SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL"

Transcrição

1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Sistemas ERP, CRM e SCM 2017

2 Tipos de Sistemas de Informação Vimos anteriormente que os diversos Sistemas de Informação presentes em uma empresa podem ser vistos sob diferentes perspectivas, sendo as mais comumente encontradas a de áreas funcionais(produção, marketing e vendas, finanças e contabilidade e recursos humanos) e a de níveis organizacionais (SPT, SIG, SAD e EIS) existindo ainda um nível técnico intermediário na hierarquia onde encontram-se os STC(CAD,CAE,CAM,CASE)eosSAE(Pacoteseaplicativos diversos de automação).

3 Tipos de Sistemas de Informação Análise dos principais tipos de Sistemas de Informação Estratégico (EIS) Gerencial (SIG e SAD) Técnico (STC e SAE) Operacional (SPT)

4 Tipos de Sistemas de Informação Devido justamente à quantidade de Sistemas de Informação necessários ao atendimento de todos os departamentos funcionais e/ou níveis hierárquicos das empresas, estas veemse diante de 3 grandes desafios a serem solucionados: 1. Como relacionar e administrar toda informação gerada por cada sistema; 2. Como tornar viável financeiramente tantos sistemas; 3. Como fazer os sistemas compartilharem informação.

5 Tipos de Sistemas de Informação Estes problemas ocorrem justamente pelo fato dos diversos sistemas utilizados nas empresas serem fornecidos muitas vezes por empresas diversas (Microsoft x Apple), possuírem arquiteturas e requisitos operacionais distintos(pc x Mac, Linux x Windows) e ainda por estarem instalados em locais fisicamente muito distante um dos outros (Matriz x Filial em estados diferentes).

6 Tipos de Sistemas de Informação A solução encontrada para superação dos desafios propostos tem sido a adesão e implantação por parte das organizações de Sistemas Integrados.

7 Tipos de Sistemas de Informação Dentro desta visão de integração dos diversos aplicativos, existem 3 grandes tipos de sistemas que diferem-se entre si pelo que irão, primordialmente, focar dentro das organizações, ou seja, que área funcional será atendida. São eles: ERP(Enterprise Resource Planning) Planejamento de Recursos Empresariais; CRM(Customer Relationship Management) Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente; SCM(Supply Chain Management) Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos;

8 ERP Planejamento de Recursos Empresariais Sistemas ERP podem reunir todos os principais processos de negócios de uma empresa em um único sistema de software que permite que a informação flua sem descontinuidade através da organização. Esses sistemas focam principalmente a gestão interna de recursos, os processos internos e a comunicação entre departamentos, mas podem incluir transações com clientes e fornecedores.

9 ERP Planejamento de Recursos Empresariais Manufatura e produção Finanças e contabilidade Fornecedores Fronteiras organizacionais Processos de negócios Processos que abrangem toda a empresa Fronteiras organizacionais Clientes Recursos humanos Vendas e marketing

10 ERP Planejamento de Recursos Empresariais Principais características dos ERP Constituído de módulos personalizáveis que coletam dados integrando e automatizando vários processos operacionais (produção, distribuição, contabilidade, RH, estoques, etc.). Formação de um único repositório central(banco de dados). Aceleram a comunicação das informações internamente na empresa. Propiciam ganhos de eficiência, aumento do controle sobre os processos da empresa e acesso a informações de qualidade. Exige grande esforço de implantação pois implica na quebra de paradigmas(exemplo: papel x sistema). Pode envolver custo elevado de infraestrutura tecnológica (exemplo: intranet).

11 ERP Planejamento de Recursos Empresariais Exemplo: Sistema Integrado Sonner de Adm. Pública Obs: o foco principal do sistema é manter a integração e troca de informações em tempo real entre os diversos módulos internos e externos que compõe o ERP, facilitando a gestão como um todo.

12 ERP Planejamento de Recursos Empresariais Exemplo: Domínio Sistemas

13 CRM Gerenc. do Relacionamento com o Cliente No contexto de sistemas de informação, são aqueles que focam demodoefetivoagestãodoclienteeseurelacionamentocom a organização(vendas, marketing direto, pedidos, pós-venda). Principais características dos CRM Identificação dos clientes mais lucrativos. Personalização em tempo real de produtos e serviços. Acompanhamento dos contatos feitos pelos clientes por mídias diversas. Se o produto e/ou serviço comercializado não satisfizer o clientenãoadiantaterumbomcrm.

14 CRM Gerenc. do Relacionamento com o Cliente Exemplo: Microsoft Dynamics CRM O Microsoft Dynamics CRM 4.0 é um sistema totalmente integrado de CRM(customer relationship management- gestão de relacionamentos com clientes). O Microsoft Dynamics CRM permite criar e manter facilmente uma visão clara dos clientes, do primeiro contato até a pós-venda. Oferecendo ferramentas para melhorar os processos de vendas, marketing e serviço de atendimento ao cliente, juntamente com a integração nativa com o Microsoft Office Outlook, o Microsoft Dynamics CRM fornece uma solução rápida, flexível e acessível(...) Fonte:

15 CRM Gerenc. do Relacionamento com o Cliente Exemplo: Microsoft Dynamics CRM

16 CRM Gerenc. do Relacionamento com o Cliente Exemplo: Microsoft Dynamics CRM

17 SCM Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Os sistemas SCM visam modernizar e reestruturar os processos tradicionais da cadeia de suprimentos no sentido de agilizá-la. Estão voltados para o planejamento da produção e da cadeia de suprimento em geral, tais como previsão e gerenciamento de demanda e de alocação de capacidade produtiva. Cadeia de Suprimentos: é um conjunto de atividades funcionais(transportes, distribuição, controle de estoque, entre outros)queserepeteminúmerasvezesaolongodocanalpelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor.

18

19 SCM Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Principais características dos SCM Decide o que e quando produzir, estocar e transportar. Comunica pedidos rapidamente e faz seu acompanhamento. Verifica a disponibilidade de estoque e monitora seus níveis (estoque mínimo). Reduz custos de estoque bem como com transportes e armazenamento favorecendo com isso o Fluxo de Caixa da empresa. Planejaaproduçãocombasenademandareal. Fornece a base para implantação de sistemas JIT (just in time).

20 SCM Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Exemplo: SCM utilizados na indústria automobilística Obs: as empresas apresentadas acima são chamadas montadoras vez que praticamente montam as partes do veículo, mas não fabrica grande parte delas. Dependem assim de ótimos SCM para não comprometerem sua linha de produção.

21 Infra-estrutura de Comunicação Uma forte tendência encontrada hoje das empresas é a utilização do ERP CLOUD, ou seja, as informações do banco de dados central ficam armazenadas na nuvem (Internet) reduzindo custos de infra-estrutura de implantação e atualização de redes e servidores.

22 Infra-estrutura de Comunicação Uma forte tendência encontrada hoje das empresas é a utilização do ERP CLOUD, ou seja, as informações do banco de dados central ficam armazenadas na nuvem (Internet) reduzindo custos de infra-estrutura de implantação e atualização de redes e servidores.

23 E-business Este tipo de negócio chamado e-business (negócios eletrônicos) consiste no uso da tecnologia digital e da internet para executar os principais processos de negócios em uma empresa. Os principais exemplos de e-business são:

24 E-business e-commerce:(comércio eletrônico) é a parte do e-business quelidacomcompraevendademercadoriaseserviçospela internet. e-government: (serviços eletrônicos de órgãos públicos) é o uso da tecnologia da internet pelo governo para oferecer serviços e informações aos funcionários, cidadãos e empresas. e-learning:(ensino eletrônico) é o uso da tecnologia para promover o ensino através de meios eletrônicos, principalmente a Internet.

25 Exemplo de e-commerce

26 Exemplo de e-commerce

27 Exemplo de e-government

28 Exemplo de e-learning

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

Aplicativos Integrados. Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi

Aplicativos Integrados. Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi Aplicativos Integrados Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi Aplicativos Integrados ERP (Enterprise Resource Planning) CRM (Consumer Relationship Management) SCM (Supply Chain Management)

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Quem sou eu? Site: http://www.luizleao.com Introdução Para aprender a Gerir, Conceber, Desenvolver, Testar, avaliar a qualidade, avaliar a segurança,

Leia mais

GESTÃO TECNOLOGIA INFORMAÇÃO

GESTÃO TECNOLOGIA INFORMAÇÃO GESTÃO TECNOLOGIA INFORMAÇÃO 1 Aula: e-business- MRP- ERP- SCM- CRM Elaborado e daptado por: Prof. Mestra Rosimeire Ayres Empreendimentos de e-business: O crescimento explosivo da Internet e das tecnologias

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 2.2 Sistemas Empresariais: ERP SCM 1 Sistema empresarial Constitui uma estrutura centralizada para uma organização e garante que as informações possam ser compartilhadas

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais. da Cadeia de Suprimento ao ERP e ao CRM

Sistemas de Informações Gerenciais. da Cadeia de Suprimento ao ERP e ao CRM Sistemas de Informações Gerenciais da Cadeia de Suprimento ao ERP e ao CRM Empresa digital 2 Sistema Integrado de Gestão e-commerce e empresas parceiras Compras BACK OFFICE FRONT OFFICE SCM - Supply Chain

Leia mais

Aula 9. Visão de empresas Logística. Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade. Teoria

Aula 9. Visão de empresas Logística. Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade. Teoria Aula 9 Visão de empresas Logística Teoria Cadeia de suprimentos Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade O futuro vai pertencer às empresas que conseguirem explorar o potencial da centralização das

Leia mais

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real.

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Objetivos do Capítulo Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Identificar os diversos desafios que um gerente pode enfrentar

Leia mais

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

RESPOSTAS DAS ATIVIDADES DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Atividade 01 RESPOSTAS DAS ATIVIDADES DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 1) Defina sistema. Dê um novo exemplo que não esteja no material e que não tenha sido citado em sala de aula. Resposta: Conjunto

Leia mais

Sistemas de Informação Cap 2 E-negócio: como as empresas usam os SI. Prof. Paulo C. Masiero Cap 2 L&L 2º/2013

Sistemas de Informação Cap 2 E-negócio: como as empresas usam os SI. Prof. Paulo C. Masiero Cap 2 L&L 2º/2013 Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Sistemas de Informação Cap 2 E-negócio: como as empresas usam os SI Prof. Paulo C. Masiero Cap 2 L&L 2º/2013 Sumário Motivação:

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Capítulo 6: Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico 6-1 Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet James A. O'Brien Saraiva S/A Livreiros

Leia mais

GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1

GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 Revisão O que é um sistema de informações? O que é um requisito? Qual é o papel do analista de requisitos em um sistema

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO EVER SANTORO DBA Oracle e desenvolvedor Java Processamento de dados MBA em Gestão Empresarial Mestre em Engenharia da Produção DBA Oracle desde 2001 Sun Certified

Leia mais

Sistemas de Informação na Empresa

Sistemas de Informação na Empresa Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 04 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão

Sistemas Integrados de Gestão Sistemas Integrados de Gestão SISTEMAS INTEGRADOS Uma organização de grande porte tem muitos tipos diferentes de Sistemas de Informação que apóiam diferentes funções, níveis organizacionais e processos

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL

PLANEJAMENTO OPERACIONAL PLANEJAMENTO OPERACIONAL DA PRODUÇÃO Unidade II Parte II - ERP Professora: Ana Paula Costa Gestão de informações Gestão de informações geralmente em alto volume Envolve área de operações (que é quem gera

Leia mais

SISTEMAS DE NEGÓCIOS. a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS

SISTEMAS DE NEGÓCIOS. a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS 1 1. COLABORAÇÃO NAS EMPRESAS SISTEMAS DE NEGÓCIOS a) SISTEMAS DE APOIO EMPRESARIAIS Os sistemas colaborativos nas empresas nos oferecem ferramentas para nos ajudar a colaborar, comunicando idéias, compartilhando

Leia mais

TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS

TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS TECNOLOGIAS LOGÍSTICAS TI e Logística As tecnologias e os SIs atuais integram atividades logísticas em toda cadeia. Estas tecnologias permitem o intercâmbio entre fornecedores e clientes, facilitando a

Leia mais

E-BUSINESS GLOBAL E COLABORAÇÃO

E-BUSINESS GLOBAL E COLABORAÇÃO E-BUSINESS GLOBAL E COLABORAÇÃO Material adaptado por: Prof. MSc. Marcos dos Santos slide 1 E-business global e colaboração 1. Quais as principais características de um negócio que são relevantes para

Leia mais

Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais. Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas

Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais. Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas Aula 5 Sistemas de Informações Gerenciais Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações integradas slide 1 Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicações

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 02. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 Conceitue e-business e quais o seu principal objetivo? Exercício 01 Resposta Conceitue e-business e quais o seu principal objetivo? É todo

Leia mais

Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning)

Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) O que significa ERP? ERP - Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais) são sistemas de informações que integram todos os dados e processos

Leia mais

EAD 753 Sistemas de Informações Empresariais e Negócios Digitais

EAD 753 Sistemas de Informações Empresariais e Negócios Digitais EAD 753 Sistemas de Informações Empresariais e Negócios Digitais Prof. Cesar Alexandre de Souza Profa. Daielly Mantovani Ribeiro Atividade Avaliada 1 Leia o texto Caso da Chemicals, que descreve a implantação

Leia mais

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros Sistemas de Informação Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Como consumidor você precisa lidar com os sistemas de informações que dão suporte às operações de muitas lojas de varejo em que você faz

Leia mais

FLUXOGRAMA DE TRABALHO EM GRUPO

FLUXOGRAMA DE TRABALHO EM GRUPO ADMSINF CONTEÚDO 7 CORREÇÃO FLUXOGRAMA DE TRABALHO EM GRUPO FUNÇÃO 1 - PROFESSOR FUNÇÃO 2 - LIDER FUNÇÃO 3 - PESQUISADORES FUNÇÃO 4 - REDATORES FUNÇÃO 5 - REVISORES ETAPA 1 - ENTENDIMENTO ETAPA 2 - IMERSÃO

Leia mais

Cadeia de Suprimentos. Aula 1. Contextualização. O que é Supply Chain Management? Prof. Luciano José Pires

Cadeia de Suprimentos. Aula 1. Contextualização. O que é Supply Chain Management? Prof. Luciano José Pires Cadeia de Suprimentos Aula 1 Contextualização Prof. Luciano José Pires O que é Supply Chain Management? Atual e futuro A Logística é uma das atividades econômicas mais antigas e também um dos conceitos

Leia mais

Inteligência de Negócios

Inteligência de Negócios Inteligência de Negócios Sistemas de Gestão Prof. Dilermando Piva Jr Fatec Indaituba Dado x Informação A tecnologia da informação tem sido até agora uma produtora de dados, em vez de informação, e muito

Leia mais

Fundamentos de sistemas de informação

Fundamentos de sistemas de informação Fundamentos de sistemas de informação Unidade 1 - Conceitos de Sistemas de Informação, Teoria de Sistemas e Tecnologia da Informação 1.1. Introdução 1.1.1. Conceituação de sistema, Sistema de Informação

Leia mais

AULAS ERP: INTRODUÇÃO & VISÃO GERAL

AULAS ERP: INTRODUÇÃO & VISÃO GERAL AULAS ERP: INTRODUÇÃO & VISÃO GERAL SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO Prof. Esp. Tiago A. Silva RIBEIRÃO PRETO 2017 INTRODUÇÃO NESTA AULA VEREMOS: Histórico do ERP Principais Módulos Vantagens e Desvantagens

Leia mais

CADEIA DE SUPRIMENTOS

CADEIA DE SUPRIMENTOS CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) TÉCNICO EM LOGÍSTICA - 2019 CADEIA DE SUPRIMENTOS Supply Chain Management (SCM) OBJETIVO DO ESTUDO Esse trabalho tem como objetivo apresentar o conceito,

Leia mais

IDENTIFIQUE UM SISTEMA NA FOTO?

IDENTIFIQUE UM SISTEMA NA FOTO? GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Anhanguera Itapecerica da Serra Curso: Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Modelagem de Sistemas Prof. Luiz Antonio do Nascimento IDENTIFIQUE UM SISTEMA NA

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 10 Supply Chain Management (SCM) Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana

Leia mais

Transformação Internet promoveu:

Transformação Internet promoveu: SI na Internet: ASP B2B e B2C ERP Enterprise Resource Planning Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de Informação. O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo:

Leia mais

SSC0120- Sistemas de Informação Sistema de Informações nas Empresas e Colaboração

SSC0120- Sistemas de Informação Sistema de Informações nas Empresas e Colaboração SSC0120- Sistemas de Informação Sistema de Informações nas Empresas e Colaboração Simone do R. S. Souza ICMC/USP 2017 Aula anterior Empresa Ambiente de negócio da empresa Quatro funções básicas Processos

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação 1 Administração de Sistemas de Informação 2 Objetivos Identificar o uso da Tecnologia da Informação (TI); Conceitos fundamentais associados à Tecnologia da Informação; Conceitos de TI e de Sistemas de

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SIG Aula N : 07 Tema: Conquistando excelência

Leia mais

Logística Empresarial

Logística Empresarial Logística Empresarial Profª Esp. Mônica Suely Guimarães de Araujo Conceito Logística são os processos da cadeia de suprimentos (supply chain) que planejam, estruturam e controlam, de forma eficiente e

Leia mais

Fundamentos de sistemas de informação

Fundamentos de sistemas de informação Fundamentos de sistemas de informação Unidade 2 - Conceitos básicos de aplicações nas empresas (desenvolvimento e administração) 2.1. As funções e aplicações de SI nas organizações; 2.2. Tendências em

Leia mais

Sistemas de Informação Empresarial. Gerencial

Sistemas de Informação Empresarial. Gerencial Sistemas de Informação Empresarial SIG Sistemas de Informação Gerencial Visão Integrada do Papel dos SI s na Empresa [ Problema Organizacional ] [ Nível Organizacional ] Estratégico SAD Gerência sênior

Leia mais

Pós-graduação em Engenharia de Produção

Pós-graduação em Engenharia de Produção Pós-graduação em Engenharia de Produção Sistemas de Informação na Produção Agenda Apresentação Ementa Objetivos Metodologia Critérios de Avaliação Cronograma previsto Sistemas de Informação na Produção

Leia mais

Sistema de informação integrada. Ana Paula Domingos

Sistema de informação integrada. Ana Paula Domingos Sistema de informação integrada Ana Paula Domingos ERP (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING * ) Os sistemas integrados de gestão, ou ERP (Enterprise Resource Planning) são apresentados algumas vezes como solução

Leia mais

Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais

Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES 0202 - Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais Referência principal O BRIEN, J. A.; MARAKAS, G. M. Administração de sistemas

Leia mais

Sistemas de informação aula 03

Sistemas de informação aula 03 Sistemas de informação aula 03 Sistemas? Informação ou conhecimento Informação Conjunto de procedimentos organizados que quando executados provem informação de suporte a organização [amaral-1994] Conhecimento

Leia mais

SSC0531- Gestão de Sistemas de Informação Aplicações Integradas Empresariais: Supply Chain Management (SCM)

SSC0531- Gestão de Sistemas de Informação Aplicações Integradas Empresariais: Supply Chain Management (SCM) SSC0531- Gestão de Sistemas de Informação Aplicações Integradas Empresariais: Supply Chain Management (SCM) Simone do R. S. Souza ICMC/USP 2017 Aplicativos Integrados SCM: Supply Chain Management ERP:

Leia mais

Aula de OSM I Sistemas de Gestão Empresarial ERP

Aula de OSM I Sistemas de Gestão Empresarial ERP Aula de OSM I Sistemas de Gestão Empresarial Prof. Esp. Adriano Rissi ERP ERP, é uma acrônimo em Inglês que significa Enterprise Resource Planning, que em português significa; Planejamento dos Recursos

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ANTIGAMENTE... Administradores não precisam saber muito como a informação era coletada, processada

Leia mais

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1 Objetivos do Módulo 1 Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que esses profissionais

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 08 Customer Relationship Management (CRM) Prof. Dr. César Augusto

Leia mais

APLICATIVOS CORPORATIVOS

APLICATIVOS CORPORATIVOS Sistema de Informação e Tecnologia FEQ 0411 Prof Luciel Henrique de Oliveira luciel@uol.com.br Capítulo 3 APLICATIVOS CORPORATIVOS PRADO, Edmir P.V.; SOUZA, Cesar A. de. (org). Fundamentos de Sistemas

Leia mais

Administração Matriz - Agosto

Administração Matriz - Agosto Administração Matriz - Agosto 1º PERÍODO Pré-requisito Comunicação Empresarial 60 3 3 - Fundamentos das Ciências Sociais 60 3 3 - Matemática Aplicada à Administração 80 4 4 - Tecnologia da Informação 60

Leia mais

Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento

Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento Conceitos básicos Logística e Varejo Entendendo a cadeia de abastecimento integrada OBJETIVOS Os conceitos, definições e importância da cadeia de abastecimento;

Leia mais

Sistemas Integrados ASI - II

Sistemas Integrados ASI - II Sistemas Integrados ASI - II SISTEMAS INTEGRADOS Uma organização de grande porte tem muitos tipos diferentes de Sistemas de Informação que apóiam diferentes funções, níveis organizacionais e processos

Leia mais

SSC0531- Gestão de Sistemas de Informação Aplicações Integradas Empresariais: ERP e CRM

SSC0531- Gestão de Sistemas de Informação Aplicações Integradas Empresariais: ERP e CRM SSC0531- Gestão de Sistemas de Informação Aplicações Integradas Empresariais: ERP e CRM Simone do R. S. Souza ICMC/USP 2017 SI nas empresas SI nas empresas Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE) Sistemas

Leia mais

MRP - Material Requirement Planning

MRP - Material Requirement Planning MRP e MRP II Introdução MRP e MRP II são estratégias de integração incremental de informações de processos de negócio que são implementados utilizando computadores e aplicações modulares de software conectadas

Leia mais

Continuação Visão de empresas Logística

Continuação Visão de empresas Logística Aula 5 TIC Continuação Visão de empresas Logística Teoria Cadeia de suprimentos Supply Chain Management (SCM) ERP Atividade O futuro vai pertencer às empresas que conseguirem explorar o potencial da centralização

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 00 - APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO VERSÃO: 0.1 - SETEMBRO DE 2016 Professor: Luís Rodrigo E-mail: luisrodrigoog@gmail.com Apresentação q q q Professor Luís

Leia mais

SISTEMAS DE NEGÓCIOS EXERCÍCIOS EXERCÍCIO 1:

SISTEMAS DE NEGÓCIOS EXERCÍCIOS EXERCÍCIO 1: SISTEMAS DE NEGÓCIOS EXERCÍCIOS EXERCÍCIO 1: Abrir um arquivo do Excel em branco e salvar como o arquivo com o seguinte nome: seu número de matrícula. Renomear a planilha 1 para SPT. Escolher qualquer

Leia mais

PMR3507 Fábrica digital

PMR3507 Fábrica digital LSA Laboratório de Sistemas de Automação www.pmrlsa.poli.usp.br PMR3507 Fábrica digital Gestão como centro Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas

Leia mais

Fonte : sistemaerp.org

Fonte : sistemaerp.org Fonte : sistemaerp.org O QUE É SISTEMA ERP? ERP- ENTERPRISE RESOURCE PLANNING É um sistema de gestão empresarial que gerencia as informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais

Leia mais

Aula 03. Administração. O Novo Ambiente de Negócios

Aula 03. Administração. O Novo Ambiente de Negócios Administração de Sistemas de Informação Aula 03 "Hoje, milhões de pessoas usam seus computadores como meio de comunicação... e onde existe comunicação existe mercado" (Jay Conrad Levinson / Charles Rubin).

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 09 Customer Relationship Management (CRM) Prof. Dr. Joshua Onome

Leia mais

EDITAL DENGE 20/2018

EDITAL DENGE 20/2018 EDITAL DENGE 20/2018 O Chefe do Departamento de Engenharias da Universidade Federal Rural do Semi- Árido, comunica aos interessados a abertura de inscrições para o concurso de monitoria para duas (02)

Leia mais

AULA 4 AS FUNÇÕES E APLICAÇÕES DE SI NAS ORGANIZAÇÕES

AULA 4 AS FUNÇÕES E APLICAÇÕES DE SI NAS ORGANIZAÇÕES AULA 4 AS FUNÇÕES E APLICAÇÕES DE SI NAS ORGANIZAÇÕES aula03_t04 TENDÊNCIAS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Podemos dividir a evolução dos sistemas de informação em 5 eras ou grandes fases que são: Processamento

Leia mais

Matriz 1 - Administração (Modalidade a Distância)

Matriz 1 - Administração (Modalidade a Distância) Matriz 1 - Administração (Modalidade a Distância) Nivelamento Língua Portuguesa 20 - - - 1º PERÍODO Comunicação Empresarial 60 3 3 - Fundamentos das Ciências Sociais 60 3 3 - Matemática Aplicada à Administração

Leia mais

Pós-graduação em Engenharia de Produção

Pós-graduação em Engenharia de Produção Pós-graduação em Engenharia de Produção Agenda Apresentação Ementa Objetivos Metodologia Critérios de Avaliação Cronograma previsto 2/28 Mehran Misaghi Doutor em Eng. Elétrica USP na área de Criptografia.

Leia mais

Sistema. Atividades. Sistema de informações. Tipos de sistemas de informação. Everson Santos Araujo everson@everson.com.br

Sistema. Atividades. Sistema de informações. Tipos de sistemas de informação. Everson Santos Araujo everson@everson.com.br Sistema Tipos de sistemas de informação Everson Santos Araujo everson@everson.com.br Um sistema pode ser definido como um complexo de elementos em interação (Ludwig Von Bertalanffy) sistema é um conjunto

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Tecnologia e Administração Parte 5. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Tecnologia e Administração Parte 5. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Parte 5 Prof. Fábio Arruda Conceito de Comunicação A palavra comunicação (do latim, commune = comum) refere-se ao processo total da vida do homem em relação ao ambiente social. Comunicação

Leia mais

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação

Concurso da Prefeitura São Paulo. Curso Gestão de Processos, Projetos e Tecnologia da Informação Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Concurso da Prefeitura São Paulo Curso Gestão de Processos,

Leia mais

Softwares de gestão, produção e colaboração

Softwares de gestão, produção e colaboração Softwares de gestão, produção e colaboração Com mais de 30 anos de experiência no atendimento ao mercado gráfico, desenvolvemos soluções completas em sistemas de gestão, em sintonia com as mais recentes

Leia mais

Classificações dos SIs

Classificações dos SIs Classificações dos SIs Sandro da Silva dos Santos sandro.silva@sociesc.com.br Classificações dos SIs Classificações dos sistemas de informação Diversos tipo de classificações Por amplitude de suporte Por

Leia mais

Tecnologia da Informação Aplicado à Logística. Sistema de Informação

Tecnologia da Informação Aplicado à Logística. Sistema de Informação Tecnologia da Informação Aplicado à Logística Prof. Leonardo Rocha Definição Conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam (processo) e disseminam (saída) dados

Leia mais

Vista da Prova Oficial Primeiro Semestre

Vista da Prova Oficial Primeiro Semestre Vista da Prova Oficial Primeiro Semestre QUESTÃO 01 PAR somente pontua se os itens 1.1 e 1.2 estiverem corretos 1.1 A empresa COLA_NÃO irá implantar dois sistemas de informação (S1 e S2) com as seguintes

Leia mais

Sistemas de Informação na Produção

Sistemas de Informação na Produção Sistemas de Informação na Produção ERP. Principais ERPs do mercado. Mitos sobre ERPs. Aula 6 - Questões para Refletir 2/26 Enterprise Resource Planning - ERP Sistemas de gerência que integram todos os

Leia mais

Projeto de Sistemas Distribuídos. Considerações

Projeto de Sistemas Distribuídos. Considerações Projeto de Sistemas Distribuídos Considerações Projeto de TI em Camadas Infraestrutura Gestão Integração Colaboração Hardware Software: sistemas operacionais, SGBDs, middleware (serviços), middleware (integração

Leia mais

Unidade V - Aplicações Empresariais

Unidade V - Aplicações Empresariais Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático ERP - Enterprise Resource Planning CRM - Customer Relationship Management SCM - Supply Chain Management ERP ERP Enterprise Resource

Leia mais

OBJETIVA. Captura armazenamento gerenciamento distribuição preservação. PAG 181. Gerenciamento Editoração Digitalização Armazenamento Preservação.

OBJETIVA. Captura armazenamento gerenciamento distribuição preservação. PAG 181. Gerenciamento Editoração Digitalização Armazenamento Preservação. OBJETIVA Questão 1 Sobre a utilização dos sistemas assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: A função principal de um consiste em fornecer subsídios ao gestor de marketing de uma organização

Leia mais

CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP. Tópicos Especiais em Sistemas de Informação

CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP.  Tópicos Especiais em Sistemas de Informação CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Tópicos Especiais em Sistemas de Informação Faculdade de Computação Instituto

Leia mais

SAP Business One como centro da Transformação Digital da sua empresa

SAP Business One como centro da Transformação Digital da sua empresa SAP Business One como centro da Transformação Digital da sua empresa SOBRE A RAMO 36 170 570 Anos de mercado Sólida experiência no mercado de ERP brasileiro. Maior parceiro SAP Business One do Brasils

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE TIPOS DE SISTEMAS EXERCÍCIO 1:

LISTA DE EXERCÍCIOS DE TIPOS DE SISTEMAS EXERCÍCIO 1: LISTA DE EXERCÍCIOS DE TIPOS DE SISTEMAS EXERCÍCIO 1: Sistema de Processamento de Transação (SPT) Abrir o Excel. Escolher qualquer um dos exemplos de Sistemas de Processamentos de Transações (SPT) existentes

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Prof. Gildo de Almeida Leonel Profª Lillian Cherrine

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Prof. Gildo de Almeida Leonel Profª Lillian Cherrine TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Gildo de Almeida Leonel Profª Lillian Cherrine EMENTA 2 3 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3 hs/aula semanais. CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60hs/aula Esta disciplina trata da questão do

Leia mais

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DE LOGÍSTICA

LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DE LOGÍSTICA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO GESTÃO DE LOGÍSTICA PERGUNTA O que entendo por Logística? E qual sua importância para as empresas no cenário atual? Porque estudar Logística? EVOLUÇÃO Logística Uma função essencial

Leia mais

A Era das Soluções e o Novo Papel do Distribuidor TI

A Era das Soluções e o Novo Papel do Distribuidor TI A Era das Soluções e o Novo Papel do Distribuidor TI Soluções, o novo formato do Produto na Era do Conhecimento MSc. Djalma G. dos Santos Arquiteto Soluções e Transformação Digital djalma.santos@ingrammicro.com

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO POR PROCESSOS SAP

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO POR PROCESSOS SAP PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO POR PROCESSOS SAP INSCRIÇÕES ABERTAS: Início das aulas: 26/03/2018 Término das aulas: Dezembro/2018 Dias e horários das aulas: Segunda-Feira - 18h30 às

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 03. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Lista de Exercícios 03. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Exercício 01 É o sistema de informações desenvolvido para atender às necessidades do nível estratégico da corporação. auxilia a direção da corporação

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EPR394 Tecnologia da Informação

Programa Analítico de Disciplina EPR394 Tecnologia da Informação 0 Programa Analítico de Disciplina EPR39 Tecnologia da Informação Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total

Leia mais

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 03: Logística Empresarial e Competitividade - Evolução da Supply Chain

GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 03: Logística Empresarial e Competitividade - Evolução da Supply Chain GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 03: Logística Empresarial e Competitividade - Evolução da Supply Chain Conflito Marketing X Logística O aluno deverá ser capaz de: Conhecer os níveis de serviço

Leia mais

O objetivo principal do planejamento é alinhar esforços de todos os processos do negócio em prol de objetivos comuns.

O objetivo principal do planejamento é alinhar esforços de todos os processos do negócio em prol de objetivos comuns. PLANEJAMENTO O objetivo principal do planejamento é alinhar esforços de todos os processos do negócio em prol de objetivos comuns. 99 Fornecer serviços de transporte aéreo seguros, com alta qualidade e

Leia mais

Por existir diferentes níveis em uma organização, existem diferentes tipos de sistemas servindo cada nível organizacional

Por existir diferentes níveis em uma organização, existem diferentes tipos de sistemas servindo cada nível organizacional Por existir diferentes níveis em uma organização, existem diferentes tipos de sistemas servindo cada nível organizacional Fonte: Tipos de Sistemas de Informação (Laudon, 2003). Fonte: Tipos de Sistemas

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

S09. Manufatura Integrada por Computador. Computer Integrated Manufacturing - CIM

S09. Manufatura Integrada por Computador. Computer Integrated Manufacturing - CIM S09 Manufatura Integrada por Computador Computer Integrated Manufacturing - CIM Tecnologias de manufatura Projeto Controle Manuseio Gerenciamento Projeto auxiliado por computador Manufatura auxiliada por

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Introdução

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Introdução SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Introdução Sistemas de Informação - Parte 02 Prof. Geovane Griesang geovanegriesang@ifsul.edu.br www.geovanegriesang.com Agradecimento Agradecimentos ao professor Pablo Dall Oglio,

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS 2018-1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL Estudo dos conceitos básicos da contabilidade e noções de lançamentos contábeis com ênfase nos principais livros contábeis.

Leia mais

Estratégias em Tecnologia da Informação

Estratégias em Tecnologia da Informação Estratégias em Tecnologia da Informação Capítulo 5 Sistemas de Informações Estratégicas Sistemas integrados e sistemas legados Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Material de apoio 2 Esclarecimentos

Leia mais

Plano de Ensino. Tasso Aires de Alencar Filho. Ementa:Abordagem sistêmica em logística. Conceitos integrados da cadeia de

Plano de Ensino. Tasso Aires de Alencar Filho. Ementa:Abordagem sistêmica em logística. Conceitos integrados da cadeia de UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075-910 - ES Brasil -

Leia mais

Conceito de ERP Vantagens e desvantagens do ERP Conceito de MRP Planejamento mestre da produção PMP

Conceito de ERP Vantagens e desvantagens do ERP Conceito de MRP Planejamento mestre da produção PMP Objetivos desta apresentação Planejamento de Recursos Aula 09 parte 1 Mauro Osaki Conceito de ERP Vantagens e desvantagens do ERP Conceito de Planejamento mestre da PMP TES/ESALQ-USP Pesquisador do Centro

Leia mais

BAM Business Activity Monitoring. Porque sua empresa deve começar a monitorar indicadores de negócio em tempo real a partir de agora?

BAM Business Activity Monitoring. Porque sua empresa deve começar a monitorar indicadores de negócio em tempo real a partir de agora? BAM Business Activity Monitoring Porque sua empresa deve começar a monitorar indicadores de negócio em tempo real a partir de agora? SOBRE A OPSERVICES Fabricante de software focada no gerenciamento de

Leia mais

Comércio Eletrônico AULA 04. Sistemas para Internet. Professora Ms Karen Reis

Comércio Eletrônico AULA 04. Sistemas para Internet. Professora Ms Karen Reis Comércio Eletrônico AULA 04 Professora Ms Karen Reis 2011 Sistemas para Internet 1 Estudo de Caso Apresentação 2 Cases - Mercado de Chocolate 2 Década 80 Queda Muro de Berlim Fim da contraposição do Capitalismo

Leia mais