CRÉDITOS: 10 (3+7) CARGA HORÁRIA: 150h (45+105) Teórica/Prática. Pré-Requisito. Código:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CRÉDITOS: 10 (3+7) CARGA HORÁRIA: 150h (45+105) Teórica/Prática. Pré-Requisito. Código:"

Transcrição

1 Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC I IDENTIFICAÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR- ORIENTAÇÃO TEÓRICO- METODOLÓGICA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO III.. Natureza do componente: ( )Disciplina ( )Atividades da prática 2 ( x )Estágio Supervisionado Obrigatório ( )Trabalho de Conclusão de Curso TCC.2. Nome do componente: Orientação Teórico-Metodológica e Estágio Supervisionado III. CRÉDITOS: 0 (3+7) CARGA HORÁRIA: 50h (45+05) Teórica/Prática. Pré-Requisito. Código: Curso: HISTÓRIA Período: 07º Turno: Noturno Ano/Semestre: 204. Prof.º Me. Halyson Rodrygo Silva de Oliveira II EMENTA Orientação teórico-metodológica e atividades práticas de estágio relativas aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de História e os Temas Transversais para o Ensino Fundamental. O livro didático de história para o Ensino Fundamental. Laboratórios de ensino de História no nível fundamental e regência. Áreas de estágio nas escolas de Ensino Fundamental em seu ambiente específico da sala de aula de História, a relação professor-aluno. Os conteúdos trabalhados. Os aspectos teórico-metodológicos do conhecimento historiográfico. A utilização de fontes. O uso de metodologias atuais. A interdisciplinaridade. Os temas transversais. O uso de equipamentos nas escolas. no projeto pedagógico de curso, e define a ação pedagógica do professor e do discente. (RCG (Resolução nº 05/200 CONSEPE 0/02/200).

2 III OBJETIVOS A disciplina tem como objetivo geral propiciar uma reflexão sobre a escola enquanto campo de investigação focando em torno de três eixos: análise das propostas curriculares; saber histórico em sala de aula; proposta de experiências de uso de fontes no ensino de História. IV CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE Documentos curriculares para o ensino de História Ensino de História: legislação, conceitos e importância do estágio à formação do professor; Ensino de História Hoje; Ensino de História e Temas Transversais no Ensino Fundamental; A Cultura afro-brasileira no ensino de História apontamentos acerca da Lei 0.639/03; A experiência indígena no ensino de História apontamentos acerca da Lei.645/08; Repensando o ensino de História na sala de aula. UNIDADE 2 O Saber Histórico em Sala de Aula. Orientação para a produção do diagnóstico-base; Ensino de História através de projeto propostas didático-pedagógicas; Observações priorizando as interações verbais professor-aluno; Observações priorizando as habilidades de ensino do professor-supervisor. UNIDADE 3 Ensino de História: relatos de uma experiência. Análise do material coletado na escola campo de estágio; Socialização dos resultados da experiência na escola campo de estágio; Construção do artigo científico; Orientações de padronização do artigo; Apresentação do artigo final. V METODOLOGIA Aulas expositivo-dialogadas, grupos de discussão de textos, seminários de leitura, filmografia e recursos imagéticos disponíveis sobre os temas do curso. VI PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A avaliação será contínua, levando em consideração a presença em sala de aula e na realização, desempenho e participação das atividades práticas, através da discussão de textos e ao final de cada unidade haverá uma atividade avaliativa. VII REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BIBLIOGRAFIA BÁSICA AZEVEDO, Crislane B. de. Desafios e perspectivas de um currículo de história promotor das relações étnico-raciais no Brasil. Cadernos do CEOM. Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, ano. 23, n. 32, p. 4-62, Argos, junho de A formação em pesquisa do professor de História. Revista NUPEM. Campo Mourão, v.3, n.5, p , ago./dez-20. ; LIMA, Aline Cristina da S. Leitura e compreensão do mundo na Educação no projeto pedagógico de curso, e define a ação pedagógica do professor e do discente. (RCG (Resolução nº 05/200 CONSEPE 0/02/200).

3 Básica: o ensino de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula. Roteiro. Joaçaba, v.36, n., p , jan./jun- 20. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Os Estágios nos cursos de Licenciatura. São Paulo: CENGAGE Learning, 202. FONSECA, Selva G. Didática e prática de ensino em História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, FREITAS NETO, José Alves de. A transversalidade e a renovação do ensino de História. In. KARNAL, Leandro. (Org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, p, FREITAS, Itamar. A experiência indígena no ensino de História. In. OLIVEIRA, Margarida M. Dias de. (Org). História: Ensino Fundamental. Brasília/DF: Ministério da Educação/Secretária de Educação Básica, 200. (Coleção Explorando o Ensino, v.2) NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 3, nº 25/26, p set.93/ago.93. OLIVEIRA, Margarida M. Dias de. Parâmetros Curriculares Nacionais: suas ideias sobre História. In. OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; STAMATTO, Inês. (Orgs.) O Livro didático de história: políticas educacionais, pesquisa e ensino. Natal: EDUFRN, SILVA, Marcos Antônio da; FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de História Hoje: errâncias, conquistas e perdas. São Paulo: Revista Brasileira de História. v. 3, nº 60, 200, p, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR AGOSTINI, Sandra; PAIM, Elison Antônio. Estágio: contribuições para a formação do professor de História. Londrina: História & Ensino. v. 2, PP, , ago ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 995. AZEVEDO, Crislane B. de. A renovação dos conteúdos e métodos da história ensinada. Revista Percursos. v., n. 2, p Dossiê: Ensino de História, Florianópolis, UDESC/FACED, Jul. Dez Educação para as relações étnico-raciais e ensino de História na Educação Básica. Revista Saberes. Natal, v. 2, num. Especial, jan./jun Estágio Supervisionado como lugar de pesquisa e suas implicações na formação do professor de História. Linguagens, Educação e Sociedade/ UFPI. Teresina, ano.5, n.23, p , Jul./Dez-200. ; STAMATTO, Maria Inês Sucupira. Historiografia, processo ensinoaprendizagem e ensino de história. Revista metáfora educacional versão on-line, nº. 9, dez./200. p Disponível em: BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, no projeto pedagógico de curso, e define a ação pedagógica do professor e do discente. (RCG (Resolução nº 05/200 CONSEPE 0/02/200).

4 BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. Brasília: Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, BRASIL. Orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: História. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental, 998. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Temas Transversais. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental, 998. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Prática de Ensino: Os Estágios na Formação do Professor. São Paulo: Pioneira, 985. CONCEIÇÃO, Maria Telvira da. O trabalho em sala de aula com história e a cultura afrobrasileira no ensino de História. In. OLIVEIRA, Margarida M. Dias de. (Org). História: Ensino Fundamental. Brasília/DF: Ministério da Educação/Secretária de Educação Básica, 200. (Coleção Explorando o Ensino, v.2) FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. 4. Ed.. São Paulo: Contexto, 200. FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. 2. Ed. São Paulo: Contexto, FONSECA, Selva G. Ensinar e aprender História: formação, saberes e práticas educativas. Campinas: Alinea, FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História ensinada. Campinas: Papirus, 993. LAIA, Maria Aparecida de; SILVEIRA, Maria Lúcia da. (Org.) A Universidade e a formação para o ensino de História e Cultura Africana e Indígena. CONE (Coordenadoria dos Assuntos da População Negra). São Paulo. [s/d]. LOPES, Ana Lúcia. Currículo, escola e relações étnico-raciais. In: Curso Educação Africanidades no Brasil: MEC, 2006.p, 3-3. LOPES, Véra Neusa. Racismo, preconceito e discriminação: procedimentos didáticopedagógicos e a conquista de novos comportamentos. MUNANGA, Kabengele. (Org.). Superando o Racismo na escola. 2º ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, p, MACEDO, José Rivair. Repensando a Idade Média no ensino de História. In: KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2004, p MONTEIRO, Ana Maria. Narrativa e Narradores no Ensino de História. In. Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, NAPOLITANO, Marcos. Como usar a televisão na sala de aula. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 200. no projeto pedagógico de curso, e define a ação pedagógica do professor e do discente. (RCG (Resolução nº 05/200 CONSEPE 0/02/200).

5 NIKITIUK, Sônia L. (Org.). Repensando o ensino de História. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 200. (Coleção questões de nossa época, v. 52). OLIVEIRA, Margarida M. Dias de; CAINELLI, Maria Rosa; OLIVEIRA, Almir F. B. de. (Org.). Ensino de História: múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal: EDUFRN, PEREIRA, Edimilson de Almeida. Malungos na escola: questões sobre culturas afrodescendentes e educação São Paulo: Paulinas, (Coleção educação em foco.série educação, história e cultura) PROENÇA, Maria Candida. Ensinar/aprender história: questões de didática aplicada. Lisboa: Livros Horizonte, 990. SACRISTAN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Trad. Ernani F. da F. Rosa. 4. Ed. Porto Alegre: Artmed, 998. SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Scipione, SILVA, Giovani José da. Ensino de História e diversidade étnica e cultural: desafios e possibilidades da história indígena na educação básica. Anais Eletrônicos do IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História Florianópolis/SC, 20. SILVA, Nelson Fernando Inocêncio da. Africanidade e religiosidade: uma possibilidade de abordagem sobre as sagradas matrizes africanas na escola. In. BRASIL. Educação anti- racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 0.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, p, TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, VEIGA, Ilma P. A. (Org). Projeto Político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 995. VEIGA, Ilma P. A. (Org.). Técnicas de ensino: por que não? 8. Ed. Campinas: Papirus, 999. REVISTA ANTÍTESES. v.3, n.6, julho-dezembro/200. Dossiê: Ensino de História. REVISTA FAZENDO HISTÓRIA Em questão: o ensino de História. ano II, edição III, Natal, REVISTA PERCURSOS. v., n. 2, Florianópolis, Jul.Dez Dossiê: Ensino de História. VIII OUTRAS OBSERVAÇÕES Aprovado pela Comissão do PPC em / / no projeto pedagógico de curso, e define a ação pedagógica do professor e do discente. (RCG (Resolução nº 05/200 CONSEPE 0/02/200).

6 Professor(a) Presidente da Comissão do PPC no projeto pedagógico de curso, e define a ação pedagógica do professor e do discente. (RCG (Resolução nº 05/200 CONSEPE 0/02/200).

7 ANEXO AO PGCC CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES E CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS Aulas º e 2º aula 25/04 e 02/05. 3º aula 09/05 4º aula 6/05 5º aula 23/05 Conteúdos e atividades Na UERN Unidade I: Esteio teórico-metodológico Introdução da disciplina. Apresentação da proposta de trabalho. História do Ensino de História no Brasil. Texto-base (00): NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 3, nº 25/26, p set.93/ago.93. Ensino de História: legislação, conceitos e importância do estágio na formação do professor; Texto-base (0): OLIVEIRA, Margarida M. Dias de. Parâmetros Curriculares Nacionais: suas ideias sobre História. In. OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; STAMATTO, Inês. (Orgs.) O Livro didático de história: políticas educacionais, pesquisa e ensino. Natal: EDUFRN, Sugestão de leitura complementar: AGOSTINI, Sandra; PAIM, Elison Antônio. Estágio: contribuições para a formação do professor de História. Londrina: História & Ensino. v. 2, p, , ago Discussão de texto: Ensino de História Hoje. Texto-base (02): SILVA, Marcos Antônio da; FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de História Hoje: errâncias, conquistas e perdas. São Paulo: Revista Brasileira de História. v. 3, nº 60, 200, p, Discussão de texto: Ensino de História e Temas Transversais no Ensino Fundamental. História e interdisciplinaridade. Texto-base (03): FREITAS NETO, José Alves de. A transversalidade e a renovação do ensino de História. Na escola campo de Estágio Contato com a escola campo de estágio; Encaminhamento; TCE; Conferir com o professor supervisor o calendário das aulas e definir o(s) conteúdo(s) que trabalhará por meio do Projeto. Contato com a escola campo de estágio; Encaminhamento; TCE; Conferir com o professor supervisor o calendário das aulas e definir o(s) conteúdo(s) que trabalhará por meio do Projeto. Aula de Observação Problematizando o espaço escolar. Sugestão de leitura: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Os Estágios nos cursos de 202. Cap. 0. Aula de Observação Problematizando o espaço escolar. Sugestão de leitura: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Os Estágios nos cursos de no projeto pedagógico de curso, e define a ação pedagógica do professor e do discente. (RCG (Resolução nº 05/200 CONSEPE 0/02/200). aprovação pela Comissão de Projeto Pedagógico de Curso, bem como para a apresentação, discussão e disponibilização aos alunos no

8 6º aula 30/05 In. KARNAL, Leandro. (Org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, p, Discussão de texto: A cultura afro-brasileira no ensino de História. Texto-base (04): AZEVEDO, Crislane B. de. Desafios e perspectivas de um currículo de história promotor das relações étnico-raciais no Brasil. Cadernos do CEOM. Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, ano. 23, n. 32, p. 4-62, Argos, junho de 200. Sugestão de leitura complementar: CONCEIÇÃO, Maria Telvira da. O trabalho em sala de aula com história e a cultura afro-brasileira no ensino de História. In. OLIVEIRA, Margarida M. Dias de. (Org). História: Ensino Fundamental. Brasília/DF: Ministério da Educação/Secretária de Educação Básica, 200. (Coleção Explorando o Ensino, v.2) 202. Cap. 0. Aula de Observação priorizando as Interações Verbais Professor-Aluno. Sugestão de leitura: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Os Estágios nos cursos de 202. Cap º aula 06/06 8º aula 3/06 Discussão de texto: A experiência indígena no ensino de História a Lei.645/08 em discussão. Texto-base (05): FREITAS, Itamar. A experiência indígena no ensino de História. In. OLIVEIRA, Margarida M. Dias de. (Org). História: Ensino Fundamental. Brasília/DF: Ministério da Educação/Secretária de Educação Básica, 200. (Coleção Explorando o Ensino, v.2) Discussão de texto: Repensando o ensino de História na sala de aula. Ensino de História e novas linguagens na sala de aula. Texto-base (06): AZEVEDO, Crislane B. de ; LIMA, Aline Cristina da S. Leitura e compreensão do mundo na Educação Básica: o ensino de História e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula. Roteiro. Joaçaba, v.36, n., p , jan./jun- 20. Sugestão de leitura complementar: MACEDO, José Rivair. Repensando a Idade Média no ensino de História. In: KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2004, p Avaliação escrita da Unidade I. no projeto pedagógico de curso, e define a ação pedagógica do professor e do discente. (RCG (Resolução nº 05/200 CONSEPE 0/02/200). aprovação pela Comissão de Projeto Pedagógico de Curso, bem como para a apresentação, discussão e disponibilização aos alunos no Aula de Observação Priorizando o conteúdo ensinado. Sugestão de leitura: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Os Estágios nos cursos de 202. Cap.04. Aula de Observações Priorizando as Habilidades de Ensino do Professor e ateliês de socialização dos resultados. Sugestão de leitura: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Os Estágios nos cursos de 202. Cap.05. 9º aula Observação e preparação da Proposta de Ensino 20/06 (Projeto) 0º aula Unidade II: O Saber Histórico em sala de aula. Ensino de História por meio de Projeto propostas Observação e preparação da Proposta de Ensino

9 27/06 didático-pedagógicas. Construção do Projeto de ensino. Orientação para a produção do diagnóstico-base. Discussão de texto (07): FONSECA, Selva Guimarães. Projeto de trabalho: teoria e prática. In. Didática e prática de ensino em História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, Sugestão de leitura complementar: ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 995. (Projeto) Realização de questionários de sondagem nas escolas. º aula 04/07 2º aula /07 3º aula 8/07 4º aula 25/07 5º aula 0/08 6º aula 08/08 7º aula 5/08 Socialização e discussão dos resultados dos questionários de sondagem Discussão de texto: O licenciado em História como professor-pesquisador. Texto-base (08): AZEVEDO, Crislane B. de. A formação em pesquisa do professor de História. Revista NUPEM. Campo Mourão, v.3, n.5, p , ago./dez-20. Entrega do Projeto de Ensino 2º avaliação Unidade III: Ensino de História: relatos de uma experiência Discussão dos resultados e orientação para a construção do artigo científico: diálogo com a ABNT. Orientação individual para a construção do artigo Entrega e apresentação dos artigos 3º avaliação. Encerramento do curso e 4º avaliação. Observação e/ou aplicação da Proposta de Ensino (Projeto) Aplicação da Proposta de Ensino (Projeto) Aplicação da Proposta de Ensino (Projeto) no projeto pedagógico de curso, e define a ação pedagógica do professor e do discente. (RCG (Resolução nº 05/200 CONSEPE 0/02/200). aprovação pela Comissão de Projeto Pedagógico de Curso, bem como para a apresentação, discussão e disponibilização aos alunos no

Local Sala CFH Articular as categorias saberes docentes e saber escolar para refletir sobre a prática pedagógica no ensino de História.

Local Sala CFH Articular as categorias saberes docentes e saber escolar para refletir sobre a prática pedagógica no ensino de História. Disciplina: MEN 7005 Semestre: 2013/2 Turma: 05327 Nome da disciplina: Metodologia do Ensino de História Professor: Andréa Ferreira Delgado Monitores/estagiários: Vinicius Gomes Horário: 41830 2 618300

Leia mais

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em História 2017 4º ano CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Didática e Metodologia do Ensino de História II EMENTA SE TE TOTAL 02 35 55A / 66H Problematização das

Leia mais

Disciplina: MEN 7011 Semestre: 2013/2 Turma: 06326A Nome da disciplina: Estágio Supervisionado de História I. CED523 horas-aula)

Disciplina: MEN 7011 Semestre: 2013/2 Turma: 06326A Nome da disciplina: Estágio Supervisionado de História I. CED523 horas-aula) Disciplina: MEN 7011 Semestre: 2013/2 Turma: 06326A Nome da disciplina: Estágio Supervisionado de História I Professor: Maise Caroline Zucco Monitores/estagiári - os: Horário: sexta-feira: 08:20 (4 Local:

Leia mais

Disciplina: MEN 7013 Semestre: 2013/2 Turma: 08326B Nome da disciplina: Estágio Supervisionado de História III

Disciplina: MEN 7013 Semestre: 2013/2 Turma: 08326B Nome da disciplina: Estágio Supervisionado de História III Disciplina: MEN 7013 Semestre: 2013/2 Turma: 08326B Nome da disciplina: Estágio Supervisionado de História III Professor: Maise Caroline Zucco Monitores/estagiári - os: Horário: segunda-feira: 08:20 (4

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU346 DISCIPLINA: METODOLOGIA E DIDÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA CARGA HORÁRIA: 60h EMENTA:

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA HISTÓRIA

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA HISTÓRIA 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 4º CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA HISTÓRIA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA História:

Leia mais

PLANO DE ENSINO LICENCIATURA EM HISTÓRIA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV PROFESSORA. ESCOLA MUNICIPAL Profa. DALÍSIA DOLES

PLANO DE ENSINO LICENCIATURA EM HISTÓRIA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV PROFESSORA. ESCOLA MUNICIPAL Profa. DALÍSIA DOLES UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE HISTÓRIA PLANO DE ENSINO CURSO LICENCIATURA EM HISTÓRIA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV PROFESSORA Maria da Conceição Silva ANO/SEMESTRE 2013/2º Semestre

Leia mais

Disciplina: MEN 7013 Semestre: 2013/2 Turma: 08326A Nome da disciplina: Estágio Supervisionado de História III

Disciplina: MEN 7013 Semestre: 2013/2 Turma: 08326A Nome da disciplina: Estágio Supervisionado de História III Disciplina: MEN 7013 Semestre: 2013/2 Turma: 08326A Nome da disciplina: Estágio Supervisionado de História III Professor: Joana Vieira Borges Monitores/estagiários: - Horário: Segunda-feira 08h20min. (4

Leia mais

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC 1

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC 1 Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG Home Page: http://www.uern.br

Leia mais

Disciplina: MEN 7003 Semestre: 2013/2 Turma: Nome da disciplina: Seminário de Pesquisa em Ensino

Disciplina: MEN 7003 Semestre: 2013/2 Turma: Nome da disciplina: Seminário de Pesquisa em Ensino Disciplina: MEN 7003 Semestre: 2013/2 Turma: 03327 Nome da disciplina: Seminário de Pesquisa em Ensino Professor: Maise Caroline Zucco Monitores/estagiári - os: Horário: segunda-feira: 18:30 (2 Local:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Socialização das Experiências Docentes II JP0040 PROFESSOR: Ms. Patrícia Moura Pinho I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h Carga Horária Prática: 15h II

Leia mais

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA PERÍODO CRÉDITOS. Segunda-Feira Vespertino 03 PLANO DE ENSINO CURSO: Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação DISCIPLINA: Sociedade da Informação e Educação ANO/TRIMESTRE:2015/1 TURNO: CARGA HORÁRIA: 45h CRÉDITOS: 3 PROFESSOR: Lourival

Leia mais

Página 1 de 6. - os: Horário: segunda-feira: 08:20 - Local: 11:50 (4 horas-aula); quarta-feira: 08:20-11:50 (4 horas-aula) ser combinado previamente.

Página 1 de 6. - os: Horário: segunda-feira: 08:20 - Local: 11:50 (4 horas-aula); quarta-feira: 08:20-11:50 (4 horas-aula) ser combinado previamente. Disciplina: MEN 7013 Semestre: 2013/2 Turma: 08326 Nome da disciplina: Estágio Supervisionado em História III Professor: Mônica Martins da Silva Monitores/estagiári - os: Horário: segunda-feira: 08:20

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA PPGED MESTRADO EM HISTÓRIA SOCIAL LINHA DE PESQUISA: HISTÓRIA E ENSINO PLANO DE CURSO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA PPGED MESTRADO EM HISTÓRIA SOCIAL LINHA DE PESQUISA: HISTÓRIA E ENSINO PLANO DE CURSO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA PPGED MESTRADO EM HISTÓRIA SOCIAL LINHA DE PESQUISA: HISTÓRIA E ENSINO PLANO DE CURSO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA: HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA CH: 30 HORAS

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

Disciplina: MEN 7011 Semestre: 2013/2 Turma: Nome da disciplina: Estágio Supervisionado em História II. Local: CED 601

Disciplina: MEN 7011 Semestre: 2013/2 Turma: Nome da disciplina: Estágio Supervisionado em História II. Local: CED 601 Disciplina: MEN 7011 Semestre: 2013/2 Turma: 06326 Nome da disciplina: Estágio Supervisionado em História II Professor: Mônica Martins da Silva Monitores/estagiários: - Horário: Sexta-feira: 08:20-11:50

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Instituto de História COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA PLANO DE ENSINO 1.IDENTIFICAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR: Estágio supervisionado I UNIDADE OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA CÓDIGO: GHI 021

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÃMPUS JATAÍ PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÃMPUS JATAÍ PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Unidade Acadêmica: Câmpus Jataí Curso:Geografia Disciplina:Estágio Supervisionado em Geografia I (Licenciatura) Carga horária semestral:96 Teórica: 96 Prática: 0 Semestre/ano:1º/2019

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763

PLANO DE ENSINO. CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763 Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 76 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 07/11-COGEP

Leia mais

SME-SP. Coordenador Pedagógico - Ensino Superior VOLUME 1. Publicações Institucionais. (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo)

SME-SP. Coordenador Pedagógico - Ensino Superior VOLUME 1. Publicações Institucionais. (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo) SME-SP (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo) Coordenador Pedagógico - Ensino Superior VOLUME 1 Publicações Institucionais Cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME/COPED, 2019.... 1 SÃO PAULO

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 3.1 OBJETIVOS GERAIS Problematizar o ensino de História e iniciar a construção de um outro olhar acerca da realidade.

PLANO DE ENSINO. 3.1 OBJETIVOS GERAIS Problematizar o ensino de História e iniciar a construção de um outro olhar acerca da realidade. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED DIREÇÃO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: História ANO/SEMESTRE: 2014/1 CURSO: História FASE:

Leia mais

Aulas CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/Data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Cerquilho/SP - Prova 21/05/2017

Aulas CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/Data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Cerquilho/SP - Prova 21/05/2017 Meu objetivo: Aulas CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/Data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Cerquilho/SP - Prova 21/05/2017 Educação Especial e Inclusão Educação Básica na LDB Organização da

Leia mais

Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE. Disciplina: Projetos Educacionais para o Ensino de Biologia

Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE. Disciplina: Projetos Educacionais para o Ensino de Biologia Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: Projetos Educacionais para o Ensino de Biologia Professor(es): Rosana dos Santos Jordão Carga horária:

Leia mais

Educação Indígena

Educação Indígena UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA PRÓ-REITORIA GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE ENSINO E INTEGRAÇÃO ACADÊMICA NÚCLEO DE GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS E CURRÍCULOS PLANO DE CU RSO DE COMPONENTE CU RRICULAR

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA COMPONENTE CURRICULAR: Estágio Supervisionado III UNIDADE OFERTANTE: Instituto de História CÓDIGO: GHI030 PERÍODO/SÉRIE: 7º período TURMA: I CARGA HORÁRIA: 60h NATUREZA: Teórico-prático TEÓRICA: PRÁTICA:

Leia mais

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR ! UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS COORDENAÇÃO ACADÊMICA FORMULÁ RIO R0092 PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO

Leia mais

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O R E C Ô N C A V O D A

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O R E C Ô N C A V O D A U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D O R E C Ô N C A V O D A B A H I A PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE ENSINO E INTEGRAÇÃO ACADÊMICA NÚCLEO DE GESTÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICO P R OGRAMA

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU519 DISCIPLINA: PRATICA EDUCATIVA I - DIDÀTICA CARGA HORÁRIA: 75h EMENTA: OBJETIVOS:

Leia mais

A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O BOM ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADE DE AUTONOMIA DOS DOCENTES E DISCENTES

A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O BOM ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADE DE AUTONOMIA DOS DOCENTES E DISCENTES A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O BOM ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADE DE AUTONOMIA DOS DOCENTES E DISCENTES SANTOS, Luciana Souza - UNINOVE lucianasouza_16@hotmail.com.br MELLO, Márcia Natália Motta UNINOVE

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL/PERÍODO FIS0716 DIDÁTICA 2ª S / 4º P

PROGRAMA DE ENSINO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL/PERÍODO FIS0716 DIDÁTICA 2ª S / 4º P PROGRAMA DE ENSINO UNIDADE UNIVERSITÁRIA: UNESP CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas (Res. UNESP nº 15/2005 - Currículo: 2 HABILITAÇÃO: OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Departamento

Leia mais

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC 1

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC 1 Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG Home Page: http://www.uern.br

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 2 HORÁRIO DAS AULAS (OPCIONAL) DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Quinta-feira e outro dia semana (dia e horário a combinar)

PLANO DE ENSINO. 2 HORÁRIO DAS AULAS (OPCIONAL) DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Quinta-feira e outro dia semana (dia e horário a combinar) PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Geografia ANO/SEMESTRE: 2013/01 CURSO: Geografia FASE: 5ª. DISCIPLINA: Estágio Curricular TURNO: Noturno Supervisionado I - Prática de Ensino em Geografia I: Ensino Fundamental

Leia mais

Estágio I - Introdução

Estágio I - Introdução PROGRAMA DE DISCIPLINA Estágio I - Introdução CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO Departamento de Artes / Centro de Ciências Humanas Disciplina: Estágio I - Introdução Código:5841-3 Créditos: 01 Carga horária:

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio PLANO DE ENSINO Curso Disciplina/Carga horária Professor Responsável Licenciatura em Matemática ESTG 03- Estágio Supervisionado III (60h.a) Nome: Marleide Coan Cardoso email:marleide@ifc-sombrio.edu.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE HUMANIDADES RETIFICAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE HUMANIDADES RETIFICAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE HUMANIDADES RETIFICAÇÃO Edital CH Nº 24, de 16 de outubro 2018, publicado no DOU de 22/10/2018, seção 3, página 69. ANEXO 03, onde se lê: PROGRAMA DO CONCURSO

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º semestre

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º semestre EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado( )subsequente( ) concomitante ( ) bacharelado( x )licenciatura( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Instituto de História Departamento de História

Universidade Federal Fluminense Instituto de História Departamento de História Universidade Federal Fluminense Instituto de História Departamento de História Disciplina: História e prática educativa Professora: Larissa Viana 2.2017 2ª feira (11-13h.) e 4ª feira (11-13 h.) Pasta:

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio PLANO DE ENSINO Curso Disciplina/Carga horária Professor Responsável Licenciatura em Matemática ESTG 04- Estágio Supervisionado IV (150h.a) Nome: Marleide Coan Cardoso email:marleide@ifc-sombrio.edu.br

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CURSO: MATEMÁTICA DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA I SÉRIE: 2ª CARGA HORÁRIA: 72 HORAS PROFESSORA: CELINE MARIA PAULEK ANO LETIVO: 2013 EMENTA Metodologia do Ensino

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Departamento de Física e Química

PROGRAMA DE ENSINO. DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Departamento de Física e Química PROGRAMA DE ENSINO UNIDADE UNIVERSITÁRIA: UNESP CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA HABILITAÇÃO: OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Departamento de Física e Química CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL/PERÍODO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem CURSO BACHARELADO ( ) LICENCIATURA ( X ) Ano 2018 1º Semestre ( ) 2º Semestre ( X) Código

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL JATAÍ COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL JATAÍ COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA I. IDENTIFICAÇÃO Unidade Acadêmica: Especial de Estudos Geográficos - Regional Jataí Curso: Licenciatura em Geografia Disciplina: Didática para o Ensino de Geografia II Carga horária semestral: 64 horas

Leia mais

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em Pedagogia º Período CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA. História da Educação

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em Pedagogia º Período CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA. História da Educação CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Licenciatura em Pedagogia 2017 1º Período CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA História da Educação SE TE TOTAL 04 52 72 EMENTA História da Educação e seus fundamentos epistemológicos.

Leia mais

2 HORÁRIO DAS AULAS DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Quarta-Feira 18h10 as 22h30 05 Quinta-Feira 18h10 as 21h40 04

2 HORÁRIO DAS AULAS DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Quarta-Feira 18h10 as 22h30 05 Quinta-Feira 18h10 as 21h40 04 PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Pedagogia ANO/SEMESTRE: 2017/1 CURSO: Pedagogia FASE: 7 DISCIPLINA: Trabalho de Conclusaõ de Curso: projeto TURNO: Noturno CARGA HORÁRIA: 162 CRÉDITOS: 9 PROFESSORA: Jarbas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA COLEGIADO DOS CURSOS DE GEOGRAFIA FICHA DE DISCIPLINA EMENTA DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA COLEGIADO DOS CURSOS DE GEOGRAFIA FICHA DE DISCIPLINA EMENTA DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA COLEGIADO DOS CURSOS DE GEOGRAFIA FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: DIDÁTICA GERAL CÓDIGO: HLP16 PERÍODO: 6º (Licenciatura) UNIDADE ACADÊMICA: FACULDADE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE HISTÓRIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE HISTÓRIA 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE HISTÓRIA ERRATA I DO EDITAL DE REALIZAÇÃO DE EXAMES DE SUFICIÊNCIA INHIS 02/2017 ONDE DE LÊ : (...) edital

Leia mais

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Componente Curricular: Política Educacional: Organização da Educação Brasileira Professora: Fernanda Aparecida Pires Fazion Turma:

Leia mais

PLANO DE ENSINO/2013

PLANO DE ENSINO/2013 PLANO DE ENSINO/2013 CURSO: Licenciatura em Matemática MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Formação e da Atuação Docente CÓDIGO: NPED 05 FASE DO CURSO: 3ª SEMESTRE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE BIOLOGIA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FICHA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Didática CÓDIGO: UNIDADE ACADÊMICA: Faculdade de Educação PERÍODO: 7º CH TOTAL TEÓRICA:

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 2º Quadrimestre de Caracterização da disciplina Práticas de Ensino de Biologia l NHT

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 2º Quadrimestre de Caracterização da disciplina Práticas de Ensino de Biologia l NHT Código da disciplina: NHT1083-15 Nome da disciplina: Caracterização da disciplina Práticas de Ensino de Biologia l Créditos (T- P-I): Código da turma: Docente(s) responsável(is): (2-1-4) Carga horária:

Leia mais

Caracterização da disciplina. NHT Nome da disciplina: Práticas de Ensino de Química III. (3-0-4) Carga horária: 36 h Aula prática: Não Campus:

Caracterização da disciplina. NHT Nome da disciplina: Práticas de Ensino de Química III. (3-0-4) Carga horária: 36 h Aula prática: Não Campus: Caracterização da disciplina Código da disciplina: Créditos (T-P- I): NHT4032-15 Nome da disciplina: Práticas de Ensino de Química III (3-0-4) Carga horária: 36 h Aula prática: Não Campus: Santo André

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2503L - Licenciatura em Artes Visuais. Ênfase. Disciplina A - Didática

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2503L - Licenciatura em Artes Visuais. Ênfase. Disciplina A - Didática Curso 2503L - Licenciatura em Artes Visuais Ênfase Identificação Disciplina 0003869A - Didática Docente(s) Maria do Carmo Monteiro Kobayashi Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Educação

Leia mais

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes: Teoria Exercício Laboratório

Plano de Ensino. Qualificação/link para o Currículo Lattes:   Teoria Exercício Laboratório Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Alegre Curso: Ciências Biológicas - Licenciatura Departamento Responsável: Departamento de Biologia Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE. Diretrizes para a proposição das Diciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE. Diretrizes para a proposição das Diciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica PRÓ- REITORIA DE PÓS - GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE Diretrizes para a proposição das Diciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica O Programa de Aperfeiçoamento

Leia mais

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA A PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - Retificado

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA A PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - Retificado BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA A PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - Retificado DOCUMENTOS OFICIAIS Parâmetros curriculares nacionais PCNs. Lei n 9.394/96 - lei de diretrizes e bases da educação nacional.

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Fundamentos e Metodologia em Educação Infantil II Código da Disciplina: EDU 334 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 6º Faculdade responsável: PEDAGOGIA

Leia mais

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08 PROGRAMA DE ENSINO Disciplina formação de professores alfabetizadores e ensino da Leitura e da Escrita Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO Curso: MESTRADO ( X ) DOUTORADO (X ) Número

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2016

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2016 Caracterização da disciplina Código da NHZ5021-15 Nome da Educação em saúde e sexualidade disciplina: disciplina: Créditos (T-P-I): (3-0-3) Carga horária: 36 horas Aula prática: - Câmpus: SA Código da

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2012

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2012 Código disciplina: da NHT5013-13 (BC1625) Caracterização da disciplina Nome da disciplina: Práticas de Ensino de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental Créditos (T-P- ( 4-0 - 4 ) Carga 48 Aula prática:

Leia mais

PLANO DE ENSINO/2014

PLANO DE ENSINO/2014 PLANO DE ENSINO/2014 CURSO: Licenciatura: Física MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: Teorias Educacionais e Curriculares CÓDIGO: NPED 03 FASE DO CURSO: 2ª SEMESTRE LETIVO: 2/2014 CARGA HORARIA SEMESTRAL/

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE. Diretrizes para as Disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE. Diretrizes para as Disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica PRÓ- REITORIA DE PÓS - GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE Diretrizes para as Disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PLANO DE ENSINO Semestre 2014.2 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA PRÉ-REQUISITOS Edu 311 RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOL CURSO DEPARTAMENTO ÁREA PEDAGOGIA DEDU POLÍTICA CARGA HORÁRIA T 60 P 00 E 00 PROFESSOR(A)

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Componente exclusivo de curso ( X ) Eixo Comum ( ) Eixo Universal ( ) Nome do Componente ENSINO DA MATEMÁTICA: ESPECIFICIDADES DIDÁTICAS Discussão sobre a elaboração de registros matemáticos por crianças

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Componente Curricular: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E GESTÃO ES- COLAR

PLANO DE ENSINO. Curso: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Componente Curricular: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E GESTÃO ES- COLAR 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Componente Curricular: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E GESTÃO ES- COLAR Professor(es): ADRIAN CLARINDO Turma: BIO2016 Período

Leia mais

E D I T A L 001/2013 DED/CECH/UFS DO PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA e

E D I T A L 001/2013 DED/CECH/UFS DO PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA e PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANS E D I T A L 001/2013 DED/CECH/UFS DO PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA 2013.1 e 2013.2 1. DA IDENTIFICAÇÃO 1.1 - Centro: CECH 1.2 - Departamento:

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: 1 PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DISCIPLINA: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Pedagogia ANO/SEMESTRE: 2013-1 CURSO: Pedagogia FASE: 3ª DISCIPLINA: Curriculo:

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências humanas e da Educação Curso de Pedagogia PLANO DE ENSINO.

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências humanas e da Educação Curso de Pedagogia PLANO DE ENSINO. 01 Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências humanas e da Educação Curso de Pedagogia PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO PEDAGOGIA ANO/SEMESTRE: 2018 / 1 CURSO Pedagogia FASE: 3ª DISCIPLINA

Leia mais

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA 1 EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA A Sociologia geral, propõe a problematização de questões frente às diferentes realidades sociais, inclusive, na qual o aluno

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA Página 1 de 5 UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE DISCIPLINA 2016.1 DISCIPLINA: Estágio Supervisionado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Socialização das Experiências Docentes I Código JP0033 PROFESSORAS: Dr.ª Silvana Maria Gritti e Ms. Paula Trindade da Silva Selbach I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária

Leia mais

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA

DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU321 DISCIPLINA: DIDÁTICA I CARGA HORÁRIA: 60h EMENTA: A natureza da prática pedagógica

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE - CEFID Área de Conhecimento Aspectos Pedagógicos do Movimento Humano Ementas / Bibliografia Ementa: Estágio Curricular Supervisionado IV Ensino Médio Objetivos.

Leia mais

REPUBLICAÇÃO DO EDITAL Nº 05 DE 23 DE AGOSTO DE 2016 CONCURSO DE MONITORIA NA ÁREA DE ENSINO DE FÍSICA I (IE 620) / ENSINO DE QUÍMICA I (IE 399)

REPUBLICAÇÃO DO EDITAL Nº 05 DE 23 DE AGOSTO DE 2016 CONCURSO DE MONITORIA NA ÁREA DE ENSINO DE FÍSICA I (IE 620) / ENSINO DE QUÍMICA I (IE 399) REPUBLICAÇÃO DO EDITAL Nº 05 DE 23 DE AGOSTO DE 2016 CONCURSO DE MONITORIA NA ÁREA DE ENSINO DE FÍSICA I (IE 620) / ENSINO DE QUÍMICA I (IE 399) O Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE),

Leia mais

CÓDIGO: SÉRIE / FASE DO CURSO:

CÓDIGO: SÉRIE / FASE DO CURSO: PLANO DE ENSINO CURSO: Licenciatura em Matemática MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de Matemática na Educação Básica II CÓDIGO: NPED 09 SÉRIE / FASE DO CURSO: 5ª fase TURMA(S): Licenciatura

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Universidade Estadual de Ponta Grossa Universidade Estadual de Ponta Grossa O Planejamento escolar: desafios e perspectivas. Professora Ana Rita Martins Acras A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar. (John Beckley)

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC

PROGRAMA GERAL DO COMPONENTE CURRICULAR- PGCC Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG Home Page: http://www.uern.br

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DISCIPLINAS 1. Introdução à Pesquisa em Letras 2. Metodologia de ensino de línguas estrangeiras I: perspectivas teóricas e abordagens

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas DISCIPLINA: Estágio Curricular Supervisionado II CARGA HORÁRIA SEMANAL:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTOS PROGRAMA DE ENSINO 2016/1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTOS PROGRAMA DE ENSINO 2016/1 CAMPUS: Goiabeiras - CEFD CURSO: Educação Física PROGRAMA DE ENSINO 2016/1 HABILITAÇÃO: Licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL:

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PLANO DE ENSINO Semestre 8º IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA PRÉ-REQUISITOS EXA 478 Tópicos Especiais em Ensino de Química EXA 471 CURSO DEPARTAMENTO ÁREA Licenciatura em Química DEXA Ensino de Química

Leia mais

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08

Campus de Presidente Prudente PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração EDUCAÇÃO. Aulas teóricas:08 Aulas práticas: 08 PROGRAMA DE ENSINO Disciplina professores e o ensino da Leitura e da Escrita Semestre Código EDU-1095 Ano Letivo Área de Concentração EDUCAÇÃO Curso: MESTRADO ( X ) DOUTORADO (X ) Número de créditos: 08

Leia mais

Disciplina: MEN 7012 Semestre: 2013/2 Turma: 07327A

Disciplina: MEN 7012 Semestre: 2013/2 Turma: 07327A Disciplina: MEN 7012 Semestre: 2013/2 Turma: 07327A Nome da disciplina: Estágio Supervisionado em História II Professor: Joana Vieira Borges Monitores/estagiários: - Horário: 218304; 418304; 51830; 618303

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Física FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( x ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

Instituto de História Colegiado dos Cursos de Graduação em História PLANO DE ENSINO

Instituto de História Colegiado dos Cursos de Graduação em História PLANO DE ENSINO Instituto de História Colegiado dos Cursos de Graduação em História PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR: Estágio Supervisionado V UNIDADE OFERTANTE: Instituto de História CÓDIGO: GHI036

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: CULTURA BRASILEIRA A educação e a cultura na perspectiva da modernidade e pósmodernidade. Culturas brasileiras: matrizes étnicas, cultura popular,

Leia mais

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina A - Estágio Supervisionado III: Projetos Interdisciplinares de Ensino de Ciências e Física

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino. Disciplina A - Estágio Supervisionado III: Projetos Interdisciplinares de Ensino de Ciências e Física Curso 1605L - Licenciatura em Física Ênfase Identificação Disciplina 0004237A - Estágio Supervisionado III: Projetos Interdisciplinares de Ensino de Ciências e Física Docente(s) Roberto Nardi Unidade Faculdade

Leia mais

EMENTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

EMENTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA Disciplina: Estágio Supervisionado IV Curso: História Carga horária: 120h Número de Créditos: Professora: Zélia Almeida de Oliveira Obrigatória: Sim ( ) Nâo ( ) EMENTA 6 EMENTA: Planejamento, execução

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº 04, DE 03 DE MAIO DE 2016 RETIFICAÇÃO DO ANEXO II DO EDITAL Nº 04/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº 04, DE 03 DE MAIO DE 2016 RETIFICAÇÃO DO ANEXO II DO EDITAL Nº 04/2016 RETIFICAÇÃO DO ANEXO II DO EDITAL Nº 04/2016 A Reitora da Universidade Federal do Amapá UNIFAP, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com a Lei n.º 8.112/1990, a Lei n. 12.772/2012, a Lei

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011/1 DISCIPLINA: História(s) da Educação no Brasil - JA0001 PROFESSOR: Ms. Guinter Tlaija Leipnitz I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h Carga Horária Prática: 15h II EMENTA

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase Curso 1503 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0004108A - Prática de Ensino de Matemática II Docente(s) Nelson Antonio Pirola Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento

Leia mais

ALVARES, M. N. et alii. Valores e temas transversais no currículo. Porto Alegre: Artmed, 2002, 184 p.

ALVARES, M. N. et alii. Valores e temas transversais no currículo. Porto Alegre: Artmed, 2002, 184 p. Designação da Disciplina: Temas Transversais em Educação Domínio Específico ( ) Domínio Conexo ( X ) Natureza: N o de Créditos: 08 N o de Semanas: 15 Prof.(a) Responsável: Drª Mara Sueli Simão Moraes Ementa:

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: 6º CRÉDITO: CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: 6º CRÉDITO: CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: 6º CRÉDITO: CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA

Leia mais

EMENTA Teorias do desenvolvimento infantil e aprendizagem da escrita; Capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da

EMENTA Teorias do desenvolvimento infantil e aprendizagem da escrita; Capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da 1 EMENTA Teorias do desenvolvimento infantil e aprendizagem da escrita; Capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita; Regras para decifração da escrita;

Leia mais