Série Nexto Controladores Programáveis

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Série Nexto Controladores Programáveis"

Transcrição

1 Série Nexto Controladores Programáveis

2 Controle em suas mãos Flexível: para médios a grandes sistemas, redundantes ou distribuídos Confiável: alta confiabilidade para sistemas instrumentados de segurança Inteligente: diagnósticos precisos e design compacto Eficiente: desempenho superior e de fácil utilização Alto desempenho com características inovadoras tornam a Série Nexto uma solução ideal para qualquer sistema de automação e controle.

3 A Série Nexto de controladores programáveis é um avançado sistema de automação capaz de controlar, de forma distribuída e redundante, complexos processos industriais, máquinas e linhas de produção de alta performance. Uma solução única para suas aplicações Integrando funções presentes em Sistemas Digitais de Controle Distribuído (SDCDs), a Série Nexto, com seu ambiente de configuração e programação integrado (IEC ), apresenta recursos para todas as etapas do ciclo de vida de suas aplicações, agilizando o desenvolvimento e reduzindo os custos de engenharia e comissionamento. Sua arquitetura permite fácil integração com os mais tradicionais sistemas de supervisão, além de redundância de UCPs e fontes de alimentação, bem como redes de supervisão, controle e de campo. Os equipamentos da série oferecem diagnósticos avançados e troca a quente, minimizando ou eliminando o tempo de parada de manutenção e garantindo um processo de produção contínuo. Qualificando ainda mais sua já completa linha de equipamentos, a Série Nexto conta com módulos de alta confiabilidade e editores específicos para o desenvolvimento de aplicações com requisitos de segurança funcional em conformidade com as normas internacionais.

4 Flexível Desempenho Superior Preemptivo e multitarefa, o sistema operacional das UCPs da Série Nexto permite sofisticadas aplicações e controle total da atuação do processador RISC PowerPC de 32 bits. Aliando desempenho e menor consumo de energia, o processador dispensa partes móveis e contribui para um maior MTBF (sigla em inglês para tempo médio entre falhas). Além de complexos cálculos aritméticos e funções avançadas de controle, o processador dos equipamentos da série é capaz de realizar mais de 145 mil instruções booleanas ou até 200 laços de PID por milissegundo, características essenciais para a completa automação de máquinas. Alta Conectividade Através das portas integradas nas UCPs e interfaces de comunicação, a Série oferece suporte de hardware e software aos tradicionais protocolos de redes de campo (MODBUS RTU, MODBUS TCP, MODBUS RTU/TCP, PROFIBUS-DP e ETHERCAT) e suporte a OPC DA. Ainda, em casos de necessidade o usuário pode desenvolver seus próprios protocolos, permitindo integração total com qualquer dispositivo industrial. Disponibilidade e Segurança Para aplicações que não podem parar, a Série Nexto conta com UCPs redundantes e troca a quente de seus módulos, minimizando o tempo de parada para manutenção. A capacidade de expansão de módulos de E/S sem parada do sistema, com endereçamento automático dos módulos nos bastidores, complementam a Série.

5 P R OF IB US H E A D P R OF IB US H E A D P R OF IB US H E A D P R OF IB US H E A D P R OF IB US H E A D P R OF IB US H E A D P R OF IB US H E A D P R OF IB US H E A D P R OF IB US H E A D Arquitetura Escalar Baseado em Ethernet determinística, o barramento interno pode ser expandido em múltiplos bastidores remotos, sem perda de desempenho. Até 24 bastidores remotos podem ser conectados ao bastidor local, cada um com capacidade de 24 módulos, totalizando 320 pontos de E/S por bastidor. A Série Nexto vem totalmente compatível com os serviços Web, contando com: Servidor de páginas Web para diagnósticos e atualização do produto SNTP para sincronismo de relógio SNMP para suporte à gerenciamento de rede Ethernet TCP/IP Servidores de Dados Estações Clientes Gestão de Ativos Rede de Supervisão (Simples / Redundante) Bastidor Redundante E/S Safety Outros Subsistemas Rede HSDN Bastidor Simples E/S Safety e convencional Sistemas de Automação Sistemas de Automação de Segurança Sistemas de Automação de Alta Disponibilidade Ethernet PROFIBUS-DP Com sua arquitetura modular, a Série Nexto se destaca por sua flexibilidade, se ajustando ao tamanho exato de suas aplicações.

6 Confiável Os controladores programáveis da Série Nexto possuem um conjunto exclusivo de módulos para utilização em malhas com requisitos de segurança funcional. Concebida com alta tecnologia em segurança e integridade para diferentes tipos de aplicações, a solução Nexto Safety foi criada com o intuito de minimizar a probabilidade de falhas perigosas no desenvolvimento de projetos e na fabricação de produtos. Segurança Funcional Para garantir a integridade física dos profissionais que operam sistemas de automação e minimizar os riscos de danos ao meio-ambiente e ao patrimônio, oriundos de processos industriais críticos, diversas normas e regulamentos brasileiros e internacionais foram publicados ou modificados nos últimos anos. Uma dessas modificações foi a adição do item Segurança Funcional à NR-12, norma regulatória que trata sobre a segurança do trabalho em máquinas e equipamentos. O conceito prega a atenção elevada para análise e tratamento de erros de projeto e produtos, com o intuito de minimizar e quantificar a probabilidade de uma falha perigosa. Falha perigosa, por sua vez, significa uma ação que coloca o sistema em uma situação de perigo, como o acionamento indevido de uma saída ou a leitura errada de um sensor crítico que leve o processo a uma situação de perda de controle. Na abordagem de segurança funcional, são definidos dois tipos de falhas que podem levar um sistema a um estado perigoso: sistemáticas e randômicas. Falhas sistemáticas são erros de concepção e execução de um projeto repetidos continuamente em um determinado procedimento. Já falhas randômicas são erros que ocorrem em função de algum problema relacionado ao hardware do equipamento, como o curto circuito de um componente interno ou a alteração do valor de dados nas suas memórias. Tais situações são estatisticamente esperadas para ocorrer em um determinado intervalo de tempo, de forma que a taxa média entre falhas é definida para cada componente com a sigla MTBF. Solução Nexto Safety Para consolidar seu status de solução completa no mercado de automação, a Série Nexto conta com a UCP NX3810 e os módulos de entradas e saídas digitais NX1800 e NX2800. Projetados para atender às especificações das normas internacionais de análise e tratamento de falha, os equipamentos foram desenvolvidos com a mais alta tecnologia em segurança e integridade para diferentes tipos de aplicações.

7 A solução Nexto Safety garante um novo patamar em segurança. Normas Internacionais Existem diferentes normas relacionas a projetos de produtos para aplicações com requisitos de segurança funcional. A principal delas é a IEC 61508, que define de modo bastante amplo os requisitos e procedimentos necessários para o desenvolvimento deste tipo de produto. Basicamente, esta norma define que, para a redução da taxa de falhas sistemáticas, devem ser seguidos procedimentos bem estruturados de concepção, execução, verificação e validação do produto. Entende-se que, desta forma, a taxa de falhas do projeto é reduzida drasticamente. Como no caso das falhas randômicas a sua simples redução não é possível, a norma aborda metodologias de redundâncias de hardware e monitoração de funcionamento que façam com que a taxa de falhas perigosas seja reduzida. São estas características adicionais que tornam a solução Nexto Safety completamente confiável. Adicionalmente, a norma IEC define níveis de segurança funcional (SIL1, SIL2, SIL3 e SIL4), sendo que cada nível é relacionado a uma taxa máxima de falhas perigosas toleráveis, onde SIL1 possui a maior e SIL4 a menor taxa de falhas admitidas. O que define o nível necessário para a aplicação é o grau de risco à integridade do patrimônio humano e físico. Todos os produtos da solução Nexto Safety permitem a obtenção de nível até SIL3. Máquinas Industriais Outra norma amplamente utilizada, principalmente quando se trata de segurança funcional para máquinas, é a ISO Da mesma forma que a IEC 61508, esta norma define níveis de taxa de falhas perigosas, bem como o atendimento a um requisito de duas falhas consecutivas. Os equipamentos da série Nexto Safety devem permitir a obtenção do nível de performance e categoria 4, definido como Cat. 4 PLe.

8 Comunicação PROFIsafe O PROFIsafe é o protocolo de comunicação segura mais utilizado no segmento da automação industrial. O protocolo reduz a probabilidade de um erro na transmissão de dados entre um controlador e um módulo de E/S segura acontecer. O PROFIsafe é extremamente versátil, pois permite a construção de aplicações com malhas mistas (seguras e convencionais em uma mesma rede de campo). Em siste- mas com malha de segurança mista, o PROFIsafe é capaz de coexistir com outros protocolos de comunicação, como PROFIBUS-DP. A solução Nexto Safety conta com dois módulos escravos PROFIsafe, um com oito entradas digitais (NX1800) e outro com quatro saídas digitais (NX2800), além de uma UCP de segurança (NX3810).

9 Módulos de E/S Digitais O módulo de saídas digitais de segurança NX2800 possui saídas do tipo PN, permitindo que o controle do estado da saída seja realizado tanto na parte positiva quanto na parte negativa da conexão à carga. Esse processo garante o desligamento da saída mesmo em caso de detecção de falhas em um dos dois circuitos de acionamento ou de falhas na lógica interna do produto. Em módulos de saídas digitais convencionais não existem acionamentos duplos para as saídas. Por sua vez, o módulo de entrada digital de segurança NX1800 possui uma variedade de diagnósticos específicos para evitar texturas erôneas em caso de falhas de malha. O módulo conta com dois grupos de sinais de saída que alimentam o valor das entradas através de chaves de segurança e são responsáveis por testar continuamente as entradas digitais. Eles ainda podem trabalhar com diversas combinações de contato, como simples antivalente, duplo equivalente e antivalente. Interoperabilidade e Proteção para seu Investimento A solução Nexto Safety permite autilização de equipamentos convencionais e equipamento de segurança no mesmo bastidor e redes de comunicação. O recurso possibilita a implementação de um projeto simplificado, com bastidores, fontes, interface de rede e ferramenta de programação integradas, além de assegurar a troca de dados entre a UCP Safety e a convencional de forma segura. A integridade dos dados é garantida pela utilização de um protocolo seguro, como, no caso dos produtos em escopo, o PROFIsafe.

10 Inteligente Prático e Moderno O Easy Plug System (EPS) é um mecanismo prático e seguro de inserção e extração de bornes em módulos de entradas e saídas que dispensa a utilização de ferramentas auxiliares. A Série Nexto conta com uma ampla linha de módulos de E/S, interfaces de comunicação e módulos especiais. Seu design compacto e modular otimiza o espaço dentro do painel elétrico por meio do Double Hardware Width (DHW). Esta característica permite uma combinação de módulos com 18 ou 36 milímetros de largura. Armazenamento dos Dados O Multiple Block Storage (MBS) é uma característica que disponibiliza diferentes memórias para armazenamento de programas, código-fonte comentado, operandos, retentividade e registro de eventos. O recurso também permite o armazenamento de memória de messa, através de um cartão mini SD, que é utilizada para arquivos de usuário, registro de dados da aplicação (data logging) e documentação de projeto através da característica Onboard Full Documentation (OFD), que agiliza a resolução de problemas e garante a segurança e a confiabilidade das informações de projeto.

11 Simples e intuitiva, a Série Nexto apresenta diagnósticos de fácil compreensão e de rápido acesso. Diagnósticos Sofisticados O botão de diagnóstico, presente em cada módulo, possui a característica One Touch Diag (OTD) que apresenta informações avançadas do sistema, como curto-circuito nas saídas, endereço IP e tags alfanuméricos, entre outras, ajudando nas atividades de comissionamento e dispensando a consulta a documentos técnicos no momento da manutenção. Em conjunto com a funcionalidade Electronic Tag on Display, a ferramenta (ETD) permite a visualização de tags alfanuméricos do módulo de E/S no visor gráfico da UCP. Preocupação com o Meio Ambiente Amigável à natureza, a Série Nexto possui grande capacidade de memória retentiva, sem necessidade de baterias, e um relógio de tempo real (RTC) com longa autonomia. Todos os módulos da Série contam com proteção em seus componentes e placas eletrônicas (conformal coating), o que proporciona vida útil superior mesmo em ambientes hostis, e, ainda, não utiliza chumbo no processo de manufatura, sendo totalmente compatível com a diretiva europeia RoHS. Estas características são possíveis devido à tecnologia BFO (Battery Free Operation) que consiste no emprego de componentes de hardware e algoritmos de software que eliminam a necessidade de baterias internas para manutenção das informações, reduzindo o impacto ambiental no descarte destes elementos.

12 Eficiente Uma Ferramenta Completa A Série Nexto conta uma ferramenta completa para programação, depuração, configuração e simulação de aplicações: o MasterTool IEC XE. O software possui recursos para todas as etapas do ciclo de vida de um projeto de automação e controle de processos, garantindo eficiência ao longo do seu desenvolvimento, comissionamento e manutenção. Ambiente Personalizável O software MasterTool IEC XE vem com uma interface moderna e customizável em função dos recursos de docking disponíveis. Essa característica permite ao usuário configurar barras, ferramentas e uma estrutura completa de menus, proporcionando uma experiência diferenciada de desenvolvimento. Orientada a objeto, a programação é gráfica e amigável, com recursos de edição avançados, e integra software aplicativo, redes de campo e de processos em uma única interface. Funções Avançadas Através do software, a Série Nexto possibilita o desenvolvimento de funções avançadas, como manipulação de variáveis de processo, gerenciamento de receitas, funções matemáticas, blocos de controle PID e temporizadores. Os equipamentos da Série também são capazes de reutilizar estas funções em diferentes aplicativos por meio de seu sofisticado sistema de biblioteca de blocos funcionais, otimizando a produtividade e minimizando os custos com desenvolvimento. Ciclo de Vida de Projetos de Automação e Controle de Processos

13 Comissionamento Ágil Outra vantagem para a etapa do comissionamento oferecida pelo software de configuração é a ampla capacidade de monitoração e forçamento das variáveis digitais e analógicas. A ferramenta conta com o recurso de visualização simultânea, em tempo real, dos registradores e do código fonte do programa, além de edição e carga do aplicativo online. As funções trace permitem monitorar variáveis internas diretamente no controlador, de forma gráfica e prática. Este recurso permite visualizar dados e depurar problemas da aplicação sem a necessidade de sistemas supervisórios ou outros programas externos. As ações executadas pela UCP da Série Nexto e pelo desenvolvedor da aplicação são armazenadas em um registro de dados retentivo (log) para futura consulta ou análise. Ajuda Rápida A complexidade de configuração e programação de controladores programáveis baseados nas linguagens da norma IEC é significantemente reduzida na Série Nexto, graças ao completo conjunto de arquivos de ajuda com dicas e descrições do MasterTool IEC XE. Esse recurso visa guiar e servir como a base de dados de conhecimento e solução de problemas para o usuário, enquanto ele desenvolve suas lógicas ou utiliza alguma funcionalidade da ferramenta. Além disso, os arquivos de ajuda estão disponíveis em diferentes línguas, de acordo com as opções de instalação do software. Documentação e Segurança de Aplicações Para que o usuário tenha total controle e segurança sobre o sistema, o MasterTool IEC XE permite o armazenamento do código-fonte completo, comentários, tags e descrições do projeto da aplicação, além de disponibilizar diferentes níveis de acesso aos controladores e à informação por meio de cadastro de usuários, grupos de usuários, senhas e direitos de acesso. O MasterTool IEC XE possui dois diferentes mecanismos para proteção da aplicação e características de segurança, como proteção da propriedade intelectual e login seguro no controlador. A primeira protege a propriedade intelectual do usuário ao permitir que ele resguarde todo o projeto ou arquivos específicos dentro do projeto por meio da definição de uma senha de acesso. Já a segunda provê uma maneira de proteger a aplicação do usuário de qualquer acesso não autorizado. Assim, a UCP da Série Nexto solicitará uma senha antes de executar qualquer comando, como parar e programar a aplicação ou forçar pontos de saída em um módulo. Configuração Integrada Por meio de seu software interno, a Série Nexto integra a configuração das redes de campo e os protocolos de comunicação padrão, como MODBUS, PROFIBUS-DP e ETHERCAT à ferramenta de programação. Isto permite que o usuário defina todos os parâmetros de configuração em um único lugar, sem utilizar outras ferramentas de software, agilizando o desenvolvimento e reduzindo os custos de engenharia. Além disso, também é possível importar e exportar configurações e outras informações da aplicação, permitindo o seu uso em outros projetos.

14 Multilíngue Disponível nos idiomas Português e Inglês, a interface do MasterTool IEC XE assume, após a instalação, a linguagem padrão configurada no sistema operacional do computador, após a instalação. O idioma pode ser alterado a qualquer momento sem a necessidade de reinstalação do software. Simulação O MasterTool IEC XE acompanha um ferramenta de simulação do aplicativo que permite ao usuário avaliar e testar diversos algoritmos e lógicas de programação do projeto antes que estes entrem em operação. Ela funciona em modo online (tempo real) e off-line sem a necessidade de conexão com o controlador. Este recurso a configura como uma ótima estratégia para treinamentos e reciclagens de profissionais. Além disso, a antecipação de erros nas etapas de planejamento e especificação reduz os riscos de insucesso em projetos de engenharia. A ferramenta também possui um papel é importante na manutenção e comissionamento de aplicativos, uma vez que permite que possíveis alterações sejam testadas previamente sem interferir no sistema real, evitando acidentes, danos ao patrimônio e ao ambiente, além de perda de produção ou eficiência. Outra característica é o uso do simulador para avaliar e estimar recursos necessários na escolha da UCP, análise da arquitetura, requisitos de consumo da fonte de alimentação e verificação das lógicas. Linguagens de Programação As linguagens de programação definidas na norma IEC se dividem em dois tipos: gráficas e textuais. Entre as linguagens gráficas, destacam-se a FBD (Function Block Diagram), baseada em chamadas de blocos de funções, e a CFC (Continuous Function Chart), similar a FBD, mas com ordem de execução numerada. Ainda estão disponíveis as linguagens SFC (Sequential Function Chart) e a tradicional LD (Ladder Diagram). Já as linguagens textuais são divididas em ST (Structured Text) e IL (Instruction List). A primeira é uma linguagem de alto nível para controle industrial que possui comandos comuns em linguagens estruturadas, além de comandos específicos para operações lógicas e matemáticas, sem necessidade de chamadas de função. Já a segunda é uma linguagem de baixo nível, recomendada para aplicações nas quais o requisito tempo é importante. O software permite o uso destas diferentes linguagens no mesmo projeto, fornecendo ao usuário uma poderosa maneira de organizar a sua aplicação, além de reutilizar códigos desenvolvidos em soluções anteriores. Através da ferramenta, o usuário também possui o recurso de converter a aplicação entre as linguagens gráficas e reutiliza-las em outras versões do software.

15 Série Nexto Tipo Código Expansão de Barramento Portas de Comunicação Protocolos Cartão de Memória Redundância Fonte de Alimentação Integrada NX bastidor 1x Serial (RS-485/RS-422) 1x Ethernet TCP/IP MODBUS RTU MODBUS TCP/HTTP/SNTP/SNMP Não Não Sim UCPs NX3010 NX bastidores 24 bastidores 2x Serial (RS-232 e RS-485/RS-422) 1x Ethernet TCP/IP 2x Serial (RS-232 e RS-485/RS-422) 2x Ethernet TCP/IP MODBUS RTU MODBUS TCP/HTTP/SNTP/SNMP MODBUS RTU MODBUS TCP/HTTP/SNTP/SNMP Sim Não Não Sim Não Não NX bastidores 2x Serial (RS-232 e RS-485/RS-422) 2x Ethernet TCP/IP MODBUS RTU MODBUS TCP/HTTP/SNTP/SNMP Sim Sim Não Módulos de Comunicação e Redes de Campo Módulos de Entrada Módulos de Saída NX5000 NX5001 NX5110 NX5210 NX1001 NX6000 NX6010 NX6020 NX2001 NX2020 NX6100 Módulo Ethernet TCP/IP 10/100 Mbps Módulo Mestre PROFIBUS-DP Cabeça de Rede de Campo PROFIBUS-DP Cabeça de Rede de Campo PROFIBUS-DP Redundante Módulo 16 ED 24 Vdc Módulo 8 EA Tensão/Corrente Módulo 8 EA Temperatura (Termopar) Módulo 8 EA Temperatura (RTD) Módulo 16 SD 24 Vdc Transistor Módulo 16 SD Relé Módulo 4 SA Tensão/Corrente Módulo Misto NX1005 Módulo Misto 8 SD 24 Vdc Transistor e 8 ED 24 Vdc Módulos de Alimentação NX8000 Fonte de Alimentação 24 Vdc 30 W Bastidores Módulos de Segurança (SIL3) Módulos Especiais Software NX9010 NX9000 NX9001 NX9002 NX9003 NX3810 NX1800 NX2800 NX4000 NX4010 MT8500/LITE MT8500/BASIC MT8500/PRO MT8500/ADV NX9100 NX9101 NX9102 Bastidor de 8 Posições Lite Bastidor de 8 Posições Bastidor 12 Posições Bastidor 16 Posições Bastidor 24 Posições Módulo UCP de Segurança Funcional Módulo 8 ED 24 Vdc de Segurança Funcional Módulo 4 SD 24 Vdc Transistor de Segurança Funcional Módulo de Expansão de Barramento Módulo Link de Redundância MasterTool IEC XE Lite - Gratuito MasterTool IEC XE Basic MasterTool IEC XE Professional MasterTool IEC XE Advanced Par de Fechamentos Laterais para Bastidor Cartão de Memória 8 GB, microsd c/ Adap. minisd Tampa de Conector de Bastidor NX9202 Cabo RJ45-RJ45 (2 m) Acessórios NX9205 Cabo RJ45-RJ45 (5 m) NX9210 Cabo RJ45-RJ45 (10 m) NX9401 NX9402 NX9403 Conector 6 Posições Conector 10 Posições Conector 20 Posições

16 As informações contidas neste material são de propriedade da Altus Sistemas de Automação S.A. e podem ser alteradas sem aviso prévio. Imagens meramente ilustrativas. BRP0100 Rev. C: 05/2015 Grupo PARIT

Bem-vindo à geração Nextoo. altus evolução em automação

Bem-vindo à geração Nextoo. altus evolução em automação Bem-vindo à geração Nextoo evolução em automação Série Nexto A nova geração de controladores A Altus apresenta a nova geração de Controladores Programáveis. A Série Nexto foi desenvolvida com o conceito

Leia mais

Série Hadron Xtorm Unidades Terminais Remotas

Série Hadron Xtorm Unidades Terminais Remotas Série Hadron Xtorm Unidades Terminais Remotas www.altus.com.br Superando seus desafios Rápido: processamento superior e protocolos de alto desempenho Robusto: design para operação em ambientes críticos

Leia mais

Desenvolvimento do Sistema de Controle e Segurança (CSS) das FPSO P-58/P-62

Desenvolvimento do Sistema de Controle e Segurança (CSS) das FPSO P-58/P-62 Desenvolvimento do Sistema de Controle e Segurança (CSS) das FPSO P-58/P-62 1 Workshop PLATEC FPSO 24 e 25 de abril de 2012 Rudy Hamilton Höltz Formação Engenharia Mecânica, UFRGS/1985 Mestrado em Informática,

Leia mais

Controlador Programável Série Nexto

Controlador Programável Série Nexto Controlador Programável A é uma poderosa e completa série de Controladores Programáveis (CPs), com características exclusivas e inovadoras, destinada ao controle de processos de médio e grande porte ou

Leia mais

BlueWave Wide Automation System - WAS

BlueWave Wide Automation System - WAS BlueWave Wide Automation System - WAS www..com.br Simplesmente completo Convergente: recursos de vanguarda reunidos em um só produto Amigável: ambiente intuitivo e de fácil utilização Abrangente: soluções

Leia mais

Cabeça de Rede de Campo PROFIBUS-DP

Cabeça de Rede de Campo PROFIBUS-DP Descrição do Produto O módulo, integrante da Série Ponto, é uma cabeça escrava para redes PROFIBUS-DP do tipo modular, podendo usar todos os módulos de E/S da série. Pode ser interligada a IHMs (visores

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

Série Connect. Switches e Conversores Industriais. www.altus.com.br

Série Connect. Switches e Conversores Industriais. www.altus.com.br Série Connect Switches e Conversores Industriais www.altus.com.br Conectividade e simplicidade Compacto: design robusto e eficiente para qualquer aplicação Intuitivo: instalação simplificada que possibilita

Leia mais

Hardware (Nível 0) Organização. Interface de Máquina (IM) Interface Interna de Microprogramação (IIMP)

Hardware (Nível 0) Organização. Interface de Máquina (IM) Interface Interna de Microprogramação (IIMP) Hardware (Nível 0) Organização O AS/400 isola os usuários das características do hardware através de uma arquitetura de camadas. Vários modelos da família AS/400 de computadores de médio porte estão disponíveis,

Leia mais

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert:

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert: BRAlarmExpert Software para Gerenciamento de Alarmes A TriSolutions conta com um produto diferenciado para gerenciamento de alarmes que é totalmente flexível e amigável. O software BRAlarmExpert é uma

Leia mais

Interfaces Homem-Máquina

Interfaces Homem-Máquina Interfaces Homem-Máquina www.altus.com.br Muito mais que IHMs Insuperável: gráficos vetoriais em hardware de alto desempenho Interativa: comunicação com diversos dispositivos de automação Intuitiva: biblioteca

Leia mais

Série Nexto Controladores Programáveis

Série Nexto Controladores Programáveis Série Nexto Controladores Programáveis www..com.br Controle em suas mãos Flexível: para pequenos a grandes sistemas, redundantes ou distribuídos Confiável: alta confiabilidade para sistemas instrumentados

Leia mais

Descrição do Produto. Dados para Compra. Itens Integrantes

Descrição do Produto. Dados para Compra. Itens Integrantes Descrição do Produto As UCPs PO3x47 são destinadas a supervisão e controle de processos. Devido a sua arquitetura, é possível obter-se um alto desempenho em relação a série anterior de UCPs PO3x42. Com

Leia mais

Série Quasar. Quadro Geral de Baixa Tensão Quadro de Distribuição Centro de Controle de Motores Inteligente. www.altus.com.br

Série Quasar. Quadro Geral de Baixa Tensão Quadro de Distribuição Centro de Controle de Motores Inteligente. www.altus.com.br Série Quasar Quadro Geral de Baixa Tensão Quadro de Distribuição Centro de Controle de Motores Inteligente www.altus.com.br Na medida exata para seu negócio Modular: ampla variedade de configurações para

Leia mais

Características e Configuração da Série Ponto

Características e Configuração da Série Ponto Série Ponto A Série Ponto oferece a melhor solução para sistemas de controle distribuído com E/S remotas. Possui uma arquitetura flexível que permite o acesso a módulos remotos via diferentes padrões de

Leia mais

Controladores Programáveis. altus evolução em automação

Controladores Programáveis. altus evolução em automação Controladores Programáveis altus evolução em automação Séries PX Alta disponibilidade e confiabilidade A Altus desenvolveu as Séries PX associando qualidade e alta tecnologia. Elas são compostas por equipamentos

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Conceito de Computador Um computador digital é

Leia mais

WebGate PO9900. Descrição do Produto. Dados para Compra. Itens Integrantes. Código do Produto

WebGate PO9900. Descrição do Produto. Dados para Compra. Itens Integrantes. Código do Produto Descrição do Produto A interface de comunicação WebGate,, permite que controladores programáveis com protocolo ALNET I possam ser conectados a uma rede Ethernet TCP/IP. O WebGate permite que estes controladores

Leia mais

Quadro de consulta (solicitação do mestre)

Quadro de consulta (solicitação do mestre) Introdução ao protocolo MODBUS padrão RTU O Protocolo MODBUS foi criado no final dos anos 70 para comunicação entre controladores da MODICON. Por ser um dos primeiros protocolos com especificação aberta

Leia mais

Controladores Programáveis e Componentes para Automação Industrial

Controladores Programáveis e Componentes para Automação Industrial Controladores Programáveis e Componentes para Automação Industrial www.altus.com.br Segmentação MasterTool Todo sistema de automação tem características únicas que exigem a utilização de soluções singulares,

Leia mais

Solução Completa em Automação. FieldLogger. Registro e Aquisição de Dados

Solução Completa em Automação. FieldLogger. Registro e Aquisição de Dados Solução Completa em Automação FieldLogger Registro e Aquisição de Dados Ethernet & USB Até 16GB de memória Conversor A/D 24 bits Até 1000 amostras por segundo Apresentação FieldLogger O FieldLogger é um

Leia mais

Acionamento através de senha*, cartão de proximidade ou biometria. Compatível com fechaduras magnéticas, eletroímãs e cancelas.

Acionamento através de senha*, cartão de proximidade ou biometria. Compatível com fechaduras magnéticas, eletroímãs e cancelas. 1/8 SISTEMA ZIGLOCK TCP Visão Geral: Instalação e configuração simplificada. Alta capacidade de armazenamento de registros e usuários. Acionamento através de senha*, cartão de proximidade ou biometria.

Leia mais

Família CJ2. Novos CLPs com alta qualidade comprovada. Controladores Programáveis

Família CJ2. Novos CLPs com alta qualidade comprovada. Controladores Programáveis Controladores Programáveis Família CJ2 Novos CLPs com alta qualidade comprovada. >> Flexibilidade em comunicação >> Desenvolvimento mais rápido de máquinas >> Inovação através da evolução Inovação sem

Leia mais

altus evolução em automação

altus evolução em automação Suporte Técnico 2010 altus evolução em automação Suporte Técnico Serviços altamente qualificados, para atender de forma eficiente todas as suas necessidade. 80% dos casos resolvidos em até 2 horas 89%

Leia mais

PANELVIEW COMPONENT NÍVEL DE COMPONENTE DAS SOLUÇÕES DE INTERFACE DE OPERAÇÃO E PROGRAMAÇÃO

PANELVIEW COMPONENT NÍVEL DE COMPONENTE DAS SOLUÇÕES DE INTERFACE DE OPERAÇÃO E PROGRAMAÇÃO PANELVIEW COMPONENT NÍVEL DE COMPONENTE DAS SOLUÇÕES DE INTERFACE DE OPERAÇÃO E PROGRAMAÇÃO PANELVIEW COMPONENT Quando você necessita de um componente essencial, com valor agregado, mas com custo reduzido,

Leia mais

Bem-vindos a Solução Nexto Jet!

Bem-vindos a Solução Nexto Jet! Bem-vindos a Solução Nexto Jet! Solução Nexto Jet Solução versátil e de alto desempenho para automação de máquinas e controle de processos de pequeno e médio porte. Automação e Controle de Processos Infraestrutura

Leia mais

Descrição do Produto. Altus S. A. 1

Descrição do Produto. Altus S. A. 1 Descrição do Produto O software MasterTool IEC é um ambiente completo de desenvolvimento de aplicações para os controladores programáveis da Série Duo. Esta ferramenta permite a programação e a configuração

Leia mais

Treinamentos 2014. GE Intelligent Platforms

Treinamentos 2014. GE Intelligent Platforms Treinamentos 2014 GE Intelligent Platforms Curso de Configuração e Operação Painel de Operação IHM Quick Panel Permitir ao aluno conhecer o Painel de Operação Quick Panel View IHM, suas características

Leia mais

SUBESTAÇÕES. Comando de controle e Scada local

SUBESTAÇÕES. Comando de controle e Scada local SUBESTAÇÕES Comando de controle e Scada local COMANDO DE CONTROLE E SCADA LOCAL A solução fornecida pela Sécheron para o controle local e para o monitoramento das subestações de tração é um passo importante

Leia mais

Gerenciamento de software como ativo de automação industrial

Gerenciamento de software como ativo de automação industrial Gerenciamento de software como ativo de automação industrial INTRODUÇÃO Quando falamos em gerenciamento de ativos na área de automação industrial, fica evidente a intenção de cuidar e manter bens materiais

Leia mais

Descrição do Produto. Dados para Compra. Série Nexto

Descrição do Produto. Dados para Compra. Série Nexto Descrição do Produto A é uma poderosa e completa série de Controladores Programáveis (CP) com características exclusivas e inovadoras. Devido a sua flexibilidade, design inteligente, recursos de diagnósticos

Leia mais

Algoritmos: Lógica para desenvolvimento de programação de computadores. Autor: José Augusto Manzano. Capítulo 1 Abordagem Contextual

Algoritmos: Lógica para desenvolvimento de programação de computadores. Autor: José Augusto Manzano. Capítulo 1 Abordagem Contextual Algoritmos: Lógica para desenvolvimento de programação de computadores Autor: José Augusto Manzano Capítulo 1 Abordagem Contextual 1.1. Definições Básicas Raciocínio lógico depende de vários fatores para

Leia mais

Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Requisito Descrição 6.1 - Produtos de Hardware 6.1.1. GRUPO 1 - IMPRESSORA TIPO I (MONOCROMÁTICA 20PPM - A4) 6.1.1.1. TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 6.1.1.1.1.

Leia mais

Soluções para controle industrial Sistema avançado de controle de traço térmico NGC-30

Soluções para controle industrial Sistema avançado de controle de traço térmico NGC-30 Soluções para controle industrial Sistema avançado de controle de traço térmico NGC-30 SOLUÇÕES PARA GERENCIAMENTO TÉRMICO WWW.THERMAL.PENTAIR.COM digitrace ngc-30 O DigiTrace NGC-30 é um avançado sistema

Leia mais

Software de Controle de Acesso

Software de Controle de Acesso Software de Controle de Acesso O W-Access é um software de controle de acesso 100% nacional, com padrões internacionais de qualidade, adequado ao mercado brasileiro e totalmente gerenciável por navegadores

Leia mais

UM NOVO CONCEITO EM AUTOMAÇÃO. Série Ponto

UM NOVO CONCEITO EM AUTOMAÇÃO. Série Ponto UM NOVO CONCEITO EM AUTOMAÇÃO Série Ponto POR QUE NOVO CONCEITO? O que é um WEBPLC? Um CP na WEB Por que usar INTERNET? Controle do processo de qualquer lugar WEBGATE = conexão INTERNET/ALNETII WEBPLC

Leia mais

1. MEDIDORES E ANALISADORES DE QUALIDADE DE ENERGIA JANITZA

1. MEDIDORES E ANALISADORES DE QUALIDADE DE ENERGIA JANITZA Conteúdo 1. MEDIDORES E ANALISADORES DE QUALIDADE DE ENERGIA JANITZA... 2 1.1. UMG 103... 2 1.2. UMG 104... 2 1.3. UMG 96L e UMG 96... 3 1.4. UMG 96S... 3 1.5. UMG 96RM... 4 1.6. UMG 503... 4 1.7. UMG

Leia mais

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI Manual de Utilização Família MI ÍNDICE 1.0 COMO LIGAR O MÓDULO... pág 03 e 04 2.0 OBJETIVO... pág 05 3.0 COMO CONFIGURAR O MÓDULO MI... pág 06, 07, 08 e 09 4.0 COMO TESTAR A REDE... pág 10 5.0 COMO CONFIGURAR

Leia mais

MasterTool Extended Edition

MasterTool Extended Edition Descrição do Produto O software MasterTool Extended Edition é a ferramenta de configuração e programação de equipamentos ALTUS (Série Grano, Série Ponto, Série PX e AL-2004), incluindo CPs e remotas. Esta

Leia mais

1. CAPÍTULO COMPUTADORES

1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1.1. Computadores Denomina-se computador uma máquina capaz de executar variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Os primeiros eram capazes

Leia mais

Considerações no Projeto de Sistemas Cliente/Servidor

Considerações no Projeto de Sistemas Cliente/Servidor Cliente/Servidor Desenvolvimento de Sistemas Graça Bressan Graça Bressan/LARC 2000 1 Desenvolvimento de Sistemas Cliente/Servidor As metodologias clássicas, tradicional ou orientada a objeto, são aplicáveis

Leia mais

CDE4000 MANUAL 1. INTRODUÇÃO 2. SOFTWARE DE CONFIGURAÇÃO 3. COMUNICAÇÃO

CDE4000 MANUAL 1. INTRODUÇÃO 2. SOFTWARE DE CONFIGURAÇÃO 3. COMUNICAÇÃO CDE4000 MANUAL 1. INTRODUÇÃO O controlador CDE4000 é um equipamento para controle de demanda e fator de potência. Este controle é feito em sincronismo com a medição da concessionária, através dos dados

Leia mais

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD Simplificação da TI O Dell série MD pode simplificar a TI, otimizando sua arquitetura de armazenamento de dados e garantindo

Leia mais

O uso do CP em sinalização de ferrovias

O uso do CP em sinalização de ferrovias O uso do CP em sinalização de ferrovias Introdução Um Sistema de Sinalização e Controle ferroviário é responsável por garantir a segurança das operações de movimentação dos trens, permitindo a operação

Leia mais

NX3004, NX3010, NX3020 e NX3030

NX3004, NX3010, NX3020 e NX3030 Descrição do Produto A é uma poderosa e completa série de Controladores Programáveis (CPs), com características exclusivas e inovadoras, destinada ao controle de processos de médio e grande porte ou máquinas

Leia mais

Inversores de frequência de média tensão Serviços para gerenciar o ciclo de vida, assegurando confiabilidade, disponibilidade e eficiência

Inversores de frequência de média tensão Serviços para gerenciar o ciclo de vida, assegurando confiabilidade, disponibilidade e eficiência Inversores de frequência de média tensão Serviços para gerenciar o ciclo de vida, assegurando confiabilidade, disponibilidade e eficiência 2 Serviços para gerenciar o ciclo de vida dos inversores de média

Leia mais

Placa Acessório Modem Impacta

Placa Acessório Modem Impacta manual do usuário Placa Acessório Modem Impacta Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. A Placa Modem é um acessório que poderá ser utilizado em todas as centrais

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Modelo Cliente-Servidor: Introdução aos tipos de servidores e clientes Prof. MSc. Hugo Souza Iniciando o módulo 03 da primeira unidade, iremos abordar sobre o Modelo Cliente-Servidor

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Aspectos Importantes - Desenvolvimento de Software Motivação A economia de todos países dependem do uso de software. Cada vez mais, o controle dos processos tem sido feito por software. Atualmente, os

Leia mais

GDE4000. Gerenciador de Energia

GDE4000. Gerenciador de Energia Gerenciador de Energia Funções avançadas de controle de demanda e fator de potência Seleção de cargas por prioridade e por potências Flexibilidade na programação de demandas sazonais Simulação de fatura

Leia mais

Automação Industrial Parte 2

Automação Industrial Parte 2 Automação Industrial Parte 2 Prof. Ms. Getúlio Teruo Tateoki http://www.getulio.eng.br/meusalunos/autind.html Perspectiva Histórica Os primeiros sistemas de controle foram desenvolvidos durante a Revolução

Leia mais

Sistemas de Supervisão e IHM s Automação Semestre 01/2015

Sistemas de Supervisão e IHM s Automação Semestre 01/2015 Sistemas de Supervisão e IHM s Automação Semestre 01/2015 Engenharia de Controle e Automação Introdução Sistemas Supervisórios são sistemas digitais de monitoração e operação da planta que gerenciam as

Leia mais

Comunicação via interface SNMP

Comunicação via interface SNMP Comunicação via interface SNMP 1 - FUNCIONAMENTO: Os No-breaks PROTEC possuem 3 interfaces de comunicação: Interface RS232, interface USB e interface SNMP. Todas elas permitem o controle e o monitoramento

Leia mais

Interface Ethernet DNP3 Servidor

Interface Ethernet DNP3 Servidor Descrição do Produto O módulo é uma interface de comunicação Ethernet para a UTR Hadron. Permite a integração da UTR HD3002 com centros de controle através do protocolo DNP3. Operando como um servidor

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS e OPERACIONAIS. BioGer Server e BioGer Client

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS e OPERACIONAIS. BioGer Server e BioGer Client ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS e OPERACIONAIS BioGer Server e BioGer Client ÍNDICE A) OBJETIVO...3 B) MODELOS...3 C) CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS...5 D) CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS...5 D.1) Características Operacionais

Leia mais

Guia de Especificação. Vijeo Citect

Guia de Especificação. Vijeo Citect Guia de Especificação Vijeo Citect Guia de Especificação Vijeo Citect > Este documento destina-se à auxiliar nas especificações do software SCADA Vijeo Citect. > Descreve as licenças disponíveis e mostra

Leia mais

INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO MILLENIUM III

INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO MILLENIUM III INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DO MILLENIUM III 2014 1 Partes para fixação retráteis 2 Terminais da alimentação 3 Display LCD 4 Terminais de entrada 5 Teclas A e B 6 Teclas de navegação 7 Cartucho para a colocação

Leia mais

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos MÓDULO 7 Modelo OSI A maioria das redes são organizadas como pilhas ou níveis de camadas, umas sobre as outras, sendo feito com o intuito de reduzir a complexidade do projeto da rede. O objetivo de cada

Leia mais

Henry Equipamentos Eletrônicos e Sistemas Ltda.

Henry Equipamentos Eletrônicos e Sistemas Ltda. Henry Equipamentos Eletrônicos e Sistemas Ltda. +55 41 3661-0100 Rua Rio Piquiri, 400 - Jardim Weissópolis - Pinhais/PR - Brasil CEP: 83322-010 CNPJ: 01.245.055/0001-24 Inscrição Estadual: 90.111.008-53

Leia mais

Módulos 32 ED c/ Registro de Eventos

Módulos 32 ED c/ Registro de Eventos do Produto A automação de sistemas de energia elétrica é caracterizada pelo uso de equipamentos e dispositivos robustos, confiáveis e que apresentam alta tecnologia com a capacidade de operar em ambientes

Leia mais

Quando se fala em ponto eletrônico, a primeira coisa que vem à sua cabeça ainda é dor?

Quando se fala em ponto eletrônico, a primeira coisa que vem à sua cabeça ainda é dor? Quando se fala em ponto eletrônico, a primeira coisa que vem à sua cabeça ainda é dor? Interagir com sistemas que ainda dependem de agendamentos manuais e de coletas presenciais em vários equipamentos

Leia mais

Catálogo de Produtos - Gestão Gráfica

Catálogo de Produtos - Gestão Gráfica Catálogo de Produtos - Gestão Gráfica Flexibilidade, confiabilidade e segurança na detecção de incêndios. Sistemas Endereçáveis Analógicos Módulos e Cartões de Comunicação Dispositivo de Análise de Laço

Leia mais

TÍTULO: PROGRAMAÇÃO DE CLP PARA UMA MÁQUINA DE SECÇÃO SEGMENTOS ORGÂNICOS

TÍTULO: PROGRAMAÇÃO DE CLP PARA UMA MÁQUINA DE SECÇÃO SEGMENTOS ORGÂNICOS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: PROGRAMAÇÃO DE CLP PARA UMA MÁQUINA DE SECÇÃO SEGMENTOS ORGÂNICOS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA:

Leia mais

Start Automation. altus evolução em automação

Start Automation. altus evolução em automação Start altus evolução em automação Níveis de automação Todo sistema de automação tem características únicas que exigem soluções personalizadas. Para cada necessidade específica de um projeto, a Altus possui

Leia mais

GDE4000. Controlador de Demanda

GDE4000. Controlador de Demanda Controlador de Demanda Funções avançadas de controle de demanda e fator de potência Seleção de cargas por prioridade e por potências Flexibilidade na programação de demandas sazonais Simulação de fatura

Leia mais

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 SUMÁRIO 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 O que é Software?... 3 1.2 Situações Críticas no desenvolvimento

Leia mais

Everson Scherrer Borges João Paulo de Brito Gonçalves

Everson Scherrer Borges João Paulo de Brito Gonçalves Everson Scherrer Borges João Paulo de Brito Gonçalves 1 Tipos de Sistemas Operacionais Os tipos de sistemas operacionais e sua evolução estão relacionados diretamente com a evolução do hardware e das

Leia mais

Soluções para controle industrial Sistema avançado de controle de traço térmico NGC-40

Soluções para controle industrial Sistema avançado de controle de traço térmico NGC-40 Soluções para controle industrial Sistema avançado de controle de traço térmico NGC-40 SOLUÇÕES PARA GERENCIAMENTO TÉRMICO WWW.THERMAL.PENTAIR.COM DIGITRACE NGC-40 O NGC-40 é um avançado sistema modular

Leia mais

Baseado na portaria n 373 de 25 de fevereiro de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego;

Baseado na portaria n 373 de 25 de fevereiro de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego; Características Baseado na portaria n 373 de 25 de fevereiro de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego; Poderá ser utilizado por empresas autorizadas por convenção ou acordo coletivo a usar sistemas

Leia mais

Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB

Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB Calculando a capacidade de disco: Capacidade = (# bytes/setor) x (méd. # setores/trilha) x (# trilhas/superfície) x (# superfícies/prato) x (# pratos/disco) Exemplo 01: 512 bytes/setor 300 setores/trilha

Leia mais

FieldLogger. Apresentação

FieldLogger. Apresentação Solução Completa Ethernet & USB Até 16GB de memória Conversor A/D 24 bits Até 1000 amostras por segundo Apresentação FieldLogger O FieldLogger é um módulo de leitura e registro de variáveis analógicas,

Leia mais

Modelo Tecnologia de Identificação Display Impressora. Gráfico; Gráfico; Alfanumérico; Gráfico; Alfanumérico; Alfanumérico; Alfanumérico;

Modelo Tecnologia de Identificação Display Impressora. Gráfico; Gráfico; Alfanumérico; Gráfico; Alfanumérico; Alfanumérico; Alfanumérico; O Velti Ponto está homologado de acordo com a Portaria nº 1.510/2009 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 10 modelos que se diferenciam pela tecnologia de identificação (leitores), tipo de display

Leia mais

Nota de Aplicação Como utilizar o controlador HX como conversor CODI ABNT para MODBUS RTU ou TCP / IP

Nota de Aplicação Como utilizar o controlador HX como conversor CODI ABNT para MODBUS RTU ou TCP / IP Nota de Aplicação Como utilizar o controlador HX como conversor CODI ABNT para MODBUS RTU ou TCP / IP É utilizar os controladores HX600 / 900 / 901 como conversor CODI ABNT para MODBUS. Schneider Electric

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FICHA DE COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO: COMPONENTE CURRICULAR: CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS (CLPs) E DISPOSITIVOS INDUSTRIAIS UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: SIGLA:

Leia mais

AM@DEUS Manual do Usuário

AM@DEUS Manual do Usuário 80 P R E F Á C I O Este é um produto da marca GTS Network, que está sempre comprometida com o desenvolvimento de soluções inovadoras e de alta qualidade. Este manual descreve, objetivamente, como instalar

Leia mais

Modelo R02 - Volume 1 - Conhecendo o Equipamento

Modelo R02 - Volume 1 - Conhecendo o Equipamento Modelo R02 - Volume 1 - Conhecendo o Equipamento INTRODUÇÃO Este manual foi desenvolvido com a finalidade de apresentar os recursos do equipamento, modos de registro de ponto e comunicação. O equipamento

Leia mais

Leitor MaxProx-Lista-PC

Leitor MaxProx-Lista-PC Leitor MaxProx-Lista-PC O leitor de cartões de proximidade MaxProx-Lista-PC é destinado aos Integradores de Controle de Acesso. Ele foi especialmente projetado para controle de acesso, para ser usado Stand

Leia mais

Comunicado à Imprensa

Comunicado à Imprensa Industry 4.0 Página 1 de 6 Beckhoff na Hanover Messe: Hall 9 Stand F06 Indústria 4.0 Fórum: Controle baseado em PC como base tecnológica para aplicações em fabricas inteligentes Com o Indústria Integrada

Leia mais

Plano de Gerenciamento do Projeto

Plano de Gerenciamento do Projeto Projeto para Soluções Contábeis 2015 Plano de Gerenciamento do Projeto Baseado na 5ª edição do Guia PMBOK Brendon Genssinger o e Elcimar Silva Higor Muniz Juliermes Henrique 23/11/2015 1 Histórico de alterações

Leia mais

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI

SERVICE DESK MANAGER SDM. Manual do Sistema - DPOI SERVICE DESK MANAGER SDM Manual do Sistema - DPOI Conteúdo SERVICE DESK MANAGER SDM... 1 Manual do Sistema - DPOI... 1 INTRODUÇÃO... 4 ACESSO AO SISTEMA... 5 OPÇÕES DO SISTEMA... 6 SISTEMA... 7 Pesquisar

Leia mais

Gravação e Transmissão

Gravação e Transmissão O D-Guard Center é um poderoso sistema de controle e monitoramento, integrado aos mais diversos equipamentos de segurança eletrônica. Ilimitados dispositivos podem ser controlados e monitorados simultaneamente:

Leia mais

Discrete Automation & Motion. IHM Interface Homem-Máquina Linha CP400

Discrete Automation & Motion. IHM Interface Homem-Máquina Linha CP400 Discrete Automation & Motion IHM Interface Homem-Máquina Linha CP400 IHM Interface Homem-Máquina CP400 Desempenho e conforto em terminais de operação A linha de IHMs da ABB oferece excelente diversidade

Leia mais

Ao longo do presente capítulo será apresentada uma descrição introdutória da tecnologia FPGA e dos módulos básicos que a constitui.

Ao longo do presente capítulo será apresentada uma descrição introdutória da tecnologia FPGA e dos módulos básicos que a constitui. 3 Tecnologia FPGA Ao longo do presente capítulo será apresentada uma descrição introdutória da tecnologia FPGA e dos módulos básicos que a constitui. 3.1. FPGA: Histórico, linguagens e blocos Muitos dos

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

Política de Treinamento DME

Política de Treinamento DME Política de Treinamento DME Aperfeiçoamento Técnico com respeito ao Profissional. A DME é uma empresa voltada para o atendimento das necessidades em conclusão e consumo de Energia Elétrica, consagrou-se

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 6 Estrutura de Sistemas Operacionais Prof.: Edilberto M. Silva http://www.edilms.eti.br Baseado no material disponibilizado por: SO - Prof. Edilberto Silva Prof. José Juan Espantoso

Leia mais

Relógio de Ponto Hexa - HENRY

Relógio de Ponto Hexa - HENRY Relógio de Ponto Hexa - HENRY Visão Geral Equipamento Homologado pelo Ministério do Trabalho e Certificado pelo Inmetro. Trabalha com vários tipos de comunicação, tornando-se um equipamento moldável e

Leia mais

Baseado na portaria n 373 de 25 de fevereiro de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego;

Baseado na portaria n 373 de 25 de fevereiro de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego; Características Baseado na portaria n 373 de 25 de fevereiro de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego; Poderá ser utilizado por empresas autorizadas por convenção ou acordo coletivo a usar sistemas

Leia mais

MONITORAMENTO WIRELESS EM TEMPERATURA, UMIDADE, PRESSÃO & GPS

MONITORAMENTO WIRELESS EM TEMPERATURA, UMIDADE, PRESSÃO & GPS 1 AR AUTOMAÇÃO EMPRESA & SOLUÇÕES A AR Automação é uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas wireless (sem fios) que atualmente, negocia comercialmente seus produtos e sistemas para diferentes

Leia mais

GE Intelligent Platforms. Automação em alta performance Soluções para um mundo conectado

GE Intelligent Platforms. Automação em alta performance Soluções para um mundo conectado GE Intelligent Platforms Automação em alta performance Soluções para um mundo conectado Na vanguarda da evolução da automação industrial. Acreditamos que o futuro da automação industrial seguirá o mesmo

Leia mais

ULA Sinais de Controle enviados pela UC

ULA Sinais de Controle enviados pela UC Solução - Exercícios Processadores 1- Qual as funções da Unidade Aritmética e Lógica (ULA)? A ULA é o dispositivo da CPU que executa operações tais como: Adição Subtração Multiplicação Divisão Incremento

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

Acabamento em aço inox (Tampa superior embutida, proporcionando um melhor acabamento);

Acabamento em aço inox (Tampa superior embutida, proporcionando um melhor acabamento); Características Fabricada em aço-carbono com pintura em epóxi preto; Tratamento anti-corrosivo; Acabamento em aço inox (Tampa superior embutida, proporcionando um melhor acabamento); Fechadura para acesso

Leia mais

Access Professional Edition O sistema de controle de acesso flexível que cresce com o seu negócio

Access Professional Edition O sistema de controle de acesso flexível que cresce com o seu negócio Access Professional Edition O sistema de controle de acesso flexível que cresce com o seu negócio 2 Access Professional Edition: a solução de controle de acesso ideal para empresas de pequeno e médio porte

Leia mais

Características. Hexa Controle de ponto

Características. Hexa Controle de ponto Características Os modelos são: o HEXA A - BIOMETRIA/CÓDIGO DE BARRAS/PROXIMIDADE/MIFARE o HEXA B - BIOMETRIA/PROXIMIDADE o HEXA C - BIOMETRIA/CÓDIGO DE BARRAS o HEXA D - BIOMETRIA/MIFARE o HEXA E - CÓDIGO

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

SISTEMA DE PISTA WAYNE FUSION. Conheça a nova face do. controle de pista.

SISTEMA DE PISTA WAYNE FUSION. Conheça a nova face do. controle de pista. SISTEMA DE PISTA WAYNE FUSION Conheça a nova face do controle de pista. Controle onde você mais precisa. Controle onde voc O Sistema de Pista Wayne Fusion permite uma interface ininterrupta de suas bombas,

Leia mais

INTERNET HOST CONNECTOR

INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR INTERNET HOST CONNECTOR IHC: INTEGRAÇÃO TOTAL COM PRESERVAÇÃO DE INVESTIMENTOS Ao longo das últimas décadas, as organizações investiram milhões de reais em sistemas e aplicativos

Leia mais