Um bom começo. Conselhos úteis para os novos utilizadores de aparelho auditivo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Um bom começo. Conselhos úteis para os novos utilizadores de aparelho auditivo"

Transcrição

1 Um bom começo 9 Conselhos úteis para os novos utilizadores de aparelho auditivo

2 Esta brochura é o número 9 de uma série da Widex sobre audição e assuntos relacionados.

3 O caminho para uma boa audição Como novo utilizador de aparelho auditivo, um bom começo é muito importante. A maior parte dos aparelhos auditivos modernos estão equipados com uma série de características que podem compensar a maior parte das perdas de audição e graças uma nova tecnologia excepcional quase todas as pessoas que sofram de uma deficiência auditiva podem ser ajudadas individualmente de forma a que o utilizador obtenha uma imagem sonora nítida, natural e agradável. Para aí chegar é evidente que é necessário experimentar os aparelhos auditivos, ou seja, utilizálos o mais tempo possível.

4 Um mundo com novos sons Começar a usar aparelho é uma experiência interessante, mas exigente. Leva tempo até habituar-se a todos os novos sons que não se está habituado a ouvir. O aparelho não restitui uma audição normal, mas os sons que pouco a pouco desapareceram, voltarão repentinamente a aparecer, o que pode causar uma sensação de aflição. Pode tratar-se de sons que você não terá ouvido ou imaginado durante muitos anos, mas que fazem parte do nosso dia a dia. Pode ser o tiquetaque do relógio, a torneira da água, a televisão, o carro, os passos no chão, as vozes das crianças, a música, o bater das portas, as gargalhadas, as ferramentas, as máquinas, etc. O ouvido humano constitui uma ferramenta fantástica para captar os sons. Mas é no cérebro que todas as informações sonoras são convertidas para aquilo que se percebe como sons. Por isso é necessário habituar não somente os ouvidos, mas também o cérebro, a interpretar e classificar todos os novos sons.

5 O exercício faz o mestre É boa ideia começar a utilizar os aparelhos por um período de tempo limitado, como, por exemplo, uma ou duas horas de cada vez e em situações com poucas pessoas e pouco ruído. A partir daí, pouco a pouco poderá utilizá-los por mais tempo e em situações de escuta mais difíceis como, por exemplo, na companhia de mais pessoas. É importante que você dedique o tempo necessário para habituar-se tanto aos novos sons como ao facto de ter um corpo estranho no ouvido. Nos primeiros dias pode sentir-se pouco à vontade ao ouvir através dos aparelhos auditivos e pode ser difícil reconhecer e distinguir entre os diversos sons. Esteja atento ao cansaço que pode sentir por causas de todas as novas impressões. Mas tenha paciência e comece eventualmente por utilizar os aparelhos auditivos uma hora cada vez, várias vezes ao dia e de preferência em situações de escuta diferentes.

6 Uma perda de audição varia de pessoa a pessoa, pelo que a regulação de precisão pode ser decisiva. Se o som do aparelho auditivo depois de algumas semanas continuar a estar por exemplo demasiado forte, será necessário fazer um reajustamento. Pode ser que o aparelho amplifique as frequências erradas (os sons claros e baixos) ou amplifique demasiado numa área de frequência, onde o utilizador é especialmente sensível ao som, 0 que pode ser muito incomodativo.

7 Incentivo ao esforço individual A maior parte dos aparelhos auditivos modernos possuem uma vasta gama de possibilidades e características que podem remediar a maioria dos tipos de deficiências auditivas. Ao receber o seu aparelho auditivo, este está ajustado precisamente à sua deficiência auditiva/audição, a fim de oferecer a melhor reprodução sonora confortável e natural. Pode ser que após algum tempo o seu aparelho necessita de um ajustamento de precisão pelo seu especialista. Pode ser que você tenha identificado necessidades novas ou pode haver situações em que o nível ou a reprodução sonora não estejam adequados. Portanto, antes da próxima consulta com o seu especialista, avalie bem como se sente com os novos aparelhos auditivos. Pode ser difícil para o seu profissional ajustar o som dos aparelhos auditivos, se o utilizador não der a informação adequada, tal como: O aparelho soa mal!

8 Na maior parte dos aparelhos auditivos digitais é possível, por exemplo, ajustar o equilíbrio entre os sons fortes e os sons fracos. Procure verificar se os sons fortes ficam demasiado violentos enquanto o som de ambientes calmos é confortável ou, se todos os sons fracos (como o tique-taque de um relógio, o zumbido do frigorífico, os carros na distância) são demasiado fortes. Mas repare também que normalmente são os sons fracos que dantes não ouvia. Por isso, consulte a família e os amigos e discuta a forma como é percebida a imagem sonora por uma pessoa com audição normal. Também é recomendável apontar as situações em que pretende alterações e quais os motivos porque não está inteiramente satisfeito. Procure identificar as suas experiências com tantos pormenores quanto possível para que você e o seu especialista tenham uma base concreta para a Vossa próxima consulta.

9 Sensação nova de ter um corpo estranho no ouvido Tal como os seus pés devem habituar-se a um novo par de sapatos, os seus ouvidos terão de habituar-se aos novos aparelhos auditivos. Como utilizador inexperiente terá primeiro de habituar-se a ter algo no ouvido. Nos primeiros dias, o aparelho pode causar uma ligeira pressão, e talvez você possa sentir o ouvido um pouco dorido. Isso é completamente normal. Mas se após uma semana, isso não acontecer ou se sentir decididamente uma dor no ouvido isso significa que o molde ou o aparelho intracanal não assentam bem. Alguns utilizadores sentem comichão, ardor ou alergia no ouvido. Se estes problemas não se resolveram após algumas semanas, deverá consultar o médico. Mas verifique sempre se os aparelhos auditivos estão bem colocados. Quer se trate de um aparelho retroauricular ou de um aparelho intracanal, o molde deve estar bem introduzido. Se não for o caso, os aparelhos auditivos não podem funcionar da melhor maneira, ou podem provocar realimentação (feedback). Consulte o seu especialista se necessita de ajustar o seu molde/ aparelho intracanal.

10 A voz Para a maior parte dos utilizadores, no início a própria voz soa pouco natural. Isso passa depois de pouco tempo. Se for muito desagradável, poderá ser porque a afinação do aparelho auditivo não está correcta. No início, pode ser difícil avaliar a força da própria voz. Neste caso, recomenda-se consultar a família e os amigos para orientar a encontrar a força correcta da voz. Muitos também deverão habituar-se aos sons interiores dos dentes, do mastigar e do trincar do pão. O mesmo se aplica à sensação de oclusão. Ambos são uma questão de hábito, mas a forma do canal de ventilação do molde/do aparelho intracanal podem ter uma certa importância. Expectativas Com aparelhos auditivos a funcionar bem a maior parte dos utilizadores recuperam grande parte da audição. Antes de tudo, os aparelhos auditivos podem facilitar a comunicação e contribuir para uma nova qualidade de vida dos utilizadores e para que estes possam participar no emprego e no dia a dia em pé de igualdade com as pessoas com audição normal. Ao mesmo tempo, os aparelhos auditivos modernos podem reduzir os ruídos incomodativos, evitando que os passeios na rua ou as festas de família não pareçam um inferno sonoro.

11

12 H #01v Printed by KLS / #02

O que é um aparelho auditivo? Segue uma breve descrição de aparelhos auditivos e de diversos tipos

O que é um aparelho auditivo? Segue uma breve descrição de aparelhos auditivos e de diversos tipos O que é um aparelho auditivo? 3 Segue uma breve descrição de aparelhos auditivos e de diversos tipos O que é um aparelho auditivo? Um aparelho auditivo constitui um meio auxiliar técnico basicamente composto

Leia mais

Os sons e a audição. Breve descrição da forma como percebemos os sons e de como funciona a audição

Os sons e a audição. Breve descrição da forma como percebemos os sons e de como funciona a audição Os sons e a audição 1 Breve descrição da forma como percebemos os sons e de como funciona a audição Esta brochura é o número 1 de uma série da Widex sobre audição e aparelhos auditivos. O que são sons?

Leia mais

Manual de Instruções Gama Bravissimo. BV-8 Aparelho retroauricular

Manual de Instruções Gama Bravissimo. BV-8 Aparelho retroauricular Manual de Instruções Gama Bravissimo BV-8 Aparelho retroauricular Indice Nestas instruções o aparelho auditivo, o molde, os utensílios de limpeza e outros equipamentos podem ter um aspecto diferente do

Leia mais

Manual de Instruções Gama Bravissimo. BV-18 Aparelho retroauricular

Manual de Instruções Gama Bravissimo. BV-18 Aparelho retroauricular Manual de Instruções Gama Bravissimo BV-18 Aparelho retroauricular Nestas instruções o aparelho auditivo, o molde, os utensílios de limpeza e outros equipamentos podem ter um aspecto diferente do seu próprio

Leia mais

As crianças e a audiçao. Informações gerais sobre a audição e a perda auditiva das crianças, e a respectiva ajuda disponível.

As crianças e a audiçao. Informações gerais sobre a audição e a perda auditiva das crianças, e a respectiva ajuda disponível. As crianças e a audiçao 7 Informações gerais sobre a audição e a perda auditiva das crianças, e a respectiva ajuda disponível. 1 Esta brochura é o número 7 de uma série de publicações da Widex sobre a

Leia mais

O ruído e a audição. Breve descrição de ruídos, das fontes de ruídos e do que se pode fazer para evitá-los.

O ruído e a audição. Breve descrição de ruídos, das fontes de ruídos e do que se pode fazer para evitá-los. O ruído e a audição 4 Breve descrição de ruídos, das fontes de ruídos e do que se pode fazer para evitá-los. Esta brochura é o número 4 de uma série de publicações da Widex sobre a audição e assuntos relacionados.

Leia mais

Manutençao e limpeza dos aparelhos auditivos intracanais. Breve descrição de como manter e limpar os aparelhos CIC e ITE.

Manutençao e limpeza dos aparelhos auditivos intracanais. Breve descrição de como manter e limpar os aparelhos CIC e ITE. Manutençao e limpeza dos aparelhos auditivos intracanais 6 Breve descrição de como manter e limpar os aparelhos CIC e ITE. Esta brochura é o número 6 de uma série de publicações da Widex sobre a audição

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA OS PAIS

INFORMAÇÃO PARA OS PAIS INFORMAÇÃO PARA OS PAIS tm WIDEX BABY 440 O MeLHOR INÍCIO NA VIDA Para os bebés, a audição desempenha um papel crucial na forma como desenvolvem a linguagem e no modo como interpretam o mundo. Os bebés

Leia mais

Como conviver com os utilizadores de aparelho auditivo? Bons conselhos para auxiliar os utilizadores de aparelho auditivo.

Como conviver com os utilizadores de aparelho auditivo? Bons conselhos para auxiliar os utilizadores de aparelho auditivo. Como conviver com os utilizadores de aparelho auditivo? 5 Bons conselhos para auxiliar os utilizadores de aparelho auditivo. Esta brochura é o número 5 de uma série de publicações da Widex sobre a audição

Leia mais

Manual de Instruções Gama Bravíssimo élan. BV-8é Aparelho retroauricular

Manual de Instruções Gama Bravíssimo élan. BV-8é Aparelho retroauricular Manual de Instruções Gama Bravíssimo élan BV-8é Aparelho retroauricular Nestas instruções o aparelho auditivo, a ponta é-tip, os utensílios de limpeza e outros equipamentos podem ter um aspecto diferente

Leia mais

Ondas sonoras. Qualidades fisiológicas de uma onda sonora

Ondas sonoras. Qualidades fisiológicas de uma onda sonora Ondas sonoras As ondas mecânicas que propiciam o fenômeno da audição aos seres vivos são chamadas de ondas sonoras. Como todas as ondas mecânicas, as ondas sonoras podem se propagar nos mais diversos meios,

Leia mais

Claris H100. Experimente ouvir do jeito que você prefere T E C N O L OGI A A U D I T I VA ESSENCIAL. Premium. Avançado. Essencial

Claris H100. Experimente ouvir do jeito que você prefere T E C N O L OGI A A U D I T I VA ESSENCIAL. Premium. Avançado. Essencial Claris H100 Experimente ouvir do jeito que você prefere T E C N O L OGI A A U D I T I VA ESSENCIAL Premium Avançado Essencial Excelente DESEMPENHO Tecnologia apoiando o cérebro Quando você está procurando

Leia mais

Manual de Instruções Gama Flash FL-CIC

Manual de Instruções Gama Flash FL-CIC Manual de Instruções Gama Flash FL-CIC Nestas instruções o aparelho auditivo, os utensílios de limpeza e outros equipamentos podem ter um aspecto diferente do seu próprio aparelho. Além disso reservamo-nos

Leia mais

SoundLens Synergy. Uma solução sem fio, invisível e personalizada

SoundLens Synergy. Uma solução sem fio, invisível e personalizada SoundLens Synergy Uma solução sem fio, invisível e personalizada Feito para um ajuste invisível. Temos orgulho em apresentar o SoundLens Synergy, a mais avançada tecnologia disponível em nossa solução

Leia mais

Phonak CROS B. Quando você é capaz de acompanhar conversas vindas de qualquer direção, Life is on. 370fy01_CROS_B.indd 1 10/03/ :31:08

Phonak CROS B. Quando você é capaz de acompanhar conversas vindas de qualquer direção, Life is on. 370fy01_CROS_B.indd 1 10/03/ :31:08 Phonak CROS B Quando você é capaz de acompanhar conversas vindas de qualquer direção, Life is on Uma marca Sonova 370fy01_CROS_B.indd 1 10/03/2017 11:31:08 Os meus aparelhos CROS devolveram-me o som, e

Leia mais

Phonak CROS B. Quando você é capaz de acompanhar conversas vindas de qualquer direção, Life is on. Uma marca Sonova

Phonak CROS B. Quando você é capaz de acompanhar conversas vindas de qualquer direção, Life is on. Uma marca Sonova Phonak CROS B Quando você é capaz de acompanhar conversas vindas de qualquer direção, Life is on Uma marca Sonova Os meus aparelhos CROS devolveram-me o som, e com ele, tive minha vida de volta. Angie

Leia mais

As muitas faces do tinnitus/acufeno

As muitas faces do tinnitus/acufeno As muitas faces do tinnitus/acufeno Cerca de 250 milhões de pessoas, a nível mundial, sofrem de tinnitus/acufeno. Tinnitus é a perceção de sons ou ruídos dentro dos ouvidos sem qualquer fonte de som externa.

Leia mais

Manual de Instruções Gama Flash. FL-19 Aparelho retroauricular

Manual de Instruções Gama Flash. FL-19 Aparelho retroauricular Manual de Instruções Gama Flash FL-19 Aparelho retroauricular Nestas instruções o aparelho auditivo, o molde, os utensílios de limpeza e outros equipamentos podem ter um aspecto diferente do seu próprio

Leia mais

O que você precisa saber sobre perda auditiva

O que você precisa saber sobre perda auditiva Tel.: (61) 3339-6699 Cel.: (61) 98449-7734 SCS Qd. 01 Bl. E Ed. Ceará Sala 101/113 CEP 70.303-900 - DF centroauditivovidanova@gmail.com www.vidanovanet.com.br O que você precisa saber sobre perda auditiva

Leia mais

Como comprar o melhor

Como comprar o melhor Como comprar o melhor APARELHO AUDITIVO para você Conheça aqui todos os passos que devem envolver a compra do produto ideal para melhorar a sua audição O assunto da vez Usar aparelho auditivo deixou de

Leia mais

XINOTM ... SOLUÇÃO DE TRATAMENTO PARA ZUMBIDO. Distribuidor Autorizado

XINOTM ... SOLUÇÃO DE TRATAMENTO PARA ZUMBIDO. Distribuidor Autorizado XINOTM Z U M B I D O... SOLUÇÃO DE TRATAMENTO PARA ZUMBIDO Distribuidor Autorizado Sua audição é nossa preocupação Starkey do Brasil Matriz Rua Fernão Pompeu de Camargo, 832 - Jardim Leonor - CEP 13041-025

Leia mais

Phonak Bolero V O melhor em desempenho e confiabilidade.

Phonak Bolero V O melhor em desempenho e confiabilidade. Phonak Bolero V O melhor em desempenho e confiabilidade. Aventure-se no mundo A vida é feita para viver. Por isso, aventure-se, experimente todas as maravilhas que o mundo sonoro tem para oferecer. Seja

Leia mais

Aumente a sua Experiência Auditiva

Aumente a sua Experiência Auditiva ReSound ajuda as pessoas a redescobrir a audição. Desenvolvemos aparelhos auditivos que buscam tecnologias mais próximas da audição natural. O nosso objetivo é dar a oportunidade de desfrutar uma vida

Leia mais

RC3-1. Manual de Instruções

RC3-1. Manual de Instruções RC3-1 Manual de Instruções Comando à distância RC3-1 Nestas instruções o comando à distância e outros apetrechos poderão apresentar um aspecto diferente do seu aparelho. Além disso reservamo-nos o direito

Leia mais

Ouvido artificial e aparelhos auxiliares de audição

Ouvido artificial e aparelhos auxiliares de audição Ouvido artificial e aparelhos auxiliares de audição FRANCISCO RABAÇA MOLLER FREIRIA DOCENTES: PROF.DOUTOR FELIPPE DE SOUZA E PROF JOÃO FERMEIRO UNIDADE CURRICULAR: INTRODUÇÃO À ELETRÓNICA MÉDICA 2017/2018

Leia mais

Psicoacústica. S = k. I / I. S = k. log I. Onde S é a sensação, I a intensidade do estímulo e k uma constante.

Psicoacústica. S = k. I / I. S = k. log I. Onde S é a sensação, I a intensidade do estímulo e k uma constante. 41 Capítulo 5 Psicoacústica A Psicoacústica estuda as sensações auditivas para estímulos sonoros. Trata dos limiares auditivos, limiares de dor, percepção da intensidade de da freqüência do som, mascaramento,

Leia mais

Potencialize seu cérebro

Potencialize seu cérebro Potencialize seu cérebro LIN H A P O WER Aproveite mais detalhes de fala Tenha mais poder para participar POTENCIALIZE SEU CÉREBRO Sua melhor companhia diária A maioria das pessoas com perda auditiva severa

Leia mais

Ace primax. Guia do utilizador

Ace primax. Guia do utilizador Ace primax Guia do utilizador Conteúdo Bem-vindo 4 Aparelhos auditivos 5 Tipo de aparelho 5 Conhecer os seus aparelhos auditivos 5 Componentes e nomes 6 Controlos 8 Definições 9 Pilhas 10 Tamanho das pilhas

Leia mais

Manual de Instruções Gama Bravissimo. BV-9X aparelho intra-canal

Manual de Instruções Gama Bravissimo. BV-9X aparelho intra-canal Manual de Instruções Gama Bravissimo BV-9X aparelho intra-canal Indice Nestas instruções o aparelho auditivo, o molde, os utensílios de limpeza e outros equipamentos podem ter um aspecto diferente do seu

Leia mais

Phonak Audéo V Use, ame e esqueça que usa a aparelho auditivo.

Phonak Audéo V Use, ame e esqueça que usa a aparelho auditivo. Phonak Audéo V Use, ame e esqueça que usa a aparelho auditivo. Comunique-se, participe, seja você mesmo Um passeio pelo parque ouvir o vento mover as folhas. Uma conversa em meio à multidão envolver-se

Leia mais

Instruções para o utilizador Série REAL. RE-19 Retroauricular

Instruções para o utilizador Série REAL. RE-19 Retroauricular Instruções para o utilizador Série REAL RE-19 Retroauricular O aparelho auditivo, os dispositivos e os acessórios apresentados nestas instruções para o utilizador poderão não corresponder aos artigos que

Leia mais

Como a poluição sonora influencia até na obesidade

Como a poluição sonora influencia até na obesidade Como a poluição sonora influencia até na obesidade noticias.r7.com/saude/como-a-poluicao-sonora-influencia-ate-na-obesidade-04112018 A OMS alerta: o barulho é tema sério Getty Images /BBC NEWS BRASIL A

Leia mais

Informativo. Junho Estamos sempre pensando em você! A perda de audição nos idosos

Informativo. Junho Estamos sempre pensando em você! A perda de audição nos idosos Informativo Estamos sempre pensando em você! Entrevista exclusiva com o Dr. Giuliano Bongiovanni Otorrinolaringologista da UNIFESP Os idosos vão sofrer com a perda de audição, mas podemos aliviar os sintomas

Leia mais

Líder mundial em sistemas de guia turístico

Líder mundial em sistemas de guia turístico Líder mundial em sistemas de guia turístico 2 A escolha global Apreciado por milhões de visitantes todos os anos BMW-Welt, Munique O guide-u da Phonak é o sistema de guia turístico sem fio de eleição em

Leia mais

Manual de Instruções A gama Bravo. B1/B2 Aparelho retroauricular

Manual de Instruções A gama Bravo. B1/B2 Aparelho retroauricular Manual de Instruções A gama Bravo B1/B2 Aparelho retroauricular Índice Nestas instruções o aparelho auditivo, o molde, os utensílios de limpeza e outros equipamentos podem ter um aspecto diferente do seu

Leia mais

Métodos de Gravação em Estéreo

Métodos de Gravação em Estéreo Métodos de Gravação em Estéreo Quando você ouve sobre o poder do posicionamento dos microfones pela primeira vez, você fica instantaneamente fascinado. Será que centímetros de diferença no posicionamento

Leia mais

Aprendendo sobre o Zumbido

Aprendendo sobre o Zumbido Aprendendo sobre o Zumbido Guia para ajudá-lo a entender e gerenciar seu zumbido Sua saúde e seus objetivos! Pense neste material como informação básica sobre o zumbido para lhe ajudar a compreender melhor

Leia mais

SISTEMA REPRESENTACIONAL

SISTEMA REPRESENTACIONAL SISTEMA REPRESENTACIONAL DESENVOLVIMENTO DA SESSÃO TAREFA PARA A VIDA: RECAPITULAÇÃO FINAL + TAREFAS + DESCONEXÃO Diário de Bordo DIÁRIO DE BORDO: DATA / / I. Por que valeu a pena viver o dia de hoje?

Leia mais

A lente de contato. para seus ouvidos.

A lente de contato. para seus ouvidos. A lente de contato TM para seus ouvidos. O primeiro e único aparelho auditivo do mundo 100% invisível, que pode ser utilizado 24h por dia, 7 dias por semana. PHO055_15 - Lyric Pode - B2C-V6.indd 1 Um aparelho

Leia mais

Guia interativo. Controle sua dor

Guia interativo. Controle sua dor Guia interativo Controle sua dor Dor de cabeça crônica A dor de cabeça, também conhecida como cefaleia, é um sintoma que pode acontecer com todas as pessoas, independente de idade, classe social ou gênero.

Leia mais

PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO. Apostila 08

PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO. Apostila 08 PRINCÍPIOS ERGONÔMICOS DA ILUMINAÇÃO Apostila 08 Percepção Visual Os olhos captam a energia do mundo exterior na forma de ondas de luz e as convertem em impulsos nervosos, que são conduzidos ao SNC. TERMOS

Leia mais

Perda de audição pode gerar indenização por acidente de trabalho. por Kendra Chihaya Qua, 11 de Janeiro de :44

Perda de audição pode gerar indenização por acidente de trabalho. por Kendra Chihaya Qua, 11 de Janeiro de :44 Além do benefício da previdência, o empregado pode requer uma indenização da empresa pelo dano à sua saúde, em razão dela não ter cumprido rigorosamente as normas de saúde e segurança do trabalho No Brasil

Leia mais

O aparelho auditivo que abre as possibilidades para um novo mundo.

O aparelho auditivo que abre as possibilidades para um novo mundo. O aparelho auditivo que abre as possibilidades para um novo mundo. OTICON Opn Tecnologia tradicional Foco somente em uma pessoa, suprimindo todos as outras. Você provavelmente conhece essa sensação: Estar

Leia mais

www.motorolahome.com www.verve.life LOOP LOOP Leia-me primeiro Os seus fones de ouvido sem fios Luz de estado Volume + Alimentação, chamadas e controlo de música Volume _ Os seus fones de ouvido sem fios

Leia mais

Instruções para o utilizador. PA-440 RIC Receptor intracanal

Instruções para o utilizador. PA-440 RIC Receptor intracanal Instruções para o utilizador PA-440 RIC Receptor intracanal O aparelho auditivo, os dispositivos e os acessórios apresentados nestas instruções para o utilizador poderão não corresponder aos artigos que

Leia mais

GUIA DE AFINAÇÃO DO VIOLÃO OTONIEL VIANNA

GUIA DE AFINAÇÃO DO VIOLÃO OTONIEL VIANNA 1 A afinação de ouvido do violão geralmente é tratada como uma tarefa muito difícil e complicada. Na verdade, não é bem assim e eu vou te mostrar isso nesse guia. O grande problema não é a afinação do

Leia mais

ESTUDO DO MEIO. 1 Desenha sobre o que pensas fazer no próximo fim-de-semana. 2 Pinta o que gostarias de fazer nas próximas férias. Nadar na piscina.

ESTUDO DO MEIO. 1 Desenha sobre o que pensas fazer no próximo fim-de-semana. 2 Pinta o que gostarias de fazer nas próximas férias. Nadar na piscina. 1 Desenha sobre o que pensas fazer no próximo fim-de-semana. 2 Pinta o que gostarias de fazer nas próximas férias. Andar de bicicleta. Nadar na piscina. Viajar de comboio. Viajar de avião. 1 Observa e

Leia mais

E-book licenciado para Lourdes tremarin

E-book licenciado para Lourdes tremarin 1 Neste curto livro de bolso você encontrará materiais para impressão para o seu programa Acabar Com O Zumbido. Os arquivos irão ajudá-lo a organizar melhor seu tratamento. As etapas são: 1. Folha de Perguntas:

Leia mais

Função. Técnico Comercial de Equipamentos Electrónicos de Segurança

Função. Técnico Comercial de Equipamentos Electrónicos de Segurança Função Técnico Comercial de Equipamentos Electrónicos de Segurança Início da entrevista Como está Dr.Fernando Lopes? Foi fácil chegar até nós? O estacionamento é um inferno, não é?!!!! se achar bem vamos

Leia mais

Sand storm (S6) Pewter (P7) Cinnamon (Q9) Amber suede (S2)

Sand storm (S6) Pewter (P7) Cinnamon (Q9) Amber suede (S2) Produtos em tamanho real Teal blast (S7) Sand storm (S6) Platinum (P6) Pewter shine (S5) Pewter (P7) Espresso boost (S3) Espresso (P4) Cinnamon (Q9) Charcoal (P8) Beige (01) Amber suede (S2) Amber (P2)

Leia mais

1 Estúdio de Gravação - Mixagem e Masterização EFEITOS DE TEMPO

1 Estúdio de Gravação - Mixagem e Masterização EFEITOS DE TEMPO 1 EFEITOS DE TEMPO Como efeitos que envolvem atraso podem ser usados em gravações e mixagens? Echo, Delay, Chorus, Flanger e Reverb, entre outros, são considerados efeitos de tempo, porque envolvem atraso.

Leia mais

OS 5 SENTIDOS. Nome: Elaborado por: Priscila Veiga. amandoparaeternidade.com

OS 5 SENTIDOS. Nome: Elaborado por: Priscila Veiga. amandoparaeternidade.com OS 5 SENTIDOS Elaborado por: Priscila Veiga Nome: NOME: IDADE: ENDEREÇO: CIDADE: ESTADO: TELEFONE: Antes de fazer esta apostila, acesse nosso canal no You tube e assista o vídeo sobre os cinco sentidos:

Leia mais

COMUNICAÇÃO INTERNA 0002/13

COMUNICAÇÃO INTERNA 0002/13 Atender o telefone não é uma tarefa difícil fisicamente, mas utilizá-lo de forma correta e profissional, já não é tão linear quanto se pensa. Todas as ligações recebidas nos interessam, afinal somos uma

Leia mais

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros

Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros Sala: 3 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Observar e explorar ativamente

Leia mais

Partes do Violão 1- Tampo 2- Rastilho 3- Cavalete 4- Boca ou Bocal

Partes do Violão 1- Tampo 2- Rastilho 3- Cavalete 4- Boca ou Bocal Partes da guitarra Basicamente, os modelos dos instrumentos que iremos abordar são os mais tradicionais, em se tratando da guitarra, nós temos o modelo strato, que é o mais versátil modelo de guitarra

Leia mais

Manual de início rápido

Manual de início rápido Registe o seu produto e obtenha assistência em www.philips.com/welcome CD490 CD495 Manual de início rápido 1 Ligar 2 Começar 3 Beneficie de O que está na caixa Estação de base (CD495) Estação de base (CD490)

Leia mais

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho UFCD: Unidade de Formação de Curta Duração

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho UFCD: Unidade de Formação de Curta Duração Módulo: 3779- Agentes Físicos Formadora: Susana Ricardo Agentes Físicos: Entidade, imaterial ou com um mínimo de matéria, capaz de produzir efeitos adversos no organismo. O dano produz sem que haja um

Leia mais

BEATMAKER COLLEGE ERICK BITTENCOURT

BEATMAKER COLLEGE ERICK BITTENCOURT BEATMAKER COLLEGE ERICK BITTENCOURT EBOOK GRÁTIS A BEATMAKERCOLLEGE foi criada com intuito de mostrar na prática que é possível começar a produzir batidas e instrumentais de rap no geral sem muitos equipamentos

Leia mais

Sala: 4 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros

Sala: 4 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros Sala: 4 meses aos 12 meses (Berçário) Educadora: Idalina Barros CALENDARIZAÇÃO TEMAS/CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES RECURSOS SETEMBRO Adaptação Os primeiros grupos sociais Observar e explorar ativamente

Leia mais

MarkeTrak 9: A new Baseline Estimating Hearing Loss and Adoption Rates and Exploring Key Aspects of the Patient Journey Final Report March 2015.

MarkeTrak 9: A new Baseline Estimating Hearing Loss and Adoption Rates and Exploring Key Aspects of the Patient Journey Final Report March 2015. É realmente pequeno! A família Moxi continua a crescer, na forma mais pequena possível. O Moxi Now junta-se à linha de produtos auditivos de auscultador no canal (RIC) centrada no design do mercado, inclui

Leia mais

Cinco importantes razões para você fazer triagem auditiva. por Kendra Chihaya Dom, 21 de Julho de :53

Cinco importantes razões para você fazer triagem auditiva. por Kendra Chihaya Dom, 21 de Julho de :53 Segundo a OMS a triagem auditiva, em qualquer fase da vida, assegura o diagnóstico e tratamento precoce de problemas evitando a perda auditiva incapacitante. Não importa a sua idade, sua história familiar

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ano Letivo 2018/2019 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS TEMPO AVALIAÇÃO

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ano Letivo 2018/2019 TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS TEMPO AVALIAÇÃO Disciplina: Estudo do Meio /Ano de escolaridade: 2º Ano Página 1 de 5 Documentos Orientadores: Programa PLANIFICAÇÃO ANUAL Revisões Manusear objetos em situações concretas A minha escola, a minha identificação,

Leia mais

GUIA DEFINITIVO: OS CUIDADOS ESSENCIAIS COM SUA AUDIÇÃO

GUIA DEFINITIVO: OS CUIDADOS ESSENCIAIS COM SUA AUDIÇÃO GUIA DEFINITIVO: OS CUIDADOS ESSENCIAIS COM SUA AUDIÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 3 10 CUIDADOS QUE TODO MUNDO PRECISA TER COM A AUDIÇÃO 5 COMO DESCOBRIR SE HÁ ALGO DE ERRADO COM SUA AUDIÇÃO 12 COMO OS APARELHOS

Leia mais

power one Perguntas frequentes

power one Perguntas frequentes high level hearing Em que tamanhos estão disponíveis as pilhas da power one? Os tamanhos padrão das pilhas para aparelhos auditivos são 10, 13, 312 e 675. São fáceis de distinguir pelas seguintes cores:

Leia mais

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE APARELHOS AUDITIVOS. Wolfgang - Cliente Audium

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE APARELHOS AUDITIVOS. Wolfgang - Cliente Audium TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE APARELHOS AUDITIVOS Wolfgang - Cliente Audium Introdução 03 O que é o aparelho auditivo e como ele funciona? 05 Quais são as suas vantagens? 09 Como usar o aparelho da

Leia mais

ENSINO BÁSICO ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. Entidade Promotora: Câmara Municipal de Abrantes. Entidade Parceira: Orfeão de Abrantes

ENSINO BÁSICO ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. Entidade Promotora: Câmara Municipal de Abrantes. Entidade Parceira: Orfeão de Abrantes ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR Entidade Promotora: Câmara Municipal de Abrantes Entidade Parceira: Orfeão de Abrantes ESCOLA do 1º Ciclo: EB1 Pego, EB1 Alvega, EB1 Alvega/Concavada, EB1 Rossio

Leia mais

Diretiva 2016/1. Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Diretiva 2016/1. Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Diretiva 2016/1 Sobre os parâmetros técnicos de avaliação da variação do volume sonoro durante a difusão de publicidade nas emissões

Leia mais

RIVERGARDEN Lda. Pessoa Coletiva e Matriculada nº Capital Social SEDE: Av. do Brasil, nº1, 1º Esq Portalegre (+351) 245

RIVERGARDEN Lda. Pessoa Coletiva e Matriculada nº Capital Social SEDE: Av. do Brasil, nº1, 1º Esq Portalegre (+351) 245 Solução: Sistemas de Som Marcas: Riversound (marca própria) BOSCH Audio-Technica Texto descritivo A RIVERGARDEN selecionou as soluções profissionais de som da Riversound, BOSCH ou Audio- Technica para

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas,com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa do 1ºCiclo

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa do 1ºCiclo AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa do 1ºCiclo 1º CICLO ESTUDO DO MEIO 2º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS TEMPO

Leia mais

Sistema Auditivo Humano

Sistema Auditivo Humano Sistema Auditivo Humano Tecnologias de Reabilitação Aplicações de Processamento de Sinal Constituição do Ouvido Humano JPT 2 1 Constituição do Ouvido Humano JPT 3 Constituição do Ouvido Humano O ouvido

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/2019 ESTUDO DO MEIO - 2ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/2019 ESTUDO DO MEIO - 2ºANO Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região do Algarve Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (Sede: Escola Secundária José Belchior Viegas) PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/2019

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa do 1ºCiclo

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa do 1ºCiclo AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa do 1ºCiclo 1º CICLO ESTUDO DO MEIO 2º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS TEMPO

Leia mais

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO - Manusear a tesoura.

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO - Manusear a tesoura. - O passado mais longínquo da criança ANO LETIVO - 2018-19 ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DEPARTAMENTO DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE ESTUDO DO MEIO DO 2º ANO DE ESCOLARIDADE

Leia mais

Sempre pronto a ajudar Registe o seu produto e obtenha suporte em SHL3855NC Questões? Contacte a Philips Manual do utilizador

Sempre pronto a ajudar Registe o seu produto e obtenha suporte em  SHL3855NC Questões? Contacte a Philips Manual do utilizador Sempre pronto a ajudar Registe o seu produto e obtenha suporte em www.philips.com/support Questões? Contacte a Philips SHL3855NC Manual do utilizador Índice 1 Instruções de segurança importantes 2 Segurança

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa do 1ºCiclo

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa do 1ºCiclo AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa do 1ºCiclo 1º CICLO ESTUDO DO MEIO 2º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE ESTUDO DO MEIO setembro/outubro

PLANIFICAÇÃO DE ESTUDO DO MEIO setembro/outubro setembro/outubro À DESCOBERTA DE SI MESMO: O meu passado mais longínquo Reconhecer datas e factos importantes da sua vida Localizar datas e factos importantes numa linha de tempo Reconhecer o mês e o ano,

Leia mais

A AGULHA CORRECTA PARA O PROCESSAMENTO EXPEDITO DE ARTIGOS DE MALHAS FINAS SAN 10

A AGULHA CORRECTA PARA O PROCESSAMENTO EXPEDITO DE ARTIGOS DE MALHAS FINAS SAN 10 info S I N F O R M A Ç Ã O T É C N I C A E W I N G 1 7 A AGULHA CORRECTA PARA O PROCESSAMENTO EXPEDITO DE ARTIGOS DE MALHAS FINAS SAN 10 Não tem parado de crescer a procura de materiais finos e finíssimos

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa de Expressões do 1º Ciclo

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa de Expressões do 1º Ciclo AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Expressões do 1º Ciclo 1º CICLO EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL 3º E 4º ANOS TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

Nova autonomia 400 KM NEDC, um novo conceito de liberdade

Nova autonomia 400 KM NEDC, um novo conceito de liberdade Renault ZOE Nova autonomia 400 KM NEDC, um novo conceito de liberdade Descubra um novo prazer de condução com o ZOE, um automóvel 100% elétrico. Equipado com a nova bateria Z.E. 40, o ZOE fá-lo esquecer

Leia mais

FORMAÇÃO GESTÃO DE EQUIPAS 1. INTRODUÇÃO

FORMAÇÃO GESTÃO DE EQUIPAS 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO A cada encontro com o outro surgem novas opiniões, novas ideias, diferentes projectos ou mesmo discussões, fricções, perdas de tempo e sentimentos feridos. Gerir diferenças entre as pessoas

Leia mais

ESTANQUEIDADE DETECÇÃO DE VAZAMENTOS NÃO VISÍVEIS DE LÍQUIDOS SOB PRESSÃO EM TUBULAÇÕES ENTERRADAS

ESTANQUEIDADE DETECÇÃO DE VAZAMENTOS NÃO VISÍVEIS DE LÍQUIDOS SOB PRESSÃO EM TUBULAÇÕES ENTERRADAS FOLHA N O 1/5 1. OBJETIVO Estabelecer parâmetros para verificação de funcionamento dos equipamentos principais utilizados no ensaio de Estanqueidade Detecção de Vazamentos Não Visíveis de Líquidos Sob

Leia mais

QUEBRANDO A BARREIRA DO SOM

QUEBRANDO A BARREIRA DO SOM QUEBRANDO A BARREIRA DO SOM NOVOS HORIZONTES NA AUDIÇÃO Com a família WIDEX UNIQUE, não estamos a fazer nada de diferente. Fazemo-lo apenas melhor. Conseguimos fazer isto porque refinámos todo o processo

Leia mais

Verifique problemas de Performance no Windows 7

Verifique problemas de Performance no Windows 7 Verifique problemas de Performance no Windows 7 Date : 24 de Julho de 2010 Este tempo de verão, sol e temperaturas agradáveis, é natural que apeteça andar cá por fora, ir até uma esplanada ou estar num

Leia mais

e 602-II Stage Microphones

e 602-II Stage Microphones e 602-II Bedienungsanleitung Insruction manual Notice d emploi Instruzioni per l uso Instrucciones de uso Manual de instruções Gebruiksaanwijzing Stage Microphones A C 90 60 120 0 0 0 0 5 10 15 20 25 db

Leia mais

Sistema CROS. Soluções auditivas para perda auditiva unilateral

Sistema CROS. Soluções auditivas para perda auditiva unilateral Sistema CROS Soluções auditivas para perda auditiva unilateral Diga olá para uma solução para perda auditiva unilateral Starkey Sound usa tecnologia de ponta para fornecer o verdadeiro aproveitamento de

Leia mais

PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O RUÍDO UNIDADE DIDÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO DO 1º E 2º CICLOS MANUAL DO PROFESSOR

PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O RUÍDO UNIDADE DIDÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO DO 1º E 2º CICLOS MANUAL DO PROFESSOR PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O RUÍDO UNIDADE DIDÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO DO 1º E 2º CICLOS MANUAL DO PROFESSOR Sociedade Espanhola de Acústica, 2008, 2012 Desenvolvimento de conteúdos: Antonio

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares Disciplina: Expressão Educação Musical/Ano de escolaridade: 3º e 4º anos Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares Dizer rimas e lengalengas Cantar canções

Leia mais

ROII. Gostávamos de saber se já alguma vez experimentou INTRUSÕES MENTAIS

ROII. Gostávamos de saber se já alguma vez experimentou INTRUSÕES MENTAIS ROII Este inventário recolhe uma listagem de pensamentos incómodos ou desagradáveis que, por vezes, as pessoas têm. Estes pensamentos INVADEM A NOSSA MENTE contra a nossa vontade e INTERROMPEM o que estamos

Leia mais

O D I Á R I O D E A DÃ O

O D I Á R I O D E A DÃ O NOTA DO AUTOR Traduzi uma parte deste diário há alguns anos, e um amigo meu imprimiu umas quantas cópias incompletas, que nunca chegaram aos olhos do público. Desde então, decifrei mais alguns hieróglifos

Leia mais

Hérnia de Disco E Dores Nas Costas, Como Reduzir de Verdade

Hérnia de Disco E Dores Nas Costas, Como Reduzir de Verdade Hérnia de Disco E Dores Nas Costas, Como Reduzir de Verdade Hérnia de disco e dores nas costas, como combater com os Exercícios Cardiovasculares, ou de Baixo Impacto comuns que você pode praticar todos

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR 3300 ICP - 7.0 Conteúdo ACERCA DO TELEFONE IP 5201 1 Indicadores de estado do telefone 2 Para utilizadores dos sistemas 3300 ICP resilientes 2 Sugestões referentes ao conforto e à

Leia mais

IP Phone MANUAL DO UTILIZADOR

IP Phone MANUAL DO UTILIZADOR M I T E L N E T W O R K S 5001 IP Phone MANUAL DO UTILIZADOR 3300 ICP - 7.0 Conteúdo ACERCA DO SEU TELEFONE 1 Indicadores de estado do telefone 2 Para utilizadores dos sistemas 3300 ICP Resilientes 2 Sugestões

Leia mais

SAÚDE BUCAL. Cuidados Problemas Tratamento Dicas

SAÚDE BUCAL. Cuidados Problemas Tratamento Dicas SAÚDE BUCAL Cuidados Problemas Tratamento Dicas A saúde começa pela boca A saúde literalmente começa pela boca. Seja pelo alimento que comemos ou pela forma que cuidamos da higiene bucal. A falta de atenção

Leia mais

Interfaces Pessoa. Fatores Humanos I. Máquina. Cap. 2.1 Sistema de Perceção

Interfaces Pessoa. Fatores Humanos I. Máquina. Cap. 2.1 Sistema de Perceção Interfaces Pessoa Máquina Fatores Humanos I Cap. 2.1 Sistema de Perceção 15 Melhor e Pior? Melhor e Pior? Melhor e Pior? Resumo Aula Anterior Análise dos dados de avaliação Estatísticas descritivas Estatística

Leia mais

Manual do Usuário. Sempre perto para ajudá-lo SHL3850NC. Dúvidas? Entre em contato com a Philips

Manual do Usuário. Sempre perto para ajudá-lo SHL3850NC. Dúvidas? Entre em contato com a Philips Sempre perto para ajudá-lo Registre seu produto e obtenha suporte em www.philips.com/support Dúvidas? Entre em contato com a Philips SHL3850NC Manual do Usuário Sumário 1 Instruções importantes de segurança

Leia mais

O Espetro Sonoro é o conjunto de frequências de vibração que podem ser produzidas pelas diversas fontes sonoras:

O Espetro Sonoro é o conjunto de frequências de vibração que podem ser produzidas pelas diversas fontes sonoras: O Espetro Sonoro O Espetro Sonoro é o conjunto de frequências de vibração que podem ser produzidas pelas diversas fontes sonoras: Imagem do livro "FQ8 - Sustentabilidade na Terra - Edições ASA". Sons Audíveis

Leia mais

pode magoar A música também

pode magoar A música também A música também pode magoar Já há quem lhes chame os "novos surdos". São a geração mp3, mas também a dos mais velhos, que andavam com walkman. Começam agora a chegar ao otorrinolaringologista. Estamos

Leia mais

P7 Ondas estacionárias, ressonância e produção da voz. Ficha resolvida

P7 Ondas estacionárias, ressonância e produção da voz. Ficha resolvida P7 Ondas estacionárias, ressonância e produção da voz Ficha resolvida 1. Numa onda estacionária numa coluna fechada numa das extremidades a) O número de nodos é sempre inferior ao número de antinodos b)

Leia mais