MONITORAMENTO SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA. osbrasil.org.br

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MONITORAMENTO SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA. osbrasil.org.br"

Transcrição

1 MONITORAMENTO SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA

2 Conselho de Administração: Presidente: Ronaldo Tomazzoni Vice-presidente administrativo-financeiro: Mario Pontalti Vice-presidente institucional e de Alianças: Shirlei Omizzolo Vice-presidente de Produtos e Metodologia: Lodonha Soares Vice-presidente de Controle Social: Volnei de Azevedo Conselho Fiscal: Titulares: Jovenil Vitti Lima, Rui Alberto Cassina, Idalice Teresinha Manchini Suplentes: Camila Luana Sartor e Rosana Tocchetto Coordenador Executivo: Alexandro Ferreira

3 MANTENEDORES LOJAS MAÇÔNICAS DE CAXIAS DO SUL

4 MANTENEDORES

5 APOIADORES

6 APOIADORES

7 O que é o Observatório Social? Os Observatórios Sociais (OS) são organizações instituídas e mantidas pela sociedade civil, tendo por objetivo promover a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal e propor aos governos locais a adequada e transparente gestão dos recursos públicos, por meio de ações de participação e controle social.

8 Observatório Social É um espaço democrático e apartidário, Reúne o maior número de entidades representativas da sociedade civil, Formado por voluntários: empresários, profissionais liberais, professores, estudantes..., Atua na educação fiscal e na prevenção de desvios de recursos públicos municipais; Foco técnico, nos processos. Lei de Acesso à Informação - Lei / 2011 Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei C 101/ 2000

9 Observatório Social do Brasil Os Observatórios Sociais são organizados em rede, coordenados pelo Observatório Social do Brasil. Em sua carta de conduta e identidade prima pela postura imparcial, impessoal nas suas atividades de monitoramento da gestão pública em nível municipal. O Observatório Social do Brasil, assegura a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e oferecendo suporte técnico aos OSs, estimulando o trabalho voluntário no controle social e na cidadania fiscal.

10 REDE OSB PELO BRASIL A rede OSB está presente em mais de 120 cidades, em 19 estados brasileiros.

11 Bento Gonçalves Caxias do Sul Cruz Alta Erechim Gravataí - Glorinha Lajeado Novo Hamburgo Pelotas Porto Alegre Santa Maria São Leopoldo OS no Rio Grande do Sul Fundado em 14/12/2015. Fundação em 31/05/2017.

12 Como atua um Observatório Social? Programa Semeando a Cidadania Fiscal. Educação Fiscal. Programa Qualidade na Aplicação dos Recursos Públicos. Monitoramento das compras públicas do Município. Programa Dinamizando a Cidadania Fiscal. Inserção de empresas nos processos licitatórios. Programa Prestação de Contas Quadrimestral. Divulgação dos trabalhos do Observatório Social. Indicadores da Gestão Pública. Análise da execução orçamentária x indicadores sociais.

13 Programa Semeando a Cidadania Fiscal. Objetivos: Sensibilizar a população para a função socioeconômica do tributo; Levar conhecimentos aos cidadãos sobre administração pública; Incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos públicos; Criar condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão. Projetos: Palestras em escolas, universidades, empresas e entidades; Concurso de redação; e Proposta de Lei Municipal que Institui o Programa Municipal de Educação Fiscal.

14 Programa Qualidade na Aplicação dos Recursos Públicos Objetivo: Monitoramento das compras públicas do Município, através da análise de editais.

15 PROTOCOLO PARA ANÁLISE DE EDITAL Acompanhar as publicações do órgão público Verificar os editais na Internet e retirálos no órgão público Cadastrar no RCC Fazer pesquisa de mercado e análise com base em check list Há Legalidade no edital? Não Sim Sim Fazer o agendamento dos voluntários para o Certame AÇÕES ADMINISTRATIVAS OS comunica a não conformidade ao Gestor, mediante ofício O Gestor corrige? Sim Gerar relatório e analisa o novo processo. Não Enviar oficio ao Ministério Público, Tribunal de contas e Câmara A Câmara atua conforme a Lei? Sim Gerar relatório e acompanhar processo no Legislativo Gerar relatório e acompanhar o processo na Justiça Não OS comunica o Ministério Público O MP/TC questiona o Gestor Público O Gestor corrige o erro? Não O MP denuncia o Gestor

16 Principais Atividades Realizadas pelo Observatório Social de Caxias do Sul

17 15 Entidades Mantenedoras 9 Entidades Apoiadoras 51 Voluntários

18 PROCESSOS LICITATÓRIOS ANALISADOS DE CAXIAS DO SUL 2016/2017 Prefeitura de Caxias do Sul Câmara de Vereadores SAMAE CODECA Licitações 87 * 9 ** 5 3 Valor Estimado 23.5 Milhões 96.5 Mil 2.7 Milhões 180 Mil Total Editais Analisados 104 Valor Estimado 26.5 Milhões FONTE: Licitacon * Modalidades: Pregão Presencial, chamamento público, concorrência e tomada de preço. ** Incluso Processo de Inexigibilidade.

19 Licitações da PMCS com Presença do OS nos Certames Modalidade N/Ano Objeto Valor Estimado Pregão Presencial 281/2016 Aquisição de materiais para curativos ,80 Valor Homologado ,00 Pregão Presencial 248/2016 Fornecimento de gêneros alimentícios pouco perecíveis e filtro para café para a Rede Municipal de Ensino , ,80 Pregão Presencial Pregão Presencial 202/2016 Fornecimento de medicamentos ,00 192/2016 Fornecimento de papel para impressão A , ,50 Pregão Presencial 007/2017 Fornecimento de gêneros alimentícios pouco perecíveis para a Rede Municipal de Ensino.(Repetição Parcial do Pregão Presencial n.º , com alterações) , ,80 Pregão Presencial 037/2017 Aquisição de materiais de construção. Em Andamento - FONTE: Licitacon.

20 Valor em Acompanhamento da Prefeitura de Caxias do Sul Nº de Licitações e Seus Respectivos Gastos Prefeitura de Caxias do Sul em , , , , , , , ,00 FONTE: Licitacon. - Processo de Dispensa Pregão Presencial Chamamento Público 2 16 Concorrência Inexigibilidade Tomada de Preços Valor , , , , , ,30 1

21 Licitações Analisadas da Câmara de Vereadores Modalidade N/Ano Objeto Valor Estimado * Pregão Presencial 005/2017 Copo Descartável, unidades, capacidade de 200ml e Copo Descartável, unidades, capacidade de 80ml Processo de Inexigibilidade 001/2017 Trinta e seis assinaturas anuais do Jornal Pioneiro - FONTE: Licitacon ,45 Valor Homologado 5.798,50 Processo de Inexigibilidade 004/2017 Onze assinaturas anuais do Jornal Zero Hora ,90 * Pregão Presencial 004/2017 Aquisição de (Oitenta mil), envelopes timbrados, tamanho ofício - 11,4x22,9 cm, envelope branco 90g 1x0 cores, conforme modelo a ser fornecido pela Câmara Municipal , ,00 Processo de Inexigibilidade 003/2017 Uma assinatura anual do Jornal do Comércio - 580,00 * Pregão Presencial 003/2017 Impressão de (Trinta e seis mil e quinhentos) cartões de apresentação, divididos em 26 (Vinte e seis) modelos com diferentes tiragens, no formato 9cmx5cm, uma lâmina em couchê matte 350gr/m2, 4x4 cores, laminação bopp fosco total, frente e verso. A arte será fornecida pela Câmara Municipal , ,25 Processo de Inexigibilidade 002/2017 Três assinaturas anuais do Jornal Correio do Povo ,40 * Pregão Presencial * Pregão Presencial 002/ /2017 O objeto da presente licitação é a aquisição de placas, medalhas e troféus, conforme descritivo contido no Anexo IV, proposta de preço. Fornecimento de água mineral, com gás e sem gás, nas quantidades e embalagens especificadas no ANEXO IV do edital. O fornecimento se dará de forma parcelada até o mês de dezembro de 2017, conforme houver solicitação da Câmara Municipal, na forma prevista na Minuta de Contrato (Anexo V) , , , , ,00

22 Valor em Acompanhamento da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul FONTE: Portal de Transparência , , , , , , , , ,00 0, valor , , , ,47 GASTOS COM DIÁRIAS

23 Reuniões, Cursos e Eventos Reuniões Mensais com o Observatório Social do Brasil. Local: Skype. Paticipantes: Observatórios do Brasil. Datas: Mensalmente. Reuniões Mensais do Observatório Social de Caxias do Sul. Local: SESCON Participantes: Executiva. Datas: Mensalmente. Reunião Programa Educação Fiscal Local: Sescon. Paticipantes: Voluntários da Educação Fiscal. Datas: Mensalmente. Evento Mestre de Banquetes. Local: Pavilhões da Festa da Uva. Participantes: Comunidade de Caxias do Sul. Data: 09/07/2016.

24 Capacitação de Voluntários. Local: SIMECS. Participantes: Voluntários. Data: 20/07/ º Edição Tá na Mesa com a ADCE - Divulgação do Observatório Social. Local: Pavilhões da Festa da Uva. Participantes: Comunidade de Caxias do Sul. Data: 13/08/2016. Treinamento da Prefeitura para os servidores financeiros da administração direta. Local: Prefeitura de Caxias do Sul. Participantes: Observatório Social. Data: 09/09/ º Encontro Estadual do Observatório Social RS. Local: CIC de Lajeado. Participantes: Observatórios Sociais do RS. Datas: 03/10/2016 e 04/10/2016.

25 Palestra ADCE - com Tarcisio Michelon O envolvimento do líder ético no desenvolvimento econômico e social - Divulgação do Observatório Social. Local: CIC de Caxias do Sul. Participantes: Comunidade de Caxias do Sul. Data: 27/10/2016. Reunião Almoço Integração do Observatório Social de Caxias do Sul. Local: Microempa. Participantes: Voluntários. Data: 11/11/2016. Primeiro Painel Avança Brasil. Local: Espaço Tulipa - Junto aos pavilhões da Festa da Uva. Participantes: Comunidade de Caxias do Sul. Data: 26/11/2016. Oficina Novos Mercados: Como Participar de Pregões Observatório Social em parceria com o SEBRAE. Local: SEBRAE. Participantes: Comunidade de Caxias do Sul. Data: 29/11/2016.

26 Reunião com Secretaria de Recursos Humanos, Sra. Vangelisa Lorandi. Local: Prefeitura de Caxias do Sul. Paticipantes: Observatório Social e Funcionários Públicos. Data: 31/01/2017. Participação no JA Idéias: O que é um Observatório Social? Local: RBS TV. Paticipantes: Observatório Social d Caxias do Sul. Datas: 13/04/2017. Capacitação do Licitacon para Observatórios Sociais do RS. Local: TCE-RS. Paticipantes: Observatórios do RS. Datas: 25/04/2017. Divulgação do Observatório Social em Palestra da ADCE. Local: CIC. Paticipantes: Observatório Social e associados ADCE. Data: 27/04/2017.

27 1º Congresso Pacto pelo Brasil e 8* Encontro Nacional do Observatório Social do Brasil Local: Curitiba PR. Paticipantes: Observatórios Sociais do Brasil. Data: 09/05/2017 a 11/05/2017. Conheça a Nossa Aduana Realização, Receita Federal. Local: Porto Seco. Paticipantes: Observatório de Caxias do Sul e convidados. Datas: 19/05/2017. Café Tributário Apresentação do Observatório Social. Local: UCS. Paticipantes: Observatório Social e convidados. Datas: 20/05/17.

28 Resultados da Atuação dos OSs: São mais de 3000 voluntários trabalhando pela causa da justiça social nos Observatórios Sociais pelo Brasil afora. Estima-se que nos últimos 4 anos, com a contribuição desses voluntários, houve uma economia de mais de 1,5 bilhão para os cofres públicos municipais. O mais importante não são os números! É a nova cultura que está se formando: da participação do cidadão de olho no dinheiro público.

29 Vídeo URGENTE!!! Uma Nova Epidemia no Brasil.

30 Seja um voluntário! MUITO OBRIGADO! Rua Alfredo Chaves, 820, 3 o andar Caxias do Sul caxiasdosul@

CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA. osbrasil.org.br

CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA. osbrasil.org.br CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA Conselho de Administração: Presidente: Ronaldo Tomazzoni Vice-presidente administrativo-financeiro: Mario Pontalti Vice-presidente institucional e de Alianças: Shirlei

Leia mais

MONITORAMENTO SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA. osbrasil.org.br

MONITORAMENTO SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA. osbrasil.org.br MONITORAMENTO SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA Conselho de Administração: Presidente: Ronaldo Tomazzoni Vice-presidente administrativo-financeiro: Mario Pontalti Vice-presidente institucional e de Alianças: Shirlei

Leia mais

O que é um Observatório Social?

O que é um Observatório Social? O que é um Observatório Social? 1. É um instrumento de controle social, que tem por objetivo monitorar a gestão pública, numa atuação preventiva e proativa, buscando a qualidade na aplicação dos recursos

Leia mais

O QUE É UM OBSERVATÓRIO SOCIAL

O QUE É UM OBSERVATÓRIO SOCIAL O QUE É UM OBSERVATÓRIO SOCIAL É um espaço democrático e apartidário; Reúne em sua estrutura o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil; Tem como objetivo de contribuir para

Leia mais

O QUE É UM OBSERVATÓRIO SOCIAL

O QUE É UM OBSERVATÓRIO SOCIAL eeeee O QUE É UM OBSERVATÓRIO SOCIAL É um espaço democrático e apartidário; Reúne em sua estrutura o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil; Tem como objetivo de contribuir

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA PRESTAÇAO DE CONTAS 2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA PRESTAÇAO DE CONTAS 2016 AUDIÊNCIA PÚBLICA PRESTAÇAO DE CONTAS 2016 11/08/2016 Saiba um pouco mais sobre o Observatório Social: O Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e sem vinculo político-apartidário,

Leia mais

O que é um Observatório Social?

O que é um Observatório Social? O que é um Observatório Social? É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário; Organização sem fins lucrativos, mantidos por entidades representativas da sociedade civil;

Leia mais

Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas. Maio a Agosto de

Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas. Maio a Agosto de Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas Maio a Agosto de 2017 Observatório Social do Brasil São Paulo PERFIL DO OBSERVATÓRIO SOCIAL São Paulo Histórico do OS Fundado em 03/03/2016 Relação de entidades

Leia mais

2 Relatório Quadrimestral de 2018

2 Relatório Quadrimestral de 2018 2 Relatório Quadrimestral de 2018 Observatório Social do Brasil São Leopoldo (Foto Karin Margareth Oliveira) Outubro 2018 Administração Pública Municipal: PMSL Prefeitura Municipal CMSL Câmara Municipal

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PROGRAMA 1 QUALIDADE NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS 1 FLUXO DO ACOMPANHAMENTO DAS LICITAÇÕES MUNICIPAIS LEGENDA DE FLUXOGRAMA ANÁLISE E ACOMPANHAMENTO DE EDITAIS 2 3

Leia mais

TRANSPARÊNCIA CIDADANIA

TRANSPARÊNCIA CIDADANIA TRANSPARÊNCIA E CIDADANIA SISTEMA SÓCIO-POLÍTICO SOCIEDADE CIVIL ESTADO MERCADO Participação Política Política partidária x Política social Por frágil que seja a influência de minha voz nos negócios públicos,

Leia mais

3º. RELATÓRIO QUADRIMESTRAL (Prestações Contas Setembro a Dezembro de 2017) 12ª. Edição

3º. RELATÓRIO QUADRIMESTRAL (Prestações Contas Setembro a Dezembro de 2017) 12ª. Edição 3º. RELATÓRIO QUADRIMESTRAL (Prestações Contas Setembro a Dezembro de 2017) 12ª. Edição ESTRUTURA ORGANIZACIONAL O Observatório Social de Erechim foi criado em 11 de outubro de 2013 Conselho de Administração

Leia mais

Ética e Transparência na Administração Pública Pela eficiência e qualidade na aplicação dos recursos públicos

Ética e Transparência na Administração Pública Pela eficiência e qualidade na aplicação dos recursos públicos Ética e Transparência na Administração Pública Pela eficiência e qualidade na aplicação dos recursos públicos O que é um Observatório Social Que reúne o maior nº de entidades representativas da sociedade

Leia mais

Base legal do Direito à informação

Base legal do Direito à informação Base legal do Direito à informação CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 Artigo 5º Inciso XXXIII Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo

Leia mais

1º. RELATÓRIO QUADRIMESTRAL (Prestações Contas Janeiro a Abril de 2017)

1º. RELATÓRIO QUADRIMESTRAL (Prestações Contas Janeiro a Abril de 2017) 1º. RELATÓRIO QUADRIMESTRAL (Prestações Contas Janeiro a Abril de 2017) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL O Observatório Social de Erechim foi criado em 11 de outubro de 2013 Conselho de Administração Belonice

Leia mais

O QUE É UM OBSERVATÓRIO SOCIAL

O QUE É UM OBSERVATÓRIO SOCIAL eeeee O QUE É UM OBSERVATÓRIO SOCIAL É um espaço democrático e apartidário; Reúne em sua estrutura o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil; Tem como objetivo de contribuir

Leia mais

Pela transparência e qualidade na aplicação dos recursos públicos. Indignar-se é importante. Atitude é fundamental! Um espaço democrático e apartidário para o exercício da cidadania em favor da transparência

Leia mais

O QUE É UM OBSERVATÓRIO SOCIAL

O QUE É UM OBSERVATÓRIO SOCIAL O QUE É UM OBSERVATÓRIO SOCIAL É um espaço democrático e apartidário; Reúne em sua estrutura o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil; Tem como objetivo de contribuir para

Leia mais

1º Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas. Janeiro à Abril de 2014

1º Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas. Janeiro à Abril de 2014 1º Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas Janeiro à Abril de 2014 OBSERVATÓRIO SOCIAL DE ITU QUEM SOMOS? O Observatório Social de Itu (OS Itu) integra a rede do Observatório Social do Brasil de

Leia mais

1º e 2º Relatório Quadrimestral de 2016

1º e 2º Relatório Quadrimestral de 2016 1º e 2º Relatório Quadrimestral de 2016 O que é um Observatório Social? É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário; Organização sem fins lucrativos, mantidos por

Leia mais

Facebook.com/oserechim erechim.osbrasil.org.br. 1º. RELATÓRIO QUADRIMESTRAL (Prestações Contas Jan a Abr/2016)

Facebook.com/oserechim erechim.osbrasil.org.br. 1º. RELATÓRIO QUADRIMESTRAL (Prestações Contas Jan a Abr/2016) 1º. RELATÓRIO QUADRIMESTRAL (Prestações Contas Jan a Abr/2016) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL O Observatório Social de Erechim foi criado em 11 de outubro de 2013 Conselho de Administração Belonice Fátima Sotoriva

Leia mais

Prestação de Contas 3º QUADRIMESTRE

Prestação de Contas 3º QUADRIMESTRE Prestação de Contas 3º QUADRIMESTRE - 2013 DO QUE É COMPOSTO O OBSERVATÓRIO SOCIAL? Conta com o trabalho de funcionários efetivos, estagiários e principalmente de: VOLUNTÁRIOS E PARCEIROS SEM VÍNCULOS

Leia mais

Rua Tenente Lira,230 Prédio da ACES Sorriso-MT Fone:

Rua Tenente Lira,230 Prédio da ACES Sorriso-MT Fone: Rua Tenente Lira,230 Prédio da ACES Sorriso-MT Fone: 66 3544 0063 observatorio.s@hotmail.com Base legal do acesso à informação Constituição Federal Artigo 5º XXXIII - todos têm direito a receber dos órgãos

Leia mais

1º Relatório Quadrimestral de 2017

1º Relatório Quadrimestral de 2017 1º Relatório Quadrimestral de 2017 O que é um Observatório Social? É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário; Organização sem fins lucrativos, mantidos por entidades

Leia mais

HINO DA CIDADANIA. Letra: Antonio Camargo de Maio. Compositor e cantor: José Ribeiro "Tijolo".

HINO DA CIDADANIA. Letra: Antonio Camargo de Maio. Compositor e cantor: José Ribeiro Tijolo. HINO DA CIDADANIA Letra: Antonio Camargo de Maio Compositor e cantor: José Ribeiro "Tijolo". SEJAM TODOS BEM VINDOS 3 NOSSA HISTÓRIA 2006 2007 2008 2010 2012 2015 2018 Nasce em Maringá-PR o Observatório

Leia mais

2º Relatório Quadrimestral de 2017

2º Relatório Quadrimestral de 2017 2º Relatório Quadrimestral de 2017 O que é um Observatório Social? É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário; Organização sem fins lucrativos, mantidos por entidades

Leia mais

Período de Maio a Agosto de 2018

Período de Maio a Agosto de 2018 Relatório Quadrimestral Período de Maio a Agosto de 2018 9ª edição Palmas-TO, setembro de 2018. MAIO - Palestra sobre Observatório Social para Turma de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Leia mais

CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA

CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA OBSERVATÓRIOS SOCIAIS Cachoeira do Sul 2017/08/02 PEDRO GABRIL KENNE DA SILVA pgabril@terra.com.br - A Carga Tributária Brasileira é adequada? - Estamos satisfeitos com

Leia mais

O CIDADÃO NO CONTROLE DO DINHEIRO PÚBLICO"

O CIDADÃO NO CONTROLE DO DINHEIRO PÚBLICO O CIDADÃO NO CONTROLE DO DINHEIRO PÚBLICO" 1 Objetivos desta Apresentação Apresentar o que é um Observatório Social Apresentar o Observatório Social do Brasil São Paulo (OSB-SP) Apresentar os Projetos

Leia mais

OBSERVATÓRIO SOCIAL DE IMBITUBA OSIMB RELATÓRIO QUADRIMESTRAL MAIO À AGOSTO DE 2015

OBSERVATÓRIO SOCIAL DE IMBITUBA OSIMB RELATÓRIO QUADRIMESTRAL MAIO À AGOSTO DE 2015 OBSERVATÓRIO SOCIAL DE IMBITUBA OSIMB RELATÓRIO QUADRIMESTRAL MAIO À AGOSTO DE 2015 Apresentação Este relatório contém a prestação de contas das ações desenvolvidas pelo Observatório Social de Imbituba

Leia mais

O QUE É UM OBSERVATÓRIO SOCIAL

O QUE É UM OBSERVATÓRIO SOCIAL eeeee O QUE É UM OBSERVATÓRIO SOCIAL É um espaço democrático e apartidário; Reúne em sua estrutura o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil; Tem como objetivo de contribuir

Leia mais

O CONTADOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

O CONTADOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL O CONTADOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL OBJETIVOS E EXPECTATIVAS Refletir sobre a situação atual Despertar sobre nosso papel Agir para mudar Valorização e reconhecimento O SISTEMA E SEU FUNCIONAMENTO

Leia mais

O Observatório Social de Ilha Solteira foi criado em 19 de julho de 2010.

O Observatório Social de Ilha Solteira foi criado em 19 de julho de 2010. O Observatório Social de Ilha Solteira foi criado em 19 de julho de 2010. Durante os meses de julho a dezembro de 2010, a Diretoria do Observatório esteve empenhada em conseguir apoio financeiro das entidades

Leia mais

Sociedade: Um mecanismo de controle dos gastos públicos Prestação de Contas 1º Quadrimestre 2015

Sociedade: Um mecanismo de controle dos gastos públicos Prestação de Contas 1º Quadrimestre 2015 Sociedade: Um mecanismo de controle dos gastos públicos Prestação de Contas 1º Quadrimestre 2015 O que é? OBSERVATÓRIO SOCIAL É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário

Leia mais

RELATÓRIO QUADRIMESTRAL 1º QUADRIMESTRE DE Novo Hamburgo, 17 de maio de 2018

RELATÓRIO QUADRIMESTRAL 1º QUADRIMESTRE DE Novo Hamburgo, 17 de maio de 2018 Novo Hamburgo, 17 de maio de 2018 1 SUMÁRIO 1. MANTENEDORES... pág. 03 2. APOIADORES INSTITUCIONAIS... pág. 04 3. DADOS INSTITUCIONAIS E OPERACIONAIS... pág. 05 4. DADOS DA CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORES...

Leia mais

Relatório Anual. Observatório Social de Florianópolis - OSF. Observatório Social de Florianópolis - OSF

Relatório Anual. Observatório Social de Florianópolis - OSF. Observatório Social de Florianópolis - OSF Resumo da ONG Foco de Atuacão Constitui-se como uma ferramenta de controle social a serviço do cidadão e em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. Podem participar do

Leia mais

Transparência e Controle Social Pela qualidade na aplicação dos recursos públicos

Transparência e Controle Social Pela qualidade na aplicação dos recursos públicos Transparência e Controle Social Pela qualidade na aplicação dos recursos públicos O que é um Observatório Social Que reúne o maior nº de entidades representativas da sociedade civil Atuando em favor da

Leia mais

Vídeo: Hino da cidadania

Vídeo: Hino da cidadania Vídeo: Hino da cidadania Pela qualidade e transparência na aplicação dos recursos públicos II PRESTAÇÃO DE CONTAS Apresentação Este relatório contém a prestação de contas das ações desenvolvidas pelo Observatório

Leia mais

3ª PRESTAÇÃO DE CONTAS QUADRIMESTRAL. Desde 25/08/2014 Em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos

3ª PRESTAÇÃO DE CONTAS QUADRIMESTRAL. Desde 25/08/2014 Em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos 3ª PRESTAÇÃO DE CONTAS QUADRIMESTRAL Desde 25/08/2014 Em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos O que é um Observatório Social Uma entidade sem fins lucrativos Com muitas

Leia mais

1º RELATÓRIO QUADRIMESTRAL Local: Rotary Club de Itapeva - 13/06/2018

1º RELATÓRIO QUADRIMESTRAL Local: Rotary Club de Itapeva - 13/06/2018 Rua Santana, nº 671 Itapeva / SP - Tel.: 3521-1254 Site: itapeva.osbrasil.org.br E-mail: itapeva@osbrasil.org.br https://www.facebook.com/juntosporitapeva/ 1º RELATÓRIO QUADRIMESTRAL Local: Rotary Club

Leia mais

OBSERVATÓRIO SOCIAL DE IMBITUBA OSIMB RELATÓRIO QUADRIMESTRAL JANEIRO À ABRIL DE Seja Um Voluntário Contra a Corrupção!

OBSERVATÓRIO SOCIAL DE IMBITUBA OSIMB RELATÓRIO QUADRIMESTRAL JANEIRO À ABRIL DE Seja Um Voluntário Contra a Corrupção! OBSERVATÓRIO SOCIAL DE IMBITUBA OSIMB RELATÓRIO QUADRIMESTRAL JANEIRO À ABRIL DE 2015 Seja Um Voluntário Contra a Corrupção! Apresentação Este relatório contém a prestação de contas das ações desenvolvidas

Leia mais

Um mecanismo de controle dos gastos públicos

Um mecanismo de controle dos gastos públicos Um mecanismo de controle dos gastos públicos Observatório Social Em Maringá-PR Compras superfaturadas Esparadrapo Micropore Hipoalérgico rolo com 2,5 cm X 4,5 m Empresa Vencedora em 2006 e 2007: Empresa

Leia mais

Prestação de Contas Observatório Social de Guarapuava-PR. 1º Quadrimestre de 2017 (Janeiro a Abril) Guarapuava-PR

Prestação de Contas Observatório Social de Guarapuava-PR. 1º Quadrimestre de 2017 (Janeiro a Abril) Guarapuava-PR Prestação de Contas Observatório Social de Guarapuava-PR 1º Quadrimestre de 2017 (Janeiro a Abril) Guarapuava-PR - 2017 Quem Somos? É um espaço democrático e apartidário; Mais de 120 no Brasil; Os Observatórios

Leia mais

Transparência e Controle Social Pela qualidade na aplicação dos recursos públicos

Transparência e Controle Social Pela qualidade na aplicação dos recursos públicos Transparência e Controle Social Pela qualidade na aplicação dos recursos públicos Observatório Social de Campo Grande ÁREA LIVRE DE CORRUPÇÃO http://www.youtube.com/watch?v=a8423f6aw1 A Reproduzir vídeo

Leia mais

SIMA - Rotary Clube Arapongas - Rotary Clube de Arapongas Amanhecer Rotary Clube de Arapongas Maracanã FIEP - Sebrae - S.O.S.

SIMA - Rotary Clube Arapongas - Rotary Clube de Arapongas Amanhecer Rotary Clube de Arapongas Maracanã FIEP - Sebrae - S.O.S. SIMA - Rotary Clube Arapongas - Rotary Clube de Arapongas Amanhecer Rotary Clube de Arapongas Maracanã FIEP - Sebrae - S.O.S. Guarda Mirim Loja Maçônica Pássaros da Paz ASENARAG SESCAP/PR Paraná CRC/PR

Leia mais

Sociedade: Um mecanismo de controle dos gastos públicos Prestação de Contas 2º Quadrimestre 2014

Sociedade: Um mecanismo de controle dos gastos públicos Prestação de Contas 2º Quadrimestre 2014 Sociedade: Um mecanismo de controle dos gastos públicos Prestação de Contas 2º Quadrimestre 2014 Rua Santa Catarina, 715, sala 11 I Edifício Dona Tereza Centro I C.E.P.: 85801-040 Cascavel-PR I 45 3223-8876

Leia mais

Transparência e Controle Social Pela eficiência e qualidade na aplicação dos recursos públicos

Transparência e Controle Social Pela eficiência e qualidade na aplicação dos recursos públicos Transparência e Controle Social Pela eficiência e qualidade na aplicação dos recursos públicos Espera o Brasil Que todos cumprais Com o vosso dever. Eia avante, brasileiros, Sempre avante! Gravai o buril

Leia mais

Controle Social pela Sociedade Civil: Observatório Social de Itú

Controle Social pela Sociedade Civil: Observatório Social de Itú Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES DO 3º QUADRIMESTRE - SET/15 a DEZ/15. portoalegre.osbrasil.org.br

APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES DO 3º QUADRIMESTRE - SET/15 a DEZ/15. portoalegre.osbrasil.org.br APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES DO 3º QUADRIMESTRE - SET/15 a DEZ/15 O OBSERVATÓRIO SOCIAL DE PORTO ALEGRE foi criado em 16 de dezembro de 2014. Conselho de Administração Presidente Vice-Presidente para Assuntos

Leia mais

O que é um Observatório Social?

O que é um Observatório Social? O que é um Observatório Social? Mantenedores Grupo de entidades e empresas que garantem a sustentabilidade do OSBG Mantenedores/Apoiadores grupo de empresas que apoiam o projeto. Os 4 Eixos de um Observatório

Leia mais

Contador Marcelo Machado de Freitas Membro da Comissão Estadual

Contador Marcelo Machado de Freitas Membro da Comissão Estadual Contador Marcelo Machado de Freitas Membro da Comissão Estadual PVCC Visa a sensibilizar os profissionais da Contabilidade sobre a importância da disponibilização de seus conhecimentos, em ações sociais

Leia mais

2º. RELATÓRIO QUADRIMESTRAL (Prestações Contas Maio a Agosto 2016) Facebook.com/oserechim erechim.osbrasil.org.br

2º. RELATÓRIO QUADRIMESTRAL (Prestações Contas Maio a Agosto 2016) Facebook.com/oserechim erechim.osbrasil.org.br 2º. RELATÓRIO QUADRIMESTRAL (Prestações Contas Maio a Agosto 2016) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL O Observatório Social de Erechim foi criado em 11 de outubro de 2013 Conselho de Administração Belonice Fátima

Leia mais

OBSERVATÓRIO SOCIAL DE FOZ DO IGUAÇU RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE MAIO À AGOSTO DE 2018

OBSERVATÓRIO SOCIAL DE FOZ DO IGUAÇU RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE MAIO À AGOSTO DE 2018 OBSERVATÓRIO SOCIAL DE FOZ DO IGUAÇU RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE MAIO À AGOSTO DE 2018 O Observatório Social de Foz do Iguaçu nasceu por iniciativa da ACIFI via Conselho da Mulher Empresária, diversas

Leia mais

1º QUADRIMESTRE DE 2019

1º QUADRIMESTRE DE 2019 1º QUADRIMESTRE DE 2019 O QUE É UM OBSERVATÓRIO SOCIAL Que reúne o maior nº de entidades representativas da sociedade civil Atuando em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos

Leia mais

O Observatório Social é o caminho silencioso para o bem! Em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos

O Observatório Social é o caminho silencioso para o bem! Em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos O Observatório Social é o caminho silencioso para o bem! Em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos Indignar-se é importante, mas ATITUTE é fundamental! O que é um Observatório

Leia mais

APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES Maio a Dezembro portoalegre.osbrasil.org.br

APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES Maio a Dezembro portoalegre.osbrasil.org.br APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES Maio a Dezembro - 2015 O Observatório Social de Porto Alegre foi criado em 16 de dezembro de 2014. Conselho de Administração Presidente Vice-Presidente para Assuntos de Voluntariado

Leia mais

17 Relatório Quadrimestral 2 Quadrimestre 2017 Período Maio a Agosto

17 Relatório Quadrimestral 2 Quadrimestre 2017 Período Maio a Agosto 17 Relatório Quadrimestral 2 Quadrimestre 2017 Período Maio a Agosto 2017 O que é um Observatório Social? É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior

Leia mais

O CONTADOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

O CONTADOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL O CONTADOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL OBJETIVOS E EXPECTATIVAS - Refletir sobre a situação atual - Despertar sobre nosso papel - Agir para mudar - Valorização e reconhecimento O SISTEMA E SEU

Leia mais

O que é um Observatório Social?

O que é um Observatório Social? O que é um Observatório Social? Mantenedores Grupo de entidades e empresas que garantem a sustentabilidade do OSBG Mantenedores/Apoiadores Grupo de empresas que apoiam o projeto. Produção do OSBG Poder

Leia mais

Relatório Quadrimestral

Relatório Quadrimestral Relatório Quadrimestral OS Guaíba/RS Janeiro/18 Abril/18 SUMÁRIO 1)OBSERVATÓRIO SOCIAL DE GUAÍBA 2) OBSERVATÓRIO EM AÇÃO 3) DIÁRIAS 4) CÂMARA DE VEREADORES 5) PORTAL DA TRANSPARÊNCIA OBSERVATÓRIO SOCIAL

Leia mais

PELA TRANSPARÊNCIA E QUALIDADE NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS!

PELA TRANSPARÊNCIA E QUALIDADE NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS! PELA TRANSPARÊNCIA E QUALIDADE NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS! 4 RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS JANEIRO A ABRIL DE 2017 OBSERVATÓRIO SOCIAL DE JEQUIÉ Histórico do OS Relação de entidades

Leia mais

Em favor da transparência e da qualidade na Aplicação dos recursos públicos. Prestação de contas 2º. Quadrimestre Maio a Agosto de 2015

Em favor da transparência e da qualidade na Aplicação dos recursos públicos. Prestação de contas 2º. Quadrimestre Maio a Agosto de 2015 Em favor da transparência e da qualidade na Aplicação dos recursos públicos Prestação de contas 2º. Quadrimestre Maio a Agosto de 2015 O que é um Observatório Social Tem como objetivo contribuir para a

Leia mais

1º RELATÓRIO QUADRIMESTRAL JUN/SET/2013 OBSERVATÓRIO SOCIAL DE IMBITUBA

1º RELATÓRIO QUADRIMESTRAL JUN/SET/2013 OBSERVATÓRIO SOCIAL DE IMBITUBA 1º RELATÓRIO QUADRIMESTRAL JUN/SET/2013 OBSERVATÓRIO SOCIAL DE IMBITUBA Apresentação Este relatório contém a prestação de contas das ações desenvolvidas pelo Observatório Social de Imbituba - OSIMB, durante

Leia mais

13ª. Prestação de contas. Em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos

13ª. Prestação de contas. Em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos 13ª. Prestação de contas Em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos Pagamos tanto imposto mas... Não temos uma das melhores educações Não somos referência em saúde Nossas

Leia mais

Observatório Social do Brasil

Observatório Social do Brasil Pacto Global das Nações Unidas (ONU) Comunicação de Engajamento Observatório Social do Brasil Outubro / 2017 Declaração de Apoio Contínuo Com imenso prazer confirmo que o Observatório Social do Brasil

Leia mais

O que é um Observatório Social

O que é um Observatório Social O que é um Observatório Social Uma entidade sem fins lucrativos que auxilia o poder público Fundada em 25/08/2014 por várias entidades do município! Cidadãos brasileiros que transformam o seu direito de

Leia mais

Entidades Fundadoras e Mantenedoras. Lojas Maçônicas

Entidades Fundadoras e Mantenedoras. Lojas Maçônicas Entidades Fundadoras e Mantenedoras FECEA Lojas Maçônicas Estrutura Organizacional Cargos Nomes Presidência Junior Cezar Serea. Conselho de Administração Vice-Presidente para Assuntos Administrativo-financeiros:

Leia mais

Relatório de Atividades 1º Quadrimestre de 2016 JANEIRO ABRIL 01/01/2016 À 30/04/2016

Relatório de Atividades 1º Quadrimestre de 2016 JANEIRO ABRIL 01/01/2016 À 30/04/2016 Relatório de Atividades 1º Quadrimestre de 2016 JANEIRO ABRIL 01/01/2016 À 30/04/2016 ESTRUTURA DO RELATÓRIO 1. Informações Gerais 2. Monitoramento em Licitações 3. Acompanhamento em entrega de materiais

Leia mais

Entidades Fundadoras e Mantenedoras

Entidades Fundadoras e Mantenedoras Entidades Fundadoras e Mantenedoras FECEA Lojas Maçônicas Prestação de Contas e Solenidade de Posse Missão do OSA * Despertar o espírito de Cidadania Fiscal na sociedade organizada, tornando-a proativa,

Leia mais

1º RELATÓRIO QUADRIMESTRAL JUN/SET/2013 OBSERVATÓRIO SOCIAL DE IMBITUBA

1º RELATÓRIO QUADRIMESTRAL JUN/SET/2013 OBSERVATÓRIO SOCIAL DE IMBITUBA 1º RELATÓRIO QUADRIMESTRAL JUN/SET/2013 OBSERVATÓRIO SOCIAL DE IMBITUBA Apresentação Este relatório contém a prestação de contas das ações desenvolvidas pelo Observatório Social de Imbituba - OSIMB, durante

Leia mais

Transparência e Controle Social Pela eficiência e qualidade na aplicação dos recursos públicos

Transparência e Controle Social Pela eficiência e qualidade na aplicação dos recursos públicos Transparência e Controle Social Pela eficiência e qualidade na aplicação dos recursos públicos O que é um Observatório Social Que reúne o maior nº de entidades representativas da sociedade civil Atuando

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS DO OBSERVATÓRIO SOCIAL DE PALMAS EM 25 DE FEVEREIRO DE 2016

PRESTAÇÃO DE CONTAS DO OBSERVATÓRIO SOCIAL DE PALMAS EM 25 DE FEVEREIRO DE 2016 PRESTAÇÃO DE CONTAS DO OBSERVATÓRIO SOCIAL DE PALMAS EM 25 DE FEVEREIRO DE 2016 Implantação do OSPalmas Assembleia de Constituição no dia 16 de Abril de 2015 Procedimentos de Implantação Filiação ao OSBrasil

Leia mais

O que é o Observatório Social? 1 - Bauru 2 - Itu 3 Jacareí 4 Jundiaí 4 - Lins 5 - Mococa 6 - Ourinhos 7 - Ribeirão Preto 8 - São Caetano do Sul 9 - São José do Rio Preto 10 - São José dos Campos 11 São

Leia mais

MISSÃO VISÃO. Ser reconhecido como um agente de transformação social até 2021.

MISSÃO VISÃO. Ser reconhecido como um agente de transformação social até 2021. MISSÃO Despertar a cidadania participativa na sociedade como agente de transformação, através doa prática do controle social nos municípios de Gravataí e Glorinha/RS. VISÃO Ser reconhecido como um agente

Leia mais

Fundado em 22/03/2010. Papel e metodologia de trabalho do Observatório Social

Fundado em 22/03/2010. Papel e metodologia de trabalho do Observatório Social BEM-VINDOS! Fundado em 22/03/2010 Papel e metodologia de trabalho do Observatório Social O QUE É O OBSERVATÓRIO SOCIAL? É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário

Leia mais

Observatório Social de Cruz Alta (OSCA): relato de experiência 2º Encontro dos Observatórios Sociais do Estado do Rio Grande do Sul

Observatório Social de Cruz Alta (OSCA): relato de experiência 2º Encontro dos Observatórios Sociais do Estado do Rio Grande do Sul Observatório Social de Cruz Alta (OSCA): relato de experiência 2º Encontro dos Observatórios Sociais do Estado do Rio Grande do Sul Apresentação: Angelita Woltmann Vice-Presidente para Assuntos de Produtos

Leia mais

2º Relatório de Prestação de Contas. (Setembro a Dezembro de 2015) osbrasil.org.br goiania.osbrasil.org.br

2º Relatório de Prestação de Contas. (Setembro a Dezembro de 2015) osbrasil.org.br goiania.osbrasil.org.br osbrasil.org.br goiania.osbrasil.org.br O que é um Observatório Social? É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas

Leia mais

Pela transparência e qualidade na aplicação dos recursos públicos!

Pela transparência e qualidade na aplicação dos recursos públicos! Pela transparência e qualidade na aplicação dos recursos públicos! Tempo de Atuação Estrutura da Equipe PERFIL PERFIL DO OBSERVATÓRIO SOCIAL 3 anos Receita do OS 1º Quadrimestre 2014 R$ 16.681,00 Despesas

Leia mais

3º. RELATÓRIO QUADRIMESTRAL (Prestações Contas Setembro a Dezembro de 2016) Facebook.com/oserechim erechim.osbrasil.org.br

3º. RELATÓRIO QUADRIMESTRAL (Prestações Contas Setembro a Dezembro de 2016) Facebook.com/oserechim erechim.osbrasil.org.br 3º. RELATÓRIO QUADRIMESTRAL (Prestações Contas Setembro a Dezembro de 2016) ESTRUTURA ORGANIZACIONAL O Observatório Social de Erechim foi criado em 11 de outubro de 2013 Conselho de Administração Belonice

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES (agosto a dezembro de 2017)

RELATÓRIO DE ATIVIDADES (agosto a dezembro de 2017) RELATÓRIO DE ATIVIDADES (agosto a dezembro de 2017) 1. Indicadores do município de Morro da Fumaça O município de Morro da Fumaça está localizado no sul do Estado de Santa Catarina, com uma área de 82,94

Leia mais

1º Relatório de Prestação de Contas. (Maio a Agosto de 2015) osbrasil.org.br goiania.osbrasil.org.br

1º Relatório de Prestação de Contas. (Maio a Agosto de 2015) osbrasil.org.br goiania.osbrasil.org.br osbrasil.org.br goiania.osbrasil.org.br O que é um Observatório Social? É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PRIMEIRO RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE 2016 INDIGNAR-SE É IMPORTANTE. ATITUDE É FUNDAMENTAL

APRESENTAÇÃO DO PRIMEIRO RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE 2016 INDIGNAR-SE É IMPORTANTE. ATITUDE É FUNDAMENTAL APRESENTAÇÃO DO PRIMEIRO RELATÓRIO QUADRIMESTRAL DE 2016 INDIGNAR-SE É IMPORTANTE. ATITUDE É FUNDAMENTAL 04/05/2016 ATA DA 13ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Aos vinte e sete dias do mês

Leia mais

SEJA VOLUNTÁRIO. osbrasil.org.br

SEJA VOLUNTÁRIO. osbrasil.org.br SEJA VOLUNTÁRIO 3º Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas (Setembro a Dezembro de 2014) Perfil do Observatório Social: Fundado em Outubro de 2009 Estrutura da equipe: 5- Conselho de Administração

Leia mais

APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES DO 1º QUADRIMESTRE DE ATUAÇÃO

APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES DO 1º QUADRIMESTRE DE ATUAÇÃO APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES DO 1º QUADRIMESTRE DE ATUAÇÃO PAUTA REUNIÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS QUADRIMESTRE Maio a Agosto 1. Apresentação do OS e do OSBG; 2. Relatório de atividades desenvolvidas; 3. Situação

Leia mais

PERGUNTAS? WHATSAPP: (54) O QUE É

PERGUNTAS? WHATSAPP: (54) O QUE É O QUE É METODOLOGIA Divulgação a cada 4 meses das atividades para a população POR QUE EXISTIR? Equivale à: Aproximadamente 790 mil cestas básicas 1.1 milhão de apartamentos com 3 quartos no centro de Farroupilha

Leia mais

O POTENCIAL E A IMPORTÂNCIA DA DESTINAÇÃO DO IR COMO AUMENTAR ESTES RECURSOS PARA O MUNICÍPIO?

O POTENCIAL E A IMPORTÂNCIA DA DESTINAÇÃO DO IR COMO AUMENTAR ESTES RECURSOS PARA O MUNICÍPIO? O POTENCIAL E A IMPORTÂNCIA DA DESTINAÇÃO DO IR COMO AUMENTAR ESTES RECURSOS PARA O MUNICÍPIO? Silvia Grewe Coord. Comissão de Estudos Responsabilidade Social 27 OUTUBRO 2017 PVCC/CFC NACIONAL 1) Rede

Leia mais

PARANÁ. Rede OSB pelo Brasil A REDE MANTÉM CERCA 110 UNIDADES NO PAÍS, SENDO 35 NO ESTADO DO

PARANÁ. Rede OSB pelo Brasil A REDE MANTÉM CERCA 110 UNIDADES NO PAÍS, SENDO 35 NO ESTADO DO 2 RELATÓRIO QUADRIMESTRAL 2016 Maio - Agosto Rede OSB pelo Brasil Roraima O Observatório Social de Foz do Iguaçu nasceu por iniciativa da ACIFI via Conselho da Mulher Empresária em 15 de setembro de 2009.

Leia mais

OBSERVATÓRIO SOCIAL DE ILHA SOLTEIRA. 2º RELATÓRIO QUADRIMESTRAL maio a agosto de 2011

OBSERVATÓRIO SOCIAL DE ILHA SOLTEIRA. 2º RELATÓRIO QUADRIMESTRAL maio a agosto de 2011 OBSERVATÓRIO SOCIAL DE ILHA SOLTEIRA 2º RELATÓRIO QUADRIMESTRAL maio a agosto de 2011 OBSERVATÓRIO SOCIAL DE ILHA SOLTEIRA NOSSOS PARCEIROS ACEIS - Associação Comercial e Empresarial de Ilha Solteira AMAIS-

Leia mais

Em favor da transparência e da qualidade na Aplicação dos recursos públicos. Sociedade muda Não muda

Em favor da transparência e da qualidade na Aplicação dos recursos públicos. Sociedade muda Não muda Em favor da transparência e da qualidade na Aplicação dos recursos públicos Sociedade muda Não muda Prestação de contas 3º. Quadrimestre Setembro a Dezembro de 2015 Presidente do Observatório Social João

Leia mais

2º. RELATÓRIO QUADRIMESTRAL (Prestações Contas Maio a Agosto de 2017) 11ª. Edição

2º. RELATÓRIO QUADRIMESTRAL (Prestações Contas Maio a Agosto de 2017) 11ª. Edição 2º. RELATÓRIO QUADRIMESTRAL (Prestações Contas Maio a Agosto de 2017) 11ª. Edição ESTRUTURA ORGANIZACIONAL O Observatório Social de Erechim foi criado em 11 de outubro de 2013 Conselho de Administração

Leia mais

Boletim Nº DEZEMBRO Como estão os Portais. Prefeitura e da Câmara de Vereadores e o Serviço de Acesso à Informação da Prefeitura?

Boletim Nº DEZEMBRO Como estão os Portais. Prefeitura e da Câmara de Vereadores e o Serviço de Acesso à Informação da Prefeitura? Boletim Nº DEZEMBRO 2013 www.observatoriopiracicaba.org.br Como estão os Portais de Transparência da Prefeitura e da Câmara de Vereadores e o Serviço de Acesso à Informação da Prefeitura? A transparência

Leia mais

Entidades Fundadoras e Mantenedoras

Entidades Fundadoras e Mantenedoras Entidades Fundadoras e Mantenedoras FECEA Lojas Maçônicas Missão do OSA * Despertar o espírito de Cidadania Fiscal na sociedade organizada, tornando-a proativa, através do Observatório Social, a fim de

Leia mais

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: iário Oficial do Município de Boquira - Bahia Poder Executivo Ano IX Nº 1214 26 de Janeiro de 2017 RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: LICITAÇÕES AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO

Leia mais

Um mecanismo para a melhoria de qualidade dos gastos públicos.

Um mecanismo para a melhoria de qualidade dos gastos públicos. Um mecanismo para a melhoria de qualidade dos gastos públicos. Receitas RECEITAS DE CONTRIBUIÇÃO ACICAM R$ 2.000,00 SUPER PADARIA FIORELLA R$ 100,00 ESCRITÓRIO FLAMBOYANT R$ 100,00 SICOOB R$ 300,00 SAJAMA

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE CONTAS E ATIVIDADES SEGUNDO QUADRIMESTRE DE 2016 INDIGNAR-SE É IMPORTANTE. ATITUDE É FUNDAMENTAL

APRESENTAÇÃO DE CONTAS E ATIVIDADES SEGUNDO QUADRIMESTRE DE 2016 INDIGNAR-SE É IMPORTANTE. ATITUDE É FUNDAMENTAL APRESENTAÇÃO DE CONTAS E ATIVIDADES SEGUNDO QUADRIMESTRE DE 2016 INDIGNAR-SE É IMPORTANTE. ATITUDE É FUNDAMENTAL 20/09/2016 ATA DA 14ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Aos quatro dias do

Leia mais

EXTRATO DO CONTRATO Nº 046/2017

EXTRATO DO CONTRATO Nº 046/2017 EXTRATO DO CONTRATO Nº 046/2017 MODALIDADE LICITATÓRIA: PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/2017 - CONTRATADO: VALDENIR TEIXEIRA DA ROCHA CNPJ: 09.088.032/0001-65 OBJETO: Contratação de laboratório de análises clínicas

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO OSB - PALMAS

RELATÓRIO DE GESTÃO OSB - PALMAS RELATÓRIO DE GESTÃO OSB - PALMAS PALMAS - TO MARÇO/2016 1 2016. OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL: PALMAS Qualquer parte deste documento poderá ser reproduzida, desde que citada à fonte. Este documento foi

Leia mais

O POTENCIAL E A IMPORTÂNCIA DA DESTINAÇÃO DO IR COMO AUMENTAR ESTES RECURSOS PARA O MUNICÍPIO?

O POTENCIAL E A IMPORTÂNCIA DA DESTINAÇÃO DO IR COMO AUMENTAR ESTES RECURSOS PARA O MUNICÍPIO? O POTENCIAL E A IMPORTÂNCIA DA DESTINAÇÃO DO IR COMO AUMENTAR ESTES RECURSOS PARA O MUNICÍPIO? Silvia Grewe Coord. Comissão de Estudos Responsabilidade Social 27 OUTUBRO 2017 PVCC/CFC NACIONAL 1) Rede

Leia mais