Cognizant Technology Solutions. Declaração de Presentes e Entretenimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cognizant Technology Solutions. Declaração de Presentes e Entretenimento"

Transcrição

1 Cognizant Technology Solutions Declaração de presentes e entretenimento Em vigor a partir de janeiro de 2017 Por que temos esta declaração? Esta Declaração oferece orientação sobre quando os funcionários podem oferecer ou aceitar presentes ou entretenimento, e sobre como responder a ofertas indevidas de presentes ou entretenimento. Escopo da declaração Os requisitos nesta Declaração são aplicáveis a todos os conselheiros, diretores e funcionários da Cognizant em todo o mundo, bem como a todas as unidades de negócios e subsidiárias, e a todos os empreendimentos conjuntos sobre os quais a Cognizant tenha controle operacional (coletivamente, "Colaboradores"). Se uma lei local ou uma unidade de negócios impuser requisitos mais estritos do que os descritos nesta Declaração, os colaboradores deverão cumprir com tais regras. Definições As seguintes definições são aplicáveis: Um Presente é qualquer item de valor oferecido ou recebido por um colaborador da Cognizant. Presentes normalmente incluem bens e serviços, mas podem ser qualquer item de valor, inclusive refeições, despesas de viagem, bilhetes para ou participação em eventos nos quais o parceiro de negócios não esteja presente, descontos ou créditos, emprego, oportunidades de investimento, honorários e mesmo itens com o logotipo Cognizant (como, por ex., canecas de café).

2 Entretenimento se refere a qualquer item de valor oferecido a um colaborador da Cognizant ou outra pessoa pela Cognizant ou seus colaboradores em conexão com um evento em que a pessoa que oferece e a pessoa que aceita participem, como jantares, concertos, eventos esportivos ou acomodação diretamente associados com a participação numa reunião ou evento de negócios. Qualquer item de valor é qualquer coisa com valor objetivo e pode incluir itens como dinheiro, bônus, presentes, favores, doações beneficentes, contribuições políticas, ofertas de emprego, ofertas de hospitalidade/entretenimento, propinas ou qualquer outro tipo de benefício privilegiado. Para obter informações adicionais, consulte o Código. Um funcionário público é qualquer pessoa que esteja exercendo a função de oficial para ou em nome de uma entidade governamental. Exemplos incluem, entre outros: funcionário aduaneiro, inspetor de agência fiscal, de saúde ou ambiental, funcionário de um banco estatal, jornalista contratado por uma empresa de mídia estatal, diretor de tecnologia de uma agência governamental ou ministério; legislador como, por ex., presidente de um subcomitê de tecnologia de um conselho legislativo, empresário que atue como consultor de e em nome de tal entidade governamental, e professor ou investigador numa universidade estatal. Requisitos Os colaboradores jamais podem oferecer ou receber presentes ou entretenimento que: Influenciem indevidamente uma decisão de negócio (por exemplo, como um suborno, recompensa, ou propina); Sejam oferecidos em troca de vantagem comercial indevida; ou Causariam problemas à Cognizant ou ao colaborador se fossem publicamente divulgados. Além disso, os colaboradores não podem usar fundos pessoais, independentemente se forem ou não solicitar reembolso da Cognizant, para oferecimento de presentes ou entretenimento que não cumpram com as políticas da Cognizant aplicáveis. É proibido o oferecimento de presentes a funcionários públicos.

3 Diretrizes de presentes Todos os presentes devem cumprir com as seguintes diretrizes: É proibido o oferecimento de dinheiro e equivalentes (ou seja, cheques, empréstimos, ordens de pagamento, ações, etc.); São presentes de acordo com as leis, regulamentos e políticas corporativas aplicáveis, inclusive as descritas pelo empregador do destinatário, e as leis e os regulamentos do país do destinatário; Os presentes devem estar associados a uma finalidade comercial legítima; Os presentes não podem ser extravagantes ou luxuosos (ou seja, viagens de luxo ou bilhetes para eventos extraordinariamente valiosos); Os presentes não podem ser oferecidos numa frequência capaz de criar a aparência de ilegalidade ou suborno; Os presentes devem ter um valor razoáveis e devem ser habituais, de acordo com as circunstâncias; Os presentes não podem causar problemas à Cognizant, ou ao destinatário; e Os presentes devem ser oferecidos publicamente. Diretrizes de entretenimento Os colaboradores podem oferecer e receber entretenimento comercial, desde que cumpra com as seguintes diretrizes: É proibido o oferecimento de dinheiro e equivalentes (ou seja, cheques, empréstimos, ordens de pagamento, cartões-presente); É permitido entretenimento de acordo com as leis, regulamentos e políticas aplicáveis, inclusive as do empregador do destinatário O entretenimento deve estar associado a uma finalidade comercial legítima; O entretenimento não pode ser extravagante ou luxuoso (ou seja, viagens de luxo ou bilhetes para eventos extraordinariamente valiosos); O entretenimento não pode ser oferecido numa frequência capaz de criar a aparência de ilegalidade ou suborno; O entretenimento deve ter um valor razoável e deve ser habitual, de acordo com as circunstâncias; O entretenimento não pode causar problemas à Cognizant, ou ao destinatário; e O entretenimento deve ser oferecido publicamente.

4 Requisitos de pré-aprovação para oferecimento de presentes e entretenimento A tabela no Anexo A define requisitos específicos de aprovação de presentes e entretenimento. Na maioria dos casos, podem ser oferecidos presentes e entretenimento modestos sem um processo de aprovação adicional. Entretanto, no caso de presentes e entretenimento de maior valor, bem como entretenimento para funcionários públicos, são exigidas aprovações específicas. Processo de pré-aprovação Quando for exigida pré-aprovação do Departamento de Conformidade de acordo com essa política, os colaboradores deverão enviar o Formulário de Relatório e Aprovação de Presentes e Entretenimento (Anexo B deste) ao diretor de conformidade para o seguinte endereço de chiefcomplianceofficer@cognizant.com As solicitações de pré-aprovação devem ser enviadas ao diretor de conformidade antes do oferecimento de qualquer presente ou entretenimento. As informações enviadas no Formulário de Relatório e Aprovação de Presentes e Entretenimento devem estar completas e corretas. Os colaboradores não serão reembolsados por presentes ou entretenimento que não atendam aos requisitos de pré-aprovação. Recebimento de presentes e entretenimento Os colaboradores geralmente podem aceitar presentes ou entretenimento, desde que não criem um conflito de interesses real ou aparente. Para se evitar a aparência de um conflito de interesses, alguns requisitos de aprovação estão definidos no Anexo A. Se um presente ou entretenimento que não seja pré-aprovado ou em conformidade com o Anexo A ou não se enquadre nas diretrizes descritas acima for oferecido a um colaborador, ele(a) deverá recusar educadamente a oferta e explicar que não pode aceitá-la. Se o colaborador não se sentir à vontade para recusar um presente (por exemplo, porque poderia ofender o presenteador), o colaborador deverá entregar o presente ao Departamento Jurídico, que determinará a solução apropriada.

5 Pedidos de clientes Se um cliente questionar se pode oferecer dinheiro a um colaborador por desempenho exemplar, este pedido deverá ser comunicado imediatamente ao departamento de Recursos Humanos local, que determinará se a remuneração adicional proposta deve ser aceita. Infrações Uma infração das leis aplicáveis, do Código, da Declaração Anticorrupção ou desta Declaração constitui um problema grave e poderá resultar em penalidades civis ou criminais contra a Cognizant e a pessoa envolvida na infração, bem como prejudicar a reputação da Cognizant. Os colaboradores envolvidos numa infração estarão sujeitos a ação disciplinar que poderá incluir rescisão do contrato de trabalho. Qualquer infração da lei, do Código ou desta Declaração poderá resultar em perda de remuneração de incentivo, bônus ou outros prêmios, de acordo com o permitido por lei. Comunicação obrigatória de infrações Os colaboradores que tomarem conhecimento de qualquer infração real ou potencial desta Declaração, da Declaração Anticorrupção, do Código ou de qualquer lei aplicável, ou se precisar de orientação sobre como cumprir com esta Declaração, com a Declaração Anticorrupção, com o Código ou qualquer lei aplicável deverão comunicar suas preocupações ou dúvidas a: Qualquer membro do Departamento Jurídico da Cognizant Nosso diretor de conformidade: o Por chiefcomplianceofficer@cognizant.com o Por fax: o Por correio: Cognizant Technology Solutions Attn: Chief Compliance Officer Glenpointe Centre West 500 Frank W. Burr Boulevard Teaneck, New Jersey US

6 Nosso Diretor Jurídico/Diretoria Jurídica A linha de ajuda de conformidade da Cognizant A linha de ajuda de conformidade da Cognizant é operada por um provedor terceirizado e está disponível por telefone ou on-line. As denúncias de infrações ou preocupações podem ser feitas anonimamente, desde que a legislação local permita. Entretanto, recomendamos que você se identifique ao fazer uma denúncia de forma a ser possível obter mais informações em caso de necessidade. Sempre que possível e autorizado por lei, sua identidade será mantida em absoluto sigilo. A linha de ajuda de conformidade também dispõe de um gerente de dúvidas, junto ao qual os colaboradores podem obter auxílio. Para acessar a linha de ajuda de conformidade pela internet, acesse e siga as instruções para enviar uma denúncia. Para fazer uma denúncia por telefone, disque o número específico para seu país e siga os comandos: o EUA e Canadá: +1 (866) o Índia: Código de acesso direto da AT&T seguido de (866) o Reino Unido: Código de acesso direto da (ou ) seguido de (866) o Todas as outras localidades: Use o código de acesso apropriado para seu país, seguindo de (866) o Outros códigos de acesso da AT&T estão disponíveis em Se eu tiver dúvidas, com quem devo falar? Dúvidas sobre esta Declaração devem ser enviadas ao nosso diretor de conformidade ou seu contato de conformidade local.

7 Anexo A: Requisitos de pré-aprovação para oferta e recebimento de presentes e entretenimento 1 Presentes 2 Sem necessidade de pré-aprovação Exigida aprovação antecipada do gerente Exigida aprovação antecipada do 3 CCO EUA e Canadá Até US$ 100 De US$ 100 a US$ 250 Superior a US$ 250 Reino Unido Até 75 De 75 a 150 Superior a 150 Europa Até 100 De 100 a 250 Superior a 250 Índia/China Até US$ 50 De US$ 50 a US$ 125 Superior a US$ 125 ASEAN (Cingapura, Malásia, Hong Kong) Até 125 SGD De 125 a 310 SGD Superior a 310 SGD Austrália Até AUD 100 De AUD 100 a 250 Superior a AUD 250 América Latina, incl. México Até US$ 50 De US$ 50 a US$ 125 Superior a US$ 125 Emirados Árabes Unidos / Arábia Saudita (KSA) and Middle East Até 200 SAR De 200 a 500 SAR Superior a 500 SAR Africa Up to $50 Between $50 & $125 Greater than $125 Japan Up to 10,000 JPY Between 10,000 & 25,000 JPY Greater than 25,000 JPY 1 Todos os limites de aprovação neste Anexo são acionados individualmente. 2 É proibido o oferecimento de presentes para funcionários públicos 3 Diretor de Conformidade

8 Entretenimento (funcionários do setor privado) Sem necessidade de pré-aprovação Exigida aprovação antecipada do gerente Exigida aprovação antecipada do CCO EUA e Canadá Até US$ 250 por pessoa De US$ 250 a US$ por pessoa Superior a US$ Reino Unido Até 150 De 150 a 600 Superior a 600 Europa Até 250 De 250 a 1,000 Superior a ASEAN (Cingapura, Malásia, Hong Kong) Até 310 SGD De 310 a SGD Superior a SGD Austrália Até AUD 250 De AUD 250 a Superior a AUD Índia/China Até US$ 125 De US$ 125 a US$ 500 Superior a US$ 500 América Latina, incl. México Até US$ 125 De US$ 125 a US$ 500 Superior a US$ 500 Emirados Árabes Unidos / Arábia Saudita (KSA) and Middle East Até 400 SAR De 400 a 1500 SAR Superior a 1500 SAR Africa Up to $125 Between $125 & $500 Greater than $500 Japan Up to 25,000 JPY Between 25,000 & 100,000 JPY Greater than 100,000 JPY Entretenimento Sem necessidade Exigida aprovação Exigida aprovação antecipada do CCO (funcionários públicos) de pré-aprovação antecipada do gerente Global Até US$ 20 N/A Superior a US$ 20 Esses limites podem ser atualizados pela gerência da Cognizant, ocasionalmente. Todos os colaboradores devem consultar os limites mais atualizados na versão eletrônica disponível na nossa intranet.

9 Anexo B: Formulário de Relatório e Aprovação de Presentes e Entretenimento INSTRUÇÕES Use este formulário para obter a aprovação exigida para presentes ou entretenimento PARTE A. INFORMAÇÕES SOBRE O FUNCIONÁRIO SOLICITANTE 1. Nome do funcionário 2. Data (mês/dia/ano) 3. Local do escritório principal 4. País 5. Telefone 6. Endereço de 7. Título PARTE B. INFORMAÇÕES SOBRE DESTINATÁRIOS DE PRESENTES E ENTRETENIMENTO Se um presente ou entretenimento for oferecido a diversos destinatários, anexe uma folha separada com informações sobre cada destinatário. Se o destinatário for desconhecido, forneça as informações assim que souber. A entidade da qual o destinatário é membro não pode ficar em branco, mesmo se o nome do destinatário não for conhecido. 8. Nome do destinatário 9. Entidade governamental ou comercial da qual o destinatário é membro, se aplicável Marque se o destinatário for desconhecido* 10. Título do destinatário 11. Endereço 12. País 13. Cidade 14. Estado/Território 15. Código postal 16. Motivo do status da entidade governamental, se aplicável Se a entidade identificada na resposta à Pergunta 9 não for uma agência regulamentar ou um órgão legislativo, descreva brevemente se a entidade se qualifica como uma Entidade governamental de qualquer outra forma (por ex., montadora estatal, universidade pública, etc.).

10 17. Relacionamentos comerciais pendentes A Cognizant está no processo de negociar uma relação comercial com o destinatário do presente ou entretenimento ou a pessoa ou entidade que está oferecendo o presente ou entretenimento, ou existe outro negócio pendente entre a entidade ou a pessoa e a Cognizant? Sim Não Se sim, descreva o relacionamento comercial ou pendente. PARTE C: INFORMAÇÕES SOBRE O PRESENTE OU ENTRETENIMENTO PROPOSTO Todos os presentes ou entretenimento oferecidos numa única ocasião (por exemplo, uma feira de negócios) podem ser enviados para aprovação no mesmo formulário, mesmo se forem oferecidos a diversos destinatários. 18. Ocasião do presente ou entretenimento Descreva a ocasião quando espera oferecer o presente ou entretenimento. 19. Descrição do presente ou entretenimento Descreva cada presente ou entretenimento que planeja oferecer, junto com o valor. Indique um valor estimado, se não souber o valor real. Se estiver solicitando aprovação de presentes ou entretenimento para diversos destinatários, identifique o destinatário(s) de cada presente ou entretenimento. Descrição dos presentes Presentes a oferecer (marque se não for oferecer nenhum presente: ) Data da oferta (mês/dia/ano) Destinatários Valor (US$) Marque se for um valor estimado* Descrição do entretenimento Entretenimento a oferecer (marque se não for oferecer nenhum entretenimento: ) Data da oferta (mês/dia/ano) Destinatários Valor (US$) Marque se for um valor estimado*

11 20. Finalidade do presente ou entretenimento Descreva a finalidade comercial do presente ou entretenimento. Se o presente ou entretenimento não tiver uma finalidade comercial, explique brevemente porque acredita que a Cognizant deve oferecer. * O funcionário deve indicar a identidade dos destinatários e/ou o valor real ao Diretor de Conformidade, assim que souber. Resultado do pedido: Aprovado Por: Negado RESULTADO DO PEDIDO (a ser preenchido pelo Diretor de Conformidade) Data (mês/dia/ano) Se o pedido for negado, explique o motivo:

Cognizant Technology Solutions Declaração sobre não retaliação e denunciantes

Cognizant Technology Solutions Declaração sobre não retaliação e denunciantes Cognizant Technology Solutions Declaração sobre não retaliação e denunciantes Em vigor a partir de janeiro de 2017 Por que temos esta declaração? Incentivamos ativamente que os colaboradores denunciem

Leia mais

DIRETRIZES PARA PRESENTES, REFEIÇÕES, ENTRETENIMENTO, VIAGENS PATROCINADAS E OUTRAS CORTESIAS DE NEGÓCIOS

DIRETRIZES PARA PRESENTES, REFEIÇÕES, ENTRETENIMENTO, VIAGENS PATROCINADAS E OUTRAS CORTESIAS DE NEGÓCIOS DIRETRIZES PARA PRESENTES, REFEIÇÕES, ENTRETENIMENTO, VIAGENS PATROCINADAS E OUTRAS CORTESIAS DE NEGÓCIOS Um elemento do Programa Anticorrupção da Laureate Estas diretrizes se aplicam a todos os gestores,

Leia mais

PRESENTES, REFEIÇÕES, ENTRETENIMENTO, VIAGENS PATROCINADAS, E OUTRAS CORTESIAS DE NEGÓCIOS

PRESENTES, REFEIÇÕES, ENTRETENIMENTO, VIAGENS PATROCINADAS, E OUTRAS CORTESIAS DE NEGÓCIOS PRESENTES, REFEIÇÕES, ENTRETENIMENTO, VIAGENS PATROCINADAS, E OUTRAS CORTESIAS DE NEGÓCIOS Estas diretrizes se aplicam a todos os gestores, diretores, funcionários em regime de período integral e meio

Leia mais

Política de presentes, refeições, entretenimento, viagens patrocinadas e outras cortesias de negócios

Política de presentes, refeições, entretenimento, viagens patrocinadas e outras cortesias de negócios Política de presentes, refeições, entretenimento, viagens patrocinadas e outras cortesias de negócios Política nº Função Autores Responsável pela política ETC.03 Ética e conformidade Mark Snyderman Mark

Leia mais

AGUIAR CÓDIGO DE CONDUTA

AGUIAR CÓDIGO DE CONDUTA COMISSARIA de Despachos Ltda. CÓDIGO DE CONDUTA COMISSARIA de Despachos Ltda. INTRODUÇÃO Aguiar COMISSÁRIA de Despachos Ltda., presta serviços de despachos aduaneiros junto a alfândega brasileira desde

Leia mais

VISÃO GERAL SOBRE A POLÍTICA

VISÃO GERAL SOBRE A POLÍTICA Página 1 de 6 VISÃO GERAL SOBRE A POLÍTICA Ao lado do Código de Conduta Global da PepsiCo, esta política enfatiza a obrigação da PepsiCo de agir de forma ética e responsável em todas as nossas relações

Leia mais

Data da edição/ última revisão:

Data da edição/ última revisão: edição/ última Outubro de 2018 Página 1 de 7 I. OBJETIVO O objetivo desta política é estabelecer expectativas e requisitos claros referentes a Presentes e Entretenimento (que podem incluir refeições e

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E DE ÉTICA POLÍTICA SOBRE PRESENTES E ENTRETENIMENTO

CÓDIGO DE CONDUTA E DE ÉTICA POLÍTICA SOBRE PRESENTES E ENTRETENIMENTO CÓDIGO DE CONDUTA E DE ÉTICA POLÍTICA SOBRE PRESENTES E ENTRETENIMENTO POLÍTICA SOBRE PRESENTES E ENTRETENIMENTO Oferecer ou receber presentes comerciais e entretenimento é frequentemente uma forma apropriada

Leia mais

Política de Conflito de Interesses da MacLean-Fogg

Política de Conflito de Interesses da MacLean-Fogg Política de Conflito de Interesses da MacLean-Fogg DATA DE ENTRADA EM VIGOR: 15 de fevereiro de 2018 PROPRIETÁRIO: Conformidade corporativa POLICY NUMBER: MF-LC2.05-P-20180215-CONFLICT OF INTEREST PORTUGU

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POLÍTICA SOBRE SUBORNO E PAGAMENTOS INDEVIDOS

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POLÍTICA SOBRE SUBORNO E PAGAMENTOS INDEVIDOS CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA POLÍTICA SOBRE SUBORNO E PAGAMENTOS INDEVIDOS POLÍTICA SOBRE SUBORNO E PAGAMENTOS INDEVIDOS Magna proíbe suborno e pagamentos indevidos em todas as suas negociações comerciais

Leia mais

VISÃO GERAL SOBRE A POLÍTICA

VISÃO GERAL SOBRE A POLÍTICA Página 1 de 6 VISÃO GERAL SOBRE A POLÍTICA Em conjunto com o Código de Conduta Global da PepsiCo, esta política enfatiza a obrigação da PepsiCo de agir de forma ética e responsável em todas as nossas relações

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO ÍNDICE 1. OBJETIVO...1 2. ABRANGÊNCIA...1 3. REGULAMENTAÇÃO...1 4. CONSIDERAÇÕES...1 4.1. Premissas Básicas...1 APENDICE...3 1. OBJETIVO Estabelecer as diretrizes que devem ser seguidas para atendimento

Leia mais

POLÍTICA DE BRINDES, PRESENTES, ENTRETENIMENTOS E HOSPITALIDADES.

POLÍTICA DE BRINDES, PRESENTES, ENTRETENIMENTOS E HOSPITALIDADES. 1. PROPÓSITO O propósito desta política é estabelecer diretrizes mínimas de oferecimento e recebimento de brindes, presentes, entretenimentos e hospitalidades. 2. DEFINIÇÕES Agente Público: É qualquer

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E DE ÉTICA POLÍTICA SOBRE SUBORNO E PAGAMENTOS INDEVIDOS

CÓDIGO DE CONDUTA E DE ÉTICA POLÍTICA SOBRE SUBORNO E PAGAMENTOS INDEVIDOS CÓDIGO DE CONDUTA E DE ÉTICA POLÍTICA SOBRE SUBORNO E PAGAMENTOS INDEVIDOS Magna International Inc. Policy on Gifts & Entertainment 1 POLÍTICA SOBRE SUBORNO E PAGAMENTOS INDEVIDOS Magna proíbe suborno

Leia mais

POLÍTICA DE PRESENTES, ENTRETENIMENTOS E FAVORECIMENTOS

POLÍTICA DE PRESENTES, ENTRETENIMENTOS E FAVORECIMENTOS POLÍTICA DE PRESENTES, ENTRETENIMENTOS E FAVORECIMENTOS 1. Introdução Esta política visa orientar as melhores práticas, por parte de quaisquer colaboradores, representantes, parceiros e fornecedores da

Leia mais

Política de Oferta e Recebimento de Brindes, Viagens e Entretenimento

Política de Oferta e Recebimento de Brindes, Viagens e Entretenimento Índice: 1 OBJETIVO... 2 2 TERMOS E DEFINIÇÔES... 2 3 POLÍTICA... 3 3.1 INTRODUÇÃO... 3 3.2 DIRETRIZES QUANTO À OFERTA E RECEBIMENTO DE COISA DE VALOR... 3 3.3 REGRAS PARA OFERECER COISAS DE VALOR... 34

Leia mais

Política de Brindes, Presentes, Hospitalidades e Entretenimentos

Política de Brindes, Presentes, Hospitalidades e Entretenimentos Política de Brindes, Presentes, Hospitalidades e s Maio/2018 1. Apresentação da Política Para evitar a impressão de relações impróprias com qualquer pessoa (Agente Público ou não), a TAESA estabelece nesta

Leia mais

Política de Relacionamento com Profissionais da Saúde

Política de Relacionamento com Profissionais da Saúde Política de Relacionamento com Profissionais da Saúde Política de Relacionamento com Profissionais da Saúde FUNÇÃO/UNIDADE Responsável Data da primeira versão Revisão Número do Documento 1. Introdução

Leia mais

POLÍTICA GLOBAL ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA GLOBAL ANTICORRUPÇÃO INTRODUÇÃO Na Capital Safety, nos comportamos com integridade, sempre. Faremos negócios legais e com ética em todas as nossas operações e em todo o mundo, sem exceção. Nossos Comportamentos vencedores

Leia mais

Dezembro 2012 Revisão: 1.0

Dezembro 2012 Revisão: 1.0 Dezembro 2012 Revisão: 1.0 1. Objetivo O objetivo destas Diretrizes de Conformidade Anti-Corrupção é complementar a política anti-corrupção da Oxbow Carbon LLC com orientações de cunho prático destinadas

Leia mais

Boletim 1: Política Anticorrupção

Boletim 1: Política Anticorrupção SUMÁRIO EXECUTIVO Objetivo: Estabelecer um protocolo que assegure o cumprimento das leis e regulamentos Anticorrupção Aplicável: Substitui: A todos os Funcionários da Fitch Boletim 1 do Grupo Fitch 1.

Leia mais

Flint Group Política de Presentes e entretenimento

Flint Group Política de Presentes e entretenimento Flint Group Política de Presentes e entretenimento I OBJETIVO O oferecimento e a aceitação de cortesias comerciais (presentes, refeições, viagens e entretenimento) representam uma prática comum de negócios

Leia mais

Política Corporativa de Brindes, Presentes e Entretenimento

Política Corporativa de Brindes, Presentes e Entretenimento Política Corporativa de Brindes, Presentes e Entretenimento 1. OBJETIVO Esta Política Corporativa estabelece diretrizes à BRF S.A. ("BRF" ou "Companhia"), suas subsidiárias e qualquer outra pessoa ou entidade

Leia mais

POLÍTICA DE OFERTA E RECEBIMENTO DE BRINDES, VIAGENS E ENTRETENIMENTO

POLÍTICA DE OFERTA E RECEBIMENTO DE BRINDES, VIAGENS E ENTRETENIMENTO ÍNDICE 1. OBJETIVO...1 2. ABRANGÊNCIA...1 3. CONSIDERAÇÕES...1 3.1. Premissas Básicas...1 3.2. Alçada de Formalização...2 3.3. Presente entre Colegas de Trabalho...3 4. HISTÓRICO DE APROVAÇÃO E REVISÕES:...3

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO 1. Objetivo A presente Política Anticorrupção tem por objetivo estabelecer as diretrizes a serem observadas na condução dos trabalhos desenvolvidos pela TERRA NOVA, bem como por

Leia mais

POLÍTICA DE PRESENTES, HOSPITALIDADE E PATROCÍNIOS (PH&P)

POLÍTICA DE PRESENTES, HOSPITALIDADE E PATROCÍNIOS (PH&P) POLÍTICA DE PRESENTES, HOSPITALIDADE E PATROCÍNIOS (PH&P) POLICY CUSTODIAN Group Compliance DATE ABRIL DE 2014 1. Introdução A finalidade da presente política é prestar esclarecimento sobre os presentes,

Leia mais

INNOSPEC INC. POLÍTICA DE PRESENTES, HOSPITALIDADE, CONTRIBUIÇÕES BENEFICENTES E PATROCÍNIOS

INNOSPEC INC. POLÍTICA DE PRESENTES, HOSPITALIDADE, CONTRIBUIÇÕES BENEFICENTES E PATROCÍNIOS INNOSPEC INC. POLÍTICA DE PRESENTES, HOSPITALIDADE, CONTRIBUIÇÕES BENEFICENTES E PATROCÍNIOS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. ESCOPO... 1 3. REGRA GERAL... 1 4. DEFINIÇÕES... 2 5. PRESENTES... 3 5.1 PRESENTES

Leia mais

Política. Anticorrupção. Recursos Humanos Gerência Administrativa Diretoria Financeira 20/03/2018. Cleartech LTDA

Política. Anticorrupção. Recursos Humanos Gerência Administrativa Diretoria Financeira 20/03/2018. Cleartech LTDA Política Anticorrupção Cleartech LTDA 20/03/2018 Não é permitida a reprodução total ou parcial desta publicação por qualquer meio, seja mecânico ou eletrônico, incluindo esta proibição a tradução, uso

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO OBJETIVO Em conformidade com as leis anticorrupção locais¹, assim como certas normas internacionais, como a Lei das Práticas Corruptas Estrangeiras ou FCPA e as obrigações estabelecidas

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO DA IBRAV 1. OBJETIVO E HISTÓRICO Esta Política Anticorrupção estabelece os padrões básicos e uma estrutura para a prevenção e detecção de suborno e corrupção

Leia mais

Política Antissuborno da Goodyear 1 de julho de 2011

Política Antissuborno da Goodyear 1 de julho de 2011 Política Antissuborno da Goodyear 1 de julho de 2011 Política Antissuborno A Goodyear não pretende obter vantagens comerciais por oferecer ou receber pagamentos indevidos ou qualquer coisa de valor, mesmo

Leia mais

POLÍTICA RECEBIMENTO E ENTREGA DE BRINDES, PRESENTES, HOSPITALIDADES E VANTAGENS. Área Superintendência de Compliance

POLÍTICA RECEBIMENTO E ENTREGA DE BRINDES, PRESENTES, HOSPITALIDADES E VANTAGENS. Área Superintendência de Compliance 1. OBJETIVO 1.1 Esta Política tem por objetivo orientar e auxiliar a conduta dos profissionais da NEOENERGIA quanto a receber ou oferecer brindes, presentes, vantagens e cortesias nas suas relações profissionais

Leia mais

Política antissuborno e de conformidade à lei estadunidense sobre práticas de corrupção no exterior

Política antissuborno e de conformidade à lei estadunidense sobre práticas de corrupção no exterior Política antissuborno e de conformidade à lei estadunidense sobre práticas de corrupção no exterior A Crawford & Company e todas as suas subsidiárias espalhadas pelo mundo estão sujeitas a seguir determinadas

Leia mais

Política anticorrupção

Política anticorrupção Política anticorrupção Política nº Função Autores Responsável pela política ETC.02 Ética e conformidade Mark Snyderman Mark Snyderman Data de aprovação Data de vigência Ciclo de revisão recomendado 01/03/2017

Leia mais

Programa de Integridade. Política de Presentes, Brindes e Hospitalidades

Programa de Integridade. Política de Presentes, Brindes e Hospitalidades Programa de Integridade Política de Presentes, Brindes e Hospitalidades Versão 1.0-2018 1. Objetivo Esta Política tem por objetivo orientar e auxiliar a conduta dos profissionais das empresas que integram

Leia mais

POLÍTICA ANTISSUBORNO E ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTISSUBORNO E ANTICORRUPÇÃO Jurídico Número do documento: 00-LE-P0030 Edição Nº: 7.0 Data da publicação: 09/04/2010 Data de revisão: 18/01/2017 Data de início da vigência: 18/01/2017 Página 1 de 7 POLÍTICA ANTISSUBORNO E ANTICORRUPÇÃO

Leia mais

Dúvidas frequentes. P: Nosso Código de Conduta e Ética já proíbe o suborno e a corrupção. Por que temos uma Política Anticorrupção separada?

Dúvidas frequentes. P: Nosso Código de Conduta e Ética já proíbe o suborno e a corrupção. Por que temos uma Política Anticorrupção separada? Dúvidas frequentes Política anticorrupção da Laureate P: Nosso Código de Conduta e Ética já proíbe o suborno e a corrupção. Por que temos uma Política Anticorrupção separada? R: Nosso Código de Conduta

Leia mais

Health Care Business Integrity Internacional para Intermediários

Health Care Business Integrity Internacional para Intermediários Health Care Business Integrity Internacional para Intermediários Sua obrigação de manter conformidade com todas as leis e com as políticas da Johnson & Johnson As empresas Johnson & Johnson e terceiros

Leia mais

ÍNDICE OBJETIVO BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES. Código de Integridade para. Grupo Sirama 1 OBJETIVO... 1

ÍNDICE OBJETIVO BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES. Código de Integridade para. Grupo Sirama 1 OBJETIVO... 1 ÍNDICE Código de Integridade para BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES Grupo Sirama 1 OBJETIVO... 1 3 4 5 8 9 A QUEM SE APLICA... A PRÁTICA NO AMBIENTE DE NEGÓCIOS... O QUE DEVE SER FEITO... O QUE NUNCA

Leia mais

POLÍTICA GLOBAL ANTICORRUPÇÃO DA PPG

POLÍTICA GLOBAL ANTICORRUPÇÃO DA PPG Introdução POLÍTICA GLOBAL ANTICORRUPÇÃO DA PPG Como uma empresa global que opera em mais de sessenta países, a PPG tem a obrigação de cumprir com uma série de leis e regulamentos para conduzir seus negócios

Leia mais

Política global. Responsável: Diretor de conformidade global e de programas de ética. Conflito de interesses. Título: Data de emissão:

Política global. Responsável: Diretor de conformidade global e de programas de ética. Conflito de interesses. Título: Data de emissão: Página 1 de I. OBJETIVO Como funcionários e membros do Conselho administrativo da Modine, temos o dever ético e legal com a Modine Manufacturing Company e suas subsidiárias (coletiva e individualmente

Leia mais

SUMÁRIO. Código de Conduta de Parceiros de Negócio 3. Cumprimento de Leis 3. Segurança e Qualidade do Produto 3. Meio Ambiente 3. Bem-estar Animal 3

SUMÁRIO. Código de Conduta de Parceiros de Negócio 3. Cumprimento de Leis 3. Segurança e Qualidade do Produto 3. Meio Ambiente 3. Bem-estar Animal 3 SUMÁRIO 3 Cumprimento de Leis 3 Segurança e Qualidade do Produto 3 Meio Ambiente 3 Bem-estar Animal 3 Práticas Anticorrupção 3 Presentes e Brindes 3 Conflito de Interesses 3 Contribuições Políticas 4 Práticas

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO 0. INTRODUÇÃO ÂMBITO E RESPONSABILIDADES POLÍTICA DEFINIÇÕES PRÁTICAS PROIBIDAS...

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO 0. INTRODUÇÃO ÂMBITO E RESPONSABILIDADES POLÍTICA DEFINIÇÕES PRÁTICAS PROIBIDAS... Folha 1 de 7 Rev. Data Conteúdo Elaborado por Aprovado por A 28/03/2014 Versão inicial para comentários André Nascimento B 30/04/2014 Feitas correções de código de documentos André Nascimento 0 20/08/2014

Leia mais

POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES

POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DIRETRIZ GERAL... 2 5. DIRETRIZES ESPECÍFICAS... 3 5.1. Conflito de interesses na indicação e contratação

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO 07/03/2017 1 1. OBJETIVO As Empresas Randon conduzem seus negócios de acordo com os padrões éticos e morais estabelecidos em seu Código de Conduta Ética, e não toleram qualquer forma de corrupção e suborno.

Leia mais

POLÍTICA DE BRINDES DE HOSPITALIDADES EZUTE

POLÍTICA DE BRINDES DE HOSPITALIDADES EZUTE POLÍTICA DE BRINDES DE HOSPITALIDADES FUNDAÇÃO EZUTE Título Política de Brindes e Hospitalidades - código Ezute código do cliente NA Elaborado Verificado Liberado para emissão Jurídico Presidência Conselho

Leia mais

1. Quadro de revisões Objetivos Definições e Siglas Documentos e Registros de Referência Responsabilidades...

1. Quadro de revisões Objetivos Definições e Siglas Documentos e Registros de Referência Responsabilidades... Sumário 1. Quadro de revisões... 1 2. Objetivos... 2 3. Definições e Siglas... 2 4. Documentos e Registros de Referência... 2 5. Responsabilidades... 2 6. Hospedagem... 4 7. Despesas Reembolsáveis... 4

Leia mais

ÍNDICE. Mensagem do CEO. Caros colaboradores,

ÍNDICE. Mensagem do CEO. Caros colaboradores, 2 Mensagem do CEO Caros colaboradores, Nós, na Queiroz Galvão Óleo e Gás S.A. ( QGOG ), tratamos a ética, a integridade e o desenvolvimento sustentável como a base da nossa forma de fazer negócio. Esses

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO. Julho de 2016

NORMAS ESPECÍFICAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO. Julho de 2016 NORMAS ESPECÍFICAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO Julho de 2016 1. INTRODUÇÃO Além dos compromissos específicos relacionados à integridade estabelecidos no PGN, as Normas Específicas de Combate à Corrupção da

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO DA ARCONIC INC.

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO DA ARCONIC INC. POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO DA ARCONIC INC. JUSTIFICATIVA: A Arconic Inc. ( Arconic ) e sua administração têm o compromisso de conduzir todas as suas operações em todo o mundo com ética e em conformidade com

Leia mais

POLÍTICA DE BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADE

POLÍTICA DE BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADE POLÍTICA DE BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADE VERSÃO FINAL Aprovada com data de 03 de novembro de 2016 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO... 3 3. REFERÊNCIAS E DEFINIÇÕES... 3 3.1 Referências...

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO 07/03/2017 1 1. OBJETIVO As Empresas Randon conduzem seus negócios de acordo com os padrões éticos e morais estabelecidos em seu Código de Conduta Ética, não tolerando qualquer forma

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA Escopo Conscientizar funcionários, fornecedores e terceiros sobre a Política Corporativa da Fundimig e estimular a integridade de toda equipe, de maneira a atuar

Leia mais

POLÍTICA DE RELACIONAMENTO E COMUNICAÇÃO COM AGENTES PÚBLICOS

POLÍTICA DE RELACIONAMENTO E COMUNICAÇÃO COM AGENTES PÚBLICOS 1. PROPÓSITO O propósito desta política é estabelecer diretrizes mínimas de relacionamento e comunicação com Agentes Públicos. 2. DEFINIÇÕES Administração Pública: É a estrutura composta por qualquer dos

Leia mais

CUMPRIMENTO DA LEI CONTRA PRÁTICAS CORRUPTAS NO ESTRANGEIRO. Política sobre Pagamentos a Autoridades de Governo

CUMPRIMENTO DA LEI CONTRA PRÁTICAS CORRUPTAS NO ESTRANGEIRO. Política sobre Pagamentos a Autoridades de Governo CUMPRIMENTO DA LEI CONTRA PRÁTICAS CORRUPTAS NO ESTRANGEIRO Política sobre Pagamentos a Autoridades de Governo A Gran Tierra Energy, Inc. ("Gran Tierra" ou a "Companhia") é uma empresa registrada nos Estados

Leia mais

ANTICORRUPÇÃO COMPLIANCE FAÇA E NÃO FAÇA

ANTICORRUPÇÃO COMPLIANCE FAÇA E NÃO FAÇA Pense COMPLIANCE ANTICORRUPÇÃO COMPLIANCE E NÃO Em relação a sua conduta Quando interagir com órgãos públicos Quando interagir com terceiros Com relação a presentes e hospitalidade Em conexão com contabilidade

Leia mais

VISÃO GERAL ANTICORRUPÇÃO. Um guia de formação para terceiros que fazem negócios com a Brunswick 2018

VISÃO GERAL ANTICORRUPÇÃO. Um guia de formação para terceiros que fazem negócios com a Brunswick 2018 VISÃO GERAL ANTICORRUPÇÃO Um guia de formação para terceiros que fazem negócios com a Brunswick 2018 Finalidade A Brunswick Corporation está fortemente empenhada em fazer negócios com integridade. A Brunswick

Leia mais

Política Sobre Brindes, Presentes e Hospitalidades

Política Sobre Brindes, Presentes e Hospitalidades Política Sobre Brindes, Presentes e Hospitalidades Junho 2017 POLÍTICA SOBRE BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES 1. OBJETIVO Estabelecer as diretrizes para a entrega, oferta, promessa e recebimento de

Leia mais

Questionário de Due Diligence de Terceiros. 1. Razão social* Preencher com a razão social da empresa.

Questionário de Due Diligence de Terceiros. 1. Razão social* Preencher com a razão social da empresa. Este questionário deve ser preenchido online e em inglês, mas este documento te auxiliará a coletar as informações necessárias. Nome do Campo Descrição 1. Razão social* Preencher com a razão social da

Leia mais

Faculdade Capivari - FUCAP

Faculdade Capivari - FUCAP Faculdade Capivari - FUCAP POLÍTICA DE CONDUTA COMUNICADO FUCAP A TODOS OS COLABORADORES E PARCEIROS SOBRE A POLÍTICA ANTISSUBORNO E ANTICORRUPÇÃO (ABC POLICY) Prezado Cliente, A FUCAP - Faculdade Capivari

Leia mais

Brookfield Renewable Partners L.P. POLÍTICA ANTISSUBORNO E ANTICORRUPÇÃO

Brookfield Renewable Partners L.P. POLÍTICA ANTISSUBORNO E ANTICORRUPÇÃO Brookfield Renewable Partners L.P. POLÍTICA ANTISSUBORNO E ANTICORRUPÇÃO SUMÁRIO APLICAÇÃO DA POLÍTICA 1 COMPROMISSOS RELATIVOS À POLÍTICA ANTISSUBORNO E ANTICORRUPÇÃO 1 PROIBIÇÕES 1 TRÂMITE JUNTO ÀS AUTORIDADES

Leia mais

POLÍTICA DE BRINDES, PRESENTES E ENTRETENIMENTO

POLÍTICA DE BRINDES, PRESENTES E ENTRETENIMENTO POLÍTICA DE BRINDES, PRESENTES E ENTRETENIMENTO Política de Compliance QGMI N 02 (PC-QGMI-02) Revisão: 00 Aprovação: Jan/2016 SUMÁRIO 1. Objetivo... 2 2. Abrangência... 2 3. Definições... 2 4. Regras Gerais...

Leia mais

TREINAMENTO ANTICORRUPÇÃO

TREINAMENTO ANTICORRUPÇÃO TREINAMENTO ANTICORRUPÇÃO Seja bem vindo ao treinamento anticorrupção. Este curso foi desenvolvido para ajudar os colaboradores a seguir a Política Anticorrupção da AX4B, bem como as leis anticorrupção

Leia mais

Programa de Compliance Presentes, Entretenimentos e Favorecimentos

Programa de Compliance Presentes, Entretenimentos e Favorecimentos Programa de Compliance Presentes, Entretenimentos e Favorecimentos Prezados Colegas, Agir em sintonia com as regras, diretrizes e leis vem ganhando cada vez mais relevância no mundo dos negócios, os recentes

Leia mais

POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSE

POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSE POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSE 1. Introdução Esta Política visa ajudar os nossos colaboradores, representantes e parceiros a identificar e lidar em situações que possam dar origem a potenciais conflitos

Leia mais

PRESENTES BRINDES HOSPITALIDADES

PRESENTES BRINDES HOSPITALIDADES OBJETIVO - Definir critérios para que a concessão e/ou recebimento de presentes, brindes e hospitalidades não tenham propósitos diferentes daqueles a que se destinam. ABRANGÊNCIA - Todos os colaboradores.

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO. Dezembro 2015

NORMAS ESPECÍFICAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO. Dezembro 2015 NORMAS ESPECÍFICAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO Dezembro 2015 1. INTRODUÇÃO Além dos compromissos específicos relacionados à integridade estabelecidos no PGN, as Normas Específicas de Combate à Corrupção da

Leia mais

17-Jun-2015 Rev.: 6 Pág. 1 de 5

17-Jun-2015 Rev.: 6 Pág. 1 de 5 DEPARTAMENTO JURÍDICO CORPORATIVO ÉTICA E CONFORMIDADE 100.102.005 Data de vigência: Programa de Anticorrupção - Global Apêndice 5 QUESTIONÁRIO SOBRE ANTICORRUPÇÃO PARA O PARCEIRO COMERCIAL 17-Jun-2015

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO 1.0 OBJETIVO A Sterycicle, Inc. está comprometida com os mais altos padrões de integridade em nossas práticas comerciais, como definido no Código de Conduta e Ética Comercial. Isso

Leia mais

Política Interna Canal de Denúncias Preparado por: Auditoria Interna Para: Trabalhadores da Jaguar E Partes Relacionadas

Política Interna Canal de Denúncias Preparado por: Auditoria Interna Para: Trabalhadores da Jaguar E Partes Relacionadas Política Interna Canal de Denúncias Preparado por: Auditoria Interna Para: Trabalhadores da Jaguar E Partes Relacionadas Jaguar Mining Inc. Canal de Denúncias i Sumário Histórico de Aprovação e Revisão

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA - OUROLUX

CÓDIGO DE ÉTICA - OUROLUX CÓDIGO DE ÉTICA - OUROLUX 1. Descrição da Política 1.1- Definições Código de Ética: Compreende regras que orientam os colaboradores e diretores da OUROLUX sobre as condutas adequadas nos negócios. Tais

Leia mais

Política Corporativa Anticorrupção

Política Corporativa Anticorrupção Política Corporativa Anticorrupção I. Introdução Rede D Or São Luiz, incluindo suas subsidiárias (em conjunto, Rede D Or São Luiz ou a Companhia ), compromete-se a conduzir todos os aspectos dos seus negócios

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO Índice 1 Objetivo da Política 2 2 Escopo e Aplicabilidade da 2 3 Responsabilidades 3 4 Políticas 3 4.1 O Pessoal da Rhodia Acetow não será autorizado a pagar ou receber subornos

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO - EMPRESAS RANDON -

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO - EMPRESAS RANDON - POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO - EMPRESAS RANDON - Introdução As Empresas Randon conduzem seus negócios de acordo com os padrões éticos e morais estabelecidos em seu Código de Conduta Ética, não tolerando qualquer

Leia mais

Programa de Compliance Conflito de Interesses

Programa de Compliance Conflito de Interesses Programa de Compliance Conflito de Interesses POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSE 1. Introdução Esta Política visa ajudar os nossos colaboradores, representantes e parceiros a identificar e lidar em situações

Leia mais

POLÍTICA E PROCEDIMENTOS DESPESAS DIVERSAS E DE VIAGEM

POLÍTICA E PROCEDIMENTOS DESPESAS DIVERSAS E DE VIAGEM POLÍTICA E PROCEDIMENTOS DESPESAS DIVERSAS E DE VIAGEM Finalidade Estabelecer procedimentos para o reembolso consistente de despesas comerciais de colaboradores incorridas em nome da WMCCANN, empresa do

Leia mais

ANIXTER INC. CONFLITO DE INTERESSES POLÍTICA CORPORATIVA NOVEMBRO ESCOPO Global. 1. Objetivo. DEPARTAMENTO Jurídico e Compliance

ANIXTER INC. CONFLITO DE INTERESSES POLÍTICA CORPORATIVA NOVEMBRO ESCOPO Global. 1. Objetivo. DEPARTAMENTO Jurídico e Compliance 1. Objetivo ESCOPO Global A presente Política Global sobre Conflito de Interesses (Política COI ) fornece orientações específicas para o cumprimento das obrigações éticas e de comunicação relativas aos

Leia mais

Brookfield Renewable Partners L.P. POLÍTICA ANTISSUBORNO E ANTICORRUPÇÃO

Brookfield Renewable Partners L.P. POLÍTICA ANTISSUBORNO E ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTISSUBORNO E ANTICORRUPÇÃO SUMÁRIO APLICAÇÃO DA POLÍTICA 1 COMPROMISSOS RELATIVOS À POLÍTICA ANTISSUBORNO E ANTICORRUPÇÃO 1 PROIBIÇÕES 1 TRÂMITE JUNTO ÀS AUTORIDADES PÚBLICAS 2 PRESENTES E CORTESIAS

Leia mais

POLÍTICA DE BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES

POLÍTICA DE BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES POLÍTICA DE BRINDES, PRESENTES E HOSPITALIDADES SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DIRETRIZ GERAL... 3 5. DIRETRIZES ESPECÍFICAS... 3 5.1. Formas aceitáveis de brindes,

Leia mais

Substitui a Política de 1º de julho de Política Antissuborno da Goodyear 8 de maio de 2017

Substitui a Política de 1º de julho de Política Antissuborno da Goodyear 8 de maio de 2017 Política Antissuborno da Goodyear 8 de maio de 2017 1 Introdução Política Antissuborno Como parte de nosso compromisso mundial com a honestidade, integridade e respeito, a Goodyear não pretende obter vantagens

Leia mais

Política da Eaton. Política Mundial de Presentes e Entretenimento I. INTRODUÇÃO

Política da Eaton. Política Mundial de Presentes e Entretenimento I. INTRODUÇÃO Política Mundial de Presentes e Entretenimento I. INTRODUÇÃO No mundo dos negócios, presentes e entretenimento em escala modesta são comumente usados como um gesto de boa vontade, ou para estreitar o relacionamento

Leia mais

Políticas de Conformidade: Introdução, Âmbito de aplicação e Glossário. Todos os termos a negrito/itálico estão descritos no Glossário.

Políticas de Conformidade: Introdução, Âmbito de aplicação e Glossário. Todos os termos a negrito/itálico estão descritos no Glossário. TÍTULO: Política Anti-Corrupção Departmento: Equipa Internacional de Conformidade (Team Quest) Os Colaboradores devem reportar de imediato qualquer potencial violação do Código de Conduta da DaVita, políticas

Leia mais

Política Anticorrupção e Suborno

Política Anticorrupção e Suborno Política Anticorrupção e Suborno Maio/2018 1. Apresentação da Política Esta Política especifica a abordagem da TAESA para a prevenção de atos de corrupção e explicita os mecanismos pelos quais a empresa

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance Maio/2018 1. Apresentação da Política A tem como objetivo assegurar a adequação, o fortalecimento e o funcionamento eficiente do Sistema de Controles Internos da TAESA e suas subsidiárias

Leia mais

POLÍTICA DE REGISTRO DE CONCESSÃO E RECEBIMENTO DE QUALQUER ITEM DE VALOR

POLÍTICA DE REGISTRO DE CONCESSÃO E RECEBIMENTO DE QUALQUER ITEM DE VALOR POLÍTICA DE REGISTRO DE CONCESSÃO E RECEBIMENTO DE QUALQUER ITEM DE VALOR R ÍNDICE 1-OBJETIVO....03 2-DEFINIÇÕES...04 3-DOCUMENTOS RELACIONADOS...07 4-PÚBLICO ALVO...08 5-RESPONSABILIDADES...08 5.1-SÓCIOS,

Leia mais

Política de contribuições beneficentes

Política de contribuições beneficentes Política de contribuições beneficentes Política nº Função Autores Responsável pela política ETC.08 Ética e conformidade Mark Snyderman Mark Snyderman Data de aprovação Data de vigência Ciclo de revisão

Leia mais

AVISO DE PRIVACIDADE DO CANDIDATO DA HILL-ROM

AVISO DE PRIVACIDADE DO CANDIDATO DA HILL-ROM 1. OBJETIVO E ESCOPO AVISO DE PRIVACIDADE DO CANDIDATO DA HILL-ROM Este Aviso de Privacidade do Candidato explica como a Hill-Rom lida com dados pessoais sobre nossos candidatos a empregos e com os direitos

Leia mais

POLÍTICA DE RELAÇÃO COM ORGÃOS PÚBLICOS

POLÍTICA DE RELAÇÃO COM ORGÃOS PÚBLICOS Título: Data: Contrato/Unidade/Seção: CORPORATIVO 1 de 9 INDICE DE REVISÕES REVISÃO DESCRIÇÃO DAS ALTERAÇÕES E/OU PÁGINAS ALTERADAS 0 Primeira edição do procedimento. Revisão REV. 0 REV. 1 REV. 2 REV.

Leia mais

POLÍTICA DE OFERECIMENTO DE BRINDES, PRESENTES, BENEFÍCIOS E HOSPITALIDADES. Integridade da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por

POLÍTICA DE OFERECIMENTO DE BRINDES, PRESENTES, BENEFÍCIOS E HOSPITALIDADES. Integridade da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por POLÍTICA DE OFERECIMENTO DE BRINDES, PRESENTES, BENEFÍCIOS E HOSPITALIDADES A presente Política de Oferecimento de Brindes, Presentes, Benefícios e Hospitalidades integra a regulamentação pertinente ao

Leia mais

DeVry Education Group Política de Conformidade Global e Ética

DeVry Education Group Política de Conformidade Global e Ética DeVry Education Group Política de Conformidade Global e Ética C-1 Speak Up: tirando dúvidas e expondo preocupações Data de vigência: 30 de abril de 2010 Responsável pela política: Departamento de Serviços

Leia mais

Banco Santander (Brasil) S. A.

Banco Santander (Brasil) S. A. Banco Santander (Brasil) S. A. Política Anticorrupção Resumo do documento: Este manual tem como objetivo estabelecer padrões comportamentais em casos que envolvam, aparentem ou caracterizem qualquer tipo

Leia mais

Política de Integridade CM Comandos Lineares PRC (9) 9 Rev1

Política de Integridade CM Comandos Lineares PRC (9) 9 Rev1 Sumário 1 Apresentação... 3 1.1 Introdução... 3 2 Objetivo da... 3 3 Referências... 4 4 - Comissão Analisadora da... 4 5 Abrangência... 4 5.1 Princípios da... 4 6 Definições... 5 6.1 Requisitos Básicos...

Leia mais