IMS Health Diabetes Mellitus Overview 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IMS Health Diabetes Mellitus Overview 2014"

Transcrição

1 IMS Health Diabetes Mellitus Overview 2014 Portugal 2014

2 SOBRE A IMS HEALTH Operando em mais de 100 países, a IMS Health é fornecedora e líder mundial de soluções aplicadas às indústrias farmacêuticas e de saúde. Com mais de 50 anos de experiência na indústria, a IMS oferece um portfolio amplo e profundo de serviços de Business Intelligence e Consulting Solutions essenciais para o dia-a-dia das operações, capacidades de gestão de contas e eficácia comercial. As soluções apresentadas pela IMS Health permitem obter insights sobre o sector da saúde e melhoram a eficiência na tomada de decisão. Informações adicionais estão disponíveis em A IMS Health está presente em Portugal desde 1974, fornecendo uma ampla gama de serviços adaptados às necessidades do sector da saúde no país. Tem sido um parceiro confiável para muitas empresas farmacêuticas, associações industriais, entidades públicas bem como outros stakeholders. IMS Health Lagoas Park, Edifício 7 Piso Porto Salvo Portugal

3 Contexto actual A Pandemia do Século XXI Estima-se que em ,4 milhões de pessoas perderam a vida na sequência de situações em que os níveis de glicose no sangue se elevaram rapidamente. Mais de 80% das mortes derivadas de Diabetes Mellitus (DM) ocorrem em países com baixos níveis de rendimento. A DM é a pandemia do século XXI. Actualmente, existem 382 milhões de pessoas a viver com Diabetes, o que corresponde a 8,3% da população mundial, para além de 316 milhões de pessoas com baixa tolerância à glicose e, portanto, com elevado risco de desenvolver a doença. Estes são números alarmantes e, a atingirem-se as previsões, em 2035 estaremos perante 592 milhões de diabéticos, o que representa um aumento de 55% da população atingida pela doença. No final de 2013, a Diabetes causou 5,1 milhões de mortes e um custo de 548 biliões de dólares em todo o mundo. Portugal está entre os países Europeus que registam uma maior prevalência da DM. Segundo dados de 2012, a prevalência total estimada de diabetes em Portugal, numa população dos anos, foi de 12,9%, sendo que 7,3% corresponde a casos diagnosticados e 5,6% a casos não diagnosticados. A incidência da DM é maior no sexo masculino do que no feminino (15,4% e 10,6%, respectivamente), existindo ainda uma correlação directa com o envelhecimento da população.

4 Aspectos clínicos da Diabetes Mellitus A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica crónica que ocorre quando o pâncreas deixa de produzir insulina suficiente ou quando o corpo não consegue utilizar efectivamente a insulina que produz. Esta perturbação metabólica afecta a forma como a glicose, os hidratos de carbono e os açúcares são metabolizados pelo organismo. A insulina é uma hormona produzida pelo pâncreas, a qual é responsável por regular a via pela qual o nosso corpo utiliza a glicose, os hidratos de carbono e os açúcares que ingerimos. Assim, quando os níveis de glicose se elevam no sangue, por exemplo depois de uma refeição, o pâncreas liberta insulina para baixar e normalizar o nível de glicose no sangue. No caso da diabetes, o corpo não consegue metabolizar convenientemente os açúcares e hidratos de carbono, pelo que os níveis de glicose no sangue se elevam (hiperglicemia). A hiperglicemia (níveis de glucose no sangue acima de 106 mg/dl) é um efeito comum decorrente da diabetes não controlada e, quando prolongada, conduz a danos irreversíveis, especialmente no sistema nervoso e nos vasos sanguíneos. No contexto clínico, o diagnóstico é enquadrado em três diferentes tipos de diabetes, cuja etiologia nem sempre se encontra bem estabelecida. Esquema 1 Diferentes tipos de Diabetes Mellitus (Classificação Clínica) Diabetes Tipo 1 (DT1) Resulta, frequentemente, de uma reacção auto-imune Atinge, sobretudo, crianças e jovens adultos O pâncreas produz muito pouca ou nenhuma insulina Os doentes são insulinodependentes Responsável por cerca de 10% dos casos Diabetes Tipo 2 (DT2) Tipicamente atinge adultos Os doentes não são insulino-dependentes Existe uma resistência à insulina e/ou relativa insuficiência de produção de insulina Responsável por 90% dos casos Inicialmente pode ser controlada através da dieta e exercício físico Ao longo do tempo será necessário introduzir Antidiabéticos Orais e/ou insulina Diabetes Gestacional (DG) Níveis elevados de glicose no sangue durante a gravidez Desenvolve-se em 1 em cada 25 grávidas em todo o mundo Associada a complicações para a mãe e para o bebé Aumenta o risco de desenvolver DT2 mais tarde (50% - 5 a 10 anos)

5 Como em qualquer outra patologia, um diagnóstico precoce é imprescindível para travar a evolução da doença. No caso da diabetes, o diagnóstico pode ser conseguido através de uma simples análise sanguínea, sendo que o intervalo de glicémia considerado normal numa pessoa que não tenha diabetes é de 74 a 106 mg/dl. Os métodos de diagnóstico da DM utilizados variam consoante a anamnese do doente, podendo recorrer-se a mais do que um método caso persistam dúvidas. Esquema 2 Métodos de diagnóstico da Diabetes Mellitus Teste de Hemoglobina Glicosilada (HbA1C) Pode ser utilizado para o diagnóstico de pré-diabetes e diabetes Média dos níveis de glicose dos últimos 2-3 meses HbA1C entre 5,7-6,4% significa que existe pré-diabetes A diabetes é diagnosticada quando a HbA1C 6,5% Teste de Glicose no Plasma Jejum de 8 horas antes do teste O plasma é extraído do sangue total e examidado Determinação do nível de glicose no plasma em mg/dl. Pré-diabetes: mg/dl Diabetes: 126 mg/dl Prova de Tolerância Oral à Glicose (PTOG) Teste utilizado para verificar a capacidade do organismo em metabolizar uma quantidade standard de glicose. É realizada uma medição antes e 2 horas após a ingestão de uma bebida contendo uma quantidade definida de glicose. Pré-diabetes: 140 a 199 mg/dl DT2: 200 mg/dl O tratamento da DM envolve baixar os níveis de glicose no sangue, bem como manter sob controlo outros factores de risco. Os factores de risco da Diabetes Tipo 1 continuam a ser alvo de investigação. Contudo, sabe-se que ter um membro da família com Diabetes Tipo 1 aumenta significativamente o risco de desenvolver a doença. Factores ambientais e a exposição a algumas infecções virais têm sido, igualmente, associados ao risco de desenvolver Diabetes Tipo 1. Por outro lado, o desenvolvimento de Diabetes Tipo 2 está sobretudo associado ao estilo de vida e à existência de casos de DM na família. Assim, uma dieta pouco saudável, sedentarismo, idade avançada, hipertensão arterial, histórico de Diabetes Gestacional são alguns dos factores de risco associados ao desenvolvimento de DT2.

6 A evolução do mercado dos medicamentos para a Diabetes Mellitus a nível Internacional e na Europa Entre Julho de 2013 e Junho de 2014 (MAT 06/2014), o mercado da DM registou um consumo em valor ( ) em todo o mundo de cerca de 41 biliões de euros, dos quais cerca de 36 biliões correspondem ao mercado de ambulatório e 5 biliões ao mercado hospitalar. Cerca de 88% do consumo em valor dos medicamentos para o tratamento da DM corresponde ao mercado ambulatório, sendo que os EUA são líderes a nível mundial no consumo em valor (19 biliões de euros, sendo que 17 biliões correspondem ao mercado de ambulatório). Representando cerca de 46% do mercado total da DM, os EUA são um mercado extremamente atractivo para muitas Companhias Farmacêuticas, as quais investem na investigação e desenvolvimento (I&D) de medicamentos inovadores para esta patologia, submetendo-os posteriormente à autoridade do medicamento americana, a Food and Drug Administration (FDA). Gráfico 1 Consumo em valor (milhões de ) das classes terapêuticas utilizadas no tratamento da diabetes, no MAT 06/2014 Distribuzione per conto produtos farmacêuticos dispensados por autoridades de saúde regionais ou locais directamente aos doentes, as quais têm acordos especiais com os armazenistas e as farmácias comunitárias.

7 Numa análise realizada pela IMS Health ao consumo de medicamentos para a DM nos EU5 e em Portugal, de Julho de 2013 a Junho de 2014 (MAT 06/2014) e no período homólogo anterior (MAT 06/2013), verificou-se que o mercado em Portugal está a crescer 3% em valor ( ) e 2% em unidades. Itália é um caso especial pois, para além do mercado ambulatório e hospitalar, tem um canal de distribuição adicional denominado Distribuzione per conto (DPC). Este modelo de distribuição foi implementado não só para diminuir a despesa farmacêutica mas também para ultrapassar dificuldades geográficas relacionadas com a capilaridade de distribuição das farmácias, permitindo aos doentes o acesso aos medicamentos, principalmente doentes que visitam o médico regularmente. Nesta modalidade, as autoridades de saúde locais ou regionais estabelecem acordos com a distribuição grossista e as farmácias para a compra e distribuição de medicamentos incluídos no Direct Distribution Formulary. Assim, os armazenistas abastecem as farmácias e os medicamentos são imediatamente distribuídos a doentes específicos. Como principal consequência, as farmácias e a distribuição grossista vêem as suas receitas diminuídas com este modelo de distribuição, constituindo uma poupança para o Serviço Nacional de Saúde (SNS). As classes terapêuticas predominantemente distribuídas segundo o modelo DPC incluem as Insulinas Humanas e análogos, Inibidores DPP-IV, Agonistas GLP-1 e Glitazonas, sendo que no MAT 06/2014, o consumo em valor no canal de DPC e de ambulatório foi de 41% e 51%, respectivamente. Tanto no mercado em valor como em unidades, nenhum dos países considerados registou uma quebra. Tabela 1 - Variação do mercado em valor no MAT 06/2013 e período homólogo de 2014 no EU5+PT (ATC 3 correspondentes aos medicamentos utilizados na DM) [Mercado Ambulatório] Países/ Valor MAT 06/2013 ( ) MAT 06/2014 ( ) Variação percentual Alemanha % França % Reino Unido % Espanha % Itália* % Portugal *Mercado Ambulatório + DPC % Tabela 2 - Variação do mercado em unidades no MAT 06/2013 e período homólogo de 2014 no EU5+PT (ATC 3 correspondentes aos medicamentos utilizados na DM) [Mercado Ambulatório] Países/ Valor MAT 06/2013 (uni) MAT 06/2014 (uni) Variação percentual Alemanha % França % Reino Unido % Espanha % Itália* % Portugal *Mercado Ambulatório + DPC % As principais classes terapêuticas (ATC3) dos medicamentos utilizados no tratamento da DM incluem as Insulinas e os antidiabéticos. Cerca de 25% dos doentes diabéticos requerem tratamento com insulina (ATC 3 A10C Insulinas Humanas e Análogos), sendo que esta é necessária em quase todos os doentes que manifestem subitamente sintomas tais como perda de peso, fraqueza física, entre outros. De referir que existem três tipos de insulinas, cuja classificação varia em função do seu tempo de acção (início de acção): acção curta (25-35 minutos), intermédia (1-2 horas) e prolongada (2 vezes ao dia). Por norma, as insulinas de acção prolongada são combinadas com insulinas de acção curta e outras.

8 Já os antidiabéticos estão reservados para o tratamento da DT2 do adulto, sendo que para além do controlo da glicose são também importantes na prevenção das complicações associadas a esta doença, nomeadamente: doenças cardiovasculares, neuropatia diabética (cegueira, gangrena) e nefropatia diabética (insuficiência renal). Nos antidiabéticos incluem-se as seguintes ATC3: A10N-Inibidores DPP-IV, A10S-Agonistas GLP-1, A10J-Biguanidas, A10P-Inibidores SGLT2, A10H-Sulfonilureias, A10M-Glinidas, A10K-Glitazonas e A10L-Inibidores da alfa-glucosidase. Os fármacos anti-hiperglicémicos inibidores da dipeptidil peptidase (DPP-IV), de que são exemplo a Saxagliptina, Sitagliptina e Vildagliptina, reduzem os níveis de hormonas incretinas activas, regulando assim a homeostase da glicose. Em Portugal, de Julho de 2013 a Junho de 2014, os inibidores da DPP-IV representaram 60% do total de consumo em valor dos medicamentos utilizados no tratamento da diabetes, o que constitui, em termos relativos, uma percentagem comparativamente mais alta relativamente à quota de mercado desta ATC3 noutros países. No entanto, Portugal apresenta simultaneamente uma das mais baixas taxas de utilização de insulinas da Europa, entre outras especificidades das opções clínicas utilizadas em Portugal. Gráfico 2 Quota de Mercado das classes terapêuticas (ATC 3) no consumo total de medicamentos em valor para a Diabetes na EU5+PT, no MAT 06/2014 [Mercado Ambulatório]

9 Milhares Uni Milhares A evolução do mercado dos medicamentos para a Diabetes Mellitus em Portugal Em Portugal, o mercado da DM registou um consumo em valor entre Julho de 2013 e Junho de 2014 de cerca de 175 milhões de euros no total, sendo que o mercado ambulatório registou um consumo de 174 milhões de euros. Gráfico 3 Consumo de medicamentos para a DM em Portugal nos sectores ambulatório e hospitalar no MAT 06/2014, em valor e unidades , , Mercado Ambulatório Mercado Hospitalar Mercado Ambulatório Mercado Hospitalar Unidades MAT 06/2014 Valor MAT 06/2014 Nota: na análise respeitante ao Mercado Ambulatório e Hospitalar em unidades, é necessário ter em conta que na área hospitalar as unidades representam doses individuais (counting units), como a toma de comprimido, e não uma caixa de comprimidos como no ambulatório (1 embalagem = 1 unidade). De forma a podermos comparar o consumo em unidades nos dois mercados é feita a conversão das counting units correspondentes ao mercado hospitalar para units correspondentes ao mercado ambulatório. Dado que o mercado ambulatório tem muito mais expressão no consumo, iremos analisar a evolução do consumo dos medicamentos para a DM na perspectiva do mercado ambulatório. Em Portugal, no seguimento de várias alterações legislativas, o aumento do consumo de genéricos de forma transversal nas classes terapêuticas em que estes existem introduziu alterações significativas no perfil de consumo dos medicamentos. Entre Janeiro e Outubro de 2014, nas classes terapêuticas correspondentes aos Antidiabéticos, o mercado dos genéricos no ambulatório cresceu 10,1% em valor e 15,8% em unidades face ao período homólogo de 2013.

10 Milhares Milhares Gráfico 4 Variação percentual do consumo de Antidiabéticos (ATC 3) em Unidades e Valor em YTD 10/2013 (Janeiro a Outubro de 2013) e em YTD 10/2014 (Janeiro a Outubro de 2014) [Mercado Ambulatório] 5,000 4,000 3,000 2, ,1% 3,826 3, ,9% - 10,7% 2,030 1, ,8% 2,745 3, , ,000 80,000 60,000 40, % 97,087 91, ,9% + 5,1% 42,987 45,171 1,000 20, ,1% 7,544 8,308 0 Original Similar não genérico Genérico 0 Original Similar não genérico Genérico Unidades YTD/10/2013 Unidades YTD/10/2014 Valor YTD/10/2013 Valor YTD/10/2014 Tabela 3 Variação percentual em valor das ATC3 que incluem os Antidiabéticos e Insulinas entre Janeiro e Outubro de 2014 (YTD 10/2014), face ao período homólogo (YTD 10/2013) [Mercado Ambulatório] Classes Terapêuticas (ATC 3) Inibidores da DDP-IV 4.3% Sulfonilureias -6.4% Biguanidas -9.8% Glitazonas -20.0% Agonistas do GLP Inibidores da alfa-glucosidase -15.7% Glinidas -8.8% Insulinas Humanas e Análogos 13.9% Variação percentual As classes terapêuticas correspondentes às Sulfonilureias, Biguanidas, Glitazonas, inibidores da Alfa-glucosidase e Glinidas registam uma queda acentuada em valor entre Janeiro e Outubro de 2014 relativamente ao período homólogo, o que pode ser justificado pela elevada penetração dos genéricos nestas classes. A classe dos inibidores da DPP-IV continua em expansão, com princípios activos como a Saxagliptina e a Linagliptina a serem introduzidos no mercado Português há menos de quatro anos.

11 Actualmente, cada vez mais doentes diabéticos tipo 2 são insulinizados, em muito devido à evolução do doente para um estadio da doença em que os níveis de glicemia não estão controlados, razão pela qual a classe das Insulinas apresenta um crescimento tão acentuado. De referir que, pela primeira vez, a European Medicines Agency (EMA) aprovou um biossimilar de insulina, no caso um biossimilar da Insulina Glargina, como resultado de uma colaboração entre a Lilly e a Boehringer Ingelheim. Esta insulina basal é indicada para o tratamento da DT1 e DT2, em adultos, adolescentes e crianças com mais de dois anos, tendo recebido uma recomendação positiva por parte do Committee for Medicinal Products for Human Use (CHMP, comité pertencente à EMA). Tabela 4 Top 5 em valor dos princípios activos das classes terapêuticas correspondentes aos Antidiabéticos entre Janeiro e Outubro de 2014 (YTD 10/2014), e respectivo crescimento do princípio activo face ao período homólogo (YTD 10/2013) [Mercado Ambulatório] Princípio Activo Classe Terapêutica (ATC3) Crescimento 1. Metformina + Vildagliptina 0,2% 2. Metformina + Sitagliptina A10N Inibidores da DPP-IV 1,9% 3. Sitagliptina -2,5% 4. Glicazida A10H Sulfonilureias -4,6% 5. Metformina A10J Biguanidas -10,1% Em Portugal, a combinação de Metformina com um inibidor da DPP-IV (por exemplo, a Vildagliptina e a Sitagliptina) está bem implementada como terapêutica de 2ª linha (a Metformina isolada é terapêutica de 1ª linha indicada na DT2), tal como pode ser verificado no top 5 dos princípios activos apresentado na tabela 4. Tabela 5 Top 5 em valor da classe A10C Insulinas Humanas e Análogos (ATC3) entre Janeiro e Outubro de 2014 (YTD 10/2014), e respectivo crescimento face ao período homólogo (YTD 10/2013) [Mercado Ambulatório] Insulina Humana / Análogo Tipo de acção Crescimento Insulina Glargina Prolongada 20,3% Insulina Lispro Curta 13,8% Insulina Detemir Prolongada 17,7% Insulina Aspártico Curta 15,3% Insulina Humana + Insulina Isofânica Intermédia 3,8% É possível verificar que existe uma tendência de crescimento nos regimes de insulina de acção prolongada com acção curta, em muito justificado pelo facto de muitos doentes iniciarem a terapêutica com regimes mistos. Considerando todas as ATC3 que incluem medicamentos utilizados na terapêutica da DM, entre Janeiro e Outubro de 2014, o top 5 de companhias em valor corresponde ao seguinte ranking: Merck Sharp and Dohme, Novartis Farma, Novo Nordisk, Sanofi e Bial.

12 Considerações finais Nas Companhias Farmacêuticas presentes nos EUA é possível verificar uma desaceleração no pipeline de I&D de novos medicamentos. Convém referir que para que um medicamento possa ser submetido para aprovação das autoridades do medicamento é necessário passar três fases de testes, denominadas por Ensaios Clínicos. Em 2012, nos EUA, o número de moléculas em Fase I era menor do que as existentes na Fase II (85 em Fase I <94 em Fase II), o que confirma a desaceleração no pipeline. No entanto, é na Fase III dos ensaios clínicos que grande parte das moléculas provam a sua segurança e eficácia, ou seja, é nesta fase que se consegue antecipar quais as moléculas que poderão chegar ao mercado nos próximos anos. Dada a prevalência estimada da DM até 2035 em todo o mundo, a preocupação com o orçamento na Saúde dedicado a esta importante patologia crónica ganha cada vez mais relevo. Existente em Portugal, desde a década de setenta, o Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes, o qual foi revisto inúmeras vezes nos anos subsequentes, sendo que em 1998 foi redefinido de forma a integrar um modelo de gestão que permitisse gerir os diferentes intervenientes no circuito de vigilância da doença. Em 2007, foi publicada pela Direcção-Geral de Saúde uma Circular Informativa dirigida a todos os serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que pretende apostar não só na prevenção primária (redução dos factores de risco), como também na prevenção secundária (diagnóstico precoce e tratamento) e terciária (reabilitação e reinserção social dos doentes). Diminuir o número de internamentos, aumentar o acesso a terapêuticas inovadoras, bem como melhorar a qualidade de vida dos doentes e o acesso aos cuidados de saúde asseguram não só a sustentabilidade do SNS, como também constituem uma aposta na prevenção.

13 Notas Medicamento originador: medicamento cujo(s) princípio(s) activo(s) é(são) inovador(es) no mercado, sendo o primeiro a ser aprovado pelas autoridades do medicamento para uma determinada indicação clínica, estando patenteado. Medicamento genérico: medicamento com a mesma substância activa, forma farmacêutica, dosagem e indicação terapêutica que o medicamento originador, e cuja bioequivalência com o medicamento de referência tenha sido demonstrada por estudos de biodisponibilidade apropriados. Medicamento similar não genérico: o medicamento com a mesma composição qualitativa e quantitativa em substâncias activas, sob a mesma forma farmacêutica e para o qual, sempre que necessário, foi demonstrada bioequivalência com o medicamento de referência, com base em estudos de biodisponibilidade apropriados. Fontes European Medicines Agency (EMA) International Diabetes Federation (IDF) IMS Health, IFP (Index Farmacêutico Português) IMS Health, Midas Organização Mundial de Saúde (OMS) Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes, 2013 Circular Informativa Nº 23/DGS/DPCD (14 de Novembro de 2007)

IMS Esclerose Múltipla Overview 2011 PORTUGAL 2011

IMS Esclerose Múltipla Overview 2011 PORTUGAL 2011 IMS Esclerose Múltipla Overview 2011 PORTUGAL 2011 SOBRE A IMS HEALTH Operando em mais de 100 países, a IMS Health é fornecedora e líder mundial de soluções aplicadas às indústrias farmacêuticas e de saúde.

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

Que tipos de Diabetes existem?

Que tipos de Diabetes existem? Que tipos de Diabetes existem? -Diabetes Tipo 1 -também conhecida como Diabetes Insulinodependente -Diabetes Tipo 2 - Diabetes Gestacional -Outros tipos de Diabetes Organismo Saudável As células utilizam

Leia mais

Congresso do Desporto Desporto, Saúde e Segurança

Congresso do Desporto Desporto, Saúde e Segurança Congresso do Desporto Desporto, Saúde e Segurança Projecto Mexa-se em Bragança Organização: Pedro Miguel Queirós Pimenta Magalhães E-mail: mexaseembraganca@ipb.pt Web: http://www.mexaseembraganca.ipb.pt

Leia mais

Projeto de Resolução n.º 238/XIII/1.ª. Recomenda ao Governo que implemente medidas de prevenção e combate à Diabetes e à Hiperglicemia Intermédia.

Projeto de Resolução n.º 238/XIII/1.ª. Recomenda ao Governo que implemente medidas de prevenção e combate à Diabetes e à Hiperglicemia Intermédia. Projeto de Resolução n.º 238/XIII/1.ª Recomenda ao Governo que implemente medidas de prevenção e combate à Diabetes e à Hiperglicemia Intermédia. O aumento da esperança de vida, conseguido através do desenvolvimento,

Leia mais

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Diabetes é uma doença ocasionada pela total falta de produção de insulina pelo pâncreas ou pela quantidade insuficiente da substância no corpo. A insulina

Leia mais

24 de Outubro 5ª feira insulinoterapia Curso Prático Televoter

24 de Outubro 5ª feira insulinoterapia Curso Prático Televoter 2013 Norte 24 de Outubro 5ª feira insulinoterapia Curso Prático Televoter António Pedro Machado Simões-Pereira Descoberta da insulina Insulina protamina Insulina lenta Lispro - análogo de acção curta Glulisina

Leia mais

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE DEFESA DA SAÚDE CESAU

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE DEFESA DA SAÚDE CESAU ORIENTAÇÃO TÉCNICA N.º 50 /2015 - CESAU Salvador, 23 de março de 2015 Objeto: Parecer. Promotoria de Justiça GESAU / Dispensação de medicamentos. REFERÊNCIA: Promotoria de Justiça de Conceição do Coité/

Leia mais

PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 197/XIII/1.ª

PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 197/XIII/1.ª b Grupo Parlamentar PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 197/XIII/1.ª RECOMENDA AO GOVERNO A DISPONIBILIZAÇÃO DE TERAPÊUTICA COM SISTEMA DE PERFUSÃO CONTÍNUA DE INSULINA (SPCI) A TODAS AS CRIANÇAS COM DIABETES ATÉ

Leia mais

Valor do sector do Diagnóstico in vitro, em Portugal. Principais conclusões APIFARMA CEMD. Outubro 2014

Valor do sector do Diagnóstico in vitro, em Portugal. Principais conclusões APIFARMA CEMD. Outubro 2014 Valor do sector do Diagnóstico in vitro, em Portugal Principais conclusões APIFARMA CEMD Outubro 2014 1 APIFARMA Valor do Sector do Diagnóstico in Vitro, em Portugal Agenda I Objectivos e metodologia II

Leia mais

NÚMERO: 002/2011 DATA: 14/01/2011 ASSUNTO: PALAVRAS CHAVE: PARA: CONTACTO:

NÚMERO: 002/2011 DATA: 14/01/2011 ASSUNTO: PALAVRAS CHAVE: PARA: CONTACTO: NÚMERO: 002/2011 DATA: 14/01/2011 ASSUNTO: PALAVRAS CHAVE: PARA: CONTACTO: Diagnóstico e Classificação da Diabetes Mellitus Diabetes ; Diagnóstico Médicos e Enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde Departamento

Leia mais

Em 2013 perderam-se 4 683 anos potenciais de vida devido à diabetes mellitus

Em 2013 perderam-se 4 683 anos potenciais de vida devido à diabetes mellitus Dia Mundial da diabetes 14 de novembro 1983-2013 EMBARGO ATTÉ 13 DE NOVEMBRO DE 2014,, ÀS 11 HORAS Em 2013 perderam-se 4 683 anos potenciais de vida devido à diabetes mellitus Em 2013, as doenças endócrinas,

Leia mais

Proteger nosso. Futuro

Proteger nosso. Futuro Proteger nosso Futuro A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1943, tendo como objetivo unir a classe médica especializada em cardiologia para o planejamento

Leia mais

Veículo: Jornal da Comunidade Data: 24 a 30/07/2010 Seção: Comunidade Vip Pág.: 4 Assunto: Diabetes

Veículo: Jornal da Comunidade Data: 24 a 30/07/2010 Seção: Comunidade Vip Pág.: 4 Assunto: Diabetes Veículo: Jornal da Comunidade Data: 24 a 30/07/2010 Seção: Comunidade Vip Pág.: 4 Assunto: Diabetes Uma vida normal com diabetes Obesidade, histórico familiar e sedentarismo são alguns dos principais fatores

Leia mais

à diabetes? As complicações resultam da de açúcar no sangue. São frequentes e graves podendo (hiperglicemia).

à diabetes? As complicações resultam da de açúcar no sangue. São frequentes e graves podendo (hiperglicemia). diabetes Quando Acidente a glicemia vascular (glicose cerebral no sangue) (tromboses), sobe, o pâncreas uma das principais O que Quais é a diabetes? as complicações associadas à diabetes? produz causas

Leia mais

Diário da Diabetes. Automonitorizar a sua glicemia. Como a HbA1c corresponde à média a da glicose sanguínea. Valores de glicemia

Diário da Diabetes. Automonitorizar a sua glicemia. Como a HbA1c corresponde à média a da glicose sanguínea. Valores de glicemia Automonitorizar a sua glicemia Quando verifica diariamente a sua glicemia, obtém uma fotografia do nível nesse momento. Os testes HbA1c feitos pelo seu médico indicam a média dos seus níveis de glicemia

Leia mais

Conheça mais sobre. Diabetes

Conheça mais sobre. Diabetes Conheça mais sobre Diabetes O diabetes é caracterizado pelo alto nível de glicose no sangue (açúcar no sangue). A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é responsável por fazer a glicose entrar para

Leia mais

DIABETES E CIRURGIA ALVOS DO CONTROLE GLICÊMICO PERIOPERATÓRIO

DIABETES E CIRURGIA ALVOS DO CONTROLE GLICÊMICO PERIOPERATÓRIO DIABETES E CIRURGIA INTRODUÇÃO 25% dos diabéticos necessitarão de cirurgia em algum momento da sua vida Pacientes diabéticos possuem maiores complicações cardiovasculares Risco aumentado de infecções Controle

Leia mais

Diabetes Gestacional

Diabetes Gestacional Diabetes Gestacional Introdução O diabetes é uma doença que faz com que o organismo tenha dificuldade para controlar o açúcar no sangue. O diabetes que se desenvolve durante a gestação é chamado de diabetes

Leia mais

RELATÓRIO E CONTAS BBVA BOLSA EURO

RELATÓRIO E CONTAS BBVA BOLSA EURO RELATÓRIO E CONTAS BBVA BOLSA EURO 30 JUNHO 20 1 BREVE ENQUADRAMENTO MACROECONÓMICO 1º semestre de 20 No contexto macroeconómico, o mais relevante no primeiro semestre de 20, foi a subida das taxas do

Leia mais

O que está no interior faz toda a diferença

O que está no interior faz toda a diferença BREVE APRESENTAÇÃO DA ZENTIVA O que está no interior faz toda a diferença Visão global da Zentiva Localizada no centro da Europa, a Zentiva opera em 32 mercados e fornece medicamentos a cerca de 800 milhões

Leia mais

Incretinomiméticos e inibidores de DPP-IV

Incretinomiméticos e inibidores de DPP-IV Bruno de Oliveira Sawan Rodrigo Ribeiro Incretinomiméticos e inibidores de DPP-IV Liga de Diabetes - UNIUBE GLP-1 GLP-1 é normalmente produzido pelas células neuroendócrinas L da mucosa intestinal Sua

Leia mais

Protocolo para controle glicêmico em paciente não crítico HCFMUSP

Protocolo para controle glicêmico em paciente não crítico HCFMUSP Protocolo para controle glicêmico em paciente não crítico HCFMUSP OBJETIVOS DE TRATAMENTO: Alvos glicêmicos: -Pré prandial: entre 100 e 140mg/dL -Pós prandial: < 180mg/dL -Evitar hipoglicemia Este protocolo

Leia mais

APOGOM. Compromissos da indústria alimentar sobre Alimentação, Actividade Física e Saúde

APOGOM. Compromissos da indústria alimentar sobre Alimentação, Actividade Física e Saúde APOGOM Compromissos da indústria alimentar sobre Alimentação, Actividade Física e Saúde É hoje amplamente reconhecido que o aumento significativo de certas doenças não transmissíveis (tais como as doenças

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA E DIABETES. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

ATIVIDADE FÍSICA E DIABETES. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior ATIVIDADE FÍSICA E DIABETES Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior O QUE É DIABETES? Trata-se de uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina ou quando o corpo não consegue utilizar

Leia mais

Dia Mundial da Diabetes - 14 Novembro de 2012 Controle a diabetes antes que a diabetes o controle a si

Dia Mundial da Diabetes - 14 Novembro de 2012 Controle a diabetes antes que a diabetes o controle a si Dia Mundial da Diabetes - 14 Novembro de 2012 Controle a diabetes antes que a diabetes o controle a si A função da insulina é fazer com o que o açúcar entre nas células do nosso corpo, para depois poder

Leia mais

Sessão Televoter Diabetes

Sessão Televoter Diabetes 2013 Norte 24 de Outubro Quinta-feira Sessão Televoter Diabetes António Pedro Machado Simões Pereira Critérios para o diagnóstico de Diabetes A1C 6.5% Gl jj 126 mg/dl ou ou PTGO - Glicémia à 2ª hora 200

Leia mais

Programa da Diabetes das FAA

Programa da Diabetes das FAA Programa da Diabetes das FAA Sabrina Coelho da Cruz Diabetologista do Hospital Militar Principal/Instituto Superior Coordenadora da Comissão da Diabetes do HMP/IS Coordenadora do Programa da Diabetes nas

Leia mais

estimação tem diabetes?

estimação tem diabetes? Será que o seu animal de estimação tem diabetes? Informação acerca dos sinais mais comuns e dos factores de risco. O que é a diabetes? Diabetes mellitus, o termo médico para a diabetes, é uma doença causada

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA /2014

RESPOSTA RÁPIDA /2014 RESPOSTA RÁPIDA /2014 SOLICITANTE Curvelo - Juizado Especial NÚMERO DO PROCESSO DATA 3/3/2014 SOLICITAÇÃO 0209 14001499-1 Solicito de Vossa Senhoria que, no prazo de 48 horas, informe a este juízo,acerca

Leia mais

Sessão Televoter Diabetes

Sessão Televoter Diabetes 2013 26 de Abril Sexta-feira Sessão Televoter Diabetes António Pedro Machado Francisco Azevedo Simões Pereira Critérios para o diagnóstico de Diabetes A1C 6.5% Gl jj 126 mg/dl ou ou PTGO - Glicémia à 2ª

Leia mais

AS MODERNAS INSULINAS

AS MODERNAS INSULINAS AS MODERNAS INSULINAS II Congresso para Diabéticos promovido pela Aliança de Atenção ao Diabetes do Rio de Janeiro - Foto molecular da insulina humana - Izidoro de Hiroki Flumignan - médico endocrinologista

Leia mais

IMS Health. Carlos Mocho. General Manager. www.imshealth.com

IMS Health. Carlos Mocho. General Manager. www.imshealth.com IMS Health Carlos Mocho General Manager www.imshealth.com Q. A IMS tem actividade em Portugal e Fale-nos um pouco da actividade da empresa? R. A IMS Portugal iniciou em Portugal no inicio deste ano (2008),

Leia mais

Pesquisa revela que um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes

Pesquisa revela que um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes Pesquisa revela que um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes O Dia Mundial da Saúde é celebrado todo 7 de abril, e neste ano, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientização

Leia mais

CASOS DE SUCESSO DO CONCURSO NACIONAL DE INOVAÇÃO BES. O sucesso. dos métodos. não invasivos. de detecção. do cancro

CASOS DE SUCESSO DO CONCURSO NACIONAL DE INOVAÇÃO BES. O sucesso. dos métodos. não invasivos. de detecção. do cancro CASOS DE SUCESSO DO CONCURSO NACIONAL DE INOVAÇÃO BES O sucesso dos métodos não invasivos de detecção do cancro Foi distinguida no Concurso Nacional de Inovação BES em 2007 e desde então já lançou no mercado

Leia mais

TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DO DIABETES MELLITUS: SULFONILUREIAS E BIGUANIDAS

TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DO DIABETES MELLITUS: SULFONILUREIAS E BIGUANIDAS UNIVERSIDADE DE UBERABA LIGA DE DIABETES 2013 TRATAMENTO MEDICAMENTOSO DO DIABETES MELLITUS: SULFONILUREIAS E BIGUANIDAS PALESTRANTES:FERNANDA FERREIRA AMUY LUCIANA SOUZA LIMA 2013/2 CRITÉRIOS PARA ESCOLHA

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

O resultado de uma boa causa. Apresentação de resultados da campanha pela Obesidade do programa Saúde mais Próxima

O resultado de uma boa causa. Apresentação de resultados da campanha pela Obesidade do programa Saúde mais Próxima O resultado de uma boa causa. Apresentação de resultados da campanha pela Obesidade do programa Saúde mais Próxima Saúde mais próxima. Por causa de quem mais precisa. Saúde mais Próxima é um programa da

Leia mais

GRANDES OPÇÕES DO PLANO 2008 PRINCIPAIS ASPECTOS

GRANDES OPÇÕES DO PLANO 2008 PRINCIPAIS ASPECTOS GRANDES OPÇÕES DO PLANO 2008 PRINCIPAIS ASPECTOS I. INTRODUÇÃO O Governo apresentou ao Conselho Económico e Social o Projecto de Grandes Opções do Plano 2008 (GOP 2008) para que este Órgão, de acordo com

Leia mais

O que é diabetes mellitus tipo 2?

O que é diabetes mellitus tipo 2? O que é diabetes mellitus tipo 2? Todas as células do nosso corpo precisam de combustível para funcionar. O principal combustível chama-se glicose, que é um tipo de açúcar. Para que a glicose consiga entrar

Leia mais

O QUE SABE SOBRE A DIABETES?

O QUE SABE SOBRE A DIABETES? O QUE SABE SOBRE A DIABETES? 11 A 26 DE NOVEMBRO DE 2008 EXPOSIÇÃO PROMOVIDA PELO SERVIÇO DE MEDICINA INTERNA DO HOSPITAL DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, EPE DIABETES MELLITUS É uma doença grave? Estou em

Leia mais

PALAVRAS CHAVE Diabetes mellitus tipo 2, IMC. Obesidade. Hemoglobina glicada.

PALAVRAS CHAVE Diabetes mellitus tipo 2, IMC. Obesidade. Hemoglobina glicada. 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA AVALIAÇÃO

Leia mais

LUZ AO FUNDO DO TÚNEL TALVEZ SÓ EM 2013. As previsões do Euroconstruct para o sector da construção e da reabilitação em Portugal.

LUZ AO FUNDO DO TÚNEL TALVEZ SÓ EM 2013. As previsões do Euroconstruct para o sector da construção e da reabilitação em Portugal. LUZ AO FUNDO DO TÚNEL TALVEZ SÓ EM 2013 As previsões do Euroconstruct para o sector da construção e da reabilitação em Portugal Vítor Cóias 1. INTRODUÇÃO Nas últimas décadas a construção em Portugal tem

Leia mais

QUAL O POTENCIAL DE PHARMAFOODS EM PORTUGAL?

QUAL O POTENCIAL DE PHARMAFOODS EM PORTUGAL? QUAL O POTENCIAL DE PHARMAFOODS EM PORTUGAL? SUMÁRIO EXECUTIVO PORTUGALFOODS AGENDA 1. O Shopper e as suas Motivações Como e onde compra?... 3 2. Como está a Saúde em Portugal? Um Retrato sobre a Saúde

Leia mais

Ficha de informação 1 POR QUE RAZÃO NECESSITA A UE DE UM PLANO DE INVESTIMENTO?

Ficha de informação 1 POR QUE RAZÃO NECESSITA A UE DE UM PLANO DE INVESTIMENTO? Ficha de informação 1 POR QUE RAZÃO NECESSITA A UE DE UM PLANO DE INVESTIMENTO? Desde a crise económica e financeira mundial, a UE sofre de um baixo nível de investimento. São necessários esforços coletivos

Leia mais

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV)

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV) Doenças Cardiovasculares (DCV) O que são as Doenças Cardiovasculares? De um modo geral, são o conjunto de doenças que afetam o aparelho cardiovascular, designadamente o coração e os vasos sanguíneos. Quais

Leia mais

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho

Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem

Leia mais

DIABETES MELLITUS. Ricardo Rodrigues Cardoso Educação Física e Ciências do DesportoPUC-RS

DIABETES MELLITUS. Ricardo Rodrigues Cardoso Educação Física e Ciências do DesportoPUC-RS DIABETES MELLITUS Ricardo Rodrigues Cardoso Educação Física e Ciências do DesportoPUC-RS Segundo a Organização Mundial da Saúde, existem atualmente cerca de 171 milhões de indivíduos diabéticos no mundo.

Leia mais

Obesidade Infantil. O que é a obesidade

Obesidade Infantil. O que é a obesidade Obesidade Infantil O que é a obesidade A obesidade é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afectar

Leia mais

Diário da diabetes CONTROLAR A DIABETES. Este diário pertence a:

Diário da diabetes CONTROLAR A DIABETES. Este diário pertence a: CONTROLAR A DIABETES Diário da diabetes Este diário destina-se a ajudá-lo a manter actualizadas informações importantes que o podem ajudar na gestão diária da sua diabetes. Também estão incluídas neste

Leia mais

Alterações Metabolismo Carboidratos DIABETES

Alterações Metabolismo Carboidratos DIABETES 5.5.2009 Alterações Metabolismo Carboidratos DIABETES Introdução Diabetes Mellitus é uma doença metabólica, causada pelo aumento da quantidade de glicose sanguínea A glicose é a principal fonte de energia

Leia mais

Worldwide Charter for Action on Eating Disorders

Worldwide Charter for Action on Eating Disorders Worldwide Charter for Action on Eating Disorders - CARTA MUNDIAL DE ACÇÃO PARA AS PARTURBAÇÕES ALIMENTARES- DIREITOS E EXPECTATIVAS PARA PESSOAS COM PERTURBAÇÕES ALIMENTARES E AS SUAS FAMÍLIAS PREÂMBULO

Leia mais

Retinopatia Diabética

Retinopatia Diabética Retinopatia Diabética A diabetes mellitus é uma desordem metabólica crónica caracterizada pelo excesso de níveis de glicose no sangue. A causa da hiper glicemia (concentração de glicose igual ou superior

Leia mais

Sumário executivo. Em conjunto, as empresas que implementaram

Sumário executivo. Em conjunto, as empresas que implementaram 10 Sumário executivo Conclusões coordenadas pela Deloitte, em articulação com os membros do Grupo de Trabalho da AÇÃO 7 Sumário executivo Em conjunto, as empresas que implementaram estes 17 projetos representam

Leia mais

ROSNorte Rede de Observatórios de Saúde do Norte

ROSNorte Rede de Observatórios de Saúde do Norte ROSNorte Rede de Observatórios de Saúde do Norte À PROCURA DE UM INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DO IMPACTO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA SAÚDE Grupo de Trabalho da Avaliação do Impacto dos Serviços de Saúde na

Leia mais

REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA

REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA REDE TEMÁTICA DE ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA Patrocinada e reconhecida pela Comissão Europeia no âmbito dos programas Sócrates. Integração social e educacional de pessoas com deficiência através da actividade

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

Programa de Estabilidade e Programa Nacional de Reformas. Algumas Medidas de Política Orçamental

Programa de Estabilidade e Programa Nacional de Reformas. Algumas Medidas de Política Orçamental Programa de Estabilidade e Programa Nacional de Reformas Algumas Medidas de Política Orçamental CENÁRIO O ano de 2015 marca um novo ciclo de crescimento económico para Portugal e a Europa. Ante tal cenário,

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 219/2014 Insulina Glargina (Lantus ) e tiras reagentes

RESPOSTA RÁPIDA 219/2014 Insulina Glargina (Lantus ) e tiras reagentes RESPOSTA RÁPIDA 219/2014 Insulina Glargina (Lantus ) e tiras reagentes SOLICITANTE NÚMERO DO PROCESSO DATA SOLICITAÇÃO Dra. Herilene de Oliveira Andrade Juiza de Direito da Comarca de Itapecirica/MG Autos

Leia mais

CORRELAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA RENAL E ANEMIA EM PACIENTES NORMOGLICEMICOS E HIPERGLICEMICOS EM UM LABORATÓRIO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE

CORRELAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA RENAL E ANEMIA EM PACIENTES NORMOGLICEMICOS E HIPERGLICEMICOS EM UM LABORATÓRIO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE CORRELAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA RENAL E ANEMIA EM PACIENTES NORMOGLICEMICOS E HIPERGLICEMICOS EM UM LABORATÓRIO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CE Janaína Esmeraldo Rocha, Faculdade Leão Sampaio, janainaesmeraldo@gmail.com

Leia mais

DIABETES TIPO 2 PREVALÊNCIA DIAGNÓSTICO E ABORDAGEM. Paula Bogalho. S. Endocrinologia Diabetes e Metabolismo

DIABETES TIPO 2 PREVALÊNCIA DIAGNÓSTICO E ABORDAGEM. Paula Bogalho. S. Endocrinologia Diabetes e Metabolismo DIABETES TIPO 2 PREVALÊNCIA DIAGNÓSTICO E ABORDAGEM Paula Bogalho S. Endocrinologia Diabetes e Metabolismo Hosp. Curry Cabral, Lisboa, 20.2.2010 Diabetes Crescimento nos países em desenvolvimento Diabetes

Leia mais

Em 2007, por cada indivíduo nascido em Portugal, foram criadas 1,6 empresas

Em 2007, por cada indivíduo nascido em Portugal, foram criadas 1,6 empresas Em 2007, por cada indivíduo nascido em Portugal, foram criadas 1,6 empresas O Instituto Nacional de Estatística apresentou os primeiros resultados 1 sobre o empreendedorismo em Portugal para o período

Leia mais

NIMEGON SCHERING-PLOUGH INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. Comprimidos Revestidos. 50 mg e 100 mg

NIMEGON SCHERING-PLOUGH INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. Comprimidos Revestidos. 50 mg e 100 mg NIMEGON SCHERING-PLOUGH INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. Comprimidos Revestidos 50 mg e 100 mg IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO NIMEGON fosfato de sitagliptina MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE

Leia mais

Impacto das novas abordagens terapêuticas e financiamento da diabetes

Impacto das novas abordagens terapêuticas e financiamento da diabetes Impacto das novas abordagens terapêuticas e financiamento da diabetes Helder Mota Filipe Vice-Presidente, INFARMED, I.P. Professor Associado, FFUL 25 Junho 2015 2 Prevalência da Diabetes em Portugal 2013

Leia mais

Tópicos da Aula. Classificação CHO. Processo de Digestão 24/09/2012. Locais de estoque de CHO. Nível de concentração de glicose no sangue

Tópicos da Aula. Classificação CHO. Processo de Digestão 24/09/2012. Locais de estoque de CHO. Nível de concentração de glicose no sangue Universidade Estadual Paulista DIABETES E EXERCÍCIO FÍSICO Profª Dnda Camila Buonani da Silva Disciplina: Atividade Física e Saúde Tópicos da Aula 1. Carboidrato como fonte de energia 2. Papel da insulina

Leia mais

OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES. Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes

OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES. Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes OS 5 PASSOS QUE MELHORAM ATÉ 80% OS RESULTADOS NO CONTROLE DO DIABETES Mônica Amaral Lenzi Farmacêutica Educadora em Diabetes TER DIABETES NÃO É O FIM... É o início de uma vida mais saudável, com alimentação

Leia mais

O engenheiro na equipa de saúde ocupacional: a visão da medicina do trabalho

O engenheiro na equipa de saúde ocupacional: a visão da medicina do trabalho O engenheiro na equipa de saúde ocupacional: a visão da medicina do trabalho Carlos Silva Santos Programa Nacional de Saúde Ocupacional DSAO/DGS 2014 Segurança, Higiene e Saúde do trabalho Organização

Leia mais

Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Campanha de Prevenção e Controle de Hipertensão e Diabetes

Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Campanha de Prevenção e Controle de Hipertensão e Diabetes Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Campanha de Prevenção e Controle de Hipertensão e Diabetes Objetivos: - Desenvolver uma visão biopsicossocial integrada ao ambiente de trabalho, considerando

Leia mais

Como prescrever o exercício no tratamento do DM. Acad. Mariana Amorim Abdo

Como prescrever o exercício no tratamento do DM. Acad. Mariana Amorim Abdo Como prescrever o exercício no tratamento do DM Acad. Mariana Amorim Abdo Importância do Exercício Físico no DM Contribui para a melhora do estado glicêmico, diminuindo os fatores de risco relacionados

Leia mais

VOCÊ CUIDA DO SEU DIABETES, A GENTE CUIDA DE VOCÊ.

VOCÊ CUIDA DO SEU DIABETES, A GENTE CUIDA DE VOCÊ. Referências bibliográficas: 1. Sociedade Brasileira de Diabetes. Algoritmo para o tratamento do diabetes tipo 2 atualização 2011. Posicionamento Oficial SBD no. 3. São Paulo: SBD; 2011. 2. Sociedade Brasileira

Leia mais

EVOLUÇÃO DO SEGURO DE SAÚDE EM PORTUGAL

EVOLUÇÃO DO SEGURO DE SAÚDE EM PORTUGAL EVOLUÇÃO DO SEGURO DE SAÚDE EM PORTUGAL Ana Rita Ramos 1 Cristina Silva 2 1 Departamento de Análise de Riscos e Solvência do ISP 2 Departamento de Estatística e Controlo de Informação do ISP As opiniões

Leia mais

PROJETO. Saúde, um direito Cívico

PROJETO. Saúde, um direito Cívico PROJETO Saúde, um direito Cívico Projeto Mexa-se - Ano de 2014-2015 Página 1 " A manutenção da saúde assenta no contrariar a tendência para a redução de exercício. Não existe nenhuma forma de substituir

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS 24 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS Os mercados de capitais na Europa e no mundo exigem informações financeiras significativas, confiáveis, relevantes e comparáveis sobre os emitentes de valores mobiliários.

Leia mais

NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO

NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO NIP: Nº DO RELATÓRIO: DENOMINAÇÃO DA EMPRESA: EQUIPA AUDITORA (EA): DATA DA VISITA PRÉVIA: DATA DA AUDITORIA: AUDITORIA DE: CONCESSÃO SEGUIMENTO ACOMPANHAMENTO

Leia mais

O QUE É? O HEPATOBLASTOMA

O QUE É? O HEPATOBLASTOMA O QUE É? O HEPATOBLASTOMA Fígado O HEPATOBLASTOMA O QUE SIGNIFICA ESTADIO? O QUE É O HEPATOBLASTOMA? O hepatoblastoma é o tipo de tumor maligno do fígado mais frequente na criança; na maioria dos casos

Leia mais

Quais são os sintomas? O sucesso no controle do diabetes depende de quais fatores? O que é monitorização da glicemia? O que é diabetes?

Quais são os sintomas? O sucesso no controle do diabetes depende de quais fatores? O que é monitorização da glicemia? O que é diabetes? Quais são os sintomas? Muita sede, muita fome, muita urina, desânimo e perda de peso. Esses sintomas podem ser observados antes do diagnóstico ou quando o controle glicêmico está inadequado. O aluno com

Leia mais

PROTOCOLO ENERGIA POSITIVA CONTRA A OBESIDADE

PROTOCOLO ENERGIA POSITIVA CONTRA A OBESIDADE PROTOCOLO ENERGIA POSITIVA CONTRA A OBESIDADE A incidência e a prevalência quer da pré-obesidade quer da obesidade têm vindo a aumentar na União Europeia e, também, em Portugal, constituindo um importante

Leia mais

Investigador português premiado nos EUA

Investigador português premiado nos EUA Investigador português premiado nos EUA DOENÇA DE CROHN O INVESTIGADOR Henrique Veiga-Femandes, que estuda o papel de células na defesa contra infeções intestinais, recebeu o prémio Sénior Research Award,

Leia mais

Estado- Titular da autorização de Nome do medicamento introdução no mercado. Postfach 210805 Ludwigshafen DE 67008 Germany.

Estado- Titular da autorização de Nome do medicamento introdução no mercado. Postfach 210805 Ludwigshafen DE 67008 Germany. Anexo I 3 Substância: Propil-hexedrina Estado- Titular da autorização de Nome do medicamento Membro introdução no mercado Alemanha Knoll AG Postfach 210805 Ludwigshafen DE 67008 Germany Eventin 4 Substância:

Leia mais

Estudo mostra que LANTUS ajudou pacientes com Diabetes Tipo 2 a atingirem a meta recomendada pela ADA para o controle de açúcar no sangue

Estudo mostra que LANTUS ajudou pacientes com Diabetes Tipo 2 a atingirem a meta recomendada pela ADA para o controle de açúcar no sangue Paris, 07 de junho, de 2008 Estudo mostra que LANTUS ajudou pacientes com Diabetes Tipo 2 a atingirem a meta recomendada pela ADA para o controle de açúcar no sangue Novos dados apresentados na Annual

Leia mais

Sistema Nacional de Vigilância dos Dispositivos Médicos. Raquel Alves Unidade de Vigilância de Produtos de Saúde

Sistema Nacional de Vigilância dos Dispositivos Médicos. Raquel Alves Unidade de Vigilância de Produtos de Saúde Sistema Nacional de Vigilância dos Dispositivos Médicos 1 Raquel Alves Unidade de Vigilância de Produtos de Saúde Vigilância pós mercado RISCO CLASSIFICAÇÃO INVESTIGAÇÃO CONCEPÇÃO NORMALIZAÇÃO SUPERVISÃO

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

2ª semana da Farmácia Angolana 3ª ExpoFarma Angola 07 de Outubro 2015 Paulo Lilaia

2ª semana da Farmácia Angolana 3ª ExpoFarma Angola 07 de Outubro 2015 Paulo Lilaia Análise e desenvolvimento do mercado, legislação e factores de crescimento do Mercado de Medicamentos Genéricos 2ª semana da Farmácia Angolana 3ª ExpoFarma Angola 07 de Outubro 2015 Paulo Lilaia APOGEN

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: DIABETES MELLITUS TIPO II E O ANTIDIABÉTICO METFORMINA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

Introdução. Procura, oferta e intervenção. Cuidados continuados - uma visão económica

Introdução. Procura, oferta e intervenção. Cuidados continuados - uma visão económica Cuidados continuados - uma visão económica Pedro Pita Barros Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Introdução Área geralmente menos considerada que cuidados primários e cuidados diferenciados

Leia mais

Hipert r en e são ã A rteri r a i l

Hipert r en e são ã A rteri r a i l Hipertensão Arterial O que é a Pressão Arterial? Coração Bombeia sangue Orgãos do corpo O sangue é levado pelas artérias Fornece oxigénio e nutrientes Quando o sangue é bombeado gera uma pressão nas paredes

Leia mais

Coisas que deve saber sobre a pré-eclâmpsia

Coisas que deve saber sobre a pré-eclâmpsia Coisas que deve saber sobre a pré-eclâmpsia A pré-eclâmpsia é muito mais comum do que a maior parte das pessoas pensa na realidade ela é a mais comum das complicações graves da gravidez. A pré-eclâmpsia

Leia mais

Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade

Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade Documento de posição do Comité Consultivo Científico da ENSA Introdução As proteínas são um importante nutriente necessário para o crescimento

Leia mais

Gorduras, Alimentos de Soja e Saúde do Coração Análise das Evidências

Gorduras, Alimentos de Soja e Saúde do Coração Análise das Evidências Gorduras, Alimentos de Soja e Saúde do Coração Análise das Evidências Documento de posição do Comité Consultivo Científico da ENSA Introdução Há muito que os cientistas reconhecem o papel importante que

Leia mais

NÍVEIS DE PREVENÇÃO. Ana Catarina Peixoto R. Meireles. Médica Interna de Saúde Pública Unidade Operativa de Saúde Pública P

NÍVEIS DE PREVENÇÃO. Ana Catarina Peixoto R. Meireles. Médica Interna de Saúde Pública Unidade Operativa de Saúde Pública P NÍVEIS DE PREVENÇÃO Conceito e Relação com as Funções do Médico de Saúde PúblicaP Ana Catarina Peixoto R. Meireles Médica Interna de Saúde Pública P Unidade Operativa de Saúde Pública P de Braga Reunião

Leia mais

Elevação dos custos do setor saúde

Elevação dos custos do setor saúde Elevação dos custos do setor saúde Envelhecimento da população: Diminuição da taxa de fecundidade Aumento da expectativa de vida Aumento da demanda por serviços de saúde. Transição epidemiológica: Aumento

Leia mais

0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br

0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br ANS - Nº 34.388-9 0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br Março 2007 Programa de Atenção ao Diabetes O que é diabetes? AUnimed-BH preocupa-se com a saúde e o bem-estar dos seus clientes, por isso investe em

Leia mais