como VALE, GERDAU, Arcelor Mittal, Anglo Gold, GeoSol e Fundação Gorceix. RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES DO COORDENADOR A professora Dra Karla Boaventura Pimenta Palmieri está como professora adjunta no Departamento de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Ouro Preto desde 2004, onde atua como professora, coordenadora do Laboratório de Tecnologias Industriais, orientadora de trabalhos de conclusão de curso, iniciação cientifica, organiza eventos culturais entre os profissionais da área e os alunos do curso para enriquecer o conhecimento. Concluiu sua graduação em Engenharia Elétrica na Universidade de Uberaba em Em 1999, obteve o mestrado em automação pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira UNESP. Em 2003, concluiu o doutorado sanduíche na área de robótica pela Universidade Estadual de Campinas na Faculdade de Engenharia Mecânica e Supelec França. No mesmo ano participou do programa da FAPEMIG como pesquisador visitante no Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto durante um ano. COMPETIÇÃO 2016 XIII Latin American Robotics Competition (LARC) e Competição Brasileira de Robótica (CBR) Realizada durante os dias 9 a 12 de outubro de 2016 em Recife, Pernambuco. Nos encontramos no meio de um processo didático que já vem sendo trabalhado há 5 anos e que tem como objetivo principal contemplar a formação de todos os indivíduos envolvidos com o projeto. Neste ano contamos com uma nova estrutura, totalmente remodelada de forma compacta e pratica, uma nova PCI (Placa de circuito impresso) mais robusta e melhor disposta, com um software melhorado e uma interface de testes e de jogo totalmente nova. Figura 6: Novidades equipe Rodetas versão 2016 Simulador de estratégias (1), PCI (2), Estrutura (3) e Interface de jogo (4)

7 Rodetas Robô Clube Rua Diogo de Vasconcelos 122, Centro. Ouro Preto/MG, CEP Departamento de Engenharia de Controle e Automação DECAT rodetas.ufop@gmail.com Facebook: Figura 7 Equipe Rodetas, LARC Recife / PE Fale conosco Coordenadora: Profa. Dra. Karla Boaventura Palmieri Laboratório de Tecnologias Industriais Contato dos Alunos: Sávio: Érica: Alexandre: rodetas.ufop@gmail.com Integrantes da Equipe João Paulo Ferreira Érica Silva Pinto Manoel Stilpen Alexandre Magno de S. Thiago Filho Hugo Vinícius dos Santos Sávio Nazareno Júnior

Processo Seletivo da Equipe USPDroids

Processo Seletivo da Equipe USPDroids Processo Seletivo da Equipe USPDroids USPDroids Laboratório de Aprendizado de Robôs - ICMC - USP USPDroids (LAR - ICMC) USPDroids 1 / 37 Introdução Sumário 1 Introdução 2 Visão 3 Estratégia 4 Eletrônica

Leia mais

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DE ROBÓTICA. NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DE ROBÓTICA PROF ALEXANDRE LINHARES CEFET MG Unidade ARAXÁ

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DE ROBÓTICA. NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DE ROBÓTICA PROF ALEXANDRE LINHARES CEFET MG Unidade ARAXÁ NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DE ROBÓTICA NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DE ROBÓTICA PROF ALEXANDRE LINHARES CEFET MG Unidade ARAXÁ CRENÇAS 1 ( ENTRADAS E BANDEIRAS ) A instituição necessita estruturar e formalizar

Leia mais

Viabilizando projetos. Jorge Augusto Lopes Gonçalves

Viabilizando projetos. Jorge Augusto Lopes Gonçalves Viabilizando projetos Jorge Augusto Lopes Gonçalves Eu: Aluno de engenharia de computação - UFG. Entusiasta em vários projetos ligados a área de tecnologia e educação. Participação em torneios de robótica,

Leia mais

SISTEMA DE VISÃO COMPUTACIONAL DO TIME DE FUTEBOL DE ROBÔS DO INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS CÂMPUS MUZAMBINHO

SISTEMA DE VISÃO COMPUTACIONAL DO TIME DE FUTEBOL DE ROBÔS DO INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS CÂMPUS MUZAMBINHO SISTEMA DE VISÃO COMPUTACIONAL DO TIME DE FUTEBOL DE ROBÔS DO INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS CÂMPUS MUZAMBINHO 1 Leonardo de S. VIEIRA 2 ; Heber R. MOREIRA 3 ; João M. RIBEIRO RESUMO O desenvolvimento

Leia mais

SISTEMA DE NAVEGAÇÃO PARA UM ROBÔ BASEADO EM SENSOR MAGNÉTICO

SISTEMA DE NAVEGAÇÃO PARA UM ROBÔ BASEADO EM SENSOR MAGNÉTICO SISTEMA DE NAVEGAÇÃO PARA UM ROBÔ BASEADO EM SENSOR MAGNÉTICO Alessandra Mayara Buso de Souza (PIBIC/CNPq-UTFPR), e-mail: alessandrabuso@hotmail.com, Marcos Vallim (Orientador), e-mail: mvallim@utfpr.edu.br.

Leia mais

SIMULADOR DO ROBÔ ARM

SIMULADOR DO ROBÔ ARM SIMULADOR DO ROBÔ ARM-7220-4 Vinicius Ferreira da Silva Bianchi Grilo 1 Lindolpho Oliveira de Araújo Júnior 2 PALAVRAS-CHAVE: robótica; simulação; acesso remoto 1. INTRODUÇÃO O estudo da robótica está

Leia mais

PARTE I - IDENTIFICAÇÃO

PARTE I - IDENTIFICAÇÃO Serviço Público Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo FORMULÁRIO-SÍNTESE DA PROPOSTA - SIGProj

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Campus Joinville. Projeto Equipe CEM Asas

Universidade Federal de Santa Catarina Campus Joinville. Projeto Equipe CEM Asas Universidade Federal de Santa Catarina Campus Joinville Projeto Equipe CEM Asas 2013 Desde 1986 a SAE (Society of AutomotiveEngineers) organiza, nos Estados Unidos, a competição SAE AeroDesign, na qual

Leia mais

EDITAL 01/2018 Processo seletivo de bolsista para o Núcleo de Educação Inclusiva (NEI)

EDITAL 01/2018 Processo seletivo de bolsista para o Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) EDITAL 01/2018 Processo seletivo de bolsista para o Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) O Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da da torna pública a seleção de 3 (três) estudantes de graduação para atuar

Leia mais

Feira do Empreendedor

Feira do Empreendedor Feira do Empreendedor 2018 O Sebrae O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos

Leia mais

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação. Criação de um Clube de Eletrônica no Câmpus de Ilha Solteira - UNESP

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação. Criação de um Clube de Eletrônica no Câmpus de Ilha Solteira - UNESP PROEX - Projeto de Extensão Universitária Página 1 Modalidade: Trâmite Atual: Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação Ano Base: 2017 Título: Coordenador: Lattes: Unidade:

Leia mais

ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UM BRAÇO ROBÓTICO VESTÍVEL UTILIZANDO LEGO MINDSTORMS RESUMO

ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UM BRAÇO ROBÓTICO VESTÍVEL UTILIZANDO LEGO MINDSTORMS RESUMO ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UM BRAÇO ROBÓTICO VESTÍVEL UTILIZANDO LEGO MINDSTORMS Luiz F. A. RODRIGUES 1 ; Rodolfo F. BECKER 2 ; Heber R. MOREIRA 3 RESUMO Atualmente, a ciência está cada vez mais extinguindo

Leia mais

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Período: Maio de 2017 a abril de 2019.

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Período: Maio de 2017 a abril de 2019. PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Período: de a abril de. Porto Alegre, 18 de janeiro de. SUMÁRIO 1 Introdução... 3 2 Diretrizes e Plano de Metas...

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo 1. Identificação Docente: 5501488-Clever Ricardo Guareis de Farias Unidade: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Departamento: Computação e Matemática Função: Prof Jornada: RDIDP

Leia mais

Relatório final: "Desafio Baja"

Relatório final: Desafio Baja Relatório final: "Desafio Baja" Equipe TEC Ilha Baja Autor: Fernando Vendramini Riedel, (RA 132055244), e-mail: fernandoriedel@hotmail.com Co-Autor: Leonardo Olbrick Rodrigues Menossi, (RA 131051172) e-mail:

Leia mais

Desenvolvimento do projeto

Desenvolvimento do projeto PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - Relatório Final Página 1 Desenvolvimento do projeto Conclusão do relatório final 22/01/2016 Título Desafio BAJA SAE O projeto foi executado? Avaliação do

Leia mais

Placa Eletrônica para Robôs Móveis

Placa Eletrônica para Robôs Móveis Projeto de iniciação científica Placa Eletrônica para Robôs Móveis Orientador: Flavio Tonidandel Departamento: Engenharia Elétrica Candidato: Luiz Roberto Alves Pereira N FEI: 11.206.231-0 Início: Fevereiro

Leia mais

Seja um Parceiro Premier da SBEB

Seja um Parceiro Premier da SBEB Apoie o desenvolvimento e divulgação da Engenharia Biomédica no Brasil Seja um Parceiro Premier da SBEB www.sbeb.org.br Conheça a Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica www.sbeb.org.br www.facebook.com/sbeb.org.br

Leia mais

Organização. Apoio Institucional

Organização. Apoio Institucional Organização Apoio Institucional Preserva Júnior Projetos e Consultoria Ambiental e Sanitária UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Departamento de Engenharia Bloco I Campus Universitário CEP 37200-000 Lavras-MG

Leia mais

Iniciação Científica no INATEL

Iniciação Científica no INATEL Iniciação Científica no INATEL 2018 / 1º. Semestre Profa. Rosanna Coordenadora do Programa de IC Inatel rosannas@inatel.br ic@inatel.br Objetivo O que é Iniciação Científica? Quais são as oportunidades

Leia mais

EDITAL SOROCABA, 22 DE AGOSTO DE 2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO LÍDER EMPRESA JÚNIOR

EDITAL SOROCABA, 22 DE AGOSTO DE 2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO LÍDER EMPRESA JÚNIOR EDITAL 2017.2 SOROCABA, 22 DE AGOSTO DE 2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO LÍDER EMPRESA JÚNIOR Movimento Empresa Júnior O Movimento Empresa Júnior surgiu na França em 1967, e veio para o Brasil em 1988,

Leia mais

A SBC e o Avanço Tecnológico e Social do Brasil

A SBC e o Avanço Tecnológico e Social do Brasil A SBC e o Avanço Tecnológico e Social do Brasil Flávia Maristela Santos Nascimento Professora e Atual Coordenadora de ADS Representante Institucional na SBC Agenda Apresentando a Sociedade Brasileira de

Leia mais

CLIPAGEM IMPRESSO. Cliente: CURSO DE ROBÓTICA COLÉGIO SANTA EMÍLIA

CLIPAGEM IMPRESSO. Cliente: CURSO DE ROBÓTICA COLÉGIO SANTA EMÍLIA Os robôs humanoides são a maior atração da competição: o objetivo dos organizadores é criar um time capaz de jogar contra atletas de carne e osso. Foto: Jeans Wolf/AFP Photo Não são só os atletas das seleções

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CHAMADA PÚBLICA PROGRAD/UFOP 01/2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CHAMADA PÚBLICA PROGRAD/UFOP 01/2015 CHAMADA PÚBLICA PROGRAD/UFOP 01/2015 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (PROGRAD/UFOP) convida, por meio desta Chamada Pública, os professores e demais interessados da comunidade

Leia mais

CENTRO UNIVERSITARIO DA FEI PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SIMULADOR DE FÍSICA APLICADO AO FUTEBOL DE ROBÔS RELATÓRIO INICIAL

CENTRO UNIVERSITARIO DA FEI PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SIMULADOR DE FÍSICA APLICADO AO FUTEBOL DE ROBÔS RELATÓRIO INICIAL SIMULADOR DE FÍSICA APLICADO AO FUTEBOL DE ROBÔS RELATÓRIO INICIAL Aluno: André de Oliveira Santos Número FEI: 12.109.144-1 Orientador: Flavio Tonidandel Departamento de Ciência da Computação Inicio: Agosto

Leia mais

EDITAL I LIGA NACIONAL DE ROBOCODE

EDITAL I LIGA NACIONAL DE ROBOCODE EDITAL I LIGA NACIONAL DE ROBOCODE A Liga Robocode 2016 constitui a I Competição Nacional de Robocode cadastrada no repositório de desenvolvimento oficial do Robocode (http://robocode.sourceforge.net em

Leia mais

COMUNICADO Nº 051 QUADRO DE VAGAS Nº 07

COMUNICADO Nº 051 QUADRO DE VAGAS Nº 07 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS REITORIA GABINETE DO REITOR Avenida Professor Mário Werneck,

Leia mais

CHC Jr. Empresa Júnior Integrada IFMG Campus Formiga

CHC Jr. Empresa Júnior Integrada IFMG Campus Formiga EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CHC JR. 2018/1 A torna pública, por meio deste edital, a abertura do processo seletivo destinado a selecionar novos membros para o segundo semestre de 2018. 1 Das Disposições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO I CURSO DE INVERNO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (CINCIPHARMA) DA PÓS-GRADUAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO I CURSO DE INVERNO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (CINCIPHARMA) DA PÓS-GRADUAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO I CURSO DE INVERNO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (CINCIPHARMA) DA PÓS-GRADUAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO Edital de seleção 2019 A Comissão Organizadora do I Curso de Inverno

Leia mais

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC

ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC ANEXO I PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC 1. IDENTIFICAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS 1.1 Campus: 1.2 Diretor Geral: 1.3 E-mail: 1.4 Telefone: 1.5 Diretor de Ensino: 1.6 E-mail: 1.7 Telefone: 1.8 Coordenador de Extensão:

Leia mais

Política de Acompanhamento de Egressos da FANAP

Política de Acompanhamento de Egressos da FANAP Política de Acompanhamento de Egressos da FANAP A Política de Acompanhamento de Egressos (PAE) da FANAP constitui instrumento que possibilita continuada avaliação da instituição, por meio do desempenho

Leia mais

TDP do time RECIFE SOCCER Futebol SPL

TDP do time RECIFE SOCCER Futebol SPL 1 TDP do time RECIFE SOCCER Futebol SPL Gabriel Alves da Silva 1, Paulo Martins Monteiro 2, Pedro Ferreira da Silva Junior 3, Simone Gomes Zelaquett 4, Tasso Luís Oliveira de Moraes 5. Resumo Este artigo

Leia mais

FAI - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR EM GESTÃO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

FAI - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR EM GESTÃO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO FAI - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR EM GESTÃO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Desafio SEBRAE 2011 Regulamento para participação dos alunos da FAI no Jogo de Empresas Desafio SEBRAE. SANTA RITA DO SAPUCAÍ - MG 2011........................

Leia mais

Sistema de Reconhecimento de Robôs da categoria Small Size de Futebol de Robôs da FEI RoboFEI

Sistema de Reconhecimento de Robôs da categoria Small Size de Futebol de Robôs da FEI RoboFEI Projeto de iniciação científica Sistema de Reconhecimento de Robôs da categoria Small Size de Futebol de Robôs da FEI RoboFEI Orientador: Flavio Tonidandel Departamento: Ciência da Computação Candidato:

Leia mais

Quem somos? História. Mais informações acessem:

Quem somos? História. Mais informações acessem: Quem somos? História A equipe de Robótica Asimov é uma equipe brasileira de robótica educacional formada por estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo Ifes Campus Colatina. Ela foi fundada no inicio

Leia mais

LEGO Mindstorm e suas aplicações

LEGO Mindstorm e suas aplicações Palestrante: Bruno César Prado Email: bu_prado@msn.com Professores: Prof. Maria das Graças Bruno Marietto Prof. Wagner Tanaka Botelho CMCC Centro de Matemática, Computação e Cognição http://www.youtube.com/watch?v=5xva2lfds18

Leia mais

PROJETO DE APRESENTAÇÃO DA IV SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA (IV SAEAC)

PROJETO DE APRESENTAÇÃO DA IV SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA (IV SAEAC) PROJETO DE APRESENTAÇÃO DA IV SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA (IV SAEAC) IV Semana Acadêmica de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - III SAEAC UNIVERSIDADE FEDERAL DE

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS SCRATCH E KTURTLE NO ENSINO E PRATICA DA INFORMATICA

A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS SCRATCH E KTURTLE NO ENSINO E PRATICA DA INFORMATICA Patrocínio, MG, junho de 2017 A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS SCRATCH E KTURTLE NO ENSINO E PRATICA DA INFORMATICA Clanderlei Pereira de Souza (IFTM Campus Uberlândia Centro) 1 Walteno Martins Parreira Júnior

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM EXCELÊNCIA OPERACIONAL NA ÁREA DA SAÚDE

Leia mais

RELATÓRIO FINAL PROJETO DE EXTENSÃO LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA DIGITAL

RELATÓRIO FINAL PROJETO DE EXTENSÃO LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA DIGITAL UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA RELATÓRIO FINAL PROJETO DE EXTENSÃO LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA DIGITAL JEFFERSON BORGES DE BRITO

Leia mais

Trabalho desenvolvido a partir da experiência de Extensão Universitária no Projeto Física para Todos" da Unijuí. 2

Trabalho desenvolvido a partir da experiência de Extensão Universitária no Projeto Física para Todos da Unijuí. 2 OFICINAS DE ROBÓTICA: UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VINCULADA AO FÍSICA PARA TODOS 1 ROBOTICS WORKSHOPS: A UNIVERSITY EXTENSION ACTIVITY LINKED TO THE PHYSICS FOR ALL Leonardo Armando Frizzo

Leia mais

Sociedade Esportiva PALMEIRAS Basquete. Plano de Patrocínio Marketing Avançado Prof. João Henrique Areias

Sociedade Esportiva PALMEIRAS Basquete. Plano de Patrocínio Marketing Avançado Prof. João Henrique Areias Sociedade Esportiva PALMEIRAS Basquete Plano de Patrocínio Marketing Avançado Prof. João Henrique Areias O CLUBE O Palmeiras tem a 5ª maior torcida do Brasil com aproximadamente 5%. 2014 será o ano do

Leia mais

Descritivo Combo 4 (Conjunto de 4 kits Modelix Marte Plus)

Descritivo Combo 4 (Conjunto de 4 kits Modelix Marte Plus) Aspectos Gerais do Produto: Descritivo Combo 4 (Conjunto de 4 kits Modelix Marte Plus) A Modelix Robotics oferece neste kit a maneira mais fácil e econômica para que a escola implante robótica. Ele permite

Leia mais

MINIEMPRESA Pedro II - Humaitá

MINIEMPRESA Pedro II - Humaitá MINIEMPRESA Pedro II - Humaitá QUEM SOMOS A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de formação empreendedora para jovens em idade escolar no mundo. Criada em 1919, nos Estados Unidos, é

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - EAD

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - EAD GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - EAD Com o advento da indústria 4.0, há uma crescente demanda de profisisonais com habilidades de desenvolver dispositivos e softwares para as mais variadas áreas

Leia mais

PROGRAMA DE TREINAMENTO DE VOLEIBOL DESTINADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

PROGRAMA DE TREINAMENTO DE VOLEIBOL DESTINADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA PROGRAMA DE TREINAMENTO DE VOLEIBOL DESTINADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA Vitor Hugo Fernando de Oliveira, Flávio da Rosa Júnior, Fábio Santos Mello Acadêmicos do Curso de Educação Física da UFSC Juarez

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO DualTek

PLANO DE NEGÓCIO DualTek PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/7 PLANO DE NEGÓCIO DualTek Gillie Pivetta (gilliepivetta@gmail.com) Carlos Eduardo Bertagnolli (carlosb@live.com) Informações - Sócios Foto dos Sócios Informações do Sócio - Presidente

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL Nº 02/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais torna público o presente

Leia mais

EDITAL CONJUNTO Nº 01/2016

EDITAL CONJUNTO Nº 01/2016 EDITAL CONJUNTO Nº 01/2016 O Diretor da Anhanguera de Limeira, Prof. Me. Marco Antonio Torres e Diretor da Anhanguera de Piracicaba, Prof. Me. Manoel Marcelo da Silva Francisco, no uso de suas atribuições

Leia mais

Carta ao Patrocinador

Carta ao Patrocinador Carta ao Patrocinador Equipe FEI AeroDesign 2017 Resumo A competição SAE AeroDesign ocorre nos Estados Unidos desde 1986, tendo sido concebida e realizada pela SAE Internacional, sociedade que deu origem

Leia mais

SAGA ARENA 2017 REGULAMENTO PARA O TORNEIO DE NARUTO SHIPPUDEN ULTIMATE NINJA STORM 4 1. REGRAS GERAIS

SAGA ARENA 2017 REGULAMENTO PARA O TORNEIO DE NARUTO SHIPPUDEN ULTIMATE NINJA STORM 4 1. REGRAS GERAIS SAGA ARENA 2017 REGULAMENTO PARA O TORNEIO DE NARUTO SHIPPUDEN ULTIMATE NINJA STORM 4 1. REGRAS GERAIS 1.1 O torneio de NARUTO SHIPPUDEN ULTIMATE NINJA STORM 4 é aberto para todo e qualquer interessado.

Leia mais

RESUMO EXPANDIDO DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DE UM ROBÔ AUTÔNOMO PARA FINS SOCIAIS, TECNOLÓGICOS E COMPETITIVOS

RESUMO EXPANDIDO DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DE UM ROBÔ AUTÔNOMO PARA FINS SOCIAIS, TECNOLÓGICOS E COMPETITIVOS RESUMO EXPANDIDO DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURAÇÃO E PROGRAMAÇÃO DE UM ROBÔ AUTÔNOMO PARA FINS SOCIAIS, TECNOLÓGICOS E COMPETITIVOS Autores : Lucas Eduardo Koch ERNZEN, Jessé de PELEGRIN Identificação autores:

Leia mais

PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS

PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS Venha fazer parte do maior evento de Gestão, Projetos e Liderança da América Latina! pmi.org pmisp.org.br Este documento é uma evolução baseada nas boas práticas realizadas

Leia mais

REGULAMENTO. b. Proporcionar novos desafios aos estudantes e melhorar seus conhecimentos na área.

REGULAMENTO. b. Proporcionar novos desafios aos estudantes e melhorar seus conhecimentos na área. REGULAMENTO 1ª Maratona de Programação Intercampi do IFMG 1. Objetivos 1.1 A 1ª Maratona de Programação Intercampi do IFMG é uma iniciativa dos professores dos cursos da área de computação e áreas afins

Leia mais

Nathanna da Silva SALES¹; Juliana da Fonseca MIGOTTO²; Marina de Oliveira MARQUES²; Giovanna Castro ARAÚJO²; Celso José de MOURA³.

Nathanna da Silva SALES¹; Juliana da Fonseca MIGOTTO²; Marina de Oliveira MARQUES²; Giovanna Castro ARAÚJO²; Celso José de MOURA³. RECEPÇÃO CALOUROSA 2010 PROJETO DE ENSINO DESENVOLVIDO PELO GRUPO PET (PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL) DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Nathanna da Silva SALES¹; Juliana da Fonseca

Leia mais

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação. Criação de um Clube de Eletrônica no Câmpus de Ilha Solteira - UNESP

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação. Criação de um Clube de Eletrônica no Câmpus de Ilha Solteira - UNESP PROEX - Projeto de Extensão Universitária Página 1 Modalidade: Trâmite Atual: Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação Ano Base: 2016 Título: Coordenador: Lattes: Unidade:

Leia mais

CURSOS DE COMPUTAÇÃO DA UEPG COM AÇÕES EXTENSIONISTAS NO ENSINO MÉDIO E EM ENTIDADE ASSISTENCIAL

CURSOS DE COMPUTAÇÃO DA UEPG COM AÇÕES EXTENSIONISTAS NO ENSINO MÉDIO E EM ENTIDADE ASSISTENCIAL 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO CURSOS DE COMPUTAÇÃO DA UEPG COM AÇÕES EXTENSIONISTAS

Leia mais

EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação

EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação EDUCAÇÃO 4.0: conheça quais são as mudanças da nova educação Estamos presenciando as inovações tecnológicas da Indústria 4.0 em diversas situações no modo como vivemos. Nesse novo modelo, a tecnologia

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO BRANCO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

Leia mais

sigp.org.br pmisp.org.br PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS

sigp.org.br pmisp.org.br PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS sigp.org.br pmisp.org.br PORTFÓLIO DE PATROCÍNIOS E PARCERIAS Este documento é uma evolução baseada nas boas práticas realizadas pela IN - Integração Nacional, Chapters PMI no Brasil. Nele você vai encontrar

Leia mais

PROGRAMA JOVEM RESTAURADOR - RESTAURAÇÃO de VEÍCULOS ANTIGOS

PROGRAMA JOVEM RESTAURADOR - RESTAURAÇÃO de VEÍCULOS ANTIGOS PROGRAMA JOVEM RESTAURADOR - RESTAURAÇÃO de VEÍCULOS ANTIGOS OBJETIVO OFERECER à JOVENS de BAIXA RENDA o CURSO de RESTAURAÇÃO de VEÍCULOS ANTIGOS, 1º da AMÉRICA LATINA, em SUAS 06 CATEGORIAS: Funilaria;

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº.9, DE 9//00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 0-000 Tel: ()-09 - Site: www.formiga.ifmg.edu.br Matriz Curricular FGGCOMP -

Leia mais

Resumo de algumas atividades realizadas pelo Ramo Estudantil IEEE UNESP Ilha Solteira. nos anos de /1

Resumo de algumas atividades realizadas pelo Ramo Estudantil IEEE UNESP Ilha Solteira. nos anos de /1 Resumo de algumas atividades realizadas pelo Ramo Estudantil IEEE UNESP Ilha Solteira nos anos de 2016-2017/1 1. CURSOS 1.1) Grupo de Idiomas 2016/1 o Data: Primeiro semestre de 2016; o Organização: Ramo

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO

EDITAL PROCESSO SELETIVO EDITAL 02/2018 A Code Empresa Júnior de Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora, torna público, por meio deste Edital, o Processo de Seleção de candidatos ao cargo de Projetista para a gestão

Leia mais

Olimpíada do Conhecimento

Olimpíada do Conhecimento Olimpíada do Conhecimento A Olimpíada do Conhecimento é o maior evento de educação profissional da América Latina, que reúne o corpo técnico-docente e alunos das escolas SENAI de diferentes áreas tecnológicas,

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2018/1

EDITAL PROCESSO SELETIVO 2018/1 EDITAL 02/2017 Processo Seletivo para a composição de membros efetivos da Code Empresa Júnior de Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora para a gestão 2018/1. A Code convida a todos os alunos

Leia mais

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 70.18

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 70.18 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 70.18 A BRASIL (Fundação PTI-BR) torna público que serão recebidas as inscrições para o Processo Seletivo nº 70.18 sob contratação em regime CLT (Consolidação das Leis de

Leia mais

ROBÔ PARA INSPEÇÃO DE ÁREAS CLASSIFICADAS E DE DIFÍCIL ACESSO COM TRANSMISSÃO DE IMAGENS SEM FIO

ROBÔ PARA INSPEÇÃO DE ÁREAS CLASSIFICADAS E DE DIFÍCIL ACESSO COM TRANSMISSÃO DE IMAGENS SEM FIO ROBÔ PARA INSPEÇÃO DE ÁREAS CLASSIFICADAS E DE DIFÍCIL ACESSO COM TRANSMISSÃO DE IMAGENS SEM FIO Jonathan Pereira IFRN Campus Mossoró. E-mail: jonathan@cefetrn.br Alexsandro Galdino IFRN Campus Mossoró.

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA DO CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA - UNESP ANO LETIVO DE 2008

CALENDÁRIO ESCOLAR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA DO CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA - UNESP ANO LETIVO DE 2008 1. HORÁRIO PARA 2008 Prazo final para divulgação de normas curriculares para o ano de 2008 03.12.2007 Prazo final para divulgação de horários curriculares para o ano de 2008 03.12.2007 2. PERÍODOS LETIVOS:

Leia mais

Comitê de Avaliação do Torneio de Robótica FIRST LEGO LEAGUE. Temporada 2017/2018

Comitê de Avaliação do Torneio de Robótica FIRST LEGO LEAGUE. Temporada 2017/2018 de Avaliação do Torneio de Robótica FIRST LEGO LEAGUE Temporada 2017/2018 Outubro/2017 1. INTRODUÇÃO Com o propósito de criar novas formas de aprendizado, o programa FIRST LEGO LEAGUE busca estimular e

Leia mais

XIV Semana da Pós-Graduação na EESC 12 a 16 de março de 2018

XIV Semana da Pós-Graduação na EESC 12 a 16 de março de 2018 XIV Semana da Pós-Graduação na EESC 12 a 16 de março de 2018 Mesa Redonda: Internacionalização na Pós- Graduação: Oportunidades de Convênios e Acordos de Cooperação Internacional para Pesquisa Prof. Luís

Leia mais

O IMPACTO DA VISITA TÉCNICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICA

O IMPACTO DA VISITA TÉCNICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICA O IMPACTO DA VISITA TÉCNICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICA KINALSKI JÚNIOR, V. 1 ; TESTA, M. J. 2 ; NASCIMENTO, T. B. 3 ; ANDRADE NETO, M. A. 4 RESUMO Este

Leia mais

+ Jovens brilhantes sem condições adequadas de educação

+ Jovens brilhantes sem condições adequadas de educação Jovens brilhantes destacam-se em condições adversas, mas não têm suporte para desenvolver seu potencial Limitações do ensino na Rede Pública + Jovens brilhantes sem condições adequadas de educação = Alto

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº.9, DE 9//00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 70-000 Tel: (7)-09 - Site: www.formiga.ifmg.edu.br Matriz Curricular FGGCOMP

Leia mais

Edital 01/2015 (2º Semestre)

Edital 01/2015 (2º Semestre) 2015 - Edital 01/2015 (2º Semestre) Atividades Desenvolvidas Desenvolvimento do Estatuto Interno do Pet Auxílio na organização do IV Torneio de Robótica de ARAXÁ. Participação como Competidor do Torneio

Leia mais

O Instituto Avançado de Robótica - I.A.R. (Registrado com Patente de Marca Nominal no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual INPI e homologado

O Instituto Avançado de Robótica - I.A.R. (Registrado com Patente de Marca Nominal no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual INPI e homologado O Instituto Avançado de Robótica - I.A.R. (Registrado com Patente de Marca Nominal no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual INPI e homologado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia CREA-SP)

Leia mais

REGULAMENTO I I MOSTRA CIENTIFICA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFSJ

REGULAMENTO I I MOSTRA CIENTIFICA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFSJ REGULAMENTO I I MOSTRA CIENTIFICA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFSJ São João Del Rei - 2018 REGULAMENTO CAPÍTULO I DA COMPOSIÇÃO, LOCAL E DATA DE REALIZAÇÃO, DOS OBJETIVOS E DO TEMÁRIO Art. 1 - A XX SEMAD - SEMANA

Leia mais

Prezadas e prezados membros da Congregação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo;

Prezadas e prezados membros da Congregação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo; Prezadas e prezados membros da Congregação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo; Membros de nossa comunidade: funcionários, alunos de graduação e pósgraduação, professores;

Leia mais

O Futuro da Indústria e a Empregabilidade em Engenharia

O Futuro da Indústria e a Empregabilidade em Engenharia 27 de setembro de 2016 XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE O Futuro da Indústria e a Empregabilidade em Engenharia Zil Miranda Diretoria de Inovação-CNI Mudança de paradigma:

Leia mais

IF Baiano / Campus Catu Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

IF Baiano / Campus Catu Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas IF Baiano / Campus Catu Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Seminário Interno. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Objetivos do ENADE Sobre a Prova 2017 Importância do

Leia mais

II MOSTRA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR DA UPE CAMPUS MATA NORTE

II MOSTRA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR DA UPE CAMPUS MATA NORTE II MOSTRA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR DA UPE CAMPUS MATA NORTE A divulgação científica contribui tanto para o perfil profissional quanto para o diálogo entre sociedade e comunidade científica. A segunda

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. 1º Período

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. 1º Período FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 / Fone:

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E APOIO CONTINUADO FATURAMENTOSUS.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E APOIO CONTINUADO FATURAMENTOSUS. PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E APOIO CONTINUADO FATURAMENTOSUS www.icsf.com.br CONHEÇA O ICSF MISSÃO Formar, capacitar e qualificar pessoas, fazendo a diferença em suas vidas profissionais, contribuindo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG LEI Nº.9, DE 9//00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Rua São Luiz Gonzaga, s/n - São Luiz - Formiga - MG - CEP: 0-000 Tel: ()-09 - Site: www.formiga.ifmg.edu.br Matriz Curricular FGGCOMP -

Leia mais

A HISTÓRIA DA MODALIDADE EM INDAIATUBA

A HISTÓRIA DA MODALIDADE EM INDAIATUBA 1 A HISTÓRIA DA MODALIDADE EM INDAIATUBA O handebol é praticado em Indaiatuba há 20 anos. Nos primeiros anos sem um forte trabalho de base, os times foram montados com atletas migrados de outros esportes

Leia mais

#façaparte. time CLP. Nosso time está crescendo!

#façaparte. time CLP. Nosso time está crescendo! Seleção de Talentos CLP 2016 Quem somos? O Centro de Liderança Pública (CLP) é uma organização apartidário e sem fins-lucrativos, que trabalhara para Empoderar líderes para transformar o Brasil por meio

Leia mais

Ser um grupo que realiza eventos acadêmicos de grande impacto no cenário nacional

Ser um grupo que realiza eventos acadêmicos de grande impacto no cenário nacional 1 Índice Missão... 3 Visão... 3 Dia da Engenharia... 4 Cronograma prévio Dia da Engenharia... 4 Palestra sobre Engenharia... 4 Visita a Laboratórios e Grupos Extracurriculares... 5 Mesa Redonda sobre Engenharia...

Leia mais

Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos

Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos Curso de Engenharia Formação Geral 1º e 2º anos DISCIPLINA 1º Bimestre Introdução à Engenharia 40 Informática 40 Matemática 80 Produção de Textos 40 2º Bimestre Cálculo I 80 Física I 80 Inglês 20 Metodologia

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. 1º Fase

CURRÍCULO DO CURSO. 1º Fase Objetivo: Titulação: Diplomado em: Engenheiro de Controle e Automação Engenharia, áreas Elétrica e Mecânica, habilitação Controle e Automação Período de Conclusão do Curso: Carga Horária Obrigatória: Mínimo:

Leia mais

EDITAL Nº 001/ DE SELEÇÃO PARA BOLSISTA VOLUNTÁRIO

EDITAL Nº 001/ DE SELEÇÃO PARA BOLSISTA VOLUNTÁRIO EDITAL Nº 001/2018.2 DE SELEÇÃO PARA BOLSISTA VOLUNTÁRIO LABORATÓRIO DE ROBÓTICA APLICADA DO CAMPUS PARAGOMINAS DO AOS ALUNOS REGULARMENTE MATRICULADOS NOS CURSOS DO IFPA CAMPUS PARAGOMINAS: O GRUPO DE

Leia mais

2ª REUNIÃO DO COMITÊ DE LÍDERES DA MEI DE 2016

2ª REUNIÃO DO COMITÊ DE LÍDERES DA MEI DE 2016 2ª REUNIÃO DO COMITÊ DE LÍDERES DA MEI DE 2016 Centro de Altos Estudos da Indústria Rafael Lucchesi Diretor de Educação e Tecnologia da CNI 13 de maio de 2016 Rede Nacional de Institutos SENAI de Inovação

Leia mais

IV Desafio ITA de Empreendedorismo

IV Desafio ITA de Empreendedorismo IV Desafio ITA de Empreendedorismo Edição 2016 Sumário 1 DENOMINAÇÃO, OBJETIVO, CONCEITO E GOVERNANÇA... 3 1.1 Denominação... 3 1.2 Objetivo do Desafio... 3 1.3 Conceito... 3 1.4 Governança... 4 1.4.1

Leia mais

ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR ARHTE]

ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR ARHTE] EAETI - UNIFACS [MANUAL DO PROGRAMA ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR ARHTE] [O documento define os princípios, fundamentos, condições e procedimentos do Programa Acadêmico Interdisciplinar ARHTE da Escola de

Leia mais

TABELA DE PONTUAÇÃO PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE. Aprovada pela Congregação da Escola Politécnica em Sessão de 25/02/2015.

TABELA DE PONTUAÇÃO PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE. Aprovada pela Congregação da Escola Politécnica em Sessão de 25/02/2015. TABELA DE PONTUAÇÃO PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE Aprovada pela Congregação da Escola Politécnica em Sessão de 2/02/201. Itens de Avaliação para cada Grupo de Atividades COPPE e Politécnica Grupo I Atividades

Leia mais

Trainee 4.0 no SENAI-SP

Trainee 4.0 no SENAI-SP INOVAÇÃO Trainee 4.0 no SENAI-SP O SENAI-SP criou o programa Trainee 4.0 para que os recém-formados nas áreas que envolvem tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 possam levar esse conceito às empresas,

Leia mais

REGULAMENTO DO LABMODA+

REGULAMENTO DO LABMODA+ REGULAMENTO DO LABMODA+ Grupos produtivos LABMODA + O projeto faz parte do programa Ecotece+, frente do Instituto Ecotece que presta consultoria para o desenvolvimento de produtos éticos e ecológicos,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1. O processo de seleção ocorrerá em três etapas:

PROCESSO SELETIVO 1. O processo de seleção ocorrerá em três etapas: Centro de Empreendedorismo e Internacionalização Edital de Seleção -Participantes CEI EDITAL Nº 02/2017 O Centro de Empreendedorismo e Internacionalização (CEI) juntamente com a Coordenação Geral de Graduação

Leia mais

Carta ao Patrocinador

Carta ao Patrocinador Carta ao Patrocinador Equipe FEI AeroDesign 2014 Resumo A competição SAE AeroDesign ocorre nos Estados Unidos desde 1986, tendo sido concebida e realizada pela SAE Internacional, sociedade que deu origem

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 92, DE 21 DE SETEMBRO DE 2016 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de

Leia mais

PORTARIA D.IBB Nº 131, de 16 de dezembro de 2014

PORTARIA D.IBB Nº 131, de 16 de dezembro de 2014 D.IBB/MDC/rmjl PORTARIA D.IBB Nº 131, de 16 de dezembro de 2014 Dispõe sobre revisão dos itens 2.4, 2.7 e 3.1 do Regulamento das Atividades Acadêmico Científico Culturais estabelecido pela Portaria DIBB

Leia mais