QUANTIFICAÇÃO DE PRODUTOS HORTIFRUTIGRANJEIROS FORA DE MARGEM DE COMERCIALIZAÇÃO NA EMPASA-JP/PB

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUANTIFICAÇÃO DE PRODUTOS HORTIFRUTIGRANJEIROS FORA DE MARGEM DE COMERCIALIZAÇÃO NA EMPASA-JP/PB"

Transcrição

1 QUANTIFICAÇÃO DE PRODUTOS HORTIFRUTIGRANJEIROS FORA DE MARGEM DE COMERCIALIZAÇÃO NA EMPASA-JP/PB MARTINS, Marcus Vinicius de Oliveira 1, LIMA, Ytalo Soares de 1, BIZERRIL, Caio Mateus Leite 2, PRADO, João Paulo de Sousa 3, BRAGA, Ana Luiza M. 4 1 Discentes bolsistas, 2 Discentes colaboradores, 3 Professor orientador, 4 Professor colaborador, jp_prado@hotmail.com Universidade Federal da Paraíba/Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional/Departamento de Tecnologia de Alimentos/PROBEX RESUMO Segundo dados da Embrapa, a cada 100 quilos de frutas produzidas no país, cerca de 50% são desperdiçados durante toda a cadeia produtiva e de distribuição, dando a informação de perda diária de aproximadamente 15 toneladas de alimentos, que são direcionadas para o lixo em grandes centros de comercialização. Assim, esse projeto teve como objetivo identificar e mapear os permissionários com maior índice de desperdício na EMPASA- Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas localizada no bairro do Cristo Redentor em João Pessoa e a partir dos dados obtidos otimizar os fluxos de informação através da elaboração de uma planilha de gerenciamento de fácil utilização, para quantificação dos dados de entrada de produtos que apresenta a quantidade de hortifrutigranjeiro perdidos (doação/descarte) em porcentagem e o quanto foi vendido com preço reduzido, a partir de uma fórmula previamente inserida na planilha, onde os permissionários só precisam acrescentar os dados. O projeto que ainda encontra-se em execução está sendo de grande importância para permissionários/ comerciantes da EMPASA, oferecendo-lhes uma maior praticidade a partir da elaboração da planilha, que serve de auxilio na hora do permissionário contabilizar suas perdas tanto econômicas quanto de produtos, possibilitando assim identificar o percentual de desperdício para elaboração de medidas preventivas. PALAVRAS- CHAVE: desperdício, hortifrutigranjeiros, central de abastecimento. INTRODUÇÃO Segundo dados da Embrapa (2010), o Brasil, tem um desperdício anual de R$ 4 bilhões, na cadeia produtiva e de distribuição de frutas, legumes e verduras, a maioria dessas perdas relacionadas a questões de embalagens irregulares, excesso de manuseio e transporte completamente inadequado. A Embrapa, mostra de acordo com seus dados, que de cada 100 quilos de frutas produzidas nos pais, cerca de 50 kg, são desperdiçadas dentro e durante toda a cadeia de distribuição. Dando a informação de perda diária de aproximadamente 15 toneladas de alimentos, que acabam direcionadas para o lixo em grandes centros de consumo e

2 comercialização, como Ceasas, e segundo dados da mesma, 14 toneladas ainda são descartadas todos os dias no varejo, sem chegar ao menos no consumidor final. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2009), desde o inicio, no plantio, na colheita, passando pela distribuição, até chegar à comercialização, a quantidade de alimentos desperdiçados, poderia alimentar 32 milhões de pessoas, acabando possivelmente com a fome do Brasil. Atualmente cerca de 200 famílias carentes são atendidas em João Pessoa com o programa de segurança alimentar e nutricional da Empasa (Programa da Sopa). Estima-se que este número irá aumentar muito com a implantação do banco de alimentos na unidade de João Pessoa. Apesar da Empasa já possuir um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional a aproximadamente 10 anos, a sua operacionalização em termos de uso dos alimentos desperdiçados na empresa não é otimizada. Até o presente momento não foi realizado um mapeamento dos desperdícios de hortifrutigranjeiros (tipo, quantidade e qualidade) dos permissionários/mês ao longo de um ano. Este mapeamento é essencial para a previsão do que será processado no banco de alimentos e a garantia do balanceamento nutricional e entrega do prato às famílias. O seguinte projeto teve como objetivo identificar e mapear os permissionário com maior índice de desperdício na EMPASA e a partir dos dados obtidos otimizar os fluxos de informação através da elaboração de uma planilha de gerenciamento. DESENVOLVIMENTO Metodologia O projeto está sendo realizado nas dependências da EMPASA- Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas, com os permissionários/ comerciantes da central de abastecimento. Baseado nos dados de entrada de produtos que constavam no sistema da EMPASA foi possível tabular os dados em uma planilha e visualizar quais os quatro principais permissionários, de acordo com a quantidade de produtos que adentram na empresa e seu principal produto comercializado na central de abastecimento com base no estudo realizado anualmente que contabiliza a quantidade de produtos que entram na EMPASA e selecionam os vinte principais. A partir dos dados foi elaborada uma planilha para quantificação do desperdício.

3 Resultados e Discussão Para objetivar todo o processo do projeto foi analisado o perfil dos permissionários. Para isso, nos reunimos com os funcionários responsáveis pela EMPASA, e nessa reunião nos foi comunicado que eles contabilizam a quantidade de produtos que entram na EMPASA por mês em um caderno. Neste caderno contém informações importantes sobre cada produto, e no final de cada ano é feito um levantamento de quais são os vinte principais produtos. Foi constatado os que os principais produtos comercializados são: laranja pêra, melancia, banana pacovan, abacaxi, maçã nacional, banana prata, mamão hawaí, manga tomy, maracujá, uva itália, limão taiti, melão espanhol, tomate, batatinha, cebola pêra, cenoura, inhame da costa, batata doce, pimentão verde, abóbora leite. Com base nessa informação, foi elaborada uma planilha para tabular os dados referentes aos vinte principais produtos, na planilha contém as siglas e os números dos boxes, os nomes dos permissionários responsáveis, o número de variedades de mercadoria que são vendidas, se possuem um produto principal, os tipos e sub-classes de produtos, a quantidade mensal de itens que entraram, se o principal produto que o permissionário vende é um dos principais listados da EMPASA. A partir dos resultados da planilha foram selecionados para iniciar as próximas etapas os permissionários que tem a maior comercialização e o maior índice de desperdício na empresa. Foram seguidos os seguintes critérios de seleção: o de maior volume; se o galpão é grande ou pequeno, para que a quantidade de alunos dentro do box não atrapalhasse o trabalho dos permissionários; os dias de maior e menor fluxo; a disposição dos permissionários; se o tipo de produto que ele mais vende é um dos vinte principais; se o índice de produtos fora da margem de comercialização era alto. Foram escolhidos os quatro maiores permissionários da Empasa que comercializam os produtos que estão entre os vinte principais. Os produtos comercializados por eles são: uva itália, maçã nacional e tomate. Durante as visitas na EMPASA, foi observado que um dos principais fatores de avaria dos produtos é a má manipulação dos próprios funcionários, durante a carga e a descarga dos produtos, que faz com que os frutos se soltem dos cachos ou das pencas. Outro fator que contribui para que isso ocorra, é a forma com que os próprios consumidores manuseiam os produtos durante as compras.

4 Baseado nas observações dos quatro permissionários pode-se constatar que o desperdício no box do permissionário que vende maça e uva itália, a principal reclamação é que boa parte dos produtos já chegam na Empasa com avarias provenientes da colheita e transporte, alguns desses produtos são comercializados com o preço menor e são denominadas por eles de avarias vendidas. As avarias que não são vendidas são colocadas na frente da loja para que os pedintes possam levar. Aquelas que não são levadas são colocadas no lixo ou enviadas para a compostagem. No permissionário que vende tomate, foi possível acompanhar inúmeras vezes o descarregamento da matéria-prima, pode-se observar que os funcionários que descarregavam os tomates estavam fazendo uma triagem, separando os tomates verdes dos mais vermelhos e retirando os que não serviam para comercialização. Segundo a proprietária do estabelecimento, os tomates verdes são para um cliente específico que já é certo. Observamos também que muitos tomates já vêm machucados, com marcas dos engradados de plástico. As caixas ficam com excesso de tomates que são machucados e esmagados durante o empilhamento dos monoblocos. Existe ainda o agravante da falta de cuidado durante o manuseio, alguns funcionários chegam a apertar os tomates durante o processo de seleção. A proprietária também comentou que recebem em cada caminhão 450 caixas com 32 quilos cada, ou seja, quilos de tomate por dia, porém o desperdício não é contabilizado. Através dessas informações, foi elaborada uma planilha de fácil utilização, para quantificação dos dados de entrada de produtos que apresenta a quantidade de hortifrutigranjeiro perdidos (doação/descarte) em porcentagem e o quanto foi vendido com preço reduzido, a partir de uma fórmula previamente inserida na planilha, onde os permissionários só precisam acrescentar os dados. A planilha possibilita ao permissionário adicionar todos os tipos de produtos que são comercializados em seu box. Segue abaixo a imagem da planilha desenvolvida:

5 Figura 1 Imagem da planilha elaborada para os permissionários CONSIDERAÇÕES FINAIS O projeto que ainda encontra-se em execução está sendo de grande importância para permissionários/ comerciantes da EMPASA Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas, oferecendo-lhes uma maior praticidade a partir da elaboração da planilha, que serve de auxilio na hora do permissionário contabilizar suas perdas tanto econômicas quanto de produtos, possibilitando assim identificar o percentual de desperdício para elaboração de medidas preventivas. REFERÊNCIAS EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Disponível em < Acesso em 10/10/2010. IBGE. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa realizada no dia 10/09/2010.

CAPACITAÇÃO EM BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS NA EMPASA DE JOÃO PESSOA/PB

CAPACITAÇÃO EM BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS NA EMPASA DE JOÃO PESSOA/PB CAPACITAÇÃO EM BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS NA EMPASA DE JOÃO PESSOA/PB VIDAL, Ana Renally Cardoso 1, BIZERRIL, Caio Mateus Leite 1, LIMA, TAYSSA Mayara de Castro 2, SANTOS, Jozicleide Barbosa

Leia mais

CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS EM ESTABELECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS NA EMPASA DE JOÃO PESSOA/PB

CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS EM ESTABELECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS NA EMPASA DE JOÃO PESSOA/PB CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS EM ESTABELECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS NA EMPASA DE JOÃO PESSOA/PB VIDAL, Ana Renally Cardoso 1, GOMES, Liana Santos do Nascimento 2, TEODOSIO, Albert Einstein

Leia mais

Pesquisa de Preço da Cesta de Hortifrutigranjeiros

Pesquisa de Preço da Cesta de Hortifrutigranjeiros Pesquisa de Preço da Cesta de Hortifrutigranjeiros Campina Grande PB Outubro de 2016 Sumário 1. Apresentação... 3 1.1. Objetivo... 3 1.2. Público alvo... 3 1.3. Metodologia... 3 1.4. Amostragem... 4 1.5.

Leia mais

CENTRAIS DE ABASTECIMENTO DO DISTRITO FEDERAL CEASA-DF CEASA-DF

CENTRAIS DE ABASTECIMENTO DO DISTRITO FEDERAL CEASA-DF CEASA-DF 2013 Boletim Mensal Abril CENTRAIS DE ABASTECIMENTO DO DISTRITO FEDERAL CEASA-DF CEASA-DF GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Centrais de Abastecimento

Leia mais

CONCORRÊNCIA SESC/MA Nº 17/0004-CC REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS

CONCORRÊNCIA SESC/MA Nº 17/0004-CC REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS CONCORRÊNCIA SESC/MA Nº 17/0004-CC REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS ITEM USO INTERNO (RCMS) Nº DO ITEM NA RCMS DESCRIÇÃO QUANTIDADE ESTIMADA Sesc Turismo Sesc Deodoro Total Estimado Unidade

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Benedito publica:

Prefeitura Municipal de São Benedito publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VI Nº 773 Prefeitura Municipal de São Benedito publica: Carta Cotação - Objeto: Contratação de empresa para fornecimento de hortifrutigranjeiros para atender a demanda da

Leia mais

CONCORRÊNCIA SESC/MA Nº 18/0005-CC REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS MORANGO MADURO COM PESO APROXIMADO DE 15 G

CONCORRÊNCIA SESC/MA Nº 18/0005-CC REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS MORANGO MADURO COM PESO APROXIMADO DE 15 G CONCORRÊNCIA SESC/MA Nº 18/0005-CC REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS Item Uso Interno (RCMS) Nº do Item na RCMS Descrição Sesc Deodoro Quantidade Estimada Sesc Turismo Total Estimado Unidade

Leia mais

síntese dos indicadores de segurança alimentar e nutricional brasil e regiões

síntese dos indicadores de segurança alimentar e nutricional brasil e regiões síntese dos indicadores de segurança alimentar e nutricional brasil e regiões - 2009 TABELA 1 Produção de alimentos (Volume produzido, em toneladas, dos alimentos mais consumidos pela população) 1.1Arroz

Leia mais

PERFIL DAS FEIRAS-LIVRES NO COMÉRCIO DE FRUTAS E HORTALIÇAS EM SÃO MIGUEL - RN

PERFIL DAS FEIRAS-LIVRES NO COMÉRCIO DE FRUTAS E HORTALIÇAS EM SÃO MIGUEL - RN PERFIL DAS FEIRAS-LIVRES NO COMÉRCIO DE FRUTAS E HORTALIÇAS EM SÃO MIGUEL - RN Bruno Fonsêca Feitosa (1); Emanuel Neto Alves de Oliveira (2); João Vitor Fonseca Feitoza (1); Regilane Marques Feitosa (1);

Leia mais

SEGUNDA - FEIRA TERÇA - FEIRA QUARTA - FEIRA QUINTA - FEIRA SEXTA - FEIRA 31/10/ /11/ /11/ /11/ /11/2016

SEGUNDA - FEIRA TERÇA - FEIRA QUARTA - FEIRA QUINTA - FEIRA SEXTA - FEIRA 31/10/ /11/ /11/ /11/ /11/2016 31/10/2016 01/11/2016 02/11/2016 03/11/2016 04/11/2016 Fórmula Infantil Papinha de Banana + Biscoito + + Pão + Papinha de maçã + Biscoito + Papinha de abacate + Pão + Carne com batata, abobrinha, abóbora

Leia mais

Vitória da Conquista, 10 a 12 de Maio de 2017

Vitória da Conquista, 10 a 12 de Maio de 2017 ORIGEM DE FRUTAS E HORTALIÇAS COMERCIALIZADAS NAS FEIRAS LIVRES E NA CEASA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA Vanusa Rodrigues de Souza 1 ; Erlani de Oliveira Alves 2 ; Priscila Silva Miranda 3 ;

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS PROCESSO ADMINISTRATIVO: 23068.023691/2013-63 PREGÃO ELETRÔNICO: 23/2013-SRP (UASG 153048) SEQUENCIAL: 01 A, doravante denominada UFES, autarquia educacional de regime especial,

Leia mais

Comercialização de Batata Consumo no Brasil

Comercialização de Batata Consumo no Brasil Comercialização de Batata Consumo no Brasil Margarete Boteon & João Paulo Deleo II Seminário Brasileiro da Batata 24 e 25 de novembro de 2004 CEPEA/ESALQ & Cepea: Revista: http://cepea.esalq.usp.br/hfbrasil

Leia mais

UNIVERSAL KIDS. Quarta 05/08

UNIVERSAL KIDS. Quarta 05/08 Semana 1 03/08 04/08 05/08 06/08 07/08 Bolacha de leite Rosquinha Bolacha de água e sal; Bolacha maisena Banana; Maçã; Manga; Pera; Maçã;, cenoura, batata e repolho Suco Natural: Melancia Sopa de carne

Leia mais

Palavras-chave: Lycopersicon esculentum Mill., Lactuca sativa L., comercialização.

Palavras-chave: Lycopersicon esculentum Mill., Lactuca sativa L., comercialização. PERDAS PÓS-COLHEITA DE FRUTAS E HORTALIÇAS COMERCIALIZADAS EM ANÁPOLIS GO Bruna Nascimento Oliveira 1, 4 ; Maria Madalena Rinaldi 2, 4 ; Rívia Darla Álvares Amaral 3, 4. 1 Bolsista PBIC/UEG 2 Pesquisadora

Leia mais

CARDÁPIOS CARDÁPIOS DESENVOLVIDOS PELA EQUIPE HS ASSESSORIA NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS DO BERÇÁRIO, REFERENTES À DATA DE 24/03/2014 A 30/04/2014.

CARDÁPIOS CARDÁPIOS DESENVOLVIDOS PELA EQUIPE HS ASSESSORIA NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS DO BERÇÁRIO, REFERENTES À DATA DE 24/03/2014 A 30/04/2014. CARDÁPIOS BERÇÁRIO, REFERENTES À DATA DE 24/03/2014 A 30/04/2014. (24/03 A 28/03) SEGUNDA 24/03 TERÇA 25/03 QUARTA 26/03 QUINTA 27/03 SEXTA 28/03 Melão amassadinho Água de coco Mamão amassadinho Suco de

Leia mais

Semana 1 Quinta 01/10 Sexta 02/10

Semana 1 Quinta 01/10 Sexta 02/10 Semana 1 Quinta 01/10 Sexta 02/10 Rosquinha Bolacha de água e sal; Manga; Pera; desfiado cará, cenoura e Suco Natural: Melancia; Mamadeira Abacate; cenoura, mandioquinha e abobrinha, mandioquinha e acelga

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL SESC PANTANAL Nº 17/0013 PG ANEXO VI TABELA DE VALORES

PREGÃO PRESENCIAL SESC PANTANAL Nº 17/0013 PG ANEXO VI TABELA DE VALORES PREGÃO PRESENCIAL SESC PANTANAL Nº 17/0013 PG ANEXO VI TABELA DE VALORES Conforme descrito em Instrumento Convocatório, o preço de cada item estará atrelado à cotação de mercado, divulgado na tabela constante

Leia mais

VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DEVE AUMENTAR 2,99% EM 2018

VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DEVE AUMENTAR 2,99% EM 2018 VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DEVE AUMENTAR 2,99% EM 2018 Destaques 1) Produção brasileira de grãos está estimada em 228,3 milhões de toneladas para a safra 2017/2018, redução de 3,9% em relação

Leia mais

Semana 1 Segunda 01/02 Terça 02/02 Quarta 03/02 Quinta 04/02 Sexta 05/02

Semana 1 Segunda 01/02 Terça 02/02 Quarta 03/02 Quinta 04/02 Sexta 05/02 Semana 1 Segunda 01/02 Terça 02/02 Quarta 03/02 Quinta 04/02 Sexta 05/02 Torradinha Magic Toast Bolacha de leite ; abacate manga mandioca, abobora e vagem (quando lima com beterraba vermelha, inhame, cenoura

Leia mais

Gerência de Compra GERÊNCIA DN FORNECEDOR. MATERIAL/SERVIÇO Item Uso Interno Descrição Unidade Quantidade KG 300 KG

Gerência de Compra GERÊNCIA DN FORNECEDOR. MATERIAL/SERVIÇO Item Uso Interno Descrição Unidade Quantidade KG 300 KG 1 1 16/01527 ABACATE COMUM 2 RCMS ABACAXI MÉDIO KG 10.000 3 RCMS ABÓBORA BAHIA OU PESCOÇO KG 20.000 4 RCMS ABOBRINHA VERDE EXTRA 5 RCMS ABOBRINHA ITALIANA 6 RCMS ACELGA 7 RCMS AGRIÃO 8 RCMS AIPIM SANTA

Leia mais

PERÍODO DE 18 A 22/08/2014

PERÍODO DE 18 A 22/08/2014 CARDÁPIO BERÇÁRIO I 1ª FASE MATUTINO COLAÇÃO Papinha de Papinha de Papinha de Papinha de Maçã raspadinha 8H30 banana manga melão mamão legumes legumes legumes (abóbora legumes (mandioca, (mandioquinha,

Leia mais

Reaproveitamento dos Alimentos: Economia, Saúde e Sabor Mestranda: Mariana Camargos de Paula

Reaproveitamento dos Alimentos: Economia, Saúde e Sabor Mestranda: Mariana Camargos de Paula Reaproveitamento dos Alimentos: Economia, Saúde e Sabor Mestranda: Mariana Camargos de Paula Outubro/2013 Alimentação é a base da vida e dela depende o estado de saúde do ser humano. 30% da produção mundial

Leia mais

PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS (Aula 1)

PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS (Aula 1) PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS (Aula 1) UAP UAP Profa. Rosana Rodrigues Dra. Cláudia Pombo Sudré Doutoranda: Cíntia dos Santos Bento (LMGV/P4/ salas 110 e 111) Hortaliças - Alguns aspectos econômicos O Brasil

Leia mais

CARDÁPIO AGOSTO Berçário I

CARDÁPIO AGOSTO Berçário I Berçário I Semana06/08 A 10/08 Colação Maçã Tangerina Melancia Laranja mexida, abòbora e bròcolis carne moída com batata e cenoura músculo desfiado, batata doce e chicória carioca, carne desfiada, milho

Leia mais

Divisão Agronegócio - 07/09/2018

Divisão Agronegócio - 07/09/2018 Divisão Agronegócio - 07/09/2018 Criada em 2015, a ASTECH é uma empresa de base tecnológica, localizada no Distrito de Correas, na Cidade de Petrópolis/RJ, especializada no desenvolvimento de produtos

Leia mais

PREGÃO. Endereço : AVENIDA AYRTON SENNA, JACAREPAGUA. Simone Fernandes Guimarães GLP/SCEM/CAD

PREGÃO. Endereço : AVENIDA AYRTON SENNA, JACAREPAGUA. Simone Fernandes Guimarães GLP/SCEM/CAD 1 1 14/00781 ABACATE COMUM 2 RCMS ABACAXI MÉDIO KG 10.000 3 RCMS ABÓBORA BAHIA OU PESCOÇO KG 20.000 4 RCMS ABOBRINHA VERDE EXTRA 5 RCMS ABOBRINHA ITALIANA 0 6 RCMS ACELGA 7 RCMS AGRIÃO 8 RCMS AIPIM SANTA

Leia mais

Berçário I. Semana a DIA/REFEIÇÃO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira. Mamão picado ou amassado

Berçário I. Semana a DIA/REFEIÇÃO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira. Mamão picado ou amassado Berçário I Semana 05.03 a 09.03 Pêra raspada Mamão picado ou amassado Melancia picada Banana picada ou amassada Maçã raspada espaguete, frango molho de tomate. carne moída, cenoura e repolho verde músculo

Leia mais

Quantidade e Valor por Procedência dos Produtos - Estado/Município

Quantidade e Valor por Procedência dos Produtos - Estado/Município Quantidade e Valor por Procedência dos s - Estado/Município MINAS GERAIS 15.990 55.130,56 ITUETA 15.990 55.130,56 INHAME 15.840 54.986,12 LIMAO TAHITI 150 144,44 ESPÍRITO SANTO 15.893.194 36.463.630,09

Leia mais

Mamão + Pão + Suco Manga + Biscoito + Suco Maçã + Pão + Suco. Almoço. Carne com mandioquinha, cenoura, vagem, acelga e. macarrão.

Mamão + Pão + Suco Manga + Biscoito + Suco Maçã + Pão + Suco. Almoço. Carne com mandioquinha, cenoura, vagem, acelga e. macarrão. 04 a 08 de NOVEMBRO 04/11/2013 05/11/2013 06/11/2013 07/11/2013 08/11/2013 + Pão + Suco Manga + Biscoito + Suco + Pão + Suco Goiaba + Biscoito + Suco + Pão + Suco Frango com cará, abóbora, chuchu, escarola,

Leia mais

CARDÁPIO NOVEMBRO Berçário I

CARDÁPIO NOVEMBRO Berçário I Berçário I Semana 05/11 a 09/11 Colação Laranja Melancia Goiaba picadinha Melão Feijão preto, macarrão espaguete a bolonhesa carioca, ovo, abóbora e espinafre carne desfiada, inhame e repolho verde Arroz,

Leia mais

Gerência de Compra GERÊNCIA DN. Endereço : AVENIDA AYRTON SENNA, JACAREPAGUA Tel. : Fax : FORNECEDOR

Gerência de Compra GERÊNCIA DN. Endereço : AVENIDA AYRTON SENNA, JACAREPAGUA Tel. : Fax : FORNECEDOR 1 1 12/03514 ABACATE COMUM KG 1.100 2 ABACAXI MÉDIO.000 3 ABÓBORA BAHIA OU PESCOÇO KG 18.500 4 ABOBRINHA VERDE EXTRA KG 17.400 5 ABOBRINHA ITALIANA KG 1.000 6 ACELGA KG 3.000 7 AGRIÃO KG 10.000 8 AIPIM

Leia mais

11/03/2013 DADOS DA DISCIPLINA. Benefícios do consumo regular de f&h. ImportâncIa das f&h DEFINIÇÃO - FRUTAS ALGUNS PROBLEMAS. Carga horária: 80h

11/03/2013 DADOS DA DISCIPLINA. Benefícios do consumo regular de f&h. ImportâncIa das f&h DEFINIÇÃO - FRUTAS ALGUNS PROBLEMAS. Carga horária: 80h INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA RS DADOS DA DISCIPLINA Curso: Técnico em AgroindúsTriA Disciplina: Tecnologia de FruTas e HorTaliças Tema: INTRODUÇÃO AO

Leia mais

MERENDA VOLTA REDONDA. Cardápio Creche- Lactose Fevereiro/14. Leite de Soja / Biscoito Salgado com Geléia. Suco Natural de Maracujá

MERENDA VOLTA REDONDA. Cardápio Creche- Lactose Fevereiro/14. Leite de Soja / Biscoito Salgado com Geléia. Suco Natural de Maracujá MERENDA VOLTA REDONDA Cardápio Creche- Lactose Fevereiro/14. semana Segunda Terça Quarta Quinta Sexta 1 03/02/14 04/02/14 05/02/14 06/02/14 07/02/14 Desjejum FÉRIAS Salgado com Geléia Leite de Soja / Biscoito

Leia mais

CARDÁPIO I - MAIO. Melancia em pedaços. Bolo de banana FERIADO. Suco de acerola. Saladinha de alface, tomate, pimentão e pepino

CARDÁPIO I - MAIO. Melancia em pedaços. Bolo de banana FERIADO. Suco de acerola. Saladinha de alface, tomate, pimentão e pepino CARDÁPIO I - MAIO 1ª SEMANA SEGUNDA 29/04 TERÇA 30/04 QUARTA 01/05 QUINTA 02/05 SEXTA 03/05 Banana em rodelas Bolo de banana FERIADO Macaxeira carne Suco de melancia Legumes cozidos (beterraba, chuchu

Leia mais

Rastreabilidade e recall no mundo das frutas e hortaliças frescas

Rastreabilidade e recall no mundo das frutas e hortaliças frescas Rastreabilidade e recall no mundo das frutas e hortaliças frescas Anita de Souza Dias Gutierrez Centro de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento da CEAGESP 24 de novembro de 2015 Frutas e hortaliças frescas

Leia mais

CARDÁPIO MENSAL DO LANCHE

CARDÁPIO MENSAL DO LANCHE DO LANCHE ENSINO FUNDAMENTAL DIA IGUARIA 1 IGUARIA 2 1 mini-pizza sabores variados biscoito maizena 2 bisnaguinha com queijo biscoito club social integral 3 biscoito de chocolate ao leite pão de queijo

Leia mais

CARDÁPIO BERÇÁRIO B MÊS DEJUNHO DE 2016 Juliana Simonetti Ribeiro/ Nutricionista- CRN moída + caldo de Feijão Carioca batido +alface

CARDÁPIO BERÇÁRIO B MÊS DEJUNHO DE 2016 Juliana Simonetti Ribeiro/ Nutricionista- CRN moída + caldo de Feijão Carioca batido +alface REFEIÇOES LANCHE DA MANHÃ ALMOÇO LANCHE DA TARDE JANTAR 30/05 Polenta mole com carne moída + caldo de Feijão Carioca +alface Papinha de batata com frango desfiado + escarola+ caldo de feijão carioca 31/05

Leia mais

CARDÁPIO DO MÊS DE AGOSTO

CARDÁPIO DO MÊS DE AGOSTO CARDÁPIO DO MÊS DE AGOSTO - 2017 01 02 03 04 07 COLAÇÃO: Abacaxi e Inhame com Abacaxi e Inhame com Hortelã e Biscoito Maisena pra toda Acerola e Mamão c/ Hortelã e Acerola e Mamão c/ Hortelã e Bolo de

Leia mais

CARDÁPIO DESINTOXICANTE PARA ELIMINAR 3 KG EM 7 DIAS

CARDÁPIO DESINTOXICANTE PARA ELIMINAR 3 KG EM 7 DIAS CARDÁPIO DESINTOXICANTE PARA ELIMINAR 3 KG EM 7 DIAS Para saber tudo o que é preciso fazer e mais as receitas da dieta estão! CLIQUE AQUI! SEGUNDA FEIRA Café da manhã 7:30min 1/2 mamão papaia médio 1 colher

Leia mais

Reino do Ensino Cardápio sujeito a alterações mediante a disponibilidade de alimentos

Reino do Ensino Cardápio sujeito a alterações mediante a disponibilidade de alimentos Data 29/05 30/05 31/05 01/06 02/06 Maçã raspadinha Maçã raspadinha Pão de queijo Omelete Creme de manga com maracujá Creme de manga com maracujá Bolo integral de cenoura com cobertura de cacau Pera Abacaxi

Leia mais

PROJETO DE VENDA - GRUPO INFORMAL - ANEXO III

PROJETO DE VENDA - GRUPO INFORMAL - ANEXO III PROJETO DE VENDA - GRUPO INFORMAL - ANEXO III ATENDIMENTO A CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2017 - PNAE NOME DO PROPONENTE: ENDEREÇO: I - IDENTIFICAÇÃO DOS FORNECEDORES MUNICIPIO/UF: CPF: CEP: DDD/FONE: E-MAIL (SE

Leia mais

CARDÁPIO NIDO. 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira. Manga Melancia Mamão Maçã Pera

CARDÁPIO NIDO. 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira. Manga Melancia Mamão Maçã Pera CARDÁPIO NIDO Manga Melancia Mamão Maçã Pera Creme raízes; Arroz Frango picadinho; Quiabo; Farofa de aveia. Carne desfiadinha; Abobrinha refogada; Bertalha. Creme de batata; Couve à mineira. Bertalha Maçã

Leia mais

CARDÁPIO I - AGOSTO. Banana em rodelas. Mamão picadinho. Macaxeira com queijo coalho. Bolo de laranja. Suco de tangerina. cenoura

CARDÁPIO I - AGOSTO. Banana em rodelas. Mamão picadinho. Macaxeira com queijo coalho. Bolo de laranja. Suco de tangerina. cenoura CARDÁPIO I - AGOSTO 1ª SEMANA SEGUNDA (01/08) TERÇA (02/08) QUARTA (03/08) QUINTA (04/08) SEXTA (05/08) LANCHE DA MANHÃ Cuscuz com Macaxeira com queijo coalho Mamão picadinho Bolo de laranja Melão em pedaços

Leia mais

CARDÁPIO COLÉGIO OBJETIVO SETEMBRO

CARDÁPIO COLÉGIO OBJETIVO SETEMBRO CARDÁPIO COLÉGIO OBJETIVO SETEMBRO DIA/SEMANA 01/09/17 LANCHE MANHÃ Abacaxi integral de cacau 1 SEMANA ALMOÇO -Frango ao molho branco caseiro -Arroz + feijão preto manga LANCHE TARDE graviola -bolo formigueiro

Leia mais

PRISMA INFANTIL CARDÁPIO NIDO. 01 A 05 de abril 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Manga Melancia Goiaba Mamão Banana

PRISMA INFANTIL CARDÁPIO NIDO. 01 A 05 de abril 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Manga Melancia Goiaba Mamão Banana PRISMA INFANTIL CARDÁPIO NIDO 01 A 05 de abril 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Manga Melancia Goiaba Mamão Banana Massinha com molho de tomate; Peixe ao forno; Aipim cozido; Chicória refogada.

Leia mais

Berçário. Semana 30/04 a 04/05 DIA/REFEIÇÃO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira. Lanche Laranja Caqui Banana Laranja

Berçário. Semana 30/04 a 04/05 DIA/REFEIÇÃO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira. Lanche Laranja Caqui Banana Laranja Berçário Semana 30/04 a 04/05 Melancia FERIADO Abacaxi Abacate Maçã carioca, ovo mexido, batata e vagem chuchu e couve Arroz feijão preto, ovo, com batata e repolho verde carioca, Músculo, batata doce,

Leia mais

EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO E COMÉRCIO MUNDIAL DE MAMÃO

EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO E COMÉRCIO MUNDIAL DE MAMÃO VI SIMPÓSIO DO PAPAYA BRASILEIRO Tecnologia de produção e mercado para o mamão brasileiro Vitória ES, 10 a 13 de novembro de 2015 EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO E COMÉRCIO MUNDIAL DE MAMÃO Edileuza Vital Galeano

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 01/2011 PNAE/SEE-AL/15ª CRE ANEXO III TOTAL GERAL DA 15ª. CRE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DOS GÊNEROS ALIMENTÍCIOS CEREAIS

CHAMADA PÚBLICA 01/2011 PNAE/SEE-AL/15ª CRE ANEXO III TOTAL GERAL DA 15ª. CRE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DOS GÊNEROS ALIMENTÍCIOS CEREAIS ANEXO III TOTAL GERAL DA 15ª. CRE CEREAIS ARROZ BRANCO - Comum, classe longo fino, agulha, tipo 2, isento de matéria terrosa, pedras, fungos ou parasitas, livre de umidade, com grãos inteiros. Acondicionado

Leia mais

CARDÁPIO MAIO Berçário I e Berçário II

CARDÁPIO MAIO Berçário I e Berçário II Berçário I e Berçário II Semana 01/05 a 03/05 Colação Caqui Maçã FERIADO carioca, moela, purê de batata e couve preto, frango, batata doce e brócolis Banana Tangerina Feijão carioca, macarrão com carne

Leia mais

# Cardápio sujeito alterações semanais, comunicadas através de Informativos da Divisão de Alimentação Escolar

# Cardápio sujeito alterações semanais, comunicadas através de Informativos da Divisão de Alimentação Escolar 1ª SEMANA - 02/04/2018 À 06/04/2018-12 MESES À 3 ANOS - 2018 2ª 02/abr BOLINHO BEBIDA LACTEA ARROZ / FEIJÃO SOBRECOXA FRANGO COM CHUCHU SUCO DE MELÃO COM CENOURA E LIMÃO CANJA (ARROZ, BATATA, CENOURA,

Leia mais

Composição de alimentos por 100 gramas Fonte: Tabela nutricional da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

Composição de alimentos por 100 gramas Fonte: Tabela nutricional da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Composição de alimentos por 100 gramas Fonte: Tabela nutricional da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Cereais e derivados Arroz, integral, cru 12 359 1502 8 2 0 78 5,0 Arroz, tipo 1, cru 13 359

Leia mais

Berçário I. Semana 02/01 a 05//01. DIA/REFEIÇÃO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira. Melancia picada

Berçário I. Semana 02/01 a 05//01. DIA/REFEIÇÃO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira. Melancia picada Semana 02/01 a 05//01 Berçário I Feriado Mamão picado ou amassado Melancia picada Banana picada ou amassada Maçã raspada cenoura e repolho verde músculo inhame e ovo mexido, abóbora e moela chuchu e tomate

Leia mais

CARDÁPIO COLÉGIO OBJETIVO AGOSTO

CARDÁPIO COLÉGIO OBJETIVO AGOSTO CARDÁPIO COLÉGIO OBJETIVO AGOSTO DIA/SEMANA 01/08/17 LANCHE MANHÃ Laranja -Barrinha de Banana -Cookies de cacau Maçã 1 SEMANA ALMOÇO -Arroz com brócolis -Purê de macaxeira tangerina -Hortaliças do dia:

Leia mais

Um Pomar de Oportunidades de Negócios. Seminário "Mercado de Frutas e Derivados Orgânicos - Fruit Logística e Biofach",

Um Pomar de Oportunidades de Negócios. Seminário Mercado de Frutas e Derivados Orgânicos - Fruit Logística e Biofach, Um Pomar de Oportunidades de Negócios Seminário "Mercado de Frutas e Derivados Orgânicos - Fruit Logística e Biofach", SP dez 2008 O IBRAF O Instituto Brasileiro de Frutas IBRAF é uma organização privada

Leia mais

CARDÁPIO ESCOLA DA TURMA - B 2

CARDÁPIO ESCOLA DA TURMA - B 2 30/04/18 01/05/18 02/05/18 03/05/18 04/05/18 Maça Banana Melão Suco de Pêra lima Suco de Pêra Arroz / Feijão Arroz / feijão Panqueca de carne Cenoura na Manteiga Macarrão c/ brocólis e carne picada Rocambole

Leia mais

ANEXO III - PROJETO DE VENDA - GRUPO INFORMAL

ANEXO III - PROJETO DE VENDA - GRUPO INFORMAL NOME DO PROPONENTE: ENDEREÇO: EDITAL DA CHAMADA PÚBLICA 01/2018 Atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE ANEXO III - PROJETO DE VENDA - GRUPO INFORMAL ATENDIMENTO A CHAMADA PÚBLICA

Leia mais

Maçăs e Pêras CORES DA TERRA

Maçăs e Pêras CORES DA TERRA Maçăs e Pêras CORES DA TERRA 12 Maçă Mini Pequena Média Grande Super Extra I Super Extra II Escultural Escultural II Branca 5010 5003 5006 5009 6006 6055 31001 31026 Preta Verde 5032 5011 5031 5001 5030

Leia mais

CEASAMINAS UNIDADE GRANDE BELO HORIZONTE CALENDÁRIO DA SAZONALIDADE DOS PREÇOS DE HORTIGRANJEIROS E CEREAIS /2015

CEASAMINAS UNIDADE GRANDE BELO HORIZONTE CALENDÁRIO DA SAZONALIDADE DOS PREÇOS DE HORTIGRANJEIROS E CEREAIS /2015 CEASAMINAS UNIDADE GRANDE BELO HORIZONTE CALENDÁRIO DA SAZONALIDADE DOS PREÇOS DE HORTIGRANJEIROS E CEREAIS - 2011/2015 HORT.FOLHAS,FLOR-HASTE ACELGA FO FO FO RE RE FR FR FR FR FR RE RE AGRIÃO FO FO FO

Leia mais

O SECTOR AGROPECUÁRIO EM CABO VERDE Caracterização da população agrícola cabo-verdiana Caracterização Da Pecuária Em Cabo Verde...

O SECTOR AGROPECUÁRIO EM CABO VERDE Caracterização da população agrícola cabo-verdiana Caracterização Da Pecuária Em Cabo Verde... Sumário O SECTOR AGROPECUÁRIO EM CABO VERDE... 3 Caracterização da população agrícola cabo-verdiana... 3 Caracterização Da Pecuária Em Cabo Verde... 3 PRODUÇÃO AGRÍCOLA EM 2016... 4 PRODUÇÃO PECUÁRIA EM

Leia mais

SEGUNDA - FEIRA TERÇA - FEIRA QUARTA - FEIRA QUINTA - FEIRA SEXTA - FEIRA 01/02/ /02/ /02/2017

SEGUNDA - FEIRA TERÇA - FEIRA QUARTA - FEIRA QUINTA - FEIRA SEXTA - FEIRA 01/02/ /02/ /02/2017 01/02/2017 02/02/2017 03/02/2017 + Biscoito + Suco + Pão + Suco + biscoito + Suco ALMOÇ ÇO Carne com mandioca, abobrinha, cenoura, acelga, abóbora, vagem, espinafre, Carne com cará, abóbora, vagem, couve

Leia mais

DA FAO NO BRASIL SÃO PAULO - SP, BRASIL 30 NOVEMBRO

DA FAO NO BRASIL SÃO PAULO - SP, BRASIL 30 NOVEMBRO Combate às Perdas e Desperdícios de Alimentos ALAN BOJANIC Ph.D. REPRESENTANTE DA FAO NO BRASIL SÃO PAULO - SP, BRASIL 30 NOVEMBRO 2017 ÍNDICE 1. O que são perdas e desperdício de alimentos? 2. Perdas

Leia mais

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira 05 a 09 de PRISMA INFANTIL CARDÁPIO NIDO Pera Laranja Melancia Mamão Maçã Peixe ao forno com batatas; Brócolis Frango ao molho; Inhame refogado; Chicória refogada Omelete de frango; couve-flor; Bertalha

Leia mais

Cardápio Ensino Infantil

Cardápio Ensino Infantil Base Segunda 31/07 Terça 01/08 Quarta 02/08 Quinta 03/08 Sexta 04/08 leite c/ requeijão e Suco de manga Penne a Bolo de cacau e goiaba desfiado Creme de milho e Tomate e Agrião crespa e Mel Milho cozido

Leia mais

Fundação Hospitalar São Francisco de Assis Histórico de Movimentação de Doação Período : Até ,61 Tipo DocumenEntidade -

Fundação Hospitalar São Francisco de Assis Histórico de Movimentação de Doação Período : Até ,61 Tipo DocumenEntidade - Fundação Hospitalar São Francisco de Assis Histórico de Movimentação de Doação Período : 01.07.2018 Até 31.07.2018 15.022,61 Tipo DocumenEntidade - Origem / Destino Data Cod. ItemDescrição UN Qtde. Custo

Leia mais

PRINCIPAIS PRODUTORES DE FRUTAS NO MUNDO

PRINCIPAIS PRODUTORES DE FRUTAS NO MUNDO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA RURAL FRUTICULTURA PANORAMA MUNDIAL As estatísticas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura

Leia mais

SAZONALIDADE DOS PREÇOS DE HORTIGRANJEIROS - CEASAMINAS UNID. GRANDE BH 2013/2017

SAZONALIDADE DOS PREÇOS DE HORTIGRANJEIROS - CEASAMINAS UNID. GRANDE BH 2013/2017 SAZONALIDADE DOS PREÇOS DE HORTIGRANJEIROS - CEASAMINAS UNID. GRANDE BH 2013/2017 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ HORT.FOLHAS,FLORES E HASTE ACELGA FO FO FO RE RE FR FR FR FR FR RE RE AGRIÃO

Leia mais

Processamento Mínimo de Frutas

Processamento Mínimo de Frutas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria Tropical Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Processamento Mínimo de Frutas Maria do Socorro Rocha Bastos Embrapa Informação

Leia mais

Demanda do Consumidor por menos Pesticidas

Demanda do Consumidor por menos Pesticidas Fresh Connections: Brazil Demanda do Consumidor por menos Pesticidas Papel do Varejo Alimentar: Supermercados exigindo dos produtores e oferecendo aos consumidores hortifruti mais saudável e seguro 18/ago/2016

Leia mais

ESCOLA INFANTIL PARAÍSO UNIDADE III AGOSTO 2017 Cardápio sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos alimentos

ESCOLA INFANTIL PARAÍSO UNIDADE III AGOSTO 2017 Cardápio sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos alimentos 31/07 01/08 02/08 03/08 04/08 Banana, melancia, melão, mamão e maçã Carne móida Pernil refogado Iscas de Estrogonofe de carne Guarnição Macarrão ao sugo Jardineira de legumes Milho refogado Batata e batata

Leia mais

CARDÁPIO I - AGOSTO. Abacaxi. Maçã em pedaços. Cuscuz com ovo Lolita. Suco de tangerina Suco de manga

CARDÁPIO I - AGOSTO. Abacaxi. Maçã em pedaços. Cuscuz com ovo Lolita. Suco de tangerina Suco de manga CARDÁPIO I - AGOSTO 1ª SEMANA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA Abacaxi Bagos de tangerina Lolita Broa de milho Beterraba em cubinhos com batata Fígado ado Frango empanado e batata cozida em pedaços Suco

Leia mais

Cardápio Ensino Infantil

Cardápio Ensino Infantil Julho Segunda 03/07 Terça 04/07 Quarta 05/07 Quinta 06/07 Sexta 07/07 Beterraba c/ Bolo de cacau e requeijão e Suco goiaba de manga Base Feijão Ovo mexido Tomate e Agrião desfiado c/ abobrinha crespa queijo

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS ESTADO DO PARÁ

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS ESTADO DO PARÁ 1. Dados Gerais da Licitação Número do Processo Licitatório Exercício 2016 Modalidade Tipo Objeto 001/2016 SEMAS/FMAS Convite Menor Preço Status Publicada FORNECIMENTO DE HORTIFRUTIGRANJEIROS, PARA ATENDER

Leia mais

CARDÁPIO EMI (integral) MAIO / Laranja A/F + frango cozido + chuchu refogado Mamão. Abacaxi A/F + carne cozida com cenoura Melão

CARDÁPIO EMI (integral) MAIO / Laranja A/F + frango cozido + chuchu refogado Mamão. Abacaxi A/F + carne cozida com cenoura Melão CARDÁPIO EMI (integral) MAIO / 2019 1 Q FERIADO (DIA DO TRABALHO) 2 Q 3 S 4 S 5 D 6 S 7 T 8 Q 9 Q 10 S 11 S Laranja A/F + frango cozido + chuchu refogado Mamão Abacaxi A/F + carne cozida com cenoura Melão

Leia mais

flor, batata e salsão

flor, batata e salsão CARDÁPIO BERÇÁRIO I 1ª FASE MATUTINO COLAÇÃO 8H30 11H30 Pera raspada Papa de abacate Papa de mamão Papa de manga Papa de goiaba Sopa de abóbora moranga,, vagem Sopa de, brócolis e cenoura Sopa de couve

Leia mais

Comunicação Externa DOC.: /17

Comunicação Externa DOC.: /17 Comunicação Externa DOC.: /17 REF.: ORIENTAÇÕES SOBRE CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL CARDÁPIOS DE AGOSTO ATÉ DEZ. Srs. Pais e/ou responsáveis, São José, julho de 2017. O Lanche coletivo é mais uma oportunidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 27, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2012

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 27, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2012 Data: 13/12/2012 Nº 019 Pág: 1 de 27 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 27, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2012 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA,

Leia mais

EXTRATO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 009/2019

EXTRATO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 009/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACI ESTADO DA BAHIA SETOR DE LICITAÇÃO E CONTRATOS EXTRATO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 009/2019 CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE ARACI - BA, PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PÚBLICO INTERNO,

Leia mais

Análise da Oportunidade Indústria de produção de caixas plásticas (bins)

Análise da Oportunidade Indústria de produção de caixas plásticas (bins) Análise da Oportunidade Indústria de produção de caixas plásticas (bins) 1.1 Sobre o Projeto Contratante: ABPM- Associação Brasileira de Produtores de Maçãs Objetivo: Desenvolvimento de um projeto de Análise

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Lazer Coordenadoria de Política Nutricional - CPN EMPRESAS HABILITADAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Lazer Coordenadoria de Política Nutricional - CPN EMPRESAS HABILITADAS PREGÃO 50/06 PRODUTOS HOTIFRUTIGRANJEIROS Cuiabá, 07 de novembro de 2006 EMPRESAS HABILITADAS 1.PRODUTO: ABACAXI.CLAUDINEY A. LIMA.COORIMBATÁ. PERROT E PAGANINI 2.PRODUTO: ABOBORA PAULISTA I.D LEITE 3.PRODUTO:

Leia mais

Especificações das Ementas

Especificações das Ementas Especificações das Ementas Diariamente existe Almoço, Lanche e Reforço. É necessário e há diariamente a existência de maçã ou pera cozida, para as refeições de bebés e crianças com dificuldades em mastigar.

Leia mais

ESCOLA INFANTIL PARAÍSO UNIDADE III JUNHO 2016 Cardápio sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos alimentos

ESCOLA INFANTIL PARAÍSO UNIDADE III JUNHO 2016 Cardápio sujeito a alterações de acordo com a disponibilidade dos alimentos 01/06 02/06 03/06 LANCHE DA MANHÃ Banana Manga Goiaba Yakissoba de carne com legumes (macarrão cabelo anjo) Frango desfiado com tomate Guarnição ---- Milho refogado com Bolinho de peixe com batata doce

Leia mais

CARDÁPIO I Maio 1ª SEMANA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA. Uva Geleia de mocotó com bolacha salgada Suco de maracujá

CARDÁPIO I Maio 1ª SEMANA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA. Uva Geleia de mocotó com bolacha salgada Suco de maracujá CARDÁPIO I Maio 1ª SEMANA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA Sanduiche de requeijão Goiaba em cubinhos Uva Geleia de mocotó com bolacha salgada Laranja Tapioca de queijo Bolo de coco Suco de melancia Salada

Leia mais

CARDÁPIO MÊS: MARÇO DE TURMAS: Berçário e Berçário I. Juliana Simonetti Ribeiro / Nutricionista - CRN3-2420

CARDÁPIO MÊS: MARÇO DE TURMAS: Berçário e Berçário I. Juliana Simonetti Ribeiro / Nutricionista - CRN3-2420 l LANCHE DA MANHÃ ALMOÇO LANCHE DA TARDE JANTAR 26/02 27/02 28/02 01/03 mamão Papinha de Macarrão + frango + tomate + escarola Banana amassada Papinha Purê de mandioquinha + carne + couve 02/03 Água de

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL HSPC Nº. 18/0007 PG ANEXO VI TABELA DE VALORES

PREGÃO PRESENCIAL HSPC Nº. 18/0007 PG ANEXO VI TABELA DE VALORES PREGÃO PRESENCIAL HSPC Nº. 18/0007 PG ANEXO VI TABELA DE VALORES Conforme descrito em Instrumento Convocatório, o preço de cada item estará atrelado à cotação de mercado e a página de cotação diária do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO ANEXO I-A DO TERMO DE REFERENCIA DO PREGÃO ELETRÔNICO N.º 45/2019/AD SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PLANILHA ESTIMATIVA

Leia mais

CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL (maiores de 2 anos) JANEIRO 2017

CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL (maiores de 2 anos) JANEIRO 2017 CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL (maiores de 2 anos) JANEIRO 2017 Observações: A margarina utilizada será sem lactose. Oferecer água durante todo dia. Não oferecer bebida durante o almoço ou jantar somente depois

Leia mais

PRISMA INFANTIL CARDÁPIO NIDO. 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira. Banana Pera Melancia Laranja Goiaba

PRISMA INFANTIL CARDÁPIO NIDO. 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira. Banana Pera Melancia Laranja Goiaba 04 a 08 de PRISMA INFANTIL CARDÁPIO NIDO Banana Pera Melancia Laranja Goiaba beterraba; refogada Abobrinha refogada; refogado Omelete de Farofa de aveia e cenoura Batata cozida com azeite; abóbora; Verdura

Leia mais

PRISMA INFANTIL CARDÁPIO AGRUPADAS 1 e 2

PRISMA INFANTIL CARDÁPIO AGRUPADAS 1 e 2 04 a 08 de PRISMA INFANTIL CARDÁPIO AGRUPADAS 1 e 2 Pera Maçã Melancia FERIADO RECESSO alface. Creme de milho; Bertalha Empadão de frango (grão de bico); chicória. Melancia Abacaxi Maçã Pãozinho integral

Leia mais

Sopa de mandioca, abobrinha e couve manteiga. Sopa de couve flor, espinafre e beterraba.

Sopa de mandioca, abobrinha e couve manteiga. Sopa de couve flor, espinafre e beterraba. CARDÁPIO BERÇÁRIO I 1ª FASE MATUTINO COLAÇÃO 8H30 11H30 Banana amassada Melão Papa de goiaba Papa de mamão chuchu, tomate sem pele e sem semente, beterraba e salsa mandioca, abobrinha e couve manteiga.

Leia mais

CARDÁPIO ABRIL. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ. Fruta Fruta Fruta Fruta Fruta

CARDÁPIO ABRIL. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ. Fruta Fruta Fruta Fruta Fruta 2 3 4 5 6 Beterraba Brócolis Chuchu Abobrinha Berinjela Inhame Batata Mandioquinha Cará Mandioca Espinafre Erva-doce Couve manteiga Acelga Agrião Lentilha Vagem Feijão branco Feijão carioca Ervilha seca

Leia mais

Prato base Prato principal Guarnição Salada Sobremesa. Coxa com sobrecoxa assada. Salada de batata. Frango desfiado.

Prato base Prato principal Guarnição Salada Sobremesa. Coxa com sobrecoxa assada. Salada de batata. Frango desfiado. 1ª. Semana Prato base Prato principal Guarnição Salada Sobremesa Dia 01 Arroz + feijão Coxa com sobrecoxa assada batata Alface + tomate Gelatina Dia 02 Dia 03 Arroz + feijão Frango desfiado Repolho refogado

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS AGRICULTORES E COOPERATIVAS FAMILIARES NO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE RIO DO SUL SC

ORGANIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS AGRICULTORES E COOPERATIVAS FAMILIARES NO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE RIO DO SUL SC PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO SUL SECRETAIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SETOR DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ORGANIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS AGRICULTORES E COOPERATIVAS FAMILIARES NO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Leia mais

EMENTA ERPI. 02 a 08 outubro Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Domingo

EMENTA ERPI. 02 a 08 outubro Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Domingo Sopa Normal Enriquecida EMENTA ERPI 02 a 08 outubro 2017 Sábado Domingo 07 outubro 08 outubro Com abrótea Sopa de couve penca lombarda Sopa de feijão verde Caldo verde (1,3,6,7,9,10,12)/Sopa de legumes

Leia mais

Suco. Almoço. Frango com mandioca, abobrinha, cenoura, acelga, arroz e caldo de faijão Suco de melão

Suco. Almoço. Frango com mandioca, abobrinha, cenoura, acelga, arroz e caldo de faijão Suco de melão 02 a 06 de MARÇO 02/03/2015 03/03/2015 04/03/2015 05/03/2015 06/03/2015 Papinha de laranja lima com Papinha de Abacate + Pão + + Biscoito + Biscoito banana + Biscoito + Pão Carne com batata doce, abóbora,

Leia mais

ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE ÍNDICE E CARGA GLICEMICA DOS ALIMENTOS

ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE ÍNDICE E CARGA GLICEMICA DOS ALIMENTOS 1 ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE ÍNDICE E CARGA GLICEMICA DOS ALIMENTOS Deborah Camila Ismael de Oliveira Costa 1 ; Joquebede Barbosa Massa 1 ; Fernanda Cristina de Lima Pinto Tavares 2 1 Bolsistas

Leia mais

Sugestões antioxidantes:

Sugestões antioxidantes: Sugestões antioxidantes: Os principais fontes dos antioxidantes naturais são as frutas, verduras e legumes. A ação antioxidante das vitaminas A, C e E encontradas nestes alimentos ajuda a evitar a formação

Leia mais

MATERNAL FEVEREIRO 2012 Dias Desjejum Almoço Lanche Jantar

MATERNAL FEVEREIRO 2012 Dias Desjejum Almoço Lanche Jantar MATERNAL FEVEREIRO 2012 02/02 Leite com achocolatado Pão de forma com Tiras refogadas com ervilhas Salada de batatas Abacaxi Bolo de milho Iogurte Risoto de frango 03/02 Leite com café Pão de leite com

Leia mais

CARDÁPIO JULHO. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ. Fruta Fruta Fruta Fruta Fruta

CARDÁPIO JULHO. Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira LANCHE DA MANHÃ. Fruta Fruta Fruta Fruta Fruta 2 3 4 5 6 Cenoura Abóbora paulista Cenoura Abóbora japonesa Cenoura Abobrinha Brócolis Beterraba Chuchu Couve-flor Inhame Mandioquinha Batata Cará Mandioca Acelga Erva-doce Alface Espinafre Couve-manteiga

Leia mais

ImportâncIa do tema. ImportâncIa do tema

ImportâncIa do tema. ImportâncIa do tema 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS SANTA ROSA RS Curso: Técnico em AgroindúsTriA Disciplina: Tecnologia de FruTas e HorTaliças Tema: Controle da maturação em frutas

Leia mais