Geração Elétrica. Centrais Termoelétricas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Geração Elétrica. Centrais Termoelétricas"

Transcrição

1 Geração Elétrica Centrais Termoelétricas Termoelétricas Convencionais: Estrutura Ciclos Termodinâmicos Prof. Dr. Eng. Paulo Cícero Fritzen 1

2 Energia Termoelétrica

3 TERMOELÉTRICAS CONCEITO E OBJETIVO Conceito: O processo fundamental de funcionamento das centrais termelétricas baseia-se na conversão de energia térmica em energia mecânica e esta em energia elétrica. A conversão da energia térmica em mecânica se dá através do uso de um fluido que produzirá, em seu processo de expansão, trabalho em máquinas (turbinas ou motores) térmicas. O acionamento mecânico de um gerador elétrico acoplado ao eixo da máquina permite a conversão de energia mecânica em elétrica.

4 TERMOELÉTRICAS ESTRUTURA

5 TERMOELÉTRICAS ESTRUTURA Termoelétricas a Vapor Funcionamento: O calor libertado na fornalha atreves da combustão de derivados do petróleo ou carvão (centrais convencionais) ou libertado no reator por fissão nuclear (centrais nucleares) é transmitido à água circulando a alta pressão no gerador de vapor (caldeira) produzindo vapor. Este vapor é conduzido à turbina a vapor onde se expande, fazendo-a rodar. Da turbina, o vapor segue para o condensador onde circula água de arrefecimento também designada por água de condensação. A água condensada retorna sob pressão (bombas) ao gerador de vapor.

6 TERMOELÉTRICAS ESTRUTURA Termoelétricas a Vapor Funcionamento: Centrais clássicas em funcionamento: as diferenças resultam fundamentalmente pelo tipo de combustível utilizado (gases combustíveis, óleo ou carvão). Em algumas centrais existe ainda a possibilidade de queima mista.

7 TERMOELÉTRICAS ESTRUTURA Turbinas em geral: Turbinas são equipamentos destinados à conversão de energia hidráulica ou energia térmica em energia mecânica para produção de energia elétrica. TURBINA A GÁS TURBINA A VAPOR TURBINA HIDRUALICA

8 TERMOELÉTRICAS ESTRUTURA Turbinas a Vapor Historia: O primeiro motor movido a vapor que se tem registro e que foi considerado com mero brinquedo foi o dispositivo chamado EOLÍPIA. Foi inventada no primeiro século por Heron de Alexandria.

9 TERMOELÉTRICAS ESTRUTURA Turbinas a Vapor Historia: O surgimento da turbina a vapor genuína é associado aos Engenheiros Carl Gustaf ( ) da Suécia e Charles Parsons ( ) da Grã Bretanha. Parson's Compound Steam Turbine Charles Parsons

10 TERMOELÉTRICAS ESTRUTURA Gerador acoplado a turbina a vapor: O primeiro turbogerador de Parsons de 1 MW foi instalado em Eberfeld na Alemanha em Produziu eletricidade em fase simples a 4 kv, com a de Parsons, a eletricidade torna-se barata e disponível, revoluciona o transporte marítimo e a guerra naval, o mundo passa a não ser mais o mesmo

11 TERMOELÉTRICAS ESTRUTURA Turbinas a Vapor Conceito: è o equipamento que aproveita a energia calorífica do vapor (energia potencial) e a transforma em energia cinética devido a sua expansão através de bocais. Esta energia é então transformada em energia mecânica de rotação devido à força do vapor agindo nas pás rotativas (palhetas). Esta energia poderá ser utilizada para mover equipamentos (maquinas a vapor) ou gerar energia elétrica. Turbina a vapor Gerador

12 TERMOELÉTRICAS ESTRUTURA Turbinas a Vapor Componentes: Rotor: É o elemento móvel da turbina cuja função é transformar energia cinética do vapor em trabalho mecânico através dos receptores fixos (palhetas).

13 TERMOELÉTRICAS ESTRUTURA Turbinas a Vapor Componentes: Estator: É o elemento fixo (que envolve o rotor) da turbina cuja função é transformar a energia potencial (térmica) do vapor em energia cinética através dos distribuidores.

14 TERMOELÉTRICAS ESTRUTURA Turbinas a Vapor Componentes: Injetores: Os injetores orientam o jato de vapor sobre as palhetas móveis nos rotores, sua quantidade e disposição dependem da potência da turbina.

15 TERMOELÉTRICAS ESTRUTURA Turbinas a Vapor Componentes: Governadores: São componentes destinados ao controle de velocidade da turbina a vapor. A variação de carga provoca variação de velocidade e consequentemente variação de potencia. O governador ou regulador de velocidade tem a função de manter a velocidade constante através da válvula de controle de admissão. Poderão ser do tipo mecânico, hidráulico ou eletrônico. Governador Mecânico (centrifugo)

16 TERMOELÉTRICAS ESTRUTURA Turbinas a Vapor Componentes: Governadores hidráulico: Possui como elemento sensor de velocidade uma bomba de óleo acionada pelo eixo da turbina. A pressão do óleo atua em um diafragma e este por sua vez atua na alavanca da válvula de admissão de vapor.

17 TERMOELÉTRICAS ESTRUTURA PALHETAS São chamadas palhetas móveis, as fixadas ao rotor; e fixas, as fixadas no estator. As palhetas fixas (guias, diretrizes) orientam o vapor para a coroa de palhetas móveis seguinte. As palhetas fixas podem ser encaixadas diretamente no estator (carcaça), ou em rebaixos usinados em peças chamadas de anéis suportes das palhetas fixas, que são, por sua vez, presos à carcaça. As palhetas móveis, são peças com a finalidade de receber o impacto do vapor proveniente dos expansores (palhetas fixas) para movimentação do rotor. São fixadas ao aro de consolidação pela espiga e ao disco do rotor pelo malhete e, ao contrário das fixas, são removíveis, conforme podemos ver da Figura 3.3 a Figura 3.4

18 Caldeira (gerador de vapor) TERMOELÉTRICAS ESTRUTURA Classificação: As caldeiras podem ser classificadas de diversas formas. Por exemplo: Quanto à disposição da água em relação aos gases: a) Flamotubulares; b) Aquotubulares. Quanto à energia empregada no aquecimento: A partir de combustíveis: sólidos; líquidos; gasosos; Elétricas: jatos-de-água; eletrodos submersos; resistores; ou Caldeiras de recuperação; gases de outros processos; recuperação química.

19 TERMOELÉTRICAS ESTRUTURA Caldeiras FLAMOTUBULARES (tubo-de-fogo, tubo-de-fumaça, pirotubular) Foi o primeiro tipo de caldeira construída, recebe este nome devido os gases quentes provenientes da combustão que circulam no interior dos tubos, ficando a água por fora dos mesmos. De construção simples, mesmo com o aparecimento de caldeiras mais modernas ainda continua em uso. Na Figura nota-se que a caldeira flamotubular é um cilindro externo que contém água e um cilindro interno destinado à fornalha.

20 TERMOELÉTRICAS ESTRUTURA Flamotubulares Compactas: De pequeno porte, o combustível é queimado em câmara vedada de forma cilíndrica denominada fornalha. Os gases da combustão são conduzidos pde forma natural ou forçada por meio de uma chaminé. Os gases quentes circulam dentro do feixe tubular, transmitindo para suas paredes a energia térmica por condução e convecção de calor. Tanto a câmara de queima quanto o feixe tubular deverão estar totalmente cobertos por água, que aquecerá e mudará de estado. Muito utilizadas para vazões reduzidas (1 a 15 t/h e presões de 7 a 20 kg/cm2) em hospitais, lavanderias, cervejarias, hotéis e indústrias de pequeno e médio porte.

21 TERMOELÉTRICAS ESTRUTURA Caldeiras verticais Têm as mesmas características da caldeira horizontal multitubular. Os tubos são colocados verticalmente dentro do cilindro e a fornalha interna fica no corpo do cilindro. Existem tipos cuja fornalha é externa, é usada em locais onde o espaço é reduzido. Não requer grande quantidade de vapor, mas alta pressão. Os gases resultantes da queima na fornalha sobem pelos tubos e aquecem a água que se encontra por fora dos mesmos. Aplicada principalmente quando é usado combustível de baixo PCI (bagaço de cana, casca de laranja, etc.).

22 TERMOELÉTRICAS ESTRUTURA Caldeiras Aquotubulares Um feixe tubular de água compõe a parte de absorção de calor, no interior dos tubos circula a água e por fora os gases quentes através do caminho formado pela alvenaria e chicanas internas. A água é vaporizada nos tubos que constituem a parede mais interna. Recebendo calor primeiro vaporiza e sobe até o tambor superior, dando lugar à nova quantidade de água fria que será vaporizada, e assim sucessivamente. São chamadas caldeiras de circulação forçada, tem produção de vapor de 600 até 750 t/h com pressões de 150 a 200 kgf/cm2 temperaturas de 450 a 500oC.

23 TERMOELÉTRICAS ESTRUTURA Condensadores O Condensador é um trocador de calor por contato entre o vapor a ser condensado e o meio refrigerante. O vapor a ser condensado circula internamente aos tubos de um feixe tubular que ficam em posição horizontal com pequeno desnível para facilitar a drenagem de condensado. Nos condensadores casco tubo a agua de resfriamento é que circula internamente aos tubos e o vapor a ser condensado flui externamente aos tubos.

24 TERMOELÉTRICAS ESTRUTURA Bombas para Termoeletricas Levam a agua da saída do condensador a entrado do Gerador de Vapor, promovem acréscimo de pressão ao fluido antes de entrar na caldeira.

25 CICLOS TERMODINÂMICOS Geração Termelétrica A conversão de energia termica em mecânica é baseada nos principais ciclos termodinâmicos (teóricos e práticos). Os ciclos termodinâmicos nos quais se baseiam o funcionamento das termoeletricas são: Termelétricas a vapor: ciclo a vapor (Rankine) Termelétricas à gás: ciclo a ar (Brayton) Motores: ciclo a ar (Diesel, Otto)

26 Termoelétricas a Vapor Funcionamento: Do ponto de vista termodinâmico o ciclo de geração de potência a vapor é conhecido como ciclo Rankine. Este ciclo possui algumas modificações que visam aumentar a eficiência de operação da instalação.

27 Geração Termelétrica Conceitos de Termodinamica Mudanças de Fase: Líquido Subresfriado: Quando a temperatura do líquido é menor que a temperatura de saturação à pressão existente. O termo temperatura de saturação designa a temperatura na qual ocorre a vaporização a uma dada pressão, esta pressão é chamada de pressão de saturação para a dada temperatura. A temperatura de saturação da água a 0,1 MPa é 99,6 C e a pressão de saturação a 99,6 C é 0,1 MPa.

28 Geração Termelétrica Mudanças de Fase: Líquido Saturado: Se uma substância se encontra como líquido à temperatura e pressão de saturação diz-se que ela está no estado de líquido saturado. X = Titulo do liquido (quantidade de agua+vapor) Tsat = É a temperatura de saturação na pressão de saturação P.

29 Geração Termelétrica Mudanças de Fase: Título X : Substância que se encontra como parte líquida e parte vapor (vapor úmido). A relação entre a massa de vapor pela massa total. Exemplo: Se a massa de vapor for 0,2 kg e a massa do líquido for 0,8 kg na figura abaixo, o título será 0,2 ou 20%.

30 Geração Termelétrica Mudanças de Fase: Considere 1 kg de água no sistema cilindro-êmbolo, o êmbolo mantém a pressão do sistema em 1,014 bar, a temperatura inicial da água é de 15 ºC. Ao se Fornecer calor ao sistema, a temperatura aumenta consideravelmente e o volume também aumenta, a pressão permanece constante. X = Titulo do liquido (quantidade de agua+vapor) Tsat = É a temperatura de saturação na pressão de saturação P.

31 Geração Termelétrica Mudanças de Fase: Quando a água atinge 100 ºC, uma pequena quantidade de calor implica em mudança de fase, uma parte do líquido torna-se vapor com pressão constante e temperatura constante, porém, a quantidade de vapor aumenta (aumenta o volume específico). X = Titulo do liquido (quantidade de agua+vapor) Tsat = É a temperatura de saturação na pressão de saturação P.

32 Geração Termelétrica Mudanças de Fase: Quando a última porção de agua tiver vaporizado, uma pequena quantidade de calor resulta em aumento da temperatura e do volume específico. X = Titulo do liquido (quantidade de agua+vapor) Tsat = É a temperatura de saturação na pressão de saturação P.

33 Geração Termelétrica Mudanças de Fase: Vapor Saturado: Se uma substância se encontra completamente como vapor na temperatura de saturação, é chamada vapor saturado. Neste caso, o título é igual a 1 (100%), pois, a massa total (mt) é igual à massa de vapor (mv). Tambem chamado de vapor saturado seco. X = Titulo do liquido (quantidade de agua+vapor) Tsat = É a temperatura de saturação na pressão de saturação P.

34 Geração Termelétrica Mudanças de Fase: Vapor Superaquecido: Ocore quando o vapor encontra-se a temperatura supeerior a temperatura de saturação. A pressão e a temperatura do vapor superaquecido são propriedades independentes, e neste caso, a temperatura pode ser aumentada para uma pressão constante. X = Titulo do liquido (quantidade de agua+vapor) Tsat = É a temperatura de saturação na pressão de saturação P.

35 Geração Termelétrica Propriedades Independentes das Substâncias Puras Propriedade de uma substância é qualquer característica observável dessa substância. As propriedades termodinâmicas mais comuns e mensuráveis são: 1. Temperatura (T), 2. Pressão (P), 3. Volume específico (v) 4. Massa específica (r). Outras propriedades termodinâmicas usadas na análise de transferência de energia (calor e trabalho), porém, não mensuráveis diretamente são: Energia interna (u), Entalpia (h) Entropia (s).

36 Geração Termelétrica Propriedades Independentes das Substâncias Puras Energia Interna (U): É a energia originada pelo movimento e/ou forças intermoleculares. As mudanças na velocidade das moléculas são identificadas pela alteração da temperatura, as variações na posição das moleculas são identificadas pela mudança de estado (sólido, liquido ou vapor).

37 Geração Termelétrica Propriedades Independentes das Substâncias Puras Entalpia (H): Pode ser definida como quantidade de calor de um material. Representa a máxima energia de um sistema termodinâmico, teoricamente passível de ser removida na forma de calor. É determinada matematicamente pela relação: H = U + P.V,

38 Geração Termelétrica Propriedades Independentes das Substâncias Puras Entropia (S) - Representa medida da desordem molecular. Um aumento da entropia significa um diminuição da organização de um sistema (mias desordem). De segunda lei da termodinâmica: Trabalho pode ser completamente convertido em calor, porém, a energia térmica não pode ser completamente convertida em trabalho. A entropia procura mensurar a parcela de energia que não pode mais ser transformada em trabalho em transformações termodinâmicas à dada temperatura. Recipiente 1: mais organizado, menor entropia; Recipiente 2: menos organizado, maior entropia

39 Geração Termelétrica Tabelas de Propriedades Termodinâmicas Existem tabelas de propriedades termodinâmicas para todas as substâncias de interesse em engenharia, são divididas em três categorias: Tabela que relaciona as propriedades de saturação (líquido saturado e vapor saturado). Tabelas de vapor superaquecido. Tabela que relaciona as propriedades do líquido comprimido (ou líquido subresfriado),

40 Geração Termelétrica Tabelas de Propriedades Termodinâmicas Em todas as tabelas as grandezas estão disponibilizadas em função da temperatura ou pressão e em função de ambas. Para a região de liquido + vapor, (vapor úmido), conhecido o título, x, as propriedades devem ser determinadas através das seguintes equações:

41 Tabelas de Propriedades Termodinâmicas

42 Tabelas de Propriedades Termodinâmicas

43 Tabelas de Propriedades Termodinâmicas

44 Tabelas de Propriedades Termodinâmicas

45 CICLO RANKINE Geração Termelétrica Centrais a Vapor trabalham em um ciclo chamado CICLO RANKINE podendo ser aberto ou ciclo fechado. Para operação em ciclo aberto utiliza-se somente vapor no processo. Em ciclos fechados, utiliza-se um ou mais fluidos em ciclos superpostos.

46 CICLO RANKINE Geração Termelétrica É um ciclo reversível que converte calor em trabalho. O calor externo é fornecido a um laço fachado (água). O nome deste ciclo homenageia o escoces William John Macquorn Rankine, professor da Universidade de Glasgow.

47 CICLO RANKINE Geração Termelétrica O ciclo de Rankine que consiste nos seguintes quatro processos:

48 Geração Termelétrica CICLO RANKINE Processo 1-2 O fluido é sugado (baixa pressão) e bombeado (alta pressão) utilizando-se uma bomba externa (requer fonte de energia externa para se realizar). Processo 2-3 O fluido pressurizado entra numa caldeira, onde é aquecido a pressão constante até se tornar vapor superaquecido (energia carvão, gás natural, nuclear). Processo 3-4 O vapor superaquecido expande através de uma turbina para gerar trabalho. Com esta expansão, tanto a pressão quanto a temperatura se reduzem. Processo 4-1 O vapor então entra num condensador, onde ele é resfriado até a condição de líquido saturado. Este líquido então retorna à bomba e o ciclo se repete.

49 CICLO DE RANKINE IDEAL: Geração Termelétrica Processso 1-2 : Expansão isentrópica do fluido de trabalho => vapor saturado (1) a mistura (2) Processso 2-3 : Rejeição de calor a pressão constante (adiabática) => mistura (2) a liquido saturado (3) Processso 3-4 : Compressão isentrópica do fluido => liquido saturado (3) a líquido comprimido (4) Processso 4-1 : Transf. calor a pressão const.(adiabática) => liquido comprimido (4) a vapor saturado (1) Caldeira Turbina Bomba Condensador

50 CICLO RANKINE Geração Termelétrica A área abaixo da curva do processo 2-3 representa o calor transferido para a água na caldeira. A área abaixo da curva do processo 4-1 representa o calor rejeitado no condensador. A diferença entre estes dois valores (área definida pelo ciclo) representa o trabalho produzido pelo ciclo (W UTIL ).

51 Geração Termelétrica AUMENTANDO A EFICIENCIA DO CICLO RANKINE A o rendimento de uma central termelétrica depende da variação de grandezas onde se é possível atuar. Na pratica pode-se atuar na pressão e temperatura do fluido.

52 Geração Termelétrica AUMENTANDO A EFICIENCIA DO CICLO RANKINE 1. Aumento da temperatura na entrada da turbina (superaquecimento): Amenta o rendimento e também o título (% de H 2 O em estado gasoso) do vapor na saída da turbina. 2. Aumento da pressão máxima do vapor: Nesse caso, o trabalho líquido tende a permanecer o mesmo e o calor rejeitado diminui, aumentando assim o rendimento.

53 Geração Termelétrica EFICIENCIA DO CICLO RANKINE (COM REGENERAÇÃO) No sistema com regeneração, o fluido entra na caldeira como liquido comprimido no estado 4, será aquecido na fase liquida até o estado a. Como resultado: a temperatura media de adição de calor é aumentada, tendendo a aumentar a eficiência térmica.

54 Geração Termelétrica AUMENTANDO A EFICIENCIA DO CICLO RANKINE (REGENERAÇÃO) A regeneração é efetuada por aquecedores de agua de alimentação, o vapor entra na turbina de primeiro estagio no estado 1 e se expande até o estado 2,

55 Geração Termelétrica AUMENTANDO A EFICIENCIA DO CICLO RANKINE (REGENERAÇÃO) No estado 2, uma fração da vazão total de vapor é levada a um aquecedor de agua operando na pressão p 2. O restante do vapor se expande atraves da turbina de segundo estagio até o estado 3, em seguida este vapor é condensado em liquido saturado (estado 4 ).

56 Geração Termelétrica AUMENTANDO A EFICIENCIA DO CICLO RANKINE (REGENERAÇÃO) Depois o vapor é bombeado até a pressão de extração e então introduzido no aquecedor de agua de alimentação no estado 5. Uma única corrente misturada deixa o aquecedor de agua de alimentação no estado 6. As vazões das duas correntes que entram no regenerador (aquecedor) dão origem a uma corrente de saida no estado liquido saturado na pressão de extração.

57 Geração Termelétrica AUMENTANDO A EFICIENCIA DO CICLO RANKINE (REGENERAÇÃO) O liquido no estado 6 é então bombeado até a pressão do gerador de vapor (caldeira) e entra no gerador de vapor no estado 7, sendo aquecido até o estado 1.

58 Geração Termelétrica AUMENTANDO A EFICIENCIA DO CICLO RANKINE (REGENERAÇÃO) Pelo diagrama, nota-se que adição de calor entre os estados 7 até 1 (fornecido através da queima de combustível) para vaporizar e superaquecer será menor. Como somente uma parte do escoamento total se expande através do segundo estagio da turbina (processo 2-3) menos trabalho será necessário para produzir energia mecânica.

59 Geração Termelétrica RANKINE REGENERATIVO NA TURBINA O fluido é reaquecido após sair do condensador, aproveitando assim parte do calor contido no fluido liberado pela turbina de alta pressão. Com isso, ocorre elevação da temperatura média do fluido em circulação, o que aumenta da eficiência termodinâmica do ciclo.

60 Geração Termelétrica AUMENTANDO A EFICIENCIA DO CICLO RANKINE (REGENERAÇÃO)

61 Geração Termelétrica AUMENTANDO A EFICIENCIA DO CICLO RANKINE (REAQUECIMENTO) Utiliza duas turbinas em série, a primeira recebe vapor da caldeira à alta pressão e libera este vapor de tal forma a evitar sua condensação. O vapor é então reaquecido, utilizando o calor da própria caldeira e é utilizado para acionar uma segunda turbina de baixa pressão. Vantagem: Impede a condensação do vapor no interior das turbinas (evita danos nas aletas da turbina).

62 Geração Termelétrica AUMENTANDO A EFICIENCIA DO CICLO RANKINE (REAQUECIMENTO) O ciclo com reaquecimento possibilita temperaturas mais altas nos estágios da turbina (evita condensação).

63 Geração Termelétrica PERDAS NO CICLO RANKINE Afastamento dos ciclos reais em relação aos ideais Perdas na tubulação por atrito e transferência de calor ao meio. Perdas de carga na caldeira; Perdas na turbina e na bomba, representadas pelo rendimento desses equipamentos; Perdas no condensador (problemas análogos às perdas na tubulação).

64 Geração Termelétrica Graficos das Propriedades Termodinâmicas As propriedades termodinâmicas também poderão ser apresentadas através de diagramas 1. T x s (temperatura x entropia específica), 2. h x s (entalpia específica x entropia específica). 3. T x n (temperatura x volume específico), 4. P x h (pressão x entalpia específica),

65 Geração Termelétrica Graficos das Propriedades Termodinâmicas O mais conhecido desses diagramas é o diagrama h x s conhecido como diagrama de Mollier. Uma das vantagem do uso destes diagramas é que eles apresentam numa só figura as propriedades de líquido comprimido, do vapor úmido e do vapor superaquecido. temperatura x entropia específica

66 Geração Termelétrica Graficos das Propriedades Termodinâmicas entalpia específica x entropia específica entalpia específica x entropia específica

67 Geração Termelétrica Graficos das Propriedades Termodinâmicas 1. A região à esquerda da linha de liquido saturado (x=0) é a região de líquido comprimido (líquido sub-resfriado). Aqui estão os dados referentes às tabelas de líquido comprimido. 2. A região compreendida entre a linha de vapor saturado (x=1) e a linha de líquido saturado (x=0) é a região de vapor úmido. Nesta região, em geral os diagramas apresentam linhas de título constante. 3. A região à direita da linha de vapor saturado seco (x=1) é a região de vapor superaquecido. (nesta região estão os dados contidos nas tabelas de vapor superaquecido).

68 Graficos das Propriedades Termodinâmicas As figura representa o diagrama de Mollier mais completo para a água.

MOTORES TÉRMICOS AULA 3-7 SISTEMAS DE POTÊNCIA A VAPOR PROF.: KAIO DUTRA

MOTORES TÉRMICOS AULA 3-7 SISTEMAS DE POTÊNCIA A VAPOR PROF.: KAIO DUTRA MOTORES TÉRMICOS AULA 3-7 SISTEMAS DE POTÊNCIA A VAPOR PROF.: KAIO DUTRA Modelando Sistemas de Potência a Vapor A grande maioria das instalações elétricas de geração consiste em variações das instalações

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Termodinâmica. Ciclos motores a vapor

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Termodinâmica. Ciclos motores a vapor Termodinâmica Ciclos motores a vapor 1 v. 1.1 Por que estudar ciclos? Pergunta: Quanto custa operar uma usina termelétrica de 1000 MW de potência elétrica, queimando combustível fóssil, operando segundo

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Termodinâmica. 10) Ciclos motores a vapor. v. 2.5

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Termodinâmica. 10) Ciclos motores a vapor. v. 2.5 Termodinâmica 10) Ciclos motores a vapor 1 v. 2.5 Por que estudar ciclos? Pergunta: Quanto custa operar uma usina termelétrica de 1000 MW de potência elétrica, queimando combustível fóssil, operando segundo

Leia mais

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA PROF. RAMÓN SILVA Engenharia de Energia Dourados MS - 2013 SISTEMAS DE POTÊNCIA A VAPOR 2 SIST. POTÊNCIA A VAPOR Diferente do ciclo de potência a gás, no ciclo de potência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA TM-364 MÁQUINAS TÉRMICAS I. Máquinas Térmicas I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA TM-364 MÁQUINAS TÉRMICAS I. Máquinas Térmicas I UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA TM-364 MÁQUINAS TÉRMICAS I Máquinas Térmicas I "Existem três tipos de pessoas: as que sabem e as que não sabem contar...

Leia mais

PME 3344 Termodinâmica Aplicada

PME 3344 Termodinâmica Aplicada PME 3344 Termodinâmica Aplicada 11) Ciclos motores a vapor 1 v. 2.0 Por que estudar ciclos? Pergunta: Quanto custa operar uma usina termelétrica de 1000 MW de potência elétrica, queimando combustível fóssil,

Leia mais

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA SISTEMAS DE POTÊNCIA A VAPOR Prof. Dr. Ramón Silva - 2015 O objetivo dessa aula é relembrar os conceitos termodinâmicos do ciclo Rankine e introduzir aos equipamentos que

Leia mais

CICLOS MOTORES A VAPOR. Notas de Aula. Prof. Dr. Silvio de Oliveira Júnior

CICLOS MOTORES A VAPOR. Notas de Aula. Prof. Dr. Silvio de Oliveira Júnior CICLOS MOTORES A VAPOR Notas de Aula Prof. Dr. Silvio de Oliveira Júnior 2001 CICLO RANKINE ESQUEMA DE UMA CENTRAL TERMELÉTRICA A VAPOR REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA DA TERMELÉTRICA DIAGRAMAS DO CICLO IDEAL

Leia mais

MÁQUINAS TÉRMICAS E PROCESSOS CONTÍNUOS

MÁQUINAS TÉRMICAS E PROCESSOS CONTÍNUOS MÁQUINAS TÉRMICAS E PROCESSOS CONTÍNUOS AULA 6-8 MELHORANDO O DESEMPENHO PROF.: KAIO DUTRA Superaquecimento Como não estamos restritos a ter vapor saturado na entrada da turbina, uma energia adicional

Leia mais

MÁQUINAS TÉRMICAS E PROCESSOS CONTÍNUOS

MÁQUINAS TÉRMICAS E PROCESSOS CONTÍNUOS MÁQUINAS TÉRMICAS E PROCESSOS CONTÍNUOS AULA 4-5 SISTEMAS DE POTÊNCIA A VAPOR PROF.: KAIO DUTRA Modelando Sistemas de Potência a Vapor A grande maioria das instalações elétricas de geração consiste em

Leia mais

Capítulo 5: Análise através de volume de controle

Capítulo 5: Análise através de volume de controle Capítulo 5: Análise através de volume de controle Segunda lei da termodinâmica Conversão de energia EM-54 Fenômenos de Transporte Variação de entropia em um sistema Num sistema termodinâmico a equação

Leia mais

Geração de Energia Elétrica

Geração de Energia Elétrica Geração de Energia Elétrica Geração Termoelétrica a Joinville, 6 de Abril de 202 Escopo dos Tópicos Abordados Ciclos térmicos; Configurações emodelos de Turbinas a : Modelos dinâmicos de turbinas a vapor;

Leia mais

GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA DE ELÉTRICA

GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA DE ELÉTRICA Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA DE ELÉTRICA ROGÉRIO LÚCIO LIMA Sinop Outubro de 2016 Principais

Leia mais

MÁQUINAS TÉRMICAS E PROCESSOS CONTÍNUOS

MÁQUINAS TÉRMICAS E PROCESSOS CONTÍNUOS MÁQUINAS TÉRMICAS E PROCESSOS CONTÍNUOS AULA 13 TURBINAS A VAPOR PROF.: KAIO DUTRA Usinas Termoelétricas As turbinas a vapor são máquinas que utilizam a elevada energia cinética da massa de vapor expandido

Leia mais

Módulo II Ciclo Rankine Real e Efeitos das Pressões da Caldeira e do Condensador no Ciclo Rankine

Módulo II Ciclo Rankine Real e Efeitos das Pressões da Caldeira e do Condensador no Ciclo Rankine Módulo II Ciclo Rankine Real e Efeitos das Pressões da Caldeira e do Condensador no Ciclo Rankine Ciclo Rankine Real Esses ciclos diferem do ideal devido às irreversibilidades presentes em vários componentes.

Leia mais

Aula 6 Vapor e ciclos combinados

Aula 6 Vapor e ciclos combinados Universidade Federal do ABC P O S M E C Aula 6 Vapor e ciclos combinados MEC202 Ciclos de vapor Consideramos os ciclos de alimentação de vapor, em que o fluido de trabalho é alternativamente vaporizado

Leia mais

PME 3344 Termodinâmica Aplicada

PME 3344 Termodinâmica Aplicada PME 3344 Termodinâmica Aplicada 10) Ciclos motores a vapor 1 v. 2.0 Por que estudar ciclos? Pergunta: Quanto custa operar uma usina termelétrica de 1000 MW de potência elétrica, queimando combustível fóssil,

Leia mais

Termodinâmica 12. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel

Termodinâmica 12. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel Termodinâmica 12 Alexandre Diehl Departamento de Física - UFPel Ciclo termodinâmico Definição Sequência de processos termodinâmicos aplicados sobre um sistema, tal que o mesmo é levado desde o seu estado

Leia mais

PME 3344 Exercícios - Ciclos

PME 3344 Exercícios - Ciclos PME 3344 Exercícios - Ciclos 13) Exercícios sobre ciclos 1 v. 2.0 Exercício 01 Água é utilizada como fluido de trabalho em um ciclo Rankine no qual vapor superaquecido entra na turbina a 8 MPa e 480 C.

Leia mais

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA CALDEIRAS E COMPONENTES Prof. Dr. Ramón Silva - 2015 Sistemas Térmicos de Potência - 2015 O objetivo dessa aula é mostrar os componentes das caldeiras flamotubulares e aquatubulares.

Leia mais

Maquinas Termicas Geradores de Vapor

Maquinas Termicas Geradores de Vapor Máquinas Térmicas: Geradores de Vapor Geradores de Vapor Fornalha Caldeira Superaquecedores Economizadores Aquecedores de Ar Dispositivos de Controle e Segurança Tiragem 1 Gerador de Vapor Usina : 65 MW

Leia mais

Módulo I Ciclo Rankine Ideal

Módulo I Ciclo Rankine Ideal Módulo I Ciclo Rankine Ideal Sistema de Potência a Vapor As usinas de potência a vapor são responsáveis pela produção da maior parte da energia elétrica do mundo. Porém, para o estudo e desenvolvimento

Leia mais

Maquinas Termicas Geradores de Vapor

Maquinas Termicas Geradores de Vapor Máquinas Térmicas: Geradores de Vapor Geradores de Vapor Fornalha Caldeira Superaquecedores Economizadores Aquecedores de Ar Dispositivos de Controle e Segurança Tiragem 1 Gerador de Vapor Usina : 65 MW

Leia mais

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA PROF. RAMÓN SILVA Engenharia de Energia Dourados MS - 2013 2 Pode-se definir a turbina a vapor (TV) como sendo uma máquina térmica de fluxo motora, que utiliza a energia do

Leia mais

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA PROF. RAMÓN SILVA Engenharia de Energia Dourados MS - 2013 2 Caldeira de vapor é todo equipamento que utilizando a energia química liberada durante a combustão de um combustível

Leia mais

Caldeiras Industriais

Caldeiras Industriais Caldeiras Industriais SUMÁRIO VAPOR 5 O QUE É VAPOR? 5 CALOR 10 QUANTIDADE DE CALOR 10 CALOR ESPECÍFICO 10 TRANSFERÊNCIA DE CALOR 11 CALOR SENSÍVEL 11 CALOR LATENTE 11 CALOR TOTAL 11 TIPOS DE VAPOR 21

Leia mais

Conteúdo. 1 Introdução e Comentários Preliminares, Propriedades de uma Substância Pura, 53

Conteúdo. 1 Introdução e Comentários Preliminares, Propriedades de uma Substância Pura, 53 Conteúdo 13 Conteúdo 1 Introdução e Comentários Preliminares, 21 1.1 O Sistema Termodinâmico e o Volume de Controle, 23 1.2 Pontos de Vista Macroscópico e Microscópico, 24 1.3 Estado e Propriedades de

Leia mais

Universidade do Vale do Rio dos Sinos PPGEM Programa de Pós-Graduação de Engenharia Mecânica

Universidade do Vale do Rio dos Sinos PPGEM Programa de Pós-Graduação de Engenharia Mecânica Universidade do Vale do Rio dos Sinos PPGEM Programa de Pós-Graduação de Engenharia Mecânica SIMULAÇÃO DE CICLO TÉRMICO COM DUAS CALDEIRAS EM PARALELO: COMBUSTÃO EM GRELHA E EM LEITO FLUIDIZADO Herson

Leia mais

PME 3344 Exercícios - Ciclos

PME 3344 Exercícios - Ciclos PME 3344 Exercícios - Ciclos 13) Exercícios sobre ciclos 1 v. 2.0 Exercício 01 Água é utilizada como fluido de trabalho em um ciclo Rankine no qual vapor superaquecido entra na turbina a 8 MPa e 480 C.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA TURBINAS A VAPOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA TURBINAS A VAPOR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA TURBINAS A VAPOR Prof. FERNANDO BÓÇON, Dr.Eng. Curitiba, setembro de 2015 IV - TURBINAS A VAPOR 1. GENERALIDADES 1.1

Leia mais

Curso Técnico em Eletromecânica CALDEIRAS A VAPOR. Disciplina: Instalações Industriais 4º Módulo. Prof. Matheus Fontanelle Pereira

Curso Técnico em Eletromecânica CALDEIRAS A VAPOR. Disciplina: Instalações Industriais 4º Módulo. Prof. Matheus Fontanelle Pereira Curso Técnico em Eletromecânica CALDEIRAS A VAPOR Disciplina: Instalações Industriais 4º Módulo Prof. Matheus Fontanelle Pereira Lages, dezembro de 2017. Sumário: Propriedades da água Tipos de Caldeiras

Leia mais

TURBINAS. Engenharia Elétrica Especializada. Eng. Vlamir Botelho Ferreira 1 INTRODUÇÃO

TURBINAS. Engenharia Elétrica Especializada. Eng. Vlamir Botelho Ferreira 1 INTRODUÇÃO 1 TURBINAS Eng. Vlamir Botelho Ferreira 1 INTRODUÇÃO Turbinas são equipamentos mecânicos que transformam energia de algum fluido (água, vento, gás, etc) que se move através dela, convertendo ou a energia

Leia mais

Capítulo 4. Ciclos de Potência a Vapor

Capítulo 4. Ciclos de Potência a Vapor Capítulo 4 Ciclos de Potência a Vapor Objetivos Estudar os ciclos de potência em que o fluido de trabalo é alternadamente vaporizado e condensado. Fornecer uma introdução aos processos de co-geração. 4..

Leia mais

Instruções. Leia as questões antes de respondê-las. A interpretação da questão faz parte da avaliação.

Instruções. Leia as questões antes de respondê-las. A interpretação da questão faz parte da avaliação. Nome: Curso: RA: Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas Campus Indianópolis SUB Termodinâmica Básica Turma: Data: Instruções Leia as questões antes de respondê-las. A interpretação da questão faz

Leia mais

Disciplina : Termodinâmica. Aula 17 Processos Isentrópicos

Disciplina : Termodinâmica. Aula 17 Processos Isentrópicos Disciplina : Termodinâmica Aula 17 Processos Isentrópicos Prof. Evandro Rodrigo Dário, Dr. Eng. Processos Isentrópicos Mencionamos anteriormente que a entropia de uma massa fixa pode variar devido a (1)

Leia mais

Ciclos de Potência a Gás

Ciclos de Potência a Gás Ciclos de Potência a Gás Máquinas Térmicas e Motores Térmicos Dispositivos que operam segundo um dado ciclo de potência Ciclos de Potência: Ciclos termodinâmicos para conversão de calor em trabalho Ciclo

Leia mais

Geração Elétrica Centrais Termoelétricas

Geração Elétrica Centrais Termoelétricas Geração Elétrica Centrais Termoelétricas Prof. Dr. Eng. Paulo Cícero Fritzen 1 GERAÇÃO TERMOELÉTRICA Introdução O processo fundamental de funcionamento das centrais termelétricas baseia-se na conversão

Leia mais

Lista de Exercícios Solução em Sala

Lista de Exercícios Solução em Sala Lista de Exercícios Solução em Sala 1) Um conjunto pistão-cilindro área de seção transversal igual a 0,01 m². A massa do pistão é 101 kg e ele está apoiado nos batentes mostrado na figura. Se a pressão

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Ciclo de Refrigeração por Compressão de Vapor Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia

Leia mais

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA TERMODINÂMICA

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA TERMODINÂMICA PRINCÍPIOS BÁSICOS DA TERMODINÂMICA... 1 1.1 Variáveis e Transformações Termodinâmicas... 1 1.2 Primeiro Princípio da Termodinâmica... 1 1.3 Segundo Princípio da Termodinâmica... 2 1.4 Expressões das Variáveis

Leia mais

MÁQUINAS TÉRMICAS

MÁQUINAS TÉRMICAS UNIVERSIDADE DE AVEIRO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA EXERCÍCIOS DAS AULAS PRÁTICAS MÁQUINAS TÉRMICAS 2010-2011 DOCENTES RESPONSÁVEIS DEM Fernando Neto DEM João Oliveira DISCIPLINA Código 40544 Ano

Leia mais

Sistemas de Refrigeração Parte I

Sistemas de Refrigeração Parte I Sistemas de Refrigeração Parte I 1 Tópicos da Aula de Hoje Introdução / definições sobre sistemas de refrigeração Ciclo de refrigeração por compressão Fatores que influenciam o desempenho do sistema de

Leia mais

Lista de Exercícios - Máquinas Térmicas

Lista de Exercícios - Máquinas Térmicas DISCIPLINA: MÁQUINAS TÉRMICAS - 2017/02 PROF.: MARCELO COLAÇO PREPARADO POR GABRIEL ROMERO (GAROMERO@POLI.UFRJ.BR) 4. Motores de combustão interna: Os calores específicos são constantes para todos os exercícios

Leia mais

3. Um gás ideal passa por dois processos em um arranjo pistão-cilindro, conforme segue:

3. Um gás ideal passa por dois processos em um arranjo pistão-cilindro, conforme segue: 1. Um arranjo pistão-cilindro com mola contém 1,5 kg de água, inicialmente a 1 Mpa e título de 30%. Esse dispositivo é então resfriado até o estado de líquido saturado a 100 C. Calcule o trabalho total

Leia mais

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA GERADORES DE VAPOR Prof. Dr. Ramón Silva - 2015 O objetivo dessa aula apresentar e classificar os diversos tipos de geradores de vapor. Prof. Dr. Ramón Silva - 2015 2 Gerador

Leia mais

Combustível adicional se necessário 10

Combustível adicional se necessário 10 Esta colecção contem enunciados de problemas utilizados na avaliação da disciplina Termotecnia da licenciatura de Eng. Electrotécnica entre e 000. Nos enunciados existem por vezes mais dados do que os

Leia mais

MÁQUINAS TÉRMICAS E PROCESSOS CONTÍNUOS AULA 9-11 SISTEMAS DE POTÊNCIA A GÁS

MÁQUINAS TÉRMICAS E PROCESSOS CONTÍNUOS AULA 9-11 SISTEMAS DE POTÊNCIA A GÁS MÁQUINAS TÉRMICAS E PROCESSOS CONTÍNUOS AULA 9-11 SISTEMAS DE POTÊNCIA A GÁS PROF.: KAIO DUTRA Instalação de Potência com Turbinas a Gás As turbinas a gás tendem a ser mais leves e mais compactas que as

Leia mais

Essa relação se aplica a todo tipo de sistema em qualquer processo

Essa relação se aplica a todo tipo de sistema em qualquer processo Módulo III Primeira Lei da Termodinâmica e em Ciclos de Potência e Refrigeração. Propriedades de Substâncias Puras: Relações P-V-T e Diagramas P-V, P-T e T-V, Título, Propriedades Termodinâmicas, Tabelas

Leia mais

Dispositivos com escoamento em regime permanente

Dispositivos com escoamento em regime permanente Dispositivos com escoamento em regime permanente Bocais e difusores Os bocais e difusores normalmente são utilizados em motores a jato, foguetes, ônibus espaciais e até mesmo em mangueiras de jardim. Um

Leia mais

TURBINAS A VAPOR 1 1

TURBINAS A VAPOR 1 1 TURBINAS A VAPOR 1 1 Tópicos que serão abordados O que é uma turbina Características Termodinâmicas. Definições básicas. Tipos de turbinas. Características mecânicas. Detalhes Construtivos. 2 2 O que é

Leia mais

GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA DE ELÉTRICA

GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA DE ELÉTRICA Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Sinop Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA DE ELÉTRICA ROGÉRIO LÚCIO LIMA Sinop Abril de 2017 Principais

Leia mais

Geração de Energia Elétrica

Geração de Energia Elétrica Geração de Energia Elétrica Geração Termoelétrica a Joinville, 11 de Abril de 2012 Escopo dos Tópicos Abordados Conceitos básicos de termodinâmica; Centrais Térmicas a : Descrição de Componentes (Caldeira+Turbina);

Leia mais

Exercícios sugeridos para Ciclos de Refrigeração

Exercícios sugeridos para Ciclos de Refrigeração Exercícios sugeridos para Ciclos de Refrigeração 11-13 (Cengel 7ºed) - Um ciclo ideal de refrigeração por compressão de vapor que utiliza refrigerante R134a como fluido de trabalho mantém um condensador

Leia mais

O uso da água para a geração de energia termelétrica nos empreendimentos das Empresas Eletrobras GTRH-EE. Fórum Mundial da Água Março 2018

O uso da água para a geração de energia termelétrica nos empreendimentos das Empresas Eletrobras GTRH-EE. Fórum Mundial da Água Março 2018 O uso da água para a geração de energia termelétrica nos empreendimentos das Empresas Eletrobras GTRH-EE Fórum Mundial da Água Março 2018 Apresentação Este trabalho foi elaborado pelo Grupo de Trabalho

Leia mais

Máquinas Térmicas: Turbinas a Vapor

Máquinas Térmicas: Turbinas a Vapor Máquinas Térmicas: Entre os chamados prime-movers (motores), a turbina a vapor é um dos equipamentos mais versáteis, sendo amplamente utilizado em termelétricas, propulsão marítima e indústrias de processos

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Introdução... 1 Referências... 8

Sumário. Capítulo 1 Introdução... 1 Referências... 8 Sumário Capítulo 1 Introdução... 1 Referências... 8 Capítulo 2 Exergia A Qualidade da Energia... 9 2.1 Conceito de Exergia... 9 2.1.1 Análise Exergética... 15 2.1.2 Método de Análise... 16 Capítulo 3 Eficiência

Leia mais

Aula 6 Dimensionamento de grandes equipamentos de usinas termoelétricas

Aula 6 Dimensionamento de grandes equipamentos de usinas termoelétricas BIJ-0207 Bases conceituais da energia Aula 6 Dimensionamento de grandes equipamentos de usinas termoelétricas Prof. João Moreira CECS - Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas Universidade

Leia mais

Ciclo de potência a vapor

Ciclo de potência a vapor Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Ciclo de potência a vapor 2 semestre/2017 1 Ciclo de Carnot Forma de conversão contínua de calor, proveniente

Leia mais

Nota: Campus JK. TMFA Termodinâmica Aplicada

Nota: Campus JK. TMFA Termodinâmica Aplicada TMFA Termodinâmica Aplicada 1) Considere a central de potência simples mostrada na figura a seguir. O fluido de trabalho utilizado no ciclo é água e conhece-se os seguintes dados operacionais: Localização

Leia mais

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA

SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA SISTEMAS TÉRMICOS DE POTÊNCIA PROF. RAMÓN SILVA Engenharia de Energia Dourados MS - 2013 TURBINAS A GÁS TURBINAS A GÁS Turbogeradores são sistemas de geração de energia onde o acionador primário é uma

Leia mais

SISTEMAS DE POTÊNCIA A VAPOR (SPV)

SISTEMAS DE POTÊNCIA A VAPOR (SPV) SISTEMAS DE POTÊNCIA A VAPOR (SPV) Prof. Dr. Paulo H. D. Santos psantos@utfpr.edu.br AULA 1 06/06/2013 Apresentação do curso; Modelagem dos Sistemas de Potência a Vapor; Sistemas de Potência a Vapor -

Leia mais

ACH1014 Fundamentos de Física. Usinas térmicas. Profa Dra Patricia Targon Campana

ACH1014 Fundamentos de Física. Usinas térmicas. Profa Dra Patricia Targon Campana ACH1014 Fundamentos de Física Usinas térmicas Profa Dra Patricia Targon Campana Pcampana@usp.br 2013 A Termodinâmica e o conceito de usina térmica Estudo das transformações e as relações existentes entre

Leia mais

Ciclo de potência a vapor

Ciclo de potência a vapor Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Ciclo de potência a vapor 2 semestre/2016 1 Ciclo de Carnot Forma de conversão contínua de calor, proveniente

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Londrina Operações Unitárias na Indústria de Alimentos. Profa. Marianne Ayumi Shirai

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Londrina Operações Unitárias na Indústria de Alimentos. Profa. Marianne Ayumi Shirai Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Londrina Operações Unitárias na Indústria de Alimentos Profa. Marianne Ayumi Shirai CALDEIRAS Caldeira ou Gerador de vapor é um equipamento que se destina

Leia mais

Capítulo 5. Ciclos de Refrigeração

Capítulo 5. Ciclos de Refrigeração Capítulo 5 Ciclos de Refrigeração Objetivos Estudar o funcionamento dos ciclos frigoríficos por compressão de vapor idealizados e reais Apontar as distinções entre refrigeradores e bombas de calor 5.1.

Leia mais

Motores Térmicos. 8º Semestre 4º ano. Prof. Jorge Nhambiu

Motores Térmicos. 8º Semestre 4º ano. Prof. Jorge Nhambiu Motores Térmicos 8º Semestre 4º ano Aula 2 - Tópicos Definição Objectivo e Divisão dos Motores de Combustão Interna; Motor Wankel; Motor de êmbolo; Bases utilizadas para a classificação dos motores; Valores

Leia mais

Termodinâmica e Estrutura da Matéria (MEFT)

Termodinâmica e Estrutura da Matéria (MEFT) Termodinâmica e Estrutura da Matéria (MEFT) 2014-2015 Vasco Guerra Carlos Augusto Santos Silva carlos.santos.silva@tecnico.ulisboa.pt Versão 1.0 24-1-2014 1. Um inventor diz que desenvolveu uma máquina

Leia mais

TERMODINÂMICA APLICADA

TERMODINÂMICA APLICADA TERMODINÂMICA APLICADA Livro Texto adotado: Fundamentos da Termodinâmica Claus Borgnakke/ Richard E. Sonntag Editora Blucher. Samuel Sander de Carvalho samuel.carvalho@ifsudestemg.edu.br Juiz de Fora -MG

Leia mais

Motores Térmicos. 8º Semestre 4º ano

Motores Térmicos. 8º Semestre 4º ano Motores Térmicos 8º Semestre 4º ano Aula 23 Turbinas a Gás - Tópicos Introdução Ciclo-padrão de Brayton Princípio de Funcionamento Classificação das Turbinas Turbinas Turbofan Câmara de Combustão Turbinas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 LISTA DE EXERCÍCIOS 3 ANÁLISE VOLUME DE CONTROLE 1) Óleo vegetal para cozinha é acondicionado em um tubo cilíndrico equipado com bocal para spray. De acordo com o rótulo, o tubo é capaz de fornecer 560

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Sistemas de Múltiplos Estágios Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade

Leia mais

Compressores. Profa. Alessandra Lopes de Oliveira FZEA/USP

Compressores. Profa. Alessandra Lopes de Oliveira FZEA/USP Compressores Profa. Alessandra Lopes de Oliveira FZEA/USP Compressores l Função: aspirar vapor do evaporador (mantendo P e T desejadas) comprimir o vapor a determinada P e T e deslocar o refrigerante no

Leia mais

Capítulo 4: Análise de Sistemas: 1ª e 2ª Leis da Termodinâmica

Capítulo 4: Análise de Sistemas: 1ª e 2ª Leis da Termodinâmica Capítulo 4: Análise de Sistemas: ª e ª eis da ermodinâmica Revisão Exercícios Primeira lei da termodinâmica O balanço de energia pode ser escrito na forma diferencial: de δ - δw Como energia E é uma propriedade

Leia mais

2 º Semestre 2014/2015 (MEAer, MEMec, Amb, Naval) 1º Exame, 15/Junho /2015. Nome Nº

2 º Semestre 2014/2015 (MEAer, MEMec, Amb, Naval) 1º Exame, 15/Junho /2015. Nome Nº P1 Problema 1 (6 v) (selecione apenas uma resposta) 1) Para aumentar o rendimento de um ciclo reversível de potência que opera entre duas fontes de energia com temperaturas Th (fonte quente) e Tc (fonte

Leia mais

Energética Industrial

Energética Industrial Universidade do Minho Departamento de Engenharia Mecânica Energética Industrial Problemas propostos José Carlos Fernandes Teixeira 1) 1.5 kg de gelo à temperatura de 260 K, funde-se, à pressão de 1 bar,

Leia mais

Capítulo 4. Elementos finais de controle

Capítulo 4. Elementos finais de controle Capítulo 4 Elementos finais de controle Bombas Máquinas geratrizes, cuja finalidade é deslocar líquidos por escoamento. Ela transforma o trabalho mecânico que recebe de um motor em energia hidráulica sob

Leia mais

SIMULAÇÃO DE UMA USINA COM CICLO SIMPLES A VAPOR (CICLO RANKINE)

SIMULAÇÃO DE UMA USINA COM CICLO SIMPLES A VAPOR (CICLO RANKINE) SIMULAÇÃO DE UMA USINA COM CICLO SIMPLES A VAPOR (CICLO RANKINE) Glauber Rocha 1 Adilson Luiz da Silva 2 Fausto Neves Silva 3 RESUMO Para gerar vapor necessário aos processos de uma usina existe na caldeira

Leia mais

Capítulo 1. Introdução à Termodinâmica Aplicada

Capítulo 1. Introdução à Termodinâmica Aplicada Capítulo Introdução à Termodinâmica Aplicada Objetivos Na disciplina de Fundamentos da Termodinâmica, você aprendeu inúmeros conceitos físicos importantes. O objetivo da disciplina de Termodinâmica Aplicada

Leia mais

Disciplina : Máquinas Térmicas e de Fluxo. Aula 2 Propriedades Termodinâmicas

Disciplina : Máquinas Térmicas e de Fluxo. Aula 2 Propriedades Termodinâmicas Disciplina : Máquinas Térmicas e de Fluxo Aula 2 Propriedades Termodinâmicas Prof. Evandro Rodrigo Dário, Dr. Eng. Líquido comprimido Considere-se um dispositivo de cilindropistão contendo água na fase

Leia mais

Geração Termelétrica

Geração Termelétrica Geração Termelétrica Prof. José Antônio Perrella Balestieri (perrella@feg.unesp.br) Departamento de Energia Faculdade de Engenharia Campus de Guaratinguetá/UNESP Versão Set/2015 Perfil da geração elétrica

Leia mais

Recursos Energéticos e Meio Ambiente. Professor Sandro Donnini Mancini. 8 Motores e Turbinas. Sorocaba, Março de 2016.

Recursos Energéticos e Meio Ambiente. Professor Sandro Donnini Mancini. 8 Motores e Turbinas. Sorocaba, Março de 2016. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Recursos Energéticos e Meio Ambiente Professor Sandro Donnini Mancini 8 Motores e Turbinas Sorocaba, Março de 2016. Motor: transforma energia de combustíveis

Leia mais

Maquinas Termicas - Fornalha

Maquinas Termicas - Fornalha Máquinas Térmicas: Fornalhas Combustão 1 Fornalha Converte energia química do combustível em energia térmica. De acordo com o tipo e a qualidade do combustível disponível, a queima pode ser em suspensão,

Leia mais

2 º Semestre 2014/2015 (MEAer, MEMec, Amb, Naval) 2º Teste-Repescagem, 15/Junho /2015. Nome Nº

2 º Semestre 2014/2015 (MEAer, MEMec, Amb, Naval) 2º Teste-Repescagem, 15/Junho /2015. Nome Nº 2º Teste-Repescagem, 15/Junho /2015 P1 Problema 1 (10 v) (selecione apenas uma resposta) 1) Para aumentar o rendimento de um ciclo reversível de potência que opera entre duas fontes de energia com temperaturas

Leia mais

Módulo V Balanço de Entropia para Sistemas Fechados. Balanço de Entropia para Volume de Controle.

Módulo V Balanço de Entropia para Sistemas Fechados. Balanço de Entropia para Volume de Controle. Módulo V Balanço de Entropia para Sistemas Fechados. Balanço de Entropia para Volume de Controle. Balanço de Entropia para Sistemas Fechados O balanço de entropia é uma expressão da segunda lei conveniente

Leia mais

Máquinas Térmicas Turbinas a Gas. Jurandir Itizo Yanagihara

Máquinas Térmicas Turbinas a Gas. Jurandir Itizo Yanagihara Máquinas Térmicas Turbinas a Gas 1 Vantagens da Vantagens Turbinas a gás tendem a ser mais compactas, isto é, tem uma maior razão potência/peso (até 70% em relação a outros motores). Por isso, elas são

Leia mais

Disciplina : Termodinâmica. Aula 14 Segunda Lei da Termodinâmica

Disciplina : Termodinâmica. Aula 14 Segunda Lei da Termodinâmica Disciplina : Termodinâmica Aula 14 Segunda Lei da Termodinâmica Prof. Evandro Rodrigo Dário, Dr. Eng. Introdução a segunda lei da termodinâmica Uma xícara de café quente deixado em uma sala mais fria,

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Compressores Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade Federal de Juiz

Leia mais

4/Mar/2015 Aula 4 Processos termodinâmicos Capacidades caloríficas dos gases Energia interna de um gás ideal Capacidades caloríficas dos sólidos

4/Mar/2015 Aula 4 Processos termodinâmicos Capacidades caloríficas dos gases Energia interna de um gás ideal Capacidades caloríficas dos sólidos 4/Mar/05 Aula 4 Processos termodinâmicos Capacidades caloríficas dos gases Energia interna de um gás ideal Capacidades caloríficas dos sólidos Transformações termodinâmicas e gases ideais Tipos de transformações

Leia mais

3.1 Mecanismos de transferência de energia sob a forma de calor

3.1 Mecanismos de transferência de energia sob a forma de calor 3.1 Mecanismos de transferência de energia sob a forma de calor Condução Processo de transferência de energia sob a forma de calor que ocorre devido ao choque das partículas e sem transporte de matéria

Leia mais

b A eficiência térmica de um ciclo é medida pela relação entre o trabalho do ciclo e o calor que nele é adicionado.

b A eficiência térmica de um ciclo é medida pela relação entre o trabalho do ciclo e o calor que nele é adicionado. 1) As usinas de potência (termoelétricas e nucleares) precisam retornar ao meio ambiente uma determinada quantidade de calor para o funcionamento do ciclo. O retorno de grande quantidade de água aquecida

Leia mais

Aula 5 Energia e trabalho: Ciclos de Gás

Aula 5 Energia e trabalho: Ciclos de Gás Universidade Federal do ABC P O S M E C Aula 5 Energia e trabalho: Ciclos de Gás MEC202 Ciclo termodinâmicos Ciclos termodinâmicos podem ser divididos em duas categorias gerais: ciclos de energia e ciclos

Leia mais

Ciclos de Produção de Frio

Ciclos de Produção de Frio Ciclos de Produção de Frio Prof. José R. Simões Moreira EPUSP/PME/SISEA E-mail: jrsimoes@usp.br www.pme.poli.usp.br/sisea Julho/2003 COGEN Cogeração, auto-produção e produção independente Pressão Princípio

Leia mais

Eficiência em Processos. Vimos que para um ciclo, no caso um motor térmico, a eficiência é dada por: W resultante Q

Eficiência em Processos. Vimos que para um ciclo, no caso um motor térmico, a eficiência é dada por: W resultante Q Eficiência em Processos Vimos que para um ciclo, no caso um motor térmico, a eficiência é dada por: η térmica W resultante Q H Entretanto, para um processo a definição de eficiência envolve uma comparação

Leia mais

MÁQUINAS TÉRMICAS Prof. Dr. Charles Assunção

MÁQUINAS TÉRMICAS Prof. Dr. Charles Assunção MÁQUINAS TÉRMICAS Prof. Dr. Charles Assunção APLICAÇÃO DO ESTUDO DE MÁQUINAS TÉRMICAS Fonte: Wylen; Sonntag; Borgnakke. Fundamentos da termodinâmica. Blucher. APLICAÇÃO DO ESTUDO DE MÁQUINAS TÉRMICAS Fonte:

Leia mais

UFABC Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones. Aula 11: Máquinas de combustão interna

UFABC Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones. Aula 11: Máquinas de combustão interna UFABC Fenômenos Térmicos Prof. Germán Lugones Aula 11: Máquinas de combustão interna Máquinas de combustão interna O motor a gasolina usado em automóveis e em outras máquinas é um tipo familiar de máquina

Leia mais

Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles)

Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles) UTFPR Termodinâmica 1 Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles) Princípios de Termodinâmica para Engenharia Capítulo 4 Parte III Análise de Volumes de Controle em Regime Permanente

Leia mais

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Engenharia de Alimentos

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Engenharia de Alimentos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Engenharia de Alimentos 1 a Lista de Exercícios (2014) ZEA 0466 TERMODINÂMICA Profa. Alessandra Lopes de Oliveira

Leia mais

1 Uma propriedade é uma característica macroscópica de um sistema (massa, volume, energia, pressão, temperatura...) para a qual um valor numérico pode

1 Uma propriedade é uma característica macroscópica de um sistema (massa, volume, energia, pressão, temperatura...) para a qual um valor numérico pode 1 1 1 Uma propriedade é uma característica macroscópica de um sistema (massa, volume, energia, pressão, temperatura...) para a qual um valor numérico pode ser atribuído em um dado tempo sem o conhecimento

Leia mais

Programa Detalhado de Máquinas Térmicas e Hidráulicas

Programa Detalhado de Máquinas Térmicas e Hidráulicas Programa Detalhado de Máquinas Térmicas e Hidráulicas 1. Generalidades 1.1. Dimensões e unidades de medida 1.1.1. Dimensões e homogeneidade dimensional 1.1.2. Sistemas de unidades 2. Máquinas Hidráulicas

Leia mais

Máquinas de Fluxo. Aula 7 Máquinas Motoras: Perdas de Energia

Máquinas de Fluxo. Aula 7 Máquinas Motoras: Perdas de Energia Máquinas de Fluxo Aula 7 Máquinas Motoras: Perdas de Energia Professora Esp. Claudia Beatriz Bozz Engenheira Mecânica Engenharia de Segurança do Trabalho Turbinas São equipamentos que tem por finalidade

Leia mais