VERIFICAÇÃO DE LESÃO RENAL EM CÃES COM ANEMIA NÃO REGENERATIVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VERIFICAÇÃO DE LESÃO RENAL EM CÃES COM ANEMIA NÃO REGENERATIVA"

Transcrição

1 VERIFICAÇÃO DE LESÃO RENAL EM CÃES COM ANEMIA NÃO REGENERATIVA ANUÁRIO DA PRODUÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE Vol. 13, N. 20, Ano 2010 Paulo Francisco Navarri Junior Prof. Karina Medici Madureira Curso: Medicina Veterinária CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA - UNIDADE LEME RESUMO As lesões renais promovem alterações orgânicas significativas nos animais acometidos, manifestadas nas mais diversas formas, entre elas anemia, anorexia, êmese, poliúria e polidipsia. Porém, quando os sinais clínicos se manifestam, grande parte dos néfrons já encontram-se comprometidos, dificultando o tratamento e tornando o prognóstico mau. Muitos dos animais com lesão renal apresentam diminuição da quantidade de eritrócitos circulantes, em virtude da baixa ou parada na produção do hormônio eritropoetina, sintetizado neste órgão. Portanto, o objetivo deste trabalho foi verificar a existência de lesão renal em cães que apresentavam anemia normocítica normocrômica não regenerativa. Foram avaliados 15 animais, após serem selecionados pelo exame físico e eritrograma. Nos animais que apresentaram anemia, foram realizadas a determinação dos níveis séricos de uréia e creatinina, além da urinálise. Em todos os animais avaliados foram encontrados aumentos nos níveis de uréia, creatinina e alterações em alguns parâmetros da urinálise, caracterizando a importância de se avaliar a função renal em todos os animais portadores de anemia, independentemente de apresentarem ou não sinais clínicos compatíveis com a lesão renal. Palavras-Chave: rins, cães, eritrograma, função renal, urinálise. Anhanguera Educacional Ltda. Correspondência/Contato Alameda Maria Tereza, 4266 Valinhos, SP - CEP rc.ipade@aesapar.com Coordenação Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE Publicação: 5 de novembro de 2012 Trabalho realizado com o incentivo e fomento da Anhanguera Educacional 161

2 162 Verificação de lesão renal em cães com anemia não regenerativa 1. INTRODUÇÃO A anemia é caracterizada por um estado mórbido, causado por uma diminuição da quantidade de hemoglobina circulante. Raramente a anemia é um distúrbio primário, aparecendo mais como uma manifestação secundária de uma doença em algum outro órgão ou sistema. Na anemia ocorrem três fenômenos interligados: diminuição da volemia, hipóxia tecidual e compensação do organismo. Os exames laboratoriais, como a determinação do valor do microhematócrito, taxa de hemoglobina e o número de eritrócitos por mm³ de sangue, servem como auxílio no diagnóstico desta enfermidade (GARCIA-NAVARRO, 2005). As anemias podem ser classificadas em regenerativas e não regenerativas ou aplásicas, onde não há eritropoese (GARCIA-NAVARRO, 2005). Estas podem ser causadas por medicamentos antineoplásicos, imunossupressores, produtos químicos, toxinas, estrógeno e agentes infecciosos, além de doenças inflamatórias, insuficiência renal crônica, doenças endócrinas e deficiências nutricionais (THRALL et al., 2006). Entre estas causas, a insuficiência renal crônica é uma das principais causadoras de anemia, pois leva á incapacidade dos rins em sintetizar a eritropoetina (WALLNER et al., 1976). A eritropoetina (EPO) é um hormônio produzido em resposta à necessidade tecidual de oxigênio e estimula a produção de novos eritrócitos através de sua atividade da medula óssea. O rim é o principal local de produção de EPO em mamíferos adultos e o único local em cães. A produção de EPO extra-renal, em certos mamíferos e humanos, ajuda a manter a eritropoese durante a anemia causada por graves doenças renais. A anemia é uma seqüela comum de nefrite intersticial crônica em cães, devido à falta da fonte extra-renal de EPO (REECE, 2006). Invariavelmente, ocorrem quadros de anemia em animais com insuficiência renal crônica e freqüentes complicações de largo espectro, associado á outras doenças crônicas. Isso é concluído, devido a evidências de que os níveis séricos de eritropoetina são baixos em relação ao grau da anemia em casos de doenças crônicas ou insuficiência renal. Em casos de animais apresentando uremia, ocorre a inibição da síntese da molécula heme na medula (WALLNER et. al. 1976), além de um aumento da fragilidade dos eritrócitos (FONTANELLAS et al., 1996). O diagnóstico das lesões renais deve ser realizado associando-se as manifestações clínicas e laboratoriais, como a mensuração dos níveis séricos de uréia, creatinina, albumina, proteínas totais, fosfatase alcalina, sódio, potássio, cálcio e fósforo, realização de urinálise (THRAL, 2006), radiografia e ultrasonografia (BIRCHARD; SHERDING, 2008).

3 Paulo Francisco Navarri Junior, Karina Medici Madureira 163 Notomi et al. (2006) realizaram um estudo restrospectivo em 191 animais, atendidos no Hospital Veterinário durante o período de 1999 a 2002, e observaram que dois terços dos cães diagnosticados com insuficiência renal crônica apresentavam anemia normocítica normocrômica, além de outras alterações como hiperfosfatemia, uremia, acidúria, proteinúria, cilindrúria e isostenúria. Miyamoto et al. (1997) examinaram um cão de seis meses de idade, da raça Golden Retriever, que apresentava poliúria e polidipsia. Os exames laboratoriais revelaram anemia não regenerativa, azotemia, hipercalcemia, hiperfosfatemia, além de proteinúria e isostenúria. Os autores concluíram que as alterações observadas são de extrema importância para a detecção de lesão renal, independentemente da causa. 2. OBJETIVO O objetivo do presente trabalho foi determinar a frequência dos aumentos séricos de uréia e creatinina, assim como identificar as alterações encontradas na urinálise, em cães portadores de anemia normocítica normocrômica não regenerativa. 3. METODOLOGIA Os animais foram submetidos inicialmente ao exame físico, selecionando para pesquisa apenas animais adultos, e que apresentaram um ou mais sinais clínicos compatíveis com a presença de anemia, como palidez de mucosas, taquicardia e taquipnéia. Após a seleção dos animais, foram colhidas as amostras sanguíneas para a realização do eritrograma, contagem de reticulócitos, mensuração de uréia e creatinina séricas, através da punção da veia jugular ou cefálica, além da colheita de urina obtida por cateterismo. 4. DESENVOLVIMENTO 4.1. Seleção dos Animais e Colheita das Amostras Foram utilizados 14 cães, atendidos no Hospital Veterinário e cuja queixa principal dos proprietários relacionava-se á presença de sinais compatíveis com anemia, como fraqueza e anorexia. Estes animais então foram submetidos ao exame físico, segundo os procedimentos descritos por Feitosa (2008), selecionando para pesquisa apenas animais machos adultos, e que apresentaram, além dos sinais relatados pelos proprietários, palidez de mucosas, taquicardia e taquipnéia.

4 164 Verificação de lesão renal em cães com anemia não regenerativa Após a realização do exame físico e seleção dos animais, as amostras destinadas á realização dos testes hematológicos e bioquímicos sanguíneos foram colhidas através de punção das veias jugular externa ou cefálica, após a contenção do animal e se necessário a tricotomia do local a ser puncionado. Para a colheita do sangue foram utilizadas agulhas com sistema á vácuo e tubos contendo EDTA, para a determinação do eritrograma, além de tubos sem anticoagulante, para a realização das provas bioquímicas, ambos do sistema Vacutainer. A colheita das amostras de urina foi realizada por cateterização vesical, já que muitos proprietários não autorizaram a colheita de urina por cistocentese. Após a devida contenção do animal, realizou-se o corte dos pêlos ao redor do prepúcio e limpeza da região com algodão embebido em solução de clorexidina. Promoveu-se então a exposição e fixação do pênis, utilizando-se luva e gaze estéril e introduzindo-se sonda uretral estéril, de tamanhos que variavam conforme o tamanho e peso do animal (Figura 1). Algumas gotas de urina foram desprezadas, promovendo a lavagem do trato urinário inferior e minimizando as chances de contaminação da amostra (FEITOSA, 2008). As amostras de urina foram então obtidas através do acoplamento de seringas estéreis de 10 ml, obtendose a quantidade de 15 a 20mL de urina, em duas colheitas seqüenciais. Uma dificuldade encontrada no presente trabalho e que promoveu a diminuição do número de animais utilizados no projeto foi a obtenção necessária do volume de urina, suficiente para se promover uma urinálise adequada. Segundo Thrall et al., (2006) um volume urinário de 15mL é necessário para se obter uma quantidade suficiente de sedimento, etapa extremamente importante do exame. No momento da colheita verificouse neste trabalho que alguns animais estavam com a vesícula urinária vazia, pois foram caminhando até o Hospital Veterinário ou urinaram no estacionamento assim que desceram do carro, impossibilitando desta forma, a colheita da urina. Tanto as amostras de sangue quanto as de urina obtidas foram imediatamente ser encaminhadas ao laboratório e processadas.

5 Paulo Francisco Navarri Junior, Karina Medici Madureira 165 Fonte: Arquivo Pessoal, 2010 Figura 1 Cateterização vesical 4.2. Análise das Amostras Realização do Eritrograma Para a realização do eritrograma, foram realizadas a contagem total de eritrócitos, a determinação do volume globular, a mensuração da hemoglobina sanguínea e o cálculo dos índices hematimétricos Volume Corpuscular Médio (VCM) e Concentração Hemoglobínica Corpuscular Média (CHCM). Portanto, num primeiro momento, os tubos das amostras de sangue com EDTA foram homogeneizadas várias vezes, evitando assim a precipitação das células no fundo do tubo e promovendo erros na determinação dos valores. Para a determinação do número total de eritrócitos, as amostras foram diluídas, na proporção 1:200, em pipetas de Thoma para glóbulos vermelhos, utilizando-se o líquido de Gower como diluente. Após, uma alíquota foi colocada em câmara de Neubauer e coberta com lamínula, contando-se no microscópio óptico, em aumento de 400x, o número de eritrócitos/mm 3 de sangue (BIRGEL, 1982). Para a determinação do volume globular, ou microhematócrito, capilares de vidro foram preenchidos com sangue, até 75% de sua capacidade, vedados com massa de modelar e centrifugados a rpm, durante 5 minutos. O valor do microhematócrito foi determinado através da leitura do capilar de vidro em cartão próprio, obtendo-se o valor em porcentagem. A determinação do valor da hemoglobina sanguínea foi realizada através da diluição da amostra de sangue total, na proporção de 1:250, em líquido de Drabkin e a leitura realizada em espectrofotômetro, obtendo-se o valor da hemoglobina em g/dl.

6 166 Verificação de lesão renal em cães com anemia não regenerativa Os índices hematimétricos Volume Corpuscular Médio - VCM e Concentração Hemoglobínica Corpuscular Média - CHCM, foram calculadas através da utilização das fórmulas matemáticas: VCM (fl) = volume globular x 10/ Hemáceas CHCM (%) = hemoglobina X 100 / volume globular Mensuração dos níveis séricos de uréia e creatinina Os tubos contendo as amostras de sangue sem anticoagulante foram centrifugados, a rpm, durante 10 minutos. O soro obtido após a centrifugação foi acondicionado em tubos plásticos, com capacidade de 1,5 ml. Para a determinação dos níveis séricos de uréia e creatinina foram utilizados kits cinéticos comerciais, e a leitura realizada em analisador bioquímico semi-automático, segundo as especificações do fabricante Urinálise As amostras de urina foram submetidas ás provas físicas, químicas e citológicas. Para isso, os volumes obtidos nas seringas foram transferidos para tubos de vidro transparentes e estéreis, realizando inicialmente o exame físico da urina (cor, odor e transparência) e a densidade urinária, utilizando-se o método de refratometria. Para o exame químico da urina foram utilizadas tiras reativas (Combur Test ), obtendo-se o ph urinário e alguns constituintes químicos presentes na urina, como proteína, glicose, cetonas, sangue oculto, nitritos, urobilinogênio, bilirrubina e leucócitos. Para o exame de sedimento urinário, a amostra de urina foi transferida para um tubo Falcon estéril, com capacidade de 15 ml, que foi centrifugado a 2000 rpm, durante 5 minutos. O sobrenadante obtido após a centrifugação foi desprezado, mantendo-se apenas 1 ml no fundo do tubo, que foi posteriormente ressuspendido através de agitação leve do tubo. Uma gota do sedimento então foi colocada em lâmina de vidro limpa e desengordurada, coberta com lamínula e observada em microscópio óptico. Os constituintes do sedimento (cristais, cilindros, leucócitos, hemácias, leveduras, bactérias, muco, contaminantes, gotículas de gordura, células epiteliais, parasitas ou seus ovos, espermatozóides), quando presentes, foram classificados de forma qualitativa, em escala de 0 (nenhum) a 3+ (grande quantidade) (GARCIA-NAVARRO, 2005b).

7 Paulo Francisco Navarri Junior, Karina Medici Madureira Determinação das proteínas totais plasmáticas As proteínas totais plasmáticas foram determinadas por refratometria, após o preenchimento do capilar de vidro com sangue total e fechamento do mesmo com massa de modelar. As amostras foram centrifugadas por cinco minutos, a rpm, em centrífuga de micro hematócrito. Após a centrifugação, os capilares foram quebrados, no limite entre o plasma e o anel leucocitário, e algumas gotas de plasma foram depositadas no refratômetro, ocorrendo a leitura em g/dl (THRALL et al., 2006). 5. RESULTADOS Para os parâmetros hematológicos, bioquímicos os resultados foram apresentados nas tabelas 01 e 02, respectivamente. Os dados referentes aos parâmetros físico-químicos e exame do sedimento estão apresentados nas Tabelas 03, 04, 05 e 06, respectivamente. Como se pôde verificar na Tabela 01, os valores de hemácias, hematócrito e hemoglobina ficaram abaixo dos valores de normalidade determinados por Thrall et al., (2006). Como os valores de VCM e CHCM estão dentro dos valores de normalidade, pode-se classificar a anemia como sendo normocítica normocrômica. A regeneração não foi constatada em nenhum animal, após a determinação da contagem de reticulócitos, portanto, a anemia apresentada por todos os animais era do tipo não regenerativa. Os valores de uréia e creatinina séricos ficaram acima dos valores de referência, caracterizando uma azotemia e possível lesão renal. A uréia sanguínea é um parâmetro importante de avaliação da filtração glomerular, pois a maior parte da uréia é excretada na urina. Além das causas renais, a desidratação e a ingestão de grandes quantidades de proteínas na dieta podem aumentar os valores de uréia sanguíneos. Para excluir a possibilidade de interferência da desidratação nos valores de uréia, determinou-se neste trabalho, o valor das proteínas plasmáticas. Conforme demonstrado na Tabela 2, os valores de proteínas plasmáticas totais foram semelhantes ao valor de referência, excluindo-se, portanto, a presença da desidratação nos animais estudados. Além disso, como a produção de creatinina está vinculada á condensação e desidratação da creatina muscular, não existe influência de fatores extra-renais, ao contrário do que ocorre com a uréia, nos valores de creatinina sanguínea. Como a excreção da creatinina também ocorre através da filtração glomelurar, os valores aumentados nos animais utilizados também caracterizam uma lesão renal.

8 168 Verificação de lesão renal em cães com anemia não regenerativa Os parâmetros físicos cor, aspecto, odor, na maioria dos animais permaneceram dentro dos parâmetros considerados normais para a espécie canina. Apenas no animal 6 a urina apresentava aspecto turvo. A turbidez da urina reflete a quantidade de partículas presentes na mesma, que podem ser células, gordura, cristais e bactérias (Thrall et al., 2006), conforme pode ser verificado pelos dados apresentados nas Tabelas 5 e 6. O valor médio da densidade encontra-se dentro do valor normal para a espécie, que varia de 1,008 a 1,030, assim como o valor do ph, que deve ser ácido em animais carnívoros (THRALL et al., 2006). Com relação aos dados apresentados na Tabela 04, houve proteinúria (2+ ou 3+) em 6 animais. Destes, 3 animais apresentaram 2+ ou 3+ para a presença de sangue oculto na urina, que pode ser justificado pelo método de colheita da urina utilizado no presente trabalho. A cateterização vesical pode traumatizar, de forma transitória, a mucosa do trato urinário inferior e consequentemente, ocorrer a liberação de hemácias na urina. No animal 1, a proteinúria pode ser justificada pelo processo inflamatório apresentado pelo animal, verificado pela presença de grande quantidade de leucócitos e hemácias na urina, conforme apresentado na Tabela 5. Segundo Thrall et al., (2006) até três hemácias e leucócitos por campo é considerado normal. Apenas um animal apresentou 3+ para a presença de glicose na urina. Para confirmar a presença de Diabetes, seria necessário quantificar a glicose plasmática, porém, como não era o objetivo do projeto, essa prova não foi realizada. Além da Diabetes, a glicose na urina pode aparecer em casos de nefropatias tóxicas, excesso de glicose na alimentação ou distúrbios hereditários (THRALL et al., 2006). Tabela 1 - Média e desvio-padrão do eritrograma de cães. T a Valores de Referência bvariável Média / Desvio Padrão e (THRALL et al., 2006) l Hematócrito (%) a 23 ± 8, Hemoglobina (g/dl) 6,97 ± 2, Hemácias (x 106/mm³ de sangue) 3,83 ± 1,58 5,5 8,5 VCM (fl) 69,86 ± 4, CHCM (%) 29,63 ± 3,

9 Paulo Francisco Navarri Junior, Karina Medici Madureira 169 Tabela 02 Média e Desvio Padrão dos Parâmetros Bioquímicos Variável Média / Desvio Padrão Valores de Referência (THRALL et al., 2006) Uréia (mg/dl) 233,3 ± 152,3 7,0 28 Creatinina (mg/dl) 6,0 ± 4,9 0,9 1,7 Proteína Plasmática Total (g/dl) 7,12 ± 1,29 6,0 8,0 Tabela 03 Exame físico-químico da urina. Amostra Cor Aspecto Odor Densidade ph 1 Amarelo Claro Turva "sui generis" 1, Amarelo Palha Límpida "sui generis" 1, Amarelo Claro Límpida "sui generis" 1, Amarelo Citrino Ligeiramente Turva "sui generis" 1,027 6,5 5 Amarelo Claro Ligeiramente Turva "sui generis" 1,004 5,5 6 Amarelo Claro Límpida "sui generis" 1,012 5,5 7 Amarelo Escuro Turva "sui generis" 1, Amarelo Claro Límpida "sui generis" 1, Amarelo Citrino Ligeiramente Turva "sui generis" 1, Amarelo Citrino Ligeiramente Turva "sui generis" 1, Amarelo Citrino Límpida "sui generis" 1, Amarelo Citrino Ligeiramente Turva "sui generis" 1,020 6,5 13 Amarelo Claro Ligeiramente Turva "sui generis" 1, Amarelo Palha Límpida "sui generis" 1,008 5 Média e Desviopadrão 1,018 0,011 5,64 0,69

10 170 Verificação de lesão renal em cães com anemia não regenerativa Amostra Proteín a (mg/dl) Sangue Oculto Tabela 4 Exame físico químico da urina. Ac. Ascórbico Nitrito Glicose (mg/dl) Urobilinogêni o (mg/dl) Bilirrubina Corpos Cetônicos 1 3+ (500) 1+ Ausente Negativo Ausente Normal Ausente Ausentes 2 Traços 1+ Ausente Negativo Ausente Normal Ausente Ausentes 3 1+ (30) 2+ Ausente Negativo Ausente Normal Ausente Ausentes 4 2+ (30) 2+ Ausente Negativo Ausente Normal Ausente Ausentes 5 3+ (500) 3+ Ausente Positivo Ausente Normal Ausente Ausentes 6 2+ (100) 1+ Ausente Negativo 2+ (250) Normal Ausente Ausentes 7 1+ ( Negativo Ausente Normal 1+ Ausentes 8 Ausente Ausente Ausente Negativo 1+ (50) Normal Ausente Ausentes 9 Traços Ausente Ausente Negativo Ausente Normal 1+ Ausentes 10 Ausente Negativo Ausente Normal Ausente Ausentes (500) 2+ Ausente Negativo Ausente Normal Ausente Ausentes (100) 1+ Ausente Negativo 3+ Normal Ausente Ausentes (30) Traços Ausente Negativo Traços Normal Ausente Ausentes (30) 2+ Ausente Positivo Ausente Normal Ausente Ausentes Amostra Células Renais Tabela 5 Exame do sedimento urinário (componentes orgânicos). Células Transição Células Descamação Leucócitos Hemácias Bactérias Cilindros 1 Ausentes 3+ Ausentes Incontáveis 152/Campo Ausentes Ausentes 2 Ausentes Ausentes Ausentes 10/Campo 10/Campo Ausentes Ausentes 3 Ausentes Ausentes Ausentes 4/Campo 3/Campo Ausentes Ausentes 4 Ausentes 2+ Ausentes 17/Campo 36/Campo Ausentes Hialinos (Raros) /Campo Incontáveis Ausentes Ausentes /Campo 2/Campo Ausentes Ausentes /Campo 20/Campo Ausentes Granulosos (+) 8 Ausentes Ausentes Raras 2/Campo 2/Campo Ausentes Ausentes Ausentes 5/Campo 8/Campo Ausentes Ausentes /Campo 34/Campo Ausentes Ausentes 11 Ausentes Ausentes 1+ 4/Campo 6/Campo Ausentes Ausentes 12 Ausentes /Campo 10/Campo Ausentes Ausentes 13 Ausentes Ausentes 2+ 4/Campo 13/Campo Ausentes Ausentes /Campo 105/Campo Ausentes Granulosos (+)

11 Paulo Francisco Navarri Junior, Karina Medici Madureira 171 Tabela 6 Exame do sedimento urinário (componentes inorgânicos) Amostra Cristais Espermatozóides 1 Ausentes Ausentes 2 Ausentes Ausentes 3 Ausentes Ausentes 4 Ausentes 2+ 5 Ausentes Ausentes 6 Oxalato de Cálcio (2+) Ausentes 7 Uratos Amorfos (3+) Ausentes 8 Uratos Amorfos (1+) Ausentes 9 Fosfato Triplo (1+) Ausentes 10 Ausentes Ausentes 11 Uratos Amorfos (2+) Ausentes 12 Fosfatos Amorfos (3+) Ausentes 13 Ausentes Ausentes 14 Ausentes Ausentes 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS No presente projeto foi possível compreender a importância do exame físico dos animais e a importância de se analisar em conjunto os diversos resultados obtidos, para assim se ter uma diretriz firme para um bom diagnóstico e um tratamento que forneça ao animal bom prognóstico. Os resultados obtidos ao longo deste projeto foram condizentes com os analisados em literatura e esperados pela pesquisa, mostrando que em animais que possuam anemia normocítica normocrômica não regenerativa deve-se mensurar a função renal e a análise da urina, mesmo em situações onde não existe a presença dos sinais clínicos compatíveis com lesão renal, pois assim será possível verificar uma lesão renal o quanto antes, levando a um tratamento adequado. REFERÊNCIAS BIRCHARD, S.J.; SHERDING, R.G. Manual Saunders Clínica de Pequenos Animais. 3 ed. São Paulo: Roca, BIRGEL, E. H. Hematologia clínica veterinária. In: BIRGEL, E. H.; LARSSON, M.H.M.A.; HAGIWARA, M.K.; VASCONCELOS, S.A.; LARSSON, C.E.; BENESI, F. J. Patologia clínica veterinária. São Paulo: Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, 1982, p FEITOSA, F. L. Semiologia veterinária: a arte do diagnóstico. 2ª ed. São Paulo: Roca, 2008.

12 172 Verificação de lesão renal em cães com anemia não regenerativa FONTANELLAS, A.; HERRERO, J.A.; TROBO, J.I.; MORAN, M.J.; CORONEL, F.; BARRIENTOS, A.; SALAMANCA, R.E. Abnormalities of heme biosynthesis in experimental acute renal failure. J. Am. Soc. Nephrol., v.7, p , GARCIA-NAVARRO, C.E.K. Manual de Hematologia Veterinária. 1ª ed. São Paulo: Varella, GARCIA-NAVARRO, C.E.K. Manual de Urinálise Veterinária, 2ª ed. São Paulo: Varela, MIYAMOTO, T.; WAKIZAKA, S.; MATSUYAMA, S.; BABA, E.; OHASHI, F.; KUWAMURA, M.; YAMATI, J.; KOTANI, T. A control of a Golden Retriever with renal dysplasia. J.Vet. Med. Sci., v.59, n.10, p , NOTOMI, M.K.; KOGIKA, M.M.; YUZUKI, J.; IKESAKI, H.; MONTEIRO, P.R.G.; MARQUES, M.L. Estudo retrospectivo de casos de insuficiência renal crônica em cães no período de 1999 a Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, v.43, REECE, William O. Fisiologia de Animais Domésticos. 12ª ed. São Paulo: Roca, THRAL, M.A et al. Hematologia e Bioquímica Clínica Veterinária. 1ª ed. São Paulo: ROCA, WALLNER, S.F.; KURNICK, J.E.; WARD, H.P.; VAUTRIN, R.; ALFREY, A.C. The anemia of chronic renal failure and chronic diseases: in vitro studies of erythropoiesis. Blood, v.47, p , 1976.

Métodos de avaliação da função renal

Métodos de avaliação da função renal Métodos de avaliação da função renal Fernando Domingos Instituto de Fisiologia Faculdade de Medicina de Lisboa 2014 1 Avaliação clínica Medição da pressão arterial (pode estar elevada na doença renal)

Leia mais

ANÁLISES CLÍNICAS. conhecimento que trabalha com o estudo de. alguma substância de forma a coletar dados e

ANÁLISES CLÍNICAS. conhecimento que trabalha com o estudo de. alguma substância de forma a coletar dados e ANÁLISES CLÍNICAS ANÁLISES CLÍNICAS A análise clínica é o ramo de conhecimento que trabalha com o estudo de alguma substância de forma a coletar dados e apontar diagnósticos a respeito da saúde do paciente.

Leia mais

HEMOGRAMA COMPLETO Método : Analise realizada por Citometria de fluxo fluorescente e impedância "XE2100-Sysmex" Material: SANGUE TOTAL COM EDTA

HEMOGRAMA COMPLETO Método : Analise realizada por Citometria de fluxo fluorescente e impedância XE2100-Sysmex Material: SANGUE TOTAL COM EDTA Unidade : GAMA LESTE Página: 1/5 HEMOGRAMA COMPLETO Método : Analise realizada por Citometria de fluxo fluorescente e impedância "XE2100-Sysmex" Material: SANGUE TOTAL COM EDTA Eritrograma Resultados Homens

Leia mais

Após a leitura deste texto não deixe de ler também nossas outras postagens sobre exames laboratoriais:

Após a leitura deste texto não deixe de ler também nossas outras postagens sobre exames laboratoriais: Aula Prática Profa. Dra. Fernanda Ayala O exame de urina é usado como método diagnóstico complementar desde o século II. Trata-se de um exame indolor e de simples coleta, o que o torna muito menos penoso

Leia mais

REGULAÇÃO HIDROELETROLÍTICA FUNÇÃO RENAL

REGULAÇÃO HIDROELETROLÍTICA FUNÇÃO RENAL REGULAÇÃO HIDROELETROLÍTICA FUNÇÃO RENAL Bioquímica Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes Referências Bioquímica Clínica M A T Garcia e S Kanaan Bioquímica Mèdica J W Baynes e M H Dominiczack Fundamentos

Leia mais

MANUAL DE COLETA PARA ANÁLISES CLÍNICAS

MANUAL DE COLETA PARA ANÁLISES CLÍNICAS MANUAL DE COLETA PARA ANÁLISES CLÍNICAS O material coletado e conservado adequadamente torna-se de grande valor, proporcionando informações importantes para o clínico chegar a um diagnóstico. Uma coleta

Leia mais

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS. Dúvidas Técnicas: Telefone: PABX (011) 3053-6611 Ramal: 2028

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS. Dúvidas Técnicas: Telefone: PABX (011) 3053-6611 Ramal: 2028 Telefone PABX (011) 3053-6611 e-mail hcor@hcor.com.br Dúvidas Técnicas Telefone PABX (011) 3053-6611 Ramal 2028 EQUIPE CLINIC CHECK UP Num. Pedido 050802886 10/08/2005 060000 Emissão 11/08/2005 135055

Leia mais

Procedimentos Técnicos NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR

Procedimentos Técnicos NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Versão: 1 Pg: 1/6 NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA ELABORADO POR Ivo Fernandes Sobreiro Gerente da Qualidade 01/09/2009 DE ACORDO Renato de Lacerda Diretor Técnico 05/09/2009 APROVADO POR Jose Carlos Santos

Leia mais

ESTUDO SUMÁRIO DA URINA. Pesquisa de albumina, corpos cetónicos, pigmentos e sais biliares

ESTUDO SUMÁRIO DA URINA. Pesquisa de albumina, corpos cetónicos, pigmentos e sais biliares Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Ano Lectivo 2009/2010 Unidade Curricular de BIOQUÍMICA II Mestrado Integrado em MEDICINA 1º Ano ENSINO PRÁTICO E TEORICO-PRÁTICO 1ª AULA PRÁTICA ESTUDO

Leia mais

URINÁLISE NA MEDICINA VETERINÁRIA

URINÁLISE NA MEDICINA VETERINÁRIA URINÁLISE NA MEDICINA VETERINÁRIA ROSA, Bruna Teixeira CAMPOS, Camila Poles ZANGIROLAMI FILHO, Darcio DALLA PALMA, Giuliano MARTINS, Irana Silva FERREIRA, Manoela Maria Gomes AVANTE, Michelle Lopes brubynha@hotmail.com

Leia mais

POP- AULA PRÁTICA DE HEMOGRAMA (ERITROGRAMA) Prof.Archangelo

POP- AULA PRÁTICA DE HEMOGRAMA (ERITROGRAMA) Prof.Archangelo POP- AULA PRÁTICA DE HEMOGRAMA (ERITROGRAMA) Prof.Archangelo Material Necessário Seringa 5ml com agulha 25x7 Alcool 70% (iodado) Garrote Tubo vacuun EDTA ( tampa roxa ) microscópio lâminas para microscopia

Leia mais

Abordagem do Paciente Renal F J Werneck

Abordagem do Paciente Renal F J Werneck Síndromes Nefrológicas Síndrome infecciosa: Infecciosa Nefrítica Nefrótica Urêmica Hipertensiva Calculosa - infecção do trato urinário alta: pielonefrite - Infecção do trato urinário baixa: cistite, uretrite

Leia mais

Urinálise Sedimentoscopia Identificação

Urinálise Sedimentoscopia Identificação Caso Clínico Item EAS04 Mulher, 70 anos busca o serviço de emergência do hospital devido a perda de peso importante nos últimos 6 meses, e edema nas pernas e pálpebras. O médico solicitou exame comum de

Leia mais

Doença com grande impacto no sistema de saúde

Doença com grande impacto no sistema de saúde Por quê abordar a Doença Renal Crônica Cô? PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA Doença com grande impacto no sistema de saúde Acomete muitas pessoas Vem aumentando nos últimos anos Provavelmente continuará a aumentar

Leia mais

TRATAMENTO DE ÁGUA: SISTEMA FILTRO LENTO ACOPLADO A UM CANAL DE GARAFFAS PET

TRATAMENTO DE ÁGUA: SISTEMA FILTRO LENTO ACOPLADO A UM CANAL DE GARAFFAS PET TRATAMENTO DE ÁGUA: SISTEMA FILTRO LENTO ACOPLADO A UM CANAL DE GARAFFAS PET Maick Sousa Almeida (1); Anderson Oliveira de Sousa (1); Ana Paula Araújo Almeida (2) (1) Universidade Estadual da Paraíba;

Leia mais

FÓRUM VET. Outubro 2012 Nº 2. Avaliação de Nova Formulação de Ração Terapêutica para uso em cães com doença Valvar Degenerativa Mitral: Aspectos

FÓRUM VET. Outubro 2012 Nº 2. Avaliação de Nova Formulação de Ração Terapêutica para uso em cães com doença Valvar Degenerativa Mitral: Aspectos FÓRUM VET Outubro 2012 Nº 2 Avaliação de Nova Formulação de Ração Terapêutica para uso em cães com doença Valvar Degenerativa Mitral: Aspectos CA CARDIAC Informativo técnico Avaliação de Nova Formulação

Leia mais

Unidade 1. jcmorais 09

Unidade 1. jcmorais 09 Unidade 1 jcmorais 09 Actualmente possuímos conhecimentos e técnicas capazes de controlar a fertilidade, de modo a: Diminuir a fertilidade humana Aumentar a fertilidade humana Contracepção e métodos contraceptivos

Leia mais

Isaac de Melo Xavier Junior Fernando Jose Goncalves Cardoso

Isaac de Melo Xavier Junior Fernando Jose Goncalves Cardoso 535C5710 «$E9T"J0 03.362451.01.41:15 Setor Técnico Urinalise Emissão 03/10/2008 SUMARIO DE URINA Coleta: 03/10/2008 ASPECTOS FÍSICO-QUÍMICOS Valores de referência Cor Amarelo claro Amarelo claro - amarelo

Leia mais

Resultados de Exames. Data do Exame: 16/04/2015. GASOMETRIA VENOSA Método: Potenciometria/Amperometria/Espectrofotometria

Resultados de Exames. Data do Exame: 16/04/2015. GASOMETRIA VENOSA Método: Potenciometria/Amperometria/Espectrofotometria Data do Exame: 16/04/2015 Paciente: CLAUDIA MACEDO Resultados de Exames GASOMETRIA VENOSA Método: Potenciometria/Amperometria/Espectrofotometria ph : 7,37 7,33 a 7,43 po2 : 157 mmhg 30 a 50 mmhg pco2:

Leia mais

MATEMÁTICA. Professor Diego Viug

MATEMÁTICA. Professor Diego Viug MATEMÁTICA Professor Diego Viug PORCENTAGEM QUESTÃO 1 Os dados do gráfico foram coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Supondo-se que, no Sudeste, 14900 estudantes foram entrevistados

Leia mais

T3 - TRIIODOTIRONINA Coleta: 18/11/2005 06:28. T3 LIVRE Coleta: 18/11/2005 06:28. T4 - TETRAIODOTIRONINA Coleta: 18/11/2005 06:28

T3 - TRIIODOTIRONINA Coleta: 18/11/2005 06:28. T3 LIVRE Coleta: 18/11/2005 06:28. T4 - TETRAIODOTIRONINA Coleta: 18/11/2005 06:28 AUTENTICIDADE: 755339 Set.Tecnico Imunoensaio T3 - TRIIODOTIRONINA Coleta: 18/11/2005 06:28 Resultado 108.6 ng/dl Referencial: Criancas ate 5 anos 105.0 a 269.0 ng/dl 5 a 10 anos 94.0 a 241.0 ng/dl Maiores

Leia mais

Capítulo. Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus. Capítulo 18. Alterações da Glicemia e Diabetes Mellitus 1. OBJETIVOS

Capítulo. Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus. Capítulo 18. Alterações da Glicemia e Diabetes Mellitus 1. OBJETIVOS Capítulo Alterações da Glicemia 18 e Diabetes Mellittus 1. OBJETIVOS No final da sessão os formandos deverão ser capazes de: Conhecer os tipos de diabetes mellitus. Descrever os mecanismos de descompensação

Leia mais

Como Interpretar um Boletim de Análises Clínicas

Como Interpretar um Boletim de Análises Clínicas um Boletim Cristina V. Almeida Análises - Definição Conjunto de exames e testes, realizados normalmente a pedido do médico, executados em laboratórios de análise clínica. Os produtos biológicos mais comuns

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA COLETA EM CANINOS E FELINOS

PROCEDIMENTOS PARA COLETA EM CANINOS E FELINOS PROCEDIMENTOS PARA COLETA EM CANINOS E FELINOS INTRODUÇÃO Uma das principais finalidades dos resultados dos exames laboratoriais é esclarecer as dúvidas durante a anamnese e exame físico realizado pelo

Leia mais

22 - Como se diagnostica um câncer? nódulos Nódulos: Endoscopia digestiva alta e colonoscopia

22 - Como se diagnostica um câncer? nódulos Nódulos: Endoscopia digestiva alta e colonoscopia 22 - Como se diagnostica um câncer? Antes de responder tecnicamente sobre métodos usados para o diagnóstico do câncer, é importante destacar como se suspeita de sua presença. As situações mais comuns que

Leia mais

O presente estudo remete-nos para as causas de extração e perda dentária na dentição permanente, durante um período de 12 meses. Neste estudo foram incluídos todos os pacientes atendidos na clínica de

Leia mais

Estudo sobre a dependência espacial da dengue em Salvador no ano de 2002: Uma aplicação do Índice de Moran

Estudo sobre a dependência espacial da dengue em Salvador no ano de 2002: Uma aplicação do Índice de Moran Estudo sobre a dependência espacial da dengue em Salvador no ano de 2002: Uma aplicação do Índice de Moran Camila Gomes de Souza Andrade 1 Denise Nunes Viola 2 Alexandro Teles de Oliveira 2 Florisneide

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE

VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE HEPATITE É uma inflamação do fígado provocada, na maioria das vezes, por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar a doença, que se caracteriza por febre, icterícia

Leia mais

Análises para monitorar a Função Hepática

Análises para monitorar a Função Hepática Análises para monitorar a Função Hepática Catabolismo protéico Professora: Renata Fontes Medicina Veterinária Período: 3 o Tipo Componentes das membranas celulares Hormônios peptídicos (p. ex., insulina,

Leia mais

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma versão resumida do relatório técnico

Leia mais

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Orientação para pacientes com Cálculo (pedra) da vesícula. Quem pode ter pedra (cálculo) na vesícula? Pedra ou calculo da vesícula e uma doença bastante comum.

Leia mais

vacina hepatite B (recombinante)

vacina hepatite B (recombinante) vacina hepatite B (recombinante) FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Suspensão injetável - Cartucho contendo 1 frasco-ampola com 1 dose de 0,5mL; - Cartucho contendo 20 frascos-ampola com 1 dose de 0,5mL;

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: Coleta e Conservação de Material Biológico

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: Coleta e Conservação de Material Biológico FACULDADE DE IMPERATRIZ FACIMP Associação Região Tocantina de Educação e Cultura S/C Ltda. Telefax: (99) 524-8298 site: www.facimp.edu.br e-mail: facimp@facimp.edu.br. Av. Prudente de Morais, s/nº, Qd.

Leia mais

Febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite (PFAPA)

Febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite (PFAPA) www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite (PFAPA) Versão de 2016 1. O QUE É A PFAPA 1.1 O que é? PFAPA significa Febre Periódica, Estomatite

Leia mais

SÓDIO: 140 meq/l [DATA DA COLETA : 19/11/13 07:00] Método...: Fotometria de chama Vlor. Ref.: 135 a 145 meq/l Material..: sangue

SÓDIO: 140 meq/l [DATA DA COLETA : 19/11/13 07:00] Método...: Fotometria de chama Vlor. Ref.: 135 a 145 meq/l Material..: sangue GLICEMIA DE JEJUM: 115 mg/dl Método...: Enzimático Vlor. Ref.: 65 a 99 mg/dl Material..: Plasma fluoretado RESULTADOS ANTERIORES: 06/09/13 = 110 mg/dl 02/08/13 = 97 mg/dl URÉIA: 32 mg/dl Método...: Enzimático

Leia mais

LEPTOSPIROSE?? Bruna Coelho

LEPTOSPIROSE?? Bruna Coelho LEPTOSPIROSE?? Bruna Coelho M. V. do Serviço de Clínica Médica de Pequenos Animais HOVET FMVZ USP Residência em Clínica e Cirurgia de Pequenos animais HOVET FMVZ USP Especialização em Clínica Médica FMVZ

Leia mais

ALTERAÇÕES NO HEMOGRAMA DE CÃES CAUSADAS PELA REFRIGERAÇÃO DA AMOSTRA

ALTERAÇÕES NO HEMOGRAMA DE CÃES CAUSADAS PELA REFRIGERAÇÃO DA AMOSTRA REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA - ISSN 1679-7353 PUBLICAÇÃO CI ENTÍFICA DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA DE GARÇA/FAMED ANO IV, NÚMERO, 08, JANEIRO DE 2007. PERIODICIDADE:

Leia mais

DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIREÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE

DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIREÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE DIREÇÃO DE COMPROVAÇÃO DA QUALIDADE DIREÇÃO DE PRODUTOS DE SAÚDE Dispositivos Médicos para o Controlo da Diabetes - agulhas, lancetas e seringas Dispositivos Médicos para o Controlo da Diabetes 17-07-2012

Leia mais

Considerações Gerais sobre Hemogasometria

Considerações Gerais sobre Hemogasometria Considerações Gerais sobre Hemogasometria Exame hemogasométrico Grande importância na avaliação do equilíbrio ácido-básico Diagnóstico e prognóstico de inúmeras enfermidades Cuidados importantes para obtenção

Leia mais

A PREVALÊNCIA DE CÁRIE DENTÁRIA EM 1 MOLAR DE CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS: uma abordagem no Novo Jockey, Campos dos Goytacazes, RJ

A PREVALÊNCIA DE CÁRIE DENTÁRIA EM 1 MOLAR DE CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS: uma abordagem no Novo Jockey, Campos dos Goytacazes, RJ 1 A PREVALÊNCIA DE CÁRIE DENTÁRIA EM 1 MOLAR DE CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS: uma abordagem no Novo Jockey, Campos dos Goytacazes, RJ Luciano Bárbara dos Santos 1 1 Cirurgião-dentista, aluno do curso de pós-graduação

Leia mais

TABLETS COMO RECURSO DE ENSINO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA NUMA ESCOLA PÚBLICA DA PARAÍBA

TABLETS COMO RECURSO DE ENSINO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA NUMA ESCOLA PÚBLICA DA PARAÍBA TABLETS COMO RECURSO DE ENSINO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA NUMA ESCOLA PÚBLICA DA PARAÍBA 1-Introdução LUCAS, Leandro Mário UEPB leandrosl.pb@gmail.com MOITA, Filomena Maria UEPB filomena_moita@hotmail.com

Leia mais

Fisiopatologia Respiratória na Obesidade Mórbida. Implicações Perioperatorias

Fisiopatologia Respiratória na Obesidade Mórbida. Implicações Perioperatorias Introdução A obesidade constitui um dos problemas de saúde mais importantes das sociedades desenvolvidas Na Espanha os custos econômicos com a obesidade representam 6,9% do gasto sanitário O índice de

Leia mais

Registro Hospitalar de Câncer Conceitos Básicos Planejamento Coleta de Dados Fluxo da Informação

Registro Hospitalar de Câncer Conceitos Básicos Planejamento Coleta de Dados Fluxo da Informação Registro Hospitalar de Câncer Conceitos Básicos Planejamento Coleta de Dados Fluxo da Informação Registro Hospitalar de Câncer Este tipo de registro se caracteriza em um centro de coleta, armazenamento,

Leia mais

Relatório de Caso Clínico

Relatório de Caso Clínico UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Veterinária Departamento de Patologia Clínica Veterinária Disciplina de Bioquímica e Hematologia Clínica (VET03121) http://www.ufrgs.br/favet/bioquimica

Leia mais

DO PACIENTE RENAL Tratamento conservador

DO PACIENTE RENAL Tratamento conservador aminidicionário DO PACIENTE RENAL Tratamento conservador Ao paciente e seus familiares, este pequeno dicionário tem a intenção de ajudar no entendimento da doença que passou a fazer parte das suas vidas.

Leia mais

Avaliação Econômica Projeto de Inclusão Digital. Naercio Aquino Menezes Filho Centro de Políticas Públicas Insper FEA-USP e Fundação Itaú Social

Avaliação Econômica Projeto de Inclusão Digital. Naercio Aquino Menezes Filho Centro de Políticas Públicas Insper FEA-USP e Fundação Itaú Social Avaliação Econômica Projeto de Inclusão Digital Naercio Aquino Menezes Filho Centro de Políticas Públicas Insper FEA-USP e Fundação Itaú Social Estrutura da Apresentação 1) O que é a Avaliação Econômica?

Leia mais

TRATAMENTO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA

TRATAMENTO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA TRATAMENTO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA CONHEÇA MAIS SOBRE AS OPÇÕES DE TRATAMENTO DIALÍTICO Converse com sua Equipe Renal Clínica -médico, enfermeiro, assistente social e nutricionista

Leia mais

O estudo laboratorial da série vermelha é composto de vários testes que serão comentados a seguir. Ele é chamado de eritrograma.

O estudo laboratorial da série vermelha é composto de vários testes que serão comentados a seguir. Ele é chamado de eritrograma. Introdução O hemograma pode ser entendido como o exame do sangue periférico que permite fazer avaliação da série vermelha, série branca (leucócitos), e das plaquetas. Grosso modo, o sangue pode ser conceituado

Leia mais

Não tome Disocor: - se tem alergia à levocarnitina ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).

Não tome Disocor: - se tem alergia à levocarnitina ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6). Folheto informativo: Informação para o doente Disocor 1000 mg comprimidos para mastigar Levocarnitina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

Balança Digital BEL - 00237

Balança Digital BEL - 00237 Balança Digital BEL - 00237 l l! Instrumento não submetido a aprovação de modelo/verifi cação. Não legal para uso no comércio. Não legal para prática médica. Conforme portaria INMETRO 236/94 Plebal Plenna

Leia mais

Iniciação cientifica Aluno: Pedro Paulo Peres Garcia Orientador: Professor Hong Y. Ching Centro Universitário da FEI. Centro Universitário da FEI

Iniciação cientifica Aluno: Pedro Paulo Peres Garcia Orientador: Professor Hong Y. Ching Centro Universitário da FEI. Centro Universitário da FEI Iniciação cientifica Aluno: Pedro Paulo Peres Garcia Orientador: Professor Hong Y. Ching Centro Universitário da FEI Centro Universitário da FEI Introdução Referencial teórico Problema de pesquisa Objetivo

Leia mais

Manual Mobuss Construção - Móvel

Manual Mobuss Construção - Móvel Manual Mobuss Construção - Móvel VISTORIA & ENTREGA - MÓVEL Versão 1.0 Data 22/04/2014 Mobuss Construção - Vistoria & Entrega Documento: v1.0 Blumenau SC 2 Histórico de Revisão Versão Data Descrição 1.0

Leia mais

O Laboratório Clínico do D.A.V. do Jockey Club de São Paulo conta com amplo e bem estruturado espaço, além de equipamentos modernos que conferem

O Laboratório Clínico do D.A.V. do Jockey Club de São Paulo conta com amplo e bem estruturado espaço, além de equipamentos modernos que conferem O Laboratório Clínico do D.A.V. do Jockey Club de São Paulo conta com amplo e bem estruturado espaço, além de equipamentos modernos que conferem fidedignidade aos resultados. Seu principal objetivo é assegurar

Leia mais

Avaliação custo benefício da dosagem da relação albumina\ creatinina pela manhã em pacientes com pré-eclampsia.

Avaliação custo benefício da dosagem da relação albumina\ creatinina pela manhã em pacientes com pré-eclampsia. 1 Avaliação custo benefício da dosagem da relação albumina\ creatinina pela manhã em pacientes com pré-eclampsia. Vasconcelos Marcos, Docente do curso de graduação em medicina. Mendes Mariani Correa, dicente

Leia mais

Regulação dos níveis iônicos do sangue (Na +, K +, Ca 2+, Cl -, HPO 4. , K +, Mg 2+, etc...)

Regulação dos níveis iônicos do sangue (Na +, K +, Ca 2+, Cl -, HPO 4. , K +, Mg 2+, etc...) Regulação dos níveis iônicos do sangue (Na +, K +, Ca 2+, Cl -, HPO 4 2-, K +, Mg 2+, etc...) Regulação do equilíbrio hidrossalino e da pressão arterial; Regulação do ph sanguíneo (H +, HCO 3- ); Síntese

Leia mais

Avaliação da Função Renal. Dr. Alexandre S. Fortini Divisão de Laboratório Central HC-FMUSP

Avaliação da Função Renal. Dr. Alexandre S. Fortini Divisão de Laboratório Central HC-FMUSP Avaliação da Função Renal Dr. Alexandre S. Fortini Divisão de Laboratório Central HC-FMUSP Funções do Rim Balanço hídrico e salino Excreção de compostos nitrogenados Regulação ácido-base Metabolismo ósseo

Leia mais

Urocultura. Introdução

Urocultura. Introdução Departamento de Microbiologia Instituto de Ciências Biológicas Universidade Federal de Minas Gerais http://www.icb.ufmg.br/mic Urocultura Introdução A infecção do trato urinário (ITU) situa-se entre as

Leia mais

Conceitos atuais sobre Hiperparatireoidismo Secundário Renal:

Conceitos atuais sobre Hiperparatireoidismo Secundário Renal: Conceitos atuais sobre Hiperparatireoidismo Secundário Renal: Roteiro 1. Fisiologia 2. Fisiopatologia (doença renal crônica) 3. Teorias 4. Diagnóstico precoce 5. Terapia Cálcio Fósforo Cálcio T.G.I. Fósforo

Leia mais

Diagnóstico Laboratorial na Doença de Chagas

Diagnóstico Laboratorial na Doença de Chagas Diagnóstico Laboratorial na Doença de Chagas Silvana Maria Eloi Santos Departamento de Propedêutica Complementar Faculdade de Medicina - UFMG Laboratório de Doença de Chagas CPqRR - FIOCRUZ Ministério

Leia mais

LORATADINA Hypermarcas S/A Comprimido 10mg

LORATADINA Hypermarcas S/A Comprimido 10mg LORATADINA Hypermarcas S/A Comprimido 10mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: LORATADINA Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Comprimido de 10mg em embalagens contendo 12 comprimidos.

Leia mais

FluQuadri vacina influenza tetravalente (fragmentada, inativada)

FluQuadri vacina influenza tetravalente (fragmentada, inativada) Página 1 de 6 FluQuadri vacina influenza tetravalente (fragmentada, inativada) CEPAS 2016 - Hemisfério Sul FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Suspensão para injeção. - Cartucho com 5 seringas preenchidas

Leia mais

Interpretação clínica das alterações no número dos leucócitos Alterações no número de leucócitos na circulação

Interpretação clínica das alterações no número dos leucócitos Alterações no número de leucócitos na circulação Interpretação clínica das alterações no número dos leucócitos Alterações no número de leucócitos na circulação Variações no número de leucócitos podem ocorrer em situações fisiológicas ou de doença. Os

Leia mais

Gerenciador de Ambiente Laboratorial - GAL Manual do Usuário Módulo Controle de Qualidade Analítico

Gerenciador de Ambiente Laboratorial - GAL Manual do Usuário Módulo Controle de Qualidade Analítico Ministério da Saúde Secretaria Executiva Departamento de Informática do SUS DATASUS Gerenciador de Ambiente Laboratorial GAL Manual do Usuário Módulo Laboratório Manual de Operação_Módulo Laboratório_Controle

Leia mais

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA 1 / 8 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Meio Ambiente por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Diretoria de Sustentabilidade DS, sobre as obras executadas no

Leia mais

Rodrigo Claudino Diogo 1, Valéria A. Ribeiro de Lima 2, Vanusa Maria de Paula 3, Rosymeire Evangelista Dias 4

Rodrigo Claudino Diogo 1, Valéria A. Ribeiro de Lima 2, Vanusa Maria de Paula 3, Rosymeire Evangelista Dias 4 A formação docente em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Educação Ambiental TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA: PRODUÇÃO DE VÍDEOS POR MEIO DE SMARTPHONES COMO UMA POSSIBILIDADE VIÁVEL

Leia mais

Preparo para Exames Laboratoriais

Preparo para Exames Laboratoriais Preparo para Exames Laboratoriais Seção: Bioquímica 1) Dosagem de Colesterol 1.1) Dosagem de colesterol (sangue) :Dosagem de Colesterol Total 2.1) Permanecer em jejum, à exceção de água, durante 12 a 14

Leia mais

Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos

Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos Olá Gerente de Projeto. Nos artigos anteriores descrevemos um breve histórico sobre a história e contextualização dos riscos, tanto na vida real

Leia mais

Leucocitoses: o que há além dos processos inflamatórios

Leucocitoses: o que há além dos processos inflamatórios Leucocitoses: o que há além dos processos inflamatórios Inflamação Leucocitose fisiológica (epinefrina) Dor, medo, exercício Leucograma de estresse (glicocorticoide) Hiperadrenocorticismo, corticoterapia,

Leia mais

Teoria dos erros em medições

Teoria dos erros em medições Teoria dos erros em medições Medições Podemos obter medidas diretamente e indiretamente. Diretas - quando o aparelho ( instrumento ) pode ser aplicado no terreno. Indireta - quando se obtêm a medição após

Leia mais

Implantação de um serviço de limpeza terminal a vapor em salas operatórias

Implantação de um serviço de limpeza terminal a vapor em salas operatórias Implantação de um serviço de limpeza terminal a vapor em salas operatórias Sandra Terumi Yoshino 1 1. Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pós graduada em Enfermagem em

Leia mais

Citologia Clínica. Exame qualitativo da urina. Exame de urina de rotina. Profa. MsC Priscila P. S. dos Santos

Citologia Clínica. Exame qualitativo da urina. Exame de urina de rotina. Profa. MsC Priscila P. S. dos Santos Citologia Clínica Aula 9 Exame qualitativo de Urina Profa. MsC Priscila P. S. dos Santos Exame qualitativo da urina Diagnóstico de doença renal, no trato urinário, sistêmicas não relacionadas com o rim.

Leia mais

MANUAL HAE - WEB MANUAL WEB HAE

MANUAL HAE - WEB MANUAL WEB HAE MANUAL HAE - WEB MANUAL WEB HAE PROJETO HAE - WEB www.cpscetec.com.br/hae *NÃO DEVERÃO ser lançados os projetos de Coordenação de Curso, Responsável por Laboratório, Coordenação de Projetos Responsável

Leia mais

FISIOLOGIA RENAL (Continuação)

FISIOLOGIA RENAL (Continuação) Disciplina de Fisiologia Veterinária FISIOLOGIA RENAL (Continuação) Prof. Fabio Otero Ascoli REGULAÇÃO DA OSMOLARIDADE Definição: Osmolaridade número de partículas osmoticamente ativas de soluto contidas

Leia mais

Aula Prática administrada aos alunos do 4º e 5º períodos do curso de graduação em medicina no Ambulatório de Ginecologia do UH-UMI.

Aula Prática administrada aos alunos do 4º e 5º períodos do curso de graduação em medicina no Ambulatório de Ginecologia do UH-UMI. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA III CURSO DE MEDICINA Prof. Antonio Augusto Pereira Martins Especialista em Docência do Ensino Superior

Leia mais

USO DE HORMÔNIOS INDUTORES DE OVULAÇÃO (GnRH e hcg) SOBRE A TAXA DE RECUPERAÇÃO EMBRIONÁRIA EM ÉGUAS MANGALARGA MARCHADOR

USO DE HORMÔNIOS INDUTORES DE OVULAÇÃO (GnRH e hcg) SOBRE A TAXA DE RECUPERAÇÃO EMBRIONÁRIA EM ÉGUAS MANGALARGA MARCHADOR 317 USO DE HORMÔNIOS INDUTORES DE OVULAÇÃO (GnRH e hcg) SOBRE A TAXA DE RECUPERAÇÃO EMBRIONÁRIA EM ÉGUAS MANGALARGA MARCHADOR Lucas Reis Vieira¹, Giancarlo Magalhães dos Santos², Gilberto Guimarães Lourenço³

Leia mais

PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS

PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS Acadêmica de medicina: Jéssica Stacciarini Liga de diabetes 15/04/2015 Benefícios do exercício físico em relação ao diabetes mellitus:

Leia mais

www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro

www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Esclerodermia Versão de 2016 2. DIFERENTES TIPOS DE ESCLERODERMIA 2.1 Esclerodermia localizada 2.1.1 Como é diagnosticada a esclerodermia localizada? O aspeto

Leia mais

DO PACIENTE RENAL Terapia de substituição renal

DO PACIENTE RENAL Terapia de substituição renal aminidicionário DO PACIENTE RENAL Terapia de substituição renal Ao paciente e seus familiares, este pequeno dicionário tem a intenção de ajudar no entendimento da doença que passou a fazer parte das suas

Leia mais

O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Introdução

O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Introdução 421 O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Amanda Ferreira dos Santos², Felipe Vidigal Sette da Fonseca²,

Leia mais

3231.5653 MANUAL DE COLETA O L aboratório de Patologia Animal- SANIMAL foi fundado com o intuito

3231.5653 MANUAL DE COLETA O L aboratório de Patologia Animal- SANIMAL foi fundado com o intuito Laboratório de Patologia Animal - SANIMAL Rua Antônio Augusto, 2083 - Lj. 3 - Aldeota - Fone: (85) 3231.5653 - CEP 60110-370 E-mail: sanimal@labsanimal.com.br Fortaleza - Ceará MANUAL DE COLETA O Laboratório

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRZ4012 EDITAL Nº 005/2010 1. Perfil: TR 007/2010-CGS - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICÁVEIS 3. Qualificação educacional: Graduação na área de CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

IV Seminário de Iniciação Científica

IV Seminário de Iniciação Científica 385 AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO E DO MÓDULO DE ELASTICIDADE DO CONCRETO QUANDO SUBMETIDO A CARREGAMENTO PERMANENTE DE LONGA DURAÇÃO (Dt = 9 dias) Wilson Ferreira Cândido 1,5 ;Reynaldo Machado

Leia mais

Purisole SM Fresenius Kabi

Purisole SM Fresenius Kabi Purisole SM Fresenius Kabi Solução para irrigação urológica sorbitol 0,027 g/ml + manitol 0,0054 g/ ml MODELO DE BULA Purisole SM sorbitol + manitol Forma farmacêutica e apresentações: Solução para irrigação

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DOS ASSUNTOS SOCIAIS INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO DA SAÚDE E ASSUNTOS SOCIAIS, IP-RAM

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DOS ASSUNTOS SOCIAIS INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO DA SAÚDE E ASSUNTOS SOCIAIS, IP-RAM REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DOS ASSUNTOS SOCIAIS INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO DA SAÚDE E ASSUNTOS SOCIAIS, IP-RAM 2. Objetivo da circular normativa Implementar a gestão

Leia mais

AVISO DE EDITAL Nº 001/2010

AVISO DE EDITAL Nº 001/2010 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA CIVIL - MESTRADO - AVISO DE EDITAL Nº 001/2010 A Coordenadoria do Programa

Leia mais

DISTRIBUIÇÕES ESPECIAIS DE PROBABILIDADE DISCRETAS

DISTRIBUIÇÕES ESPECIAIS DE PROBABILIDADE DISCRETAS VARIÁVEIS ALEATÓRIAS E DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES 1 1. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS Muitas situações cotidianas podem ser usadas como experimento que dão resultados correspondentes a algum valor, e tais situações

Leia mais

PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR

PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR EDUCAÇÃO FÍSICA E PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR Gabrielle Cristina Sanchez Adriana Garcia Gonçalves São Carlos - UFSCar Eixo Temático: 9 Pesquisa e Inovação Metodológica

Leia mais

Veracel Celulose S/A Programa de Monitoramento Hidrológico em Microbacias Período: 2006 a 2009 RESUMO EXECUTIVO

Veracel Celulose S/A Programa de Monitoramento Hidrológico em Microbacias Período: 2006 a 2009 RESUMO EXECUTIVO Veracel Celulose S/A Programa de Monitoramento Hidrológico em Microbacias Período: 2006 a 2009 RESUMO EXECUTIVO Alcançar e manter índices ótimos de produtividade florestal é o objetivo principal do manejo

Leia mais

Fundamentos de Teste de Software

Fundamentos de Teste de Software Núcleo de Excelência em Testes de Sistemas Fundamentos de Teste de Software Módulo 1- Visão Geral de Testes de Software Aula 2 Estrutura para o Teste de Software SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Vertentes

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [CINOMOSE]

www.drapriscilaalves.com.br [CINOMOSE] www.drapriscilaalves.com.br [CINOMOSE] 2 cinomose A cinomose é uma doença viral altamente contagiosa que afeta os cães e todos os animais da família Canidae (Dingo, raposa, coiote, lobo), da família Mustelidae

Leia mais

Investigação Laboratorial de LLA

Investigação Laboratorial de LLA Investigação Laboratorial de LLA Ana Paula Fadel RESUMO A leucemia linfóide aguda (LLA) é a doença que ocorre principalmente na infância em crianças de 2 e 10 anos correspondendo a 70% dos casos; em adultos

Leia mais

SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO) RIO) Rins: morfologia e funcionamento Regulação hormonal Distúrbios mais comuns Excreção de compostos nitrogenados

SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO) RIO) Rins: morfologia e funcionamento Regulação hormonal Distúrbios mais comuns Excreção de compostos nitrogenados SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO) RIO) Rins: morfologia e funcionamento Regulação hormonal Distúrbios mais comuns Excreção de compostos nitrogenados Regulação osmótica SISTEMA URINÁRIO HUMANO adrenal Veia cava

Leia mais

2 Workshop processamento de artigos em serviços de saúde Recolhimento de artigos esterilizados: é possível evitar?

2 Workshop processamento de artigos em serviços de saúde Recolhimento de artigos esterilizados: é possível evitar? 2 Workshop processamento de artigos em serviços de saúde Recolhimento de artigos esterilizados: é possível evitar? 3 Farm. André Cabral Contagem, 19 de Maio de 2010 Rastreabilidade É definida como a habilidade

Leia mais

Especificação Unid. Fornecedor Marca Ofer. Descto. (%) Preço Unitário DIAGNOSTICA CATARINENSE COMERCIO DE PRODUTOS LABOR (10792)

Especificação Unid. Fornecedor Marca Ofer. Descto. (%) Preço Unitário DIAGNOSTICA CATARINENSE COMERCIO DE PRODUTOS LABOR (10792) Página: 1/8 1 HDL COLESTEROL COLOR 50ML LIQUIDO PRECIPITANTE UNID ANALISA 0 15,0000 1 4 ASLO LATEX 2,5ML COMPLETO C/100 UNID BIOMARCHESINI PRODUTOS CIENTIFICOS LTDA (10129) EBRAM 0 61,3100 1 WAMA 0 106,5000

Leia mais

ALTERAÇÕES TORÁCICAS CORREÇÕES CIRÚRGICAS

ALTERAÇÕES TORÁCICAS CORREÇÕES CIRÚRGICAS Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde ALTERAÇÕES TORÁCICAS CORREÇÕES CIRÚRGICAS Prof. Dr. Luzimar Teixeira 1. Técnica cirúrgica corrige não só a região anterior do

Leia mais

Plano de Manejo Parque Natural Municipal Doutor Tancredo de Almeida Neves. Encarte 6 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. IVB-2012 Página 1

Plano de Manejo Parque Natural Municipal Doutor Tancredo de Almeida Neves. Encarte 6 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. IVB-2012 Página 1 Encarte 6 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO IVB-2012 Página 1 CONTEÚDO 6 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 6.1 Monitoramento e avaliação anual da implementação do Plano 6.2 Monitoramento e avaliação da efetividade do

Leia mais

Avaliação Econômica do Projeto de Microcrédito para a população da Zona Norte de Natal/RN

Avaliação Econômica do Projeto de Microcrédito para a população da Zona Norte de Natal/RN FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL CENTRO DE APOIO AOS MICROEMPREENDEDORES Avaliação Econômica do Projeto de Microcrédito para a população da Zona Norte de Natal/RN Equipe: Iraê Cardoso, Isabela Almeida, Lilian Prado,

Leia mais

AVALIAÇÃO LABORATORIAL DAS ANEMIAS: CLASSIFICAR MORFOLOGICAMENTE A ANEMIA: SEGUNDO PASSO

AVALIAÇÃO LABORATORIAL DAS ANEMIAS: CLASSIFICAR MORFOLOGICAMENTE A ANEMIA: SEGUNDO PASSO 1 AVALIAÇÃO LABORATORIAL DAS ANEMIAS: CLASSIFICAR MORFOLOGICAMENTE A ANEMIA: SEGUNDO PASSO Paulo César Ciarlini Doutor em Clínica Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Professor Adjunto de Laboratório

Leia mais

IMPACTO DA ATIVIDADE FISCALIZATÓRIA SOBRE A MELHORIA DA QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE DRENAGEM URBANA NO DISTRITO FEDERAL

IMPACTO DA ATIVIDADE FISCALIZATÓRIA SOBRE A MELHORIA DA QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE DRENAGEM URBANA NO DISTRITO FEDERAL IMPACTO DA ATIVIDADE FISCALIZATÓRIA SOBRE A MELHORIA DA QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE DRENAGEM URBANA NO DISTRITO FEDERAL Carolinne Isabella Dias Gomes (1) Possui Bacharelado e Licenciatura

Leia mais