Relatório Aprendendo a Exportar. Encontro 7

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório Aprendendo a Exportar. Encontro 7"

Transcrição

1 Relatório Aprendendo a Exportar Encontro 7 Grupo 1: Incotraders Incoterms Incoterms são um conjunto de regras e termos internacionais de caráter facultativo, baseado nas principais práticas dos comerciantes. Definem, por exemplo, da onde partem algumas responsabilidades do vendedor e até onde estas vãos e vice-versa no caso dos compradores. Estabelecem regras para os assuntos mais passíveis de controversas numa negociação, como por exemplo o frete do transporte, o tipo de transporte, a cargo de quem ficam os gastos e se esses estarão inclusos no preço da venda ou serão cobrados à parte. Câmara de Comércio Internacional: A Câmara de Comércio Internacional (CCI) é uma organização internacional de caráter privado e está sediada em Paris. A CCI trabalha para promover e assessorar o comércio internacional e globalização, age também como voz do comércio internacional que defende a economia global como uma força para o crescimento econômico, a criação de trabalhos e a prosperidade no ramo comercial. Como as economias nacionais estão agora bem mais entrelaçadas, as decisões governamentais têm mais repercussão internacional do que no passado. Organização têm que ser verdadeiramente global no comércio internacional, para poder ser considerada firme e confiante ao falar sobre o comércio internacional. Em 1936, a CCI publicou os Inconterms, tendo em vista o crescimento econômico mundial e a maior interação entre países e blocos econômicos acerca da prática do comércio de bens e serviços.

2 Modais de Transporte: Em uma venda internacional, são algumas as opções existentes para a realização do transporte da mercadoria. Para e escolha, é essencial associar o custo-benefício de cada uma delas com as características do produto a ser transportado. Dentre as principais modalidades possíveis, estão: Marítimo: com 85% da preferência dos exportadores, este modal de transporte é vantajoso do sentido de que a capacidade de carga é grande, comporta qualquer tipo de produto e tem um menor custo de transporte. Há também desvantagens como: a distância de alguns centros industriais (nem todos encontram-se no litoral); e por este motivo às vezes é necessário o transporte da mercadoria até o porto, ou do porto para a fábrica; bem como alguns problemas de saturação que temos nos portos brasileiros. Rodoviário: Este modal representa apenas 3% no total das operações, também possui algumas vantagens como a menor exigência quanto às embalagens, porém especialmente aqui no Brasil, nem todas as rodovias encontram-se em bom estado, além disso este modal é o que apresenta menor capacidade de carga. Aéreo: O transporte aéreo de mercadorias está representado por apenas 2% das operações, apesar de ser muito rápido e não exigir muita resistência nas embalagens, é caro e tem menor capacidade de carga que um navio por exemplo. Logística: No mundo globalizado em que vivemos hoje, não faz-se necessário somente a qualidade do produto, mas também a eficiência com o qual este é vendido e entregue. Entende-se por logística não só o transporte do produto até o destino final, mas sim o momento que vai desde o fechamento do negócio e assinatura do contrato até a entrega do produto, ou seja, é um conjunto de aspectos que regem a relação entre comprador e vendedor desde o contato inicial.

3 Vantagens: Incoterms podem agilizar e facilitar as operações comerciais entre países diferentes no âmbito de reduzir a possibilidade de interpretações controversas e de prejuízos a uma das partes envolvidas, determinando precisamente o momento da transferência de obrigações e unificar os métodos de riscos e responsabilidades do vendedor e do comprador, facilitando as trocas comerciais. Ao escolher o Incoterm que regerá sobre a negociação é importante observar alguns requisitos importantes, como por exemplo: o produto negociado (se tem alto valor agregado ou baixo), o meio de transporte (rigidez ou delicadeza do produto, consistência, se é perecível ou não), obrigações e responsabilidades (comprador e/ou vendedor), porte empresarial (pequena, média, grande empresa) e localização geográfica. Definições: PONTO CRÍTICO: momento (local) em que a responsabilidade pela mercadoria é transferida do vendedor para o comprador; AMURADA DO NAVIO: borda da embarcação; um dos lados do navio, quando visto do lado externo; DESEMBARAÇO: procedimento fiscal para verificar os dados e documentos apresentados pelo vendedor/comprador, com vistas à liberação da mercadoria (para entrada ou saída do país); ALFÂNDEGA (aduana): local onde é realizado o desembaraço das mercadorias; TERMINAL DE CARGA: local onde é feito o manuseio, o armazenamento e a logística da carga; TRANSPORTADOR: contratado ou integrante de uma das partes, responsável pelo transporte da mercadoria no país de origem, de destino ou pelo transporte de um país a outro e; FRONTEIRA: qualquer divisão territorial, incluindo aquela do país da exportação. É de vital importância que a fronteira utilizada no termo seja definida precisamente, sempre nomeando o ponto e o local.

4 Categorias E, F, C e D: Ao total são 13 termos, divididos em 4 categorias (E, F, C e D): o GRUPO E Partida diretamente da produção - Partida mínima obrigação para o vendedor. Descrição: Mercadoria entregue ao comprador na fábrica do vendedor. o GRUPO F Transporte principal não pago (a ser pago no destino) - Free transporte principal não pago pelo vendedor. Descrição: Mercadoria entregue a um transportador internacional indicado pelo comprador. o GRUPO C Transporte principal pago (pago na origem) - Cost/Carriage transporte principal pago pelo vendedor. Descrição: O vendedor contrata o transporte, sem assumir riscos por perdas ou danos às mercadorias ou custos adicionais decorrentes de eventos ocorridos após o embarque e despacho. o GRUPO D Contrato de Chegada - Delivery máxima obrigação para o vendedor. Descrição: O vendedor contrata o transporte, sem assumir riscos por perdas ou danos às mercadorias ou custos adicionais decorrentes de eventos ocorridos após o embarque e despacho. GRUPO E o EXW EX WORKS Modal: aéreo, marítimo e terrestre. Frete internacional: comprador Seguro internacional: comprador Indicado para micro e pequenas empresas e para produtos de tanto alto quanto baixo valor agregado. Entrega no estabelecimento do vendedor (local designado).

5 O vendedor cumpre a obrigação de entrega quando coloca as mercadorias em suas próprias dependências, ou em outro local designado, à disposição do comprador. Representa para o vendedor obrigação mínima, o comprador terá que assumir todas as despesas para retirar as mercadorias das dependências do vendedor. Caso as partes se acertem em o vendedor se responsabilizar pelo carregamento e assuma os riscos e custos, tal fato deverá estar descrito no contrato. Quando o comprador não puder se responsabilizar pelas formalidades da exportação, deve-se usar o termo FCA. GRUPO F o FCA FREE CARRIER Modal: multimodal Frete internacional: comprador Seguro internacional: comprador Indicado para pequenas e médias empresas e para produtos de tanto alto quanto baixo valor agregado. Transportador livre (local designado). Vendedor deve entregar a mercadoria ao transportador (carregador,...) indicado pelo comprador, no local designado. Se a entrega ocorre nas dependências do vendedor, este é responsável pelo embarque. Se ocorre em outro local, o vendedor deixa de ser responsável. O transportador é a pessoa que assume a responsabilidade de executar ou de providenciar quem execute o transporte por qualquer modalidade. o FAS FREE ALONGSIDE SHIP Modal: marítimo e cabotagem.

6 Frete internacional: comprador Seguro internacional: comprador Indicado para empresas de pequeno porte e para produtos de baixo valor agregado, com grande durabilidade. Livre no costado do navio (porto de embarque designado). O vendedor cumpre a entrega quando as mercadorias estiverem colocadas ao longo do acostado do navio.o comprador assume todos os custos e riscos por perda e dano a partir deste momento. O vendedor deve desembaraçar as mercadorias para exportação. Caso o desembaraço para exportação seja realizado pelo comprador, isso deve estar devidamente expresso no contrato. o FOB FREE ON BOARD Modal: marítimo ou de cabotagem. Frete internacional: comprador Seguro internacional: comprador Indicado para empresas de médio e pequeno porte e para produtos de baixo valor agregado, além do petróleo Livre a bordo (porto de embarque designado) O vendedor cumpre a entrega quando as mercadorias passam além da amurada do navio (embarque a bordo), no porto designado. O comprador deverá assumir todos os custos e riscos de perdas e danos a partir deste momento. O vendedor deve desembaraçar as mercadorias para exportação. Caso as partes não tenham a intenção de que as mercadorias sejam entregues além da amurada do navio, deverá ser aplicado o termo FCA. GRUPO C o CFR COST AND FREIGHT Modal: marítimo e de cabotagem.

7 Frete internacional: vendedor Seguro internacional: comprador Indicado para empresas de médio porte e para produtos de baixo valor agregado, com grande durabilidade. Custo e Frete (porto de destino designado). O vendedor cumpre a entrega das mercadorias no momento em que cruza além da amurada do navio, no porto de embarque (igual ao FOB). O vendedor deverá pagar todas as despesas e o frete necessários para levar a mercadoria até o porto de destino. O risco de perda e danos que ocorrerem após o período de entrega é do comprador no momento em que se consuma o embarque a bordo. O vendedor deve desembaraçar as mercadorias para exportação. Caso as partes optem pela entrega das mercadorias antes de cruzar a amurada, deverá ser aplicado o termo CPT. o CIF COST, INSURANCE AND FREIGHT Modal: marítimo e de cabotagem. Frete internacional: vendedor Seguro internacional: vendedor Indicado para empresas de médio porte e para produtos de baixo valor agregado, com grande durabilidade. Custo, seguro e frete (porto de destino designado) O vendedor cumpre a entrega quando as mercadorias cruzam a amurada do navio, no porto de embarque determinado (igual FOB e CFR). O vendedor deverá pagar os custos e o frete necessários para levar as mercadorias até o porto de destino. Também terá que providenciar o seguro marítimo durante o trajeto. O vendedor contrata o seguro e paga o prêmio correspondente (se obriga a obter a cobertura mínima) O risco de perda e danos é do comprador após o momento da entrega.

8 O vendedor deve desembaraçar as mercadorias para exportação. Caso as partes combinem que a entrega ocorra antes de cruzar a amurada do navio, deve ser usado o termo CIP. o CPT CARRIAGE PAID TO... Modal: qualquer modalidade, de preferência multimodal. Frete internacional: vendedor Seguro internacional: comprador Indicado para empresas de médio porte e para qualquer tipo de produto. Transporte pago até o local de destino designado. O vendedor deverá entregar as mercadorias ao transportador que ele mesmo nomeia, e pagar pelo custo do mesmo até o local designado. O comprador assume todos os riscos e quaisquer outras despesas após a mercadoria ser entregue. Se forem usados diferentes transportadores para o transporte até o destino, o risco transfere-se (do vendedor para o comprador) quando a mercadoria for entregue ao primeiro transportador. O vendedor deve desembaraçar as mercadorias para exportação. o CIP CARRIAGE AND INSURANCE PAID TO... Modal: qualquer modalidade, de preferência multimodal. Frete internacional: vendedor Seguro internacional: comprador Indicado para empresas de grande porte e para qualquer tipo de produto. Transporte e seguros pagos até o local de destino designado. O vendedor deve entregar as mercadorias ao transportador que ele mesmo nomeia, e assumir o pagamento do transporte. O comprador assume todos os riscos e quaisquer custos adicionais assim que a mercadoria for entregue.

9 O vendedor deverá contratar o seguro e pagar o respectivo prêmio, porém exige a cobertura mínima. Se forem usados diferentes transportadores para o transporte até o destino, o risco transfere-se (do vendedor para o comprador) quando a mercadoria for entregue ao primeiro transportador. O vendedor deve desembaraçar as mercadorias para exportação. GRUPO D o DAF DELIVERED AT FRONTIER Modal: qualquer modalidade sempre que houve mercadoria transportada entre países limítrofes e entregues em uma fronteira terreste. Frete internacional: comprador Seguro internacional: comprador Indicado para empresas de pequeno porte, próximas de fronteiras e para produtos de baixo valor agregado e não frágeis. Entregue na fronteira (local de destino) O vendedor cumpre a entrega quando a mercadoria é posta à disposição do comprador: não descarregadas, dentro do veículo de transporte; desembaraçadas para exportação, mas não desembaraçadas para importação, no ponto e no local nomeados na fronteira, porém antes da fronteira alfandegária do país limítrofe. É importante ressaltar que a fronteira pode ser inclusive a do país exportador. É necessário estabelecer no contrato e no termo sempre o ponto e o local da fronteira. Qualquer mudança realizada acima, transferência de responsabilidade e outros, deve ser devidamente expressa no contrato. Quando a entrega ocorrer no porto de destino, a bordo do navio ou no cais, deverá ser usado o termo DES ou o DEQ.

10 o DES DELIVERED EX SHIP Modal: marítimo, cabotagem ou transporte multimodal, sobre um navio. Frete internacional: vendedor Seguro internacional: vendedor Indicado para empresas de grande porte, para produtos de baixo valor agregado e grande encomendas. Entregue a partir do navio (porto de destino designado). O vendedor cumpre a entrega quando as mercadorias estiverem à disposição do comprador a bordo do navio, não desembaraçadas para importação, no porto de destino designado. O vendedor terá que bancar todos os custos envolvidos até o porto antes de descarregá-la. Se as partes desejarem que o vendedor assuma os riscos após o descarregamento, então deverá ser usado o DEQ. o DEQ DELIVERED EX QUAY Modal: marítimo, cabotagem ou multimodal, para descarga a partir de um navio. Frete internacional: vendedor Seguro internacional: vendedor Indicado para empresas de grande porte, para produtos de baixo valor agregado e grande encomendas. Entregue a partir do cais (porto de destino designado). O vendedor cumpre a entrega quando a mercadoria for colocada à disposição do comprador, não desembaraçadas para importação, no cais do porto de importação. O vendedor terá de arcar com as despesas e riscos em deslocar as mercadorias até o porto de destino nomeado e em seu descarregamento no cais.

11 O comprador deve desembaraçar as mercadorias para importação e pagar por todas as formalidades decorrentes da importação. Qualquer mudança realizada acima, transferência de responsabilidade e outros, deve ser devidamente expressa no contrato. Caso as partes desejem incluir, entre as obrigações do vendedor, os riscos e as despesas com o manuseio das mercadorias do cais até outro local, deve ser usado o DDU ou DDP. o DDU DELIVERED DUTY UNPAID Modal: qualquer modalidade Frete internacional: vendedor Seguro internacional: vendedor Indicado para empresas de grande porte e para produtos tanto de alto quanto de baixo valor agregado. Entregue direitos não pagos (local de destino designado). O vendedor deve transferir a mercadoria ao comprador, não desembaraçadas para importação e não descarregadas, no local de destino. O vendedor terá que arcar com todos os custos e riscos envolvidos, em levar as mercadorias até o local, exceto os que se refiram aos direitos de importação no país de destino (inclui a responsabilidade por quaisquer riscos de assumir as formalidades alfandegárias, impostos e outros encargos) Esses direitos terão de ser assumidos pelo comprador, bem como quaisquer custos e riscos motivados por sua omissão em desembaraçar as mercadorias para importação, dentro do prazo legal. Qualquer alteração deve estar prevista no contrato. Quando a entrega ocorrer no porto de destino, a bordo do navio ou no cais, deve ser usado o DES ou DEQ. o DDP DELIVERED DUTY PAID

12 Modal: qualquer modalidade. Frete internacional: vendedor Seguro internacional: vendedor Indicado para empresas de grande porte e para produtos tanto de alto quanto de baixo valor agregado. Entregue direitos pagos (local de destino designado) O vendedor deve entregar a mercadoria ao comprador, desembaraçadas para importação, e não descarregadas, na chegada ao local de destino determinado. O vendedor terá que absorver os custos e riscos envolvidos até o local, inclusive, quando for o caso, os direitos de importação no país de destino. Enquanto o EXW representa a obrigação mínima para o vendedor, o DDP representa sua máxima. Esse termo não poderá ser aplicado caso o vendedor estiver incapacitado de obter a licença de importação. Se as partes desejarem excluir, dentre as obrigações do vendedor, algumas despesas, uma declaração deve ser feita, ou estar devidamente expressa no contrato. Se as partes desejarem que o comprador assuma todos os riscos e despesas da importação, deverão utilizar o DDU. Quando a entrega ocorrer no porto de destino, a bordo do navio ou sobre o cais, deve ser aplicado o DES ou DEQ. Incoterms 2010: principais mudanças: Iniciou-se no último mês de setembro uma revisão dos Incoterms, que prevêem uma reforma programada para entrar em vigor no dia 01 de janeiro de As mudanças ocorreram pela necessidade de adaptação dos Incoterms às práticas comerciais

13 contemporâneas. A partir de então, serão 11 Incoterms, havendo a substituição dos termos DAF, DES e DDU pelo termo DAP (Delivered At Place). O termo DEQ por sua vez, foi substituído por DAT (Delivered At Terminal). Com a maior abrangência destes novos termos haverá maior eficiência no cumprimento dos mesmos. Uma outra renovação que facilitará as operações de entrega relacionam-se com os termos FOB, CFR e CIF, a entrega da mercadoria deixa de ser na amurada do navio e passa a ser on board. Grupo 2: CONEX Formação do preço de exportação DETERMINAÇÃO DO PREÇO: O preço de exportação tem influência de duas forças opostas. Por um lado, o custo de produção e a meta de lucro máximo elevam o preço. Por outro, a competição tende a reduzir o preço. Existem alguns métodos para a determinação do preço, como: Valor presumido de um produto produtos exóticos ou únicos tem valor maior Seguir o líder exportadores iniciantes tendem a fixar os preços praticados pelos líderes no mercado-alvo O preço do produto a ser exportado equivale ao preço do mercado interno mais custos tributários diretos e indiretos, margem de lucro, custos de logística e transporte, etc..devem-se levar em conta custos como: -Registro de exportação. -Certificado de origem. -Serviços do despachante aduaneiro. -Sindicato dos Despachantes Aduaneiros (DAS). Fatores que influenciam no preço da exportação:

14 Fatores, como transporte, impostos e custos da produção são incluídos no preço final do produto. Alguns desse fatores são incluídos no preço final do produto a ser exportado, enquanto outros são descontados. Metodologia para a fixação do preço de exportação: O preço de exportação situa-se em um intervalo de variação, no qual o preço máximo é dado pelas condições de mercado, enquanto o custo variável determina o preço mínimo. É mais usual a empresa calcular preços diferenciados para as vendas internas e externas Tomando como ponto de partida o preço praticado no mercado interno, sugere-se, para efeito do cálculo: -Excluir as parcelas que compõem normalmente o preço do produto no mercado interno, mas que não estarão presentes no preço de exportação. Exemplos: ICMS, IPI, PIS, COFINS, despesas de distribuição no mercado interno etc. -Incluir os componentes que não integram a composição do preço interno mas farão parte do preço de exportação que, neste caso específico, será trabalhado na modalidade FOB (FREE ON BOARD termo internacional de comércio que significa LIVRE A BORDO colocado a bordo do Navio). Exemplos: gastos com a embalagem de exportação, despesas com o transporte do produto até o local de embarque, comissão de agente no exterior, etc. Faturamento da Exportação Há a existência de um mercado cambial, visto que é necessário para a compra e venda de divisas de diferentes países, uma vez que não são aceitas moedas estrangeiras no pagamento das exportações e moeda nacional no pagamento das importações. O Mercado Cambial é constituído por exportadores e importadores, bancos, bolsa de valores e corretores de câmbio. O mercado cambial exige o contrato de câmbio, em que é especificado os termos de troca de divisa, os valores em moeda estrangeira e em moeda nacional, além das condições para que essas trocas se realizem. O contrato deve ter: nome do banco autorizado a contratar o câmbio, nome do exportador, valor da operação, taxa de câmbio negociada, prazo para liquidação, nome do corretor de câmbio, se houver,

15 comissão do corretor de câmbio, nome do importador, dados bancários do exportador, condições de financiamento, etc. O contrato de câmbio é o instrumento firmado entre o vendedor e o comprador de moedas estrangeiras, no qual se mencionam as características completas das operações de câmbio e as condições sob as quais se realizam. O contrato tem por objeto a troca de divisas, em que o valor da moeda estrangeira apontado no contrato de câmbio é o valor correspondente ao da moeda nacional obtido por meio da conversão efetuada pela taxa de câmbio. Papel da Taxa de Câmbio no Mercado Cambial Taxa de câmbio é o preço, em moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira. Por exemplo: se 1 dólar = 2,30 reais, isso significa que estamos quantificando em real o valor da moeda americana. Quando necessário mais moedas para se adquirir outra, diz-se que essa moeda se desvalorizou em relação à outra; caso essa quantidade se reduza, diz-se que a moeda valorizou em relação à outra.no contrato, o exportador compromete-se a entregar determinada quantia de moeda estrangeira, decorrente de sua operação de exportação, devendo a instituição, em contrapartida, entregar o equivalente em moeda nacional, dentro de determinadas condições. Ao contratar o câmbio não mais poderão ser alterados o exportador e a taxa cambial. Liquidação do Câmbio A última obrigação do exportador, relacionada com a operação de câmbio, é a entrega da moeda estrangeira ao banco, que, por sua vez, efetuará o pagamento do valor equivalente em moeda nacional à taxa de câmbio acertada na data da contratação do câmbio. Este procedimento é conhecido como Liquidação do Câmbio. A entrega da moeda estrangeira pode efetuar-se das seguintes formas: O importador efetua o pagamento na conta do banco com que foi contratado o câmbio. É importante notar que a legislação brasileira estabelece o prazo máximo de 10 dias para a Liquidação do Câmbio, a contar da data de entrega dos documentos, no caso de transação à vista, ou após o vencimento da letra de câmbio, no caso de venda a prazo. Nas operações amparadas por Carta de Crédito, a entrega dos documentos comprobatórios da exportação

16 ao banco é considerada equivalente à entrega de moeda estrangeira. O banco deverá liquidar o câmbio no prazo máximo de 10 dias, a contar da data de entrega dos documentos pelo exportador. Exportações com e sem cobertura cambial: As exportações podem ser realizadas de duas maneiras, com ou sem cobertura cambial. As realizadas sem cobertura cambial não há remessa de não há remessas de divisas para o pagamento da mercadoria. Para o Paraguai e Bolívia não há cobertura cambial, pois os países aceitam transações em moeda brasileira. Já as operações com cobertura cambial, há a remessa de divisas e suas formas de pagamento podem ser realizadas de duas maneiras, antes e após o embarque das mercadorias. As operações antes do embarque são efetuadas através da modalidade de Pagamento Antecipado da Exportação.O importador remete as divisas ao exterior antes do envio da mercadoria. Sendo assim, o exportador tem até 360 dias para enviar as divisas. As operações após o embarque das mercadorias ocorre através de três formas de pagamento: -Cobrança Documentária - Consiste na remessa dos documentos de embarque pelo banco do exportador, em cobrança ao banco do importador, para entrega mediante aceite no saque, reconhecendo a dívida (cobrança a prazo) ou pagamento (cobrança à vista). -Carta de Crédito - A Carta de Crédito consiste em uma garantia de pagamento emitida por um banco no exterior em favor do exportador brasileiro. O banco no exterior assume a obrigação de fazer o pagamento ao exportador no vencimento, mediante a apresentação dos documentos requisitados na carta de crédito e cumprimento integral dos termos e condições nela estabelecidos. Essa modalidade tem o lema cumprir para receber, visto que o exportador deve seguir tudo o que está registrado na carta para receber o pagamento. -Remessa sem saque - Operação que implica na emissão dos documentos de exportação por parte do exportador após o envio da mercadoria.

17 Essa modalidade de pagamento é menos burocrática para o importador, porém oferece grandes riscos para o exportador. Menos burocrática porque não há a intermediação de um banco, ou seja, os documentos de exportação são enviados diretamente ao importador através de um serviço de correios internacional. No entanto, oferece grandes riscos ao importador, visto que está modalidade é praticamente o inverso da Pagamento Antecipado, ou seja, o exportador envia a mercadoria antes de receber o pagamento

INCOTERMS. (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio)

INCOTERMS. (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) INCOTERMS INCOTERMS (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) Servem para definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações

Leia mais

INCOTERMS GRUPO E ENTREGA NO ESTABELECIMENTO DO IMPORTADOR/ EXPORTADOR

INCOTERMS GRUPO E ENTREGA NO ESTABELECIMENTO DO IMPORTADOR/ EXPORTADOR Introdução Nas relações de Comércio Internacional, tanto o exportador quanto o importador devem agir de acordo com normas estabelecidas pelos órgãos competentes a fim de haver êxito na logística das mercadorias.

Leia mais

Logística. Oliveira, Felipe Flausino de. Logística : incoterms / Felipe Flausino de Oliveira. Varginha, slides : il.

Logística. Oliveira, Felipe Flausino de. Logística : incoterms / Felipe Flausino de Oliveira. Varginha, slides : il. Logística Oliveira, Felipe Flausino de. O48l Logística : incoterms / Felipe Flausino de Oliveira. Varginha, 2015. 23 slides : il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World Wide Web

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo de Paços de Ferreira

Escola Secundária com 3º ciclo de Paços de Ferreira INCOTERMS CATARINA CAMPOS, Nº7 CATARINA PINTO, Nº8 12ºS INCOTERMS Os INCOTERMS (International Commercial Terms) podem ser considerados como um conjunto de regras internacionais de carácter facultativo

Leia mais

ZONAS FRANCAS. PDF criado com versão de teste do pdffactory. Para comprar, acesse www.divertire.com.br/pdffactory UNIDADE I PARTE II

ZONAS FRANCAS. PDF criado com versão de teste do pdffactory. Para comprar, acesse www.divertire.com.br/pdffactory UNIDADE I PARTE II RELAÇÕES INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO Profª [ Sidney Jaciana Reis] Amorim UNIDADE I PARTE II ZONAS FRANCAS PRINCIPAIS CONCEITOS UTILIZADOS PORTO SECO LIVRE denominação dada as Zonas Francas onde não há portos

Leia mais

INCOTERMS. (International Commercial Terms)

INCOTERMS. (International Commercial Terms) Página 1 INCOTERMS (International Commercial Terms) André de Farias Albuquerque Recife PE 2016 Página 2 ANDRÉ DE FARIAS ALBUQUERQUE INCOTERMS (International Commercial Terms) Recife, janeiro de 2016. Página

Leia mais

INCOTERMS Check list para uma boa utilização na prática

INCOTERMS Check list para uma boa utilização na prática INCOTERMS 2010 INCOTERMS 2010 1. O que são? 2. Antecedentes históricos e evolução 3. Elementos chave 4. 2 classes & principais diferenças entre D e C 5. As obrigações ao abrigo de cada regra Incoterms

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID

Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID Curso de Tecnologia em Disciplina: Volume 10: Gestão do Parte 3 2013 Este documento é para uso exclusivo da FATEC-ID. Nenhuma de suas partes pode ser veiculada,

Leia mais

Programa Comex Infoco. Tema: Introdução e Prática dos Incoterms

Programa Comex Infoco. Tema: Introdução e Prática dos Incoterms Programa Comex Infoco Tema: Introdução e Prática dos Incoterms Apresentação do Professor Cristiane Padilha Palomin Insira uma foto de perfil Profissional com mais de 20 anos de experiência na área de Comércio

Leia mais

Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba

Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba Ana Paula Haypas Olvera Gabriela Itália Sartori Lucas Selles Marina Feo Luís Henrique João Comércio Exterior Contrato de Compra e Venda Internacional Piracicaba

Leia mais

MÓDULO 5 Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS)

MÓDULO 5 Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS) MÓDULO 5 Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS) Os INCOTERMS são regras criadas pela Câmara de Comércio Internacional (CCI) para administrar conflitos que possam existir através da interpretação

Leia mais

Termos Internacionais de Comércio EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAP DAT DDP

Termos Internacionais de Comércio EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAP DAT DDP Termos Internacionais de Comércio EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAP DAT DDP Aspectos Gerais Cada vez mais as empresas recorrem às potencialidades do mercado global. Neste contexto é necessária a perfeita

Leia mais

SEMINÁRIO TEMÁTICO VII: COMÉRCIO EXTERIOR EXEMPLO 1 EXEMPLO 2 AULA 02: OS FLUXOS COMERCIAIS BRASILEIROS

SEMINÁRIO TEMÁTICO VII: COMÉRCIO EXTERIOR EXEMPLO 1 EXEMPLO 2 AULA 02: OS FLUXOS COMERCIAIS BRASILEIROS SEMINÁRIO TEMÁTICO VII: COMÉRCIO EXTERIOR AULA 02: OS FLUXOS COMERCIAIS BRASILEIROS TÓPICO 04: TERMOS INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO No tópico anterior você teve a oportunidade de conhecer os órgãos responsáveis

Leia mais

Aprendendo a Exportar INCOTERMS INCOTRADES

Aprendendo a Exportar INCOTERMS INCOTRADES Aprendendo a Exportar INCOTERMS INCOTRADES Grupo Mainá Moratori, Ana Carolina Seccato, André Ramalho, Raphael Fassoni, Fábio Bugatti, Sâmia Perone, Thaís Machado Quem somos e o que fazemos? Empresa criada

Leia mais

Desembarque no local de entrega no destino Marco da transferência de risco da mercadoria negociada

Desembarque no local de entrega no destino Marco da transferência de risco da mercadoria negociada INCOTERMS Definições para interpretar as fórmulas contratuais Elaboradas pelas Câmara de Comércio Internacional (CCI) São termos facilitadores na redação do contrato de compra e venda, mas não são obrigatórios

Leia mais

Contratos Internacionais de Compra e Venda & Incoterms

Contratos Internacionais de Compra e Venda & Incoterms Contratos Internacionais de Compra e Venda & Incoterms O contrato internacional é formal, bilateral, consensual, oneroso e comutativo, o que pressupõe agentes autônomos, livre formação de suas vontades

Leia mais

9. INCOTERMS. CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio FONTES: Exterior. São Paulo: Aduaneiras, 2010.

9. INCOTERMS. CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio FONTES: Exterior. São Paulo: Aduaneiras, 2010. 9. INCOTERMS CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio FONTES: SILVA, Luiz Augusto Tagliacollo. Logística no Comércio Exterior. São Paulo: Aduaneiras, 2010. SOUZA, José Meireles de Sousa. Gestão do Comércio

Leia mais

Unidade II SISTEMÁTICA DE. Profa. Lérida Malagueta

Unidade II SISTEMÁTICA DE. Profa. Lérida Malagueta Unidade II SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO Profa. Lérida Malagueta Comércio internacional Brasil: temos Procon / SPC Comércio Internacional: Necessidade de criação de órgãos, como: Fundo Monetário

Leia mais

Aula 11 TERMOS INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO - (INTERNATIONAL COMMERCIAL TERMS - INCO- TERMS). MAIA (2007) apresenta a Convenção de Genebra

Aula 11 TERMOS INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO - (INTERNATIONAL COMMERCIAL TERMS - INCO- TERMS). MAIA (2007) apresenta a Convenção de Genebra Aula 11 TERMOS INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO - (INTERNATIONAL COMMERCIAL TERMS - INCO- TERMS). MAIA (2007) apresenta a Convenção de Genebra Em 1931, os países membros da Liga das Nações (Órgão, naquela época,

Leia mais

INCONTERMS 2010. Grupo E (Partida) EXW EX Works A partir do local de produção ( local designado: fábrica, armazém, etc.)

INCONTERMS 2010. Grupo E (Partida) EXW EX Works A partir do local de produção ( local designado: fábrica, armazém, etc.) Numa negociação internacional, é muito importante que o gestor comercial esclareça com o seu cliente quais serão as condições de entrega a praticar para a mercadoria que vai ser transacionada, ou seja,

Leia mais

VISÃO GERAL - INCOTERMS COMÉRCIO INTERNACIONAL. Contratos e Termos Internacionais de Comércio: INCOTERMS 2000

VISÃO GERAL - INCOTERMS COMÉRCIO INTERNACIONAL. Contratos e Termos Internacionais de Comércio: INCOTERMS 2000 COMÉRCIO INTERNACIONAL VISÃO GERAL - INCOTERMS Contratos e Termos Internacionais de Comércio: INCOTERMS 2000 Prof.Nelson Guerra Concurso Receita Federal EXW Ex Works Tradução: Na Origem Exemplo: EXW-Curitiba

Leia mais

GRUPO C Transporte principal pago pelo exportador (riscos do importador)

GRUPO C Transporte principal pago pelo exportador (riscos do importador) Na última aula, estudamos os INCOTERMS dos grupos E e F. Agora, discutiremos os INCOTERMS dos grupos C e D. Claro que nosso objetivo é identificar quais despesas (custos) e quais riscos (responsabilidade

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE APOIO ÀS EXPORTAÇÕES

GUIA PRÁTICO DE APOIO ÀS EXPORTAÇÕES GUIA PRÁTICO DE APOIO ÀS EXPORTAÇÕES 1. Aspectos operacionais 1.1 Roteiro para exportação 1º Passo Efetuar o registro de exportador na Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento,

Leia mais

O Uso dos Incoterms na Exportação

O Uso dos Incoterms na Exportação O Uso dos Incoterms na Exportação Por JOSÉ ELIAS ASBEG Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Belém - Pará Nas exportações brasileiras, são aceitas quaisquer condições de venda praticadas no comércio

Leia mais

Agenciamento de Cargas Importação Marítima

Agenciamento de Cargas Importação Marítima Agenciamento de Cargas Importação Marítima Jailson de Souza Agenciamento de Cargas Definição Sistemática, como trabalha, intermediários, contratação de serviços Vantagens do Agenciamento de Cargas O que

Leia mais

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO MINISTÉRIO DO COMÉRCIO Agência para a Promoção de Investimento e Exportações MANUAL DO EXPORTADOR Procedimentos Administrativos Luanda, 10 de Julho de 2015 INDICE I. INTRODUÇÃO 2 II. PREAMBULO...2 III.

Leia mais

FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO

FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO 1. PLANEJAMENTO Novos mercados; Mais lucros; Mais empregos Separar uma parte da produção para o mercado interno e outra para o mercado externo, pois a exportação é um processo

Leia mais

SEGUROS E RISCOS EM TRANSPORTE INTERNACIONAL. Profª MSc Cristiana Rennó D Oliveira Andrade

SEGUROS E RISCOS EM TRANSPORTE INTERNACIONAL. Profª MSc Cristiana Rennó D Oliveira Andrade SEGUROS E RISCOS EM TRANSPORTE INTERNACIONAL Profª MSc Cristiana Rennó D Oliveira Andrade TRANSPORTE INTERNACIONAL Transporte Internacional: comercial e global progresso e desenvolvimento troca e circulação

Leia mais

Serviços em Comércio Exterior

Serviços em Comércio Exterior INCOTERMS Os Incoterms (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) foram instituídos em 1936 pela Câmara Internacional do Comércio com o intuito de fornecer regras internacionais

Leia mais

Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS 2010)

Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS 2010) PUCGO 2014 Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS 2010) Convenção das Nações Unidas sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (Convenção de Viena) Regras estándar internacionalmente

Leia mais

INCOTERMS 2000-2010. samir keedi. samir@aduaneiras.com.br

INCOTERMS 2000-2010. samir keedi. samir@aduaneiras.com.br INCOTERMS 2000-2010 samir keedi samir@aduaneiras.com.br INCOTERMS 2000-2010 PUBLICAÇÃO Nº 560 / 715E VIGOR A PARTIR DE 01.01.2000 / 2011 CÂMARA DE COMÉRCIO INTERNACIONAL CCI - PARIS O QUE É E O OBJETIVO

Leia mais

INCOTERMS A importância da ferramenta no comércio internacional (revisão de 2010)

INCOTERMS A importância da ferramenta no comércio internacional (revisão de 2010) Universidade Tuiuti do Paraná Artigo de conclusão de curso MBA em Relações internacionais, negociação e comércio exterior INCOTERMS A importância da ferramenta no comércio internacional (revisão de 2010)

Leia mais

INCOTERMS: Definições e Responsabilidades Estabelecidas. INCOTERMS: Definitions and Responsibilities Established

INCOTERMS: Definições e Responsabilidades Estabelecidas. INCOTERMS: Definitions and Responsibilities Established Eixo Temático: Relações Internacionais INCOTERMS: Definições e Responsabilidades Estabelecidas INCOTERMS: Definitions and Responsibilities Established Iliane Colpo, Ana Paula de Azevedo Dal Pozzolo,Rafael

Leia mais

Informações INCOTERMS 2010 - versão 1.0-19/08/2015 1/7. Informa

Informações INCOTERMS 2010 - versão 1.0-19/08/2015 1/7. Informa Informações INCOTERMS 2010 - versão 1.0-19/08/2015 1/7 Informa INCOTERMS 2010 Tendo em vista a publicação do Incoterms 2010 pela Câmara de Comércio Internacional (International Chamber of Commerce - ICC)

Leia mais

COMÉRCIO EXTERIOR. Incoterms 2000 PROF. NORBERTO RODRIGUES

COMÉRCIO EXTERIOR. Incoterms 2000 PROF. NORBERTO RODRIGUES COMÉRCIO EXTERIOR Incoterms 2000 PROF. NORBERTO RODRIGUES Histórico 1936 - Câmara de Comércio Internacional - CCI, publicou série de normas para interpretação dos mais importantes termos utilizados no

Leia mais

Exportação Passo a Passo

Exportação Passo a Passo Sumário 3 4 5 6 1. INTRODUÇÃO 7 2. IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE EXPORTADORA POR QUE EXPORTAR? 9 2.1. A internacionalização da empresa 10 2.2. Etapas da internacionalização da empresa 2.3. Considerações importantes

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/10 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SIEX/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: ANALISAR PROCESSO PARA CONTRATAÇÃO CAMBIAL ELABORADO EM: 12/02/2014 REVISADO EM: 12/03/2014

Leia mais

Prof.Msc.Ricardo Lozano PUCGOIAS 2014

Prof.Msc.Ricardo Lozano PUCGOIAS 2014 Prof.Msc.Ricardo Lozano PUCGOIAS 2014 FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO 1 - PLANEJAMENTO Novos mercados Mais lucros Mais empregos Maior escala de produção e vendas Separar uma parte da produção para o mercado interno

Leia mais

International Commercial Terms. Incoterms e Procedimentos Para o Comércio Exterior Conceitos Básicos. Eduardo Leoni Machado Junho/2012

International Commercial Terms. Incoterms e Procedimentos Para o Comércio Exterior Conceitos Básicos. Eduardo Leoni Machado Junho/2012 International Commercial Terms Incoterms e Procedimentos Para o Comércio Exterior Conceitos Básicos Eduardo Leoni Machado Junho/2012 Incoterms Definição e Conceito International Commercial Terms (Termos

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO : COMPETITIVIDADE PERENIDADE SOBREVIVÊNCIA EVOLUÇÃO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO : COMPETITIVIDADE PERENIDADE SOBREVIVÊNCIA EVOLUÇÃO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO : COMPETITIVIDADE PERENIDADE SOBREVIVÊNCIA EVOLUÇÃO orienta na implantação e desenvolvimento do seu negócio de forma estratégica e inovadora O QUE SÃO PALESTRAS

Leia mais

Glossário Alfandega. Apólice. Balança comercial. Cobrança documentaria

Glossário Alfandega. Apólice. Balança comercial. Cobrança documentaria Glossário Alfandega Alfândega (do árabe al-fundaq, "hospedaria", "estalagem") ou aduana (do árabe addīwān, "registro", "escritório") é uma repartição governamental oficial de controlo do movimento de entradas

Leia mais

CAPÍTULO 3 SISCOMEX SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR... 29...32 Questões de Provas...34

CAPÍTULO 3 SISCOMEX SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR... 29...32 Questões de Provas...34 Sumário CAPÍTULO 1 VISÃO GERAL DE UMA IMPORTAÇÃO BRASILEIRA... 1 1.1. Escolha da Mercadoria...1 1.2. Licenciamento das Importações...1 1.3. Siscomex e Habilitação...2 1.4. Deferimento da Licença de Importação

Leia mais

Programa Comex Infoco. Tema: Potenciais de Exportação para a América Latina

Programa Comex Infoco. Tema: Potenciais de Exportação para a América Latina Programa Comex Infoco Tema: Potenciais de Exportação para a América Latina Apresentação do Professor Professor Lellis Pós graduado em Gestão de empresas e docência pela FGV, ampla vivência comercial na

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos NFC-e e as Modalidades do Frete

Orientações Consultoria de Segmentos NFC-e e as Modalidades do Frete NFC-e e as 31/03/2017 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 Frete Modalidades... 4 3.2 Frete tipo CIF... 4 3.3 Frete tipo FOB... 5 3.4 Quanto

Leia mais

ANDRÉA LIA AMAZONAS - Assessoria de Comunicação Design e Editoração

ANDRÉA LIA AMAZONAS - Assessoria de Comunicação Design e Editoração SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, MINERAÇÃO E ENERGIA SEDEME ADNAN DEMACHKI Secretário Executivo MARIA AMÉLIA ENRÍQUEZ Secretária Adjunta DYJANE AMARAL Secretária Adjunta Administrativa

Leia mais

1ºRegistro da empresa Atualizar o objeto social da empresa incluindo a atividade de importação e os tipos de produtos que serão importados.

1ºRegistro da empresa Atualizar o objeto social da empresa incluindo a atividade de importação e os tipos de produtos que serão importados. 1 IMPORTAR FÁCIL IMPORTAÇÃO FÁCIL: SAIBA COMO SER UM IMPORTADOR 1ºRegistro da empresa Atualizar o objeto social da empresa incluindo a atividade de importação e os tipos de produtos que serão importados.

Leia mais

RJ RIO DE JANEIRO SRRF07. Normativa RFB nº 1.396, de 2013, art. 22.

RJ RIO DE JANEIRO SRRF07. Normativa RFB nº 1.396, de 2013, art. 22. Fl. 5 Fls. 41 40 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 7ª RF Solução de Consulta nº 7.029 - Data 15 de junho de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF XXX XXX XXX ASSUNTO: OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP CAMPUS: BRASÍLIA CURSO: ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP CAMPUS: BRASÍLIA CURSO: ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP CAMPUS: BRASÍLIA CURSO: ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA - ASL INCOTERMS TERMOS INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO ALUNOS: CRISTINA LOPES DE MIRANDA GISELE OISIOVICI

Leia mais

AQUILES VIEIRA. Teoria e Prática Cambial. Exportação e importação. 2ª edição. Editora Lex

AQUILES VIEIRA. Teoria e Prática Cambial. Exportação e importação. 2ª edição. Editora Lex AQUILES VIEIRA Teoria e Prática Cambial Exportação e importação 2ª edição Editora Lex São Paulo 2005 Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Vieira,

Leia mais

CONTRATOS E INCOTERMS. Sobre contratos que regulamentam as importações e as exportações, é possível afirmar que

CONTRATOS E INCOTERMS. Sobre contratos que regulamentam as importações e as exportações, é possível afirmar que CONTRATOS E INCOTERMS 01 - (CODESP/2011) Um contrato internacional de compra e venda de mercadorias é um instrumento complexo, pois inclui não somente as condições de compra e venda, mas também acordos

Leia mais

Encontro 1 Termos Internacionais de Comércio Incoterms

Encontro 1 Termos Internacionais de Comércio Incoterms Encontro 1 Termos Internacionais de Comércio Incoterms 2010 ENCONTRO 01 Termos Internacionais de Comércio Incoterms 2010 TÓPICO 1: Contextualizando o encontro Olá! Você está iniciando o primeiro encontro

Leia mais

LOGÍSTICA E FATORES INTERVENIENTES DOS INCOTERMS

LOGÍSTICA E FATORES INTERVENIENTES DOS INCOTERMS LOGÍSTICA E FATORES INTERVENIENTES DOS INCOTERMS Enderson Rafael Paula da Silva Graduação em Tecnologia em Comércio Exterior pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ECONOMIA INTERNACIONAL E COMEX. 1 - Ao se eleger um Incoterm para uma operação comercial, as partes definem

EXERCÍCIOS DE ECONOMIA INTERNACIONAL E COMEX. 1 - Ao se eleger um Incoterm para uma operação comercial, as partes definem EXERCÍCIOS DE ECONOMIA INTERNACIONAL E COMEX 1 - Ao se eleger um Incoterm para uma operação comercial, as partes definem a) a modalidade de transporte e a forma de contratação e liquidação de câmbio b)

Leia mais

Tributos sobre importação

Tributos sobre importação Tributos sobre importação Valor Aduaneiro,é a base de cálculo para apurar o Imposto de Importação e os demais impostos. O valor aduaneiro é composto:: a) A valoração da mercadoria importada, como regra

Leia mais

OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E NOÇÕES SOBRE O SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL. Seção 7

OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E NOÇÕES SOBRE O SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL. Seção 7 OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E NOÇÕES SOBRE O SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL Seção 7 CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Ramo da contabilidade aplicada cujo objetivo é adequar as demonstrações financeiras contábeis e a

Leia mais

COMÉRCIO INTERNACIONAL EM EXERCÍCIOS P/ RFB Prof. RICARDO VALE AULA 08: CONTRATOS INTERNACIONAIS E INCOTERMS

COMÉRCIO INTERNACIONAL EM EXERCÍCIOS P/ RFB Prof. RICARDO VALE AULA 08: CONTRATOS INTERNACIONAIS E INCOTERMS AULA 08: CONTRATOS INTERNACIONAIS E INCOTERMS Olá, amigos concurseiros, tudo bem? Hoje falaremos de um assunto que, tradicionalmente, sempre é cobrado nos concursos da RFB. Eu diria, inclusive, que se

Leia mais

Valor Aduaneiro. O valor aduaneiro deve ser entendido como o montante que servirá como base de cálculo do Imposto de importação.

Valor Aduaneiro. O valor aduaneiro deve ser entendido como o montante que servirá como base de cálculo do Imposto de importação. Valor Aduaneiro O valor aduaneiro deve ser entendido como o montante que servirá como base de cálculo do Imposto de importação. Daí a importância de se estabelecer, com o devido rigor técnico,a base de

Leia mais

www.commex.com.br cursos@commex.com.br

www.commex.com.br cursos@commex.com.br CURSO DE INICIAÇÃO À EXPORTAÇÃO Módulo I www.commex.com.br cursos@commex.com.br 1 SUMÁRIO 1 DRAWBACK... 03 1.1 Formas de Classificação... 03 1.2 Mercadorias Admitidas no Regime... 04 1.3 Modalidades de

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/13 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SIEX/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: IMPORTAR COM COBERTURA CAMBIAL ELABORADO EM: 11/02/2014 REVISADO EM: 12/02/2014 APROVADO

Leia mais

ANÁLISE DAS INCOTERMS E REDUÇÃO DE CUSTOS NAS EXPORTAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL DO SETOR FUMAGEIRO

ANÁLISE DAS INCOTERMS E REDUÇÃO DE CUSTOS NAS EXPORTAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL DO SETOR FUMAGEIRO ANÁLISE DAS INCOTERMS E REDUÇÃO DE CUSTOS NAS EXPORTAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL DO SETOR FUMAGEIRO Márcio Eifert 1 Cesar Augusto Bay 2 Vinícius C. S. Zonatto 3 RESUMO Este trabalho

Leia mais

MÓDULO 7 A política brasileira para exportar

MÓDULO 7 A política brasileira para exportar MÓDULO 7 A política brasileira para exportar Sob o ponto de vista da economia nacional, um dos principais motivos para um país exportar é a necessidade que ele tem para pagar suas importações. Já, analisando

Leia mais

Relatório Aprendendo a Exportar

Relatório Aprendendo a Exportar Relatório Aprendendo a Exportar Encontro 3 Grupo 1: Correios Os Correios Os correios é a empresa responsável por 85% do fluxo postal da América Latina, e foi eleito o melhor correio do mundo pela revista

Leia mais

Dúvidas. Remessas Expressas Perguntas e Respostas. 1 O que é? 2 Tributação. 3 Valor Máximo dos bens. 4 Bens que podem ser enviados

Dúvidas. Remessas Expressas Perguntas e Respostas. 1 O que é? 2 Tributação. 3 Valor Máximo dos bens. 4 Bens que podem ser enviados Dúvidas Remessas Expressas Perguntas e Respostas 1 O que é? 2 Tributação 3 Valor Máximo dos bens 4 Bens que podem ser enviados 5 Bens que NÃO podem ser enviados 6 Diferença entre Remessa Expressa e Postal

Leia mais

Comércio Exterior no Brasil

Comércio Exterior no Brasil Comércio Exterior no Brasil Comércio Exterior Fluxograma para empresa brasileira exportar Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, http://www.mdic.gov.br/sistemas_web/aprendex/default/index/conteudo/id/235

Leia mais

Contrato de Câmbio na Exportação.

Contrato de Câmbio na Exportação. Contrato de Câmbio na Exportação. A Momento da Contratação B Liquidação do contrato de câmbio C Alteração D Cancelamento E Baixa do Contrato de Câmbio F Posição de Câmbio: nivelada, comprada e vendida.

Leia mais

Evidenciação das Receitas provenientes dos Incoterms: Estudo de Caso da exportadora Brasil Foods S.A.

Evidenciação das Receitas provenientes dos Incoterms: Estudo de Caso da exportadora Brasil Foods S.A. Evidenciação das Receitas provenientes dos Incoterms: Estudo de Caso da exportadora Brasil Foods S.A. Paula Miglioli da Cunha Alves 1 paulamiglioli@gmail.com Resumo: Diante das mudanças ocorridas no âmbito

Leia mais

Aula Nº 15 Contratos Mercantis

Aula Nº 15 Contratos Mercantis Aula Nº 15 Contratos Mercantis Objetivos da aula: Nesta aula, vamos conhecer os contratos mercantis mais usuais, suas características e as normas que os disciplinam. 1. NOÇÕES GERAIS Contrato é um negócio

Leia mais

LOGÍSTICA A Logística no Processo de Exportação

LOGÍSTICA A Logística no Processo de Exportação LOGÍSTICA A Logística no Processo de Exportação Associação dos Transitários de Portugal Joana Nunes Coelho ÍNDICE 1. A Apat Associação dos Transitários de Portugal 2. A Logística no processo de exportação

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA IMPORTAÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA IMPORTAÇÃO PROCEDIMENTOS PARA IMPORTAÇÃO INTRODUÇÃO GERAL A UFOP como instituição de pesquisa, está isenta pela Lei 8.010/90 do pagamento dos impostos na importação de bens destinados exclusivamente à pesquisa científica

Leia mais

NEGOCIOS INTERNACIONAIS INCOTERMS

NEGOCIOS INTERNACIONAIS INCOTERMS NEGOCIOS INTERNACIONAIS INCOTERMS MSc.RICARDO LOZANO Por que Logística Internacional? Tendências para Globalização 51 das 100 maiores economias do mundo são corporações, não países!! Wal-mart é maior do

Leia mais

Gerência Regional de Araraquara. Financiamentos às Exportações

Gerência Regional de Araraquara. Financiamentos às Exportações Gerência Regional de Araraquara Financiamentos às Exportações BB no mundo Experiência: Há mais de 70 anos em comércio exterior, inclusive com embaixadas e consulados; Cobertura internacional: mais de 30

Leia mais

IMPORTAÇÃO: A BUROCRACIA NOS PORTOS BRASILEIROS

IMPORTAÇÃO: A BUROCRACIA NOS PORTOS BRASILEIROS 213 IMPORTAÇÃO: A BUROCRACIA NOS PORTOS BRASILEIROS Micheli Jovana Wagner Rechenmacher 1 Henrique Assis Dörr 2 RESUMO A globalização atinge todas as empresas, e com isso surge nelas a necessidade de inovar

Leia mais

Unidade III SISTEMÁTICA DE. Profa. Lérida Malagueta

Unidade III SISTEMÁTICA DE. Profa. Lérida Malagueta Unidade III SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO Profa. Lérida Malagueta Pontos de vista da exportação Exportação: é o ato de vender os produtos e serviços de sua empresa em um mercado fora do território

Leia mais

Importação: Regras básicas

Importação: Regras básicas Importação: Regras básicas Pagamentos de importação de mercadorias em Angola 1 Procure o Ministério do Comércio (MINCO) para proceder ao registo de Exportador e Importador (REI). 3 Negocie com seu Exportador/Fornecedor:

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Fls. 88 87 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Solução de Consulta nº 10.030 - Data 2 de maio de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF DOCUMENTO FORNECIDO EM CUMPRIMENTO À LEI

Leia mais

INCOTERMS. Incoterms 2010 Novos Termos DAP e DAT. Versão Siscomex Incoterms 1990 CPT FCA CIP EXW DDP FOB DDU CFR DES DEQ. Outros: FAS e DAF CIF

INCOTERMS. Incoterms 2010 Novos Termos DAP e DAT. Versão Siscomex Incoterms 1990 CPT FCA CIP EXW DDP FOB DDU CFR DES DEQ. Outros: FAS e DAF CIF INCOTERMS CPT FCA CIP EXPORTADOR Frete Internacional Seguro Internacional IMPORTADOR EXW FOB CFR DES DDU DDP Outros: FAS e DAF CIF DEQ Versão Siscomex Incoterms 1990 Incoterms 2010 Novos Termos DAP e DAT

Leia mais

PRÓS E CONTRAS NA TROCA DE MOEDA. Edmilson Milan

PRÓS E CONTRAS NA TROCA DE MOEDA. Edmilson Milan PRÓS E CONTRAS NA TROCA DE MOEDA Edmilson Milan DÓLAR x REAL Eleições 2002 Crise 2008 Janeiro 1999 DÓLAR x YEN DÓLAR x EURO CENÁRIOS FINANCEIROS A construção de cenário pode contemplar, entre outros: Inflação;

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Custos ou despesas nacionais relativos a importação - SP

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Custos ou despesas nacionais relativos a importação - SP 16/11/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 4. Conclusão... 6 5. Informações Complementares... 6 6. Referências... 6 7.

Leia mais

E XPORTAÇÃO. Dica: o dossiê com as informações sobre o produto deve ser preparado antes do contato com o importador.

E XPORTAÇÃO. Dica: o dossiê com as informações sobre o produto deve ser preparado antes do contato com o importador. EXPORTAÇÃO E XPORTAÇÃO Antes de fornecer o preço, é importante analisar os preços de produtos similares praticados no mercado onde está o potencial cliente, exigências técnicas, barreiras tarifárias e

Leia mais

Fatores para o cálculo do preço de exportação

Fatores para o cálculo do preço de exportação Fatores para o cálculo do preço de exportação No cálculo do preço de exportação devem ser levados em conta, entre outros fatores: IPI - IMUNIDADE do Imposto sobre Produtos Industrializados, na saída de

Leia mais

Métodos de Importação para Pesquisa Científica

Métodos de Importação para Pesquisa Científica Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul Métodos de Importação para Pesquisa Científica Setor de Importação FUNDECT Marcelo Alves Teixeira importacao@fundect.ms.gov.br

Leia mais

PROGRAMA BNDES-exim PRÉ-EMBARQUE REGULAMENTO

PROGRAMA BNDES-exim PRÉ-EMBARQUE REGULAMENTO PROGRAMA BNDES-exim PRÉ-EMBARQUE REGULAMENTO 1. OBJETIVO Financiar na fase pré-embarque a produção, para exportação, dos bens indicados na Relação de Produtos Financiáveis aprovada pelo BNDES. 2. BENEFICIÁRIA

Leia mais

CURSOS ON-LINE COMÉRCIO INTERNACIONAL CURSO REGULAR PROFESSORES: RODRIGO LUZ E MISSAGIA AULA 09 INCOTERMS (INTERNATIONAL COMMERCIAL TERMS)

CURSOS ON-LINE COMÉRCIO INTERNACIONAL CURSO REGULAR PROFESSORES: RODRIGO LUZ E MISSAGIA AULA 09 INCOTERMS (INTERNATIONAL COMMERCIAL TERMS) AULA 09 INCOTERMS (INTERNATIONAL COMMERCIAL TERMS) Olá pessoal. Hoje falaremos sobre o tema Incoterms, que tanto cai nas provas. É a nossa última aula. As próximas serão ministradas pelo professor Rodrigo

Leia mais

Unidade II. Unidade II

Unidade II. Unidade II Unidade II Unidade II 4 O COMÉRCIO INTERNACIONAL O comércio nacional é regido por leis e diretrizes que regulamentam as negociações de bens e serviços entre duas ou mais pessoas, sejam físicas ou jurídicas.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SOROCABA PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA

UNIVERSIDADE DE SOROCABA PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA UNIVERSIDADE DE SOROCABA PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA Roseli de Fátima Nogueira Tatiane Santiago Cerqueira Barbosa Jefferson da Silva Pinheiro Gonçalves Alex Couto Carlos Eduardo

Leia mais

Aprendendo a Exportar Formas de Comercialização e Modalidades de Pagamento MEDE

Aprendendo a Exportar Formas de Comercialização e Modalidades de Pagamento MEDE Aprendendo a Exportar Formas de Comercialização e Modalidades de Pagamento MEDE Grupo Renata Buscato, Ana Carolina Arantes, Thássio Rocha, João Paulo Teodoro, Rodrigo Fagundes César, Caio Mitidieiro e

Leia mais

ANO XXIV ª SEMANA DE FEVEREIRO DE 2013 BOLETIM INFORMARE Nº 08/2013

ANO XXIV ª SEMANA DE FEVEREIRO DE 2013 BOLETIM INFORMARE Nº 08/2013 ANO XXIV - 2013-3ª SEMANA DE FEVEREIRO DE 2013 BOLETIM INFORMARE Nº 08/2013 TRIBUTOS FEDERAIS TERMOS INTERNACIONAIS ESCLARECIMENTOS... Pág. 57 ICMS PR MICRO EMPREENDEDOR - EMISSÃO DE NOTA FISCAL... Pág.

Leia mais

Negócios Internacionais ou Comércio Internacional x Comércio Exterior

Negócios Internacionais ou Comércio Internacional x Comércio Exterior LOGÍSTICA E COMÉRCIO INTERNACIONAL Unidade 1: Comércio Internacional Profª. Tânia Mara Valerio 1 COMÉRCIO INTERNACIONAL Negócios Internacionais ou Comércio Internacional x Comércio Exterior Profª. Tânia

Leia mais

GOIÂNIA, MARÇO DE 2003.

GOIÂNIA, MARÇO DE 2003. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Professores: Lucilene Correia de Macêdo e Manuel Gomes da Silva Não existe vento favorável para aquele que não sabe aonde vai. (Sêneca) GOIÂNIA,

Leia mais

Glossário. Alfândega (do árabe al-fundaq, "hospedaria", "estalagem") ou aduana (do

Glossário. Alfândega (do árabe al-fundaq, hospedaria, estalagem) ou aduana (do Glossário Alfandega Alfândega (do árabe al-fundaq, "hospedaria", "estalagem") ou aduana (do árabe ad-dīwān, "registro", "escritório") é uma repartição governamental oficial de controle do movimento de

Leia mais

Pedimos que a matéria em questão seja encaminhada ao setor fiscal da empresa para estudo.

Pedimos que a matéria em questão seja encaminhada ao setor fiscal da empresa para estudo. ABC D EF CCB C B Prezados Clientes! Devido aos constantes questionamentos sobre o assunto referente a Nota Fiscal Complementar de Importação, retransmitimos em anexo a solução de consulta tributária publicada

Leia mais

CARTILHA NACIONAL SIMPLES. Entenda o resumo da tributação da sua Micro ou Pequena Empresa.

CARTILHA NACIONAL SIMPLES. Entenda o resumo da tributação da sua Micro ou Pequena Empresa. CARTILHA NACIONAL SIMPLES Entenda o resumo da tributação da sua Micro ou Pequena Empresa. O que é Simples Nacional? Como enquadro minha empresa no Nacional Simples? O Simples Nacional é um regime tributário

Leia mais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais

AEDB Gestão de Negócios Internacionais AEDB Gestão de Negócios Internacionais Tema: Marketing Internacional SUMÁRIO Marketing na Empresa Global Prof. Walfredo Ferreira o Estratégia de marketing global o Padronização e adaptação do programa

Leia mais

Termos de entrega, Incoterms 2000, compra e venda internacional de mercadorias, termos marítimos, termos de uso geral

Termos de entrega, Incoterms 2000, compra e venda internacional de mercadorias, termos marítimos, termos de uso geral DECISÃO D SOBRE OS TERMOS DE ENTREGA DAS MERCADORIAS NAS TRANSAÇÕES INTERNACIONAIS SEGUNDO AS REGRAS DOS INCOTERMS 2000 DA CÂMARA DE COMÉRCIO INTERNACIONAL Wagner Botelho Godinho Victor Aurélio Antunes

Leia mais

Exportar e Internacionalizar, Como?

Exportar e Internacionalizar, Como? Exportar e Internacionalizar, Como? WORKSHOP Ferramentas de Apoio à Internacionalização de Empresas 13 de Junho 2012 1 António Trigueiros de Aragão Uma moda? Uma tendência? Uma estratégia? Um novo mundo?

Leia mais

Fábio Figueiredo Supervisor. Suporte

Fábio Figueiredo Supervisor. Suporte Olá! Bem Vindo! Fábio Figueiredo Supervisor Suporte Fabio.figueiredo@grupopc.com.br Agenda do dia: Custos e precificação Importação do XML na entrada de mercadoria Entendendo a precificação de Produtos

Leia mais

Renda Variável Dólar a Vista. Renda Variável. Dólar a Vista

Renda Variável Dólar a Vista. Renda Variável. Dólar a Vista Renda Variável O produto As operações no mercado de câmbio contemplam a negociação de moedas estrangeiras entre participantes com diferentes objetivos. Podem ser divididas, basicamente, em operações do

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE) 1 de 5 31/01/2015 14:52 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE) O artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações) estipula a Demonstração do Resultado do Exercício.

Leia mais

Decanato de Administração (DAF) Diretoria de Importação e Exportação (DIMEX / DAF) MANUAL DE IMPORTAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Decanato de Administração (DAF) Diretoria de Importação e Exportação (DIMEX / DAF) MANUAL DE IMPORTAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Decanato de Administração (DAF) Diretoria de Importação e Exportação (DIMEX / DAF) MANUAL DE IMPORTAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 4 A DIRETORIA DE DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO -

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS INTERPRETAÇÃO TÉCNICA ICPC 02. Contrato de Construção do Setor Imobiliário

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS INTERPRETAÇÃO TÉCNICA ICPC 02. Contrato de Construção do Setor Imobiliário COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS INTERPRETAÇÃO TÉCNICA ICPC 02 Contrato de Construção do Setor Imobiliário Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IFRIC 15 Índice REFERÊNCIAS Item HISTÓRICO

Leia mais