POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DA REDE SEM FIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DA REDE SEM FIO"

Transcrição

1 POLÍTICA DE UTILIZAÇÃO DA REDE SEM FIO 1. DEFINIÇÃO Os sistemas de comunicação sem fio ( Wireless) permitem a comunicação entre dispositivos sem a necessidade de um meio guiado. No caso das redes sem fio locais (WLAN), a comunicação ocorre através do espaço livre se utilizando de ondas de radiofrequência para sua operação e operam nas faixas de 2.4GHz e/ou 5GHz, excluindo assim a necessidade de um meio de transmissão cabeado para realização da comunicação. Este tipo de cenário é extremamente interesse para ambientes locais, pois ele permite que os usuários consigam o acesso a rede mesmo em mobilidade, sendo este cenário ideal para utilização de dispositivos móveis pessoais, como por exemplo, Smartphones e Notebooks. A comunicação entre dispositivos e para acesso a internet acontece por intermédio de um equipamento denominado Access Point (AP). Este dispositivo é responsável por gerenciar o acesso ao meio de transmissão, como também executar procedimentos de gerência e de roteamento. 2. OBJETIVO GERAL A política de utilização da rede sem fio tem como objetivo estabelecer regras e normas de utilização e ao mesmo tempo desenvolver um comportamento ético e profissional aos usuários da rede, principalmente aos alunos e professores da UNIFACEX. Assim, para assegurar a qualidade na prestação dos serviços de rede wireless, faz-se necessária à especificação de uma política de utilização. 3. OBJETIVO ESPECÍFICO Permitir acesso às redes de comunicação, externa ou interna, da instituição para equipamentos que suportem o acesso a comunicação sem fio. Explicitar as regras para acesso de conteúdo que ambiente de rede da instituição. Descrever a infraestrutura que suporta a rede sem fio. Penalidades pelo mau uso da rede. 4. DIREITO DE USO Pode-se dividir os tipos de usuários em duas categorias, estes usuários possuem permissão distintas para acesso à rede sem fio UNIFACEX: Alunos; Colaboradores; É definido como aluno aquele que está devidamente matriculado e sem inadimplência financeira com a instituição. É considerado colaborador o funcionário da instituição que necessite do acesso à rede sem fio para execução da suas atividades. Todo o acesso à internet feito

2 através da utilização da sem fio da instituição é monitorado pela Gerência de Tecnologia da Informação e da Comunicação. O usuário deve estar ciente que o uso indevido dos recursos de rede está sujeito a punições de acordo com o manual do aluno. 5. REQUISITOS PARA ACESSO A REDE SEM FIO O acesso ao meio pode ser realizado através da utilização de equipamentos fornecidos pela instituição, ou através de dispositivos pessoais. Para isso é necessário que os dispositivos tenham suporte as seguintes tecnologias: Sistema operacional com suporte a pilha TCP/IP, como exemplo Windows, Linux, ios, Android;Navegador para acesso a internet, como exemplo Mozilla Firefox, Google Chrome ou Internet Explorer; Suporte ao protocolo 802.1x, necessário para realizar a autenticação dos usuários; Interface de rede para redes sem fio e padronizada pela Wifi Alliance. 6. CARACTERÍSTICAS DA REDE 6.1. TAXA DE TRANSFERÊNCIA De forma simplificada, podemos definir a taxa de transferência de uma rede com base na velocidade que ocorre a transmissão de dados sobre ela. Na UNIFACEX, a taxa de transmissão de dados para todos os usuários é no máximo 2Mbps. Este valor não é fixo e só pode ser obtido em um cenário ideal. Em um cenário real de utilização de uma rede sem fio a comunicação está sujeita ao impacto causados por diversos agentes externos, podemos citar alguns: Mobilidade do usuário; Distância entre o dispositivo e o AP; Oscilações na potência de transmissão do AP; Congestionamento do meio causado pela concentração de usuários em uma mesma região; Todos os pontos citados acima prejudicam a qualidade do sinal, e consequentemente afeta diretamente a experiência do usuário para o acesso a rede sem fio ÁREA DE COBERTURA Tanto no Campus Capim Macio quanto no Campus Imaculada Conceição, a conexão poderá ser feita nas áreas de comuns, que estão devidamente identificadas com adesivos e placas. É definido como área comum aquele ambiente que engloba a entrada da instituição até a sala de aula, além de espaços de convivência e a biblioteca. É importante salientar que o acesso a rede sem fio da instituição não contempla os ambientes de sala de aula e de laboratórios, logo é natural que o acesso neste tipo de local seja prejudicado.

3 Atualmente, a rede sem fio da UNIFACEX é composta por 58 APs no Campus Capim Macio e por 19 APs no Campus Imaculada Conceição, sendo os equipamento de fabricante reconhecido e tecnologia adequada para atender esse tipo de ambiente. A instituição está sempre em processo de desenvolvimento interno, buscando sempre garantir a satisfação para os usuários. Logo o investimento na quantidade e qualidade de equipamentos que compõem as redes sem fio está sempre em processo de crescimento contínuo HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO A rede Wifi da UNIFACEX está disponível em todos os dias da semana e sem restrição de horário. Qualquer descontinuação do serviço causado por falhas externas ou por manutenção agendadas será comunicada ao corpo discente, docente e colaboradores através dos meios institucionais oficiais. 7. DO ACESSO À REDE SEM FIO A autenticação do usuário na rede sem fio é feita através de identificação única do usuário. A identificação é feita de acordo com o grupo de usuário no qual o solicitante se encaixa. Usuários do grupo de alunos devem utilizar as seguintes credenciais para a realização do primeiro acesso: LOGIN/NOME DO USUÁRIO: MATRÍCULA ATIVA NA INSTITUIÇÃO SENHA: NÚMERO DA CERTIDÃO DE PESSOA FÍSICA (CPF SOMENTE NÚMEROS) Cada aluno só poderá estar conectado a rede em um dispositivo, ou seja, em um cenário que o aluno esteja conectado utilizando o seu Smartphone e deseja conectar-se utilizando seu Notebook é necessário que seja feito o encerramento da sessão no primeiro dispositivo. Já para usuários do grupo de colaboradores o acesso é feito através das credenciais do sistema, estas que são recebidas no momento da efetivação da contratação. O procedimento para acesso a rede, como também respostas para outros eventuais problemas, podem ser encontradas na página do FAQ, podendo ser acessado através do seguinte link: wifi.unifacex.com.br/pagina/faq. A chave de acesso para utilização da rede sem fio da instituição é pessoal e intransferível. O compartilhamento de credenciais entre usuários pode levar à suspensão do serviço para o aluno, ou no caso de colaboradores, advertência segundo a regimento interno da instituição. As regras de conteúdo serão descritas mais adiante no tópico restrição de acesso e conteúdo. 8. Restrição de Acesso ao conteúdo O usuário que desejar acessar a rede sem fio da instituição deve estar ciente que existem regras de conduta. Estas regras visam garantir a proteção tanto para a instituição, como também para os próprios usuários. Importante ressaltar que é de total responsabilidade do usuário o dano causado que venham a ser causado pelo não cumprimento das recomendações. Isentando assim a instituição de qualquer problema oriundo do mal da rede.

4 O usuário deve estar ciente que as seguintes atividades não estão de acordo com a política de acesso à rede sem fio da instituição: Repassar as credenciais de uso pessoal para outro usuário, tendo este vínculo ativo com a instituição ou não. Como também de se utilizar de credenciais de outro usuário, com ou sem a autorização do mesmo; Utilizar meios alternativos para burlar o controle de conteúdo realizado pela instituição; Utilizar o serviço para fins ilícitos ou proibidos; Utilizar o serviço para realizar práticas de difamação a terceiros, ou que incitem qualquer tipo de violência; Baixar ou divulgar qualquer material que envolve os direitos autorais de terceiros, incluindo principalmente aquele que violem propriedade intelectual; Realizar tentativa de acesso a sistemas ou equipamentos do qual o usuário não tem permissão para o acesso; Utilizar serviços de proxy para contornar as medidas de proteção adotada pela instituição; Utilizar o acesso a rede sem fio da instituição para atividades que possam ser consideradas ofensivas a outro usuário, seja ele na instituição ou na Internet; Mostrar, armazenar ou transmitir conteúdo que possam ser considerados ofensivos por terceiros; Efetuar ou realizar tentativa de acesso não autorizado a qualquer recurso computacional da instituição sem as devidas permissões; Utilizar a rede sem fio da instituição para realização de ganho indevido; Desenvolver, manter, utilizar ou divulgar dispositivos e ferramentas que possam comprometer sistema e dados da instituição. Como também utilizar a rede para engajar em atividades que se encaixam no ramo acima; Atividades que não foram citadas serão contempladas de forma individual, e suas devidas sanções aplicadas de acordo com decisão do órgão colegiado da instituição. 9. Penalidades O usuário é responsável por qualquer acesso que seja feito através das suas credenciais, assim o mesmo estará sujeito a sanções administrativas ou judiciais que possam ser originadas pelo ato infracional. Além disso, o usuário que praticar o mau uso da rede de acesso da instituição estará sujeito às seguintes penalidades: 1. Infração: Advertência 2. Infração: Suspensão do acesso ao Wifi (15 Dias) 3. Infração: Suspensão do Acesso ao Wifi (30 Dias)

5 4. Infração: Suspensão do Acesso ao Wifi permanentemente. 10. Responsabilidades A UNIFACEX não se responsabiliza por qualquer dano causado por software ou por falha de hardware em qualquer equipamento que utilize a rede sem fio da instituição. Em adição, todos os usuários devem ter ciência e bom entendimento das informações contidas nesta política antes de realizar seu primeiro acesso a rede. A Gerência de Tecnologia da Informação e da Comunicação da UNIFACEX não presta nenhum serviço de assessoria para realização de configuração ou manutenção de equipamentos terceiros. Em adição, este é o único setor da instituição autorizado a realizar manutenção e configuração nos equipamentos que compoẽ a rede. Em caso de dúvida, acesse a página wifi.unifacex.com.br para obter esclarecimentos em relação ao acesso. Também é possível enviar reclamações ou sugestões para wifi@unifacex.com.br. 11. Considerações finais O acesso a páginas WEB só poderá ser feito através da utilização de HTTP ou HTTPS. Outras páginas WEB que dependam de outros protocolos podem ter seu acesso comprometido. O acesso a rede Wi-fi será garantido a todos os alunos sem pendências e aos colaboradores da instituição pelo tempo de duração do vínculo com a instituição. Medidas de segurança para dispositivos pessoais é de total responsabilidade do aluno, como também a instalação e uso de aplicativos que possam causar qualquer dano de software ou hardware ao equipamento. O setor de TIC se reserva no direito de suspender, sem aviso prévio, o acesso de qualquer usuário que esteja causando consumo excessivo ou gerando ruído na rede. A UNIFACEX se reserva ao direito de realizar alterações nesta políticia com o objetivo de rever qualquer ponto não apresentado, ou propor novas estratégia visando o benefício de todos os usuários da instituição. Natal, 01 de Agosto de Virgílio Reus Torquato de Araújo Gerente de TI

Universidade Estadual do Paraná Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9538, de 05/12/2013. Campus de União da Vitória

Universidade Estadual do Paraná Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9538, de 05/12/2013. Campus de União da Vitória TERMO DE ADESÃO POLÍTICAS DE USO DA REDE SEM FIO 1. FINALIDADES E OBJETIVOS 1.1. Esta política tem a finalidade de regulamentar o acesso ao WI-FI público e gratuito à comunidade universitária do Campus,

Leia mais

NORMAS PARA ACESSO À REDE SEM FIO EMERJ WiFi

NORMAS PARA ACESSO À REDE SEM FIO EMERJ WiFi NORMAS PARA ACESSO À REDE SEM FIO EMERJ WiFi 1. FINALIDADES E OBJETIVOS 1.1. Este regulamento tem a finalidade de estabelecer regras e orientar as ações e os procedimentos para a utilização da rede sem

Leia mais

COMITÊ DE TECNOLOGIA DA. INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (CoTIC) RedeUFSC Sem Fio: Política de Uso. Versão 1.0

COMITÊ DE TECNOLOGIA DA. INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (CoTIC) RedeUFSC Sem Fio: Política de Uso. Versão 1.0 COMITÊ DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (CoTIC) RedeUFSC Sem Fio: Política de Uso Versão 1.0 Florianópolis, Agosto de 2014. 1 Apresentação e Justificativa A Universidade Federal de Santa Catarina

Leia mais

TERMO DE USO PARA ACESSO À REDE WI-FI DO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER

TERMO DE USO PARA ACESSO À REDE WI-FI DO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER TERMO DE USO PARA ACESSO À REDE WI-FI DO COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER 1. Descrição A Rede Wi-Fi do Colégio São Francisco Xavier é uma infraestrutura de comunicações sem fios, constituída por Wireless LAN

Leia mais

NORMA BYOD (BRING YOUR OWN DEVICE) DISPOSITIVOS PESSOAIS MÓVEIS. CAMPO DE APLICAÇÃO Esta norma se aplica no âmbito da Universidade Federal do Pampa.

NORMA BYOD (BRING YOUR OWN DEVICE) DISPOSITIVOS PESSOAIS MÓVEIS. CAMPO DE APLICAÇÃO Esta norma se aplica no âmbito da Universidade Federal do Pampa. N003/NTIC/UNIPAMPA 00 17/06/2015 1/5 NORMA BYOD (BRING YOUR OWN DEVICE) DISPOSITIVOS PESSOAIS MÓVEIS ORIGEM Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação REFERÊNCIA LEGAL E NORMATIVA Norma ABNT NBR

Leia mais

PORTFÓLIO DE PROJETOS PARA REDE DE DADOS UEG

PORTFÓLIO DE PROJETOS PARA REDE DE DADOS UEG PORTFÓLIO DE PROJETOS PARA REDE DE DADOS UEG PROJETO DE RENOVAÇÃO DA INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA DA UEG OBJETIVO: Elaborar o projeto de aquisição e implementação de equipamentos de infraestrutura tecnológica,

Leia mais

Manual de utilização e política para acesso às redes wireless, wired e computadores instalados nas salas de aula do Curso de Medicina

Manual de utilização e política para acesso às redes wireless, wired e computadores instalados nas salas de aula do Curso de Medicina Manual de utilização e política para acesso às redes wireless, wired e computadores instalados nas salas de aula do Curso de Medicina www.ufpe.br/medicina/avamed Julho de 2011 Apresentação O Núcleo de

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE PRIVACIDADE COLMEIA TECNOLOGIA LTDA. POLÍTICA DE PRIVACIDADE Data de vigência: 20 de setembro de 2017 Bem-vindo à Política de Privacidade da Colmeia! A Política de Privacidade da COLMEIA TECNOLOGIA LTDA ME (a Colmeia

Leia mais

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-WIFI

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-WIFI 1/13 de REDE SEM FIO Rede sem fio é uma extensão da rede cabeada. Além dos recursos usuais de uma rede cabeada (navegação na Internet e compartilhamento de recursos), uma rede sem fio fornece importantes

Leia mais

Acesso WiFi - Manual para auxiliar usuários a acessar a WiFi

Acesso WiFi - Manual para auxiliar usuários a acessar a WiFi INSTITUTO CULTURAL NEWTON PAIVA 1/9 1. Objetivos do Documento Este documento tem como objetivo auxiliar os usuários da rede WIFI da Instituição como conectar a partir de notebooks, Android e IOS. 2. Informações

Leia mais

WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC

WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 ETER-FAETEC. Rio de Janeiro - RJ ETER-FAETEC WIRELESS (WI-FI) REDES E SR1 Rio de Janeiro - RJ INTRODUÇÃO O termo wireless significa sem fio. Toda tecnologia de transmissão de dados que tem como característica a ausência de fios e cabos na transmissão

Leia mais

DECISÃO Nº 002/2017. O CONSELHO DO CAMPUS LITORAL NORTE, em sessão de 30/08/2017, DECIDE

DECISÃO Nº 002/2017. O CONSELHO DO CAMPUS LITORAL NORTE, em sessão de 30/08/2017, DECIDE CONSELHO DO CAMPUS DECISÃO Nº 002/2017 O CONSELHO DO, em sessão de 30/08/2017, DECIDE aprovar a Política de Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação do Campus Litoral Norte da Universidade Federal

Leia mais

Etapas do Processo Seletivo Pós-Graduação a Distância

Etapas do Processo Seletivo Pós-Graduação a Distância Etapas do Processo Seletivo Pós-Graduação a Distância 1 Processo Seletivo Inscrições até ( % de desconto nas parcelas do curso) Para garantir os % de desconto nas parcelas do curso, será necessário concluir

Leia mais

Histórico e definição

Histórico e definição Histórico e definição Introdução Qualquer empresa que tenha uma infraestrutura de computadores utiliza a interconexão por meio de redes para compartilhamento e segurança das informações. Já pensou ter

Leia mais

APROVAÇÃO. Presidente do CGSIC. Número da Norma Revisão - Data Emissão Folha 01/IN01/CGSIC/IF 09-24/01/ /02/2016 1/5

APROVAÇÃO. Presidente do CGSIC. Número da Norma Revisão - Data Emissão Folha 01/IN01/CGSIC/IF 09-24/01/ /02/2016 1/5 01/IN01/CGSIC/IF 09-24/01/2017 29/02/2016 1/5 ORIGEM Esta é uma norma complementar à Política de Segurança de Informação e Comunicações (POSIC) e foi elaborada pelo Comitê Gestor de Segurança da Informação

Leia mais

MANUAL DE USO LABORATÓRIO DE HARDWARE E REDES

MANUAL DE USO LABORATÓRIO DE HARDWARE E REDES MANUAL DE USO LABORATÓRIO DE HARDWARE E REDES Este documento regulamenta e normatiza o funcionamento e uso do Laboratório de Hardware e Redes da FASG, de modo a gerir e ter como referência o bom uso e

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE GERENCIAMENTO DA REDE WIRELESS DA UNIVIÇOSA Fernando Herculano Cassimiro 1, Hermes Nunes Pereira Júnior 2.

IMPLEMENTAÇÃO DE GERENCIAMENTO DA REDE WIRELESS DA UNIVIÇOSA Fernando Herculano Cassimiro 1, Hermes Nunes Pereira Júnior 2. IMPLEMENTAÇÃO DE GERENCIAMENTO DA REDE WIRELESS DA UNIVIÇOSA Fernando Herculano Cassimiro 1, Hermes Nunes Pereira Júnior 2 Resumo: Com a difusão dos dispositivos móveis, tablets e smartphones, o acesso

Leia mais

Regulamento-Geral de uso de recursos de TI e Correio Eletrônico

Regulamento-Geral de uso de recursos de TI e Correio Eletrônico Disciplina de Introdução à Computação Regulamento-Geral de uso de recursos de TI e Correio Eletrônico Aula 01 Edmar André Bellorini Ano letivo 2018 Introdução Regulamento-Geral de uso dos recursos de Tecnologia

Leia mais

Política de acesso à rede WiFi

Política de acesso à rede WiFi Política de acesso à rede WiFi Campus Tucuruí do IFPA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ. Documento elaborado com a colaboração entre a Coordenação de Tecnologia da Informação

Leia mais

TUTORIAL PARA USO DA WEBCONFERÊNCIA

TUTORIAL PARA USO DA WEBCONFERÊNCIA TUTORIAL PARA USO DA WEBCONFERÊNCIA Estimados (as), Este tutorial foi desenvolvido para demonstrar como acessar a webconferência do curso Técnico em Informática para Internet, para os chats das unidades

Leia mais

INSTITUTO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: / FACULDADES INTEGRADAS DE TAGUAÍ

INSTITUTO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: / FACULDADES INTEGRADAS DE TAGUAÍ VALE DO PARANAPANEMA LTDA CNPJ: 19.412.711/0001-30 REGULAMENTO E POLÍTICAS DE SEGURANÇA PARA USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA TAGUAÍ SP 2015 REGULAMENTO E POLÍTICAS DE SEGURANÇA PARA USO DO LABORATÓRIO

Leia mais

Item 3 incluída orientação para uso do navegador Internet Explorer para acessar a Videoconferência. Revisão geral dos itens 3 e 4

Item 3 incluída orientação para uso do navegador Internet Explorer para acessar a Videoconferência. Revisão geral dos itens 3 e 4 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MAN06 TIN Rev 02 28/05/2015 MANUAL Manual da Videoconferência APLICAÇÃO Direção, Superintendentes, Gerentes. Objetivo: É uma ferramenta utilizada para reuniões, apresentações e

Leia mais

Tutorial de como conectar-se ao serviço de Internet sem fio da Hípica. A. Acessando no IOS Apple:... 4 B. Acessando no Android:...

Tutorial de como conectar-se ao serviço de Internet sem fio da Hípica. A. Acessando no IOS Apple:... 4 B. Acessando no Android:... INDICE I. INTRODUÇÃO:... 3 II. CONECTANDO-SE NA REDE SHCWIFI EM SMARTPHONES (IOS/ANDROID)... 4 A. Acessando no IOS Apple:... 4 B. Acessando no Android:...... 8 III. CONECTANDO-SE NA REDE SHCWIFI USANDO

Leia mais

Redes Sem Fio. Alberto Felipe Friderichs Barros https://albertofelipeblog.wordpress.com

Redes Sem Fio. Alberto Felipe Friderichs Barros https://albertofelipeblog.wordpress.com Redes Sem Fio Alberto Felipe Friderichs Barros alberto.barros@ifsc.edu.br https://albertofelipeblog.wordpress.com Introdução Uma rede sem fio é uma infraestrutura das comunicações sem fio que permite a

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO CAMPUS CAPIVARI

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO CAMPUS CAPIVARI MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO CAMPUS CAPIVARI ABRIL DE 2015 1 MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO CAMPUS

Leia mais

FACULDADE DO SERTÃO DO ARARIPE REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

FACULDADE DO SERTÃO DO ARARIPE REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA FACULDADE DO SERTÃO DO ARARIPE REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CAPÍTULO I Definição O Laboratório de Informática instalado na Faculdade do Sertão do Araripe tem como finalidade fundamental, fornecer

Leia mais

Redes wireless PRO. WiseFi. Software de gerenciamento centralizado. Características

Redes wireless PRO. WiseFi. Software de gerenciamento centralizado. Características Redes wireless PRO Software de gerenciamento centralizado WiseFi DOWNLOAD GRATUITO O WiseFi é um software de gerenciamento de Access Points Intelbras, desenvolvido para sistemas de redes corporativas em

Leia mais

Capítulo 8. a) Em uma exposição de informática, na qual não existe infraestrutura pronta para um cabeamento normal.

Capítulo 8. a) Em uma exposição de informática, na qual não existe infraestrutura pronta para um cabeamento normal. Redes sem fio Capítulo 8 Aplicações das redes sem fio Redes sem fio (wireless) utilizam ondas de rádio, luz infravermelha ou a laser para transmitir dados pelo ar. É difícil dizer com certeza absoluta

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PATRIMONO GESTÃO DE RECURSOS LTDA.

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PATRIMONO GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PATRIMONO GESTÃO DE RECURSOS LTDA. Aprovada em 05/07/2017 1 1) Objetivo O objetivo deste documento é definir a política de segurança da informação da Patrimono Gestão

Leia mais

Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc

Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc Pré-requisitos para Instalação Física e Lógica do Sisloc Junho/2016 Sumário: 1. Pré-requisitos de instalação física e lógica do sistema Sisloc... 3 Servidores de Dados... 3 Servidores de Aplicação... 3

Leia mais

1.3 Noções básicas de sistemas operacionais. Lêda Monteiro

1.3 Noções básicas de sistemas operacionais. Lêda Monteiro 1.3 Noções básicas de sistemas operacionais Sistemas Operacionais Conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória,

Leia mais

dicas que você precisa saber sobre os novos Access

dicas que você precisa saber sobre os novos Access 7 Points dicas que você precisa saber sobre os novos Access da Intelbras 1. Qual a capacidade máxima de usuários simultâneos nos novos Access Points (AP)? Uma das perguntas mais frequentes em projetos

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE DESEMPENHO DA REDE SEM FIO ONT ZHONE 2426X

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE DESEMPENHO DA REDE SEM FIO ONT ZHONE 2426X MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE DESEMPENHO DA REDE SEM FIO ONT ZHONE 2426X Tópicos Considerações técnicas...2 Acessar a página de configuração da ONT...3 Configurações de rede sem fio...4 Apêndice I Sugestões...5

Leia mais

EXPLORITAS ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA LTDA MANUAL DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

EXPLORITAS ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA LTDA MANUAL DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EXPLORITAS ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA LTDA MANUAL DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Janeiro 2017 O NÃO CUMPRIMENTO DESTE MANUAL PODERÁ RESULTAR EM AÇÕES DISCIPLINARES APROPRIADAS, INCLUINDO ADVERTÊNCIAS, QUE PODERÃO

Leia mais

Faculdades Integradas Potencial. Regulamento de Utilização do Laboratório de Recursos Áudio Visuais

Faculdades Integradas Potencial. Regulamento de Utilização do Laboratório de Recursos Áudio Visuais Faculdades Integradas Potencial Regulamento de Utilização do Laboratório de Recursos Áudio Visuais 2016 LABORATÓRIO DE RECURSOS ÁUDIO VISUAIS REGULAMENTO Este regulamento visa racionalizar e organizar

Leia mais

Padrão IEEE PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg. Bruno Lucena Raissa Monego

Padrão IEEE PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg. Bruno Lucena Raissa Monego PROJETO DE REDES SEM FIO Prof. Dr. Andrei Piccinini Legg Bruno Lucena Raissa Monego Histórico O primeiro sistema de computadores que empregou as técnicas de radiodifusão em vez de cabos ponto a ponto foi

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES. 1. Definições e compatibilidade

TERMOS E CONDIÇÕES. 1. Definições e compatibilidade TERMOS E CONDIÇÕES 1. Definições e compatibilidade 1.1 O serviço Voz WiFi está disponível para clientes Vivo Móvel pessoa física e pessoa jurídica, ativos no serviço TU Go Wi-Fi Calling e que possuem um

Leia mais

Etapas do Processo Seletivo Pós-Graduação a Distância

Etapas do Processo Seletivo Pós-Graduação a Distância Etapas do Processo Seletivo Pós-Graduação a Distância 1 Processo Seletivo Inscrições até 19/04/2019 (10% de desconto nas parcelas do curso) Para garantir os 10% de desconto nas parcelas do curso, será

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03 CAGV/IFMG/SETEC/MEC DE 14 DE OUTUBRO DE 2016.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03 CAGV/IFMG/SETEC/MEC DE 14 DE OUTUBRO DE 2016. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03 CAGV/IFMG/SETEC/MEC DE 14 DE OUTUBRO DE 2016. Dispõe sobre regulamentação de normas para utilização da rede e da internet fornecidas pelo IFMG campus Governador Valadares. O PRESIDENTE

Leia mais

Para o primeiro acesso ao ambiente Virtual de Aprendizagem UCS Online, siga os seguintes passos:

Para o primeiro acesso ao ambiente Virtual de Aprendizagem UCS Online, siga os seguintes passos: PRIMEIRO ACESSO Para o primeiro acesso ao ambiente Virtual de Aprendizagem UCS Online, siga os seguintes passos: 1 - Acesse o endereço ucsonline.senior.com.br utilizando um navegador web. 2 - Informe seu

Leia mais

Senstar Symphony. 7.1 Guia de Instalação

Senstar Symphony. 7.1 Guia de Instalação Senstar Symphony 7.1 Guia de Instalação Índice Índice Introdução... 3 Symphony Server...3 Symphony Client...3 Xnet... 3...4 Symphony Server requisitos...4 Symphony Client requisitos... 4 Symphony Web Client

Leia mais

Manual de configuração da rede Wireless - UNISINOS

Manual de configuração da rede Wireless - UNISINOS - UNISINOS 1. Configurando rede em computadores e notebook da Unisinos...2 2. Configurando rede em computadores e notebook pessoais...4 2.1 Sistema Operacional Microsoft Windows 7...4 2.2 Sistema Operacional

Leia mais

NORMAS DE USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS SANTO ÂNGELO

NORMAS DE USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS SANTO ÂNGELO NORMAS DE USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS SANTO ÂNGELO Coordenação de Tecnologia da Informação - CTI Santo Ângelo 2018 1. OBJETIVO O presente documento visa

Leia mais

Padrão IEEE 802.1x/FreeRadius

Padrão IEEE 802.1x/FreeRadius Projeto de redes LUSANA SOUZA MARIA DAS GRAÇAS NATÁLIA BATUTA TATIANE ROCHA GTI V Matutino Prof.ª.: Marissol Sumário 1. OBJETIVO DO TRABALHO... 2 2. PADRÃO IEEE 802.1X... 2 2.1. VISÃO GERAL... 2 2.2. COMO

Leia mais

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS. Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação - UTIC

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS. Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação - UTIC DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação - UTIC ÁREAS DE ATUAÇÃO Modernização e Manutenção da Infraestrutura de TI Desenvolvimento, Manutenção e Suporte a

Leia mais

TERMOS DE USO DO SERVIÇO Wi-Fi

TERMOS DE USO DO SERVIÇO Wi-Fi TERMOS DE USO DO SERVIÇO Wi-Fi 1. DEFINIÇÕES Para o presente, todas as palavras ou expressões constantes da lista abaixo deverão ser entendidas conforme o respectivo significado: 1. INTERNET significa

Leia mais

São Paulo Rio de Janeiro Cariacica. São Paulo Rio de Janeiro Cariacica

São Paulo Rio de Janeiro Cariacica. São Paulo Rio de Janeiro Cariacica São Paulo Rio de Janeiro Cariacica São Paulo Rio de Janeiro Cariacica Solução Wi-Fi educacional Abril 2018 AGENDA Escopo da solução proposta Benefícios da solução proposta Modelo comercial Escopo da Solução

Leia mais

Serviço de Instalação e Inicialização do HPE Aruba Airwave

Serviço de Instalação e Inicialização do HPE Aruba Airwave Serviço de Instalação e Inicialização do HPE Aruba Airwave Serviços de Instalação e Inicialização O Serviço de Instalação e Inicialização HPE para determinados produtos Aruba Airwave coordena a instalação,

Leia mais

Colaboradores da Faculdade de Tecnologia Senac GO e equipe da GLGN solutions

Colaboradores da Faculdade de Tecnologia Senac GO e equipe da GLGN solutions Data: 20/10/16 Nº do acordo: 002/16 Partes Envolvidas Colaboradores da Faculdade de Tecnologia Senac GO e equipe da GLGN solutions Objetivo Este acordo de nível de serviço documenta as características

Leia mais

Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO. Prof. Esp. Patricia Peixoto. 2 Bimestre

Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO. Prof. Esp. Patricia Peixoto. 2 Bimestre Matéria: Redes de Computadores/ Telemática REDES SEM FIO Prof. Esp. Patricia Peixoto 2 Bimestre WIRELESS O termo wireless, significa sem fio, possui alguns sinônimos tais como: Rede sem fio Comunicação

Leia mais

Política de Uso dos. Recursos de Tecnologia da Informação. da UFRGS. Versão /03/2017

Política de Uso dos. Recursos de Tecnologia da Informação. da UFRGS. Versão /03/2017 1 Política de Uso dos Recursos de Tecnologia da Informação da UFRGS Versão 1.0 29/03/2017 1. Preâmbulo 2. Glossário 3. Escopo 4. Princípios 5. Diretrizes 6. Penalidades 7. Considerações finais 1 Preâmbulo

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DO NORTE DO PARANÁ REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DO NORTE DO PARANÁ REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DO NORTE DO PARANÁ REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA REGULAMENTO INTERNO DA CONTISTUIÇÃO Art. 1 - Os Laboratórios de Informática estão vinculados ao Departamento

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA SOKA - G Suite for Education

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA SOKA - G Suite for Education CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA SOKA - G Suite for Education Todos os colaboradores, alunos e responsáveis legais são responsáveis pela observância deste Código, sendo que a supervisão direta das normas e procedimentos

Leia mais

Normas para Uso dos Laboratórios de Informática

Normas para Uso dos Laboratórios de Informática Normas para Uso dos Laboratórios de Informática I. DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO Art. 1º - O presente documento contém as normas que regem e orientam as condições de utilização dos Laboratórios de Informática.

Leia mais

Segurança da Informação

Segurança da Informação Grupo Normas e Processos Referência Governança Corporativa Assunto Propriedade Intelectual Título Segurança da Informação Código MP_3.5 Data 01/04/2016 Versão 1.1 Segurança da Informação Conteúdo Objetivos...

Leia mais

DIR-608 D-link. Conteúdo de pacote. Adaptador de carregador. Roteador sem fio DIR-608 N150

DIR-608 D-link. Conteúdo de pacote. Adaptador de carregador.  Roteador sem fio DIR-608 N150 DIR-608 D-link Conteúdo de pacote Roteador sem fio DIR-608 N150 Adaptador de carregador Cabo Ethernet Manual Nota: Usando um adaptador de carregador com uma voltagem diferente do que aquele incluso no

Leia mais

TERMO DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

TERMO DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE TERMO DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE A Mota.Com Informática e Sistemas LTDA Mota.Com estabelece nestes Termos de Uso e Política de Privacidade as condições para utilização do site www.viabillize.com.br

Leia mais

ADAPTADOR WIRELESS USB 150 MBPS

ADAPTADOR WIRELESS USB 150 MBPS ADAPTADOR WIRELESS USB 150 MBPS Adaptador Wireless USB 150 Mbps Part# MWA-W633U Dispositivo que possibilita acesso às redes wireless sem a necessidade de cabos. Conectado a computadores e notebooks, o

Leia mais

Portal Periódicos - CAPES

Portal Periódicos - CAPES Portal Periódicos - CAPES O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza às instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.

Leia mais

TERMO DE USO DO SISTEMA CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE (SISTEMA CARTÃO) POR OPERADORAS DE PLANOS PRIVADOS DE SAÚDE

TERMO DE USO DO SISTEMA CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE (SISTEMA CARTÃO) POR OPERADORAS DE PLANOS PRIVADOS DE SAÚDE TERMO DE USO DO SISTEMA CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE (SISTEMA CARTÃO) POR OPERADORAS DE PLANOS PRIVADOS DE SAÚDE 1. Como parte do projeto de emissão do Cartão Nacional de Saúde para beneficiários de planos

Leia mais

NORMAS DE USO. 2 - Fazer registro de uso do ambiente e da retirada de equipamentos de acordo com as normas específicas;

NORMAS DE USO. 2 - Fazer registro de uso do ambiente e da retirada de equipamentos de acordo com as normas específicas; NORMAS DE USO I - DA NATUREZA Art 1 - O Laboratório caracteriza-se por sua natureza didático-pedagógica, servindo de complemento aos usuários na busca pela informação e pelo conhecimento. Art 2 - O Laboratório

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 1 Sumário Apresentação... 3 Dados pessoais de funcionários... 3 Declaração de sigilo (Terceiros)... 4 Programas ilegais... 4 Permissões e senhas... 4 Compartilhamento

Leia mais

FAQ Principais perguntas sobre a nova Wireless UniSociesc campi MO e BV

FAQ Principais perguntas sobre a nova Wireless UniSociesc campi MO e BV FAQ Principais perguntas sobre a nova Wireless UniSociesc campi MO e BV 1) Porque estamos fazendo essa alteração no acesso à rede sem fio da UNISOCIESC? Nas últimas férias de verão, dezembro 2014, a UNISOCIESC

Leia mais

Rede Wi-Fi para alunos e visitantes Manual

Rede Wi-Fi para alunos e visitantes Manual CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CEFET/RJ CAMPUS PETRÓPOLIS GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEÇÃO DE INFORMÁTICA Rede Wi-Fi para alunos e visitantes Manual Primeira edição Petrópolis

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Infraestrutura II Rede Wireless

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Infraestrutura II Rede Wireless Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Infraestrutura II Rede Wireless Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Site da disciplina http://echaia.com Ementa: Estudo dos padrões para Redes

Leia mais

Esporte Clube Pinheiros Rua Angelina Maffei Vita, 493 Jardim Europa

Esporte Clube Pinheiros Rua Angelina Maffei Vita, 493 Jardim Europa Esporte Clube Pinheiros Rua Angelina Maffei Vita, 493 Jardim Europa 3598-9700 Este procedimento tem por objetivo descrever o processo passo-a-passo para o associado do Esporte Clube Pinheiros conectar-se

Leia mais

CURSO TÉCNICO 1SEM17

CURSO TÉCNICO 1SEM17 CURSO TÉCNICO 1SEM17 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSO TÉCNICO MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) CURSO REDES DE COMPUTADORES ESCOLA SENAI ANTÔNIO SOUZA NOSCHESE 1. Da Modalidade EAD Os Cursos Técnicos

Leia mais

Manual do usuário. Roteador WiFi RW 300N

Manual do usuário. Roteador WiFi RW 300N Manual do usuário Roteador WiFi RW 300N RW 300N Roteador Wireless 300 Mbps Você acabou de receber um roteador de 300Mbps da Cianet. O RW 300N é ideal para atendimento doméstido. Possui design compacto

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES DE USO PORTAL FLUID

TERMOS E CONDIÇÕES DE USO PORTAL FLUID TERMOS E CONDIÇÕES DE USO PORTAL FLUID O presente termo tem a finalidade de regular as relações entre a EMBRATEL TV SAT TELECOMUNICAÇÕES LTDA., com sede na Rua Presidente Vargas, 1012 - Centro, Rio de

Leia mais

CURSO TÉCNICO 2º SEM17

CURSO TÉCNICO 2º SEM17 CURSO TÉCNICO 2º SEM17 EDITAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO CURSO TÉCNICO MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) CURSO TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA ESCOLA SENAI HESSEL HORÁCIO CHERKASSKY 1. Da Modalidade EAD

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Curso de Graduação

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Curso de Graduação FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Curso de Graduação REGULAMENTO PARA O USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Sinop - MT REGULAMENTO

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇO FEDERAL WIRELESS

ATA DE REGISTRO DE PREÇO FEDERAL WIRELESS ATA DE REGISTRO DE PREÇO FEDERAL WIRELESS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS: Órgão: Conselho Regional de Medicina - MG Pregão n 14/2016 ATA: n : 001/2017 Válida até: 01/03/2018 Empresa: ALTAS NETWORKS E TELECOM

Leia mais

1º - É vedada a utilização de qualquer recurso de informática e de qualquer equipamento multimídia da FEAMIG para quaisquer outros fins.

1º - É vedada a utilização de qualquer recurso de informática e de qualquer equipamento multimídia da FEAMIG para quaisquer outros fins. Belo Horizonte, 22 de março de 2011. PORTARIA Nº 04/2011 REEDITA A PORTARIA 008/2008 QUE REGULAMENTA A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE INFORMÁTICA E DOS EQUIPAMENTOS MULTIMÍDIA DA FEAMIG O Diretor da Faculdade

Leia mais

Classificação das redes sem fio

Classificação das redes sem fio Classificação das redes sem fio Introdução As redes são classificadas de acordo com sua abrangência geográfica, isto é, pela distância em que podem operar. As redes cabeadas já possuem essa classificação

Leia mais

Redes de Computadores. Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani

Redes de Computadores. Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani Redes de Computadores Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani Internet: aplicações diversas tostadeira Porta-retratos TV a cabo Refrigerador telefones Visão geral da Internet: PC servidor

Leia mais

Regulamento de TIC do Inatel. I Definições. II Dos Usuários. III Da Utilização e Acesso

Regulamento de TIC do Inatel. I Definições. II Dos Usuários. III Da Utilização e Acesso Regulamento de TIC do Inatel Dispõe sobre as normas e procedimentos de uso apropriado dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e da proteção e privacidade efetiva dos usuários desses

Leia mais

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA. CAPÍTULO I Disposições Iniciais

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA. CAPÍTULO I Disposições Iniciais CAPÍTULO I Disposições Iniciais Art. 1. Este Regulamento normatiza o uso e funcionamento dos Laboratórios de Informática da IES, bem como os direitos e deveres do usuário. Art. 2. Os Laboratórios de Informática

Leia mais

SUTIC - Guia de Configuração e Conexão para Rede Wireless UFERSA Windows

SUTIC - Guia de Configuração e Conexão para Rede Wireless UFERSA Windows Serviço Público Federal Ministério da Educação Universidade Federal Rural do Semi-Árido Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação Guia de Configuração e Conexão para Rede Wireless UFERSA

Leia mais

Wi-Fi: LANs ou WLANs

Wi-Fi: LANs ou WLANs Wi-Fi: LANs ou WLANs Introdução O desenvolvimento de padrões (protocolos) é um método para garantir que todos os dispositivos se comuniquem entre si por uma mesma tecnologia. No caso das redes Wi-Fi, isso

Leia mais

Manual de acesso à rede sem fio

Manual de acesso à rede sem fio Manual de acesso à rede sem fio Caro discente ou servidor(a), Antes de desejar-lhe boas vindas à utilização dos serviços de rede-sem-fio do IFPB, gostaríamos de apresentar-lhe algumas informações importantes.

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.4 Principais componentes de uma rede

Leia mais

PLANO DE CONTINGÊNCIA DA BIBLIOTECA

PLANO DE CONTINGÊNCIA DA BIBLIOTECA PLANO DE CONTINGÊNCIA DA BIBLIOTECA CANOAS, 2018 p. 1 1 Apresentação A Biblioteca La Salle da Universidade La Salle está estruturada para atender todos os níveis de ensino e modalidades de ensino. A infraestrutura

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE USO DOS LABORATÓRIOS CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL GERALDO WERNINGHAUS

REGULAMENTO INTERNO DE USO DOS LABORATÓRIOS CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL GERALDO WERNINGHAUS REGULAMENTO INTERNO DE USO DOS LABORATÓRIOS SETEMBRO / 2014 TITULO 2 D TITULO 1 AS ÁREAS DE ELETROTÉCNICA E MECÂNICA TITULO 3 TITULO 4 C D CAPÍTULO I O REGULAMENTO E SEUS OBJETIVOS Art 1º Este regulamento

Leia mais

Aviso. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Aviso. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Aviso O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Utilização do Ambiente de T.I. NORMA DE UTILIZAÇÂO DO AMBIENTE DE T.I.

Utilização do Ambiente de T.I. NORMA DE UTILIZAÇÂO DO AMBIENTE DE T.I. Página 1/14 NORMA DE UTILIZAÇÂO DO AMBIENTE DE T.I. 1 Página 2/14 Sumário 1 Histórico de revisão... 3 2 Objetivo... 4 3 Aplicação... 4 4 Conceitos... 4 5 Responsabilidades... 5 6 Principios Gerais... 5

Leia mais

Regulamento e Políticas de dos Laboratórios de Informática da URCAMP Campus Sant'Ana do Livramento

Regulamento e Políticas de dos Laboratórios de Informática da URCAMP Campus Sant'Ana do Livramento Regulamento e Políticas de Uso dos Laboratórios de Informática da URCAMP Campus Sant'Ana do Livramento 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente documento dispõe sobre as normas de conduta e utilização dos

Leia mais

Dispositivos da rede sem fio

Dispositivos da rede sem fio Dispositivos da rede sem fio Introdução Tudo na área da informática envolve entender que os softwares operam de modo colaborativo com os hardwares. Uma infraestrutura de rede de computadores precisa de

Leia mais

LAUDO DE ANÁLISE DA PROVA DE CONCEITO

LAUDO DE ANÁLISE DA PROVA DE CONCEITO LAUDO DE ANÁLISE DA PROVA DE CONCEITO Aos vinte dias do mês de dezembro de dois mil e dezoito, às nove horas, na sede do CM Granpal, localizado na avenida das Indústrias, quatrocentos e sessenta e nove,

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação 1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: leandro.uff.puro@gmail.com site:

Leia mais

GASTRONOMIA

GASTRONOMIA www.temwifi.com.br www.wifi.tur.br www.mkt-wifi.com GASTRONOMIA O TemWiFi é diferentee de tudo o que existe por um motivo: entrega o conteúdo promocional da sua empresa, mesmo sem estar conectado com a

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas Aplicações Móveis Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática DAD (2019/01) Tópicos Apresentação da disciplina Introdução Desafios e características Arquitetura

Leia mais

a) A POLÍTICA DE SEGURANÇA

a) A POLÍTICA DE SEGURANÇA Políticas de uso de recursos tecnológicos, serviços de Infraestrutura de Rede de Computadores e Sistemas de Gestão Acadêmica e Administrativa do UniCEUB POLÍTICA DE SEGURANÇA EM TI Com o objetivo de prover

Leia mais

NORMAS E POLÍTICAS DE USO DOS NOTEBOOKS DA BIBCSH

NORMAS E POLÍTICAS DE USO DOS NOTEBOOKS DA BIBCSH NORMAS E POLÍTICAS DE USO DOS NOTEBOOKS DA BIBCSH Sumário 1 QUESTÕES GERAIS... 1 1.1 Dos equipamentos... 1 1.2 Do empréstimo... 2 1.3 Do horário e tempo de uso... 2 1.4 Dos usuários habilitados ao uso...

Leia mais

Redes wireless PRO. WiseFi. Software de gerenciamento centralizado. Características

Redes wireless PRO. WiseFi. Software de gerenciamento centralizado. Características Redes wireless PRO Software de gerenciamento centralizado WiseFi DOWNLOAD GRATUITO O WiseFi é um software de gerenciamento de Access Points Intelbras, desenvolvido para sistemas de redes corporativas em

Leia mais

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA CAPÍTULO I DA FINALIDADE

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA CAPÍTULO I DA FINALIDADE REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º. Os Laboratórios de Informática são um suporte no processo ensino-aprendizagem, a ser utilizado, prioritariamente, pelos docentes

Leia mais