ENGENHARIAs. e ARQUITETURA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENGENHARIAs. e ARQUITETURA"

Transcrição

1 ENGENHARIAs Alimentos - Produção - Ambiental e Sanitária - Química - Mecânica - Materiais- Elétrica - Eletrônica - Civil e ARQUITETURA INFORMATIVO DO GRUPO ANCHIETA - 15 JANEIRO 2017

2 02 15 janeiro 2017 Engenharia de Alimentos ENTRE OS PROFISSIONAIS ENGENHEIROS, OS EGRESSOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS SÃO CONTEMPLADOS NA REGIÃO COM UM CAMPO DE TRABALHO EM FRANCA EXPANSÃO. A GRANDE QUANTIDADE DE INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS EM JUNDIAÍ CRIA A DEMANDA POR ENGENHEIROS DE ALIMENTOS, SEJA ÁREA DE INSUMOS (INGREDIENTES E EMBALAGENS) OU NA CONDUÇÃO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS, QUE VÃO DESDE A ESCOLHA DA MATÉRIA-PRIMA ATÉ A PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DOS MAIS VARIADOS TIPOS DE ALIMENTOS. Além disso, as áreas de vendas técnicas, de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, de controle e garantia da qualidade são campos de atuação muito promissores. A Engenharia de Alimentos é uma área de conhecimento específica, capaz de englobar todos os elementos relacionados à industrialização de alimentos, e que favorece o desenvolvimento profissional, pela atuação em empresas do setor ou em instituições de pesquisa, no ensino superior ou na elaboração de políticas de preservação da saúde pública e em setores de fiscalização. Engenharia de Produção O ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO É CAPACITADO PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, ENTRE OUTRAS DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO. O CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA, OFERECIDO DESDE 2007, PROCURA ALIAR UMA SÓLIDA FORMAÇÃO ACADÊMICA À RESPONSABILIDADE SOCIAL, OBJETIVANDO FORMAR PROFISSIONAIS APTOS A EXERCER FUNÇÕES ASSOCIADAS À GESTÃO DA PRODUÇÃO EM EMPRESAS DO SETOR INDUSTRIAL E À GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS DE EMPRESAS DO SETOR DE SERVIÇOS, BEM COMO HABILITÁ-LOS AO EXERCÍCIO DE ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO. Contando com um corpo docente altamente especializado e uma infraestrutura ampla e moderna em termos de equipamentos didáticos e laboratórios específicos, o curso tem a proposta básica de fornecer ao futuro engenheiro de produção uma formação profissional, ética e social que o habilite ao desenvolvimento das atividades de projeto, desenvolvimento, instalação, execução, planejamento e controle de sistemas produtivos de bens e serviços, tendo em vista o aumento da produtividade, a excelência da qualidade, a integração pessoal e a preservação ambiental, capazes de produzir mudanças qualitativas na sociedade.

3 15 janeiro Engenharia Ambiental e Sanitária O ENGENHEIRO AMBIENTAL SANITARISTA PODERÁ ATUAR EM EMPRESAS E ASSOCIAÇÕES PRIVADAS, BEM COMO EM ÓRGÃOS PÚBLICOS RELACIONADOS À ÁREA, NAS ESFERAS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL. O CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA FORMARÁ PROFISSIONAIS COM SÓLIDA BASE TEÓRICA, TÉCNICA, CIENTÍFICA E PRÁTICA, APTOS PARA IDENTIFICAR E SOLUCIONAR PROBLEMAS EM ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS SOCIOAMBIENTAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS E CULTURAIS DA SOCIEDADE, EM CONSONÂNCIA COM UMA VISÃO INOVADORA, SUSTENTÁVEL E ÉTICA DO MEIO AMBIENTE. Com esse propósito, nosso curso de Engenharia Ambiental e Sanitária trabalha numa concepção holística, transversal e interdisciplinar. Sua finalidade é oferecer competente formação teórico-prática na área de Saneamento e Meio Ambiente, integrada aos preceitos da sustentabilidade e à necessidade do mercado de trabalho de Jundiaí e região, que possui ampla oferta de trabalho para profissionais de nível superior na área. O currículo e as atividades desenvolvidas no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária objetivam que seu egresso adquira um perfil profissional caracterizado pela formação técnico-científica e profissional geral, que o capacitará a uma atuação crítica e reflexiva, de caráter inter e multidisciplinar, em relação ao saneamento ambiental. Estará capacitado a entender os processos ambientais, reconhecer os agentes envolvidos e os riscos existentes, analisar as intervenções humanas e planejar as interferências adequadas de forma a controlar, recuperar e/ou preservar a biodiversidade existente. Poderá projetar sistemas de mitigação mediante as recomendações das avaliações de impacto a partir da aplicação de tecnologias existentes na área. GRUPO ANCHIETA EM FOCO EXPEDIENTE: Claudia Cervantes Starke, Carolina Gamba Gil IMPRESSÃO: Lauda Editora CONTATO: claudiac@anchieta.br,

4 04 15 janeiro 2017 Engenharia Química OCENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA, COM EXCELENTE I N F R A E S T R U T U R A E E M SINTONIA COM A NOVA REALIDADE DA REGIÃO, OFERECE O CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA, VISANDO FORMAR PROFISSIONAIS CAPAZES DE INOVAR E INTEGRAR AS AÇÕES QUE ENVOLVEM TODOS OS ASPECTOS PERTINENTES À PROFISSÃO DE ENGENHEIRO QUÍMICO. A região de Jundiaí está situada entre a capital paulista e Campinas e é integrada por onze municípios que progrediram muito devido à expansão dos seus parques industriais, considerados os mais fortes e diversificados do país, condição suficiente para a oferta de bons empregos para o Engenheiro Químico. O município está entre as oito maiores economias do estado de São Paulo; nele se instalaram indústrias do setor Químico de pequeno, médio e grande porte e indústrias de outros setores com necessidade constante de profissionais de engenharia química qualificados para atenderem à nova realidade tecnológica. O CURSO TEM POR OBJETIVO GERAL FORMAR PROFISSIONAIS COM COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA ATUAREM EM EMPRESAS DO SETOR QUÍMICO, FAMILIARIZANDO O ESTUDANTE COM AS NECESSIDADES SOCIAIS, OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E AS TENDÊNCIAS SOCIOECONÔMICAS E AMBIENTAIS DA ATUALIDADE.

5 15 janeiro Engenharia Mecânica A ENGENHARIA MECÂNICA É UMA DAS PRÁTICAS DA ENGENHARIA QUE SE DEDICA AOS PROCESSOS MECÂNICOS E MÁQUINAS EM GERAL; às instalações industriais mecânicas; aos equipamentos mecânicos, hidráulicos, pneumáticos e eletromecânicos de máquinas industriais; aos veículos automotores, aos sistemas de produção, transmissão e utilização do calor. O engenheiro mecânico formado pelo Centro Universitário Padre Anchieta é um profissional habilitado para o estudo, o planejamento, o projeto e a especificação de máquinas e processos mecânicos, bem como para o estudo da viabilidade técnica e econômica de sua aplicação e planejamento de manutenção. O curso conta, de forma generalista, com um conjunto robusto de disciplinas focadas no projeto e fabricação de peças e equipamentos, e enfatiza as áreas do desenvolvimento de projetos de sistemas mecânicos e termodinâmicos, incluindo estudos que abrangem os tópicos de resistência dos materiais, automação, refrigeração e condicionamento de ar e o projeto da manufatura assistida por computador, unindo teoria e prática de maneira abrangente a todas as áreas de atuação dos egressos. O PROFISSIONAL EGRESSO DESTE CURSO ATUA NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS, INSTALAÇÕES DE SISTEMAS MECÂNICOS, OTIMIZAÇÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS MECÂNICOS, TERMODINÂMICOS, ELETROMECÂNICOS, DE ESTRUTURAS E ELEMENTOS DE MÁQUINAS. Engenharia de Materiais O CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS DO UNIANCHIETA ESTÁ ESTRUTURADO PARA A PESQUISA E CRIAÇÃO DE NOVOS MATERIAIS, LIGAS METÁLICAS, PLÁSTICOS E RESINAS PARA A INDÚSTRIA. C ONTANDO COM UM CORPO DOCENTE ALTAMENTE QUALIFICADO E COM LARGA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, O CURSO DESENVOLVE PRÁTICAS FORA DA SALA DE AULA, COM ATIVIDADES QUE COLOCAM O ESTUDANTE FRENTE AO MERCADO DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO, ADEQUAÇÃO E PESQUISA DE METAIS, CERÂMICAS, PLÁSTICOS E COMPÓSITOS. O curso de Engenharia de Materiais do UniAnchieta tem como objetivo formar engenheiros de materiais capacitados a atender às diferentes solicitações profissionais, com uma visão crítica, criativa e inovadora, por meio de uma sólida formação básica, geral e humanística, associada à sua formação profissional específica.

6 06 15 janeiro 2017 Engenharia Eletrônica e Engenharia Elétrica Eletrônica O CURSO TEM COMO OBJETIVO FORMAR ENGENHEIROS ELETRÔNICOS CAPACITADOS A ATENDER ÀS DIFERENTES SOLICITAÇÕES PROFISSIONAIS, COM UMA VISÃO CRÍTICA, CRIATIVA E INOVADORA. OCURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA TEM COMO MISSÃO OBTER UM PADRÃO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO PREOCUPADO COM A QUALIDADE DE VIDA DO HOMEM, PORÉM DENTRO DA CAPACIDADE DE SUPORTE DO MEIO AMBIENTE, O QUE TRADUZ UMA FILOSOFIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. O curso visa apresentar um conteúdo programático de formação padrão, estimulando a autonomia no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas com participação dos corpos docente e discente, tornando-se um instrumento coletivo de aprendizagem e responsabilidade no processo de formação. Por último, mas não menos importante, o curso de Engenharia Eletrônica deve estar envolvido com a sua região física, estudando problemas típicos inerentes a essa região, uma vez que grande parte dos egressos estarão atuando nela e serão responsáveis por muitos dos processos decisórios em indústrias, empresas de projetos e instalações, empresas comerciais de equipamentos eletrônicos, instituições científicas e empresas geradoras e distribuidoras de tecnologia Eletrônica. Elétrica O CURSO ESTÁ ENTRE AS NOVAS OFERTAS DE GRADUAÇÃO DO UNIANCHIETA PARA OCURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA FORMA ENGENHEIROS CAPAZES DE UTILIZAR OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS QUE RESOLVAM PROBLEMAS DA HUMANIDADE, CONSIDERANDO ASPECTOS POLÍTICOS, ECONÔMICOS, AMBIENTAIS E SOCIAIS. Neste contexto, tem por finalidade contribuir para o atendimento das demandas da sociedade, bem como para o desenvolvimento sustentável da região e do país, nas áreas de Sistemas de Energia Elétrica. A Engenharia Elétrica lida com a geração, a transmissão e a distribuição da energia elétrica e habilita a construir e a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial e também no desenvolvimento e projetos de instalações elétricas.

7 15 janeiro Engenharia Civil O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA ESTÁ INSERIDO NUMA REGIÃO DE GRANDE DEMANDA PELO PROFISSIONAL ENGENHEIRO CIVIL E QUE TEM PROXIMIDADE COM REGIÕES DE GRANDE DESENVOLVIMENTO, COMO AS REGIÕES METROPOLITANAS DE SÃO PAULO E CAMPINAS. O curso é norteado pelo atendimento às necessidades tecnológicas para as soluções de problemas que envolvam funções básicas da sociedade, caracterizando-se por estar vinculado a um campo do conhecimento em contínuo e crescente desenvolvimento, que necessita formar profissionais criativos e aptos ao desenvolvimento de soluções inteligentes frente aos anseios da comunidade em que está inserido. O profissional formado por este curso possuirá, além da qualificação tecnológica tradicional, noções básicas de economia, administração, legislação, normatização e controle do meio ambiente, tornando-se preparado para desenvolver seu trabalho em equipes multidisciplinares. O ENGENHEIRO CIVIL PODE ATUAR NOS SEGMENTOS RESIDENCIAL, INDUSTRIAL, COMERCIAL OU DE INFRAESTRUTURA.

8 08 15 janeiro 2017 Arquitetura e Urbanismo A PRINCIPAL TAREFA DO ARQUITETO E URBANISTA É PROJETAR ESPAÇOS, NÃO SOMENTE ESPAÇOS CONSTRUÍDOS, COMO EDIFÍCIOS E RESIDÊNCIAS, MAS TAMBÉM CIDADES, PARQUES E LOTEAMENTOS. Para isso, é de extrema importância uma visão holística da cidade em que o indivíduo está inserido. O desenvolvimento da capacidade de percepção espacial é fundamental para o arquiteto, assim como a visualização das formas, a habilidade para desenho, ter conhecimentos técnicos e científicos e uma apurada sensibilidade artística para proporcionar espaços que permitam trazer bem-estar ao usuário. O curso de Arquitetura e Urbanismo do UniAnchieta é dividido de forma semestral em 10 períodos (cinco anos), e é oferecido nos períodos matutino e noturno, contemplando disciplinas fundamentadas, como Ciência do Ambiente, Desenho Expressivo, História da Arte, Desenho Técnico Arquitetônico, Resistência dos Materiais, entre outras. VOCÊ SABE O QUE UM ARQUITETO FAZ?

Cursos da área da Saúde do UniAnchieta. Nesta edição, você conhecerá os cursos da área da Saúde que o Centro Universitário Padre Anchieta oferece.

Cursos da área da Saúde do UniAnchieta. Nesta edição, você conhecerá os cursos da área da Saúde que o Centro Universitário Padre Anchieta oferece. Cursos da área da Saúde do UniAnchieta Nesta edição, você conhecerá os cursos da área da Saúde que o Centro Universitário Padre Anchieta oferece. INFORMATIVO DO GRUPO ANCHIETA - 29 JANEIRO 2017 02 29 janeiro

Leia mais

RESOLUÇÃO. Artigo 2º - O Curso, ora criado, será oferecido no turno noturno, com 10 semestres de duração e com 50 vagas iniciais.

RESOLUÇÃO. Artigo 2º - O Curso, ora criado, será oferecido no turno noturno, com 10 semestres de duração e com 50 vagas iniciais. RESOLUÇÃO CONSEPE 85/2000 CRIA E IMPLANTA O CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA AUTOMAÇÃO E SISTEMAS, NO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS, DO CÂMPUS DE CAMPINAS. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAMPUS: NITERÓI Missão A missão do curso de Engenharia de Produção da UNESA é formar Engenheiros de Produção de alto nível técnico e metodológico

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Engenharia Elétrica Campus: Campos dos Goytacazes SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar engenheiros capazes de atender

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Engenharia Civil Cabo Frio SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Civil da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólidos conhecimentos tecnológicos

Leia mais

O QUE É A ENGENHARIA?

O QUE É A ENGENHARIA? O QUE É A ENGENHARIA? DEFINIÇÃO Engenharia é a aplicação do conhecimento científico, econômico, social e prático, com o intuito de inventar, desenhar, construir, manter e melhorar estruturas, máquinas,

Leia mais

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - ICET. - Curso de Engenharia Mecânica

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - ICET. - Curso de Engenharia Mecânica Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - ICET - Curso de Engenharia Mecânica Currículo 2013/01 Descrição do Curso: O Curso de graduação em Engenharia

Leia mais

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Curso de Atualização Pedagógica Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN) Diretrizes Curriculares

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Arquitetura e Urbanismo Campus: Niterói Missão Formar o arquiteto e urbanista capaz de atuar no planejamento de espaços internos e externos, traduzindo as necessidades

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 20 DE OUTUBRO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 20 DE OUTUBRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.073, DE 20 DE OUTUBRO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de de,. O REITOR

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Curso: CURSO SUPERIOR DE TECNOLGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Curso: CURSO SUPERIOR DE TECNOLGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: CURSO SUPERIOR DE TECNOLGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Campus: SANTA CRUZ Missão O Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial da Universidade Estácio de Sá tem

Leia mais

Engenharia de Produção Cervejeira

Engenharia de Produção Cervejeira Curso de Graduação - Bacharelado Engenharia de Produção Cervejeira Sua preparação para o mercado cervejeiro ainda mais completa. Só a primeira Escola Superior de Cerveja da América Latina poderia lançar

Leia mais

Objetivo Geral do Curso

Objetivo Geral do Curso Curso de graduação engenharia Mecânica A Engenharia Mecânica é o ramo da engenharia que cuida do projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos. Desde o ar-condicionado de uso

Leia mais

ENGENHARIA MECÂNICA. Conheça mais sobre o curso

ENGENHARIA MECÂNICA. Conheça mais sobre o curso ENGENHARIA MECÂNICA Conheça mais sobre o curso MITOS VERDADES 1 Só precisa ser bom em matemática. 1 É uma área inter e multidisciplinar. 2 É uma profissão somente para homens. 2 É uma profissão tanto para

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 256, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2018 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de

Leia mais

Engenharia de Produção Cervejeira

Engenharia de Produção Cervejeira Curso de Graduação - Bacharelado Engenharia de Produção Cervejeira Sua preparação para o mercado cervejeiro ainda mais completa. Só a primeira Escola Superior de Cerveja da América Latina poderia lançar

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

CURSO: ENGENHARIA CIVIL CURSO: ENGENHARIA CIVIL OBJETIVOS DO CURSO Objetivos Gerais Formar engenheiros civis com sólida base teórica-prática, através de um currículo dinâmico que proporcione uma moderna visão do exercício profissional

Leia mais

RESOLUÇÃO. Currículo revogado conforme Res. CONSEPE 73/2002, de 18 de dezembro de 2002.

RESOLUÇÃO. Currículo revogado conforme Res. CONSEPE 73/2002, de 18 de dezembro de 2002. RESOLUÇÃO CONSEPE 48/99 ALTERA O PLANO CURRICULAR E O REGIME DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA MODALIDADE ELETRÔNICA E MODALIDADE TELECOMUNICA-ÇÕES, DO CÂMPUS DE ITATIBA. O Presidente do Conselho de Ensino,

Leia mais

RESOLUÇÃO. Currículo revogado conforme Res. CONSEPE 71/2002, de 18 de dezembro de 2002.

RESOLUÇÃO. Currículo revogado conforme Res. CONSEPE 71/2002, de 18 de dezembro de 2002. RESOLUÇÃO CONSEPE 44/99 ALTERA O PLANO CURRICULAR E O REGIME DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, DO CÂMPUS ITATIBA. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso da atribuição que

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA DE PETRÓLEO Campus: NITERÓI Missão O Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólida formação técnica

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA QUÍMICA Campus: MACAÉ SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Química da Universidade Estácio de Sá, campus Macaé, tem por missão formar profissionais com sólidos conhecimentos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 25 DE MAIO DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 25 DE MAIO DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.138, DE 25 DE MAIO DE 2011 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP INFORMAÇÃO 050/2012 - DAP PROTOCOLO Nº. 101535/2012 INTERESSADO: Sr Cláudio José Dellasta ASSUNTO: Consulta Técnica 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO O Eng. Sanitarista Cláudio José Dellasta protocolou consulta

Leia mais

Portaria Inep nº 245 de 04 de agosto de 2011 Publicada no Diário Oficial de 05 de agosto de 2011, Seção 1, págs. 55 e 56

Portaria Inep nº 245 de 04 de agosto de 2011 Publicada no Diário Oficial de 05 de agosto de 2011, Seção 1, págs. 55 e 56 Portaria Inep nº 245 de 04 de agosto de 2011 Publicada no Diário Oficial de 05 de agosto de 2011, Seção 1, págs. 55 e 56 A Presidenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Engenharia de Petróleo Missão O Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólida formação técnica nas áreas

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE SINAES AVALIAÇÃO DE IES AVALIAÇÃO DE

Leia mais

ENGENHARIA MECÂNICA. COORDENADOR Alexandre Martins Reis

ENGENHARIA MECÂNICA. COORDENADOR Alexandre Martins Reis ENGENHARIA MECÂNICA COORDENADOR Alexandre Martins Reis amreis@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2010 235 Engenheiro Mecânico ATUAÇÃO O curso de Engenharia Mecânica da UFV visa fornecer a seus estudantes

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO TRILHAS ARTICULADAS À AGILIDADE DAS MUDANÇAS GLOBAIS. O curso de Arquitetura e Urbanismo da maior universidade privada do Estado entra nessa linha de transformações do

Leia mais

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ENADE - 2005 Uma Abordagem Pragmática Prof. Dr. Cláudio A. Fleury Nov-2005 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Agenda O que é? Quando será? Como é? É obrigatório? Para

Leia mais

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB, no uso de suas atribuições,

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB, no uso de suas atribuições, MINUTA DE RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/ /2013. REFORMULA O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL - BAARELADO, DO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA-CCT NO CAMPUS

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Campus: Niterói Missão O Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores busca a formação de profissionais generalistas, críticos,

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação ENGENHARIA MECÂNICA. COORDENADOR Charles Luís da Silva

UFV Catálogo de Graduação ENGENHARIA MECÂNICA. COORDENADOR Charles Luís da Silva UFV Catálogo de Graduação 2014 271 ENGENHARIA MECÂNICA COORDENADOR Charles Luís da Silva charles.silva@ufv.br 272 Currículos dos Cursos do CCE UFV Engenheiro Mecânico ATUAÇÃO O curso de Engenharia Mecânica

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 18 DE NOVEMBRO DE 2014

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 18 DE NOVEMBRO DE 2014 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.597, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2014 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de. O PRÓ-REITOR

Leia mais

BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO ATO AUTORIZATIVO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO ATO AUTORIZATIVO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO ATO AUTORIZATIVO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Arquitetura e Urbanismo autorizado pela Portaria MEC n 295 de 09 de julho de 2013, publicada no D.O.U. em 10/07/2013;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ENGENHARIA MECÂNICA (Currículo em implantação progressiva a partir de 2006.1) 1ª FASE Código Disciplina h-a sem. h-a Pré-Req. Equivalente MTM5161 Cálculo A 4 72 MTM5512

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação ENGENHARIA MECÂNICA. COORDENADOR Charles Luís da Silva

UFV Catálogo de Graduação ENGENHARIA MECÂNICA. COORDENADOR Charles Luís da Silva UFV Catálogo de Graduação 2015 265 ENGENHARIA MECÂNICA COORDENADOR Charles Luís da Silva charles.silva@ufv.br 266 Currículos dos Cursos do CCE UFV Engenheiro Mecânico ATUAÇÃO O curso de Engenharia Mecânica

Leia mais

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - ICET

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - ICET Descrição do Curso: Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - ICET - Curso de Engenharia Industrial - - Habilitação em Química e Habilitação

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação ENGENHARIA MECÂNICA. COORDENADOR Charles Luis da Silva

UFV Catálogo de Graduação ENGENHARIA MECÂNICA. COORDENADOR Charles Luis da Silva UFV Catálogo de Graduação 2013 141 ENGENHARIA MECÂNICA COORDENADOR Charles Luis da Silva charles.silva@ufv.br 142 Currículos dos Cursos UFV Engenheiro Mecânico ATUAÇÃO O curso de Engenharia Mecânica da

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 14 DE AGOSTO DE 2007

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 14 DE AGOSTO DE 2007 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.585, DE 14 DE AGOSTO DE 2007 Homologa o Parecer n 159/06-CEG, que aprova o Projeto Político

Leia mais

CONHEÇA OS CURSOS OFERECIDOS:

CONHEÇA OS CURSOS OFERECIDOS: CONHEÇA OS CURSOS OFERECIDOS: Agricultura Habilita estudantes a observar, organizar e planejar a forma de manejo do solo, bem como traçar medidas de otimização da produção agrícola. Assim, o profissional

Leia mais

O bom funcionamento da engenharia, portanto, não é de interesse apenas dos profissionais e empresários do setor.

O bom funcionamento da engenharia, portanto, não é de interesse apenas dos profissionais e empresários do setor. A Engenharia É o canal através do qual as pessoas podem adquirir condições para Habitar melhor, Respirar melhor, Se transportar com mais rapidez, Viver com conforto e segurança, Ter acesso a alimentos

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO 1 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro IFRJ Campus Paracambi MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 091, DE 21 DE SETEMBRO DE 2016 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 057, DE 27 DE AGOSTO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV ENGENHARIA CIVIL. COORDENADORA Rejane Nascentes

Currículos dos Cursos UFV ENGENHARIA CIVIL. COORDENADORA Rejane Nascentes 78 Currículos dos Cursos UFV ENGENHARIA CIVIL COORDENADORA Rejane Nascentes rejane.nascentes@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2012 79 Engenheiro Civil ATUAÇÃO O curso de graduação em Engenharia Civil tem

Leia mais

FACULDADE GUARAPUAVA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PERFIL DO CURSO

FACULDADE GUARAPUAVA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PERFIL DO CURSO FACULDADE GUARAPUAVA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PERFIL DO CURSO O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Guarapuava (FG) apresenta como missão contribuir para a formação de profissionais conscientes

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV ENGENHARIA CIVIL. COORDENADOR Frederico Carlos Martins de Menezes Filho

Currículos dos Cursos UFV ENGENHARIA CIVIL. COORDENADOR Frederico Carlos Martins de Menezes Filho 78 Currículos dos Cursos UFV ENGENHARIA CIVIL COORDENADOR Frederico Carlos Martins de Menezes Filho frederico.menezes@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2014 79 Engenheiro Civil ATUAÇÃO O curso de graduação

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - EAD

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - EAD GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO - EAD Com o advento da indústria 4.0, há uma crescente demanda de profisisonais com habilidades de desenvolver dispositivos e softwares para as mais variadas áreas

Leia mais

Anexo III Matriz Curricular

Anexo III Matriz Curricular Anexo III Matriz Curricular 83 84 Currículo do Curso de Engenharia Civil Engenheiro Civil ATUAÇÃO O curso de graduação em Engenharia Civil tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro,

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 46/99 ALTERA O PLANO CURRICULAR E O REGIME DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, DO CÂMPUS DE ITATIBA.

RESOLUÇÃO CONSEPE 46/99 ALTERA O PLANO CURRICULAR E O REGIME DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, DO CÂMPUS DE ITATIBA. RESOLUÇÃO CONSEPE 46/99 ALTERA O PLANO CURRICULAR E O REGIME DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, DO CÂMPUS DE ITATIBA. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso da atribuição

Leia mais

QUÍMICA CENTRO DE LICENCIATURAS

QUÍMICA CENTRO DE LICENCIATURAS QUÍMICA CENTRO DE LICENCIATURAS CENTRO DE LICENCIATURAS O Centro de Licenciaturas da Universidade Positivo engloba seis áreas do conhecimento. Os alunos dos cursos de Licenciatura da Universidade Positivo

Leia mais

Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental. Graduação em Engenharia Ambiental

Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental. Graduação em Engenharia Ambiental Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental Graduação em Engenharia Ambiental 3 - Engenharia Ambiental: Curso e Profissão Professor Sandro Donnini Mancini

Leia mais

Currículo do Curso de Engenharia Civil

Currículo do Curso de Engenharia Civil Currículo do Curso de Engenharia Civil Engenheiro Civil ATUAÇÃO O curso de graduação em Engenharia Civil tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista,

Leia mais

EXAME DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

EXAME DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS EXAME DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS DIA 24/07 quarta feira - 19:00 CURSOS/ DISCIPLINAS Disciplinas SALAS DE AULA TODOS OS CURSOS Física I, II, III Q302 Metodologia Cientifica Mecânica Geral Álgebra Linear

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA CIVIL. COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Délio Porto Fassoni

Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA CIVIL. COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Délio Porto Fassoni 132 ENGENHARIA CIVIL COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Délio Porto Fassoni delio@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2002 133 ATUAÇÃO Ao Engenheiro Civil compete o desempenho das atividades profissionais

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 10 DE SETEMBRO DE 2007

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 10 DE SETEMBRO DE 2007 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.601, DE 10 DE SETEMBRO DE 2007 Homologa o Parecer n. 168/06-CEG, que aprova o Projeto

Leia mais

Currículo do Curso de Engenharia Civil

Currículo do Curso de Engenharia Civil Currículo do Curso de Engenharia Civil Engenheiro Civil ATUAÇÃO O curso de graduação em Engenharia Civil tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista,

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE LEGISLAÇÃO Constituição da República

Leia mais

CURSO HÍBRIDO ENGENHARIA MECÂNICA G R A D E C U R R I C U L A R

CURSO HÍBRIDO ENGENHARIA MECÂNICA G R A D E C U R R I C U L A R CURSO G R A D E C U R R I C U L A R HÍBRIDO + ENGENHARIA MECÂNICA 1 OBJETIVOS DO CURSO Mecânica Planejar, construir e avaliar. Aqui você elabora projetos em equipe e responde a desafios reais do mercado

Leia mais

Liceu Coração de Jesus

Liceu Coração de Jesus EDITAL PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES - 05 A Reitoria do UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo torna pública a abertura das inscrições para o PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES para habilitação

Leia mais

HISTÓRICO VISÃO, MISSÃO E VALORES. Transformar em negócios sustentáveis, momentos de desenvolvimento humano. PERFIL DO CURSO

HISTÓRICO VISÃO, MISSÃO E VALORES. Transformar em negócios sustentáveis, momentos de desenvolvimento humano. PERFIL DO CURSO HISTÓRICO 1 A Faculdade Europeia de Administração e Marketing, mantida pelo ENSIGEST Brasil Ltda é uma instituição que tem compromisso com o saber, com a cidadania, com o Estado de Pernambuco. Teve seu

Leia mais

ENGENHARIA DE ENERGIA

ENGENHARIA DE ENERGIA CURSO G R A D E C U R R I C U L A R HÍBRIDO + ENGENHARIA DE ENERGIA 1 OBJETIVOS DO CURSO Propor soluções para aproveitar melhor as fontes de energia, sempre pensando no desenvolvimento sustentável. Combina

Leia mais

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Engenharia Elétrica BACHARELADO

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Engenharia Elétrica BACHARELADO CURRÍCULO ACADÊMICO _ Engenharia Elétrica BACHARELADO 1 Graduação em _ Engenharia Elétrica Na faculdade de Engenharia Elétrica da Unisinos você inicia seu aprendizado atuando em laboratórios para ingressar

Leia mais

RESUMO DO PROJETO PEDAGÓGIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

RESUMO DO PROJETO PEDAGÓGIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO RESUMO DO PROJETO PEDAGÓGIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO 1. APRESENTAÇÃO A formação do arquiteto e urbanista, em função das características da profissão, requer o desenvolvimento de competências para

Leia mais

Currículo do Curso de Engenharia Civil

Currículo do Curso de Engenharia Civil Currículo do Curso de Engenharia Civil Engenheiro Civil ATUAÇÃO O curso de graduação em Engenharia Civil tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 20 DE AGOSTO DE 2012

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 20 DE AGOSTO DE 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.302, DE 20 DE AGOSTO DE 2012 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL. COORDENADOR Éder Teixeira Marques

ENGENHARIA CIVIL. COORDENADOR Éder Teixeira Marques ENGENHARIA CIVIL COORDENADOR Éder Teixeira Marques eder@ufv.br 68 Currículos dos Cursos UFV Engenheiro Civil ATUAÇÃO O curso de graduação em Engenharia Civil tem como perfil do formando egresso/profissional

Leia mais

CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO

CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO OBJETIVOS DO CURSO Objetivos Gerais O objetivo geral do Curso de Arquitetura e Urbanismo é propiciar ao aluno o desenvolvimento de habilidades e competências com sólida base

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Página 1 de 9 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 249, DE 2 DE JUNHO DE 2014 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 27 DE ABRIL DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 27 DE ABRIL DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.114, DE 27 DE ABRIL DE 2011 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia

Leia mais

80 Currículos dos Cursos UFV ENGENHARIA CIVIL. COORDENADOR Lucas Martins Guimarães

80 Currículos dos Cursos UFV ENGENHARIA CIVIL. COORDENADOR Lucas Martins Guimarães 80 Currículos dos Cursos UFV ENGENHARIA CIVIL COORDENADOR Lucas Martins Guimarães guimaraeslm@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2015 81 Engenheiro Civil ATUAÇÃO O curso de graduação em Engenharia Civil

Leia mais

Engenharia Civil UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRE PRÓ-REITORIA DE ENSINO

Engenharia Civil UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRE PRÓ-REITORIA DE ENSINO Engenharia Civil Atuação: Turno: O curso de graduação em Engenharia Civil tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado

Leia mais

Engenheiro de Equipamentos Elétrica

Engenheiro de Equipamentos Elétrica A G E N D A O Tesla Concursos foi idealizado para atender à demanda crescente de engenheiros interessados em seguir carreiras públicas cuja única porta de entrada são os concursos oferecidos todos os anos.

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

CURSO DE ENFERMAGEM 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO CURSO DE ENFERMAGEM 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Enfermagem. Grau Conferido: Bacharel em Enfermagem. Modalidade: Presencial. Área de Conhecimento: Ciências da Saúde. Regime Escolar: Crédito

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: CST em Design Gráfico Campus Barra I Tom Jobim

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: CST em Design Gráfico Campus Barra I Tom Jobim Síntese do Projeto Pedagógico Curso: CST em Design Gráfico Campus Barra I Tom Jobim O Curso Superior de Tecnologia (CST) em Design Gráfico, da Universidade Estácio de Sá, tem como missão formar profissionais

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

RESOLUÇÃO. Artigo 2º - O Currículo, ora alterado, será implantado no 2º semestre letivo de 2001 para os alunos matriculados no 1º semestre.

RESOLUÇÃO. Artigo 2º - O Currículo, ora alterado, será implantado no 2º semestre letivo de 2001 para os alunos matriculados no 1º semestre. RESOLUÇÃO CONSEPE 26/2001 ALTERA O CURRÍCULO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA MODALIDADE TELECOMUNICAÇÕES, DO CCT, DO CÂMPUS DE CAMPINAS. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE,

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA CURRÍCULO PLENO BACHARELADO 1 CICLO/MÓDULO A Ciências Exatas I Álgebra Linear 02 0 02 40 Cálculo Diferencial e Integral I 04 0 04 80 Cálculo Vetorial e Geometria Analítica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: TRANSPORTE TERRESTRE Missão O Curso de Transporte Terrestre da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais de excelência para atuar nas áreas de gestão

Leia mais

CATÁLOGO DO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA

CATÁLOGO DO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA CATÁLOGO DO CURSO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA ATOS LEGAIS DO CURSO: Nome do Curso: Engenharia Eletrônica Nome da Mantida: Centro Universitário de Rio Preto Endereço de Funcionamento do Curso: Avenida Jornalista

Leia mais

Engenharia Civil. 1º A 1º sem 2017 Noturno. Central 1S/2017 (Matriz G5) HORÁRIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA. 1ª Aula 19:00 20:40

Engenharia Civil. 1º A 1º sem 2017 Noturno. Central 1S/2017 (Matriz G5) HORÁRIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA. 1ª Aula 19:00 20:40 Engenharia Civil Semestre: Semestre: Período: 1º A 1º sem 2017 Noturno Central 1S/2017 (Matriz G5) Cálculo Instrumental Geometria Analítica Química Aplicada à Engenharia Algoritmos Computacionais Metodologia

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 089 aprovado pela portaria Cetec nº 49 de 17/11/2009 Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec : Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA Semestre Períodos Semanais aula 1 Desenho Técnico 4 66 80 1 Química Geral 4 66 80 1 Álgebra Linear e Geometria Analítica 4 66 80 1 Introdução

Leia mais

Objetivo do curso: Público Alvo: Critérios de admissão para o curso:

Objetivo do curso: Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: A Faculdade AIEC, mantida pela Associação Internacional de Educação Continuada AIEC, iniciou, em 2002, o curso de Bacharelado em Administração, na metodologia semipresencial. Foi pioneira e até hoje é

Leia mais

- Sobre o Curso: - Missão da FAESA

- Sobre o Curso: - Missão da FAESA - Sobre o Curso: Descrição: O Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental foi criado a partir do curso de Engenharia Sanitária, com o objetivo de incrementar o mercado profissional brasileiro com mão-de-obra

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 23 DE JANEIRO DE 2019

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 23 DE JANEIRO DE 2019 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 5.135, DE 23 DE JANEIRO DE 2019 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Ambiental (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Ambiental (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Ambiental (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Estácio de Sá tem por missão a formação

Leia mais

PROJETO CEL (CENTRO DE ENGENHARIA LOGÍSTICA) FORMAÇÃO TÉCNICA

PROJETO CEL (CENTRO DE ENGENHARIA LOGÍSTICA) FORMAÇÃO TÉCNICA PROJETO CEL (CENTRO DE ENGENHARIA LOGÍSTICA) FORMAÇÃO TÉCNICA EMPRESARIAL - DESENVOLVIMENTO 1. Índice 1. Índice... 1 1. Introdução... 1 1.1. O início do projeto... 1 2. O projeto hoje... 2 3. Objetivo

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico PROET Direção de Ensino Campus Paracambi MATRIZ

Leia mais

profissional. básicos meio a gestão necessários ao atuação flexibilidade

profissional. básicos meio a gestão necessários ao atuação flexibilidade FACULDADE DE INHUMAS PERFIL DO EGRESSO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISS A FacMais ministrará um ensino superior visando à qualificação profissional e à formação cidadã e ética do aluno. O formando deverá

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA ATUALIZAÇÃO DE MATRIZES CURRICULARES CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA Prezado estudante, Em 2018.1, os cursos da UNIFACS passaram por uma atualização de matrizes curriculares. As informações sobre os cursos

Leia mais

Introdução à Engenharia de Sistemas

Introdução à Engenharia de Sistemas Introdução à Engenharia de Sistemas O CURSO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS DA UNIMONTES Renato Dourado Maia Universidade Estadual de de Montes Claros Engenharia de Sistemas APRESENTAÇÃO DO CURSO 24/02/14 Introdução

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA Ciências Econômicas - 1º Semestre de 2018 - Noturno EC2015 0224 - Estratégia Mercadológica 0224 - Estratégia Mercadológica 0240 - Economia Quantitativa 0094 - Economia Internacional II 0094 - Economia

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES CURSO CÓDIGO DISCIPLINA C.H/DISCIPLINA 1 SEMESTRE.

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES CURSO CÓDIGO DISCIPLINA C.H/DISCIPLINA 1 SEMESTRE. DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES CURSO CÓDIGO DISCIPLINA C.H/DISCIPLINA 1 SEMESTRE MECÂNICA 1099-ST1-C ENGENHARIA DE SEGURANÇA 30 MECÂNICA 1099-ST2-E

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais