Ano 4 - nº 37 - Informativo Mensal - Setembro UMA PALAVRA DO PRESIDENTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ano 4 - nº 37 - Informativo Mensal - Setembro UMA PALAVRA DO PRESIDENTE"

Transcrição

1 SICAP NEWS Ano 4 - nº 37 - Informativo Mensal - Setembro Três anos de SICAP NEWS UMA PALAVRA DO PRESIDENTE SICAP NEWS completa neste mês de setembro três anos, desde sua primeira edição em setembro de Desde o primeiro número, nossa intenção sempre foi a de fazer um informativo prático e moderno, que abordasse questões atuais e esclarecesse dúvidas do dia a dia das empresas do setor. A despeito do enfoque predominantemente trabalhista das matérias publicadas, temos procurado diversificar os assuntos, passando também por outras áreas de interesse das empresas, como a tributária e a contábil.

2 O sindicalismo moderno exige de nós, representantes da categoria, cada vez mais, a adoção de uma postura pró ativa na defesa dos interesses comuns de nossa atividade. A rápida capacidade de mobilização na defesa de interesses específicos do setor vai ser fator determinante para o sucesso de nossos empreendimentos. Quero, finalmente, deixar registrada minha satisfação pela excelente repercussão e acolhida que o informativo vem tendo, tanto da parte das empresas quanto de contadores e profissionais que tem que lidar, em seu dia a dia, com as questões por nós abordadas. Muito obrigado a todos. Renato Giannini Presidente Ponto Eletrônico: Mais um adiamento Depois de dois adiamentos e inúmeras controvérsias nos últimos dois anos, desde a sua edição, deveria ter entrado em vigor a partir de 1º de setembro a Portaria nº 1.510, de 21 de agosto de 2009, que instituiu novas regras para o registro eletrônico de ponto. Referida portaria, muito questionada por trazer altos custos por conta da aquisição de novos equipamentos e da impressão obrigatória de comprovantes a cada marcação de ponto dos empregados, foi objeto de várias discussões envolvendo empresas, empregados e o Ministério do Trabalho.

3 Por ocasião do último adiamento, em março último, foi estabelecida a criação de um grupo de trabalho para elaborar estudos objetivando rever e aperfeiçoar o sistema, com a participação de entidades de classe e confederações patronais. No entanto, o grupo encerrou suas atividades na última semana sem um consenso. No exato dia em que deveria entrar em vigor (1º de setembro/11), o Ministério do Trabalho e Emprego, em nota oficial publicada em seu próprio site e que SICAP NEWS transcreve abaixo, adiou mais uma vez a entrada em vigor das novas normas, desta vez para o dia 3 de outubro de NOTA OFICIAL - PONTO ELETRÔNICO Nota Oficial O Ministério do Trabalho e Emprego informa que: Considerando o recebimento de recursos por parte de Confederações Patronais, no âmbito do Governo Federal, no sentido da reconsideração da data de início do Registro Eletrônico de Ponto REP; Considerando o firme compromisso do Governo Federal e deste Ministério em assegurar a efetiva conclusão do diálogo iniciado com diferentes setores da sociedade brasileira a fim de aperfeiçoar o Sistema Registrado Eletrônico de Ponto SREP; Resolveu alterar o prazo para o início da utilização obrigatória do REP, de 1º de setembro de 2011 para 3 de outubro de Esta medida será publicada ainda hoje (01/09/2011) no Diário Oficial da União (DOU), em edição extra, através da Portaria 1752/11. Ministério do Trabalho e Emprego Assessoria de Comunicação Social

4 BREVE HISTÓRICO A Portaria MTE 1.510/2009 estabelecia que a partir de 26 de agosto de 2010 as empresas que realizassem o controle do ponto por meio eletrônico, deveriam fazê-lo de acordo com as especificações estabelecidas no Anexo I da respectiva portaria. O novo sistema, denominado Sistema de Registro Eletrônico do Ponto SREP trouxe novas exigências aos equipamentos de registro eletrônico, o que gerou a necessidade da troca de 100% dos equipamentos utilizados até então. Com as novas exigências as empresas foram obrigadas a agilizar o processo da troca dos equipamentos, o que gerou uma demanda além da capacidade no atendimento apresentada pelos fornecedores. Por conta dessa demanda não atendida, o Ministério do Trabalho e Emprego MTE publicou em 18/08/2010 a Portaria MTE 1.987/2010, prorrogando para 01/03/2011, o prazo para o início da utilização obrigatória do novo equipamento. Isto porque em caso de fiscalização já a partir de agosto/10, as empresas que fossem flagradas se utilizando de equipamento diverso do especificado pela portaria, poderiam ser multadas pelo MTE, sem, contudo, serem culpadas pelo não cumprimento da norma, já que não haviam equipamentos disponíveis no mercado que atendessem toda a demanda. Outro fator determinante para a prorrogação foram as decisões favoráveis às empresas que impetraram Mandados de Segurança junto à Justiça do Trabalho para que o MTE fosse impedido de multá-las, caso não estivessem cumprindo o determinado pela Portaria MTE 1.510/2009. Como já previsto, dada tamanha controvérsia sobre o assunto, havia rumores de que até o novo prazo determinado pela Portaria MTE 1.987/2010 (1º de março/11), o Ministério do Trabalho iria flexibilizar ou adiar mais uma vez a utilização do novo sistema. Isto efetivamente ocorreu, com a publicação da Portaria MTE 373/2011, que adiou mais uma vez a entrada em vigor para o dia 1º de setembro/11.

5 Algumas considerações A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece que empresas com mais de dez funcionários são obrigadas a ter registro manual, mecânico ou eletrônico, e que cabe ao Ministério do Trabalho regulamentar a questão. No entanto, a Portaria 1510/09 extrapolou em muito os limites a que uma norma como ela está adstrita, criando obrigações que só poderiam estar previstas em lei. Segundo levantamento realizado pela própria Associação Brasileira das Empresas Fabricantes de Equipamentos de Registro Eletrônico de Ponto, apenas cerca de 260 mil empresas possuem o aparelho, sendo que algo em torno de 600 mil ainda não se enquadraram à nova determinação do Ministério do Trabalho. O REP não é obrigatório para os estabelecimentos que optarem por utilizar o método de marcação mecânica, no caso o cartão ponto. SICAP NEWS abordou o assunto por diversas vezes (Números 19, de março de 2010; 24, de agosto de 2010; 25, de setembro de 2010; 26, de outubro de 2010 e 30, de fevereiro de 2011). Tramitam no Congresso dois projetos de decreto legislativo objetivando sustar os efeitos da referida Portaria: Senado Federal: Projeto de Decreto Legislativo - PDS 593/2010, de autoria da Senadora Niura Demarchi, PSDB/SC, que susta os efeitos da portaria, foi aprovado em decisão terminativa. Aprovado no Senado, será encaminhado para a Câmara. Câmara dos Deputados: Projeto de Decreto Legislativo - PDC 2839/2010, de autoria do Dep. Arnaldo Madeira, PSDB/SP. Já foi aprovado pela Comissão de Trabalho. A matéria esta sendo encaminhada para análise da Comissão de Constituição e Justiça. Existe um requerimento solicitando que a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comercio se manifeste sobre o assunto. SICAP NEWS acompanhará atentamente a tramitação dessas proposições e comunicará seus leitores acerca de qualquer novidade.

6 DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE O DEFINIÇÃO 1. Como se define o vale-transporte? SICAP NEWS: O vale-transporte consiste em benefício que o empregador, pessoa física ou jurídica, deverá antecipar ao empregado para utilização efetiva em despesas de deslocamento residência-trabalho e vice-versa. A concessão desse benefício é realizada por meio do sistema de transporte coletivo público, urbano ou intermunicipal e/ou interestadual com características semelhantes aos urbanos geridos diretamente ou mediante concessão ou permissão de linhas regulares, com tarifas fixadas pela autoridade competente, excluídos os serviços seletivos e os especiais. Por deslocamento entende-se a soma dos segmentos componentes da viagem do beneficiário por um ou mais meios de transporte, entre sua residência e o local de trabalho. Fundamentação: art. 1º da Lei nº 7.418/1985; arts. 2º e 3º do Decreto nº /1987.

7 BENEFICIÁRIOS 2. Quem são os beneficiários do vale-transporte? SICAP NEWS: São beneficiários do vale-transporte, os trabalhadores em geral, tais como: a) o empregado - pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário; b) o empregado doméstico - pessoa física que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas; c) o trabalhador de empresa de trabalho temporário - sendo considerado trabalho temporário aquele prestado por pessoa física a uma empresa, para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços; d) o empregado que trabalha em domicílio - para os deslocamentos indispensáveis à prestação do trabalho, percepção de salários e os necessários ao desenvolvimento das relações com o empregador; e) o empregado do subempreiteiro - em relação a este e ao empreiteiro principal; f) os atletas profissionais. Fundamentação: arts. 3º e 455 da CLT; art. 1º da Lei nº 5.859/1972; art. 1º da Lei nº 6.019/1974; art. 2º da Lei nº 6.354/1976; art. 1º da Lei nº 7.418/1985; art. 1º do Decreto nº /1987; art. 16 do Decreto nº /1974. DECLARAÇÃO 3. Que informações o empregado deve fornecer visando à obtenção do benefício? SICAP NEWS: Para ter direito ao vale-transporte, o empregado deve informar ao empregador, por escrito: a) seu endereço residencial;

8 b) os serviços e meios de transporte mais adequados ao seu deslocamento residência-trabalho e vice-versa. A referida informação deverá ser atualizada anualmente ou sempre que ocorrer alteração das circunstâncias mencionadas nas letras "a" e "b", sob pena de suspensão do benefício até o cumprimento dessa exigência. Além disso, o benefício deverá firmar compromisso de utilizar o valetransporte exclusivamente para seu efetivo deslocamento residênciatrabalho e vice-versa. Fundamentação: art. 7º do Decreto nº / Quais as implicações de uma declaração falsa? SICAP NEWS: A declaração falsa ou o uso indevido do vale-transporte constituem falta grave, podendo ser caracterizada a justa causa. 5. Quando o empregador está liberado dessa obrigação? SICAP NEWS: Está exonerado da obrigatoriedade da concessão do valetransporte o empregador que proporcionar, por meios próprios ou contratados, em veículos adequados ao transporte coletivo, o deslocamento, residência-trabalho e vice-versa, de seus trabalhadores. Caso o empregador forneça ao beneficiário transporte próprio ou fretado que não cubra integralmente os deslocamentos deste, o vale-transporte deverá ser aplicado para os segmentos da viagem não abrangidos pelo referido transporte. Fundamentação: art. 8º da Lei nº 7.418/1985; arts. 4º e 33 do Decreto nº /1987 INTERVALO DESTINADO À ALIMENTAÇÃO 6. O empregador está obrigado a conceder vale-transporte para deslocamentos do empregado nos intervalos destinados à alimentação?

9 SICAP NEWS: A legislação trabalhista não define a obrigatoriedade da concessão de vale-transporte para o deslocamento casa-trabalho e viceversa durante o intervalo destinado à alimentação do trabalhador. Todavia, nada impede que essa regra esteja prevista em acordo ou convenção coletiva, hipótese que passa a ser obrigatória, ou que o empregador conceda o benefício por liberalidade. A norma coletiva celebrada pelo SICAP não contém nenhuma previsão nesse sentido. Fundamentação: art. 7º, XXVI, da Constituição Federal Custeio 7. Como o vale-transporte é custeado? SICAP NEWS: a) pelo beneficiário, na parcela equivalente a 6% (seis por cento) de seu salário básico ou vencimento, excluídos quaisquer adicionais ou vantagens; b) pelo empregador, no que exceder a 6% (seis por cento) do salário básico ou vencimento do trabalhador. A concessão do vale-transporte autorizará o empregador a descontar, mensalmente, do beneficiário que exercer o respectivo direito, o valor da parcela mencionada na letra "a". O valor da parcela a ser suportada pelo beneficiário será descontado proporcionalmente à quantidade de vale-transporte concedida para o período a que se refere o salário ou vencimento e por ocasião de seu pagamento, salvo estipulação em contrário, em convenção ou acordo coletivo de trabalho, que favoreça o beneficiário.

10 Exemplo: Empregado com salário básico mensal de R$ 900,00 trabalha de 2ª a 6ª feira e utiliza ônibus e metrô para seu deslocamento casa-trabalho e vice-versa. - Dias úteis dentro do mês: 22 - Valor da tarifa do ônibus: R$ 3,00 - Valor da tarifa do metrô: R$ 2,90 - Valor gasto com transporte: R$ 259,60-6% de sobre o salário: R$ 54,00 - Valor a ser suportado pelo empregador: R$ 205,60 (R$ 259,60 - R$ 54,00) - Valor a ser descontado em folha de pagamento do empregado = R$ 54,00 Obs. No caso em que a despesa com o deslocamento do beneficiário for inferior a 6% do salário básico ou vencimento, o empregado também poderá optar pelo recebimento antecipado do vale-transporte. Não obstante, o referido valor será integralmente descontado por ocasião do pagamento do respectivo salário ou vencimento. Fundamentação: art. 7º, XXVI, da Constituição Federal; art. 4º da Lei nº 7.418/1985; arts. 9º e 10 do Decreto nº /1987 e art. 11 do Decreto nº /1987. CONCESSÃO EM DINHEIRO 8. O vale-transporte pode ser concedido em dinheiro? SICAP NEWS: É expressamente proibido ao empregador substituir o vale-transporte por antecipação em dinheiro ou qualquer outra forma de pagamento, exceção feita ao caso de falta ou insuficiência de estoque de vale-transporte, necessário ao atendimento da demanda e ao funcionamento do sistema. Nesses casos o beneficiário será ressarcido pelo empregador, na folha de pagamento imediata, da parcela correspondente, desde que tenha efetuado, por conta própria, a despesa para seu deslocamento. Fundamentação: art. 5º do Decreto nº /1987.

11 Obs. A Medida Provisória nº 280 de (D.O.U.: ), em seu artigo 4º, possibilitou que o vale-transporte fosse pago em pecúnia, restringindo apenas, a concessão cumulativa de dinheiro com o vale-transporte. Todavia, o art. 23 da Lei nº de (D.O.U.: ), conversão da MP nº 283 de (D.O.U.: ), revogou essa regra. Atualmente o vale-transporte não pode ser substituído por dinheiro, salvo na hipótese de falta ou insuficiência de estoque, como se viu acima. Fundamentação: art. 5º do Decreto nº /1987. ACORDO DE BANCO DE HORAS QUE DESRESPEITA O LIMITE DE 10 HORAS DIÁRIAS É INVÁLIDO Fonte: TRT/MG A 7ª Tuma do TRT-MG manteve a sentença que considerou ineficazes as cláusulas contidas no acordo coletivo de trabalho, relativas ao banco de horas de uma empresa que, habitualmente, obrigava seus empregados a fazerem mais de duas horas extras diárias e as computava ao banco de horas dos trabalhadores. A reclamada alegou que agiu em conformidade com cláusula convencional. Ocorre que, conforme entendimento do juiz encarregado, houve violação ao disposto no parágrafo 2º do artigo 59 da CLT, pelo qual "poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias". O magistrado explicou que a compensação de jornada realmente está prevista no acordo coletivo de trabalho do qual a empresa é signatária, porém, a prova dos autos deixou claro que a reclamada não respeitava o limite legal de 10 horas diárias exigidas pela lei, o que invalida as normas constantes no acordo. O TST também já decidiu pela não aplicação do acordo coletivo em casos semelhantes, determinando a aplicação do item IV da Súmula 85, de acordo com o qual "A prestação de horas extras habituais descaracteriza o acordo de compensação de jornada. Nesta hipótese, as horas que ultrapassarem a jornada semanal normal deverão ser pagas como horas extraordinárias e, quanto àquelas destinadas à compensação, deverá ser pago a mais apenas o adicional por trabalho extraordinário".( ED).

12 OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS - SETEMBRO DE /09/2011 SALÁRIOS Pagamento de salários referentes ao mês de AGOSTO/2011 Base legal: Art. 459, parágrafo único da CLT. FGTS Recolhimento do mês de AGOSTO/2011 Base legal: Artigo 15 da Lei 8.036/90 GFIP/SEFIP GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) transmitida via Conectividade Social referente ao mês de AGOSTO/2011. Deve ser apresentada mensalmente, independentemente do efetivo recolhimento ao FGTS ou das contribuições previdenciárias. Base Legal: Art. 32 e 32-A da Lei 8.212/91 e Instrução Normativa RFB 925/2009. CAGED Cadastro Geral de Empregados e Desempregados referente AGOSTO/2011. Base legal: Art. 3º da Portaria 235/2003 do MTE. IMPORTANTE: Embora inexista dispositivo legal expresso, recaindo este prazo em dia não útil, o entendimento é de que o CAGED deverá ser entregue no primeiro dia útil imediatamente anterior, para evitar que o empregador arque com as penalidades pela entrega fora de prazo.

13 15/09/2011 CSLL/PIS/COFINS - FONTE - SERVIÇOS Recolhimento da CSLL, COFINS E PIS - Retidos na fonte, correspondente a fatos geradores ocorridos na 2ª quinzena de AGOSTO/2011 (Lei /2003). Códigos 5952, 5979, 5960, Novo prazo previsto pelo artigo 74 da Lei /2005, que alterou o artigo 35 da Lei /2003. INSS - CONTRIBUINTES INDIVIDUAIS, DOMÉSTICOS E FACULTATIVOS Pagamento da contribuição de empregados domésticos, facultativos e contribuintes individuais (exemplo dos autônomos que trabalham por conta própria ou prestam serviços a pessoas físicas), relativo à competência AGOSTO/2011. Base legal: Artigo 30, inciso I, alínea "a" da Lei 8.212/91. IMPORTANTE: Não havendo expediente bancário, o prazo poderá ser alterado para o dia útil (bancário) imediatamente posterior ao dia 15, considerando dia não útil os constantes no calendário divulgado pelo BACEN. 20/09/2011 IRRF - DIVERSOS Recolhimento do Imposto de Renda Retido na Fonte correspondente a fatos geradores do mês de AGOSTO/2011. Base legal: Artigo 70, inciso I, alínea "d", da Lei /2005. A Medida Provisória 447/2008 alterou o art. 70 da lei /05, prorrogando o prazo de recolhimento para o último dia útil do 2º decêndio do mês subseqüente ao mês de ocorrência do fato gerador. IMPORTANTE: Não havendo expediente bancário, o prazo deve ser alterado para o dia útil (bancário) imediatamente anterior ao dia 20, considerando dia não útil os constantes no calendário divulgado pelo BACEN. GPS/INSS Recolhimento das contribuições previdenciárias de JULHO/ (Prazo fixado pelos artigos 9 e 10 da Lei /2007). A Medida Provisória 447/2008

14 prorrogou o prazo de recolhimento do dia 10 para o dia 20 do mês subseqüente ao mês de ocorrência do fato gerador. Obs: A Resolução 39 INSS-DC, de 23/11/2000, fixou em R$ 29,00 o recolhimento mínimo para a GPS, a partir da competência 12/2000. Recolhimentos inferiores a este valor deverão ser adicionados nos períodos subseqüentes. IMPORTANTE: Não havendo expediente bancário, o prazo deverá ser alterado para o dia útil (bancário) imediatamente anterior ao dia 20, considerando dia não útil os constantes no calendário divulgado pelo BACEN. GPS/RECLAMATÓRIA TRABALHISTA - SEM RECONHECIMENTO DE VÍNCULO Recolhimento das Contribuições Previdenciárias referente ao mês de JULHO/2011 sobre os pagamentos de reclamatórias trabalhistas, referente aos códigos 1708, 2801, 2810, 2909, 2917, na hipótese de não reconhecimento de vínculo e do acordo homologado em que não há a indicação do período em que foram prestados os serviços. Base legal: Art. 11, 1º do Ato Declaratório Executivo Codac nº 34 da SRF de 26 de maio de IMPORTANTE: Havendo o parcelamento do crédito e se o vencimento deste for diferente do dia 20, o prazo para recolhimento da contribuição previdenciária é o mesmo do parcelamento. Não havendo expediente bancário, o prazo poderá ser alterado para o dia útil (bancário) imediatamente posterior ao dia 20, considerando dia não útil os constantes no calendário divulgado pelo BACEN. Observar o caput e único do art. 11 do respectivo Ato Declaratório. INSS - GPS - SINDICATOS Encaminhar cópia da GPS, relativa à competência AGOSTO/2011, ao Sindicato da categoria mais numerosa entre os empregados. Havendo recolhimento de contribuições em mais de uma guia, encaminhar cópias das guias (Decreto 3.048/1999, art. 225, V). Base legal: Artigo 225, inciso V do Decreto 3.048/99 - Regulamento da Previdência Social RPS. IMPORTANTE: Entendemos que, diante da prorrogação do prazo do recolhimento do INSS, para o dia 20, conforme MP 447/2008, a entrega da cópia da GPS ao sindicato poderá ser efetuada no próprio dia do recolhimento ou no dia útil subseqüente. PARCELAMENTOS INSS - REFIS - PAES - PAEX

15 Recolhimento da parcela referente aos débitos perante o INSS, inclusive parcelamentos previstos no Decreto 3.342/2000, na Lei /2003, na MP 303/2006 e na MP 449/2008 convertida na Lei / /09/2011 PIS/PASEP SOBRE FOLHA DE PAGAMENTO (ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS) Recolhimento do PIS/PASEP sobre folha de pagamento AGOSTO/2011 das Entidades sem Fins Lucrativos - código (Artigo 2º da Lei 9.715/98 e art. 13, da MP /2001) - novo prazo fixado pelo art. 1º, inciso II da MP 447/2008. IMPORTANTE: Não havendo expediente bancário, o prazo deve ser alterado para o dia útil (bancário) imediatamente anterior ao dia 25, considerando dia não útil os constantes no calendário divulgado pelo BACEN. 30/09/2011 CSLL/PIS/COFINS - FONTE - SERVIÇOS Recolhimento da CSLL, COFINS E PIS retidos na fonte, correspondente a fatos geradores ocorridos na 1ª quinzena de SETEMBRO/2011 (Lei /2003). Códigos 5952, 5979, 5960, Novo prazo previsto pelo artigo 74 da Lei /2005, que alterou o artigo 35 da Lei /2003. IMPORTANTE: Não havendo expediente bancário, o prazo deve ser alterado para o dia útil (bancário) imediatamente anterior ao último dia do mês, considerando dia não útil os constantes no calendário divulgado pelo BACEN. FONTES: Ministério do Trabalho e Emprego Guia Trabalhista FISCOSOFT FISCONET

16 FECOMERCIO Responsável: Fernando Marçal Monteiro OAB/SP Assessor Jurídico site:

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS FEVEREIRO DE 2011

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS FEVEREIRO DE 2011 Page 1 of 5 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS FEVEREIRO DE 2011 04/02/2011 SALÁRIOS 07/02/2011 Pagamento de salários - mês de JANEIRO/2011 Base legal: Art. 459, parágrafo único da CLT.

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS JANEIRO DE Pagamento de salários - mês de DEZEMBRO/2010

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS JANEIRO DE Pagamento de salários - mês de DEZEMBRO/2010 Page 1 of 5 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS JANEIRO DE 2011 07/01/2011 SALÁRIOS Pagamento de salários - mês de DEZEMBRO/2010 Base legal: Art. 459, parágrafo único da CLT. FGTS Recolhimento

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO DE 2011

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO DE 2011 Page 1 of 6 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO DE 2011 06/12/2011 SALÁRIOS 07/12/2011 Pagamento de salários - mês de NOVEMBRO/2011 Base legal: Art. 459, parágrafo único da CLT.

Leia mais

Agenda Trabalhista - Setembro 2017

Agenda Trabalhista - Setembro 2017 Agenda Trabalhista - Setembro 2017 06/09/2017 SALÁRIOS Pagamento de salários - mês de AGOSTO/2017 - Para maiores detalhes, acesse o tópico Salários - Prazo de Pagamento. Base legal: Art. 459, parágrafo

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS AGOSTO DE /08/2016

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS AGOSTO DE /08/2016 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS AGOSTO DE 2016 SALÁRIOS 05/08/2016 FGTS Pagamento de salários - mês de JULHO/2016 - Para maiores detalhes, acesse o tópico Salários - Prazo de Pagamento.

Leia mais

CONCLUÍDAS AS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS COM OS COMERCIÁRIOS

CONCLUÍDAS AS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS COM OS COMERCIÁRIOS CONCLUÍDAS AS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS COM OS COMERCIÁRIOS O SICAP concluiu as negociações coletivas com os comerciários da Capital, Interior, ABC e Cotia, tendo celebrado Convenções Coletivas de Trabalho

Leia mais

Súmula FGTS - Diferenças - Recolhimento - Ônus da prova

Súmula FGTS - Diferenças - Recolhimento - Ônus da prova TST Edita Três Novas Súmulas Fonte: TST O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho aprovou no último dia 30/5, a Resolução nº 209/2016, que edita três novas súmulas e altera diversos outros itens de sua

Leia mais

COMPENSAÇÃO DE JORNADA - ENTENDA COMO FUNCIONA

COMPENSAÇÃO DE JORNADA - ENTENDA COMO FUNCIONA COMPENSAÇÃO DE JORNADA - ENTENDA COMO FUNCIONA A CF estabelece em seu art. 7º, inciso XIII, que a duração normal do trabalho não será superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, sendo facultada

Leia mais

SICAP NEWS. Ano 6 - nº 62- Informativo Mensal - Outubro Ultratividade - Falta de acordo leva Justiça a prorrogar convenção coletiva

SICAP NEWS. Ano 6 - nº 62- Informativo Mensal - Outubro Ultratividade - Falta de acordo leva Justiça a prorrogar convenção coletiva SICAP NEWS Ano 6 - nº 62- Informativo Mensal - Outubro - 2013 Ultratividade - Falta de acordo leva Justiça a prorrogar convenção coletiva A Justiça do Trabalho passou a prorrogar automaticamente as convenções

Leia mais

Ano 3 - nº 31 - Informativo Mensal - Março

Ano 3 - nº 31 - Informativo Mensal - Março SICAP NEWS Ano 3 - nº 31 - Informativo Mensal - Março - 2011 MAIS PONTO ELETRÔNICO Obrigatoriedade é adiada para setembro Grupo de trabalho será formado para aperfeiçoamento do equipamento Empresa poderá

Leia mais

ICMS/SP Governo dá Isenção no Transporte de Mercadoria Destinada a Exportação

ICMS/SP Governo dá Isenção no Transporte de Mercadoria Destinada a Exportação SICAP NEWS Ano 3 - nº 27 - Informativo Mensal Novembro - 2010 ICMS/SP Governo dá Isenção no Transporte de Mercadoria Destinada a Exportação Através do Decreto SP 56.335/2010, publicado no Diário Oficial

Leia mais

Calendário Mensal das Obrigações Fiscais, Trabalhistas e Previdenciárias Outubro de 2016

Calendário Mensal das Obrigações Fiscais, Trabalhistas e Previdenciárias Outubro de 2016 Calendário Mensal das Obrigações Fiscais, Trabalhistas e Previdenciárias Outubro de 2016 Nota: Em caso de feriados estaduais e municipais, os vencimentos das obrigações principais deverão ser antecipados

Leia mais

EMPRESAS DEVEM SE ATENTAR PARA AS NOVAS OJ s DO TST SOB PENA DE TEREM O CAIXA AFETADO

EMPRESAS DEVEM SE ATENTAR PARA AS NOVAS OJ s DO TST SOB PENA DE TEREM O CAIXA AFETADO SICAP NEWS Ano 2 nº 22 Informativo Mensal Junho 2010 EMPRESAS DEVEM SE ATENTAR PARA AS NOVAS OJ s DO TST SOB PENA DE TEREM O CAIXA AFETADO *Sergio Ferreira Pantaleão No mês de abril/10 foi publicado pelo

Leia mais

Contribuição sindical dos empregados - Orientações às empresas

Contribuição sindical dos empregados - Orientações às empresas Contribuição sindical dos empregados - Orientações às empresas Considerando a polêmica trazida com as alterações da Reforma Trabalhista, envolvendo o recolhimento da contribuição sindical dos empregados

Leia mais

SICAP NEWS. Ano 5 - nº 59- Informativo Mensal - Julho

SICAP NEWS. Ano 5 - nº 59- Informativo Mensal - Julho SICAP NEWS Ano 5 - nº 59- Informativo Mensal - Julho - 2013 LEGISLAÇÃO Estabilidade da Gestante Durante o Aviso Prévio A estabilidade à gestante é uma garantia conferida às empregadas para que durante

Leia mais

NOVAS REGRAS DO AVISO PRÉVIO JÁ ESTÃO EM VIGOR

NOVAS REGRAS DO AVISO PRÉVIO JÁ ESTÃO EM VIGOR NOVAS REGRAS DO AVISO PRÉVIO JÁ ESTÃO EM VIGOR Em sua última edição SICAP NEWS informou acerca da aprovação do Projeto de Lei nº 3.941-F, de 1989, que estabelecia novas regras para o aviso prévio. No último

Leia mais

SICAP NEWS. Ano 5 - nº 60- Informativo Mensal - Agosto FALTAS JUSTIFICADAS

SICAP NEWS. Ano 5 - nº 60- Informativo Mensal - Agosto FALTAS JUSTIFICADAS SICAP NEWS Ano 5 - nº 60- Informativo Mensal - Agosto - 2013 FALTAS JUSTIFICADAS A legislação trabalhista admite determinadas situações em que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo

Leia mais

A lista completa dos segmentos está disponível no link

A lista completa dos segmentos está disponível no link SICAP NEWS Ano 2 nº 23 Informativo Mensal Julho 2010 Segunda etapa da obrigatoriedade da Nota Fiscal eletrônica começa em julho No dia 1º de julho se inicia a segunda das três grandes etapas de obrigatoriedade

Leia mais

SICAP NEWS Ano 5 - nº 49 - Informativo Mensal - Setembro Rescisão de contrato de trabalho terá novos documentos a partir de novembro

SICAP NEWS Ano 5 - nº 49 - Informativo Mensal - Setembro Rescisão de contrato de trabalho terá novos documentos a partir de novembro SICAP NEWS Ano 5 - nº 49 - Informativo Mensal - Setembro - 2012 Rescisão de contrato de trabalho terá novos documentos a partir de novembro Formulários antigos não serão aceitos para liberação do FGTS

Leia mais

Agenda de Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias Fevereiro de 2015

Agenda de Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias Fevereiro de 2015 Agenda de Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias Fevereiro de 2015 Dia: 06/02/2015 Pagamento de Salários Pagamento mensal de salários até o 5º dia útil. Fundamento: 1º do art. 459 e art. 465, ambos

Leia mais

NOVAS REGRAS DO PONTO ELETRÔNICO ENTRAM EM VIGOR EM 1º DE MARÇO

NOVAS REGRAS DO PONTO ELETRÔNICO ENTRAM EM VIGOR EM 1º DE MARÇO SICAP NEWS Ano 3 - nº 30 - Informativo Mensal - Fevereiro - 2011 NOVAS REGRAS DO PONTO ELETRÔNICO ENTRAM EM VIGOR EM 1º DE MARÇO As novas regras de registro eletrônico de ponto entram em vigor no dia 1º

Leia mais

Sistema que permite acompanhar em tempo real processos de demissão já está implantado

Sistema que permite acompanhar em tempo real processos de demissão já está implantado SICAP NEWS Ano 3 - nº 28 - Informativo Mensal - Dezembro - 2010 Sistema que permite acompanhar em tempo real processos de demissão já está implantado Da Agência Brasil Brasília - O Ministério do Trabalho

Leia mais

SICAP NEWS. Ano 5 - nº 52- Informativo Mensal - Dezembro

SICAP NEWS. Ano 5 - nº 52- Informativo Mensal - Dezembro SICAP NEWS Ano 5 - nº 52- Informativo Mensal - Dezembro - 2012 NEGOCIAÇÕES COLETIVAS 2012 O SICAP celebrou Convenções Coletivas de Trabalho com o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, com vigência de

Leia mais

Agenda de Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias Abril de 2015

Agenda de Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias Abril de 2015 Agenda de Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias Abril de 2015 Dia: 07/04/2015 Pagamento de Salários Pagamento mensal de salários até o 5º dia útil. Fundamento: 1º do art. 459 e art. 465, ambos da CLT.

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MARÇO DE 2010

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MARÇO DE 2010 CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MARÇO DE 2010 DIA OBRIGAÇÃO FATO GERADOR 05 (6ª feira) Cadastro Geral de Empregados e Desempregado - CAGED (1ª via) GFIP FGTS Enviar ao Ministério do Trabalho a relação de admissões

Leia mais

GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social NOVEMBRO/2016

GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social NOVEMBRO/2016 Previdência Trabalhista/Previdenciária Mês: 12/2016 Dia: 07 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia de Recolhimento do Fundo

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS MAIO DE 2014

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS MAIO DE 2014 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS MAIO DE 2014 Dia: 07 CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados Envio ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), até o dia 07 de cada mês,

Leia mais

GOVERNO BAIXA MEDIDAS DISCIPLINANDO A FISCALIZAÇÃO

GOVERNO BAIXA MEDIDAS DISCIPLINANDO A FISCALIZAÇÃO SICAP NEWS Ano 2 nº 24 Informativo Mensal Agosto 2010 PONTO ELETRÔNICO GOVERNO BAIXA MEDIDAS DISCIPLINANDO A FISCALIZAÇÃO JUSTIÇA GAÚCHA CONCEDE LIMINAR O Ministério do Trabalho e Emprego baixou a Instrução

Leia mais

GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social OUTUBRO/2016

GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social OUTUBRO/2016 Previdência Dia: 07 Trabalhista/Previdenciária Mês: 11/2016 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia de Recolhimento do Fundo

Leia mais

Definido Cronograma de Implantação do esocial

Definido Cronograma de Implantação do esocial Definido Cronograma de Implantação do esocial Foi publicado em 25/06, no Diário Oficial da União, a Resolução nº 1, do Comitê Diretivo do esocial, estabelecendo o cronograma de implantação desse sistema,

Leia mais

Trabalhista/Previdenciária Mês: 03/2016

Trabalhista/Previdenciária Mês: 03/2016 Trabalhista/Previdenciária Mês: 03/2016 Dia: 07 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia

Leia mais

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS O SICAP concluiu as negociações coletivas com os SINDICATOS DOS COMERCIÁRIOS DA CAPITAL (São Paulo); OSASCO (Osasco, Barueri, Carapicuíba, Embu das Artes, Itapevi, Jandira e Taboão

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS FEVEREIRO DE 2014

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS FEVEREIRO DE 2014 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS FEVEREIRO DE 2014 Dia: 06 Salário Pagamento mensal de salários até o 5º dia útil. Fundamento: 1º do art. 459 e art. 465, ambos da CLT. Quando o pagamento

Leia mais

Trabalhista/Previdenciária Mês: 10/2016

Trabalhista/Previdenciária Mês: 10/2016 Trabalhista/Previdenciária Mês: 10/2016 Dia: 07 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia

Leia mais

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS O SICAP celebrou Convenção Coletiva de Trabalho com a FECOMERCIÁRIOS, aplicável aos comerciários do interior, com vigência de 01.09.16 a 30.08.17. A íntegra do texto pode ser acessada

Leia mais

SICAP NEWS Ano 5 - nº 58- Informativo Mensal - Junho

SICAP NEWS Ano 5 - nº 58- Informativo Mensal - Junho SICAP NEWS Ano 5 - nº 58- Informativo Mensal - Junho - 2013 Tributação de juros de mora decorrentes de verbas trabalhistas Discussão na área trabalhista é polêmica Os últimos dois anos foram marcados por

Leia mais

SICAP NEWS. Ano 5 - nº 53- Informativo Mensal - Janeiro

SICAP NEWS. Ano 5 - nº 53- Informativo Mensal - Janeiro SICAP NEWS Ano 5 - nº 53- Informativo Mensal - Janeiro - 2013 TST contra a negociação Reprodução de Artigo de José Pastore e Osmani Teixeira de Abreu publicado no CORREIO BRAZILIENSE de 14 de novembro

Leia mais

SICAP NEWS. Ano 5 - nº 51 - Informativo Mensal - Novembro

SICAP NEWS. Ano 5 - nº 51 - Informativo Mensal - Novembro SICAP NEWS Ano 5 - nº 51 - Informativo Mensal - Novembro - 2012 MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO PRORROGA PRAZO PARA ENTRADA EM VIGOR DO NOVO TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO Por força da Portaria

Leia mais

UMA PALAVRA DO PRESIDENTE

UMA PALAVRA DO PRESIDENTE UMA PALAVRA DO PRESIDENTE SICAP NEWS completa neste mês de setembro três anos, desde sua primeira edição em setembro de 2008. Desde o primeiro número, nossa intenção sempre foi a de fazer um informativo

Leia mais

Trabalhista/Previdenciária Mês: 02/2015

Trabalhista/Previdenciária Mês: 02/2015 Trabalhista/Previdenciária Mês: 02/2015 Dia: 06 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIARIAS SETEMBRO DE 2014

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIARIAS SETEMBRO DE 2014 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIARIAS SETEMBRO DE 2014 Dia: 05/09/2014 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia

Leia mais

Senado aprova criação do Cadastro Positivo

Senado aprova criação do Cadastro Positivo SICAP NEWS Ano 3 - nº 34 - Informativo Mensal - Junho - 2011 Senado aprova criação do Cadastro Positivo A idéia é subsidiar a concessão de crédito, a realização de venda a prazo ou de outras transações

Leia mais

Página 1 de 5 FISCOAgenda Trabalhista/Previdenciária Mês: 09/2014 Previdência Dia: 05 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS MARÇO DE 2014

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS MARÇO DE 2014 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS MARÇO DE 2014 Dia: 06 Salário Pagamento mensal de salários até o 5º dia útil. Fundamento: 1º do art. 459 e art. 465, ambos da CLT. Quando o pagamento

Leia mais

Página 1 de 5 FISCOAgenda Trabalhista/Previdenciária Mês: 12/2014 Previdência Dia: 05 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS AGOSTO DE 2014

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS AGOSTO DE 2014 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS AGOSTO DE 2014 Dia: 06 Salário Pagamento mensal de salários até o 5º dia útil. Fundamento: 1º do art. 459 e art. 465, ambos da CLT. 1. Quando o pagamento

Leia mais

Página 1 de 5 FISCOAgenda Trabalhista/Previdenciária Mês: 10/2014 Previdência Dia: 07 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia

Leia mais

Página 1 de 5 FISCOAgenda Trabalhista/Previdenciária Mês: 03/2015 Previdência Dia: 06 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia

Leia mais

Página 1 de 5 FISCOAgenda Trabalhista/Previdenciária Mês: 04/2015 Previdência Dia: 07 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia

Leia mais

Página 1 de 5 FISCOAgenda Trabalhista/Previdenciária Mês: 08/2015 Previdência Dia: 07 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia

Leia mais

Informativo Mensal - AGOSTO A EFICÁCIA LIBERATÓRIA GERAL PLENA DAS VERBAS RESCISÓRIAS

Informativo Mensal - AGOSTO A EFICÁCIA LIBERATÓRIA GERAL PLENA DAS VERBAS RESCISÓRIAS Informativo Mensal - AGOSTO - 2017 A EFICÁCIA LIBERATÓRIA GERAL PLENA DAS VERBAS RESCISÓRIAS Tema muito discutido, a eficácia liberatória geral plena das verbas rescisórias nas rescisões de contratos de

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS ABRIL DE 2014

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS ABRIL DE 2014 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS ABRIL DE 2014 Dia: 04 Salário Pagamento mensal de salários até o 5º dia útil. Fundamento: 1º do art. 459 e art. 465, ambos da CLT. Quando o pagamento

Leia mais

Página 1 de 5 FISCOAgenda Trabalhista/Previdenciária Mês: 11/2014 Previdência Dia: 07 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS OUTUBRO DE Dia: 06/10/2014. Dia: 07/10/2014

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS OUTUBRO DE Dia: 06/10/2014. Dia: 07/10/2014 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS OUTUBRO DE 2014 Dia: 06/10/2014 Salário Pagamento mensal de salários até o 5º dia útil. Fundamento: 1º do art. 459 e art. 465, ambos da CLT. 1. Quando

Leia mais

Página 1 de 5 FISCOAgenda Trabalhista/Previdenciária Mês: 07/2015 Previdência Dia: 07 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia

Leia mais

Trabalhadores e segurados - Salário de benefício e salário de contribuição - Novos valores a partir de 1º de março de 2011

Trabalhadores e segurados - Salário de benefício e salário de contribuição - Novos valores a partir de 1º de março de 2011 SICAP NEWS Ano 3 - nº 32 - Informativo Mensal - Abril - 2011 Trabalhadores e segurados - Salário de benefício e salário de contribuição - Novos valores a partir de 1º de março de 2011 Por meio da Portaria

Leia mais

Página 1 de 5 FISCOAgenda Trabalhista/Previdenciária Mês: 01/2015 Previdência Dia: 07 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIARIAS JANEIRO DE 2014

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIARIAS JANEIRO DE 2014 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIARIAS JANEIRO DE 2014 Dia: 07 13º - Salários variáveis Pagamento de eventuais diferenças da parcela do 13º salário para empregados que recebem salários variáveis.

Leia mais

Nutricash Gestão em Mobilidade. Cartilha da Lei do Vale-Transporte

Nutricash Gestão em Mobilidade. Cartilha da Lei do Vale-Transporte Nutricash Gestão em Mobilidade Cartilha da Lei do Vale-Transporte Agora que você conta com a solução em mobilidade urbana da Nutricash, esperamos com essa cartilha te ajudar a entender melhor qual o papel

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS e PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO/2010

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS e PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO/2010 1 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS e PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO/2010 Dia 06-12-2010 (Segunda-feira): SALÁRIOS Todos os empregadores, assim definidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Fato

Leia mais

Projeto de Lei criando o Simples Trabalhista para micro e pequenas empresas é apresentado na Câmara

Projeto de Lei criando o Simples Trabalhista para micro e pequenas empresas é apresentado na Câmara Projeto de Lei criando o Simples Trabalhista para micro e pequenas empresas é apresentado na Câmara O deputado federal Júlio Delgado (PSB/MG) apresentou o Projeto de Lei nº 951/2011 que cria o Programa

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS OBRIGAÇÕES MENSAIS SALÁRIOS

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS OBRIGAÇÕES MENSAIS SALÁRIOS AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS OBRIGAÇÕES MENSAIS SALÁRIOS O empregador deve efetuar o pagamento de salários aos empregados até o 5º (quinto) dia útil do mês subseqüente ao vencido.

Leia mais

Sancionada regulamentação da profissão de motorista

Sancionada regulamentação da profissão de motorista SICAP NEWS Ano 4 - nº 45 - Informativo Mensal - Maio - 2012 Sancionada regulamentação da profissão de motorista Em 45 dias, os motoristas profissionais brasileiros terão uma regulamentação própria de suas

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS PARA OUTUBRO/2017

AGENDA DE OBRIGAÇÕES FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS PARA OUTUBRO/2017 AGENDA DE OBRIGAÇÕES FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS PARA OUTUBRO/2017 I M P O R T A N T E 1) Esta agenda contém as principais obrigações a serem cumpridas nos prazos previstos na legislação em vigor.

Leia mais

ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). FGTS

ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). FGTS TABELA DE OBRIGAÇÕES PARA SETEMBRO DE 2011 Até dia Obrigação Histórico 5 IRRF Pagamento dos salários mensais. Nota: O prazo para pagamento dos salários mensais é até o 5º dia útil do mês subsequente ao

Leia mais

SICAP NEWS Ano 5 - nº 54- Informativo Mensal - Fevereiro Salário Mínimo Paulista (Piso Regional) - Lei nº , de 14 de janeiro de 2013

SICAP NEWS Ano 5 - nº 54- Informativo Mensal - Fevereiro Salário Mínimo Paulista (Piso Regional) - Lei nº , de 14 de janeiro de 2013 SICAP NEWS Ano 5 - nº 54- Informativo Mensal - Fevereiro - 2013 Salário Mínimo Paulista (Piso Regional) - Lei nº 14.945, de 14 de janeiro de 2013 Foi aprovada a Lei n.º 14.945/2013, pelo Governo do Estado

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES FEDERAIS PARA O MÊS DE OUTUBRO/2011

AGENDA DE OBRIGAÇÕES FEDERAIS PARA O MÊS DE OUTUBRO/2011 AGENDA DE OBRIGAÇÕES FEDERAIS PARA O MÊS DE OUTUBRO/2011 Até do dia Obrigação Histórico correspondente a fatos geradores ocorridos no período de 21 a 30.09.2011, incidente sobre rendimentos de: 05 IRRF

Leia mais

Atualizada com a Reforma Trabalhista

Atualizada com a Reforma Trabalhista Data Vencimento 06 07 17 (Segunda-feira) 20 Obrigação Salário-Maternidade Ajuda de Custo e Premiação Salário-Família Folha de Pagamento Simples Folha do CPRB Parcelado Código Receita 1007 1163 Fato Gerador

Leia mais

Ano 3 - nº 29 - Informativo Mensal - Janeiro

Ano 3 - nº 29 - Informativo Mensal - Janeiro SICAP NEWS Ano 3 - nº 29 - Informativo Mensal - Janeiro - 2011 CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA: Portaria estabelece novas alíquotas para pagamento do INSS (Fonte: Notícias MPS - Adaptação FISCOSOFT www.fiscosoft.com.br

Leia mais

Agenda Tributária: de 16 a 22 de Fevereiro de 2012

Agenda Tributária: de 16 a 22 de Fevereiro de 2012 Agenda Tributária: de 16 a 22 de Fevereiro de 2012 Dia: 16 SP - Guia de Informação e Apuração - GIA - Regime mensal - I.E. finais 0 e 1 Os contribuintes com a inscrição estadual final 0 ou 1, deverão apresentar

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 06 A 12 DE JULHO DE 2017

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 06 A 12 DE JULHO DE 2017 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 06 A 12 DE JULHO DE 2017 Até: Quinta-feira, dia 6 Salário de Junho/2017 Histórico: Pagamento dos salários mensais. Nota O prazo para pagamento dos salários mensais é até o 5º dia

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MENSAIS

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MENSAIS Data Vencimento Obrigação Código Receita Fato Gerador e Fundamento Legal Período Apuração 04 (Sexta-feira) (*) Salário-Maternidade Salário-Família Parto e aborto espontâneo, conforme certidão de nascimento

Leia mais

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 95.247, DE 17 DE NOVEMBRO DE 1987 Regulamenta a Lei n 7.418, de 16 de dezembro de 1985, que institui o Vale-Transporte, com a alteração

Leia mais

PROCEDIMENTOS FISCAIS E CONTÁBEIS PARA INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS

PROCEDIMENTOS FISCAIS E CONTÁBEIS PARA INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS PROCEDIMENTOS FISCAIS E CONTÁBEIS PARA INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS As instituições espíritas para se tornarem personalidades jurídicas, tem que ter os seguintes documentos e registros: DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES ABRIL DE 2010

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES ABRIL DE 2010 CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES ABRIL DE 2010 DIA OBRIGAÇÃO FATO GERADOR Cadastro Geral de Empregados e Desempregado - CAGED (1ª via) Enviar ao Ministério do Trabalho a relação de admissões e desligamentos ocorridos

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 17 A 20 DE OUTUBRO DE 2017

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 17 A 20 DE OUTUBRO DE 2017 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 17 A 20 DE OUTUBRO DE 2017 Até: Terça-feira, dia 17 ICMS - GIA Histórico: GIA Eletrônica A GIA Eletrônica relativa ao mês anterior deverá ser apresentada por meio da Internet (www.pfe.fazenda.sp.gov.br),

Leia mais

Reforma trabalhista é aprovada

Reforma trabalhista é aprovada Reforma trabalhista é aprovada (Veja tabela comparativa abaixo) A LEI Nº 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017, que altera a legislação trabalhista, também chamada de "REFORMA TRABALHISTA", sancionada no último

Leia mais

Jornada de trabalho.

Jornada de trabalho. Jornada de trabalho. 1. Conceito: é uma medida de tempo no qual se inclui o labor diário. a) 1ª concepção: teoria do tempo efetivamente trabalhado, sendo o período do dia em que o empregado efetivamente

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 07 A 13 DE JULHO DE 2016

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 07 A 13 DE JULHO DE 2016 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 07 A 13 DE JULHO DE 2016 Até: Quinta-feira, dia 7 FGTS Histórico: Depósito, em conta bancária vinculada, dos valores relativos ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) correspondentes

Leia mais

AGENDA T R A B A L H I S T A E P R E V I D E N C I Á R I A

AGENDA T R A B A L H I S T A E P R E V I D E N C I Á R I A AGENDA T R A B A L H I S T A E P R E V I D E N C I Á R I A MARÇO / 2015 D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 06 06 07 08 09 10 10 11 12 13 13 14 15 16 16 17 18 19 20 20 21 22 23 24 25 25 26 27 28 29 30 31 31-1

Leia mais

Agenda Tributária: de 07 a 13 de abril de 2016

Agenda Tributária: de 07 a 13 de abril de 2016 Agenda Tributária: de 07 a 13 de abril de 2016 Até: Quinta-feira, dia 7 Salário de Março/2016 - Domésticos Histórico: Pagamento dos salários mensais dos empregados domésticos (Lei Complementar nº 150/2015,

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO

REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO DR. THIAGO TRINDADE ABREU DA SILVA MENEGALDO Advogado Trabalhista, Sócio no escritório Geromes e Menegaldo Sociedade de Advogados, Professor em diversos cursos de

Leia mais

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 95.247, DE 17 DE NOVEMBRO DE 1987 Regulamenta a Lei n 7.418, de 16 de dezembro de 1985, que institui o Vale- Transporte, com a alteração

Leia mais

É um tributo estabelecido no artigo 579 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de pagamento obrigatório, recolhido uma vez por ano.

É um tributo estabelecido no artigo 579 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de pagamento obrigatório, recolhido uma vez por ano. INFORMATIVO DE CONTRIBUIÇÃO SINDICAL O QUE É A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL É um tributo estabelecido no artigo 579 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de pagamento obrigatório, recolhido uma vez por

Leia mais

PREFEITURA. Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Abril de 2018 (balancetes isolados e conjuntos).

PREFEITURA. Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Abril de 2018 (balancetes isolados e conjuntos). JUNHO/2018 - Informativo - Edição 06 PREFEITURA PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 04/06 Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Abril de 2018 (balancetes isolados

Leia mais

OBRIGAÇÕES FISCAIS, TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS 1ª PARTE

OBRIGAÇÕES FISCAIS, TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS 1ª PARTE OBRIGAÇÕES FISCAIS, TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS 1ª PARTE OBRIGAÇÕES FISCAIS, TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS PARA O MÊS DE JANEIRO (ÂMBITO FEDERAL) PRAZO NATUREZA DISCRIMINAÇÃO 02.01 04.01 (4ª feira)

Leia mais

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA Jornada de Trabalho TEMPO A DISPOSIÇÃO: - É o período em que o empregado esteja a disposição do empregador, aguardando ou executando ordens. - Não será considerado tempo

Leia mais

São Paulo, 27 de Março de 2008.

São Paulo, 27 de Março de 2008. Verificação do Cumprimento das Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias na contratação de empresas terceirizadas São Paulo, 27 de Março de 2008. 1 Contatos Marcelo Natale Fernando Azar (11) 5186-1014

Leia mais

ATUALIZADA COM REFORMA TRABALHISTA

ATUALIZADA COM REFORMA TRABALHISTA Data Vencimento Obrigação Código Receita Fato Gerador e Fundamento Legal Período Apuração 06 16 (Segunda-feira) 20 Salário-Maternidade Ajuda de Custo e Premiação Salário-Família Folha de Pagamento Simples

Leia mais

PREFEITURA JUNHO/ Informativo - Edição 06

PREFEITURA JUNHO/ Informativo - Edição 06 PREFEITURA JUNHO/2019 - Informativo - Edição 06 PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até o 5º dia útil Efetuar o pagamento dos salários, relativos ao mês vencido, aos servidores celetistas.

Leia mais

CÂMARA. Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Maio de 2018 (balancetes isolados e conjuntos).

CÂMARA. Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Maio de 2018 (balancetes isolados e conjuntos). JULHO/2018 - Informativo - Edição 07 CÂMARA PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 02/07 Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Maio de 2018 (balancetes isolados e conjuntos).

Leia mais

OBRIGAÇÕES DEZEMBRO 2017 INDICADORES ECONÔMICOS R$ 937,00 SALÁRIO MÍNIMO RS: R$ 1.175, ,24 IGP-M: 0,52% INPC-IBGE: 0,37% UFM:

OBRIGAÇÕES DEZEMBRO 2017 INDICADORES ECONÔMICOS R$ 937,00 SALÁRIO MÍNIMO RS: R$ 1.175, ,24 IGP-M: 0,52% INPC-IBGE: 0,37% UFM: OBRIGAÇÕES DEZEMBRO 2017 INDICADORES ECONÔMICOS SALÁRIO MÍNIMO BR: R$ 937,00 SALÁRIO MÍNIMO RS: R$ 1.175,15 1.489,24 IGP-M: 0,52% INPC-IBGE: 0,37% UFM: R$ 3,9052 UPF/RS: R$ 18,2722 UIF/RS: R$ INCC-M: 24,62

Leia mais

Janeiro-Dezembro/2014

Janeiro-Dezembro/2014 IRRF - Décimo terceiro salário 2014 - Roteiro Aqui serão analisados os aspectos gerais relacionados à retenção do Imposto de Renda incidente no pagamento do décimo terceiro salário. Introdução Os rendimentos

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal AUXÍLIO TRANSPORTE

Universidade Federal de Minas Gerais Pró-Reitoria de Recursos Humanos Departamento de Administração de Pessoal AUXÍLIO TRANSPORTE AUXÍLIO TRANSPORTE DEFINIÇÃO O Auxílio Transporte, de natureza jurídica indenizatória e concedido em pecúnia pela União, destina-se ao custeio parcial de despesas realizadas com transporte coletivo municipal,

Leia mais

Medida Provisória n o , de 28 de Junho de 2001

Medida Provisória n o , de 28 de Junho de 2001 Medida Provisória n o 2.164-39, de 28 de Junho de 2001 Altera a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, para dispor sobre o trabalho a tempo parcial, a suspensão do contrato de trabalho e o programa de

Leia mais